PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 1º - JOÃO FRANCISCO DA SILVA

(atualizado em 13-junho-2014)

 

 

Bartyra Sette

Colaboração:

Terezinha de Jesus Nunes Souza

Plinio U. Marcondes de Carvalho

 

 

João Francisco da Silva casou com Maria Custódia Nogueira, filha de José Rodrigues da Fonseca e Maria Nogueira do Prado, neta paterna do Ten. Cel. Jose Rodrigues da Fonseca, natural de Lisboa e Ana de Madureira, natural da cidade de S. Paulo, neta materna de Thomé Rodrigues Nogueira do Ó e Maria Leme do Prado, família “José Rodrigues da Fonseca”, neste site.

 

Entre seus filhos

 

1- Manoel Jacinto da Silva (ou Nogueira), batizado aos 15-02-1783, padrinhos o avô paterno e sua segunda mulher. Aos 10-06-1809 casou com Maria Rosa de Matosinhos, filha de João Ribeiro do Valle e Teresa Francisca de Jesus. (SL. 3º, 35, 5-2)

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 15 fev. 1783 Porto do Turvo, Manoel, f.l. de Joam Francisco da Silva e Maria Custodia Nogueira; padr.: Manoel Francisco da Silva e s/m Anna Maria de Almeida.

 

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos- aos 10 jun 1809 cap. Turvo - Manoel Jacintho da Silva, f.l. de João Francisco da Silva e Maria Custodia Nogueira; c/ Maria Rosa de Matosinhos, f.l. de João Ribeiro do Valle e Theresa Francisca de Jesus.

Ns. e bts. nesta freguesia. Test.: Joseph Francisco de Moura e Francisco Pires d'Andrada.

 

          Em 1831 o casal morava no Turvo.

censo do Turvo 5-12-1831, 7º Quarteirão, 4

Manoel Jacinto (Nogueira), branco, 48, casado

Maria Rosa (de Matosinhos Ribeiro do Vale), branco, 47, casado

Jose Ignacio, branco, 22, solteiro

Antonio Manoel, branco, 14

Pacifico, branco, 10

Maria Jacinta, branco, 21, solteiro

Emerenciana, branco, 18, solteiro

Ignacia, branco, 13

Carolina, branco, 9

Francisca, branco, 7

R....dina, branco, 5

Justino de Souza, branco, 24, casado

Anna Vitoria, branco, 20, casado

Jose, branco, "2/12

 

          Em 1853 Maria Rosa, viúva, residia no Amparo da Barra Mansa-RJ onde ambos faleceram, Manoel em 14-02-1845 e Maria Rosa em 08-09-1861..

(pesq.Terezinha) lv. 1 (1830-1860) registros da Irmandade de N. Sra. do Amparo.

Aos Onze de Novembro de 1853.... -  Maria Roza de Mattozinhos fl de João Ribeiro do Valle e de Thereza Francisca de Vargas (falecida), natural da Província de Minas. Viúva do finado Manoel Jacintho Nogueira.

 

Amparo, Barra Mansa-RJ, Óbitos Lv. 1, Fl. 20 - 14.02.1845 - Manoel Jacintho Nogueira - nat. de MG - cc/ Maria Rosa de Matosinhos - 72 anos de idade - abintestado (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

 

(pesq.Terezinha) Igreja N. Sra. do Amparo, lv. 1, Fl 84, 08/09/1861, Maria Rosa de Mattozinhos, 77 anos, viúva de Manoel Jacinto Nogueira, natural de Minas.

Entre seus filhos:

1-1 José Inácio Nogueira, com 22 anos em 1831. Provavelmente o casado com Rita Martiniana Ferreira (também Rita Ferreira Albernás) e pais de:

1-1-1 Rozalina Inácia Nogueira casada, no Amparo-RJ aos 27-10-1847, com Felisberto Augusto Terra, filho de Antonio Vicente Terra e Jacinta Rosa do Coração de Jesus.

B7: Igreja N.Sra. do Amparo, cas., lv. 1, fls.15v - aos 27-10-1847 Felisberto Augusto Terra e Rozalina Ignacia Nogueira.

Ele, f.l. Antonio Vicente e Jacintha Roza. Ela f. l. de Jose Ignácio Nogueira e Rita Martiniana Ferreira. Ambos moradores nesta freguesia. Test.: Ignacio Francisco da Silva; João Baptista Rutiman.

Rozalina e Felisberto foram pais de, entre outros:

1-1-1-1 Antonio, batizado no Amparo em 31-07-1853.

(pesq. Plinio) Igreja Nossa Senhora De Amparo. 31 jul 1853- Antonio, fls. 80v., idade um mes e 29 dias, f.l. de Felisberto Augusto Terra e Rozalina Ignacia Nogueira; np Antonio Vicente Terra e Jacintha Roza do Coração de Jesus; nm de Jose Ignacio Nogueira e Rita Ferreira Albernaz; padr.: Jose Joaquim de Mendonça e por procuração de Marianna Carolina Alves, aprezentou Maria Conceição Nogueira. Do que para constar fiz este assento. O vig. Francisco de Mattos Rocha.

 

1-2 Maria Jacinta Nogueira, com 21 anos em 1831. Casou com José Joaquim de Mendonça, filho de Manoel Joaquim de Mendonça e Ana Joaquina. Entre seus filhos:

1-2-1 Ana nasceu em 26-11-1849

(pesq. Plinio) Igreja Nossa Senhora De Amparo. livro 1849 a 1857, fls. 43v. Aos vinte e vinco de dezembro de mil oitocentos e quarenta e nove, Anna, que nasceu a 26 novembro 1849, filha de Jose Joaquim de Mendonça e Maria Jacinta Nogueira, sua mulher. np de Manoel Joaquim de Mendonça e Anna Joaquina; nm Manoel Jacintho Nogueira e Maria Rosa de Matozinhos; padrinhos: João Baptista Retinam e Anna Victoria Nogueira. O vigario Encomendado João da Silva Filho

1-3 Esméria Cândida de Jesus, batizada em 10-05-1815. Casou em Andrelândia-MG aos 22-05-1833 com Inácio Francisco da Silva. Esméria Cândida faleceu no Amparo aos 10-06-1856. Geração na família “Manoel Francisco Braga”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - 10 maio 1815 cap. Turvo, Esmeria, f.;l. de Manoel Jacinto Nogueira e Maria Rosa, padr.: Jose Marcelino do Valle e Maria Delfina Candida Nogueira.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 14 A vinte dois de Maio d' mil oito centos e trinta e trez nesta Capella do Turvo pelas trez horas da tarde em virtude da competente licença a vista das testemunhas o Cap.m Manoel Gonçalves Pereira, João da S.a Nogueira, e outras assisti ao Matrimonio que por palavras de presente, et in facie Ecclerio celebrarão Ignacio Francisco da Silva, legitimo de Francisco Joaquim de Mattos, e Maria Clara da Silva, e Esmeria Candida de Jesus, filha legitima de Manoel Jacinto Nogueira, e Maria Rosa de Mattosinho, e logo lhes dei as bençãos nupciaes.

P.e Arantes

Manoel Glz.~ Pr.a

João da Silva Nogr.a

 

          Inácio Francisco era filho de Francisco Joaquim de Mattos e Maria Clara da Silva, casados aos 25-09-1809, neto paterno de Matias da Silveira de Andrade e Francisca Joaquina de Mattos, neto materno de Germano Francisco Braga e Ana Luzia (citada tambem como Luiza) da Silva. Inácio Francisco casou em segundas núpcias com Escolástica de Souza Mattos, filha de Antonio José de Mattos e Ana Josepha de Souza Leite, neta paterna de Manoel José de Mattos e Ana da Costa Manso, neta materna de Manoel Ferreira Leite e Josepha de Souza Monteiro - família “Os Teixeira de Souza” ali a geração.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - Aos 25 set 1809 cap. Turvo - Francisco Joaquim de Matos, f.l. de Mathias da Silveira d'Andrade e Francisca Joaquina de Matos; c/ Maria Clara, f.l. de Germano Francisco Braga e Anna Lusia  da Silva. Ns e bts. nesta freguesia.

test.: Manoel Joaquim d'Andrade e Ignacio Francisco da Silva.

 

1-4 Antonio Jacinto Nogueira casou duas vezes com geração de ambos os matrimônios. Em Andrelândia aos 06-02-1839, com Maria da Conceição Azevedo, filha de Bonifácio Antonio de Azevedo e Sabina Emerenciana de Mendonça, neta paterna de Francisco João de Azevedo e Margarida Maria de Jesus, neta materna do Capitão João de Mendonça Coelho e Cecilia Maria da Conceição, família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 2º.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 41 A 6 de Fevereiro de 1839 em Caza, e Oratorio de Bonifacio Antonio d'Azevedo, as tres horas da tarde, e feitas as deligencias percizas recebi em Matr.o os Contrahentes Antonio Jacinto Nogr.a, e Maria da Conceição Azevedo, esta f.a do m.mo Bonifacio, e D. Sabina Emerenciana de Mendonça, e aquele f.o leg.o de Manoel Jacinto Nogr.a, e Maria Roza, e lhes dei as bençãos de que para constar fis este assento.

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

 

          Segunda vez aos 14-07-1847 Antonio Jacinto casou com Angela Felisbina (ou Candida) de Jesus, filha de Manoel Gonçalves Pereira e Rita Maria de Jesus, família “Bento Ribeiro Salgado” § 8º.

Andrelandia, MG aos 14-07-1847 em casas de Manoel Gonçalves Pereira. Antonio Jacinto Nogueira e Angela Joaquina digo Felisbina. Ele branco de idade 28 anos, viuvo de Maria da Conceição Azevedo,. Ela branca de idade 19 anos, f.l. Manoel Gonçalves Pereira e Rita Maria de Jesus. Test.: Domingos Alves Pedrosa e Joaquim Pedro(?) Pereira Godinho.

 

1-5 Carolina Cândida Nogueira casou em Andrelândia aos 07-01-1839 com seu primo Manoel da Silva Nogueira. Carolina, viúva de Manoel, casou em segundas nupcias com seu cunhado Francisco da Silva Nogueira, ambos filhos de João da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus 1-3 abaixo.

1-6 Francisca Josefina Nogueira casou em Andrelândia aos 07-01-1839 com Urias Antonio da Silveira, filho Antonio José da Silveira e Ana Marciria de Mattos

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 41 A 7 de Janr.o 1839 em Caza de M.el Jac.to Nogr.a p.r provizão do S.r Vigr.o da Vara deste Termo, e Oratorio a hi erecto, as quatro horas da tarde, e em prezença das Test.as Joaq.m Pedro Guim~, e o Ajud.e Fortunato do Couto Godinho, recebi em Matr.o os Contrahentes Urias Antonio da Silvr.a, f.o leg.o de An.to Joze da Silvr.a, e Anna Marciria de Matos: com Fran.ca Jozefina Nogr.a f.a leg.a de M.el Jac.to Nogr.a, e Maria Roza, e lhes dei as bençãos, de q' p.a constar fis este assento.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

          Entre seus filhos

1-6-1 Adelaide, nascida em 07-10-1847 e batizada aos 12-03-1848 em São Joaquim-RJ.

(pes. Terezinha) Registro Paroquial São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv.1, Folha 80v - 12/03/1848 - Adelaide, nascida em 07/10/1847, filha de Urías Antonio da Silveira e Francisca Josephina Nogueira. NP Antonio da Silveira e de Anna Marcilia de Mattos. NM Manoel Jacintho Nogueira e Dona Maria Rosa. Padrinhos: Tenente Antonio  Pereira Gustavo e Carolina Candida Nogueira.

 

1-7 Blandina Cândida Nogueira batizada aos 26-08-1826. Aos 31-07-1846 casou no Amparo da Barra Mansa com Antonio Antello, portugues, filho de Antonio Antello e de Josefina Pires.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 26 agosto 1826 cap. Turvo, BLANDINA, f.l. de Manoel Jacinto Nogueira e Maria Rosa de Matosinhos, padr.: padre Antonio Ferreira de Arantes e Angelica Maria de Mattos da freg. da vila de Resende.

 

B7: Igreja N.Sra. do Amparo, cas., lv. 1, Fls. 11, aos 31 julho 1846, Antonio Antello, f.l. de Antonio Antello e de Josefina Pires; C/ Brandina Cândida Nogueira, f.l. Manoel Jacintho Nogueira e Maria Rosa Mattosinhos.

 

(pes. Terezinha) lv. 1 (1830-1860) registros da Irmandade de N. Sra. do Amparo.

Aos Primeiro de Novembro de 1853...-  Antonio Antello, natural de Portugal, casado e morador nesta Freguesia

 

Antonio, com 60 anos, foi sepultado em S. Vicente Ferrer-MG em 11-08-1887. Antonia faleceu no Amparo aos 07-05-1893 já viúva. Tiveram vários filhos mas somente dois sobreviveram a mãe: Dr. Antonio Antello Junior e Amélia Antello

S. Vicente de Minas, MG - Igreja S. Vicente Ferrer – Óbitos. Aos 11-08-1887 sepultou-se no cemiterio desta freguesia Antonio Antello, cc D. Blandina Nogueira, com idade de 60 anos

 

B7: Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ,, lv. C-2, Fls. 94 nº 84 aos 08 de maio 1893 declarante Domingos da Silva Nogueira. Faleceu ontem, Blandina Nogueira Antello, natural de Minas Gerais, com 67 anos, viuva de Antonio Antello. Filha de Manoel Jacintho Nogueira e Maria Rosa Mattosinhos já falecidos. Deixou 2 filhos: Dr. Antonio Antello Jr. e Amelia Antello. Sem testamento, cemiterio público.

1-8 Pacifico José Nogueira aos 01-10-1845 casou Laureana Cândida Nogueira, viúva de Bento José de Andrade e filha de Bento José Nogueira e Josefa Emerenciana de Andrade, família “Bento Ribeiro Salgado”

Andrelandia, MG aos 01-10-1845 em casa de Bento Jose Nogueira. Pacifico Jose Nogueira e Lauriana Candida Nogueira. Ele branco de 23 anos, f.l. Manoel Jacinto Nogueira, ja falecido e Maria Rosa de Matozinhos. Ela, branca 22 anos, viuva de Bento Jose de Andrade. Test.: Bento Jose Nogueira e Joaquim Pereira Godinho. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau igual

Pacifico faleceu em S. Vicente Ferrer aos 22-01-1885.

S. Vicente de Minas - Igreja S. Vicente Ferrer Óbitos - aos 22-01-1885 sep. Pacifico Jose Nogueira, cc D. Lauriana Candida Nogueira, de dade 60 e tantos anos.

2- Bento José Nogueira casou com Josefa Emerenciana de Andrade batizada em 25-07-1797, filha de Francisco Pires de Andrade e Luzia Inácia Ribeira, neta paterna de Matias da Silveira de Andrade e Angela Pires de Moraes, neta materna de Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira Soares. Geração na família “Bento Ribeiro Salgado” § 12º.

 

3- João da Silva Nogueira casou aos 10-06-1809 com Delfina Maria (ou Cândida) de Jesus, filha de João Ribeiro do Valle e Teresa Francisca de Jesus, neta paterna de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus, neta materna de Manoel de Vargas Leal e Maria Nunes Rangel (SL. 3º, 35, 5-2)

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos -  aos 10 junho 1809 cap. do Turvo - João da Silva Nogueira, f.l. de João Francisco da Silva e Maria Custodia Nogueira, n. e b. freg. de Baependi; c/ Delphina Maria de Jesus, f.l. de João Ribeiro do Valle e Theresa Francisca de Jesus, n. e b. nesta freguesia.

Em 1831 o casal era morador no Turvo no quarteirão 9º, fogo 5 com vários filhos. Em 10-10-1839, casamento do filho José, Delfina já era falecida e em 1845 João também já havia falecido.

censo do Turvo 5-12-1831, 9º Quarteirão, 5

João da Silva Nogueira, branco, 40, casado

Delfina, branco, 48, casado

Joaquim, branco, 4

Jose, branco, 14

Manoel, branco, 12

Maria, branco, 11

Francisca, branco, 9

Francisco, branco, 5

          Entre sua imensa prole citamos:

3-1 Maria, batizada no Turvo aos 17-05-1810, padrinhos José Marcelino do Valle e Theresa Francisca de Jesus

3-2 Venância Cândida Nogueira casou em Andrelândia aos 14-05-1831 com Cândido José Alves, filho de José Alves Antunes e Emerenciana Barbara (ou Barbosa) de Campos. Geração na família “Os Alves Antunes de São João del Rei” .

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 5 A quatorze de Maio de Mil oito centos e trinta e hum pelo meio dia nesta Capella do Turvo da Aiuruoca em virtude da competente licença a vista das testemunhas eu o P.e Ant.o Ferreira Arantes, Manoel Thomaz de Aquino, e outras assistio o R.do João de Alm.a Ramos ao Matrimonio q~ por palavras de presente celebrarão Candido Jose Alz~, filho legitimo de Jose Alz~ Antunes, e D. Barbara Emerenciana de Campos (*), moradores na V.a de S. João, e Venancia Candida Nogueira leg.a de João da S.a Nog.ra e D. Delfina Maria de Jesus, desta Freguesia, e logo lhes deo as bençãos nupciaes, e para que conste fis este assento que assignei.

(*) À margem: a Mãi deste Contr.e he Emerenciana Barbara de Campos.

P.e Ant.o Ferreira Arantes

Manoel Thomás de Aq.no

 

3-3 Miquelina, batizada em 25-10-1812, padrinhos João Crisostomo Ribeiro e Ângela, mulher do mesmo.

3-4 Manoel da Silva Nogueira casou em Andrelândia aos 07-01-1839 com sua prima Carolina Cândida Nogueira 1-1-5 supra, filha de Manoel Jacinto Nogueira e Maria Rosa de Matosinhos.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 41  A sete de Janeiro de mil oito centos e trinta e nove em Caza de M.el Jac.to Nogr.a as quatro horas da tarde, p.r prov.m do S.r Vigr.o da Vara deste Termo, e em prez.ca das Test.as Ajudante Fortunato do Couto Godinho, e Joaq.m Pedro Guim~ recebi em Matrimonio os Contrahentes M.el da S.a Nogr.a f.o leg.o de  João da S.a Nogr.a, e Delfina M.a de J.s: com Carolina Cand.a Nogr.a f.a leg.a de Manoel Jacinto Nogueira, e Maria Roza, e lhes dei as bençãos, de q~ p.a constar fis este assento.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

3-5 Joaquim da Silva Nogueira casou com sua prima Maria Jacintha de Almeida Leite Cap. 15º nesta família, filha de José Leite Ribeiro e Maria Claudina de Jesus, neta paterna de Joaquim Leite Ribeiro e Jacintha Maria de Almeida, neta materna de Manoel Francisco da Silva e Ana Maria de Almeida.

Joaquim e Maria Jacinta tiveram grande geração em S. Joaquim-RJ:

3-5-1 José Leite Nogueira aos 26-07-1867 casou com Francisca de Paula Teixeira, filha de Joaquim Teixeira Pinto e Maria Candida de Jesus, neta paterna de Bento Teixeira Pinto e Ana Esmeria Matildes, neta materna de Joaquim Alves Carrijo e Mariana Claudina de Jesus. Geração na família “os Barbosa Lima” de Aiuruoca I-Cap. 10º § 7º.

3-5-2 Joaquim Leite Nogueira casou com Rita Martins Nogueira, filha de Manoel Duarte Martins e Rita Goulart. Ambos faleceram em Quatis-RJ, Joaquim em 01-12-1932 e Rita em 13-01-1938 (pesq. Plinio U.M. de Carvalho; Quatis-RJ L. 2 - 167 n. 7 e L. 8 - Óbitos - fl. 69)

Entre seus filhos:

3-5-2-1 Albertina Leite Nogueira aos 11-11-1893 casou com o viúvo Francisco Ferreira Franco, filho de Firmino Ferreira Franco e Maria Candida de Almeida Leite, nesta família Ca. 15º.

3-5-2-2 Guaracy nasdceu em 15-03-1900 e foi batizado em 13-06-1905.

Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ aos 13.06.1905 bat Guaracy - n. 15.03.1900 - fl. Joaquim Leite Nogueira e Rita Martins Nogueira - np. de Joaquim Silva Nogueira e Maria Jacintha Nogueira - nm. de Rita Goularth Martins e Manoel Duarte Martins - fp. José Izidro Teixeira Leite e Anna Mathildes de Siqueira Leite

3-5-3 Antonio, batizado em 20-07-1845 e falecido em 11 de dezembro do mesmo ano.

Registro Paroquial São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 1, Folha 50 - 20/07/1845 - Antonio, nascido há 28 dias, filho de Joaquim da Silva Nogueira e Maria Jacintha de Almeida Leite, NP João da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus; NM Jose Leite Ribeiro e Maria Claudina de Jesus. Padrinhos: Diogo Alves Pereira e Maria da  Conceição Nogueira

 

L. 1 - 1843 / 1867 - Óbitos - fl. 14 - Igreja de Nossa Senhora do Rosario - Quatis / RJ, 11.12.1845 - Antonio  - 6 meses - fl. Joaquim  da Silva Nogueira e Maria Jacintha  de Almeida Leite

3-5-4 Maria Cândida Nogueira, batizada em 08-11-1846. Dispensados do impedimento de consanguinidade, aos 14-01-1865 casou com José Inácio Nogueira da Silva, filho de Inácio Francisco da Silva e Esméria Cândida Nogueira (famílias Manoel Francisco Braga, Manoel Francisco da Silva, Antonio Vieira de Moraes, neste site). Com geração

L. 1 - 1830 / 1862 - Batizados - fl. 64 v. - Igreja de São Joaquim de Barra Mansa, 8.11.1846 - Maria - n. 26.10. - fl. De Joaquim da Silva Nogueira e sm. Maria Jacintha de Almeida - np. De João da Silva Nogueira e de Delfina Maria de Jesús - nm. De José Leite Ribeiro e de Maria Claudina de Jesús - fp. Candido José Alves e Floriana Alexandrina de Almeida Leite.

 

L. 2 - 1864 - 1915 - Casamentos - fl. 2 - Igreja de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ, 14.01.1865 - nub. José Ignácio Nogueira da Silva - fl. de Ignácio Francisco da Silva e D. Esméria Cândida Nogueira - c/ D. Maria Cândida Nogueira - fl. de Joaquim da Silva Nogueira e D. Maria Jacintha Leite Nogueira - dispensados dos impedimentos de consangüinidade

3-5-5 Amélia Leite Nogueira, batizada em 24-09-1848. Aos 06-02-1875 casou com José Celestino de Aguiar, natural de Santa Rita de Jacutinga-MG, filho de Messias Fernandes Santos e Bernardina Maria da Conceição. Com geração.

Igreja N. Sra. do Amparo,  lv. bat. 3,  1849 a 1857 Fl 32v, 24/09/1848, Anna, nsc 15/08, fl Joaquim da Silva Nogueira Maria Jacintha de Almeida. Padr: Antonio Alves Carrijo e Anna Jacintha.

 

L. 2 - 1864 / 1915 - Casamentos - fl. 20 - Ig. de São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ, 6.02.1875 -  pelas 3 horas da tarde - nub. José Celestino de Aguiar - fl. de Messias Fernandes Santos e Bernardina Maria da Conceição - n. e bap. em Santa Rita do Jacutinga / MG - c/ D. Anna Amélia Leite Nogueira - fl. de Joaquim da Silva Nogueira e D. Maria Jacintha Leite Nogueira

3-5-6 João Leite Nogueira, natural de S. Joaquim aonde casou aos 15-12-1888 com Lidia Leite de Mattos, filha de Joaquim Antonio de Mattos e sua segunda mulher Delphina Augusta de Almeida Leite, neta paterna de Francisco Joaquim de Mattos e Maria Clara da Silva, neta materna de José Leite Ribeiro e Maria Claudina de Jesus ja citados.

(pesq. Plinio) Igreja de São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 2, Folha 66 - 15/12/1888 - João Leite Nogueira, filho de Joaquim da Silva Nogueira cc Maria Jacintha Leite Nogueira, nascido e batizado em São Joaquim e Lydia Leite de Mattos, nascida e batizada em São Joaquim. Testemunhas: Francisco Leite de Mattos e Julio Osorio da Silva

Entre seus filhos:

3-5-6-1 Honorina Leite de Mattos Nogueira, nascida aos 04-06-1891 em São Joaquim-RJ onde casou aos 23-01-1909 com Olivio Augusto de Almeida, filho do Capitão Floriano Carlos de Almeida e Maria Augusta

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. A-1, Fls. 160v. nº 85 aos 06 junho1891 declarante João Leite Nogueira. Nasceu aos 04, feminino, branca, Honorina Leite de Mattos Nogueira, filha do declarante  casado nesta freguesia com Lydia de Mattos Nogueira, lavradores, naturais e residentes neste distrito. Avos paternos Joaquim da Silva Nogueira e Maria Jacintha Leite Nogueira; maternos Joaquim Antonio de Mattos e Delfina Leite de Mattos.

 

C.R.C. S. Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. B-2, Fls. 90v. nº 1 aos 23 janeiro de 1909 Olivio Augusto de Almeida e Honorina Leite de Mattos Nogueira, solteiros, naturais deste estado. Ele 23 anos, lavrador, residente em Amparo da Barra Mansa, filho do capitão Floriano Carlos d'Almeida e Maria Augusta d'Almeida já falecida. Ela 19 anos e 7 meses, lavradora, residente neste distrito, filha de João Leite Nogueira e Lydia Leite de Mattos Nogueira.

Testemunhas: Leopoldo Monteiro Silva 26 anos, negociante, morador no Amparo e Major Antonio Carvalho 57 anos negociante aqui residente.

3-5-7 Virginio, batizado em 21-06-1856.

L. 1 - 1830 / 1862 - Batizados - fl. 147 v. - Igreja de São Joaquim da Barra Mansa, 21.06.1856 - Virginio - n. 1.06.1856 - fl. de Joaquim da Silva Nogueira e D. Maria Jacintha de Almeida Leite - np. de João da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesús - nm. de José Leite Ribeiro e D. Maria Claudina - fp. O Vigário José Agostinho de Oliveira Machado e D. Anna Firmina de Almeida Leite.

3-5-8 Delfina Leite Nogueira batizada aos 121-08-1860 em S. Joaquim-RJ onde os 24-07-1875 casou com Basilio Alves Nogueira, filho de João Alves da Paixão e Francisca Cândida de Almeida, neto paterno de José Alves Antunes e Emerenciana Barbara de Campos - família “Os Alves Antunes” neste site. Com geração.

L. 1 - 1830 / 1862 - Batizados - fl. 187 - Ig. de São Joaquim da Barra Mansa - São Joaquim  da Barra Mansa / RJ 11.08.1860 - Delfina - n. 2.07.1860 - fl. de Joaquim da Silva Nogueira e D. Maria Jacintha Leite - np. de João da Silva Nogueira e D. Delfina Maria de Jesús - nm. de José Leite Ribeiro de Almeida e D. Maria Claudina de Jesús - fp. João Alves Carrijo e D. Maria Magdalena

 

(pesq. Terezinha) Registro Paroquial São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 1, Folha 22v - 24/07/1875 Basilio Alves Nogueira, filho de João Alves da Paixão cc Francisca Candida Nogueira, e Delfina Leite Nogueira, filha de Joaquim da Silva Nogueira cc Maria Jacintha Leite Nogueira. Testemunhas: Ignacio Francisco da Silva e José Carlos de Almeida

Aos 22-12-1897 Delfina casou com José Ferreira da Silva, filho de Manoel José Ferreira, natural da freguesia de S. Paulo Bispado do Porto e Carolina Bernardina da Silva Ferreira, neto paterno de José Ferreira e Antonia de Souza, neto materno de Manoel Joaquim Pereira da Silva e Izabel Bernardina de São José, familia “Manoel Moreira da Costa e Dâmaso da Costa Moreira” Cap. 1º.

L. 2 - 1881 / 1909 - Casamentos - fl. 78 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ, 22.12.1897 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário dos Quatis de Barra Mansa - á tarde - test. José Leite Nogueira e José Izidro Teixeira Leite - num. José Ferreira da Silva - fl. Manoel José Ferreira e Carolina Bernardina da Silva Ferreira - cc/ D. Delfina Leite Nogueira - fl. Joaquim Leite Nogueira e Maria Jacintha Leite Nogueira

3-5-9 Elvira Cândida Nogueira batizada em 27-06-1866. Aos 29-07-1882 casou com João Alves Marinho, com 23 anos, filho do falecido Custódio Alves Marinho e Maria Joaquina da Costa. Com geração.

L. 2 - 1862 / 1892 - Batizados - fl. 20 v. - Ig. de S. Joaq. da Barra Mansa - São Joaquim da Barra Mansa / RJ, 27.06.1866 - Elvina - n. 28.05.1866 - fl. de Joaquim da Silva Nogueira e D. Maria Jacintha Leite Nogueira - fp. José Leite Nogueira

 

L. 2 - 1881 / 1911 - Casamentos - fl. 9 - Igreja de N. Senhora do Rosário dos Quatis  de Barra Mansa / RJ, 29.07.1882 - 5 horas da tarde - nub. João Alves Marinho, com 23 anos de idade - fl. de Custódio Alves Marinho, já fallecido e de D. Maria Joaquina da Costa - com D. Elvira Cândida Nogueira, com 17 anos de idade - fl. de Joaquim da Silva Nogueira, já fallecido e de D. Jacintha Leite Nogueira - ele, n. e bap. em Quatis - ela, n. e bap. em São Joaquim.

3-5-10 Aurea Leite Nogueira, batizada em 24-01-1869 Casou aos 09-01-1888 com Justiniano Antonio da Cunha, filho de Alberto Antonio da Cunha e Luzia Reginalda do Espirito Santo

L. 2 - 1862 / 1892 - Batizados - fl. 34 - Ig. de S. Joaq. da Barra Mansa - São Joaquim da Barra Mansa / RJ, 24.01.1869 - Áurea - n. 1.01.1869 - fl. de Joaquim Silva Nogueira e Maria Jacintha - fp. José Ignácio Nogueira e Maria Candida

 

-L. 3 - 1864 / 1892 - Casamentos - fl. 51 - Quatis / RJ, Aos nove dias do mez de Janeiro do anno de mil oito centos e oitenta e oito, assisti ao matrimonio celebrado na forma do Rito Romano e Lei Civil, a respeito, entre os contrahentes, Justiniano Antonio da Cunha, filho legitimo de Alberto Antonio da Cunha e D. Luzia Reginalda do Espirito Santo. Nascido e baptizado na Freguezia dos Quatis de Barra Mansa e rezidente em São Carlos do Pinhal, Província de São Paulo, com D. Aurea Leite Nogueira, filha legitima de Joaquim da Silva Nogueira, já fallecido e D. Maria Jacintha Leite Nogueira, nascida e baptizada nesta Freguezia, onde rezide. Receberam as bençãos e para constar mandei fazer este assento que assignam as testemunhas.

O Vigário - João Gomes Carneiro

José Leite Nogueira

Francisco Leite Nogueira.

         Viúva, Aurea faleceu em 22-12-1930. Com geração.

-L. 7 - Óbitos - fl. 122 v. - n. 83 - C.R.C. de Quatis - Quatis / RJ, 22.12.1930 - compareceu Justiniano Antonio da Cunha - declarou que : hoje ás 11,30 h. - faleceu D. Áurea Leite Nogueira da Cunha - nat. de São Joaquim da Barra Mansa / RJ  - viúva de Justiniano Antonio da Cunha - c/ 62 anos de idade - fl. de Joaquim da Silva Nogueira e de D. Maria Jacintha Leite Nogueira

3-5-11 Francisco Leite Nogueira, batizado aos 07-03-1852. Casou com Mariana Leite Franco, filha de Firmino Ferreira Franco e Maria Candida de Almeida Leite, neta materna de José Leite Ribeiro de Almeida e Maria Claudina de Jesus, nesta família Cap. 15º,1.

L. 1 - 1830 / 1862 - Batizados - fl. 107 v. - Igreja de São Joaquim de Barra Mansa, 7.03.1852 - Francisco - fl. Joaquim da Silva Nogueira e Maria Jacintha de Almeida - np. De João da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesús - nm. De José Leite Ribeiro e Maria Claudina - fp. Manoel Marques Ribeiro e Francisca Maria de Jesús.

Entre os filhos do casal:

3-5-11-1 José, batizado em 01-03-1887.

L. 5 - Batizados - fl. 16 - n. 114 - Igreja de Nossa Senhora do Rosário - Quatis / RJ, 1.03.1887 - José - n. 15.04.1882 - fl. Francisco Leite Nogueira e D. Marianna Leite Franco Nogueira - np. de Joaquim da Silva Nogueira e D. Maria Jacintha Leite Nogueira - nm. Firmino Ferreira Franco e D. Maria Candida Leite Franco - fp. Francisco Leite Ribeiro de Almeida Sobrinho

3-6 José da Silva Nogueira casou em Andrelândia aos 10-10-1839 com Justina Honória de Jesus (ou da Silva), filha de Joaquim José da Silva e Margarida Honória de Jesus.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 44  A des de 8br.o de 1839 nesta Matris do Turvo, as duas horas da tarde, feitas as deligencias do estilo, e em prezença das Test.as Joaq.m Gonçalves Ribr.o, e Justino Joze da Cruz o Padre Antonio Ferr.a d'Arantes recebeo em Matrimonio, e abençoou os Contrahentes Joze da S.a Nogr.a, f.o leg.o de João da S.a Nogr.a, e Delfina M.a ja falescida, com Justina Honoria f.a leg.a de Joaq.m Joze da S.a, e Margarida Honoria de Jezus, de q' p.a constar fis este assento.

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

Entre seus filhos, batizados no Amparo-RJ (pesq. Terezinha de Jesus Nunes Souza)

3-6-1 Domiciano, batizado em 01-08-1846, Padrinhos: João Chrisostomo de Vargas e Francisca Cândida Nogueira.

3-6-2 João, aos 17-03-1850

Igreja N. Sra. do Amparo, lv. bat. 3,  1848 a 1855. Fl 46, 17/03/1850, Joao, 18 dias, f Jose da Silva Nogueira e Justina Honoria da SIlva NP Joao da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus NM Joaquim Jose da Silva e Margarida Honoria de Jesus. Padr: Jose Carlos de Almeida e Anna Esmeria

3-6-3 Januário aos 20-07-1851

Igreja N. Sra. do Amparo,  lv. bat. 3,  1848 a 1855. Fl 60v, 20/07/1851, Januario, 11 dias fl Jose da Silva Nogueira e Justina Honoria de Jesus NP Joao da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus NM Joaquim Jose da Silva e Margarida Honoria de Jesus Padr: Joaquim da Silva Nogueira e Carolina da Silva Nogueira.

3-7 Maria Madalena Nogueira foi a primeira mulher de Joaquim Antonio de Mattos (família “Manoel Francisco Braga”) já citado. Maria Madalena faleceu aos 31-08-1849 de sobre parto, com registro de óbito registrado no Livro de Óbitos de S. Joaquim e do Amparo.

(pesq. Terezinha) Igreja de Quatis, RJ, lv. óbitos 1843-1867; Folha 24v - 31/08/1849

Maria Magdalena Nogueira cc Joaquim Antonio de Mattos, faleceu de parto e foi sepultada no Cemitério no Amparo

Igreja N.Sra. do Amparo, Barra Mansa, RJ F42 - Maria Magdalena Nogueira, 31/08/1849, morreo de parto, que era casada com Joaquim Antonio de Mattos, moradores no Curato de Sao Joaquim. Nao fez testamento e jaz no Cemiterio de Amparo. O vigario que encomendou. Joao da Silva Fialho.

 

Maria Madalena e Joaquim tiveram, entre outros, os filhos:

3-7-1 Maria das Dores de Mattos, batizada no Amparo aos 16-08-1837 onde aos 24-04-1854 casou-e com seu primo Francisco Cândido Alves, filho de Cândido José Alves e Venância Candida Nogueira 3-2 supra.

3-7-2 Joaquim Pedro de Mattos, batizado no Amparo aos 30-06-1839.

(pesq. Terezinha) Igreja N.Sra do Amparo, lv. 2, Fl 50v, 30/06/1839, Joaquim, filho legitimo de Joaquim Antonio de Mattos e Maria Magdalena Nogueira. Padrinhos:  João Chrisostomo de Vargas e Dona Maria da Conceição Nogueira.

          Joaquim Pedro casou duas vezes com geração de ambos os matrimônios. Em Andrelândia aos 17-07-1858 casou com Sebastiana Ludovina de Almeida, falecida no Amparo aos 10-02-1885, filha de João Carlos de Seixas e Floriana Maria de Jesus, casados em Andrelândia aos 04-10-1829, neta paterna do Capitão Carlos de Seixas Ribeiro e Rita Maria de Almeida, neta materna de Manoel Martins Pacheco e Ana Silveria da Silva; por Rita Maria bisneta de Tomé Bezerra de Sá e sua terceira mulher Maria de Almeida.

Joaquim Pedro contraiu segundas núpcias aos 03-02-1894 com Domithildes Soares Texeira de Araújo, filha de Joaquim Baptista de Araújo e Ana Texeira. Teve geração de ambos os matrimônios.

Igreja Nossa Senhora do Amparo, cas.  de 1844-1880, lv. 1; Fl 57v, 17/07/1858, no Oratório preparado na Fazenda Boa Vista, pertencente a Jose Carlos de Almeida, Joaquim Pedro de Mattos fl Joaquim Antonio de Mattos  e Maria Magdalena de Jezus já falecida com Sebastiana Ludovina d`Almeida fl João Carlos de Seixas e Florianna Maria de Jesus. Ele nasc e bat na Freg do Livramento Prov de Minas e ela nesta Freg. Test: Ignácio Caetano de Carvalho e Carlos Evangelista de Moreira.

 

(pesq. Terezinha) Igreja N. Sra. do Amparo, lv. 5 Fl 88, 10/02/1885, falleceu da vida presente Dona Sebastiana Luduvina de Mattos, Br, nat e mor desta Freg., 44 anos cc Joaquim Pedro de Mattos.

 

Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. B-1, Fls. 177 nº 4 aos 03 fevereiro 1894 em casa de residência de Joaquim Pedro de Mattos. Joaquim Pedro de Mattos e Domithildes Soares Texeira de Araújo. Ele 55 anos natural e residente nesta, filho de Joaquim Antonio de Mattos e Maria Magdalena Nogueira já falecidos nesta freguesia. Ela 28 anos, natural e residente neste distrito, filha de Joaquim Baptista de Araujo e Anna Texeira, já falecidos nesta freguesia.

Testemunhas: Gustavo Marques Ribeiro 50 anos, residente neste distrito e Domiciano Baptista de Araújo 34 anos residente no distrito das Dores do Pirahy.

 

3-7-3 Gustavo Marques Ribeiro de Mattos, capitão, casou em S. Joaquim aos 11-01-1873 com Olimpia Alves Moreira de Mattos, filha de José Alves Antunes e Maria da Glória de Mattos, família “Os Alves Antunes” neste site. Gustavo faleceu aos 25-10-1906 em S. Joaquim, deixando geração.

(pesq. Terezinha) Igreja São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 2, Folha 13v - 11/01/1873 Gustavo Marques Ribeiro, filho de Joaquim Antonio de Mattos cc Maria Magdalena Nogueira e Dona Olimpia Moreira de Mattos, filha de José Alves Antunes cc Maria da Glória de Mattos. Todos dessa Freguesia. Testemunhas: João Pedro de Carvalho e Antonio Moreira de Mattos

 

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-3, Fls. 104 nº 81 aos 26 outubro 1906, distrito de S.Joaquim. Declarante Manoel Luiz Gonçalves. Faleceu aos 25 do corrente, às 10 horas da noite, de lesão cardíaca, o Capitão Gustavo Marques Ribeiro de Mattos, branco, lavrador, 62 anos, natural deste municipio e morador neste distrito. Filho de Joaquim Antonio de Mattos e Maria Magdalena Nogueira já falecidos. Casado com Olympia Alves de Mattos deixando os filhos: Jose, Joaquim, Gustavo e Marietta maiores e Landulpha, Julieta, Antonio, Anna e Olympia menores. Sem testamento. Cemiterio particular de Sant'Anna neste distrito.

 

3-7-4 José Carlos de Mattos, batizado no Amparo aos 24-09-1848. Casou com Verginia Cândida da Silva Nogueira, filha de José Maria da Silva e Mariana Cândida da Silva.

(pesq. Terezinha) Igreja N. Sra. do Amparo,  lv. bat. 3,  1849 a 1857 - Fl 31, 24/09/1848, Jose, fl Joaquim Antonio de Mattos e Maria Magdalena Nogueira Padr: Carlos Evangelista Moreira e Carolina Cândida Nogueira.

Entre seus filhos:

3-7-4-1 José, nascido aos 18-05-1891

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. A-1, Fls. 157 n 73 aos 21 maio 1891 declarante Firmino Leite de Mattos como parente.

Nasceu aos 18 do corrente, branco, masculino, Jose Nogueira de Mattos, filho de Jose Carlos de Mattos natural desta freguesia e fiscal da Intendencia Municipal, e Virginia da Silva Mattos, natural do Amparo, casados nesta freguesia e moradores no Falcão.

Avos paternos Joaquim Antonio de Mattos e Maria Magdalena Nogueira; maternos Jose Maria da Silva e Marianna Candida da Silva.

 

3-7-5 Galdino Nogueira de Mattos, nascido aos 31-08-1849, de cujo parto faleceu sua mãe. Casou com Marcolina Maria da Conceição, filha de João de Deus Gomes e Maria Esberia de Aquino. Com geração.

(pesq. Terezinha) Igreja N. Sra. do Amparo,  lv. bat. 3,  1848 a 1855.

Fl 41, 16/09/1849, Galdino, nasc 31/08 f Joaquim Antonio de Mattos e sua mulher Maria Magdalena Nogueira. NP Francisco de Mattos e Maria Clara da Silva  NM Joao da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus. Padr: Francisco Candido Alves  e Maria Thereza de Vargas

 

Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. A-2, Fls. 66v. nº 177 aos 08 agosto 1891 declarante Galdino Nogueira de Mattos. Nasceu aos 05 no "Sertão" propriedade de Gustavo Marques Ribeiro, nesta freguesia, JOSE, masculino, branco, 4º filho do declarante e de Marculina Maria da Conceição; ele natural desta freguesia, ela da freguesia de Vargem Grande, lavradores, casados na cidade de Barra Mansa. Avos paternos Joaquim Antonio de Mattos e Maria Magdalena Nogueira já falecidos; maternos João de Deus Gomes falecido e Maria Esberia de Aquino.

 

3-8 Ana Esméria Nogueira casou com o Comendador Manoel Marques Ribeiro, filho de Caetano Marques Tavares, natural do Rio de Janeiro e Dorothea Emerencianna Ribeiro natural de Aiuruoca casados aos 25-06-1794, neto paterno de José Marques Tavares e Rosa Maria de Jesus, neto materno de João Ribeiro do Valle e Teresa Francisca de Jesus; por João bisneto de Antonio do Valle Ribeiro e de Rosa Maria de Jesus, por Teresa Francisca bisneto de Manoel de Vargas Leal e Maria Nunes Rangel já citados (SL. 3º, 35, 4-2)

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos - aos 25 jun 1794 cap. Turvo - Caetano Marques Tavares, f.l. de Joseph Marques Tavares e Rosa Maria de Jesus, n. e b. no bispado do RJ;

c; Dorothea Merenciana Ribeira, f.l. de João Ribeiro do Valle e de Theresa Francisca de Jesus, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.

a margem: Dorotea Emerenciana Ribeira

 

          Ana Esméria, segundo inscrição em sua lápide, faleceu aos 30-10-1886 e o Comendador faleceu aos 14-08-1889 com testamento. Tiveram filha única.

(pesq. Terezinha) Livro de Tombo da Igreja de Nossa Senhora do Rosário de Quatis

1834 até 1897 - São Joaquim.

Registro do Testamento do Comendador Manoel Marques Ribeiro

Em nome do Padre, do Filho e do Espírito Santo, três Pessoas distintas e um só Deus verdadeiro.

Eu abaixo assinado, Manoel Marques Ribeiro declaro, que estando em meu perfeito Juizo e desejando fazer o meu testamento para fazer enquanto sofro de minhas disposições de última vontade resolvi de minha livre e espontânea vontade a fazê-lo pela forma seguinte. Declaro que sou Cidadão Brasileiro, Catholico, Apostolico, Romano, filho legítimo de Caetano Marques Tavares e Dorothea Emerencianna Ribeiro, ambos já falecidos e casado com Anna Esmeria Nogueira. Declaro que tenho uma única herdeira forçada que é minha Filha legítima Maria Isabel de Carvalho, casada com João Pedro de Carvalho e por isso já podendo dispor da minha Terça; peço aos meus testamenteiros João Pedro de Carvalho, Francisco da Silva Nogueira e Ignácio Caetano de Carvalho, a qualquer desses Senhores que aceitar minha escolha e fazer cumprir o que é da minha vontade. Será meu corpo envolto no hábito de São Francisco e sepultado sem ostentação, e se lhe dirá Missa de Corpo presente, e em seguida se dirão dez Missas ao S.S. Ninguém mais de Deus para que interceda por mim ao Santíssimo Filho para me dar a sua Glória. Será o meu corpo enterrado na minha Capela em uma sepultura para esse fim designada na entrada da mesma Capela, que é marcada com uma pedra de dez palmos. Declaro que o último que ver eu ou a minha mulher será enterrado na mesma sepultura, visto que sendo companheiros na vida, seremos também depois de mortos, e na mesma sepultura se fará a inscrição dos nomes dizendo que na mesma não se enterrará cadáver algum exceto nossa filha e algum Parente mais chegado se o pedir. Fica a catacumba que havia feito no Cemitério de São Joaquim para patrimônio da mesma Igreja e os que nela quiserem ser sepultados pagarão nunca menos de cem mil réis pelo tempo de um anno e serão aplicados esses rendimentos para reparos da mesma Igreja... Declaro que por minha morte e de minha mulher ficarão libertos os escravos ( e receberão as quantias por mim estipuladas)... Aos filhos de minhas irmãs, faço dividir a todos eles parte da herança de terras que me coube por morte de meu pai e de minha mãe. Ao meu Sobrinho Gustavo depois da morte minha e de minha mulher lhe dará os (Creonhos) (Athanario) e Rita, Cyro e Laurianna . Ao Padre, quinhentos mil réis para dar aos pobres. Aos meus afilhados, Francisco, filho de Joaquim da Silva Nogueira, um conto de réis; Manoel, filho de Francisco da Silva Nogueira, um conto de réis; aos demais sobrinhos, filhos e filhas de Joaquim da Silva Nogueira e Francisco da Silva Nogueira, a cada um quinhentos mil réis. O restante da minha Terça para os reparos da Igreja. Ao meu afilhado Joaquim, filho de Maria Claudina Paula Leite, um conto de réis e que os beneficiários que forem ingratos a mim e a minha mulher nada receberão. Se dará aos filhos de Maria Magdalena para serem repartidos entre eles quinhentos mil réis, menos Theodolindo e Gustavo por já se acharem aqui citados. Se dará um conto de réis ao meu afilhado (Ga___ino), filho de Theodolindo e a minha afilhada Anna, filha do finado José Xavier do Valle... E por serem essa disposições que desejo fazer mandei escrever este, que assino, sendo o meu testamento a rogo às Justiças do Império lhe dêem cumprimento, fazendo-o valer pela melhor forma que der possa. Fazenda do Retiro, cinco de agosto de mil oitocentos e sessenta e nove. Manoel Marques Ribeiro. Testemunhas: o Vigário João Gomes Carneiro que escreveu e assinou; Antonio Teixeira Pinto Sobrinho; Antonio Teixeira Pinto de Carvalho; Luiz Gonzaga de Oliveira; José Augusto de Oliveira.

 

segundo Comissão Pró-Memoria - Quatis, RJ: O Resgate de Nossa História.

Igrejas e Capelas: fls. 38; Capela de Sant'Ana- localiza-se no povoado de Sant'Ana, no distrito de S. Joaquim. Foi construida em 1867, em terras doadas por Manuel Marques Ribeiro, para servir de túmulo para si e sua família. Em seu testamento, o doador determina como queria ser enterrado; como deveriam terminar a construção da capela; e a libertação de alguns de seus escravos. que receberam terras ao redor. Na parede frontal, encontra-se a inscrição"1867 - MMR- AVE ANNA GENITRIX DEI MATRIS'. O MMR corresponde às iniciais do nome do doador das terras - Manoel Marques Ribeiro - e à inscrição, em latim, - "Salve Ana Genitora da Mãe de Deus".

 

fls. 32: MMR faleceu a 14 agosto 1869,   Óbito - Lº 1 - Óbitos - 1843/1867 -

fl. 77 - Ig. De São Joaquim da Barra Mansa.

 

3-8-1 Maria Izabel (de Carvalho) casou duas vezes. Em primeiras núpcias com Manoel Ribeiro de Carvalho, batizado no Turvo em Setembro de 1820 e em segundas aos 25-09-1860 com seu cunhado João Pedro de Carvalho, ambos filhos do Barão e Baronesa do Cajurú João Gualberto de Carvalho e Ana Ignacia da Conceição.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos -- set 1820 cap. Turvo, MANOEL, f.l. de Jo-- Gualberto de Carvalho e Anna Ignacia da Conceição; padr.: Antonio de Carvalho Duarte pp. apres. cap. Ignacio Ribeiro do Valle e dona Anna Custodia.

 

Igreja Nossa Senhora do Amparo,  cas.  lv. 1; fls. 70v, No dia vinte e cinco  de setembro de mil oitocentos e sessenta no Oratório particular da Fazenda denominada Retiro, propriedade do Capitão Manoel Marques Ribeiro com a respectiva licença de Sua Exa. Revma. Para celebrar o acto do casamento pelas 4 horas da tarde em minha presença  e das testemunhas abaixo assinadas depois de feito o que ordena o Conc Tridentino , Conc. Do Bispado e Pastorais a respeito recebi em matrimonio a João Pedro de Carvalho, filho legitimo do Exmo. Senhor Barão do Cajuru, João Gualberto de Carvalho e D Anna Ignacia da Conceição, natural e batizado na Freguesia de Nossa Senhora das Dores do Turvo, Província e Bispado de Minas com Dona Maria Isabel de Cavalho viúva do Commendador Manoel Ribeiro de Carvalho. Os nubentes  forão dispensados por Sua Exia. Revma. Dos graos digo dos impedimentos de primeiro grao de afinidade licita e de quarto grao igual de consangüinidade na linha lateral do que para constar fiz este assento que assigno com as testemunhas presentes.

O Vigário Francisco de Mattos Rocha

Herculano Ferreira Penna e Visconde de Bonfim.

 

         João Pedro e Maria Izabel faleceram em S. Joaquim, ele aos 29-08-1889 e Maria Izabel aos 25-12-1904, sem geração.

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-1, Fls. 36 nº 84 aos 29 agosto 1889 declarante Jose Lourenço Alves de Oliveira administrador da fazenda de Santa Anna.

Faleceu hoje seu patrão João Pedro de Carvalho, fazendeiro, 54 anos, natural da cidade do Turvo, MG, filho legitimo do Barão e Baronesa do Cajuru. Casado com Maria Isabel de Carvalho. Fez testamento cerrado. Sem filhos legitimos ou naturais. Pneumonia infecciosa, cemitério da fazenda.

 

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-2, Fls. 62 nº 78 aos 26 dezembro 1904 declarante Cyro Theodoro de Mendonça, lavrador e residente na fazenda Sant'Anna. Faleceu ontem em consequencia de bronquite cronica, hypostada, marasmo cardiaco, proprio da idade senil, Maria Izabel de Carvalho, branca, 79 anos, natural deste estado, fazendeira e proprietaria da fazenda Sant'Anna neste distrito. Filha do Comendador Manoel Marques Ribeiro e Dona Anna Esmeria já falecidos.

Viuva de João Pedro de Carvalho, sem filhos nem descendentes. Deixou testamento cerrado. Sepultada no jazigo de sua capella de Sant'Anna na mencionada fazenda.

 

3-9 Francisca Cândida Nogueira (ou de Almeida) casou com João Alves da Paixão, filho de José Alves Antunes e Emerenciana Barbara de Campos. Geração na família “Os Alves Antunes” neste site.

3-10 Domingos, batizado aos 16-03-1823.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -  aos 16 março 1823 cap. Turvo, o padre Francisco Jose Augustinianno de Oliveira Flores bat. a DOMINGOS, f.l. de Joam da Silva Nogueira e Delphina Maria de Jesus; fui eu o padr. por m/p Jose Francisco de Moura e Maria, solteira, filha do mesmo Nogueira, todos desta freguesia, do que fiz este assento. O vigario Jose de Abreu e Sª.

3-11 Francisco da Silva Nogueira, batizado no Turvo aos 17-03-1826. Casou no Amparo aos 05-10-1844 com sua prima e cunhada Carolina Cândida Nogueira, viúva de Manoel 1-3-4 supra. Carolina faleceu no Amparo aos 24-12-1902, viúva, deixando 4 filhos maiores.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 17 março 1826 cap. Turvo, FRANCISCO, f.l. de João da Silva Nogueira e Delphina Maria de Jesus, padr.: João Chrisostomo de Vargas por pp apres. por Manoel Jacinto Nogueira e Francisca Bernardina cc Manoel Thomas de Aquino.

 

Igreja N.Sra. do Amparo, cas., lv. 1 fls. 7 - Francisco da Silva Nogueira cc Carolina Cândida Nogueira, aos 05 outubro 1844 - matriz de N. Sra do Amparo. Ele f. l. de João da Silva Nogueira e Delphina Moreira de Jesus;  Ela f.l. de Manoel Jacintho Nogueira e Maria Rosa de Mattosinhos. Dispensados de impedimento de 1° grau de affinidade licita, em linha colateral e em 2° grau de consangüinidade tambem em linha colateral. Test.: Jose Joaquim de Mendonça e João Baptista Rutiman.

 

Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. C-5, Fls. 59 nº 133 aos 25 dezembro 1902 declarante João Veiga dos Santos. Faleceu ontem, na sede deste distrito de lesão cardiaca, D. Carolina Candida Nogueira, branca, viúva de Francisco da Silva Nogueira, de 80 anos, deixou 4 filhos maiores: Manoel da Silva Nogueira, Theotonio da Silva Nogueira, Domingos da Silva Nogueira e D. Aurea da Silva Nogueira; natural deste estado e residente neste distrito. Cemiterio publico deste distrito.

 

Entre seus filhos:

3-11-1 João da Silva Nogueira, nascido aos 12-03-1851 e batizado aos 07-04 do mesmo ano no Amparo onde aos 13-05-1875 casou com Ovidia Moreira de Mattos, filha de Antonio Moreira de Mattos e Francisca Moreira de Mattos.

(pesq. Terezinha) Igreja N. Sra. do Amparo,  lv. bat. 3,  1848 a 1855. Fl 57v, 07/04/1851, Joao, nasc 12/03 fl Francisco da Silva Nogueira e Carolina Candida Nogueira NP Joao da Silva Nogueira e Delfina Maria de Jesus NM Manoel Jacintho da Silva Nogueira e  Maria [danificado] de Mattosinhos. Padr: Jose Carlos de Almeida e Maria da Conceição Nogueira

 

(pesq. Terezinha) lv. cas. 1861-84 Igreja N. Sra. do Amparo, Fl 61, 13/05/1875, na Fazenda da Floresta, pelas 5 horas da tarde, Test: Commendador João Nogueira Moreira da Costa e Antonio da Silva Nogueira. João da Silva Nogueira fl de Francisco da Silva Nogueira e Carolina Cândida Nogueira, n, b e m nesta Freguesia com Ovidia  Moreira de Mattos fl de Antonio Moreira  de Mattos e Francisca Moreira de Mattos n, b e m nesta Freguesia.

 

3-11-2 Manoel da Silva Nogueira, batizado 09-08-1852. Vivia em 1902.

Igreja N. Sra. do Amparo, bat. 1875-1884 Fl 8, Em virtude do Just. do baptizado a que procedeo em a Câmara Eclesiástica deste Bispado, Manoel da Silva Nóbrega e por Prov. De S Excia Revma. O senhor Monsenhor Felix Maria de Freitas Albuquerque, Vig Geral deste Bispado, abri o assento do theor seguinte - Fora batizado na Matriz de N S do Amparo, Manuel, nascido a 09/08/1852, fl de Francisco da Silva Nogueira e Carolina Cândida Nogueira sendo celebrado referido acento, pelo estão Vig desta Freg o Revdo. Thimotheo, servindo de padrinhos João Baptista Rettinam e Anna Victoria Nogueira. E nele se continha na ditta Provisão que fielmente transcrevi. O Vig Francisco M R

 

3-11-3 José da Silva Nogueira casou com Maria da Glória de Faria, filha de Eduardo Augusto de Faria e Januária Constança do Nascimento. José faleceu no Amparo em 20-09-1892. Com geração.

Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ,, lv. C-2, Fls. 40v. nº 167 aos 21 setembro 1892 declarante Tiberio Americo da Costa. Faleceu ontem, no sitio de sua propriedade, Jose da Silva Nogueira, branca, 37 anos, negociante, natural desta freguesia, casado com Maria de Faria Nogueira. Filho legitimo de Francisco da Silva Nogueira e Carolina Candida Nogueira aquele já falecido. Deixou 3 filhos: Carolina com 9 anos, Maria Jose com 5 e Evangelina com 2.

 

Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. A-3, Fls. 58 nº 10 aos 09 janeiro 1893 declarante Eduardo Augusto de Faria. Nasceu hoje de sua filha, branca, feminino, Corintha, 4ª filha de Jose da Silva Nogueira e Maria da Gloria Nogueira natural do Turvo da Barra de Pirahi onde se casaram. Avos paternos Francisco da Silva Nogueira falecido e Carolina Candida Nogueira; maternos Eduardo Augusto de Faria e Januaria Constança do Nascimento já falecida.

 

Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, lv. C-2, Fls. 83 nº 57 aos 27 março 1893 declarante Eduardo Augusto Faria. Faleceu ontem, Corintha, branca, feminino, 2 meses e 17 dias, natural desta freguesia, filha de Jose da Silva Nogueira já falecido e Maria da Gloria e Silva natural da freguesia de S. Jose do Turvo da Barra do Pirai.

 

3-11-4 Theotonio da Silva Nogueira. Vivia em 1902.

 

3-11-5 Domingos da Silva Nogueira casou com Maria Moreira de Mattos, filha de Antonio Moreira de Mattos e Francisca Carolina Moreira de Mattos já citados. Domingos vivia em 1902.

Pais de, pelo menos:

3-11-5-1 Olívia, nascida aos 16-02-1889 e falecida aos 09-05 do mesmo ano.

Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. A-1, Fls. 9 nº 27 aos 17 fevereiro 1889 declarante Domingos da Silva Nogueira. Nasceu aos 16 do corrente, feminino, OLIVIA, filha do declarante e Maria de Mattos Nogueira, negociantes e residentes nesta freguesia. Avos paternos Francisco da Silva Nogueira já falecido e Carolina Candida Nogueira; maternos Antonio Moreira de Mattos e Francisca Moreira de Mattos já falecidos.

 

Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. C-1, Fls. 24 nº 82 aos 09 maio 1889 declarante Domingos da Silva Nogueira. Faleceu hoje de meningite, feminino, branca, Olivia, de 3 meses, filha do declarante e Maria de Mattos Nogueira. Cemiterio desta freguesia.

 

3-11-5-2 Milton, nascido aos 06-11-1890 e falecido aos 23-04-1891.

Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. A-1, Fls. 181v. nº 250 aos 08 novembro 1890 declarante Theotonio da Silva Nogueira. Nasceu aos 06, masculino, Milton, filho de Domingos da Silva Nogueira e Maria de Mattos Nogueira, negociantes, naturais desta freguesia onde se casaram. Avos paternos Francisco da Silva Nogueira já falecido e Carolina Candida Nogueira; maternos Antonio Moreira de Mattos e Francisca Moreira de Mattos já falecidos. Padrinhos: Theotonio da Silva e Maria Izabel de Carvalho.

 

Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, lv. C-1, Fls. 137 nº 67 aos 23 abril 1891 declarante Francisco Sabino. Faleceu hoje, Milton com 6 meses, branca, masculino, filho de Domingos da Silva Nogueira e Maria de Mattos Nogueira, negociantes, naturais desta freguesia onde se casaram. Cemiterio desta paroquia.

 

3-11-6 Aurea da Silva Nogueira no Amparo aos 27-01-1877 casou com Gustavo de Lacerda Werneck, filho de Francisco das Chagas Werneck Junior e Ana Isabel de Lacerda Werneck

lv. cas. 1861-84 Igreja N. Sra. do Amparo, Fl 65, 27/01/1877, pelas 5 h e meia da tarde, Test: Commendador Antonio Miguel da Costa Braga por seus procuradores Jose Carlos de Almeida. Gustavo de Lacerda Wernech fl de Francisco das Chagas Wernech e Anna Isabel de Lacerda Wernech  ( já falecidos, b a da Freg de N S da Conceição de Paty do Alferes e morador na Freg de N s da Candelária na Corte, com Áurea da Silva Nogueira fl de Francisco da Silva Nogueira (já falecido) e Carolina  Cândida Nogueira, n, b e m nesta Freguesia.

 

O casal teve grande geração, citamos a filha:

3-11-6-1 Judith, nascida aos 17-07-1890

Cartorio de Registro Civil Amparo, Barra Mansa, RJ, Brasil, lv. A-1, Fls. 150 nº 144 aos 19 julho 1890 declarante Gustavo de Lacerda Werneck, guarda livros, natural de Paty do Alferes, Vassouras. Nasceu aos 17, branca, feminina, Judith, filha do declarante e Auria Nogueira de Lacerda Werneck natural desta onde se casaram. Avos paternos Francisco das Chagas Werneck e Anna Isabel de Lacerda Werneck já falecidos; maternos Francisco da Silva Nogueira já falecido e Carolina Candida Nogueira. Padrinhos: Domingos da Silva Nogueira e sua mulher dona Maria de Mattos Nogueira.

 

4- Justiniana Cândida Nogueira casou no Turvo aos 27-01-1813 com Francisco Lourenço do Amaral, filho de João Lourenço do Amaral e de Leonarda Pereira, família “Isabel Rosa de Jesus”.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, casamentos -  aos 27 janeiro 1813 cap. Turvo - Francisco Lourenço do Amaral, f.l. de João Lourenço do Amaral e de Leonarda Pereira; c/ Justiniana Candida Nogueira, f.l. de João Francisco da Silva e Maria Custodia Nogueira. Ns. bts nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

4-1 Maria Teodora Nogueira casou em Andrelândia aos 25-11-1839 com Domingos Coelho Moreira, viúvo de Maria Justina da Silva Cap. 2º, -3 nesta família, filho de João Coelho Moreira e Maria Rosa de Jesus.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 46  A vinte sinco de Novembro de mil oito centos, e trinta e nove em Caza de Francisco Lourenço do Amaral, e Oratorio a hi erecto por provizão do Senhor Vigario da Vara deste Termo as quatro horas da tarde, e em prezença das Testemunhas Joze Justino d'Azevedo, e Antonio Jacinto dos Sanctos, e feitas as deligencias do estilo, recebi em Matrimonio os Contrahentes Domingos Coelho Moreira, Viuvo de Maria Justina, e Maria Theodora Nogueira, filha legitima do mesmo Francisco Lourenço, e Justina Candida Nogueira, todos desta Freguezia de que fis este assento para constar.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

4-2 Felizberta Cândida Nogueira casou em Andrelândia aos 21-09-1840 com Venâncio José da Silva, filho de Joaquim José da Silva e Ana Felícia de Jesus.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 53 A vinte hum de Setembro de mil oito centos e quarenta em Caza de Francisco Lourenço do Amaral, e Oratorio a hi erecto por Provizão da Vara deste Termo, feitas as deligencias do estilo, as duas horas e meia da tarde, e em prezença das Testemunhas Francisco Joze da Silva, e Manoel digo, e Domingos Coelho recebi em Matrimonio os Contrahentes Venancio Joze da Silva, filho legitimo de Joaquim Joze da Silva, e Anna Felicia de Jezus, com Felisberta Candida Nogueira, filha legitima de Francisco Lourenço do Amaral, e Justiniana Candida Nogueira, de que fis este assento: declaro, que por não saberem escrever assignou-se por Domingos Coelho, Manoel Joaquim Mendanha, e Cezinandro Ceslao por Francisco Joze da Silva.

O Vig. Fran.co J.e de Sz.a  Montr.o

Manoel Joaq.m Mendanha

 

5- Antonio Teodoro Nogueira casou com Leonor de Souza Magalhães, filha de Caetano José de Souza Magalhães e Felicia Maria Villela. Geração na família “Villela” Cap. 6º.