PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 6º . JOSÉ RIBEIRO DE OLIVEIRA E SILVA, capitão

(atualizado em 15-dezembro-2011)

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Capitão José Ribeiro de Oliveira e Silva foi batizado na Capela de São Gonçalo do Brumado aos 10-06-1744.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo aos 10-06-1744 Jose, f.l. Antonio Ribeiro da Silva e Antonia Maria de Almeida, padr.: Padre Dionisio Ferreira Aleixo e Inacia Caetana de Souza cc Jose Ribeiro.

 

Casou quatro vezes: primeiro com Felicia Rosa de Jesus, filha de Antonia Maria do Sacramento e Bartolomeu Machado Diniz falecido com testamento escrito em 10 de Maio de 1799 e aberto aos 27 do mesmo mês e ano e inventário aberto em 13 de Março de 1805 (inventário neste site, colaboração de Moacyr Villela), neta paterna de Antonio Machado Neto e Maria Borges, família  “Antonio Machado Neto”.

 

Capitão José casou segunda vez com Jesuína (ou Joana) Custódia de Proença e Góes, terceira vez com Ana Maria de Jesus. Por último casou com Antonia Clara Felisberta de Castro, filha de Antonio José Barreto e Joana Maria de Souza e Castro casados em Prados-MG em 30-01-1758, neta paterna de Miguel de Araújo Barreto e Rufina Barreto, neta materna de José Martins dos Santos e Rosa Maria de Souza, família “Antonio José Barreto”.

 

Morador “’na Cuiabá de Goyazes termo da Vila de Sam Bento do Tamanduá”, Capitão José estava em São João Del Rei em 04-11-1801 quando ditou seu testamento, falecendo aos nove do mesmo mês e ano. Foi sepultado em São João Del Rei e seu testamento, neste site, copiado no livro de óbitos da Matriz.

Deixou filhos de todas suas quatro mulheres:

da 1a.:

1- Felizarda

 

da 2a.:

2- Joana;

 

da 3a.

3- Antonio

 

da 4a.

4- Felisberto.

5- Antonia

6- Teodoro.

7- José,

8- (ilegível)

9- Carlos

 

 

1- Felizarda Rosa da Silva, batizada em São José em 02-01-1779. Aos 23-01-1797 casou com Pedro Luiz Ferreira, natural da Ilha Terceira e filho de Francisco Machado Luiz e Antônia Maria:

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-01-1779 Oliveira, Felizarda, f.l. Jose Ribeiro de Oliveira e Silva e Felicia Rosa de Jesus, padr.: Bartolomeu Machado Diniz e s/m Maria Antonia do Sacramento, todos desta freguesia.

 

(Pesquisa de Sílvia Buttros) - São José del Rei, aos 23 de janeiro de 1797.

Pedro Luiz Ferreira, natural da freg. de Santo Antonio da Ilha Terceira Bispado de Angra, filho de Francisco Machado Luiz e de Antônia Maria; com Felizarda Roza da Silva, natural de São José del Rei, filha do Capitão José Ribeiro de Oliveira e Silva e de Felícia Roza de Jesus.

Pais de, q.d.:

1-1 Bartolomeu, batizado em 14-12-1800. Bartolomeu Ferreira da Silva 4º testamenteiro do tio Capitão Carlos Ribeiro da Silva: “em quarto lugar a meu sobrinho Bartolomeu Ferreira da Silva”

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-12-1800 Oliveira, Bartholomeu n. aos 07, f.l. Pedro Luiz Ferrreira e Felizarda Rosa da Silva, padr.: Cap. Inacio Ribeiro a Silva e D. Antonia Maria de Jesus.

 

2- Joana Custódia de Proença e Silva, natural de São José onde casou aos 22-11-1802 com Francisco Gonçalves de Araújo, natural de São José e filho de Manoel Gonçalves de Araújo e Teresa de Jesus e Góes, família “Góes-Avintes” 3-5.

 (Pesquisa de Sílvia Buttros) , São José del Rei -MG

 22 de novembro de 1802.

.....Capitão Francisco Gonçalves de Araújo, filho legitimo de Manoel Gonçalves de Araujo, e de Donna Thereza de Jesus e Goys, com Donna Joanna Costodia de Proença e Silva, filha legitima de Joze Ribeiro de Oliveira e Silva e de Donna Joanna Custodia de Proença e Goys, já falecidos. Ambos naturaes e baptizados nesta Freguezia de Santo Antonio da Villa de São Jose...

 

3- Antonio Ribeiro da Silva, nascido na Freguesia de Tamanduá. Aos 21-02-1814 casou em São José com Amatildes Cândida de Oliveira, natural de S. José e filha do Capitão Manoel Mendes dos Santos e Felizarda Clara de Santana:

Pesquisa de Sílvia Buttros  - São José del Rei -MG - Livro 22

Aos 21 de fevereiro de 1814, na Ermida do Rvd.o P.e Barnabé(?), da freg. de S.?Antº da Villa de S.José,

Alferes Antônio Ribeiro da Silva, natural e batizado da freg. de Tamanduá, e morador na de S.José, filho do Capitão José Ribeiro de Oliveira e Silva e de Dª Anna Maria de Jesus; e Amatildes Cândida de Oliveira, natural da freg. de São José, filha do Capitão Manoel Mendes dos Santos e de Dª Felizarda Clara de S.Anna.

 

Foram irmãos de Amatildes, filhos de Manoel Mendes dos Santos, alferes e depois Capitão e Felizarda Clara de Santana, q.d.:

I- Desidério Mendes dos Santos, padinho em batismos juntamente com as irmãs Amatildes e Rufina.

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiada, aos 22-07-180?(4) na capela de S. João Batista, bat. Prudenciana, f.l. de Hilario Fr.ª Pacheco e Violante Constancia da Silva. Padr.: Deziderio Mendes dos Santos e D. Metildes, filhos ambos do Alf. Manoel Mendes dos Santos.

II- Rufina Restalda.

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 23-03-1813 na capela de S. João Batista, bat. Joaquim, f.l. Jose Joaquim de S. Ana e Joliana Maria dos Santos, padr.: Deziderio Mendes dos Santos e Rufina Restalda irmã do d.º.

Antonio e Amatildes foram pais de, q.d.:

3-1 Lizarda, batizada aos 01-01-1815, padrinhos os avós maternos.

São José Del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, 30, fls. 23 aos 01-01-1815 na capela de S. João Batista, bat. Lizarda, f.l. Alf. Antonio Ribeiro a Silva e D. Amatildes Candida de Oliveira, padr.: Cap. Manoel Mendes dos Santos e D. Felizarda Clara de S. Ana.

 

4- Felisberto Ribeiro da Silva, natural de Tamanduá. Aos 23-11-1813 na Capela de Oliveira, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Joana Silvéria de Castro, filha do Capitão João Antonio Friaça e Leonor Venância de Castro; família “João Antonio Friaça”.

(Pesquisa de Sílvia Buttros) - Casamentos em São José del Rei-MG.

Capela da Oliveira, aos 23/11/1813 Matrimônio de;

Felisberto Ribeiro da Silva, natural de S. Bento do Tamanduá, filho do Capitão José Ribeiro de Oliveira e Silva e de Antônia Clara; e Joana Silvéria de Castro, nat. e bat. nesta freguesia, filha do Capitão João Antônio e de Leonor Venância de Castro. Foram dispensados do impedimento de 2º grau de consangüinidade.

 

6- Teodoro Ribeiro de Oliveira e Silva, nascido e batizado na Capela de S Francisco de Paula, morador em São Bento do Tamanduá. Em 1825 Teodoro já estava casado com Joana Silveria de Castro, supra citada.

          Foi o primeiro testamenteiro de José abaixo e tutor dos herdeiros da terça.  Era também padrinho de pelo menos um deles. Em 1852 declarou ter mais de 60 anos, ser co-proprietário da Fazenda Lambari, uma das razões alegadas para não ser mais tutor dos herdeiros da terça de seu irmão José, interessados na mesma fazenda.  Faleceu com testamento redigido aos 02-12-1858 e aberto em setembro do ano seguinte. Sem filhos, deixou por herdeiro o afilhado Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva ou Teodoro Ribeiro da Silva Junior, filho de Damaso Ribeiro. Testamentária de Teodoro e divisão da Fazenda Lambari neste site, colaboração Luiz Henrique Cepeda Ribeiro

          Joana faleceu em 29-06-1871 com testamento (neste site). Deixou diversos legados e por herdeiro o afilhado Theodoro Ribeiro de Oliveira e Silva.

 

7- José Ribeiro de Oliveira e Silva, capitão, natural do distrito de São Francisco de Paula, Termo da Villa de São Bento do Tamanduá (ou de Oliveira), Comarca do Rio Grande. Casou com Florinda Cândida Esmeria de Santana (Araújo), filha de Joaquina Rosa de Santana, conforme uma declaração de dívida transcrita no inventário de José.

          Moravam na Fazenda Lambari, situada no distrito de S Francisco supra, onde José redigiu seu testamento aos 25-12-1845. Faleceu aos 08-03-1847 e teve inventário aberto pela viúva em sete de junho do mesmo ano.

          Durante a vigência de seu casamento, José manteve “amizade elícita” com Claudina Maria Pedrosa, filha de Oliveiro Ferreira Pedrosa e fulana de tal, que ainda vivia em 1847. Claudina era irmã de Antonio Luiz Pedrosa e também da mulher de João José Soares. Foi casada com um tal José Paulista, que foi preso e levado para o Rio de Janeiro.

          Durante o tempo em “viveu amancebada em publico e geral escândalo” Claudina teria recebido ouro, escravos, gado e mais bens de José. A viúva iniciou um libelo civil contra Claudina a fim de receber os bens que por ventura seu falecido marido tivesse desviado de seu casal em benefício da amante. Florinda Cândida no entanto em várias ocasiões deixou claro que nada queria das doações feitas pelo marido aos filhos de Claudina e sim o que tivesse sido destinado a ela mesma.

          Desse processo civil, neste site junto com o inventário de José Ribeiro de Oliveira e Silva (pesquisa de Luiz Henrique C. Ribeiro), tiramos as informações referentes à Claudina Maria.

Claudina Maria teve quatro filhos agraciados “por esmola” com a terça de José Ribeiro, todos menores em 1847 e tutelados de Teodoro Ribeiro de Oliveira e Silva: Jose, Emilia, Eulália e Theodoro. Por serem herdeiros, esses filhos de Claudina participaram do inventario de José, tutelados também pelo Capitão Manoel Luis de Mendonça e depois (1851) por Venancio Carvalho de Castro e Luiz Antonio Pereira Campos. No mesmo inventário colhemos algumas informações:

- José Ribeiro da Silva. Morador no Arraial Espirito Santo onde aos 23-07-1857 casou com Ana Teresa de Andrade.

Attesto que no dia 23 de julho de 1857 administrei o Sacramento do matrimonio e B.as aos contraentes, Jose Ribeiro da Silva e Anna Thereza de Andrade, os que manifestaram seos consentimentos com palavras de pres.te perante as TTs, Antonio da Costa Loman e Anna Silveria de Jesus , observando em tudo o m.to que ordena o Con. do Bispado e lei civil a resp.to (...)

Espírito Santo , 14 de setembro de 1857

Padre Manoel Bonifácio de Pz

- Emilia, batizada na Capela de São Francisco de Paula filial da Matriz de São Bento do Tamanduá em julho de 1843, onde foi sepultada aos 11-05-1851. Nos assentos de seu batismo e óbito consta apenas o nome de sua mãe, omitindo-se qualquer referencia ao pai. Sua mãe requereu a parte que lhe cabia da terça de José Ribeiro

(Inventário de José Ribeiro de Oliveira e Silva),

Certifico que do Livro 3º de Suplemento de Batismo desta Freguesia de S. Bento de Tamanduá f. 122 consta o seguinte = Em Julho de 1843 na Capela de S. Francisco de Paula fiial desta matriz de S. Bento de Tamandua o Reverendo Manoel Jacintho Castor batisou solenemente a Emilia, filha de Claudina Maria Pedrosa; foram padrinhos Manoel Luis da Costa e Anna Joaquina de Jesus; e por não se ter lançado, abri este depois de informado pelo respectivo capelão o Vigario João Antunes Correa. Não constava mais do dito assento, a que me reporto e juro. Tamandua a 1º de Dezembro de 1852. o Vigario João Antunes Correa.

 

Certifico que aos 11 de Maio de 1851 foi sepultada no adro da capela de S. Francisco de Paula, Emilia filha de Claudina Maria e foi acompanhada solenemente até a dita igreja, e por verda., e por isso passo esta por mim feita e assignada. S. Fran.co de Paula 4 de Dezembro de 185(cortado). O P.e Manoel Jacintho Castor.

- Eulália Ribeira da Silva casou com Leandro Gonçalves Machado

- Theodoro, em 1857 ainda era menor de 14 anos

 

 

          José e Florinda Cândida Esméria tiveram dez filhos, nomeados pelo pai e arrolados no inventário (situação em 1847):

 

7-1- Maria Cândida, casada com Antonio Rodrigues da Cunha, morador no Termo de Formiga. Tambem referida como Maria Leopoldina de Castro na divisão da fazenda Lambari.

 

7-2- Cândida, casada com Joaquim Gonçalves da Silva, morador no Distrito de Uberaba.

 

7-3- Belmira, casada com Manoel Jose Rodrigues da Silva, morador no Termo de Formiga.

 

7-4- Jose Ribeiro de Oliveira e Silva (neto), casado, morador na Uberaba.

 

7-5- Januário Ribeiro da Silva, solteiro, idade 27 anos.

 

7-6- Ananias Ribeiro da Silva, solteiro, idade 25 anos. Em 1851 (divisão da Fazenda Lambari) estava casado com Rita Rosa de Araújo. Nesse ano passaram uma procuração na Vila de Oliveira.

 

7-7- Carolina Cândida de Castro, solteira, 19 anos. Nas partilhas do inventário do pai estava casada com Francisco Ignácio Ribeiro

 

7-8- Emilia Francisca de Jesus, solteira, 17 anos. Casou depois com Candido Ribeiro da Silva

 

7-9- Micias, solteira, 14 anos. Nas partilhas estava casada com Antonio R. da Cunha Junior

 

7-10- Hermógenes, com 12 anos, emancipado em 1852 (processo de emancipação neste site). Hermógenes Ribeiro da Silva casou com Mariana Custódia da Silva, também citada como Mariana Custódia Ramalho e Mariana Ribeiro da Silva. Foram moradores em Machado-MG onde tiveram filhos q.d:

7-10-1 Custódio, aos 28-08-1857

Pesquisa Luiz Henrique C. Ribeiro -  Machado-MG, microfilme 1285447-item 2 ( batismos 1818-1878). No dia 28 de agosto de 1857 batizei e pus os santos óleos a um inocente filho de Hermogenes Ribeiro da Silva e Mariana Custodia da Silva , desta Freguesia e lhe pus o nome de Custodio. Padrinhos  Custodio Jose da Silva e sua mulher Ana Custodia da Silva, todos desta freguesia , de quem faço o assento e assino. Padre Jose Antonio Mo~

7-10-2 Onofre, batizado aos 12-02-1866

Pesquisa Luiz Henrique C. Ribeiro -  Machado, microfilme 1285447-item 2 ( batismos 1818-1878). No dia 12 de fevereiro de 1866 batizei um inocente de 49 dias filho de Hermogenes Ribeiro da Silva e Mariana Custodia da Silva e lhe pus o nome de Onofre. Padrinhos Jose Paulino da Costa e....(ilegível) a quem faço o assento e assino. Padre Jose Antonio Mo~

7-10-3 Francisca, aos 25-08-1868

Pesquisa Luiz Henrique C. Ribeiro -  Machado, microfilme 1285447-item 2 ( batismos 1818-1878), Folha 245 No dia 25 de agosto de 1868 batizei e pus os santos óleos uma inocente de 3 meses, filha legitima de Hermogenes Ribeiro da Silva e Mariana Custodia Ramalho, e lhe pus o nome de Francisca. Padrinhos Domiciano Custodio Dias e Maria Custodia Ramalho, moradores desta freguesia, de quem faço o assento e assino. Padre Jose Antonio Mo~

7-10-4 Ana, aos 24-06-1871

Pesquisa Luiz Henrique C. Ribeiro -  Machado, microfilme 1285447-item 2 ( batismos 1818-1878). Aos 24 dias do mês de junho de 1871, batizei e pus os santos óleos a inocente Anna da idade de 4 meses, filha legitima de Hermogenes Ribeiro da Silva e Mariana Ribeiro da Silva. Padrinhos Gabriel Domingues de Souza e Emerenciana Odorica da Silva. De quem faço esse assento e assino. Vigário Evaristo Brunno de Carvalho

7-10-5 Olimpia, aos 13-09-1873

Pesquisa Luiz Henrique C. Ribeiro -  Machado, microfilme 1285447-item 2 ( batismos 1818-1878). No dia 13 de setembro de 1873 nesta matriz de Machado batizei solenemente a uma inocente de 90 dias, filha legítima de Hermogenes Ribeiro da Silva e de Mariana Custódia da Silva, e lhe pus o nome de Olympia.

 

8- Mariano Ribeiro da Silva, comendador. Casou com Mariana Cândida de Castro, irmã de Joana Silvéria de Castro supra citada.

          Mariano redigiu seu testamento em São João Del rei aos 24-12-1863 e foi sepultado em Oliveira aos 29-07-1864. Testamentaria neste site, colaboração Luiz Henrique Cepeda Ribeiro.

          Mariana faleceu com testamendo ditado em 21-07-1871 e aberto aos 02-09-1875 (neste site). Fez inventário de seus bens em vida reservando-se metade da terça que instituiu herdeira a neta Cândida Silvéria de Castro casada com Mariano Ribeiro da Silva, também seu neto.

 

8-1 Felisberto Ribeiro da Silva Castro, casou com Maria Carolina de Castro, filha do Alferes Felisberto Ribeiro da Silva e Maria Silveria de Castro; nesta família cap. 10º. Felisberto foi nomeado 3º testamenteiro do sogro.

          Felisberto faleceu em 01-08-1868, foi inventariado pela viúva que em 1873 estava casada com Leopoldino Gonçalves Castanheira.

          Deixou o filho único (inventário neste site):

8-1-1 Olimpio Ribeiro da Silva Castro, nascido aos 06-08-1849 e batizado aos 8 do mês seguinte. Solteiro em 1868, em 1873 estava casado com Maria Delfina de Castro.

 

8-2 Carlos Ribeiro da Silva Castro, capitão. Casou com Joana Felicia da Silva Castro falecida em 16-12-1862 deixando cinco filhos menores. Seu inventário foi aberto em 24-11-1863 (inventário neste site).

8-2-1 Adolfo, afilhado e legatário dos avos Mariano e Mariana, nasceu em 15-02-1855 e foi batizado no mês seguinte. Com 9 anos em 1863.

8-2-2 Mariana, com 7.

8-2-3 Maria, com 5 anos. Maria Rita, afilhada e legatária de Joana Silvéria de Castro: ”a minha afilhada Maria Rita, filha de Carlos Ribeiro da Silva Castro, 1:000$000”

8-2-4 Carlos, com 3.

8-2-5 Olegário, com um ano e três meses.

 

8-2-? Orozimbo, legatário da avó paterna. Seria de outro leito ou o mesmo Olegário 8-2-5 acima.

 

8-3 Antonio Ribeiro da Silva, major. Pai de, ao menos:

8-3-1 Olimpio, afilhado do avô Mariano de quem recebeu 200$000 de legado.

 

8-4 José Ribeiro de Oliveira e Silva, tenente coronel. Casou com Ambrosina Cândida de Castro, provavel filha de João Ribeiro da Silva e Guilhermina Cândida de Castro, nesta família Cap. 5º, § 2º.

8-4-1 Guilhermina, nasceu a 04-09-1863 e foi batizada em 3 do mês seguinte. Afilhada do avô Mariano de quem recebeu 200$000 de legado.

Oliveira-MG - Guilhermina Bat 03/10/1863 nascida a 04 de setembro do mesmo ano; f.l. Jose Ribeiro de Oliveira e Silva e D. Ambrosina Candida de Castro pp Comendador Mariano Ribeiro da Silva e o T. Cel. João Ribeiro da Silva (pesq. Luiz Henrique C. Ribeiro)

8-4-2 Maria, legatária da avó paterna.

 

8-5  Misael Ribeiro da Silva Castro, pai de ao menos

8-5-1 Nasbina, afilhada e legatária do avô paterno.

8-5-2 Jonas, legatário da avó paterna.

 

8-6 Eulina Cândida de Castro casada com José Custodio Ferreira. Mãe de, ao menos:

8-6-1 Mariano, afilhado e legatário do avô paterno. Mariano Ribeiro da Silva casado com Cândida Silvéria de Castro, pais de, pelo menos:

8-6-1-1 José, afilhado e legatário da bisavó Mariana: “Deixo mais a meu bisneto e afilhado Jose, filho de meu neto Mariano Ribeiro, 200$000 rs”’.

 

8-7 Cândida Silveria de Castrofalecida em 1861, foi casada com José Ribeiro da Silva Castro, filho do Alferes Felisberto Ribeiro da Silva e Maria Silveria de Castro. Geração no Cap. 10º, 4-2 nesta famíia.

 

8-8 Maria Candida de Castro casou com Felisberto Ribeiro da Silva. Pais de, pelo menos:

8-8-1 Mariana, afilhada e legatária do avô materno.

8-8-2 Lindolfo, recebeu legado do tio Teodoro, recebido por seu pai

8-8-1 Maria, idem.

 

8-9 Mecias Carolina de Castro casada com Francisco Ferreira Rodrigues Jr., moradores em São João Del Rei. Pais de ao menos:

8-9-1 Francisco, afilhado e legatário do avô materno e legatário da avó Mariana

 

8-10 Gabriel Ribeiro da Silva Castro. Em 1861 seu pai recebeu o legado deixado pelo tio Teodoro, porque nesse ano Gabriel ainda era menor de idade.

          Pai de, ao menos:

8-10-1 Ester, legatária da avó paterna.

 

9- Capitão Carlos Ribeiro da Silva, batizado na Capela de São Francisco de Paula, casou duas vezes, com geração de ambas as nupcias. Primeira vez com Eulália Quitéria de Oliveira e, segunda vez com Constança das Chagas de Andrade. Faleceu com testamento redigido na Fazenda do Engenho em 22-02-1848 e foi sepultado 01-06-1848 com 50 anos de idade declarados.

          Foi inventariado por Constança e teve, segundo seu testamento (neste site colaboração de Luiz Henrique C. Ribeiro) os filhos:

 

Com Eulália Quitéria, duas filhas:

9-1 Balbina Cândida de Castro casada com Antonio Mendes dos Santos, filho de Tomas Mendes dos Santos e Francisca Cândida de Castro, nesta família cap. 5, § 5. Eram moradores em Uberaba em 1860.

          Pais de, pelo menos:

9-1-1 Eulália, afilhada e legatária do avô materno

9-2 Carolina casada com João Quintino Teixeira, também moradores em Uberaba. Comendador João Quintino já era falecido em Novembro de 1870 (testamento de Joana Silvéria de Castro).

Pais de, pelo menos:

9-2-1 Eulália, afilhada e legatária do avô materno.

9-2-2 José Joaquim, legatário de Joana Silvéria de Castro: “a Jose Joaquim, filho do falecido Comendador João Quintino Teixeira, 500$000”.

9-2-3 Eduardo, idem: “a Eduardo, filho do mesmo Comendador João Quintino, 300$000”.

 

Com Constança, cinco filhos:

9-3 Eduardo Ribeiro das Chagas casado com Laura Cândida das Chagas. Laura, já viúva em 1860, estava casada com Theofilo Ribeiro de Rezende

9-4 Laura batizada em Oliveira em 23-04-1837, padrinhos Theororo Ribeiro da Silva e Francisca das Chagas de Andr.e (pesq. Luiz Henrique C. Ribeiro)

9-5 Carlos

9-6 Maria

9-7 Eliezer