PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 4º - MANOEL JOAQUIM DA SILVA

 

 

Paola Dias

Bartyra Sette

 

Manoel Joaquim casou aos 21-07-1788 com Inácia Rubina do Espirito Santo (ou de Santana), batizada em 09-02-1768, filha de Brás Rodrigues Lima natural da freguesia de S. Tiago de Sopo Arcebispado de Braga e Maria da Conceição natural da freguesia dos Prados; neta paterna de Brás Rodrigues e Paula Gonçalves naturais da dita freguesia de S. Thiago de Sopo; neta materna de José Garcia da Costa, natural da Ilha do Fayal freguesia de N. Sra. das Angustias e Bernarda Maria de Almeida natural dos Prados (família “Feliciano Cardoso” § 2º, 1-2)

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - (a margem: M.el Joaq.m da S.ª e Ign.ca Robina do Espirito Sto.) aos 21-07-1788 na Capela do Turvo, filial desta matriz, Manoel Joaquim, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Izabel da Silva; = cc. Ignacia Rubina do Espirito Santo, f.l. de Bras Rodrigues e Maria da Conceição.

 

(PDias) Ignácia Rubina de Santa Anna batizada na Ermida de S. Antonio da Caxoeira da Borda do Campo em 09-02-1768, tendo por padrinhos Ignácio da Costa Pimentel e Marianna Buena

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 23 mayo 1773 Porto do Turvo, ANTONIO, f.l. de Bras Rodrigues Lima n. freg. S. Thiago de Sopo arc. Braga e s/m Maria da Conceipsam n. freg. N.Sra. Conceição dos Prados; np Bras Rodrigues e s/m Paula Gonçalves naturais da dita freg. de S. Thiago de Sopo; nm Jose Garcia da Costa, n. da Ilha do Fayal freg. N. Sra. das Angustias e s/m Bernarda Maria de Almeida n. freg. N.Sra. da C. dos Prados; padr.: Pedro Barbosa solteiro da freg. da Borda do Campo e Maria Rosa mulher de João da Sylva de Oliveira desta freg.;

 

Inácia foi inventariada em Pouso Alegre-MG em 1846 e foi seu inventariante Custódio José da Silva, segundo o índice da 1ª vara do Fórum de Pouso Alegre, entretanto seu inventário não foi localizado.

 

Documentamos os filhos:

1- Francisco Joaquim de Almeida casou com Inácia Cândida de Jesus, filha de Joaquim José Ferreira e Luzia da Cruz de Assunção. Geração na família “Domingos Ferreira” § 7º, -7, neste site.

 

2- Custódio José da Silva casou com Ana Ribeira da Silva

2-1 Maria Claudina da Silva casou com João Inácio da Silva, filho de Joaquim Inácio de Souza e Ana Esméria de Jesus, neto paterno de Ana Teodora de Jesus esta irmã de Inácia Rubina do Espirito Santo.

(PD) Maria Claudina da Silva batizada em 19-08-1932 em Paraisópolis

 

(pesq. Paola Dias) Processo de Paraisópolis arquivado na Curia de Pouso Alegre

22-10-1850 João Inácio da Silva, filho de Joaquim Inácio de Souza e de Ana Esméria de Jesus, natural e batizado no Turvo e morador em São José do Paraíso, com Maria Claudina da Silva, filha de Custódio José da Silva e de Ana Ribeira da Silva, nat. de São José do Paraíso.

Consanguineidade em 3º grau, porque Ana Teodora de Jesus é irmã inteira de Inácia Rubina de Sant´anna, de Ana Teodora de Jesus procede Joaquim Ignacio de Souza e deste o orador João Ignacio de Souza e que daquela Ignacia Rubina de Santa Anna, procede Custódio José da Silva e deste a oradora Maria Claudina da Silva.

 

3- Joaquim Custódio da Silva casou aos 26-11-1810 com Maria Joaquina da Assunção (ou da Encarnação), filha de Joaquim José Ferreira e Luzia da Cruz da Assunção

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, Turvo aos 26-11-1810 Joaquim Custodio da Silva, f.l. de (sic)Joaquim da Silva e Inacia Rubina de Santa Anna; = cc. Maria Joaquina da Encarnação, f.l. de Joaquim Joseph Ferreira e Luzia da Cruz da Assunção. Nts/bts nesta freguesia de Aiuruoca.

 

3-1 Francisco Inácio da Silva testemunha no casamento da irmã abaixo.

3-2 Mariana Cândida da Silva batizada aos 01-11-1825. Habilitou-se para se casar com seu primo Francisco de Paula Souza 5-1 abaixo.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos aos 01 nov 1825 cap. Turvo, MARIANA, f.l. de Joaquim Custodio da Silva e Maria Ignacia da Incarnação, padr.: Manoel Joaquim de Andrade e Anna Custodia mulher de Antonio Coelho.

 

4- Manoel Ignácio da Silva batizado em 15-01-1797. Em 1820 em Aiuruoca habilitou-se para casar com Ana Rosa de Almeida, filha de Antonio Rodrigues de Almeida, batizado aos 23-05-1773 e Ana Teresa de Novaes (família “Feliciano Cardoso” § 2º, 1-3).

(PD) Processo de Dispensa Matrimonial de Aiuruoca arquivado da Cúria de Campanha.

Manoel Inacio da Silva filho de Manoel Joaquim da Silva e Ignácia Rubina de Santa Anna com Ana Rosa de Almeida filha de Antonio Rodrigues de Almeida e Ana Tereza de Novaes. Ele bat. capela da Senhora do Porto do Turvo 15-01-1797 e foram seus padrinhos José Custódio da Silva e Ana Joaquina de Jesus. Ela bat. em 5-10-1800 na capela do Turvo e foram seus padrinhos Domingos José de Novaes de Barbacena e Maria da Conceição.

Que Ignácia Rubina e Antonio Rodrigues pais dos oradores são irmãos inteiros.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 23 mayo 1773 Porto do Turvo, ANTONIO, f.l. de Bras Rodrigues Lima n. freg. S. Thiago de Sopo arc. Braga e s/m Maria da Conceipsam n. freg. N.Sra. Conceição dos Prados; np Bras Rodrigues e s/m Paula Gonçalves naturais da dita freg. de S. Thiago de Sopo; nm Jose Garcia da Costa, n. da Ilha do Fayal freg. N. Sra. das Angustias e s/m Bernarda Maria de Almeida n. freg. N.Sra. da C. dos Prados; padr.: Pedro Barbosa solteiro da freg. da Borda do Campo e Maria Rosa mulher de João da Sylva de Oliveira desta freg.;

 

5- Maria Justina da Silva batizada em 10-02-1799. Casou com Luiz de Souza Barbosa.

(pesq. Paola Dias) Maria Justina da Silva batizada na capela do Turvo em 10-02-1799 tendo por padrinhos Manoel da Silva Landim e Maria Victória

5-1 Francisco de Paula Souza natural de Paraisópolis onde habilitou-se em 29-10-1842 para se casar com Mariana Cândida da Silva 3-2 supra, filha de Joaquim Custódio da Silva e Maria Joaquina da Assunção.

(pesq. Paola Dias) Processo de Dispensa matrimonial de 29-10-1852 de Paraisópolis, arquivado na Cúria de Pouso Alegre de Francisco de Paula e Souza e Mariana Cândida da Silva.

Ele filho de Luis de Souza Barbosa e Maria Justina da Silva. Ela filha de Joaquim Custódio da Silva e Maria Joaquina da Assunção. Consangüinidade em 2º grau porque a mãe do noivo é irmã do pai da noiva. O pai da noiva era natural de Aiuruoca, assim como o pai do noivo. Os noivos são naturais de São José das Formigas. Testemunha: Francisco Ignácio da Silva é irmão da oradora.