PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 15º - JACINTA MARIA DE ALMEIDA

(atualizado em 29-novembro-2015)

 

 

Regina Junqueira

 

 

Jacinta Maria, filha de Manoel Francisco da Silva e Ana Maria de Almeida, foi batizada na Capela da Sra do Porto do Turvo, filial da matriz de Aiuruoca, em 13-10-1781.

Aiuruoca, MG aos 13-10-1781 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Jacinta, f.l. de Manoel Francisco da Silva e de Ana Maria de Almeida, foram padrinhos Bento Francisco da Silva e Maria Teresa, solteiros.

Casou aos 04-02-1799 com o Sargento Mor Joaquim Leite Ribeiro falecido em 17-03-1809 com testamento (transcrito no livro da Família Vidal Leite Ribeiro), filho do do Sargento Mor José Leite Ribeiro, já falecido em 1809 e de Escolastica Maria de Jesus, neto paterno de Francisco Leite Ribeiro e de Izabel Ferreira, neto materno de Lourenço Correa Sardinha e de Maria da Assunção Moraes; família “Antonio Vieira de Moraes”, Cap. 1º, § 3º, 5.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos -  aos 04 fev 1799 cap. Turvo -  Joaquim Leite Ribeiro, f.l. sarg. mor Joseph Leite Ribeiro e d. Escolastica Maria de Jesus, n. e b. freg. S. João del Rei; c/ Jacinta Maria de Almeida, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Anna Maria de Almeida, n. e b. freg.  de Aiuruoca.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar, transcrito por Regina Junqueira;

Aos nove dias do mes de Janeiro do ano de mil setecentos e sessenta e quarto, em casa de Manoel Marinho de Moura, da Capela de Porto do Rio Grande, desta Freguesia de São João D´EL Rey, receberam em matrimonio os contraentes JOSÉ LEITE RIBEIRO, natural e batizado na Freguesia de Santana do Barroso, termo da Vila de Guimarães, do Arcebispado de Braga, filho legítimo de Francisco Leite Ribeiro e de Izabel Ferreira; com ESCOLÁSTICA MARIA DE JESUS MORAES, natural e batizada na dita freguesia de Nossa Senhora do Pilar, desta Vila de São João D´EL Rey, filha legítima de Lourenço Correa Sardinha e de Maria da Assunção Moraes, fregueses desta Freguesia.

(LV 1763-1767 – fl 44/13)

 

in Familia Vidal Leite Ribeiro, Armando Vidal Leite Ribeiro - 1960;

fls. 69 in nota 8)  SJDR Livro 1º de registro de óbitos de 1773 a 1823 da V.O.T.M. de São Francisco de Paula e a fls. 13 encontrei o seguinte assento:

"N. 11 - Aos 17 de março de 1809 faleceu o sargento-mor Joaquim Leite Ribeiro e veio para esta Ordem conduzido huma sege amortalhado no Habito de Sto. Antonio foi encomendado e recomendado pelo nosso Rev. Par. Comigo e dez sacerdotes está sepultado na Catacumba nº a margem (11). e Para constar fêz êste têrmo".

OBS: Em 1850 seus despojos  foram removidos para o Cemitério de Catumbi (RJ)

 

fls. 73: Inventário dos bens que ficaram por falecimento do Sargento Mor Joaquim Leite Ribeiro de quem é viúva Inventariante e Testamenteira sua mulher Dona Jacinta Maria de Almeida.

Testamento de Joaquim Leite Ribeiro que faleceu no dia 17 de Março de 1809

Jesus Maria José / Eu Joaquim Leite Ribeiro, estando enfêrmo de cama, faço o meo testamento na forma seguinte:

Sou filho legítimo do Sargento Mor José Leite Ribeiro, já falecido e de Dona Escolastica Maria de Jesus que ainda vive Natural da freguezia de Nossa Senhora do Pillar da Villa de Sam Joam de El-Rey Comarca do Rio das Mortes.

Sou casado em face da Igreja com Dona Jacinta Maria de Almeida de cujo matrimonio temos ao presente quatro filhos que são José Leite, Dona Maria Candida de Jesus, Dona Ana e Dona Mariana todos de menor idade aos quais instituo por meus herdeiros e porque reconheço em sua mai toda a capacidade a nomeo tutora dos ditos meos e seus filhos para administrar suas pessoas e bens.

Nomeo por meus testamenteiros em primeiro lugar a dita minha mulher, em segundo a meu irmão Padre João Ferreira Leite em terceiro a meu irmão o Capitão Manoel Ferreira Leite em quarto a meu irmão Custódio Ferreira Leite e o Capitão Domingos Fernandes Alves, os três primeiros moradores na comarca acima declarada, o quarto na Paraíba e o último nesta Corte na Rua das Viollas, que sucederão huns aos outros e os hey por abonados para tomarem conta de meus bens, e os disporem em Juízo ou fora delle como for de razão e de justiça e lhes faculto o espaço de dez annos para a conta final, e de premio a vintenna que lhe he de Direito.

Sou Terceiro de Sam Francisco da referida villa de São João de El-Rey e falecendo nesta Corte quero ser envolto em Habito Religioso de Santo Antônio e sepultado na Igreja de Sam Francisco de Paula sendo o meu funeral à eleição de meo testamenteiro.

Os meu móveis, semoventes e de raiz constarão de meu inventário assim como o que eu devo, e o que se me deve constarão por clarezas, raiz e acentos e se houver alguma pessoa de conhecida verdade que diga que eu lhe devo sem clareza se lhe pagará e simples pagamento digo, por simples juramento que deve prestar.

O Dinheiro que trouxe de Minas já o empreguei todo na compra de fazenda seca parte da qual remeti a Antônio Francisco de Azevedo para dispor na freguezia da Ayuruoca, outra remeti a dita, digo outra remeti para a dita Villa de São João de El-Rey ao Alferes José Pedro de Carvalho para dispor della e da mesma compra ainda se acha alguma fazenda em casa de Francisco José Rodrigues na rua da Quitanda desta Corte e em casa de Carlos Martins de Almeida morador na Rua das Viollas e não conservo em mim dinheiro algum e para as minhas despesas me tem suprido por empréstimo o Ilustríssimo Senhor coronel Manoel Jacinto Nogueira da Gama e se estara pela conta que elle disser.

Declaro que logo que cheguei a esta Corte em dez de janeiro do corrente anno de mil novecentos (?) e nove de livre vontade vendi ao dito Ilustríssimo Senhor Coronel Manoel Jacinto Nogueira e Gama três escravos a saber, Tomas Banguella, Hipolito Pardo e Joaquim Pardo, ainda rapaz e aquelles já homens, pela quantia de trinta doblas que recebi e já dispus delles, e lhe fiz entrega de dois primeiros escravos que tinha aqui commigo, e o terceiro mandei vir de Comanducaya termo da Villa da Campanha da Princesa meus testamenteiros lhe farão entrega delles sem dúvida alguma, e possuirá os referidos escravos como seus que sam e lhe ficarão pertencendo por bem do dito contrato e daquelle preço dos mesmos tres escravos lhe dou quitação para lhe não ser requerida em juizo ou fora delle a pretesto algum servindo esta verba por seu titullo.

E nesta forma hey por findo o meu testamento que a meu rogo fêz Caetano José de Almeida, Corte do Rio de Janeiro 12 de março de mil oitocentos e nove.

Declaro que nesta cidade tomará conta de meus bens para os entregar a meu testamenteiro ou o Senhor Francisco Xavier de Salles ou o Senhor Ajudante Bernardo José Pimenta, dia era ut supra.

Joaquim Leite Ribeiro

 

Jacinta e o Sargento Mor tiveram, segundo testamento dele, quatro filhos vivos em 1809, todos de menor idade. Em 02-07-1823, inventário da avó paterna, era a seguinte a situação deles:

 

1- José Leite Ribeiro (tambem José Leite Ribeiro de Almeida) com 23 anos. Faleceu em S. Joaquim-RJ aos 21-10-1837.

L. 3.03.1872 / 3.09.1897 - Óbitos - Igreja de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ 21.10.1837 - fal. José Leite Ribeiro de Almeida

          Casou com Maria Claudina de Jesus, filha de Joaquim Alves Carrijo e Mariana Claudina de Jesus, neta paterna de Manoel Alves Carrejo e Ana Maria da Apresentação (tronco da família “Alves Carrijo”), neta materna de Domingos Pereira de Carvalho e Escolastica Maria do Bom Sucesso (família “Amaro de Mendonça Coelho”).

José e Maria Claudina tiveram os filhos, q.d.:

1-1 Joaquim Leite Ribeiro de Almeida batizado em Aiuruoca aos 23-06-1824. Teve por padrinhos o avô materno e a avó paterna.

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 23 junho 1824, capela S. Vicente d'Aldea de S. Luiz Beltrão, JOAQUIM, f.l. de Jose Leite Ribeiro e d. Maria Claudina de Jesus, desta freguesia; padr.: Joaquim Alvares Carrijo avô materno e D. Jacinta [danificado] de Almeida avó paterna, ---- da vila de S. João  -------- procuradora Floriana Alvares de Jesus.

          Aos 30-09-1846 casou com Francisca Rosa (ou Maria) de Jesus, filha de Francisco Teixeira Pinto e Joana Alexandrina do Espirito Santo, neta paterna de Bento Teixeira Pinto e Ana Esmeria Matildes (família “os Barbosa Lima” de Aiuruoca Cap. 10º), neta materna de Joaquim Alves Carrijo e Mariana Claudina de Jesus, família “Alves Carrijo”.

(pesq. Plinio U.M. de Carvalho) L. 1 - 1831 / 1863 - Casamentos - fl. 13 v. - Igreja de São Joaquim de Barra Mansa. No dia trinta do mez de Septembro do anno de mil oito centos e quarenta e seis, pelas 4 horas da tarde, em casa de morada de Francisco Teixeira Pinto, com provisão do Rvmo. Vigário da Vara, em minha presença e na das testemunhas abaixo declaradas e assignadas, na forma do Ritual Romano e costumes deste Bispado, se casarão por palavras de presente, Joaquim Leite Ribeiro de Almeida, filho legitimo de José Leite Ribeiro e de sua mulher Maria Claudina de Jesús ; com Francisca Rosa de Jesús, filha legitima de Francisco Teixeira Pinto  e de sua mulher Joanna Alexandrina do Espirito Santo, foram testemunhas presentes, além de muitas, Theodorio Martins de Almeida e Antonio Maritins de Almeida, que assignarão. Declaro que os contrahentes foram dispensados em quarto(sic) grao de consanguinidade pela linha transversal igual. E, para constar fiz este assento que assigno.

O Cura João da Silva Filho

Theodorio Martins de Almeida

Antonio Martins de Almeida.

          Francisca faleceu em 29-05-1886 com 56 declarados.

Quatis, RJ, lv. 3, Folha 65v - 29/05/1886 Francisca Maria de Almeida, 56 anos, filha de Francisco Teixeira Pinto e Dona Francisca Teixeira de Carvalho, cc Comendador Joaquim Leite Ribeiro d'Almeida

          Comendador Joaquim aos 18-02-1888 casou com Emilia Coutinho de Siqueira, viúva de Francisco Teodoro Lopes de Siqueira e filha de José de Paula Coutinho e Ana Matilde Franco, familia Os Mendes de Carvalho de Aiuruoca - MG. Cap. 3º.

Quatis, RJ, lv. 2, Folha 33v - 18/02/1888 - Na fazenda da Conceição. Commendador Joaquim Leite Ribeiro de Almeida e Dona Emilia Coutinho de Siqueira.

Ele, viuvo de Dona Francisca Maria de Almeida, com 63 anos, filho de Jose Leite Ribeiro de Almeida, falecido e Dona Maria Claudina de Jesus.

Ela, viuva de Francisco Theodoro Lopes de Siqueira, com 36 anos, filha de Jose de Paula Coutinho e Dona Anna Mathilde Franco Coutinho, falecido.

Testemunhas: Antonio Teixeira Pinto Sobrinho e Francisco Leite Ribeiro d'Almeida (pesq. Plinio U.M. de Carvalho)

          Francisca Rosa e Comenador Joaquim tiveram os filhos, q.d.:

1-1-1 Antonio Leite Ribeiro de Almeida, batizado em S. Joaquim aos 24-04-1848. Casou com Florência Marcondes dos Reis, filha do Cap. Manoel Antonio da Silva Reis e de Luiza Augusta Marcondes S.L. 5º, 553,, 5-7.

Igreja de São Joaquim de Barra Mansa 24.04.1848 - Antonio - bap. Adm. P/ Miguel Teixeira de Mendonça, em perigo de vida - fl. de Joaquim Leite Ribeiro de Almeida e de sm. Francisca Roza de Jesús - np. De José Leite Ribeiro de Almeida e Maria Claudina de Jesús - nm. De Francisco Teixeira Pinto e Joanna Alexandrina do Esp. Santo.

Entre os filhos do casal:

1-1-1-1 Luiza batizada em Barra Mansa aos 20-01-1882.

Igreja de São Sebastião - Barra Mansa / RJ 20.01.1882 - Na Igreja Matriz de Nossa Senhora  do Rosário - o Rvdo. Carlos Maria Cedraro, baptizou solemnemente a innocente, Luisa, n. 14.09.1881 - fl. Dr. Antonio  Leite Ribeiro  de Almeida e D. Florência Marcondes dos Reis e Almeida - np. do Comendador Joaquim  Leite Ribeiro de Almeida e D. Francisca Maria de Almeida - nm. do Cap.  Manoel Antonio  da Silva Reis, já fallecido e D. Luisa Augusta Marcondes  dor Reis - fp. Antonio Teixeira Pinto Jr. e D. Eugenia Alexandrina Teixeira de Almeida

1-1-2 Joaquim batizado aos 24-10-1863.

Igreja de São Sebastião - Barra Mansa / RJ 24.10.1863 - Igreja Matriz de São Sebastião - Barra Mansa / RJ - Joaquim - n. há 1 mês (24.09.1863) - fl. do Cap. Joaquim Leite Ribeiro de Almeida e D. Francisca Maria de Almeida - np. José Leite Ribeiro de Almeida e D. Maria Claudina de Jesús - nm. Francisco Teixeira Pinto e D. Joanna Alexandrina do Espirito Santo - fp. Antonio Teixeira Pinto e Nossa Senhora do Bomsucesso

1-1-3 Francisco Leite Ribeiro de Almeida Sobrinho batizado em S. Joaquim aos 05-06-1853. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Eugenia Alexandrina Teixeira, filha do Cap. Antonio Teixeira Pinto Sobrinho e Maria Luiza de Oliveira, família “Alves Carrijo”.

Igreja de São Joaquim de Barra Mansa - 5.06.1853 - Francisco - fl. de Joaquim Leite Ribeiro de Almeida e Francisca Maria de Jesús - np. de José Leite Ribeiro e Maria Claudina de Jesús - nm.  de Francisco Teixeira Pinto e Joanna Alexandrina do Espírito Santo - fp. Francisco Teixeira Pinto e Maria Claudina de Jesús.

 

Igreja de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ - 30-09-1872

Oratório da Fazenda do Barro Amarelo, para este fim destinado, propriedade do Capitão Antonio Teixeira Pinto Sobrinho, com a Provisão do Excentissimo Diocesano do Matrimonio, foi celebrado na forma do Ritual Romano e Lei Civil a respeito, o Matrimonio entre os contrahentes, Francisco Leite Ribeiro de Almeida Sobrinho, filho legitimo do Comendador Joaquim Leite Ribeiro de Almeida e de D. Francisca Maria de Almeida, residentes na cidade de Barra Mansa e D. Eugenia Alexandrina Teixeira, filha legitima do Capitão Antonio Teixeira Pinto Sobrinho e de D. Maria Luiza de Oliveira, desta Freguezia de São Joaquim da Barra Mansa. Forão dispensados dos impedimentos de consangüinidade, em 2° grão da linha transversal. Receberão as bênçãos nupciaes. E, para constar, fiz este assento que assigno, com as testemunhas. Era ut supra.

Vigário João Gomes Carneiro

João Pedro de Carvalho

Francisco Leite Ribeiro de Almeida

1-1-4 José Leite Ribeiro de Almeida casou com Elisa de Almeida e Silva (ou da Silva Almeida), filha de Francisca de Almeida Silva.

         José faleceu em Barra Mansa em 22-07-1884. Deixou filha única de seu casal:

Forumde Barra Mansa - RJ

Transcrito e resumido por Plinio U. M. de Carvalho

Inventário - de  19.08.1884

Inventariado - José Leite Ribeiro de Almeida - fallecimento s/m. test° em 22.07.1884

Inventariante - D. Elisa de Almeida Silva Leite

Deixou uma filha de nome Francisca - c/ 11 meses

1-1-4-1 Francisca, batizada em 01-10-1883. Padrinhos o avô paterno e a avó materna.

L. 4 - Batizados - fl. 104 - n. 91 Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ 1.10.1883 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - Francisca - n. 28.08.1883 - fl. José Leite Ribeiro de Almeida e D. Elisa da Silva Almeida - fp. o Comendador Joaquim Leite Ribeiro de Almeida, avô paterno e D. Francisca de Almeida e Silva, avó materna (pesq. Plinio U. M. de Carvalho).

 

Rialto-RJ, Lv. 4, Fl. 104 - 1.10.1883 - Na Matriz da Freguezia do Divino Espirito Santo - Barra Mansa / RJ - o Rvdo. Vig. Pe. Francisco Moreira de Carvalho - baptizou - Francisca - bca - n. 28.08.1883 - fl. de José Leite Ribeiro de Almeida e D. Elisa da Silva Almeida - fp. o Com. Joaquim Leite Ribeiro de Almeida, avô paterno e D. Francisca de Almeida Silva, avó materna. (pesq. Plinio U. M. de Carvalho).

1-1-5 Carlos, batizado em 10-01-1867.

Igreja de São Sebastião - Barra Mansa / RJ 10.01.1867 - Carlos - nat. desta Freguezia - n. 6.12.1866 - fl. Major Joaquim  Leite Ribeiro  de Almeida e D. Francisca Maria de Almeida - moradores desta Freguezia  - np. José Leite Ribeiro de Almeida e D. Maria Claudina de Jesús - nm. de Francisco Teixeira Pinto e D. Joanna Maria do Espirito Santo - fp. Dr. Manoel Ferreira de Mattos e D. Constança  Augusta de Almeida Guimarães

1-2 Maria Jacinta de Almeida Leite casou com Joaquim da Silva Nogueira, filho de João da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus, neto materno de João Ribeiro do Valle e Teresa Francisca de Jesus de Vargas Leal (família Antonio Vieira e Francisca de Macedo § 2º), neto paterno de João Francisco da Silva e Maria Custodia Nogueira. Geração nesta família Cap. 1º.

1-3 Floriana Alexandrina Leite Ribeiro casou com João Pereira de Carvalho, fiho de Gabriel Antonio de Carvalho e Claudina Maria de Jesus, neto paterno de Gabriel Antonio Pereira de Carvalho e Monica Pereira de Santo Agostinho (família “Amaro Pereira de Araújo”, neto materno de Diogo Garcia Pereira de Carvalho e Antonia Maria Ribeira. Geração na familia "Antonio Ribeiro de Mattos".

1-4 Ana Firmina de Almeida Leite, batizada em Aiuruoca em 01-11-1828. Em S. Joaquim aos 14-08-1847 casou com Antonio Alves Carrijo, filho de Joaquim Alves Carrijó e Mariana Claudina de Jesus. Geração na família “Alves Carrijo”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 01 nov 1828 Ermida da Bocaina, ANNA, f.l. de Jose Leite Ribeiro e Maria Claudina de Jesus, padr.: Jose Alves Carrijo pp que apres. Joaquim Alves Carrijo e d. Anna Fermina Leite pp apresentada por d. Delfina Maria de Jesus, padrinho do Curato das Dores bispado do Rio de Janeiro e a madrinha da freg. de S. João e os pais de Aiuruoca.

1-5 Mariana Alexandrina de Almeida Leite casou com João Alves Carrijo, filho de Joaquim Alves Carrijo e Mariana Claudina de Jesus. Geração na família “Alves Carrijo”.

1-6 Delfina Augusta de Almeida Leite, batizada aos 16-12-1832 em S. Joaquim-RJ. Casou com Joaquim Antonio de Mattos, filho de Francisco Joaquim de Mattos e Maria Clara da Silva. Joaquim era viúvo de Maria Madalena Nogueira com geração de ambos os matrimônios na família “Manoel Francisco Braga”.

Igreja de São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 1, fls. 6v. aos 16 dezembro 1832 Delfina, f. leg,. de Jose Leite Ribeiro de Almeida e Maria Claudina de Jesus; padr.: Antonio Jose de Mattos por seu bastante procurador Victorianno Martins de Almeida e Delfina Alves de Jesus (pesq. Plinio U.M. de Carvalho)

1-7 Francisco Leite Ribeiro de Almeida em Quatis-RJ aos 06-11-1859 casou com Altina Maria Franco, filha de Francisco Ferreira Franco e Domiciana Maria da Conceição.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa, RJ. 6.11.1858 - test. José de Paula Coutinho e Diogo Alves Pereira - em casa do morador e fazenda de Francisco Ferreira Franco - nub. Francisco Leite Ribeiro de Almeida e D. Altina Maria Franco - ele, fl. De José Leite Ribeiro de Almeida e de D. Maria Claudina de Jesús - ela, fl. De Francisco Ferreira Franco e de D. Domicianna Maria Franco (pesq. Plinio U.M. de Carvalho).

Francisco Ferreira Franco era filho de Custódio Ferreira da Silva natural de Santa Maria de Aerão termo de Guimarães Arc. de Braga e Escolástica Buena Franca natural de Mogi das Cruzes-SP onde casaram em 16-10-1792, neto paterno de Manoel Ferreira (filho de Bento Ferreira) e de Quitéria da Silva, neto materno de Antonio Bueno Freire e Maria Joaquina Franco (SL. 2, 293, 6-2 e SL. 7, 286, 5-2).

Paroquia de Sant'Ana de Mogi das Cruzes-SP, aos 16-10-1792 Custodio Ferreira da Silva, n. freg. Santa Maria de Aarão Arc. Braga, f.l. Manoel Ferreira e Quiteria da Silva, np Bento Ferreira n. freg. de Santa Maria de Arão termo de Guimarães e nm ignoram = cc Escolastica Buena Franca, n. desta vila, f.l. Antonio Bueno Freire e Maria Joaquina Franca, falecida, np Jose de Figueiredo Freire e Escolastica Buena, nm Miguel Franco do Prado e Eleonor de Camargo. Ambos os contraentes fregueses desta vila.

Domiciana Maria da Conceição era filha do Alferes José Cordeiro da Silva Guerra e de Maria Izabel. Faleceu em Quatis-RJ aos 28-10-1887, viuva, com 86 anos de idade.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário  -livro  de  óbitos  nº 3. Fl. 78 v. - n. 74 - Aos vinte e oito dias do mez de outubro de mil oito centos e oitenta e sette, nesta Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis da Barra Mansa, com 86 annos de edade - D. Domicianna Maria Franco - fl. do fallecido José Cordeiro da Silva Guerra e de D. Maria Izabel, viuva de Francisco Ferreira Franco - falleceo do coração (pesq. Plinio U.M. de Carvalho).

Francisco Ferreira Franco e Domiciana Maria da Conceição tiveram, entre outros, os filhos:

- Altina Maria Franco

- Firmino Ferreira Franco abaixo cita em 1-8.

- Ana Matilde Franco, casou com José de Paula Coutinho, falecida em Quatis em 30-03-1891, filho de Francisco de Paula Coutinho e Souza e Ana Francisca Nogueira. Entre seus filhos: Nestor batizado em 23-04-1860.

Óbitos - fl. 96 - Ig. de N. Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa-Quatis/RJ Aos trinta dias de março do anno de mil oito centos e noventa e um - nesta Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis da Barra Mansa, com 64 annos de edade, José de Paula Coutinho - fl. de Francisco de Paula Coutinho e Souza e de Anna Francisca Nogueira - fallecida - viúvo de Anna Mathilde Coutinho.

 

Quatis-RJ, Lv 2, Fl. 45 - 23.04.1860 - Nestor - n. 9.03.1860 - fl. de José de Paula Coutinho e D. Anna Mathildes Coutinho - np. de Francisco de Paula Coutinho e Souza e de D. Anna Francisca Nogueira - nm. de Francisco Ferreira Franco e de D. Domicianna Maria Franco - fp. Antonio Rodrigues Pinto e s/m. D. Anna Rosa de Souza Rodrigues

- Arlinda Amelia Franco batizada em 16-12-1853. Aos 31-09-1876 casou com Joaquim Soares da Rocha, natural de Resende-RJ, filho de Manoel Soares da Rocha e Maria Teresa de Sampaio. Com geração.

Batizados - fl. 6 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa, 16.12.1853 - Allinda - n. 4.11.1852 - fl. de Francisco Ferreira Franco e D. Domicianna Maria da Conceição - np. de Custódio Ferreira da Silva e D. Escolástica Maria Franco - nm. do Alferes José Cordeiro Silva Guerra e D. Maria Izabel, já fallecida, nat. da província de São Paulo - fp. o Revdo. Pe. Ignácio Ferreira Franco e Nossa Senhora. (pesq. Plinio U.M. de Carvalho).

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa, 31.09.1876 - test. Francisco Leite Ribeiro de Almeida e Alípio Ferreira Franco - o Pe. Ignácio Ferreira Franco de minha licença - nub. Joaquim Soares da Rocha, solteiro, fl. de Manoel Soares da Rocha e D. Maria Thereza de Sampaio, n. e bat. em Rezende - com Arlinda Amélia Franco, solteira, fl. Francisco Ferreira Franco e D. Domicianna Maria Franco - n. e bat. em Quatis (pesq. Plinio U.M. de Carvalho).

- Inacio Ferreira Franco casou com Edwirges Andrade, filha de Manoel Rodrigues e Luiza Ludovina de Andrade. Entre seus filhos: Aristides batizado em Quatis aos 15-08-1876.

L. 4 - Batizados - fl. 17 v. - Igreja de Nossa Senhora do Rozário - Quatis / RJ, 15.08.1876 - Aristides - n. 10.06.1876 - fl. Ignácio Ferreira Franco e Idowirges de Andrade Franco - np. Francisco Ferreira Franco e Domicianna Maria Franco - nm. de Manuel  Roiz e de Luisa Ludovina de Andrade, p/proc. que me foi apres. reservando-se o parentesco espiritual, feita a favor de D. Domicianna Maria Franco, que assistio o Baptismo, pela dita D. Luiza Silvina (pesq. Plinio U.M. de Carvalho).

 

Francisco Leite Ribeiro de Almeida e Altina Maria Franco tiveram, entre outros, os filhos:

1-7-1 Amalia Ambrozina Leite Franco batizada em 10-12-1861. Foi a primeira mulher de Luiz Ferreira Franco 1-8-7 abaixo.

L. 2 - 1858 / 1866 - Batizados - fl. 72 - Igreja de Nossa Senhora do Rosario dos Quatis de Barra Mansa, 10.12.1861 - o Revdo. Pe. Ignácio Ferreira Franco, baptizou e pos os Sanctos Óleos - Amália - n. 5.11.1861 - fl. de Francisco Leite Ribeiro de Almeida e de D. Altina Maria Franco Leite - np. José Leite Ribeiro de Almeida e de D. Maria Claudina de Jesús - nm. de Francisco Ferreira Franco e de D. Domiciana Maria Franco - fp. os Avós maternos.

1-7-2 Lindolfo Leite Ribeiro de Almeida batizado em 20-02-1864. Em 19-07-1890, dispensados do impedimento em 3º grau misto de 2º (dispensa neste site em outros locais), casou com Arlinda Leite Nogueira, filha de José Leite Nogueira e Francisca de Paula Nogueira, neta paterna de Joaquim da Silva Nogueira e Maria Jacinta de Almeida Leite(1-2 supra), neta materna de Joaquim Teixeira Pinto e Maria Candida de Jesus, família “Alves Carrijo”. Com geração.

L. 2 -1858 / 1866 - Batizados - fl. 107 v. - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ 20.02.1864 - Lindolpho - n. 12.12. 1863 - fl. de Francisco Leite Ribeiro de Almeida e de D. Altina Maria Franco - np. de José Leite Ribeiro de Almeida e D. Maria Claudina de Jesús - nm. de Francisco Ferreira Franco e D. Domicisanna Maria Franco - fp. o Rev. Pe. Ignácio Ferreira Franco e N. S. Protectora

 

L. 2 - 1811/1890 - Casamentos - fl. 45 - n. 7 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa / RJ, 19.07.1890 - - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - dispensados do impedimento de  consangüinidade  em 3ð grão mixto de 2ð grão - test. Alípio Ferreira Franco e José Izidro Teixeira Leite - nub. Lindolpho Leite Ribeiro de Almeida e Arlinda Leite Nogueira - elle, 27 annos de idade - fl. de Francisco Leite Ribeiro de Almeida e de Altina Maria Franco - n. e bap. nesta Freguezia - ella, 14 annos de idade - fl. José Leite Nogueira e de Francisca de Paula Nogueira - n. e bap. em São Joaquim de Barra Mansa - moradora no Eng. Novo na cidade do  Rio de Janeiro - c/ licença do pai da noiva, menor.

1-7-3 Deolinda Leite, batizada em 26-12-1865. Aos 10-04-1897 casou com seu cunhado Luiz Ferreira Franco, viúvo de 1-7-1 supra.

L. 2 - 1858 / 1866 - Batizados - fl. 142 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa. 26.12.1865 - assisti a solemne baptismo, que com minha licença, baptizou e pos os SS. óleos, o Reverendo Pe. Ignácio Ferreira Franco a - Diolinda - n. 17.11.1865 - fl. de Francisco Leite Ribeiro e de D. Altina Franco de Almeida Leite - np. de José Leite Ribeiro de Almeida  e de D. Maria Claudina de Jesús - nm. de Francisco Ferreira Franco e de D. Domicianna Maria Franco - fp. José Antonio de Freitas e D. Deolinda Ferreira Franco, filha do avô materno.

1-7-4 Francisco, batizado em 28-03-1869.

L. 3 - 1868 - Batizados - fl. 56 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ, 28.03.1869 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - c/ minha licença o Pe. Ignácio Ferreira Franco - Francisco - n. 2.02.1869 - fl. Francisco Leite Ribeiro de Almeida e de D. Altina Franco de Almeida Leite - np. de José  Leite Ribeiro de Almeida e de D. Maria Claudina de Jesús - nm. de Francisco Ferreira Franco e de D. Domicianna Maria Franco - fp. João Diniz Junqueira e D. Arlinda Amélia Ferreira Franco

1-7-5 José Leite Ribeiro de Almeida batizado em 23-03-1879. Em 02-04-1914 casou com Maria Rodrigues Gomes, filha de João Rodrigues Gomes e Maria Augusta Gomes.

L. 4 - Batizados - fl. 47 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ, 23.03.1879 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - José - n. 3.01.1878 - fl. Francisco Leite Ribeiro de Almeida e D. Altina Franco de Almeida - np. de José Leite Ribeiro de Almeida e D. Maria Claudina de Jesús - nm. Francisco Ferreira Franco e D. Domicianna Maria Franco - foi Protectora Nossa Senhora do Rosário e padrinho o sr. Angelo Eloy da Câmara.

 

Livro nº 3 de casamentos paroquiais de Quatis, Folha 62 - 02/04/1914. José Leite Ribeiro de Almeida e Dona Maria Rodrigues Gomes. Ele, solteiro, filho de Francisco Leite Ribeiro de Almeida e Dona Altina Franco d'Almeida Leite, natural dessa freguesia e ela, solteira, filha de João Rodrigues Gomes e Maria Augusta Gomes. Testemunhas: Lindolpho Leite Ribeiro de Almeida e João Rodrigues Gomes

1-8 Maria Candida de Almeida Leite, batizada aos 26-06-1836 em S. Joaquim onde aos 24-05-1853 casou com Firmino Ferreira Franco, filho de Francisco Ferreira Franco e Domiciana Maria da Conceição citados em 1-7 supra.

L. 1 - 1830 - 1862 - Batizados - fl. 15 v. - São Joaquim da Barra Mansa 26.06.1836 - Maria - fl. de José Leite Ribeiro e de Maria Claudina - fp. Diogo Alvares Pereira e D. Claudina Maria de Jesús, mulher de Gabriel Antonio Pereira (pesq. Plinio U.M. de Carvalho).

 

Casamentos - fl. 24 - Igreja de São Joaquim de Barra Mansa, 24.05.1853 - test. Francisco Ferreria Franco e João Alves Carrijo - nub. Firmino Ferreira Franco - fl. de Francisco Ferreira Franco e Domicianna Ferreira Franco - n. e bat. em Quatis - com Maria Cândida de Almeida Leite - fl. do fallecido José Leite Ribeiro e Maria Claudina de Jesús - n. e bat. em São Joaquim.

Maria Candida e Firmino tiveram, entre outros, os filhos (pesq. Plinio U.M. de Carvalho):

1-8-1 Francisco Ferreira Franco batizado em 01-09-1854 e falecido em 25-05-1938 casou duas vezes com geração de ambos os matrimônios.

L.. 1 - 1853 / 1858 - Batizados - fl. 22 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis - 1.09.1854 - Francisco - n. 2.08.1854 - fl. de Firmino Ferreira Franco e D. Maria Cândida Leite Franco - np. de Francisco Ferreira Franco e D. Domiciana Maria Franco - nm. de José Leite Ribeiro de Almeida e D. Maria Claudina de Jesus - fp. o Avô paterno e a Avó materna.

 

L. 8 - Óbitos - fl. 76 - n. 378 - C.R.C. de Quatis - Quatis / RJ 25.05.1938 - Quatis / RJ - compareceu Antonio Teixeira Franco - declarou que : hoje ás 11,35 h. - neste districto faleceu Francisco Ferreira Franco - cc/ D.  Albertina Leite Franco - nat. deste districto - c/ 83 anos de idade - fl. Firmino Ferreira Franco e D. Maria Candida Leite Franco, já fallecidos.

Aos 29-11-1873 casou com Luiza Alexandrina Teixeira, filha de Antonio Teixeira Pinto Sobrinho e Maria Luiza Alves de Oliveira, neta paterna de Francisco Teixeira Pinto e Joana Alexandrina do Espirito Santo, neta materna de Luiza Alves de Oliveira. Geração na família “os Barbosa Lima” de Aiuruoca I-Cap. 10º § 5º.

Aos 11-11-1893 casou com Albertina Leite Nogueira, filha de Joaquim Leite Nogueira e Rita Martins, neta paterna de Joaquim da Silva Nogueira e Maria Jacintha de Almeida Leite, neta materna de Manoel Duarte Martins e Rita Goulart. Geração na família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 1º. Com geração.

L. 2 - Casamentos - fl. 2 - n. 66 - C.R.C. de Barra Mansa / RJ Aos onze dias do mez de Novembro de 1893, nesta cidade de Barra Mansa, districto de São Sebastião, Estado do Rio de Janeiro ; ás 11 horas da manhã, presentes o Meritíssimo 1° Juiz de Paz de Casamentos em exercicio, Dr. Candido Teixeira da Cunha, comigo Official do registro civil, na casa de residência de D. Maria Candida Leite Franco, á rua do Com. Joaquim Leite, designada á requerimento das partes, para este acto, ahi ás portas abertas, depois da leitura, perguntas e mais formalidades recomendadas pela Lei n° 181 de 24 de Janeiro de 1890, perante o mesmo Juiz, receberão-se em Matrimonio : Francisco Ferreira Franco, viuvo, natural da Freguezia dos Quatis, deste Municipio, onde é residente, com 34 anos de idade, lavrador, filho legitimo do Major Firmino Ferreira Franco e de D. Maria Candida Leite Franco, com Albertina Leite Nogueira, solteira, d'este districto, residente n'esta cidade, com 17 anos de idade, filha legitima de Joaquim Leite Nogueira e de D. Rita Goularte Martins, devidamente habilitados conforme consta do respectivo processo, em presença das testemunhas : Alipio Ferreira Franco e José Leite Nogueira, lavradores, residentes n'este Municipio e D. Marianna Leite Franco Nogueira, viuva, residente n'esta cidade. Os contraentes declararão que precedeu a este acto uma escriptura ant-núpcial, lavrada no livro de Notas do Tabelião interino do 1° Officio d'esta cidade, Francisco Alves Machado. Em firmeza do que eu Joaquim Martins Nunes Junior, Official do Reg. civil, o escreví e assigno.

1-8-2 Alipio Ferreira Franco, batizado em 14-10-1855. Aos 29-10-1881 casou com Maria da Gloria de Abreu, filha do falecido Cap. Anacleto Leite de Abreu Toledo e Francisca Carolina de Mattos, família “os Teixeira de Souza” Cap., 2º. Com geração.

Quatis-RJ, Lv 1, Fl. 41 - 14.10.1855 - Alímpio(sic) - n. 24.09.1855 - fl. de Firmino Ferreira Franco e Maria Candida de Almeida Franco - np. de Francisco Ferreira Franco e D. Domiciana Ferreira Franco ; e materno de José Leite de Almeida e D. Maria Claudina de Jesús. fp. O Reverendo Ignacio Ferreira Franco e o avô paterno.

 

L. 2 - 1881 / 1911 - Casamentos - fl. 5 v. - n. 13 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ 29.10.1881 - nub. Alípio Ferreira Franco - fl. do Major Firmino Ferreira Franco, já fallecido e D. Maria Cândida Leite Franco - cc/ D. Maria da Glória de Abreu - fl. do Cap. Anacleto Leite de Abreu Toledo, já fallecido e D. Francisca Carolina de Mattos Abreu - elle, n. e bap. em Quatis ella, n. e bap. em Barra Mansa - test. Francisco Leite Ribeiro de Almeida,  José Ventura de Mattos Abreu e D. Maria Francisca de Mattos Salles

1-8-3 Esmeralda Leite Franco, batizada em 24-01-1857. Foi a terceira mulher de Alberto Ribeiro de Faria, filho de Venancio José Ribeiro de Faria e Maria Umbelina de Barros, viúvo de Francisca Leite Franco 1-8-5 abaixo, família “os Teixeira de Souza” Cap. 2º neste site. Pais de, e.o.:

L. 1 - Batizados - fl. 74 v. - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa, 24.01.1857 - Esmeralda - n. 11.01.1857 - fl. de Firmino Ferreira Franco e D. Maria Cândida Leite - np. de Francisco Ferreira Franco e de D. Domicianna Maria Franco - nm. de José Leite Ribeiro de Almeida e D. Maria Claudina de Jesús - fp. José Antonio de Freitas e s/m D. Firmina Ferreira Franco de Freitas.

1-8-3-1 Adalberto batizado em 09-10-1887.

L. 5 - Batizados - fl. 15 v. - n. 109 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ, 9.10.1887 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - Adalberto - n. 1.05.1887 - fl. Alberto Ribeiro de Faria e D. Esmeralda Leite Franco de Faria - np. de Venancio José de Faria e Maria Umbelina de Barros - nm. de Firmino Ferreira Franco e D. Maria Candida Leite Franco - fp. Francisco Ferreira Franco e s/Maria D. Luisa Teixeira Franco

1-8-4 Mariana Leite Nogueira batizada em 25-05-1858. Casou com Francisco Leite Nogueira, filho de Joaquim da Silva Nogueira e Maria Jacinta de Almeida Leite, neto paterno de João da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus Cap. 1º nesta família”, neto materno de José Leite Ribeiro de Almeida e Maria Claudina de Jesus.

L. 2 - 1858 / 1866 - Batizados - fl. 8 v. - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis - Quatis / RJ, 25.05.1858 - Marianna - n. 18.05.1858 - fl. Firmino Ferreira Franco e D. Maria Cândida Leite Franco - np. de Francisco Ferreira Franco e D. Domicianna Maria Franco - nm. Joaquim Alves Carrijo e D. Maria Claudina de Almeida Leite - fp. João Alves Carrijo e s/m. D. Marianna Alexandrina de Almeida Leite.

1-8-5 Francisca Leite Franco, batizada em 19-07-1859. Aos 08-09-1880 casou com Alberto Ribeiro de Faria, com geração. Alberto, viúvo novamente, casou terceira vez com Esmeralda Leite Franco 1-8-3 supra,família citada.

L. 2 - Batizados - fl. 32 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa, 19.07.1859 - Francisca - n. 22.06.1859 - fl. de Firmino Ferreira Franco e de D. Maria Cândida - np. de Francisco Ferreira Franco e D. Domicianna Maria Franco - nm. de José Leite Ribeiro de Almeida e D. Maria Claudina de Jesús - fp. o Cap. Joaquim Leite Ribeiro de Almeida e s/ esposa D. Francisca Maria de Almeida, p/proc. que me apres. D. Anna Mathildes Ferreira Coutinho

1-8-6 Emilia Ferreira Franco batizada em 01-06-1881. Aos 08-06-1889 casou com Gabriel Pinto Ribeiro, filho de José Simplicio Ribeiro e Carolina Flora Ribeiro

L.. 2 - 1858 / 1866 - Batizados - fl. 62 - Ig. de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa, 1.06.1861 - Emilia - n.  24.04.1861 - fl. de Firmino Ferreira Franco e de D. Maria Cândida Leite Franco - np. de Francisco Ferreira Franco e de D. Domicianna Maria Franco - nm. de José Leite Ribeiro de Almeida e de D. Maria Claudina de Jesús - fp. Francisco Cordeiro da Silva Guerra, p/proc. que me apresentou José de Paula Coutinho e D. Anna Mathildes Ferreira Coutinho, cazada com o ditto procurador.

 

L. 5 - 24.09.1881 / 01.07.1893 - Casamentos - fl. 104 - Igreja Matriz de São Sebastião de Barra Mansa. Aos oito dias do mês de Junho do anno de mil oito centos e oitenta e nove, nesta Igreja Matriz de São Sebastião de Barra Mansa, feitas as 3 denuniciações canônicas sem que apparecessem impedimento algum, et servatis aliis ex jure et more servandis, assisti ao sacramental consorcio dos meos parochianos Gabriel Pinto Ribeiro, nascido e baptizado nesta Freguezia, filho legitimo de José Simplicio Ribeiro e Dona Carolina Flora Ribeiro, com Dona Emiliana Leite Franco, nascida e baptizada na Freguezia dos Quatiz, deste município, filha de Firmino Ferreira Franco, já fallecido e Dona Maria Cândida Leite Franco, forão testemunhas deste acto, o Dr. Antonio Leite Ribeiro de Almeida e Dr. José Pinto Ribeiro. E, para constar fiz este assento que assigno. O Cônego Francisco Hildebrando Gomes Angelim - Vig. Pró Parocho.

1-8-7 Luiz Ferreira Franco, batizado em 12-07-1862, casou duas vezes. Aos 31-05-1884, dispensados do impedimento duplo de consanguinidade em 2º grau, casou com Amalia (Analia) Ambrozina Leite Franco 1-7-1 supra, filha do Alferes Francisco Leite Ribeiro de Almeida e de Altina Maria Franco. Com geração.

L. 2 - 1858 / 1866 - Batizados - fl. 82 v. e 83 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ, 12.07.1862 - Luiz - n. 25.05 prox. Passado - fl. De Francisco Ferreira Franco e de D. Maria Cândida Leite Franco - np. De Francisco Ferreira Franco e de D. Domicianna Maria Franco - nm. De José Leite Ribeiro de Almeida e D. Maria Claudina de Jesús - fp. Luiz da Rocha Miranda e s/senhora D. Carlota Adelaide da Silva Miranda.

 

L. 2 - 1881 - Casamentos - fl. 17 - n. 9 - Igreja de N. Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa / RJ, Fl. 17 - n. 9 - 31.05.1884 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - 17 horas - test. Francisco Ferreira Franco - Alípio Ferreira Franco - João Osório da S. B. Cardozo - não havendo impedimentos por ser dispensado do impedimento duplo de consangüinidade em 2o. grau da linha collateral igual - pelo Ilmo. Camillo Borielli, digníssimo Missionário em data de 29 do próximo passado mez de Abril, na Colônia de Porto Real - nub. Luiz Ferreira Franco. 22 annos  - fl. do Major Firmino Ferreira Franco, já fallecido e de D. Maria Cândida Leite Franco - c/ D. Amália Ambrozina Leite Franco, 23 annos - fl. do Alferes Francisco Leite Ribeiro de Almeida e de D. Altina Franco de Almeida Leite - ambos os nubentes n. e bap. em Quatis.

Segunda vez aos 10-04-1897, dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau e no 1º de afinidade, casou com sua cunhada Deolinda Leite 1-7-3 supra. Com geração.

L. 2 - 1881 - Casamentos - fl. 74 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa / RJ, 10.04.1897 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - á tarde - dispensados pelo Exmo. Ilmo. E Revdmo. Sr. Encarregado dos Negócios da Santa Sé, no impedimento de 2ð grão e no 1ð grão de affinidade, por ser os contraentes cunhados e p/ S. Excia. Ilmo. e Revdmo. Sr. Bispo Diocesano  Dom Francisco do Rego Maia - no impedimento espiritual por ser a contraente madrinha de baptismo de um dos filhos do contraente  - test. Lindolfo Leite e Eloy (.....)  - nub. Luiz Ferreira Franco - fl. de Firmino Ferreira Franco e de Maria Cândida Leite Franco - viúvo de Anália Leite - cc/ Deolinda Leite - fl. de Francisco Leite Ribeiro de Almeida e de Altina Franco de Almeida Leite

1-8-8- Rita Leite Franco batizada em 24-04-1864. Casou com Joaquim Rodrigues Teixeira de Sampaio, filho de Jose Rodrigues Pinto de Sampaio e Honoria Maria da Conceição Teixeira, neto paterno de Manoel Felipe Pinto e Francisca de Paula Araujo de Sampaio, neto materno de Joaquim Teixeira Pinto e Maria Candida de Jesus. Geração na família “Os Barbosa Lima” I- Cap. 10º § 7º.

Quatis-RJ, Lv 2, Fl. 112 v. - 24.04.1864 - Fiz os exorcismos e puz os Sanctos Óleos, p/ser baptizado em casa pelo Rev. Pe. Ignácio Ferreira Franco, a Rita - n. 22.07.1863 - fl. de Firmino Ferreira Franco e d. Maria Cândida Leite Franco - np. de Francisco Ferreira Franco e D. Domicianna Ferreira Franco - nm. de José Leite Ribeiro de Almeida e de D. Maria Claudina de Jesús - fp. Doutor Manoel Ferreira de Mattos e D. Rita Adelaide Miranda.

 

2- Maria Cândida (ou Venância) de Jesus com 22 anos em 1823.

 

3- Ana Zeferina com 21 anos em 1823 (inventário da avó paterna). Ana Francisca, afilhada e legatária da avó materna:”a minha neta e afilhada Ana Francisca filha de minha filha Jacinta Maria de Almeida”

 

4- Mariana Custódia de Almeida Leite (depois Mariana Carlota de Almeida Leite) em S. João del Rei aos 26-11-1812 casou com José Bento Ferreira, natural de Aiuruoca, filho do Cap. Bento José Ferreira e Inacia Candida de Jesus - família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º § 2º e § 3º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar de S. João del Rei, MG e capelas filiadas aos 26-11-1818 matriz, Jose Bento Fereira, f.l. Cap. Bento Jose Ferreira e D. Ignacia Candida de Jesus, n/b na freg. Aiuruoca; = cc. Mariana Custodia de Almeida, f.l. do Sar. Mor Joaquim Leite Ribeiro e D. Jacinta Maria de Almeida.

          Cap. José Bento Ferreira da Silva Guimarães faleceu em 29-05-1842 e foi inventariado por Mariana em Barra Mansa aos 22 de outubro do mesmo ano. Compareceram nove filhos do casal

Forum de Barra Mansa - RJ

Transcrito e resumido por Plinio U. M. de Carvalho

Inventário - de  22.10.1842

Inventariado - Cap.  José Bento Ferreira  Silva Guimarães - falecimento em 29.05.1842 - s/ test°.

Inventariante - D. Marianna Carlota de Almeida Leite Guimarães

Filhos

1 - Joaquim Leite Ribeiro Guimarães - 23 anos de idade

2 - José Bento - 19 anos de idade

3 - Maria Jacintha - 17 anos de idade

4 - Custódio Ferreira - 16 anos de idade

5 - Francisca - 14 anos de idade

6 - Francisco Leite - 11 anos de idade

7 - Marianna - 10 anos de idade

8 - Anna - 8 anos de idade

9 - L---a - 3 anos de idade

Mariana faleceu em Vassosuras aos 17-12-1862.

Vassouras,RJ Igreja N Sra da Conceição aos 17-12-1862 faleceu D. Marianna Carlota de Almeida Leite, de idade 57 anos, natural de S. João del Rei, viuva de Jose Bento Ferreira Guimarães e no dia 18 foi solenemente encomendada e sepultada no cemiterio desta freguesia.

4-1 Joaquim Leite Ribeiro Guimarães com 23 anos em 1842

4-2 José Bento, com 19 anos.

4-3 Maria Jacinta, com 17 anos.

4-4 Custódio Ferreira Leite Guimarães, com 16 anos em 1842. Casou com Izabel Teixeira Leite, filha do Major Francisco José Teieira e Souza e Maria Gabriela Teixeira Leite, família “Teixeira de Souza” Cap. 5º, 2-4. Tiveram q.d.:

4-4-1 Fausto nasceu aos 31-05-1872 e foi batizado em 3 de Dezembro do mesmo ano em Barra Mansa-RJ.

L. 9 - 1872 / 1875 - Batizados - fl. 22 - Igreja de São Sebastião - Barra Mansa / RJ, 3.12.1872 - Fausto - natural desta Freguezia - n. 31.05.1872 - fl. Custódio Teixeira Leite Guimarães e D. Izabel  Teixeira Leite Guimarães - naturaes da Província de Minas Gerais - np. José Bento Teixeira da Silva Guimarães e D. Marianna Carlota de Almeida Leite Guimarães, já fallecidos - nm. do Com. Major Francisco José Teixeira e Sousa, já fallecido e D. Maria Gabriella Teixeira Leite - fp. Dr. Arthur Teixeira Leite e s/m. D. Cecília Marcondes Teixeira Leite - rep. p/ s/ proc. a avó materna (pesq. Plinio U.M.de Carvalho)

4-5 Francisca com 14 anos em 1842.

4-6 Francisco Leite, com 11 anos.

4-7 Mariana com 10 anos.

4-8 Ana com 8 anos.

4-9 L---a com 3 anos.