PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 5º - MARIA ESMÉRIA CÂNDIDA DE SOUZA

(atualizado em 29-junho-2011)

 

Estudo organizado por Regina M. Junqueira com a colaboração de Bartyra Sette, a partir de registros paroquiais e inventários da Comarca do Rio das Mortes, exceto quando citados outros autores.

 

Com sete anos em 1788, casou aos 29-05-1797, na Ermida de Santa Ana distrito de Conceição da Barra, com Manoel Antonio Teixeira.

Casamentos - SJDRei - Ermida S. Ana Distrito Conceição da Barra - Aos 29-05-1797, Manoel Antonio Teixeira, f.l. Manoel Teixeira de Carvalho e Josefa digo, de Carvalho e Joanna Maria Teixeira, n/b freg. S. Salvador do Freixo de Baixo Arcebispado de Braga; = cc. Maria Esmeria Cândida Teixeira de Souza, f.l. Francisco Jose Teixeira e Anna Josefa de Souza, n/b nesta freguesia.

 

Manoel era natural da freguesia de S. Salvador do Freixo de Baixo, Arcebispado de Braga, filho de Manoel Teixeira de Carvalho e Joana Maria Teixeira (inventário neste site).

O casal residiu em Santana das Lavras do Funil onde Manoel faleceu em 17 de novembro de 1819, com testamento datado de 26-11-1813. Nele declarou que antes de seu casamento houvera um filho de Vitoriana, mulher parda, escrava do tenente Antonio Dias de Oliveira, o qual se chamou Manoel e foi por ele alforriado no batismo pela quantia de 38$400 e posteriormente comprou também a alforria de Vitoriana. Casou o filho com Esmenia, parda, e o mandou para a sua fazenda de Capivari.

Maria Esméria faleceu em 23-03-1836 e foi sepultada na igreja da Sra do Rosario dos Pretos:

Lavras, MG Igreja de Santa Ana aos 23-03-1836 falecendo D. Maria Esmeria Candida Teixeira, de idade de 58 anos, viuva de Manoel Antonio Teixeira, idropica, com todos os sacramentos. Foi sepultada na igreja da Sra do Rosario dos Pretos.

 

Manoel e Maria Esméria tiveram:

1- Antonio José Teixeira e Souza

2- Francisco José Teixeira e Souza

3- José Antonio Teixeira

4- Maria Isabel Teixeira

 

1. Sargento Mor Antonio José Teixeira e Souza

 

Casou com sua prima Cândida Honória Teixeira, filha de seu tio materno Antonio José Teixeira. Foram moradores na sua Fazenda Cachoeira no Curato de Nossa Senhora da Conceição da Barra onde Antonio faleceu em 13-4-1855 sem testamento deixando filhos menores. O Barão de Itambé foi chamado por precatória emitida para Vassouras para assumir a tutela, por ser tio dos órfãos. Seria tio avô dos órfãos, tio e tutor da viúva quando da morte de Antonio José Teixeira, irmão do Barão. E duplamente tio avô por ser também tio do falecido. (inventário neste site).

Antonio e Cândida tiveram:

1-1 Jesuína Cândida Teixeira, batizada em 11-9-1831 em Conceição da Barra, tendo por padrinhos Francisco José Teixeira e Souza e a avó materna, Josefa Joaquina de Moura, representada por Maria Esméria Cândida Teixeira. Casou com seu primo Joaquim José Teixeira, filho de Joaquim José Teixeira e Maria Esméria Teixeira de Souza.

1-2 Francisco Teixeira e Souza, batizado em Conceição da Barra em 19-2-1833, tendo por padrinhos o Capitão Francisco José Teixeira e sua mulher Francisca Bernardina do Sacramento.

1-3 Maria, batizada em 8-7-1834, tendo por padrinhos Joaquim José Teixeira e a avó Josefa Joaquina de Moura. Não aparece no inventário do pai.

1-4 Alfonsina Cândida Teixeira, casada com João Nepomuceno Teixeira, irmão de Joaquim José acima, de quem foi a segunda mulher. Tiveram q.d:

1-4-1 Carlos, batizado em 20-3-1856, tendo por padrinhos Carlos Teixeira Leite e a avó materna Cândida Onória Teixeira.

1-5 Joaquim Pio Teixeira, com dezoito anos em 1855

1-6 Antonio Candido Teixeira, com dezesseis anos em 1855

1-7 Messias Cândida Teixeira, com doze anos em 1855

 

2. Comendador Francisco José Teixeira e Souza

 

Nascido em Conceição da Barra em 1800, casou em janeiro de 1835 na Ermida da Fazenda da Ilha com sua prima Maria Gabriela Teixeira Leite, filha de Francisco José Teixeira e Francisca Bernardina Leite Ribeiro, tendo por testemunhas Custódio Teixeira Leite e João Martins de Carvalho. Tiveram:

2-1 Francisco, batizado na Matriz de Conceição da Barra em 15-8-1836. tendo por padrinhos o Capitão Francisco José Teixeira e D. Francisca Bernardina.

2-2 Francisca Teixeira Leite e Souza, casada com José Caetano Furquim de Almeida, nascido em Camanducaia, filho de Manoel Furquim de Almeida e Ana Bernardina de Melo (Luiz Gonzaga Nunes, A Grande Família, BH 1998).

2-3 Emilia Gabriela Teixeira e Souza, 1840/1927, casada em 7-1-1857 com Manoel Gomes de Carvalho, Barão do Rio Negro (RIBEIRO, Armando Vidal, A Família Vidal Leite Ribeiro, RJ s/d) .

2-4 Isabel Teixeira Leite e Souza, casada com seu primo Custódio Ferreira Leite Guimarães, filho de José Bento Ferreira da Silva e Mariana Carlota de Almeida Leite (Armando V.L. Ribeiro, opus citada).

2-5 Mariana Teixeira Leite e Souza, casada com Joaquim Arsênio Coelho Cintra (Armando V.L. Ribeiro, opus citada).

2-6 Artur Teixeira Leite e Souza, casado aos 06.4.1872, Barra Mansa/RJ com Cecília Marcondes Moreira da Costa, filha do Comendador João Thomaz Moreira da Costa e Maria Thereza Moreira de Vargas. Pais de, q.d.: Francisco, Regina, Arthur e Ophelia. Artur já era falecido em 1898 no casamento da filha Regina (pesq. Bartyra Sette)

 

3. José Antonio Teixeira

 

Nascido em Lavras do Funil, foi morador em sua Fazenda Santa Rosa no distrito de Nazaré. Faleceu solteiro e sem filhos, na fazenda Cachoeira. Seu testamento foi entregue ao juiz em Conceição da Barra em 3-6-1854 às quatro horas da madrugada por um escravo de seu irmão, o Sargento Mor Antonio José Teixeira, em cuja casa José Antonio falecera.

Deixou legados para todos os afilhados tanto de batismo quanto de crisma. Instituiu por herdeiros os sobrinhos filhos de seu irmão Antonio José e mais Francisco, filho de sua irmã Maria Isabel Teixeira.

Seu testamenteiro foi o cunhado João Nepomuceno Teixeira, conforme havia pedido em testamento. João faleceu antes de concluir o inventário, pelo que sua segunda mulher, Afonsina Cândida, sobrinha do inventariado e viúva do inventariante, foi quem prestou as contas finais (inventário neste site).

 

4. Maria Isabel Teixeira

 

Única filha de Manoel Antonio e Maria Esméria, casou em 25-8-1849 com seu primo João Nepomuceno Teixeira na Fazenda da Cachoeira, tendo por testemunhas o Barão de Itambé e Floriano Leite Ribeiro. Faleceu em 01-03-1850, deixando um único filho, Francisco, recém nascido.(inventário neste site)