PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap 1º Maria Sardinha da Silveira

(atualizado em 22-março-2017)

 

 

Bartyra Sette

Regina M. Junqueira

 

 

Maria Sardinha da Silveira nasceu em Mogi das Cruzes, SP onde foi batizada aos 19-07-1704 (genere do filho Mateus). Casou com Álvaro Pinto de Andrade, natural de Sarzedinho, freguesia de S. Salvador do bispado de Lamego dos Coutos de S. Pedro das Aguias, filho de Manoel Pinto e de Izabel da Costa. Foram moradores em Barbacena, onde tiveram filhos.

Álvaro ditou seu testamento em 06-05-1748 e faleceu aos 16 do mesmo mês. Declarou um filho natural e os nove filhos de seu casal, curatelados e tutelados pela mãe.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 16-05-1748 fal. Alvaro Pinto de Andrade, n. da freg. de S. Salvador do Sarzedinho Bispado de Lamego e casado nesta freguesia da Borda do Campo com Maria Sardinha da Silvr.ª; e a 17 do dito mês e ano foi sepultado dentro da Capela de N. Sra. da Ajuda filial desta matriz; fez testamento:

(...) aos 06-05-1748 eu Alvaro Pinto de Andrade, (...) faço este meu testamento na forma seguinte: (...)

Testamenteiros: rogo a minha mulher Maria Sardinha da Silvr.ª, a Martinho de Faria Mor.ª e a meu sogro Antonio de Faria Mor.ª queiram ser meus testamenteiros (...).

Declaro que sou natural do lugar de Sergidinho freguesia de S. Salvador Bispado de Lamego, f.l. de Manoel Pinto e Maria da Costa, já defuntos = sou casado por carta de ametade com Maria Sardinha da Silvr.ª  e do casal temos os filhos seguintes: Rita Maria de Jesus = Quitéria das Neves = Ignez Ribr.ª = Vitoria = Maria = Cosme = Matheus = José = Manoel = assim mais tenho outro filho natural chamado Antonio Pinto de Andrade, cujos ditos meus filhos são meus legítimos herdeiros e por tais os instituo.

Declara bens, dividas (...).

Declaro que habilito minha mulher Maria Sardinha da Silvr.ª por minha herdeira e testamenteira, e curadora e tutora dos ditos nossos filhos e como tal a instituo.

Declaro que se meu filho Matheus continuar com seus estudos e chegar a ordenança, herdeiro do remanescente da minha terça para ajuda de seus gastos e no caso que se não ordenar se dirão vinte missas pela alma de meu pai, e outras vinte pela alma de minha mãe e mais vinte pela minha alma (...) e o resto se repartirão p -ata igual parte pelas minhas filhas (...).

(...) roguei ao Dr. Manoel Gonçalves Viana este meu testamento fizesse e o assinei hoje Freguesia de N. Sra. da Piedade da Borda do Campo Minas do Rio das Mortes seis de Mayo de mil setecentos e quarenta e oito anos. Alvaro Pinto de Andrade.

 

In- Antonio Pinto de Andrade filho natural reconhecido no testamento paterno e de Ana angola, escrava que foi de Maria Sardinha. Aos 27-01-1789 casou com Maria Rosa, batizada em 15-11-1767, filha de José Veloso de Mattos, natural de S. João del Rei e Rosa Maria casados em 21-07-1766, neta paterna natural de Euzebio de Mattos Pinto e Ana Soares de Mattos, neta materna natural de Bartolomeu Soares e Domingas de Oliveira, creoula forra.

Aiuruoca, MG (Antonio Pinto de Andrade e Maria Rosa) aos 27-01-1789 na capela do Porto se receberam Antonio Pinto de Andrade, f. de Ana angola, escrava que foi de Maria Sardinha, e de pai incognito = com Maria [dobra], f.l. de Jose Veloso de Mattos e Rosa Maria.

 

Aiuruoca, MG aos 15-11-1767 na capela da Sra do Porto bat a Maria, f.l. de Jose Veloso e Rosa de Jesus, que nasceu em sete do dito mes, foram padrinhos Francisco Martins Toste, solteiro e Ana Maria, mulher de Manoel do Valle.

 

Aiuruoca, MG aos 21-07-1766 na capela de N. Sra do Porto desta freguesia, com provisão, se receberam Jose Veloso de Mattos, filho natural de Euzebio de Mattos Pinto e Ana Soares de Mattos, batizado na freguesia da Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei = com Rosa Maria Soares, filha natural de Bartolomeu Soares e Domingas de Oliveira, creoula forra, batizada nesta freguesia. Testemunhas João Mattos Fortes e Tomas Gom. Ribeiro.

 

 

Maria e Álvaro tiveram os filhos, batizados em Barbacena:

1- Rita Maria de Jesus, segue no § 1º

2- Quitéria de Andrade, segue no § 2º

3- Cosme Gonçalves de Andrade, segue no § 3º

4- Ignez Ribeira de Andrade, segue no § 4º

5- José Pinto de Andrade, segue no § 5º

6- Padre Mateus Pinto de Andrade, natural de Barbacena-MG, habilitou-se às ordens sacras. Padre Mateus, herdeiro do remanescente da terça paterna:

ACMSP - Genere et Moribus ano 1752

Deligencias de genere feitas neste bispado por requisitoria do de Mariana a favor de Matheus Pinto. 14-05-1755

Vila de Santos - requisitoria vinda do bispado de Mariana a favor de Mateus Pinto, natural e batizado na freguesia de N. Sra da Piedade da Borda do Campo comarca do Rio das Mortes do mesmo bispado, f.l. do Licenciado Alvaro Pinto de Andrade, natural da freguesia de S. Salvador Bispado de Lemego e s/m Maria Sardinha, n. da vila de Mogi deste bispado, npaterno de Manoel Pinto e Maria da Costa, ambos naturais da dita freguesia e bispado, e pela materna neto de Antonio de Faria Moreira , natural da vila de Santos e de s/m Ignez Ribeira natural da vila de Mogi.

Testemunhas

Vila de Mogi - idem. 25-01-1755

Testemunhas.

Diz Mateus Pinto (...) lhe é necessária certidão de batismo de sua mãe Maria Sardinha, natural e batizada na freguesia de Mogi das Cruzes, f.l. de Antonio de Faria Moreira e de Ignez Ribeira, e outrossim a certidão de batismo de sua avó Ignez Ribeira, tambem natural da freguesia de Mogi, filha leg. de Francisco Ribeiro e Maria Sardinha

Certifico que em um dos livros dos assentos dos batizados desta freguesia achei o assento do teor seguinte (fl 42v): aos 24-10-1677 bat a Ignez, filha de Francisco Ribeiro de Lima e sua mulher Maria Sardinha. Padrinhos: João Dias Mendes e Maria Ribeira Moreira.

No mesmo livro achei outro assento: aos 19-07-1704 bat a Maria, f. de Antonio de Faria e de s/m Ignez Ribeira; foram padrinhos Bras da Silva e Luzia Sardinha

 

De Genere 1784 de João de Almeida Ramos:  [fl.159]

Diz João de Almeida Ramos (...) que revistas de seus Autos lhe / foi determinado, que mandasse servir Inquirições / (...) deste Bispado de seus ascen/dentes, e como o padre Matheus Pinto de Andrade tio do su/plicante é irmão legítimo de sua mãe Rita Maria de Jezus / o que quer mostrar por justificação para ficar aliviado / de mandar vir aquela inquirição

 

7- Manoel, batizado aos 12-06-1745.

Batismos, Barbacena-MG, aos 12-06-1745 MANOEL, nascido aos 20-05, f.l. de Alvaro Pinto de Andrade, natural de Sarzedinho, freguesia de S. Salvador do bispado de Lamego dos Coutos de S. Pedro das Aguias e s/m Maria Sardinha, natural de Mogi deste bispado; np de Manoel Pinto e de Izabel da Costa; nm de Antonio de Faria Moreira e de Ignes Ribeira. Padr.: Ignacio de Campos e Mariana das Neves mulher de Manoel Dinis de Carvalho.

8- Maria, aos 24-09-1747

Batismos - Barbacena - matriz aos 24-09-1747 MARIA nascida aos 03 do dito, f.l. de Alvaro Pto. de Andrade, natural da freguesia de Sarzedinha Bispado Lamego e s/m Maria Sardinha; np de Manoel Pto. e de Maria da Costa; nm de Antonio de Faria Moreira e de Ignez Ribr.ª. Padr.: João de Araújo e Marianna das Neves.

9- Vitória Maria do Nascimento batizada em 03-01-1742 na capela de S. Ana do Barroso, filial da Borda do Campo.

Barbacena, MG aos 03-01-1742 na capela de S. Ana do Barroso bat a Vitoria, f.l. de Alvaro Pinto e Maria Sardinha, foram padrinhos João Martins e Francisca ------;

       Casou aos 15-02-1773 com Antonio da Costa Silva, batizado em Barbacena aos 27-04-1742, filho de Luiz da Costa Silva, natural de Padim, Arcebispado de Braga e Páscoa da Silveira, neto paterno de Manoel da Costa e Custódia da Silva, neto materno de Antonio de Toledo e Josefa da Costa; inseridos na família “Pascoal de Souza Pereira”.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas 15-02-1773 na capela de trás da Serra, filial desta matriz, Antonio da Costa [--danificado---], f.l. de Luiz da Costa Silva e Paschoa da Silveira, n/b freguesia da Piedade da Borda do Campo; = cc. Vitoria Maria do Nascimento, f.l. Alvaro Pinto de Andrade e Maria Sardinha da Silveira, n/b na mesma freguesia da Piedade.

 

B7: - batismos, Barbacena-MG, aos 27-04-1742 ANTONIO, f de Luiz da Costa e de s/m Pascoa da Silveira, padr.: Antonio de Ornellas da Costa e Maria Ignacia, solteiros.

 

Antonio casou em segundas com Josefa Maria dos Anjos, filha de José Machado Tostes e Ana Maria do Rosário, família “José Machado Tostes”.

 

 

 

§ 1º -  Rita Maria de Jesus

 

Rita Maria de Jesus, foi batizada aos 26-02-1726 ou 08-04-1726.

B7: Barbacena - Batismos - aos 26-02-1726 Barroso, RITTA, f.l. de Alvaro Pinto de Andrade e s/m Maria Sardinha, padr.: Antonio de ---- ----, solteiro e Ignes Ribeira mulher de Antonio de Faria Moreira. Registro aos 04-10-1789.

 

AEAM- De genere - 1784,  do Padre João de Almeida Ramos

[fl.150v] (...) Aos 08/04/1726 batizei solenemente e pus os Santos Óleos nesta freguesia de Nossa  Senhora da Piedade da Borda do Campo a Ritta inocente filha do licenciado Alvaro Pinto e de sua mulher Maria Sardinha moradores nesta freguesia. Foram padrinhos Antonio  de Paiva Aroca e Ignes Ribeira Lima mulher de Antonio de Faria. Todos desta freguesia (...) O vigário João Rodrigues (...)

 

Casou aos 17-11-1749 com Agostinho de Almeida Ramos, filho de Francisco Farto e de Maria de Almeida, naturais do lugar de Landal freguesia do Espirito Santo do Patriarcado de Lisboa.(família “Francisco Farto”).

Barbacena, MG aos 17-11-1749 na Capela de N. Sra da Ajuda filial desta matriz se receberam Augostinho de Almeida Ramos, n/b na freguesia do Espirito Santo de Landal termo de Obidos Patriarcado de Lisboa, f.l. de Francisco Farto e de Maria de Andrade, já defuntos = Com Rita Maria de Jesus, n/b nesta freguesia, f.l. de Alvaro Pinto de Andrade, ja defunto e de Maria Sardinha da Silva(sic). Moradores ambos os contraentes nesta paroquia.

 

Foram proprietários da Fazenda Paracatu, nas cabeceiras do Rio Turvo. Esta fazenda e outras terras de Agostinho foram avaliadas em seu inventário, neste site, aberto em Baependí aos 10-12-1807, quando os filhos fizeram partilhas dos bens deixados pelo pai e mãe. Alem dos filhos de seu casal compareceu no inventário um filho (natural?) de Agostinho:

- Theodozio Diniz de Almeida,

 

Filhos de Agostinho e Rita Maria que encontramos:

1- Maria de Almeida Ramos, aos 23-09-1766 em Serranos, casou com Tomé Bezerra de Sá, viúvo de Ana Franca e de Maria Tostes, filho de Manoel Jorge e Constantina Bezerra de Sa. Tomé já tinha uma filha do segundo casamento, Maria Rosa da Silva, que casou em 1784 com Joaquim José de Campos, na família Juliana de Oliveira Cunha, onde há mais informações sobre Tomé e sua segunda mulher.

N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos:. aos 23 setembro 1766, cap. Serranos; Thomas (sic) Beserra de Sá e Maria Almeida. Ele viuvo por falecimento de Maria Toste, com Maria de Almeida, f.l. de Ag. de Almeida Ramos e Ritta Maria, n. freg. Borda do Campo.

 

1-1 Manoel Bezerra de Almeida, nascido aos 02-01 e batizado aos 04-02-1770 na Capela do Turvo, foram seus padrinhos Pedro Martins Tostes e Ana de Almeida. Aos 09-02-1801 no Turvo casou com Maria Joaquina de Mendonça, filha de João de Mendonça Coelho e Cecilia Maria da Conceição. Geração na família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 5º.

1-2 Ana, nascida aos 02 e batizada aos 22-09-1771, foram seus padrinhos Manoel de Souza Rodrigues e Albina Maria solteira.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 22 setembro 1771 cap. Turvo, ANNA, f.l. de Thome Bezerra de Sá e s/m Maria de Almeida, q.n. 02 set. proximo, padr.: Manoel de Souza Rodrigues e Albina Maria solteira.

1-3 Antonio, nascido aos 08 e batizado aos 26-07-1773, teve por padrinhos Antonio Bezerra de Sá solteiro, e Maria Angelica Nogueira mulher de Manoel Rebello Leite com procuração que apresentou Albina Maria filha de Agostinho de Almeyda.

1-4 Rita Maria de Almeida, batizada aos 26-07-1774 no Livramento, foram seus padrinhos Martinho de Almeida Ramos e sua mulher Ritta Maria. Casou aos 31-07-1792 com Carlos de Seixas Ribeiro que assinou a rogo da sogra no inventário do pai desta. Geração na família “Antonio de Seixas Ribeiro”.

1-5 Ana (outra?), batizada aos 23-09-1774 na Capela do Porto do Turvo, foram seus padrinhos Manoel de Souza Rodrigues e Albina Maria de Almeida.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 23 set 1774 cap. Porto Turvo, Anna, f.l. do alf. Thome Bezerra de Sá e de Maria de Almeida; padr.: Manoel de Souza Rodrigues e Albina Maria de Almeida.

          Ana Teodora de Sá aos 10-11-1789 casou com José Pires de Andrade, filho de Matias da Silveira e Angela Pires.

Aiuruoca, MG aos 10-11-1789 nesta matriz e testemunhas o Lic. Antonio de ----- Barbosa e Francisco de Sales Ferreira se receberam Jose Pires de Andrade, f.l. de Matias da Silveira e de Angela Pires, natural e batizado na freguesia de São João del Rei = E Ana Teodora de Sa, f.l. de Tome Bezerra de Sá e de Maria de Almeida, n/b nesta freguesia.

1-6 Ignacia Maria de Almeida, batizada em 21-07-1776.

Aiuruoca, MG aos 21-07-1776 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Inacia, f.l. do Alf. Tome Bezerra de Sa e Maria de Almeida, foram padrinhos Jose Pinto de Andrada e Maria Sardinha da freguesia de S. João del Rei.

          Aos 13-07-1801 no Turvo casou  com Manoel da Silva Landim filho de Antonio Francisco e Quitéria Joaquina de Almeida.

Pesquisa de José Guimarães (colaboração de Paola Dias)

13-07-1801 Turvo Manuel da Silva Landim filho de Antonio Francisco e de Quitéria Joaquina de Almeida com Ignacia Maria de Almeida Filha do Alferes Tomé Bezzerá de Sá e de Maria de Almeida. Ambos nats de Aiuruoca.

 

          Do casal Manoel da Silva Landim e Inácia Maria encontramos nos livros paroquiais os filhos:

1-6-1 José, solteiro em 1822, padrinho no batismo abaixo:

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos- aos 01 dez 1822 Livramento, CARLOTA, f.l. de Joze Luiz da Silva e Anna Theodora de Almeida; padr.: Joze, solteiro filho de Manoel da Silva Landim e, Francisca Joaquina -------- cc Mariano Bezerra d'Almeida. Todos desta freguesia.

1-6-2 Maria Joaquina, batizada na matriz de Aiuruoca aos 11-03-1804.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 11 março 1804 matriz, Maria Joaquina, f.l. de Manoel da Silva Landim e Ignacia Maria de Almeida; padr.: Joseph Beserra de Almeida e Quiteria Joaquina de Almeida.

1-6-3 Vicente, batizado aos 12-05-1811 no Porto do Turvo.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos- aos 12 maio 1811 Porto do Turvo, Vicente, f.l. de Manoel da Silva Landim e Ignacia Bezerra, padr.: Marianno Bezerra de Almeida.

1-6-4 Joaquim, batizado aos 29-07-1817

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos fls. -  aos 08 set 1817 cap. Turvo, JOAQUIM, f.l. de Manoel da Silva Landim e Ignacia Maria de ---- que  no dia 29 julho proximo foi baptizado pelo Alf. Jose Bezerra de Almeida que assistiu como padrinho.

1-7 José Bezerra de Almeida, em Serranos aos 10-06-1801 casou com Luzia Inacia de Jesus, filha de Lourenço Martins Coelho e Felicia Francisca de Jesus natural da freguesia do Ouro Branco e falecida aos 02-09-1825 com testamento registrado na matriz de Aiuruoca, neta paterna de Francisco Martins Coelho e Ignacia de Jesus, neta materna de Manoel Francisco Guimarães e Vitória Maria de Jesus (família “Tenente Manoel Francisco Guimarães”)

N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamento: aos 10 junho 1801 Serranos - Joseph Bezerra de Almeida, f.l. do Alf. Thome Bezerra de Sá e Maria de Almeida Ramos; c/ Luzia Ignacia de Jesus, f.l. de Lourenço Martins Coelho e de D. Felicia Francisca de Jesus. Ns. e bts. freg. Aiuruoca.

 

N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG- aos 02 setembro 1825, quinquagenaria, c/tst. D. Felicia Francisca de Jesus, cc. Domingos Mansos d'Oliveira. F. leg. de Manoel Francisco Guimarães e Vitoria Maria de Jesus, n. e b. freg. de Ouro Branco. Fui cc. Lourenço Martins Coelho, 8 filhos: Manoel, Lourenço, Felisberto, Ignacio, Antonio, Lusia, Luciana, Vitoria.

Sou c2c com (rasgado), temos 2 filhos: Jose e Anna.

Testamenteiros: 1- m/filho Ignacio Martins Coelho; 2- m/genro Joaquim Pereira da Silva; 3- m/filho Jose Antonio de Oliveira. texto:

-meus filhos: Luciana, Victoria e Antonio herdeiros no remanescente de minha terça. Serrano, 29 março 1824. Registro aos 12 --- 1825.

 

N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, cas. - aos 01 agosto 1802 Serranos - Domingos Manço de Oliveira, f.l. de Domingos Manço de Oliveira e Anna Francisca, n. e b. freg. Prados;

c/ d. Felicia Francisca de Jesus, viuva de Lourenço Martins Coelho.

 

1-7-1 José, batizado aos 10-08-1806 na Capela do Turvo, foram seus padrinhos Ignacio de Resende Costa e Joana Esméria, mulher de Manoel Pires de Andrade.

1-7-2 Inacia, idem aos 08-05-1808, padrinhos Ignacio Martins Coelho e Luciana Maria

1-7-3 Vitória, idem aos 01-01-1812, padrinhos Joaquim Bezerra de Almeida e sua mulher Francisca Esmeria da Encarnação

1-7-4 Felicia, aos 26-02-1816 em Serranos, padrinhos Manoel Martins Coelho e Felicia Francisca de Jesus.

1-7-5 Lourenço, aos 06-08-1820 na Capela do Turvo, padrinhos o Vigário José de Abreu e Silva e Mariana, solteira, filha de João Pereira de Mello.

1-7-6 Mariana, idem aos 27-08-1822 padrinhos o Vigário José de Abreu e Silva e Mariana, solteira, filha de João Pereira de Mello.

1-7-7 Francisco, idem aos 01-01-1825, padrinhos o Capitão Antonio Francisco Sardinha e sua mulher Maria Ignacia.

 

1-8 Rosa Bezerra de Sá (tambem Rosa Lima de Sá e Rosa de Lima de Almeida) nascida aos 15 e batizada aos 29-08-1778 em Aiuruoca na Capela do Turvo, tendo por padrinho Antonio de Seixas Ribeiro. Aos 13-07-1801 casou com José Marcelino Ribeiro (ou do Valle) nascido aos 08 e batizado aos 27-02-1780, filho de João Ribeiro do Valle, natural de S. João del Rei e Teresa Francisca de Jesus, natural de Guaratinguetá. Geração na família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos aos 13 jul 1801  cap. Turvo - Joseph Marcellino Ribeiro, f.l. de João Ribeiro do Valle e Tereza Francisca de Jesus;

c/ Roza Bezerra de Sá, f.l. do alf. Thome Bezerra de Sá e Maria de Almeida.

Ns. e bts. nesta freg. de Aiuruoca.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 27 fevereiro 1780 Porto do Turvo - Jose, nascido aos 08, f.l. de João Ribeiro do Vale n.da freg. de S. João del Rei e s/m Francisca Teresa n. da vila de Guaratinguetpa, bispado de SP; padr.: Manoel Ferreira Brito e Anna Francisca, viuva. Todos desta freguesia.

1-9 Mariana, nasceu em 04-07-1781 e foi batizada aos 25 do mesmo mês e ano.

Aiuruoca, MG aos 25-07-1781 na Capela da Sra do Porto do Turvo bat a Mariana, f.l. de Tome Bezerra de Sa e Maria de Almeida, nascida a quatro de julho do presente ano. Foram padrinhos Inacio de Seixas Ribeiro e [dobra]cisca, solteira filha de Manoel Martins.

1-10 Constantina Maria de Almeida, batizada aos 29-07-1782 na Capela do Porto do Turvo, tendo por padrinhos o licenciado Antonio de Souza Barbosa e Leonor de Alvarenga. Casou em novembro de 1807 com Domingos Ribeiro do Valle, filho de Joaquim Jose Ribeiro, falecido aos 06-03-1814 e Antonia Maria da Conceição, neto paterno de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

          Domingos, viúvo, aos 24-07-1810 casou com sua cunhada Maria Silvéria de Almeida abaixo.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos - aos vinte e --- dias de nov 1807, capela Turvo; Domingos Ribeiro do Valle, f.l. de Joaquim Joseph Ribeiro e Maria da Conceição;

c/ Constantina Maria de Almeida, f.l. de Thome Beserra de Sá e Maria de Almeida Ramos.

Ns. e bts. nesta freguesia.

 

1-10-1 Maria, batizada aos 04-12-1808 na capela do Porto do Turvo, foram seus padrinhos o Capitão Aleixo Ribeiro do Valle e Maria d’Almeida Ramos.

 

1-11 Joaquim Bezerra de Almeida, aos 08-10-1810 casou com Francisca Esméria da Encarnação, filha do Capitão Aleixo Ribeiro do Valle e Angela Joaquina de Assunção, neta paterna de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus (já citados), neta materna de Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira Soares. Geração na família “Bento Ribeiro Salgado” § 8º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos -  aos 08 out 1810 cap. Turvo - Joaquim Beserra de Almeida, f.l. de Thome Beserra de Sa e Maria d'Almeida Ramos; c/ d. Francisca Esmeria da Encarnação, f.l. do Cap. Aleixo Ribeiro do Valle e d. Anna (?) Joaquina d'Ascensão.

Ns. e bts. nesta freguesia.

 

1-12 João, batizado aos 15-10-1786 no Porto do Turvo, padrinhos Agostinho de Almeida Ramos e Francisca de Almeida.

1-13 Mariano Bezerra de Almeida, em Aiuruoca aos 30-07-1812 casou com Gertrudes Barbara de Moura, filha de Jose Francisco de Moura e Antonia Joaquina Ribeiro casados em Aiuruoca aos 13-06-1792 (dispensados do impedimento de 4º grau de consanguinidde), neta paterna de Francisco João de Azevedo, natural de  Santa Leocadia de Fradellos Arc. Braga (filho de Domingos Francisco e s/m Damiana João) e Margarida de Jesus, natural de São João del Rei (filha de Lourenço Correa Sardinha, natural da Ilha da Madeira e s/m Maria de Assumpçam natural da freguesia de S. João del inventários do casal, neste site) neta materna de João Ribeiro do Valle e Teresa Francisca de Jesus já citados.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos - aos 30 jul 1812 cap. Turvo - Marianno Bezerra de Almeida, f.l. do alf. Thome Bezerra de Sá e Maria de Almeida Ramos; c/ Gertrudes Barbara de Moura, f.l. de Jose Francisco de Moura e Antonia Joaquina Ribeiro.

Ns. bts. e moradores nesta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos -  aos 13 junho 1792 , impedimento de 4º grau de consanguinidde.

Joseph Francisco de Moura, f.l. Francisco João de Azevedo e de Margarida de Jesus, n. e b. freg. Aiuruoca; c/ Antonia Joaquina, f.l. de João Ribeiro do Valle e Theresa Francisca de Jesus, n. e b. freg. da vila de Guaratinguetá, bispado de SP.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos- aos 16 jan 1774 Porto do Turvo, JOÃO n. aos 30 dezembro, f.l. de Francisco João de Azevedo n. de Santa leucadia de Fradellos arc. braga e s/m Margarida de Jesus n. da freg. de S. João del Rei; np de Domingos Francisco e s/m Damiana João naturais da dita freguesia de Fradellos; nm de Lourenço Correa n. da Ilha da Madeira e s/m Maria de Assumpçam n. da freg. de S. João del Rei; padr.: Manoel de Moura Marinho solteiro, da freg. de S. João del Rei e, Catharina Victoria mulher ade Ignacio da Rocha desta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG -  no primeiro de fevereiro 1833 - Turvo-, em idade decrepta, c/test. fal., D. Margarida de Jesus, viúva de Francisco João de Azevedo, capela do Turvo.

N. da freg. da vila de S. João del Rei, f.l. de Lourenço Correia Sardinha e Maria da Assumpção, falecidos, viuva de Francisco João de Azevedo, com filhos.

testamenteiros, meus filhos; 1- Antonio Francisco de Azevedo; 2- Bonifacio Francisco de Azevedo; 3- Jose Francisco de Moura.

no texto:

-filha de minha irmã Anna ---

-m/sobrinha Margarida

-as filhas de Manoel Francisco de Oliveira;

- m/afilhada, f. do cap. Manoel Vieira;

-m/afilhada, f. de Vicente Garcia;

-m/afilhada f. de Nestor Garcia.

-a m/neto Francisco, filho de m/filho Jose;

-a m/neta Rita, filha do cap. Jose Lopes, e a outra irmã Margarida.

- a Theodora f. de Jose Coutinho.

-aos 4 netos, filhos do cap. Jose Coutinho

Maio 1828. Registrado aos 19 fevereiro 1833.

 

1-13-1 Maria, batizada em Aiuruoca aos 06-02-1815 na Capela do Turvo, padrinhos João de Almeida Ramos e Antonio Joaquim Ribeiro

 

1-14 Maria Silvéria de Almeida, batizada aos 22-01-1788 na Capela do Porto do Turvo, tendo por padrinhos o Padre Matheus Pinto de Andrade e Francisca ---nda de Almeida. Aos 24-07-1810 casou com Domingos Ribeiro do Valle, viúvo de sua irmã Constantina 1-10 supra

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos - aos 24 jul 1810 cap. Turvo - Domingos Ribeiro do Valle, viuvo de Constança Maria de Almeida; c/ Maria Silveria d'Almeida, f.l. de Thome Beserra de Sá e Maria d'Almeida, n. e b. nesta freguesia.

 

www.familysearch.org (record search pilot)

Livro Misto 1810-1813.

Processo Matrimonial - Domingos Ribeiro do Valle e Maria Silveria de Almeida - 1810

Itens:

Q o orador de sua falecida consorte lhe ficou uma filha de tenra idade.

Dizem os oradores Domingos Ribeiro do Valle e Maria Silveria de Almeida, moradores na freguesia da Aiuruoca - impedimento de afinidade lícita  em 1º grau da linha transversal

Q Constantina Maria e Maria Silveria a oradora eram irmãs inteiras.

Q o orador foi cc Constantina Maria, já falecida.

Que a oradora vive órfã de pai e mãe

Testemunhas:

- Manoel Jacinto da Silva, homem branco, casado, n/b nesta freguesia da Aiuruoca

- Manoel da Fonseca Cabral, casado, homem branco, n/b na freg. N. Sra do Pilar da vila de S. João del Rei, de presente assistente nesta freg. da Aiuruoca,

- João Domingos ---, casado, n/b no bispado de S. Paulo e de presente morador nesta freg. da Aiuruoca, onde vive de seu oficio de carpinteiro d da lavoura, de idade 50 anos, as costumes disse nada.

- Manoel Francisco dos Santos, homem branco, casado, n/b freg. de Prados, e de presente assistente nesta, onde vive de seu oficio de seleiro de idade de 40 anos, e aos costumes nada disse.

- Feisberto Pereira Dutra, homem branco, solteiro, n/b na freg. do Pilar da vila de S. João del Rei, 30 anos, assistente nesta freguesia onde vive de seu oficio de alfaiate e aos costumes nada disse.

 

Depoimento dos Oradores:

Domingos Ribeiro do Valle, homem branco, solteiro, n/b nesta freguesia, de idade 26 anos, vive de sua lavoura. Foi casado com Constantina Mria, já falecida, irmã inteira da oradora (...).

Maria Silveria de Almeida, mulher branca, solteira, n/b na freg. da Aiuruoca, de idade 22 anos, órfã de pai e mãe

 

Orador: que ficara viuvo de sua mulher Constantina Maria de Almeida e por isso se achava solteiro. Que Maria Silveria de Almeida era f.l. de Tome Bezerra de Sá e Maria de Almeida Ramos, n/b nesta freg. da Aiuruoca

 

Certifico que no livro de obitos se acha o assento do teor seguinte: Aos 08 de maio (ou março) de 1809 faleceu Constantina Maria de Almeida, cc. Domingos Ribeiro do Valle, foi encomendda (....)

Certifico que no lv 5 de batizados a fls 208v.: Aos 22-01-1788 na capela da Sra do Porto do Turvo filial desta matriz de Aiuruoca, bat. Maria, f.l. Tome Bezerra de Sá e Maria de Almeida, foram padrinhos o Padre Mateus Pinto de Andrade e Francisca Felizarda de Almeida, Aiuruoca 21 de [danificado] 1810

 

1-14-1 Porfiria, batizada aos 12-06-1812 na Capela do Turvo, madrinha Mariana Candida de Jesus, solteira.

1-14-2 Maria, idem aos 11-07-1819, padrinhos Luiz Ribeiro do Valle e Ana Rosa.

1-14-3 José, idem aos 11-06-1820, padrinhos Mariano Bezerra de Almeida e Rita Maria de Almeida.

1-14-4 Rita, idem aos 24-04-1825, padrinhos Joaquim Bezerra de Almeida e Francisca Esméria da Encarnação.

1-14-5 Antonia Maria, com 19 anos em 17-09-1845, casou com Joaquim Manoel da Silva, com 20 anos, filho de Justino Francisco da Silva e Maria Teodora de Almeida

Andrelandia, MG aos 17-09-1845 nesta igreja, Joaquim Manoel da Silva e Antonia Maria, ambos desta freguesia. Ele branco de 20 anos, f.l. Justino Francisco da Silva e Maria Teodora de Almeida. Ela branca de 19 anos, f.l. Domingos Ribeiro, ja falecido e Maria Silveria de Almeida. Test.: Jose Bezerra de Almeida filho e Inacio da Silva Landim.

1-14-6 Jeronimo, batizado aos 13-06-1828, padrinhos o Capitão Jerônimo Urbano de Andrade e D. Luzia Inácia de Jesus.

 

2- Álvaro, nascido aos 18-04 e batizado aos 24-05-1752 em Barbacena na Capela do Faria. Não comparece na partilha paterna.

Batismos  Barbacena - capela do Faria aos 24-05-1752 ALVARO, nascido aos 18 de Abril, f.l. de Agostinho de Almeida Ramos, f. de Francisco Farto e de Maria de Almeida, naturais do lugar de Sandal freguesia do Espirito Santo do Patriarcado de Lisboa; = e de Rita Maria de Jesus, filha de Alvaro Pinto de Andrade, natural do lugar de Sarzedinhos, freguesia de S. Salvador Bispado de Lamego e Maria Sardinha da Silveira, natural da vila de Mogi Bispado de S. Paulo, Padr.: João Alvares Torres e Luzia Garcia mulher de Martinho de Faria Moreira.

 

3- Ana de Almeida, natural da Borda do Campo. Na Capela do Senhor do Livramento do Rio Grande, aos 09-05-1780, casou com José Machado Neves, daí natural, filho de Manoel Machado da Silva e Tomasia Maria das Neves.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, cas. - aos 09-05-1780 Jose Machado Neves, f.l. Manoel Machado da Silva e Thomasia Maria das Neves, n/b em Aiuruoca; = cc. Anna de Almeida, f.l. Agostinho de Almeida Ramos e Rita Maria de Jesus, n/b na Borda do Campo.

Pais de, q.d.:

3-1 Emerenciana Firmiana das Neves casou, aos 20-11-1808, com José Pedro Martins, batizado aos 28-11-1786, filho de Francisco Martins Tostes e Maria Correa da Assunção, neto paterno de Manoel Martins Tostes e Ana Maria, neto materno de Manoel Correa Mascarenhas e Ana Maria do Prado - família “Manoel Martins Tostes”, neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, cas. 1787<1814, fls. 228 (454) aos 20 nov 1808 cap. Turvo - Joseph Pedro Martins, f.l. de Francisco Martins Toste e Maria Correa d'Assumpção; c/ Emerenciana Firmiana das Neves, f.l. de Joseph Machado Neves e Anna d'Almeida.Ns. e bts. nesta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos-  aos 28 nov. 1786 Porto do Turvo, Jose, f.l. de Francisco Martins Toste e Maria Correa; padr.: Thome Bezerra de Sá e Francisca Martins.

          Pais de, q.d.:

3-1-1 Mariana, batizada aos 17-03-1816

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos- aos 17 março 1816 Serranos, MARIANA, f.l. de Jose Pedro Martins e Emerenciana Maria de Jesus; padr.: Manoel Martins de Almeida e Lau--ina Maria das Neves cc. Antonio da Roza.

3-2 Laureana Maria das Neves, aos 13-02-1809, casou com Antonio da Rosa(ou Rocha) Goulart, filho de Gonçalo da Costa Goulart e Ana Teresa de Faria, família “Isabel Rosa de Jesus”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, cas. - aos 13 fev 1809 capela do Turvo - Antonio da Rosa (sic) Goulart, f.l. de Gonçalo da Costa Goulart e Antonia(sic) Theresa de Faria; c/ Laureanna Maria das Neves, f.l. de Joseph Machado Neves e Anna d'Almeida.

Ns. e bts. nesta freguesia.

Obs.: no meio do termo seguinte, mesma data e local, foi rasurado Rosa para Rocha. (cas. de Joseph Mariano da Rocha).

 

          Laureana faleceu aos 10-07-1825 com testamento registrado no Livro de Óbitos de Aiuruoca. Estava casada com Ignacio Manoel de Carvalho. Sem filhos, não menciona o primeiro matrimônio. Deixa legados a vários sobrinhos e como herdeiro o marido.

Igreja N. Sra. da Conceição - Aiuruoca: obitos -Livramento - 10 julho 1825 c/test. Lauriana Maria das Neves cc. Ignacio Manoel de Carvalho.

Sou n. nesta freg., f.l. de Jose Machado Neves e Anna de Almeida Ramos, moradora nesta fazenda do Paracolê (?) aplicação do Sr. do Livramento.

Fui cc. Ignacio Manoel de Carvalho, não tenho filho algum.

Testamenteiros: 1- meu marido; 2- Jacinto Carlos de Seixas; 3- Mariano Beserra de Ameida.

legados:

-a m/sobrinha Maria Vicencia da Ribeira;

- a m/sobrinho Jose, filho de Jose P--- Martins;

- m/irmão Antonio Machado Neves

-m/sobrinho Bento, f. de Joaquim de Almeida.

-meu universal herdeiro, meu marido. 13 agosto 1825.

 

3-3 Antonio Machado Neves, legatário da irmã Laureana.

 

3-4 Maria Joaquina das Neves, aos 31-07-1805, casou com Venâncio Ribeiro Barros, exposto a Angela Ferreira Soares.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, cas. - aos 31 jul 1805 - Ermida do Livramento - Venancio Ribeiro Barros, exposto a d. Angela Ferreira Soares; c/ Maria Joaquina das Neves, f.l. de Jose Machado Neves e Anna de Almeida. Bts. nesta paroquia.

 

Pais de, q.d.:

3-4-1 Maria Venancia Ribeiro em 1823 requereu dispensa de impedimento de consanguinidade em 3º grau para se casar com Jacinto Carlos de Seixas, filho do Cap. Carlos de Seixas Ribeiro e Rita Maria de Almeida 1-4 supra e família “Antonio de Seixas Ribeiro”.

 

4- Padre João de Almeida Ramos, batizado em S Antonio da Bertioga, filial da Matriz da Piedade da Borda do Campo, aos 22-05-1757. Habilitou-se aos sacerdócio em 1784, apresentando no processo as certidões referentes aos pais e avós bem como a de seu batismo (de genere neste site):

AEAM- De genere do Padre João de Almeida Ramos, fls 152 e 152v

(...) Aos 22/05/1757 na  Capela de Santo Antonio da Bertioga filial desta matriz de Nossa Senhora da Piedade da Borda do Campo, o Padre João da Rocha (...) batizou a João filho legitimo de Agostinho de Almeyda natural do Lendal  termo de Vila de Ovidos Patriarcado de Lixboa e de sua mulher Ritta Maria de Jesus, natural desta freguesia neto pela parte Paterna de Francisco Farto e de sua mulher Maria da Almeida naturais da dita freguesia, e pela Materna de Alvaro Pinto de Andrade natural de Sergedim Bispado do Lamego, e de sua  mulher Maria Sardinha natural da Vila de Mogi Bispado de São Paulo. Foram padrinhos o Padre Matheus Pinto de Andrade e Rosa Oliveyra todos desta freguesia. Nasceu no dia onze do dito mês e ano (...)

 

Em 1831 residia no Turvo:

censo de S. Vicente (Turvo) 28-1-1839 - 1º Quarteirão, 7

João de Almeida Ramos (revdo), Branco, 83, solteiro

2 cativos

          Padre João faleceu com quase 100 anos aos 09-02-1847 com testamento ditado em São Vicente aos 30 de Setembro de 1846. Instituiu por universais herdeiros “para desencargo da minha consciência” (inventário neste site):

- Ozias Justiniano de Almeida casado, morador no Termo.

- Vatalino, filho de Joaquina Gonçalves, com quinze anos morador no Termo.

- Pudenciana, filha de Ana Venância de Faria, com cinco anos.

 

5 Albina Maria de Almeida Ramos, madrinha do sobrinho Antonio 1-3 supra. Albina foi legatária do tio João Farto. Casou com Pedro Martins Tostes, e tiveram q.d.:

5-1 Manoel Martins de Almeida, na Capela do Porto do Turvo aos 04-07-1806 casou com Vitória Zeferina de Freitas.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos - aos 04 jul 1806 cap. Porto do Turvo - Manoel Martins d'Almeida, f.l. de Pedro Martins Toste e Albina Maria d'Almeida; c/ Victoria Zephyrina de Freitas, f.l. de Antonio Ferreira Guimarães e Anna Theresa dos Reis (sic).

Ns. bts. e moradores nesta freguesia.

Test.: Antonio Joseph da Silveira e Manoel da Silva Landim.

 

          Vitória era filha de Antonio Ferreira Guimarães e sua primeira mulher Ana Teresa da Luz (ou dos Reis?). Antonio aos 09-09-1812, casou com Ana Ferreira dos Santos, ambos viúvos, ele de Ana Teresa da Luz e ela de João Antonio Domingues;

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, aos 09 set 1812 cap. Turvo  Antonio Ferreira Guimarães, viuvo de Anna Theresa da Luz; c/ Anna Ferreira dos Sanctos, viuva de João Antonio Domingues. Moradores nesta freguesia.

 

5-2 Maria Luisa Martins, batizada em Serranos aos 21-01-1781, padrinhos Pedro João de Almeida Ramos e Anna Maria mulher de Manoel Martins Toste. Em Baependi, com registro em Aiuruoca, as 28-05-1805 casou com José da Rosa Dutra, natural da Ilha do Faial, filho de Manoel da Rosa Dutra e Quitéria Francisca de Jesus.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos - aos 28 maio 1805 matriz de Baependi - Joseph da Rosa Dutra, f.l. de Manoel da Rosa Dutra e Quiteria Francisca de Jesus, n. e b. vila da Ilha do Fayal; c/ Maria Luisa Martins, f.l. de Pedro Martins Toste e Albina Maria de Almeida, n. e b. freg. Aiuruoca.

 

5-3 Ana, recebeu os santos óleos aos 07-05-1783.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos- aos 07 maio 1783 capela Porto do Turvo, o padre Matheus Pinto de Andrade pos os sanctos oleos a Anna, batizada em caso de necessidade por Agostinho de Almeida Ramos.

A margem: Anna, f. de Pedro Martins Toste e Albina Maria de Almeida. aa. Abreu.

          Ana Teresa Martins aos 31-07-1804 na ermida do Livramento casou com Joaquim Lopes de Faria, filho de Francisco Lopes de Faria e Maria de Vasconcellos, família “Martins do Prado-Marins do Prado” § 2º.

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição matr - aos 31-07-1804 na Ermida do Livramento filial desta matriz Joaquim Lopes de Faria, f. de Francisco Lopes de Faria e Maria de Vasconcellos = cc Ana Teresa Martins, filha de  Pedro Martins Tostes e Albina Maria de Almeida, n/b e moradora nesta freguesia. Test.: João Pereira de M. e Manoel Bezerra de Almeida.

          Ana Teresa, viúva, comparece no censo de 1831 de Alagoa de Aiuruoca com dois filhos e 6 escravos:

Censo de Alagoa de Aiuruoca 06-11-1831, fogo 228

Ana Teresa Martins, Branco, 40, viuva, lavoura

Manoel, Branco, 18, solteiro

Albina, Branc, 11, solteiro

6 escravos

Entre os filhos de Joaquim e Ana, vários se estabeleceram na região sul fluminense:

5-3-1 Ana Esmeria de Faria, batizada em 26-01-1809.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 26 jan 1809 Alagoa, Anna, f.l. de Joaquim Lopes de Faria e Anna Thereza de Jesus, padr.: Manoel Martins e Marianna de Almeida.

         Ana registrou terras em S. Vicente Ferrer-RJ em 1856

Lv. Registro de Terras nº 69 (S. Vicente Ferrer 1854-1869) fls. 58  Anna Esmeria de Faria, uma parte de terras na fazenda dos Coitinhos, em comum sociedade com Manoel Lopes de Faria e outros, cujas terras possuo por herança de minha mãe Anna Theresa Martins. 21 fevereiro 1856. a rogo de minha mãe Anna Esmeria de Faria - João Luis Fernandes.

5-3-2 Albina Maria de Jesus, com 11 anos em 1831. Casou com Jose Teixeira Pinto (de Carvalho), filho de Felipe Teixeira Pinto e Vicencia Esmeria de Carvalho. Geração na família “Sargento Mor José Rodrigues Braga”.

5-4 Teresa Teodora (ou Maria) de Jesus, batizada no Porto do Turvo aos 02-11-1785, padrinhos Thome Beserra de Sá e sua mulher Maria de Almeida. Aos 31-07-1804 casou com Vitoriano José Garcia, natural da Ilha do Pico, filho de Manoel Garcia do Amaral e Rosa Maria

Aiuruoca, MG Igreja N Sra da Conceição aos 31-07-1804 na Ermida do Livramento filial desta matriz Vitoriano Jose Garcia, f. de Manoel Garcia do Amaral e Rosa Maria, n/b na freg. de Santa Maria Madalena da Ilha do Pico Bispado de Angra = cc Teresa Teodora de Jesus, filha de Pedro Martins Tostes e Albina Maria de Almeida, n/b  nesta freguesia. Test.: Francisco Ribeiro Salgado e Alf. Carlos de Seixas Ribeiro.

Pais de, q.d.:

5-4-1 João Garcia de Almeida em Pouso Alegre-MG aos 04-02-1836 casou com Maria Custódia de Jesus, filha de Manoel Joaquim Simões e Teresa Maria de Jesus; “família Antonio Luiz de Medeiros”.

Pouso Alegre, MG Igreja do Bom Jesus. Aos 04-02-1836 João Garcia de Alm.da, f.l. Vitorino Jose Garcia e Teresa Maria de Jesus, = cc Maria Custodia de Jesus, f.l. M.el Joaquim Simões e Teresa Maria de Jesus. Ela natural desta freguesia e ele do Turvo.

5-4-2 Pedro José Garcia aos 28-08-1839 casou com Ana Maria de Jesus, irmã inteira de Maria Custódia de Jesus supra citada.

Pouso Alegre, MG Igreja do Bom Jesus - Pedro Jose Garcia com Ana Maria de Jesus. Aos 28-08-1839 Pedro José Garcia, f.l. Vitorino José Garcia e de Teresa Maria de Jesus, natural de Camanducaia = cc Ana Maria de Jesus, f.l. Manoel Joaquim Simões e Teresa Maria de Jesus, já falecida, natural e moradora nesta freguesia. Test.: Flavio Antonio Simões e Manoel Alves de Almeida.

 

5-5 Mariana, batizada em Seranos aos 24-02-1788 padrinhos Manoel Martins Tostes e Dorotéa Maria de Jesus.

5-6 José Martins de Almeida, batizado no Porto do Turvo aos 27-03-1790, padrinhos Agostinho de Almeida Ramos e Francisca Felizarda filhos de Agostinho de Almeida Ramos. Aos 31-05-1813 casou com Maria Pereira de Jesus, filha de Neutel Gonçalves de Macedo e Maria Angélica.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos - aos 31 maio 1813 cap. Turvo - Jose Martins de Almeida, f.l. de Pedro Martins Toste e Albina Maria de Almeida; c/ Maria Pereira de Jesus, f. de Neutel Gonçalves de Macedo e Maria Angelica.

Ns. bts e moradores nesta freguesia.

5-7 Rita, batizada no Livramento aos 25-05-12797, padrinhos Manoel Pereira da Silva e Anna Maria, viúva de Manoel Ribeiro de Carvalho.

 

6- Alferes Agostinho de Almeida Ramos, batizado em 04-06-1762.

Aiuruoca, MG aos 04-06-1762 na Capela dos Serranos bat a Agostinho, f.l. Agostinho de Almeida e de Rita Maria, foram padrinhos João Ribeiro da Silva e Dorotea Maria de Jesus, casada com Manoel Mendes de Abreu.

          No Livramento aos 22-01-1800 casou com Luciana Joaquina Pereira, filha do Capitão Francisco da Costa Pereira e Rosa Marianna de Carvalho, falecida em Aiuruoca aos 30-10-1832 com testamento registrado na matriz. Família “Diogo Garcia”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos - aos 22 janeiro 1800 Livramento - Agostinho de Almeida Ramos, f.l. de Agostinho de Almeida Ramos e Ritta Maria; c/ Luciana Joaquina Pereira, f.l. do Cap. Francisco da Costa Pereira e d. Rosa Marianna.

Ns. e bts. nesta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - aos 30 outubro 1832 c/test. D. Rosa Marianna de Carvalho, viúva do cap. Francisco da Costa Pereira.

N. e b. na freg. de Aiuruoca.

Fui cc. cap. Francisco da Costa Pereira, falecido, filhos:

Maria Francisca viuva de Manoel Joaquim da Silva;

Ana Rosa, viuva de Francisco Antonio Diniz;

Escolastica cc. Antonio da Silva Moreira;

Julia cc Antonio de Carvalho

Joaquina cc. Jose Ferreira;

Constancia cc Alexandre Alves Ferreira;

João da Costa Pereira;

Antonio da Costa Pereira;

Pulcino da Costa Pereira;

Luciana, falecida, que foi cc. Agostinho de Almeida, filhos: João, Rosa e Mariana em lugar de sua mãe).

Mariana cc. Manoel da Silva Moreira.

Francisca Victoria cc. Jose Antonio de Carvalho.

Testamenteiros, meus filhos: 1- João da Costa Pereira; 2-Antonio da Costa Pereira; 3-

 

Luciana já era falecida em 1832 e foram citados seus filhos:

6-1 João, batizado em Outubro de 1818, citado no testamento da avó materna.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - batismos- aos -- de outubro 1818 Livramento, JOÃO, f.l. do alf. Agostinho de Almeida Ramos e d. Lucianna Joaquina Pereira; padr.: o revdo, João d'Almeida Ramos pp q. apresentou Manoel d'Almeida Ramos e d. Francisca Felizarda de Almeida cc. Joam Pereira de Mello.

6-2 Rosa, citada no testamento da avó materna

6-3 Mariana, idem

 

7- José, batizado aos 16-09-1764 em Serranos, padrinhos Tomé Bezerra de Sá e Maria Sardinha, solteira.

 

8- Francisca Felizarda de Almeida batizada em 06-01-1767. casou com João Pereira de Mello, batizado em Prados aos 06-06-1763, filho de Antonio Pereira de Mello e Izabel de Pontes - família Souza-Caldas.

Aiuruoca, MG aos 06-01-1767 na Capela dos Serranos bat a Francisca q nasceu a 9 de dezembro de 1766, f.l. de Agostinho de Almeida e de Rita Maria de Jesus, foram padrinhos José de Barros Monteiro e D. Joaquina Tomasia de Aquino?.

 

Aiuruoca, MG aos 23-07-1792 na Capela do Livramento se casaram João Pereira de Mello, f.l. de Antonio Pereira de Mello e Izabel de Pontes, n/b na freguesia dos Prados = E Francisca Felizarda de Almeida, f.l. de Agostinho de Almeida Ramos e de Rita Maria de Jesus, n/b nesta freguesia.

          Francisca já era falecida em 1838 quando João comparece no censo com 78 declarados.

Censo Livramento 30-10-1838, fogo 36,

João Pereira de Melo, branco, 78, viuvo, lavrador

4 escravos, cativos

Constantina, parda, agregado, 60, solteiro, fiadeira

 

9- Manoel de Almeida Ramos, batizado aos 30-04-1769 em Serranos tendo por padrinhos Francisco da Cunha Carvalho e Victória Maria. Aos 16-07-1793 no Livramento, casou com Ana Joaquina Ribeiro, filha de Manoel do Valle Ribeiro e Ana Maria da Assunção, casados em Aiuruoca aos 12-08-1765, neta paterna de Antonio Ribeiro do Valle e Rosa Maria de Jesus, já citados, neta materna de Manoel Martins Tostes e Ana Maria, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

          Ana Joaquina faleceu no Livramento aos 16-07-1822.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, casamentos - aos 16 julho 1793 - Livramento - testemunhas assinadas no livro da Ermida: Agostinho Portes de El Rei, João Felix de Siqueira.

Manoel de Almeida Ramos, f.l. de Agostinho de Almeida Ramos e de Ritta Maria de Jesus;

c/ Anna Joaquina Ribeira, f.l. de Manoel do Valle Ribeiro e de Anna Maria da Assunção.

Naturais e bs. nesta freg. de Aiuruoca.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG - Livramento -16 julho 1822; quadragenaria, Anna Joaquina Ribeiro cc Manoel de Almeida Ramos.

 

9-1 Antonio, batizado aos 15-08-1796 no Livramento, padrinhos Agostinho de Almeida Ramos e sua mulher Rita Maria de Jesus

9-2 Dometila, aos 18-02-1798 no Turvo, padrinhos Martinho de Almeida Ramos e Maria Angela, mulher de Francisco Ribeiro Salgado

9-3 Maria, aos 10-11-1799 no Livramento, padrinhos Manoel de Chexas casado e, Alvina Maria de Almeida casada

9-4 Inacia, aos 29-09-1805 em Serranos, padrinhos Francisco e Maria, filhos de Francisco Ribeiro.

9-5 Inácia, aos 01-04-1809 no Livramento, padrinhos João Tristão e Anna Maria de Almeida

 


§ 2º -  Quitéria de Andrade

 

 

Quiteria de Andrade (Quitéria das Neves no testamento paterno), aos 02-09-1750 casou com Julião Antonio de Araujo, natural da freguesia de S. Julião de Moreyra Termo da Vila de Ponte de Lima, filho de Manoel Rodrigues Dantas e Antonia de Araújo.

Casamentos  - Barbacena - aos 02-09-1750 Julião Antonio de Araújo, n/b freguesia de S. Julião de Moreyra Termo da Vila de Ponte de Lima Arc. Braga, f.l. de Manoel Roiz Dantas e de Antonia de Araújo; = com Quitéria de Andrade, n/b nesta freguesia, f.l. de Alvaro Pinto de Andrade e de Maria Sardinha.

1- Arbina, batizada aos 04-03-1753

Batismos  Barbacena - aos 04-03-1753 ARBINA nascida aos 11 de fevereiro, f.l. de Julião Antonio de Araujo e Quiteria de Andrade, np de Manoel Rois e de Antonia de Araujo; nm de Alvaro Pinto e de Maria Sardinha. Padr.: Manoel Dinis de Carvalho e s/m Marianna das Neves.

2- Antonio, aos 28-02-1754

Batismos  Barbacena, capela do Barroso aos 28-02-1754 ANTONIO, f.l. de Julião Antonio e s/m Quiteria de Andrade, np de Manoel Rois Dantas e Antonia de Araujo naturais da freguesia de Moreira Termo de Ponte de Lima Arc. de Braga; nm de Alvaro Pinto de Andrade, natural da freguesia de S. Salvador Bispado do Porto e de Maria Sardinha. Padr.: Cosme de Andrade, solteiro  e a dita Maria Sardinha.

 

 

§ 3º -  Cosme Gonçalves de Andrade

 

Cosme Gonçalves de Andrade, em S. João del Rei aos 17-02-1762, casou com Francisca Vieira, filha de Pedro Vieira e Apolônia do Prado, naturais de Taubaté-SP, neta paterna de Pedro Vieira Sarmento e Teresa Tavares, tambem de Taubaté, neta materna de Vitorino de Aveiro e Maria de Escobar, da ilha de S. Sebastião - famílias “Jacques Felix” e “Vitorino de Averio de Paiva”, neste site.

B7: Casamentos Barbacena-MG aos 17-02-1762 na matriz da vila de S. João del Rei, Cosme Gonçalves de Andrade, n/b nesta freguesia, f.l. de Alvaro Pinto de Andrade e de Maria Sardinha; = cc. Francisca Vieira, n/b nesta mesma freguesia e f.l. de Pedro Vieira da Roza(sic) e Apolonia do Prado. Test.: Domingos Gomes de Menezes, morador nesta freguesia e Domingos João Antunes.

 

Cosme faleceu aos 05-06-1767 e foi sepultado em Barbacena

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG), aos 05-06-1767 fal. Cosme Glz de Andrade casado nesta freguesia com Francisca Vieira, Sepultado nesta matriz.

 

Encontramos os filhos:

1- Maria Gonçalves de Andrade, nascida aos 18 e batizada aos 29-08-1763. Aos 20-02-1791 casou com Francisco Antonio da Silva, filho de Antonio Fernandes Machado e Margarida Teresa de Jesus.

Batismos  Barbacena - Barroso aos 29-08-1763 MARIA nascida aos 18, f.l. de Cosme Gls de Andrade e s/m Francisca Vieira naturais desta freguesia; np de Alvaro Pinto de Andrade natural de S. Salvador de Sarzedinho Bispado de Lamego e s/m Maria Sardinha natural de Santa Ana da vila de Mogi Bispado de S.Paulo; nm de Pedro Vieira e s/m Apolonia do Prado natural da vila de Taubaté. Padr.: o Padre Mateus Pinto de Andrade e a dita Maria Sardinha.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 20-02-1791 Capela Bom Sucesso, Francisco Antonio da Silva, f.l. Antonio Fernandes Machado e Margarida Theresa de Jesus, n/b na freguesia da Casa Branca; = cc. Maria Gonçalves de Andrade, f.l. Cosme Gonçalves de Andrade e Francisca Vieira, n/b na freg. da Borda do Campo

 

2- Josefa, batizada no ano de 1764 ou 1766.

Batismos- Barbacena, MG Barroso ano de 1766 JOSEFA, f.l. de Cosme Gls de Andrade e s/m Francisca Vieira. Padr.: Joze Pinto de Andrade e Ines Ribeira. Lançado aos 23-04-1799

Barbacena, MG bat 1740-1816 im 14 no ano de 1764 no mes de Dezembro na capela de Santa Ana do Barroso filial desta matriz bat a Josefa, f.l. de Cosme Gonçalves de Andrade e de Francisca Vieira. Foram padrinhos Jose Pinto de Andrade e Ignez Ribeira de Andrade mulher de J.e Ferreira da Silva. E por não aparecer este assento nos livros dos batizados desta freguesia da Borda do Campo, me informei em pessoas fidedignas e com os mesmos padrinhos da batizada e lancei neste livro de Suplementos dos ditos assentos aos 11-01-1790.

 

Barbacena, MG - batismos suplemento - Barroso ano de 1766 JOSEFA, f.l. de Cosme Gls de Andrade e s/m Francisca Vieira. Padr.: Joze Pinto de Andrade e Ines Ribeira. Lançado aos 23-04-1799

 

3- Álvaro, batizado aos 14-06-1767

Batismos  Barbacena -Barroso aos 14-06-1767 ALVARO, f. de Cosme Gls de Andrade e s/m Francisca naturais ambos desta freguesia; np de Alvaro Pinto de Andrade natural de Sarzedinho Arc. de Lamego e s/m Maria Sardinha natural de Mogi das Cruzes Bispado de S. Paulo; nm de Pedro Vieira e s/m Apolonia do Prado naturais da vila de Taubaté Bispado de S.Paulo. Padr.: Antonio Roiz de Brito, solteiro e a dita Apolonia do Prado, viúva.

 

 

§ 4º -  Ignez Ribeira de Andrade

(atualizado em 27-outubro-2015)

 

Ignez Ribeira de Andrade, batizada aos 18-11-1737. Casou com José Ferreira da Silva natural da freguesia de Sta. Cruz de Albergaria da vila e Comarca de Esgueira Bispado de Coimbra, filho de Manoel Francisco e Maria Ferreira da Silva

Barbacena- batismos - aos 18-11-1737 capela Ajuda do Faria, IGNEZ, f.l. de de Alvaro Pinto de Andrade e s/m Maria Sardinha, padr.: Martinho de Faria Moreira, casado. Registro aos 04-10-1789.

Encontramos os filhos:

1- Maria Ferreira da Silva, batizada aos 10-03-1768 em Barbacena. Aos 15-05-1793 casou com Aleixo Antonio de Faria, filho de Fulano Rego e Gertrudes Maria de Jesus.

Batismos  Barbacena Barroso aos 10-03-1768 MARIA, filha de José Ferreira da Silva natural da freguesia de Sta. Cruz de Albergaria da vila e Comarca de Esgueira Bispado de Coimbra e s/m Ignes Ribeira de Andrade natural desta; np de Manoel Francisco e s/m Maria Ferreira da Silva; nm de Alvaro Pinto de Andrade e s/m Maria Sardinha. Padr.: José Pinto de Andrade, solteiro e a dita Maria Sardinha.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 15-05-1793 Capela do Bom Sucesso, Aleixo Antonio de Faria, f.l. de [danificado] Rego e Gertrudes Maria de Jesus, n/b [danificado]; = cc. Maria Ferreira da Silva, f.l. de J---[danificado] e Ignes Ribeira de Andrade. Test.: O Conego --- [danificado] de Andrade e João Rodrigues de Almeida e outros.

Pais de, q.d.:

1-1 Luiz Antonio de Faria, aos 20-04-1818 em S. João del Rei-MG, casou com Mariana Lemes da Silva, filha de Bernardo Machado Netto e sua primeira mulher Maria Lemes da Silva; família “José de Andrade Braga”.

1-2 Ana Rosa do Nascimento aos 16-04-1828 casou com Jacinto José Ribeiro, filho de José Antonio dos Santos e Joaquina Maria de Jesus, família “Ribeiro da Silva de São Gonçalo do Brumado” I.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 16-04-1828 Jacinto Jose Ribeiro, f.l. Jose Antonio dos Santos e Joaquina Maria de Jesus, n. da freg. de S. João del Rei = cc Ana Rosa do Nascimento, f.l. Aleixo Antonio de Faria e Maria Ferr.ª da Silva, já falecida. Test.: Jose Jacinto Ribeiro e Delfino Jose Ribeiro.

1-3 Pedro Antonio de Faria aos 22-11-1832 casou com Maria Gertrudes, filha de Antonio Pinto de Andrade e Gertrudes Maria de Jesus, neste capitulo § 5º

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-11-1832 dispensados do impedimentos de consanguinidade em 3º grau colateral, Pedro Antonio de Faria, f.l. Aleixo Antonio de Faria e Maria Ferreira da Silva, falecidos = cc Maria Gertrudes, f.l. Antonio Pinto de Andrade e Gertrudes Maria de Jesus. Ambos nts bts e moradores nesta freguesia.

1-4 Manoel, em 20-02-1798

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 20-02-1798 Manoel, f.l. Aleixo Antonio de Faria e Maria Ferreira da Silva, padr.: João Roiz de Almeida e Margarida Roiz de Jesus

1-5 Joaquim, em 25-05-1800.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 25-05-1800 Joaquim, f.l. Aleixo Antonio de Faria e Maria Ferreira da Silva, padr.: Manoel Pinto de Andrade e Ana Ferreira da Silva.

1-6 Justino Antonio de Faria, batizado em 07-11-1802. Aos 15-04-1833 casou com Lucinda Cândida de Jesus, filha de Antonio Luiz de Avellar e Maria Silvéria dos Anjos, família “Henrique Cardoso”.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 07-11-1802 Justino, f.l. Aleixo Antonio de Faria e Maria Ferreira da Silva, padr.: Luiz Alves de Souza e Ana Izabel de Oliveira

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 15-04-1833 Justino Antonio de Faria, f.l. Aleixo Antonio de Faria e Maria Ferreira da Silva, falecidos = cc Lucinda Candida de Jesus, f.l. Antonio Luiz de Avelar e Maria Silveria dos Anjos. Ambos bats. e moradores nesta freguesia. Test.: Cap. Manoel Luiz Cardoso e Carlos Ribeiro de Jesus.

 

2- Albina Maria de Jesus, batizada na capela de Bom Sucesso aos 12-08-1771. Aos 24-11-1806 casou com Pedro Alves Pereira, viúvo de Luciana Maria de Jesus e filho de José Alves Madeira e Ana Joaquina da Silv. Geração na família “Amaro Alves Madeira”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Bom Sucesso aos 12-08-1771 Alvina, f.l. Jose Ferreira da Silva e Ignez Ribeira de Andrade, padr.: Mnoel Pinto e Vitoria Maria do Nascimento (f. Maria Sardinha).

 

3- Mariana Ribeira da Silva, batizada em 12-10-1772. Aos 12-07-1789 casou com João Rodrigues Cardoso (de Almeida), filho de Antonio Cardoso e Ana Maria. Geração na família “Feliciano Cardoso”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Bom Sucesso aos 12-10-1772 Mariana, f.l. Jose Ferreira da Silva e Ignez Ribeira de Andrade, padr.: Alexandre Rodrigues Monteiro e Maria Sardinha, viuva de Alvaro Pinto de Andrade.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 12-07-1789  Cap. Bom Sucesso, João Rodrigues Cardoso, f.l. Antonio Cardoso e Ana Maria, n/b na freg. da Borda do Campo; = cc. Mariana Ribeira da Silva, f.l. Jose Ferreira da Silva e Ignez Ribeira, n/b nesta freguesia. Test.:Cap. Jose Pinto de Andrade.

 

4- José Ferreira da Silva aos 06-09-1803 casou com Ângela Cândida Rodrigues, filha de Dionísio Gonçalves Pedreira e Ana Francisca Rodrigues, neta paterna de José Gonçalves Pedreira e Maria Gonçalves, neta materna de Pascoal Alves Rodrigues e Josefa Ferreira Barreto (família “Maria de Siqueira Paes” § 2º)

B7: Casamentos - SJDRei, aos 06-09-1803 Capela N. Sra do Bom Sucesso, Joze Ferreira da Silva, f.l. de Joze Ferreira da Silva e Ignes Ribeira de Andrade; = cc. Angela Candida Rodrigues, f.l. do Cap. Dionizio Gonçalves Pedreira e Anna Francisca Rodrigues. Nts/bts nesta freguesia.

O casal comparece no censo de 1831, José com 50 anos, Ângela com 40 e um dependente:

Censo Bomsucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 5

JOZE FERREIRA DA SILVA, chefe, masculino, branca, 50, casado

ANJELA CANDIDA RODRIGUES, cônjuge, feminino, branca, 40, casado

ANTONIO FERREIRA DA SILVA, dependente, masculino, branca, 12, solteiro

19 escravos

José e Ângela tiveram, q.d.:

4-1 Firmino Ferreira da Silva, batizado em 23-02-1806. Aos 20-09-1829 no Bom Sucesso-MG casou com Ana Vitória da Assunção, filha de Francisco Nunes de Avellar e Maria Vitória, família “Francisco Nunes de Avellar”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Bom Sucesso aos 23-02-1806 Firmino, f.l. Jose Ferreira da Silva e Angela Candida Rodrigues, padr.: Padre Dionisio Gonçalves Pedreira Rodrigues e D, Ana Francisca Rodrigues, viuva.

          Em 1831 Firmino comparece no fogo vizinho a seus pais:

Censo Bomsucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 6

FIRMINO FERREIRA DA SILVA, chefe, masculino, branca, 24, casado

ANNA VICTORIA DE JEZUS, cônjuge, feminino, branca, 19, casado

7 escravos

          Firmino, viúvo, aos 07-02-1843 casou com Ana Joaquina da Silva, filha de José Alves Madeira e Ana Vitória de Jesus, § 5º, abaixo.

 

4-2 Rita batizada em 28-11-1811.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Bom Sucesso aos 28-11-1811 Rita, f.l. Jose Ferreira da Silva e Angela Candida Rodrigues, padr.: Padre Manoel Julio Ribeiro e Mari Francisca de Jesus cc Jose Alves Madeira.

4-3 Antonio, em 10-08-1817. Antonio Ferreira da Silva com 12 anos no censo de 1831.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Bom Sucesso aos 10-08-1817 Antonio, f.l. Jose Ferreira da Silva e Angela Candida Rodrigues, padr.: Cap. Pedro Duarte de Faria e Ana Vitoria de Jesus.

          Em 1852 estava casado com Ana Clara da Conceição, filha de José de Sá Pacheco e Petronilha Carolina de Jesus, neta paterna de Paulo Rodrigues Pacheco e Ana Clara da Conceição, neta materna do Capitão Pedro Rodrigues de Faria e Ana Maria de Jesus.

          Foram moradores no Bom Sucesso onde ambos faleceram. Ana em 10-12-1873 e Antonio em 02-07-1890, com geração.

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) Aos 10 de 10brº de 1873 faleceu D. Anna casada com Antônio Ferrª da Silva, foi sepultada dentro da Matriz. O Vigrº Souza (pesq. Vinícius da Mata Oliveira).

 

Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) Aos 2 de julho de 1890 faleceu Antônio Ferreira da Silva, viúvo de 72 anos de idade, filho legítimo de José Ferreira da Silva e de D. Ângela Roiz já falecidos, faleceu na Fazenda da Tartária e de lesão cardíaca, foi encomendado por mim solenemente e sepultado no cemitério desta cidade de Bom Sucesso. Pro pároco Pe. Laponese (pesq. Vinícius da Mata Oliveira).

 

CRC Bom Sucesso, MG - Livro C-1 fls. 50 nº 37 em 03-07-1890 - Certidão de Óbito de Antonio Ferreira da Silva, viúvo de 72 anos, natural desta freguesia, filho de Jose Ferreira da Silva e Angela Rodrigues, já falecidos. Faleceu aos 02-07-1890 na Fazenda da Tartaria de incomodos do coração. Cemiterio desta cidade. Declarante Jose Ferreira da Silva (filho).

Era viúvo de Anna Clara da Conceição. Deixa sete filhos a saber: Jose Ferreira da Silva, casado, 42 anos; Vicente Ferreira da Silva, acasado, 40 anos; Petronilla Candida de Jesus, casada, 37 anos; Ladislau Ferreira da Silva, casado, 35 anos; Belmira Ozoria da  Silva, casada, 30 anos; Nominato Ferreira da Silva, solteiro, 22 anos (pesq. Vinícius da Mata Oliveira).

 

5- Ana Ferreira da Silva aos 25-02-1808 casou com Antonio de Magalhães Coelho, filho de Antonio de Magalhães Coelho, natural da freguesia de N. Sra das Neves do Arcebispado de Braga e Ana Maria de Medeiros, natural de São João del Rei, neto paterno de Gaspar de Magalhães e Senhorinha Coelho, neto materno de Francisco de Medeiros e Antonia Correa de Assunção, família “Antonio Alves Duarte” (na ascendência de Maria Josefa do Sacramento).

B7: Casamentos - SJDRei, aos 25-02-1808 Cap. Bom Sucesso, Antonio de Magalhães Costa(?), f.l. de Antonio de Magalhães Coelho e Ana Maria de Medeiros, n/b na Cap. de S. Sebastião; = cc. Ana Ferrera da Silva, f.l. Jose Ferrera da Silva e Ignes Ribeira de Andrade, n/b Cap. Bom Sucesso.

Ana e Antonio tiveram os filhos, q.d.:

5-1 Antonio Joaquim de Magalhães, aos 07-02-1831 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com Lucinda Cândida do Amor Divino, filha do falecido João Rodrigues de Almeida e Mariana Ribeira da Silva 3 supra.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 07-02-1831 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau Antonio Joaquim de Magalhães, f.l. Antonio de Magalhães Coelho e Ana Ferr.ª da Silva = cc Lucinda Candida do Amor Divino, f.l. do falecido João Rois de Almeida e Mariana Ribeira da S.ª. Nts e bts e moradores  nesta freguesia. Test.: Andre de Souza Monteiro, João Rois de Almeida

Pais de, q.d.:

5-1-1 Jerônimo Antonio de Magalhães, com 19 anos em 22-08-1849 e dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Ana Clara do Espírito Santo, filha de Antonio Pinto de Andrade e Gertrudes Maria de São José, § 5º, abaixo.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas -  aos 22-08-1849 dispensados de consanguinidade, Jeronimo Antonio de Magalhães, branco de 19 anos, f.l. de Antonio Joaquim de Magalhães e Lucinda, já falecidos = cc Ana Clara do Espirito Santo, branca 18 anos, f.l. Antonio Pinto de Andrade e D. Gertrudes [espaço], test.: Antonio Machado de Moraes e Felisbino Rois Peixoto.

5-2 José, batizado em 02-11-1808.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 02-11-1808 Jose, f.l. Antonio de Mag.es Coelho e Ana Ferreira da Silva, padr.: Antonio Paulo de Andrade  Josefa Maria.

5-3 Maria Bárbara, batizada em 05-11-1809. Aos 05-03-1832, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau desigual, casou com Dionisio Pinto de Andrade, filho do falecido Cap. José Pinto de Andrade e Ana Vitória de Jesus, neste capítulo § 5.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-11-1809 Maria, f.l. Antonio de Magalhães e Ana Ferreira, padr.: Jose Ferreira da Siilva e Maria Ferreira

5-4 José, em 25-03-1813.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 25-03-1813 Jose, f.l. Antonio de Magalhães Coelho e Ana Ferreira da Silva, padr.: Jeronimo A. M. e Maria Sardinha

5-5 Bernardino José de Magalhães, batizado em 09-10-1814. Em 30-01-1840 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau desigual, casou com Maria Ignez do Nascimento, com 18 anos e filha de Sebastião Pinto de Andrade e Maria Rosa do Nascimento, § 5º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 09-10-1814 Bernardino, f.l. Antonio de Magalhães e Ana Ferreira, padr.: Andre de Souza Monteiro e Albina Maria de Jesus.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas -  aos 30-01-1844 dispensados da consanguinidade em 3º grau desigual, Bernardino Jose de Magalhães, branco de 25 anos, f.l. Antonio de Magalhães Coelho e Ana Ferreira da Silva = cc Maria Ignez do Nascimento, branca de 18 anos, f.l. Sebastião Pinto de Andrade e Maria Rosa do Nascimento. Ambos nts e moradores na freg. do Bom Sucesso, test.: João Antonio de Magalhães e Antonio Joaquim de Magalhães.

5-6 Ana Clara do Espirito Santo, batizada em 01-09-1816. Aos 01-03-1840 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com José Pinto de Andrade, filho de Antonio Pinto de Andrade e Gertrudes Maria de São José, § 5º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-09-1816 Ana, f.l. Antonio de Magalhães Coelho e Ana Ferreira de Jesus, padr.: Inacio João de Faria e Mariana Ribeira.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas -  aos 01-03-1840 proclamados sem resultar impedimento algum a reserva do segundo grau de consanguinidade já dispensados, Jose Pinto de Andrade, f.l. Antonio Pinto de Andrade e Gertrudes Maria de S. Jose; = cc Ana Clara do Espirito Santo, f.l. Antonio de Magalhães Coelho e Ana Ferreira de Jesus. Ambos os contraentes nts/bts  e moradores nesta freguesia; test.: João Antonio de Magalhães e Delfino Jose Pinto.

5-7 João Antonio de Magalhães, com 26 anos em 07-02-1849 dispensados de consanguinidade, casou com Lucinda Cândida do Amor Divino, de 15 anos e filha de Pedro Antonio de Faria e Maria Vitória de Jesus,

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 07-02-1849 dispensados de consanguinidade, João Antonio de Magalhães, branco 26 anos, f.l. Antonio de Magalhães Coelho e Ana Ferreira da Silva = cc Lucinda Candida do Amor Divino, branca 15 anos, f.l. Pedro Antonio de Faria e Maria Vitoria de Jesus, test.: Joaquim Miz Pinto e Jose Pinto de Andrade.

 

 

§ 5º - José Pinto de Andrade

 

Capitão José Pinto de Andrade, batizado aos 27-04-1739 em Barbacena. Em São João del Rei aos 19-06-1786 casou-se com Ana Vitória Gonçalves, filha do Capitão Dionisio Gonçalves Pedreira e Ana Francisca Rodrigues (família “Maria de Siqueira Paes” § 2º).

Barbacena,MG aos 27-04-1739 capela Santa Ana do Barroso bat Jose, f.l. Alvaro Pinto e Maria Sardinha, padr.: Manoel dos Santos e Rosa de Oliveira, solteira, filha de Antonio de Faria

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 19-06-1786 Capela do Bomsucesso, Tenente Jose Pinto de Andrade, f.l. Alvaro Pinto de Andrade e Maria Sardinha da Silveira, n/b na freg. N. Sra. da Piedade da Borda do Campo; = cc. D. Ana Victoria Gonçalves, f.l. do Cap. Dionisio Gonçalves Pedreyra e D. Ana Francisca Rodrigues, n/b na freg. de Nossa Senhora --------- --------- matriz de S. João del Rei.

 

Capitão José faleceu aos 22-10-1818 com testamento redigido em sua fazenda Ribeirão da Serra em 28-02-1817. Foi inventariado no ano seguinte por sua viúva. Teve, segundo seu testamento e inventário (neste site) seis filhos:

Ana Vitória, com 50 anos declarados, comparece no censo de 1831 de Bom Sucesso-MG onde faleceu em 07-08-1833.

Censo Bom Sucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 201

ANNA VICTORIA; chefe; feminino; branca; 50; viúva

DIONIZIO PINTO; dependente; masculino; branca; 30; solteiro

5 escravos

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 07-08-1833 fal. D. Ana Vitoria de Jesus viuva do Cap. Jose Pinto de Andrade.

1- Josefa Ermelina (ou Umbelina) de Jesus aos 29-02-1809 casou com o Alferes José Jacinto Ribeiro (de Jesus), filho do Capitão Francisco Ribeiro de Jesus e Dionísia Soares da Conceição (família “Os Ribeiro da Silva de S. Gonçalo do Brumado” I).

B7: Casamentos - SJDRei, aos 29-02-1809 Cap. Bom Sucesso, Alf. Jose Jacinto Ribeiro, f.l. Cap. Francisco Ribeiro de Jesus e D. Dionizia Soares da Conceição, n/b Cap. Santa Rita; = cc. D. Josefa Humbelina de Jesus, f.l. do Cap. Joze Pinto de Andrade e D. Ana Victoria de Jesus, n/b na Cap. do Bom Sucesso.

 

2- Alferes Antonio Pinto de Andrade aos 03-04-1815 casou com Gertrudes Maria de São José, filha de Antonio de Magalhães Coelho e Ana Maria de Medeiros, família “Antonio Alves Duarte” (na ascendência de Maria Josefa do Sacramento).

B7: Casamentos - SJDRei, aos 03-04-1815 Capela Bom Sucesso, Alferes Antonio Pinto de Andrade, f.l. Cap. Jose Pinto de Andrade e D. Ana Victoria, bat. Cap. Bom sucesso; = cc. Gertrudes Maria, f.l. Antonio de Magalhaens Coelho e Ana Maria de Medeiros, bat. sobredita capela.

 

          Em 1831 eram moradores no Bom Sucesso, Antonio com 40 anos declarados, Gertrudes com 30 e vários filhos:

Censo Bom Sucesso-MG, 1831, quarteirão 2, fogo 168

ANTONIO PINTO DE ANDRADE, chefe, masculino, branca, 40, casado

GERTRUDES MARIA, cônjuge, feminino, branca, 30, casado

ANTONIO PINTO DE ANDRADE, dependente, masculino, branca, 8,

JOZE PINTO DE ANDRADE, dependente, masculino, branca, 6,

DELFINO PINTO DE ANDRADE, dependente, masculino, branca, 4,

MARIA DE JEZUS, dependente, feminino, branca, 12, solteiro

GERTRUDES MARIA, dependente, feminino, branca, 2,

5 escravos

 

          Alferes Antonio faleceu em 12-06-1865 e foi inventariado pela viúva em 12-06-1868. Entre seus bens de raiz a fazenda Ribeirão da Serra, herança paterna. Segundo seu inventário (neste site) o casal teve sete herdeiros moradores no Distrito do Bom Sucesso:

2-1 Maria Gertrudes de Jesus, com 12 anos em 1831. Em 22-11-1832, dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Pedro Antonio de Faria, filho de Aleixo Antonio de Faria e Maria Ferreira da Silva, neste capítulo § 4º.

2-2 Antonio Pinto de Andrade, com 8 anos em 1831, não comparece entre os herdeiros.

2-3 José Pinto de Andrade, com 6 anos em 1831. Aos 01-03-1840 casou com Ana Clara de Jesus, filha de Antonio de Magalhães Coelho e Ana Ferreira da Silva, § 4º, 3-6.

2-4 Delfim Pinto de Andrade, com 4 anos em 1831. Aos 25-01-1845 casou com Rita Lucinda de Jesus (ou Florência de Assis), de 18 anos e filha natural de Ana da Silva.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas -  aos 25-01-1845 Delfino Pinto de Andrade, branco 22 anos, f.l. Antonio Pinto de Andrade e Gertrudes Maria de S. Jose = cc Rita Florencia de Assis, branca 18 anos, f. nat de Ana da Silva. Nts e moradores nesta freguesia, test.: Jose Pinto de Andrade e Francisco Fr.ª ----.

2-5 Gertrudes Maria de Jesus, com 2 anos em 1831. Aos 12-02-1855 casou com José Rodrigues Peixoto, com 19 anos e filho natural de Delfina Clara do Nascimento.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 12-02-1855 Jose Rois Peixoto, branco 19 anos, f. nat Delfina Clara do Nascimento = cc Gertrudes Maria de S. Jose, branca de 24 anos, f.l. de D. Gertrudes Maria de S. Jose e Antonio Pinto de Andrade. Nts e moradores nesta freguesia, test.: Francisco Glz Pedreira e Manoel Miz Ferreira.

2-6 Ana Cândida de Jesus (ou Ana Clara do Espírito Santo), batizada em 03-07-1831. Em 22-08-1849 e dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Jerônimo Antonio (Evangelista) de Magalhães, filho dos falecidos Antonio Joaquim de Magalhães e Lucinda Cândida do Amor Divino, neste capítulo § 4º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 03-07-1831 Ana, f.l. Alf. Antonio Pinto de Andrade e Gertrudes Maria de S. Jose,. padr.: Jose Ferreira da Silva e D. Mariana Teresa de Jesus.

2-7 Rita Cândida do Espírito Santo casada com Cândido Rodrigues Alves.

2-8 Cândida Maria (ou Lucinda) de Jesus, com 18 anos em 09-10-1856, casou com Joaquim Pinto de Andrade, filho de Sebastião Pinto de Andrade e Maria Rosa Ferreira, 6-5 abaixo.

 

3- Ana Vitória de Jesus aos 29-02-1809 casou com José Alves Madeira, filho de outro e Ana Joaquina da Silva (família “Amaro Alves Madeira”)

B7: Casamentos - SJDRei, aos 29-02-1809 Cap. BomSucesso, Joze Alves Madeira, f.l. Joze Alves Madeira e Ana Joaquina da Silva, n/b Cap. do Bom Sucesso; = cc. D. Ana Victoria de Jesus, f.l. do Cap. Joze Pinto de Andrade e D. Ana Victoria de Jesus, n/b na sobredita capela.

 

          Em 1831 eram moradores no Distrito do Bom Sucesso, José com 46 anos declarados, Ana Vitória com 45 e vários filhos:

Censo Bom Sucesso-MG, 1831, quarteirão 2, fogo 2

JOZE ALVES MADEIRA, chefe, masculino, branca, 46, casado

ANNA VICTORIA DE JEZUS, cônjuge, feminino, branca, 45, casado

JOAQUIM ALVES PINTO, dependente, masculino, branca, 22, solteiro

ANTONIO ALVES PINTO, dependente, masculino, branca, 11, solteiro

JOZE, dependente, masculino, branca, 2,

MARIA MARCELINA, dependente, feminino, branca, 10,

ANNA VICTORIA, dependente, feminino, branca, 8,

LUIZA, dependente, feminino, branca, 5,

BERNARDINO ANTONIO, dependente, masculino, parda, 19, solteiro

MANOEL ANTONIO, dependente, masculino, preta, 18, solteiro

 

19 escravos

       Entre seus filhos:

3-1 Joaquim, batizado em 08-01-1809.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 08-01-1809 Joaquim, f.l. Jose Alves Madeira e Ana Vitoria de Jesus, padr.: Jose Jacinto Ribeiro e Ana Vitoria de Jesus

3-2 Rita, legatária do avô materno. Rita Cândida de Jesus aos 30-04-1828, dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Francisco Gonçalves Pedreira, filho do falecido Francisco Gonçalves Pedreira e Margarida Izabel de Jesus, família “Maria de Siqueira Paes” § 2º.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 30-04-1828 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, Francisco Glz Pedreira, filho de outro já falecido e Margarida Izabel de Jesus; = cc Rita Candida de Jesus, f.l. Jose Alz Madeira e Ana Vitoria de Jesus.Ambos nts/bts e moradores nesta freguesia.

3-3 Antonio Alves Pinto, batizado em 03-05-1818. Em 18-09-1839 e dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Joaquina Angélica Freire, de 20 anos e filha do Ten. Domingos Alves do Espírito Santo e Maria Cândida Freire, familília “Amaro Alves Madeira”.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 03-05-1818 Antonio, fl. Jose Alz Madeira e Ana Vitoria, padr.: Jose Ferreira de Souza e Angela Candida

 

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 18-09-1839 dispensados do impedimento de consanguinidade, Antonio Alves Pinto, agricola branco de 21 anos, f.l. Jose Alves Madeira e D. Ana Vitoria de Jesus = cc D. Joaquina Angelica Freire, branca de 20 anos, f.l. Ten., Domingos Alves do Espirito Santo e D. Maria Candida Freire. Ambos nts e moradores nesta freg., test.: Joaquim Alves Pinto e Antonio Rodrigues da Costa Junior.

          Antonio aos 26-01-1853, viúvo com 36 anos, casou com Jesuína Cândida de Jesus, viúva do Tenente Francisco Coelho dos Santos e filha do Alferes Jerônimo José Rodrigues e Ana Joaquina de Jesus; família “Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado Cap. 5º, § 2º.

3-4 Maria Vitória de Jesus, batizada em 11-05-1820. Aos 22-02-1841 casou com Pedro Alves do Espírito Santo, filho do finado Tenente Domingos Alves do Espírito Santo e Maria Custódia Freire; família “Amaro Alves Madeira”

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 11-05-1820 Maria, f.l. Jose Alz Madeira e Ana Vitoria, padr.: Antonio de Souza Rocha e Margarida Izabel do Rosario.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas -  aos 22-02-1841 a resesrva do parentesco e depois dispensados, Pedro Alves do Espirito Santo, f.l. do falecido Ten. Domingos Alves do Espirito Santo e D. Custodia digo D. Maria Custodia Freire = cc D. Maria Vitoria de Jesus, f.l. Ten. Jose Alves Madeira e D. Ana Vitoria de Jesus. Ambos nts e sempre moradores nesta freugesia, test.: Felizardo Rodrigues Peixoto e Joaquim Alves Pinto.

3-3 Ana Joaquina da Silva, batizada em 29-09-1823. Em 07-02-1843, casou com Firmino Ferreira da Silva, com 32 anos viúvo de Ana Vitória de Assunção, filho de José Ferreira da Silva e Ângela Cândida Rodrigues, neste capítulo § 4º,

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 29-09-1823 Ana, f.l. Jose Alves Madeira e Ana Vitoria de Jesus, padr.: Francisco Nunes de Avellar e Ana Vitoria de Jesus.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 07-02-1843 Firmino Ferreira da Silva, branco de 32 anos viuvo de Ana Vitoria de Assunção = cc Ana Joaquina da Silva, 18 anos, f.l. Jose Alves Madeira e Ana Vitoria de Jesus. Ambos nts e moradores nesta freguesia, test.: Antonio Alz Pinto e Antonio Ferreira da Silva.

3-4 Luzia Candida da Silva, com 16 anos em 06-02-1843, casou com Jerônimo Machado Neto, de 20 anos, filho do finado João Machado Neto e Margarida Izabel de Jesus; família “José de Andrade Braga”.

B7: Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 06-02-1843 Jeronimo Machado Neto, branco de 20 anos, f.l. João Machado Neto, falecido e D. Margarida Izabel de Jesus = cc D. Luzia Candida da Silva, branca 16 anos, f.l. Jose Alz Madeira e D. Ana Vitoria de Jesus. Ambos nts e moradores nesta freguesia, test.: Antonio Alz Pinto e Pedro Alz Madeira.

3-3 José, batizado em

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 27-12-1830 nasceu Jose, branco, e a 06-01-1831 foi batizado, f.l. Jose Alz Madeira e D. Ana Vitoria de Jesus, padr.: Francisco Glz Pedr.ª e s/m D, Rita Carlota(sic) de Jesus

3-6 Lucinda Cândida do Espirito Santo, batizada em 11-06-1832. Em 29-01-1855, casou com Domiciano Dias de Oliveira, com 20 anos, filho natural de Francisca Nunes de Avelar.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 11-06-1832 Lucinda, f.l. Jose Alz Madeira e Ana Vitoria de Jesus, padr.: Vigario Jose Lopes Cançado e Izabel Candida de S. Jose, casada.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas -  aos 29-01-1855 Domiciano Dias de Oliveira, branco de 20 anos, f. nat de Francisca Nunes de Avellar = cc Lucinda Candida do Espirito Santo, branca 22 anos, f.l. do finado Jose Alz Madeira e D. Ana Vitoria de Jesus. Ambos nts e moradores nesta freguesia, test.: Elias Carlos Ribeiro e Manoel Dias de Oliveira.

 

4- José Pinto de Andrade aos 30-01-1815 casou com Joaquina Maria de Jesus, filha de José Alves Madeira e Francisca Maria de Jesus.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 30-01-1815 Capela do Bom Sucesso, Jose Pinto de Andrade, f.l. Cap. Jose Pinto de Andrade e D. Ana Victoria de Jesus; = cc. Joaquina Maria de Jesus, f.l. de Jose Alves Madeira e Francisca Maria de Jesus. Nts/bts nesta freguesia.

 

          Em 1831 eram moradores no Bom Sucesso José com 38 anos declarados, Joaquina com 28 e vários filhos:

Censo Bomsucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 8

JOZE PINTO DE ANDRADE, chefe, masculino, branca, 38, casado

JOAQUINA MARIA DE JESUS, cônjuge, feminino, branca, 28, casado

ANTONIO PINTO, dependente, masculino, branca, 13, solteiro

MANOEL PINTO, dependente, masculino, branca, 10, solteiro

MARIA MARCELINA, dependente, feminino, branca, 9,

JOZE, dependente, masculino, branca, 12,

ANNA FRANCISCA, dependente, feminino, branca, 7,

RITA, dependente, feminino, branca, 3,

9 escravos

 

       Entre seus filhos:

4-1 Manoel, batizado em 01-10-1816.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-10-1816 Manoel, f.l. Jose Pinto de Andrade e Joaquina Maria de Jesus, padr.: Antonio Pinto de Andrade e Maria Francisca de Jesus

4-2 Antonio Pinto de Andrade batizado em 22-03-1818. Aos 03-02-1841 casou com Bárbara Maria de Jesus, filha de Manoel Caetano de Carvalho e Venância Maria de Jesus (família “Os Carvalho Duarte” Cap. 13º, § 4º,).

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-03-1818 Antonio, f.l. Jose Pinto de Andrade e Joaquina Maria de Jesus, padr.: Jose Alz Madeira e Ana Vitoria de Jesus.

4-3 Manoel, em 01-05-1821.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-05-1821 Manoel, f.l. Jose Pinto de Andrade e Joaquina Maria de Jesus, padr.: Dionisio Glz Pedr.ª

4-4 Maria Francisca de Jesus, batizada em 01-12-1822. Aos 23-11-1844 dispensados de afinidade, casou o Cap. José Dias de Oliveira, viuvo de Umbelina Flausina de Rezende falecida em 21-06-1844.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 01-12-1822 Maria, f.l. Jose Pinto de Andrade e Joaquina Maria de Jesus, padr.: Venancio Jose Vivas e Maria Pr.ª de Jesus.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 23-11-1844 dispensados de afinidade, Cap. Jose Dias de Oliveira, viuvo de D. Umbelina Flausina de Rezende, branco idade 42 anos = cc D. Maria Francisca de Jesus, branca 21 anos, f.l. Jose Pinto de Andrade e D. Joaquina Maria de Jesus, moradores nesta freguesia, test.: Manoel Dias de Oliveira e Antonio Pinto de Andrade.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 21-06-1844 fal. Umbelina Flausina de Resende, branca 30 anos, cc Cap. Jose Dias de Oliveira.

4-5 Ana, em 16-05-1824.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 16-05-1824 Ana, f.l. Jose Pinto de Andrade e Joaquina Maria de Jesus, padr.: ----- Madeira e Maria Marcelina

4-6 Rita Ludovina do Espirito Santo, batizada em 24-02-1828. Aos 04-06-1849 casou com José Pinto de Faria 6-3 abaixo.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 24-02-1828 matriz, Rita, f.l. Jose Pinto de Andrade e Joaquina Maria de Jesus, padr.: o batizante e Mariana Izabel de S. Ana mulher de João Bernardes da S.ª

4-7 Joaquina, em 24-11-1831.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 20-11-1831 matriz, Joaquina, f.l. Jose Pinto de Andrade e Joaquina Maria de Jesus, padr.: Felizardo Rois Peixoto e D. Delfina Candida de Castro mulher de Venancio Jose Vivas.

4-8 Francisco, em 14-04-1833.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 14-04-1833 Francisco, f.l. Jose Pinto de Andrade e Joaquina Maria de Jesus, padr.: Franciso Glz Pedr.ª e Rita Carlota de Jesus

 

5- Dionísio Pinto de Andrade, batizado aos 16-03-1799. Em 1831 era solteiro e morava com a mãe:

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 16-03-1799 Dionisio, f.l. Cap. Jose Pinto de Andrade e Ana Vitoria, padr.: João Soares Campos e Maria Teresa.

 

Censo Bom Sucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 201

ANNA VICTORIA; chefe; feminino; branca; 50; viúva

DIONIZIO PINTO; dependente; masculino; branca; 30; solteiro

5 escravos

 

Aos 05-03-1832, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau desigual, casou com Maria Bárbara, filha de Antonio de Magalhães Coelho e Ana Ferreira, neste capitulo, § 4º,

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 05-03-1832 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau desigual, Dionisio Pinto de Andrade, f.l. Cap. Jose Pinto de Andrade, já falecido e Ana Vitoria de Jesus= cc Maria Barbara, f.l. Antonio de Magalhães Coelho e Ana Ferreira. Ambos nts. bts e moradores nesta freguesia. Test.: Antonio Pinto de Andrade e Pedro Antonio de Faria.

5-1 Joaquim, batizado em 07-06-1832.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 07-06-1832 Joaquim, f.l. Dionisio Pinto de Andrade e Maria Barbara, padr.: Antonio de Magalhães Coelho e Ana Vitoria, avós do batizado.

6- Sebastião, batizado em 10-08-1801. Solteiro em 1819. Sebastião Pinto de Andrade comparece no censo de 1831 casado com Maria Rosa e dois dependentes:

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 10-08-1801 Sebastião, f.l. Cap. Jose Pinto de Andrade e Ana Vitoria, padr.: Jose Ferreira da Silva e Josefa Maria do Nascimento.

 

Censo Bom Sucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 202

SEBASTIAO PINTO DE ANDRADE; chefe; masculino; branca; 30; casado

MARIA ROZA; cônjuge; feminino; branca; 28; casado

MANOEL; dependente; masculino; branca; 6;

MARIA; dependente; feminino; branca; 3;

2 escravos

Sebastião, já falecido em 1856 (casamento do filho Joaquim) e Maria Rosa do Nascimento (ou Ferreira) tiveram os filhos, q.d.:

6-1 Manoel Pinto Ferreira, batizado em 29-06-1824. Em 03-10-1848 dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Maria Cândida, filha de José Joaquim de Faria e Rita Constancia de Jesus,

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 29-06-1824 Manoel, f.l. Sebastião Pinto de Andrade e Maria Rosa do Nascimento, padr.: Aleixo Antonio de Faria e Ana Vitoria de Jesus.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - (a margem: Mel e Mariana) aos 03-10-1848 dispensados de consanguinidade, Manoel Pinto Ferreira, branco 21 anos, f.l. Sebastião Pinto de Andrade e Maria Rosa do Nascimento = cc Maria Candida ---------, branca 16 anos, f.l. Jose Joaquim de Faria e Rita Constancia de Jesus. Ambos nts e moradores nesta, test.: Felizardo Rois Peixoto e Joe Glz Chaves.

6-2 Maria Ignez do Nascimento, com 18 anos em 30-01-1840 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau desigual, casou com Bernardino José de Magalhães, filho de Antonio de Magalhães Coelho e Ana Ferreira da Silva, § 4º.

6-3 José Pinto de Faria, batizado em 22-06-1830. Em 04-06-1849 casou com Rita Ludovina do Espirito Santo, de 21 anos e filha de José Pinto de Andrade e Joaquina Maria do Espírito Santo, 4-6 supra.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 22-06-1830 Jose, f.l. Sebastião Pinto de Andrade e Maria Rosa, padr.: Alf. Antonio Pinto de Andrade e Ana Ferreira de Jesus.

 

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 04-06-1849 dispensados de consanguinidade, Jose Pinto de Faria, branco 20 anos, f.l. Sebastião Pinto de Andrade e Maria Rosa = cc Rita Lugduvina do Espirito Santo, branca 21 anos, f.l. Jose Pinto de Andrade e Joaquina Maria do Espirito Santo. Nts e moradores nesta freg., tst.: João Antonio de Magalhães e Jose Pinto de Andrade.

6-4 Ana, batizada em 25-11-1832.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 25-11-1832 Ana, f.l. Sebastião Pinto de Andrade e Maria Rosa, padr.: Pedro Antonio de Faria e D, Maria Candida de Jesus filha do Cap. Cesario Francisco de Souza.

6-5 Joaquim Pinto de Andrade, com 22 anos em 09-10-1856 casou com Cândida Lucinda de Jesus, de 18 anos, filha de Antonio Pinto de Andrade e Gertrudes Maria de São José, 2-7 supra.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 09-10-1856 dispensados de consanguinidade Joaquim Pinto de Andrade, 22 anos, f do finado Sebastião Pinto de Andrade e Maria Rosa Ferreira = cc Candida Lucinda de Jesus, 18 anos, f.l. Antonio Pinto de Andrade e Gertrudes Maria de S. Jose, todos desta freguesia, test.: Joaquim Monteiro de Faria e João Antonio de Magalhães.

7- Rodrigo, batizado aos 06-10-1795, não comparece nem é representado no inventário do pai

SJDR - Batismos- aos 06-10-1796 Rodrigo fl de José Pinto de Andrade e Anna Vitória. PP Dionizio Glz Pedrª e Angela, ambos solteiros.