PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 6º Ana Ribeira Salgado

(atualizado em 21-junho-2014)

 

 

Ana Ribeira, com 16 anos em 1780. Casou-se aos 04-02-1795 com José Rodrigues de Almeida, filho de Brás Rodrigues de Lima e Maria da Conceição de Almeida, neto paterno de Brás Rodrigues e Paula Gonçalves naturais da freguesia de S. Thiago de Sopo, neto materno de José Garcia da Costa, natural da Ilha do Fayal freguesia de N. Sra. das Angustias e Bernarda Maria de Almeida natural freguesia de N.Sra. da Conceição dos Prados, família “Feliciano Cardoso § 2º (avós e suas naturalidades encontradas no temo de batismo de Antonio, irmão de José Rodrigues de Almeida - pesq. Bartyra Sette).

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 04 fevereiro 1795 - Porto do Turvo - Joseph Rodrigues de Almeida, f.l. de Bras Rodrigues de Almeida digo Bras Rodrigues Lima e de Maria da Conceição de Almeida; = c/ Anna Ribeira, f.l. de Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.

 

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 23 mayo 1773 Porto do Turvo, ANTONIO, f.l. de Bras Rodrigues Lima n. freg. S. Thiago de Sopo arc. Braga e s/m Maria da Conceipsam n. freg. N.Sra. Conceição dos Prados; np Bras Rodrigues e s/m Paula Gonçalves naturais da dita freg. de S. Thiago de Sopo; nm Jose Garcia da Costa, n. da Ilha do Fayal freg. N. Sra. das Angustias e s/m Bernarda Maria de Almeida n. freg. N.Sra. da C. dos Prados; padr.: Pedro Barbosa solteiro da freg. da Borda do Campo e Maria Rosa mulher de João da Sylva de Oliveira desta freg

 

José Rodrigues de Almeida foi inventariado em 1845 por sua segunda esposa Bárbara Joaquina de Jesus. Teve destas nupcias, segundo seu inventário, os filhos (Fórum de Pouso Alegre 2º Ofício. Inventário de José Rodrigues de Almeida, datado de 1845, inventariante Bárbara Joaquina de Jesus):

I- Sabina, casada com Inácio Martins.

II- Prudêncio José Rodrigues, com 16 anos em 1845. Casou-se com Leocádia Maria do Espírito Santo, já era falecido em 1884. Pais de, q.d.:

II-1 Joaquim Rodrigues de Almeida, habilitou-se para casar com sua prima  Maria Honória de Jesus VI-1 abaixo e 6-8-1

Processo de Casamento de Estiva arquivado na Cúria de Pouso Alegre 29-7-1884 Joaquim Rodrigues de Almeida filho de Prudêncio José de Almeida, fal. e de Leocádia Maria do Espírito Santo com Maria Honória de Jesus, filha de Silvestre Garcia de Almeida e de Sabina Áurea da Silva. Naturais e moradores em N. Sra. Da Conceição da Estiva. Que o pai do noivo é irmão legítimo do pai da noiva. (pesq. Paola Dias)

 

III- Balbina, com 14 anos.

IV- Beraldo, com 13 anos

V- Domingos, com 12 anos.

VI- Silvestre Garcia de Almeida, com 11anos em 1845. Casou duas vezes, em primeiras nupcias com Mariana Áurea Ribeira (da Silva), filha de José Joaquim Ribeiro e Gertrudes Maria de Jesus.

Processo de Casamento de Consolação arquivado na Cúria de Pouso Alegre. 5-10-1858 Silvestre Garcia de Almeida filho de José Rodrigues de Almeida e Bárbara Joaquina de Jesus, falecidos, natural de Pouso Alegre, com Mariana Áurea Ribeira, filha de José Joaquim Ribeiro e Gertrudes Maria de Jesus, falecida, natural de Consolação.

Que Ana Maria é irmã de Manuel Antonio da Silva. De Ana Maria nasceu Bárbara Joaquina de Jesus e desta Silvestre Garcia de Almeida e de Manoel Antonio da Silva nasceu José Joaquim Ribeiro e deste Mariana Áurea Ribeira.

 

Casou em segundas núpcias com Sabina Áurea da Silva, filha de Alexandre Faustino de Almeida e Francisca Áurea da Silva, 6-8 abaixo.

Processo de Casamento de Estiva Arquivado na Cúria de Pouso Alegre: 7-1-1861 Silvestre Garcia de Almeida viúvo de Mariana Ribeira da Silva com Sabina Aurea da Silva, filha de Alexandre Faustino de Almeida, fal. e de Francisca Áurea da Silva, nat. de Pouso Alegre e moradores no curato de N. Sra. Da Conceição da Estiva. 

Porque Áurea Maria é irmã de Manoel Antonio da Silva.

De Áurea Maria nasceu Bárbara Maria de Jesus e desta Silvestre Garcia de Almeida.

De Manoel Antonio da Silva nasceu Francisca Áurea da Silva e desta Sabina Áurea da Silva. Em afinidade porque a falecida Mariana Ribeira da Silva é prima-irmã da noiva. Consanguinidade em 2º grau mixto ao 1º grau, porque o noivo é irmão do pai da noiva.

 

VI-1 Maria Honória de Jesus, habilitou-se para casar com seu primo Joaquim Rodrigues de Almeida II-1 supra

VII- Ana, com 8 anos

VIII- José com 8 meses em 1845.

 

Ana e José tiveram, segundo inventário de 1845:

1- Francisco Teodoro de Almeida, batizado em casa por Félix de Mendonça aos 29-01-1800 com registro feito na capela do Turvo filial de Aiuruoca em 02-02-1800. Casou com Iria Maria de Jesus (também Iria Umbelina de Jesus), batizada em Pouso Alegre aos 13-07-1812, filha de Francisco Barbosa Sandoval e de Maria Felicidade de Jesus.

Processo de Casamento de Pouso Alegre Arquivado na Curia de Pouso Alegre. 8-01-1827. Francisco Teodoro de Almeida filho de José Rodrigues de Almeida e Ana Ribeira Salgada, natural de Aiuruoca com Iria Umbelina de Jesus, filha de Francisco Barbosa Sandoval e de Maria Felicidade de Jesus, natural de Pouso Alegre. A noiva batizada em Pouso Alegre em 13-07-1812.(pesq. PD)

Pais de, pelo menos:

1-1 José Barbosa de Almeida aos 04-10-1852 casou com Floriana Maria de Jesus, filha do falecido Manoel Pereira dos Reis e Maria Perpétua do Rosário.

Pouso Alegre,MG Igreja do Bom Jesus aos 04-10-1852 José Barbosa de Almeida filho de Francisco Teodoro e Iria Umbelina = cc Floriana Maria de Jesus, filha de Manoel Pereira dos Reis, já falecido e D. Maria Perpétua do Rosário. Test.: Francisco de Paula e Jose Bento.

1-2 Juventino José de Almeida, batizado em Camanducaia aos 04-07-1832. Em Pouso Alegre aos 20-11-1853, dispensados do impedimento em 3º grau de consaguinidade, casou com Mariana Flausina de Jesus, filha de Domingos Eufrosino de Andrade e Maria Pereira dos Reis, família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 4º.

Pouso Alegre,MG Igreja do Bom Jesus aos 04-07-1832 na capela de N Sra da Conceição de Camanducaia bat a Juventino de quinze dias, f.l. de Francisco Theodoro e de s/m Iria [dobra]ria; foram padrinhos Jose Francisco Dutra(?) e Guilhermina Maria.

1-3 José Francisco Ribeiro de Almeida, em Pouso Alegre aos 22-8-1861 casou-se com Mariana Rosa da Assunção 5-9 abaixo, filha de José Bento de Andrade e de Inácia Rufina de Jesus (ou de Santana).

Processo de Casamento de Estiva Arquivado na Cúria de Pouso Alegre 22-8-1861 José Francisco Ribeiro de Almeida filho de Francisco Teodoro de Almeida e de Iria Maria de Jesus com Mariana Rosa da Assunção filha de José Bento de Andrade e Ignacia Rufina de Jesus, fal. Naturais de Pouso Alegre e moradores no Curato de Nossa Sra. Da Conceição de Estiva. Que Francisco Teodoro de Almeida é irmão de Ignacia Rufina de Jesus. Que José Rodrigues de Almeida é irmão de Mariana Rosa da Assunção, de José Rodrigues de Almeida nasceu Francisco Teodoro e deste José Francisco Ribeiro de Almeida e de Mariana Rosa da Assunção nasceu José Bento de Andrade e deste Mariana Rosa da Assunção. (pesq. PD)

 

2- José Joaquim de Almeida, batizado na capela do Turvo aos 30-05-1800 e foram seus padrinhos João Lopes e D. Margarida Teixeira. Casou duas vezes, em primeiras núpcias com Leodora Maria de Jesus, família “Antonio Luiz de Medeiros”.

Segunda vez aos 12-10-1834 na Capela de Santa Rita com Bárbara Maria de Jesus. Bárbara já era duas vezes viúva: de Antonio Gonçalves Martins inventariado em 1831 em Pouso Alegre-MG e de José Marques de Oliveira. Bárbara Maria era filha de Felisberto Ferreira Rocha e de Ana Inácia Joaquina (segundo inventário de Felisberto Ferreira Rocha de 1830 arquivado no Fórum de Pouso Alegre 2º Ofício) (casados aos 30-06-1794 na capela de São Gonçalo da Ibituruna), neta paterna de Antonio Ferreira Rocha e de Maria Lourença, neta materna de João da Costa Sampaio, natural de São Miguel de Braziela, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga e falecido aos 18-07-1794 (inventário neste site) e de Maria Ribeira de Jesus (ou da Silva), casados aos 11-05-1772 na Capela de São Gonçalo do Brumado. (família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado I, neste site)

Assento Pouso Alegre: 12-10-1834 na Capela de Santa Rita José Joaquim de Almeida, viúvo por falecimento de Leodora Maria de Jesus c.c. Bárbara Maria de Jesus viúva por falecimento de José Marques de Oliveira. Test: Francisco Ribeiro e Roque Francisco Ribas. (Pesq. PD)

 

Processo na Curia de Pouso Alegre (pesquisa Paola Dias)

José Marques de Oliveira e Bárbara Maria de Jesus - 26-02-1832 - Pouso Alegre.

José, solteiro, filho leg. do Capitão Manuel Marques de Oliveira e de D. Francisca Maria de Jesus (no mesmo processo em outro local, é citada como Francisca Antonia de Jesus)). Natural da Freguesia de Sta. Ana do Sapucahy de S. Gonçalo da Ibituruna.

Barbara Maria de Jesus viúva por falecimento de Antonio Gonçalves Martins, sepultado na capela de São Gonçalo da Ibituruna

Testemunhas:

Francisco Ribeiro de Jesus, natural da Ibituruna e casado, irmão da noiva.

José Ferreira Rocha, nat. da Ibituruna e solteiro, irmão da noiva.

João Pereira da Silva,natural de Cajuru e casado.

 

Casamento 30-06-1794 na capela de São Gonçalo da Ibituruna casaram-se Felisberto Ferreira Rocha, filho de Antonio Ferreira Rocha e de Maria Lourença com Ana Inácia Joaquina, filha de José da Costa Sampaio e de Maria Ribeira de Jesus. Ambos naturais e batizados nesta freguesia. (Pesq. PD)

 

Segundo inventário de José Joaquim de Almeida de 1850, arquivado no Fórum de Pouso Alegre, no qual foi inventariante Bárbara Maria de Jesus, foram seus herdeiros:

 

Filhos do 1º casamento batizados em Pouso Alegre (pesquisa Paola Dias):

2-1 José Joaquim de Almeida Filho, batizado aos 21-07-1822 com 12 dias, foram seus padrinhos José Rodrigues de Almeida e Maria Magdalena. Solteiro em 1850.

          Aos 07-10-1852 casou com Maria Balbina, filha do falecido José Fernandes Lima e Ana Joaquina de Oliveira, neta materna de Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inacia de Jesus - família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado” I.

Pouso Alegre,MG Igreja do Bom Jesus matr [Jose Joaquim de Almeida e Maria Balbina] aos 07-10-1852 nesta matriz Jose Joaquim de Almeida, filho de Jose Joaquim de Almeida, já falecido e de Leodora Maria de Jesus, já falecida = cc Maria Balbina, filha de Jose Fernandes de Lima, ja falecido e de Ana Joaquina de Oliveira. Test.: Francisco Ribeiro de Almeida e Antonio Pereira da Costa.

2-2 Francisco Ribeiro de Almeida, batizado aos 12-02-1824 com 14 dias, foram seus padrinhos Francisco de Borja e Castro e Ana Ribera casada. Estava casado em 1850

2-3 Ana, batizada aos 08-03-1829. Casada com José Luiz de Andrade.

2-4 Cândida, batizada aos 08-09-1830. Casada com Antonio Ferreira da Costa.

2-5 Joaquim, aos 16-04-1834. Não comparece no inventário paterno.

2-6 Maria Claudina de Almeida casada aos 23-01-1839 com Bento Luiz Ferreira, filho de Vicente Ferreira Borges e Ana Margarida Ferreira.

Pouso Alegre, MG Igreja do Bom Jesus aos 23-01-1839 Bento Luis Ferreira filho de Vicente Ferreira Borges e de D. Ana Margarida Ferreira, com Maria Claudina filha de José Joaquim de Almeida e de Leodora Maria de Jesus, já falecida. Naturais desta freguesia, test.: Domingos Flausino de Andrade e Francisco Custodio de Souza.

2-7 Bernardina casada com Manuel Antonio da Costa.

 

José Joaquim e Bárbara Maria de Jesus tiveram os filhos:

2-8 José, batizado em Pouso Alegre em 11-08-1835. Não comparece no inventário paterno.

2-9 Joaquim, batizado em Pouso Alegre em 15-08-1836. Com 14 anos em 1850.

2-10 Vigilato Cândido de Almeida, com 13 anos em 1850. Na Capela da Estiva em 03-02-1856 casou-se com Maria Ignácia de Jesus, filha de Manoel Ferreira Rocha e Francisca Marques de Jesus.

certidão inserida no inventário paterno

Vigilato Candido de Almeida casado com Maria Ignacia de Jesus em 3-02-1856 na capella da Estiva pelas 3 horas da tarde. Ele filho do finado José Joaquim de Almeida e de Bárbara Maria de Jesus com Maria Ignacia de Jesus filha de Manoel Ferreira Rocha e Francisca Marques de Jesus. Testemunhas: Bento Luis Ferreira e Joaquim Pereira Balbão.

2-11 Ananias Cândido de Almeida, batizado aos 16-04-1839, sendo seus padrinhos o Alferes Theodoro Rodrigues Alves e Marianna Joaquina de Oliveira. Em Pouso Alegre aos 14-09-1859 casou-se com Balbina Amélia de Jesus, natural de Capivari, filha de Flávio Antonio Simões e de Ana Borges de Castro (também Ana Rodrigues e Ana Rodrigues de Jesus).

Cas. Ananias e Balbina: em Pouso Alegre aos 14-09-1859 em casa de Antonio Machado Alvim, com as testemunhas Antonio Gonçalves Martins e Joaquim Pereira Balbão.

Ananias Cândido de Almeida, filho de José Joaquim de Almeida, já fal. e de D. Bárbara Maria de Jesus, com Balbina Amélia de Jesus, filha de Flávio Antonio Simões e D. Anna Borges de Castro, a contraente natural de Capivary e o contraente natural desta.(pesq.  Paola Dias)

2-12 Irene Honória de Almeida, com 9 anos em 1850. Na Capela da Estiva aos 09-04-1856, casou-se com Lucio José de Andrade, filho de Domingos Eufrosino de Andrade e Maria Pereira dos Reis.

certidão inserida no inventário paterno

09-04-1856 na capella da Estiva Lucio José de Andrade, filho de Domingos Eufrozinho de Andrade e Maria Pereira dos Reis com Irene Honória de Almeida filha de José Joaquim de Almeida já falecido e Barbara Maria de Jesus. Testemunha: Bento Luis Ferreira e Theodoro Rodrigues (?).

 

2-13 Maria Thereza de Almeida, com 6 anos em 1850. Na Capela da Estiva em Abril de 1856 casou-se com Joaquim José da Costa, filho de Manoel José da Costa e Maria Joaquina de Oliveira

certidão inserida no inventário paterno

(?)-04-1856 na capella da Estiva Joaquim José da Costa, filho de Manoel José da Costa e Maria Joaquina de Oliveira, já falecida e Maria Thereza de Almeida, filha de José Joaquim de Almeida, já falecido e Barbara Maria de Jesus. Testemunhas: Antonio Gonçalves Martins e Antonio Ferreira da Costa.

3- Ana Bernardina de São José aos 15-11-1811 casou com Antonio Bernardino de Mattos, filho de Matias da Silveira d'Andrade e Francisca Joaquina de Mattos, família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 4º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 15 julho 1811 cap. Turvo - Antonio Bernardino de Matos, f. l. de Mathias da Silveira d'Andrade e Francisca Joaquina de Matos;c/ Anna Bernardina de São Joseph, f.l. de Joseph Rodrigues d'Almeida e Anna Ribeira. Ns. e bts. nesta freguesia.

 

Segunda vez aos 20-04-1829, Ana Bernardina casou com José Francisco da Silva, natural da Campanha, filho do Alferes Manoel Antonio da Silva e Bárbara Perpétua Emiliana citados na família “Maria Alves da Porciuncula”.

Pouso Alegre-MG Igreja Bom Jesus matr - aos 20-04-1829 nesta matriz e sem impedimentos se receberam Jose Francisco da Silva, f.l. do Alf. Manoel Antonio da Silva e Barbara Perpetua Emiliana, natural da vila da Campanha e morador da de Camanducaia = cc Ana Bernardina de São Jose, viúva de Antono Bernardino de Matos, freguesa desta paroquia. Test.: Francisco da Silva Passos e Jose Rodrigues da Silva.

José Francisco, viúvo, aos 15-02-1841 casou com Dionisia Maria de Jesus, filha de José Rodrigues da Silva e Maria de Nazare, 4-1 abaixo.

Ana Bernardina e Antonio Bernardino tiveram os filhos:

3-1 Francisca, casada com Antonio Francisco

3-2 Mariana Felisbina de Jesus, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com João Vicente de Souza, natural de Aiuruoca, filho do falecido João de Souza e de Maria Teodora.

Pouso Alegre-MG Igreja Bom Jesus aos 12-02-1839 dispensados do impedimento de 2º grau por consanguinidade se receberam em matrimonio João Vicente de Souza, f. de João de Souza, já falecido e de Maria Theodora, natural da Aiuruoca = cc Mariana Felisbina de Jesus, filha do falecido Antonio Bernardino de Mattos e de Ana Bernardina de S. Jose, natural desta freguesia. Test.: Alexandre Faustino de Almeida e Joze Bento de Andrade.

3-3 Maria Rosa (ou Gertrudes) do Nascimento, casou com José Francisco da Silva. Pais de, pelo menos:

3-3-1 Ana Vitória da Conceição, batizada em 14-01-1832.

Pouso Alegre,MG Igreja do Bom Jesus aos 14-01-1832 no Oratorio as Dores desta freguesia o Revdo Joaquim Antonio da Fonseca, com licença, bat. a Ana, de um mês, f.l. de Jose Francisco da Silva e de Maria Gertrudes, foram padrinhos João Moreira da Silva, solteiro e Joana da Silva, viuva; todos desta freguesia

Em 25-06-1849, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto ao 2º, e no 4º misto ao 3º, casou com José Ribeiro de Andrade (5-4 abaixo) filho de José Bento de Andrade e Inacia Rufina de Santana.

Pouso Alegre,MG Igreja do Bom Jesus aos 14-01-1832 no Oratorio as Dores desta freguesia o Revdo Joaquim Antonio da Fonseca, com licença, bat. a Ana, de um mês, f.l. de Jose Francisco da Silva e de Maria Gertrudes, foram padrinhos João Moreira da Silva, solteiro e Joana da Silva, viuva; todos desta freguesia

3-4 Joaquina Francelina do Nascimento aos 14-05-1839 casou com Juventino Barbosa Sandoval, filho de Francisco Barbosa Sandoval e Maria Felicidade de Jesus.

(pesq. Ricardo R P G Lobo - São Paulo 2008) Microfilme 1285174 - Casamentos na Paróquia de Pouso Alegre, MG. Livro 2, Pág. 56v: Aos quatorze de Maio de hum mil oitocentos e trinta e nove (14/05/1839) pellas duas oras da tarde, em prezença do Reverendo Manoel Alves Teixeira, de licença, depois de feitas as diligencias de estillo, e sem impedimento, se receberão em matrimonio Joventino José Barboza, filho legitimo de Francisco Barboza Sanduval e de Maria Felicidade de Jesus, natural da Villa de Campanha, com Joaquina Francelina do Nascimento, filha de Antonio Bernardino de Mattos e de Anna Brandina, natural e moradores desta freguezia. Testemunhas José Bento de Andrade e Flavio Antonio Simoins, e logo receberão as bençons nuptiais, e para constar mandei fazer este que assigno. (a) o Coadjutor José Pedro de Barros e Mello.

3-5 Maria Bernardina de Jesus aos 04-07-1832 casou com José Francisco da Silva, natural de Camanducaia, filho de José Antonio de Lima e Ana Josefa.

Pouso Alegre-MG Igreja Bom Jesus aos 04-07-1832 nsta matriz de Pouso Alegre, sem impedimento e test.: Jose Francisco da Silva e Jose Joaquim de Almeida se receberam Jose Francisco da Silva, f.l. de Jose Antonio de Lima e Ana Josefa = cc Maria Bernardina de Jesus, f.l. de Antonio Bernardino de Matos e Ana Bernardina de S. Jose. Ele natural de Camanducaia e ela desta vila.

3-6 José Bernardino, com 27 anos em 1845

3-7 Inácio Martins com 26 anos em 1845

3-8 Joaquim Pires, com 24 anos

 

Ana Bernardina e José Francisco tiveram, pelo menos, os filhos:

3-9 Manuel, 14 anos em 1845

3-10 Bárbara Maria de Jesus, com 13 anos em 1845. Aos 24-08-1852 casou com Manoel Teodoro Guimarães, filho de Manoel Ferreira Guimarães e Teodora Maria de Jesus - família “Bento Ferreira Guimarães” § 3º.

Assento Consolação (pesquisa de Paola Dias)

24-08-1852 Manuel Teodoro Guimarães, filho de Manuel Ferreira Guimarães e de Teodora Maria de Jesus com Barbara Maria de Jesus filha de José Francisco da Silva e Ana Bernardina de São José. Tomaz Garcia era irmão de Maria da Conceição, do 1o nasceu Luciana Maria de Almeida e desta nasceu a mãe do noivo, da 2a nasceu José Rodrigues de Almeida e deste nasceu a mãe da noiva. Antonio Ferreira Guimarães era irmão de Angela Ferreira, do 1o nasceu o pai do noivo e da 2a nasceu Ana Ribeiro e desta nasceu a mãe da noiva.

3-11 Vicência, com 7 anos em 1845

 

4- Maria de Nazaré, batizada na capela do Turvo em 15-08-1802 e foram seus padrinhos João Lopes de Araújo e Quitéria Joaquina, mulher de Antonio Francisco da Silva. Aos 12-08-1819 em Pouso Alegre, casou-se com José Rodrigues Silva, filho de Mateus da Silva Passos e de Quitéria Rodrigues,

(Pesquisa JGuimarães) Pouso Alegre: 12-8-1819 José Rodrigues Silva, filho de Mateus da Silva Passos e de Quitéria Rodrigues, com Maria de Nazaré, nat. da capela do Turvo, filha de José Rodrigues de Almeida e Ana Ribeira.

4-1 Dionísia Francelina de Jesus aos 15-02-1841 casou com José Francisco da Silva, viúvo de Ana Bernardina 3 supra, filho do Alf. Manoel Antonio da Silva e Bárbara Perpétua Emiliana.

Pouso Alegre-MG Igreja Bom Jesus aos 15-02-1841 sem impedimento se receberam Jose Francisco da Silva, viúvo de Ana Bernardna = cc Dionisia Maria de Jesus, f.l. de Jose Rodrigues da Silva e Maria de Nazare, natural e moradores desta freguesia. Test.: Cap. Francisco Leite da Silva e Francisco Eufroximo d’Andrade.

4-1-1 Maria Dionisia da Silva, em Consolação aos 08-02-1860, casou com Manoel Antonio da Silva, filho de Tomé Martins da Silva e Mariana Felisbina Nogueira

(Pesquisa PD) em Consolação: Assento de casamento:

8-2-1860 Manoel Antonio da Silva, filho de Tomé Martins da Silva e Mariana Felisbina Nogueira com Maria Dionísia da Silva, filha de José Francisco da Silva e Dionísia Francelina de Jesus. O pai do noivo irmão do pai da noiva.

5- Inácia Rufina de Sant’Ana (ou de São José), batizada na capela do Turvo em 28-04-1805 e foram seus padrinhos Antonio Garcia de Souza e Rita Joaquina Maciel. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, aos 15-03-1824 casou com José Bento de Andrade, filho de João Pires de Andrade e Mariana Rosa da Assunção. João Pires era irmão inteiro de Antonio Bernardino de Mattos, citado em 3 suipra, fihos de Matias da Silveira d'Andrade e Francisca Joaquina de Mattos, família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 4º.

Processo de Casamento de Pouso Alegre arquivado na Curia de Pouso Alegre. 08-03-1824 José Bento de Andrade, filho de João Pires de Andrade e de Mariana Rosa da Assunção e Ignacia Rufina de Santa Anna, filha de José Rodrigues de Almeida e de Anna Ribeira. Ambos naturais da Aiuruoca - impedimento em 2º grau em linha transversa.

Que de Braz Rodrigues Lima e de Maria da Conceição de Almeida são filhos legitimos José Rodrigues de Almeida e Mariana Rosa da Assunção. Deste José Rodrigues nasceu Ignacia e de Mariana Rosa José Bento de Andrade. (pesq. PD).

 

Pouso Alegre-MG Igreja do Bom Jesus aos 15-03-1824 depois de dispensados de um impedimento e na presença das testemunhas Antonio Garcia Duarte e Joaquim Gomes Correa se recebram Jose Bento de Andrade, f.l. João Pires de Andrade e Mariana Rosa da Assunção = cc Joana Rufina de Santa Ana, f.l. Jose Rodrigues Mello de Almeia e Ana Ribeira; ambos naturais de Aiuruoca.

Inácia foi inventariada em 1850 em Pouso Alegre, onde seu nome consta como Ignácia Rufina de São José e foi seu inventariante José Bento de Andrade (inventário arquivado no Fórum de Pouso Alegre 2º Oficio).

 

5-1 Maria do Carmo de Jesus aos 26-09-1839 casou com Vicente Ferreira da Silva, natural de Camanducaia, filho de Francisco da Silva Passos e Catarina de Oliveira Leite, família “Antonio Luiz de Medeiros”.

Pouso Alegre,MG Igreja do Bom Jesus aos 26-09-1839 sem impedimento se receberam em matrimonio Vicente Ferreira da Silva, f.l. de Francisco da Silva Passos e Cathjarina de Oliveira Leite, natural de Camanducaia = cc Maria do Carmo de jesus, f.l. de Jose Bento de Andrade e de Ignacia Rufina de Sta. Ana, natural desta freguesia. Test.: Jose Joaquim de Almeida e Jose Francisco.

Maria do Carmo, viúva no inventário de sua mãe, estava casada em segundas núpcias com Joaquim Antonio de Miranda, no inventário da avó Mariana Roza da Assumpção inventariada em Pouso Alegre em 1859.

 

5-2 Ana Ignácia, casada com José Vicente da Silva (no inventário da mãe) e com João Vicente da Silva (no da avó).

5-3 Antonio Luiz de Andrade, casado com Maria

5-4 José Ribeiro de Andrade, batizado em 20-12-1827. Aos 25-06-1849, dispensados dos impedimentos de consanguinidade em 3º grau misto ao 2º e no 4º misto ao 3º, casou com Ana Vitória da Conceição, 3-3-1 supra, filha de José Francisco da Silva e Maria Rosa(ou Gertrudes) do Nascimento

Pouso Alegre,MG Igreja do Bom Jesus Processo Matrimonial 1849

Autos de Casamentos aos 31-01-1849 Jose Ribeiro de Andrade e Anna Victoria da Conceição.

Fregueses da vila de Pouso Alegre - impedimento do 3º grau mixto ao 2º, e no 4º mixto ao 3º ambos de consanguinidade em linha transversal.

José Ribeiro de Andrade, filho de José Bento de Andrade e de Ignacia Rufina de S. Ana = Ana Vitória da Conceição, filha de José Francisco da Silva e de Maria Rosa do Nascimento. Naturais e batizados nesta freguesia onde são fregueses.

No Lv. 3 as fl. 241v se acha o assento do teor seguinte: aos 14-01-1832 no Oratorio as Dores desta freguesia o Revdo Joaquim Antonio da Fonseca, com licença, bat. a Ana, de um mês, f.l. de Jose Francisco da Silva e de Maria Gertrudes, foram padrinhos João Moreira da Silva, solteiro e Joana da Silva, viuva; todos desta freguesia.

Não encontrei o assento de batismo de Joze, filho de Joze Bento de Andrade e Ignacia Rufina - porem apresentou-se um assento feito pelo Reverendo batizante  o qual ficou em o suplemento do Livro 3º as fls. 9- v o seguinte: - aos 20-12-1827 nesta capela de N Sra da Conceição do Capivari bat a Joze, de idade de dez dias, f.l. de Joze Bento de Andrade e de Ignacia Rofina, foram padrinhos Francisco Euflosino de An drade e Cecilia Maria de Jesus, e para constar fiz passar este assento em que me assino. O Pe. Antonio Pinto Ribeiro.

Nada mais se continha em o dito assento q fielmente o copiei aos quais todos me reporto in fide Parochi. Pouso Alegre 12-05-1849 O Coadj.  Encomd. Manoel Antonio de Carv.º

Impedimento do 3º grau mixto ao 2º, e no 4º mixto ao 3º ambos de consanguinidade em linha transversal:

- Q João Pires de Andrade é irmão inteiro de Matheos da Silveira, que daquele procedeu Joze Bento de Andrade e deste procedeu o orador Joze Ribeiro de Andrade; que de Matheos da Silveira procedeu Antonio Bernardino de Mattos, deste Maria Roza do Nascimento e desta a oradora Anna Victoria da Conceição.

- Q Ignacia Rufina de Sta. Ana é irmã de Anna Bernardina, q daquela procedeu o orador Jose Ribeiro, e desta Ana Bernardina procedeu Maria Roza do Nascimento e desta a oradora Anna Victoria da Conceição.

- Q os oradores nada possuem, e q os pais do orador possuem muito pequenas partes de terras, mas que tambem possuem doze filhos, e a oradora nada possue e que os pais da mesma tambem nada possuem.

Depoimento dos oradores

Testemunhas 1ª) Joaquim Martins de Almeida, homem branco, casado, natural do ---, morador desta freguesia, de idade de 29 anos, vive de lavoura.

2ª) Joze da Silva Rodrigues, homem branco, casado, natural da Lagoa Dourada e morador nesta freguesia, de idade de 39 anos e vive de seu oficio de ourives.

3ª) Felis Luiz de Paiva, casado, natural e morador nesta freguesia, de idade de 32 anos, vive de seu negocio.

4ª) Joze Marco Funchal, homem branco, solteiro, natural de Santa Rita de ----- e morador nesta vila, de idade de 26 anos, vive de carpinteiro

 

Pouso Alegre-MG Igreja do Bom Jesus [Joze Ribeiro de Andrade com Anna Victoria da Conceição] aos 25-06-1849 na capela do Capivari, de licença, se receberam em matrimonio Joze Ribeiro de Andrade com Anna Victoria da Conceição, foram testemunhas Joze Francisco da Silva e Joze Bernardino da Luz.

5-5 Marcolina Maria de Jesus, casada aos 14-01-1855 com José Martins de Araújo, filho de Maria Custódia.

Pouso Alegre,MG Igreja do Bom Jesus aos 14-01-1855 na capela da Estiva, de minha licença e as testemunhas Joaquim Martins de Almeida e Hermenegildo Pereira e sem impedimentos, se receberam Jose Martins, filho natural de Maria Custodia = cc Marcolina Maria de Jesus, f.l. de Jose Bento de Andrade e de Ignacia Rufina, naturais e fregueses desta.

5-6 Domingos Ribeiro de Andrade, solteiro com 24 anos em 1859.

5-7 João Pires de Andrade, solteiro com 23 anos em 1859

5-8 Vicente Ferreira de Andrade, com 22 anos em 1859

5-9 Mariana Rosa da Assunção, com 7 anos em 1850 e 15 anos em 1859. Em Pouso Alegre aos 22-08-1861, casou-se com José Francisco Ribeiro de Andrade (1-3 supra), filho de Francisco Teodoro de Almeida e de Iria Umbelina.

5-10 Francisco, com 12 anos em 1859

5-11 Thereza, com 11 anos em 1859, tinha 6 meses em 1850.

 

6- Alexandre Faustino de Almeida, batizado na capela do Turvo em 01-03-1807 e foram seus padrinhos Ignácio Ribeiro Salgado e sua mulher Ana Luisa. Casou com Francisca Antonia (ou Áurea) da Silva, natural da Campanha, filha do Alferes Manoel Antonio da Silva e Bárbara Perpétua Emiliana, família “Antonio Luiz de Medeiros”.

Alexandre já era falecido em 1845 por ocasião do inventário de seu pai.

6-1 Maria Josefa da Silva, casou-se com seu primo Manoel Antonio da Silva, filho de Francisco da Silva Passos e Catarina de Oliveira Leite, neto paterno de Mateus da Silva Passos e Quiteria Maria Rodrigues, família “Antonio Luiz de Medeiros”.

Processo de Casamento arquivado na Cúria de Pouso Alegre: 1839 - Manuel Antonio da Silva, f. Francisco da Silva Passos e Catarina de Oliveira Leite, quer casar com Maria Josefa da Silva, desta, f. Alexandre Faustino de Almeida e Francisca Áurea da Silva. Justificativa diz: Francisco da Silva Passos é irmão de Manuel Antonio da Silva Passos, de Francisco descende Manuel (noivo) e de Manuel Antonio da Silva Passos descende Francisca Áurea e desta Maria Josefa (noiva). (Pesquisa Paola Dias)

6-2 Ana, casada com Joaquim Bento

6-3 José Pedro, com 14 anos em 1845

6-4 Alexandrina Maria da Silva, com 13 anos em 1845. Casou em primeira núpcias com Joaquim Pires da Luz e em segundas núpcias com seu tio José Joaquim Ribeiro, filho de Manuel Antonio da Silva e Bárbara Perpétua Emiliana, já citados.

6-5 Manuel, 12 anos em 1845

6-6 Francisco, 11 anos em 1845

6-7 Bárbara, com 10 anos em 1845.

6-8 Sabina Áurea da Silva, com 9 anos em 1845. Em 07-01-1861 habilitou-se para casar com Silvestre Garcia de Almeida (em VI supra) este viúvo de Mariana Ribeiro da Silva, filho José Rodrigues de Almeida e segunda esposa Bárbara Joaquina de Jesus, neto materno de Aurea Maria, esta irmã do Alferes Manoel Antonio da Silva

Processo de Casamento de Consolação arquivado na Cúria de Pouso Alegre. 5-10-1858 Silvestre Garcia de Almeida filho de José Rodrigues de Almeida e Bárbara Joaquina de Jesus, falecidos, natural de Pouso Alegre, com Mariana Áurea Ribeira, filha de José Joaquim Ribeiro e Gertrudes Maria de Jesus, falecida, natural de Consolação.

Que Ana Maria é irmã de Manuel Antonio da Silva. De Ana Maria nasceu Bárbara Joaquina de Jesus e desta Silvestre Garcia de Almeida e de Manoel Antonio da Silva nasceu José Joaquim Ribeiro e deste Mariana Áurea Ribeira.

 

Processo de Casamento de Estiva Arquivado na Cúria de Pouso Alegre: 7-1-1861 Silvestre Garcia de Almeida viúvo de Mariana Ribeira da Silva com Sabina Aurea da Silva, filha de Alexandre Faustino de Almeida, fal. e de Francisca Áurea da Silva, nat. de Pouso Alegre e moradores no curato de N. Sra. Da Conceição da Estiva

Porque Áurea Maria é irmã de Manoel Antonio da Silva. De Áurea Maria nasceu Bárbara Maria de Jesus e desta Silvestre Garcia de Almeida.

De Manoel Antonio da Silva nasceu Francisca Áurea da Silva e desta Sabina Áurea da Silva.

Em afinidade porque a falecida Mariana Ribeira da Silva é prima-irmã da noiva.

Consanguinidade em 2º grau mixto ao 1º grau, porque o noivo é irmão do pai da noiva. (pesq. PD)

 

6-8-1 Maria Honória de Jesus, habilitou-se aos 29-7-1884 para casar com Joaquim Rodrigues de Almeida, filho de Prudêncio José de Almeida e Leocádia Maria do Espirito Santo, neto paterno de Jose Rodrigues de Almeida e Bárbara Joaquina

Processo de Casamento de Estiva arquivado na Cúria de Pouso Alegre 29-7-1884 Joaquim Rodrigues de Almeida filho de Prudêncio José de Almeida, fal. e de Leocádia Maria do Espírito Santo com Maria Honória de Jesus, filha de Silvestre Garcia de Almeida e de Sabina Áurea da Silva. Naturais e moradores em N. Sra. Da Conceição da Estiva. Que o pai do noivo é irmão legítimo do pai da noiva. (pesq. PD)

 

6-9 Silvestre, 7 anos em 1845

 

6-10 Mariana Flausina da Silva, com 3 anos em 1845. Em 12-05-1865 habilitou-se para casar com Silvestre da Costa Ribeiro, filho de José Luis da Costa e Madalena Maria de Jesus, neto materno de Manoel Antonio da Silva e Bárbara Perpétua Emiliana, já citados.

Processo de Casamento de Estiva arquivado na Cúria de Pouso Alegre 12-5-1865 Silvestre da Costa Ribeiro, filho de José Luis da Costa e Madalena Maria de Jesus, natural e morador em Capivary com Mariana Flausina da Silva, filha de Alexandre Faustino de Almeida, fal. e de Francisca Áurea da Silva, natural de Pouso Alegre e moradora no Curato de N. Sra. da Conceição da Estiva. Que Madalena Maria de Jesus é irmã de Francisca Áurea da Silva. (pesq. PD)

 

7- Cecília Maria, com 50 anos em 1845.

 

8- Alvino, batizado na capela do Turvo em 23-09-1798 por necessidade por Maria Conceição de Almeida, o registro foi feito na capela do Turvo em 12-11-1798. Não comparece no inventário paterno.

 

9- Antonio, batizado na capela do Turvo em 08-01-1804 e foram seus padrinhos Mathias da Costa Guimarães e D. Maria Teixeira. Não comparece no inventário paterno.