PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 8º Silvestre Correa de Carvalho

As Três Ilhoas, vol 1º, 475, 4-6

(atualizado em 13-fevereiro-2013)

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

Batizado aos 07-01-1780 e falecido aos 02-02-1860. Aos 10-12-1802 em Conceição da Barra casou com Joana Carlota do Nascimento (irmã inteira de Francisca Dorotea do § 7º deste, filhas do Capitão Francisco Fernandes Medela falecido aos 25-12-1814, família Sargento Mor Alexandre Pereira de Araújo, neste site) que junto com ele assinou no inventário de Tereza Maria de Duarte.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas. - Aos 07-01-1780 na capela de Santo Antonio do Rio das Mortes bat a Silvestre, f.l. Gonçalo Correa Neto e Teresa Maria Duarte, foram padrinhos Antonio Correa de Noronha, e Ana filha de Caetano Carvalho Duarte, todos desta freguesia.

 

Igreja matriz de N. Sra do Pilar, casamentos - Aos10-12-1802 na Capela de N. Sra da Conceição da Barra - Sivestre Correa de Carvalho, filho de  de Gonçalo Correa e Tereza Maria Duarte, com Joana Carlota do Nascimento, batizada nesta, filha do Cap. Francisco Fernandes Medella e Maria Dorotea da Costa

 

Foram proprietários da Fazenda da Lagoa Verde ou Barro na Freguesia de N. Sra. da Conceição da Barra, onde Joana abriu o inventário de seu marido aos 11-08-1860. Joana faleceu aos 19-7-1869 e teve seu inventário aberto em fevereiro de 1871 (ambos neste site). Alem da Fazenda Lagoa Verde possuíam terras na Fazenda do Bananal, Freguesia de Santa Ana de Bambohi, Termo da Vila Nova de Formiga, parte da casa no Largo de São Francisco em São João del Rei e uma casa no Arraial de Conceição da Barra.

Silvestre e Joana tiveram:

1- Silvestre Correa de Carvalho, com 53 anos em 1860, casado com Ana de Tal.

 

2- Maria Carlota do Nascimento, casada com Jerônimo José de Carvalho, filho do Padre Gonçalo Correa de Carvalho, geração no § 1, deste.

 

3- Ana Carlota de Jesus, legatária do Padre Isidoro, casada com Francisco Antonio de Ávila. Tiveram, pelo menos:

3-1 Jerônimo, afilhado e legatário de Francisca Dorotéa da Costa.

 

4- José Venâncio de Carvalho, falecido antes de sua mãe, casado que foi com Dona Águida Jesuína do Nascimento, filha de José Gonçalves de Aguiar e  Ana Maria da Conceição, irmã de José Gonçalves de Aguiar, nº 7 abaixo. Deixou nove filhos (situação em 1871)

4-1 José Venâncio de Carvalho, solteiro com 31 anos em 1871, morador no Distrito da Onça.

4-2 João Lecendo (?) de Carvalho, 25 anos, solteiro

4-3 Bibiano José de Carvalho, casado

4-4 Julia, 20 anos, solteira, afilhada e legatária de Francisca Dorothea, § 7º acima

4-5 Silvestre, 18 anos

4-6 Francisco, 16 anos

4-7 Marciano, 15 anos

4-8 Maria, 10 anos.

4-9 Pedro, 9 anos

 

5- Joaquim Camillo de Carvalho, casado com sua sobrinha Mariana Umbelina de Carvalho, filha de 2- supra. Foram moradores em Santo Antonio do Aventureiro, Distrito de Mar de Espanha. Geração no § 1º, 1-6 deste capítulo.

 

6- João Evangelista de Carvalho, casado com Francisca Bernardina de Carvalho, morador na Fazenda São Luiz, Distrito de Espírito Santo, Termo de Mar de Espanha.

Comparar com Francisca Bernadina, casada com João Evangelista de Carvalho, filha de Francisco José da Cruz e Francisca Maria de Jesus, por esta neta de  Joaquim Bueno da Fonseca, citada na Família “Manoel de Jesus Pereira”.

 

7- Tereza Maria de Jesus, ou Tereza Jesuína do Nascimento, casou depois de 1841 com José Gonçalves de Aguiar, nascido por 1815, filho do Capitão José Gonçalves de Aguiar e de Ana Maria da Conceição, esta irmã de Joana Carlota e Francisca Doroteia supra, neto paterno de Bonifácio Gonçalves de Aguiar e Águida Ribeiro da Silva (inventários de Bonifácio e Águida neste site). Bonifácio foi filho de Antonio Martins Saldanha e Luzia da Cruz (família “Antonio Martins Saldanha”). Águida era natural e batizada na Capela de São Gonçalo do Brumado, filha de Francisco Ribeiro e Antonia da Silva de Jesus (inventario de Francisco neste site), neta paterna de Domingos Ribeiro e de Isabel Álvares Ribeira

O Capitão José Gonçalves de Aguiar (o velho) faleceu no estado de demente, sem testamento aos 29-6-1839 e foi inventariado em 1841 (inventário neste site). Foi proprietário de metade da Fazenda Caxambu, Aplicação de São Gonçalo do Brumado. Foram seus filhos:

- Francisco Gonçalves de Aguiar, casado

- Maria Carlota, casada com Domiciano José Vilas Boas, morador no Macaia.

- José Gonçalves de Aguiar, ainda solteiro, 26 anos.

- Joaquim Gonçalves de Aguiar, solteiro, 22 anos, depois casado com Carlota Leopoldina de Carvalho, filha de Jerônimo Jose de Carvalho e Maria Carlota, neta do Padre Gonçalo Correa de Carvalho, § 9º, neste Capítulo.

- Ana Maria da Conceição, solteira, 19 anos.

- Águida Jesuína do Nascimento, já casada com José Venâncio de Carvalho, nº 4 acima

- Bonifácio Gonçalves de Aguiar, solteiro, 14 anos

 

Em 1850, viúvo de Tereza, José Gonçalves de Aguiar casou em segundas com Maria Joana do Nascimento, sobrinha de Tereza, filha de Jeronimo José de Carvalho e Maria Carlota do Nascimento, Cap 1º, 1-2 nesta família.

 

José e Tereza tiveram:

7-1 José Gonçalves de Aguiar Junior, nascido por 1848

 

8- Pedro de Alcântara Carvalho, inventariante de sua mãe, em 1871 tinha 33 anos e era solteiro, morador no termo de São João del Rei.