PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 3º TEREZA MARIA DUARTE

As Três Ilhoas, vol 1º, 473, 3-11, com 13 filhos.

(atualizado em 13-fevereiro-2013)

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Batizada aos 22-11-1745 na Capela do Cajuru, onde casou aos 25-01-1764 com Gonçalo Correa Neto, natural de São Miguel da Palmeira, Bispado do Porto, filho de Manoel Correa Martins e Izabel Fernandes da Conceição.

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, na Capela do Cajuru aos 25-01-1764 Gonçallo Correa Netto, n/b na freg. de S. Miguel da Palmeira do lugar de Leça de Matosinhos Comarca da Maya Arcebispado do Porto, f. de Manoel Correa e s/m Izabel Fernandes da Conceição; = cc. Teresa Maria Duarte, n/b Capela de S. Miguel do Cajuru filial desta, filha de Caetano de Carvalho Duarte e s/m Catherina de S. Jose

 

Tereza faleceu aos 11-09-1791 e teve seu inventário  aberto aos 07-11-1791 no Engenho da Paciência na Aplicação de Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno onde era moradora. Alem da Fazenda Paciência, possuía um sitio na paragem da Lagoa Verde com casa coberta de telhas e terras minerais, também junto ao Rio das Mortes Pequeno. Gonçalo faleceu com testamento rm 18-03-1809 (inventários neste site).

 

Pelo seu inventário, Tereza deixou os onze seguintes filhos (por ordem cronológica):

§ 1º - Gonçalo Correa de Carvalho, padre

§ 2º - Isidoro Correa de Carvalho, padre

§ 3º - Isabel Antonia da Conceição

§ 4º - Maria Pocidônia Duarte

§ 5º - José Correa Neto

§ 6º - Teresa Maria Duarte

§ 7º - Francisco Correa Neto

§ 8º - Silvestre Correa de Carvalho

§ 9º - João Correa de Carvalho, guarda mor

§ 10º - Ana Maria de Jesus

§ 11º - Mariana Antonia de Jesus

 

 

§ 2º Isidoro Correa de Carvalho, padre

As Três Ilhoas, vol 1º, 473, 4-2

 

Batizado em 04-03-1770 na capela de Santo Antonio do Rio das Mortes. Recebeu por patrimônio o Sitio das Goiabeiras e dois escravos. Faleceu com testamento datado de 18-08-1839, aberto aos 24-04-1840 (neste site). Nele declarou sua filiação e naturalidade, deixou legados para diversos sobrinhos e afilhados e instituiu por herdeiras suas irmãs Ana Maria de Jesus e Mariana Antonia de Jesus que viviam em sua companhia no estado de solteiras.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas - aos 04-03-1770 na capela de Santo Antonio do Rio das Mortes bat a Izidoro, f.l. Gonçalo Correa Neto, n/b na freg. de S;. Miguel da Palmeira do Lugar de Leça de Matozinhos comarca da Maia Bispado do Porto e Teresa Maria Duarte, n/b na freg. N Sra do Pilar da vila de S., João del Rei, foram padrinhos o Revdo Padre Manoel da Costa Faro e Catarina de S. Jose. Np Manoel Correa Martins e s/m a dita Izabel Fernandes da Conceição, e pela materna do dito Caetano Carvalho Duarte e s/m Catarina de S. Jose

 

§ 5º Jose Correa Neto

As Três Ilhoas, vol 1º, 475, 4-5.

 

Nascido por 1776, casou com Maria Madalena de Arantes, batizada em Serranos aos 24-12-1780 e falecida com testamento (neste site) aberto aos 11-12-1835 , filha de Antonio de Arantes Marques e Ana da Cunha de Carvalho. Sem geração. (família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 2º, neste site).

 

 

§ 6º Teresa Maria Duarte

As Três Ilhoas, vol 1º, 476, 4-9

 

 

Thereza nasceu em Barbacena por volta de 1778. Aos 14-01-1805 casou com o Capitão Antonio Pereira da Cunha, filho de Francisco Pereira da Cunha, natural de Canedo da Horta, Arcebispado de Braga (filho de Francisco Pereira da Mota e de Maria da Cunha) e Ana Maria de Jesus, natural de Barbacena (filha de Francisco Ferreira Armond e Ângela Maria Camelo). Ana Maria de Jesus foi primeiro casada com Pedro de Paiva Coimbra (inventários de ambos neste site).

Casamentos - SJDRei - Capela Santo Antonio do Rio das Mortes Pequeno, aos 14-01-1805 , Cap. Antonio Pereira da Cunha, f.l. Francisco Pereira da Cunha e D. Anna Maria de Jesus, n/b freg. de Barbacena; = cc. Thereza Maria de Jesus, f.l. de Gonsalo Correa Netto e Thereza Maria Duarte, n/b nesta freguesia.

 

Antes de seu primeiro casamento, Antonio teve a filha natural Joaquina Beralda de Santana, casada com Manoel Jose Dutra e mãe natural de Antonio José Dutra, que viria a se casar com Maria Teresa, filha de Antonio.

O Capitão Antonio era irmão inteiro de Mariana Luiza de Jesus, mulher de Antonio de Carvalho Duarte, Cap 1º desta família.

Teresa Maria Duarte e seu marido foram moradores no Termo da Vila de Barbacena, onde Tereza faleceu em Janeiro de 1812 (inventário neste site). Antonio faleceu aos 10-07-1815, estando casado em segundas com Joanna Baptista Noronha Negreiros, sem geração.

Antonio e Teresa tiveram três filhas, tuteladas pelo tio paterno Lourenço Pereira da Cunha e que em 1812 tinham as seguintes idades:

1- Maria Felisbina, 7 anos. Na capela de Nossa Senhora do Rosário do Curral, aos 06-09-1824 casou com Jose Rodrigues da Costa, batizado aos 03-07-1804, filho legítimo de Leonardo Furtado da Costa, falecido em 11-12-1834 e de Maria Simplicia dos Reis.

          Leonardo Furtado da Costa teve seu inventário aberto aos 04-02-1835 na Fazenda Engenho do Paraibuna, Freguesia do Chapéu de Uvas, Termo da Vila de Barbacena deixando nove filhos vivos e um já falecido (inventário com subsidios neste site):

- Manoel Rodrigues da Costa, casado

- Maria, casada com José Garcia Pereira

- Venância, casada com Fortunato Mendes Ferreira

- José Rodrigues, casado

- Leonardo Furtado, falecido, casado que foi com Anna Joaquina, 3 abaixo

- Ana, casada com Antonio Mendes Ferreira

- Vitória, casada com José Pereira dos Santos

- Francisco, casado

- Carlota, casada com Francisco Antunes de Siqueira

- Joaquim, solteiro, 16 anos mais ou menos

 

2- Mariana Teresa, 5 anos. Na Capela do Curral Novo, aos 11-11-1822 casou com Antonio Jose Dutra, filho natural de Joaquina Beralda de Santa Anna, dispensados dos impedimentos de consanguinidade de segundo grau misto de primeiro, e em segundo mixto de terceiro na linha transversal.

Casamentos Barbacena - Curral Novo aos onze dias do mes de Novembro de 1821 Antonio Jose Dutra, filho natural de Joaquina Berarda de Sta. Ana, desta freguesia; = Mariana Thereza, filha dos falecidos Antonio Pereira e Thereza Maria Duarte, da mesma freguesia. Dispensados do impedimento de consanguinidade de seg.do grau mixto do primeiro e em seg.do mixto de terceiro na linha transversal.

3- Ana Joaquina do Nascimento, 2 anos. Na capela de Nossa Senhora do Rosário do Curral, aos 06-09-1824 casou com Leonardo Furtado da Costa, batizado aos 31-01-1806, irmão inteiro de José Rodrigues da Costa supra citado. Leonardo faleceu antes de 1835 quando foi representado no inventário de seu pao pelas filhas:

3-1 Marianna, 7 anos

3-2 Maria, 6 anos

 

 

§ 10º Ana Maria de Jesus

As Três Ilhoas, vol 1º, 476, 4-10, s.m.n.

 

Batizada em 09-06-1783, Foi legatária do Padre Gonçalo e herdeira do Padre Isidoro em companhia do qual vivia “em estado de solteira com grande honestidade.”

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas - aos 09-06-1783 na capela de Santo Antonio do Rio das Mortes bat a Ana, f.l. Gonçalo Correa Neto e Teresa Maria Duarte, foram padrinhos Alf. Antonio Gonçalves Penha e s/m Florencia Maria de Jesus , todos desta freguesia.

Em seu testamento datado de 18-01-1849, instituiu por herdeiros aos filhos legítimos de João Tavares de Macedo e sua mulher Ana Flauzina dos Santos sua sobrinha, conforme declaração de Mariana Antonia de Jesus em seu testamento. (inventário de Ana Maria de Jesus, neste site). Ana Flausina falecera aos 26-06-1847, porem teve seu inventário aberto somente em 1855 (neste site). Com seu marido vivia e morava na Fazenda Paciência, da qual era co-proprietária, deixou oito filhos que em 1855 tinham as seguintes idades:

I- Ananias Tavares de Carvalho, vinte e dois anos. Casou depois com Guilhermina de Carvalho, filha de Jerônimo José de Carvalho casado com Maria Carlota do Nascimento, § 1º neste capítulo.

II- João Tavares de Carvalho, vinte anos.

III- Mestalina Flauzina dos Santos, casada com Jerônimo de Oliveira Batista. Afilhada e legatária de Francisco Correa Neto § 7º neste capítulo.

IV- Francisco Tavares de Carvalho, dezoito anos. Casou aos 18-07-1857 com Ana Custódia de Carvalho, filha de José Justino da Silva Rios e Máxima Delguita de São Bernardo, família "Lobo da Silva Rios" 1-4-2, neste site.

V- Gonçalo Tavares de Carvalho, dezesseis anos. Afilhado e legatário de Francisco Correa Neto § 7º neste capítulo.

VI- Eleutério Tavares de Carvalho, quinze anos.

VII- José Tavares de Carvalho, nove anos

VIII- Antonio Tavares de Carvalho, sete anos, conforme está no inventário materno

 

 

§ 11º Mariana Antonia de Jesus

As Três Ilhoas, vol 1º, 476, 4-12

 

Batizada aos 30-03-1785, em 1841 era solteira e vivia em companhia do irmão o Padre Isidoro de quem herdou juntamente com sua irmã Ana Maria acima.

Testamento aberto aos 29-09-1865 (neste site), nomeou herdeiro a “João Tavares de Carvalho pelos bons serviços que me tem prestado e ser meu afilhado, filho de minha sobrinha Dona Ana Flausina dos Santos, já falecida”.