PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Manoel Francisco da Silva e os antigos troncos paulistas

(atualizado em 19-março-2016)

 

 

Bartyra Sette

Paola Dias

 

Manoel Francisco da Silva, nasceu na freguesia de São João de Brito, termo de Guimarães, Arcebispado de Braga e, como muitos de seus conterrâneos, veio para o Brasil na primeira metade do século XVIII e aqui constituiu família na região do Turvo, sul de Minas Gerais.

 

Manoel casou duas vezes e através de suas mulheres, deixou descendência que se liga às antigas famílias povoadoras de São Paulo, como os Almeidas e Cardosos. Na diáspora da família, seus descendentes foram também povoadores do Vale do Paraíba Fluminense, já interligados com várias outras famílias como os Nogueira do Ó, Mattos, Villelas, Ribeiro do Valle, Moraes e outras mais.

 

Em primeiras núpcias Manoel casou com Isabel Francisca do Espírito Santo (ou de Santo Antonio) da qual teve ao menos nove filhos, que documentamos.

 

Em segundas, aos 06-12-1769, casou com Ana Maria de Almeida, natural da freguesia de Prados, filha de José Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida, neta materna de Feliciano Cardoso e de Catarina de Almeida (família “Feliciano Cardoso” § 2º).

B7: Igreja, N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.-- aos 06-12-1769 Capela Sra. do Porto desta freguesia, Manoel Fran.co da Silva, natural da freguesia de S. João de Britto, f.l. de Mel. Fran.co e Maria Luiz, viuvo por falecimento de Izabel Fran.ca; = cc. Anna M.ª de Almd.ª, f.l. de Joseph Gracia da Costa e Bernd.ª M.ª de Almeida, n. da Conceição dos Prados. Amos residentes nesta freguesia.

 

Ana Maria faleceu viúva, aos 03-07-1822, com testamento registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca.:

(B7) Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - Turvo - aos 03 julho 1822, septuagenaria, c/test. D. Anna Maria de Almeida, viuva de Manoel Francisco da Silva.

N. da freg. de Prados, f.l. de Jose G--- da Costa e Bernarda Maria de Almeida, falecidos.

Fui cc. Manoel Francisco da Silva, já falecido, filhos:

Francisco Joaquim da Silva, cc.

Thomas Francisco da Silva, cc.

Joaquim Antonio da Silva, cc;

Ignacio Francisco da Silva, cc.

Francisca Joaquina de Almeida, cc. Francisco --- Salgado;

Anna Bernardina, falecida, cc. João ----, falecido, e depois casada com Graciano Alvares; dos quais ficaram filhos: do primeiro, Vital e Ignacia; do segundo, Venancia, Joaquim, Carlos, Carlota, Francisca, Manoel;

Antonia Joaquina de Almeida cc. ten. ---- Antonio Theodoro de Medeiros;

Jacinta Maria de Almeida casada que foi com o sargento mor Joaquim Leite Ribeiro já falecido, os quais todos são meus herdeiros.

Testamenteiros: 1- m/filho Ignacio Francisco da Silva; 2-m/filho Joaquim Antonio da Silva; 3- m/sobrinho e afilhado Antonio Garcia de Souza.

legados:

-m/filho Francisco Joaquim da Silva;

-m/neta e afilhada Anna Ignacia, filha de meu filho Ignacio Francisco da Silva;

-m/neta e afilhada Maria Joaquina, filha de meu filho Joaquim Antonio da Silva;

-m/neta Anna Firmina, f. de m/filha Jacinta Maria de Almeida

- m/neta Francisca Bernardina, f. de m/filha Francisca Joaquina de Almeida

-m/neta Umbelina, f. de minha filha Antonia Joaquina de Almeida;

Fazenda da Sesmaria do Turvo, 11 ---- 1822.

Registrado a 09 julho 1822.

 

Nota: A naturalidade de Manoel foi encontrada no termo de batismo de seu neto José. Casamentos e filhos nos termos paroquiais e no testamento de Ana Maria.

 

Manoel Francisco e Izabel Francisca tiveram, q.d:

1- João Francisco da Silva - Cap 1º

2- Antonio Francisco da Silva - Cap 2º

3- Ana Maria da Silva

4- Manoel Joaquim da Silva - Cap 4º

5- Maria Teresa de Jesus

6- Ângela Joaquina de Santo Antonio

7- Luciana Maria da Luz

8- José Francisco da Silva

9- Rosa batizada em 06-09-1767

Aiuruoca, MG aos 06-09-1767 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Rosa, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Izabel Francisca, que nasceu em 24 de agosto, foram padrinhos João Frr.ª e s/m Rosa Maria.

 

Manoel Francisco e Ana Maria tiveram oito filhos, conforme o testamento e inventário (neste site) de Ana:

- Justino, batizado em 10-12-1786. Não é citado no testamento.

Aiuruoca, MG aos 10-12-1786 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Justino, f.l. de Manoel Francisco da Silva e de Ana Maria, foram padrinhos Antonio de Seixas Ribeiro e Maria Custodia.

10- Francisca Joaquina de Almeida

11- Thomás Francisco da Silva

12- Francisco Joaquim da Silva

13- Ana Bernardina Emerenciana de Almeida

14- Antonia Joaquina de Almeidaº

15- Jacinta Maria de Almeida - Cap. 15º

16- Joaquim Antonio da Silva

17- Ignácio Francisco da Silva

 

 

Filhos de MANOEL FRANCISCO e IZABEL:

 

 

Cap. 3º - ANA MARIA DA SILVA

 

Ana Maria da Silva casou aos 27-11-1775 com Tomás Garcia da Costa, filho de José Garcia da Costa e Bernarda Maria de Almeida (família “Feliciano Cardoso” § 2º)

Igreja N. Sra. da Conceicão de Aiuruoca, comarca do Rio das Mortes, aos 27-11-1775 na Capela de N. Sra. do Porto Tuvo, filial desta matriz de Aiuroca, testemunhas: Jose de Barros Monteiro e João de Almeida Ramos. Thomas Garcia da Costa, f.l. Jose Gar[dobra] da Costa e Bernarda Maria da Costa, digo de Almeida, n/b na freguesia de Prados; = cc. Anna Maria da Silva, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Izabel Francisca de Santo Antonio, natural desta freguesia de Aiuruoca.

 

1- Luciana Maria de Almeida (Processo de habilitação do neto Manoel Teodoro). Foi casada e teve ao menos:

1-1 Teodora Maria de Jesus casou com Manoel Ferreira Guimarães, filho de Antonio Ferreira Guimarães e Ana Teresa da Luz (família “Domingos Ferreira Guimarães” § 3º).

1-1-1 Manoel Teodoro Guimãres, casou-se com Bárbara Maria de Jesus, filha de José Francisco da Silva e Ana Bernardina de São Jose, neta paterna de Manoel Antonio da Silva e Bárbara Perpétua Emiliana, neta materna de José Rodrigues de Almeida e Ana Ribeiro Salgado; por José bisneta de Bras Rodrigues Lima e Maria da Conceição de Almeida e, por Ana, bisneta de Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira Soares

processo de dispensa para o casamento, do filho Manuel Teodoro:

Assento Consolação (pesquisa de Paola Dias)

24-08-1852 Manuel Teodoro Guimarães, filho de Manoel Ferreira Guimarães e de Teodora Maria de Jesus com Barbara Maria de Jesus filha de José Francisco da Silva e Ana Bernardina de São José.

Tomaz Garcia era irmão de Maria da Conceição, do 1o nasceu Luciana Maria de Almeida e desta nasceu a mãe do noivo, da 2a nasceu José Rodrigues de Almeida e desta nasceu a mãe da noiva. Antonio Ferreira Guimarães era irmão de Angela Ferreira, do 1o nasceu o pai do noivo e da 2a nasceu Ana Ribeiro e desta nasceu a mãe da noiva.

2- Ana Teresa da Silva, aos 07-08-1816 na matriz de Resende-RJ, casou-se com Jacinto José da Fonseca, natural de Angra-PT, filho de José Cabral e Mariana de Jesus.

07-07-1816 na Matriz de Resende pelo Padre Jose Antonio Martins de Sá, Jacinto Jose da Fonseca, n/b na vila da Candelaria de N.S. das Candeias, Bispado de Angra, f.l. de Jose Cabral e Mariana de Jesus; = cc. Ana Teresa da Silva, n/b na freg. de Aiuruoca, f.l. do Furriel Thomaz Garcia da Costa e Ana Maria da Silva. Cert. de Nasc. de Ana: foi batisada no dia 23-09-1798 na Ermida do Bom Jesus do Livramento, filial da Matriz de Aiuruoca pelo Vigario Francisco de Abreu e Silva. (Acervo Itamar Bopp, ficha 1134)

3- Rita Joaquina da Silva casou com Manoel Pereira da Fonseca, filho de José Cabral e Mariana de Jesus . Pais d e, q.d.:

3-1 Joaquim batizado em Resende-RJ aos 06-06-1816.

06-06-1816 na Matriz de Resende pelo Padre Mariano Jose da Rocha, Joaquim, n. 09-05, f.l. de Manoel Pereira Affonseca e Rita Joaquina da Silva, n. desta; np Jose Cabral e Mariana de Jesus, n. da ilha de S. Miguel; nm Thomaz Gracia da Costa e Ana da Silva, n. Aiuruoca; padr.: Antonio Jose Braz Coelho e s/m Escolastica Carneira de Sá. (acervo Itamar Bopp ficha 0946)

3-2 Mariana Rosa de Jesus em S. Joaquim-RJ aos 27-11-1848 casou com João Francisco da Silva, filho de Jose Joaquim da Silva e Joaquina Maria das Dores

S. Joaquim da Barra Mansa, RJ aos 27-11-1848 João Francisco da Silva, f.l. Jose Joaquim da Silva e Joaquina Maria das Dores, n/b na freg. de S. Vicente Ferrer onde é morador = cc Mariana Rosa de Jesus, f.l. de Manoel Pereira da Fonseca e Rita Joaquina da Silva, n/b na sobredita freguesia de S. Vicente Ferrer. Ambos moradores neste curato; foram test.: Antonio Martins da Costa e Braz Jose de Vasconcellos.

3-3 Maria Luiza da Conceição aos 28-08-1854 casou com José Inácio Diniz, natural de  Bocaina-MG, filho de Inácio José Marcelino e Maria Diniz.

S. Joaquim da Barra Mansa, RJ aos 28-08-1854 Jose Ignacio Denis, f.l. Ignacio Jose Marcelino e Maria Denis de Js., n/b na Bocaina Bispado de Minas = cc Maria Luiza da Conceição, f.l. de Manoel Pereira da Fonseca e Rita Joaquina da Silva, n/b nesta freguesia.

3-4 Rosa Margarida de Jesus aos 29-01-1859 casou com José Mariano de Meireles, viúvo de Joaquina  Custodia do Nascimento.

S. Joaquim da Barra Mansa, RJ aos 29-01-1859 Jose Mariano de Meireles. viuvo de Joaquina  Custodia do Nascimento = cc Rosa Margarida de Jesus, f.l. de Manoel Pereira da Fonseca e Rita Joaquina da Silva, natural desta freguesia e batizada em S. Vicente Ferrer. Testemunhas Joaqum Lopes da Silva e Joaquim J. Pereira da Fonseca.

 

 

Cap. 5º - MARIA TERESA DE JESUS

 

Maria Teresa, natural de Aiuruoca onde casou aos 14-07-1783 com Antonio dos Reis Ferreira, filho de Francisco dos Reis Esgueira, natural da freguesia de S. Miguel de Fermelão Bispado de Coimbra e de Maria da Conceição Ferreira, natural de Prados-MG, neto paterno de Antonio Mateus Rainho e Maria Francisca, e materno de Lourenço Ferreira e Ursula Maria de Oliveira - família Antonio de Oliveira Gago, neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - na Capela da Sra. do Porto do Turvo, filial desta matriz, aos 14-07-1783 se receberam Antonio dos Reys Ferreira, f.l. Francisco dos Reys Esgueira e Maria da Conceição Ferreira, n. da freguesia da Borda do Campo; = cc. Maria Theresa de Jesus, f.l. Manoel Francisco da Silva e Izabel Francisca, n. desta freguesia.

 

1- Francisca, batizada no ano de 1788.

B7: - batismos suplemento do lv. 5 - Ibitipoca ano de 1788 FRANCISCA, f. de Antonio dos Reis Ferreira e s/m Maria Theresa de Jesus. Padr.: João dos Reis Esgueira e Anna Paula dos Reis.

2- Antonio Teodoro em Carrancas aos 24-05-1824 casou com Maria Cândida, filha de Joaquim Gonçalves Valim e Ana Teodora.

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-05-1824 test.: Candido Jose e Joaquim Borges. Antonio Teodoro, f.l. Antonio dos Reis Ferreira e Maria Teresa; = cc. Maria Candida, f.l. Joaquim Gonçalves Valim e Ana Teodora, e por não ser feito em tempo este assento aqui o lavrei para constar.

 

 

Cap. 6º - ÂNGELA JOAQUINA DE SANTO ANTONIO

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

Ângela Joaquina de Santo Antonio batizada em 26-02-1783.

Aiuruoca, MG aos 26-02-1763 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Angela, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Izabel Francisca, foram padrinhos Antonio Correa e Angelica Maria, filha de João da Silva de Oliveira.

Casou aos 15-07-1783 com Antonio Gonçalves de Moraes, filho de Domingos Gonçalves de Moraes e sua primeira mulher Ana Maria de Jesus (família “Domingos Gonçalves de Moraes”, neste site).

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.- na Capela da Sra. do Porto do Turvo, filial desta matriz, aos 15-07-1783 Antonio Gonsalves de Moraes, f.l. de Domingos Gonsalves de Moraes e Anna Maria, n. da Borda do Campo; = cc. Angela Joaquina, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Izabel Francisca, natural desta freguesia.

 

Viúvo com 87 anos, Antonio faleceu aos 23-01-1840 de hidropsia.

(pesq. Nilza Cantoni: Centro de Memória do Seminário Santo Antonio de Juiz de Fora lv LO1, óbitos, 1820-1888) fls 18, 23.01.1840, Antonio Gonçalves de Moaes, viúvo de Angela Joaquina de Santo Antonio, 87 anos, morreu de hydropesia

 

Cap. 7º - LUCIANA MARIA

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

Luciana Maria da Luz batizada em 26-02-1783.

Aiuruoca, MG aos 01-11-1764 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Luciana, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Izabel Francisca, foram padrinhos [-----] da Costa de Mendonça e ----- Angelica do Bom Sucesso.

Aos 26-11-1787 casou com o Capitão Inácio de Seixas Ribeiro, filho de Antonio de Seixas Ribeiro e Rosa Maria Pires. Geração na família “Antonio e Seixas Ribeiro”.

Aiuruoca, MG aos 26-11-1787 na Capela do Turvo se receberam Inacio de Seixas Ribeiro, filho de Antonio de Seixas Ribeiro = E Luciana Maria da Luz filha de Manoel Francisco da Silva. Testemunhas Francisco Joaquim da Encarnação e Jose de Barros.

 

Cap. 8º - JOSÉ FRANCISCO DA SILVA

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

José Francisco batizado em 12-01-1766.

Aiuruoca, MG aos doze dias do mes de janeiro de 1766 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Joseph, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Izabel Francisca, nasceu em 31 de Dezembro, foram padrinhos Joseph Gracia, solteiro e Maria Teresa de Jesus casada com Mel. Ferr.ª de Brito.

Casou aos 03-11-1790 com Maria Joaquina de Azevedo batizada aos 20-02-1767, filha de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus, neta paterna de Domingos Francisco e Damiana João, neta materna de Lourenço Correa (Sardinha) natural da Ilha da Madeira e Maria de Assumpção (Moraes) natural da freguesia de S. João del Rei - família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 2º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, Capela do Turvo aos 03-11-1790 Joseph Francisco da Silva, f.l. de Manoel Franciso da Silva e Izabel Francisca; = cc. Maria Joaquina da Assumpção, f.l. de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus. Nts/bts nesta freguesia de Aiuruoca.

 

 

 

Filhos de MANOEL FRANCISCO e ANA MARIA:

 

Cap. 10º - FRANCISCA JOAQUINA DE ALMEIDA

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

Paola Dias

 

Francisca Joaquina batizada em 21-10-1770, foi casada duas vezes. Em primeiras nupcias aos 15-06-1795 casou com Manoel José da Costa, natural de Barbacena-MG, filho de José da Silveira da Costa e de Arcangela Rosa de Jesus.

Aiuruoca, MG aos 21-10-1770 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Francisca, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Ana Maria de Almeida, que nasceu em 12 do mesmo mes, foram padrinhos João Baptista Pr.ª e Josepha Maria.

 

Aiuruoca, MG aos 15-06-1795 na Capela da Sra do Porto do Turvo, filial desta matriz, onde os contraentes são moradores e testemunhas João Barbosa e Domingos G. de Mendonça se receberam Manoel Jose da Costa, f.l. de Jose da Silveira da Costa e de Arcangela Rosa de Jesus, n/b na freguesia da vila de Barbacena = E Francisca Joaquina de Almeida, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Ana Maria de Almeida, n/b nesta freguesia.

Segunda vez casou com Francisco Ribeiro Salgado (família “Bento Ribeiro Salgado” § 5º). Sem geração deste, teve do primeiro matrimônio:

 

1- Ana Bernarda de Almeida,casou com Custódio José Ferreira, filho de Joaquim José Ferreira e Luzia da Cruz de Assunção. Geração na família “Domingos Ferreira Guimarães” § 7º.

 

2- Zeferina Teodora de Almeida foi a segunda mulher de seu cunhado Custódio José Ferreira, viúvo de 1 supra. Geração na família supra citada.

(Paola Dias) Processo de casamento de Aiuruoca na Cúria de Campanha. 1819 Custódio José Ferreira, nat. desta freguesia, viúvo que ficou por falecimento de Ana Beralda de Almeida, ele filho de Joaquim José Ferreira e Luzia da Cruz da Assunção com Zeferina Teodora de Almeida, natural de Rezende, bispado do Rio de Janeiro, filha de Manuel José da Costa e Francisca Joaquina de Almeida e moradores em Aiuruoca. Ana Beralda de Almeida faleceu em 9-2-1819.

 

3- Joaquim José da Silva casou com Margarida Ribeira, filha de Francisco Ribeiro Salgado e Maria Ângela do Valle. Geração na família “Bento Ribeiro Salgado”.

inventário da avó materna 1824: 5- Margarida, casada com Joaquim Jose da Silva

inventário paterno 03/09/1835: 5- Margarida, casada com Joaquim Jose da Silva;

 

4- Manoel Tomás da Silva casou com Cecília Marcelina de Jesus, irmã inteira de Margarida Ribeira supra citada.

 

 

Cap. 11º - THOMÁS FRANCISCO DA SILVA

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

Thomás, batizado em 06-05-1772. Estava casado em 1822

Aiuruoca, MG aos 06-05-1772 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Thomas, f.l. de Manoel Francisco da Silva, natural da freguesia de São João de Brito, Arcebispado de Braga, e Ana Maria de Almeida, n. da freguesia da Sra da Conceição dos Prados, deste bispado, neto paterno de Manoel Francisco, da freguesia de São João da Ponte termo de Guimarães e de s/m Maria Luiz natural da freguesia de São João de Brito, neto materno de Jose Garcia natural da Ilha do Fayal, freguesia do Salvador  e s/m Bernarda Maria de Almeida, natural da freguesia dos Prados. Nasceu aos 27 de abril do dito ano, foram padrinhos Thomas Garcia da Costa e sua irmã Joana Evangelista de Almeida, solteiros.

 

 

Cap. 12º - FRANCISCO JOAQUIM DA SILVA

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

Francisco Joaquim, batizado aos 26-07-1774 em Aiuruoca.

Aiuruoca, MG aos 26-07-1774 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Francisco nascido em 14 do dito mes, f.l. do Alf. Manoel Francisco da Silva e de Ignacia Maria do Espirito Santo, foram padrinhos Quiteria Joaquina de Almeida, solteira, todos desta freguesia.

Casou em Baependi aos 03-05-1804 com Josefa Maria Rodrigues, filha do Capitão José Rodrigues Carneiro e Ana Lourença de Souza. Seu casamento foi registrado no Livro da Matriz de Aiuruoca (família “Pascoal Correa de Aguiar § 1º).

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, aos 03 maio 1804 freguesia de Baependi, Francisco Joaquim da Silva, f.l. Manoel Francisco da Silva e Anna Maria d'Almeida, n/n nesta freguesia de Aiuruoca; = cc. D. Josepha Maria Rodrigues, f.l. do Cap. Joseph Rodrigues Carneiro e D. Anna Lourença de Soisa, n/b na vila de Barbacena.

 

Em 1831 eram moradores no 9º quarteirão do Turvo, ele com 56 anos declarados e Josefa com 42.

Censo do Turvo - 1831

quarteirão 9, fogo 9 : Francisco Joaquim da Silva, branco, 56, casado, lavrador

Josefa, branco, 42, casado

Jose, branco, 20, solteiro

Ignacio, branco, 3, exposto

Jose do Egipto, pardo, forro, 20, solteiro, lavrador

26 cativos

 

 

Cap. 13º ANA BERNARDINA EMERENCIANA DE ALMEIDA

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

Bartyra Sette

 

 

Ana Bernardina Emerenciana batizada em 06-07-1770, casou duas vezes. Em primeiras núpcias aos 11-07-1796 com João Manoel de Azevedo nascido em 30-12-1773, filho de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus, neto paterno de Domingos Francisco e Damiana João, neto materno de Lourenço Correa e Maria de Asunção. Geração de dois filhos na família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 2º.

Aiuruoca, MG aos 06-07-1777 bat Ana, f.l. de Manoel Francisco da Silva e de Ana Maria de Almeida, foram padrinhos Bento Ribeiro Salgado e s/m Angela Ferreira.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 11 jul 1796 Porto Turvo , João Manoel de Azevedo, f.l. de Francisco João de Azevedo e de Margarida de Jesus; c/ Anna Bernardina Emerenciana de Almeida, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Anna Maria de Almeida. Ns. e bts. na freg. de Aiuruoca.

 

Ana Bernardina, viúva, casou em segundas núpcias aos 27-08-1802 com Graciano Alves de Moraes, filho de João Alves de Moraes e Ana Esméria de Brito, família “Manoel Alves Valle”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 27-08-1802 Capela Madre de Deus, Graciano Alvares de Moraes, f.l. João Alvares de Moraes e Ana Esméria de Brito; = cc. Ana Bernardina Emerenciana, viuva que ficou por falecimento de João Manoel de Azevedo.

 

Ana Bernardina faleceu em 07-06-1819 e Graciano em 11-11-1853 já casado em segundas núpcias com Hipólita Jacinta de Carvalho, filha de José de Carvalho Duarte e Mariana Antonia de Jesus. Geração de Graciano e Hipólita na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 8º, § 11º.

 

Ana Bernardina e Graciano tiveram, segundo seus inventários (neste site), sete filhos:

 

1- Venância Bernardina de Jesus, com 13 anos em 1819. Casou com José Alves Ribeiro. Moradores em Madre de Deus onde comparecem no censo de 1831 e 1840:

Censo 23-04-1831 Madre de Deus, MG, fogo 35

Jose Alves Ribeiro, Branco, 33, casado, lavrador

Venancia Bernardina, Branco, 23, casado

Ana, Branco, 8

Manoel, Branco, 6

Marciano, Branco, 3

Maria, Branco, 3

Constancia, Branco, 1

4 cativos

 

censo de Madre de Deus - 16-08-1840, 2º Quarteirão; 3

Jose Alves Ribeiro, Branco, 49, casado, avrador

Venancia Alves de M., Branco, 36, casado

Manoel Alves Ribeiro, Branco, 16, solteiro, familia

Domiciano Alves Ribeiro, Branco, 14, familia

Francisco Alves Ribeiro, Branco, 8, familia

Jose Alves Ribeiro, Branco, 3, familia

Ana Maria, Branco, 17, familia

Maria Alves, Branco, 9, familia

Delfina Ribeira, 6, amilia

6 cativos

 

2- Joaquim Alves de Almeida com 13 anos. Em 1836 era morador no Arraial de Nossa Senhora Madre de Deus, Freguesia do Cajuru. No inventário do pai foi citado como Joaquim Alves de Almeida Magalhães.

 

3- Carlota Bernardina de Jesus com 10 anos em 1819. Casou com Severino Alves Lima e já era falecida no inventário paterno sendo representada pelas filhas:

3-1 Maria Bernardina de Jesus casada com Joaquim Lopes de Siqueira. Pais de, q.d.:

3-1-1 Ana Bernardina de Jesus casou duas vezes. Aos 17-06-1877 casou com Prudente José do Nascimento, de quem foi a segunda mulher. Prudente era filho de Felisberto José do Nascimento (ou de Abreu) e Mariana Antonia de Oliveira. Geração na família “Lopes de Siqueira” Cap. 11º. Ana Bernardina casou em segundas com João Silvério de Siqueira.

 

3-2 Ana Carlota de Jesus casada com Bernardo Gomes Sandim

 

4- Carlos José de Moraes batizado em 05-02-1810.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 05-02-1810 Carlos, f.l. Graciano Alves de Moraes e Ana Bernardina de Almeida, padr.: Antonio Francisco de Azevedo e Inacia Candida de Jesus, filha de João Manoel de Azevedo.

 

5- Francisca batizada em 07-02-1814. Francisca Iria de Paula em 1854 estava casada com Francisco José Lopes

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 07-02-1814 Francisca, f.l. Graciano Alves de Moraes e Ana Bernardina de Almeida, padr.: Floriano Leite Ribeiro e D. Maria Justina da Silva.

 

6- Manoel Alves de Moraes batizado em 18-12-1814. No testamento paterno: “Declaro que perdôo a meu filho Manoel o que me deve por crédito atendendo ao seu estado desgraçado.”

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 18-12-1814 Manoel, f.l. Graciano Alves de Moraes e Ana Bernardina de Almeida, padr.: Padre Manoel Coelho dos Santos e D. Ana Maria de Almeida.

 

7- Francisco com 3 anos em 1819. Não é nomeado no testamento nem representado no inventário paterno e nem nomeado no testamento da avó materna.

 

 

Cap. 14º - ANTONIA JOAQUINA DE ALMEIDA

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

Antonia Joaquina batizada em 13-08-1779, casou duas vezes. Primeira vez aos 22-10-1798 casou com o Alferes Luiz Antonio de Carvalho Leite, natural da freguesia do Porto do Calvo Bispado de Pernambuco, filho de Inacio Jose Leite e Luiza Francisca do Sacramento.

Aiuruoca, MG aos 13-08-1779 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Antonia, f.l. de Manoel Francisco da Silva e de Ana Maria de Almeida, foram padrinhos Antonio Francisco da Silva e Maria Rosa, mulher de João Coelho, todos desta freguesia.

 

Aiuruoca, MG aos 22-10-1798 na Capela da Sra do Porto do Turvo, filial desta matriz, onde os contraentes são moradores e testemunhas Francisco de Paula Oliveira(?) e Pedro Alvares da Costa se receberam Luiz Antonio de Carvalho Leite, f.l. de Inacio Jose Leite e Luiza Francisca do Sacramento, n/b na freguesia do Porto do Calvo Bispado de Pernambuco = E Antonia Joaquina de Almeida, f.l. de Manoel Francisco da Silva e de Ana Maria de Almeida, n/b nesta freguesia da Aiuruoca.

 

Aos 22-11-1810 na ermida do Senhor do Bom Fim filial de S. João del Rei casou com o Ten. Pedro Antonio Teodoro Medeiros de Castro, filho do Cap. Pedro Medeiros Centeno dos Reis e Francisca Tomasia Pereira de Castro, família “Arvellos”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, ermida do Sr. do Bonfim aos 22-11-1810 Ten. Pedro Antonio Medeiros de Castro, desta, f.l. Cap. Pedro Medeiros Senteno dos Reis e Francisca Tomasia Pereira de Castro = cc D. Antonia Joaquina de Almeida, viuva do Alf. Luiz Antonio de Carvalho Leite, test.: Cel. Fernando Vasconcellos e Cap. Jose Antonio de Castro.

 

Foram filhos de Antonia, de ambos os matrimônios:

 

1- Umbelina, legatária da avó materna, sem identificação de qual matrimônio:”m/neta Umbelina, f. de minha filha Antonia Joaquina de Almeida”

 

2- Claudina, batizada em 20-10-1805, filha de Luiz Antonio.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 20-10-1805, Claudina, f.l. Luiz Antonio de Carvalho Leite e Antonia Joaquina de Almeida, padr.: Antonio Leite Ribeiro e s/m Bernardina Constancia,

3- Francisca, em 23-08-1807, irmã inteira a supra.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 23-08-1807 Francisca, f.l. Alf. Luiz Antonio de Carvalho Leite e Antonia Joaquina de Almeida, padr.: Padre João Ferreira Leite e D. Joana Maria de Almeida por pp a Floriano Leite Ribeiro e João Batista Ribeiro.

 

4- Francisca, batizada em 06-01-1812, filha de Pedro Antonio.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, aos 06-01-1812 Francisca, f.l. Pedro Antonio Teodoro de Medeiros e D. Antonia Joaquina de Almeida, padr.: Padre Antonio Joaquim de Medeiros.

5- Mariana, batizada em 21-02-1813, irmã inteira da supra.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR e capelas filiadas, aos 21-02-1813 Mariana, f.l. Pedro Antonio Teodoro de Medeiros e D. Antonia Joaquina de Almeida, padr.: Cap. Jose Antonio Castro Viana, solteiro e D. Jacinta Maria de Almeida, viuva.

 

 

Cap. 16º - JOAQUIM ANTONIO DA SILVA

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

Paola Dias

 

Joaquim Antonio da Silva batizado em 11-04-1784, casou com Joaquina Rodrigues de Souza (Comparar com Joaquim Antonio da Silva casado com Joaquina Rodrigues de Souza, filha de José Rodrigues Carneiro e Ana Lourença de Souza, família “Capitão Pascoal Correa de Aguiar” § 1º).

Aiuruoca, MG aos 11-04-1784 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Joaquim, f.l. de Manoel Francisco da Silva e de Ana Maria, foram padrinhos Manoel Ribeiro Salgado e Quiteria Joaquina.

 

Pais de, pelo menos:

 

1- Maria Joaquina da Silva afilhada e legatária da avó paterna. Em Andrelândia aos 25-10-1830 casou com Manoel da Silva Pereira, filho do Alferes João da Silva Pereira e Vicência Maria do Sacramento, família “Manoel Luiz da Silva”, neste site.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 3: A vinte cinco de Oitubro de mil oito centos e trinta nesta Capella do Turvo, filial da Aiuruoca pela húa hora da tarde, em virtude da competente licença, a vista das testemunhas assignadas, e outras assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Manoel da Silva Pereira, filho do Alf.s João da Silva Pereira, e Maria Joaquina da Silva, filha de Joaquim Antonio da Silva, e Joaquina Roiz~ de Soisa, e logo lhes dei as bençãos nupciaes, e p.a constar fis este assento q~ assignei.

P.e Arantes

Ildefonso Jose Per.a

João Gualberto de Carv.o

 

2- José Rodrigues da Silva casou aos 19-09-1833 com Jesuína Cândida da Silva Cap. 2º, 3-2 nesta família.

(pesq. PDias) Jezuína Cândida habilitou-se para casar com José Rodrigues da Silva em Aiuruoca em 1833, ele filho de Joaquim Antonio da Silva e neto materno de Manoel Francisco da Silva e de Ana Maria de Almeida.

Que Antonio Francisco da Silva é irmão de Joaquim Antonio da Silva, deste procede o orador e de Antonio Francisco proveio Maria Justina e desta a oradora.

Que Quitéria Joaquina é irmã de Anna Maria de Almeida, e que desta proveio Joaquim Antonio e deste o orador e que de Qutéria proveio Maria Justina e desta a oradora.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 16  A desenove de Setembro de mil oito centos e trinta e tres nesta Capella do Turvo pela húa hora da tarde, em virtude, da competente licença, a vista das testemunhas abaixo assignadas, assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Jose Rodrigues da Silva, leg.o de Joaquim Antonio da Silva, e Joaquina Rodrigues de Sousa, e Josuina Candida da Silva, legitima de Domingos Coelho Moreira, e Maria Justina da Silva, depois de dispensados da duplicada consanguinidade, com que se achavão ligados, e logo lhes dei as bençãos nupciaes.

P.e Arantes

Antonio Belfort de Arantes

Joao Gualberto de Carv.o

 

3- Mariana Carlota da Silva casou aos 19-09-1833 com Antonio Vicente Coelho Cap. 2º, nesta família.

 

4- Bernardino Rodrigues da Silva casou em Andrelândia aos 27-07-1840 com Umbelina Cândida, filha de Joaquim Inácio de Souza e Ana Esméria de Jesus, família “Feliciano Cardoso” § 2º.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 53  A vinte sete de Julho de mil oito centos e quarenta nesta Matris do Turvo, digo em Caza de Joaquim Ignacio de Souza, e Oratorio a hi erecto por provizão da Vara deste Termo, feitas as deligencias percizas, e dispençados do impedimento de consanguinidade em quarto grao, mixto de terceiro, as quatro horas da tarde, e em prezença das Testemunhas Joaquim Antonio da Silva, e Prudencio Joze de Souza recebi em Matrimonio os Contrahentes Bernardino Rodrigues da Silva, filho legitimo de Joaquim Antonio da Silva, e Joaquina Rodrigues, ja falescida, com Umbelina Candida, filha legitima de Joaquim Ignacio de Souza, e Anna Ismeria, todos desta Freguezia, de que fis este assento.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

 

 

Cap. 17º - IGNACIO FRANCISCO DA SILVA

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

Ignácio Francisco batizado em 16-11-1788. casou aos 08-10-1810 com Ignacia Zeferina de Jesus, filha do Capitão Aleixo Ribeiro do Valle e Angela Joaquina d'Assumpção. Geração na família “Bento Ribeiro Salgado” § 8º.

Aiuruoca, MG aos 16-11-1788 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Inacio, f.l. de Manoel Francisco da Silva e de Ana Maria de Almeida, foram padrinhos o Revdo Mateus Pinto de Andrade, e Francisca filha do mesmo Manoel Francisco, todos desta freguesia.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 08 out 1810 cap. Turvo - Ignacio Francisco da Silva, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Anna Maria d'Almeida; c/ d. Ignacia Zephyrina de Jesus, f.l. do cap. Aleixo Ribeiro do Valle e d. Angela Joaquina d'Assumpção. Ns. e bts. nesta freguesia.

 

Entre seus filhos:

1- Ana Inácia, afilhada e legatária da avó paterna