PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 3º Isabel Antonia da Conceição

As Três Ilhoas, vol 1º, 474, 4-3

(atualizado em 13-fevereiro-2013)

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

Batizada em 27-06-1768, Casou aos 28-07-1794 na Ermida de São Gonçalo com o Guarda Mor Manoel Afonso Leite, natural da freguesia de Santo Estevão da Vila de Almada, Arebispado de Braga, filho de Antonio André e Maria Tereza.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas Aos 27-06-1768 na capela de Santo Antonio do Rio das Mortes bat a Izabel, f.l. Gonçalo Correa Neto e Teresa Maria Duarte, foram padrinhos Caetano de Carvalho Duarte e o Padre Antonio de Pinho Monteiro por pp q apresentou de Izabel Fernandes da Conceião assistenteno lugar de L-ça de Matozinhos comarca da Maia Bispado do Porto. Np Manoel Correa Martins e s/m a dita Izabel Fernandes da Conceição, e pela materna do dito Caetano Carvalho Duarte e s/m Catarina de S. Jose. Os pais da dita batizada aplicados da dita capela.

 

Igreja matriz de N. Sra do Pilar, casamentos: Ermida de São Gonçalo da Paciência aos 28-07-1794 por provisão do Rvmo Vigário da vara o Capelão Manol José Correa administrou o sacramento de matrimonio de Manoel Aº Leite filho de Antº André e Maria Tereza Leite, natural da freguesia de Santo Estevam de S. Salvador do Villar das Almas, Arcebispado de Braga, com Izabel Antonia da Conceiçam, filha de Gonçalo Correa Neto e e D. Thereza Maria Duarte, neta pela paterna de Manoel Correa Martins e Izabel Rodrigues da Conceição e pela materna de Caetano Carvalho Duarte e Catharina de S. José, n/b nesta

 

Foram proprietários da Fazenda Jaguara na Freguesia das Lavras do Funil do Termo da Vila de São João del Rei. A Fazenda Jaguara pertenceu originariamente a três irmãos, tios de Manoel Afonso:

- Padre Manoel Affonso

- Domingos Affonso

- Simão Affonso

             Por falecimento do Padre Manoel Affonso, sua parte foi dividida entre três sobrinhos seus por disposição testamentária: Manoel Affonso Leite, João Manoel da Cunha e seu irmão Manoel Affonso da Cunha Pereira, natural da referida Freguesia de Santo Estevão, filho de José Gonçalves e Maria da Cunha. João Manoel faleceu sem sucessão e legou seu quinhão ao irmão, que também herdou a parte do tio Simão.

             Manoel Affonso da Cunha Pereira faleceu aos 29-07-1793, com testamento onde deixou legados para outros seus irmãos, Maria Thereza da Cunha e Bernardo da Cunha, moradores na Freguesia de Santo Estevão-PT. Sem herdeiros, resultou que Manoel Affonso Leite absorveu a totalidade da fazenda Jaguara.

RM: Paróquias de São João Del Rei, óbitos

Aos 29-07-1793 faleceo Manoel Affonso da Cunha Pereira morador no Engenho de Jaguará Freguesia das Lavras. Sepultado na Capella da Ordem Terceira do Carmo

Testamento – Em nome de Deos Trino e Uno (...) Eu, Manoel Affonso da Cunha Pereira natural da Freguesia de Santo Estevão de (Villar?) Comarca e Villa de Barcellos Arcebispado de Braga filho de José Gonçalves e Maria da Cunha. Não tenho herdeiros descendentes ou ascendentes. Sou sócio na fazenda Jaguara com meu primo Manoel Affonso Leite que nos deixou nosso thio Padre Manoel Affonso da sociedade que tinha com seus irmãos Domº Affonso e Simão Affonso (em testamento mandou dividir a parte dele em três partes, uma para mim, uma para meu Primo Manoel Affonso Leite e uma para meu irmão João Manoel da Cunha, já falecido, que me deixou por universal herdeiro).Fui universal herdeiro e testamenteiro de meu tio Simão. Testamenteiros: Meu primo Manoel Affonso Leite, Gonlo Correa filho de Gonçalo Correa Netto, Francisco de Carvalho Duarte. Deixo para minha irmam Maria Thereza da Cunha (...) para meu irmão Bernardo da Cunha, moradores em Santo Estevão do Villar.

 

Manoel Afonso Leite faleceu aos 16-01-1810 com testamento aberto na Fazenda Jaguara e Izabel faleceu aos 08-05-1840, inventariada em 1844 em São João Del Rei (inventários neste site).

Tiveram os filhos:

 

1- Manoel Afonso Leite, nascido por 1795 e falecido aos 26-10-1863 (inventários do casal neste site). Casou na Capela de Nossa Senhora da Conceição do Porto, Freguesia de Carrancas, aos 17-06-1819 com Maria Claudina da Costa, filha única de Manoel da Costa Silva e sua mulher Dona Theresa Maria de Mendonça.

Freguesia de Carrancas, lv1, fls 18, inserto no inventário de Manoel da Costa Silva, neste site.

Aos dezessete de Junho de mil oitocentos e dezenove na Capela de Nossa Senhora do Porto filial desta Matriz de carrancas pelas onze horas da manhã o Padre Isidoro Correa de Carvalho .... administrou o Sacramento do Matrimônio aos contraentes: Manoel Afonso Leite filho legitimo do Guarda Mor Manoel Afonso leite e Izabel Antonia da Conceição – e Maria Claudina da Costa filha legitima de Manoel da Costa Silva e Thereza Maria de Jesus, ambos os contraentes batizados nesta Freguesia de Carrancas... Testemunhas: Silvestre Correa de Carvalho e Bernardo José Afonso.

Manoel da Costa Silva, falecido em fevereiro de 1815, foi filho de João da Costa Guimarães inventariado em 1811 (neste site) e Izabel Pedrosa, esta casada em primeiras núpcias com José Rodrigues Goulart. Em as Três Ilhoas vol. 2º, fls. 31, 4-7, consta que a mãe de Manoel é Jacinta Maria de Jesus e esse engano foi repetido em outras publicações. Jacinta foi na verdade cunhada de Manoel, conforme os inventários disponíveis neste site. .(Ensaio “Isabel Pedrosa e seus dois Maridos).

 

Manoel Afonso Leite e sua mulher foram proprietários da Fazenda Ribeirão de São João em Carrancas, havida por herança do pai de Claudina e de seu avô paterno João da Costa Guimarães.

Manoel e Maria Claudina tiveram:

1-1 Teresa Maria de Jesus, nascida por 1823, aos 12-11-1843 casou com Elias Paulino de Andrade, falecido aos 10-08-1879 com testamento (neste site), filho de Manoel Ignacio Xavier de Andrade e de Maria Pocidônia de Andrade § 4 - 6 neste capítulo. Sem geração.

1-2 José Leite da Costa, casou com Maria Isabel de Andrade e teve, pelo menos:

1-2-1 Mariana, legatária de Elias Paulino de Andrade.

1-3 Mariana Claudina Cândida Guimarães, nascida por 1830. Em 1846 casou com Manoel Martins Guimarães, pais de, pelo menos:

1-3-1 Ana, legatária de Elias Paulino de Andrade.

1-3-2 Francisco da Costa Guimarães, procurador do pai em 1873

1-4 Flauzina Maria de Jesus, nascida por 1831. Aos 20-02-1849 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau da linha transversal, casou com Joaquim Hipólito Guimarães.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-02-1849 em casa de Manoel Affonso Leite. Joaquim Hipolito Guimarães e Eufrasina Maria de Jesus, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau da linha tansversal; test.: Joaquim Inacio de Carvalho e Manoel Affonso Leite.

          Flausina já era falecida em 1873 e foi representada por seus filhos:

1-4-1 Manoel Hipólito Guimarães, solteiro com vinte e três anos.

1-4-2 Ana Flausina Guimarães, casada com Antonio Moreira da Silva, moradores no Distrito da Freguesia de Carrancas

1-4-3 José Hipólito Guimarães, solteiro com dezenove anos.

1-4-4 João Hipólito Guimarães, com dezoito anos.

1-4-5 Maria, solteira, com quatorze anos.

1-4-6 Mariana, com doze anos.

1-4-7 Ana Cândida, com dez anos.

1-5 Francisco Afonso da Costa, nascido por 1833. Casou em Nazaré aos19-01-1852 em oratório particular em casa de seu pai com sua prima Maria Tereza do Patrocínio, filha de Bernardo José Afonso de Souza e Tereza Mathildes do Patrocínio, nº 3 abaixo, dispensados de impedimento de consaguinidade de 2º e 4º graus.

1-6 Joaquim Manoel da Costa, nascido por 1835, casou com Amélia, teve o filho:

1-6-1 João Afonso, legatário de Elias Paulino de Andrade

1-7 Antonio Leite da Costa, nascido por 1841, casou com Ana e teve os filhos Maria e Alfredo, tambem legatários de Elias Paulino de Andrade.

 

2- Maria, batizada em 12-02-1796. Solteira com 24 anos no inventário paterno em 1810. Não consta nem é representada no inventário materno.

Carrancas, MG Igreja N. Sra da Conceição aos 12-02-1796 na capela de Santo Antonio do Rio das Mortes filial da matriz de S. João del Rei bat a Maria, f.l. Manoel Afonso Leite e Izabel Antonia da Conceição, padr.: o Padre Gonçalo Correa de Carvalho e D. Domingas Maria Doarte, e por não aparecer este assento o lavrei aqui depois de informado.

 

3- Thereza Mathildes do Patrocínio, nascida por 1797, foi a segunda mulher de Bernardo José Afonso de Souza, viuvo de Maria Felisbina. Bernardo era natural de S. Estevão do Vilar, Arcebispado de Braga, filho de João Antonio Villar e Maria Josepha do Rego. Faleceu com testamento aberto na Cidade de Campanha aos 14-02-1867.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 04, Testamentos - Campanha da Princesa 1854-1871;

Testamento com que faleceu Bernardo Jose Affonço de Souza, aberto aos 14-02-1867.

Eu, Bernardo Jose Affonço de Souza, fui cc. em segundas nupcias com Thereza Matildes do Patrocinio de cujo matrimonio tive dois filhos que são Manoel e Maria de menor idade.

Sou filho de João Antonio Villar e Maria Josepha do Rego, ambos falecidos, n/b na freg. de S. Estevão do Vilar dos Amo-- do Arcebispado de Braga

Nomeio por meus legitimos e universais herdeiros os meus filhos Manoel e Maria e se ainda forem de menor idade quando Deus me levar desta para melhor vida nomeio para tutor destes o meu cunhado Manoel Affonço Leite se este for então falecido nomeio em segundo lugar a Manoel João da Costa Machado.

Testamenteiros: 1º Manoel Affonço Leite, 2º meu compadre Manoel da Costa Machado, 3º Silvestre Correia de Carvalho, 4º Gonçalo Affonço Leite.

(...) quero ser sepultado na minha Ordem Terceira de São Francisco aonde tem sido sepultado todos os meus parentes e mulheres (...).

(...) missas pela alma de: minha primeira mulher Maria Felisbina, de minha segunda mulher Thereza Matildes; de meu pai; de minha mãe, de meu sogro, de minha sogra (...).

(...) este meu testamento que a meu rogo foi escrito pelo Padre Joaquim Marianno da Silva Rodarte em presença das testemunhas abaixo assinadas (...).

Cidade de São João del Rei, 21-10-1841 Bernardo Jose Affonço de Souza

Aprovação cidade de S. João del Rei 23-10-1841

Abertura Cidade da Campanha 14-02-1867

Thereza faleceu aos 19-06-1841, deixou segundo seu inventário (neste site):

 

3-1 Manoel Afonso Leite nascido aos 01-11-1831 e batizado pelo Padre Gonçalo Correa de Carvalho aos 29 do mesmo mês na Ermida da Fazenda Jaguara, aplicação da Freguesia de Carrancas, tendo por padrinhos José Leite de Andrade e Francisca de Paula Magalhães, mulher de Manoel José da Costa Machado.

3-2 Maria Felisbina da Conceição, com 10 anos quando arrolada no inventário materno. Com o nome de Maria Tereza do Patrocínio (em homenagem à mãe?) casou aos 19-01-1852 com seu primo Francisco Afonso da Costa.

 

4- Francisco Afonso Leite (depois Andrade), nascido por 1798, casou com Mariana Cândida de Andrade (§ 4º f. 7 neste capítulo) falecida aos 03-01-1857(inventário neste site). Tiveram:

4-1 Francisco Afonso de Andrade Júnior, nascido por 1832, casou com Maria Feliciana Cândida ( 6-2 abaixo), falecida aos 20-05-1884, Francisco já era falecido em 1903 (inventários neste site), tiveram:

4-1-1 Gonçalo Afonso Leite, nascido por 1866

4-1-2 Francisco Afonso Leite, por 1868

4-1-3 Manoel Afonso Leite, batizado aos 27-03-1871 na Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré, já era falecido em 1903, usufrutuário o pai

4-1-4 Maria Feliciana (ou Nazaré) de Andrade, com oito anos em 1884, faleceu aos 20-03-1891 em S. Miguel do Cajuru, usufrutuário o pai

4-1-5 Mariana Izabel de Andrade, nascida por 1877. Na Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré aos 30-03-1898 casou com José de Souza Nogueira, de idade de 29 anos, filho de Francisco Ignacio Nogueira e Maria Custódia Ferreira (falecida)

4-1-6 Antonio Afonso de Andrade, batizado aos 06-10-1878 na Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré

4-1-7 Isabel Cândida (ou Afonsina) de Andrade, nascida por 1880, faleceu em S. Miguel do Cajuru aos 17-04-1891, usufrutuário o pai.

4-1-8 José Afonso de Andrade, com dois anos em 1884, faleceu demente

 

4-2 Maria Izabel, nascida por 1840

4-3 Izabel Afonsina de Andrade, por 1844

4-4 Antonio, por 1846

4-5 José, por 1848, provavelmente José Afonso Leite de Andrade, tutor de Francisco, filho de Francisco Afonso Leite, 6-1 abaixo e sua mulher Ana Gabriela de Andrade.

4-6 Ana, por 1851. Por dedução seria Ana Gabriela de Andrade, casada com Francisco Gonçalves Leite falecido em 1876. Por sua mãe, Ana era sobrinha de Elias Paulino de Andrade (§ 4º -6, neste Capitulo) o qual deixou legado para a sobrinha Ana, que em 1879 era viúva de Francisco Gonçalves .

 

5- José Leite de Andrade, nascido por 1799, solteiro em 1844. Na duvida seria o falecido aos 28-08-1883 casado com Perpétua Olinda de São José falecida aos 08-01-1889 e tiveram segundo seus inventários (neste site):

5-1 Francisco Leite de Andrade, casado com Tereza Maria de Jesus.

5-2 Guilhermina Leite de Andrade, casada com José Batista de Carvalho.

5-3 Maria Izabel de Andrade, falecida aos 15-10-1882, casada com João de Souza Caldas, provável filho natural de Luzia Cândida de Jesus e do Cônego Bernardino de Souza Caldas, citado em 5-5 abaixo. Maria Izabel foi representada por seus filhos:

5-3-1 José de Souza Caldas, nascido por 1866

5-3-2 Lavinia, por 1875

5-3-3 Joaquim, por 1876

5-3-4 Benvinda, por 1880

5-3-5 Maria, em 1882

5-3-6 Ana, gêmea da anterior

5-4 Ubaldina Leite de Andrade, com mais de 30 anos em 1883. Faleceu aos 25-07-1884, com 35 anos, de pneumonia typhosa, solteira.

5-5 Belizário Leite de Andrade, casado com Salvina Cândida de Souza Caldas (ou de Paiva), filha natural de Cândida Justina das Chagas e do Cônego Bernardino de Souza Caldas, falecido com testamento aos 27-01-1857, neta paterna do Padre Manoel da Paixão e Paiva, falecido aos 23-03-1838 com testamento (ensaio e inventários neste site), por este bisneta de Jerônimo de Paiva e Teodora Barbosa de Magalhães.

5-6 Euzébio Leite de Andrade, nascido por 1854

5-7 Antonio Leite de Andrade, por 1856

 

6- Gonçalo Afonso Leite, n. por 1803, casou com Feliciana Cândida Ubaldina (ou Balbina), irmã de Manoel Caetano abaixo, moradores na freguesia de Nossa Senhora de Nazaré. Gonçalo faleceu aos 27-10-1866, deixando a Fazenda Coelho e Feliciana faleceu aos 01-08-1885 com testamento (inventários neste site). Deixaram os filhos:

6-1 Francisco Gonçalves (ou Gonçalo) Leite, nascido por 1841. Sob o nome de Francisco Afonso Leite casou com Ana Gabriela de Andrade e faleceu aos 18-1-1876 deixando sua mulher grávida de cinco meses e parte da fazenda do Coelho. Ana Gabriela faleceu aos 15-12-1881 e foi inventariada em 1882, deixando um único filho tutelado por José Afonso Leite de Andrade (inventários neste site). Comparar com Ana, nascida por 1851 e seu irmão José, filhos de Francisco Afonso Leite e Mariana Cândida, nº4-6 acima.

6-1-1 Francisco Afonso Leite, nascido aos 14-07 e batizado aos 15-08-1876, póstumo. Foi tutelado de José Eugenio de Carvalho e posteriormente por Francisco Afonso de Andrade. Com a morte da mãe foi tutelado do tio materno José Afonso de Andrade e posteriormente pelo tio paterno Manoel Caetano Leite

6-2 Maria Feliciana Cândida, nascida por 1846, casada com Francisco Afonso de Andrade Junior 4-1 supra a geração.

6-3 Manoel Caetano Leite, nascido por 1849, em 1885 estava casado com Maria Gertrudes do Nascimento. Pais de, e.o.:

6-3-1 João, afilhado e legatário da avó paterna.

6-4 Izabel Cândida da Conceição, nascida por 1851, casou com José Rodrigues Monteiro. Izabel já era falecida em 1885 e foi representada no inventário materno pela filha única:

6-4-1 Maria, nascida por 1871

6-5 Antonio (Caetano) Gonçalves (ou Gonçalo) Leite, nascido por 1855, casou em Nazaré aos 19-2-1876 com Guilhermina Cândida de Carvalho, filha de Joaquim Ribeiro de Carvalho. Em 1885 estava casado com Luciana Augusta de Carvalho e eram moradores no Distrito de Santo Antonio da Ponte Nova

 

7- Mariana Izabel Cândida da Conceição, nascida por 1805, casou com e Manoel Caetano Villas Boas, sepultado aos  25-08-1840 em Valença, RJ, sem geração. Era filho de Antonio Caetano Villas Boas, seu herdeiro, e de Maria Luisa de São José (inventário neste site, colaboração de Luís Antonio Villas Boas)