PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira Soares

Descendência do casal

(atualizado em 25-04-2010)

 

Paola Dias

Moacyr Urbano Villela

 

 

Bento Ribeiro e Ângela Ferreira Soares foram moradores no Porto do Turvo, Freguesia de Aiuruoca, onde batizaram os filhos. A ascendência do casal está descrita em “As Origens da Família Ribeiro Salgado” e na família “Domingos Ferreira Guimarães”, neste site.

 

Bento Ribeiro faleceu em 29 de janeiro de 1780 e foi inventariado por sua viúva Ângela Ferreira Soares (inventário neste site).

Ângela era filha de Domingos Ferreira Guimarães e Rita Corrêa de Souza. Descendência de Domingos na família “Domingos Ferreira Guimarães” já citada.

 

No Registro de Tutelas (neste site) foram arrolados os filhos abaixo, tutelados por seu cunhado José da Silva de Oliveira, pelo tio materno Francisco de Sales Ferreira e pelo irmão Manoel Ribeiro Salgado.

 

§ 1º - Domingos Ribeiro Salgado

§ 2º - Manoel Ribeiro Salgado

§ 3º - Maria Ribeira da Conceição

§ 4º - Luiz Ribeiro Salgado

§ 5º - Francisco Ribeiro Salgado

§ 6º - Ana Ribeira Salgado

§ 7º - Joaquim Ribeiro dos Santos

§ 8º - Ângela Joaquina Ribeira Salgado

§ 9º - Rita Joaquina Maciel (ou Ribeira Salgada)

§ 10º - Catarina Esméria de Sena

§ 11º - Inácio Ribeiro Salgado

§ 12º - Luzia Ignácia Ribeira

§ 13º - Genoveva Cândida Ribeira

§ 14º - Josefa Emerenciana Ribeiro

 

 

 

§ 1º Domingos Ribeiro Salgado

 

Domingos Ribeiro Salgado, batizado aos 19-10-1857. Tinha 27 anos em 1785, solteiro, morando com a mãe;

inserido  no inventário paterno: Joaquim Pinto da Silveira coadjutor nesta paróquia de Nossa Senhora do Pilar da Vila de São João del Rei. Certifico que vendo o Livro que atualmente serve para os assentos que se não acham nos findos nele a f. 65 se acha um do teor seguinte:

Aos dezenove de Outubro de mil setecentos e cinqüenta e sete na Capela de Nossa Senhora de Nazaré filial desta Matriz o Reverendo Capelão Francisco Fernandes Mendes batizou o pôs os santos óleos a Domingos filho legítimo de Bento Ribeiro Salgado e de Ângela Ferreira. Foram padrinhos Domingos Ferreira Guimarães e sua mulher Rita Correia de Almeida, todos desta freguesia.

 

 

§ 4º Luiz Ribeiro Salgado

 

Luiz Ribeiro Salgado, batizado no Turvo em 20-10-1760. Tinha 24 anos em 1785 e estudava gramática no Turvo. Já era emancipado em 1793.

Aos vinte de Outubro de mil setecentos e sessenta na capela da Senhora do Porto nesta freguesia da Senhora da Conceição de Aiuruoca, batizou e pôs os santos óleos o Padre Carlos Ribeiro de Afonseca, a Luis inocente, filho legitimo de Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ribeira Soares, foram padrinhos Manoel Antonio Ferreira e Maria Ferreira da (...) solteira, ambos fregueses da vila de São João del Rei.

 

Encontramos, também, o seguinte termo de batismo, que levando em consideração o anexo ao inventário paterno e a cronologia do nascimento dos irmãos, possivelmente foi o assento feito posteriormente sem a devida anotação.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- 1767 a 1790 (desordenado) -. aos 20 out 1785 Porto do Turvo, Luiz, f.l. de Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira Soares, padr.: Manoel Antonio Ferreira e Maria Ferreira do Ó, solteira, ambos da freguesia da vila de S. João del Rei.

 

 

§ 7º Joaquim Ribeiro dos Santos

(atualizado em 25-04-2010)

 

Joaquim Ribeiro dos Santos, batizado em 08-04-1765 no Turvo ;

Gabriel da Costa Resende, Vigário Encomendado nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca. Certifico que vendo os livros que servem dos assentos de batizados nesta freguesia de Aiuruoca no livro quarto a folha 72 se acha um assento do teor seguinte:

Aos oito dias do mês de Abril de mil setecentos e sessenta e cinco na capela da Senhora do Porto desta freguesia batizou solenemente e pôs os santos óleos o Padre Francisco Xavier da Costa Fialho a Joaquim inocente, filho legítimo de Bento Ribeiro Salgado e de sua mulher Ângela Ferreira foram padrinhos o Alferes João Ribeiro da Silva e Ana Thereza, sua enteada. E para constar fiz este Termo.

Aiuruoca, 04 de Junho de 1765. O Vigário Ignácio Joseph de Souza. Passo na verdade o que afirmo. Aiuruoca, 14 de Junho de 1795. O Vigário Gabriel da Costa Resende.

 

 

§ 9º Rita Joaquina Maciel

(atualizado em 25-04-2010)

 

Rita Ribeira Salgada, ou Rita Joaquina Maciel (ou Ribeiro do Valle) nascida aos 29-01 e batizada aos 14-02-1768.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 14 fev 1768 Porto , Ritta, f.l. de Bento Ribr.º Salgado e s/m Angela Frr.ª, nasceu aos 29 de janeiro, padr.: João da S.ª de Oliveira e Izabel Francisca.

 

Casou em 03-06-1793 com Manoel Joaquim Ribeiro do Valle.

Certifico que no Livro quinto de Assentos de Casamentos desta Freguesia a folhas 36 verso se acha um assento do teor seguinte:

Aos três dias do mês de Junho de mil setecentos e noventa e três anos pelo meio dia na capela da Senhora do Porto do Turvo, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, onde os contraentes são moradores feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituição sem se descobrir impedimento algum como consta da Provisão que fica em meu poder em minha presença e das testemunhas assinadas na mesma Provisão, o Reverendo João de Almeida Ramos e o Reverendo Antonio Martins Saldanha e outras muitas que presente se achavam se casaram por palavras de presente et in facie ecclesia Manoel Joaquim, filho legitimo de Joaquim José Ribeiro e de Antonia Maria da Conceição e Rita Joaquina Maciel, filha legitima de Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira, naturais e batizados nesta freguesia de Aiuruoca, e logo receberam as bênçãos nupciais na missa conforme os ritos do missal e para constar fiz este assento que assinei era ut supra.

O Vigário Gabriel da Costa Resende.

 

Manoel Joaquim era filho de Joaquim José Ribeiro, falecido aos 06-03-1814 com testamento registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca, e Antonia Maria da Conceição, neto paterno de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

Entre seus filhos:

1- Inácio, batizado aos 08-05-1802

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 08 maio 1802, cap. Turvo, Ignacio, f.l. de Manoel Ribeiro do Valle e Rita Joaquina; padr.: Francisco Ribeiro Salgado e Anna Rosa.

 

 

§ 10º Catherina Esméria de Sena

(atualizado em 16-maio-2013)

 

Catherina Esméria de Sena (ou Ribeiro Salgado), batizada em 12-11-1769. Com 10 anos em 1780.

Aiuruoca, MG aos 12-11-1769 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Catarina, f.l. Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira, que nasceu em 17 de 8bro, foram padrinhos Jose de Barros Monteiro e Leonor da Assunção.

Casou em 03-06-1793 com Joaquim Ferreira de Brito, batizado aos 03-05-1772 na capela do Porto do Turvo, filho de Manoel Ferreira Brito natural da freguesia de São João de Brito, termo de Guimarães, Arcebispado Braga, e Maria Teresa natural da Sra. do Pilar da freguesia de S. João del Rei; neto paterno de Manoel Ferreira, natural da dita freguesia de São João de Brito e Custodia natural da freguesia de São José de ---, do mesmo termo e bispado; neto materno de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria natural da freguesia da Sra dos Anjos, Ilha Fayal, bispado de Angra (Família “Manoel e Bento Ferreira de Brito”, 1-6).

Joaquim casou em segundas com Joana Maria do Espírito Santo, filha de José Rabelo de Macedo e Maria de Carvalho Duarte (família “Os Carvalho Duarte Cap 9º )

Certifico que no Livro quinto de Assentos de casamentos desta sobredita Freguesia a folhas 36 se acha o Assento do teor seguinte:

Aos três dias do mês de Junho de mil setecentos e noventa e três anos pelo meio dia na capela da Senhora do Porto do Turvo, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, onde os contraentes são moradores feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituição sem se descobrir impedimento algum como consta da Provisão que fica em meu poder em minha presença e das testemunhas assinadas na mesma Provisão, o Reverendo João de Almeida Ramos e o Reverendo Antonio Martins Saldanha e outras muitas que presente se achavam se casaram por palavras de presente et in facie ecclesia Joaquim Ferreira de Brito, filho legitimo de Manoel Ferreira de Brito e de Maria Theresa de Jesus e Catharina Esméria de Sena, filha legitima de Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira, naturais e batizados nesta freguesia de Aiuruoca, e logo receberam as bênçãos nupciais na missa conforme os ritos do missal e para constar fiz este assento que assinei era ut supra.

O Vigário Gabriel da Costa Resende.

Entre seus filhos:

1- Ângela Joaquina de Jesus, aos 13-07-1813 casou com Bento Rodrigues Gomes, filho de João Rodrigues Gomes e Mariana Rosa de Jesus, neto paterno de João Rodrigues e Ana Gomes, neto materno de João da Silva de Oliveira e Maria Rosa de Jesus, família “João da Silva de Oliveira”, neste site.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 13 julho 1813 ermida do Bom Jardim, freg. da vila Barbacena - Bento Rodrigues Gomes, f.l. de João Rodrigues Gomes e Marianna Rosa de Jesus;

c/ Angela Joaquina de Jesus, f.l. de Joaquim Ferreira Brito e Catharina Esmeria de Senna.

Ns. bts e moradores nesta freguesia.

 

Certidão de irmão de Bento: (B7)

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-) aos 11 mayo 1777 Porto do Turvo, JOÃO n. aos 01, f.l. de João Rodrigues Gomes n. Santa Maria das Neves e, de Marianna Rosa de Jesus n. da freg. de S. João; npaterno de João Rodrigues e Anna Gomes ns. da dita freg. de Sta. Maria; nmaterno de João da Silva n. da cidade de Braga e Maria Rosa n. Ilha do Fayal freg. das Angustias bispado de Angra; padr.: Jose da Silva e Ana Rosa solteira.

 

 

§ 13º Genoveva Cândida Ribeira

 

Genoveva Cândida Ribeira, batizada em 23-04-1774. Com 6 anos em 1780.

Aiuruoca, MG aos 23-05-1774 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Genoveva, f.l. Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira, foram padrinhos Domingos Pires Estaca e Ana Luiza, solteira, filha de Domingos Ferreira da freguesia de S. João.

Casou em 03-06-1793, no Turvo, com Francisco Inácio Xavier, nascido aos 23-10-1799, filho de João Inácio Xavier, natural do Rio de Janeiro-RJ e Margarida Carvalho da Encarnação, natural de Guaratinguetá-SP, neto paterno de João Inácio Xavier e Maria da Encarnação naturais da Ilha do Faial, neto materno de Antonio de Carvalho Marques, natural da freguesia de Gratão, Vila de Bastos-Portugal, e Maria da Motta, natural de Guaratinguetá-SP - aportes à GP: Margarida Carvalho - SL. III, 58, 4-1, neste site.

Certifico que no Livro quinto de Assentos de casamentos desta sobredita freguesia a folhas 36 se acha um assento do teor seguinte:

Aos três dias do mês de Junho de mil setecentos e noventa e três anos pelo meio dia na capela da Senhora do Porto do Turvo, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, onde os contraentes são moradores feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino e Constituição sem se descobrir impedimento algum como constante da provisão que fica em meu poder em minha presença e das testemunhas assinadas na mesma provisão, o Reverendo João de Almeida Ramos e o Reverendo Antonio Martins Saldanha e outras muitas que presente se achavam se casaram por palavras de presente et in facie ecclesia Francisco Ignácio Xavier, filho legitimo de João Ignácio Xavier e Margarida de Carvalho e Genoveva Cândida Ribeira filha legitima de Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira, naturais e batizados nesta freguesia de Aiuruoca, e logo receberam as bênçãos nupciais na missa conforme os ritos do missal e para constar fiz este assento que assinei era ut supra.

O Vigário Gabriel da Costa Resende.

 

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 01 9bro 1769, Carrancas, com minha licença - Fran.co - q. nasceu a 23 de 8bro o d.º ano, f.l. de João Ignacio X.er n. na freguesia da Candelaria do Rio de Janeiro e s/m Margd.ª Carvalho da Encarnação, bat. na freg. do Sr. Sto Antonio da vila de Guaratinguetá, bispado de SP; neto de outro João Ignacio X.er e de s/m Ma. da Encarnação, ambos da Ilha do Fayal; nmaterno de Maria da Motta n. da freg. supra da vila de Guaratinguetá, e de s/ legitimo marido Antonio de Carvalho Marques, n. da freg. de Gratão da vila de Bastos; declaro que este João Inacio Xavier foi batizado na vila de Guaratingueta. Nasceu a 19 de 8bro do dito ano. Foram padrinhos Jose de Trind.e? Peyxoto e Inacia Maria de S. Jose.

 

 

§ 14º Josefa Emerenciana Ribeira

 

Josefa Emerenciana Ribeira, batizada aos 01-01-1776. Casou no Turvo aos 03-06-1793 com Felix Ribeiro de Mendonça, filho do Capitão João de Mendonça Coelho e Cecília Maria da Conceição, casados aos 19 agosto 1772 na Ermida Sr. Bom Jesus da Agonia; neto paterno do Capitão Amaro de Mendonça Coelho e de Maria da Assunçao; neto materno de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 5º, 2.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -,  aos 01 janeiro 1776 JOSEFA n. aos 20 passado, f.l. de Bento Ribeiro Salgado e s/m Angela Ferreira, padr.: Antonio Leonardo Farinha morador no Pouso Alto e, Anna de Almeyda mulher de Manoel Francisco da Sylva, desta fregusia.

 

Certifico que no Livro quinto de Assentos de casamentos desta sobredita freguesia a folhas 36v se acha um assento do teor seguinte:

Aos três dias do mês de Junho de mil setecentos e noventa e três anos pelo meio dia na capela da Senhora do Porto do Turvo, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca, onde os contraentes são moradores feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituição sem se descobrir impedimento algum como consta da provisão que fica em meu poder em minha presença e das testemunhas assinadas na mesma provisão, o Reverendo João de Almeida Ramos e o Reverendo Antonio Martins Saldanha e outras muitas que presente se achavam se casaram por palavras de presente et in facie ecclesia Felis Ribeiro de Mendonça, filho legitimo do Capitão João de Mendonça Coelho e Dona Cecília Maria da Conceição e Josefa Emerenciana Ribeira filha legitima de Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira, naturais e batizados nesta freguesia de Aiuruoca, e logo receberam as bênçãos nupciais na missa conforme os ritos do missal e para constar fiz este assento que assinei era ut supra.

O Vigário Gabriel da Costa Resende.