PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 4º - Rosa de Oliveira e Lima

(atualizado em 23-março-2013)

 

 

Bartyra Sette

Regina M. Junqueira

 

 

Rosa de Oliveira Lima, filha de Antonio de Faria Moreira e Ignes Ribeiro de Lima, foi a segunda esposa de Dionizio da Silva com quem se casou em Barbacena aos 15-11-1745.

Barbacena, MG - N. Sra. da Ajuda aos 15-11-1741 Dionisio da Silva, f.l. de Jose Alves e s/m Izabel Alves, digo Izabel Andre, natural da freguesia de N. Sra. do Ó de Sadim Bispado do Porto, viúvo que ficou por falecimento de sua mulher Maria da Silva; = com Roza de Oliveira Lima, f.l. de Antonio Moreira de Faria e sua mulher Ignes Ribeyra, natural desta.

 

Dionizio, natural da Freguesia de Nossa Senhora do Ó de Sandim Bispado do Porto, filho de José Alves e Izabel André, fora casado em primeiras núpcias com Maria da Silva.

 

Rosa e Dionisio foram moradores em Barbacena, onde nasceram seus filhos. Dionisio faleceu no sitio da Ibituruna em 14-10-1766 e foi inventariado no ano seguinte por Rosa. Compareceram três filhas:

Arquivo IPHAN - São João Del Rei

Ano: 1767 Caixa: 303

Inventariado: Dioniso da Silva

Inventariante: Rosa de Oliveira - viúva

Local: Sitio chamado da Ibituruna - Freguesia de São Jose

Anotado por: Moacyr Villela

Abertura do inventario em 2 de agosto de 1767 em casas de morada da viúva inventariante. Presentes os avaliadores Manoel Coelho dos Santos e Jose Jorge da Silva todos moradores na paragem

Declarou a viúva inventariante que seu marido tinha falecido em sua casa sem testamento a 14 de Outubro passado e que de seu matrimonio com ela, ficaram tres filhas cujos nomes são os seguintes:

01- Maria com 20 anos mais ou menos;

02- Antonia casada com Bento de Jesus Teixeira. Quando se casou levou em dote três escravos - Rita, Eva e Adão; Uma saia de droguete, um manto de seda e um par de brincos de diamantes pequenos que não foram avaliados;

03-Ana com 10 anos mais ou menos

 

Bens de Raiz: Um sitio onde vive a inventariante com casas cobertas de telhas , seu monjolo e paiol cobertos de capim, arvores de espinho, com matos virgens , capoeiras e demais logradouros que parte com seu genro Bento de Jesus, com o padre Antonio de Souza e com terras de Domingos Teixeira avaliado em 750.000 reis

21 escravos

1- Maria da Silva, batizada em 1744. Casou aos 16-01-1769 com Sebastião José Esteves, natural da Comarca de Vila Real- PT, filho de Manoel Álvares e Luzia da Silva. Sebastião foi sócio e tutor dos filhos de seu concunhado Bento de Jesus Teixeira, marido de Antonia abaixo.

B7: Barbacena-MG - (manchado) de 1744, MARIA nascida aos 09, f.l. de Dionisio da Sylva natural de Sandim e de s/m Roza da Silveira natural desta freguesia; np de Joze Alves e de Izabel ---; nm de Antonio de Faria Moreira e Ignez Ribeira. Padr.: Pedro da Silva e Rita Maria de Jesus.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 16-01-1769 Cap. Santiago Maior, Sebastião Joseph Esteves, n/b freg. S. Martinho de Vilarinho de Samardão(?) Comarca de Vila Real Arc. Braga, f.l. Manoel Alvares e Luzia da Silva; = cc. Maria da Silva, n/b freg. N. Sra. da Piedade da Borda do Campo, f.l. Dionisio da Silva, já falecido e Rosa de Oliveira

 

2- Antonia, batizada aos 02-06-1746

Batismos, Barbacena-MG, aos 02-06-1746 ANTONIA, f.l. de Dionisio da Sylva, natural de Sandim do Bispado do Porto e s/m Roza de Oliveira de Lima, natural desta freguesia; np de Joze Alvs e Izabel André, nm de Antonio de Faria Moreira e Ignez Ribeira; padr.: João Poderoso, solteiro e Lusia Gracia mulher de Martinho de Faria Moreira.

 

Antonia Ribeira, ou Ribeiro da Silva, casou duas vezes. Primeiro com Bento de Jesus Teixeira, natural do Algarve-PT, filho de Lourenço Teixeira e Andreza de Jesus, viúvo de Maria José, sem filhos deste consórcio.

Bento e Antonia foram moradores na Aplicação de São Tiago, termo da Vila de São José, onde possuíam o Sítio Capão das Flores da Serra da Ibituruna. Bento teve o inventário de seus bens iniciado em 15-10-1772. Havia falecido em 24 de agosto.

Antonia casou em segundas aos 18-06-1774 com José da Silva Campos, natural da Freguesia de São Pedro de Avintes, comarca da Feira do Bispado do Porto-PT, filho de Manoel Alves Campos e Maria Francisca.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas; 18-06-1774 matriz, Jose da Silva Campos, f.l. de Manoel Alves Campos e Maria Francisca, n/b na freg. de S. Pedrode Avintes comarca da Feira Bispado da cidade do Porto; = cc. Antonia Ribeira, viuva de Bento de Jesus Teixeira, f. l. de Dionisio da Silva e Rosa de Oliveira, n/b freg. Borda do Campo

 

Antonia faleceu em agosto de 1801. José ditou seu testamento em 1804, quando já não podia mais escrever ou assinar por sí. Faleceu cego e “sem tino” aos 05-03-1811. No testamento declarou seis filhos legítimos e mais:

Filhos naturais de José da Silva Campos havidos em solteiro:

- Florinda Rosa da Silva, filha de Maria Francisca, casada aos 06-02-1793 com Manoel José de Barros filho de outro Manoel José de Barros e de Mariana Claudia Teodora Serpa Pinto. Mariana Claudia casou em segundas com Leandro Joaquim de Magalhães, filho de João Peixoto do Amaral e Ana Barbosa de Magalhães (família “Joaquim Pinto de Magalhães”)

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 06-02-1793 Manoel Jose de Barros, desta. f.l. Manoel Jose de Barros e Mariana Claudia Teodora Serpa = cc Florinda Rosa da Silva, desta, f. natural de Maria Francisca, test.: João Caetano de Santana e Antonio Ribeiro de Carvalho.

 

Manoel José de Barros (o velho), nasceu no termo de Ponte de Lima, Comarca de Valença- PT, filho de João Fernandes de Miranda e Rosa Antunes. Aos 18-05-1766, na capela de Santa Rita filial de São João del Rei, casou com Mariana Claudia Teodora Serpa Pinto, filha de Rodrigo Felix Serpa Pinto e Escolástica da Cunha.

             Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap Santa Rita aos 18-06-1766 Manoel Jose de Barros, de S. Salvador de Ponte de Lima Arc. Braga, f.l. João Fernandes de Miranda e Rosa Antunes = cc Mariana Claudia Teodosia Pinto, desta, f.l. Rodrigo Felis Serpa Pinto e Escolastica da Cunha, test.: Manoel Paes de Souza e Manoel Luiz Dias.

             Em Minas Gerais foi proprietário da Fazenda Sesmaria na Aplicação de São Tiago, termo da Vila de São José, onde ditou seu testamento aos 20-07-1793, aberto no mês seguinte. Segundo seu inventário, neste site, deixou viúva Mariana Claudia Theodora e doze filhos de seu casal, tutelados por Joaquim Cláudio Dias (idades em 1794)

- José Felis de Barros, 30 anos. Em 1799, referido ainda como “órfão”, vivia com a mãe.

- Maria do Nascimento, batizada em 22-09-1766. Também “órfã” aos 33 anos.

             Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 22-09-1766 Maria do Nascimento, f.l. Manoel Jose de Barros e Mariana Claudia Teodora, padr.: Brigida Moreira, viuva.

- Manoel José de Barros, testamenteiro paterno, casado com Florinda da Silva, supra citada.

- João José de Barros, 24 anos.

- Rosa Maria da Conceição, batizada em 22-06-1772.

             Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 22-06-1772 Rosa, f.l. Manoel Jose de Barros e Mariana Claudia Teodora, padr.: Manoel Francisco Lima e s/m Maria da Conceição.

- Ana Joaquina, com 18 anos em 1794. Aos 24-11-1796 casou com Francisco Coelho Ribeiro, viúvo de Ana Inácia. Com geração na família “Francisco Xavier do Prado”.

             B7: Casamentos - SJDRei, aos 24-11-1796 capela de Santiago, Francisco Coelho Ribeiro, viuvo de Anna Ignacia; = cc. Anna Joaquina, f.l. Manoel Jose de Barros e Marianna Claudia Theodora, n/b nesta freguesia.

- Antonio José de Barros, batizado em 18-07-1771. Aos 03-07-1809 casou com Mariana Josefa da Silva, filha de Inacio da Silva Leal e Mariana de tal.

             Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap Santa Rita aos 18-07-1771 Antonio, f.l. Manoel Jose de Barros e Mariana Claudia Teodora, np João Fernandes de Miranda, da S. Salvador Arc. Braga e Rosa Antunes da freg. de Santa Maria Miranda Arc. Braga, nmaterna Rodrigo Felis Serpa Pinto da freg. de S. Miguel de Oliveira e --------, padr.: Padre Jose Fernandes e ----- Cunha.

 

             Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 03-07-1809 Antonio Jose de Barros, da cap. S. Tiago, f.l. Manoel Jose de Barros e Mariana Claudia Teodora = Mariana Josefa da Silva, desta, f.l. Inacio da Silva Leal e Mariana ---- test.: Joaquim Rodrigues Pacheco e João Ferreira de Almeida.

- Joaquim, batizado em 06-11-1779..

             Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 06-11-1779 Joaquim, f.l. Manoel Jose de Barros e Mariana Claudia Teodora, padr.: Francisco Gonçalves e s/m Maria Josefa.

- Francisco, 10 anos. Aos 17 anos exercia o ofício de sapateiro.

- Mariana, 9 anos.

- Sebastião, batizado em 25-10-1784.

             Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 25-10-1784 Sebastião, f.l. Manoel Jose de Barros e Mariana Claudia Teodora, padr.: Sebastião Jose Esteves e Maria da Silva

- Bento, batizado em 28-03-1791.

             Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Tiago aos 28-03-1791 Bento, f.l. Manoel Jose de Barros e Mariana Claudia Teodora, padr.: Manoel, solteiro e Maria Josefa.

Florinda e Manoel José tiveram os filhos, q.d.:

- José, batizado em 08-12-1797.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 08-12-1797 Jose, f.l. Manoel Jose de Barros e Florinda Rosa da Silva, padr.: João Jose de Barros e Custodio Ribeiro.

- Mariano, em 21-03-1802

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 21-03-1802 Mariano, f.l. Manoel Jose de Barros e Florinda Rosa da Silva, padr.: Alf. Joaquim Rodrigues Pacheco e Rosa Maria da Conceição

- Ana, em 25-03-1804

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 25-03-1804 Ana, f.l. Manoel Jose de Barros e Florinda Rosa da Silva, padr.: Carlos Alexadre Ribeiro e Francisca Josefa da Assunção.

- Serafim, em 05-06-1806

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 05-06-1806 Serafim, f.l. Manoel Jose de Barros e Florinda Rosa da Silva, padr.: Francisco Jose do Amaral.

- Silvéria, em 07-08-1808

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 07-08-1808 Silveria, f.l. Manoel Jose de Barros e Florinda Rosa da Silva, padr.: Amaral e Ana Josefa, solteiros

- Manoel, em 24-12-1810

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 24-12-1810 Manoel, f.l. Manoel Jose de Barros e Florinda Rosa da Silva, padr.: Alf. Joaquim Jose da Fonseca e s/m Francisca Josefa

 

- Ana Rosa de Jesus, casada aos 26-11-1789 com Manoel da Silva Tavares, moradores na Ponte Nova. Manoel era filho natural de Bárbara Tavares e viúvo de Ana Antonia da Silva..

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 26-11-1789 Cap. N.Sra. da Conceição do Piumhi, Manoel da Silva Tavares, f. natural de Barbara Tavares e viuvo de Ana Antonia da Silva, n/b nesta freguesia; = cc. Ana Rosa de Jesus, f. natural de Maria Francisca de Jesus da Encarnação, n/b nesta freg.

Manoel e Ana Antonia tiveram, pelo menos, o filho Manoel batizado em 25-03-1786.

             Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 25-03-1786 Manoel, f.l. Manoel da Silva Tavares e Ana Antonia da Silva, padr.: Antonio Jorge da Silva e Sebastiana Marques da Costa cc Simão da Silva.

Ana Rosa e Manoel tiveram os filhos, q.d.:

- Severino, batizado em 21-11-1790.

             Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 21-11-1790 Severino, f.l. Manoel da Silva Tavares e Ana Rosa de Jesus, padr.: Antonio Jorge da Silva, solteiro e Antonia Ribeiro da Silva por pp a Jose da Silva Campos.

- Maria, em 13-05-1792.

             Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 13-05-1792 Maria, f.l. Manoel da Silva Tavares e Anar Rosa de Jesus, padr.: Cap. Custodio Jose Dias e Caetana Rosa.

- Delfina, em 30-11-1793

             Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 30-11-1793 Delfina, f.l. Manoel da Silva Tavares e Anar Rosa de Jesus, padr.: Manoel Jose Gonçalves e Maria Narcisa de Jesus.

- Justina, em 26-12-1795.

             Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra Bom Sucesso aos 26-12-1795 Justina, f.l. Manoel da Silva Tavares e Anar Rosa de Jesus, padr.: Alf. Pedro Martins de Faria e Ana Francisca cc Dionisio Gonçalves Pedreira.

- Luiza, em 25-12-1797.

             Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 25-12-1797 Luiza, f.l. Manoel da Silva Tavares e Anar Rosa de Jesus, padr.: Custodio Jose Dias e D. Mariana de Almeida Silva.

- José da Silva Campos, casado aos 01-06-1794 com Ana Rosa da Anunciação, filha de João Batista e Leonor Pinta. Geração na família “João Batista de Souza”.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 01-06-1794 Capela de S. Thiago, Jose da Silva Campos, f. de Maria de Jesus da Encarnação; = cc. Ana Rosa da Anunciação, f.l. de João Baptista de Souza e Leonor Pinta da Conceição. Nts/bts nesta freguesia. Test.: Manoel Jose Penna e Dionisio Pinto.

 

Segundo os inventários de seus dois maridos (neste site), Antonia Ribeira teve geração dos dois leitos:

Com Bento de Jesus, cinco filhos que em 1786 ainda viviam com a mãe, aparentemente todos solteiros (idades pouco mais ou menos em 1772):

2-1- Antonio, 9 anos. Antonio Ribeiro de Jesus aos 11-01-1788 casou com Ana Maria dos Anjos, filha de José Machado Tostes e Ana Maria do Rosário, família “José Machado Tostes”.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas aos 11-01-1788 matriz, Antonio Ribeiro de Jesus, f.l. de Roberto de Jesus Teixeira e Antonia Ribeira; = cc. Anna Maria dos Anjos, f.l. Jose Machado Tostes e Anna Maria do Rosario. Ambos nts/bts nesta vila.

          Em 1831 o casal comparece no censo de Bom Sucesso, ele com 67 anos declarados, Ana com 56 e vários filhos:

Censo Bom Sucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 267

ANTONIO RIBEIRO DE JEZUS; chefe; masculino; branca; 67; casado

ANNA MARIA DOS ANJOS; cônjuge; feminino; branca; 56; casado

FORTUNATO RIBEIRO DE JEZUS; dependente; masculino; branca; 17; solteiro

CANDIDA MARIA DOS ANJOS; dependente; feminino; branca; 15; solteiro

RITA; dependente; feminino; branca; 6;

ROMOALDA; dependente; feminino; branca; 5;

48 escravos

Entre os filhos do casal:

2-1-1 Maria Ribeira dos Anjos, batizada em 26-01-1800. Casou em primeiras nupcias com Joaquim Bueno da Fonseca e em segundas com José Coelho dos Santos, sem geração deste; família “Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado Cap. 5º, § 5º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 26-01-1800 Maria, f.l. Antonio Ribeiro de Jesus e Ana Maria dos Anjos, padr.: Joaquim da Silva Campos e Ana Maria do Rosario.

 

         Maria e Joaquim, falecido em 20-08-1831, tiveram o filho único: Mizael Ribeiro de Jesus ou Bueno da Fonseca, co-herdeiro da terça do padrasto.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) óbitos - aos 20-08-1831 fal. Joaquim Bueno da Fonseca casado com Maria Ribeira dos Anjos, foi sepultado em 21 dentro desta matriz.

 

         Maria comparece no censo de 1831 com 32 anos declarados:

Censo Bom Sucesso, 1831, quarteirão 2, fogo 232

MARIA RIBEIRA DOS ANJOS; chefe; feminino; branca; 32; viúva

MIZAEL BUENO DA FONSECA; dependente; masculino; branca; 5;

VENANCIA MARIA; dependente; feminino; branca; 11; solteiro

13 escravos

2-1-1-1 Mizael Ribeiro de Jesus, com 27 anos em 07-02-1853, casou com Lucinda Ambrosina dos Anjos, 2-1-2-3 abaixo.

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 07-02-1853 dispensados de consanguinidade, Misael Ribeiro de Jesus, branco de 27 anos, f.l. do finado Joaquim Bueno da Fonseca e D. Maria Ribeira dos Anjos = cc D. Lucinda Ambrosina dos Anjos, branca de 18 anos, f.l. de Carlos Ribeiro de Jesus e D. Enerenciana Candida de Jesus, moradores nesta freguesia, test.: Jose Coelho dos Santos e Antonio Felisberto dos Santos.

2-1-2 Carlos Ribeiro de Jesus, batizado em 30-03-1802. Aos 01-10-1837 casou com Emerenciana Cândida de Jesus, filha do falecido Alf. Domingos Monteiro Lopes e Mariana Teresa de Jesus, família “Souza Monteiro - Monteiro Lopes” capítulo 3º,  § 4º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 30-03-1802 Carlos, f.l. Antonio Ribeiro de Jesus e Ana Maria dos Anjos,. padr.: Mateus Luiz Garcia e Ana Rosa.

Pais de, q.d.:

2-1-2-1 Mariana Anbrosina dos Anjos, batizada em 31-08-1828. Em 03-09-1845, casou com Antonio Machado de Santa Ana, de 22 anos e filho do Alf. Antonio Machado de Santa Ana e Cândida Flora de Castro, neto paterno de José Machado Tostes e Ana Maria do Rosário (família “José Machado Tostes”, neto materno de Jose Fernandes Martins e Mariana Candida de Castro (família “Antonio José Barreto”).

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 31-08-1828 matriz, Mariana, f.l. Carlos Ribeiro de Jesus e Emerenciana Candida de Jesus, padr.: Ten. Antonio Ribeiro de Jesus e Mariana Teresa de Jesus, avós da batizada.

2-1-2-2 Maria Madalena das Dores, batizada em 14-06-1831. Aos 17-09-1855 casou com Francisco Caetano de Faria Monteiro, filho de Manoel Caetano de Carvalho e Venância Maria de Jesus, família “Carvalho Duarte” Cap. 13ª, § 4º.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 14-06-1831 Maria, f.l. Carlos Ribeiro de Jesus e Emerenciana Maria de Jesus, padr.: Andre de Souza Monteiro e Ana Moreira dos Anjos.

2-1-2-3 Lucinda Ambrosina dos Anjos, com 18 anos em 07-02-1853, casou com Misael Ribeiro de Jesus, filho do finado Joaquim Bueno da Fonseca e Maria Ribeira dos Anjos, 2-1-1-1 supra.“

2-2- Maria, 7 anos. Em 1789 “vivia a maior parte do tempo doente, de moléstia que padecia

2-3- Genoveva, 6 anos em 1772. Casou aos 28-04-1788 com José Alves Pereira, filho de Gaspar Alves de Mello e Ângela Pereira da Anunciação

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 28-04-1788 Cap. S. Tiago, Jose Alves Pereira, f.l. Gaspar Alves de Mello e Angela Pereira da Anunciação, n/b na freg. da ---- e morador no Pouso Alto; = cc. Genoveva Ribeira, f.l. Bento de Jesus Teixeira e Antonia Ribeira, n/b na Capela de S. Tiago da freg. desta vila.

          Genoveva Ribeiro da Silva foi moradora em Pouso Alto, termo de Baependí-MG, onde teve seu inventário aberto em 1832 na fazenda São José onde vivia no estado de viúva. Deixou cinco filhos (inventário neste site):

2-3-1 José Alves Pereira de Mello, foi o inventariante dos bens de sua mãe. Em 1839, aos 49 anos, morava com o irmão Damaso, em Pouso Alto, ambos solteiros.

censo 1839 Pouso Alto-MG fogo 598

Jose Alves Pereira(?) de Melo, 49, branco, solteiro, agricola, lê e escreve

Damazo Pereira J...(?), 44, branco, solteiro, agricola, lê e escreve

nº de moradores no fogo: 66

nº de escravos: 64,

2-3-2 Antonio Pereira de Mello, Alferes

2-3-3 Silvéria Maria da Conceição casada com o Capitão Antonio Silvério da Silva Musa. Cap. Antonio aleceu aos 56 anos e foi sepultado aos 22-11’-1835 na matriz de Pouso Alto.

Pouso Alto, MG Igreja N Sra da Conceição obitos - aos 22-11-1835 foi sepultado dentro desta matriz acima do Arco Cruzeiro o Cap. Antonio Silverio da Silva Musa, marido que foi de D. Silveria Maria da Conceição. Morreu de um ataque repentino de estupor e por isso sem testamento, tendo 56 anos de idade.

Silvéria comparece no censo de 1839, com 46 anos, vários filhos e muitos escravos:

censo 1839 PousoAlto-MG fogo 636

Silveria Maria - Dona, 46, branco, viúva, agricola, lê e escreve

Jose, 26, branco, solteiro, filhos, agricola

Damazo, 19, branco, solteiro,

Francisco, 18, branco, solteiro,

Balduino, 10, branco

Maria, 7, branco

Saturnina, 6, branco

Clementino, 5, branco

nº de moradores no fogo: 99 --nº de escravos: 91

 

Entre os filhos do casal:

2-3-3-1 Nuno da Silva Musa, com 23 anos em 26-09-1838 dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Ana Custódia da Silveira, filha do falecido Alferes Antonio Peixoto do Amaral e Narcisa Ribeira da Silva, família “Joaquim Pinto de Magalhães”.

B7: Casamentos Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 26-09-1838 cap. S. Tiago dispensados de consanguinidade, Nuno da Silva Musa, branco agricola de 23 anos, f.l. Cap. Antonio Silverio da Silva Musa e D. Silveria Maria da Conceição, n. e morador na freg. de Pouso Alto = cc D. Ana Custodia da Silveira, branca de 19 anos, f.l. Alf. Antonio Peixoto do Amaral, falecido e D. Narcisa Ribeira da Silva, n. e moradora na freg. do Bom Sucesso, test.: Joaquim Miz Ferreira e João Peixoto da Silva.

          Em 1839 morava ao lado de sua mãe em Pouso Alto:

censo 1839 PousoAlto-MG -fogo 637

Nuno da Silva Muza, 23, branco, casado, agricola, lê e escreve

Ana Custodia, 20, branco, casada, mulher

nº de moradores no fogo: 10

nº de escravos: 8

 

2-3-4 Damaso Pereira de Mello, capitão, com 44 anos e solteiro em 1839. Casou depois com Maria Salomé Ribeira (família “Antonio Ribeiro de Carvalho”, cap 1º) de quem foi o segundo marido. Sem geração dessas núpcias.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) em 1798 com pouca diferença na capela de S. Tiago, Damaso, f.l. S. M. Jose Alz Pereira e D. Genoveva Ribeira da Silva, padr.: Dr. Joaquim da Silva Tavares e D. Luzia Perpetua de Moura.

2-3-5 Francisca Ribeira de Mello, casada com Manoel Ferreira de Aguiar. Com ao menos uma filha, citada por Silva Leme:

2-3-5-1 Firmina de Aguiar

SL. 6, 410, 10-2 Francisco Nogueira de Carvalho casou com Firmina de Aguiar f.ª de Manoel Ferreira de Aguiar e de Francisca de Mello.

2-4- Clara Rosa da Assunção, 5 anos. Em 1788 casou com Manoel Machado Tostes, filho de José Machado Tostes e Ana Maria do Rosário, família “José Machado Tostes”.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos [danificado] embro de 1788 Cap. Bom Sucesso Manoel Machado Tostes, f.l. Jose Machado Tostes e Ana Maria do Rosario, n/b na freg. de S. João; = cc. Clara Rosa da Assumpção, f.l. de Bento de Jesus Teixeira e Antonia Ribeira da Silva, n/b nesta freguesia, e logo lhes dei as bençãos.

Pais de, q.d.:

2-4-1 João, batizado em 24-02-1797.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 24-02-1797 João, f.l. Manoel M.do Toste e Clara Rosa da Assunção, padr.: João Alves dos Santos e Ana e Oliveira.

2-4-2 Inocência, em 09-09-1798.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) aos 09-09-1798 Inocencia, f.l. Manoel Machado Toste e Clara Rosa da Assunção, padr.: Joaquim da Silva Campos e Maria Jose.

2-5- Manoel, 2 anos. Segundo pesquisa de Marcelo Meira Amaral Bogaciovas: Manoel Ribeiro da Silva, aos 11-11-1823 em Lages-SC, casou com Cândida Maria, aí batizada em 07-03-1807, filha de Bento Ribeiro de Córdova e Maria Jacinta do Amaral.

-Antigos Proprietários Rurais de Lages: ASBRAP 6, 58, nota 110: Manuel Ribeiro da Silva era natural do arraial de Santiago, bispado de Mariana, e casado a 11 de Novembro de 1823 na matriz de Lages (lv. 2, fls. 85), tendo declarado ser filho de Bento de Jesus Teixeira e de sua mulher Antonia Ribeiro da Silva. Sua mulher era D. Cândida Maria, nascida e batizada a 7 de Março de 1807 em Lages (matriz, 3º, fls. 26) filha de Bento Ribeiro de Córdova e de sua mulher D. Maria Jacinta do Amaral

 

Filhos legítimos de Antonia e José da Silva Campos

2-6 Narcisa Ribeiro da Silva, aos 30-04-1801 casou com Antonio Peixoto do Amaral, filho de João Peixoto do Amaral e Ana Barbosa de Magalhães. Geração na família “Joaquim Pinto de Magalhães”.

B7: - Casamentos - SJDRei, aos 30-04-1801 Capela de S. Tiago, Alferes Antonio Peixoto do Amaral, f.l. do Capitão João Peixoto do Amaral e D. Anna Barbosa de Magalhaens; = cc. D. Narciza Ribeiro da Silva, f.l. de Joze da Silva Campos e D. Antonia Ribeira da Silva.

 

2-7 Josefa (Maria) Joaquina de Jesus, batizada em 29-07-1787. Casou com Manoel Coelho de Oliveira, natural do Bispado do Porto, filho de Manoel Coelho de Oliveira e Ana Dias de Oliveira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 29-07-1787 Josefa, f.l. Jose da Silva Campos e Antonia Ribeira da Silva, padr.: Martinho de Faria Moreira e Maria de Jesus

 

B7: Casamentos - SJDRei-MG, aos 01-06-1806(?) Ermida S. Vicente Aplicação da Capela de S. Tiago, Manoel Coelho de Oliveira, f.l. Manoel Coelho de Oliveira e Ana Dias de Oliveira, n. Bispado do Porto; = cc. Josefa Joaquina da Silva, f.l. Joze da Silva Campos e Antonia Ribeira, n/b nesta freguesia.

 

        Em 1804  moravam “ao pé” do pai de Josefa. Em 1811 Manoel morava em Paraíba Nova. Passaram uma procuração na Vila de N Sra da Conceição do Campo Alegre de Resende. Tiveram filhos batizados na matriz Resende-RJ (acervo pessoal de Itamar Bopp):

2-7-1 Francisco, nasceu aos 27-07-1813 e foi batizado aos 08 do mês seguinte.

08-08-1813 Francisco, n. 27-07, f.l. de Manoel Coelho de Oliveira, n. Bastos Bispado do Porto e Josefa Joaquina da Silva, n. Arraial Santiago-MG; np de Manoel Coelho de Oliveira e Ana Dias de Oliveira, n. Caltor Bispado do Porto; nm de Jose da Silva Campos, n. Europa e Antonia Ribeira, n. Barbarcena. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (0857)

2-7-2 Francisca, nasceu aos 01-04-1815 e batizada aos 10 do mesmo mês.

10-04-1815 Francisca, n. 01-04, f.l. de Manoel Coelho de Oliveira, n. freg. Porto e Josefa Joaquina da Silva, n. do Arraial de Santiago, Bispado de Mariana; np Manoel Coelho de Oliveira e Ana Dias, n. freg. Viade Bisp. do Porto; nm Jose da Silva Campos, n. da Europa e Antonia Ribeira, n. Barbacena; padr.: Manoel Gomes de Carvalho e Ana Teresa, mulher de Manoel Gonçalves. Bat. na Matriz de Resende pelo Vig. Jose Antonio Martins de Sá (0917)

2-7-3 Maria Joaquina da Silva casou com Joaquim Mendes Carvalho, filho do Cap. Capitão Joaquim Mendes de Carvalho e Maria Josefa de Carvalho, neto paterno de Manoel Mendes de Carvalho e Antonia Maria de Souza, neto materno de Luiz Pinto de Carvalho e Barbara Maria Leite; familia “Mendes de Carvalho” de Aiuruoca, Cap. 3º.

Pais de, q.d.:

2-7-3-1 José, batizado em Resende-RJ em 30-03-1834.

30-03-1834 pelo Vigario Antonio Maria Ribas Sandim, Jose, f.l. de Joaquim Mendes de Carvalho, n. de Minas e Maria Joaquina da Silva; np Joaquim Mendes de Carvalho e Maria Josefa de Carvalho. nm de Manoel Coelho de Oliveira e Josefa (riscou o Maria) (Joaquina) da Silva; padr.: Francisco Nunes da Silva Rodrigues e Maria Custodia Pereira da Silva (acervo Itamar Bopp - ficha 1621)

2-7-3-2 Francisco Mendes de Carvalho, registrou terras em 1856.

Registro de Terras: N. Sra. da Conceição do Campo Alegre, Resende - RJ, lv. 67 fls. 77/78, 116- Francisco Mendes de Carvalho, divide com: Fructuoso da Costa e Almeida, com os herdeiros de Manoel Jose da Silva, com o meu pai sr. Joaquim Mendes de Carvalho, que possuo por compra que fiz a Luiz Antonio do Prado e Anna Leopoldina da Rocha. 19 jan 1856.

2-7-3-3 Joaquim Mendes de Carvalho, com 44 anos em 25-09-1882, casou com Amélia Nartins Carneiro Guimarães, com 25 anos, filha de José Martins Carneiro Guimarães e Ana Carneiro de Sá.

25-09-1882 Igreja do Rosario desta matriz p. Padre João da Matta Tarlé, Joaquim Mendes de Carvalho, 44 anos n/b nesta freguesia, f.l. Cap. Joaquim Mendes de Carvalho e Maria Josefa de Carvalho; = cc. Amelia Martins Carneiro Guimarães, 25 anos n/b nesta freguesia, f.l. Jose Martins Carneiro Guimarães e Da. Ana Carneiro de Sá Martins, Test.: Jose Antonio da Silva e Francisco Mendes de Carvalho (acervo Itamar Bopp - ficha 3681)

 

2-8 Custódia Ribeira da Silva, casada com Antonio Pereira Leite. Em 1804 moravam em Pouso Alto, em 1811 na Paraíba Nova. Em 1807 passaram uma procuração na Vila de Resende a José Fernandes Leite e a seus irmãos e cunhados José Ferreira Leite, Fortunato Pereira Leite.

2-9 Joaquim da Silva Campos, com 34 anos em 1811. Em 1804 morava com o pai.

          Joaquim redigiu seu testamento aos 26-02-1813, aprovado no dia seguinte na Fazenda do Capão das Flores, Aplicação do Senhor São Thiago do Termo da Vila de São José e aberto em dez de abril do mesmo ano. Solteiro, instituiu por sua universal herdeira a filha única (inventário neste site):

2-9-1 Maria Joaquina da Silva, filha natural, “nascida de Gertrudes Maria de Jesus, mulher parda, que foi minha escrava e presentemente forra e liberta”. Maria, com 10 anos em 1813, em 1826 estava casada com José da Silva Flores. Pais de, q.d.:

2-9-1-1 Antonia Jesuina da Silveira aos 31-01-1844 casou com Manoel Francisco Barbosa, filho natural de Antonia Maria de Paiva(?).

B7: Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cas - aos 31-01-1844 S. Tiago, Manoel Francisco Barbosa, f. nat de Antonia Maria de Payva(?) = cc Antonia Jesuina da Silvr.ª, f.l. Jose da Silva Flores e Maria Joaquina da Silva, moradores nesta freguesia, test.: Antonio Jose Gomes Carneiro e João Peixoto da Silva.

2-9-1-2 Maria, batizada em 28-11-1829.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cap. S. Tiago aos 28-11-1829 Maria, f.l. Jose da Silva Flores e Maria Joaquina da Silva, padr.: Manoel Jose Gomes Carneiro e D. Maria Zeferina filha do Cap. Bernardo Jose Gomes Carneiro.

2-9-1-3 João, em 07-08-1832.

B7: Batismos - Igreja Nossa Senhora do Bom Sucesso (Bom Sucesso, Minas Gerais) cap. S. Tiago aos 07-08-1832 João, f.l. Jose da Silva Flores e Maria Joaquina, padr.: Joaquim Jose Gomes e Vicencia Jesuina da Silva

 

2-10 Vicente José da Silva, batizado em 06-04-1781. Aos 18-04-1803, casou com Esméria Maria de Jesus, batizada em 14-09-1783, filha de Antonio de Paiva e Mello e Teresa Maria de Jesus. Em 1804 era morador em Pouso Alto. Em 1810 vendeu seus direitos à herança paterna, resolvido que estava a se mudar para o sertão de Goiás.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra. da Conceição da Barra aos 06-04-1781 Vicente, f.l. Jose da Silva Campos e Antonia Ribeira da Silva, padr.: Alf. Antonio Ferreira Carneiro e Custodia Ferreira de Oliveira.

 

B7: - Casamentos - SJDRei, aos 18-04-1803 matriz, Vicente Jose da Silva, f.l. Joze da Silva Campos e Antonia Ribeira, já falecida; = cc. Esmeria Maria de Jesus, f.l. de Antonio de Paiva e Mello e Thereza Maria de Jesus. Nts/bts nesta freguesia.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 14-09-1783 Esmeria, f.l. Antonio Paiva Melo e Teresa Maria de Jesus, padr.: Manoel da Costa Afonso e Ana de Almeida, solteiros.

Pais de, q.d.:

2-10-1 Claudina, batizada em 01-04-1804.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 01-04-1804 Claudina, f.l. Vicente Jose da Silva e Esmeria Maria de Jesus, padr.: Antonio Pereira Leite e Custodia da Silva, da freg. de Pouso Alto.

2-10-2 José, em 08-11-1806.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Conceição da Barra aos 08-11-1806 Jose, f.l. Vicente Jose da Silva e Esmeria Maria de Jesus, da aplicação de S. Tiago, padr.: Alf.Antonio Peixoto do Amaral e s/m Narcisa Ribeiro da Silva.

2-11 José da Silva Campos, batizado em São Thiago aos 07-06-1792 (certidão no inventário paterno). Aos 12-02-1816 casou com Ana Inácia da Conceição, batizada em 12-07-1795, filha de Joaquim José Ribeiro e Rita Vitória do Carmo.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 12-02-1816 na ermida S. Jose da Aplicação de S. Tiago, Jose da S.ª Campos, f.l. Jose da S.ª Campos e Antonia Ribeiro da S.ª; = cc. Ana Ignacia da Conceição, f.l. Joaquim Jose Ribeiro e Rita Victoria do Carmo. Nts/bts nesta freguesia de SJDR.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 12-07-1795 Ana, f.l. Joaquim Jose Ribeiro e Rita Vitoria do Carmo, padr.: Manoel Bernardes e D. Inacia Caetana de Souza.

Pais de, q.d.:

2-11-1 Maria, batizada em 25-12-1816. Maria Inácia de Jesus aos 17-05-1834 casou com Custódio de Siqueira Pinto, filho de Isidoro de Siqueira Pinto e Antonia Maria de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Tiago aos 25-12-1816 Maria, f.l. Jose Silva Campos e Ana Inacia, padr.: Cap. Lourenço Ribeiro Brito e D. Maria Marcelina.

 

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo matr - aos 17-05-1834 na capela do Espirito Santo filial desta matriz, Custodio de Siqueira Pinto, f.l. Izidoro de Siqueira Pinto e Antonia Maria de Jesus = cc Maria Inacia de Jesus, f.l. Alf. Jose da Silva Campos e Ana Inacia de Jesus,. Test.: Bento Ribeiro da Silva e Izidoro de Siqueira Pinto.

 

Isidoro de Siqueira Pinto era natural de Guaratingueta-SP, filho de Francisco Vaz Pinto e Tomazia Luiza dos Santos. Testou em 12-05-1835 declarando naturalidade, filiação, conjuge e sua geração:

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo obitos  (...) Eu Izidoro de Siqueira Pinto, f.l. Francisco Vaz Pinto e Thomazia Luiza dos Santos, nat/bat na vila de Santo Antonio de Guaratingueta e de presente morador nesta capela do Espirito Santo filial da matriz de N Sra do Monte do Carmo do municipio da vila de Baependi (...) da maneira seguinte:

Sou casado com Antonia Maria de Jesus, de cujo matrimonio tivemos os fihos seguintes: David = Antonio = Custodio = Efigenia = Silveria, esta casada a primeira com Joaquim de Souza e a segunda com Luiz Antonio G--illo, unicos herdeiros que reconheço.

Testamenteiros em 1º a David, em 2º a Antonio e em 3º lugar a Custodio, meus filhos.

Deixo de minha terça a Ignacio e Jose, ambos filhos de Francisco de Paula Lemes 200$000 rs em dinheiro a cada um, e um escravo a cada um no valor de 400$000 rs a cada um. O restante de minha terça, depois de cumpridos os meus legados,fica pertencendo aos nossos mencionados filhos e filhas.

12-05-1835 Izidoro de Siqueira Pinto. Segue-se a aprovação

 

3- Ignez, batizada aos 12-01-1756, faleceu em primeiro de Maio do mesmo ano.

Barbacena aos 12-01-1756 Barroso, IGNEZ, f.l. de Dionisio da Silva e s/m Rosa de Oliveira; np de Jose Als e de Isabel Andre; nm de Antonio de Faria Moreira natural da vila de Santos e s/m Ignez Ribeira natural da vila de Mogi Bispado de S.Paulo. Padr.: Agostinho Novaes e Quiteria Maria filha de Feliciano Cardoso.

 

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG) aos 01-05-1756 fal. Ignez, parvula, filha de Dionisio da Silva  .

 

4- Ana Joaquina, batizada aos 12-09-1757. Casou na Ermida de N Sra do Rosário aos 04-07-1787 com José da Silva Coelho, natural de S. Eulália, Bispado do Porto, filho de Sebastião da Silva Coelho e Eugenia de Beça.

Barbacena - aos 12-09-1757 ANNA nascida aos 05 do dito, f.l. de Dionisio da Silva natural da freguesia de Sandim Bispado do Porto e s/m Rosa de Oliveira natural desta; np de Joze Alz natural da freguesia de S. Pedro de Canedo Bispado do Porto e s/m Izabel Andre natural da dita freguesia de Sandim; nm de Antonio de Faria Moreira natural da vila de Santos e s/m Ignes Ribeira natural da vila de Mogi Bispado de S. Paulo. Padr.: Matheus Pinto de Andrade e Quiteria, solteira filha de Feliciano Cardoso, todos desta freguesia.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 04-07-1787 Ermida N. Sra. do Rosario, Jose da Silva Coelho, f.l. Sebastião da Silva Coelho e Eugenia de Beça, n/b na freg. de Santa Eulalia da Ordem Bispado do Porto; = cc. Ana Joaquina, f.l. de Dionisio da Silva e Rosa de Oliveira, n/b na freg. de Nossa Sra.da Piedade da Borda do Campo, e assistentes na Aplicaçãode S. Tiago freguesia desta vila.