PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

OS TEIXEIRA DE SOUZA

 

 

 

Esta família teve início em Conceição da Barra, Comarca do Rio das Mortes, pelo casamento de Francisco José Teixeira com Ana Josefa de Souza Monteiro.

 

Francisco José disse ser “natural e batizado na Freguesia de São Tiago de Ourile, Arcebispado de Braga, filho legítimo de Belchior Gonçalves e Elena Teixeira”. Casou em 16-5-1774, na Capela de Nossa Senhora da Conceição da Barra com Ana Josefa Martins, depois referida como Ana Josefa de Souza ou de Souza Monteiro, nascida em São João Del Rei por 1758, filha de André Martins Ferreira, natural da Freguesia de Santo Aleixo de Vila Verde, Concelho e Comarca de Figueira da Foz, distrito de Coimbra, e de Maria de Souza Monteiro, natural de São João del Rei, neta paterna de Manoel Martins e Josefa Ferreira e neta materna do português Domingos Monteiro Lopes e Mariana de Souza Monteiro. Foram proprietários da Fazenda da Ilha, em Conceição da Barra, Comarca do Rio das Mortes.

 

Casamentos na Matriz do Pilar e Capelas Filiadas – filme 1285503

Aos dezasseis de Mayo de mil setecentos e setenta e quatro na Capella da Barra filial desta Matriz feitas as deligencias......sem se discubrir impedimento algum como consta da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara e de licensa do Reverendo Parocho na prezensa do Reverendo Antonio de Souza Monteiro e das testemunhas os Reverendo Damaso digo o Reverendo Manoel Ferreira Godinho e o Alferes Domingos da Costa Guimarães se casaram de palavras de prezente = FRANCISCO JOSÉ TEIXEIRA natural e batizado na Freguesia de São Thiago de Ovilha Comarca de Guimarães Arcebispado de Braga = ANA JOSEFA MARTINS filha legitima de André Martins Ferreira e de Maria de Souza Monteira natural e batizada nesta Freguesia  e logo lhes deu as bençãos na forma do Ritual Romano - O Coadjor Padre Joaquim Pinto da Sylveira

 

Francisco José faleceu em 12 de setembro de 1788 com testamento. Ana Josefa faleceu sem testamento em 23-1-1808. (inventários neste site)

Tiveram, conforme os inventários de ambos:

Cap. 1º - Ana Esméria Teixeira de Souza

Cap. 2º - Josefa de Souza Monteiro

Cap. 3º - Antonio José Teixeira

Cap. 4º - Francisco José Teixeira

Cap. 5º - Maria Esméria Cândida de Souza

Cap. 6º - José Joaquim Teixeira

Cap. 7º - Joaquim José Teixeira

 

Cada um destes filhos e filhas tiveram grande geração, quase sempre comum a dois, três ou até quatro deles. Isto porque aqui os casamentos eram preferencialmente feitos entre tios e sobrinhas, a seguir entre primos, recomeçando no mesmo sistema nas gerações seguintes. Não raro os viúvos casavam segunda vez com irmãs, primas ou sobrinhas de suas primeiras mulheres. Em cada uma das gerações eram inúmeros os homônimos, e ainda quase todos eram referidos por diferentes combinações de nomes e apelidos conforme se vê nos inventários e registros paroquiais.

 

Embora alguns ramos, como o do Barão de Itambé, já tenham sido muito estudados, outros ainda estão por se conhecer. E mesmo nos conhecidos, nem todos os parentescos foram explicados, sempre existem acréscimos e correções a serem feitas a partir de documentos que se referem aos demais ramos.

 

Assim, pedindo a colaboração de todos os envolvidos em pesquisar esta família, quer no sul de Minas quer no Vale do Paraíba Fluminense, colocamos à disposição os resultados de pesquisas de alguns interessados nas descendências dos filhos do casal tronco.