PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

OS RIBEIRO DA SILVA

de

São Gonçalo do Brumado, MG

(atualizado em 21-junho-2014)

 

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

Colaboração de Aristóteles Rodrigues

 

 

“Ribeiro” e “Silva” são apelidos comuns hoje em dia, e também muito frequentes no sul de Minas Gerais nos primórdios do século XVIII, aparecendo em vários grupos familiares de diferentes origens, sem nenhum parentesco entre sí.

Em São João del Rei, encontramos muitas famílias com esses apelidos. Entre elas uma originária de dois ou mais irmãos portugueses, nascidos na freguesia de São João Batista de Arnoia, Concelho de Celorico de Basto, filhos de Francisco Ribeiro e Jeronima Matheus, moradores no lugar do Segoa, nos arredores do castelo.

O Castelo de Arnoia foi construído para defesa da região e do convento beneditino fundado em fins do século X no norte de Portugal. Em 1520 D. Manoel I concedeu foral a Celorico de Basto e o Castelo tornou-se a sede do Concelho. Isolada, com o tempo a vila foi entrando em decadência, processo que culminou na transferência da sede para Vila Nova do Freixeiro por decisão de D. João V em 1719. Nesta Arnoia perdida em meio ao nada e em franca decadência nasceram os filhos de Francisco Ribeiro e Jeronima Matheus.

Francisco Ribeiro foi filho de Domingos Gonçalves e Joana Domingues, moradores em Vila Verde. Aos 16-02-1670 casou na Igreja de São João Batista de Arnoia com Jeronima Matheus, filha de Gonçalo Domingues e sua mulher Catharina Matheus moradores no lugar de Casal Diogo, freguesia de São João Batista de Arnoia..

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Bat/mat/óbitos 1613 a 1721- [a margem: Segoa} Aos dezesseis de fevro de seicentos e setenta rebebeu o Pe Po  Mel a Frco Ribro fo de Dos gls de vila verde e sua mer Joana Domingues com Jeronima Matheus, filha de Glo Domingues e sua mulher Catharina Matheus na forma do Sagrado Cº Tridentino. Tas P.P. Dos Ribro, Fcº Teixeira, João Gls da Cerquela.

             Gonçalo Domingues, pai de Jeronima, faleceu no lugar de Casal Diogo da Freguesia de Arnoia onde morava aos 02-09-1674. .Foi irmão ou parente muito próximo de Domingos Domingues, ausente da sua freguesia a mais de 20 anos quando faleceu e teve por testamenteiro Gonçalo Domingues.

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Bat/mat/óbitos 1613 a 1721-

Casal Diogo – aos 02-09-1674 faleceu Glo Domingues viuvo de Ca----- deixou varias missas...

 

Faleceo Dos Domingues ausente a vinte anos. Test Glo Domingues de Casal Diogo e concertamos 15 missas... Obs: o termo anterior 23-08 é de (662 ou 63).

 

             Senhorinha Domingues,falecida em 1684, seria irmã de Joana Domingues, mãe de Francisco.

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Bat/mat/óbitos 1613 a 1721-

Aos 02-09-16(84) faleceu Senhorinha Das viúva com todos os sacramentos em hua escritura que fez a se sobrinho Fco Ribro deixou por sua alma os usos e costumes que são três ofícios...

 

Francisco Ribeiro faleceu aos 10-11-1702, deixando filhos pequenos. Jeronima ainda vivia em 1719.

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Bat/mat/óbitos 1613 a 1721- [a margem: Segoa] Aos dez de Novembro do dito anno (1702) faleceo Frco Ribro da Segoa com todos os Sacramentos sua mulher fara o bem de sua alma na forma de seu testamento de que fiz este termo que assinei – Frei Mathias da Conceição vgro

Nota: Termo seguinte é de 03-01-1703

 

Nos livros paroquiais encontramos vários filhos de Francisco Ribeiro e Jeronima Mathias:

Mariana

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Bat/mat/óbitos 1613 a 1721- [a margem: Segoa] aos 28-10-1673 – Mariana filha de Francisco Ribeiro e Jeronima Mateus de Segoa. Padrinhos: Dos Glz, da Cruz de Baixo e Margarida ----

- Angela

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Bat/mat/óbitos 1613 a 1721- [a margem: Segoa] aos xx-01- ‘677? – Angela, filha de Francisco Ribeiro e Jeronima Mateus de Segoa. Padrinhos: Baptista solteiro de Freixeiro e (Cna Ribra?) de Vila Verde.

Damaso

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Bat/mat/óbitos 1613 a 1721- [a margem: Segoa] aos 02-03-1679 nasceu Damaso, filha de Frsncisco Ribeiro e Jeronima Mateus de Segoa. Padrinhos:Francisco de --- e Francisca filha de Glo Dos de Casal Diogo.

- Sebastiana Ribeira, batizada aos 29-08-1782, casou aos 15-04-1717 com Ventura Pires, filho de Domingos Pires e Maria Gonçalves.

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Bat/mat/óbitos 1613 a 1721- [a margem: Segoa] aos 29-08-1682 nasceu Sebastiana, f.l. Fr.co Rib.º e s/m Jrmª Matheus de Segoa, foi batizada (manchado)

 

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Bat/mat/óbitos 1613 a 1721- [a margem: Segoa] Aos 15 04- 1717 Se receberam nesta Igreja de S João de Arnoia ... Ventura Pires, filho de Domingos Pires e Maria Gls do lugar de Outeiro Coelhos desta freguesia com Sebastiana Ribeira filha de Francisco Ribeiro e Jeronima Matheus de Segoia. Test: Domingos Pires, seu filho Domingos Pires e Manoel Fco monge do Mosteiro.

 

Francisco Ribeiro, nascido em 1683, falecido solteiro aos 16-04-1717, véspera do casamento de sua irmã Sebastiana supra. Deixou por herdeiro o cunhado Ventura Pires, talvez uma forma de dotar a irmã.

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Bat- mat - óbitos 1613 a 1721- Aos 06-09-683 – Francisco filho de Frco Ribro e sua mer; Padrinhos: Dos solteiro de Villa Verde e Senhorinha solteira filha de ---

 

LDS - Aos 16-04-1717 faleceo Francisco Ribeiro filho de Hieronima Matheus viúva do lugar de Cegoa desta freguesia fez testamento em que deixou por herdeiro seu cunhado Ventura Pires

 

- Maria Ribeira, casou em 1719 com Manoel Martins.

LDS -01-10-1719- Manoel Martins do lugar de Freixeiro com Maria Ribeira filha de Jeronima Matheus de Segoa e de seu marido Francisco Ribeiro já defunto  e o contraente veuvo que ficou de Maria da Mota, filho de Miguel Martins e Mariana Dinis

- Manoel

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Batismos 1589 a 1731- Aos 20-10-1692 ... Manoel filho de Francisco Ribeiro e sua mulher Jeronima Matheus do lugar de Segoa. Padrinhos: Bento Dos da Lama e Cna soltreira de Vila Verde. Sem embargo ter sido batizado em casa por Margarida solteira de Villa Verde 

- Antonio

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Batismos 1589 a 1731- Aos trinta de Outubro de seiscentos e noventa e cinco baptizou o mesmo Cura Po da Silvra a Anto fo legitimo de Frco Ribro de Segoa e de sua mer Hieronima Matheus forão pados Mel Teixra e Cna Ribra de Villaverde e por verdade fiz este termo q assinei – Frei João Bapta Vigro

- João

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Batismos 1589 a 1731- Aos 10-01-1699 baptizei eu o Pe Pº da Sylva Coadjutor deste convento a João fo de Frco Ribro e sua mer Jmª Matheus forão padrinhos Mel Teixrª e  Cnª Teixrª  todos da  Villa Verde

- Domingos (na dúvida) falecido aos 20-12-1709

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Batismos 1589 a 1731- Aos 20-12-1709 faleceu Domingos fo de Jeronima Matheus viúva do lugar de Segoa.

 

Pesquisando em mais de mil paginas de assentos da freguesia de Arnoia, resultou-nos a impressão de que Segoa foi um pequeno lugar com poucos moradores, possivelmente uma casa ou sitio unifamiliar. Nota-se também que entre 1683 e 1692, quase dez anos, Francisco e Jeronima desaparecem dos livros, sugerindo que tenham mudado de freguesia nesse período. Por hipótese, poderiam ter tido filhos batizados em outra matriz.

Dos filhos de Francisco e Jeronima, ao menos os caçulas, Antonio e João, deixaram sua terra natal rumo ao Brasil, fixando moradia nos arredores de São João del Rei onde formaram fazenda, mineraram, constituíram família e deixaram grande geração. Provavelmente também eram seus irmãos Barnabé e Luiz Ribeiro da Silva, vizinhos e sócios de Antonio e João em algumas lavras no Brumado. Já eram falecidos em 1776 deixando herdeiros, que foram devedores no inventário de Antonio Ribeiro da Silva.

Não encontramos os assentos de casamento, mas provavelmente foi aqui no Brasil que Antonio e João casaram com duas irmãs, nascidas na Freguesia de Santo Idelfonso- Porto -PT, filhas de Jacinto Fernandes de Oliveira.

 

JACINTO FERNANDES DE OLIVEIRA

 

 

Com o respaldo de documentos, encontramos em São João del Rei descendência de

 I - João Ribeiro da Silva, Capitão

II - Antonio Ribeiro da Silva, Alferes

 

 

I - JOÃO RIBEIRO DA SILVA

Capitão

Com correções e acrescimos a partir das pesquisas de Paola Dias, gentilmente disponibilizadas.

(atualizado em 01-março-2016)

 

 

João nasceu na Freguesia de Arnoia, concelho de Celorico de Basto e foi batizado na Igreja de São João Batista em janeiro de 1699. Em outubro de 1702, com três anos de idade, perdeu o pai. Mais tarde veio com o irmão para o Brasil, estabelecendo-se nos arredores de São João del Rei.

 

Segundo o inventário do sogro, em 1737 João já estava casado com Jacinta Maria de Jesus e em 1760 já era falecido. Tiveram q.d:

 

1- Perpétua Maria de Jesus aos 12-11-1760 casou com Manoel José Rodrigues, portugues, filho de João Rodrigues e da falecida Joana Antunes.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas. Aos 12-11-1760 na Capela de São Gonçalo desta freguesia feitas as denunciações na forma do Sagrado Concílio Tridentino sem se descobrir impedimento como constava da provisão do Reverendo Vigário da Vara na presença do Reverendo Damaso Ribeiro da Silva com licença se casarão solenemente por palavras Manoel José Rodrigues ____ da freguesia de São... Arcebispado de Braga filho legítimo de João Rodrigues ____ e Joana Antunes já defunta, e a ____ Maria de Jesus natural desta freguesia e filha legítima do Capitão João Ribeiro da Silva já defunto e de Jacinta Maria e logo receberam as bênçãos na forma do Ritual Romano de que foram testemunhas o Alferes Antônio Ribeiro da Silva e Manoel Coelho dos Santos (pesquisa Vinicius da Mata Oliveira).

Pais de, pelo menos:

1-1 Laureana, batizada em 05-03-1766.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 05-03-1766 na capela de S. Gonçalo do Brumado bat a Laurena, f.l. de Manoel Jose Rodrigues e Perpetua Maria de Jesus, padrinhos Alf. Antonio Ribeiro da Silva e Jacinta Maria de Jesus, todos desta freguesia.

          Laureana Maria de Jesus aos 26-02-1781 casou com Antonio Luiz de Souza, natural da freguesia de São Paio de Portela Bispado do Porto, filho de Manoel de Souza e Helena Maria Luísa.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas. Aos 26-02-1781 na Capela de São Gonçalo da Ibituruna filial desta Matriz pelas doze hora do dia mais ou menos feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum o Reverendo Capelão ____ Pereira da Silva com licença do Reverendo Pároco o sacramento do matrimônio que por palavras de presente celebram = Antônio Luís de Souza filho legítimo de Manoel de Souza e de Elena Maria Luísa natural e batizado na freguesia de São Paio de Portela Bispado do Porto = Lauriana Maria Rodrigues filha legítima de Manoel José Rodrigues e de Perpetua Maria de Jesus natural e batizada nesta freguesia e logo lhes deu as bênçãos na forma do Ritual Romano. O Coad.or Joaquim Pinto da Silveira.

Na lateral: Antônio Luís de Souza e Lauriana Maria de Jesus (pesquisa Vinicius da Mata Oliveira)

          Antonio Luíz, viúvo de Laureana, aos 23-08-1813 casou com Inácia Custódia Candida de Jesus, batizada em 24-08-1767, exposta em casa dos pais de Laureana:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas aos 23-08-1813 na capela de S. Gonçalo da Ibituruna se receberam Antonio Luiz de Souza, viúvo de Luciana(sic) Maria de Jesus = Com Ignacia Custodia Candida de Jesus, exposta a Manoel Jose Rodrigues, batizada na capela de S. Gonçalo do Brumado. Test.: Manoel Jose de Souza e Francisco Antonio de Souza.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas aos 24-08-1767 na capela de S. Gonçalo do Brumado bat a Inacia, exposta em casa de Manoel Jose Rodrigues; foram padrinhos o dito Manoel Jose Rodrigues e Per[rasgo]tua Maria de Jesus mulher do dito, todos moradores desta freguesia

 

          Entre os filhos de Laureana e Antonio, encontramos:

1-1-1 Antonio batizado em 10-02-1782.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas aos 10-02-1782 na capela de S. Gonçalo da Ibituruna bat Antonio, f.l. de Antonio Luiz de Souza e de Laureana Maria de Jesus, foram padrinhos Manoel Jose Rodrigues e s/m Perpetua Maria de Jesus, todos desta freguesia.

1-1-2 Francisco Antonio em 18-10-1785.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas aos 18-10-1785 na capela de S. Gonçalo da Ibituruna bat Francisco Antonio, f.l. de Antonio Luiz de Souza e de Laureana Maria de Jesus, foram padrinhos Marcos de Souzaq Magalhães, solteiro e D. Maria Ribeira de Jesus casada, todos desta freguesia.

1-1-3 Manoel em 15-04-1789.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas aos 15-04-1789 na capela de S. Gonçalo da Ibituruna bat Manoel, f.l. de Antonio Luiz de Souza e de Laureana Maria, foram padrinhos Jose Custodio Dias, solteiro e D. Ana Josefa da Silva, casada, todos desta freguesia.

1-1-4 Ana em 18-07-1796.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas aos 18-07-1796 na capela de S. Gonçalo da Ibituruna bat a Ana, f.l. de Antonio Luiz de Souza e de Laureana Maria de Jesus, foram padrinhos Custodio Jose Dias, casado e D. Ana Josefa da Silva, casada, todos desta freguesia.

1-1-5 Custódia em 29-06-1804.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas aos 29-06-1804 na capela de S. Gonçalo da Ibituruna bat a Custodia, f.l. de Antonio Luiz de Souza e de Laureana Maria de Jesus, foram padrinhos o Alf. Manoel de Souza Magalhães e s/m Ana Josefa de Souza, todos desta freguesia.

1-1-6 Maria Barbara do Espirito Santo, em Douradinho-MG aos 13-07-1825, casou com Joaquim Gonçalves Lopes, filho de Joaquim Gonçalves Lopes e Bernarda Teresa de Mendonça; família João Alves Campos”.

 

2- João, batizado em 21-04-1738.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 21-04-1738 na capela de S. Gonçalo bat a João, f.l. João Ribeiro da Silva e Jacinta Maria de Jesus, padr.: [-----] Cunha França e Antonia Maria de --meida.

João Ribeiro da Silva, faleceu com testamento em 13-04-1815, casado com Mariana Bernarda de Góes e Lara. Não teve filhos legítimos, mas em seu testamento escrito pelo Padre Manoel Coelho dos Santos, perfilhou:

2-1 Fabiano Ribeiro da Silva

2-2 Jeremias Ribeiro da Silva

2-3 Justina Eufrasia de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas - aos 13-04-1815 faleceu João Ribeiro da Silva casado com Mariana Bernarda de Goes e Lara, de idade 77 anos, sepultado nesta capela de Santa Rita filial desta matriz.

Testamento:

(...) eu, João Ribeiro da Silva, f.l. do Cap. João Ribeiro da Silva e D. Jacinta Maria de Jesus, natural e batizado em S. Gonçalo do Brumado filial da matriz de S. João del Rei.

Testamenteiros: 1º Fabiano Ribeiro da Silva, 2º Jeremias Ribeiro da Silva, e 3º a Justina Eufrasia de Jesus.

Sou casado com D. Mariana Bernarda de Goes e Lara, sem filhos.

Instituo por meus herdeiros os meus filhos naturais Fabiano Ribeiro da Silva, Jeremias Ribeiro da Silva, e a Justina Eufrasia de Jesus.

Legados, entre eles: 50$000 rs a Joaquim Jose, filho natural de Maria Clara, moradora no chiqueiro = as filhas do defunto Domingos de Souza, Ana e Maria, 10$. (...) pedi ao meu capelão o Padre Manoel Coelho dos Santos este por mim fizesse. Mato Grosso 27 de Março de 1815 João Ribeiro da Silva

 

3- Maria Ribeiro da Silva (ou de Jesus), batizada na Capela de São Gonçalo do Brumado em 11-07-1740, tendo por padrinhos Antonio Ribeiro da Silva e Quitéria Maria de Almeida, mulher de Manoel da Silva Pacheco. Casou na mesma Capela em 11-05-1772 com João da Costa Sampaio, natural e batizado na freguesia de São Miguel de Braziela, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho legítimo de Santos Sam Paio e de Maria da Costa, já defuntos, tendo por testemunhas os Padres Antonio de Souza Monteiro e Damaso Ribeiro da Silva.

11-05-1772 na Capela de São Gonçalo do Brumado filial desta Matriz de São João del Rei sem se descobrir impedimento algum como constou da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara desta Comarca na presença do Reverendo Antônio de Souza Monteiro de licença do Reverendo Pároco e das testemunhas o Reverendo Damaso Ribeiro da Silva e Antonio Ribeiro da Silva casaram por palavras de presente: João da Costa Sam Paio, natural e batizado na freguesia de São Miguel de Braziela, Comarca de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho legítimo de Santos Sam Paio e de Maria da Costa, já defuntos; e Maria Ribeira de Jesus, filha legítima do Capitão João Ribeiro da Silva já defunto e de Dona Jacinta Maria de Jesus natural e batizada nesta sobredita Freguesia de Nossa Senhora do Pilar desta Vila de São João del Rei.

          Faleceu João da Costa aos 18-07-1794 e tiveram os filhos (inventário neste site):

3-1 Ana Inácia de Jesus, casada, aos 30-06-1794 na capela de São Gonçalo da Ibituruna, com Felisberto Ferreira Rocha, filho de Antonio Ferreira Rocha natural da Freguesia de São Martinho de Sande, termo da Vila de Guimarães, Arcebispado de Braga e falecido em 12-10-1809 (testamento neste site) e de Maria Lourença de Oliveira, neto paterno de João Ferreira e de sua mulher Catarina Gonçalves da Rocha, neto materno de Salvador Lourenço e de sua mulher Inácia de Lemos Oliveira e Godois (família “Lemos - Oliveira - Godoy” Cap. 2º).

Casamento: 30-06-1794 na capela de São Gonçalo da Ibituruna casaram-se Felisberto Ferreira Rocha, filho de Antonio Ferreira Rocha e de Maria Lourença com Ana Inácia Joaquina, filha de José da Costa Sampaio e de Maria Ribeira de Jesus. Ambos naturais e batizados nesta freguesia (pesq. Paola Dias).

 

          Felisberto foi inventariado em 1830 em Pouso Alegre-MG por sua viúva. Compareceram os filhos com o seguinte estado em 1830 (inventário no Arquivo - Fórum de Pouso Alegre-MG pesq. Paola Dias):

3-1-1 Mariana Joaquina(ou Maria) de Jesus, batizada em 03-10-1797. Casou aos 29-11-1811 com Manoel José da Costa, filho de Miguel José da Costa e Izabel Maria de Jesus. Geração na família “Os Alves Pedrosa” Cap. 10º

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 03-10-1797 Mariana, f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inacia de Jesus, padr.: Antonio Ferreira Rocha, casado e Maria Ribeiro de Jesus, viuva.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. da Ibituruna aos 29-11-1811 Manoel Jose da Costa, da freg. das Lavras, f.l. Miguel Jose da Costa e Izabel Maria = cc Mariana Maria de Jesus, da cap. da Ibituruna, f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inácia de Jesus. Test.: Domiciano Jose de Souza e Vigilato Jose de Souza.

3-1-2 Ana, batizada em 24-06-1798. Ana Joaquina de Oliveira casada com José Fernandes Lima.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 24-06-1798 Ana, f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inacia de Jesus, padr.: Antonio Ferreira Rocha, solteiro e D.Lauriana Maria de Jesus, casada.

José, já falecido em 1852, e Ana tiveram, pelo menos:

3-1-2-1 Maria Balbina aos 07-10-1852 casou com José Joaquim de Almeida, filho dos falecidos Jose Joaquim de Almeida e Leodora Maria de Jesus, família “Bento Ribeiro Salgado” § 6º.

Pouso Alegre,MG Igreja do Bom Jesus matr [Jose Joaquim de Almeida e Maria Balbina] aos 07-10-1852 nesta matriz Jose Joaquim de Almeida, filho de Jose Joaquim de Almeida, já falecido e de Leodora Maria de Jesus, já falecida = cc Maria Balbina, filha de Jose Fernandes de Lima, ja falecido e de Ana Joaquina de Oliveira. Test.: Francisco Ribeiro de Almeida e Antonio Pereira da Costa.

 

3-1-3 Francisco Ribeiro de Jesus, batizado em 17-02-1800. Casado

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 17-02-1800 Francisco, f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inacia de Jesus, padr.: Joaquim Ferreira Rocha e Floriana de Jesus, solteiros.

3-1-4 Custódio Ferreira Rocha, casado

3-1-5 Bárbara Maria de Jesus, batizada em 01-04-1806.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 01-04-1806 Barbara, f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inacia de Jesus, padr.: João Costa e Ana Maria de Jesus, casada com Luiz Carvalho Ferreira,, da freg. Lavras.

         Viúva de Antonio Gonçalves Martins, inventariado em Pouso Alegre em 1831 deixando o filho Antonio. Bárbara habilitou-se em 1832 em Pouso Alegre para casar-se com José Marques de Oliveira, natural de Santa Ana do Sapucaí, filho do Capitão Manoel Marques de Oliveira e Francisca Maria (ou Antonia) de Jesus.

Processo na Curia de Pouso Alegre (pesquisa Paola Dias)

José Marques de Oliveira e Bárbara Maria de Jesus

26-02-1832 - Pouso Alegre.

José, solteiro, filho leg. do Capitão Manuel Marques de Oliveira e de D. Francisca Maria de Jesus (no mesmo processo em outro local, é citada como Francisca Antonia de Jesus)). Natural da Freguesia de Sta. Ana do Sapucahy.

Barbara Maria de Jesus viuva por falecimento de Antonio Gonçalves Martins, sepultado na Capela de S. Gonçalo da Ibituruna.

Testemunhas:

Francisco Ribeiro de Jesus, natural da Ibituruna e casado, irmão da noiva.

José Ferreira Rocha, nat. da Ibituruna e solteiro, irmão da noiva.

João Pereira da Silva,natural de Cajuru e casado.

 

         Bárbara casou em terceiras nupcias com José Joaquim de Almeida, viúvo de Leodora Maria de Jesus, filho de José Rodrigues de Almeida e Ana Ribeira Salgada. Geração de Bárbara e José Joaquim na família “Bento Ribeiro Salgado” § 6º, neste site.

3-1-6 Manoel Ferreira Rocha, batizado em 11-09-1808. Casado

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 11-09-1808 Manoel, f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inacia de Jesus, padr.: Alf. Joaquim Ferreira Rocha, ssolteiro e D. Josefa da Silva, casada com Marcos de Souza.

3-1-7 Laureana Maria de Jesus, batizada em 01-01-1810. Casada aos 16-10-1826 com Theodoro Alves Rodrigues de Carvalho, filho de Francisco de Borja Castro e Maria Madalena de Jesus, família “Antonio Luiz de Medeiros”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 01-01-1810 Lauriana, f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inacia de Jesus, padr.: Padre Jose Custodio Dias.

3-1-8 José Ferreira Rocha, batizado em 16-09-1811. Com 19 anos em 1830.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 16-09-1811 Jose, f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inacia de Jesus, padr.: Ten. Antonio Moreira de Souza e Mariana de Almeida, casada com Cap. Custodio Jose Dias.

3-1-9 Custódia, batizada em 24-10-1813. Com 16 anos

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 24-10-1813 Custodia, f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inacia de Jesus, padr.: Cap. Serafim dis Anjos Machado e Maria Joaquina de Jesus.

3-1-10 Emerenciana, batizada em 22-11-1815. Casada com Verissimo Antonio de Carvalho

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 22-11-1815 Emerenciana, f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inacia de Jesus, padr.: Manoel Jose da Costa e Joaquina Maria de Jesus.

3-1-11 Antonio Ferreira Rocha, batizado em 09-06-1817. Com 12 anos.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 09-06-1817 Antonio f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inacia de Jesus, padr.: Antonio JOaquim da Silva e s/m Gertrudes Felizarda.

 

3-2 Floriana Angélica (ou Maria) de Jesus, nascida por 1778, solteira em 1794. Aos 23-10-1808 casou com José Joaquim da Cunha Bastos, filho de Miguel Joaquim da Cunha Bastos e Helena Joaquina da Silva. Geração família “João Alves Campos”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas  - aos vinte e cinco, digo três de Outubro de 1808 Cap. S. Gonçalo da Ibituruna, Jose Joaquim da Cunha Bastos, f.l. de Miguel Joaquim da Cunha Bastos e Elena Joaquina, n/b Cap. da Sra. do Porto do Rio Grande da freg. Lavras; = cc Mariana(sic) Maria de Jesus, f.l. João da Costa de Sampaio e Maria Ribeira de Jesus, n/b Cap. da Ibituruna. Test.: Alf. Marcos de Souza Magalhães e Felisberto Ferrera Rocha

 

3-3 João da Costa Sampaio, nascido por 1781, falecido solteiro em 20-01-1850 (inventário neste site), teve com Silvéria Maria Cândida os filhos, nascidos por:

3-3-1 João da Costa Ribeiro, 1811

3-3-2 Cândida Maria Silvéria, por 1815, em 1850 já estava casada com Domingos José Cardoso.

3-3-3 Domiciano Ribeiro da Costa, 1824, solteiro em 1850.

 

4- MANOEL RIBEIRO DE OLIVEIRA, natural e batizado em São Gonçalo do Brumado, aos 15-01-1780 casou com Theodora Maria de Almeida, natural de Santo Antonio da Casa Branca, filha de Domingos Ribeiro da Costa e Escolástica de Almeida Coutinha

Prados, MG (e capelas filiadas) – livro de casamentos Olhos d’Água aos 15-01-1780 Manoel Ribeiro de Oliveira, filho do Capitão João Ribeiro da Silva e Jacinta Maria de Jesus, n/b na Capela de S. Gonçalo do Brumado da freguesia de Congonhas = Theodora Maria de Almeida, f.l. de Domingos Ribeiro da Costa e D. Escolastica de Almeida Coutinha, n/b na freguesia de Santo Antonio da Casa Branca e moradora nesta.

 

5- QUITÉRIA MARIA DE JESUS aos 13-05-1774 na Capela de São Gonçalo do Brumado cc. José Moreira Bello, filho legítimo de Silvestre Moreira Bello e de Brites Mendes de Oliveira, natural de São Vicente de Alfena na Comarca de Maia, Bispado do Porto. Jose Moreira Bello foi inventariado em 1804 (neste site), viúvo, deixando um filho (pesquisa de Paola Dias):

5-1 Pedro, batizado em 18-03-1775. Pedro Moreira Bello, demente em 1804.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 18-03-1775 Pedro, f.l. Licenciado Jose Moreira Bello e D. Ana Quiteria Maria de Jesus, padr.: Manoel Jose Barbosa e Maria de Jesus mulher de Francisco de Souza Maya, todos desta freguesia.

 

 

6- Francisco Ribeiro dE JESUS, batizado na Capela de São Gonçalo do Brumado em 02-02-1747, casou aí mesmo em 10 de fevereiro de 1774 com Dionízia Soares da Conceição, filha de Antonio Fernandes Machado e Margarida de Jesus. Faleceu Dionizia em fevereiro de 1837 (inventário neste site) e deixou os filhos com os seguintes estados em 1837 (pesquisa de Paola Dias):

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 02-02-1747 na capela de S. Gonçalo bat a Francisco, f.l. Cap. João Ribeiro da Silva e Jacinta Maria de Jesus, padr.: Manoel da Silva Pacheco e Antonia Maria de Almeida mulher de Antonio Ribeiro da Silva.

6-1 Ana Joaquina de Jesus aos 26-08-1789 casou com João Rodrigues Peixoto, filho de Lino Peixoto e Escolástica Rodrigues Dantas.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 26-08-1789 Capela Ibituruna, João Rodrigues Peixoto, f.l. de Lino Peixoto e Escolastica Rodrigues Dantas, n/b na freg. de N. Sra de Nazareth da Caxoeira do Campo; = cc. Ana Joaquina de Jesus, f.l. Francisco Ribeiro de Jesus e Dionisia  Soares da Conceição, n/b nesta fregusia.

 

          Ana, já falecida em 1837, foi representada por seus herdeiros:

6-1-1 João Rodrigues Peixoto, batizado em 03-07-1791.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 03-07-1791 na capela de S. Gonçalo do Ibituruna bat a João, f.l. João Rodrigues Peixoto e Ana Joaquina de Jesus, foram padrinhos Francisco Ribeiro de Jesus, casado e Escolástica Maria Dantas, viúva, todos desta freguesia excepto a madrinha.

6-1-2 José Rodrigues Peixoto, em 19-08-1793.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 19-08-1793 na capela de S. Gonçalo do Ibituruna bat a Jose, f.l. João Rodrigues Peixoto e Ana Joaquina de Jesus, foram padrinhos João Francisco Unhão e D. Dionisia Soares da Conceição, casados, topdos desta freguesia.

6-1-3 Francisco Rodrigues Peixoto em 25-01-1795.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 25-01-1795 na capela de N Sra do Bom Sucesso bat a Francisco, f.l. João Rodrigues Peixoto e Ana Joaquina de Jesus, foram padrinhos o Padre Manoel Rodrigues Peixoto e Laureana Francisca de Jesus, todos desta freguesia.

6-1-4 Fidelis Rodrigues Peixoto.

6-1-5 Justino Rodrigues Peixoto.

6-1-6 Manoel Rodrigues Peixoto.

6-1-7 Rufina Joaquina, solteira.

6-1-8 Mariana, casada com Francisco Rodrigues Peixoto.

6-1-9 -------, casada com Francisco Alves.

6-1-10 ------, casada com Luiz Alves

 

6-2 Laureana Maria de Jesus aos 17-05-1797 casou com (Antonio) Joaquim da Assunção, natural da freguesia de S. Pedro dos Dois Portos Patriarcado de Lisboa, filho de Manoel Francisco e Ana Luiza.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 17-05-1797 na capela de S. Miguel Joaquim da Assunção, f.l. Manoel Francisco e Ana Luisa, natural e batizado na freguesia de São Pedro dos Dois Portos Patriarcado de Lisboa = cc Laureana Maria de Jesus, f.l. Francisco Ribeiro de Jesus e Dionisia Soares da Conceição, nat/bat nesta freguesia. Testemunhas Revdo Jose da Silva Pacheco e Joam Rodrigues Peixoto

6-3 Floriana Rosa de Jesus, batizada em 26-07-1780. Solteira em 1837.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 26-07-1780 na capela de S. Gonçalo do Brumado bat a Floriana, f.l. Francisco Ribeiro de Jesus e Dionisia Soares da Conceição, foram padrinhos o Revdo Damazo Ribeiro da Silva e D. Mariana de Almeida e Silva, todos desta freguesia.

6-4 Joaquina Maria de Jesus, batizada em outubro de 1782. Aos 14-06-1802, casou com José Antonio dos Santos, natural do Bispado do Porto, filho de José Alvares Gomes e Teresa de Souza.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos [danificado] de outubro de 1782 na capela de Santa Rita bat a Joaquina, f.l. Francisco Ribeiro de Jesus e Dionisia Soares da Conceição, foram padrinhos João Ribeiro da Silva, solteiro e Genoveva de Almeida Silva, casada, todos desta freguesia.

 

(B7) Casamentos - SJDRei, aos 14-06-1802 Ermida S. Miguel Aplicação Santa Rita, Jose Antonio dos Santos, f.l. Jose Alvares Gomes e Thereza de Souza, n. da freguesia de Soisa Bispado do Porto; = cc. Joaquina Maria de Jesus, f.l. Cap. Francisco Ribeiro de Jesus e D. Dionizia Soares, n/b nesta freguesia.

Nos livros de batismos da Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei encontramos  alguns filhos do casal:

6-4-1 José, batizado em 17-04-1803 na capela de S. Tiago, padrinhos Cap. Francisco Ribeiro de Jesus e Dionisia Soares.

6-4-2 Ana, aos 28-07-1805 na capela N. Sra da Conceição da Lage, padrinhos José Jacinto e Floriana Rosa a Conceição

6-4-3 Jacinto José Ribeiro aos 16-04-1828 casou com Ana Rosa do Nascimento, filha de Aleixo Antonio de Faria e Maria Ferreira da Silva, família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 1º § 4º.

6-4-4 Umbelina, aos 29-07-1810 na ermida do Cap. Joaquim Pinto, padrinhos Cap. Joaquim Pinto e D. Floriana Eufrasia da Silva. Umbelina Maria de Jesus aos 31-07-1826 casou com Amaro Luiz Galvão, batizado em 16-09-1792, filho de João Luiz Galvão e Mariana da Silva de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 31-07-1826 Amaro Luiz Galvão, f.l. João Luiz Galvão e Mariana da Silva de Jesus = cc Umbelina Maria de Jesus, f.l. Jose Antonio dos Santos e Joaquina Maria de Jesus. Test.: Felisberto Ribeiro da Silva e Antonio Justino Ribeiro.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 16-09-1792 Amaro, f.l. João Luiz Galvão e Mariana da Silva de Jesus, padr.: Jose de Souza, solteiro e Joana Rosa do Vale cc Jose Ribeiro.

Pais de, q.d., batizados na capela de Santa Rita:

6-4-4-1 Francisco, aos 24-09-1827, padrinhos José Jacinto Ribeiro e Mariana da Silva de Jesus

6-4-4-2 Quirino, em 09-06-1833, padrinhos o Guarda Mor Antonio Ribeiro da Silva e Constancia Cândida de Jesus

6-4-5 Teresa, na capela de Santa Rita aos 24-08-1812, padrinhos Francisco Ribeiro de Oliveira e Ana Joaquina de Jesus

6-4-6 Fortunato, tambem em Santa Rita aos 30-10-1814, padrinhos Antonio Ribeiro da Silva e Antonia Rita de Jesus.

6-4-7 Hipólito, aos 11-09-1812, na ermida do Cap. Joaquim Pinto, padrinhos Hipolito Pinto e Goes e D. Ana Almeida Silva, da freg. da vila de S. José

6-4-8 Francisco aos 09-11-1823, na ermida N. Sra da Conceição, padrinhos Padre Damaso Pinto de Almeida e D. Antonia Maria de Almeida da freguesia da vila de S. José.

 

6-5 Alferes José Jacinto Ribeiro de Jesus batizado em 10-06-1784. Aos 29-02-1809 casou com Josefa Umbelina de Jesus, filha do Capitão José Pinto de Andrade e Ana Vitória de Jesus (família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 1º, § 5º).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 10-06-1784 na capela de Santa Rita bat a Jose, f.l. Francisco Ribeiro de Jesus e Dionisia Soares da Conceição, foram padrinhos Antonio Ribeiro da Silva, casado e Maria Ribeira de Jesus mulher de João da Costa São Payo, todos desta freguesia

6-6 Maria Joaquina de Jesus batizada em 15-08-1786. Casou aos 25-06-1810 com Francisco José da Rocha, natural da freguesia de Santo Ildefonso Bispado do Porto, filho de Tomás da Rocha e Maria Coelha.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 15-08-1786 na capela de N Sras da Conceição da Lage bat a Maria, f.l. Francisco Ribeiro de Jesus e Dionisia Soares da Conceição, foram padrinhos João Gonçalves de Aguiar, da freguesia de S. José e Joaquina Thomasia mulher de Andre Esteves da fregusia dos Prados, e os mais todos desta freguesia.

 

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 25-06-1810 nesta matriz, test.: Jose Antonio dos Santos e Manoel Ferreira Barbosa = Francisco Jose da Rocha, f.l. Tomas da Rocha e Maria Coelha, n/b na freg. de Santo Estevão do Bispado do Porto = cc Maria Joaquina de Jesus, f.l. Cap. Francisco Ribeiro de Jesus e D. Dionisia Soares da Conceição, n/b nesta.

6-7 Antônia, batizada em 07-04-1788. Casou com Francisco da Silveira Braga.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 07-04-1788 na capela de Santa Rita bat a Antonia, f.l. de Francisco Ribeiro de Jesus e Dionisia Soares, foram padrinhos Ja\cinto Ferreira de Aguiar e Ana Francisca de Jesus, solteiros, todos desta freguesia exceto o padrinho que é da de São José.

6-8 Mariana Soares da Conceição, batizada em 05-09-1790. Faleceu solteira em 10-08-1840 (inventário neste site).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 05-09-1790 na capela de Santa Rita bat a Mariana, f.l. Francisco Ribeiro da Silva e Thomasia(sic) Soares, foram padrinhos João Rodrigues Peixoto e Clara Maria da Silva, todos desta freguesia.

6-9 Silvéria Umbelina de Jesus batizada em 17-05-1792. Aos 20-11-1812 casou com Lauriano Machado Borges, filho de Bartolomeu Machado Borges e Teodora Antonia de Moraes.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 17-05-1792 na capela de Santa Rita bat a Silveria, f.l. Francisco Ribeiro de Jesus e Dionisia Soares da Conceição, foram padrinhos o Sargento Mor Antonio Jose Ferreira por pp q apresentou o Capelão Miguel Ribeiro da Silva, e D. Antonia Maria de Almeida por pp que apresentou Theodora Maria de Almeida, todos desta freguesia.

 

B7: SJDRei, aos 20-11-1812 Cap. Santa Rita, Lauriano Machado Borges, f.l. Bartholomeu Machado Borges e D. Theodora Antonia de Moraes, n/b freg. de Tamanduá; = cc. Silveria Umbilina de Jesus, f.l. Cap. Francisco Ribeiro de Jesus e D. Dionizia Soares da Conceição, n/b Cap. Santa Rita

6-10 Francisco Ribeiro de Jesus batizado aos 12-05-1794. Em Prados aos 29-06-1818 casou com Floriana Clara de Jesus, filha do falecido André Esteves e Joaquina Tomasia dea Silva; nesta família Cap. 5º § 1º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 12-05-1794 na capela de Santa Rita bat a Francisco, f.l. Francisco Ribeiro de Jesus e Dionisia Soares da Conceição, foram padrinhos o Revdo Miguel Ribeiro da Silva e Teresa Maria de Almeida, todos desta freguesia.

 

(pesq. Silvia Buttros) Prados,MG Igreja N. Sra da Conceição Aos 29-06-1818 Francisco Ribeiro de Jesus, filho de Francisco Ribeiro de Jesus e Dionísia Soares da Conceição, n/b na capela de Santa Rita filial de S. João del Rei = cc Floriana Clara de Jesus, filha de André Esteves, já falecido e Joaquina Tomásia da Silva, n/b na vila de Santo Antonio da Lagoa Dourada filial desta freguesia de Prados

Foram moradores na Lagoa Dourada onde comparecem no censo de 1831, ambos com 34 anos declarados, com dois dependentes e 11 escravos:

censo 1831 Lagoa Dourada, MG quarteirão 6, fogo 15

FRANCISCO RIBEIRO DE JEZUS, chefe do fogo, masculino, branca, 34, agricultor

FLORIAN MARIA DA SILVA, cônjuge, feminino, branca, 34

FRANCISCO RIBEIRO, dependente, masculino, branca, 4

JOSE RIBEIRO DE JEZUS, dependente, masculino, branca, 2

11 escravos

Entre os fihos do casal:

6-10-1 Senhorinha, afilhada e legatária da avó paterna:”Deixo para minha neta e afilhada Senhorinha filha do meu filho Francisco Ribeiro de Jesus o meu caxilio de ouro.”

6-10-2 Nicolau José Ribeiro dos Santos. Em Alfenas-MG, com 24 anos em 21-04-1855, casou com Beatriz Mendes da Silva, com 26 e filha de Florentino José da Silva e Maria Mendes da Silva.

Alfenas,MG Igreja S. Jose e N. Sra das Dores. Aos 21-04-1855 nesta freg. de Alfenas, test.: Cap. João Custodio Dias e João Ferreira da Silveira. Nicolau Jose Ribeiro dos Santos, branco de idade 24 anos, f.l.  do falecido Francisco Ribeiro de Jesus e Floriana Clara de Jesus, n. da freguesia da Lage bispado de Mariana e morador na freguesia de S. Gonçalo da Campanha = cc Beatriz Mendes da Silva, branca, de idade de 26 anos, f.l. Florentino Jose da Silva e Maria Mendes da Silva, naturais e moradores nesta freguesia.

 

7- Antonio, batizado em 01-12-1749.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 01-12-1749 na capela de S. Gonçalo bat a Antonio, f.l. Cap. João Ribeiro da Silva e Jacinta Maria de Jesus, padr.: Domingos João Serra e Quiteria Maria Nunes.

 

8- José Ribeiro da Silva, aos 13-09-1784 casou com Tereza Custódia do Sacramento, filha de Matheus Leme e Rosária Maria de Jesus (família “Matheus Leme Barbosa”)

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, (a margem: Jose Ribeiro da S.ª e Tereza Custodia do Sacramento) aos 13-09-1784 na Cap. de N. Sra, Conc. das Carrancas, Jose Ribeiro Ribeiro(sic) de Almeida, f.l. do Capitão João Ribeiro da S.ª e D. Jacinta Maria de Jesus, n/b freg. de S. João del Rei; = cc. Thereza Custodia do Sacramento, que no batismo teve o nome de Custodia, f.l. Matheus Lemes e Rozalia Maria de Jesus, n/b nesta Freguesia das Lavras do Funil

Segundo seu testamento transcrito no livro de óbitos da Matriz do Pilar e escrito em 02-07-1817, José faleceu no estado de viúvo e sem filhos legítimos, deixando por seus testamenteiros Felisberto e Fabiano Ribeiro da Silva e José Jacinto Ribeiro.

 

 

(Fontes: Assentos de Batismo, Casamentos e Óbitos da Capela de São Gonçalo do Brumado, compilados nos livros da Matriz do Pilar e inventários neste site).

 

 

II - ANTONIO RIBEIRO DA SILVA

Alferes

(atualizado em 17-novembro-2013)

 

 

Antonio nasceu na Freguesia de São João de Arnoia,e foi batizado na Matriz de São João Batista em 30-10-1695.

LDS - Igreja de S João Batista de Arnoia – Batismos 1589 a 1731- Aos trinta de Outubro de seiscentos e noventa e cinco baptizou o mesmo Cura Po da Silvra a Anto fo legitimo de Frco Ribro de Segoa e de sua mer Hieronima Matheus forão pados Mel Teixra e Cna Ribra de Villaverde e por verdade fiz este termo q assinei – Frei João Bapta Vigro

 

Na época, a matriz de São João Batista de Arnoia era a igreja do convento dos frades beneditinos, aí estabelecidos ha setecentos anos. Foi sob os ensinamentos dos padres que Antonio teve acesso a educação, o que não aconteceria em outras regiões rurais de Portugal.

Não encontramos o assento de casamento, mas provavelmente foi aqui no Brasil que Antonio casou com Antonia Maria de Almeida, nascida na Freguesia de Santo Idelfonso- Porto -PT aos 14-06-1714 e batizada aos 17-06-1714, filha de Jacinto Fernandes Oliveira e Ana Cunha, naturais da mesma freguesia.

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Antônia filha de Jacinto Fernandes e de sua mulher Ana da Cunha da Rua do Padrão das Almas nasceu aos 14-06-1714 e foi batizada por mim o Pe. Tomé de Matos Moreira em dezessete do dito mês e ano, foram padrinhos João Antunes Guimarães da Rua das Flores e Antônia de Almeida da Rua do Padrão das Almas de que fiz este que assinei. Tomé de Matos Moreira (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira)

 

Antonio, português do reino, que aqui se uniu a uma conterrânea, quando o mais comum eram reinóis se casarem com mulheres nascidas aqui, filhas de pais portugueses e mães brasileiras. Possivel porque seu sogro migrou para o Brasil, trazendo consigo quase toda a família.

O casal estabeleceu fazenda em São Gonçalo do Brumado em terras adquiridas por Antonio.

 

Antonia Maria faleceu aos 08-06-1774 e Antonio em 18 de dezembro de 1776, com inventário aberto em 17 de fevereiro de 1777, por seu filho e inventariante Antonio Ribeiro da Silva. (testamento e inventários neste site).

Possuía lavras e fazenda na paragem do Rio Abaixo, casas no arraial de São Gonçalo, 49 escravos. Sua fazenda principal ficava na paragem do Rio Acima, com casas, senzalas, engenho de cana, moinhos, matas e campos, vizinha às terras de Francisco Antonio de Mendonça e de Bento Pinto de Magalhães, tudo avaliado em 1:273$200. Ao contrário de seus vizinhos e contemporâneos, não tinha casa em São João del Rei, sede da Comarca.

Ditou seu testamento a José da Silva Pacheco em 9 de dezembro de 1774, ordenando que seu corpo fosse envolto no hábito da Ordem Terceira do Carmo, da qual era irmão. Ordenou missas a serem ditas no Convento de São Francisco do Rio de Janeiro, por sua alma e as de seus escravos falecidos. Declarou que as disposições pias que fazia não deveriam ser superiores a 400$000 de acordo com “a lei novíssima de nove de setembro de mil setecentos e sessenta e nove, nos parágrafos sexto e sétimo”.

Deixou 25 oitavas de ouro para Maria de Almeida e Silva e 10 oitavas para Clara Maria da Silva, suas “sobrinhas”, filhas de Manoel da Silva Pacheco. Estas sobrinhas tinham cuidado dele quando esteve doente.

Antonio declarou que seus bens foram todos adquiridos e não hereditários. Somou o monte-mor a quantia de 7:540$000 (inventário e testamento neste site)

Antonio e Antonia tiveram:

Cap. 1º - ANTONIO RIBEIRO DA SILVA

Cap. 2º - MARIANA DE ALMEIDA E SILVA

 

Cap. 3º - DAMASO RIBEIRO DA SILVA, padre

Já era ordenado por ocasião do inventário de seu pai e tinha sido “dotado com seu patrimônio”.

Em 1752 habilitou-se às ordens sacerdotais (processo neste site)

Faleceu na Fazenda Engenho de São Gonçalo, com inventário aberto em 31-01-1785 (neste site). Deixou por testamenteiros seu irmão o Padre Miguel Ribeiro da Silva, Tomás Mendes e José Ribeiro de Oliveira e Silva. Por não ter herdeiros necessários, deixou o resto de seus bens, tirados os legados, ao irmão Manoel Ribeiro da Silva.

Padre Damaso teve uma exposta, Ana Joaquina de São José, que em 1783 casou com Antonio Ferreira Sarmento, filho de Pedro Ferreira Sarmento e Custódia Dias Moreira.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, -- de Novembro de 1783 matriz, Antonio Ferreira Sarmento, f.l. Pedro Ferreira Sarmento e Custodia Dias Moreira, n/b na freg. Congonhas do Campo; = cc. Ana Joaquina de S. Jose, exposta em casa do Reverendo Damaso Ribeiro da Silva, batizada nesta freguesia

 

 

Cap. 4º - MANOEL RIBEIRO DA SILVA

 

Cap. 5º - GENOVEVA DE ALMEIDA E SILVA

 

Cap. 6º - JOSÉ RIBEIRO DE OLIVEIRA E SILVA , Capitão

 

Cap. 7º - MIGUEL RIBEIRO DA SILVA, Padre

Dotado com seu patrimônio, batizado em 19-05-1746 na Capela de São Gonçalo do Brumado. Faleceu com testamento aberto aos 04-10-1825, deixando por testamenteiros Floriana Eufrásia da Silva e Flavio José da Silva, em segundo lugar Manoel Justino da Silva e em terceiro Manoel Coelho dos Santos. Deixou legado para Ana, filha do Guarda Mor Antonio Ribeiro da Silva e para vários expostos

Flavio José e seu irmão Capitão José Justino da Silva eram genros de Floriana Eufrásia e primos segundos de Fabiano Ribeiro da Silva, acima. (inventário de Floriana neste site).

Pela alma de Padre Miguel rezaram missas seus sobrinhos os Reverendos Padres José Mendes dos Santos e Damaso Pinto de Almeida Lara.

 

Cap. 8º - BARNABÉ RIBEIRO DA SILVA, Padre

batizado em 19 de janeiro de 1750. Faleceu com testamento datado de 25 de Janeiro de 1822 e aberto aos 01-04-1822 em Formiga, MG (testamento neste site)

 

Cap. 9º - LUIZ RIBEIRO DA SILVA

 

Cap. 10º - INÁCIO RIBEIRO DA SILVA

 

Cap. 11º - ANA DE ALMEIDA E SILVA

 

Cap. 12º - ANTONIA MARIA DE ALMEIDA E SILVA

De 20 anos pouco mais ou menos, em 1777. Casou em 08-02-1779 com o Capitão Antonio Jose Ferreira, depois Sargento Mor, filho de Custódio Ferreira e Joana Fernandes. Antonia faleceu com testamento (neste site) aberto aos 24-06-1800. Sem filhos, deixou legados a diversas sobrinhas.

” (Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas )- Aos 8 fev 1779: -----, capitão Antonio Jose Ferreira, filho de -------- Ferreira e Joana Ferna-des, cc. Antonia de Almeida e Silva, filha do Alferes Antonio Ribeiro da Silva e Antonia Maria de Almeida. Testemunhas: Domingos Ferreira da Costa e Manoel Coelho dos Santo.”

 

O Sargento Mor Antonio José Ferreira, natural da Freguesia de Vilar da Cidade de Braga, teve seu inventário (neste site) aberto aos 22-10-1809. Em seu testamento, redigido na  Fazenda da Estiva, Freguesia de São Bento do Tamanduá, aos 07-09-1808, deixou legados aos afilhados, a alguns sobrinhos de sua mulher e a vários parentes, seus consaguinios, o que nos permite conhecer alguns membros de sua família:

Tio: Pedro Ferreira da Costa

Irmão: José Antonio Ferreira, em 1809 ausente em Portugal

Sobrinhos:

José Antonio Ferreira

José Antonio da Costa

José Ferreira da Costa e seu irmão Pladio(?)

Balbina, filha de José Ferreira da Costa supra

Primo: José da Costa Ferreira, com uma filha moradora em São Bento do Tamanduá

 

 

 

Cap. 13º - GONÇALO

Batizado na capela de São Gonçalo do Brumado (entre 1745-1747), não constou do inventário do pai.

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

JACINTO FERNANDES DE OLIVEIRA

(atualizado em 11-abril-2016)

 

 

Antonio Fernandes, ferrador, e sua esposa Isabel de Oliveira foram moradores na rua do Padrão das Almas, na freguesia de Santo Ildefonso, onde batizaram seus filhos e faleceram, ela aos 29 de dezembro de 1717 e ele em 1º de junho de 1720.

Santo Ildefonso, Porto. Aos 29-12-1717 faleceu de vida presente com todos os sacramentos Isabel de Oliveira mulher de Antônio Fernandes ferrador da Rua do Padrão das Almas fez testamento foi sepultada na Capela dos terceiros franciscanos de que fiz este que assinei. Tomé de Matos Mor.a (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

 

Santo Ildefonso, Porto. Antônio Fernandes ferrador viúvo morador adiante do Padrão das Almas faleceu de vida presente com o sacramento da Santa Unção somente por morrer de repente de um desastre ao primeiro do mês de junho de 1720 anos fez testamento que se não aprovou e foi sepultado no Convento do Carmo pelo determinar em seu testamento seu filho Manoel Fernandes ficou por seu herdeiro e por verdade fiz este assento que assinei dia mês ano ut supra. P.e Pedro Marques de Oliv.ra (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

Antonio e Isabel tiveram os seguintes filhos, q.d.:

1 – Manoel Fernandes, herdeiro do pai

2 – Antônio, batizado em 05 de fevereiro de 1679

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Em 05-02-1679 batizei a Ant.o fº de Ant.o F.rz e de Isabel de Oliv.ra de São Lázaro. P. M.el de Souza das Cangostas este Ant.o é legítimo fiz e assinei dia era ut supra. Cura Tomé Domingues (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira)

3- Jacinto Fernandes de Oliveira, que segue.

4 – Maria, batizada em 21 de maio de 1685

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Em 21-05-1685 batizei a Mª filha de Antônio F.rz ferrador e de sua m.er Isabel de Oliv.ra da Rua das Ladras foram P. o R.do Francisco F.z Reitor de S. Mª de Campanha e M. Francisca da Costa m.er de M.el de Souza da freg.a da Sé assinei dia mês e era ut supra. Tomé Domingues (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira)

5 – José, batizado em 17 de fevereiro de 1689

Santo Ildefonso, Porto, Porto.  Em 17-02-1689 batizei a José filho de Antônio Fernandes ferrador e de sua mulher Isabel de Oliveira, da rua da povoação nova de Migavelhas, foram padrinhos Manoel da Cunha da mesma rua, e Isabel Ribeira mulher de Manoel Dias Saraiva moradores em Cima do Muro do Terreiro freg.a de São Nicolau fiz e assinei. José Ferr.a de Souza (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

 

 

 

 

3- Jacinto Fernandes de Oliveira foi batizado na freguesia de Santo Idelfonso da cidade do Porto aos 15-02-1682, filho de Antonio Fernandes, ferrador, e sua mulher Izabel de Oliveira.

Batismo de Jacinto

(...) em 15/02/1682 Batizei a Jacinto filho de / Antonio Fernandes ferrador / e de sua mulher Izabel de / Oliveira da Rua Nova fo/rão padrinhos Manoel / Ferreira ferreiro de São / Lazaro e Maria Ferras mu/lher de João Machado dos / asogues [sic] freguesia da Sé (...) Cura Thomé Do/mingúes (...)

          Na mesma Igreja de Santo Idelfonso, Jacinto casou aos 01-11-1700 com Ana da Cunha, da mesma freguesia, batizada aos 02-01-1684, filha de Manoel da Sylva e Maria de Almeida do Ó.

Casamento de Jacinto Ferreira de Oliveira e Ana da Cunha

(...) Aos 07/11/1700 nesta Igre/ja (...) de Santo  Ildefonso (...) se casarão solenemente (...) Jacinto Fernandes / ferrador filho de Antonio / Fernandes e de sua mulher / Izabel de Oliveira, e Anna/ da Cunha filha de Manoel / da Sylva já defunto e de sua / mulher Maria de Almeyda / do Ö todos moradores na / Rua de Missa [sic] Velhas desta fre/guesia.

 

Batismo de Ana da Cunha

(...) Em 02/01/1684 batizei a Anna / filha de Manoel da Sylva / e de sua mulher Maria de / Almeyda da Rua Nova das La/dras foram padrinhos Miguel / da Costa, e Anna da Almey/da ambos da Rua dos merca/dores da freguesia da Sé (...) Thomé Domingues

 

Manoel da Silva, ferrador, casou em 05 de junho de 1678 com Maria de Almeida do Ó, filha de Manoel da Cunha, falecido em 11 de maio de 1711, e de Ângela Ferreira,

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Em 05-06-1678 recebi nesta Igreja a M.el da Silva ferrador com Mª de Alm.da fª de M.el da Cunha corridos os banhos na forma do Sagrado Conc. Trid. e const. deste Bispado fecit ut supra. O Cura M.el Leitão (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

 

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Aos 11-05-1711 faleceu de vida presente M.el da Cunha m.do de Ângela F.rra da Rua de Viravelhas desta fr.ga recebeu o sacram.to fez t.to de que fiz este assento que assinei. João de Amorim Maciel (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

 

         Foram moradores primeiramente na Rua Nova das Ladras, e depois na Rua de Migavelhas freguesia de Santo Ildefonso, onde igualmente viveram e batizaram seus filhos. Manoel da Silva faleceu em 27 de março de 1694.

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Aos 27-03-1694 faleceu Manoel da Silva ferrador casado com Maria do Ó, com os sacramentos fez testamento em que deixou se lhe fizessem três ofícios nesta Igreja e que nela fosse sepultado e declarou algumas dívidas que devia de que fiz este assento. José F.rra e Souza (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

Manoel e Maria tiveram, além de Ana, os filhos:

Páscoa, batizada em 05 de abril de 1679

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Em 05-04-1679 batizei a Páscoa, fª de M.el da Silva e de sua m.er Maria de Almeida do fim da Rua Nova, foram padrinhos M.el da Cunha da mesma rua e madrinha Sebastiana solteira fª de M.el de Oliveira Cabeiro da Rua dos Mercadores fr.ga da Sé fiz e assinei dia e era ut supra. Cura Tomé Domingues (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

Manoel, batizado em 02 de julho de 1681, deverá ter falecido pouco tempo depois, antes do nascimento do irmão homônimo

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Em 02-07-1681 batizei a M.el fº de M.el da Silva e de sua m.er Maria de Almeida da Rua Nova, foram padrinhos Sebastião Lopes e Mª Ana de Oliveira ambos da Rua dos Mercadores da fr.ga da Sé fiz e assinei dia mês e era ut supra. Cura Tomé Domingues (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

Antonio, batizado em 17 de julho de 1686

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Em 17-07-1686 batizou de minha licença o Pe. João M.ra a Ant.o fº de M.el da Silva e de sua m.er Mª de Almeida, foram padrinhos João Rib.ro da mesma Rua e Ant.a de Oliveira mulher de Miguel da Costa da Rua dos Mercadores fr.ga da Sé assinei dia mês e era ut supra. Tomé Domingues (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

Manoel, batizado em 06 de julho de 1689

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Em 06-07-1689 batizei a Manoel filha de Manoel da Silva ferrador e de sua mulher Maria do Ó moradores na Rua Nova das Ladras, foram padrinhos Martinho Lopes mercador morador a Alfândega fr.ga de São Nicolau e Maria da Fonseca mulher de M.el R.oiz sapateiro moradores na dita Rua Nova das Ladras, fiz e assinei dia mês e era ut supra. José F.rra de Souza (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

Maria, nascida a 04 de março de 1692, e batizada aos 09 do mesmo mês

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Maria filha de Manoel da Silva e de sua mulher Maria do Ó da Rua nova de Migavelhas nasceu a 04-03-1692, foi batizada a nove do dito mês foram padrinhos Manoel A.lz sapateiro da Rua das Cangostas, e Mª Fr.ca mulher do Capitão João de Basto da fonte da Colher, fiz este assento que assinei com as pessoas abaixo. José F.rra e Souza (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

Josefa, nascida a 03 de março de 1693, e batizada aos 07 do dito mês

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Josefa filha de Manoel da Silva e de sua mulher Maria do Ó de Almeida nasceu aos 03-03-1693 e foi batizada aos sete dias do dito mês por mim o Pe. José F.rra e Souza Cura desta Igreja, foram padrinhos Simão da Cunha moradores todos na Rua nova de Migavelhas e Mariana P.ra fª de M.el A.lz das Guangostas de que fiz este assento que assinei. José F.rra e Souza (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

Domingas e Antônia, gêmeas, nascidas aos 12 de maio de 1694, portanto pouco tempo depois da morte do pai, e batizadas no mesmo dia

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Domingas e Antônia filhas de Manoel da Silva ferrador já defunto e de sua mulher Maria do Ó moradores na Rua de Migavelhas nascerão aos 12-05-1694 e foram batizadas no mesmo dia por mim o Pe. José F.rra e Souza Cura desta Igreja, foram padrinhos de Domingas Manoel Tavares Correa e Ângela F.rra m.er de M.el da Cunha, e foram padrinhos de Ant.a Manoel Cardoso Oliveira da Rua da Biquinha e Mª Coelha m.er de Martinho Lopes morador a Alfândega de que fiz este assento que assinei. José F.rra e Souza (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

 

 

Jacinto e Ana seguiram morando em Santo Idelfonso da cidade do Porto onde batizaram os filhos. Mais tarde, com algumas das filhas já casadas, Jacinto saiu de sua terra com toda a família e veio para o Brasil dirigindo-se para o sul de minas gerais onde, a par de minerar ouro, estabeleceu fazenda de cultivo de cana e produção de aguardente.

          Digno de nota esses dois comportamentos de Jacinto nesses primeiros anos de povoamento da Comarca do Rio das Mortes.

          Enquanto a esmagadora maioria dos portugueses que saiam do Reino eram solteiros em busca de uma nova vida, Jacinto veio casado e com família já estabelecida em Portugal. Enquanto todos se dedicavam a extração de ouro e plantavam quando muito para a própria subsistencia, Jacinto montou fazenda de plantio e produção.

          Casando as filhas com portugueses, todos os netos, mesmo nascidos no Brasil, eram portugueses puros, A maioria das netas e bisnetas por sua vez também casaram com advindos do Reino. Essas linhagens por via feminina de Jacinto e Ana são dos raros casos em que por gerações não houve mescla com sangue local ou brasilico.

 

          O inventário de Jacinto foi aberto aos 23-12-1737 em S. João del Rei.

Arquivo : IPHAN - São João Del Rei

Tipo de Documento: Inventário

Ano: 1737 Caixa: 180

Inventariado: Jacinto Fernandes de Oliveira

Inventariante: Antonio Ribeiro da Silva - genro

Local: São João del Rei

Anotado por: Moacyr Villela

Inventario iniciado em 23 de Dezembro de 1737 no sitio do Pintangui(?) que foi do defunto Jacinto Fernandes de Oliveira. Nomeado inventariante e testamenteiro (o testamento não esta transcrito no documento) O genro Alferes Antonio Ribeiro da Silva pelo fato da viúva Ana da Cunha "estar de cama".

Declarou que ele tinha falecido no Distrito desta Vila e que era casado com Ana da Cunha de cujo matrimonio ficaram filhos herdeiros:

- Manoel Fernandes Cunha;

- Maria , casada com Francisco Pinto de Miranda "no Porto";

- Quiteria, casada com Manoel da Silva Pacheco;

- Jacinta, casada com João Ribeiro;

- Antonia, casada com o alferes Antonio Ribeiro da Silva

 

Bens inventariados:

-1.002 oitavas em ouro em pó no valor de 1.587.710

-Ouro lavrado em obras no valor de 165.000 reis

- 33 escravos

Casco da fazenda com canaviais, seis alqueires de milho plantado, com engenho coberto de telhas e paiol tudo novo. Monedas novas. O sitio com casas de vivenda e senzalas cobertas de capim e um forno de Cozer telhas avaliado em 5.600.000 reis

- 40 barris de aguardente - 104.800 reis

- 22 creditos a receber de vendas de aguardente e melaço a clientes nas Vilas de São João e São Jose;

- Um emprestimo a Bento de Magalhães no valor de "seicentos e tantos" mil reis que não consta no inventario pelo fato do defunto ter perdoado em testamento

- Morada de casas na Vila de São João na rua de São Miguel onde mora Manoel Dias avaliada em 200.000

Monte Mor - 13.403.168 reis

Jacinto e Ana tiveram os filhos:

 

3-1 Manoel Fernandes Cunha, nascido em 09 de abril de 1703 e batizado aos 11 do dito mês

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Manoel filho de Jacinto F.rz ferrador e sua m.er Ana da Cunha moradores na Rua de Miravelhas nasceu aos 09-04-1703 e foi batizado por mim o Pe. João de Amorim Maciel aos onze dias do dito mês e ano de que foram padrinhos Manoel da Cunha e Isabel de Oliveira moradores na dita Rua desta freg.a de que fiz este assento que assinei. João de Amorim Maciel. (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira)

          Comparar com:

Manoel Fernandes da Cunha casado com Joana Alves do Amaral, filha de Manoel Alves Vieira de São Paulo e Clara Maria do Amaral, de Santos .

Pais de:

-Tereza Maria de Oliveira, de Parati-RJ, casou com Antonio Barbosa Galvão, da Ilha da Madeira, filho de Lourenço Barbosa e Francisca Gomes.

Pais de:

- Angela Maria da Rosa casada com José Luiz de Campos natural de Portugal e morador em Paraty.

Fonte: AMARAL, Edelweiss Campos do- Uma Familia Paratiense do sec XIX- in Revista ASBRAP 1, fls 173/174 –

Angela, bat aos 20-02-1765 na Matriz N.Sra. dos Remedios (com menção dos quatro avós), f.l. Antonio Barbosa Galvão, n. da freg. da Santissima Trindade da Cabeça da Ilha Madeira e Teresa Maria de Oliveira, de Paraty, np de Lourenço Barbosa e s/m Francisca Gomes, nm Manoel Fernandes Cunha, n. da freguesia de Santo Ildefonso termo da cidade do Porto e s/m Joana Alves do Amaral, de Parati (4)

(4) Cartorio do 1º Oficio de Parati Livro de Notas nº 1 dos anos de 1723-1787 - Procuração de Joana Alvares do Amaral, viuva de Manuel Fernandes Cunha, e do Tenente Manuel Alves Vieira, tutor dos órfãos, filhos do mencionado casal (filha e genro) 31 de março de 1746.

3-2 Maria, nasceu em 27 de julho de 1706 e foi batizada em 02 de agosto

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Mª filha de Jacinto F.rz  e de sua m.er Ana da Cunha da freg.a digo da Rua de Miravelhas nasceu aos 27-07-1706 e foi batizada debaixo de condição por mim o Cura D.os da Costa Rios aos dois dias do mês de agosto do dito ano, foram padrinhos M.el F.rz ferrador e Ângela Ferr.a m.er de M.el da Cunha todos da mesma Rua de que fiz este assento que assinei. D.os da Costa Rios. (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira)

          Casada com Francisco Pinto de Miranda. É a única filha do casal que não viveu no Brasil.

3-3 Quitéria, nasceu aos 10 de maio de 1709, e foi batizada aos 15 do mesmo mês. Deverá ter falecido pouco tempo depois, antes do nascimento da irmã homônima

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Quitéria filha de Jacinto F.rz e sua mulher Ana da Cunha moradores na Rua de Miravelhas desta freg.a nasceu aos 10-05-1709 e foi batizada por mim o Pe. Cura João de Amorim Maciel aos quinze do dito mês de que foram padrinhos o R.do D.os F.rz Reitor de Campanha e Mª de Souza m.er de Ant.o de ___ da Rua da Feira freg.a da Sé de que fiz este assento que assinei. João de Amorim Maciel. (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira)

3-4 Quitéria Maria de Almeida, nasceu aos 07 de novembro de 1710, e foi batizada aos 09 do dito mês.

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Quitéria fª de Jacinto F.rz e sua m.er Ana da Cunha da Rua de Miravelhas desta freg.a nasceu aos 07-11-1710 e foi batizada por mim o Pe. Cura João de Amorim Maciel aos nove dias do dito mês de que foram padrinhos Valério da Silva da Rua de São Bento freg.a da Sé e Fran.ca de Souza m.er de M.el G.lz freg.a de São Nicolau de que fiz este assento que assinei. João de Amorim Maciel. (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira)

          Casada em Santo Idelfonso com Manoel da Silva Pacheco. Veio com os pais e o marido para o Brasil e aqui deixou geração. Família Manoel da Silva Pacheco, neste site

3-5 Antonia Maria de Almeida, nasceu em 14 de junho de 1714 e foi batizada aos 17 do dito mês.

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Antônia filha de Jacinto Fernandes e de sua mulher Ana da Cunha da Rua do Padrão das Almas nasceu aos 14-06-1714 e foi batizada por mim o Pe. Tomé de Matos Moreira em dezessete do dito mês e ano, foram padrinhos João Antunes Guimarães da Rua das Flores e Antônia de Almeida da Rua do Padrão das Almas de que fiz este que assinei. Tomé de Matos Moreira (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira)

          Casada provavelmente no Brasil com o alferes Antonio Ribeiro da Silva, Cap II

 

3-6 Jacinta Maria de Jesusnasceu em 07 de junho de 1717 e foi batizada aos 09 do mesmo mês

Santo Ildefonso, Porto, Porto. Jacinta filha de Jacinto Fernandes e de sua mulher Ana da Cunha da Rua de Viravelhas nasceu em 07-06-1717 e foi batizada por mim em nove do dito mês foram padrinhos Manoel de Macedo Ferreira de Campanham e Teresa de ___ da mesma Rua de que fiz este que assinei. Tomé de Matos Mo.ra (Pesq. Vinicius da Mata Oliveira).

          Casada com João Ribeiro da Silva, Cap I;