PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

§ 2º Margarida de Jesus Correa

(atualizado em 02-março-2017)

 

 

Regina Moraes Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Margarida de Jesus Correa, nascida por 1744, com três anos em 1747. Casou, na Capela da Madre de Deus aos 30-05-1759, com Francisco João de Azevedo, irmão inteiro de Domingos João do § 1º deste capítulo, onde está a ascendência documentada dos dois irmãos.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas; 30-05-1759 capela Madre de Deus, Francisco João de Azevedo, n. freg. Santa Leocadia de Faradellos termo da vila de Barcellos Arc. Braga, f.l. Domingos Francisco e Damiana João; = cc. Margarida de Jesus, n. desta freguesia, f.l. de Lourenço Correa Sardinha, já falecido e Maria de Assumpção de Moraes. Test.: Domingos João e Antonio do Valle.

 

Francisco João foi co-proprietário da Fazenda Laranjeiras ao pé da Serra de Aiuruoca em sociedade com Manoel Marinho de Moura, padrasto de sua mulher.

 

Em 1831 Margarida vivia em companhia do filho Antonio. Faleceu em 01-02-1833, em “idade decrépta” com testamento redigido em 1828 e registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca.

censo do Turvo 5-12-1831, 3º Quarteirão,  fogo 26

Antonio Francisco de Azevedo, branco, 60, solteiro, agricultor e negocio

Margarida de Jesus, branco, 90, viuva

 

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -  no primeiro de fevereiro 1833 - Turvo-, em idade decrepta, c/test. fal., D. Margarida de Jesus, viúva de Francisco João de Azevedo, capela do Turvo.

N. da freg. da vila de S. João del Rei, f.l. de Lourenço Correia Sardinha e Maria da Assumpção, falecidos, viuva de Francisco João de Azevedo, com filhos.

testamenteiros, meus filhos; 1- Antonio Francisco de Azevedo; 2- Bonifacio Francisco de Azevedo; 3- Jose Francisco de Moura.

no texto:

-filha de minha irmã Anna ---

-m/sobrinha Margarida

-as filhas de Manoel Francisco de Oliveira;

- m/afilhada, f. do cap. Manoel Vieira;

-m/afilhada, f. de Vicente Garcia;

-m/afilhada f. de Nestor Garcia.

-a m/neto Francisco, filho de m/filho Jose;

-a m/neta Rita, filha do cap. Jose Lopes, e a outra irmã Margarida.

- a Theodora f. de Jose Coutinho.

-aos 4 netos, filhos do cap. Jose Coutinho

Maio 1828. Registrado aos 19 fevereiro 1833.

 

Entre seus filhos:

 

1- Antonio Francisco de Azevedo,batizado em 26-06-1763. 1º testamenteiro materno.

Aiuruoca, MG aos 26 do mes de agosto digo, de Junho de 1763 bat a Antonio, f.l. de Francisco João de Azevedo e Margarida Maria; foram padrinhos Manoel Marinho de Moura e Sebastiana Maria.

 

2- Maria, batizada aos 20-02-1767.

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 20 fev 1767 Porto Turvo, Maria, f.l. de Fran.co João de Azevedo e Margarida de Jesus, nasceu aos 24 janeiro, padr.: Jose Leite Ribr.º e Margarida Clara de Azevedo mulher de Manoel Marinho de Moura por pp. que apresentou Anna Maria do Rozario mulher de Domingos Fran.co Fradellos, moradores na freguesia de Aiuruoca. Aiuruoca 26 maio 1767.

 

3- José Francisco de Moura, nasceu em 21-10-1768 e foi batizado em primeiro de novembro seguinte.

Aiuruoca, MG aos 01-11-1768 na capela da Sra do Porto o Revdo Dr. Antonio Jose de Moura bat a Jose, f.l. de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus que nasceu em 21 de outubro proximo, foi padrinho o mesmo Reverendo Doutor supra, e Leonor da Assunção.

          Aos 13-06-1792, com dispensa do impedimento de 4º grau de consanguinidade, casou-se com Antonia Joaquina Ribeiro, natural de Guaratinguetá-SP, filha de João Ribeiro do Valle e Theresa Francisca de Jesus família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.- aos 13 junho 1792 impedimento de 4º grau de consanguinidde.Joseph Francisco de Moura, f.l. Francisco João de Azevedo e de Margarida de Jesus, n. e b. freg. Aiuruoca; c/ Antonia Joaquina, f.l. de João Ribeiro do Valle e Theresa Francisca de Jesus, n. e b. freg. da vila de Guaratinguetá, bispado de SP.

 

          Entre seus filhos:

3-1 Gertrudes Bárbara de Moura, aos 30-07-1812 casou-se com Mariano Bezerra de Almeida, filho do Alferes Tomé Bezerra de Sá, natural da Freguesia de S. Tiago Dantas Arcebispado de Braga, e sua terceira mulher Maria de Almeida Ramos, natural da Borda do Campo, neto paterno de Manoel Jorge e Constantina Bezerra de Sá, neto materno de Agostinho de Almeida Ramos e Rita Maria de Jesus. Geração na família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 1º.

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.- aos 30 jul 1812 cap. Turvo - Marianno Bezerra de Almeida, f.l. do alf. Thome Bezerra de Sá e Maria de Almeida Ramos; c/ Gertrudes Barbara de Moura, f.l. de Jose Francisco de Moura e Antonia Joaquina Ribeiro. Ns. bts. e moradores nesta freguesia.

3-2 Fausta Emerenciana de Moura, aos 14-06-1813 casou-se com Antonio Bernardino de Barros, filho do Capitão José de Barros Monteiro e Ana Theresa de Assumpção

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 14 jun 1813 cap. Turvo - Antonio Bernardino de Barros, f.l. do Cap. Jose de Barros Monteiro e D. Anna Theresa de Assumpção; c/ Fausta Emerenciana de Moura, f.l. de Jose Francisco de Moura e Antonia Joaquina de Oliveira(?). Ns. bts e moradores nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

3-2-1 Francisco, batizado aos 10-02-1818

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 10 fev 1818 cap. Turvo, FRANCISCO, f.l. de Antonio Bernardino de Barros e Fausta Emerenciana de Moura, padr.: alf. ---- de Barros e Maria Joanna de Moura.

3-2-2 Gabriel, aos 24-11-1818

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 24 nov 1818 cap. Turvo, GABRIEL, f.l. de Antonio Bernardino de ----- e  Faust- ---renciana de Moura; padr.: Joam de -- da Silva Nogueira e Thereza Francisca de Jesus.

3-2-3 Leopoldina, aos 28-01-1821

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 28 jan 1821 capela do --- LEOPOLDINA, f.l. de Antonio Bernardino de Barros e Fausta Emerenciana de Moura; padr.: ten. Manoel Teix---a  ---- e s/m Hippolyta Jacinta de Barros.

 

3-3 Venância Carolina de Moura, aos 15-11-1820, casou com Manoel Ferreira Brandão, natural de Baependi, filho de Domingos Ferreira Brandão, falecido em 22-03-1816 e de Maria Theresa de Jesus, neto materno de Antonio Gonçalves Penha e Florencia Maria de Jesus. Geração na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 2º.

 

3-4 Venância Constança de Moura, dispensados do impedimento de consanguinidade em terceiro grau duplicado, casou com Domingos Fernandes de Moraes, filho de Teresa Maria de Jesus. Neste capítulo, § 1º.

3-5 Ana, batizada em 05-07-1809. Ana Lucia de Moura promeira mulher de Vicente Jose Lopes, filho de Jose Lopes de Araujo e Gertrudes Maria de Jesus. Com geração neste em 9-1

Ayuruoca / MG. Aos vinte e cinco dias do mês de Julho do anno mil oitocentos e nove, na Capella do Turvo desta Freguesia, o Reverendo João de Almeida Ramos, baptizou solenemente a Anna innocente e lhe poz os Santos Oleos, filha legitima de Joseph Francisco de Moura e Antonia Joaquina; forão padrinhos, Domingos Antonio Ribeiro, por procuração que appresentou Manoel Jacintho da Silva e Dona Anna Maria de Almeida. Do que fiz este assento, que para constar assignei, O Vig°. Francisco de Abreu e Silva (pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho)

4- Maria, batizada aos 02-12-1770. Maria Joaquina de Azevedo casou com José Francisco da Silva, filho de Manoel Francisco da Silva e Isabel Francisca do Espírito Santo (família Manoel Francisco da Silva”).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 02 dez 1770 cap. Porto do Turvo, MARIA, f.l. de Francisco João de Azeveo e s/m Margarida de Jesus, q.n. aos 16 novembro do dito anno, padr.: Manoel Marinho de Moura por pp do dr. Antonio Jose de Moura, e Luzia Maria da Assunpção, filha do mesmo Manoel Moura. Todos da freguesia de S. João del Rei. Aiuruoca 17 maio 1771.

 

5- João Manoel de Azevedo, batizado aos 16-01-1774. Aos 11-07-1796 casou com Ana Bernardina Emerenciana de Almeida, filha de Manoel Francisco da Silva e Ana Maria de Almeida (família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 13º). Ana Bernardina foi casada segunda vez com Graciano Alves de Moraes, com geração destas nupcias na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 8º, § 11º.

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 16 jan 1774 Porto do Turvo, JOÃO n. aos 30 dezembro, f.l. de Francisco João de Azevedo n. de Santa leucadia de Fradellos arc. braga e s/m Margarida de Jesus n. da freg. de S. João del Rei; np de Domingos Francisco e s/m Damiana João naturais da dita freguesia de Fradellos; nm de Lourenço Correa n. da Ilha da Madeira e s/m Maria de Assumpçam n. da freg. de S. João del Rei; padr.: Manoel de Moura Marinho solteiro, da freg. de S. João del Rei e, Catharina Victoria mulher ade Ignacio da Rocha desta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas.- aos 11 jul 1796 Porto Turvo , João Manoel de Azevedo, f.l. de Francisco João de Azevedo e de Margarida de Jesus; c/ Anna Bernardina Emerenciana de Almeida, f.l. de Manoel Francisco da Silva e Anna Maria de Almeida. Ns. e bts. na freg. de Aiuruoca.

          Ana faleceu aos 07-06-1819 e foi inventariada no mesmo ano por seu viúvo.

          João Manoel e Ana tiveram, segundo o inventário (neste site) desta, dois filhos:

5-1 Inácia Cândida de Jesus (ou de Azevedo) aos 01-03-1810 casou com Joaquim Lucidoro de Mendonça, filho do Capitão José de Mendonça Coelho e Cecília Maria da Conceição (família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 5º)

B7: Casamentos - SJDRei, aos 01-03-1810 Cap. Madre de Deus, Joaquim Lucidoro de Mendonça, f.l. Cap. Jose de Mendonça Coelho e D. Cecilia Maria da Conceição; = cc. Ignacia Candida de Jesus, f.l. João Manoel de Azevedo e Ana Bernardina de Almeida. Nts/bts na freg. da Sra. Conceição de Aiuruoca.

          Foram moradores na Freguesia de Santa Ana de Bambui, termo da Vila de Tamanduá.

 

5-2 Vital Manoel de Azevedo, batizado aos 20-01-1799. Ordenou-se padre (de Genere neste site)

 

6- Bonifácio Antonio de Azevedo, batizado aos 15-02-1776. Aos 18-07-1804 casou-se com Sabina Emerenciana de Mendonça, batizada aos 03-04-1789, filha de João de Mendonça Coelho e Cecilia Maria da Conceição (família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 5º).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 15 fev 1776 cap. Turvo, BONIFACIO, f.l. de Francisco João de Azevedo n. freg. de Santa Leocadia Fradellos termo de B----- arc. Braga e s/m Margarida de jesus, n. freg. de S. João del Rei; np de Domingos Francisco e s/m Damiana João ns. da dita freg. de Fradellos; nm de Lourenço Correa Sardinha n. da Ilha da Madeira e  s/m Maria da Assumpção n. da freg. de S. João del Rei; padr.: Antonio Marinho de Moura e Josefa Roza da Assumpção solteiros, filhos de Manoel Marinho de Moura.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 18 julho 1804  na Ermida da Sra. das Dores do Turvo desta freguesia de Aiuruoca - Bonifacio Antonio de Azevedo, f.l. de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus; c/ Sabina Emerenciana de Mendonça, f.l. do capitão João de Mendonça Coelho e d. Cecilia Maria da Conceição. Ns., bts. e moradores nesta freguesia. Presentes: Joseph Francisco de Moura e Isidoro Faustino de Mendonça.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 03 abril 1789 Porto do Turvo, Sabina, f.l. de João de Mendonça Coelho e Cecilia Maria da Conceição; madrinha Teresa Francisca, viuva. Todos desta freguesia.

 

          Em 1831 eram moradores no Turvo com vários filhos:

censo do Turvo 5-12-1831, 4º Quarteirão, 1

Bonifacio Antonio de Azevedo, branco, 54, casado

Sabina Emerenciana, branco, 44, casado

Francisco João, branco, 22, solteiro

Jose Justino, branco, 19, solteiro

João (Maximo Azevedo), branco, 12

Margarida, branco, 14, solteiro

Maria, branco, 11

Maria Joaquina, branco, 10

Manoel, branco, 7

Sabino, branco, 5

Antonio, branco, 4

João Batista, branco, 2

Entre seus filhos:

6-1 José, batizado aos 24-01-1808

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 24 jan 1808 cap. Turvo, Joseph, f.l. de Bonifacio Antonio d'Azevedo e Sabina Emerenciana de Mendonça, padr.: Francisco João d'Azevedo.

6-2 Francisco João, batizado aos 24-09-1809. Solteiro com 22 anos em 1831.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 24 set 1809 cap. Turvo, Francisco, f.l. de Bonifacio Antonio de Azevedo e Sabina Emerenciana de Mendonça, padr.: Antonio Francisco de Azevedo e Antonia Joaquina, mulher de Joseph Francisco de Moura,

6-3 Ana Purcina de Azevedo com 17 anos em 1828 requereu dispensa, do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º, para se casar com Bento Ribeiro do Valle, filho de Aleixo Ribeiro do Valle e Angela Joaquina de Assunção, família “Bento Ribeiro Salgado” § 8º.

LDS Processo Matrimonial - Aiuruoca,MG - Livro Misto 1826-1829

Oradores: Bento Ribeiro do Valle e Ana Purcina de Azevedo

Data: 1828 (27 de junho)

Impedimento: consanguinidade em 3º grau misto de 2º.

Q. o pai do orador é irmão da Avo da oradora

 

Testemunhas:

1ª - (...) Os pais da oradora tem muitas filhas e ainda continuam a ter. Os pais do orador tem 12 filhos

2ª - João Batista Ferreira, homem pardo, casado, natural da freguesia da vila de S. João del Rei e morador nesta aonde vive de seu negocio, de idde de 60 anos.

Porque Aleixo Ribeiro do Valle é irmão inteiro de D. Cecilia; daquele procede o orador, desta procede Sabina Emerenciana de Mendonça mãe da oradora.

Juramento da Oradora: natural e moradora nesta freguesia aonde vive em companhia de seus pais, de idade de 17 anos.

6-4 José Justino de Azevedo, com 19 anos em 1831. Aos 21-07-1839 casou-se com Maria Cândida Nogueira, filha de Floriano Pereira da Silva e Leocádia Maria Nogueira.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 43  A vinte hum de Julho 1839 nesta Matris digo em Caza de Floriano Per.a da S.a, p.r prov.m da Vara, e Oratorio a hi erecto recebi em Matr.o os Contrahentes Joze Justino d'Azevedo, f.o leg.o de Bonifacio An.to d'Azevedo, e Sabina Ribr.a: com Maria Candida Nogr.a f.a leg.a de Floriano Per.a da S.a, e Leocadia M.a Nogr.a, ja falescida, e lhes dei as bençãos nupciais as quatro horas da tarde, em prez.ca das Test.as Antonino Per.a Gustavo, e Antonio Jacinto Nogr.a de que para constar fis este assento.

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

6-5 Maria Joaquina, batizada aos 01-11-1816. Aos 10-05-1835 casou-se com João Cardoso Brochado

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 01 novembro 1816 Capela do Turvo, MARIA, f.l. de Bonifacio Antonio Azevedo e Sabina Emerenciana de Mendonça; madr.: Purcina Ferreira Guimarães.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 21 A des de Maio de mil oito centos e trinta e sinco no Oratorio de Bonifacio An.to d'Azevedo recebi em Matrimonio a Maria Joaquina f.a do m.mo e João Cardozo Bruxado morador, e natural desta Freg.a em prez.ca das Test.as Fran.co de Paula Guim.es, e Joze Carlos de Menezes, digo Miguel filho de Fran.co de Paula Guim.es.

Fran.co J.e de Sz.a Montr.o

Vig. Encõmd.o

6-6 Margarida Clara de Azevedo, aos 09-10-1835 casou-se com Joaquim Pedro Guimarães, filho de Pedro Custódio Guimarães.

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 23 A nove de Oitubro de mil oito centos e trinta e sinco em Caza de Bonifacio Antonio d'Azevedo, por provizão do S.r Vigr.o da Vara recebi em Matrimonio ao meio dia Joaquim Pedro Guim~ f.o legitimo do falescido Pedro Custodio Guim~ da Freg.a de Carrancas, e Margarida Clara d'Azevedo desta Freg.a f.a leg.a do m.mo Bonifacio, e lhes dei as bençãos em prezc.a das Test.as Joze Carlos de Menezes, e Fran.co de Paula Guim~.

Fran.co J.e de Sz.a Montr.o

Vig. Encõmd.o

6-7 Maria da Conceição Azevedo, batizada aos 27-06-1819. Aos 06-02-1839 casou-se com Antonio Jacinto Nogueira, filho de Manoel Jacinto Nogueira e Maria Rosa de Matosinhos Ribeiro do Valle, família “Manoel Francisco da Silva” Cap. 1º.

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-   aos 27  junho 1819, cap. Turvo, MARIA, f.l. de Bonifacio Antonio de Azevedo e Sabina Emerenciana; padr.: cap. Ildefonso Jose Pe--- e Maria Joana.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 41 A 6 de Fevereiro de 1839 em Caza, e Oratorio de Bonifacio Antonio d'Azevedo, as tres horas da tarde, e feitas as deligencias percizas recebi em Matr.o os Contrahentes Antonio Jacinto Nogr.a, e Maria da Conceição Azevedo, esta f.a do m.mo Bonifacio, e D. Sabina Emerenciana de Mendonça, e aquele f.o leg.o de Manoel Jacinto Nogr.a, e Maria Roza, e lhes dei as bençãos de que para constar fis este assento.

O Vig. Fran.co Joze de Sz.a  Montr.o

          Antonio Jacinto Nogueira aos 14-07-1847 casou segunda vez com Angela Felisbina (ou Cândida) de Jesus, filha de Manoel Gonçalves Pereira e Rita Candida de Jesus, família “Bento Ribeiro Salgado” § 8.

Andrelandia, MG aos 14-07-1847 em casas de Manoel Gonçalves Pereira. Antonio Jacinto Nogueira e Angela Joaquina digo Felisbina. Ele branco de idade 28 anos, viuvo de Maria da Conceição Azevedo,. Ela branca de idade 19 anos, f.l. Manoel Gonçalves Pereira e Rita Maria de Jesus. Test.: Domingos Alves Pedrosa e Joaquim Pedro(?) Pereira Godinho.

 

6-8 João Maximo de Azevedo, batizado aos 10-05-1821. Aos 28-09-1836 casou-se com Inácia Cândida, filha de José Carlos de Menezes e Porcina Ferreira Guimarães 7-1-1 abaixo

Igreja  N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 10 maio 1821 cap. Turvo, JOÃO, f.l. de Bonifacio Antonio de Azevedo e Sabina Emerenciana de Mendonça; padr.: Jose Carlos de Meneses e Porcina Ferreira Guimarães sua mulher.

 

(digitação e revisão de Sergio Lane de Mello disponib. por Marcos Paulo Souza Miranda) Igreja Matriz de Nossa Senhora do Porto - Andrelândia MG, Lv. 1º de Casamentos, fls 31 A 28 de 7br.o 1836 no Oratorio de Bonifacio An.to d'Azevedo as tres horas da tarde, feitas as deligencias do estilo, e em prez.ca das Test.as João Cardoso Bruxado, e Jose Carlos de Menezes recebi em Matr.o os Contrah.es João Maximo d'Azevedo, filho legitimo de Bonifacio An.to d'Azevedo, e Sabina Emerenciana, com Ign.ca Candida f.a leg.a de J.e Carlos de Menezes, e Purcina Ferreira todos desta Freg.a de q~ fis este assento.

O Vigr.o Fran.co J.e de Sz.a Mtr.o

6-9 Manoel, batizado em 20-02-1825

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 20 fev 1825 cap. Turvo, MANOEL, f.l. de Bonifacio Antonio de Azevedo e Sabina Emerenciana de Mendonça, padr.: sarg. mor Aleixo Ribeiro do Valle e d. Rita Maria de Jesus.

6-10 Sabino, batizado em 08-01-1826

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 08 jan 1826 cap. Turvo, SABINO, f.l. de Bonifacio Antonio de Azevedo e Sabina Emerenciana de Mendonça, padr.: Jose Marcelino do Valle e Rita Candida de Jesus cc. Manoel Gonçalves Pereira.

6-11 Antonio, batizado em 13-06-1827. Antonio Norberto de Azevedo casou com Mariana Emilia Milward, filha de Roberto Henrique Milward e Belisandra Emilia das Neves - família “Antonio Correa de Lacerda de Faria”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -  batismos - aos 13 junho 1827 cap. Turvo, ANTONIO, f.l. de Bonifacio Antonio de Azevedo e d. Sabina Emerenciana; padr.: Domingos Ribeiro do Valle e d. --- Ignacia mulher do alf. João Gualberto de Carvalho.

          Entre os inúmeros filhos do casal, batizados em Santa Izabel do Rio Preto-RJ:

6-11-1 Cornélio, batizado em 18-04-1859.

Santa Izabel do Rio Preto, RJ aos 18-04-1859 bat a Cornelio,  f.l. de Antonio Norberto de Azevedo e D. Mariana Emilia de Azevedo; padrinhos João Baptista de Azevedo e D. Ignácia Cândida de Menezes, esta p/proc. que apresentou D. Custódia Claudina Vieira

6-11-2 João nasceu em 05-07-1860 e foi batizado aos 4 do mês seguinte.

Santa Izabel do Rio Preto, RJ aos 04-08-1860 - bat. João - f.l. de Antonio Norberto de Azevedo e de D. Marianna Milward de Azevedo - np. de Bonifácio Antonio de Azevedo e de D. Sabina Emerencianna de Mendonça - nm. de Roberto Henrique Milward e de D. Belizandra Emilia das Neves - Foram padrinhos José Justino de Azevedo e D. Sabina Emerencianna de Mendonça - p/proc. de D. Mathildes Candido de Azevedo - Nasceu no dia 5.07 do corrente ano

6-11-3 José nasceu em 26-03-1868 e foi batizado em 19 de abril do mesmo ano.

Santa Izabel do Rio Preto, RJ aos 19-04-1868 bat a Jose n. a 26 de março deste ano, f.l. de Antonio Borberto de Azevedo e D. Mariana Milward de Azevedo; foram padrinhos Jose  Bonifacio de Azevedo e Delfina Candida Nogueira.

6-11-2 Galdino batizado em 10-03-1870.

Santa Izabel do Rio Preto, RJ aos 10-03-1870 batizei Galdino, f.l. de Antonio Norberto de Azevedo e Mariana Milward; foram padrinhos Cornelio Emilio Milward e Mathildes Candida de Azevedo.

 

Santa Izabel do Rio Preto, RJ aos 09-03-1871 bat a Galdino n. a 26-10-1868, f.l. de Antonio Norberto d'Azevedo e D. Marianna Milward; foram padrinhos Cornelio Emilio Milward e D. Mathildes Candida de Azevedo.

6-11-3 Rodolfo, nasceu em 23-09-1873 e foi batizado em 19 de outubro do mesmo ano.

Santa Izabel do Rio Preto, RJ aos 19-10-1873 bat a Rodolfo n. a 23 de setembro deste ano, f.l. Antonio Norberto d'Azevedo e D. Mariana Emilia Milward d'Azevedo; padrinhos Dr. Guilherme Alberto das Neves Milward e protetora Sta. Izabel.

 

7- Ana, batizada em

Aiuruoca, MG aos 21-04-1778 na capela da Sra do Porto do Turvo bat a Ana, f.l. de Francisco João e Margarida de Jesus, foram padrinhos o Alf. Manoel Luiz da Silva e s/m Ignacia Maria, todos desta freguesia.

8- Inácia Cândida de Jesus, batizada em 05-10-1780. Aos 24-08-1796 casou com Bento José Ferreira, filho de Domingos Ferreira e Rosaria Moreira de Barros.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 26 out 1780 cap. Porto Turvo, Ignacia, nasc. aos 05, f.l. de Francisco de Azevedo e Margarida de Jesus; padr.:....

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 24 agosto 1796 Porto do Turvo - Bento Jose Ferreira, f.l. de Domingos Ferreira e Rosaria Moreira de Barros, n. e b. freg. de S. Lourenço de Calvas (?), termo de Guimarães, arc. Braga; c/ Ignacia Candida de Jesus, f.l. de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus, n. e b. freg. de Aiuruoca.

 

          Bento faleceu aos 19-06-1887, viúvo segunda vez de Ana Francisca de Macedo, filha de José Rabelo de Macedo e Maria de Carvalho Duarte. Geração destas núpcias na família “Os Carvalho Duarte” Cap. 9, § 8º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, 19 junho 1817, fal., de idade quinquagenária, o capitão Bento Jose Fereira Guimarães, viúvo de Anna Francisca de Macedo, sepultado em 20.

          Inácia e Bento tiveram dois filhos:

8-1 Porcina Ferreira Guimarães casou com José Carlos de Menezes, foram moradores no Turvo.

Censo S. Vicente (Turvo) 22-11-1831,  fogo 144

Jose Carlos de Menezes, Branco, 38, casado, lavoura

Porcina Ferreira, Branco, 32, casado, costura

Francisco Carlos, Branco, 8

João Carlos, Branco, 6

Inacia, Branco, 10

24 escravos

 

censo de S. Vicente (Turvo) 28-1-1839 - 2º Quarteirão, 45

Jose Carlos de Meneses, Branco, 43 casado

Porcina Ferreira, Branco, 40, casado

Francisco Carlos, Branco, 15

João Carlos, Branco, 14

20 cativos

          Porcina soi sepultada aos 22-12-1846 em S. Vicente Ferrer:

S. Vicente de Minas - Igreja S. Vicente Ferrer-. Pg 5$000 A 22-12-1846 foi encomentada e sepultada dentro em Nº 7 D. Porcina Ferreira Guimarães, branca, casada com Cap. Jose Carlos de Menezes, em idade de 45 anos, falecera em estado de demencia.

 

          Entre seus filhos:

8-1-1 Inácia Cândida de Menezes casou com seu primo João Maximo de Azevedo 6-8 supra, filho de Bonifácio Antonio de Azevedo e Sabina Emerenciana de Mendonça

 

8-2 José Bento Ferreira, batizado aos 02-12-1798. Casou aos 26-11-1818 com Mariana Custódia de Almeida, filha do Sargento Mor Joaquim Leite Ribeiro e Jacinta Maria de Almeida, § 3º 5-4 neste capítulo.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos - aos 02 dez 1798 Turvo, Joseph, f.l. do Cap. Bento Joseph Ferreira e D. Ignacia Candida; padr.: Joaquim Leite Ribeiro e Thereza Maria mulher do cap. Antonio de Seixas Ribeiro. Todos desta freguesia.

 

B7: SJDRei, aos 26-11-1818 matriz, Jose Bento Ferreira, f.l. Cap. Bento Jose Ferreira e D. Ignacia Candida de Jesus, n/b na freg. Aiuruoca; = cc. Mariana Custodia de Almeida, f.l. do Sar. Mor Joaquim Leite Ribeiro e D. Jacinta Maria de Almeida.

 

9- Gertrudes Maria de Jesus, batizada em 21-03-1783 em Aiuruoca-MG onde aos 16-07-1798 casou-se com José Lopes de Araújo.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 21 março 1783 Porto do Turvo, Gertrudes, f.l. de Francisco Joam de Azevedo e Margarida de Jesus; padr.: Joaquim Coelho da freguesia de S. João por seu procurador Alf. Manoel Pereira e, Maria Angelica mulher de Neutel Gonçalves.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 16 julho 1798 Porto do Turvo - Joseph Lopes de Araujo, f.l. de Domingos Joseph de Araujo e Domingas Lopes, n. e b. freg. S. Jeronimo, arc. Braga; c/ Gertrudes Maria de Jesus, f.l. de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus, n. e b. nesta freguesia.

 

          Capitão José Lopes de Araújo nasceu em S. Jerônimo Arcebispado de Braga em 23-04-1770, filho de Domingos José de Araújo e Domingas Lopes, ai casados em 08-06-1759, neto paterno de Francisco Gonçalves e Maria Gomes, neto materno de Antonio (Joaquim) Serqueira e Benta Lopes.

            Domingos José e sua mulher Domingas Lopes, salvo improváveis coincidências múltiplas, foram pais tambem de João José Lopes, casado com Antonia Joaquina de São José, com geração na família “Domingos da Costa Guimarães”.

(pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho) -Arquivo distrito de Braga, Universidade do Minho, freguesia de Real (S. Jerónimo) concelho Braga, PT: nascimento, lv. 1, fls. 175v. Joseph, f.l. de Domingos Jose e de s/m  Domingas Lopes do lugar da Estrada, desta freguesia de San Jeronimo; np de Francisco Gonçalves, natural desta freguesia, e de Maria Gomes; nm de Antonio Joaquim, natural da freguesia de San Joam e de s/m Benta Lopes desta freguesia, nascido aos 23 abril 1770 e por mim batizado no mesmo dia.

O vig. Bento Marques de Carvalho.

 

(pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho) -Arquivo distrito de Braga, Universidade do Minho, freguesia de Real (S. Jerónimo) concelho Braga, PT: casamentos, lv. 1, fls. 43. Aos 08 junho 1759, Domingos Joseph e Domingas Francisca.

Ele f.l. de Francisco Gonçalves e de s/m Maria Gomes.

Ela f.l. de Antonio Serqueira e de s/m Benta Lopes.

Ambos desta freguesia.

Test.: Antonio Correa Cordeiro, Antonio Francisco viuvo e Joseph Ribeiro, todos desta freguesia.

 

          Capitão José faleceu em 03-09-1856 e foi sepultado aos 5 do mesmo no Amparo da Barra Mansa-RJ, com 76 anos de idade. Gertrudes foi sepultada em Santa Izabel do Rio Preto-RJ em 09-02-1871, com presumiveis 94 anos de idade.

(pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho) Amparo, Barra Mansa-RJ, Óbitos Lv. 1, Fl. 25 - Igreja de Nossa Senhora do Amparo - Aos cinco dias  do mez de Septembro do anno de mil oito centos e quarenta e seis, sepultou-se neste Santuário do Amparo, o Capitão José Lopes de Araújo, de idade de  76 annos ( septenta e seis annos ), casado com D. Gertrudes Maria de Jesús, foi envolto em Hábito de Nossa Senhora do Carmo e encomendade solemnemente do que para constar fiz este assento que assigno. Era ut supra.

O Vigário Joaquim Thimótheo da Silva

 

(pesq. Plinio U. Marcondes de Carvalho) Livro de óbitos da Matriz de Santa Isabel do Rio Preto-RJ, fl. 66 (69)v. Aos nove dias do mez de Fevereiro de mil oitocentos e setenta e um foi sepultada no cemiterio desta Freguezia D. Gertrudes Maria de Jesus com noventa e quatro annos de idade prezumiveis, viuva, teve enterro solemne com dous Padres e muzica era ut supra. E para constar mandei fazer este assento que firmo.

Vig. Custodio Gomes Carneiro

 

Gertrudes e Capitão José tiveram os filhos, q.d.: 

9-1 Vicente José Lopes, batizado aos 12-04-1801, casou duas vezes. Primeira vez com Ana Lúcia de Moura, batizada em 05-07-1809, filha de José Francisco de Moura e Antonia Joaquina, 3-5 neste.

          Segunda vez aos 11-08-1830 com Maria Leopoldina Leite (ou Araújo), filha do Capitão Manoel Antonio de Araújo e Maria Justina da Silva, neste capítulo § 3º.

lv.1794/1808 fls. 109v. Aiuruoca. Aos 12 abril 1801, na capela do Turvo, desta freg. de Aiuruoca, bat. a Vicente, inocente, f.l. do cap. Jose Lopes de Araujo e de Gertrudes Maria de Oliveira, foram padrinhos Vicente Ferreira de Araujo e D. Anna Pereira de Mendonça, todos desta freg. O vig. Gabriel da Costa Rezende. (pesq. Plinio U. Marcondes Carvalho)

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 11-08-1830 matriz, Vicente Jose Lopes, viuvo de D. Ana Lucia de Moura, morador na freguesia da Aiuruoca; = cc. D. Maria Leopoldina de Araujo, f.l. do Cap. Manoel Antonio de Araujo e D. Maria Justina da Silva, n/b nesta freguesia.

 

          Vicente em 1856 registrou terras em S. Joaquim-RJ:

registros de Terras: Vicente Jose Lopes.

S Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 09, fls. 70, 87- Vicente Jose Lopes, um sitio por compra a Antonio Alves de Oliveira, a Zeferino Furtado de Medeiros, e a Apolinario Alves de Oliveira, e divisa com: Felippe Texeira Pinto e seus herdeiros, com os herdeiros do finado Antonio Jose de Oliveira, com Pedro Antonio de Souza, com Anna Maria Leite, Fazenda do Pontal do Rio Preto 28 fev 1856

Vicente e Ana Lúcia tiveram, q.d., os filhos:

9-1-1 José Vicente Lopes, em S. Joaquim aos 28-07-1847, casou com Balbina Jesuína da Cunha, filha de Francisco Teodoro Rodrigues e Maria Cândida de Jesus 8-3 abaixo.

lv. 1, fls.15 aos 28 julho 1847, em casa de Vicente Jose Lopes, Jose Vicente Lopes, f.l. de Vicente Jose Lopes e sua mulher Anna Lucia de Moura, filha de Francisco Rodrigues, digo, já falecida; com Balbina Jesuina da Cunha, filha de Francisco Rodrigues já falecido e de Maria Candida de Jesus. testemunhas presentes, alem de muitas Antonio Jacinto de Carvalho, Joaquim Leite Ribeiro de Almeida, destaco que os contraentes foram dispensados nos impedimentos do segundo e do terceiro grao de consanguinidade, na linha lateral igual. O Cura Ignacio Ferreira Franco. Joaquim Leite Ribeiro de Almeida. (pesq. Plinio U. Marcondes Carvalho)

 

         Balbina faleceu em São Joaquim-RJ aos 01-07-1899 casada segunda vez com Felisberto Soares da Costa, sem geração deste matrimônio.

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-2, Fls. 125v. nº 27 aos 02 julho 1899 declarante Felisberto Soares da Costa.

Faleceu ontem,  de pneumo-pericardite,sua mulher Balbina Jesuina da Cunha, branca, 68 anos, lavradora, natural deste estado e moradora neste distrito.

Filha de Francisco Theodoro Rodrigues e Maria Candida de Jesus Campbell já falecidos.

Casada em primeiras nupcias com Jose Vicente Lopes Moura deixando os filhos todos maiores: Jose, João, Maria, Vicente, Marianna, Francisco e Etelvina. Casada em segundas com o declarante e sem filhos. Sem testamento, cemiterio da Irmandade.

 

         José Vicente e Balbina tiveram, e.o.:

9-1-1-1 José Francisco Teodoro de Moura, batizado aos 28-05-1848 em S. Joaquim-RJ. Aos 16-07-1877 no Amparo, Barra Mansa-RJ, casou com Ana Inácia Moreira, com geração.

lv. 1, fls.83, 28 maio 1848, Jose,:

Aos vinte e oito dias do mez de Maio do anno de mil oito centos e quarenta e oito, n'esta igreja do Curato de San Joaquim, baptizei (sub conditione) e puz solemnemente os Sanctos Oleos, a JOSE, párvulo, o qual em urgente perigo  de vida fora baptizado, em duvida (quanto a forma) por Vicente Lopez de Araujo, o qual assim me manifestou, o sobredito José é filho legitimo de Jose Vicente Lopez e de Balbina Jesuina da Cunha, neto paterno do proprio Vicente Lopez de Araujo e de sua primeira Consorte, a fallecida Dona Anna Lucia de Moura; e pela Materna é neto do fallecido, Francisco Theodoro Rodriguez e de Maria Candida de Jesus, foi padrinho o mesmo Lopez. E, para constar faço o prezente q assigno. O Cura Joaquim Flauzino Moreira. (Pesq. Plinio Marcondes Carvalho)

 

(Pesq. Terezinha de Jesus Nunes de Souza) lv. cas. 1861-84 Igreja N. Sra. do Amparo, Fl 65v, 16/07/1877, Test: João Ferreira de Mello e Luis Gonzaga de Oliveira Novaes. Jose Francisco Theodoro de Moura fl de Jose Vicente Lopes de Moura e Balbina Ferreira da Cunha, n e b na Freguesia do Patriarcha S Joaquim e moradora na Freg de Santa Isabel do Rio Preto com Anna Ignacia Moreira fl do Alferes Carlos Evangelista Moreira e de Maria Josepha Moreira, n e moradora nesta Freguesia.

 

Ana Inácia Moreira era filha do Alferes Carlos Evangelista Moreira e Maria Josefa Moreira de Mattos, neta paterna de José da Costa Moreira e de sua mulher Brígida Constancia Bernardina, neta materna de Salvador José de Mattos e Ana Moreira de Mattos.

Igreja N.Sra. do Amparo, cas., lv. 1. fls. 27v. e 28, aos 13 janeiro 1850 nesta igreja; Carlos Evangelista Moreira e Maria Josefa de Matos.

Ele f.l. de Jose da Costa Moreira e de s/mulher Brígida Constancia Bernardina; ela f. de Salvador Jose de Matos e de s/mulher D. Anna Moreira de Mattos.

Test.: Jose Carlos de Almeida e Carlos Jose da Silva.

O vig. Encomendado João da Silva Fialho.

 

José Francisco, segunda vez, casou com Joana Martins da Costa. Tiveram, pelo menos:

9-1-1-1-1 Etelvina Martins de Moura, em S. Joaquim aos 21-01-1911, casou com João Antunes da Gama, filho de Mariano Antunes de Sá e Emilia Maria da Conceição.

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. B-2, Fls. 109 nº 1 aos 21 janeiro 1911 João Antunes da Gama e Etelvina Martins de Moura, solteiros, naturais deste estado.

Ele com 21  e 6 meses anos, filho de Marianno Antunes de Sá e Emilia Maria da Conceição.

Ela com 15 e 9 meses anos, filha de Jose Francisco de Moura digo Theodoro de Moura.

Os pais da conjuge são Jose Francisco Theodoro de Moura e Joanna Martins da Costa.

 

9-1-1-2 Etelvina Receolina, falecida de sobre parto aos 17-03-1905, deixou viúvo Honório Antonio de Souza Gama e treze filhos menores.

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-2, Fls. 66 nº 12 aos 18 março 1905 declarante Honorio Antonio de Souza Gama,

Faleceu aos 17, de parto, sua mulher Etelvina Receolina da Gama, branca, 35 anos, lavradora natural deste estado. Filha de Jose Vicente Lopes de Moura e Balbina Jesuina da Gunha já falecidos.

Casada com o declarante deixa 13 filhos menores: Euclides, Jose, Maria, Donatila, João, Alzira, Joaquim, Anna, Eduardo, Alvaro, Balbina, Donina e Honorio. Cemiterio da Irmandade.

 

9-1-1-3 Receolinda Flores da Cunha, em S. Joaquim aos 19-07-1890, casou com José Francisco Marcelino da Silva, filho de Francisco José Marcellino da Silva e Maria Cândida da Conceição

C.R.C. S.Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv.. B-1; Fls. 50v. aos 19 julho 1890; Jose Francisco Marcellino da Silva e Receolinda Flores da Cunha.

Ele com 20 anos, natural e residente nesta paroquia, filho legitimo de Francisco Jose Marcellino da Silva e Maria Candida da Conceição.

Ela com 17 anos, natural de Santa Izabel do Rio Preto e residente em Santa Rita do Jacutinga, MG,  filha legitima de Jose Vicente Lopes de Moura e Balbina Jesuina da Cunha

Testemunhas; Francisco Pedro de Oliveira Lopes, lavrador 35 anos morador em Santa Rita do Jacutinga, MG e João Narcizo Alves Vieira, famaceutico com 46 anos morador nesta paroquia.

Testemunha Isaias Venancio de Oliveira Lopes irmão e tutor da contraente.

 

9-1-2 Joaquim Tomé de Moura casou com Emerenciana Lina da Cunha, filha de Maria Candida de Jesus e seu primeiro marido Francisco Thedodoro Rodrigues. Geração em 9-7-1.

 

Vicente José Lopes e sua segunda mulher Maria Leopoldina Leite (ou Araújo) tiveram, e.o., os filhos:

 

9-1-3 Honória Idalina Lopes Leite, batizada aos 28-12-1847. Casou com José Fabiano Alves, filho de Joaquim Fabiano Alves e Mariana Placidina Alves, neto paterno do Alferes Francisco Alves Garcia e Ana Thereza de São Pedro. Geração na família “Gregório José Alves”.

 

9-1-4  Delfina Cândida de Araújo, no Amparo-RJ aos 09-04-1849, casou-se com José Pedro Martins de Almeida 9-2-2 abaixo, filho de Victoriano Martins de Almeida e de Margarida Cândida de Jesus, neto materno de José Lopes de Araújo e Gertrudes Maria de Jesus.

Igreja N.Sra. do Amparo, cas., lv. 1 - Fls. 24, -1849- aos 09 de abril, na fazenda denominada "Pinhal" de Vicente Lopes de Araújo.

Jose Pedro Martins de Almeida f. de Victoriano Martins de Almeida e de Margarida Cândida de Jesus; C/ Delfina Cândida de Araújo, f. de Vicente Jose Lopes e Maria Leopoldina de Araújo.

Test.: Antonio Lopes de Araújo e Jose Vicente Lopes.

Dispensados do impedimento de 2° grau de consangüinidade.

9-1-5 Maria Justina da Conceição casou com seu primo Vicente Martins de Almeida. Geração em 8-2-4 abaixo

9-1-6 Custódio de Araújo Leite, em Baependi aos 27-06-1875 casou-se com Elisa Leopoldina Nogueira, filha do Tenente José Carlos Nogueira e Antonia Leopoldina Nogueira. Família “Meirelles Freire” rodapé.

lv. 9, aos 27 junho 1875 na matriz Baependi, Custodio de Araujo Leite e D. Elisa Leopoldina Nogueira.

Ele f.l. do cap. Vicente Jose Lopes e D. Maria Leopoldina de Araujo, n. e b. em Santa Isabel do Rio Preto.

Ela f.l. do ten. Jose Carlos Nogueira e D. Antonia Leopoldina Nogueira, n. e b. nesta paroquia.

Test.: dr. Jose da Costa Machado Sousa Ribeiro e dr. Carlos Esperidião de Mello Mattos.

9-1-7 João Baptista de Araujo Leite aos 14-09-1864, dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Maria Eugenia de Araujo Leite, filha de Maria Madalena de Arantes e Eugenio Antonio de Araujo, família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 2º § 6º.

S. Joaquim da Barra Mansa, RJ Lv. 2 de cas. fls. 1v aos 14-09-1864 em casas de residencia de Eugenio Antonio de Araujo. João Baptista de Araujo Leite, f. Vicente Jose Lopes e D. Maria Leopoldina de Araujo, da freguesia de Santa Izabel = cc D. Maria Eugenia de Araujo Leite, f. l. de Eugenio Antonio de Araujo Leite e D. Maria Madalena de Arantes, meus paroquianos. Foram dispensados do impedimento de consanguinidade. Testemunhas Francisco de Paula Ferreira e Antonio Jose Alves.

9-2 Margarida Cândida de Jesus casou com Victoriano Martins de Almeida. Vitoriano faleceu aos 55 anos e foi sepultado aos 24-01-1849, Margarida em 14-11-1870.

(Pesq. Plinio U.Marcondes Carvalho) Amparo, Barra Mansa-RJ, Óbitos Lv. 1, Fl. 22 v. - Igreja de São Joaquim da Barra Mansa / RJ - 24.01.1849 - sepultou-se no Cem. desta Igreja no Curato de São Joaquim da Barra Mansa / RJ - o cadáver de Victorianno Martins de Almeida, cazado com D. Margarida Candida de Jesús, o qual falleceo acidentado de uma hydropezia, na idade de 55 anos de idade. Foi assistido como todos os Sacramentos e seo corpo acompanhado solemnemente á sepultura, por trez sacerdotes e comigo, os quaes lhe dissemos missas de corpo prezente e encomendamos sua alma. E, para constar faço o prezente que assigno.

O Cura Joaquim Flauzino Moreira.

 

(Pesq. Plinio U.Marcondes Carvalho) Amparo, Barra Mansa-RJ, Óbitos Lv. 1, Fl. 79 - 14.11.1870 - Cem. de São Joaquim da Barra Mansa / RJ - Margarida Candida de Jesús - viúva - 70 annos - congestão

 

Em 1856 Margarida registra terras de seus filhos e tutelados: Francisco Martins de Almeida e João Batista de Almeida. Assina a seu rogo seu filho Manoel Martins de Almeida.

S Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 09, fls. 76, 94- declaro como tutora de meus filhos: Francisco Martins de Almeida, e João Baptista de Almeida, por herança de meu finado marido Victorianno Martins de Almeida, e divide com: Manoel Jose de Andrade, Jose Texeira Pinto, Manoel Pereira da Fonseca, Joaquim Texeira Pinto, Bento Texeira Pinto, Francisco Ferreira Franco, padre Bento, e com os herdeiros de Antonio Gomes Coimbra. Sta. Isabel do Rio Preto  28 fev 1856 a rogo de minha mãe sra. d. Margarida Candida de Jesus, Manoel Martins de Almeida.

 

Vitoriano foi inventariado por Margarida em 31-10-1850. Compareceram sete filhos (inventário neste site, colaboração de Plinio U. Marcondes de Carvalho)

9-2-1 Joaquim Martins de Almeida, com 22 anos em 19-10-1846 quando se casou em Andrelandia-MG com Maria Teodora, filha de Luiz Ribeiro do Valle e Maria Joaquina das Dores, família “Domingos da Costa Guimarães”.

Andrelandia, MG - aos 19-10-1846 em casa de Luiz Ribeiro do Valle, Joaquim Martins de Almeida e Maria Teodora. Ele branco de 22 anos, f.l. Vitoriano Martins e Margarida Candida, aquele morador em São Joaquim. Ela branca de 22 anos, f.l. Luiz Ribeiro do Valle e Maria Joaquina das Dores. Test.: Joaquim Ribeiro do Valle e Vicente Jose Lopes.

         Joaquim registra terras em Barra Mansa-RJ em 1855.

S Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 09, fls. 17, 19- Joaquim Mir. de Almeida, na fazenda Ribeirão do Marianno, por herança de meu finado pai Victorianno Martins de Almeida, divisando com: os Texeiras Pintos, Francisco Ferreira Franco, Manoel Pereira da Fonseca, e Jose Texeira Pinto;mais umas terras por compra ao finado Antonio Gomes Coimbra divisando com: Manoel Jose de Andrade, herdeiros do Gomes e com a minha fazenda. 01 dez 1855.

 

idem, 68, 83- por compra que fiz ao meu irmão Manoel, 18 jan 1856 Joaquim Martins de Almeida.

9-2-2 José Pedro Martins de Almeida, no Amparo aos 09-04-1849, casou com Delfina Cândida de Araújo 9-1-4 supra, filha de Vicente José Lopes e Maria Leopoldina Leite.

Igreja N.Sra. do Amparo, cas., lv. 1 - Fls. 24, -1849- aos 09 de abril, na fazenda denominada "Pinhal" de Vicente Lopes de Araújo.

Jose Pedro Martins de Almeida f. de Victoriano Martins de Almeida e de Margarida Cândida de Jesus; C/ Delfina Cândida de Araújo, f. de Vicente Jose Lopes e Maria Leopoldina de Araújo.

Test.: Antonio Lopes de Araújo e Jose Vicente Lopes.

Dispensados do impedimento de 2° grau de consangüinidade.

9-2-3 Antonio Martins de Almeida casou com Maria da Glória Alves, filha de Joaquim Fabiano Alves e Mariana Placidina Alves.

         Em 1856 Antonio registra terras em S. Joaquim:

S Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. 09, fls. 81, 102- Antonio Martins de Almeida, por herança de meu pai Victorianno Mir. de Almeida, Boa Vista 13 jan 1856.

         Antonio testou na Fazenda Boa Vista em 29-01-1860 e faleceu no Amparo da Barra Mansa em 11 de fevereiro do mesmo ano:

L. 1 - Óbitos - fl. 56 - Igreja de Nossa Senhora do Amparo - Amparo da Barra Mansa / RJ 11.02.1860 - Antonio Martins de Almeida - 34 anos de idade - fez testamento (Pesq. Plinio Marcondes Carvalho)

Alem dos três filhos legitimos descritos na família “Gregório José Alves”, Antonio declarou a filha natural (testamento neste site, colaboração de Plinio U. Marcondes de Carvalho):

9-2-3-1 Elvira com 10 anos em 1860, filha natural de Rita de tal, neta materna de Anacleto de tal. Criada e educada na casa da avó paterna.

9-2-4 Vicente Martins de Almeida faleceu em 16-05-1863 aos 32 anos. Foi casado com Maria Justina da Conceição, 9-1-5 supra.

(Pesq. Plinio U. Marcondes Carvalho) Amparo, Barra Mansa-RJ, Óbitos Lv. 1, Fl. 62 - 16.05.1863 - Vicente Martins de Almeida - cazado - 32 annos

 

Entre os filhos do casal:

9-2-4-1 Cornelio, batizado em 20-01-1857.

Santa Izabel do Rio Preto-RJ Igreja Sta Izabel Batismos aos 20-01-1857 bat. Cormelio(sic) n. 01-12-1856, f.l. Vicente Martins de Almeida e de Maria Justina da Conceição, np Victorinno Martins d'Almeida e Margarida Candida de Jesus, nm Vicente Jose Lopes e Maria Leopoldina d'Araujo; padr.: Manoel Martins d'Almeida e Maria Leopoldina d'Araujo.

9-2-5 Manoel Martins d'Almeida, batizado em 20-04-1834. Assina a rogo da mãe em 1856.

L. 1 - 1831 - Batizados - fl. 10 v. - Igreja de São Joaquim - Quatis / RJ

Aos 20 dias de Abril do anno de mil oito centos e trita e quatro - Manoel - fl. de Victorianno Martins de Almeida e sm. Margarida Candida de Jesús - fp. Theodoro Roiz e sm. Maria Candida de Jesús. (Pesq. Plinio Marcondes Carvalho)

9-2-6 Francisco Martins d'Almeida, tutelado materno em 1856.

9-2-7 João Batista Martins de Almeida, batizado em 10-08-1842. Tutelado materno em 1856.

L. 1 - 1831 - Batizados - fl. 52 v. - Igreja de São Joaquim - Quatis / RJ 10.08.1842 - João -  fl. de Victorianno Martins de Almeida e D. Maria Candida de Jesús - fp. João Baptista Guimarães e D. Gertrudes Maria de Jesús.

9-3 Antonio Lopes de Araújo casou com Honória Cândida da Cunha, filha do Capitão Teodoro Ferreira da Cunha e Inácia Maria de Jesus.

         Entre os filhos de Antonio e Honória:

9-3-1 Teodoro, batizado em Joaquim aos 10-03-1846. Não é citado.

(Pesq. Plinio Marcondes Carvalho)  -lv. 1, fls.57v. aos 10 março 1846, Theodoro, q nasceu aos 14 janeiro, f.l. de Antonio Lopes de Araujo e s/m Antonia Cipriana da Cunha; np do cap. Jose Lopes de Araujo e de D. Gertrudes Maria de Jesus; nm  do capitão Theodoro Ferreira da Cunha e de D. Ignacia Maria de Jesus. padr.: o avô materno e D. Dorothea Galdina da Cunha. O cura João Silva Filho.

9-4 Rita Maria de Jesus foi a primeira mulher de Ildefonso José Pereira, filho de Manoel Pereira e Maria Francisca de Jesus, neste capítulo § 1º.

 

9-5 José, batizado aos 20-12-1807. José Lopes de Araújo casou com Maria Eulália de Vasconcellos França.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 20 dez 1807 cap. Turvo, Joseph, f.l. do Alf. Joseph Lopes de Araujo e Gertrudes Maria de Jesus; npaterno de Domingos Joseph de Araujo e Domingas Lopes, naturais da freg. de S. Jeronimo, arc. Braga; nmaterno de Francisco João de Azevedo, natural da freg. de Santa Leocadia de Fradelos e Margarida de Jesus, n. da vila de S. João; padr.: cap. Joseph Franciscp da Silva e s/m d. Maria Joaquina.

          Maria Eulália, viúva, faleceu aos 29-12-1869.

Santa Izabel do Rio Preto-RJ Igreja Sta Izabel aos 29-12-1869 faleceu de pneumonia D. Maria Eulalia de Vasconcellos França, com 50 anos de idade, viuva de José Lopes de Araújo, foi sepultada no cemitério desta matriz.

 

9-5-1 Antonio Agostinho Lopes França, aos 05-11-1855 dispensados do impedimento de 2º grau, casou com Cândida Isméria Guimarães, filha de Joaquim Pedro Guimarães e Margarida Clara de Azevedo.

(Plinio U. Marcondes Carvalho) Santa Isabel do Rio Preto-RJ, Casamentos, Lv. 1,  Fl. 11 v. - n. 89 - No dia cinco de Novembro de mil oito centos e cincoenta e cinco, na casa do Pai da Noiva, pelas 3 horas da tarde, depois de preenchidas as formalidades e disposições do Concilio Tridentino, em presença das testemunhas seguintes, Vicente José Lopes e José Theotonio de Miranda Ribeiro Sayão e D. Marianana Guilhermina de Azevedo. Dispensados do impedimento do 2o. gráo pelo Revmo. Ilmo. Sr. Bispo Conde Capelão Mor assisti ao Sacramento do Matrimonio celebrado por Antonio Agostinho Lopes França, filho legitimo de José Lopes de Araújo e D. Maria Eulália de Vasconcellos França ; e D. Cândida Isméria Guimarães, filha legitima de Joaquim Pedro Guimarães e D. Margarida Clara de Azevedo Guimarães, era ut supra

Vigário Custódio Gomes Carneiro.

 

Cândida faleceu em 10-03-1875 e Antonio foi sepultado em 15-08-1880. Com geração

Santa Izabel do Rio Preto-RJ Igreja Sta Izabel óbitos - aos 10-03-1875 nestas freguesia de Sta Izabel do Rio Preto faleceu D. Candida Ismeria Guimarães. branca, 35 anos, casada com Antonio Agostinho Lopes França morador desta freguesia; sepultada no cemiterio municipal desta.

 

Santa Izabel do Rio Preto-RJ Igreja Sta Izabel óbitos - Óbitos aos 15-08-1880 no cemiterio desta freguesia de Sta Izabel do Rio Preto sepultou-se Antonio Agostinho Lopes França, branco, 47 anos, viuvo de D. Candida Irya(sic) Guimarães tendo falecido de pneumonia.

 

9-6 João, batizado aos 29-06-1810. João Lopes de Araujo casou com Maria Emerenciana de Santana.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 29 junho 1810 Porto do Turvo, João, f.l. do alf. Joze Lopes de Araujo e Gertrudes Maria de Jesus, padr.: Joze Francisco de Mora e Antonia Joaquina Ribeira, mulher do mesmo.

          João faleceu aos 27-08-1863:

Santa Izabel do Rio Preto-RJ Igreja Sta Izabel óbitos aos 27-08-1863 nesta freguesia de Santa Izabel do Rio Preto faleceu de pneumonia João Lopes de Araujo, casado, brasileiro, sep. no cemiterio desta matriz.

Entre os filhos do casal:

9-6-1 Delfina Leopoldina de Araújo, batizada no Amparo-RJ aos 15-10-1847.

 (Pesq. Terezinha de Jesus Nunes de Souza) Igreja N.Sra. do Amparo, lv. 2, Fl 20, 15/10/1847, Delfina, filha legitima de João Lopes de Araújo e Maria Emerenciana de Sancta Anna. Padrinhos: José (João) Baptista Guimarães e Maria (Maia) de Vasconcellos.

Delfina casou duas vezes, ambas com dispensa do impedimento de consanguinidade. Aos 15-07-1867 com João Maximo de Azevedo Junior, batizado em Rio Preto-MG aos 05-11-1848, filho de João Maximo de Azevedo e Ignez Cândida de Menezes.

Santa Izabel do Rio Preto-RJ Igreja Sta Izabel matrimonios  aos 15-07-1867 test.: João Batista de Azebedo e José de Castro Lima. João Maximo de Azevedo Junior, f.l. João Maximo de Azevedo e Ignez Candida de Menezes, n/b na freg. Santa Rita de Jacutinga = cvc Delfina Leopoldina de Araujo, f.l. do falecido João Lopes de Araujo e Maria Emerenciana de Araujo, n/b na freg. do Amparo e moradora nesta fregusia. Foram dispensados do impedimento de consanguinidfade no 3º grau igual da linha transversal.

 

(Plinio U. Marcondes de Carvalho) Rio Preto-MG Livro 3, Fl. 13 - 5.11.1848 - João - fl. João Máximo de Azevedo e Ignácia Cândida - fp. João Baptista de Azevedo e Anna Porcina

Segunda vez aos 15-12-1877 com Bonifacio Antonio de Azevedo. Com geração.

Santa Izabel do Rio Preto-RJ Igreja Sta Izabel matrimonios. Aos 15-12-1877 nesta freg. de Sta Izabel do Rio Preto, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau igual da linha transversal. Bonifacio Antonio de Azevedo cc Delfina Leopoldina de Araujo e não lhes dei a behnção por ser a nubente viuva. Test.: João Batista de Azevedo e Cornelio Emilio Miliciano de Azevedo.

 

9-7 Maria Cândida de Jesus, aos 13-11-1831 em S. Joaquim-RJ, casou com Francisco Theodoro Rodrigues, viúvo de Delfina Maria de Carvalho

(Pesq. Plinio Marcondes Carvalho)  -lv. 1, fls.1 aos 13 novembro 1831, testemunhas, Victorino Martins d'Almeida e Francisco Theodoro de Carvalho, contrairam matrimonio, Francisco Theodoro Rodriguez, viúvo de Delfina Maria de Carvalho e, Maria Candida de Jesus. O vig. Pe. Antonio Gomes Coelho.

        Maria Cândida faleceu, em S. Joaquim aos 01-05-1891, viúva em segundas nupcias de Manoel José Gomes de Oliveira Campbell. Com geração de ambos os matrimônios.

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-1, Fls. 98v. nº 44 aos 02 maio de 1891 declarante Vasco Gomes de Oliveira Campbell.

Faleceu ontem, sua mãe, Maria Candida de Jesus Campbell com 87 anos, natural de Minas Gerais, filha de Jose Lopes de Araujo e Gertrudes Maria de Jesus já falecidos.

Viúva em primeiras nupcias de Francisco Thedodoro Rodrigues e com os filhos: Balbina Jesuina da Cunha 60 anos, Emerenciana Lina de Moura 56, Anna Theodora da Cunha 54, e Francisca Theodora das Chagas 58.

Viúva em segundas de Manuel Jose Gomes de Oliveira Campbell deixa os filhos: Maria Elisa de Oliveira Pereira 44, Lucinda Carolina de Oliveira Martins 42, Jose Gomes de Oliveira Campbell 40, Ricardo Gomes de Oliveira Campbell 38, Carlos Gomes de Oliveira Campbell 35, Marco Gomes de Oliveira Campbell 31. Fez testamento. Cemiterio da Irmandade dos Passos.

 

Entre os filhos de Maria Cândida e Francisco Theodoro:

9-7-1 Emerenciana Lina da Cunha casou com Joaquim Tomé de Moura, filho de Vicente José Lopes e sua primeira mulher Ana Lucia de Moura, 9-1-2 supra . Emerenciana, viúva, faleceu em 30-07-1902.

Cartorio de Registro Civil São Joaquim, Barra Mansa, RJ, lv. C-3, Fls. 12v. nº 40 aos 31 julho 1902 declarante Alvaro Jose Gonçalves. Faleceu aos 30,  Emerenciana Lina da Cunha, 65 anos, natural deste estado, lavradora residente neste distrito. Filha de Francisco Theodoro Rodrigues e Maria Candida de Jesus Campbell falecidos. Viuva de Joaquim T. de Moura deixa os filhos: Joaquim, Vicente, Antonio, Antenor e Anna maiores. Cemiterio da Irmandade dos Passos.

Entre os filhos do casal:

9-7-1-1 Maria, batizada em 29-06-1862. Não é mencionada no óbito materno.

Igreja de Santa Izabel do Rio Preto - Valença / RJ - 29.06.1862 - Maria - fl. de Joaquim Thomé de Moura e de Emerencianna Lina da Cunha - np. de Vicente José Lopes e da fallecida D. Anna Lucia de Moura - nm. do fallecido Francisco Theodoro Rodrigues e de Maria Cândida de Jesús - hoje mulher de Manoel José Gomes de Oliveira Campbell - fp. Francisco Theodoro das Chagas e D. Anna Theodora da Cunha, p/proc. que apres. João Baptista de Araújo Leite e Francisco de Paula Monte Bello, como procuradores daqueles, por não poderem comparecerem pessoalmente.

9-8 Francisco José Lopes, batizado aos 13-06-1814. Aos 25-09-1837 em S. Joaquim, casou com Ana Teodora de Jesus, filha do Capitão João Rodrigues de Oliveira e Theodora Alves de S. Joaquim - família “Bernardina Caetana do Sacramento”.

 

9-9 Sabina, batizada aos 21-12-1818. Sabina Emerenciana de Jesus casou com Manoel Marcondes dos Santos

(Pesq. Plinio Marcondes Carvalho) -lv. 1816/32 fls. 130 - Aiuruoca- Aos 21 dezembro 1818 na capela do Turvo, desta freg.  o pe. João Almeida Ramos bat. a inocente SABINA, f.l. do cap. Jose Lopes de Araujo e D. Gertrudes Maria de Jesus; padr.: o cap. Ildefonso Jose Pereira e s/m D. Rita Maria de Jesus, todos desta freg. O vig. Jose de Abreu Silva.

          Sabina faleceu aos 35 anos e foi sepultada no cemiterio do Amparo-RJ em 23-10-1858. Manoel foi sepultado em 17-10-1883 em Santa Isabel do Rio Preto-RJ:

Igreja N. Sra. do Amparo, lv. 1, Fl 72, No dia vinte tres de outubro de mil oitocentos e cincoenta e oito sepultou-se no Cemiterio desta Matriz Sabina Emerenciana de Jesus casada com Manoel Marcondes dos Santos, de, idade trinta e cinco annos, parochiana da Freguesia de Santa Izabel a qual declarou querer ser sepultada neste Cemiterio antes de seu fallecimento, do que para constar fiz este assento que assinno.

O Vigario Francisco de Mattos Rocha.

 

Matriz de Santa Izabel do Rio Preto / RJ Aos dez e sete dias do mez de Septembro de mil oito centos e oitenta e três, no Cemitério desta Freguezia de Santa Izabel do Rio Preto, sepultou-se Manoel Marcondes dos Santos, branco, viúvo, com idade de septenta annos, natural de São Paulo tendo fallecido de disentria, foi confessado e incomendaddo solemnemente com acompanhamento ao mesmo Cemitério.

Vigário Francisco Antonio de Mello Cabral.

 

Foram filhos do casal:

9-9-1 José, batizado em 05-09-1841.

(Pesq. Plinio Marcondes Carvalho) Igreja de São Joaquim da Barra Mansa - São Joaquim da Barra Mansa - Barra Mansa / RJ. Aos dous de Janeiro de mil oito centos e quarenta e dous se lança este assento e se baptizou  a cinco de Septembro de mil oito centos e quarenta e hum : baptizou o Padre Francisco Gularte e poz os Santos Oleos a José, filho legitimo de Manoel Marcondes dos Santos e Sabina Emerenciana de Jesus. Forão padrinhos : José Antonio dos Santos e Gertrudes Maria de Jesus, e para constar fiz este assento que assigno. O Pe. Pedro Nolasco  - Cura.

 

9-9-2 Antonio Marcondes dos Santos falecido em 16-05-1861.

(pesq. Terezinha de Jesus Nunes de Souza) Igreja N. Sra. do Amparo, lv. 1, Fl 82v, No dia dezeceis de Maio de mil oitocentos e sessenta e hum sepultou-se no Cemiterio desta Matriz Antonio Marcondes dos Santos, idade desepsete annos filho legitimo de Manoel Marcondes dos Santos e Sabina Emerenciana de Jesus do que para constar fiz este apsento que apsigno. O Vigario Francisco de Mattos Rocha.

9-9-3 Maria, batizada em 02-11-1845.

(Pesq. Plinio Marcondes Carvalho) Rio Preto-MG Livro 1841-1858, Fl. - 2.11.1845 - Capela de Sta. Rita - o Pereira. Francisco de Paula Goulart - baptizou solemnemente a innocente - Maria - branca - de 3 meses- fl. de Manuel Marcondes dos Santos e de D. Sabina Emerencianna de Jesus - fp. o Cap. Theodoro Ferreira da Cunha e D. Honória Ferreira

O Vigário Antonio Pedro dos Reis

9-9-4 Gertrudes , batizada em 14-11-1858.

(Pesq. Plinio Marcondes Carvalho) Igreja de Santa Izabel do Rio Preto - Valença / RJ. 14.11.1858 - Gertrudes - fl. de Manoel Marcondes Santos e D. Sabina de Jesús - fp. Francisco José Lopes e Emerencianna Luiza da Cunha.

 

9-10 Margarida Zeferina de Jesus, casou duas vezes. Em primeiras núpcias aos 30-11-1837 com José Caetano Alves, filho de Caetano Alves de Oliveira e Maria Jacinta da Silva. Segunda vez casou com Antonio Cardoso Brochado, filho de Antonio Cardoso Brochado e Inácia Joaquina de S. José. Geração do segundo matrimônio na família “João Teixeira Marinho”.

(Pesq. Plinio Marcondes Carvalho) -lv. 1, fls. 3v. e 4 aos 30 novembro 1837, neste Curato de S. Joaquim Jose Caetano Alves, f.l. de Caetano Alves de Oliveira e s/m já falecida; com Margarida Zeferina de Jesus, f. l. do cap. Jose Lopes de Araujo e D. Gertrudes Maria de Jesus. tst.: Francisco Theodoro Rodrigues e Ignacio de Xichas. O Cura Joaquim Jose Lobo.

Margarida e José Caetano tiveram, pelo menos, o filho:

9-10-1 José Caetano Alves de Oliveira, batizado aos 30-12-1838 em S. Joaquim-RJ. No Amparo-RJ aos 02-09-1856, casou-se com Francisca Evarista Ferraz de Oliveira, filha do Capitão Manoel Carlos  Vieira Ferraz e D Edwiges Evarista Vieira Ferraz

Igreja de S. Joaquim, lv. 1, Folha 23 - 30/12/1838 - José, filho de José Caetano Alves e Margarida Severina de Jesus. Padrinhos: Capitão José Lopes de Araujo e Gertrudes Maria de Jesus (Pesq. Terezinha de Jesus Nunes de Souza)

 

(Pesq. Plinio Marcondes Carvalho)  Igreja de S. Joaquim-RJ, lv. 1, fls. 145,

Aos dez dias do mez de Fevereiro  do ano de mil oitocentos e trinta e sette, nasceo Jose Caetano Alves de Oliveira, f.l. de Jose Caetano Alves, já falecido, e de D. Margarida Zeferina de Jesus; np de Caetano Alves de Oliveira e de D. Maria Jacinta da Silva; nm do cap. Jose Lopes de Araujo e D. Gertrudes Maria de Jesus, bat. a 30 dezembro 1838, pelo Revdo. Cura Joaquim Jose Lobo, nesta capela de S. Joaquim, sendo padrinhos o cap. Jose Lopes de Araujo, por procuração que apresentou o alferes Vicente Jose Lopes e D. Gertrudes Maria de Jesus, do que faço este suplemento, por me ser apresentada huma provisão do Rvmo. Vigario da Vara da Comarca de São Jose do Turvo, perante quem o justificante deu suas provas e ficando a referida provisão archivada em meu cartorio e, para constar lavrei este assento aos 26 abril de 1856. O vig. Jose Agostinho de Oliveira Cansado.

 

Igreja Nossa Senhora do Amparo,  cas. de 1844-1880, lv. 1;

fls. 48v aos 02-09-1856, na Fazenda Santa Rita, pertencente ao Capitão Manoel Carlos Vieira Ferraz, Test: Commendador Luis Candido de Almeida e Capitão Jose Carlos Vieira Ferraz. Jose Caetano Alves de Oliveira f.l. Jose Caetano Alves de Oliveira e D Margarida Severina de Jesus, natural e batizado na Freguesia de S Joaquim; com Francisca Evarista Ferraz de Oliveira f.l. do Capitão Manoel Carlos  Vieira Ferraz e D Edwiges Evarista Vieira Ferraz natural e batizada na Freguesia de N S do Amparo.

10- Margarida, batizada em 07-07-1785, filha de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus.

Aiuruoca, MG aos 07-07-1785 na capela da Sra do Porto do Turvo bat a Margarida, f.l. de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus, padrinhos o Dr. Joaquim da Silva Tavares e Margarida Clara de Azevedo