PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 


Os Alves Pedrosa

Adendas à geração da Ilhoa Antonia da Graça

 

 

Bartyra Sette

Regina Junqueira

 

Ao longo de nossas pesquisas encontramos muitos documentos referentes a esta família, e de outras coligadas. Este estudo é a organização dos dados que levantamos nos livros paroquiais, censos, e outros, citados e incluídos nos textos, bem como em inventários, testamentos e dispensas matrimoniais que disponibilizamos neste site.

 

O Patriarca dos “Alves Pedrosas” no Sul de Minas foi Manoel Alves Pedrosa, natural e batizado na Freguesia de São Miguel de Caldas, Termo de Guimarães, Arcebispado de Braga, filho legítimo de Pedro Vaz e de sua mulher Maria Alves Pedrosa. Por 1747, casou com Maria da Assunção dando origem à família deste nome no Sul de Minas.

O casal foi morador na Aplicação de Nossa Senhora da Piedade do Rio Grande, Termo da Vila de São João del Rei, Minas e Comarca do Rio das Mortes, onde formaram fazenda vizinha às terras de Caetano de Carvalho Duarte, José Rabelo, Inácio de Lemos de Godoy, Tomás Pereira da Silva, Manoel Machado e Manoel Fernandes dos Rios, junto ao Morro do Chapéu. Nesse lugar faleceu Maria da Assunção aos 15-1-1772 e foi sepultada na Capela de Nossa Senhora da Piedade, amortalhada em habito da Irmandade de São Francisco.

Manoel faleceu com testamento redigido aos 18-10-1803 onde declarou ter mais de noventa anos “e já decrépito, porem em meu perfeito juízo e entendimento” e nele declarou sua naturalidade e filiação. Seu testamento foi aberto aos 7-6-1808 e o inventário em 08-02-1809 na fazenda Morro do Chapéu por seu filho José Alves Pedrosa. Nesta ocasião, vários dos filhos e netos de Manoel já não mais moravam em Piedade do Rio Grande, de tal forma que o inventariante teve dificuldades em promover as partilhas, explicando ao juiz que os herdeiros estavam espalhados em outros Termos, como Lavras e Campanha, iniciando a diáspora da família. (inventários neste site)

 

 

Ascendência de Maria da Assunção Franca, que segue

Descendência de Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção

Ascendência de Manoel Alves Pedrosa

 

 

Ascendência de Maria da Assunção Franca

 

Em busca por documentos referentes às primeiras gerações dos descendentes de Caetano de Carvalho Duarte e Catarina de São José, descobrimos alguns sobre Maria de Carvalho Duarte e José Rabelo de Macedo, filha e genro do casal, citados nas Três Ilhoas vol 1º, 384, 3-7, de quem Dr José Guimarães descobriu três filhos, entre eles: “4-2 Rosa batizada em São João del Rei em 14-6-1773”.

No inventário de José Rabelo de Macedo, nas partilhas feitas ainda em vida por Maria de Carvalho Duarte em 1820 e ainda no seu inventario e testamento (falecida em 1823), descobrimos que tiveram onze filhos, que descrevemos em nosso Estudo sobre os Carvalho Duarte, neste site. Entre eles Rosa Maria de São José, casada com Domingos Marques Pereira, falecido aos 09-09-1826, moradores na Fazenda Ribeirão dos Cavalos, vizinhos dos Alves Pedrosa. Rosa Maria por sua vez teve nove filhos que constam do inventário de seu marido. (inventários neste site)

Era uso e costume da época os pais casarem os filhos nas vizinhanças entre seus “iguais”, preferencialmente dentro da própria família. Assim foi que três das filhas de Rosa Maria de São José se casaram na família dos Alves Pedrosas. Na certidão de casamento da filha Ana Cândida com Manoel Alves Pedrosa, inserta no inventário de Domingos Marques Pereira, descobrimos que o casal tinha entre si laços de consaguinidade dos quais tinham sido dispensados.

No Arquivo da Cúria de Mariana descobrimos a dispensa necessária para que Ana Cândida de Jesus e Manoel Alves Pedrosa pudessem se casar, em processo aberto aos 08-1-1827. E nesse processo encontramos prova do parentesco que havia entre Maria da Assunção e Maria de Carvalho Duarte: eram ambas netas por via legítima de Antonia da Graça, a mais velha das chamadas Três Ilhoas.

 

Manoel e Ana Cândida eram parentes em 4º grau e por isso precisaram da dispensa.

 

Disseram os oradores que “Catarina de São José e Antonia da Graça (sic) foram irmãs inteiras e legitimas”.

De Catarina nasceu Maria de Cardoza (sic) e desta Rosa Maria de São José, mãe de Ana Cândida De “Antonia da Graça” nasceu Maria da Assunção e desta Gonçalo Alves Pedrosa, pai do orador Manoel.

 

Sabemos que Catarina foi filha de Antonia da Graça e de Manoel Gonçalves da Fonseca, e por conseqüência ”Antonia da Graça” irmã inteira de Catarina, também o foi.

O que o documento não esclarece é se a “Antonia da Graça” citada seria uma filha até aqui desconhecida de Antonia da Graça (mãe de Catarina de São José) ou se, por engano, trocaram o nome Maria Tereza de Jesus (casada em segundas com Inácio Franco) pelo de sua mãe, o que já vimos acontecer em outras dispensas.

 

Localizamos então o processo matrimonial de José Alves Pedrosa e Mariana Jacinta, que sabíamos eram casados pelos inventários que consultamos.

O processo foi aberto em Mariana em abril de 1819, estando os oradores impedidos em 4º grau de consaguinidade. Depuseram as testemunhas: Roque Portes de El Rey, Joaquim Soares Moreira, Domingos Jose Rabello, todos vizinhos da família da oradora, moradores na Aplicação Santana do Garambeu, Freguesia de Nossa Senhora da Piedade da Nova Vila de Barbacena. E foram unânimes em afirmar que:

 

“....Maria Thereza, e Catharina de Sam Jose erão inteiras irmãs por serem filhas legitimas de Antonia da Graça = E que daquela Maria Thereza nasceu Maria da Assumpção e desta nasceu Gonçalo Álvares Pedrosa, e deste nasceu o Orador José Álvares Pedroza, e que de Catharina de Sam Jose procedu Maria de Carvalho, e desta procedeu Rosa Maria de Sam Jose e desta procedeu a Oradora Marianna Jacintha, e que por isto estam estes oradores ligados/ com o impedimento de cosanguinidade em quarto grao por serem as Bis Avós destes oradores inteiras Irmãs, filhas de Antonia da Graça=”

 

Os três testemunhos documentam a ascendência materna de Maria da Assunção:

 

Maria da Assunção, filha de

 

Inácio Franco (por dedução, devido ao apelido “Franca” com o qual Maria da Assunção é freqüentemente referida) e de

Maria Tereza de Jesus, filha de

 

Manoel Gonçalves da Fonseca e de

Antonia da Graça, filha de

 

Manoel Gonçalves Correa e de Maria Nunes

 

E assim sendo, toda a sua geração se insere na descendência Antonia da Graça, nascida na Ilha do Fayal que teve grande geração, na qual se inclui o ramo Alves Pedrosas.

 

Os processos matrimoniais por nós consultados foram parcialmente transcritos a nosso pedido e estão disponíveis à consulta neste site (resumos de Inventários, Testamentos).