PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 7º - Joaquim José Teixeira

 

 

Filho último de Francisco José Teixeira e Ana Josefa de Souza Rios, batizado na Matriz do Pilar aos 09-09-1787:

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, batismo, aos 09-09-1787 Joaquim, f.l. Francisco Jose Teixr.ª e Anna Josefa de Souza, padr.: Dom. Ferr.º de Olivr.ª, casado e Marianna de Souza Montr.ª, solteira, filha de Maria de Sz.ª Monteira, viuva, todos assistentes nesta Aplicação de N. Sra. da Conc.am da Barra

Quando perdeu o pai em 1788, ficou sob a tutela do tio materno Felix Martins Ferreira. Casou em Conceição da Barra com sua sobrinha Maria Esméria de Souza Teixeira, filha de sua irmã Ana Esméria e Manoel da Costa Rios.

Foi proprietário da Fazenda Coqueiros em Nazaré onde faleceu em 31-10-1841, com testamento. Deixou quatro filhos, o caçula com doze anos (inventário neste site).

Joaquim José e Maria Esméria tiveram:

1- Francisco do Nascimento Teixeira

2- João Nepomuceno Teixeira

3- Ana Esméria Teixeira

4- Joaquim José Teixeira

 

1. Francisco do Nascimento Teixeira

 

Foi nomeado por seu pai como segundo testamenteiro, mas faleceu solteiro e sem filhos, pouco depois do pai.

 

2. João Nepomuceno Teixeira

 

Nascido por 1822, com vinte anos em 1842. Casou em 25-8-1849 na Fazenda da Cachoeira em Conceição da Barra com sua prima Maria Isabel Teixeira, filha de Manoel Antonio Teixeira e Maria Esméria Cândida, na presença do tio, o Barão de Itambé e de Luciano Leite Ribeiro.

Maria Izabel faleceu em 01-03-1850, provavelmente de parto.Em seu inventário (neste site) foram arrolados entre os bens do casal, parte da fazenda do Coqueiro, havidas por legítima e herança de Joaquim José, e partes da fazenda da Ilha.

Em 1855, por ocasião do inventário do Sargento Mor Antonio José Teixeira, estava casado com Alfonsina Cândida Teixeira, filha do finado e de Cândida Honória Teixeira. Eram então moradores do termo de Nazaré, mas posteriormente João Nepomuceno transferiu-se para Vassouras, onde, como morador na Fazenda Cachoeira, passou uma procuração aos 18-04-1858

Teve da primeira mulher o filho único:

2-1 Francisco, legatário no testamento de seu tio José Antonio, com um ano mais ou menos em março de 1851.

 

          Teve da segunda q.d.:

2-2 Carlos, batizado na Matriz de Conceição da Barra em 20-3-1856, tendo por padrinhos Carlos Teixeira Leite, de Vassouras e a avó materna Cândida Onória Teixeira.

 

3. Ana Esméria Teixeira

 

Única filha do casal, tinha 16 anos em 1842.

Era surda e muda. Para sua cura foram consultados “todos médicos deste pais e ainda os mais afamados da Corte do Rio de Janeiro, sem poupar trabalhos ou despesas”. Nada surtiu efeito satisfatório e Maria Esméria foi tutelada de sua mãe até a morte desta em 1865. Neste ano mãe e filha moravam em Vassouras RJ.

 

4. Joaquim José Teixeira

 

Nascido por 1831, com onze anos na abertura do inventário do pai.

Casou na Fazenda da Cachoeira em 25-9-1949 com sua prima Jesuína Cândida Teixeira, filha de Antonio José Teixeira e Cândida Honória Teixeira. Jesuína era irmã germana de Afonsina Cândida, segunda mulher de João Nepomuceno acima.