PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 1º Gonçalo Correa de Carvalho, padre

As Três Ilhoas, vol 1º, 473, 4-1 sem a geração.

 

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

Natural e batizado na Freguesia da Vila de São João del Rei por 1766, ao ordenar-se recebeu a Fazenda da Lagoa Verde e mais dois escravos, filhos da escrava Antonia.

Faleceu com testamento escrito aos 07-04-1836 na Fazenda Paciência, aberto aos 16 de Maio do mesmo ano, nomeando por testamenteiros seu irmão o Padre Isidoro Correa de Carvalho, em segundo lugar a Jerônimo Correa de Carvalho e em terceiro seu irmão o Guarda Mor João Correa de Carvalho (neste site).

Pediu para ser sepultado no cemitério da Ordem Terceira de São Francisco da Vila de São João del Rei, da qual era irmão.

Deixou legados pios e o resto da terça às irmãs Ana Maria e Antonia de Jesus, e 40$000 à Silvéria exposta em sua casa.

Em seu testamento reconheceu como seu filho a Jerônimo José de Carvalho, seu segundo testamenteiro.

 

1- Jerônimo José de Carvalho, nascido por 1804. Em 1826, aos 22 anos, deu entrada com pedido de dispensa de consaguinidade para se casar com sua prima irmã Maria Carlota do Nascimento, filha de Silvestre Correa de Carvalho e Joana Carlota do Nascimento, do § 8º, alegando que:

“...o orador, por que  fosse baptizado por exposto he con/tudo tido, e conhecido por filho natural de hum irmão de Silvestre/ Correa de Carvalho Pai da Oradora, e que por isso são Primos e / impedidos em 2º grao de consangüinidade collateral igual.

... elles Oradores vivem mutuamente afeiçoados, morão / muito vezinhos [sic], tem grande familiaridade entre si e já há mais de hum anno tem patuado o casarem – se, e estas acoens [sic] estão notóriamente publicas a não se efectuar ficará a Oradora infamada inupta e exposta aos perigos do seu sexo.

 

Ouvidos os testemunhos de vizinhos, confirmou-se que embora batizado como exposto, Jerônimo José era mesmo filho de um irmão de Silvestre Correa de Carvalho. Em nenhum momento foi citado o nome do tal irmão, porem “atentas as circunstâncias” o casal obteve a dispensa aos 10-02-1827. (Processo Matrimonial neste site).

 

Foram moradores em Conceição da Barra (Cassiterita) onde possuíam a Fazenda da Barra e a Fazenda da Lagoa (ou do Patrimônio, como em geral se designavam as fazendas recebidas por patrimônio sacerdotal), alem de parte da Fazenda Botica, e a Fazenda Boa Vista, todas na Freguesia de Nossa Senhora da Conceição da Barra.

Jerônimo José faleceu aos 07-04-1882, teve seu inventário aberto aos 09-09-1882. Maria Carlota, nascida por 1810, faleceu aos 26-04-1889 no Arraial da Barra. (inventários neste site).

Tiveram os 11 filhos seguintes:

1-1 Carlota Leopoldina de Carvalho (ou Maria do Nascimento), em 1843 habilitou-se para casar com seu parente Joaquim Gonçalves de Aguiar, dispensados do impedimento “em/ 2º grau misto de 3º de linha transversal, por ser a Mãi [sic] / do orador era [sic] Irmã inteira da Avó da Oradora “ (processo matrimonial, neste site).

          Joaquim faleceu em 10-06-1875 (inventário neste site), e foi filho do Capitão José Gonçalves de Aguiar falecido aos 29-06-1839 (inventário neste site) e de Ana Maria da Conceição, esta filha do Capitão Francisco Fernandes Medela e Maria Dorotea da Costa (inventários deste casal, neste site, com subsídios).

          Carlota já era falecida em 1889 e foi representada por seus filhos no inventário de Maria Carlota:

1-1-1 Honório Carvalho de Aguiar, nascido por 1843

1-1-2 Theophilo Gonçalves de Aguiar, por 1844

1-2-3 Sabina Camilla de Aguiar, casada com Belisário José de Carvalho

1-2-4 Perciliana Ambrosina de Aguiar, nascida por 1849. Em 1889 estava casada com Francisco Praxedes de Carvalho

1-2-5 Jesuína Amélia de Aguiar, casada com Antonio Francisco de Ávila (ou de Carvalho)

1-2-6 Joaquim Gonçalves de Aguiar, nascido por 1851, em 1885 habilitou-se para casar com sua prima Carlota Leopoldina do Nascimento 1-6-1 abaixo (processo matrimonial neste site), dispensados do impedimento de consanguinidade “em 2o grão duplicado, por ser a mãe do Orador Car/lota Leopoldina de Carvalho irmã germana da/ mãe da Oradora, Marianna Leopoldina de Carvalho / em 3o grão attingente ao 2o duplicado, por ser o pae / da Oradora Joaquim Camilo de Carvalho, irmão / germano da Avó materna do orador, Maria/ Carlota do Nascimento; em 4o grão duplicado, / por ser a Avó Materna do Orador, Maria Carlota / do Nascimento prima de seo marido Jerônimo / José de Carvalho, que é avô materno da Oradora;/ prima porque ella e elle são filhos de dous irmãos/ germanos

 

         Joaquim em 1889 estava casado com Tereza Camilla de Carvalho

1-2-7 Maria Basilia de Aguiar, nascida por 1859, casou com seu tio Bernardino José de Carvalho

1-2-8 Ana Petronilha de Aguiar, nascida por 1863

 

1-2 Maria Joana de Carvalho, natural e Batizada em Conceição da Barra, casada com José Gonçalves de Aguiar, irmão inteiro de Joaquim Gonçalves de Aguiar supra, viúvo de Tereza Jesuína do Nascimento (ou Tereza Maria de Jesus), § 8º-7, deste capítulo.

          Em 1850 pediram dispensa para se casar, por serem parentes em 3º grau misto de segundo de consaguinidade, e em 2º misto de 1º por afinidade.

De Francisco Fernandes Medella / procede de Dona Anna mai do Orador.(...)

Do mesmo Francisco Fernandes Me -/ della procede Dona Joanna e desta pro / cede Dona Maria Carlota  mai da / Oradora, pelo que se axão ligados com refe/rido empedimento de consangüinidade / 3º grau misto de 2º, e o de affinidade / licita em 2º grau mixto de 1º por ter si/do casado o Orador com a irmã da mai / da Oradora.

 

          Conseguiram a dispensa (processo neste site) mesmo no “cazo / de ter havido entre elles comercio carnal” talvez por existirem “causas urgentes para não / deixarem de fazer”, conforme declararam.

 

1-3 Luiz José de Carvalho.

 

1-4 Silvestre José de Carvalho, casado com Carolina Faria de Carvalho, moradores no Distrito de Vargem Grande, Termo de Juiz de Fora.

 

1-5 José Teodoro de Carvalho

 

1-6 Mariana Umbelina (ou Leopoldina) de Carvalho, casada com Joaquim Camilo de Carvalho, moradores no arraial de Santo Antonio do Aventureiro, comarca de Mar de Espanha. Pais de, pelo menos:

1-6-1 Carlota Leopoldina do Nascimento, habitada para casar com seu primo Joaquim Gonçalves de Aguiar 1-2-6 supra.

 

1-7 Guilhermina Reduzina (?) de Carvalho, casada com Ananias Tavares de Carvalho, herdeiro de Ana Maria de Jesus § 10º, filho de João Tavares de Macedo e Ana Flausina dos Santos.

 

1-8 Bernardino José de Carvalho, casado com sua sobrinha Maria Basilia de Aguiar, morador em Conceição da Barra onde faleceu aos 10-12-1907 em sua Fazenda da Lagoa, aos 58 anos de idade de febre tifóide. Foi sepultado no mesmo dia no cemitério público de Conceição da Barra. Teve, segundo seu inventário (neste site)

1-8-1 Maria Carlota de Carvalho, casada com Brás Antonio Tinamoré

1-8-2 Izabel Carolina de Carvalho, nascida por 1883, solteira em 1908

1-8-3 Matilde, nascida por 1887

1-3-4 Quintino José de Carvalho, com 15 anos em 1908

1-3-5 Abílio José de Carvalho, 13 anos

1-3-6 João Bernardino de Carvalho, 11 anos

 

1-9 Virginia Carolina de Carvalho, casada com João Antonio de Faria, moradores em Vargem Grande, Termo de Juiz de Fora.

 

1-10 Domitildes Leopoldina de Carvalho, casada com Pedro Saldanha de Aguiar, moradores em Conceição da Barra.

 

1-11 Gonçalo José de Carvalho, seria o “Gonçalo, filho de meu sobrinho Jerônimo” legatário no testamento de Ana Maria de Jesus, irmã do Padre Gonçalo Correa de Carvalho.