PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 1º - Catarina da Assunção Xavier

Os Rodrigues Dantas

(atualizado em 29-março-2017)

 

Regina M. Junqueira

Bartyra Sette

 

Catarina da Assunção Xavier nasceu em Tiradentes onde foi batizada na Matriz de Santo Antonio. Casou aos 09-04-1736 na Matriz de Santo Antonio da Vila de São José com o Capitão Bernardo Rodrigues Dantas

Certidão anexada ao Processo de habilitação Sacerdotal de Manoel Veloso Dantas, neste site:

(...) Aos 09/04/1736 annos / nesta igreja Matriz de Santo Antonio da Villa de São José co/marca do Rio das Mortes de tarde feitas as denunciações [sic] na / forma do sagrado Concilio Tridentino nesta Igreja onde a contrahente he natural e morador [sic] e na Feguezia / de Nossa Senhora da Conceição dos Prados aonde o contra/hente he morador sem descobrir empedimento, e com Pro/vizão minha (...) se cazarão em face da Igreja solenemente por palavras Bernardo / Rodrigues Dantas natural da Freguesia de Santa Maria de / Sá Termo de Ponta de Lima Arcebispado de Braga, e mora/dor na dita Freguezia dos Prados, filho legitimo de Pascoal / Rodrigues e de sua mulher Paula Rodrigues com Catharina/ da Assumpção Xavier natural a baptizada nesta dita / Freguezia de Santo Antonio da Villa de São José, filha legitima / de Domingos Xavier Fernandes e, de sua mulher / Maria de Oliveira Collaça já defunta (...)

 

O Capitão Bernardo era natural da Freguesia de Santa Maria de Sá, Termo de Ponte de Lima Arcebispado de Braga, irmão do Capitão Domingos Rodrigues Dantas casado com Ana Joaquina de Souza (família “Manoel Dias Ladeira”), filhos de Pascoal Rodrigues e de Paula Rodrigues.

Em 1763, testemunhando no processo de habilitação sacerdotal de Joaquim Lopes de Oliveira (neste site), o Capitão Bernardo declarou ter 65 anos, e em outro testemunho no mesmo processo disse ter 60 anos e viver de mineração. Nasceu portanto entre fins do séc XVII e primeiros anos do séc XVIII.

Bernardo e Catarina da Assunção foram moradores em Prados onde possuíam casa no arraial e fazenda nos arredores.

Catarina faleceu com testamento aos 19-11-1802, pedindo que seu corpo fosse sepultado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição dos Prados, envolto no hábito do Carmo.

Deixou a Fazenda Ponta do Morro com ermida própria e mais as fazendas Carandaí e Palmital, todas com casas cobertas de telha, paiol e mais benfeitorias. Possuía também direitos sobre varias lavras minerais, algumas em sociedade com Manoel de Carvalho Duarte e outras com seu filho o Capitão Bernardo Rodrigues Dantas.

Em seu inventário (neste site), compareceram 10 filhos (situação em 11-07-1803):

1- Rosa Felícia de Jesus, batizada em 01-12-1746. Aos 28-08-1769 casou com José Gonçalves Monte, natural do termo de Barcelos e irmão de João Gonçalves Monte (em 6 abaixo) filhos de Pedro Gonçalves Poça e Maria Luiz do Monte, netos paternos de João Gonçalves Poça e Maria Dias. Outras informações da família de José e Antonio na família “Souza Caldas”.

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição bat - aos 01-12-1746 nesta paroquial de N. Sra da Conceição dos Prados bat. a Rosa, f.l. Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e Catarina da Assunção Xavier, padr.: Domingos Rodrigues Dantas, solteiro, irmão do Cap. Bernardo

 

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição matr - aos 28-08-1769 no altar portatil nas casas do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas, test.: o Padre Joseph Gonçalves Poça e Ten. Antonio Gonçalves Poça. Joseph Gonçalves Monte, n/b na freg. Santa Marinha do Alheiro termo de Barcelos Arc. Braga. f.l. Pedro Gonçalves da Poça e Maria Luiz do Monte = cc Rosa Felicia de Jesus, n/b nesta freg. dos Prados, f.;l. Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e Catarina da Assunção Xavier,

Rosa, já falecida em 1803, foi representada no inventário materno pelos filhos:

1-1 Antonio Rodrigues Monte, legatário da avó Catarina. Aos 17-01-1803 casou-se com Bernardina Francisca de Paula, filha de Vicente Jose da Silveira e Maria Rita de Jesus.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Livramento aos 17-01-1803 Antonio Rodrigues Monte, f.l. de Joze Gonçalves Monte e Roza Felicia de Jesus = Bernardina Francisca de Paula, f.l. de Vicente Joze da Silveira e Maria Ritta de Jesus. Nts/bts nesta freguesia de Prados.

 

          Antonio já era falecido em 1831 quando Bernardina comparece no censo no estado de viúva, com 48 anos, morando com o filho José abaixo.

Pais de, q.d.:

1-1-1 José Rodrigues Monte, aos 01-03-1824 casou com Rita Cândida de Jesus, filha de Francisco de Souza Rodrigues e Ana Joaquina Marques casados em 23-07-1800, neta paterna de Manoel Rodrigues de Souza e Ana Maria de Jesus, neta materna de Antonio Marques da Fonseca, falecido aos 12-08-1778 e Maria da Fonseca Cabral (família “Luiz Marques da Fonseca”).

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 01-03-1824 Joze Rodrigues Monte, f.l. de Antonio Rodrigues Monte e Bernardina Francisca de Paula = Ritta Candida de Jesus, f.l. de Francisco de Souza Rodrigues e Anna Joaquina Marques. Nts/bts freg. Prados.

 

         José e Rita comparecem no censo de 1831, ele com 29 anos, Rita com 29, em companhia da mãe e dois filhos:

censo 1831 Prados-MG, fogo 259

JOZE RODRIGUES MONTES, chefe do fogo, masculino, branca, 29, casado, jornaleiro

RITA MARIA, cônjuge, feminino, branca, 28, casado

MARIA, filho, feminino, branca, 3

JOAO, filho, masculino, branca, 1

BERNARDINA DE PAULA, dependente, feminino, branca, 48, viuvo

3 escravos

JOZE GALES, dependente, masculino, parda, 12, solteiro

 

1-2 Maria Rosa Felícia dos Prazeres, natural da freguesia de Prados onde, aos 25-01-1797 casou-se com Ignacio Dornelas da Costa, natural da freguesia de Queluz, filho do Capitão Benedito Dornelas da Costa e Quitéria Rosa. Em 1803 eram moradores no Morro do Chapéu.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 25-01-1797 Ignacio Dornelos da Costa, f.l. do Cap. Benedito Dornelos da Costa e D. Quiteria Rosa, n/b freguesia da vila de Queluz = Maria Rosa Felicia dos Prazeres, f.l. de Jose Gonçalves Monte e Rosa Felicia de Jesus, n/b freguesia Prados.

 

1-3 Severino José Montes, 26 anos

1-4 Rosa Maria de São Francisco, natural da freguesia de Prados onde, aos 05-07-1802, casou com o Guarda mor João Ribeiro da Costa, filho de João Ribeiro da Costa e Helena Joaquina da Costa.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida Paciencia aos 05-07-1802 João Ribeiro da Costa, f.l. de João Ribeiro da Costa e Elena Joaquina da Costa = Roza Maria de São Francisco, f.l. de Jose Gonçalves Monte e de Roza Maria de Jesus. Nts/bts na freguesia de Prados.

 

          Em 1831 comparecem no censo com vários filhos:

censo 1831 Prados-MG, fogo 90,

O GENERAL MOR JOAO RIBEIRO DA COSTA, chefe do fogo, masculino, branca, 57, casado, agricultor

ROZA MARIA, cônjuge, feminino, branca, 54, casado

FURTUNATO, filho, masculino, branca, 24, solteiro

JOZE, filho, masculino, branca, 15, solteiro

ELENNA, filho, feminino, branca, 20, solteiro

ANNA, filho, feminino, branca, 18, solteiro

JOANNA, filho, feminino, branca, 14, solteiro

RIT, filho, feminino, branca, 10, solteiro

8 escravos

 

1-5 Bernardo José Gonçalves Monte, com 24 anos em 1803, casou duas vezes. Em primeiras núpcias, aos 14-05-1804 casou com Maria Helena da Costa, filha de João Ribeiro da Costa e Helena Joaquina da Costa.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Livramento aos 14-05-1804 Bernardo Joze Gonçalves Monte, f.l. de Joze Gonçalves Monte e Roza Felicia de Jesus = Maria Elena da Costa, f.l. de João Ribeiro da Costa e Elena Joaquina da Costa. Nts/bts nesta

 

          Em segundas, aos 18-09-1822 casou com Maria Antonia de Jesus, exposta em casa de Domingos Rodrigues da Costa, filha natural de Antonio Francisco Teixeira Coelho - família “Domingos Gonçalves Chaves”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Capela do Morro aos 18-09-1822 Bernardo Jose Gonsalves Monte, viuvo de Maria Elena da Costa = Maria Antonia de Jesus, exposta em casa de Domingos Rodrigues da Costa, n/b freg. de S. Jose.

 

2- Maria do Sacramento Rodrigues, batizada aos 03-06-1737 na Conceição dos Prados.

Prados, MG aos 03-06-1737 nesta matriz bat a Maria, f. de Bernardo Rodrigues Dantas e de s/m Catarina da Assunção Xavier, desta freguesia. Foram padrinhos Domingos Xavier Fernandes e Antonia da Encarnação filha do dito, da freguesia de S. Jose.

          Aos 21-10-1760 casou com Capitão Antonio Velozo Carmo, natural da Freguesia de São Paio de Marolim, Arcebispado de Braga, filho de Manoel Coelho e Antonia Velosa. Antonia Velosa foi irmã de Carlos Veloso Carmo, e Antonio Veloso, este Procurador da Mitra com dois filhos Clérigos, moradores em Braga, conforme uma testemunha do processo de Habilitação de Manoel Veloso Dantas.

          Capitão Antonio já era falecido em 16-09-1776 (batismo da filha Maria).

        Maria do Sacramento e Antonio Veloso foram moradores no Bichinho. Tiveram ao menos:

2-1 Antonio, batizado aos 01-12-1762.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 01-12-1762 na cap. N. Sra. da Penha de França do Arraial do Bichinho, Antonio, f.l. Antonio Veloso Carmo e Maria do Sacramento Rodrigues, np Manoel Coelho e Antonia Veloza da freguesia de São Paio de Martim do Couto de Tibaens do Arc. Braga, nm Bernardo Rodrigues Dantas e Catarina da Assunção Xavier moradores na freguesia dos Prados; padr.: Domingos Rodrigues Dantas e a dita Catarina da Assunção.

2-2 Manoel Veloso Dantas, batizado aos 22-11-1763 na Vila de São José. Habilitou-se ás ordens sacras em Mariana (processo de habiltação neste site)

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-11-1763 Bichinho, Manoel, f.l. Alf. Antonio Veloso Carmo e Maria do Sacramento, np Manoel Coelho e Antonia Velosa, já defuntos, da freg. de S. Paio de Merlim do Coure de Tibaens do Arc. de Braga, nm Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e Catarina da Assunção Xavier, moradores na freg. dos Prados, padr.: Cap. Manoel Pereira da Silva e Rita de Jesus Xavier, viuva.

          Antes de se habilitar ao sacerdócio, Manoel já possuía uma chácara nos subúrbios do Arraial do Bichinho ao “pé do Rio das Mortes”, comprada de Antonio Velloso Chavier e D. Efigenia de Jesus Vellosa (prováveis irmãos de Manoel).

2-3 Ana Eulalia do Sacramento, batizada aos 07-02-1765 em Tiradentes-MG onde faleceu aos 18-01-1832 com testamento:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 07-02-1765 Bichinho, Ana, f.l. Alf. Antonio Veloso Carmo e Maria do Sacramento, padr.: Cap.Bernardo Rodrigues Dantas da freg. dos Prados e Josepha Velosa Xavier, filha leg. de Joseph Veloso Carmo.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, óbitos, aos 18-01-1832 fal. D. Ana Eulalia do Sacramento, solteira, de idade de 74 anos.

Testamento: (...), f.l. dos falecidos Capitão Antonio Velloso Carmo e D. Maria do Sacramento, n. da freguesia da vila de S. Jose e batizada nesta capela de N. Sra.da Penha do [danificado] deste Arraial do Bixinho (...).

Testamenteiros: 1º a minha irmã Catarina de Jesus Velosa, em 2º meu irmão Francisco Velloso Carmo, em 3º a Hipolito Jose da Silva Moura.

Legados:

- 25$000 rs a minha afilhada Onoria, f. de meu irmão Francisco Velloso Carmo;

- 4$000 rs a minha sobrinha Maria, filha de meu irmão Jose Velloso Carmo.

Sou senhora de uma parte destas casas que moro, mais uma parte de terras e aguas minerais com Antonio Veloso Xavier, mais uma parte nas terras de cultura em que sou sócia com meus irmãos Jose Velloso Carmo e Catarina de Jesus Vellosa; assim mais as terras minerais do Palmital no Corrego em igual parte com o Capitão Bernardo Rodrigues Dantas; assim mais o ouro lavrado, e colheres de prata, pratos de estanho (...).

Depois de satisfeitos meus legados e disposições. instituo por minha universal herdeira dos restantes dos meus bens a minha primeira testamenteira nomeada dita minha irmã Catarina de Jesus Vellosa

Arraial do Bixinho 18-11-1826

Ana Eulalia do Sacramento.

 

2-4 João, batizado aos 03-06-1766

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 03-06-1766 Bixinho, João, f.l. Alf. Antonio Veloso e Maria do Sacramento Dantas, np Manoel Coelho e s/m Antonia Velosa Carmo naturais da freg,. de S. Payo de Merlim, nm Bernardo Rodrigues Dantas e Catarina da Assunção Xavier, esta desta freguesia e aquele do termo de Ponte de Lima do Arc. de Braga. O batizado foi em caso de necessidade batizado em casa pelo avô materno Bernardo Rodrigues Dantas.

2-5 Francisco Veloso Carmo, batizado aos 21-04-1768. Aos 02-04-1799 casou com Joaquina Florinda Jesuina de Jesus, natural de Prados-MG, filha de Antonio José Lopes da Cruz, batizado em Tiradentes aos 08-09-1758 e Maria Rosa de Jesus, neta paterna de Manoel Lopes da Cruz, natural da freguesia de Arnellas Bispado do Porto e Antonia Maria de Jesus (ou do Sacramento) natural da cidade do Rio de Janeiro, neta materna do Tenente Antonio Pereira da Silva, natural do arcebispado de Braga e Tomasia de Oliveira natural da freguesia de Prados-MG, esta filha do Capitão Luiz Pinto da Costa e D. Perpetua de Oliveira - família “Joana Simoa Rodrigues”, neste site.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-04-1768 Bixinho, Francisco, f.l. do Cap. Antonio Velloso Carmo e Maria do Sacramento, padr.: Alexandre Rodrigues Rebello e Rosa, solteira f.l. do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas da freg. dos Prados.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 02-04-1799; Matriz; Francisco Vellozo Carmo; f. Cap. Antonio Velloso Carmo e Maria do Sacramento; n. São José ; = cc. Joaquina Florinda Jesuina de Jesus; f. Antonio José Lopes da Cruz e Maria Rosa de Jesus; n. Prados

 

          Francisco comparece no censo de 1831, ele com 60 anos declarados, Joaquina com 51 e vários filhos:

Mapa de População do Distrito da Vila de São Jose Del Rei - 1831 (atual Tiradentes), fogo 96

FRANCISCO VELLOSO CARMO; chefe do fogo; masculino; branca; 60; casado;

JOAQUINA LOPES; cônjuge; feminino; branca; 51; casado;

FRANCISCO; dependente; masculino; branca; 32; solteiro;

MARIA; dependente; feminino; branca; 31; solteiro;

HONORIA; dependente; feminino; branca; 30; solteiro;

ANNA; dependente; feminino; branca; 27; solteiro;

FLORENCIA; dependente; feminino; branca; 26; solteiro;

JOAQUIM; dependente; masculino; branca; 25; solteiro; ourives

ALEXANDRE; dependente; masculino; branca; 14; solteiro;

RITTA; dependente; feminino; branca; 9; solteiro;

LEOPOLDINA; dependente; feminino; branca; 7; solteiro;

4 escravos

 

          Francisco foi sepultado aos 17-01-1848 e Joaquina aos 12-06-1855:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, óbitos, matriz aos 17-01-1848 foi sep. Francisco Velloso Carmo, branco, maior de 70 anos, cc. D. Joaquina Florinda de Jesus.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, óbitos, matriz aos 12-06-1855 sep. D. Joaquina Florinda de Jesus, branca de 72 anos, viuva de Francisco Velloso Carmo.

 

          Pais de, entre outros, batizados em Tiradentes:

2-5-1 Francisco, aos 02-08-1799.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 02-08-1799 matriz, Francisco n. aos 09-07, f.l. Francisco Velloso Carmo e Joaquina Florinda Jesuina de Jesus, padr.: Antonio Velloso Xavier e D. Ifigenia de Jesus.

2-5-2 Maria, aos 14-08-1802. Sepultada aos 19-10-1849, solteira.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 04-03-1801 matriz, Maria n. 23-02, f.l. Francisco Velloso Carmo e Joaquina Florinda, padr.: Sarg. Mor Luiz Antonio de Vellasco Sayão e D. Maria do Sacramento, viuva.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, matriz aos 19-10-1849 foi sep. D. Maria (branca), filha do finado Francisco Velloso Carmo, era solteira, teria de idade 54 anos, faleceu de um encalhe.

2-5-3 Honória, aos 14-08-1802. Afilhada e legatária da tia Ana Eulalia.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-08-1802 matriz subconditione pelo batismo feito em casa por Antonio Jose Lopes da Cruz e pos os santos oleos, Honoria, f.l. Francisco Velloso Carmo e Joaquina Florinda de Jesus, padr.: o dito Antonio Jose Lopes, avo materno, e Ana Eulalia de Jesus, tia paterna, todos desta freugesia.

2-5-4 José, aos 22-01-1804.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-01-1804 matriz, Jose n. aos 15, f.l. Francisco Velloso Carmo e Joaquina Florinda Jesuina de Jesus, padr.: Jose Rodrigues Dantas e s/irmã D. Ana da Assunção Xavier, estes padrinhos da freg. de Prados.

2-5-5 Ana, aos 24-06-1805.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos -  aos 24-06-1805 matriz, Ana n. aos 04, f.l. Francisco Velloso Carmo e Joaquina Florinda de Jesus, padr.: Alf. Francisco de Paula Rego, solteiro e Ana Candida, solteira, tia materna, filha de Antonio Jose Lopes da Cruz, todos desta freguesia e moradores nesta vila.

2-5-6 Florência, aos 19-03-1807.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 19-03-1807 matriz, Florencia n. aos 07, f.l. Francisco Vellozo Carmo e Joaquina Florinda de Jesus, padr.: Cap. Florencio Francisco dos Santos Franco, solteiro, este ao presente nesta vila, e o Alf. João Antonio de Campos, moradores os mais todos nesta vila.

2-5-7 Hermelinda, aos 15-10-1809.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 15-10-1809 matriz, Hermelinda n. 28-09, f.l. Francisco Vellozo Carmo e Joaquina Florinda de Jesus, padr.: Sarg. Mor Manoel da Costa Maya e s/m D. Hipolita Justiniana Pregrina, todos moradores nesta vila.

2-5-8 Joaquim, em 23-06-1811

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos -  aos 23-06-1811 matriz, Joaquim n. 11, f.l. Francisco Vellozo Carmo e Joaquina Florinda de Jesus, padr.: Cap. Joaquim Jose Carlos Fulgencio de Castro e D. Joaquina Gonçalves Meirelles mulher do Cap. Antonio Jose Moreira, o padrinho da freg. de S. João del Rei os mais desta.

2-5-9 Joaquina, em 04-04-1813.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos -  aos 04-04-1813 matriz, Joaquina n. 21-03, f.l. Francisco Vellozo Carmo e Joaquina Florinda de Jesus, padr.: Guardamor João Rodrigues Dantas e Catarina de Jesus Velloza, os padrinhos da freg. de Prados os mais desta.

2-5-10 Alexandre, sepultado aos 14-11-1843 com 25 anos declarados.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, óbitos, matriz aos 14-11-1843 foi sep. Alexandre, f. de Francisco Velloso Carmo, de idade de 25 anos.

 

2-6 José Veloso Carmo, batizado aos 16-06-1768.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-06-1768 na cap. de N. Sra. da Penha de França do Arraial do Bichinho, Joseph, f.l. Alf. Antonio Veloso e Maria do Sacramento Dantas, np Manoel Coelho e s/m Antonia Velosa naturais da freg. de S. Paio de Martim do Arc. de Braga, nm Bernardo Rodrigues Dantas n. da freg. de Santa Maria de Sás do dito Arcebispado e s/m Catarina da Assunção Xavier n. da freg. da vila de S. Joseph,. padr.: Revdo. Manoel Rodrigues Dantas e Ana Joaquina mulher do Alf. Domingos Rodrigues Dantas.

 

Pai de, pelo menos:

2-6-1 Maria, legatária da tia Ana Eulalia supra.

 

2-7 Catharina de Jesus Velosa, batizada aos 10-05-1769, legatária da avó materna. Testamenteira e herdeira da irmã Ana Eulalia.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 10-05-1769 Bixinho, Catarina, f.l. Cap. Antonio Velloso Carmo e D. Maria do Sacramento, padr.: Cap. Mor Pedro Teixeira e s/filha Hipolita Teixeira.

 

2-8 Joaquim, batizado aos 14-08-1770.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-08-1770 Bixinho, Joaquim, f.l. Cap. Antonio Velloso Carmo e Maria do Sacramento, np Manoel Coelho e Antonia Veloza, nm Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e Catarina da Assunção Xavier,

2-9 Maria, batizada em 16-09-1776. O pai já falecido.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-09-1776 Bichinho, Maria, f.l. Cap. Antonio Veloso Carmo, já defunto, e D. Maria do Sacramento, padr.: Manoel Fernandes Camacho.

3- Antonio Rodrigues Dantas, clérigo diácono habilitado “de genere” em Mariana, conforme argüição no Processo de Habilitação Sacerdotal de seu primo Domingos da Silva Xavier:

“Diz Domingos da Sª Xavier e seo Irmão Antº da Sª dos Santos....que V Exª Rma lhes faça a esmola de os admitir a justificar a fraternidade que tem com Antº Rodrigues Dantas......o qual e primo legº dos Supp.es por ser a mãe dos mesmos Irmã Intrª e legª de Catarina da Assunção X.ier, May do d.º.Padre..””

 

          Antonio já era falecido em 1795, quando recebe missas por sua alma, legadas pelo tio Capitão Domingos: “Declaro que se dirão dez missas pelas almas de meus sobrinhos, o Padre Antonio, e o Padre Manoel.”

 

4- Manoel Rodrigues Dantas, batizado em 22-09-1742. Padre Manoel já falecido em 1795 quando recebe missas legadas pelo tio Capitão Domingos em cuja sepultura foi enterrado: “não na sepultura da Capela Mor de Provedor que ainda que me toca cedi para sepultar meu sobrinho o Padre Manoel Rodrigues Dantas.

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição bat aos 22-09-1742 nesta matriz bat a Manoel, f.l.  Rodrigues Dantas e Catarina da Assunção Xavier, e foi padrinho Bernardo* Rodrigues Dantas. (a margem) *alias, Domingos.

 

5- Ana da Assunção, batizada em 30-06-1744. Solteira com 58 anos em 1803.

LDS Prados, MG igreja N. Sra da Conceição bat - aos 30-06-1744 nesta paroquial de N. Sra da Conceição dos Prados bat. a Ana, f.l. Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e Catarina da Assunção Xavier, padr.: Pedro Fernandes Camacho, solteiro, moradores desta. (a margem) Lancei este assento aqui por ter deixado de assentar em tempo.

 

6- Paula Maria da Assunção, batizada em 13-01-1749. Aos 02-10-1774 casou com João Gonçalves Monte, natural de Santa Marinha da Alheira termo da vila de Barcelos Arc. Braga, filho de Pedro Gonçalves da Poça e Maria Luiz do Monte. João era irmão de José Gonçalves Monte, citado em 1.

Prados, MG igreja N. Sra da Conceição bat - aos 13-01-1749 nesta matriz bat a Paula, f.l. Cap. Bernardo Rodrigues e Catarina da Assunção Xavier, padr.: Domingos da Silva dos Santos e s/m Antonia da Assunção(sic) Xavier fregueses da vila de S. João del R

 

Prados, MG Igreja N. Sra da Conceição matr aos 02-10-1774 na Ermida da Sra do Carmo do sitio da Paciencia distrito desta matriz de N. Sra da Conceição dos Prados em cuja freguesia os contraentes infra são moradores João Gonçalves Monte, f.l. Pedro Gonçalves da Poça e Maria Luiz do Monte, natural e batizado na freguesia de Santa Marinha da Alheira termo da vila de Barcelos Arc. Braga = cc Paula Maria da Assunção, f.l. do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e Catarina da Assunção Xavier, n/b nesta freguesia dos Prados.

          Paula, com 54 anos em 1803, viúva. Em 1831 comparece no censo de Prados com 70 anos:

censo 1831 Prados-MG, fogo 40,

PAULLA MARIA DA ASSUMPCAO, chefe do fogo, feminino, branca, 70, viuvo, agricultor

5 escravos

MARIA, dependente, feminino, parda, 10, solteiro

JOAO, dependente, masculino, parda, 11, solteiro

 

Paula e João tiveram, pelo menos:

6-1 Ana Luiza Monte foi casada com Joaquim Rodrigues Valle. Ambos faleceram em Prados, ela com testamento aos 07-05-1826 e ele em 09-04-1830. Tiveram os filhos:

Prados, MG Óbitos matriz aos 07-05-1826 faleceu Ana Luiza do Monte casada  com o Tenente Joaquim Rodrigues Valle e no dia 9 do dito mes foi sepultada dentro desta matriz. Fez seu testamento: (...) aos 05-05-1826 nesta paragem chamada o Tejuco em casas de minha residencia na freguesia de Prados Comarca do Rio das Mortes Bispado de Mariana, eu Ana Luiza do Monte (...) faço meu testamento.

Sou f.l. João Glz Monte e D. Paula Maria da Assunção, batizada na freguesia de N. Sra da Conceição de Prados onde sempre morei. Sou casada com o Ten. Joaquim Roiz Valle que se acha ha anos entrevado e com pouco censo no seu juizo, de cujo matrimonio tivemos os filhos seguintes: Joaquina cc Alf. Luiz Gonzaga de Moura = Maria cc Manoel Joaquim Malta = Manoel = Joaquim = Hipolita = Antonio.

Testamenteiros em 1º m/filho Manoel e a meu genro Alf. Luiz Gonzaga de Moira, em 2º a meu genro Manoel Joaquim Malta e m/filho Joaquim, em 3º ao Cap. Pedro Joaquim de Mello. O remanescente de minha terça deixo a minha filha Hipolita, solteira, que esta em minha companhia. Meu filho Manoel Roiz Valle sabe de todos os meus encargos e sempre viveo comigo. Roguei ao Ajudante Severino Glz Monte este por mim escrevesse e assinasse como testemunha. Ana Luiza do Monte

 

Prados, MG óbitos - aos 09-04-1830 sepultou-se nesta matriz Joaquim Rois Valle que morreu de febre aos 60 anos,

6-1-1 Joaquina Cândida batizada na matriz de Barbacena aos 02-08-1796. Aos 25-09-1815 casou com Alf. Luiz Gonzaga de Moura, filho do Cap. Antonio Gonçalves de Moura e Maria Rosa de Mello, neto paterno de João Gonçalves de Moura e Maria Genebra, neto materno de Manoel de Mello Pereira e Clara Maria de Jesus -família “Antonio de Oliveira Gago”, neste site.

Barbacena, MG aos 02-08-1796 nesta matriz bat a Joaquina, f.l. de Joaquim Rodrigues Valle e Ana Luiza do Monte, foram padrinhos Jose Rodrigues Dantas e Paula Maria, mulher de João Gonçalves Monte, todos desta freguesia.

 

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 25-09-1815 Alf. Luiz Gonzaga de Moura, f.l. do Cap. Antonio Gonsalves de Moura e Maria Roza = D. [danificado] Candida, f.l. de Joaquim Rodrigues Valle e Anna Luiza [danificado]. Bts nesta freguesia de Prados. (a margem: Luiz Gonzaga e Joaq.na Candida).

         O casal comparece no censo de 1831 com vários dependentes, ele com 56 anos e Joaquina com 35:

censo 1831 Prados-MG, fogo 246

O ALFERES LUIS GONZAGA DE MOURA, chefe do fogo, masculino, branca, 56, casado, agricultor

JOAQUINA DO VALLE, cônjuge, feminino, branca, 35, casado

PEDRO, filho, masculino, branca, 15, solteiro

FRANCISCO, filho, masculino, branca, 13, solteiro

ANTONIO, filho, masculino, branca, 11

JOZE, filho, masculino, branca, 10

MANOEL, filho, masculino, branca, 8

ANNA, filho, feminino, branca, 4

13 escravos

6-1-2 Maria casada com Manoel Joaquim Malta.

6-1-3 Manoel Rodrigues Valle.

6-1-4 Joaquim

6-1-5 Hipólita Rodrigues Valle batizada em 26-04-1810.  Aos 10-11-1834 casou com Justino José Avelino, filho de José Antonio de An drade e Maxima Antonia (Maxima Pereira) - família “Gomes Sandim”, neste site.

Prados, MG aos 26-04-1810 nesta matriz bat a Hipolita, f.l. do Ten. Joaquim Rodrigues Valle e D. Ana Luiza do Monte, foram padrinhos o Guarda mor João Rodrigues Dantas e D. Hipolita Jacinta Teixeira de Carvalho, viúva, todos desta freguesia de Prados (indicação Carlos J.M. Oliveira).

 

Prados, MG aos 10-11-1834 nesta matriz onde os contraentes são residentes e as testemunhas Jose Ferreira de Carvalho e Jose Luiz de Campos se receberam Justino Jose Avelino, f.l. de Jose Antonio de Andrade e Maxima Antonia = e Hipolita Rodrigues Valle, f.l. do Ten. Joaquim Rodrigues Valle e Ana Luiza do Monte, já falecidos (indicação Carlos J.M. Oliveira).

6-1-6 Antonio.

 

7- Helena Maria, batizada em 29-04-171. Com 51 anos em 1803.

Prados, MG bat 1740-1759 im 159 aos 29-04-1751 bat a Elena, f.l. do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e de s/m Catarina da Assunção Xavier, avos paternos Pascoal Roiz e Paula Roiz, maternos Domingos Xavier Fernandes e Maria de Oliveira. Nasceu aos 14 do dito, foram padrinhos Antonio Veloso Carmo e Maria de Souza Caldas, mulher do Sarg. Mor Manoel Dias Ladeira.

 

8- José Rodrigues Dantas, batizado em 26-01-1756. Inventariante dos bens deixados por sua mãe.

Prados, MG aos 26-01-1756 nesta matriz bat a Jose, f.l. do  Cap. Bernardo Rodrigues Dantas, n. da freg. de SAnta Maria de San Arc. de Braga e de s/m Catarina da Assunção Xavier, n. da freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose, np de Pascoal Rodrigues e de s/m Paula Rodrigues da dita freguesia de Santa Maria, nm de Domingos Xavier Fernandes e de s/m Maria de Oliveira Colassa, da dita freguesia de Santo Antonio. Foram padrinhos Alf. Domingos Rodrigues Dantas, solteiro e Maria Genebra, mulher do Ten. João Gonçalves de Moura, todos moradores nesta dita freguesia dos Prados.

          Faleceu aos 08-09-1830. Solteiro sem descendentes instituiu universal herdeira a irmã Maria Emerenciana e na falta desta sua filha Maria de Nazaré:

Prados, MG óbitos - aos 08-09-1830 faleceu Jose Rodrigues Dantas, solteiro, de hidropcia, de idade de 74 anos e no dia 10 do dito mes foi sepultado nesta matriz de Prados. Fez seu testamento: (...) eu Jose Rois Dantas, natural da freguesia de N. Sra da Conceição de Prados Bispado de Mariana, f.l. Cap. Bernardo Rois Dantas e Catarina da Assunção Xavier, já falecidos, faço meu testamento (...).

Testamenteiros em 1º a m/irmã D. Maria Emerenciana de Santa Ana, em 2º a meu irmão Dom.os Rois Dantas, em 3º a meu irmão o Guard Mor João Rois Dantas, em 4º a Severino Jose Monte.

Fui testamenteiro de minha mãe e dei conta no Juizo Eclesiástico. Já faleceu minha irmã Elena, abintestada, e fui inventariante na provedoria.

Legados: a m/afilhada Rosa, fa. do compadre G. Mor João Ribeiro da Costa 20$000 rs = a Ana Valentina filha do compadre Alexandre Pereira 10$000 rs = a Maria Jacinta, viuva de Jose Frr.ª Pais 10$000 rs = a m/irmão Domingos Rois Dantas o escravo Antonio = e a m/irmão o G. M. João Rois Dantas o escravo Cristovão angola = liberta escravos . Instituo por minha herdeira a minha irmã D. Maria Emerenciana de Santa Aba e na falta dela a sua filha D. Maria de Nazare Francisca de Paula. Paciencia dos Prados 26 de Agosto de 1827 Jose Rois Dantas

 

9- Domingos Rodrigues Dantas, batizado em 21-08-1758, com 45 anos em 1803. Faleceu em Prados aos 26-08-1841, com testamento (neste site), solteiro, sem descendentes, nomeia herdeira universal a irmã Maria Emerenciana.

Prados, MG aos 21-08-1758 nesta matriz bat a Domingos, f.l. do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas, n. da freg. de SAnta Maria de San Arc. de Braga e de s/m Catarina da Assunção Xavier, n. da freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose, np de Pascoal Rodrigues e de s/m Paula Rodrigues da dita freguesia de Santa Maria, nm de Domingos Xavier Fernandes, n. da freguesia de Santiago da Cruz e de s/m Maria de Oliveira Colassa, n. da cidade de S. Paulo. Padrinhos Ten. Antonio Gonçalves Poça, casado e Joaquina de Souza mulher do Alf. Domingos Rodrigues Dantas, todos desta freguesia.

 

10- Guarda Mor João Rodrigues Dantas, natural de Prados, com 43 anos em 1803. Proprietário de lavras minerais ao pé da serra nas cercanias de São José, bem como de partes da Fazenda Paciência havidas por herança e de casa vizinha à Matriz de Prados.

Faleceu aos 03-05-1829 com testamento aberto aos 03-05-1829 (neste site). Foram seus herdeiros: “Pagas algumas dividas o que ficar, dividido em três partes dou a pessoas que nomeio, a todos igualmente, a Geraldo Rodrigues do Prado e Leonardo seu irmão, e a Manoel irmão dos ditos e tambem aos filhos de Ilena Cândida de Jesus que é Hirmelinda, João, Joaquim e Maria, todos filhos da dita Ilena, que se repartirá igualmente por ele todos”.

João não deixou geração legítima porém teve quatro filhos com Helena Cândida, já falecida em 1837:

“Diz Geraldo Eleutério Rodrigues e como Tutor dos órfãos seus irmãos filhos naturais de João Rodrigues Dantas (...)”

 

Co-herdeiros em partes iguais, nomeados em testamento pelo Guarda Mor: (15-06-1829)

- Geraldo Eleutério Rodrigues do Prado, casado. Tutor de seus irmãos os filhos naturais do Guarda mor e Ilena Cândida

- Leonardo, 24 anos

- Manoel, de idade de 22 anos

 

Filhos do Guarda Mor e Helena Candida de Jesus:

10-1- Hermelinda, com 12 anos em 1829. Aos 10-10-1837 em Prados, casou com Felisbino de Sales Ribeiro, de 24 anos, filho de João Ribeiro de Freitas e Joana Matildes Ladeira

10-2 João, 6 anos.

10-3 Joaquim, 5 anos

10-4 Maria, oito meses em maio de 1829.

 

11- Maria Emerenciana de Santana, nascida por 1765, casou com o Tenente Martinho de Faria Moreira, filho de outro falecido aos 12-01-1775 e sua primeira mulher Luzia Garcia, casados em Barbacena aos 27-04-1744, neto paterno de Antonio de Faria Moreira e Ignes Ribeira, neto materno de Lourenço Garcia (Fontoura), Isabel Ribeiro de Lima, por esta bisneta de João Pereira de Alvarenga e de Maria de Souza Lima (SL. 6º, 451, 4-1 e ASBRAP 2, 155, § 3, IV). Mais dados e documentação sobre esta familia colocamos em “Descendentes de Antonio de Faria Moreira”, neste site.

 

Maria Emerenciana faleceu viúva aos 13-07-1846, com testamento lavrado na Fazenda Paciência aos 22-11-1845. Foram pais da única filha, conforme declarou Maria Emerenciana em seu testamento (neste site):

11-1 Maria de Nazaré Francisca de Paula, na Ermida da Paciência aos 08-08-1814 casou-se com o Alferes Pedro Gonçalves de Moura, natural de Prados, filho do Capitão Antonio Gonçalves de Moura e Maria Rosa de Mello, neto paterno de João Gonçalves de Moura e Maria Genebra, neto materno de Manoel de Mello Pereira e Clara Maria de Jesus -família “Antonio de Oliveira Gago”, neste site.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida da Paciencia aos 08-08-1814 Alf. Pedro Gonsalves de Moura, f.l. do Cap. Antonio Gonsalves de Moura e D. Maria Roza de Mello, n/b nesta freguesia de Prados = D. Maria de Nazare Francisca de Paula, f.l. do Ten. Martinho de Faria Moreira e D. Maria Emerenciana de Santa Anna, n/b freguesia da vila de Barbacena.

          Foram moradores em Prados onde possuíam a Fazenda Bananal.

          Pedro faleceu aos 01-04-1842 e, segundo seu inventário (neste site), foram pais de (situação em 14-10-1842):

11-1-1 Antonio Gonçalves de Moura, segundo testamenteiro e legatário da avó. Com 27 anos em 1842, foi o tutor de seus irmãos menores. Casado com Felicidade Carolina Barbosa, filha de Dona Maria. Antonio faleceu durante a inventariança e sua viúva contraiu novas nupcias com Francisco de Assis Camargos

11-1-2 Francisca Claudia, 25 anos, casada com João Francisco Junior.

11-1-3 Maria Domethildes, 22 anos , casada com Francisco de Paula Malta,

11-1-4 Senhorinha Querobina, 22 anos, casada com Manoel  Teixeira Malta,

11-1-5 Hipolita Carolina de Jesus, 19 anos, casada com João Carvalho,

11-1-6 Joaquina Jesuína, 17 anos. Em 06-11-1854 já era falecida, tendo sido casada com Elias Antonio de Miranda, com geração.

11-1-7 Bárbara Esmeralda, 16 anos. Em 06-11-1854 estava casada com Elias Antonio de Miranda

11-1-8 João Antonio, 14 anos. Em 1854 estava casado

11-1-9 Ana Vicência, 13 anos. Em 06-11-1854 estava casada com José Joaquim de Mello.

11-1-10 Maria do Carmo, 10 anos. Em 06-11-1854 estava casada com Antonio dos Reis.

11-1-11 José Pedro, de sete anos. Também estava casado em 1854

11-1-12 Pedro, 5 anos

11-1-13 Manoel, 4 anos

11-1-14 Rita, 2 anos. Em 06-11-1854 estava casada com José Manoel.

11-1-15 e 16: os gemêos póstumos, nascidos aos 27-04-1842 e falecidos um com 12 horas e o outro com 24 horas de vida.

 

12- Capitão Bernardo Rodrigues Dantas, batizado em 19-12-1753.

Prados, MG - Aos 19-12-1753 anos nasceu Bernardo, f.l. de Bernardo Rodrigues Dantas e de s/m Catarina da Assunção Xavier, np de Pascoal Rodrigues e de s/m Paula Rodrigues, da freguesia de Santa Maria de Sá Arc. de Braga. e nm de Domingos Xavier Fernandes e de Maria de Oliveira Colassa naturais da freguesia de Santo Antonio a vila de S. Jose, e o batizei aos dois de janeiro de 1754, foram padrinhos Custodio Martins de Abreu, solteiro e Maria da Conceição Xavier, mulher do Ten. Jose Ferreira de Souza da dita vila de S. Jose.

          Viúvo em 1803. Foi casado com Helena Maria de Santana, ambos universais herdeiros do tio Capitão Domingos Rodrigues Dantas.

 “Declaro que meu Testamenteiro sendo meu sobrinho o Capitão Bernardo Rodrigues Dantas o deixo universal herdeiro de tudo quanto se chamar de meu, e a sua mulher Dona Elena Maria de Santa Ana”.

12-1 Maria Bernardina de Santa Ana, natural de Prados, na Ermida da Paciência aos 07-01-1807 casou-se com Hipólito José da Silva e Moura, dai natural, filho do Capitão Joaquim Ferreira da Silva, natural de Santa Maria de Alvarelhos comarca da Maia Bispado do Porto e sua segunda mulher Francisca Angélica de Moura, neto paterno de do Cap. Mateus Ferreira da Silva, natural da dita freguesia de Santa Maria de Alvarelhos e de Rosa da Silva, natural da freguesia de Santa Quiteria do Pombeiro da vila de Guimarães Arc. Braga, neto materno de João de Moura, natural da freguesia de Santa Marinha de Fornos, Termo da Vila de Canavezes Arc de Braga e de Isabel Anastacia de Almeida, natural da Freguesia de Nossa Senhora da Assunção do Engenho do Mato deste Bispado de Mariana - família “João de Rezende Costa”, neste site.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Ermida da Paciencia aos 07-01-1807 Hypolito Jose da Silva e Moura, f.l. do Cap. Joaquim Ferreira da Silva e D. Francisca Angelica de Moura = Maria Bernardina de Santa Ana, f.l. do Cap. Bernardo Rodrigues Dantas e D. Elena Maria de Santa Ana. Nts/bts nesta freguesia de Prados.

 

          Em 1831 comparecem no censo de Prados com vários filhos:

censo 1831 Prados-MG, fogo 350,

O CAPITAN HIPOLITO JOZE DA SILVA MOURA, chefe do fogo, masculino, branca, 51, casado, agricultor

MARIA BERNARDINA DE SANTA ANNA, cônjuge, feminino, branca, 38, casado

MARIA CLEOFA, filho, feminino, branca, 15, solteiro

THEREZA, filho, feminino, branca, 14, solteiro

FRANCISCO, filho, masculino, branca, 22, solteiro

ANTONIO, filho, masculino, branca, 20, solteiro

SEVERINO, filho, masculino, branca, 18, solteiro

JOAQUIM, filho, masculino, branca, 11

HIPOLITO, filho, masculino, branca, 7

JOAO, filho, masculino, branca, 5

46 escravos