PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ASCENDÊNCIA DE

MANOEL ALVES PEDROSA

 

 

Décio Martins de Medeiros

revisão paleográfica: Ary de Almeida Santos

 

Organizado em numeração Ahnentafel

 

 

1. Manoel Alves Pedrosa nasceu em 07 junho 1715 em Caldas de Vizela, termo da vila de Guimarães, Arcebispado de Braga, Portugal e foi batizado em 13 junho 1715 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Batizado de Manoel:

Manoel filho de Pedro Vas e sua mulher Maria Pedroza (do lugar) de Pena de Gallo desta freguesia naceo aos nove dias de Junho de mil e setecentos e quinze e foi por mim baptizado aos treze do dito, padrinhos David Lourenço (do lugar) da Fonte desta freguesia , Maria filha de Pedro Vas da freguesia de S. Maria de Enfias, lugar do Bayro. Este termo assigno com M(ano)el de Araújo e D(oming)os Pereyra meu familiar testemunhas.

 

 

OS PAIS

Pedro Vaz – Maria Alves Pedrosa

 

2. Pedro Vaz era filho legitimo de Francisco Frutuoso e Maria Ribeira moradores no lugar de Pena de Galo, da freguesia de São Miguel, de Caldas de Vizela. Ele foi batizado nessa freguesia aos 9 de setembro de 1668.

Batizado de Pedro:

Aos nove de setembro de seis sentos sesenta e oito annos bauptisei P(edr)o f(ilh)o de Fran(cis)co Frutoso (do lugar) de Pena de Galo e de sua m(ulh)er M(ari)a Rib(ei)ra foram padrinhos P(edr)o Gomes (do lugar) do Casal e      f(ilha) de D(oming)os Rib(ei)ro de S(ao) Romão e por verdade me asinei era ut supr(a).

 

3. Maria Alves Pedrosa falecida aos 11-11-1735, era filha legitima de Domingos Lourenço e Suzana Pedroza, moradores no lugar da Fonte, da freguesia de São Miguel, de Caldas de Vizela. Ela foi batizada nessa freguesia aos 30 de março de 1681.

Batizado de Maria:

Aos trinta dias do mês de março de mil e seiscentos e oitenta e hu(m) baptizei a Maria f(ilh)a de D(oming)os Lourenço e de sua m(ulh)er Susana Podroza do Lugar de Deveza desta fr(e)g(uesi)a foi padrinho P(edr)o Ome~i (?? ) do mesmo lugar, e madrinha Maria f(ilh)a de D(oming)os Vas (do lugar) da Fonte  todos desta fr(e)g(uesi)a e por ver(da)de fis este assento e assiney

 

Obito de Maria Pedrosa:

Maria Pedroza molher de Pedro Vas do lugar de Pena de Gallo faleceo da vida prezente aos 11 de 9bro de 1735 com o Sacramento da Penitencia não recebeo mais por se não previr o perigo não fes testamento foi sepultada dentro da Igreja pasou(?) as ofertas de corpo prezente fes se lhe officio de des padres no mesmo dia e por verdade fis este assento era ut supra

 

 

Pedro Vaz casou-se com Maria Alves Pedrosa em 12 março 1700 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Casamento de Pedro Vaz e Maria Alves Pedrosa:

Aos doze de Março de mil setecentos, feitas as denunciações na forma do Sagrado Conc. Trid. Sessione 24 cap 1 de reformatione, sem impedimento algum estando presente P(edr)o M(art)i(n)s e M(ari)a Monteiro V(iuv)a, ambos (do lugar) da Devesa, e Manoel P(erei)ra barbeiro morador nesta fr(e)g(uesi)a; juntei em matrimonio a receber por palavras de presente no Arco desta Igr(ej)a P(edr)o Vas f(ilh)o de Fran(cis)co Frutuoso e de sua m(ulh)er M(ari)a Rib(e)ira moradores em Pena de Galo, a M(ari)a Pedroza f(ilh)a de D(oming)os L(ouren)co e de sua m(ulh)er Suzana Pedroza moradores na Fonte desta mesma fr(eugesi)a em fé de que fiz este assento e assignei,  hoje era ut supra.

 

Pedro Vaz e Maria Pedrosa tiveram em São Miguel, de Caldas de Vizela, q.d.:

i. Francisco batizado em 17 de novembro de 1710 e nascido em 13 de novembro de 1710.

ii. Pedro batizado em 13 de fevereiro de 1713 e nascido em 10 de fevereiro de 1713.

iii. Manoel batizado em 13 de junho de 1715 e nascido em 07 de junho de 1715.

 

 

AVÓS PATERNOS

Francisco Frutuoso- Maria Ribeira

 

4. Francisco Frutuoso aparece nos registros paroquiais de São Miguel, de Caldas de Vizela, como sendo desta freguesia, e morador no lugar de Pena de Galo.

 

5. Maria Ribeira foi batizada em 28 de janeiro de 1646 em São Miguel, de Caldas de Vizela.

Batizado de Maria:

Aos vinte oito dias do mês de janeiro de mil e seiscentos e quarenta e seis annos baptizei Maria f(ilh)a de Fran(cis)co Vas (do lugar) da Barroza e de sua m(ulh)er C(atari)na Rib(ei)ra. Forão padrinhos Seb(asti)am solt(ei)ro da fr(e)g(uesi)a de S. Payo de Mor... f(ilh)o de G(onça)lo Rib(ei)ro (do lugar) de Simo da Villa, e madrinha M(ari)a F(e)r(nande)z m(ulh)er de P(edr)o G(onça)lo (do lugar) de Simo da Vila desta fr(e)g(uesi)a E por verdade me assinei era ut supra.

 

Francisco Frutuoso casou-se com Maria Ribeira em 24 de janeiro de 1663 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Casamento de Francisco Frutuoso e Maria Ribeira:

Aos vinte e quatro de janeiro de seiscentos sesenta e três anos dados os banhos estando presentes André G(onça)l(ve)s v(iuv)o he D(oming)os G(onça)l(ve)s   Fran(cis)co F(e)r(nande)s (do lugar) da Fonte e mais povo junto eu presente Recebeo Fran(cis)co Frutuoso a M(ari)a Rib(ei)ra filha de Fran(cis)co Vas e de C(atari)na Rib(ei)ra sua m(ulh)er ele esposado é filho de Fran(cis)co Frutuoso e de s(ua) m(ulh)er C(atari)na Rib(ei)ra todos desta fr(e)g(uesi)a e por verdade me assinei era ut supra.

 

Francisco Frutuoso e Maria Ribeira tiveram em São Miguel, de Caldas de Vizela, q.d.:

i. Pedro batizado em 9 de setembro de 1668.

ii. Maria batizada em 4 de março de 1674.

 

 

No livro de óbitos de São Miguel das Caldas encontrei dois registros de óbitos de “Francisco Frutuoso” do lugar de Pena de Galo, não sendo possível saber qual o do pai (8 abaixo), qual do filho:

Aos vinte e outo dias do mês de Março de mil e seiscentos e septenta e seis annos faleçeo Fr(ancis)co Fruitoso m(orado)r (???...) de Penna de galo confessado e commungado pella obrigação da coresma não levou sacramento da Extremunção por não aver lugar,  foi enterrado a trinta deste, fes se lhe o officio com des padres de q se deu a esmola custumada e por verdade fis este termo era ut supra

 

Fr(ancis)co Frutuoso (do lugar) de Pena de Gallo se faleceo aos desouto dias de maio de seis centos, e oitenta e seis annos, e foi sepultado dentro desta Igr(ej)a de fronte da porta travesa e foi co(m) todos sacramentos teve no dia hu(m) officio de des p(adr)es co(m) esmolla de __?_ vinteis não fes testamento ficou em posse de seus bens sua m(ulh)er, e f(ilh)os , e por asim ser verdade fiz este termo q(ue) asinei dia era ut supra

 

 

Os Avós Maternos

Domingos Lourenço – Suzana Pedrosa

 

6. Domingos Lourenço aparece nos registros paroquiais de São Miguel, de Caldas de Vizela, como sendo desta freguesia. Ele faleceu em 26 de setembro de 1698 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Obito de Domingos Lourenço:

Aos vinte e seis dias de 7bro de mil e seiscentos e noventa e oito faleceo Domingos L(ouren)co da Fonte com os sacramentos recebidos; esta sepultado dentro na Ig(re)ja perto da porta principal, em Fe de que fiz este termo, e asinei  dia, mes (??) era ut supra

 

7. Suzana Pedroza aparece nos registros paroquiais de São Miguel, de Caldas de Vizela, como sendo desta freguesia, moradora no lugar de casal de Fonte. Ela faleceu em 12 de setembro de 1700 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Obito de Suzana Pedrosa:

Aos doze de Septembro de mil e septecentos faleceo Suzanna Pedroza (do lugar) do Casal da Fonte desta mesma freg(uesi)a Levou todos os sacramentos necess(a)r(i)os esta sepultada no meio da igr(ej)a fesse no dia presente hum of(ici)o de des p(adr)es con  todo o maes uzo e costume, em fé de que fis este termo que asigno hoie dia era ut supra

 

Domingos Lourenço casou-se com Suzana Pedroza em 08 de fevereiro de 1679 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Casamento de Domingos Lourenço e Suzana Pedroza:

Aos oito de fev(erei)ro de mil e seis centos e septenta e nove annos em minha presença e das test(emunh)as abaixo nomeadas se receberão por palavras de presente, depois de corridos os banhos na forma do Sagrado Conc. Trid. e não (h)aver impedimento D(oming)os Lourenço f(ilh)o de D(oming)os Vas e de sua m(ulh)er M(ari)a F(e)r(nande)s do lugar da Fonte, e Suzana Pedroza f(ilh)a de P(edr)o M(art)i(n)s e de sua m(ulh)er Fran(cis)ca Pedrosa do lugar da Devesa todos desta freg(uesi)a forão test(emunh)as M(ano)el de Araújo sobr(inh)o do P(adr)e Abb(ad)e e Marcos Fran(cis)co e P(edr)o Gomes, e por verdade fis este assento q(eu) assiney.

 

Domingos Lourenço e Susana Pedrosa tiveram em São Miguel, de Caldas de Vizela, q.d.:

i. Maria batizada em 30 de março de 1681.

ii. Domingos batizado em 7 de outubro de 1685.

 

 

OS Bisavós Paternos

Francisco Frutuoso – Catarina Ribeira

Francisco Vaz – Catarina Ribeira

 

8. Francisco Frutuoso casou-se com Catarina Ribeira. Provavelmente o filho de Maria Pires, falecida em São Miguel das Caldas aos 17-01-1646

Aos desacette dias do mês de janeiro de Mil e seiscentos e quarenta e seis annos se faleceo M(ari)a Pires v(iuva) (do lugar) de Penna (?) de Gallo. Recebeo todos os Sacramentos esta enterrada dentro da Igr(ej)a fes testamento mandou lhe seu f(ilh)o Fran(cis)co Frutozo fazer no dia de seu enterram(en)to hu(m) officio de doze padres desenlhe de esmolla a seis vintens obradou (?) sua obrada custumada e por verdade me asiney era ut sup(ra)

 

9. Catarina Ribeira, faleceu em 30 de julho de 1672 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Obito de Catarina Ribeira , esposa do Francisco Frutuoso:

Aos trinta de julho de seisentos e setenta he dous faleceo C(atari)na Rib(ei)ra m(ulh)er de Fr(ancis)co Frutoso (do lugar) do Sobrado digo de Pena de Galo de morte subita seu marido lhe fez hu(m) oficio he enterro de des padre(s?) co(m) (cõ?) sua obra costumada e por verdade me asinei era ut supra

 

Francisco Frutuoso e Catarina Ribeira tiveram, em São Miguel, de Caldas de Vizela, q.d.:

i. Francisco, que se casou com Maria Ribeira

ii. Maria batizada em 10 de janeiro de 1638

 

10. Francisco Vaz casou-se com Catarina Ribeira. Ele faleceu antes de 1685.

11. Catarina Ribeira faleceu em 6 de julho de 1685 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Obito de Catarina Ribeira, viúva de Francisco Vaz:

C(atari)na Rib(ei)ra v(iuv)a  do lugar da Barroza se faleceo aos seis dias de julho de seis centos, e oitenta, e sinquo teve seu f(ilh)o P(edr)o hu(m) officio de des p(adr)es co(m) a esmolla costumada, e ficou en posse de seus bens _?? __ na oferta co(m) 4  pães, e foi co(m) todos os sacramentos foi sepultada na Igr(ej)a adiante da porta principal e por asim ser verdade fis esse termo que asinei dia era ut supra.

 

Francisco Vaz e Catarina Ribeira tiveram, em São Miguel, de Caldas de Vizela, q.d.:

i. Maria batizada em 28 de janeiro de 1646.

ii. Domingas batizada em 30 de março de 1647.

iii. Catarina batizada em 13 de dezembro de 1648.

iv. Domingos batizado em 17 de agosto de 1659.

v. Pedro batizado em 28 de maio de 1663.

 

 

OS BISAVÓS MATERNOS

Domingos Vaz – Maria Fernandes

Pedro Martins – Francisca Pedrosa

 

12. Domingos Vaz foi batizado em 01 junho 1631 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga e faleceu em 29 de abril de 1718 na mesma freguesia.

Batizado de Domingos:

Ao primeiro dia do mês de junho de seiscentos e trinta e hum annos bautizei a Domingos filho de G(onça)l oVas carpinteiro e de sua mulher Margarida F(e)r(nande)s (do lugar) de S(anta) Susana forão padrinhos Fran(cis)co Ribeiro mercador seu irmão e Isabel também sua irmã. E por verdade me assino (h)oje o mesmo dia.

 

Óbito de Domingos Vaz:

Domingos Vas do lugar da Fonte desta freguezia faleceo da vida prezente aos vinte e nove de Abril de mil  setecentos,  dezouto com todos os Sacramentos fes seu testamento não deixou legado pio algu(m) mais  q(ue) os uzus(?) desta freguezia e nesta forma se lhe fes hum officio de des padres de corpo prezente, foi sepultado de fronte do pulpito dentro nesta igreja de S(ao) Miguel das Caldas por verdade fis este asento era ut supra

 

13. Maria Fernandes foi batizada em 27 de abril de 1625 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Batizado de Maria:

Aos vinte e sete dias do mês de Abril de seiscentos e vinte e sinco bautizei Maria filha de Fran(cis)co F(e)r(nande)z (do lugar) da Fonte e de sua molher Isabel G(onça)l(ve)z forão compadre Fran(cis)co (do lugar) da Ramada tio dela (?)  e  Maria da Fonte  termo desta e por  verdade me assinei oie o mesmo dia

Ldo.  Antonio Francisco

 

Domingos Vaz casou-se com Maria Fernandes em 01 novembro 1655 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga. Foram moradores no lugar da Fonte, onde moravam os pais de Maria.

Casamento de Domingos Vaz e Maria Fernandes:

Ao pr(imeir)o dia do mês de Novembro de Mil e seis centos sincoenta sinco annos, dados os banhos na forma do Sagrado Com. Trid. Recebe D(oming)os Vas , f(ilh)o de G(onça)loVas carpinteiro e de sua m(ulh)er Marg(ari)da F(e)r(nande)s à Maria F(e)r(nande)s f(ilh)a de Fran(cis)co F(e)r(nande)s (do lugar) de Cazal da Fonte e de sua m(ulh)er Isabel G(onça)l(ve)s.

Testemunhas q(ue) estiverão prezentes Fran(cis)co de Macedo alfaiate e o P(adr)e 

Fran(cis)co  Al(vare)z (do lugar) de Cazal da Laje, e o P(adr)e P(edr)o Monteiro

todos desa freg(uesi)a e por verdade me assinei, era ut supra.

 

 

14. Pedro Martins casou-se com Francisca Pedrosa. Pedro faleceu em 14 de março de 1703 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Obito do Pedro Martins:

Aos quatorze do mes de Março de mil e septecentos e tres annos faleceo  P(edr)o M(art)i(n)s (do lugar) da Deveza recebeo todos os Sacramentos esta sepultado dentro na Igr(ej)a junto ao arco della encostado ao Altar de Nossa S(enho)ra do Rozario   fesse no dia prezente hu(m) off(ici)o da irmandade   de S. Adrião ....?.... e mandou sua molher fazer no dia prezente todo o uzo e costume em fe de que fis este termo que asigno dia era ut supra

 

15. Francisca Pedrosa, faleceu aos 13-12-1712:

Obito de Francisca Pedrosa:

Aos treze do mês de dezembro de setecentos e doze faleceo Francisca Pedroza  molher que foe de Pedro Martins da Deveza desta freguezia recebeo somente o sacramento da penitencia por não dar maes lugar o achaque teve no dia de seo enterro hum oficio de desaseis padres com todo o mais uzo e costume desta freguezia  esta sepultada dentro na Igreja junto ao Altar de Nossa S(e)n(ho)ra da Porificação em fe de que se fes este termo que asigno en dia era ut supra

 

Pedro Martins e Francisca Pedrosa tiveram em São Miguel, de Caldas de Vizela, q.d.:

i. João Alvares Pedrosa falecido em 5 de janeiro de 1688.

ii. Abel falecido em 21 de fevereiro de 1692.

iii. Susana Pedroza falecida em 12 de setembro de 1700

 

Provável parente de Francisca, encontramos Domingos Alvarez Pedrosa, morador no lugar de Deveza:

Em o ultimo de Março de mil e seiscentos e noventa e nove annos faleceo D(oming)os Alv(are)z Pedrosa (do lugar) da Deveza levou os sacramentos necess(a)r(i)os fesse o dia hum off(ici)o con todo o uso e costume está sepultado entre os banquos  p(ar)a a parte do Altara das Almas, em fe de que fis este termo e asinei hoie dia (mes?)  era ut supra

 

 

OS TRISAVÓS MATERNOS

Gonçalo Vaz – Margarida Fernandes

Francisco Fernandes – Isabel Gonçalves

 

24. Gonçalo Vaz casou-se com Margarida Fernandes.

25.Margarida Fernandes.

 

Gonçalo Vaz casou-se com Margarida Fernandes, em 07 janeiro 1629 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Casamento de Gonçalo Vaz e Margarida Fernandes:

Aos sete dias do mês de janeiro de seiscentos e vinte e nove annos recebi nesta igreja a G(onça)lo Vas filho de Bartolomeu Vas e de sua mulher Fran(cis)ca G(onça)l(ve)s já defuntos  com Marg(ari)da F(e)r(nande)s filha de Fran(cis)co Ribeiro já defunto e de sua mulher Anna F(e)r(nande)s todos desta freg(uesi)a, estando test(emunh)as Manoel Al(vare)s da igreja Jerônimo Fr(ancis)co (do lugar) de Fermil   Fran(cis)co Fruitoso e outros  Precederão prim(ei)ro os banhos e por verdade me assino (h)oje o mesmo dia.

 

Gonçalo Vaz e Margarida Fernandes, moradores no lugar de Santa Suzana, tiveram em São Miguel, de Caldas de Vizela, q.d.:

i. Manoel batizado em 05 de agosto de 1629

ii. Domingos batizado em 01 de junho de 1631

iii. Maria batizada em 07 de dezembro de 1636

 

Encontramos o seguinte termo de óbito em São Miguel de Caldas:

Aos quinse de outubro de seis sentos, e setenta, e tres faleceo G(onça)lo Vas m(orad)or em S(an)ta Susana co(m) tudos os sacramentos Esta enterrado nu adro he por verdade me asinei  Era ut supra

 

26. Francisco Fernandes casou-se com Isabel Gonçalves.

27. Izabel Gonçalves faleceu em 05 de novembro de 1648 em São Miguel, de Caldas de Vizela.

Óbito de Izabel:

Aos sinco dias do mês de novembro de mil e seiscentos e quarenta e outo annos se faleceo Izabel G(onça)l(ve)z v(iuv)a (do lugar) do Cazal do Sobrado, foi confessada e commungada esta enterrada debaixo do Cabido da igreja e por verdade me assino era ut sup(ra).

 

Francisco Fernandes casou-se com Izabel Gonçalves em 05 agôsto 1623 em São Miguel, de Caldas de Vizela, Braga.

Casamento de Francisco Fernandes e Izabel Gonçalves:

Aos sinco dias do mês de Agosto de seiscentos e vinte e três recebi a Fran(cis)co F(e)r(nande)z filho de G(onça)lo F(e)r(nande)z já defunto e de sua mulher Marta Fran(cis)ca (do lugar) da Fonte co(m) a Isabel G(onça)l(ve)z filha de João G(onça)l(ve)z e de sua mulher Maria G(onça)l(ve)z já defuntos todos desta freg(uesi)a    Estando test(emunh)as Fran(cis)co Nogueira e Pedro Al(vare)s (do lugar) de Mato e muitas outras pessoas e por verdade me assino, (h)oje o mesmo dia

 

 

 

OS TETRAVÓS MATERNOS

Bartolomeu Vaz – Francisca Gonçalves

Francisco Ribeiro – Anna Fernandes

Gonçalo Fernandes – Marta Francisca

João Gonçalves – Maria Gonçalves

 

48. Bartolomeu Vaz faleceu em 18 de agosto de 1624 em São Miguel, de Caldas de Vizela.

Òbito de Bartolomeu:

Aos dezoito dias do mês de Agosto de seiscentos e vinte e quatro faleceo Bertolomeu Vas v(iuv)o (do lugar) da Barroza fez manda verbal esta enterrado dentro desta igreja fizerão lhe, oito padres hu officio e diserão missa por sua alma. Por verdade assinei h)oje vinte do dito mês e anno.

O Abb(ad)e Antonio Fran(cis)co

 

49. Francisca Gonçalves faleceu em 07 de outubro de 1620 em São Miguel, de Caldas de Vizela.

Óbito de Francisca:

Aos sete dias do mês de Outubro de seiscentos e vinte annos faleceu Francisca Gonçalves molher de Bertolomeu Vas (do lugar) da Barroza abhintestada por morrer morte súbita enterrarão na no adro desta igreja fizerão lhe no enterram hu offico de três lições sete padres todos diserão missa e obradarão conforme sua possibilidade neste dia e por verdade asinei (h)oje o mesmo dia.

O Abb(ad)e Antonio Fran(cis)co

 

50. Francisco Ribeiro faleceu antes 1629.

51. Anna Fernandes faleceu em 27 de novembro de 1639 em São Miguel, de Caldas de Vizela.

Óbito de Anna:

Aos vinte e sete dias do mês de novembro de seiscentos e trinta e nove faleceo Anna F(e)r(nande)z v(iuv)a (do lugar) da Vinha  seu f(ilh)o Fran(cis)co Ribeiro a mandou enterrar com des padres que lhe fizerão hu officio de três lições e diserão missa. Foi desta vida com todos os sacramentos e me assino (h)oje (h)oje oito dias do dito mês e anno e me assino.

O Abb(ad)e Antonio Fran(cis)co

 

52. Gonçalo Fernandes faleceu antes de 1623.

53. Marta Francisca, viúva de Gonçalo Fernandes, faleceu em 22 de dezembro de 1648 em São Miguel, de Caldas de Vizela.

Óbito de Marta:

Aos vinte e dous de dezembro de mil e seiscentos e quarenta e outo annos se faleceo Marta Fran(cis)ca v(iuv)a (do lugar) do Casal da Fonte não recebeo o sacram(em)to da S(an)ta Unção foi confessada e recebeo o sacram(em)to da Eucharistia esta enterrada no adro e por verdade me asinei era ut sup(ra).

 

54. João Gonçalves faleceu antes de 1623.

55. Maria Gonçalves faleceu em 04 de abril de 1623 em São Miguel, de Caldas de Vizela.

Óbito de Maria:

Aos quatro dias do mês de Abril de seiscentos e vinte e três se faleceo Maria G(onça)l(ve)z v(iuv)a (do lugar) da Porta fez manda por (e)scrito enterrarao na dentro nesta igreja. Fizerão lhe no dia do seu enterram: hu officio de três lições co(m) nove missas e obradarão e por verdade me asino (h)oje sinco do dito mês e anno.

Antonio Fran(cis)co