PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 6º - José Joaquim Teixeira

(atualizado em 22-outubro-2010)

 

Regina Moraes Junqueira

 

Dados obtidos em inventários e testamentos da Comarca do Rio das Mortes, disponíveis neste site, e nos registros paroquiais da Capela, depois Matriz, de Conceição da Barra.

 

 

José Joaquim com 25 anos em 1808 quando do inventário de sua mãe Ana Josefa de Souza Monteiro, casou em 03-6-1816 na Capela de Conceição da Barra com sua sobrinha Mariana Osória Teixeira de Souza, filha de Ana Esméria e Manoel da Costa Rios, nesta família. Foram testemunhas o Padre João Ferreira Leite e o Alferes Manoel José da Costa Machado.

José Joaquim teve seu inventário aberto em 1830, onde foram arrolados entre outros bens as fazendas Cachoeira, Ponte Alta (que havia sido de José da Costa Rios), partes nas fazendas Nazaré, Geral em Ibituruna, Freguesia de Conceição da Barra, Paiol e terras às margens do Rio das Mortes Pequeno compradas de José da Costa Rios, Antonio José Pereira e Francisco José Teixeira. E também a Fazenda Pindaibas, nas margens do Rio Borrachudo, termo da Vila de Pitangui, comprada a Joaquim de Moura e Silva.

Durante seu inventário foi necessário inquirição de testemunhas para apurar o paradeiro de sua viúva, então casada em segundas com José Pedro Alves. Aparentemente, na apuração da causa da morte de José Joaquim, de alguma forma a viúva foi considerada “criminosa” e, para fugir à prisão, ela e seu novo marido se mudaram par o Rio de Janeiro, onde Mariana Osória vivia na Vila de Friburgo porque “lhe foi necessário”.

Joaquim José e Mariana Osória tiveram, segundo o inventario citado (neste site):

1- Maria Guilhermina

2- Ana Esméria Teixeira

3- Mariana CarolinaTeixeira

4- Umbelina Ozória Teixeira

5- Guilhermina

6- Carolina Cândida Teixeira

7- Emilia Guilhermina Teixeira

 

 

 

1- Maria Guilhermina Teixeira

Batizada em 11-04-1817. Com 13 anos em 1830, casou depois com seu primo José Eugenio Teixeira Leite.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela N. Sra da Conceição da Barra aos 11-04-1817 Maria, f.l. Alf. Jose Joaquim Teixeira e Mariana Osoria de Souza Teixeira, padr.: REvdo Antonio da Costa Rios e D. Delfina Matildes por pp a D, Maria Esmeria.

 

 

2- Ana Esméria Teixeira

Batizada na Capela de Nossa Senhora de Conceição da Barra em 23-03-1819, casou com seu tio João Evangelista Teixeira, filho de Ana Esméria e Manoel da Costa Rios, com geração descrita em “Ana Esméria Teixeira de Souza” nesta família.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela N. Sra da Conceição da Barra aos 23-03-1819 Ana, f.l. Alf. Jose Joaquim Teixeira e Mariana Osoria de Souza Teixeira, da aplicação de Nazaré, padr.: Ca. Francisco Jose Teixeira, casado desta aplicação e Maria Basilia de Souza, casada da aplicação de Nazaré.

 

 

3- Mariana Carolina Teixeira

Batizada em 25-12-1820. Casou com seu primo Antonio Carlos Teixeira Leite, filho de Francisco José Teixeira e Francisca Bernardina do Sacramento.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela N. Sra da Conceição da Barra aos  25-12-1820 Mariana, f.l. Alf. Jose Joaquim Teixeira e Mariana Osoria de Souza Teixeira, da aplicação de Nazaré, padr.: Padre Antonio da Costa Rios, da aplicação de Nazaré e D.; Maria Esmeria Candida Teixeira, viuva da freg. Lavras por pp a Delfina Matilde de Souza, solteira.

 

 

4- Umbelina Ozória Teixeira

Batizada em 03-12-1822. Tinha dezenove anos quando do inventário de sua avó Ana Esméria de quem foi legatária sob o nome de Umbelina Candida. Foi morar com sua irmã Maria Guilhermina, em Mar de Espanha, onde teve casamento contratado. Segundo alguns autores foi a segunda mulher de seu cunhado Antonio Carlos Teixeira Leite, casado primeiro com sua irmã Mariana acima.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela N. Sra Nazare aos 03-12-1822 Umbelina, f.l. Alf. Jose Joaquim Teixeira e Mariana Osoria de Souza Teixeira, padr.: Francisco Jose Teixeira Sobreiro e Ana Josefa de Souza (cc Floriano Leite Ribeiro).

 

 

5- Guilhermina

Batizada em 01-08-1824. Em 1830, vivia em companhia de seu tutor e cunhado João Evangelista. Faleceu sem filhos, pelo que herdou sua mãe conforme petição que esta faz no inventário de Ana Esméria a fl 74.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela N. Sra Nazare aos 01-08-1824 Guilhermina, f.l. Alf. Jose Joaquim Teixeira e D. Mariana Osoria de Souza Teixeira, padr.: Manoel Jose da Costa Machado e D. Ana Custodia de Magalhães.

 

 

6- Carolina Cândida Teixeira

Com 3 anos no inventário paterno, nasceu por 1827. Depois da morte de sua avó materna, por quem foi criada e educada, mudou-se para a casa do tio e tutor Francisco José Teixeira.

 

 

7- Emilia Guilhermina Teixeira

Nascida por 1828, tinha 14 anos em 1842. Foi depois tutelada do tio Francisco José Teixeira. Em 1843 estava casada com José do Rego Raposo, ocasião em que o casal passou uma procuração ao tio Francisco José Teixeira