PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 5º - GENOVEVA DE ALMEIDA E SILVA

(atualizado em 19-março-2015)

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Batizada na Capela de São Gonçalo do Brumado aos 21-2-1742, casou na Capela de Santa Rita do Rio Abaixo em novembro de 1759 com Manoel Coelho dos Santos, natural da Freguesia de São Tiago do Marco, Couto de Alcobaça, Patriarcado de Lisboa, filho de Manoel Coelho e Maria Pereira, moradores do lugar Casal de Coelhos. No livro de batizados desta freguesia faltam os registros de 1703 a 1726. Em 1728 nasceu Maria Josefa, irmã de Manoel e seguem nascendo outros irmãos a intervalos regulares, o que leva a crer que Manoel nasceu em 1726 ou pouco antes (irmãos de Manoel q.d.: Josefa, n. 1728; Francisco, n. 1730; Maria, n. 1732; Luiza n. 1734; José, n. 1739)

Batizados na Matriz do Pilar e Capelas filiadas,

“Aos vinte e um de Fevereiro de mil setecentos quarenta e dous annos na Capela de São Gonçalo do Brumado filial desta Matriz de Nossa Senhora do Pilar de Sam João de ElRey com minha licença o Reverendo Dionízio Ferreyra Alves bautizou e poz os Santos oleos a Genoneva filha legítima do Alferes Antonio Ribeiro da Silva e de sua mulher Antonia Maria de Almeyda; foram padrinhos João Vieira Barboza solteiro e Jacinta Maria de Jesus casada, todos desta Freguesia de que fiz este que assigno. O Coadr Ignco Franco da Costa “

 

Casamentos na Matriz do Pilar e Capelas filiadas,

...(ilegível)....................

...Reverendo Parocho ......

.....de Reverendo Damaso Ribeiro da Silva com licensa do Reverendo Parocho ..... por palavras Manoel Coelho dos Santos natural e batizado na freguesia de São Tiago Mayor Couto de Alcobaça Patriarcado de Lisboa, filho legitimo de Manoel Coelho e Maria Pereira já defuntos e Genoveva de Almeida e Silva natural desta Freguesia filha do Alferes Antonio Ribeiro da Sylva e de Antonia Maria de Almeida e logo receberão sa bençois na forma do Ritual Romano .... testemunhas Marcos de Souza Magalhães e João Gonçalves.”

 

O casal foi proprietário da fazenda Santa Rita, na aplicação de mesmo nome, inicialmente termo da Vila de São João del Rei, passando mais tarde ao Termo da Vila de São José (Tiradentes). Nessa fazenda tinham casas de morada, engenho, monjolo, currais cercados de pedra, culturas e criação de gado.

Manoel faleceu em sua fazenda Santa Rita aos 26-3-1785 com testamento redigido no dia 9 do mesmo mês. Nele, além de obras pias, instituiu legados para doze moças pobres num total de 120$000. Para cinco sobrinhas, filhas de suas irmãs Maria e Luiza e do irmão José Coelho, todos moradores de Évora, um total de 500$000, enquanto seus filhos receberam apenas 87$000 de legítima cada um. Tinha negócios no Rio de Janeiro, onde precisou nomear testamenteiros e onde pertencia à Irmandade do Calvário.

Genoveva continuou morando em Santa Rita, onde foi recenseada em 1831, constando ter 90 anos. Vivia de lavouras em companhia da filha Antonia Maria, com 33 escravos e seu feitor. (Censo de Santa Rita do Rio Abaixo, neste site). Viveria ainda alguns anos, vindo a falecer aos 14-9-1840 com quase 100 anos.

Manoel e Genoveva (inventários neste site) tiveram:

 

§  1º - Joaquina Tomásia da Silva

§  2º - Juliana Maria de Almeida

§  3º - Manoel Coelho dos Santos, Padre

§  4º - José Coelho dos Santos, Capitão

§  5º - Francisco Coelho dos Santos

§  6º - João Coelho dos Santos

§  7º - Antonia Joaquina de Almeida

§  8º - Thomás Coelho dos Santos, Tenente

§  9º - Mariana Bernarda

§ 10º - Antonio Felisberto dos Santos

 

§ 1º

 

Joaquina Tomásia da Silva, casada na Capela de Santa Rita em 30-10-1776 com André Esteves, e dotada com 1:400$000, mais um escravo e uma cria. André faleceu com testamento (neste site) aos 21-8-1799 onde declara ser natural e batizado na Freguesia de Santa Maria de Serratinhos, Comarca de Chaves, Termo de Monte Alegre, Arcebispado de Braga, filho legitimo de Antonio Esteves e Isabel Alves, declara ter do casal sete filhos (dos quais seis comparecem na testamentária).

Em 1831, aos 72 anos, Joaquina morava em Lagoa Dourada:

Censo do Distrito de Lagoa Dourada, termo da Vila de São José- 1831- Quarteirão 6, fogo 12

Joaquina Thomasia, branca, 72, agricultor

22 escravos

1- Francisco Antonio dos Santos, casou aos 10-06-1816 com Maria Tereza Umbelina, filha de Francisco Lourenço Borges e Ana Rosa de Jesus, na família “Bento José Pereira”. Em 1831 morava com a mulher em Lagoa Dourada, vizinho de André Esteves dos Santos, 3 abaixo:

Censo do Distrito de Lagoa Dourada, termo da Vila de São José- 1831- Quarteirão 6, fogo 14

Francisco Antonio dos Santos, 41, branco, casado, agricultor

Maria Thereza, cônjuge, branca, 29

Francisco de Paula, dependente, branco, 14

2- Genoveva Maria do Sacramento casou aos 03-08-1795 na Capela de Penha da Lage com o então Alferes Vicente Ferreira de Sá e Castro, natural de Aiuruoca (ou do Sumidouro, termo da cidade de Mariana conforme seu testamento), filho do Coronel Francisco Ferreira dos Santos e Helena Maria de Castro. Família “Antonio Alves de Castro”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Capela Sra da Penha da Lage, filial  da matriz da vila de S. Jose aos 03-08-1795 Alferes Vicente Ferreira de Sá e Castro, f.l. do Cel. Francisco Ferreira dos Santos e D. Elena Maria de Castro, n/b Aiuruoca = Genoveva Maria do Sacramento, f.l. de Andre Esteves e D. Joaquina Thomasia da Silva, n/b freguesia de S. João del Rei.

 

Em 1799 Vicente era tenente de Milícias. Faleceu aos 23-04-1827 em Guarapiranga, Aplicação da Senhora Santa Ana da Barra dos Ferros-MG, com testamento redigido em Ouro Preto. Deixou segundo seu inventário (colaboração de Antonio Carlos de Castro, neste site) nove filhos:

2-1 Vicência Leopoldina Ferreira de Castro, casada com Domingos José Martins Guimarães. Domingos faleceu sem testamento no Arraial da Barra do Bacalhau, com inventário iniciado na cidade de Mariana em 1838, onde foram arrolados os dez herdeiros:

AHCSM - Arquivo Histórico da Casa Setecentista de Mariana-MG

Documento: Inventário

Inventariado: Domingos José Martins Guimarães

Inventariante: Vicência Leopoldina do Espírito Santo

Data:1838

Local: Mariana

Referência: cx:105 / A:2176 / 1ºof

Transcrição feita por Izabella Fátima de Oliveira Sales a pedido de Antônio Carlos de Castro

[fl1] [Abertura:]

Inventário dos bens que ficaram do Alfe/res Domingos Jose Martins Guima/rens casado que foi com D. Vicência Leo/poldina do Espírito Santo, falecido sem / testamento Arraial da Barra do Bacalhao

[fl10] [Título de herdeiros:]

1- D. Maria Jose Martins Guimaraens e / Castro - 18 anos

2- D. Francisca Thereza Martins Gui/maraens e Castro - 16 anos

3- D. Florentina Cândida Martins Gui/maraes e Castro - 14 anos

4- Joanna Elena Martins Guima-/raes e Castro - 13 anos

5- Francisco de Assis Martins Guima-/raes e Castro - 10anos

6- Vicente Jose Martins Guimaraes e / Castro - 8 anos

7- Serafim Martins Guimaraes e / Catro - 7 anos

8- Silvestre Jose Martins Guimaraes e/ Castro - 5 anos

9- Domingos Jose Martins Guima/raes e Castro - 3 anos

10- Jose de Sales Martins Guimaraes / e Castro - 1 ano

 

2-1-1- Maria José Martins Guimarães e Castro, com 18 anos em 1838.

2-1-2- Francisca Thereza Martins Guimarães e Castro, 16 anos

2-1-3- Florentina Cândida Martins Guimarães e Castro, 14 anos

2-1-4- Joana Helena Martins Guimarães e Castro, 13 anos

2-1-5- Francisco de Assis Martins Guimarães e Castro, 10 anos. Casou com Maria Eugênia de Oliveira Leite, filha do Cap.Luiz José Pinto Coelho da Cunha e Henriqueta Madalena de Oliveira Leite. Família “Pinto Coelho da Cunha”.

Pais de, q.d.:

2-1-5-1 Luiz, nascido aos 12-07-1851.

(pesq. Antônio Carlos de Castro) Fls.360v e 361 do Livro de Batismos dos anos de 1835-1868, 11 ago 1851. A Capella Sant'Anna pertencia a cidade atual de Guaraciaba-MG, que fazia parte de Guarapiranga, atual Piranga-MG.

Batismo aos 11 ago 1851 de Luiz, n. 12-07-1851.

Pais: Fran.co Gui.ães Martins de Castro e D.Maria Eugênia de Oliveira Leite. Avós paternos: Alferes Domingos José Guimarães e Vicência Leopoldina Ferreira de Castro. Avós maternos: Cap.Luiz José Pinto Coelho da Cunha e Henriquetta Magdalena de Oliveira Leite. Padrinhos: Cap.Luiz José Pinto Coelho da Cunha e Vicência Leopoldina Ferreira e Castro. Padre: Fellipe Benício Raymundo Nonato. Vigário: Fellipe Benício Raymundo Nonato.

2-1-6- Vicente José Martins Guimarães e Castro, 8 anos

2-1-7- Serafim Martins Guimarães e Castro, 7 anos

2-1-8- Silvestre José Martins Guimarães e Castro, 5 anos

2-1-9- Domingos José Martins Guimarães e Castro, 3 anos

2-1-10- José de Sales Martins Guimarães e Castro, 1 ano

 

2-2 Antonio Francisco Ferreira de Castro, solteiro, 29 anos em 1827.

2-3 Maria Joaquina do Sacramento casada com o Guarda Mor Januário da Cunha e Castro.

2-4 Ana Zeferina Ferreira de Castro casada com Joaquim Inocencio Pena e Castro, nascido em Guaraciaba-MG aos 28-12-1802 e filho de Manoel Gonçalves Pena e Joana Esméria da Cunha e Castro, neto materno do Alferes Antonio José de Castro e Maria do Espírito Santo e Cunha Osório. Geração na família “Cunha Osório”.

          Viúva com 50 anos declarados, Ana Zeferina casou segunda vez aos 12-08-1850, dispensados do impedimento que tinham, com o Cap. Luiz José Pinto Coelho da Cunha, viúvo de Henriqueta de Oliveira Leite. Família “Pinto Coelho a Cunha” 4-1. Sem geração deste matrimônio

2-5 Marco, batizado em 8-12-1802 em Guaraciaba. Não é citado no inventário paterno, somente seu irmão mais novo.

(pesquisa Antonio Carlos de Castro) Igreja N.S.a da Conceição de Piranga-MG, Arquidiocese de Marianna, Livro de Batismos/Pag.164

Batismo de Marcos aos 08/12/1802

Pais: Ten. Vicente Ferr.a de Sá e Castro e D.Genoveva M.a do Sacramento.

Padrinhos: Dr. Vig.Geral Marcos Antônio Monteiro de Barros por seu proc. Ant.o , f.o do mesmo Ten. e D.Vicência Leopoldina, m.er do Alf.es Domingos José Miz. Guimã, desta aplicação.

Foi batizado na Ermida do Ten. Vicente Ferra.a de Sá e Castro.

2-6 Francisco Ferreira dos Santos, solteiro, 25 anos.

2-7- José de Deus Ferreira de Castro, solteiro, 18 anos

2-8 Serafim Ferreira de Castro, solteiro,16 anos

2-9- Domiciano Ferreira de Castro, 5 anos

2-10- Marcos Antonio Ferreira de Castro, 4 anos

 

3- André Esteves dos Santos, falecido com testamento (neste site) aos 26-8-1861. Casou em primeiras nupcias com Theresa Emidia de Jesus (ou Gomes) Alvim, com quem morou em Lagoa Dourada onde comparecem no censo:

Censo do Distrito de Lagoa Dourada, termo da Vila de São José- 1831- Quarteirão 6, fogo 13

André Esteves dos Santos, branco, 31, agricultor

Thereza Emidia, conjuge, branco, 21

Dependentes, todos brancos: André Avilino-7, Francisco Gomes-4, Quitéria Imigdia-1

9 escravos

André casou em segundas com Francisca de Paula dos Reis e Silva. Cerca de um ano depois do falecimento de André, sua viúva contraiu novas núpcias com seu parente Cândido Firmino dos Reis, filho de Alexandre Firmino dos Reis e Ana Maria de Jesus. Cândido foi tutor dos enteados.

RMMJ, Paróquias de São João Del Rei - Matrimônios, Candido Firmino dos Reis, f de Alexandre Firmino dos Reis e Ana de Tal já falecida = Donna Francisca, viúva de André Esteves dos Santos. Parentes em 2º grau transversal igual de consangüinidade. Fazenda do Fundão - 22-09-1862

 

          Teve das 1as. núpcias:

3-1 André Avelino Gomes Alvim, nascido por 1828. Casou com sua parente Ana Cândida do Amor Divino, filha de Manoel Alves de Souza e Maria Alves de Jesus, nesta família Cap 2º, aí a geração.

3-2 Francisco Esteves dos Santos Alvim, casado com Maria José da Paixão Alvim. Francisco faleceu aos 25-07-1873 com inventário aberto em São José (Tiradentes) por sua viúva. Deixou entre outros bens terras e partes do engenho na Fazenda do Brumado, culturas e matos em terras que foram de D. Maria Cândida de Morais, partes das casas na Lagoa Dourada e na Lage havidas por herança e compras. Filhos arrolados em seu inventário (neste site):

3-2-1 Maria José, casada com Joaquim Pio Alvim

3-2-2 Tereza Umbelina, 16 anos

3-2-3 André Esteves, 14 anos

3-2-4 Maria da Glória, 12 anos

3-2-5 João Esteves, 7 anos

3-2-6 José Esteves, 4 anos

3-2-7 Quitéria, de 2 anos

3-2-8 Jussilino, com cinco meses de idade.

 

3-3 Quitéria Emilia dos Santos Alvim, casada com Manoel Palestino de Assis Alvim.

3-4 Joaquim Pio dos Santos Alvim, casado com Maria Francisca;

3-5 Antonio Esteves dos Santos Alvim, casado aos 24-10-1855 com Cândida Hermenegilda dos Reis e Silva, filha de Alexandre Francisco dos Reis e Ana Maria de Jesus, já citados.

RMMJ, Paróquias de São João Del Rei - Matrimônios, Antonio Esteves dos Santos, natural da Lage, f do Cap André Esteves dos Santos e Tereza Emilia Gomes Alvim = Cândida Hermenegilda dos Reis e Silva, desta, f de Alexandre Francisco dos Reis e Ana Maria de Jesus. Test: Candido Hermenegildo Branquinho e João Evangelista Alves. Fazenda do Fundão - 24-10-1855

3-6 José Esteves dos Santos, casado com Elisia.

3-7 Serafim Esteves dos Santos, casado com Urbana.

3-8 Manoel Esteves dos Santos Alvim, nascido por 1841.

3-9 Pedro Esteves dos Santos Alvim, por 1843.

3-10 Maria Theresa Alvim (ou de Jesus), nascida por 1845, casou aos 24-2-1862, com José Procópio de Rezende, dispensados do impedimento de consanguinidade em terceiro grau. Pais de, pelo menos, batizados em Resende Costa, MG (pesquisa Aristoteles Rodrigues)

3-10-1 Teresa, aos 1-9-1866

3-10-2 Gervásio, aos 11-9-1868, na ermida da Senhora do Carmo.

3-10-3 Maria, aos 5-9-1870

 

          Teve das 2as. núpcias, tuteladas por Cândido Firmino dos Reis:

3-11 Maria da Glória dos Reis, nascida  por 1858, aos 23-10-1872 casou com Sabino Firmino dos Reis, dispensados do impedimento de consanguinidade

3-12 Ana, nascida por 1859, foi contratada para casar-se com José Isalino Lara filho do Tenente Francisco Gonçalves Lara

3-13 Joaquina Custódia dos Reis, nascida em 1861, aos 12-2-1879 casou com Jovita Ferreira Alvim

 

4- Floriana Clara de Jesus, aos 29-06-1818 casou com Francisco Ribeiro de Jesus, filho de utro e Dionísia Soares da Conceição . Geração nesta família e4m I:

5- Antonia Joaquina do Sacramento.

6- Manoel Esteves dos Santos, natural de Prados aonde aos 29-10-1806 casou-se com Ana Apolinaria, filha do Tenente Pedro Gonçalves Poça e Josefa Gonçalves de Moura, família “Antonio de Oliveira Gago”, neste site.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 29-10-1806 Manoel Esteves, f.l. de Andre Esteves e Joaquina Thomazia da Silva = Ana Apolinaria, f.l. do Ten. Pedro Gonçalves Poça e Josepha Gonçalves de Moura. Nts/bts nesta.

 

 

 

§ 2º

 

Juliana Maria de Almeida casou na Capela de Santa Rita em 08-02-1779 com Thomaz Mendes, natural da Freguesia de Sam Payo de Fam Concelho de Barcellos, filho de Domingos Mendes e Domingas Francisca, tendo por padrinhos Manoel Coelho dos Santos e André Esteves. Recebeu dote igual ao da irmã.

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas - capela de Sta. Rita, aos 08-02-1779 - Tomas Mendes, filho de Domingos Mendes e Domingas Francisca, n/b na freg.  de Sam Payo, Barcelos, Braga. Com Juliana Maria de Almeida, filha de Manoel Coelho dos Santos e Genoveva de Almeida e Silva, n/b nesta mesma freguesia. Test.: Manoel Coelho dos Santos e André Esteves

Ambos eram falecidos 1840, como também vários de seus filhos pelo que alguns netos seus herdaram diretamente da bisavó D. Genoveva. Thomaz faleceu em 2-8-1823, com testamento redigido aos 12-11-1821 em sua morada na Fazenda Engenho do Rio do Peixe (testamento neste site). Filhos (e netos), segundo inventário da avó materna (1840) e Livros Paroquiais:

Filhos:

1 Tomás (ou Ananias) Mendes dos Santos

2 Ana,

3 Padre José Mendes dos Santos

4 Lauriana Maria de Jesus de Nazaré

5 Francisco Mendes de Almeida e Silva

6 Doutor Desembargador Gabriel Mendes dos Santos

7 Antonia Maria da Assunção

8 Genoveva Maria de Almeida

 

1- Tomás Mendes dos Santos, como citado no inventário da avó, batizado na Capela de Santa Rita aos 10-07-1781.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 10-07-1781 Tomas, f.l. Tomas Mendes e Juliana Maria de Almeida, padr.: Manoel Coelho dos Santos e s/m Genoveva Maria de Almeida.

          Aos 22-01-1815 casou com Francisca Cândida de Castro, filha de Francisco Coelho dos Santos (§ 5º abaixo).

B7: Casamentos - SJDRei, aos 22-01-1815 Capela Santa Rita, Alferes Thomas Mendes dos Santos, f.l. Thomas Mendes e Juliana Maria; = cc. Francisca Candida de Castro, f.l. Ten. Francisco Coelho e D. Joana Angelica. Nts/bts Capela de Santa Rita.

 

Tomás faleceu com testamento redigido aos 30-05-1823, transcrito no livro de óbitos da Matriz de SJDR no mesmo ano, onde aparece com o nome de Ananias Mendes dos Santos.

RMJ: SJDR – Matriz- óbitos - Testamento de Ananias Mendes dos Santos – Em nome de Deus Amen. Eu Ananias Mendes dos Santos, estando enfermo porem em meu perfeito juízo faço meu testamento – sou natural da Freguesia de São José, filho legitomo de Thomas Mendes e Juliana Maria de Almeida. C.c. Francisca Cândida de Castro de cujo matrimonio tenho quatro filhos: Antonio, Francisco, Ananias e Mizael. (...) minha mulher está pejada (...) tenho um filho natural Santino (sic), pardo, filho de Faustina Maria (...) SJDR 30-05-1823.

Nota: Não encontrei o termo de óbito, mas o seguinte é de novembro de 1823.

 

             Filhos de Tomás Mendes e Francisca Cândida citados no inventário da avó Genoveva e que encontramos nos livros paroquiais:

1-0 Ananias, batizado aos 09-11-1817, não citado no testamento do pai, provavelmente morreu antes do nascimento de seu irmão homônimo 1-3 abaixo.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 09-11-1817 Ananias, f.l. Alf. Tomas Mendes dos Santos e D. Francisca Candida de Castro, padr.: Tomas Mendes e D. Joana --- de Castro.

1-1 Antonio Mendes dos Santos, batizado na Capela de Santa Rita aos 23-09-1816, solteiro com 24 anos em 1840.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 23-09-1816 Antonio, f.l. Alf. Tomas Mendes dos Santos e D. Francisca Candida de Castro, padr.: Ten. Francisco Coelho dos Santos e Juliana Maria de Almeida.

          Casou com Balbina Cândida de Castro, filha do Capitão Carlos Ribeiro da Silva e Eulália Quitéria de Oliveira, nesta família Cap. 6º.

Pais de, pelo menos:

1-1-1 Eulália, legatária do avô materno

1-2 Francisco Coelho dos Santos, batizado em 07-02-1819, com 21 anos em 1840. Solteiro em 1856.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 07-02-1819 Francisco, f.l. Tomas Mendes dos Santos e Francisca Candida de Castro, padr.: Padre Jose Mendes dos Santos e D. ---- Joaquina Almeida.

1-3 Ananias Mendes dos Santos, batizado em 10-09-1820, solteiro de 20 anos em 1840. Afilhado e legatário da avó materna: “Declaro que deixo a meu neto e afilhado Ananias, filho de Thomas Mendes, o criolo Cezário filho de Josefa cabra, idade de onze anos, digo, sete anos.”

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 10-09-1820 Ananias, f.l. Alf. Tomas Mendes dos Santos e D. Francisca Candida de Castro, padr.: Francisco Mendes da Costa e D. Joana ---- Castro.

          Ananias casou com Laura Laurentina Cândida de Oliveira.

1-4 Misael Mendes dos Santos, batizado em 19-12-1821, 19 anos em 1840.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 19-12-1821 Misael, f.l. Alf. Tomas Mendes dos Santos e D. Francisca Candida de Castro, padr.: Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e D. Genoveva de Almeida por pp a D. Delfina Candida de Castro.

          Aos 13-05-1849 casou Jesuina Esméria Cândida de Jesus (ou de Castro), filha do Capitão Cesário Francisco de Souza e Genoveva Cândida de Castro, neste capítulo, § 5º, 4-2.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 13-05-1859 dispensados de consanguinidade, Misael Mendes dos Santos, branco 25 anos, f.l. do finado Tomas Mendes dos Santos e D. Francisca Candida de Castro = cc D. Jesuina Candida de Castro, branca de 15 anos, f.l. do Cap. Cesario Francisco de Souza e D. Genoveva Candida de Castro moradores nesta freguesia, test.: Antonio Felisberto dos Santos e Jose Coelho dos Santos.

1-5 Guilhermina Cândida de Castro, de 17 anos. Em 07-11-1842 já casada com João Ribeiro da Silva que assina procuração no inventário como cabeça do casal. Guilhermina faleceu aos 03-07-1849 e foi inventariada pelo viúvo.

          Foram filhos do casal segundo o inventário, neste site:

1-5-1 Ambrozina Cândida de Castro, com 3 anos em 1850. Provavelmente casou com José Ribeiro de Oliveira e Silva, filho do Com. Mariano Ribeiro da Silva e Mariana Cândida de Castro. Com geração nesta família Cap. 6º.

1-5-2 Guilhermina, faleceu antes que a mãe.

 

          Estes mesmos cinco filhos comparecem em 1831 no censo de Oliveira vivendo em companhia de Francisca Cândida de Castro, então casada com Dâmaso Ribeiro da Silva, nesta família, cap 10º.

 

Filho natural de Tomas/Ananias com Faustina Maria, mulher parda, nascida por 1784:

1-6 Eleutério José Mendes dos Santos na transcrição do testamento do pai referido como Santino (seria Sabino?). Aos 09-06-1826 casou com Mariana da Assunção, filha de Manoel Cavalgante da Assunção e Luiza Maria da Trindade.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 09-06-1826 matriz, Eleuterio Jose Mendes dos Santos, f. natural de Faustina Maria da Conceição; = cc. Mariana da Assumpção, f.l. Manoel Cavalgante da Assumpçção e Luiza Maria da Trindade.

 

          Em 1831 morava em Santa Rita do Rio Abaixo, com Mariana Rosa sua mulher, a mãe Faustina e dois filhos:

Censo de Santa Rita do Rio Abaixo, 1831, fogo 123

Eleutério Jose Mendes, pardo, 28, casado

Marianna Rosa, parda, 22, casada, fiadeira

Ercolano, pardo, 3

Sabino; parda; 1 

cativos 6

Faustina Maria, parda, 46, solteira, tecedeira

 

Entre seus filhos, q.d:

1-6-2 Sabino (ou Sabina?), com 1 ano

1-6-3 Gertrudes Mendes dos Santos, aos 06-10-1877 casou com Cândido José dos Anjos:

RMJ: SJDR – casamentos- Matriz – Aos 06-10-1877- Candido José dos Anjos, filho de Florentino Alves dos Anjos e Maria Francisca de Jesus = Gertrudes Mendes dos Santos, filha de Eleutério José Mendes e Marianna Rosa do Sacramento, natural de S Gonçalo do Brumado. Testemunhas: Francisco Coelho dos Santos Martins e Daniel Antonio de Paiva.

 

 2- Ana Joaquina de Jesus, batizada aos

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 21-05-1782 Ana, f.l. Tomas Mendes e Juliana Maria de Almeida, padr.: Andre ---- e s/m Joaquina Tomasia da Silva, da freguesia de Prados.

          Aos 24-09-1810 casou com o então Alferes Jerônimo José Rodrigues, filho natural de Paulo Rodrigues, natural de Portugal, falecido em São João del Rei aos 10-06-1820, e Mariana Izabel de Santana, natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Candelaria da cidade e Bispado do Rio de Janeiro e falecida em São João Del Rei com testamento (neste site) aos 07-07-1781, neto paterno de João Rodrigues e Mariana Lopes, neto materno de Antonio José de Assunção Mattos e Bárbara Francisca Xavier (outras informações na família “Francisco José Freire).

B7: SJDRei, aos 24-09-1810 Capela de Santa Rita, Alferes Jeronimo Jose Rodrigues, filho de Paulo Jose Rodrigues e D. Mariana Izabel de Santa Ana; = cc. D. Ana Joaquina de Jesus, f.l. Thomas Mendes e D. Juliana Maria de Almeida.

Em 1831 o Capitão Jeronimo José vivia no fogo 110 em Santa Rita do Rio Abaixo em companhia de sua segunda mulher Antonia Maria da Assunção, com cinco filhos do primeiro casamento e mais oito do segundo, deste a mais velha com 11 anos (Censo de Santa Rita, neste site).

          Filhos de Ana e Jeronimo José, q.d.:

2-0 Messias, batizado aos 15-07-1811, provavelmente falecido na infancia.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 15-07-1811 Messias, filho leg. Jeronimo Jose Rodrigues e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Tomas Mendes da Silva e D. Juliana Maria de Almeida.

2-1 Francisco de Paula Rodrigues de Assis, batizado em 08-11-1812, com 19 anos em 1831.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 08-11-1812 Francisco, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Alf. Tomas Mendes dos Santos e Mariana Bernarda do Sacramento, solteira.

          Aos 16-07-1838 casou com Ana Cândida de Jesus, filha do Cap. Mor Jerônimo José Rodrigues e Rita Clara de Jesus, família “João Gonçalves Mello”.

2-2 Jesuína, batizada em 13-03-1814, com 17 anos em 1831,

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 13-03-1814 Jesuina, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Guarda Mor Manoel Soares Lopes, solteiro e Laureana Maria Teles, solteira filha de Tomas Mendes.

          Em 1840 Jesuína estava casada com Francisco Coelho dos Santos. Jesuína Cândida de Jesus, em 26-01-1853 viúva e com 32 anos, casou com Antonio Alves Pinto, de 36 anos  viúvo de Joaquina Angélica Freire e filho de José Alves Madeira e Ana Vitória de Jesus; família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 1º § 5º.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 26-01-1853 Antonio Alz Pinto, branco de 36 anos, viuvo de D. Joaquina Angelica Freite(sic); = cc Jesuina Candida de Jesus, branca de 32 anos, viuva do Ten. Francisco Coelho dos Santos. Ambos moradores nesta freguesia do Bom Sucesso, test.: Francisco Glz Pedreiras e Joaquim Alves Pinto.

2-3 Mecias, batizada aos 16-05-1815, com 16 anos em 1831. Em 1840 estava casada com João Machado Rodrigues da Silveira

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 16-05-1815 Messias, filha leg. Jeronimo Jose Rodrigues e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Padre Jose Mendes dos Santos e D, Antonia Maria da Conceição filha de D. Antonia Maria da Conceição.

          Mecias Silvana da Silveira faleceu no Passatempo e foi sepultada aos 29-10-1842 na capela de S. João Batista.

Passatempo, MG aos 29-10-1842 faleceu D. Missias Silvana da Silveira, foi sepultada nesta capela de S. João Batista, mulher do Cap. João Machado Roiz da Silveira

2-4 Carolina Leopoldina de Jesus, batizada em 03-06-1816, solteira de idade de vinte e três anos em 1840

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 03-06-1816 Carolina, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e Ana Joaquina de Jesus, padr.: Francisco Mendes dos Santos e D. Francisca Candida de Castro cc Alf. Tomas Mendes dos Santos.

2-5 Ana, batizada em 10-10-1817, com 14 anos em 1831. Em 1840 estava casada com Camilo José dos Santos

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 10-10-1817 Ana, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e D. Ana Joaquina de Jesus, padr.: Francisco Antonio Rosa. Foi batizada em casa em necessidade.

3- Padre José Mendes dos Santos, batizado aos 16-08-1784.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 16-08-1784 Jose, f.l. Tomas Mendes e Juliana Maria de Almeida, padr.: Damaso Coelho dos Santos, solteiro e Joaquina Tomasia da Silva cc Andre Esteves, da freguesia de Prados.

4- Lauriana Maria de Jesus de Nazaré, batizada aos 09-10-17791. Em 1814 quando foi madrinha da sobrinha Jesuína 2-2 acima era ainda solteira e foi referida como Laureana Maria Teles.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 09-10-1791 Laureana, f.l. Tomas Mendes e Juliana Maria de Almeida, padr.: Padre Miguel Ribeiro da Silva e Clara Maria da Silva.

          Laureana foi a segunda esposa do Tenente Coronel Luiz Manoel da Silva Caldas, natural e batizado em São Gonçalo da Vila de Amarante, Arcebispado de Braga, filho de João Pereira da Silva Caldas e Senhorinha Tereza Leite de Barros. O Coronel Luiz Manoel casou em primeiras núpcias na cidade de Goiás com Joaquina da Conceição, filha de Ana Barbosa, com quem teve quatro filhos:

- Luiz Quintino dos Santos, casado, falecido antes do pai, sem geração.

- Alferes Joaquim Manoel da Silva Caldas, com 38 anos e solteiro em 1840

- Constâncio Manoel da Silva Caldas, já falecido em 1840, casado que foi com Maria Rita da Silva, deixando dois filhos, tutelados do Padre João Luiz Xavier Brandão.:

               a) José Manoel da Silva Caldas, com mais ou menos 8 anos em 1840

               b) Constância Maria da Silva Caldas, com 6 anos mais ou menos

- Guilhermina Francisca da Silva Caldas, casada com o Tenente Ângelo José da Silva, Secretário de Governo das Armas em Goiás, onde residiam. Tiveram ao menos as filhas Luiza e Joana, a quem o avô doara por 1820 um cativo a cada uma.

 

          Luiz Manoel faleceu com testamento redigido em São João del Rei aos 26-06-1839 e aberto aos 21-06-1840, mesmo ano em que foi iniciado seu inventário.

          Laureana faleceu com testamento redigido também em São João del Rei aos 15-10-1866 e aberto aos 14-12-1872. Fora proprietária de parte da Fazenda Cachoeira na Freguesia de Santa Rita, Termo de São José, vendidas a Francisco de Paula Rodrigues de Assis em 1858.

 

          Lauriana Maria e Luiz Manoel tiveram, segundo inventários de ambos (neste site):

4-1 Aureliano Mendes da Silva Caldas, batizado aos 28-08-1830.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 28-08-1830 Aureliano, f.l. Luiz Manoel de S.ª Caldas e D. Laureana Maria de Jesus, padr.: Ajudante João Antonio de Faria Braga, casao e D. Ana Gertrudes de Faria Braga.

          Casou com Ines de Almeida Caldas, sua inventariante. Faleceu sem testamento aos 08-08-1901 e deixou, segundo seu inventário, neste site:

4-1-1 Maria Ignes das Chagas Caldas, casada com Francisco Rodrigues das Chagas

4-1-2 Gabriel, legatário da avó materna, em 1874 com cerca de 14 anos, não comparece no inventário do pai.

4-1-3 João Batista da Silva Caldas, casado com Maria José de Almeida Caldas

4-1-4 Maria das Dores das Silva Lara, casada com João Gonçalves Lara

4-1-5 Ambrosina Caldas de Andrade casou aos 02-05-1885 com seu primo irmão Gabriel Carlos de Andrade, 4-2-3 abaixo

RMJ: SJDR- Casamentos – Aos 02-05-1885- Matriz de N Sra do Pilar – Gabriel Carlos de Andrade, natural da freguesia de Rio Novo, filho de Manoel Rodrigues de Andrade e Maria Cândida de Andrade Barbosa = Ambrosina da Silva Caldas, filha de Aureliano Mendes da Silva Caldas e Ines de Almeida Caldas. Dispensados de impedimento de consangüinidade de segundo grau lateral simples e igual.

 

4-1-6 Alfredo da Silva Caldas, solteiro com 24 anos em 1901

4-1-7 Josina, sepultada na capela de São Gonçalo do Brumado aos 24-09-1873

 

- Maria Gabriela Caldas, neta de Aureliano, falecida antes do avô, casada que foi com Flavio Farnese, deixou a filha Maria de Lurdes, com ano e meio em 1901, herdeira no inventário de Luiz Manoel.

 

4-2 Maria Cândida de Jesus (ou de Andrade), batizada aos 23-01-1833, com sete anos no inventário paterno.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 23-01-1833 Maria, f.l. Luiz Manoel de S.ª Caldas e D. Laureana Maria de Jesus, padr.: Jeronimo Jose Rodrigues e D. Juliana Maria de Almeida, viuva.

          Casou aos 14-01-1850 no oratório particular da Fazenda da Cachoeira da Freguesia da Lage com Manoel Rodrigues de Andrade, filho de outro e Claudiana Maria da Conceição, batizado na Matriz de N. Sra da Conceição de Serro Frio. Manoel foi nomeado primeiro testamenteiro por sua sogra em 1866. Faleceu aos 13-10-1867 com testamento redigido três dias antes, declarando ser natural de Diamantina. Em 1873, por ocasião da abertura do inventário de sua mãe, Maria Cândida estava casada com José Antonio Rodrigues Barbosa, com quem teve uma filha que recebeu um legado da avó materna, administrado pelo pai.

          Maria Cândida e Manoel Rodrigues tiveram quatro filhos, um falecido na infância, os outros três legatários da avó Laureana e arrolados no inventário paterno:

4-2-1 Manoel Carlos Rodrigues de Andrade, solteiro, com 22 anos em 1873, recebeu um legado da avó Laureana

4-2-2 Augusto Bernardino Rodrigues de Andrade, solteiro, 19 anos em 1873.

4-2-3 Gabriel Porfírio Rodrigues de Andrade, batizado aos 03-04-1855. Solteiro com 17 anos no inventário da avó. Gabriel Carlos de Andrade casou em 1885 com sua prima Ambrosina, 4-1-5 supra

 

5- Francisco Mendes de Almeida e Silva, Tenente. Batizado aos 19-08-1793, casou com sua prima Jesuína Cândida de Almeida (§ 4º, 8- ) filha de José Coelho dos Santos e Francisca de Paula Moraes

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 19-08-1793 Francisco, f.l. Tomas Mendes e Juliana Maria de Almeida, padr.: Alf. Jose Coelho os Santos e Francisca de Paula Moraes, da freg. da vila e S. Jose.

Tiveram ao menos, q.d.:

5-1 Jesuína, legatária da tia Ana Izabel, mulher do Desembargador Gabriel Mendes dos Santos, 6 abaixo: “Deixo a minha afilhada Jesuína, filha de meu cunhado Francisco Mendes de Almeida e Silva, o legado de 400$.”

5-2 Francisco, batizado em novembro de 1834.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita em novembro de 1834 Francisco, f.l. Alf. Francisco Mendes de Almeida Silva e D. Jesuina Candida de Almeida, padr.: Francisco de Paula Coelho dos Santos Monteiro e Francisca Paula de Moraes, da freguesia da Lage.

5-3 Julia, em 01-12-1835.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 01-12-1835 Julia, f.l. Francisco Mendes de Almeida Silva e D. Jesuina Candida de Almeida, padr.: Dr. Gabriel Mendes dos Santos, desta freguesia e D. Hipolita Candida de Moraes da aplicação da Lage.

6- Doutor Desembargador Gabriel Mendes dos Santos, batizado em 1795 na Capela de Santa Rita, tendo por padrinhos André Mendes e Genoveva de Almeida e Silva. Em 1823 era Fiscal nomeado dos Diamantes. Em 20-07-1840 estava no Rio de Janeiro como Desembargador da Relação do Maranhão e Deputado da Assembléia Geral. Casou com Ana Izabel dos Santos Fonseca, filha do Sargento Mor João Batista da Fonseca e Ana Luiza de Paula Pimenta, falecida com testamento redigido no Rio de Janeiro aos 02-04-1864 e aberto aos 08-03-1892. Nele declarou sua filiação, seu casamento com Dr Gabriel e nomeou por testamenteiros pela ordem, o marido, o irmão João Batista da Fonseca, o irmão Dr Antonio Gabriel de Paula Fonseca. Declarou não ter tido filhos de seu casamento. (inventário neste site)

 

7- Antonia Maria da Assunção, batizada em Santa Rita aos 03-05-1798.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 03-05-1798 Antonia, f.l. Tomas Mendes e Juliana Maria de Almeida, padr.: Sarg. Mor Antonio Jose Ferreira e s/m Antonia Maria de Almeida por pps a Francisco Coelho dos Sants e Genoveva Almeida Silva, viuva.

          Antonia casou aos 27-11-1819 com seu cunhado, o Capitão Jerônimo José Rodrigues, viúvo de Ana, nº 2 acima.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 27-11-1819 Ermida N. Sra. do Carmo da fazenda da Caxoeira, Jeronimo Jose Rodrigues, viuvo de D. Ana Joaquina de Jesus; = cc. D. Antonia Maria da Assumpção, f.l. de Thomas Mendes e D. Juliana Maria de Almeida, n/b em Santa Rita, filial desta matriz.

 

Em 1831 (Censo de Santa Rita neste site), com 32 anos declarados, Antonia Maria vivia com o marido, ele com 57 anos, os cinco sobrinhos/enteados e mais oito filhos seus. Em 1840 já era falecida e foi representada no inventário da avó Genoveva por doze filhos, todos solteiros em 1840:

7-1 Belarmina, batizada aos 20-11-1820

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 20-11-1820 Belarmina, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e D. Antonia Maria da Assnção, padr.: Cap. Jose Francisco Lopes e D. Genoveva Maria de Almeida.

7-2 Aureliano, em 24-12-1821.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 24-12-1821 Aureliano, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e D. Antonia Maria da Assnção, padr.: Alf. João Antonio Farias Braga e s/m D. Ana Gertrudes Guilhermina de Padua.

7-3 Severiano, em 14-02-1823

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 14-02-1823 Severiano, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e D. Antonia Maria da Assnção, padr.: Cap. João Moreira Rocha e D. Juliana Maria de Almeida.

7-4 Domicila, batizada em 29-07-1824.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 29-07-1824 Domicila, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e D. Antonia Maria da Assnção, padr.: Candido Hermenegildo Branquinho e s/m D. Maria Bernareda da Silva.

7-5 Domiciano, batizado na Capela de Santa Rita aos 30-12-1826.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 30-12-1826 Domiciano, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e D. Antonia Maria da Assnção, da vila de São Jose, padr.: Francisco de Paula Almeida Magalhães por pp a Francisco Mendes de Almeida, e D. Juliana Maria de Almeida.

7-6 Martiniano batizado aos 28-07-1828.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 28-07-1828 Martiniano, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e D. Antonia Maria da Assnção, padr.: Alf. Antonio Felisberto dos Santos e D. Matilde Emilia Lara dos Santos.

7-7 Odócia, com onze anos em 1840.

7-8 Marcolina ou Marcelina, batizada na Capela de Conceição da Barra aos 04-11-1830.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 04-11-1830 Marcelina, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e D. Antonia Maria da Assnção, padr.: Cap. João Pereira Pimentel e D. Jesuina Candida Paula por pps a Francisca ---- e Jesuina Candida de Jesus.

7-9 Guilhermina, batizada em Santa Rita aos 02-07-1832.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 02-07-1832 Guilhermina, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e D. Antonia Maria da Assnção, padr.: Francisco Rodrigues de Assis e D. Jesuina Canida de Jesus.

7-10 Gabriel, com seis anos em 1840.

7-11 Maria, batizada aos 06-08-1835.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 06-08-1835 Maria, f.l. Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e D. Antonia Maria da Assnção, padr.: João Machado da Silveira e Maria Francisca da Silveira, da freguesia da vila de S. Jose.

7-12 Antonio, dois anos em 1840.

 

8- Genoveva Maria de Almeida, batizada em 21-9-1800, era solteira de idade de quarenta e três anos no inventário da avó.

 

§ 3º

 

Manoel Coelho dos Santos, de 20 anos em 1785. Em 1831 vivia no fogo 1 de Santa Rita do Rio Abaixo declarando ter 68 anos, com quatro cativos e mais Manoel Coelho, solteiro de 15 anos. Foi ordenado e faleceu com testamento (neste site) em 2-12-1835. Deixou por herdeiros de sua terça seus três testamenteiros e as irmãs destes. Eles herdaram todo o monte porque Genoveva, mãe do Padre Manoel, abriu mão da herança.

Herdeiros do Padre Manoel, irmãos entre si, que não se enquadram nos grupos de sobrinhos ou sobrinhos netos do padre:

1- Francisco Coelho dos Santos, solteiro, 28 anos em 1836.

2- Antonio Coelho  dos Santos, solteiro, 26 anos

3- Manoel Coelho dos Santos, solteiro 21 anos, provavelmente o mesmo que vivia em casa do Padre Manoel em 1831.

4- Simplicia Maria da Conceição, solteira 32 anos

5- Balbina Maria da Conceição, casada, 22 anos

6- Mariana Bernarda do Sacramento, casada com João da Rocha, 21 anos.

 

 

 

§ 4º

(com a colaboração de pesquisas de Aristóteles Rodrigues)

 

Capitão José Coelho dos Santos, com 16 anos em 1785. Casou com Francisca de Paula de Moraes, batizada em 07-05-1774, filha de Antonio Marques Monteiro, natural da Freguesia de São Martinho, termo de Guimarães, falecido em Outubro de 1794 (testamento e inventário neste site) e de Catarina Alves de Moraes (ou Preta), neta paterna de João Marques e Joana Francisca, neta materno do Sargento Mor João Alvares Preto e Maria Pedrosa de Moraes. Ascendência de Maria Pedrosa de Moraes em SL. 8º, 496, 5-4.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-05-1774 na capela de N. Sra da Penha de França filial desta matriz, Francisca, f.l. Antonio Marques Monteiro e Catarina Alz Preta, padr.: Miguel Fernandes.

 

Francisca era irmã inteira do Alferes Antonio Marques de Moraes casado com Teresa Maria de Lima, família “Capitão José Alves Lima”.

 

José e Francisca comparecem no censo de 1831 com vários dependentes:

Censo 1831 Nossa Senhora da Penha de França da Laje, fogo 60

JOZE COELHO DOS SANTOS, 62, casado, chefe

FRANCISCA DE PAULA MORAES, 56, casado, cônjuge

ANNA ALVARES DE MORAES, 40, solteiro, dependente

CATHARINA ALVARES, 38, solteiro, dependente

BALBINA, 34, solteiro, dependente

HIPOLITA, 22, solteiro, dependente

FRANCISCO DE PAULO, 27, solteiro, dependente

MANOEL, 12, dependente

36 escravos

 

Francisca faleceu em 22-05-1840  e Capitão José em 11-07-1851 sem testamento, inventariado no mesmo ano (inventários neste site).

 

Filhos (idades em 1843 inventário materno):

1- Ana Alves de Moraes, batizada em 25-11-1790. Solteira em 1851.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 25-11-1790 cap. de Santa Rita da freg. da vila de S. João del Rei de licença, Ana n. aos 17, f.l. Alf. Jose Coelho dos Santos e D. Francisca de Paula de Moraes, moradores na aplicação da capela de N. Sra da Penha de França desta freguesia de Sto Antonio da vila de S. Jose, padr.: Antonio Marques Monteiro e D. Genoveva de Almeida Silva, viuva moradora na dita aplicação de Santa Rita.

2- Catarina Alves de Moraes, batizada em 06-11-1792. Solteira em 1851.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-11-1792 Lage, Catarina n. aos 25-10, f.l. Alf. Jose Coelho dos Santos e D. Francisca de Paula de Moraes, moradores na aplicação da dita capela, padr.: Tomas Mendes e s/m Juliana Maria de Almeida moradores na aplicação de Santa Rita.

3- Capitão José Coelho dos Santos Monteiro, que segue.

4- Balbina, batizada em 10-04-1798. Em 1851 já falecida.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-04-1798 cap. Lage, Balbina n. aos 28- 03, f.l. Alf. Jose Garcia de Moraes digo do Alferes Jose Coelho dos Santos e Francisca Paula Moraes da dita aplivação da Lage, padr.: Francisco Coelho dos Santos e s/m Joana Angelica de Castro da freg. de S. João del Rei.

5- Francisco de Paula. Em 1851 Francisco de Paula Coelho, solteiro, de idade quarenta e seis anos. Foi inventariado em 1878 com o nome de Francisco Coelho dos Santos Monteiro (neste site) faleceu abintestado, deixando herdeiros colaterais

6- Maria Cândida de Moraes casou com General Mor Carlos Cláudio, filho do Alferes João Ribeiro de Resende e sua segunda mulher Ana Claudia de Mendonça (Família “João de Rezende Costa” 2-11-1-2). Em 1831 moravam em Prados na casa dos pais de Carlos Cláudio, com dois filhos: Joaquim de 2 anos e Antonio de um. Em 1843 Maria Cândida, já viúva, ainda morava em Prados.

7- Hipólita Cândida de Moraes, batizada em 26-12-1809. Em 1851 consta como solteira e em 1878 no inventário do irmão Francisco estava casada com José Muller.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-12-1809 Lage, Hipolita, f.l. Cap. Jose Coelho dos Santos e D. Francisca de Paula de Moraes, padr.: Revdo Francisco Pinto de Gois e Lara e D. Ana Francisca de Almeida, filha do Cap. Joaquim Pinto.

8- Jesuína Candida de Almeida, casada com o Ten. Cel Francisco Mendes da Silva (§ 2, 5). Em 1878 Jesuina consta como viuva.

9- Major Manoel Coelho dos Santos Monteiro, 24 anos. Em 1878 solteiro.

 

3- Capitão José Coelho dos Santos Monteiro, batizado em 03-04-1796, faleceu em janeiro de 1867 com testamento (inventário e testamento neste site).

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-04-1796 Lage, Jose n. aos 20-03, f.l. Alf. Jose Coelho dos Santos e D. Francisca de Paula de Moraes, moradores na aplicação da dita capela, padr.: Sargento Mor Antonio Jose Ferreira e D. Clara Maria da Silva moradores na freg. de S. João del Rei.

          Foi c1c Mariana Francisca da Silveira, falecida em 15-04-1850 (inventário e testamento neste site), filha legitima do Capitão João Machado Rodrigues, e Dona Esmeria Francisca da Silveira (ou de Belem). Família “Antonia Maria dos Anjos”.

Em 1831 moravam em Penha da Lage:

Censo 1831 Nossa Senhora da Penha de França da Laje, fogo 59

JOZE COELHOS DOS SANTOS MONTEIRO, 36, casado, chefe, masc.

MARIANNA FRANCISCA, 22, casado, cônjuge, fem.

JOZE FORTUNATO, 10, dependente, masc.

VALERIANNO, 2, dependente, masc.

JOZE ANTONIO, 1, dependente, masc.

 

José casou em segundas com Maria José de Rezende, filha legitima de José Dutra Gonçalves e Dona Quiteria Rosa. Viúva, Maria José aos 26-4-1876 casou segunda vez com Domingos José Gonçalves.

 “Aos vinte e seis de Abril de 1876 assisti receberem-se em o sacramento do Matrimonio os contraentes Domingos José Gonçalves e Dona Maria José de Rezende viuva do finado Capitão José Coelho dos Santos (...)”.

 

          Teve da 1a. (idades em 1850)

3-1 Valeriano Coelho dos Santos Monteiro, casado. Em 1867, ele e a mulher Ines de Castro Monteiro Galvão de São Martinho residiam no Distrito de Nossa Senhora da Conceição da Boa Vista, Termo da cidade de Leopoldina, Comarca do Pomba. Pais de, e.o.:

3-1-1 Mariana Francisca da Silveira, casou com Felizberto Augusto de Rezende (neste, § 4º, 3-7-1).

 

3-2 José Antonio Coelho, vinte anos. Solteiro em 1878.

3-3 Antonio Coelho dos Santos, dezoito anos. Falecido aos 18-2-1867 deixa a viuva Francisca de Paula de Almeida Santos, sem filhos. (inventário neste site)

3-4 Francisco Coelho dos Santos, dezesseis anos. Em 1878 no inventário do tio Francisco, já viúvo.

3-5 Martiniano Coelho, quatorze anos. Em 1867 já casado com Marcolina Honoria dos Santos.

3-6 Mariana, treze anos. Em 7-3-1867 já falecida, casada que foi com Joaquim Pedro (?) Santos e deixou:

3-6-1 José, de idade de 12 anos

3-6-2 Joaquim, de idade de 11 anos.

 

3-7 Messias Francisca da Silveira, onze anos. Em 1867 já casada com Tertuliano Pinto de Almeida, filho de Felisberto Pinto de Almeida, fal. 20-4-1842 (inventário neste site) e Maria Libania Rezende. Pais de, p.menos (pesquisa de Aristóteles Rodrigues):

3-7-1 Felizberto Augusto de Rezende cc Mariana Francisca da Silveira filha de Valeriano Coelho dos Santos Monteiro e Ignes de Castro Galvão.

“Paróquia de JESUS MENINO DEUS, Cidade RECREIO. Nome FELISBERTO AUGUSTO DE RESENDE e MARIANNA FRANCISCA DA SILVEIRA Certifico que, revendo os Livros de Assentamento de Casamento desta Paróquia, encontrei o seguinte termo, que transcrevo: Livro n. 01, Folha n. 74v. Número 278. Aos 03 de junho de 1875 (três de junho de mil oitocentos e setenta e cinco), na Igreja Nossa Sra. Conceição da Boa Vista, perante o Revmo. Padre Modesto Theophilo Alves Ribeiro, e as testemunhas Cap. Manoel M. de Castro e Lucas Eugenio M. de REsende, receberam-se em matrimônio FELISBERTO AUGUSTO DE RESENDE e MARIANNA FRANCISCA DA SILVEIRA, ele com --- anos de idade, filho de Tertuliano Pinto de Almeida e Messias Francisca da Silveira, ela com --- anos de idade, filha de Valeriano Coelho dos Santos Monteiro e Ignes de Castro Galvão. O Pároco: Pe. Modesto Theophilo Alves Ribeiro. Observações: ELE, natural e batizado N.Sra. da Penha de França de Lage. ELA, natural de S. Martinho e batizada N. Sra. da Conceição da Boa Vista.”

 

3-8 Joaquim Coelho dos Santos, oito anos. Em 1867 ja casado com Dona Ana Jesuina dos Santos.

3-9 Maria Francisca da Silveira, sete anos. Em 7-3-1867 já estava casada com Joaquim Pio (Estevão) dos Santos.

3-10 João Coelho dos Santos, seis anos. Em 1878 já estava casado com Ambrozina Candida Vivas.

3-11 Manoel, quatro anos; não consta no inventário paterno, somente no testamento.

 

          da 2a. (idades em 1867)

3-12 Guilhermina Maria dos Santos, de 12 anos. Casou com Francisco Machado da Silva. No inventário do tio Francisco Coelho dos Santos Monteiro (1878) já falecida, herdam seus filhos:

3-12-1 Salatiel Machado da Silva, 5 anos (em 1878)

3-12-2 Francisco Machado da Silva, 3 anos (idem).

 

3-13 Valeriano Coelho dos Santos Rezende, de 11 anos;

Certifico que revendo o Livro 03 do Assentos de batizados, (...) desta Freguesia da Lage e nele a folha 18 achei o assento seguinte: Aos três de Maio de 1857 foi por mim batizado o inocente Valeriano, nascido aos 24 abril, filho legitimo do Capitão José Coelho dos Santos Monteiro e Dona Maria José de Rezende e foram padrinhos Francisco Antonio dos Santos e Dona Maria Thereza de Jesus, (...)

 

3-14 José Coelho de Rezende, de 09 anos.

 

          Capitão José Coelho dos Santos Monteiro teve o filho natural, reconhecido em testamento:

3-15 José Fortunato Coelho, casado com Dona Ana Constancia de Andrade. José tinha 54 anos no inventário do tio Francisco (1878)

 

 

§ 5º

 

Francisco Coelho dos Santos, com 14 anos em 1785, aprendeu “caixaria” com o cunhado Tomás Mendes. Casou com Joana Angélica de Castro, n. c. de 1773 em São Bento do Tamanduá. Em 1831 moravam em Bomsucesso:

Censo Bomsucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 104

FRANCISCO COELHO DOS SANTOS, chefe, masculino, branca, 60, casado

JOANNA ANGELICA, cônjuge, feminino, branca, 60, casado

JOZE COELHO DOS SANCTOS, dependente, masculino, branca, 23, solteiro

FRANCISCO COELHO DOS SANCTOS, dependente, masculino, branca, 21, solteiro

ANTONIO FELISBERTO DOS SANCTOS, dependente, masculino, branca, 16, solteiro

ANNANIAS ANTONIO, dependente, masculino, branca, 11, solteiro

 

Joana, filha legitima do Sargento Mor Antonio José Barreto e Joana Maria de Souza (tronco da família “Antonio José Barreto”), faleceu aos 03-09-1835, com testamento (neste site):

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 03-09-1835 fal. D. Joana Angelica de Castro mulher do Ten. Francisco Coelho dos Santos e a 4 foi sepultada.

 

Francisco e Joana Angélica tiveram q.d:

 

1- Francisca Cândida de Castro, casada com Tomás Mendes dos Santos, filho de Juliana Maria de Almeida § 2º acima, com o qual teve cinco filhos, descritos quando tratamos de seu marido. No inventário de sua avó Genoveva, Francisca era viúva e seu pai assume a tutela de seus filhos, por ser avô dos mesmos. Francisca casou em segundas com seu primo Dâmaso Ribeiro da Silva, filho de Inácio Ribeiro da Silva e Francisca Felisberta de Góes e Lara. Ele era então viúvo, com filhos pequenos. Em 1831 Francisca e Damaso viviam em Oliveira com os filhos do primeiro casamento dele, os do dela e mais dois de ambos relacionados no Cap 10º, desta família.

2- Delfina, batizada em 02-02-1799 em Santa Rita, teve por padrinhos José Coelho dos Santos e Joana Maria de Souza Castro, de Tamanduá. Casou com Venâncio José Vivas.

Censo Bomsucesso, 1831, quarteirão 1, fogo, 121

VENANCIO JOZE VIVAS; chefe; masculino; branca; 44; casado

DELFINA CANDIDA; cônjuge; feminino; branca; 32; casado

JOANNA ANGELICA; dependente; feminino; branca; 7;

ANTONIO MENDES; dependente; masculino; branca; 16; solteiro

11 escravos

 

2-1 Joana Angélica, batizada em 01-01-1825. Afilhada e legatária da avó materna: “Deixo a minha neta e afilhada Joana filha de Venâncio José Vivas quarenta mil réis”

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-01-1825 Joana, f.l. Venancio Jose Vivas e D. Delfina Candida de Castro, padr.: Ten. Francisco Coelho dos Santos e D. Joana Angelica de Castro.

2-2 Ana, em 03-07-1826.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 03-07-1826 Ana, f.l. Venancio Jose Vivas e D. Delfina Candida de Castro, padr.: Jose Coelho dos Santos e D. Mariana Candida de Castro.

2-3 Belarmina, em 20-07-1828.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 20-07-1828 Belarmina, f.l. Venancio Jose Vivas e D. Delfina Candida de Castro, padr.: Francisco Coelho dos Santos e s/irmã D. Genoveva Candida de Castro tios da batizada.

2-4 Genoveva, em 23-08-1829.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 23-08-1829 Genoveva, f.l. Venancio Jose Vivas e D. Delfina Candida de Castro, padr.: Francisco Coelho dos Santos e D. Genoveva Candida de Jesus.

2-5 Ana (outra), em 29-09-1832.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 29-09-1832 Ana, f.l. Venancio Jose Vivas e D. Delfina Candida de Castro, padr.: Alf. Domingos Alz do Espirito Santo e s/m Maria Custodia Freire.

2-6 José, em 24-10-1839.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 24-10-1839 matriz, Jose, f.l. Venancio Jose Vivas e D. Delfina Candida de Castro, padr.: Ten. Damaso Ribeiro da Silva e D. Margarida Izabel de Jesus mulher de João Machado Neto.

 

3- Mariana, batizada em 03-10-1801 na Capela de Santa Rita, tendo por padrinhos João Leite Guedes e Francisca Rosa do Sacramento. Mariana Cândida de Castro aos 19-04-1839 casou com Domingos Gonçalves Pedreira, filho do falecido Francisco Gonçalves Pedredira e Margarida Izabel de Jesus. Geração na família “Maria de Siqueira Paes” § 2.

4a - Rita, batizada aos 20-02-1797, provavelmente falecida na infância, gêmea de Genoveva.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 20-02-1797 Rita,f.l. Francisco Coelho dos Santos e Joana Angelica de Castro, padr.: Cap. Jose Ribeiro de Oliveira Silva, da freguesia de Tamanduá por pp ao Revdo Miguel Ribeiro da Silva, e D. Genoveva Almeida Silva.

4b- Genoveva Cândida de Castro (ou de Jesus), batizada no mesmo dia e lugar que sua gêmea Rita acima.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra do Bom Sucesso aos 02-10-1803 Genoveva, f.l. Ten. Francisco Coelho dos Santos e D. Joana Angelica de Castro, padr.: Padre Manoel Coelho dos Santos e Juliana Maria de Almeida cc Tomas Mendes.

          Aos 08-12-1829 casou com Cezário Francisco de Souza de quem foi a segunda mulher. Cesário foi primeiro casado com Lucinda Cândida do Amor Divino, falecida em 1827, com geração descrita na família “Souza Monteiro” cap 3, § 2.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 08-12-1829 Cap. Cesario Francisco de Souza, viuvo de D. Lucinda Candida de S. Jose = cc D. Genoveva Candida de Jesus. Test.: Cap. João Antonio da Silva e Venancio Jose Vivar.

          Cesário e Genoveva foram moradores em Bom Sucesso onde comparecem no censo de 1831, com um filho do casal e outros do primeiro leito dele :

Censo Bomsucesso, 1831, quarteirão 1, fogo 30

CEZARIO FRANCISCO DE SOUZA, chefe, masculino, branca, 40, casado

GENOVEFA CANDIDA, cônjuge, feminino, branca, 28, casado

FRANCISCO FERREIRA RODRIGUES, dependente, masculino, branca, 24, solteiro

CANDIDO DE SOUZA, dependente, masculino, branca, 13, solteiro

MARIA CANDIDA, dependente, feminino, branca,12, solteiro

ANNA CANDIDA, dependente, feminino, branca,10, solteiro

JOAQUIM, dependente, masculino, branca,6

CEZARIO, dependente, masculino, branca,5

EMERENCIANA CANDIDA, dependente, feminino, branca, 4

JOZE, dependente, masculino, branca,1

ANTONIO DE SOUZA, dependente, masculino, branca, 15, solteiro

30 escravos.

 

Capitão Cesário foi inventariado por Genoveva em 30-09-1852 (inventário neste site). Compareceram dois filhos do casal:

4-1 José, batizado em 19-09-1830. Legatário da avó materna: “Deixo a meu neto filho do capitão Cesário Francisco de Souza quarenta mil réis”. José Cesário de Souza aos 21-09-1852 casou com Jesuína Cândida de Castro, filha de Dâmaso Ribeiro da Silva e Francisca Cândida de Castro. Nesta família cap. 10º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 19-09-1830 Jose, f.l. Cap. Cesario Francisco de Souza e D. Genoveva Candida de Castro, padr.: Francisco Coelho dos Santos e D. Joana Candida de Castro avós do batizado.

4-2 Jesuína Esméria Cândida de Jesus (ou de Castro), com 15 anos em 13-05-1849, casou com Mizael Mendes dos Santos, filho de Tomas Mendes dos Santos e Francisca Cândida de Castro. Neste capitulo § 2º.

4-3 Francisco, batizado em 11-12-1831. Não comparece no inventário paterno.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 11-12-1831 Francisco, f.l. Cap. Cesario Francisco de Souza e D. Genoveva Candida de Castro, padr.: Francisco Ferreira Roiz com pp ao Sarg. Mor Joaquim Jose da Cruz, e D. Delfina Candida de Castro mulher de Venancio Jose Vivas.

 

5- José Coelho dos Santos, batizado em 02-02-1808, coherdeiro da terça materna, casou duas vezes. Primeira vez com Maria Rita das Dores (ou do Carmo) faleceu em 12-04-1836 e foi inventariada em 1838, inventário neste site. Segunda vez, aos 03-08-1836 dispensados de afinidade licita em 2º grau da linha colateral igual, casou com Maria Ribeiro dos Anjos.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 02-02-1808 Jose, f.l. Francisco Coelho dos Santos e Joana Angelica de Castro, padr.: Francisco de Paula e Antonia Joaquina de Almeida

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 12-04-1836 fal. D. Maria Rita do Carmo mulher de Jose Coelho dos Santos e no dia 13 foi sepultada

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 03-08-1836 dispensados de afinidade licita em 2º grau da linha colateral igual, Jose Coelho dos Santos, viuvo de D. Maria Rita do Carmo = cc D. Maria Ribeira dos Anjos, viuva de Joaquim Boeno da Fonseca. Ambos moradores nesta freguesia; test.: Padre Jose Machado de Faria, Venancio Jose Vivas e outros.

 

          Maria Ribeiro era filha do Tenente Antonio Ribeiro de Jesus e Ana Maria dos Anjos, neta paterna de Roberto de Jesus Teixeira e Antonia Ribeira, neta materna de José Machado Tostes e Ana Maria do Rosário. Maria foi casada primeira vez com Joaquim Bueno da Fonseca falecido em Tiradentes em 20-08-1831 e inventariado pela viúva no mesmo ano, inventário neste site. Outras informações da família de Maria na família Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º.

Maria e Joaquim tiveram o filho único: Mizael Ribeiro de Jesus ou Bueno da Fonseca, co-herdeiro da terça do padrasto.

 

          José faleceu aos 26-11-1854 com testamento assinado em 16 do mês anterior. Sem geração, instituiu herdeiro da terça o enteado Mizael Ribeiro de Jesus e a Matriz de N. Sra. do Bom Sucesso e, a viúva como usufrutuária de sua meação. Após a morte desta seriam herdeiros seus irmãos: Antonio Felisberto dos Santos, aos filhos do finado meu irmão Francisco Coelho dos Santos, a minhas irmãs Francisca Cândida de Castro, Delfina Cândida de Castro e Genoveva Cândida de Castro, e na falta de algum destes a seus filhos”. Antonio Felisberto dos Santos, Genovefa Cândida de Castro e Francisca Cândida de Castro venderam a futura herança a Mizael Ribeiro de Jesus, filho da usufrutuária. (inventário neste site).

 

6- Francisco Coelho dos Santos, batizado em 19-10-1809, tambem co-herdeiro da terça materna. Casou com Messias Carolina de Castro, filha do Major Felisberto Ribeiro da Silva alferes e Maria Silvéria de Castro, Nesta família cap. 10.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 19-10-1809 Francisco, f.l. Francisco Coelho e D. Joana Angelica, padr.: Dom.os Ferreira de Oliveira e Ana Josefa da Silva em ppa Maria Ines

          Francisco faleceu em 26-06-1851 e o inventariado foi aberto pela viuva em 02-03-1852. Compareceram no inventário, neste site, três filhos curatelados pelo tio Inácio Ribeiro da Silva:

6-1 Felisberto, com 17 anos

6-2 Mizael, com 15.

6-3 Maria, com 8 anos.

 

7- Antonio Felisberto dos Santos, batizado em 05-11-1815, coherdeiro da terça materna. Casou com Emerenciana Cândida de Jesus, filha do Capitão Cesário Francisco de Souza e Lucinda Candida do Amor Divino. Família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” cap 3º, § 2.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-11-1815 Antonio, f.l. Francisco Coelho e Joana Angelica de Castro, padr.: João Coelho dos Santos e Antonia Clara Feisberta.

          Em 1855 venderam a futura herança, do irmão José supra, a Mizael Ribeiro de Jesus.

          Capitão Antonio faleceu aos 11-04-1862 e foi inventariado pela viúva em 22-09-1862. Compareceram nove filhos (inventário neste site):

7-1 Sidney Monteiro, 20 anos

7-2 Elidia Maria, 18 anos

7-3 Venerando, 18 anos

7-4 Eliezer, 14 anos

7-5 Thoribio, 12 anos

7-6 Lucinda Cândida de Castro, 10 anos

7-7 Amanda, 8 anos

7-8 Valter Monteiro de Castro, 7 anos

7-9 Ambrosina Cândida de Castro, 6 anos

 

 

§ 6º

 

João Coelho dos Santos, 12 anos, casou depois com Mariana de Souza Monteiro falecida em 24-5-1855 e inventariada em 1857, filha de Antonio José de Matos Carrilho e de Inácia Apolônia de Souza, esta nascida e batizada na Capela de São Gonçalo do Brumado, filha de Domingos Monteiro Lopes e Mariana de Souza Monteiro. Inácia Apolônia faleceu aos 14-09-1817, com testamento redigido a rogo por José da Fonseca Costa, na Vila de São José aos 13-07-1812. Nomeou como primeiro testamenteiro a seu irmão o Alferes Domingos Monteiro Lopes, morador ao pé da Serra de Bonsucesso. Família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 5º, neste site.

 

Em 1831, Mariana já viúva, com 54 anos declarados, foi recenseada em Santa Rita do Rio Abaixo (censo já citado):

Fogo 65: Marianna de Souza, 54, viúva, lavradora; Emerenciana, 34, solteira, costureira; Porcina, 30, solteira, costureira; Marianna de Souza, 27,solteira, fiadeira; Gertrudes, 21, solteira, muda exposta.

 

João faleceu em 11-11-1826, com inventario aberto em 1841 na Fazenda Serra, aplicação de Santa Rita, Termo da Vila de São José, em casa da viúva (inventários neste site).

 

Filhos de João e Mariana:

 

1- Emerenciana Esméria, solteira de idade de quarenta e dois anos (em 1841). Já falecida em 1855, sendo herdeira a mãe.

2- Mariana Cândida dos Santos, falecida, casada que foi com Crispiniano Antonio dos Santos (§ 10, 1- abaixo)

3- Porcina Bernarda do Sacramento, batizada na capela de Santa Rita aos 13-7-1800, solteira de idade de trinta e nove anos (em 1841) e 56 anos em 1857. Faleceu solteira aos 11-7-1875, com testamento em que nomeia seu cunhado Elias Rodrigues de Arvellos por testamenteiro e faz doações a vários sobrinhos. (inventário neste site)

4- Maria Ozória dos Santos, batizada na capela de Santa Rita em 18-9-1803, teve por padrinhos Manoel Coelho dos Santos e Joaquina Tomásia de Almeida, de Prados. Maria Osória faleceu aos 6-6-1871 (inventário neste site). Foi casada com Elias Rodrigues de Arvellos (comparar com Elias, com 22 anos em 1831, morando com seus prováveis pais Antonio José de Arvellos e Ana Severina no fogo 44 de Santa Rita, segundo o censo, neste site).

          Maria Ozória teve, segundo seu testamento e partilha, 9 filhos legitimos e um natural exposto ao finado Padre Antonio de Pádua, da Lage.

          Elias teve seu inventário aberto aos 21-10-1895, tendo falecido cerca de três anos antes. Geração legitima na família “Souza Monteiro” Cap. 5º, §1º.

 

Filho natural de Maria Ozória:

4-1 Getulio José da Costa, morador em Paraíba do Sul, Provincia do RJ

 

5- Francisco, que faleceu solteiro depois do pai, sendo herdeira a mãe.

 

§ 7º

 

Antonia Joaquina de Almeida, de 7 anos em 1785, tinha 60 anos e era solteira em 1840 moradora na Fazenda da Serra. No censo de Santa Rita do Abaixo de 1831, morava com a mãe e exercia o ofício de costureira. (censo neste site)

 

§ 8º

(atualizado em 15-setembro-2015)

 

Tenente Thomás Coelho dos Santos, com 6 anos em 1785, em 1794 já estava casado com Ana Zeferina de Paiva, falecida antes de 1808, filha de Domingos de Paiva e Silva e Maria Vitoria do Nascimento, segundo os inventários destes e de Manoel Coelho dos Santos, todos neste site. Casou em segundas aos 26-11-1806 com Ana Rosa de Jesus, falecida aos 08-05-1848 em S. João del Rei e inventariada em 1850 (inventário e testamento neste site) filha de Pedro de Alcantara de Almeida e Mecia Joaquina Pinto de Magalhaes (SL, 6, 279, 6-4). Ana Rosa era viúva de Antonio Barbosa de Lima, cujo filho natural, Silverio Barbosa falecido em 20-11-1822 (testamento e inventário neste site) nomeou herdeiros a Thomás e Ana Rosa.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 26-11-1806 matriz, Tenente Thomas Coelho dos Santos, viuvo de D. Ana Zeferina de Paiva; = cc. D. Ana Roza de Jesus, viuva do Cap. Antonio Barbosa Lima.

 

O Tenente Thomaz não teve geração de Ana Rosa, porém teve com Ana Zeferina quatro filhos (e sómente 4) arrolados nos inventários dos avós maternos:

 

1- Zeferino José dos Santos

2- Camila Leopoldina de Paiva

3- Rita de Cássia de Paiva

4- Francisco Coelho dos Santos

 

       Na dúvida, teria tido ao menos um filho natural:

- Gabriel Coelho dos Santos, batizado na Igreja N. Sra da Conceição de Aiuruoca em 2 set 1825, filho de uma creoula escrava de D. Ana Rosa de Jesus mulher do Ten. Tomas Coelho dos Sanctos, padr.: Cap. Francisco Correa Nunes e s/m D. Camilla Leopoldina de Paiva”. Casou em S. Vicente Ferrer em 16-02-1852 com Rita Correa de Cassia, filha de Manoel Joaquim Correa e Ana Rosa Correa, tendo por testemunhas Zeferino José dos Santos e Francisco Correa Nunes. No termo de seu casamento não consta a sua filiação, só a da contraente. (Termos encontrados nos livros paroquiais de Aiuruoca e São Vicente Ferrer)

 

1- Zeferino José dos Santos, batizado aos 20-10-1799, casou aos 18-2-1822 com Mathildes Cândida de Jesus, batizada em Aiuruoca aos 4-9-1808, filha de Custódio José de Souza Pinto e Ana Esméria de Andrade, família “João Gonçalves de Mello”.

"...na Ermida de Custódio de Souza Pinto, sujeita à capella de São Vicente, filial da Matriz de Aiuruoca...com licença do Vigário José de Abreu.." Casaram: Zeferino José dos Santos, filho de Tomaz Coelho dos Santos e D. Ana Zeferina de Paiva , com: Mathildes Cândida de Jesus, filha de Custódio José de Souza Pinto e Ana Esméria de Andrade Dispensados de 3º grau de consanguinidade"

aos 04 set 1808 ermida S. Vicente desta freguesia de Aiuruoca, batizei Mathildes, f.l. de Custodio de Souza Pinto e Anna Esmeria, madr.: d. Maria Luiza Gonçalves, solteira.”

O casal era morador da Freguesia de São Vicente Ferrer, Termo da Vila de Aiuruoca, Minas e Comarca de Baependí, onde em 1831 Zeferino era Juiz de Paz e vivia em companhia de sua mulher, de João Batista de Almeida de 3 anos  e 34 escravos, no fogo 103 conforme o censo supra citado.

 

          Mathildes faleceu em 20-3-1866 e deixou, segundo seu inventário (neste site):

1-1 Gabriel José de Andrade, com 6 anos no censo de 1838, em 1866 era casado, morador na Freguesia de São Gonçalo, termo da Vila de Campanha.

1-2 Rita Guilhermina de Andrade, com 1 ano em 1838, em 1866 estava casada com seu primo irmão Tomaz Correa Nunes, filho do Capitão Francisco Correa Nunes e Camila Leopoldina de Paiva, (abaixo)

1-3 Francisco José dos Santos, casou aos 22-07-1863 na fazenda das Bicas com Maria Claudina de Souza, filha de Manoel Antonio de Souza e Ana Rosa Villela de Andrade, citados em a Família Villela, cap 3º, neste site.

Matriz de São Vicente Ferrer, casamentos. 22-07-1863, Fazenda das Bicas  - Francisco José dos Santos, filho do Major Zeferino José dos Santos e Matildes Cândida de Andrade com Maria Claudina de Souza, f.de Manoel Antonio de Souza e Ana Rosa Vilella de Andrade, Ambos nascidos e batizados nesta freguesia.

1-4 Zeferino José dos Santos Junior, solteiro de 26 anos

1-5 Antonio Augusto dos Santos, solteiro de 23 anos, morador no termo da Cidade de Paraibuna. Em uma procuração datada de 14-6-1866 aparece como morando no Rio de Janeiro onde aos 09-11-1867 casou com Maria Henriqueta Vidal, filha natural de Joaquim Vidal Leite Ribeiro e Hortenciana Henriqueta de Assis - familia “Domingos Gonçalves Chaves e Micaela dos Anjos Coutinho”, neste site.

Rio de Janeiro, RJ Igreja S. Francisco Xavier matr - “Aos nove dias do mez de Novembro de mil oitocentos e sessenta e sete, nesta Corte e Igreja do Principe dos Appostolos Sao Pedro, em virtude da licenca supra, em minha prezenca e das testemunhas abaixo assinadas, se receberao em matrimonio na forma do sagrado Conc. Tridentino, e Const. do Bispado, e Provizão do Ilmo. e Rm.º  Monsenhor Vigario Capitular Felis Maria de Freitas e Albuquerque, Antonio Augusto dos Santos filho legitimo de Zeferino Jose dos Santos, e D. Mathildes Candida de Andrada, natural e baptizado na Freguesia de Sao Vicente da Aiuruoca Bispado de Mariana, e morador na Freguesia de Santa Ritta desta Corte, com D. Maria Henriqueta Vidal filha natural de Joaquim Vidal Leite Ribeiro, e D. Hortencianna Henriqueta de Assis, natural e baptizada na Freguezia da cidade de Mar de Hespanha deste Bispado, e moradora no Engenho Velho desta Corte. [...]” (pesq. Sandro C. Andrade).

1-6 Mariana Eudóxia de Andrade, casada com Pedro Correa Nunes, filho de Francisco Correa Nunes e Camila de Paiva, abaixo.

1-7 Mathildes Heduviges de Andrade, solteira de 13 anos.

1-8 Maria Vitória de Andrade não é citada no inventário materno. Aos 01-03-1862 casou com o viúvo Joaquim Machado de Azevedo.

S. Vicente de Minas, MG - Igreja S. Vicente Ferrer - aos 01-03-1862 Joaquim Machado de Azevedo, viuvo = cc D. Maria Vitoria de Andrade, f.l. Zeferino Jose dos Santos e D. Matildes Candida de Jesus

 

2- Camila Leopoldina de Paiva, batizada na Capela do Espirito Santo filial da Matriz de Santana de Lavras, mas o termo não foi feito na época de seu batismo. Foi anotado por declaração posterior de testemunhas que disseram que se realizou aos 10 de abril de 1800. Muito possivelmente teria sido em 1801 ou 1802, já que em abril de 1800 seu irmão mais velho teria apenas uns seis meses de idade. Em 1811, comparece como herdeira no inventário de seu avô Domingos de Paiva e Silva, por ser sua mãe falecida. Constou ter 8 anos de idade. Casou aos 30-04-1821 com Francisco Correa Nunes, nascido por 1785 na Vila de Barcelos, filho de José Batista Correa Nunes e Ana Luiza. Foram moradores no Arraial de São Vicente Ferrer onde o Capitão Francisco tinha casa de comércio e onde era Juiz de Paz em 1838 aos 53 anos. Nesse ano morava no 1º quarteirão, fogo 12, com sua mulher de 36 anos, sete filhos e 24 cativos, conforme o censo já citado.

B7: SJDRei, aos 30-04-1821 na ermida de D. Luiza Fortes de Bustamante. Tenente Francisco Correa Nunes, f.l. Jose Baptista Correa Nunes e Ana Luiza, n/b freg. da vila de Barcelos Arc. de Braga; = cc. D. Camila Lopes(sic) Lima(sic) de Paiva, f.l. do Ten. Thomas Coelho dos Santos e D. Ana Zeferina de Paiva, bat. freg. das Lavras aonde a contraente era moradora e o contraente nesta vila.

A margem: Ten.e Fran.co Corr.ª Nunes e D. Camila Lopes.

 

          Francisco faleceu de "hydropsinia" aos 66 anos em 14 de agosto de 1851 com testamento. Foi sepultado "dentro da Capella velha" de São Vicente. Camila faleceu aos 69 anos em 8 de janeiro de 1872 e foi sepultada no adro da Matriz de São Vicente.

          Ascendência de Francisco em “Avós de Além-Mar”, neste site.

São Vicente Ferrer, óbitos –

Aos 14 de Agosto de 1851 sepultou-se dentro da Capella velha o capitão Francisco Correa Nunes falecido de hyidropsia, de 66 anos, confessado e sacramentado. Foi encomendado

Aos 8 de janeiro de 1872 sepultou-se no Adro da Matriz Dona Camilla Leopoldina de Paiva Nunes, d´idade de sessenta e nove anos falecida de hydropsinia foi confessada, ungida e sacramentada foi encomendada.Vigro Flavio Ribeiro Alves

 

          Segundo dados colhidos nos censos e termos paroquiais de Aiuruoca e São Vicente Ferrer, Francisco e Camila tiveram onze, talvez doze filhos, dos quais nove foram arrolados no inventário paterno e cinco citados no testamento materno (ambos neste site):

2-1 Guilhermina Leopoldina de Paiva, casou em São Vicente Ferrer na Capela da fazenda de seu avô Thomas Coelho dos Santos, aos 24 de outubro de 1835 com seu primo irmão Pedro de Alcântara Pinto de Almeida, filho de João Batista Pinto de Almeida e de Rita de Cássia (irmã de Camila). Em 1838 moravam no Arraial de São Vicente, ele com 21 anos e ela com 16 (Censo citado). Guilhermina faleceu com 56 anos aos 03-12-1877 com testamento escrito em São Vicente Ferrer aos 09-11-1877, então já viúva e sem filhos, conforme declarou. (testamento transcrito no livro de óbitos, com resumo neste site)

 

2-2 Francisco Correa Nunes, com 14 anos no censo de 1838, casou com Alexandrina Vilela. Francisco faleceu aos 21-01-1864, com inventário aberto em Aiuruoca por sua viúva (neste site). Tiveram sete filhos tutelados pelo avô materno Domingos Villela dos Reis e mais tarde pelo irmão mais velho, pois sua mãe contraíra novas núpcias.

Segundo inventário, foram seus filhos:

2-2-1 Maria Etelvina de Souza Nunes, 14 anos em 1864, casou com José Cirillo Villela

2-2-2 Francisco Correa Nunes, 12 anos, mais tarde foi o tutor de seus irmãos caçulas. Casou com Maria Carolina Villela e, segundo Luiz Gonzaga Nunes, depois de residir em varias fazendas e localidades de Minas Gerais transferiu-se para Lorena, SP, onde faleceu. Com filhos nascidos em Minas e alguns radicados em Lorena, segundo o mesmo autor.

2-2-3 Alexandrina Adelaide (de Paiva) Nunes, aos 18 anos vivia em companhia de sua tia e madrinha Guilhermina. Em 1871 estava contratada para se casar com Joaquim Cândido da Silva, filho de Severino Cândido da Silva (família “Villela” Cap. 2º. Casou aos 02 de Setembro do mesmo ano.

(RMJ) Casamentos na Ermida de São Vicente depois Capela de São Vicente Ferrer-MG - Aos 02-09-1871 Joaquim Candido da Silva e Alexandrina de Paiva Nunes. Test: Tomaz Correa Nunes e Joaquim Prª Godinho

 

Por ocasião do testamento de sua madrinha, de quem foi legatária, estava casada com Daniel Balbino de Noronha Almeida. Foram moradores em Ouro Preto e Belo Horizonte. (c.g de que existem fotografias.

2-2-4 Camila de Souza Nunes, 7 anos em 1864, casou depois com Alexandre Pinto de Souza, advogado, filho de João Pinto e Laura de Souza, com geração descrita em “Família Nunes” já cit.

2-2-5 Cornélio Correa Nunes, teve casamento contratado com Virginia Augusta da Silveira, filha de Maria Vitória da Silveira.

2-2-6 Antonio, em 1875 morava em Aiuruoca em companhia do cunhado Alexandre Pinto de Souza e era tutelado de seu irmão Francisco, por morte do avô materno. O Tenente Antonio Villela Nunes (Tonico), casou duas vezes, primeiro com Ana Candida de Andrade e em segundas com Maria Sales. Residiu em Varginha onde foi Tabelião do 1º Ofício, c.g. da primeira mulher, conforme Luiz Gonzaga Nunes, op cit.

 

2-2-7 José, póstumo, em 1875 vivia em Alfenas com seu tio José Correa Nunes. Segundo Luiz Gonzaga Nunes, op cit, José Villela Nunes casou primeiro com Ignes de Sales e em segundas com Etelvina Nunes. Residiu em Aiuruoca onde foi tabelião do 1º Oficio, c.g.

 

2-3 Martiniano, nascido em 20-4-1827, com 12 anos no censo de 1838, não constou do inventário paterno.

 “Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos “aos 03 maio 1827 cap. S. Vicente - MARTINIANO, nasceu aos 20 de abril do ditto, f.l. do cap. Francisco Correa Nunes e d. Camilla Leopoldina de Paiva, padr.: alf. Francisco José de Andrade e d.Mariana filha de Custodio de Sousa Pinto.” (pesquisa de Bartyra Sette)

2-4 Messias Cândida de Paiva, batizada em 8 de julho de 1828, casou em São Vicente Ferrer aos 01-06-1844 com Francisco de Paula de Almeida Filho.

“Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos.aos 08 julho 1828, MESSIAS, filha l. do cap. Francisco Correa Nunes e d. Camilla Leopoldina de Paiva, padr.: cap. Antonio Francisco Sardinha e d. Rita de Cassia, filha de Custodio de Sousa Pinto”. (pesquisa de Bartyra Sette)

 

Capela de São Vicente Ferrer, casamentos: 01-06-1844

Francisco de Paula de Almeida Filho (na “orelha” repete “”) com Mecias Cândida de Paiva. Test: Pedro de Alcântara e Zeferino José dos Santos

 

Messias já era falecida quando do testamento da irmã Guilhermina e teve ao menos:

2-4-1 Maria das Dores de Almeida, legatária da tia Gulhermina

 

2-5 Zeferino , batizado em 16-5-1830, foi arrolado no censo de 1838 aos 8 anos, mas não comparece no inventário paterno.

 “Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -- batismos - aos 16 maio 1830 cap. S. Vicente, ZEFERINO, f.l. do cap. Francisco Correa Nunes e d. Camilla Leopoldina de Paiva, padr.; Antonio Fernandes Moreira e s/m Delfina Rosa Perpetua, estes da vila de S. João os mais desta.” (pesquisa de Bartyra Sette)

 

2-6 Thomaz Correa Nunes, batizado em 30-07-1832, casou em 11-01-1854 em São Vicente Ferrer com Rita Guilhermina de Andrade, acima. Em “Família Nunes” de Luiz Gonzaga Nunes,  encontram-se 7 filhos do casal com grande geração

2-6-1 Filho ou filha, batizado em 1855 na Matriz de São Vicente, tendo por padrinhos Zeferino José dos Santos e Camila Leopoldina de Paiva.

2-6-2 Auzenda de Andrade Nunes, batizada aos 10-06-1858, também em São Vicente Ferrer, onde casou aos 11-01-1875 com Francisco Villela de Andrade, filho de José Villela dos Reis e Francisca de Paula Andrade (família “Villela, Cap 3º).

Matriz de São Vicente Ferrer- casamentos: 11-01-1879, 5:30h da tarde

Francisco de Andrade Villela, de José Villela dos Reis e Francisca de Paula de Andrade com Ozenda de Andrade Nunes, de Thomas Correa Nunes e D. Rita Guilhermina de Andrade Nunes. Test: Barão de São Thomé e José de Andrade Villela

 

2-6-3 Frederico de Andrade Nunes, casado em Varginha em 1889 com Maria Izabel de Andrade Reis, filha de Prudente de Andrade Reis e Maria Izabel (segundo “A Família Nunes” citada). Foi o herdeiro da tia Guilhermina Leopoldina de Paiva, por disposição testamentária dela.

 

2-6-4 Amélia de Andrade Nunes casou aos 15-02-1882 em São Vicente Ferrer com Lindolfo Cardoso Brochado, filho de Francisco Cardoso Brochado e Francisca Cardoso de Lima, estabelecidos posteriormente em São Sebastião da Estrela, cg. (Familia Nunes” cit)

S. Vicente de Minas, MG - Igreja S. Vicente Ferrer - aos 15-02-1882 test.: Francisco Jose dos Santos e Francisco Andrade Villela. Lindolfo Cardoso Brochado, f.l. do T.e Francisco Cardoso Brochado e D. Francisca Maria Cardoso (já falecidos) = cc D. Amelia de Andr.e Nunes, f.l. Tomas Correa Nunes e D. Rita Guilhermina de Andrade.

2-6-5 Maria Henriquieta de Andrade Nunes, casou aos 16-09-1882 em São Vicente Ferrer com Francisco Junqueira de Barros, filho de Francisco Monteiro de Barros e Maria Emerenciana Diniz Junqueira, c.g. . Foram moradores e proprietários da Fazenda Formiga em Livramento.

Matriz de São Vicente Ferrer, casamentos: aos 16-09-1882 - Francisco Junqueira de Barros, filho de Francisco Monteiro de Barros e Maria Emerenciana Diniz Junqueira com Maria Henriquieta de Andrade Nunes, filha de Tomaz Correa Nunes e Rita Guilhermina de Andrade. Test: Antonio Torquato Teixeira e Francisco Justino de Barros

2-6-6 Albertina de Andrade Nunes, casada em São Vicente Ferrer com Pedro José Martins.

Matriz de São Vicente Ferrer- casamentos - 19-02-1887, 4h da tarde

Pedro José Martins com Albertina de Andrade Nunes.

Test: Joaquim Bernardes e Francisco de Barros

2-6-7 Aurélio de Andrade Nunes, nascido em São Vicente Ferrer, casou em Varginha com Mariana de Andrade Reis, c.g (Família Nunes)

2-6-8 Ana de Andrade Nunes, falecida solteira, s.g.(Idem)

 

2-7 Ana Zeferina de Paiva, batizada em 11 de dezembro de 1833. Em 01-10-1846 foi madrinha de uma escrava de sua irmã Guilhermina Leopoldina de Paiva. Solteira e sem geração, faleceu depois do pai e foi sepultada aos 28-01-1852.

S. Vicente de Minas - Igreja S. Vicente Ferrer -aos 28-01-1852 sep. dentro da capela velha a Ana, filha de D. Camila Leopoldina de Paiva, falecida de febre, em idade de 19 anos.

2-8 Na dúvida, Mariana Benedita, com 3 anos no censo de 1838, aparentemente filha do casal, não comparece no inventário do Capitão Francisco.

2-9 José Correa Nunes, batizado em 18 de maio de 1839, casou em 16 de outubro de 1860 no Livramento com Maria Luiza de Castro. Em 26 de outubro de 1851 foi testemunha do casamento de Pedro e Sabina, escravos de sua mãe. José faleceu aos 13-10-1898 e teve seu inventário aberto em Aiuruoca por sua viúva, deixando entre seus bens umas terras na Fazenda do Açude. Segundo seu inventário (neste site), foi pai de:

2-9-1 Pudenciana Luzia Nunes casada com Joaquim Bento da Silva, morador no Livramento.

2-9-2 Manoel Batista Correa Nunes, casado.

2-9-3 Francisco Correa Nunes, 24 anos, solteiro.

2-9-4 Gabriella Correa Nunes, 24 anos, solteira.

2-9-5 João Baptista Correa Nunes, 22 anos, solteiro.

2-9-6 Sebastião Correa Nunes, 21 anos, solteiro.

2-9-7 Maria Batista Correa Nunes, 21 anos, solteira.

2-9-8 Joaquim Batista Correa Nunes, 16 anos

2-9-9 Antoni-, 9 anos

 

2-10 João Batista Correa Nunes, nascido em 22-5-1841 em São Vicente Ferrer e aí batizado em 29-10-1841. Casou com Custódia Purciana das Neves e segunda vez com Eduarda da Costa Carvalho. Dele existe uma fotografia com data de 15-01-1913, onde à sua direita estão filhos do primeiro casamento e à esquerda a segunda mulher e seus filhos. Segundo este documento, o Capitão João Batista teve (na ordem em que aparecem na foto):

          Da primeira mulher:

2-10-1 Orminda da Neves Nunes

2-10-2 Barbara das Neves Nunes (Nhanhã). Aos 01-06-1900, casou com Eliazar Alves de Carvalho (irmão de Eduarda Costa Carvalho supra), com geração descrita em “Família Nunes”.

2-10-3 Samuel Batista Nunes, major, proprietário da Fazenda Macota em Serranos

2-10-4 Custódia das Neves Nunes, faleceu em Cruzília aos 07-01-1961

2-10-5 Irene das Neves Nunes, casou em 1903 com José Luiz Gonçalves nascido na Fazenda Jeribá em São Vicente Ferrer. C.g.

2-10-6 Ernestina das Neves Nunes, casou com seu primo Leopoldo Vieira falecido aos 10-10-1942, c.g.

 

          Das segundas núpcias (segundo documentos colhidos por Luiz Gonzaga Nunes)

2-10-7 Maria da Conceição Nunes, casou com Antonio Cardoso Vieira, falecido aos 01-03-1982 com geração

2-10-8 Ursino Batista Nunes, casou com Alice Rodrigues Vieira, c.g

2-10-9 Virginia Carvalho Nunes, com alguns meses de idade em janeiro de 1813, faleceu de poliomiliete na infância

2-10-10 Conceição Nunes, casou com Joaquim Diniz, c.g.

2-10-11 Alipia Nunes, casou com Vitor Salvador, natural de Resende, c.g.

 

2-11 Pedro Correa Nunes, nascido em 29-6-1843 e batizado em São Vicente Ferrer em 29 de julho do mesmo ano, tendo por padrinhos Francisco Gonçalves da Penha, de Carrancas, e Mariana Brandão e Castro do Rio de Janeiro, representada por Guilhermina Leopoldina de Paiva. Casou em 5-12-1865 com Mariana Eudóxia de Andrade ( § 8º, 1-6 acima), com geração de pelo menos duas filhas, Matildes dos Santos Andrade, casada com Francisco Gabriel de Andrade e Maria de Andrade Nunes, casada em S.Vicente Ferrer em 16-1-1886 com Osório Marcelino Martins.

2-12 Manoel Batista Correa Nunes, Nasceu em São Vicente Ferrer em 8 de novembro de 1845 e foi batizado em 22 do mesmo ano e mês tendo por padrinho o Alferes Francisco Correa Nunes, seu irmão.

São Vicente Ferrer, batismos- Manoel - Aos vinte e dois dias do mês de Novrbro de 1845 baptizei solenemente Manoel inocente nascido a oito deste mês, filho legítimo de Francisco Correa Nunes e de D. Camilla Leopoldina de Paiva. Brancos. P.P. Alferes Francisco Correa Nunes. Todos desta freguesia.

Pe Francisco ...de Oliveira

 

          Quando Manoel nasceu sua mãe tinha 45 anos. Tinha cinco anos quando morreu seu pai. (Bat. São Vicente de Minas-1804 a 1863). Casou em Valença RJ, com Maria Jesuína Leite Pinto, por 1870/71. Foi fazendeiro em Soledade de Minas, à época um povoado pertencente a Caxambú. Manoel faleceu em 11-01-1903 e Maria Jesuína aos 21-10-1940, em sua casa à rua João Pinheiro, Caxambu, MG.

          Manoel e Jesuina tiveram 10 filhos, nascidos entre 1872 e 1888 e batizados em São Vicente Ferrer:

2-12-1 Mariana em 24-1-1872, provavelmente falecida na infância

2-12-2 Inês, em 11-3-1873, idem

2-12-3 Maria Custódia Nunes (1874-1942) casada 1º c. Luiz Camilo Noronha e 2º c. Antonio Lopes de Souza,s.g.

2-12-4 José Leite Nunes (1875-1902), falecido solteiro

2-12-5 Inês Leite Nunes (1876-1899), casou com seu primo Antonio Leite de Araújo Pinto, moradores em Santa Izabel do Rio Preto-RJ, c.g.

2-12-6 Jorge Leite Nunes  nascido em Soledade de Minas aos 29-12-1877, falecido em Belo Horizonte aos 03-02-1943, casou com Antonieta Ulsch de Carvalho,natural de Conceição do Serro, c.g.

2-12-7 Letícia Nunes (1880), casou com Romão Ferreira Leite, natural de Resende-RJ, comerciante em Soledade de Minas, mudando-se depois da grande cheia do Rio Verde para Poços de Caldas, Caraguatatuba, vindo a falecer em São Paulo.c. g.

2-12-8 Camila Leite Nunes, nascida em Soledade de Minas aos 26-12-1881, em altar privado na casa de seus pais aos 26-10-1901 casou com Álvaro Pinto de Souza, natural de Sapucaia, RJ, filho de José Gonçalves e Maria Pinto de Souza, nm de Laura de Souza e João Pinto de Souza, estes também pais de Alexandre Pinto de Souza, 2-3-4 supra. Depois de algum tempo em Soledade de Minas, mudaram para Cruzeiro-SP onde batizaram filhos a partir de 1906 e finalmente fixaram-se em São Paulo onde ambos faleceram em julho de 1854. C.g.

Igreja de Baependi, livro de Matrimônios: Aos vinte e seis de Outubro de mil novecentos e um em Caxambu em casa do Capm Mel Batista Correa Nunes em altar privado por provm o Rdo Coadjutor José Silvério Nogra da Luz recebeo em Matrimonio e deu a Benção a Álvaro Pinto de Souza filho legmo de José Gonçalves de Souza já fallecido e de Dona Maria Pinto de Souza também fallecida, da Sapucaia Bispado do Rio, justificado, e D. Camilla Leite Nunes, filha do msmo Capm Manoel Batista Corra Nunes e de Dona Maria Jesuína Pinto Nunes, desta Freguesia onde forão proclamados e sem impedimentos forão testemunhas o Major Alexandre Franco Pinto, Romão Ferra Leite que assignaram no termo archivado e Letícia Nunes Leite desta Freguesia. Para constar faço este assento que assigno.Rdo Marcos Pereira Gomes Nogra

 

2-12-9 Maria do Carmo Nunes (1883-1939), casou com Marcos Nogueira Cobra,filho de Antonio Pereira Gomes Nogueira e Maria Custódia Nogueira. Foram moradores em Baependi e posteriormente em Brodosque e Cafelândia, onde Marcos foi prefeito. C.g

2-12-10 Maria da Gloria Leite Nunes (1888-1971), casou com Alberto Nogueira Cobra,irmão inteiro de Antonio supra,c.g

 

 

3- Rita de Cássia de Paiva, em 1820 com 20 anos, estava casada com João Batista Pinto de Almeida, natural de São João del Rei, filho de Pedro de Alcântara e Almeida e Mecia Joaquina de Magalhães, pais também de Ana Rosa, madrasta de Rita de Cássia. Rita foi inventariada em 21-8-1823. João Batista casou em segundas com Luiza Maria de Noronha com a qual teve três filhos. Durante sua viuvez teve dois filhos naturais. João Batista faleceu em Sorocaba aos 05-03-1836 e inventariado em 1837 (inventário neste site). Em seu testamento citou os dois casamentos e nomeou os dez filhos que tinha vivos. Geração de João Batista na família “Bento Pinto de Magalhães”.

          Rita e João Batista tiveram, segundo o inventário paterno (SL, 6º, 266):

3-1 Aureliano Batista Pinto de Almeida, casado

3-2 Pedro de Alcântara Pinto de Almeida, com 21 anos no censo de 1838, já casado com sua prima Guilhermina Leopoldina de Paiva, 2-1 supra

3-3 Guilhermina Alaíde (ou Adelaide) de Paiva e Almeida, casada com Antonio Marciano Nogueira de Meirelles.

3-3-1 Rita de Cassia de Paiva Nogueira, em Baependi aos 11-08-1855, casou com Antonio Carlos Carneiro Viriato Catão, filho de Olimpio Carneiro Viriato Catão e Ana Carolina Beatriz Guilhermina da Rocha.

B7: 11 agosto 1855 - matriz Baependi - Antonio Carlos Carneiro Viriato Catão  e D. Ritta de Cassia de Paiva Nogueira.

Ele f.l. de Olimpio Carneiro Viriato Catão e D. Anna Carolina Beatriz Guilhermina da Rocha Catão.

Ela f.l. do cap. Antonio Marciano Nogueira de Meirelles e D. Guilhermina Adelaide de Paiva.

Test.: Barão de Pouso Alto e Jose Romão Nogueira.

3-3-1-1 Elvira Augusta Nogueira Catão aos 26-02-1876 casou com Francisco Xavier Rodrigues Campello, natural da freguesia da Luz, comarca de Pau d’Alho-Provincia de Pernambuco. Francisco era filho de João Xavier Carneiro Rodrigues Campello e Angélica Xavier da Cunha.

B7: aos 26 fevereiro 1876 na cidade de Baependi, em casa de residencia do dr. Antonio Carlos Carneiro Viriato Catão.

Sr. Francisco Xavier Rodrigues Campello, f.l. de João Xavier Carneiro Roiz Campello cc. que foi com D. Angelica Xavier da Cunha, n. e b. na freg. Da Luz, comarca de Pau d'Alho, provincia de Pernambuco e atualmente morador nesta cidade.

D. Elvira Augusta Nogueira Catão, f.l. do dr. Antonio Carlos Carneiro Viriato Catão e D. Ritta de Cassia Nogueira Catão, n. b. e moradora nesta cidade.

Test.: Dr. Caetano Furquim de Almeida e dr. Fidelis d'Andrade Botelho.

3-3-1-2 Antonio Carlos Carneiro Viriato Catão Jr aos 17-11-1878 casou com America Noronha, filha de Francisco Pereira de Noronha e Maria Carolina de Noronha

B7: Baependi-MG, cas. - aos 17 novembro 1878 em casa de residencia do sr. Francisco Pereira de Noronha.

Antonio Carlos Carneiro Viriato Catão Jr. e D. America de Noronha.

Ele f.l. do dr. Antonio Carlos Carneiro Viriato Catão e Rita de Cassia Nogueira Catão, n. b. e morador nesta freguesia.

Ela f.l. de Francisco Pereira de Noronha e de D. Maria Carolina de Noronha, n. b. na freguesia de Vargem Grande e moradora nesta.

Test.: João de Almeida Pedroso e Joaquim Pereira Alves Madeira.

 

Antonio Carlos Carneiro Viriato Catão (pai) teve, com Maria Pinheiro da Silva, a filha legitimada:

- Olimpia Rozalina Catão aos 10-10-1872 casou com Joaquim Fernandes da Costa Guimarães.

B7: cas. Baependi: aos 10 outubro 1872 Joaquim Fernandes da Costa Guimarães e D. Olimpia Rozalina Catão, em casa do sr. Dr. Thomas Baptista Pinto de Almeida.

Ela f. legitimada do Dr. Antonio Carlos Carneiro Viriato Catão e D. Maria Pinheiro da Silva, n. na cidade de S.Paulo, bat. na catedral da mesma cidde.

Test.: Dr. Thomas Baptista Pinto de Almeida e o ten. Cel. Joaquim Ignacio de Mello e Souza.

 

3-4 Elisa Leopoldina de Paiva, casada com o Sargento Mor Francisco José de Alvarenga

3-5 Rita de Cássia de Paiva e Almeida, casada com Francisco Coelho dos Santos, seu tio materno.

 

4- Francisco Coelho dos Santos, em 1820 com 18 anos, casou com sua sobrinha Rita de Cássia de Almeida (filha de § 8º, -3 supra). Em 1838 moravam no Arraial de São Vicente, ele com 34 anos e ela com 16, na companhia de um camarada e dois cativos, conforme o citado censo. (SL. 6º, 267, 7-2)

 

§ 9º

 

Mariana Bernarda, com 2 anos em 1785, em 1831 com 46 anos declarados era viúva e vivia no fogo 67 de Santa Rita do Rio Abaixo, em companhia de Emilia, branca de 9 anos, dois cabras jornaleiros e 13 cativos, segundo o censo já citado.

 

§ 10º

 

Alferes Antonio Felisberto dos Santos, com 7 meses em 1785, em 1840 estava casado com Matildes Emilia dos Santos, com 43 anos em 1831 segundo o censo de Santa Rita, falecida em 1871, filha de do Capitão José da Silva Santos e Joaquina de Proença Góes e Lara, neta paterna de Domingos da Silva Santos e Antonia da Encarnação Xavier e neta materna de  do Capitão Francisco Pinto Rodrigues e Ana Maria Bernardes. Famílias “Ana Maria Bernardes” e “Os Rodrigues Dantas - Silva Xavier”, neste site.

Antonio faleceu em 27-5-1857. Não teve filhos legítimos mas em seu testamento (e inventário neste site) reconheceu como filho e herdeiro a:

1- Crispiniano Antonio dos Santos, batizado em 2-4-1803, tendo por padrinhos o Reverendo Manoel Coelho dos Santos e Genoveva de Almeida e Silva, constando como branco, exposto à Helena Pinto. Casou com sua prima Mariana Cândida dos Santos, (acima em § 6, 2-), depois de viúvo, ordenou-se padre. Faleceu com testamento de 12-8-1872, aberto aos 28-8-1873 e com inventário iniciado aos 11-9-1873 e Mariana faleceu em 1840 (neste site). Filhos:

1-1 João Basilio dos Santos, batizado aos 14-07-1824. Aos 27-07-1824 casou com Maria Francisca de Azevedo, filha de Manoel Domingues de Azevedo e Ana Maria da Costa, família “Manoel da Costa Souto”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas aos 27-07-1847 João Basilio dos Santos, branco, exposto em casa de Domingas Maria Duarte = cc Maria Francisca de Azevedo, desta, f.l. Manoel Domingues de Azevedo e da falecida Ana Maria da Costa, test.: Francisco Jose Dias, solteiro e Antonio Xavier da Silva, casado.

          Tiveram q.d:

1-1-1 Ana nascida e batizada em 1848.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas aos 10-06-1848 Ana n. 29-04-1848, f.l. João Basilio dos Santos Souza e Maria Francisca de Azevedo, padr.: Manoel Domingues de Azevedo, casado e D. Josefa Xavier de Andrade, casada.

1-1-2 Francisca batizada em 1850

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas aos 08-10-1850 Francisca, f.l. João Basilio dos Santos Souza e Maria Francisca de Azevedo, padr.: Jose Leite Ribeiro e Ana Josefa de Souza por pp a Manoel Domingues de Azevedo e Maria Marciana da Costa.

1-2 Sabina Candida dos Santos, com 14 anos em 1841 em 1857 estava casada com Francisco Ribeiro da Silva e Souza. Foi antes casada com Francisco José de Souza, falecido abintestado aos 26-2-1853 ( neste site). Teve deste primeiro casamento:

1-2-1 Maria Candida de Jesus, nascida por 1844. Com o nome de Ana Custódia de Souza, casou aos 5-9-1864 com Aureliano José Rodrigues da Silva, com dispensa de consaguindade

1-2-2 Ana Cândida, nascida por 1847.

1-2-3 Crispiniano Antonio de Souza, nascido aos 8-12-1851 e batizado aos 25-2-1852, tendo por padrinhos o Senador Gabriel Mendes dos Santos e sua mulher Ana Izabel. Em 1873 residia no seminário de Caraça.

 

Teve Crispiniano Antonio, de Mariana Tereza, parda, a filha natural reconhecida em testamento “a qual se acha em companhia de meu Irmão uterino”. Este seria Sebastião José de Arvellos, filho natural de Maria Teresa da Conceição e casado com Fermina Rosa da Conceição, em casa de quem vivia a filha de Crispiniano.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 14-02-1825 Cap. S. Thiago, Sebastião Jose de Alvellos, f. natural de Maria Thereza da Conceição; = cc. Fermina Roza da Conceição, f. natural de Luciana Maria da Conceição.

 

1-3 Luiza Maria de Jesus