PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 2º - Antonia da Encarnação Xavier

Os Silva Xavier

(atualizado em 22-agosto-2017)

 

 

 

Regina M. Junqueira

Bartyra Sette

 

 

Artur Rezende dedicou o volume 4º de sua obra “Genealogia Mineira” à família de Tiradentes. Aí publicou documentos cujos originais hoje estão guardados no Museu Histórico Regional de São João del Rei, bem como desenvolveu a descendência dos filhos e sobrinhos de Tiradentes. Nesta família apenas reunimos dados retirados de documentos por ele publicados na integra, com resumos disponíveis neste site, às informações que colhemos em outros documentos por nós pesquisados, também disponibilizados. A edição da “Genealogia Mineira” que possuímos é de 1939, RJ, há muito esgotada.

 

Antonia da Encarnação Xavier, batizada aos 12-04-1721 na Igreja de Santo Antonio da freguesia de São José:

Certidão de Batismo anexada no processo de Habilitação Sacerdotal de seu filho Domingos:

Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, Comarca do Rio das Mortes – 12-04-1721- Antonia, fª legª de Domingos Xavier Fernandes e Maria de Oliveira Colaça. Padrinhos:Agostinho Francisco da Silva e Antonia da Silva, todos desta freguesia.

 

Casou na mesma Igreja com Domingos da Silva dos Santos, batizado aos 15-05-1698 na freguesia de Santo André de Codeçoso, Concelho de Celorico de Basto, Distrito de Braga, filho de André da Silva aí falecido em 21-05-1729 e Mariana da Motta, falecida em 05-03-1749.

Certidão de casamento, anexada no processo supra citado

Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, Comarca do Rio das Mortes-Matriz-30-06-1738. Contraentes: Domingos da Silva dos Santos, natural de S. André do Cadussozo, termo da Vila de Basto. Arc. de Braga, filho legitimo de André da Sylva e Marianna da Matta, e Antonia da Encarnaçam Xavier, natural desta Freguesia, filha legitima de Domingos Xavier Fernandes e Maria de Oliveira Colaça. Testemunhas:José Velozo Carmo, Bernardo Rodrigues Dantas, Mariana da Conceiçam Xavier e Rita de Jesus Xavier, todos desta. O Vigário Dr Joseph Nogueira Ferraz

 

Freguesia de Codeçoso, Concelho de Celorico de Basto, Distrito de Braga - Em os 15 dias do mes de Mayo de 1698 annos, eu o P.e Antonio Teix.ra parocho que sou nesta freg.a de Santto André de Codessoso baptisei a D.os , f.o de André da Silva, e de sua legitima m.er M.a da Motta, moradores na aldea de baixo; forão padrinhos seu irmão Hir.o solt.o, e madrinha M.a , filha de Sebastião Marinho, e de sua m.er M.a da Silva, do lugar das Gor.as freguesia de Borba de Montanha. e por verdade fis este e assinei, era ut supra. Antonio Teixeira (pesq. Sílvia Buttros).

 

Freguesia de Codeçoso, Concelho de Celorico de Basto, Distrito de Braga - Aos 21 dias do mes de Mayo de 1729 annos, falleceo da vida presente com todos os sacramentos André da Sylva, do lugar da Aldeya do Bayxo, desta freguesia de Santo Andre de Codeçoso, fez um testamento deante de testemunhas, deixou a sua molher Marianna da Motta por sua erdeira, porque em o meter na Irmandade das Almas se fes gasto, não deyxava por sua alma mais do que seis missas pagas e dozentos reis e lhe mandariam diser as missas do Natal tres annos, e que não deyxava mais nada. E por verdade fis este era ut supra. O Vig.ro Barros Teyx.ra (pesq. Sílvia Buttros).

 

Freguesia de Codeçoso, Concelho de Celorico de Basto, Distrito de Braga - Aos 5 dias do mes de Março de 1749 annos, falleceo da vida presente, com todos os sacramentos Maria da Motta (correcto vocabollo) Marianna da Motta, molher que fora de André da Sylva, do lugar da Aldeya de Bayxo desta freguesia de Santo Andre de Codeçoso; não fes testamento tendo o velho costume desta freguesia que lhe servise na escritura que fes a seu filho Hyeronimo da Sylva Costa obrigado a faserlhos. Por verdade fis este era ut supra. Está sepultada denttro da Igreja na segunda campa que corresponde a porta principal da parte da Epistolla. Era ut supra. Vig.ro Barros Teyx.ra (pesq. Sílvia Buttros).

 

Domingos e Antonia foram moradores em Santa Rita do Rio Abaixo onde possuíam a Fazenda Pombal, com uma capela dedicada a Nossa Senhora da Ajuda.

 

Em solteiro Domingos teve uma filha de nome Clara, conforme declarou em seu testamento (neste site).

 

Antonia da Encarnação faleceu com testamento redigido em comum com seu marido em 1751 e aberto aos 01-12-1755.  Nele citou seis filhos, e depois de feito o testamento teve mais uma (ou duas) filhas relacionadas em seu inventário. Seus filhos foram procurados no inventário materno por Luiz Dias Raposo. Aos 01-03-1757 Domingos prestou juramento como tutor dos filhos menores. (Inventário de Antonia da Encarnação neste site)

 

1- Domingos da Silva Xavier, 15 anos declarados no inventário materno de 1755. Requereu abertura de Processo de Habilitação Sacerdotal em Mariana aos 09-12-1756, juntamente com seu irmão Antonio. Este documento foi publicado por Artur Resende, op cit., com resumo disponível neste site. Nele, além da qualificação dos pais e avós, encontra-se a certidão de batismo do Padre Domingos

Local: Capela de Santa Rita – 25-06-1738- Domingos, fl leg. de D.os da Sª dos S.tos e Ant.ª da Encar.m Xavier. Padrinhos:Frc.o Viegas de Menezes e Antonia de Alm.da, casados. Capelão José Frz Barros.

 

Aos 25-06-1765 assumiu como Capelão da Capela de N. Sra da Conceição da Vila de S. João del Rei, a pedido de Francisco de Mendonça e Sá, administrador da Capela.

 

A fls 137, vol 4º da “Genealogia Mineira” supra citada encontra-se o seguinte documento:

Lv 1º de Termos de Cuiabá

“Na vila de Cuiabá em 1790 declarou-se sacerdote o Rev Domingos da Silva Santos, denominado antes Joaquuim José Ferreira, debaixo de cujo nome negociara e advogara na dita Villa. O motivo que o levou a fazer estadeclaração foi o achar-se preso na Cadeia por ordem do General por traficâncias e a requerimento de seus credores.

Fez esta declaração por persuasão do Juiz de Fora Dr Diogo de Toledo Lara Ordonhez, a quem muito anteriormente revelara ser vigário do Culto Divino

Juiz- José de Oliveira – Manoel de Freitas – Antonio Teixeira Braga definidores

Domingos da Silva dos Santos”

 

2- Maria, 12 anos. Maria Victoria de Jesus Xavier casou com Domingos Gonçalves de Carvalho, segundo Artur Resende, op.cit.

Matriz de N. Sra da Conceição dos Prados, aos 01-10-1759, à uma hora da tarde – Domingos Gonlaves de carvalho, nasc. E bat. Na Freguesia de São João de Arneja, Termo de Basto, Comarca de Guimarães, Arc de Braga, filho de Antonio Gonçalves e Maria Mendes, com Maria Victória de Jesus Xavier. Testemunhas: Padre João Resende da Costa e Padre João Gonçalves Moura. Celebrante: Vigário Manoel Martins de Carvalho.

Entre seus filhos documentamos:

2-1 Felisberto Gonçalves da Silva, guarda mor. Aos 29-09-1802, casou com Ana Bernarda da Silveira, filha do Capitão Bernardo José Gomes da Silva Flores e Joaquina Bernardina da Silveira. Família ”Amaro da Silveira”, neste site.

Casamentos - SJDRei, aos 29-09-1802 Cap. S. Thiago, Guarda Mor Felisberto Gonçalves da Silva, f.l. do Alferes Domingos Gonçalves de Carvalho e D. Maria Victoria de Jesus, já falecidos; = cc. D. Bernarda, digo D. Anna Bernarda da Silveira, f.l. do Cap. Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e D. Joaquina Bernardina da Silveira. Nts/bts nesta freguesia.

 

2-2 Guarda Mor Domingos Gonçalves de Carvalho, aos 16-08-1808, casou com Antonia Rodrigues Chaves, filha do Capitão André Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva, família “Valentina de Mattos”.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - Lagoa aos 16-08-1808 Guarda Mor Domingos Gonçalves de Carvalho, f.l. do Alf. Domingos Gonçalves de Carvalho e D. Maria Vitoria de Jesus Xavier, n/b freguesia da vila de S. João del Rei = D. Antonia Rodrigues Chaves, f.l. do Cap. Andre Rodrigues Chaves e D. Gertrudes Joaquina da Silva, n/b nesta.

 

Domingos e Antonia tiveram, q.d.:

2-2-1 Maria Vitória de Jesus aos 02-08-1826 casou com Antonio Dutra Nicacio, filho de outro e Maria Joaquina.

B7: casamentos Barbacena - Ermida N. Sra. da Ajuda aos 02-08-1826 Antonio Dutra Nicacio, f.l. de Antonio Dutra Nicacio e D. Maria Joaquina, n/b nesta; = Maria Victoria de Jesus, f.l. do G.M. Dom.os Glz de Carvalho e Antonia Roiz Chaves, n/b na freguesia de Prados.

2-3 Antonia Maria de Jesus casou com Antonio Moreira de Vasconcellos, filho de Antonio Moreira de Vasconcellos e Ana Joaquina de Souza Monteira. Família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” Cap. 6º.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos??-??-???? [danificado] Antonio Moreira de Vasconcellos, f.l. de Antonio Moreira de Vasconcellos e Ana Joaquina de Souza Monteira; = cc. Antonia Maria de Jesus, f.l. do Alferes Domingos Gonçalves de Carvalho e Dona Maria Victoria de –sus. Ambos nts/bts nesta freguesia

 

3- Antonio da Silva dos Santos, 10 anos declarados em 1755. Requereu abertura de Processo de Habilitação Sacerdotal em Mariana aos 09-12-1756, juntamente com seu irmão Domingos acima. Padre Antonio redigiu seu testamento na Fazenda do Castelo de N. Sra da Ajuda, Freguesia de Barbacena, aberto aos 06-12-1805. Nele declarou seus bens: o Sitio do Castelo no alto da Serra da Mantiqueira, Aplicação de N. Sra dos Remédios, Freguesia de Barbacena com suas benfeitorias, alguns semoventes, ouro e prata escondidos em uma escrivaninha. Deixou legados para várias sobrinhas e como herdeiro a seu sobrinho Guarda Mor Domingos Gonçalves de Carvalho. (Testamento publicado por Artur Resende, op cit., resumo neste site.)

 

4- Joaquim, batizado em 12-11-1746 na capela de S. Sebastião Rio Abaixo, filial da matriz de S. João del Rei. Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, com 8 anos declarados em 1755. Deixou filhos naturais, descritos por Artur Resende op cit.

Colaboração Luís Carlos de Araujo Simões – set/2015:– São João Del Rei-MG, N. S. do Pilar, - Aos 12/11/1746 annos, na Capella de São Sebastião Rio abaixo o Reverendo Padre João Gonçalves Chaves capellão da dita capella baptizou e pos os Santos Óleos a Joaquim filho legítimo de Domingos da Silva dos Santos e de Antonia da Encarnação Xavier; forão padrinhos Sebastião Ferreira Leytão e não teve madrinha; de que fiz esse assento.  O Coadj.tor Jeronymo da Fon.ca Alz.

 

5- José, nascido por 1750. O Capitão José da Silva Santos em Janeiro de 1785 casou com Joaquina de Proença Góis e Lara, natural Capela de Nossa Senhora de Penha de França da Lage da Freguesia de Santo Antonio da Vila de São José, filha do Capitão Francisco Pinto Rodrigues e Ana Maria Bernardes (família “Ana Maria Bernardes”).

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, em ??-01-1785; Capitão José da Silva Santos ; f. Domingos da Silva Santos e Da. A[---] Encarnação Xavier; n. São João del Rey; = cc. Joaquina de Proença e Lara; f. Francisco Pinto Rodrigues  e An--- Bernardes e Lara; n. São José.

          Joaquina faleceu na Fazenda do Pombal com testamento aí redigido aos 04-07-1827 e aberto aos 29-12-1835 (neste site). José e Joaquina tiveram:

5-1 Mathildes Emilia dos Santos, casou com o Alferes Antonio Felisberto dos Santos, filho de Manoel Coelho dos Santos e Genoveva de Almeida e Silva, falecido aos 27-5-1857 na mesma Fazenda Pombal (inventário neste site). Não tiveram filhos, mas em testamento o Alferes reconheceu o filho natural Crispiniano Antonio dos Santos, com geração na família “Os Ribeiro da Silva de S. Gonçalo do Brumado”, Cap 5º, § 10º neste site.

 

5-2 Maria Marcelina de Lara dos Santos casou duas vezes. Primeira vez, aos 14-02-1820 na Ermida da Sra da Ajuda do Pombal, com o Guarda mor Manoel Soares Lopes, natural do concelho de Basto Arcebispado de Braga, filho Antonio Soares da Cunha e Mariana Lopes

B7: Casamentos - SJDRei, aos 14-02-1820 Ermida da Sra da Ajuda do Pombal, Guarda mor Manoel Soares Lopes, f.l. Antonio Soares da Cunha e Mariana Lopes, n/b na fresg. Santa Efigenia de Agilde(?) Concelho de Basto Arcebispado de Braga; = cc. D. Maria Marcelina Lara dos Santos, f.l. Cap. Jose da Silva dos Santos e D. Joaquina de Proença e Lara, n/b nesta freg. de S. João.

 

          Segunda vez aos aos 12-12-1824 com José Cardoso Paes, filho do Capitão Manoel Cardoso Paes e Ignácia Maria da Silva. José faleceu aos 31-08-1861 e Maria aos 09-09-1861. Geração na família Ana Maria Bernardes.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 12-12-1824 Ermida da Sra. da Ajuda da Fazenda do Pombal, Joze Cardozo Pays, f.l. Cap. Manoel Cardozo Pays e D. Ignacia Maria da Silva, n/b nesta freg. da vila de SJDR; = cc. D. Maria Marcelina de Lara, viuva do Guarda Mor Manoel Suares Lopes. Ambos os contraentes moradores nesta freguesia de S. João.

 

5-3 Francisca de Cássia de Lara dos Santos aos 14-02-1820 na Ermida da Sra da Ajuda do Pombal casou com o Alferes Joaquim Pereira da Cunha, natural de Barbacena, filho de Francisco Pereira da Cunha e Ana Maria de Jesus (família “Ana Maria de Jesus” Paiva Coimbra - Pereira da Cunha).

 

O Capitão José teve, com Joana Maria de São José, o filho natural:

5-4 Antonio da Costa Silva, casado com Clara Maria da Assunção, falecido com testamento datado de 12-04-1831 e aberto menos de um mês depois. Nele declarou ter sido “Tutor da casa do Pombal muitos anos” pelo que lhe deviam remuneração. Declarou também que embora devesse ter entrado nas partilhas do inventário do pai em igualdade de condições com os irmãos legítimos, recebeu apenas um escravo. Antonio teve declarados em seu testamento (neste site) uma filha legítima e um filho e uma filha naturais:

          Com sua mulher Clara Maria teve:

5-4-1 Antonia, menor e 1831

 

          Filhos naturais havidos em solteiro:

5-4-2 Sivério, em 1831 era escravo de Joaquina de Proença Góis e Lara

5-4-3 Rita, “escrava que foi de Ignacio Ribeiro, e hoje se acha casada e mora na mesma casa de Ignacio Ribeiro”.

 

6- Eufrazia, citada pela mãe em 1751 e com 3 anos em 1755 quando foi arrolada no inventário materno. É possível que a Eufrásia nascida antes de 1751 tivesse falecido e seu nome tivesse sido dado a uma irmã nascida posteriormente. Segundo Artur Resende op. cit. Eufrásia Maria da Conceição, casou aos 22-07-1768 no “altar portátil” em casa do Capitão Bernardo Rodrigues Dantas, com Custódio Pereira Pacheco, natural de Santa Maria de Idões da Vila de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho de Baltazar Pereira e Maria Pacheco, sendo testemunhas o Padre Manoel Rodrigues Dantas e o Capitão Bernardo Rodrigues Dantes e o celebrante o Vigário Manoel Martins de Carvalho.

 

7- Antonia, com um ano em 1755 quando foi arrolada no inventário de sua mãe Antonia da Encarnação. Antonia Rita de Jesus Xavier ditou seu testamento na Fazenda Piauhy aos 20-02-1813. Nele declarou ter sido batizada na Capela de Santa Rita e ter-se casado com Francisco Jose Ferreira de Souza. Francisco José por sua vez, fez seu testamento na mesma fazenda aos 14-04-1790, declarando ser natural e batizado na Freguesia de São Salvador do Monte, Comarca de Guimarães, Bispado do Porto. Nomeou a mulher por testamenteira, tutora dos filhos, herdeira da terça, e deixou a seu critério as disposições do funeral.

Ambos os testamentos foram publicados por Artur Resende, op cit, resumos neste site.

Filhos citados no testamento materno:

7-1 Felicia, casada com o Capitão José Ferreira. Felicia Josefa de Jesus (da Silva ou de Souza) casou aos 29-06-1795 com José Fereira da Silva Teles Faião, filho de Antonio Ferreira da Silva e de Ana Maria Ribeira.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG) Vila de Queluz, livro cas. 1795-1883 e Tomo I (1795-1824) fls. 5 Esperança, 29/06/1795, Joze Ferreira da Silva, filho de Antonio Ferreira da Silva e de Anna Maria Ribeira, com Felicia Jozefa de Jesus, filha de Francisco Joze Ferreira de Souza e de Antonia Rita de Jesus.

          Felicia faleceu aos 17-05-1838 em S. José del Rei e foi sepultada em S. João del Rei.

Tiradentes e capelas filiadas, óbitos, aos 18-05-1838 foi sep. nas catacumbas da Ordem Terceira do Carmo em S. João del Rei, D. Felicia Josefa da Silva, mulher do Capitão Jose Ferreira da Silva Telles Faião, de idade de 67 anos.

 

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, aos 18-05-1838 foi sep. nas catacumbas da Ordem Terceira da Senhora do Carmo da cidade de S. João del Rei, D. Felicia Josefa da Silva, cc. Capitão Jose Ferreira da Silva Telles Faião, que faleceu aos 17 do dito mes e ano

          Viúvo, Cap. José recebeu ordens sacras. Tiveram os filhos, q.d.:

7-1-1 José Ferreira Baptista Telles Fayão, batizado na capela de Santo Antonio da Ibertioga. Na Lagoa Dourada aos 24-07-1833 casou com Francisca Candida de Rezende, batizada em S. Francisco do Onça, filha de Manoel Ribeiro de Rezende e Floriana Joaquina de Santa Eufrasia.

Lagoa Dourada, MG Igreja Santo Antonio aos 24-07-1833 nesta capela de Santo Antonio da Lagoa Dourada, filial de Prados, receberam se em matrimonio Jose Ferreira Baptista Telles Fayão e Francisca Candida de Rezende; ele nascido e batizado na capela de S. Antonio da Ibertioga, f.l. do Cap. Jose Ferreira da Silva Telles Fayão e Felicia Josefa da Silva; ela nascida e batizada em S. Francisco do Onça, f.l. de Manoel Ribeiro de Rezende e Floriana Joaquina de Santa Eufrasia. Testemunhas o Vigario Antonio Rodrigues Chaves e D. Valentina Joaquina da Silva.

7-1-2 Ana Maria Ribeira (Teles Faião), batizada em S. José del Rei em 06-01-1808. Em S. José del Rei, na capela de Padre Gaspar, aos 29-01-1826 casou com Francisco Ignacio Franco, batizado em Barbacena aos 09-11-1788, filho de Manoel José Franco e Inacia Maria de Santo Inácio. Geração na familia Manoel José do Bem.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 06-01-1808 Padre Gaspar, Ana n. aos 17-12-1807, f.l. Cap. Jose Ferreira da Silva e D. Felicia Josefa da Silva, moradores na dita aplicação desta freguesia, padr.: Cap. Gonsalo Ferreira de Freitas por pp que apresentou o Cap. Pedro Teixeira Nogueira, estes da freg. de S. João del Rei, e D. Joana Antonia de Jesus, mulher do Alf. Alexandre Gomes do Nascimento.

7-1-3 João, batizado em S. José del Rei em 21-08-1810.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 21-08-1810 Padre Gaspar, João, f.l. Cap. Jose Ferreira da Silva e D. Felicia Josefa, desta freguesia, padr.: D. Joaquina mulher do Cap. Jose da Silva do Pombal da freguesia de S. João del Rei.

7-2 Francisca Maria de Jesus, casada aos 12-05-1798 com Joaquim José de Andrade, filho de João Crisostemo de Magalhães e Bárbara Maria Dias. Geração na família “João Crisóstomo de Magalhães”.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG) Vila de Queluz livro cas. 1795-1883 e Tomo I (1795-1824) fls. 23 v, Ermida de N.S.da (Esperança?), 12/05/1798, Joaquim Joze de Andrade, filho do Capitão João Crisóstomo de Magalhães, e de Bárbara Maria Dias, com Francisca Maria de Jesus, filha do Capitão Francisco Joze Ferreira de Souza e de Antonia Ritta de Jesus.

7-3 Ana Tereza de Jesus, casada em Queluz aos 21-11-1803 com Joaquim da Costa Guimarães, filho de Jerônimo da Costa Guimarães e Damiana de São José, família “Manoel Pereira Brandão”.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Casamentos da Real Vila de Queluz, cas. 1795-1824 tomo I fls, 51 v Ermida de N. S da Esperança do Curtume, 21/11/1803, Joaquim da Costa Guimarães, filho de Jeronimo da Costa Guimarães e de Damiana de São Joze, com Anna Thereza de Jesus, filha do Capitão Francisco Joze Ferreira de Souza e de Antonia Ritta de Jesus Xavier, ambos desta freguezia.

7-4 Julia Maria de Jesus, casada aos 29-06-1795 com Antonio José Machado, natural de Prados, filho de João Crisostomo de Magalhães e de Barbara Maria Dias. Geração na família “João Crisóstomo de Magalhães”.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG) Vila de Queluz livro cas. 1795-1883 e Tomo I (1795-1824) fls.5v Esperança, 29/06/1795, Antonio Joze Machado, natural de Prados, filho de João Crisostomo de Magalhães e de Barbara Maria Dias, com Julia Maria de Jesus, de Queluz de Minas, filha de Francisco Joze Ferreira de Souza e de Antonia Rita de Jesus.

7-5 Rosa Maria de Jesus, casada com Joaquim Rodrigues Chaves, filho de André Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva. Rosa Maria faleceu com testamento onde declara onze filhos. Os testamentos deste último casal e de Rosa Maria estão publicados na obra de Artur Resende, com resumos neste site. Família “Valentina de Mattos”.

Entre seus filhos:

7-5-1 Maria Rita de Jesus, aos 05-07-1824, casou com José Antonio de Magalhães, filho de José Antonio de Andrade Magalhães e Valentina Teresa de Jesus (família “João Crisóstomo de Magalhães”).

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - na Mutuca aos 05-07-1824 dispensados do impedimento de sangunidade em 3º grau da linha transversal Jose Antonio de Magalhaens, f.l. de outro do mesmo nome e D. Valentina Theresa de Jesus = Maria Rita de Jesus, f.l. de Joaquim Rodrigues Chaves e Rosa Maria de Jesus. A contraente n/b Barbacena e o contraente n/b nesta.

7-6 Maria Josefa de Jesus, casada em junho de 1800 com José Rodrigues Chaves natural de Santo Antonio da Lagoa Dourada da Freguesia de Prados, filho legitimo do Capitão André Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva, neto paterno de Domingos Alves e Maria Rodrigues, neto matrno de Tomás da Silva e Valentina de Mattos. Família “Valentina de Mattos”.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG) Vila de Queluz livro cas. 1795-1883 e Tomo I (1795-1824) fls. 34 Ermida de N.S ----------- (da Esperança do Curtume?), --/06/1800, Joze Rodrigues Chaves, natural da Capela do Barroso, freguesia de Barbacena, filho do Capitão André Rodriques Chaves e de Gertrudes Joaquina da Silva, com Maria Jozefa de Jesus, desta freguesia, filha do Capitão Francisco Joze Ferreira de Souza e de Antonia Ritta de Jesus Xavier.

          Em 1831 Maria Josefa morava em Lagoa Dourada, com os filhos solteiros e 36 escravos, segundo o censo deste distrito (neste site).

          O Capitão José Rodrigues Chaves faleceu aos 08-09-1828 com testamento redigido aos 15 de julho do mesmo ano na Fazenda Laranjeiras, na Aplicação de Olhos d’Água, termo da Vila de São José onde era morador.

          Segundo o inventário de José (neste site) foram seus filhos (situação em 24-11-1828):

7-6-1 Francisca de Paula Rodrigues, casada com Eugênio José Pires.

7-6-2 João Rodrigues Chaves, casado. Segundo o censo supra citado, em 1831, aos 28 anos, morava em Lagoa Dourada no quarteirão 12º, fogo 18, com sua mulher Maria Joaquina Rodrigues e o filho José Rodrigues de 3 anos, mais 3 escravos.

7-6-3 Maria Antonia Rodrigues, solteira, de idade de vinte e dois anos. Casou com João José de Miranda, moradores em Lagoa Dourada:

Quarteirão 12, fogo 26

João José de Miranda, branco, 29 anos, agricultor

Maria Antonia Rodrigues, cônjuge, branca, 29

Constancia, dependente, branca, 1

7-6-4 José Rodrigues Chaves, alferes, batizado aos 28-05-1809 em Lagoa Dourada. Em 1841 estava casado com Maria Joaquina de Miranda

Certidão inserida no inventário paterno:

Certifico que revendo o Livro 7º findo que serviu dos Assentos dos Batizados desta freguesia nele a f. 308v. se acha o do teor seguinte:

Aos vinte e oito de maio de mil oitocentos e nove na Capela da Lagoa Dourada filial desta Matriz de Prados o Reverendo Capelão Matheos José de Macedo batizou e pôs os santos óleos a José, inocente, filho legítimo de José Rodrigues Chaves e Maria Josefa de Jesus. Foram padrinhos o Padre Antonio Rodrigues Chaves e Dona Maria de Jesus mulher de Joaquim Rodrigues Chaves, todos desta Freguesia.

7-6-5 Gertrudes Joaquina, solteira, de idade de dezesseis anos. Em 1841 estava casada com Manoel Pereira de Azevedo

7-6-6 André Rodrigues Chaves, com quatorze anos.

7-6-7 Joaquina Theresa, com doze anos.

7-6-8 Rosa Maria, com dez anos em 1728. Rosa Maria de Jesus casou com Joaquim Antonio de Miranda. Viúva, faleceu aos 29-01-1889 em Lagoa Dourada-MG, com testamento (neste site) ditado na Fazenda Curralinho em oito do mesmo mês. Declarou os filhos:

7-6-8-1 João Machado de Miranda, já falecido, foi casado com Ana Senhorinha de Resende. Pais de:

7-6-8-1-1 Rosa, casada com Francisco Joaquim de Mello.

7-6-8-2 Joaquim Machado de Miranda, também já falecido. Foi casado com Joaquina Helena de Jesus. Pais de:

7-6-8-2-1 Otila

7-6-8-2-2 Malvina

7-6-8-3 Maria Josefa de Jesus, casada com Antonio Rodrigues de Miranda

7-6-8-4 Pedro Machado de Miranda, casado com Valentina

7-6-8-5 Francisco Machado de Miranda, casado com Maria Maia. 2º testamenteiro materno.

7-6-8-6 Maria Carolina de Miranda, casada com Ladislau Chaves de Miranda

7-6-8-7 Theóphilo Machado de Miranda, casado com Idalina Maria de Miranda. 3º testamenteiro materno. Pais de, ao menos:

7-6-8-7-1 Ermina, legatária da abvó paterna.

7-6-8-8 Rosa Maria de Jesus Xavier, casada com João José de Miranda. 1º testamenteiro da sogra.

7-6-8-9, 10, 11: Antonio Miranda, Evaristo Miranda e Maria Amélia falecidos solteiros, sem geração.

7-6-9 Antonia Rita, solteira, com oito anos.

7-6-10 Antonio Rodrigues Chaves, com seis anos.

7-6-11 Joaquim Rodrigues Chaves, com cinco anos.

 

7-7 Antonia Rita de Jesus, aos 01-06-1807 casou com Eduardo Ferreira da Fonseca, filho de João Ferreira da Fonseca e Ana Jacinta da Conceição (família “Antonio Coelho Valadão”). Segunda vez com Manoel Rodrigues Chaves, irmão inteiro de André e José acima, viúvo de Teresa Maria de Jesus Xavier abaixo em 7-8.

7-8 Tereza Maria de Jesus Xavier, casou aos 08-09-1811 com Manoel Rodrigues Chaves, filho de André Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva. Em 1831 moravam em Lagoa Dourada, ele com 42 anos e ela 40. Tereza faleceu aos 16-09-1849 com testamento redigido em Lagoa Dourada em abril do mesmo ano, publicado por Artur Resende (resumo neste site), deixando o marido herdeiro de sua terça. Nomeou seus onze filhos, geração na família “Valentina de Mattos”.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG). Real Vila de Queluz, cas. 1795-1824 tomo I fls,  100 Curtume, 08/09/1811, Manoel Rodrigues Chaves, filho do capitão Andre Rodrigues Chaves e de Gertrudes Joaquina da Silva, com Thereza Maria de Jesus, filha de Francisco Joze Ferreira e Antonia Ritta de Jesus.

 

censo 1831 Lagoa Dourada, MG quarteirão 1, fogo 11

MANOEL RODRIGUES CHAVES, chefe do fogo, masculino, branca, 42, negociante

THEREZA DE JESUS, cônjuge, feminino, branca, 40

ANTONIO RODRIGUEZ, dependente, masculino, branca, 20, tropeiro

FRANCISCO RODRIGUEZ, dependente, masculino, branca, 18, tropeiro

MANOEL RODRIGUEZ, dependente, masculino, branca, 16, feitor

ANDRE RODRIGUES CHAVES, dependente, masculino, branca, 15

MARIA THEREZA RODRIGUEZ, dependente, feminino, branca, 13

CIPRIANO RODRIGUEZ, dependente, masculino, branca, 11

PEDRO RODRIGUEZ, dependente, masculino, branca, 9

ESTEVAO RODRIGUEZ, dependente, masculino, branca, 7

VALENTIM RODRIGUEZ, dependente, masculino, branca, 6

GERTRUDES, dependente, feminino, branca, 5

GRINALDO RODRIGUEZ, dependente, masculino, branca, 3

35 escravos

 

7-9 Maria Ana (Rita) de Jesus, casada com Antonio Machado de Miranda. Pais de, q.d.:

7-9-1 Manoel Machado de Miranda, com 25 anos em 18-11-1844, casou com Joana Vicência de São José, de 18 anos e filha do Cirurgião Mor Tomás da Silva Fraga e Francisca de Paula Fortunata de Rezende, família “João Francisco da Silva”.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 18-11-1844 cap. S. Tiago, Manoel Machado de Miranda, branco 25 anos, f.l. Antonio Machado de Miranda e D. Mariana Rita de Jesus = cc D. Joana Vicencia de S. Jose, branca, 18 anos, f.l. Cirurgião Mor Tomas da Silva Fraga e D. Francisca de Paula Fortunata de Resende, O contraente da Lagoa Dourada e a contraente desta freguesia, test.: Cap. Flavio Jose da Silva e l G. Mor Antonio Ribeiro da Silva.

7-10 Josefa Maria de Jesus, solteira

7-11 José Ferreira de Souza, aos 21-07-1800 casou com Vicência Joaquina da Silva, filha do Capitão André Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva, família já citada.

B7: Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - fls. 110 Lagoa Dourada aos 21-07-1800 Joze Ferreira de Souza, f.l. do Cap. Francisco Jose Ferreira de Souza e D. Antonia Ritta de Jesus Xavier, n/b freguesia da vila de Queluz = Vicencia Joaquina da Silva, f.l. do Cap. Andre Rodrigues Chaves e Gertrudes Joaquina da Silva, n/b nesta.

7-11-1 Antonia Joaquina da Silva, natural de Prados, casou aos 24-01-1819 com Joaquim Martins Ramos, filho do Capitão José Martins Ramos e Ana Maria da Conceição.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - fls. 223 Ermida do Mutuca aos 24-01-1819 Joaquim Martins Ramos, f.l. de Jose Martins Ramos e Anna Maria da Conceição = Antonia Joaquina da Silva, f.l. do Cap. Jose Ferreira de Souza e D. Vicencia Joaquina da Silva. Nts/bts freg. Prados.

7-11-2 Ana Ferreira da Silva, natural da freguesia de Prados onde, aos 17-02-1817, casou-se com Manoel Pereira de Azevedo, natural da freguesia de Queluz, filho de Manoel Pereira de Azevedo e Jerônima Maria de Abreu.

(B7) Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - na Ermida da Sra. da Conceição da Mutuca da Lagoa Dourada aos 17-02-1817 Testemunhas: Cap. Jose Ferreira de Souza e Manoel Rodrigues Chaves. Manoel Pereira de Azevedo, f.l. de Manoel Pereira de Azevedo e D. Jeronima Maria de Abreu, n/b freguesia de Queluz = Anna Ferreira da Silva, f.l. do Cap. Jose Ferreira de Souza e D. Vicencia Joaquina da Silva, n/b freguesia de Prados.

7-11-3 José Ferreira de Souza, casou na Real Vila de Queluz aos 21-05-1827 com Teresa Umbelina de Jesus, natural da mesma freguesia, filha de Francisco Lourenço Borges e de Ana Rosa de Jesus. Família “Bento José Pereira”.

7-11-4 João Ferreira de Souza, casou aos 09-07-1827 com Antonia de Jesus, irmã inteira de Tereza Umbelina supra, na família citada.

7-11-5 Joaquim Ferreira de Souza, casou aos 18-06-1832 com Vicência Ferreira de Jesus, igualmente irmã inteira das supra citadas. Mesma família.

7-11-6 Gervasio Ferreira de Souza. Casou na Capela de Paraopeba aos 08-05-1837 com Cândida Umbelina de Jesus filha de Francisco Lourenço Borges e de Anna Roza de Jesus. Família “Bento José Pereira”. Cândida era irmã inteira de Tereza Umbelina e Antonia de Jesus, casadas respectivamente com 7-11-3 e 7-11-4 supra.

7-11-7 Andre Ferreira de Souza, casou aos 08-05-1837 com Messias Umbelina de Jesus, também irmã inteira de Teresa Umbelina e Antonia de Jesus supra. Mesma família.

 

7-12 Francisco José Ferreira de Souza, aos 14-02-1809 casou com Constança Umbelina do Sacramento, filha do Alferes José Antonio de Andrade Magalhães e Valentina Teresa de Jesus (família “João Crisóstomo de Magalhães”).

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz de S. João aos 14-02-1809 Francisco Jose Ferreira de Souza, f.l. do Cap. Francisco Jose Ferreira de Souza e D. Antonia Ritta de Jesus Xavier, n/b na freguesia de Queluz = Constancia Umbelina do Sacramento, f.l. do Alf. Jo-- {danificado) Antonio de Andrade Magalhaens e D. Valentina Theresa de Jesus, n/b freguesia da vila de Barbacena.

 

7-13 Manoel Ferreira de Souza, aos 03-02-1812 casou com Maria de Miranda Silva, filha de José de Miranda Ramalho e Maria Rodrigues a Silva (família “Maria Teixeira de Carvalho” § 3º.).

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - fls. 179 Lagoa aos 03-02-1812 Manoel Ferreira de Soiza, f.l. de Francisco Jose Ferreira de Souza e D. Antonia Rita de Jesus Xavier, n/b na freguesia de Queluz = Maria de Miranda Silva, f.l. de Jose de Miranda Ramalho e Maria Rodrigues da Silva, n/b nesta freguesia de Prados.