PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 12º Luzia Inácia Ribeira

(atualizado em 12-fevereiro-2013)

 

 

Luzia Inácia Ribeira, batizada aos 27-12-1772.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 27 dez 1772 Porto do Turvo, LUZIA n. a 12 do dito, f.l. de Bento Ribeiro Salgado e s/m Angeli-- Ferreira, padr.: Domingos Ferreira Guimarães e Catharina de Senne Ferreira solteira, filha do dito, moradores na freguesia de S. João del Rei.

 

Aos 03-06-1793 casou-se com Francisco Pires de Andrade, filho de Matias da Silveira de Andrade natural da Ilha do Faial freguesia da Sra. das Angustias, e de Ângela Pires de Moraes, natural da Freguesia de São João del Rei (casados aos 18-08-1789 na capela do Rio Grande), neto paterno de José de Andrade e Maria da Silveira naturais da mesma freguesia das Angustias, neto materno de Antonio Vieira e Anna Pires, esta falecida em 1740 (inventário neste site).

Certifico que vendo os Livros que servem para Assentos dos Casamentos nesta Freguesia da Aiuruoca no Livro quinto atual a folha 36 v se acha um assento do teor seguinte:

Aos três dias do mês de Junho de mil setecentos e noventa e três anos, pelo meio dia na capela da Senhora do Porto do Turvo, filial desta Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Aiuruoca onde os contraentes são moradores, feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino e constituição sem se descobrir impedimento algum, como consta da provisão que fica em meu poder na minha presença e das testemunhas assinadas na mesma provisão o Reverendo João de Almeida Ramos, o Reverendo Antônio Martins Saldanha e outras muitas que presente se achavam se casaram por palavras de presente, et in facie ecclesia Francisco Pires de Andrade, filho legitimo de Mathias da Silveira de Andrade e de Ângela Pires de Morais e Luzia Ignacia Ribeira, filha legítima de Bento Ribeiro Salgado e de Ângela Ferreira, naturais e batizados nesta freguesia de Aiuruoca e logo receberam as bênçãos núpcias na missa conforme o Rito Missal e para constar fiz este Assento que assinei. Era ut supra.

O Vigário Gabriel da Costa Resende. Aiuruoca, 19 de Junho de 1795.

 

O casal e cinco filhos, ainda solteiros, eram moradores no Curato do Turvo em 1831:

Quarteirão 9, fogo 18- APM MP cx13 doc 16-

Capitão Francisco Pires de Andrade, branco, 60 anos, casado, agricultor,

Luzia Inacia, branca, 57 anos, casada, fiadeira;

Antonio, branco, 20 anos, solteiro, tropeiro;

Bento, branco, 12 anos,

Ana, branca, 25 anos, solteira, costureira;

Sabina, branca, 17 anos, solteira, fiadeira;

Bernarda, branca, 16 anos, solteira, fiadeira

12 escravos

 

Capitão Francisco Pires de Andrade faleceu viúvo em 1856 e foi inventariado por seu filho Antonio Rufino de Andrade. Era proprietário de metade da Fazenda das Safiras. Compareceram os filhos (inventário neste site):

 

1- Lauriana Esméria de Andrade, casou-se com Beraldo José Chaves. Em 1831 eram moradores no Turvo com vários filhos e dez escravos.

censo do Turvo 5-12-1831, 10º Quarteirão, fogo 1

Bernardo Jose Chaves *, branco, 42, casado, negociante

* 1 voto na assembleia de 1834

Lauriana Esmeria, branco, 38, casado

Joaquim Jose Chaves, branco, 14

João Chrisontino, branco, 11

Leopoldina, branco, 9

Anna, branco, 7

Jose, branco, 6

Carolina, branco, 5

10 cativos

 

Lauriana, já falecida em 1856, foi representada no inventário paterno por seus filhos:

1-1 Flausina Ermelinda de Andrade, em Andrelândia aos 27-08-1831 casou-se com Delfino de Souza Carneiro, filho de Bernardo de Souza Carneiro e Antonia da Silva.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 7 A vinte sete de Agosto de mil oito centos e trinta e hum nesta Capella do Turvo da Aiuruóca em virtude da licença do R.do Parocho, a vista das testemunhas abaixo assignadas, e outras, assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Delphim de Souza Carneiro (*), filho legitimo de Bernardo de Souza Carneiro, e Antonia da Silva, natural, e baptisado na Freguesia de S. Pedro Fine, Bispado do Porto no Reino de Portugal, e Flausina Ermelina de Andrade, filha legitima de Berardo Jose Chaves, e Lauriana Esmeria de Andrade, natural, e baptisada nesta Freguesia, e logo lhes dei as bençãos nupciaes pelas tres horas da tarde, e para que conste fiz este assento que assignei.

P.e Arantes

Antonio Francisco Ramos

Boaventura Corr.a de Lacerda

(*) À margem: Delfino de Sz.a Carneiro.

 

          Segunda vez aos 21-02-1846, Flausina casou com Prudencio José de Souza, com 50 anos, viúvo de Teresa Maria dos Anjos (família “Feliciano Cardoso” § 2º. Em 1856 (inventário do avô materno) eram moradores em Santo Antonio da Paraibuna

Andrelandia, MG aos 21-02-1846 em casa de Prudencio Jose de Souza. Prudencio Jose de Souza, branco de idade 50 anos, viuvo de Teresa Maria dos Anjos = cc Flauzina Hermelinda de Andrade, branca de 37 anos, viuva de Delfino de Souza Carneiro. Test.: Jose de Andrade Chaves e Francisco Alves.

 

1-2 Joaquim Beraldo ou Joaquim José Chaves, em Andrelândia aos 15-08-1836 casou-se com Balbina Maria das Dores, viúva de José Francisco da Silva, filha do Guarda Mor José Luis Correa de Lacerda, e Maria Lucinda Ferreira.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 30  A quinze d'Agosto 1836 nesta Matris do Turvo as quatro horas da tarde, feitas as deligencias do estilo, e em prez.ca das Test.as o Capitão Francisco Pires d'And.re, e o Rd.o An.to Ferr.a d'Arantes de licença m.a recebeo em Matr.o, o Reverd.o Joaquim Bernardo, os CC. Joaq.m Joze Chaves, f.o leg.mo de Beraldo J.e Chaves, Lauriana Ismeria, com Balbina M.a das Dores, Viuva de Joze Fran.co da S.a.

O Vigr.o Fran.co J.e de Sz.a Montr.o

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 9  A deseseis de Janeiro de mil oito centos e trinta e dois pelo meio dia nesta Capella do Turvo da Aiuruoca em virtude da competente licença a vista das testemunhas abaixo assignadas, e outras assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Jose Francisco da Silva, exposto a Francisco Joaquim da Silva, e D. Balbina Maria das Dores, filha do G. M.r Jose Luis Correa de Lacerda, e D. Maria Lucinda Ferreira, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, para q~ conste fiz este assento que assignei.

P.e Arantes

Beraldo Joze Chaves

Boaventura Corr.a de Lacerda

1-3 João Crisóstomo Correa Beraldo, batizado aos 06-02-1820. Aos 21-02-1846 casou com Teresa Cândida da Conceição, filha de Domingos Fernandes de Moraes e Fausta Candida, família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º § 1º.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 06 fev 1820 cap. Turvo, JOÃO, f.l. de Berardo Joze Chaves e Laureana Esmeria d'Andrade; padr.: alf. Manoel Ferreira Albernas e Anna Ignacia de --------- cc. João Gualberto de Carvalho.

 

Andrelandia, MG aos 21-02-1846 em casa de Domingos Fernandes de Moraes. João Chrysostomo Correa e Teresa Candida da Conceição. Ele branco 23 anos, f.l. Beraldo Jose Chaves e Lauriana Esmeria. Ela branca de 21 anos, f.l. Domingos Fernandes e Fausta Candida. Test.: Francisco Pires de Andrade e Beraldo Jose Chaves. Dispensados do impedimento de afinidade ilicita em 2º grau.

1-4 Leopoldina Laureana de Andrade, casada em 13-01-1839 com Francisco de Paula Alves, filho de José Alves Antunes e Emerenciana Barbosa* de Campos, neto paterno de Brás Alves Antunes e Luciana Clara de Souza Rosa - família “Os Alves Antunes” 5-4 neste site. * Emerenciana é também nomeada como Emerenciana Bárbara de Campos.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 42  A treze de Janeiro de 1839 nesta Matris do Turvo as sinco horas da tarde, e em prezença das Testemunhas Bento Joze d'Andrade, e Joaquim Antonio do Patrocinio o Padre Antonio Ferreira d'Arantes de licença recebeo em Matrimonio os Contrahentes Francisco de Paula Alves, filho legitimo de Joze Alves Antunes, e Emerenciana Barbaro, natural da Cidade de S. João d'El Rey, e Leopoldina Lauriana d'Andrade filha legitima de Beraldo Joze Chaves, e Lauriana Ismeria d'Andrade, e lhes deo as bençãos nupciais, de que para constar fis este assento.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

1-5 Ana, casada com Gabriel José de Andrade;

1-6 José Beraldo de Andrade Chaves, batizado aos 15-01-1826. Aos 16-02-1846 casou com Luiza Cândida de Arantes, filha natural de Emerenciana Laurinda de Bastos.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 15 jan 1826 cap. Turvo, JOSE, f.l. de Berardo Jose Chaves e Laureana Esmeria de Andrade, padr.: Ten. Jose Ribeiro do Valle e Anna Luisa de Lacerda por pp apres. por Flausina filha do mesmo.

 

Andrelandia, MG aos 16-02-1846 na capela do Rosario desta freguesia Jose de Andrade Chaves e Lucia Candida de Arantes. Aquele branco de idade 23 anos, f.l. Beraldo Jose Chaves e Laureana Ismeria de Almeida.  Ela branca de idade 17 anos, filha natural de Emerenciana Laurinda de Bastos. Test.: Joaquim Ribeiro do Valle e Francisco Pires de Andrade.

2- Josefa Emerenciana de Andrade, batizada aos 25-07-1797. Casou com Bento José Nogueira irmão inteiro de Antonio Teodoro Nogueira casado com Leonor de Souza Magalhães (família “Villela” Cap. 6, -3), filhos de João Francisco da Silva e Maria Custódia Nogueira (família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 1º, 2).

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-, aos 25 julho 1797 Turvo, Josefa, f.l. de Francisco Pires de Andrade e Luzia Ribeira, padr.: Antonio Vieira de Andrade e Anna Maria de Almeida. Todos desta freguesia.

Tiveram ao menos:

2-1 José, batizado em Janeiro de 1817.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 2- de janeiro 1817 cap. do Turvo, JOZE, f.l. de Bento Jose Nogueira e e Josefa Emerenciana; padr.: Francisco Pires de Andrada e Maria Custodia Nogueira.

2-2 Maria, batizada aos 01-02-1818

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos -  aos 01 fev 1818 cap. Turvo, MARIA, f.l. de Bento Jose Nogueira e Josefa Emerenciana de Jesus; padr.: Antonio Bernardino de Barros e Lucia Ignacia Ribeira.

2-3 Lauriana Cândida Nogueira, batizada aos 06-06-1819. Em Andrelândia aos 19-07-1837 casou com Bento José de Andrade (14 abaixo), filho de Francisco Pires de Andrade e Luzia Ignacia Ribeiro.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 06 junho 1819 cap. Turvo, Laureana, f.l. de Bento Jose Nogueira e J---- Em------ de Andrade; padr.: Joaquim ---- de Andrade e Laureana Esmeria, cc. Ber---do Jose Chaves.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 33  A 19 de Julho 1837 em Casa de B.to Joze Nogr.a, em Oratorio a hi erecto, p.r prov.m da Vara recebi em Matr.o solennem a Bento Joze d'Andr.e f.o leg.o do Capitão Fran.co Pires, e a Lauriana Cand.a Nogr.a f.a leg.a de B.to Jose Nogr.a, e lhes dei as bençãos nupciais em prez.ca das Test.as An.to Dom.es da Silvr.a, e Jose Theodoro Nogr.a, de q~ fis este assento.

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a Montr.o

          Laureana casou segunda vez aos 01-10-1845, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau igual, com Pacifico José Nogueira, filho de Manoel Jacinto Nogueira e Maria Rosa de Matozinhos, família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 1º.

2-4 Joaquim Teodoro Nogueira, batizado aos 25-06-1822

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 25 julho 1822 cap. Turvo, JOAQUIM, f.l. de Bento Jose Nogueira e Josepha Emerenciana de Andrade, padr.: Antonio Theodoro Nogueira e Anna Pereira de Andrade, todos desta freguesia.

          Em 1848 pediu dispensa de consangüinidade para se casar com sua prima Maria Teodora Nogueira, filha de José Teodoro de Andrade e Ana Inácia Nogueira, 13 abaixo (Processo Matrimonial neste site)

AEAM- 105482 / A:42 / P: 10549 – Andrelandia – Processo Matrimonial de Joaquim Theodoro Nogueira e Maria Theodora Nogueira

“[Os oradores] estando tratados de futuras nup/cias o não podem conseguir vali/damente pelo / duplicado impedimento de consangüinidade /com que se acham ligados: sendo a primeira / em 2º grau de linha transversal igual / por que sendo Irmãos inteiros Jose Theodoro de / Andrade, e Josefa Emmerenciana de Andrade, des-/ta procede o Orador, e daquele a Oradora. O se-/gundo em terceiro grau misto de 2º co-/mo se vai ver, são irmãos inteiros Antonio / Theodoro Nogueira, e Bento Jose Nogueira, deste /procede o Orador, daquele procede Anna Ignacia / Nogueira, e desta a Oradora (...)”

 

2-5 José, batizado aos 28-12-1823

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 28 dez 1823, cap. Turvo, JOSE, f.l. de Bento Jose Nogueira e Josepha Emerenciana de Andrade, padr.: --- Paulino Nogueira e Claudina Josuina de Andrade.

2-6 Antonio, batizado aos 08-01-1826

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 08 jan 1826 cap. Turvo, ANTONIO, f.l. de Bento Jose Nogueira e Josepha Emerenciana, padr.: Antonio Rufino d'Andrade e M.ª Senhorinha.

3- Joaquim Francisco de Andrade, casado, morador no Termo de Casa Branca – SP.

4- Mariana Senhorinha de Andrade, batizada aos 20-01-1805. Casada com Vitoriano Moreira de Brito, no Termo.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 20 jan 1805 cap. Turvo, Marianna, f.l. de Francisco Pires de Andrade e Lusia Ignacia Ribeira; padr.: João da Silva Nogueira e Delphina Candida Nogueira desta freguesia todos.

Pais de, q.d.:

4-1 Prudenciana Moreira, com 19 anos em 24-07-1845 casou com José Luiz da Cunha, com 26 anos, filho de Francisco Luiz da Cunha e Rita Maria de Jesus.

Andrelandia, MG aos 24-07-1845 em casa de Vitoriano Moreira de Brito. Jose Luiz da Cunha e Prudenciana Moreira. Ele branco de 26 anos, f.l. Francisco Luiz da Cunha e Rita Maria de Jesus. Ela branca de 19 anos, f.l. Vitoriano Moreira e Mariana Senhorinha de Andrade. Test.: Francisco Pires de Andrade e Gabriel Ribeiro Salgado

5- Ana Porcina de Andrade, solteira com 50 anos e moradora no Termo.

6- Liodora Emerenciana de Andrade, batizada aos 08-12-1807.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 08 dez 1807 cap. Turvo, Lydora, f.l. de Francisco Pires d'Andrade e Lusia Ignacia Ribeira, padr.: Manoel Jacintho da Silva e Maria Rosa de Matosinhos.

Habilitada em 1824, dispensados do 3º grau de consanguinidade, para se casar com Joaquim de Souza Barbosa, batizado aos 12-06-1805 na Capela do Turvo, filho de Luiz de Souza Barbosa e de Josefa Emerenciana, neto paterno do Licenciado Antonio de Souza Barboza natural de S. Juiliam da Silva, a termo de Valensa do Minho Arcebispado de Braga e Vitória Maria de Oliveira natural da freguesia da Borda do Campo; neto materno de Antonio  Ferreira Guimarães e Ana Thereza da Luz, por esta bisneto de Matias da Silveira de Andrade e Ângela Pires de Moraes - família Domingos Ferreira Guimarães § 3º, 2-3.

Processo de casamento de Aiuruoca na Cúria de Campanha. 1824 Joaquim de Souza Barbosa filho de Luis de Souza Barbosa e de Josefa Emerenciana, com Liodora Emerenciana de Andrade filha de Francisco Pires de Andrade e de Luzia Inácia Ribeiro. 3 grau porque Antonio Ferreira era irmão de Angela Ferreira, do 1o nasceu Josefa Emerenciana, e desta Joaquim de Souza Barbosa (o noivo) e da segunda nasceu Luzia Inácia Ribeiro e desta Liodora Emerenciana (a noiva). Em outra linha Ana Thereza era irmã de Francisco Pires, dela proveio Josefa Emerenciana e desta Joaquim de Souza Barbosa, e de Francisco Pires proveio Liodora Emerenciana de Andrade. (pesq. PD)

 

Liodora, já falecida em 1856, foi representada no inventário paterno por seus filhos:

6-1 Maria Luiza, viúva , no Termo. Maria foi batizada aos 12-08-1827.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -  batismos - aos 12 agosto 1827 Cap. Turvo, Maria, f.l. de Joaquim de Soisa Barbosa e Lidora Emerenciana de Andrade, padr.: Bento Jose Nogueira e Lusia Ignacia Ribeiro.

6-2 Ana Inácia, em Andrelandia aos 22-02-1841 casou-se com João Luiz de Souza, filho de Luiz de Souza Barbosa e Josefa Emerenciana. No Termo de Pouso Alegre- São Jose do Paraíso, Vila de Itajubá - família “Domingos Ferreira Guimarães” § 3º 2-7, neste site.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 56  A vinte dois de Fevereiro de mil oito centos e quarenta e hum em Caza de Joaquim de Souza, as tres horas da tarde, feitas as deligencias do estilo, depois de dispençados do triplice impedimento de consanguinidade, e em prezença das Testemunhas Diogo Joze Alves, e Bento Joze d'Andrade, recebi em Matrimonio os Contrahentes João Luis de Souza, filho legitimo de Luis de Souza, e Jozefa Emerenciana, falescidos, com Anna Ignacia, filha legitima de Joaquim de Souza Barboza, e Lidora Emerenciana, todos desta Freguezia; de que fis este assento para constar.

Diogo Joaq.m Alves

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

6-3 José Teodoro de Souza, solteiro com 27 anos em 1856;

6-4 Antonio S... de Souza, solteiro, 25 anos;

6-5 Francisco, 21 anos, solteiro;

6-6 Sabino, 19 anos, solteiro;

 

7- Antonio Rufino de Andrade, batizado em 14-07-1809. Testamenteiro e inventariante paterno, casado.

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - A quatorze de julho de mil oitocentos e nove nesta Matriz do Turvo, então Capella, de licença o Pe. João de Almeida Ramos, baptizou solenemente a Antonio, fl. de Francisco Pires de Andrade e de Luzia Ignácia Ribeiro, fp. Antonio Theodoro Nogueira e Leonor de Sousa Magalhães e por não ter sido feito em tempo este assento aqui, o lancei informado por pessoas fidedignas, para em todo tempo constar. Do que para constar.......

          Foi casado com Teresa Maria de Jesus e pais de, pelo menos:

7-1 Antonio, batizado em 29-10-1849

(pesq. Plinio U. M. de Carvalho) Andrelandia, MG Igreja N Sra do Porto da Salvação - A 29.10.1849, nesta Matriz do Turvo, baptizei solenemente a Antonio, fl. de Antonio Rufino de Andrade e Thereza Maria de Jesús, fp. Francisco Pires de Andrade e Marianna Felisbina, mulher de Ignácio de Seixas e nascido de 25 dias. Do que para constar.......

 

8- Delfina Cândida de Andrade (ou deJesus) aos 22-05-1831 casou-se com Bernardino José Ferreira de Sene, filho de Vicente Ferreira da Costa e Maria Cândida da Silva, neto paterno de Vicente Coelho da Costa e de Ana Luzia Ferreira, por esta bisneto de Domingos Ferreira Guimarães e Rita Correa de Souza - família “Domingos Ferreira Guimarães” § 8º, 1-1.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 6 A vinte dois de Maio de Mil oito centos e trinta e hum, nesta Capella do Turvo da Aiuruoca pela húa hora da tarde em virtude da competente licença assisti ao Matrimonio de Bernardino Jose Ferreira de Sene, filho legitimo de Vicente Ferreira da Costa, e Maria Candida da Silva, nascido, e baptisado na Freg.a da V.a de S. João, e Delfina Candida de Jesus, filha legitima do Cap.m Fran.co Pires de Andrade, desta Freg.a, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fis este assento que assignei.

P.e Arantes

Joze Luis Correa de lacerda

Beraldo Joze Chaves

 

          Em Andrelandia aos 04-05-1842 Delfina contraiu novas núpcias com Antonio Luiz de Souza, filho de Luiz de Souza Barbosa e Josefa Emerenciana. Em 1856 moravam no Termo de Aiuruoca - família Domingos Ferreira Guimarães § 3º, 2-8.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 63: A quatro de Maio de mil oito centos e quarenta e dois por provizão do Senhor Vigario da Vara Interino, em Cazas de Francisco Pires d’Andrade, e Oratorio a hi erecto, feitas as deligencias do estilo, em prezença das Testemunhas Bento Joze d’Andrade, e Justino de Souza Barboza, e dispençados dos impedimentos de consanguinidade em terceiro gráo simples, e em terceiro mixto de segundo porque a May da Oradora hera Sobrinha do Pay da Oradora recebi em Matrimonio os Contrahentes Antonio Luis de Souza, filho legitimo de Luis de Souza, e Jozefa Emerenciana, falescidos, com Delfina Candida, Viuva de Bernardino Joze Ferreira, de que fis este assento.

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

9- Sabina Placidina de Andrade, batizada aos 21-02-1813. Solteira com 36 anos, no Termo;

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 21 fev 1813 cap. Turvo, Sabina, f.l. de Francisco Pires de Andrade e Luzia Ignacia Ribeiro, padr.: Francisco de Paula Nogueira e Maria Ignacia.

 

10- Maria Justina de Andrade, já falecida em 1856, foi casada com o Guarda Mor José Luiz Correa de Lacerda (família “Antonio Correa de Lacerda de Faria” 5) e representada pelos filhos:

10-1 Eduardo, solteiro, com 25 anos, demente;

10-2 Ana, demente, com 23 anos;

 

11- Ludovina Jesuína de Andrade, viúva de José Pereira Ramos, moradora no Termo;

 

12 Beralda (Bernarda?) Zeferina, casada em Andrelândia aos 07-05-1032 com Venâncio de Souza Ferreira, filho de Luiz de Souza Barbosa e Josefa Emerenciana Ferreira - família “Domingos Ferreira Gonçalves” § 3º, 2-6.

Processo em Aiuruoca habilitou-se para casar com Venâncio de Souza Ferreira, filho de Luiz de Souza Barbosa e Josefa Emerenciana.

Que Francisco Pires é irmão de Anna Thereza, desta proveio Josefa Emerenciana e desta o orador e daquele Pires proveio a oradora. Que Ângela Ferreira é irmã de Antonio Ferreira, deste proveio Josefa Emerenciana e desta o orador e d´aquela Ângela proveio Luzia Ribeiro e desta a oradora.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 10  A sete de Maio de mil oito centos e trinta e dois pelo meio dia nesta Capella do Turvo da Aiuruoca em virtude da licença Parochial a vista das testemunhas abaixo assignadas, e outras assisti ao Matrimonio, q~ por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão, depois de dispensados dos impedimentos de consanguinidade, com que se achavão ligados, Venancio de Sousa Ferreira, filho legitimo de Luis de Sousa Barbosa, e Josefa Emerenciana Ferreira, e Berarda Zeferina, filha legitima do Cap.m Francisco Pires de Andrade, e Luzia Ignacia Ribr.o, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e para constar fis este assento que assignei.

P.e Arantes

Antonio Rufino de Andrade

Francisco Antonio de Souza

 

13- José Teodoro de Andrade foi casado com Ana Teodora (ou Inácia) Nogueira, filha de Antonio Teodoro Nogueira e Leonor de Souza Magalhães, família “Villela” Cap. 6º. José, já falecido em 1856, foi representado no inventário paterno pelos quatro filhos de seu casal:

13-1 Maria Teodora Nogueira, casada com seu primo Joaquim Teodoro Nogueira 2-4 supra, morador no Termo de Barbacena.

13-2 Joaquim Teodoro de Andrade, casado e morador no Termo de Cristina-MG.

13-3 José Teodoro de Andrade, solteiro, com 24 anos.

13-4 Francisco Teodoro, solteiro, 22 anos, morador na Fachina, Província do Paraná.

 

14- Bento José de Andrade, batizado aos 12-10-1817. Casou com sua sobrinha Lauriana Cândida Nogueira 2-3 supra, dispensados do impedimento de consanguinidade de 2º misto ao 1º (processo matrimonial neste site). Bento não comparece nem é representado no inventário paterno.

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- 28 aos 12 out 1817 cap. Turvo, BENTO, f.l. do (alf. ?) Francisco Pires de Andrade e Luiza (sic) Ribeiro; padr.: ------- de Medeiros e Delphina filha de D. Maria Custodia.