PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 1º Maria da Assunção Moraes

(atualizado em 05-outubro-2010)

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

Maria da Assunção casou duas vezes, com geração de ambos os leitos.

 

Em primeiras núpcias casou, ainda em vida de seu pai, com Lourenço Correa Sardinha, natural da Freguesia de Fajã da Ovelha, da Ilha da Madeira, filho de Pedro Correa e Isabel Sardinha.

 

Foram moradores em seu Sitio do Jacaré, nas margens do Rio Grande, com casa coberta de palha, vizinhos de Antonio do Vale Ribeiro, Bernardo Álvares Fontes e Bento Ribeiro.

 

Lourenço faleceu na paragem do Rio Grande com testamento redigido aos 22-06-1747 na Vila de São João del Rei, e inventário iniciado no mês seguinte. Deixou cinco filhos pequenos e um por nascer.

 

Em testamento declarou sua naturalidade e filiação, estava acamado. Pediu para ser sepultado na Igreja Matriz amortalhado no hábito de São Francisco. Deixou ao arbítrio de sua mulher e testamenteira o “fazer bem a minha alma”.. Declarou que não sabia escrever, pelo que pediu ao tabelião que por ele assinasse e ao Padre Francisco de Almeida que redigisse a rogo (inventário neste site).

 

Maria, com pouco mais de 25 anos quando enviuvou, casou em segundas com Manoel Marinho de Moura, natural de Santa Maria da Trinqueira, Termo da Vila de Amarante, Arcebispado de Braga, filho de Antonio Alves da Costa e Izabel de Moura Marinho. Em alguns documentos a freguesia natal de Manoel Marinho aparece como Santa Maria de Fragim.

 

O casal morou no sítio “Ponte do Marinho” junto à ponte do Rio Grande, que pelas confrontações parece ser o mesmo Sítio do Jacaré deixado pelo primeiro marido. As casas no entanto foram assoalhadas e cobertas de telhas. Outras benfeitorias também foram construídas como uma serraria, paiol, casa de hóspedes etc.

 

Maria faleceu com testamento datado de 12-2-1763. Seu inventário (neste site) foi aberto em 21 de março do mesmo ano pelo viúvo, que por sua vez casou em segundas com Margarida Clara de Azevedo, filha do Capitão Mor Nicolau Carvalho de Azevedo natural da Vila de Guimarães-PT e de Antonia Maria de Jesus, do Rio de Janeiro., segundo o termo de batismo da filha Maria:

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 10-08-1766 Jose n. 25-07-1766, f.l. Manoel Marinho de Moura, n. freg. Santa Maria de Fragim  e Margarida Clara de Azevedo da freg. N. Sra da Conceição de Congonhas, np Antonio Alves da Costa, de Santo Andre Campean(?) comarca de Vila Real Arc. Braga e Izabel de Moura Marinho, da freg. Santa Maria de Fragim  vila de Amarante, nmaterno do Cap. Mor Nicolau Carvalho de Azevedo, da vila de Guimarães ARc. Braga e Antonia Maria de Jesus, do Rio de Janeiro. Batizado em casa por necessidade pelo Padre Antonio Jose de Moura

 

Em seu testamento Maria da Assunção deixou legados ao filho Antonio, à filha de Maria da Silva, ao irmão Francisco Pires, à Josefa, filha de seu irmão José de Moraes. Havia vendido a sua meação ao marido, por escritura, isto é, os filhos do primeiro casamento não herdaram os bens da mãe. Essa meação foi depois herdada somente pelos filhos que teve de Manoel e ainda assim depois de retirada a meação da segunda mulher (inventário de Manoel Marinho, neste site).

 

Segundo o inventário de ambos (e termos paroquiais), Lourenço e Maria da Assunção tiveram:

 

Florentino, batizado aos 30-06-1738 (Batizados em SJR- Pilar-Livro 1). Não comparece no inventário paterno.

Romão, de idade de sete para oito anos em 1747, já falecido em 1763. Sua mãe deixou missas por sua alma.

§ 1º Ana Maria do Rosário

§ 2º Margarida de Jesus Correa

§ 3º Escolástica Maria de Jesus Moraes

§ 4º Catarina Vitória da Assunção

 

Maria e Manoel tiveram:

§ 5º Antonio

§ 6º Luzia

7- Capitão Manoel Antonio de Araújo, com 7 anos em 1763. Vivia em 1798

8- Josefa Joaquina de Moura, com quatro anos em 1763. Faleceu em 26-05-1849, solteira sem geração, e instituiu herdeira a: ”afilhada Maria Leonor de Souza, pelo afeto que lhe tenho e em remuneração de alguns serviços que me tem prestado” (testamento e inventário neste site).

9- Maria, batizada aos 08-03-1751, não comparece no inventário materno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 08-03-1751 Maria, f.l. Manoel Marinho e Maria da Assunção, padr.: Domingos João

 

 

§ 4º Catarina Vitória da Assunção

(atualizado em 29-março-2016)

 

Catarina Vitória da Assunção, filha póstuma de Lourenço Correa Sardinha e Maria da Assunção, com 16 anos em 1763 quando morreu sua mãe. Casou depois com Inácio da Rocha Porto.

Inácio faleceu em Abril de 1774 e Catarina em Agosto de 1777. Tiveram segundo seus inventários (neste site) três filhos:

 

1- Gomes da Rocha Porto, com 10 anos em 1777. Aos 18 anos “vive na companhia de José Maria da Silva, mestre entalhador, aprendendo o oficio”.

 

2- José Joaquim da Rocha, batizado em 26-08-1770. Aos 15 anos era também aprendiz do mestre entalhador José Maria da Silva.

Aiuruoca, MG aos 26-08-1770 na capela da Madre de Deus bat a Jose, f.l. de Ignacio da Rocha Porto e Catarina Vitoria da Assunção, que nasceu aos 13 do dito mes, e foram padrinhos Jose Joaquim Gomes e Luzia Maria [----------------].

 

3- Laureana Zeferina Leonarda de São José, batizada em 21-04-1772. Como seus irmãos foi tutelada de José Leite Ribeiro e depois de Francisco João de Azevedo, em casa de quem vivia aos 12 anos.

Aiuruoca, MG aos 21-04-1772 na capela de N. Sra da Madre de Deus, filial da freguesia de S. João del Rei com licença, bat a Laureana, f.l. de Ignacio da Rocha Porto e Catarina Vitoria da Assunção, que nasceu aos tres dias do dito mes, foram padrinhos Jose Ribeiro do Valle e Escolastica Maria de Jesus, mulher de Jose Leite Ribeiro.

          Em 28-11-1789 casou com Manoel Francisco Potenciano, natural de Prados.

anexo no inventario materno: CERTIDÃO DE CASAMENTO

Aos vinte e oito de Novembro de mil setecentos e oitenta e nove na Ermida do Senhor Bom Jesus da Fazenda de Manoel Marinho de Moura desta Freguesia feitas as canônicas diligências sem se descobrir impedimento algum como consta da Provisão do Reverendo Doutor Vigário da Vara desta Comarca o reverendo Martim Saldanha com licença do Reverendo Parocho desta Freguesia em presença das testemunhas o Doutor Joaquim da Silva Tavares e Manoel Marinho de Moura administrou o Sacramento do Matrimonio que por palavras de prezente celebrarão - Manoel Francisco Potenciano filho legitimo de João Francisco da Silva e de Quitéria da Assunção natural e batizado na Freguesia de Prados e Lauriana Zeferina Leonarda de São José filha legitima de Inácio da Rocha Porto e de Catarina Vitória da Assunção, batizada na capela da Madre de Deus filial desta Freguesia com licença do reverendo Parocho de Aiuruoca e logo lhes dei as Bênçãos na forma do Ritual Romano.

 

Manoel Francisco Potenciano era filho de João Francisco da Silva e de sua segunda mulher Quitéria da Assunção, neto paterno de Francisco João e Izabel Barbosa de Lima (SL. 7º, 150, 4-1), neto materno de Francisco Manoel e de Thedea Gonçalves Pena.

 

          Geração de Laureana e Manoel Francisco na família “João Francisco da Silva”.

 

 

 

§ 5º Antonio Marinho de Moura

 

Antonio Marinho de Moura, com onze anos em 1763. Aos 20-02-1785 casou-se com Maria Teresa de Jesus, natural de Prados, filha de Manoel Barbosa Guimarães e Theresa Maria de Jesus

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 20 fevereiro 1785  - Espirito Santo - Antonio Marinho de Moura, f.l. de Manoel Marinho de Moura e de Maria da Assumpção, n. e b. freg. de S. João del Rei; c/ Maria Teresa de Jesus, f.l. de Manoel Barbosa Guimarães e Theresa Maria de Jesus, n. e b. freg. dos Prados.

 

 

 

§ 6 Luzia Perpétua de Moura

 

 

Luzia Perpétua de Moura, com nove anos em 1763. Aos 07-02-1780 casou com o Doutor Joaquim da Silva Tavares, batizado aos 19-07-1745 em São João del Rei, filho de Manoel da Silva Vila Frias e Joana Francisca Tavares, família “Manoel da Silva Vila Frias”.

RMJ: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 07-02-1780 - Ermida da Agonia, fazenda de Manoel Marinho de Moura- 8h da noite, Dr. Joaquim da Silva Tavares, f. de Manoel da Silva Villa Fria e Donna Joana Francisca Tavares; c.c. Luzia Perpétua de Moura, f de Manoel Marinho de Moura e Maria da Assunção de Moraes. Ambos nts/bts nesta mesma freguesia. Test: Reverendo Francisco da Silva Tavares e Reverendo Antonio Martins Saldanha. Celebrante: Pe José da Silva Tavares.

 

Joaquim teve o inventario de seus bens aberto aos 10-11-1808 na fazenda chamada da Barra da Aplicação de N Sra da Conceição. Entre seus bens, alem da Fazenda da Barra junto ao Rio das Mortes, o sitio Rio do Peixe e uma casa térrea no Largo do Rosário em São João del Rei. A viúva recebeu a meação e repartiram a herança paterna três filhos:

 

1- Josefa Joaquina da Silva Moura, batizada aos 30-03-1782 em São João del Rei onde, aos 13-09-1802, casou com o Capitão Antonio José Teixeira, filho de Francisco José Teixeira e Ana Josefa de Souza, neto paterno de Belchior Gonçalves e Helena Teixeira, neto materno de André Martins Ferreira e Maria de Souza Monteiro. Capitão Antonio já era falecido quando do auto de partilha do sogro em dezembro de 1808. Geração na família “Os Teixeira de Souza”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 30-03-1782 Josefa, f.l. Dr. Joaquim da Silva Tavares e D. Luzia Perpetua de Moura, padr.: Manoel Marinho de Moura, casado e s/filha D. Josefa Joaquina de Moura.

 

2- Capitão Joaquim Pio da Silva Tavares, batizado em 18-05-1784. Aos 10-02-1812 casou com Maria Ignes da Silva, filha do Alferes Marcos de Souza Magalhães e Ana Josefa da Silva. Família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado Cap. 2º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela N. Sra da Conceição da Barra aos 18-05-1784 Joaquim, f.l. Dr. Joaquim da Silva Tavares e D. Luzia Perpetua de Moura, padr.: Padre João da Silva Martins e D. Josefa Joaquina de Moura.

 

B7: SJDRei, aos 10-02-1812 Oratorio do Capitão Custodio Joze Dias da Capela de Nazare filial desta matriz, Cap. Joaquim Pio da Silva Tavares, f.l. Dr. Joaquim da S.ª Tavares e D. Luiza Perpetua de Moira; = cc. D. Ignes, digo Maria Ignes da Silva, f.l. do Alf. Marco de Soiza e D. Anna Josefa da Silva, n/b Aplicação de S. Gonçalo do Brumado .

 

3- José Antero, batizado em 25-01-1781: “Pagamento ao falecido herdeiro Jose Antero de 3:133$107 da legitima paterna

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela N. Sra da Madre de Deus aos 25-01-1781, Jose, f.l. Dr. Joaquim da Silva Tavares e D. Luzia Perpetua de Moura, padr.: Ten. Caetano da Silva e D. Joana Francisca Tavares por pp a Manoel de Moura Marinho e Josefa Joaquina de Moura.

 

4ex- Umbelina Cândida da Silva, batizada em 15-06-1801, teve por padrinhos Josefa Joaquina e Joaquim Pio, filhos do Dr Joaquim da Silva Tavares a quem Umbelina foi exposta.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, capela N. Sra da Conceição da Barra aos 15-06-1801 Umbelina, exposta em casa do Dr. Joaquim da Silva Tavares, padr.: Joaquim Pio da Silva Tavares e Josefa Joaquina da Silva, solteiros desta freguesia.

          Aos 21-11-1831 casou com José Honorato Blanc, frances, filho de João Antonio Blanc e Maria Agata Honorata.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-11-1831 Jose Honorato Blanc, f.l. João Antonio Blanc e Maria Agata Honorata, natural do Bispado do Dinho(?) do Reino de França e moradores neste bispado = cc Umbelina Candida da Silva, exposta ao Dr. Joaquim da Silva Tavares , n/b na freg. da Conceição da Barra e moradores nesta freguesia. Test.: Damaso Ribeiro da Silva e Manoel Joaquim de Carvalho.