PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 5º Francisco Ribeiro Salgado

(atualizado em 16-maio-2013)

 

 

Francisco Ribeiro Salgado, batizado em 17-11-1762 no Turvo.

Aos dezessete dias do mês de Novembro de mil setecentos e sessenta e dois anos na capela da Senhora do Porto desta freguesia batizou solenemente e pos os santos óleos o Padre Alexandre Carlos Salgado a Francisco, inocente, filho legitimo de Bento Ribeiro Salgado e de sua mulher Ângela Ferreira; foram padrinhos Domingos Pires Estaca e Leonor da Assunção.

 

Casou-se em Madre de Deus aos 08-10-1787 com Maria Ângela (ou Angélica) Ribeira (ou do Valle).

 

Aos oito de Outubro de mil setecentos e oitenta e sete anos na capela da Senhora da Madre de Deus filial da Matriz de São João del Rei, corridos os banhos sem se descobrir impedimento algum como consta de uma provisão do senhor Doutor Vigário da Vara (...) que fica em meu poder de licença minha na presença de João Teixeira Morais e das Testemunhas Luis Ribeiro Salgado e Antonio Teixeira Marinho se casaram por palavras de presente et in facie ecclesia Francisco Ribeiro Salgado, filho legitimo do falecido Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira Soares – com Maria Ângela filha legitima de Manoel do Vale Ribeiro e Ana Maria da Assunção, ambos naturais desta freguesia de Aiuruoca e logo lhes dei as bênçãos nupciais e para constar fiz este assento que o assinei. O Vigário João de Resende Costa.

 

Maria Ângela foi batizada aos 13-06-1766, filha de Manoel do Valle Ribeiro e de Ana Maria de Assunção casados aos 12-08-1765, neta paterna de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus (família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º), neta materna de Manoel Martins Tostes e Ana Maria. Ana Maria de Assunção faleceu na Fazenda das Safiras no Turvo em 22-06-1823, viúva, após o falecimento de sua filha sendo inventariante o genro (inventários de Ana Maria de Assunção e Manoel do Valle Ribeiro neste site).

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 13 junho 1766 Sra. Porto, Maria, f.l. de --- Ribr. do Valle e s/m Rosa M.ª de Jesus digo e s/m Anna Maria, padr.: Antonio do Valle Ribr. solteiro, e Anna Maria cc. Manoel Martins Toste avós maternos da baptizada. Aiuruoca 23 julho 1766.

Viúvo da primeira mulher Francisco casou segunda vez com a viúva Francisca Joaquina de Almeida, não tiveram filhos desse casamento. Francisco faleceu em Junho de 1835 e foi inventariado no mesmo ano por seu filho Manoel Ribeiro do Valle (inventário neste site). Os herdeiros e a viúva, com os filhos e netos de seu primeiro casamento, desistiram amigavelmente da divisão dos bens, conservando cada qual os bens que traziam do primeiro casamento (família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 12º).

Dona Francisca Joaquina de Almeida e seus filhos, genros e netos, que são- Joaquim Jose da Silva, Custodio Jose Ferreira, Manoel Antonio Ferreira, Francisco Joaquim da Silva, Justino Jose da Cruz, Manoel de Souza Leme, Albino Jose Ferreira, Francelino Teodoro Ferreira, Francisca Romana Ferreira, Maria Beralda de Almeida, Francisca Joaquina de Almeida, Margarida Onoria de Jesus e Maria Leopoldina da Silva, bem como o procurador de Manoel Tomas da Silva....e firmaram a escritura de desistencia que passou Dona Francisca Joaquina de Almeida como abaixo se declara - em 06/02/1836 neste arraial e freguesia do Turvo.

 

.....Diz Dona Francisca, que tendo se casado pela Segunda vez com o inventariado e tendo mais de 50 anos, sendo então viúva e com filhos do primeiro matrimonio e sendo seus bens em pequena diferença com os dele, por isso propunha a seus enteados filhos do primeiro matrimonio do dito seu marido de sair somente com os bens de raiz, escravos e suas produções, assim como gado, porcos e ferramentas, no proprio em que cada um tinha no tempo do casamento.

 

Compareceram no inventário de Francisco nove filhos:

1- Francisco Ribeiro Salgado (ou das Chagas), batizado aos 04-12-1788. Em 1812 pediu dispensa do impedimento de consanguinidade em 3º grau para se casar com Margarida Antonia de São José, batizada em Aiuruoca em 01-08-1785, filha do Alferes Joaquim José de Campos e Maria Tereza de Sá (processo matrimonial neste site).

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 04 dezembro 1788  Porto do Turvo, Francisco, f.l. de Francisco Ribeiro Salgado e Maria Angela Ribeira; padr.: Luiz Ribeiro Salgado e Angela Ferreira, viuva, todos desta freguesia.

 

Assento – No livro 5 de batizados fl.118 esta o assento seguinte – a primeiro de agosto de 1785 nesta matriz de Aiuruoca, batizei  a inocente MARGARIDA filha legitima de Joaquim Jose de Campos e Maria Teresa de Sá, foram padrinhos Agostinho Francisco dos Santos e Dona Quitéria Francisca da Trindade – assina o vigário Francisco de Abreu e Silva.

 

Margarida Antonia faleceu em 02-07-1827 na Fazenda da Safiras (inventário neste site), deixando os filhos:

1-1 Maria Ângela, com 12 anos em 1827. Em 11-10-1830 casou com José Manoel de Araújo, filho de Manoel João de Araújo e de Bernarda de Almeida.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls. 3:

A onze de Oitubro de mil oito centos e trinta nesta Capella do Turvo da Aiuruoca pela húa hora da tarde em virtude da licença do R.do Parocho a vista das testemunhas abaixo assignadas assisti ao Matrimonio de Jose Manoel de Araujo, filho de Manoel João de Araujo, e Berária de Almeida, e Maria Angela, filha de Francisco Ribeiro das Chagas, e Margarida Antonia, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fiz este assento.

P.e Arantes

Joze Theodoro de Alm.a

João Bazilio de paiva

 

1-2 Jesuína, com 10 anos;

1-3 Ana Francisca Ribeira, com 9 anos em 1827. Em 26-02-1838 casou-se com Antonio Justo de Almeida, filho de Manoel Jacinto de Almeida e de Maria Constantina de Jesus.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls. 37

A vinte e seis de Fevereiro de mil oito centos e trinta e oito nesta Matris do Turvo as duas horas da tarde, feitas as deligencias do estilo, e em prezença das testemunhas Manoel Ribeiro do Valle, e Bernardo Jose d'Almeida o P.e Antonio Ferreira d'Arantes de minha licença recebeo em Matrimonio, e deo as bençãos nupciais aos Contrahentes Antonio Justo d'Almd.a filho legitimo de Manoel Jacinto d'Almd.a, e Maria Constantina de Jezus, e Anna Fran.ca Ribr.a f.a leg.a de Fran.co Ribr.o das Chagas, e Margarida Antonia ja falescida de que fis este assento para constar, sendo todos desta Freg.a.

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a Montr.o

1-4 Manoel Ribeiro das Chagas, com 4 anos, em 1827. Em 22-02-1841 casou-se com Cândida Onória de Jesus 5-1 abaixo, filha de Joaquim José da Silva e de Margarida Ribeira;

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls. 56

A vinte dois de Fevereiro de mil oito centos e quarenta e hum em Caza de Joaquim de Souza, por provizão da Vara a hi erecto, as tres horas da tarde, depois de dispençados do impedimento de consanguinidade em segundo gráo, e em prezença das Testemunhas Bento Joze d'Andrade, e Diogo Joze Alves, recebi em Matrimonio os Contrahentes Manoel Ribeiro das Chagas, filho legitimo de Francisco Ribeiro das Chagas, e Margarida Antonia, ja falescida, com Candida Onoria de Jezus, filha legitima de Joaquim Joze da Silva, e Margarida Ribeira; de que fis este assento para constar.

Diogo Joaq.m Alves

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

 

1-5 Margarida, faleceu logo depois de sua mãe.

 

Em 1839 no Turvo um Francisco Ribeiro das Chagas, viúvo de Rita Honória, casou-se com Francelina Honória.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 44.

A desenove de Setembro de 1839 nesta Matris do Turvo a húa hora da tarde, feitas as deligencias do estilo, e em prezença das Test.as M.el Joaq.m, e Joaq.m M.el da S.a o Rd.o Antonio Ferr.a d’Arantes recebeo em Matrimonio os Contrahentes Fran.co Ribr.o das Chagas, Viuvo, q’ ficou de Rita Honoria, com Francelina Honoria,  e lhes dei as bençãos, de que para constar fis este assento.

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

 

2- Maria Francisca (tambem Angélica) Ribeiro, casou-se no Turvo em 23-11-1811 com José Ribeiro da Silva, filho de Manoel Ribeiro da Silva e Ana Lopes de Siqueira. José faleceu  aos 02-04-1836 e sua viúva morava em Madre de Deus do Rio Grande, não tiveram descendência - família “Os Ribeiro da Silva” de Baependi 4-2.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos -  aos 23 set 1811 cap. Turvo - Jose Ribeiro da Silva, f.l. de Manoel Ribeiro e Anna Lopes de Siqueira, n. e b. na vila de S. João del Rei;

c/ Maria Francisca Ribeiro, f.l. de Francisco Ribeiro Salgado e Maria Angela Ribeiro, n. e b. nesta freguesia.

 

3- Gertrudes, em 1824 estava casada com Francisco de Paula Nogueira. Pais de, q.d.:

3-1 Teodoro, batizado aos 20-04-1826

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos - aos 20 abril 1826 THEODORO, f.l. de Francisco de Paula Nogueira e Gertrudes Theodora, padr.: Manoel Thomas de Aquino e Custodia Maria Nogueira por pp apres. por Cecilia Maria de Jesus.

 

4- Venância, batizada aos 31-12-1797. Em 1824 estava casada com Joaquim José de Almeida.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -aos 31 dez 1797 Turvo, Venancia, f.l. de Francisco Ribeiro Salgado e d. Maria Angela. padr.: Manoel de almeida Ramos e s/m Anna Joaquina. Todos desta freguesia.

Venância já era falecida em 1835 e foi representada no inventário paterno por seus filhos:

4-1 Clementina com 18 anos em 1835.

4-2 Maria Cândida, 17 anos.

4-3 Severino, 13 anos.

4-4 Vicente, 11 anos.

 

5- Margarida Ribeira, casou-se com Joaquim José da Silva. Pais de, pelo menos:

5-1 Cândida Honória de Jesus, casou com seu primo Manoel Ribeiro das Chagas 1-4 supra

 

6- Cecília Marcelina de Jesus, batizada em 09-08-1801. Em 1824 estava casada com Manoel Tomás da Silva.

Curia de Campanha - Livro de bat. de Aiuruoca.Capela do Turvo 9-08-1801 Cecilia filha de Francisco Ribeiro Salgado e Maria Angela (pesq. Paola Dias).

 

7- Cândida, batizada aos 15-04-1804. Em 1824 estava casada com João Teodoro de Almeida.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 15 abril 1804 Porto do Turvo, Candida, f.l. de Francisco Ribeiro salgado e Maria Angela Ribeira; padr.: Joseph de Araujo Carvalho e Maria filha de d. Margarida Teixeira. Todos desta freguesia.

 

8- Manoel Ribeiro do Valle, batizado aos 19-05-1807. Em Andrelândia aos 18-02-1834 casou-se com Jacinta Cândida de São José, filha de Diogo José Alves e Joaquina Cândida (ou Eulalia) Eulália de São José, família “Gregório José Alves”.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 19 maio 1807 cap. Turvo, Manoel, f.l. de Francisco Ribeiro Salgado e Maria Angela, padr.: Joseph Ribeiro do Valle e D. Anna Barbosa, filha de D. Margarida Teixeira.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 13  A desoito de Fevereiro de mil oito centos e trinta, e tres pelas quatro horas da tarde na fazenda do Maranhão em casa de D. Joaquina Eulalia de S. Jose, em virtude da competente licença a vista das testemunhas Manoel Thomaz de Aquino, Francisco Jose de Paula, e outras muitas assisti ao Matrimonio q~ por palavras de presente celebrarão Manoel Ribeiro do Valle, filho de Francisco Ribeiro Salgado, e Maria Angela, e Jacinta Candida de S. Jose, filha de Diogo Jose Alz', e D. Joaquina Eulalia de S. Jose, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para que conste fiz este assento q~ assignei.

P.e Arantes

Manoel Thomás de Aq.no

 

9- José, “demente”, com 30 anos em 1824 e 20(sic) em 1835

 

10- Catarina, batizada aos 24-12-1799. Não é citada no inventário da avó materna em 1824, nem comparece no paterno.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -. aos 24 dez 1799 Turvo, Catharina, f.l. de Francisco Ribeiro Salgado e de Maria Angela; padr.: João Teixeira Marinho e Brigida Teixeira. Todos desta freguesia.