PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 4º Manoel Ribeiro da Silva,

Com Aportes à Genealogia Paulistana

 

 

Regina Moraes Junqueira

 

 

Manoel foi batizado na Capela de São Gonçalo do Brumado em 22-01-1740, tendo por padrinhos Manoel Ribeiro de Souza, solteiro, e Helena da Silveira, mulher de Manoel Ferreira Braga.

 

Casou com Maria Sabina de Torres, filha de Francisco Nunes da Costa, portugues, e Isabel Paes Godoy dos Passos. Por Izabel, neta de Salvador Paes (dos Passos) e Ana Maria de Proença, ambos de SP, casados em Parnaíba em 1694, (CRUZ, Rodnei Brunete da, “Resumo do 1º Livro de Casamentos de Santana de Parnaíba, coligidos por Silva Leme”, in Revista ASBRAP 2, fls 121), ele filho de Paulo Gonçalves e Maria Paes, sem mais notícias (SL. 6º, 45, 3-5)

 

Em 1699, Salvador comparece no inventário de Luzia Leme, mãe de Ana Maria (DAESP publicados vol 24, fl 197, neste site) renunciando à herança de Ana Maria, provavelmente por já haverem recebido em dote. Família “Paes Godoy dos Passos” neste site.

 

Segundo o Padre Damaso Ribeiro da Silva, irmão de Manoel, ele era o mais pobre da familia e em 1785 tinha filhas por casar. Na testamentária de sua irmã Antonia de Almeida e Silva (1800) Manoel declarou: "as filhas que existem do suplicante são: Isabel, Rita, Antonia, Ana, Maria, sobrinhas legitimas da Testadora (...) todas solteiras (...)."

 

Maria Sabina faleceu com testamento de 17-12-1812, aprovado no Arraial de São Vicente Ferrer do Termo da Vila de São Bento do Tamanduá e aberto aos 20-02-1814 (neste site).

 

Manoel faleceu aos 20-04-1830, com testamento de 1812.

 

Em 1818, na testamentária de Maria Sabina, comparecem seus herdeiros:

-Damaso Ribeiro da Silva

- Serafim Ribeiro da Silva

- José Ribeiro da Silva

- João Lopes do Espírito Santo, por cabeça de sua mulher Maria da Conceição.

- José Nunes Pereira Torres, como cabeça de sua mulher Rita Francisca

- Manoel Rodrigues de Aguiar, como cabeça de sua mulher Maria Sabina de Torres

- Esméria de Almeida

- Ana Sabina de Torres

- Manoel Alves dos Santos Pereira, como cabeça de sua mulher Isabel Maria do Nascimento, e como tutor dos órfãos Generoso e Felicidade.

- Manoel Ribeiro da Silva, como tutor de Felisbela, Antonio e Esméria

 

Reunindo dados de diversos documentos: testamentária de Maria Sabina, testamento de Manoel, inventário de Antonia de Almeida e Silva, censos, termos paroquiais e outros, encontramos dez filhos do casal (eles dizem em seus respectivos testamentos terem nove filhos, talvez os que fossem vivos à época).

 

Pelos documentos, foram filhos de Manoel e Maria Sabina:

 

1- Damaso Ribeiro da Silva, primeiro relacionado na lista acima, também encabeça declaração na testamentária da mãe. Possivelmente o que morava em Formiga, com 66 anos em 1831 e viúvo.

Censo 1831 S. Vicente Ferrer da Formiga-MG, quarteirão 22, fogo 559

DAMASO RIBEIRO, chefe do fogo, branco, 66, viúvo, agricultor

nº escravos 12

 

2- Manoel Ribeiro da Silva, legatário nos testamentos dos pais. Foi quem acudiu e suportou o pai na velhice, e por isso deveria morar com ele em Formiga. Muito provavelmente o que comparece no censo em S. Vicente Ferrer da Formiga em 1831, então casado com Maria Carrilha, constando ter 59 anos.

Nota: as idades declaradas nos censos muitas vezes não batem com os mais documentos e/ou existem enganos na época ou na transcrição.

Censo 1831 S. Vicente Ferrer da Formiga-MG, quarteirão 23, fogo 564

MANOEL RIBEIRO DA SILVA, chefe do fogo, branco, 59, casado, agricultor

MARIA CARRILHA, cônjuge, branco, 36, casado, fiadeira

MARIA, dependente, branco, 14

BARNABE, dependente, branco, 9

FLORENCIO, dependente, branco, 7

nº escravos 7

 

3- Serafim Ribeiro da Silva. Casou aos 14-05-1804 com Feliciana Thereza Nogueira, filha de Antonio de Souza Ferreira e Ana de Jesus Nogueira, família “Antonio de Souza Ferreira”, neste site..

Casamentos - SJDRei, aos 14-05-1804 Capela de Santa Rita, Seraphim Ribeiro, f.l. Manoel Ribeiro da Silva e Maria Sabina Torres; = cc. D. Feliciana Ribeiro da Silva digo Feliciana Thereza Nogueira, f.l. Antonio de Souza Ferreira e Anna de Jesus Nogueira. Todos desta fregusia.

 

          Feliciana Tereza faleceu em São Bento do Tamanduá, com inventário aberto pelo viúvo aos 14-11-1808. Nessa ocasião Serafim morava na Fazenda Quilombinho do Arraial da Formiga. Não deixou filhos (inventário neste site).

          Em 1831 encontramos um Serafim Ribeiro, nascido por 1780, morador em São Vicente Ferrer da Formiga, com mulher e filhos, muito possivelmente o viúvo de Feliciana, casado em segundas:

Censo 1831 S. Vicente Ferrer da Formiga-MG, quarteirão 1, fogo 22

SERAFIM RIBEIRO, chefe do fogo, branco, 50, casado, agricultor

ROZAURA MARIA, cônjuge, branco, 36, casado, fiadeira

MARIA THEODORA, dependente, branco, 12, solteiro, fiadeira

MANOEL, dependente, branco, 7

MARIA, dependente, branco, 6

FRANCISCO, dependente, branco, 5

MARIA, dependente, branco, 2

nº escravos 4

 

4- Genoveva Maria de Almeida. Casou aos 17-06-1791 com José Fernandes Machado, natural de S. Antonio da Casa Branca da Vila Rica, filho de Antonio Fernandes Machado e Margarida Tereza de Jesus:

RMJ: SJDR, casamentos – Aos 17-06-1791, José Fernandes Machado, filho de Antonio Fernandes Machado e Margarida Thereza de Jesus, nat e bat na Freguesia de S Antonio da Casa Branca da Vila Rica = Genoveva Maria de Almeida, filha de Manoel Ribeiro da Silva e Maria de Torres, natural desta freguesia.

 

Nem ela nem o marido comparecem na testamentária de Maria Sabina, provavelmente falecidos.

 

5- Izabel Maria do Nascimento, solteira em 1800 (inventário da tia Antonia). Em 1818 estava casada com Manoel Alves dos Santos Pereira.

 

6- Rita Francisca, também solteira em 1800, casou depois com José Nunes Pereira Torres, com pelo menos um filho legatário da avó materna. Comparar com:

Censo de São Vicente Ferrer da Formiga – 1831 – fogo 64

Rita Francisca de Jesus, branco, 50 anos, viúva

Joaquim Nunes, 21; Francelina-16; Francisco-15; Mariana-10

15 escravos

 

7- Antonia. Solteira em 1800, nomeada pelo pai para arrecadar o legado que a tia Antonia Maria de Almeida deixou para as filhas solteiras de Manoel.

Não comparece na testamentária de Maria Sabina. É possível que tivesse falecido entre 1800 e 1818, deixando ou não filhos.

 

8- Ana Sabina de Torres, também solteira em 1800. Em 1818 comparece por si própria na testamentária da mãe, não representada por marido algum. Em 1839, com 51 anos era viúva (censo de Formiga, neste site).

 

9- Maria Sabina de Torres, solteira em 1800, casou depois com Manoel Rodrigues de Aguiar. Foi citada nominalmente no testamento da mãe.

 

10- Esméria Maria de Jesus. Aos 20-02-1798 casou com Manoel Gonçalves da Cunha natural do Sumidouro, filho de Antonio Gonçalves da Cunha e Ana Maria de Jesus 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 20-02-1798; ermida do Cap. Joaquim Pinto de Goes e Lara; Manoel Gonçalves da Cunha; f. Antonio Gonçalves da Cunha e Ana Maria de Jesus; n. Sumidouro; = cc. Esméria Maria de Jesus; f. Manoel Ribeiro da Silva e Maria Soteria de Jesus, digo de Torres; n. São José del Rei

 

Arrolados entre os herdeiros de Maria Sabina, sem identificação se filhos ou netos:

 

?-1 José Ribeiro da Silva.

?-2 Maria da Conceição, provávelmente neta, em 1818 estava casada com João Lopes do Espírito Santo.

 

Netos que aparecem na testamentária da avó:

n-1 e n-2 Generoso e Felicidade, tutelados por Manoel Alves dos Santos Pereira

n-3, n-4 e n-5: Felisbela, Antonio e Esméria, por Manoel Ribeiro da Silva, provalvelmente seu avô