PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Descendentes de Domingos Xavier Fernandes

 

 

 

Regina M. Junqueira

Bartyra Sette

 

Domingos Xavier Fernandes, natural do lugar de Pousada da Freguesia de São Thiago da Cruz, termo de Barcellos, Arcebispado de Braga, casou com Maria de Oliveira Colassa, nascida em São Paulo, conforme consta do Processo de Habilitação Sacerdotal de seu neto Domingos. Já uma testemunha, no mesmo processo, afirmou que Domingos Xavier era natural da Vila Nova de Famalicão e Maria natural “das minas”.

 

A família Colasso foi uma das mais antigas da Capitania de São Vicente, conforme se vê em alguns inventários já publicados pelo SAESP e disponíveis neste site. E nos inícios do século XVIII várias descendentes tinham se transferido para o sul de Minas.

Colasso significa irmão de criação ou mais precisamente, irmão de leite.

 

Domingos e Maria foram moradores em São José-MG, onde deixaram geração, da qual o maior expoente foi um seu neto- Joaquim José da Silva Xavier- o Tiradentes.

 

Neste ensaio reunimos dados que encontramos em documentos sobre algumas filhas do casal:

 

Catarina da Assunção Xavier - Cap. 1º

(Rodrigues Dantas)

 

Antonia da Encarnação Xavier - Cap. 2º

(Silva Xavier)

 

3- Maria da Conceição Xavier casou com José Ferreira de Souza, filho de Ignacio Ferreira Deça, natural de S. Silvestre de Requião do Arcebispado de Braga e Izabel de Oliveira Souza, do lugar de S. João da Foz do Bispado do Porto. Pais de pelo menos, batizados na Matriz de S José:

3-1 José Ferreira, procurador da tia Rita de Jesus Xavier no batismo de Antonio aos 26-02-1759

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 26-02-1759 matriz, Antonio, f.l. de Pantaleão Paes Leme e Maria Margarida Ferreira, padr.: Antonio Francisco da Costa e Rita de Jesus Xavier, viuva, a qual mandou pp a seu sobrinho Joseph Ferreira, filho do Cap. Joseph Ferreira de Souza.

3-2 Maria, aos 18-10-1753

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 18-10-1753 matriz, Maria, f.l. Ten. Joseph Ferreira de Souza e Maria da Conceição Xavier, np Ignacio Ferreira Deça, nat. da freg. S. Silvestre de Requião Arc. de Braga e s/m Izabel de Oliveira Souza, n. do luugar de S. João da Foz do bispado do Porto, nm do Alf. Domingos Xavier Fernandes, n. de Santiago de Gavião do Arc. de Braga e Maria de Oliveira Colassa n. do bispado de S. Paulo, padr.: o Sargento Mor Manoel Fernandes Serra, casado e Catarina da Assunção Xavier mulher do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas.

3-3 Inacio, aos 07-05-1758

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-05-1758 matriz, Inacio, f.l. Cap. Joseph Ferreira de Souza e Maria da Conceição Xavier, padr.: Antonio Veloso Carmo e Teresa Maria de Jesus, mulher de Joseph Rodrigues Pontes.

3-4 Francisco, aos 15-06-1760

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-06-1760 matriz, Francisco, f.l. Cap. Joseph Ferreira de Souza e Maria da Conceição Xavier, padr.: Antonio Francisco da Costa e Maria do Sacramento Rodrigues, solteira, filha legitima do Capitão Bernardo Rodrigues Dantas da freguesia dos Prados.

 

4- Rita de Jesus Xavier, em 1759 era viúva