PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 11º Inácio Ribeiro Salgado

 

 

Inácio Ribeiro Salgado, batizado aos 20-06-1771.

Gabriel da Costa Resende, Vigário Encomendado nesta freguesia de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca. Certifico que vendo os livros que servem dos assentos de Batizados nesta freguesia da Aiuruoca no livro quarto a folha 231 se acha um assento do teor seguinte:

Aos vinte dias do mês de Junho de mil setecentos e setenta e um ano batizou solenemente e pôs os santos óleos o Padre João de Matos, a Ignacio inocente filho legítimo de Bento Ribeiro Salgado e sua mulher Ângela Ferreira que nasceu aos trinta dias do mês de maio do dito ano, foram padrinhos Francisco de Salles Ferreira e Catharina de Sena Ferreira todos desta freguesia, e para constar fiz este assento.

Aiuruoca, 29 de julho de 1771. O coadjutor Manoel Esteves de Lima (...) o que afirmo in verbo Parochi. Aiuruoca, 14 de Junho de 1795. O Vigário Gabriel da Costa Resende.

 

Casou-se aos 20-02-1797 com Ana Luiza Teixeira, batizada aos 12-12-1775, filha do Capitão João Teixeira Marinho inventariado em 1807 (inventário neste site) e Inácia Maria de São José. neta paterna de João Teixeira Marinho e Micaela Maria de S. Gonçalo, ambos naturais da freguesia de Santo André de Tolões Arcebispado de Braga; neta materna de Antonio do Valle Ribeiro, natural da freguesia de S. João del Rei e de Rosa Maria de Jesus natural da freguesia de S. Pedro da cidade de Angra (avós e suas naturalidades encontrados no termo de batismo de José, irmão de Ana Luísa) - família João Teixeira Marinho, neste site.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 12 dez 1775 N. Sra. do Porto, ANNA n. aos 30 novembro, f.l. de Joam Teixeira Marinho e Ignacia Maria de S. Jose, padr.: Jose Leite Ribeiro da freg. de S. João e Marianna Vitoria mulher de Jose de Andrade da freg. de Lavras.

 

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 20 fev  1797 - Madre de Deus - Ignacio Ribeiro Salgado, f.l. de Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira; = c/ D. Anna Luisa, f.l. do Cap. João Teixeira Marinho e D. Ignacia Maria de São Joseph.

Ns. e bts. freg. N. Sra. Aiuruoca.

 

Censo Curato do Turvo 1831- MP cx13 doc 19- quarteirão 4, fogo 19

Ignácio Ribeiro, branco, 58 anos, casado, agricultor;

Ana Luiza, branca, 54 anos, casada, costureira;

Gabriel Ribeiro, branco, 22 anos, solteiro, negociante;

Umbelina Jacinta, branca, 15 anos, solteira, costureira;

46 escravos.

 

Ana Luiza faleceu viúva e foi inventariada em 1844 (inventário neste site). Os filhos, todos maiores, fizeram inventário amigável. Era moradora na Fazenda dos Pinheiros e proprietária da Fazenda Sardinha no Turvo. Compareceram os filhos:

 

1- Mariana Felisbina de Nazareth, batizada em 06-01-1798 em Madre de Deus. Em 1814 pediu dispensa para se casar com José Ribeiro do Valle, (§ 8º -2). Estava viúva em 1844 (processo de dispensa neste site).

2- Inácia Valentina de São Jose, casada com Joaquim Ribeiro do Vale § 8º -10.

Processo de Casamento de Aiuruoca 1824 Joaquim Ribeiro do Valle e Ignácia Valentina. Que Ignácio Ribeiro Salgado é irmão de Ângela Joaquina, desta provem o orador e daquele Ignácio a oradora. (pesq. PD)

3- Maria Emerenciana, batizada aos 17-05-1805.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 17 maio 1805 Madre de Deus, Maria, f.l. de Ignacio Ribeiro Salgado e Anna Luisa; padr.: João Teixeira Marinho e Anna Joaquina da Assumpção, todos desta freguesia.

 

Casou, com dispensa de consanguinidade, com José Marcelino de Andrade, filho de Manoel Joaquim de Santana e Venância Constancia de Andrade. Geração na família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 1º, § 7, 1-3.

 

4- Gabriel Ribeiro Salgado, batizado aos 25-08-1808. Casou-se com Cândida Jesuína de São José, (§ 8º, 2-1);

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 25 ago 1808 cap. Madre de Deus, Gabriel, f.l. de Ignacio Ribeiro Salgado e Anna Luisa, paddr.: alf. Mathias da Costa Guimarães e d. Maria Vincencia filha de d. Margarida Teixeira.

5- Umbelina Jacinta de São José, batizada aos 23-04-1815. Casou-se em Andrelândia aos 08-08-1832 com José Pedro Alves - família “Gregório José Alves” 2-2 neste site.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 23 abril 1815 cap. Madre de Deos, filial da Vila de S. João, UMBELINA, f.l. de Ignacio Ribeiro Salgado e d. Anna Luisa Teixeira; padr.: Jose Ribeiro --- do Valle e d. Barbara Teixeira.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 12  Aos oito de Agosto de mil oito centos e trinta e dois pelas quatro horas da tarde na Capella da Madre de Deos com a competente licença a vista das testemunhas o Alf.s João Gualberto de Carvalho, Antonio Belfort de Arantes, e outras muitas o R.do Camillo de Lellis Roiz~ Cruz assistio ao Matrimonio, que depois de dispensados do impedimento de consanguinidade, com que se achavão ligados, celebrarão Jose Pedro Alves, filho legitimo de Pedro Jose Alves, e D. Marianna Mendes da Freguesia da Ibitipoca, e D. Umbelina Jacinta de S. Jose, filha legitima de Ignacio Ribeiro Salgado, e D. Anna Luisa Teixeira, e logo lhes deo as bençãos nupciaes, e para que conste fiz este assento que assignei.

P.e Arantes

          José Pedro Alves, com 14 anos em 1819 quando foi inventariado seu pai, filho de Pedro José Alves e Mariana Mendes de Jesus (batizada aos 20-11-1785) casados em 23-11-1801, neto paterno de Gregório Jose Alves, natural da freguesia de Santa Maria de Maya freguesia de Barcelos Arcebispado de Braga e Catarina Maria do Espirito Santo natural de São João del Rei, neto materno de Manoel Mendes de Abreu e Dorotéa Maria de Jesus.

          Por Gregório, bisneto de Simão Alves e Ana Antunes; por Catarina Maria, bisneto de Diogo Garcia e Julia Maria da Caridade.

          Por Dorotéa Maria bisneto de Antonio de Brito Peixoto, inventariado em 1750 (inventário neste site) e Maria de Moraes Ribeiro

 

6- Venâncio, batizado aos 01-05-1803, não comparece no inventário.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 01 maio 1803 cap. Madre de Deus, Venancio, f.l. de Ignacio Ribeiro Salgado e D. Anna Luiza; padr.: o Revdo. Venancio Joseph de Siqueira e Rita Joaquina Maciel mulher de Manoel Joaquim Ribeiro, por pp. que dela apresentou D. Margarida Teixeira, viuva. O padrinho da freg. de S. João e os mais desta freguesia.