PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO DE FARIA MOREIRA

seus descendentes

(atualizado em 04-dezembro-2016)

 

 

Bartyra Sette

Regina M. Junqueira

 

Antonio de Faria Moreira era natural da vila de Santos onde foi batizado aos 20-01-1682, filho de Inacio de Faria e Susana Moreira. “Vivia da Arte de Musica” até se ausentar para Mogi das Cruzes (de genere de Antonio de Faria Moreira e Francisco Xavier Moreira)

 

Casou com Ignes Ribeiro de Lima, batizada aos 24-10-1677 em Mogi das Cruzes, filha de Francisco Ribeiro de Lima e sua mulher Maria Sardinha (de genere supra citado). Ignes não é mencionada no inventário materno em 1705, família “Antonio Álvares Couceiro § 2º, neste site.

 

Tiveram filhos nascidos em Mogi das Cruzes, mas que migraram para o sul de Minas, deixando geração em Barbacena e Aiuruoca.

 

Antonio e Ignes faleceram em Barbacena, sem testamento. Ele aos 27-06-1749 e ela em 07-09-1754:

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 27-06-1749 faleceu com os sacramentos da penitencia e extrema unção e não mais por causa do estupor de q. morreu Antonio de Faria Moreyra, casado e morador no sitio do Faria. Foi por mim encomendado e o mandei sepultar a requerimento de seu filho Martinho der Faria, dentro do arco da Capela de N. Sra. da Ajuda do Faria da qual capela fora o dito defunto fundador e administrador. Não fez testamento por causa da molestia sobredita q. lhe tolheu a fala. De que fiz este assento que por verdade assinei.

 

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 07-09-1754 fal. Ignez Ribr.ª, viuva de Antonio de Faria Mor.ª. Foi sepultada na Capela de N. Sra. da Ajuda, filial desta matriz

 

Encontramos referencias a cinco de seus filhos:

 

 

Maria Sardinha da Silveira               Cap.1º

Mariana das Neves                            Cap.2º

Inácia da Silveira                              Cap.3º

Rosa de Oliveira e Lima                    Cap.4º

Martinho de Faria Moreira                 Cap.5º

 

 

Cap 2º- Mariana das Neves

(atualizado em 24-Novembro-2008)

 

Foi madrinha por procuração da sobrinha Mariana, filha de Inácia da Silveira abaixo, onde consta ser filha de Inês Ribeiro Lima.

Mariana das Neves casou com Manoel Diniz de Carvalho, natural da Vila de N. Sra. da Conceição da vila de Carvalhos Bispado de Coimbra, filho de Manoel Diniz e Maria Simões. Maria faleceu aos 12-08-1753 e Manoel faleceu em 1758 com 76 anos. Não tiveram filhos.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 12-08-1753 fal. Marianna das Neves, mulher de Manoel Diniz de Carvalho, foi sepultada na Capela N. Sra. da Ajuda do sitio do Faria. Foi a sua meação de bens, por não ter filhos, a sua mãe Ignes Ribr.ª viuva de Antonio de Faria moradora nesta freguesia.

 

B7: . óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG., aos vinte e quatro dias do mês de Novembro(sic) de 1758 faleceu Manoel Diniz de Carvalho, viuvo de Marianna das Neves, de idade 76 anos. Foi sepultado no dia 25 do dito mês. Fez testamento.

Aos vinte e três de Dezembro(sic) de 1758 eu Manoel Diniz de Carvalho, faço este testamento:

Testamenteiros: rogo aos Srs. Pedro da Silva, Martinho de Faria Mor.ª, Manoel de Ar.º e Jose Alz Maciel e a Irmandade do SS. Sacramento desta freguesia de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo.

Sou n. da freg. de N. Sra. da Conceição da vila de Carvalhos Bispado de Coimbra, f.l. de Manoel Diniz e s/m Maria Simoens, já falecidos. Fui cc. nesta freguesia de N. Sra. da Piedade com Maria.na das Neves, já falecida, de cujo matrimonio não tive filhos nem tenho herdeiro nenhum forçado.

Declara bens, devedores e dividas.

Depois de pagas as minhas dividas o que restar de minha fazenda metade pertence aos herdeiros da defunta minha mulher, os quais se acham nesta mesma freguesia (...)

Declara mais devedores, entre eles:

Julião Ant.º de Ar.º; (...) em conta 300$000 réis de dote que eu prometi a minha sobr.ª Quiteria que casou com o dito Julião Ant.º de Ar.º; Suzana Leite como cabeça da casa de seu marido Domingos Borges da Silva o q. constar de um crédito;

Declara mais dividas(...)

Nomeio e instituo por minha herdeira universal de tudo o que, depois de pagas as minhas dividas e cumpridos meus legados, restar de minha fazenda a minha alma (...).

Em o sitio chamado do Palhano(?) em os vinte e três [falta a ultima fls]

 

 

 

Cap 3º - Inácia da Silveira

 (atualizado em 04-dezembro-2016)

 

 

Inácia casou em primeiras núpcias com Gregório Rodrigues, natural de S. Martinho de Ba\sto ARcebispado de Braga, filho de Bartolomeu Rodrigues e Mariana Ferreira.

Pólis 30 copiados pelo Prof. João Paulo Ferreira de Assis (Ressaquinha-MG).- Barbacena, MG casamentos, matriz, livro 1-A (1731-1741) fls. 136 e verso, 21/10/1737, Faria, Gregório Rodrigues, natural de São Martinho de Basto, Arcebispado de Braga, filho de Bartolorneu Rodrigues e de Marianna Ferreira, com Ignacia da Silveira, filha de Antônio de Faria Moreira e de Ignez Ribeira.

 

Viúva, Inácia casou segunda vez em Barbacena aos 17-05-1747 com o açoriano João do Rego de Sá Coutinho, natural da Ilha de Santa Maria, filho de João do Rego de Sá Coutinho e de Maria da Gloria de Jesus, ou Maria de Andrade como aparece no batismo da neta Mariana.

Casamentos - Barbacena - aos 17-05-1747 João do Rego de Sá Coutinho natural da freguesia de N. Sra. da Assumpção da Ilha de Sta. Maria Bispado de Angra, f.l. de João do Rego de Sá Cout,º, já falecido, e s/m D. Maria da Gloria de Jesus; = com Ignacia da Silvr.ª n/b freguesia da vila de S. José, f.l. de Antonio de Faria Moreira e s/m Ignes Ribra. de Lima, viuva que ficou por falecimento de seu primeiro marido Gregorio Roiz.

 

Gregório e Inácia tiveram os filhos batizados em Barbacena, q.d.:

 

1- Senhorinha em 25-11-1738.

Barbacena, MG aos 25-11-1738 bat a Senhorinha, f.l. Gregorio Rodrigues e de Inacia da Silveira; foram padrinhos João Leite, e Mariana da ----- mulher de Manoel -----.

2- José em 18-05-1741.

Barbacena, MG aos 18-05-1741 nesta matriz bat a Jose, f.l. de Gregorio Rodrigues e de Inacia da Silveira; foram padrinhos Martinho de Faria Moreira e Rosa de Oliveira, solteira, filha de Antonio de Faria, todos desta freguesia.

 

Inácia e João foram moradores em Barbacena, onde nasceram seus filhos, dos quais encontramos termos de batismos na Matriz:

 

3- Mariana, aos 23-08-1752

Batismos  Barbacena Caxoeira aos 23-08-1752 MARIANA, f.l. de João do Rego Coutinho, natural da Ilha de Santa Maria, freguesia de N. Sra. da Assumpção Bispado de Angra, f.l. de João do Rego Coutinho e Sá e de D. Maria de Andrade, da dita ilha e freguesia; = e de Ignacia da Silveira, moradores nas Lavras Novas desta freguesia, filha de Antonio de Faria Moreira e Ignes Ribeira Lima, naturais do Bispado de S. Paulo. Padr.: Domingos Francisco, solteiro, viandante e Mariana das Neves com pp de sua mãe Ignes Ribeira Lima.

4- João, aos 02-12-1755

Batismos  Barbacena (1748-1762) aos 02-12-1755 matriz JOÃO, f.l. de João do Rego Coutinho natural da freguesia de N. Sra, da Assumpção da Ilha de Sta Maria Bispado de Angra e s/m Ignacia da Silveira natural da freguesia de Sto. Antonio da vila de S. José desta comarca do Rio das Mortes; np de João do Rego Coutinho e s/m Maria de Andrade da dita freguesia e ilha Santa Maria; nm de Antonio de Faria Moreira natural de vila de Santos e s/m Ignes Ribeiro de Lima natural da vila de Mogi Bispado de S. Paulo. Padr.: Antonio José Vieira Rebello solteiro e Maria Sardinha, viuva de Álvaro Pinto.

5- Francisco, aos 02-02-1757

Batismos  Barbacena -matriz aos 02-02-1757 FRANCISCO nascido aos 14 de Janeiro, f.l. de João do Rego Coutinho natural da freguesia de N. Sra. da Assumpção da Ilha de Sta. Maria Bispado de Angra e s/m Ignacia da Silveira natural da vila de S. José desta comarca; np de João do Rego e s/m Maria de Andrade naturais da dita; nm de Antonio de Faria Moreira natural da vila de Santos e s/m Ignes Ribeira de Lima natural da vila de Mogi bispado de S.Paulo. Padr.: João Leite Ribeiro, solteiro, q. pp sua apresentou Martinho de Faria Moreira e Lusia Gracia Fontoura mulher do dito Martinho de Faria.