PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Descendência de Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção

(atualizado em 06-julho-2014)

 

Bartyra Sette

Regina Junqueira

 

 

Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca tiveram doze filhos arrolados em seus inventários:

 

Cap. 1º - Maria da Assunção

Cap. 2º - Ana Teresa de Jesus

Cap. 3º - Teresa Alves da Assunção

Cap. 4º - Francisca Alves da Assunção

Cap. 5º - José Alves Pedrosa

Cap. 6º - João Alves Pedrosa

Cap. 7º - Mariana Alves Pedrosa

Cap. 8º - Luzia Maria Alves

Cap. 9º - Helena Alves Pedrosa

Cap. 10º - Isabel Maria de Jesus

Cap. 11º - Gonçalo Alves Pedrosa

Cap. 12º - Inácia Alves da Assunção

 

 

Cap 1º Maria da Assunção

 

Casou por 1790 com José da Silveira Pinto, morador em Lavras do Funil. Maria faleceu aos 26-08-1804 e teve seu inventário aberto na Fazenda da Ressaca da Aplicação de São Gonçalo de Ibituruna Termo da Vila de São João del Rei (neste site).

No rol dos herdeiros foram arrolados oito filhos:

 

1- Manoel da Silveira Pinto em 1791 casou com Feliciana Balbina Pereira da Silva, filha de Thomas Pereira da Silva e Antonia Martins Bahia, por esta neta de Manoel Martins Bahia e Quitéria da Silva Borges. (família “Manoel Martins Bahia”, neste site).

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos??-??-1791 Capela [danificado], Test.: Francisco Fernandes Lima e Agostinho ----. Manoel da Silveira Pinto, f.l. Jose da Silveira Pinto e Maria da Assumpção, n/b nesta freguesia; = cc Feliciana Balbina Pereira, f.l. Thomas Pereira da Silva e Antonia Martins, n/b nesta freguesia

 

2- Antonio da Silveira Pinto casou em N Sra da Piedade aos 03-06-1799 com Floriana Francisca Pereira da Silva, irmã inteira de Feliciana supra, irmã também de Albano Pereira da Silva, casado com Joaquina Luiza, filha de João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de São José de São José, Cap. 6º nesta família.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 03-06-1800 digo 1799 Capela N. Sra. da Piedade, Antonio da Silveira Pinto, f.l. Joze da Silva(sic) Pinto e Maria Alvares d'Assumpção; = cc. Floriana Francisca da Silva Pereira, f.l. Thomaz Pereira da Silva e Antonia Martins bahia. Nts/bts nesta freguesia.

 

3-João da Silveira, solteiro com 30 anos em 1809.

 

4- Luiza Hipólita da Silveira, casada com Vicente Ferreira Rosa. Pais de, q.d.:

4-1 Maria Justina da Silveira aos 24-11-1813 casou com Francisco Antonio da Costa, filho de Francisco Nunes da Costa e sua segunda mulher Francisca Rosa de Nazare. Geração na família “Paes Godoy dos Passos”.

4-2 Maximiano, batizado em 03-02-1805.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 03-02-1805 Maximiano, f.l. Vicente Ferreira Rosa e Luiza Hipolita da Silveira, padr.: Ten. Lourenço da Silva Barbosa, casado e Balbina Pereira da Silva cc Antonio Silveira Pinto.

4-3 Delfina, em 08-02-1807

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 08-02-1807 Delfina, f.l. Vicente Ferreira Rosa e Luiza Hipolita da Silveira, padr.: Manoel Vieira Machado e s/m Escolastica Agueda Barbosa.

4-4 Justina, em 28-04-1812.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 28-04-1812 Justina, f.l. Vicente Ferreira Rosa e Luiza Hipolita da Silveira, padr.: Antonio da Silva Pinto, casado e Francisca Antonia, casada.

4-5 Nicolaia, em 10-07-1814.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 10-07-1814 Nicolaia, f.l. Vicente Ferreira Rosa e Luiza Hipolita da Silveira, padr.: Francisco Antonio da Costa e Silveria Maria de Jesus.

 

5- Maria Joaquina da Silveira casou aos 18-11-1806 com João Luis de Mesquita, filho de Manoel José Dias e Luiza Teresa.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 18-11-1806 Cap. N. Sra. do Rosario da freg. Lavras do Funil, João Luiz de Mesquita, f.l. Manoel Jose Dias e Luiza Theresa, n. da freg. S. Pedro de Vertello do Arc. Braga; = cc. Maria Joaquina da Silveira, f.l. Jose da Silveira Pinto e Maria da Assumpção, n/b nesta freguesia.

 

6- Joaquim da Silveira, solteiro com 19 anos em 1804, estava casado em 1809.

 

7- Antonia Joaquina da Assunção, aos 29-08-1791, casou com João Francisco da Silveira, filho de Antonio Francisco da Silveira e Agueda Maria da Silva, família “Amaro da Silveira”.

B7 - Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 29-08-1791 Cap. Sra. do Rosario, João Francisco da Silveira, f.l. Antonio Francisco da Silveira e Agueda Maria da Silva; = cc. Antonia Joaquina da Assumpçam, f.l. Jose Sylveira Pinto e Maria da Assumpçam. Nts/bts freg. S. João del Rei.


Antonia faleceu aos 05-03-1795, com inventário aberto por seu marido na Fazenda da Ressaca do Rio Grande aos
24-03-1796 (neste site). Seu marido casou em segundas com Ana Ribeira da Cruz, filha de Joaquim Ribeiro da Cruz e Maria Peixota Louzada:

Casamentos - SJDRei, aos 21-06-1796 Capela S. Gonçalo da Ibituruna, João Francisco da Silveira, viuvo de Antonia da Assunção; = cc. Anna Ribeira da Cruz, f.l. Joaquim Ribeiro da Cruz e Maria Peixota Louzada, n/b nesta freguesia.

 

Antonia Joaquina deixou uma filha:

7-1 Francisca de Paula ou de Jesus, nascida por 1791. Aos 20-10-1809 casou na Capela do Rosário filial da Matriz de Lavras do Funil, com Manoel Ignacio da Silva, filho legítimo de João Lemes da Silva e Ana Martins Pereira.

 

8- Ana Hipólita da Silveira, nascida por 1788 em Lavras do Funil, casada primeira vez com Antonio Pereira da Silva, filho de Thomas Pereira da Silva e Antonia Martins Bahia, inventariado em 1815 na Fazenda Ponte Alta, Aplicação da Piedade, ano em que Ana Hipólita já estava casada em segundas com Thomé Rodrigues de Faria. (família “Manoel Martins Bahia” e inventário de Antonio, neste site).

Ana faleceu com testamento aberto a 19-05-1853, com geração de ambos os consórcios:

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA03 Testamentos - Campanha da Princesa 1846-1854

Registro do testamento com que faleceu D. Anna Hipolita da Silvr.ª a 19-05-1853 de quem é testamenteiro seu marido Thome Roiz de Faria

Eu, Anna Hipolita da Silveira, n. da vila de Lavras do Funil, f.l. de Jose da Silveira Pinto e Maria da Assumpção França, já falecidos.

Fui casada primeiro com Antonio Pereira da Silva de cujo matrimonio tive quatro filhos: = Candida, que foi casada com Manoel Rodrigues de Faria, a qual por sua morte deixou quatro filhos; = Jose Pereira = Antonio Pereira da Silveira = e Thomas neto faleceu de idade menor ainda em tempo de meu finado marido; sendo meus herdeiros legitimos os dois meus filhos Antonio e Jose conjuntamente com meus netos, filhos de minha filha Candida já falecida.

No estado de viuvez casei-me com Thome Rodrigues de Faria de cujo matrimonio só tive dois filhos: Manoel Silveira de Faria e Querino, sendo este falecido em tenra idade, e existindo no presente o meu filho Manoel Silveira de Faria, sendo este meu filho, conjuntamente com os dois Jose e Antonio e os meus netos, filhos de minha filha Candida, meus legitimos herdeiros.

Testamenteiros: meu marido Thome Rodrigues de Faria e os meus três filhos Manoel, Antonio e Jose.

Declaro que em minha vida dei a minha neta Anna, filha de meu filho Antonio Pereira, e minha neta Patricia, filha do meu Jose Pereira e a meu neto Venerando, filho de meu filho Manoel Silveira, a cada um deles o valor de 140$000 réis, que será esta doação sobre minha terça.

Legados:

- a meu neto Candido, filho de meu filho Antonio Pereira, 100$000;

Do remanescente de minha terça faço meus herdeiros a todos os meus netos legitimos excluindo somente aqueles três já beneficiados. (...) ficara estes bens em poder de seus pais se estiverem vivos, que terão usofruto durante suas vidas sem nunca poderem dispor nem desfazer ditos bens.

Ponte do Sapucai, 10-01-1853 D. Anna Hipolita da Silveira.

Aprovação: 10-01-1853

Abertura: 19-05-1853

Aceitação: 16-06-1853 Thome Rodrigues de Faria

Termo de aceitação por Jose Per.ª da Silv.ª, testamenteiro adjunto com seu padrasto e irmãos, de D. Anna Hipolita da Silvr.ª

25-10-1853 nesta cidade da Campanha, Minas e Comarca do Rio Verde, Jose Per.ª da Silveira, que havendo sua falecida mãe D. Anna Hipolita da Silveira falecido com seu Testamento solene, no mesmo instituiu por seus testamenteiros adjuntos a Thome Rodrigues de Faria, a ele suplicante e a seus dois irmãos (...) ele suplicante aceita a presente testamentaria (...). Jose Pereira da Silva

Termo de Aceitação que faz M.el Silvr.ª de Faria da testamentaria de sua falecida mãe D. Anna Hipolita da Silveira,

24-11-1853 nesta cidade da Campanha, Minas e Comarca do Rio Verde, Manoel Silveira de Faria, que havendo sua falecida mãe D. Anna Hipolita da Silveira falecido com seu solene Testamento, nomeou e instituiu a ele suplicante e mais dois irmãos com seu pai Thome Rodrigues de Faria por seus testamenteiros adjuntos (...) aceitava a dita testamentaria. Manoel Silvr.ª de Faria

 

Ana Hipólita e Antonio tiveram:

8-1 Cândida Flausina da Silva, casou na capela de São Gonçalo da Ibituruna aos 08-05-1818 com Manoel Rodrigues de Faria, filho de Francisco Rodrigues Branco, natural de Lavras e Maria de Jesus, natural de Pouso Alto, estes casados em Carrancas aos 12-10-1784, neto paterno de Estevão Rodrigues Branco e Ana de Souza, neto materno de Francisco de Faria Albernaz e Izabel da Silva Portes; família “Antonio Borges”.

B7: SJDRei, aos 08-05-1818 Cap. Ibituruna, Manoel Rodrigues de Faria, f.l. Francisco Rodrigues Branco e Maria de Jesus, n/b freg. das Lavras do Funil; = cc. Candida Flausina da Silva, f.l. Antonio Pereira da Silva e D. Ana Ipolita da Silveira, n/b nesta.

 

B7: Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil,. aos 12-10-1784 Ermida de S. Tome da Serra das Letras, filial matriz de S. Ana, Francisco Rodrigues Branco, f.l. Estevão Rodrigues Branco e Anna de Souza, n/b nesta freg. de Lavras; = cc. Maria de Jesus, f.l. Francisco de Faria Albernaz e Izabel da Silva Portes, n/b freg, N.S. Conceição Pouso Alto.

 

          Candida, já falecida em 1853, teve quatro filhos herdeiros da avó materna.

 

8-2 Antonio Pereira da Silva, nascido por 1810. Foi casado e teve, pelo menos dois filhos, legatários da avó paterna:

8-2-1 Ana

8-2-2 Candido

8-3 José Pereira da Silva (ou da Silveira), por 1812. Foi casado e teve, pelo menos:

8-3-1 Patricia, legatária da avó paterna.

8-4 Tomás neto, falecido em menoridade em vida do pai.

 

Ana Hipólita e Thomé tiveram dois filhos:

8-5 Manoel Silveira de Faria, casado, pais de:

8-5-1 Venerando, legatário da avó paterna.

8-6 Querino, falecido em menoridade.

 

Cap 2º Ana Teresa de Jesus

 

Batizada na capela de S. Miguel do Cajuru em 25-11-1750.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, Cap. S. Miguel do Cajuru aos 25-11-1750 Ana, f.l. Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca, padr.: Caetano Carvalho Duarte e Maria Teresa de Jesus.

Casou, na matriz de Nossa Senhora do Pilar aos 01-09-1766, com Antonio Dias de Gouveia, falecido aos 27-06-1789 tendo seu inventário aberto no ano seguinte na Paragem Ponte Falsa da Freguesia de Santa Ana de Lavras do Funil, onde era morador e tinha sua fazenda. Em testamento Antonio declarou ser natural do lugar de Lamassa, da Freguesia de São Pedro de Roriz, Arcebispado de Braga, filho legitimo de João Dias de Gouveia e de Maria Álvares Barbosa. Em seu termo de casamento constou ser filho natural.

Paróquias de São João Del Rei –Matrimônios 01-09-1766 – Matriz de N. Sra do Pilar, 5 hs da manhã (sic) Antonio Dias de Gouveia, natural e batizado na freguesia de São Pedro do Roriz da cidade do Porto, Filho natural (sic) de João Dias de Gouveia e Maria Alz Barbosa; com Anna Teresa de Jesus, natural desta, filha legitima de Manoel Álvares Pedrosa e Maria da Assunção Franca.

Testemunhas: Manoel (ilegivel), Manoel Rodrigues Guimarães e Manoel Gomes Guimarães

 

Ana Teresa faleceu antes de 17-12-1817 data em que seus herdeiros convocam peritos para fazer a divisão amigável de seus bens. Aos 18-12-1820 os herdeiros fizeram partilhas amigáveis de seus bens, entre os quais as fazendas Chamusca e Rio Grande e partes das fazendas Palmital e Caxambu.

Dez filhos foram arrolados no inventário de Antonio dos quais nove constam das partilhas de 1820 (neste site):

 

1- Maria Alves de Gouveia, com 22 anos em 1790, ainda solteira com 53 anos em 1820 (inventário da irmã Francisca).

2- João Dias de Gouveia, com 21 anos em 1790, em 1797 era tutor dos irmãos menores

3- Ana Teresa de Gouveia, com 18 anos em 1790. Casou aos 23-10-1793 com José Pereira da Silva, natural da freguesia de S. João del Rei, filho de José Pereira e Quitéria Pereira (família “Domingos Antonio Pereira”).

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, 23-10-1793 Jose Pereira da Silva, f.l. de Jose Pereira e Quiteria Pereira, n/b freg. da vila de S. João del Rei; = cc. Ana Theresa de Gouvea, f.l. de Antonio Dias de Gouvea e Ana Teresa de Jesus, n/b freg. Lavras do Funil.


Por ocasião da divisão amigável dos bens deixados por sua mãe, Ana ficou com a Fazenda do Rio Grande, enquanto seus irmãos ficaram em comum com a Fazenda da Chamusca. Foi a testamenteira de sua irmã Francisca.

          José faleceu em 03-06-1797 vítima de uma facada “que lhe dera um escravo de nome Pedro” e deixou dois filhos que em 1797 viviam em companhia de sua mãe. Teve seu inventário (neste site) aberto pela viúva aos 26-04-1798 e entre seus bens de raiz consta parte da Fazenda a Ponte Falsa, herança do sogro. Foram seus filhos

3-1 Ana, com cerca de 3 anos em 1798

3-1 Antonio, com cerca de 2 anos.

 

4- Francisco, com 16 anos em 1790. Não entrou nas partilhas dos bens deixados por sua mãe.

5- Manoel Dias de Gouveia, com 14 anos em 1790. Faleceu antes de 1819, deixando por herdeiros seus irmãos.

6- Tereza Alves de Gouveia, com 44 anos e solteira em 1820.

7- José Dias de Gouveia, nascido por 1780. Casou aos 16-01-1809, na Capela de Santana do Jacaré da Vila de São Bento do Tamanduá, com Maria Ferreira de Assunção, filha do Capitão Manoel Ferreira Carneiro e Feliciana Cardosa de Andrade, neta paterna de Manoel Carneiro e Rosa Francisca, neta materna de Luiz Cardoso Osório e Francisca Gonçalves Branca (“Origens dos Carneiros”, neste site).

          José teve seu inventário aberto pela viúva em 1819 na Fazenda Caxambu, aplicação das Lavras do Funil (neste site) e deixou:

7-1 Maria Tereza de Gouveia, então com seis anos. Maria Teresa do Carmo casou depois com João da Costa Rios, filho legitimo do Guarda Mor José da Costa Rios e de Maria Bárbara de Jesus. João redigiu seu testamento aos 12-03-1840 na Fazenda Cachoeira em Campanha, aberto aos 23 do mesmo mês e ano. Alem de três filhos legítimos, deixou uma filha natural. Resumo do testamento e geração em “Origens dos Carneiros”, neste site.

          Aos 17-11-1844 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, Maria Teresa casou com seu primo Joaquim Ferreira da Silva, filho de José Ferreira da Silva e Custodia Ferreira de Jesus, “Origens dos Carneiros”.

7-2 José Dias de Gouveia, 4 anos

7-3 Ana Teresa de Jesus, 3 anos em 1790.

 

8- Francisca Alves de Gouveia, faleceu solteira com inventário aberto na Fazenda Chamusca, Freguesia de Lavras do Funil (neste site), no qual compareceram como herdeiros três irmãos que viviam (João, Martinho e o Padre Antonio), três irmãs (Maria e Teresa solteiras e Ana, viúva, sua testamenteira) e os três sobrinhos filhos do falecido José acima.

9- Martinho Dias de Gouveia, com 4 anos em 1790. Em 1820, com 32 anos, estava casado com Mariana Clara Villela, falecida na Fazenda Chamusca aos 12-11-1825. Segundo o inventário de Mariana Clara (neste site) tiveram sete filhos descritos na família “Villela” Cap. 8º.

10- Antonio Dias de Gouveia, com dois anos em 1790. Ordenou-se padre.

 

 

Cap 3º Teresa Alves da Assunção

(atualizado em 06-julho-2014)

 

Batizada em 09-10-1752. Aos 10-04-1769 casou com João Francisco de Carvalho, natural da Freguesia de S. Miguel dos Gemeos, Termo da Villa de Bastos, Arc. de Braga, filho dos falecidos Manoel Gonçalves e Luiza Francisca.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, Cap. S. Miguel do Cajuru aos 09-10-1752 Teresa, f.l. Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca, padr.: Bento Rabelo e Teresa de Jesus cc Manoel Jose.

 

São João Del Rei, MG Igreja N Sra do Pilar aos 10-04-1769 na capela de N Sra da Piedade do Rio Grande filial desta matriz e testemunhas Felipe Teixeira de Carvalho e João Pimenta de Carvalho se casaram João Francisco de Carvalho, nat/bat na freg. de S. Miguel dos Gemeos termo da vila de Basto Arc. de Braga, f.l. de Manoel Gonçalves e de Luiza Francisca, falecidos = cc Teresa Alves da Assunção, nat/bat nesta sobredita freguesia de N Sra do Pilar de S. João del Rei, f.l. Manoel Alves Pedrosa e de Maria da Assunção França (indicação Decio Medeiros)

 

Foram moradores da Paragem da Barra do Bom Caldo do Serro, Freguesia de Lavras do Funil, Tereza teve seu inventário aberto aos 19-05-1787, tendo falecido em três de maio do mesmo ano, deixando sete filhos com idades entre 17 e 2 anos.

João Francisco faleceu aos 26-02-1793, com testamento redigido aos 02-12-1791 e aberto aos 27-02-1793, onde declarou sua naturalidade e filiação e pediu para ser enterrado no Adro da Matriz. (inventários neste site)

Tiveram os seguintes filhos:

 

1- Maria Francisca Alves de Jesus, com 17 anos em 1787. Aos 14-02-1790 casou-se com o Capitão Domingos Teixeira de Carvalho, filho de Manoel Teixeira de Carvalho e Rosa de Abreu Coutinho. Domingos foi inventariante de seu sogro (inventários de José Teixeira de Carvalho e Maria Francisca de Souza; Domingos Teixeira de Carvalho, disponibilizados por Débora Castellano, neste site).

B7 - Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 14-02-1790 matriz, Domingos Teixeira de Carvalho, f.l. Manoel Teixeira de Carvalho e Rosa de Abreu Coutinho, n. freguesia S. Salvador de Freixo Arcebispado de Braga; = cc. Maria Francisca Alves de Jesus, f.l. João Francisco de Carvalho e Theresa Alves da Assumpção, n/b vila de S. João e moradores na das Lavras.


Em 1831 eram moradores no Distrito do Senhor dos Passos:

Relação dos Habitantes do Distrito do Senhor dos Passos em 1831

Termo da Vila de São Carlos de Jacuhy , Sul do Estado de Minas Gerais , Brasil

10º quarteirão fogo 7

Domingos Teixeira de Carvalho, branco, 70, Casado, lavrador

Maria Francisca, branca, 60, casada,

Anna, branca, 20, solteira

Manoel, branco, 16, solteiro

 

          Entre os filhos do casal:

1-1 Maria Teixeira de Jesus aos 10-09-1823 casou com Antonio Joaquim da Silva, filho de Joaquim Luiz de Novaes e de Bernardina Caetana de Jesus

Boa Esperança, MG - Matriz, 10/09/1823, Antônio Joaquim da Silva, f.l. de Joaquim Luís de Novaes e de Bernardina Caetana de Jesus, nat. e bat. na freguesia de Barbacena; e Maria Teixeira de Jesus, f.l. de Domingos Teixeira de Carvalho, e de Maria Alves da Assunção, nat. e bat. na freguesia das Lavras. Testemunhas: Antônio Pinto da Silva e Francisco Alves da Assunção. O Vigr° José Francisco Morato (pesq. Silvia Buttros)

 

2- Ana Francisca Alves da Assunção (ou de Jesus), com 15 anos em 1787, casou aos 28-08-1793 na Matriz da Campanha do Rio Verde com José Coelho Paim, natural “das Ilhas”, filho de Francisco Pereira da Costa e Maria Pamplona. José teve seu inventário aberto na fazenda da Barra em São Domingos do Rio Servo, Freguesia de Lavras do Funil, aos 9-5-1815 (neste site). Ana Francisca mudou-se para a Fazenda dos Pinheiros, Freguesia de Jacuí, Termo da Vila de Campanha da Princesa, fazenda esta que José Coelho Paim havia comprado a José Coelho de Souza, em sociedade com José de Oliveira Simões,

No inventário de José Coelho, foram arrolados os seguintes filhos:

2-1 Francisco, com 22 anos

2-2 Domingos, dezoito anos

2-3 Manoel, nascido por 1800

2-4 Francisca por 1802

2-5 Ana, por 1805

2-6 Francisca, por 1807

2-7 João, por 1809

2-8 José, por 1811

2-9 Custódio, batizado em 26-04-1814. Com uma ano e três meses quando arrolado no inventário paterno.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplemento aos 26-04-1814 na ermida de S. Domingos bat a Custodio, f.l. Jose Coelho Paim e Ana Francisca da Assunção, padar.: Jose de Oliveira Simões com pp de Manoel Pinheiro da Costa, e Helena Francisca da Assunção.

 

3- Isabel Francisca Alves, com 14 anos em 1787, casou aos 11-05-1798 na mesma Matriz com o Guarda Mor João Moreira de Andrade, natural de S. Salvador do Freixo de Baixo, Arcebispado de Braga, filho de Gualter Moreira de Andrade e Antonia Rodrigues. O Guarda Mor e Isabel, tambem referida como Isabel Alves de Jesus, tiveram ao menos:

3-1 Francisco Moreira de Andrade que casou aos 14-02-1825 com Maria Francisca do Carmo, filha de Francisco Correa Afonso e Ana Joaquina, família “Antonio Correa Afonso”, onde se encontra a certidão de seu casamento.

 

4- Luiza Francisca de Carvalho (ou Alves de Jesus), com 11 anos em 1787. Casou aos 07-05-1796 em Campanha do Rio Verde com Manoel José de Faria, filho de Francisco de Faria Albernaz e Izabel da Silva.

B7: Campanha-MG - casamentos - matriz aos 07-05-1796 Manoel Jose de Faria, f. de Francisco de Faria Albernaz e Izabel da Silva; = Luisa Francisca Alves de Jesus, f.l. de João Francisco de Carvalho e Teresa Alves da Assumpção. Foram proclamados na freguesia de Lavras.

 

          Em 1832 Luiza Francisca era viúva e morava em São Sebastião da Ventania com dois filhos solteiros.

censo 1832 S.Sebastião da Ventania-MG; 8º quart. fogo 18

Luiza Francisca Alves, branca, , 55, viúva

Jose Joaquim, branco, filho, 19, solteiro

Antonio Jose, branco, filho, 17, solteiro

15 escravos, cativos

 

5- Helena Francisca Alves da Assunção, com 7 anos em 1787, casou aos 15-08-1798 na mesma Matriz com José de Oliveira Simões.

Helena faleceu aos 02-07-1822 com inventário aberto dois meses depois na Fazenda Palmital da Barra, freguesia das Lavras do Funil pelo viúvo. Alem desta fazenda possuía também metade da Fazenda dos Pinheiros.

Segundo seu inventário (neste site, pesq Alda Câmara Bueno de Moraes) foram seus filhos (situação em 07-09-1822):

5-1 Maria, solteira, 23 anos.

5-2 José, solteiro, 22 anos.

5-3 Francisca, 20 anos, casada com José Antônio da Costa.

5-4 Ana, 15 anos, solteira.

5-5 João,12 anos

5-6 Manoel, 10 anos

5-7 Joaquim, 9 anos

5-8 Antonio, 7 anos

5-9 Francisco José de Oliveira, 4 anos.

5-10 Helena Francisca da Assunção, 2 anos

 

6- Francisca Alves da Assunção, com 4 anos em 1787, aos 03-02-1801 casou com Antonio Pinto da Silva.

 

7- Ignacia Francisca Alves de Carvalho, com 2 anos em 1787, casou aos 20-04-1806 na Ermida de São Domingos em Lavras com Joaquim Martins da Luz, filho de Francisco Martins da Luz e Tereza Maria de Jesus (ou de Oliveira), neto paterno de Manoel Martins Covas e Maria da Silva Luz, neto materno de Francisco de Oliveira Braga e Escolástica de Albernaz. Geração na família “Os Martins Covas” Cap. 1º, neste site)

 

 

Cap 4º Francisca Alves da Assunção

(atualizado em 04-junho-2011)

 

Aos 12-01-1773 casou com Manoel Gonçalves da Silva, portugues, filho de Gregório Gonçalves e Izabel Pereira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 12-01-1773 Manoel Gonçalves da Silva, n. Santa Maria ---- do Barroso Arc. Braga, f.l. Gregorio Gonçalves e Izabel Pereira = cc Francisca Alves da Assunção, desta, f.l. Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca. Test.: Jose Rabelo e Caetano Carvalho Duarte.

Manoel faleceu aos 31-12-1809 com inventário aberto no ano seguinte por seu filho Alexandre Gonçalves da Silva (neste site). Francisca faleceu antes de 08-02-1809. Tiveram, na ordem em que foram arrolados no inventário paterno:

 

1- Maria Alves (ou Gonçalves) da Silva, batizada em 12-10-1773. Aos 30-01-1803 casou com o viúvo Mateus José da Costa, filho de Manoel José Garcia e Terea Clara de Jesus.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 12-10-1773 Maria, f.l. Manoel Gonçalves da Silva e Francisca Alves da Assunção, padr.: Manoel Marinho de Moura e s/m Margarida Clara de Azevedo.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, na ermida do Senhor do Monte aos 30-01-1803 Mateus Jose da Costa, viuvo (Clara Maria de Jesus), f.l. Manoel Jose Garcia e Teresa Clara de Jesus = cc Maria Gonçalves da Silva, desta, f.l. Manoel Gonçalves da Silva e Francisca Alves da Assunção. Test.: Alexandre Gonçalves Silva e Francisco Gonçalves.

          Manoel José foi casado primeira vez aos 03-02-1800 com Clara Joaquina do Sacramento, filha de João Pereira dos Santos e Francisca Pinto Correa. Pais de, q.d.: Eleutério, batizado em 01-06-1800.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Sta Rita aos 03-02-1800 Mateus Jose da Costa, desta, f.l. Manoel Jose Garcia e Teresa Clara de Jesus = cc Clara Joaquina do Sacramento, desta, f.l. João Pereira dos Santos e Francisca Pinto Correa. Test.: Vicente Marques da Costa e Teodoro Jose de Arvelos.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. Sta Rita aos 01-06-1800 Eleuterio, f.l. Mateus Jose da Costa e Clara Joaquina do Sacramento, padr.: Teodoro Jose Arvelos e Maria Joaquina de Jesus.

 

 

          Em 1831 eram moradores em Bom Jesus dos Perdões, Maria com 56 anos e Mateus com 66:

censo 1831 Bom Jesus dos Perdões-MG, quarteirão 14, fogo 6

MATHEUS JOSE DA COSTA, chefe do fogo, masculino, branca, 66, casado, lavrador

MARIA GONCALVES, cônjuge, feminino, branca, 56, casado

7 escravos

2- Alexandre Gonçalves da Silva, nascido por 1778, solteiro em 1810

3- Francisco Gonçalves da Silva, aos 29-11-1806 casou com Theodora Maria de Jesus, viúva de Manoel José da Rosa.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 29-11-1806 na ermida de N. Sra do Rosario filial desta matriz Francisco Roiz da Silva, f.l. Alf. Manoel Gonçalves da Silva e  Francisca Alves da Assunção, n/b na sua freguesia = cc Teodora Maria de Jesus, viuva de Manoel Jose da Rosa. Test.: Vicente Marques da Costa = Manoel da Silva Ribeiro =

4- Luzia (ou Luiza) Pereira da Silva, batizada em 02-10-1780. Casou aos 13-06-1808 na Matriz do Pilar em São João del Rei com Jerônimo José Rodrigues Neves, de filiação desconhecida, exposto ao Capitão Jerônimo da Silva Pereira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 02-10-1780 Luzia, f.l. Manoel Gonçalves da Silva e Francisca Alves da Assunção, padr.: Alf. Domingos Rodrigues Barreiros, solteiro.

 

Igreja matriz de N. Sra do Pilar, casamentos 13-06-1808, nesta Matriz- Jerônimo José Rodrigues, natural da freguesia do Pilar, exposto ao Capitão Jerônimo da Silva Pereira com Luzia Pereria da Silva, desta, f. de Manoel Gonçalves da Silva e Francisca Alves Pedrosa

 

          Jerônimo, viúvo, aos 31-01-1811 casou com Custódia Maria de Santana, filha de Alexandre José Ferreira e Mariana Francisca do Rosário. Com geração.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 31-01-1811 nesta matriz, Jeronimo Jose Rodrigues, viuvo de Luiza Pereira da Silva = cc Custodia Maria de Santana, desta, f.l. Alexandre Jose Ferreira e Mariana Francisca do Rosario. Test.: Guarda Mor Manoel Lopes Soares e Domingos Jose Vieira.

 

          Luzia foi representada no inventário paterno por seu filho:

4-1 Antonio, com 2 anos em 1810

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 01-08-1808 Antonio, f.l. Jeronimo Jose Rodrigues Neves e Luzia Pereira da Silva.

 

5- Luiz Gonçalves da Silva, batizado em 16-01-1785. Aos 06-02-1815 casou com Francisca Maria dos Passos, filha de Verissimo José de Andrade e Luiza Maria do Sacramento

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 16-01-1785 Luiz, f.l. Manoel Gonçalves da Silva e Francisca Alves da Assunção, padr.: Cap. Luiz Cardoso Fontes.

 

B7: SJDRei, aos 06-02-1815 matriz, Luiz Gonçalves da Silva, f.l. Alf. Manoel Gonçalves da Silva e Francisca Alves da Assumpção; = cc. Francisca Maria dos Passos, f.l. Verissimo Jose de Andrade e Luiza Maria do Sacramento. Nts/bts nesta freguesia.

Pais de, q.d.:

5-1 Manoel, batizado em 13-10-1816;

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 13-10-1816 Manoel, f.l. Luiz Gonçalves da Silva e Francisca Maria dos Passos, padr.: Jose Gonçalves de Aguiar e D. Ana Maria da Conceição.

5-2 Ana, em 08-12-1819.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Brumado aos 08-12-1819 Ana, f.l. Luiz Gonçalves da Silva e Francisca Maria dos Passos, padr.: Candido Hermenegildo Branquinho e s/m D. Maria Bernarda da Silva.

 

5-3 Domingos Gonçalves Silva aos 23-01-1841 casou com Ana Inácia (ou Joaquina) de Jesus.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 23-01-1841 Domingos Gonçalves Silva, de S. João del Rei, f.l. Luiz Gonçalves Silva e Francisca Maria dos Passos = cc Ana Inacia de Jesus, parda, f.l. Joaquim Jose Mariano e Florinda Messias de Jesus. Test.: Cap. Luiz Alves de Magalhães, viuvo e João Ribeiro Bastos, casado.

          Ana era filha de Joaquim José Mariano, exposto a Luzia Gomes da Silveira, e Florinda Messias (ou Maria) de Jesus casados em S. João del Rei em 01-06-1817.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 01-06-1817 Joaquim Jose Mariano, desta, exposto a Luzia Gomes da Silveira = cc Florinda Maria de Jesus, desta. Test.: Cap. Jeronimo Jose Rodrigues e Cap. Alexandre Pereira Pimentel.

Domingos e Ana tiveram, q.d.:

5-3-1 Joaquim, batizado em 16-03-1845.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 16-03-1845 Joaquim, branco, f.l. Domingos Gonçalves Silva e Ana Joaquina, padr.: Manoel Jose Pinto e Francisca Maria dos Passos, viuva.

5-3-2 Custódio, em 03-07-1847.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 03-07-1847 Custodio, branco n. 29-04-1847, f.l. Domingos Gonçalves Silva e Ana Joaquina, padr.: Custodio de Almeida Magalhães e Mariana Carolina Magalhães.

6- Josefa, batizada em 10-03-1786. Faleceu solteira.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 10-03-1786 Josefa, f.l. Manoel Gonçalves da Silva e Francisca Alves da Assunção, padr.: Cap. Pedro Medeiros e s/m Francisca Tomasia Pereira de Castro.

 

7- Mariana Alves do Nascimento, batizada em 16-09-1787. Casou aos 15-09-1806 com  Ignacio Antonio de Faria, filho de João Antonio de Faria e Maria Francisca da Silva.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 16-09-1787 Mariana, f.l. Manoel Gonçalves da Silva e Francisca Alves da Assunção, padr.: Cap. Leandro Barbosa da Silveira.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 15-09-1806 matriz, Ignacio Antonio de Faria, f.l. João Antonio de Faria e Maria Francisca da Silva, n/b freg. Curral del Rei; = cc. Mariana Alves do Nascimento, f.l. Alferes Manoel Gonçalves da Silva e Francisca Alves da Assumpção, n/b nesta freguesia.

 

Pais de, q.d.:

7-1 Maria Inácia de Faria, aos 02-09-1829 em Campo Belo, casou-se com Antonio Francisco da Roza, filho de João Francisco da Roza e Laureana Silvéria da Silva.

Matriz da Nova Freguesia do Bom Jesus do Campo Belo-MG (e capelas filiadas), aos 02-09-1829 Antonio Francisco da Roza, f.l. de João Francisco da Roza e Laureanna Silveria da Sylva = Maria Ignacia de Faria, f.l. de Ignacio Antonio de Faria e M.ª Alz.

8- Hilário Gonçalves da Silva, batizado aos 22-01-1789 na Freguesia de Nossa Senhora do Pilar. Aos 15-06-1809 na capela do Sr. Bom Jesus dos Perdões filial de Lavras, casou com Ana Francisca da Silva, natural da freguesia de Curral del Rei, filha de João Antonio de Faria e Maria Francisca da Silva.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 22-01-1789 Hilario, f.l. Alf. Manoel Gonçalves da Silva e D. Francisca Alves da Assunção, padr.: Dr. Manoel Jose Dias e D. Teresa Maria, solteiros.

 

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 15-06-1809 na Cap. Sr. Bom Jesus dos Perdões, filial desta matriz, Hilario Gonsalves da Silva, f.l.do Alf. Manoel Gonsalves da Assumpção e Francisca Alves, n/b na freguesia de S. João del Rei; = cc Anna Francisca da Silva, f.l. de João Antonio de Faria e Maria Francisca da Silva, n/b na freg. do Curral de El Rei.


Hilário faleceu com testamento redigido aos 07-08-1826, aprovado no Distrito do Senhor Jesus dos Pilões e aos 25-08-1826 (neste site). Sem filhos.

 

9- Isabel Alves (ou Pereira) da Silva, batizada em 05-12-1790. Aos 11-06-1809 casou com Manoel Antonio de Faria, filho de Antonio de Faria e Maria Francisca da Silva

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 05-12-1790 Izabel, f.l. Alf. Manoel Gonçalves da Silva e D. Francisca Alves da Assunção, padr.: Sarg. Mor Gabriel Antonio de Mesquita e D. Maria Alves da Silva, solteiros.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 11-06-1809 matriz, Manoel Antonio de Faria, f.l. João Antonio de Faria e Maria Francisca da Silva, n/b freg. do Curral del Rei; = cc. Izabel Perera da Silva, f.l. Alf. Manoel Gonçalves da Silva e Francisca Alves da Assumpção, n/b na sua freguesia.

 

10- Ana Maria da Silva, batizada em 08-11-1795. Aos 10-06-1811 casou com José Antonio de Menezes, filho de Antonio José de Menezes e Rosa Maria Rangel.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 08-11-1795 Ana Maria, f.l. Alf. Manoel Gonçalves da Silva e D. Francisca Alves da Assunção, padr.: Cirurgião Mor Bernardo Jose Gomes da Silva Flores e s/m Joaquina Bernarda da Silveira

 

B7: SJDRei, aos 10-06-1811 matriz, Jose Antonio de Menezes, f.l. Antonio Jose de Menezes e Roza Maria Rangel, n/b na dita freguesia; = cc. Ana Maria da Silva, f.l. Alf. Manoel ---- da Silva e Francisca Alves da Assunção, n/b nesta mesma freguesia.

Pais de, q.d.:

10-1 Antonio, batizado em 08-03-1813.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, aos 08-03-1813 Antonio, branco, f.l. Jose Antonio de Menezes e Ana Maria da Silva, padr.: Alexandre Gonçalves da Silva e D. Maria Antonia de Medeiros Castro, solteiros.

10-2 Jesuina, em 30-10-1823.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. Santa Rita aos 30-10-1823 Jesuina, f.l. Jose Antonio de Menezes e Ana Maria da Silva, padr.: Crispiniano Antonio dos Santos e Teresa Maria de Jesus.

 

11- Roberto, falecido.

12- Domingos, falecido.

13- Timoteo, falecido.

14- Antonio, falecido.

 

 

Cap 5º José Alves Pedrosa

(atualizado em 25-04-2010)

 

Natural e batizado na Aplicação de Nossa Senhora da Piedade do Rio Grande, em 26 de Agosto de 1782 casou com Leonor Maria da Assunção, filha de Antonio Fernandes Lima e Rita Maria de São José, irmã inteira de Maria Fernandes de São José Cap 6º abaixo.

Paróquias de SJDR - Matrimonios, 26 de Agosto de 1782 na Capela da Piedade, José Alves Pedrosa, f. de Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca. C.c. Leonor da Assunção, f de Antonio Fernandes Lima e Rita Maria de São Jose. Ambos nts/bts nesta.

 

Foram proprietários da Fazenda Água Limpa na Aplicação de São Francisco da Onça Termo da Vila de São João del Rei, havida por herança no inventário de Antonio Fernandes Lima tronco da família do mesmo nome. Leonor teve seu inventário aberto aos 24-03-1827, com a declaração de que falecera aos  26-11-1826. Entre seus bens deixou a Fazenda da Bocaina que, pelas confrontações, seria parte da Fazenda dos pais de José, no Morro do Chapéu e a Fazenda Patrimônio, comprada ao Padre João Fernandes Lima.

José faleceu aos 18-06-1832 com testamento redigido no mesmo dia.

Segundo seus inventários (neste site), José e Leonor tiveram dez filhos.

 

1- Maria Ignácia de Jesus, nascida por 1787. Em 1832 era viúva do Alferes João Crisóstomo Vieira, filho de Manoel Vieira de Toledo e Maria Alves de Jesus, família “Manoel Vieira de Toledo”.

Descobrimos uma filha de João Crisóstomo e Maria Ignácia de Jesus:

1-1 Luiza, batizada em 1804.

Barbacena Batismos - Bertioga no ano de 1804 LUIZA, f.l. de João Crisóstomo Vieira e Maria Ignacia. Padr.: José Alz Pedrozo e Leonor Maria. Lançado em 1808.

 

2- Manoel Alves Pedrosa, nascido por 1789, casado com Dona Ana Maria de Jesus, moradores na Água Limpa.

 

3- Antonio Alves Pedrosa, nascido por 1791. Nomeado Antonio José de Menezes no próprio casamento e Antonio José Alves Pedrosa no inventário do sogro. Aos 09-09-1812 casou com Maria Pocidônia Marques da Assunção, filha de Domingos Marques Pereira e Rosa Maria de São José, neta materna de José Rabelo de Macedo e Maria de Carvalho Duarte, por esta bisneta de Caetano de Carvalho Duarte e Catarina de São José (família “Os Carvalho Duarte” Cap. 9º, § 7º)

B7: Casamentos - SJDRei, aos 09-09-1812 Capela da Piedade, Antonio Jose de Menezes(sic), f.l. Joze Alves Pedrozo e Leonor da Assumpção, n/b nesta freguesia; = cc. Maria Pocidonia Marques da Assumpção, f.l. Alf. Domingos Marques Pereira e Roza Maria de S. Jose, n. nesta mesma freguesia.

 

Eram moradores na Fazenda Bocaina no Distrito da Piedade do Rio Grande. Maria Pocidônia falecera aos 02-04-1864 com inventário aberto aos 07-02-1865 (neste site).

Segundo seu inventário, Maria Pocidônia e Antonio tiveram:

3-1- Francisco Antonio Alves, nascido por 1811, casado.

B7: Suplementos - SJDRei, aos 16-09-1865 por pessoas fidedignas me consta que Francisco Antonio Alves, morador na freguesia da Madre de Deus, nascido em 1812(sic) 1811, batizado na Capela da Piedade, f.l. de Antonio Alves Pedrosa e D. Maria Pocidonia Marques, e foram padrinhos Domingos Marques Pereira e D. Leonor Fernandes.

 

3-2- Cândido José Alves, nascido por 1812, casado.

3-3- Maria Antonia de Jesus, casada com Antonio de Souza Telles.

3-4- Rita, casada com o Capitão José Ignacio Alves Lima.

3-5- Joaquina Maria de Jesus, foi a terceira mulher do Capitão Antonio Teixeira Rios, sem filhos deste casamento. (família “Os Teixeira de Souza” neste site)

3-6- Claudina Maria de Jesus, nascida por 1824, com 40 anos era solteira.

3-7- Manoel Antonio Alves, nascido por 1826.

3-8- Severino José Alves, com 46 anos era ainda solteiro no inventário materno.

 

4- Silvéria Andreza de Jesus, nascida por 1796. Aos 26-05-1817 casou com Manoel José de Mello, natural da freguesia do Espírito Santo da Ilha de São Miguel Bispado de Angra, filho de Cipriano José de Mello e Francisca Maria de Medeiro.

B7: SJDRei, aos 26-05-1817 matriz, Manoel Jose de Mello, f.l. Cipriano Jose de Mello e Francisca Maria de Medeiros n/b freg. do Espirito Santo da Ilha de S. Miguel Bispado de Angra; = cc. Silveria Andreza de Jesus, f.l. de Jose Alves Pedrosa e Leonor Maria da Assumpção, n/b nesta freguesia.

Silvéria, falecida antes de seu pai, deixou o filho:

4-1 Francisco, com seis anos pouco mais ou menos em 1832, morador no Termo de Barbacena

 

5- Ana Claudina de Jesus, nascida por 1797, em 23-01-185 casou com Alexandre Gomes do Nascimento, filho de outro e de Ana Antonia de Jesus, família “Maria Inácia de Jesus (Gomes do Nascimento)”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. S. Francisco do Onça aos 23-01-1815 Alf. Alexandre Gomes do Nascimento cc Ana Claudina, Test.: João Batista Barroso e Jose Martins de Mendonça.

           Foram moradores na Fazenda do Tejuco e Bocaina. Tiveram ao menos, que documentamos:

5-1 Valério, batizado em 21-11-1815.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap.N. Sra das Dores do Pouso Real aos 21-11-1815 Valerio, f.l. Alexandre Gomes do Nascimento e Ana Claudina da Ascenção, padr.: Jose Alves Pedroso e D. Ana Antonia de Jesus.

5-2 Fortunata Claudina de Jesus, nascida por 1819, casada com Zeferino Antonio Leite, filho de Domingos Antonio Leite e de Esméria da Costa (ou Josefa do Sacramento).

          Domingos e Esméria foram moradores em Carmo do Rio Claro, onde batizaram os filhos. Em 1831, viúvo, Domingos morava no fogo 65:

Censo Carmo do Rio Claro-MG 08-09-1831, fogo 65

Domingos An.to Leite, branco, 58, viuvo, roceiro

Venancia Leite, branca, 18, solteira, fiadeira

(Cestarina) ????na Leite, branca, 17, solteira, fiadeira

Anna Leite, branca, 16, solteira, fiadeira

Zeferino Leite, branco, 16, solteiro

Maria Leite, branca, 15, solteira

Rita Leite, branca, 13

Joaquim Leite, branco, 10

Feliciano, branco, 7

Luciano Leite, branco, 7

8 cativos

 

Entre os filhos de Domingos e Esméria: (colaboração de Padre Marcos Leite de Azevedo)

I- Venância Cândida de Jesus, casada com Manoel Vieira Diniz, pais de ao menos:

I-1 Ana Rita, nascida por 1840, casada com José Balbino Leite abaixo

II- Francisco gêmeo de Rita abaixo, ambos batizados aos 16-05-1815. Não aparece no censo de 1831.

III- Rita Cândida de Jesus, mãe de:

III-1 Ana Cândida de Jesus, que casou com seu primo Joaquim Pedro Leite abaixo.

IV- Luciano Antonio Leite, gêmeo de Feliciano abaixo, batizados ambos aos 01-06-1823. Casou com Prudenciana Maria de Jesus, filha de João José Penna e Maria Inácia de Jesus (família “Maria Inácia de Jesus”, neste site)

V- Feliciano Antonio Leite. Casou com Felicia Maria de Jesus, falecida aos 09-07-1884 com 50 anos de idade. Feliciano faleceu aos 09-12-1895. Feliciano e Rita tiveram muitos filhos encontrados nos livros paroquiais de Carmo do Rio Claro, segundo o registro de óbito de Feliciano, deixou apenas três filhas sobreviventes. Filhos q.d.:

V-1 Rita, casada com Prudenciano Martins de Azevedo (geração na família “Souza Monteiro-Monteiro Lopes, Cap 1, § 6º, neste site)

V-2 Mariana Cândida do Amor Divino casou, aos 03-06-1878, com Benjamim Faustino Lopes, filho de Lino Antonio Lopes e Leopoldina Cândida de Nazareth.

V-3 Matildes Maria dos Reis, casada com Pedro Lino Lopes, irmão inteiro de Benjamim supra.

V-4 José Feliciano Leite casou aos 17-10-1878, com dispensa de consanguinidade em segundo grau, com Maria Claudina de Jesus, filha de Valério Gomes do Nascimento e Miquelina Rodrigues Paulina.

Outros filhos: João, batizado aos 01-01-1866; Francisca, Joaquim e Osória, todos com óbitos registrados em Carmo do Rio Claro.

 

Pesquisas de P. Marcos Leite de Azevedo, nos livros de batismos, casamentos e óbitos da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo, Carmo do Rio Claro - MG

 

Batismo dos gêmeos Francisco e Rita aos 16.05.1815 filhos de Domingos Antonio Leity e Esméria da Costa. Padrinhos daquele Capitão Francisco Pinto de Magalhães e Anna Theodora e desta José Alz Ferreira e Violante do Sacramento. Vigário João Roiz Miz (Rodrigues Martins).

 

Livro II de Batizados - Batismo dos gêmeos Feliciano e Luciano aos 01-06-1823, filhos de Domingos Antonio Leite e Esméria Josefa do Sacramento Padrinhos do primeiro  Francisco Ignácio Pereira e sua mulher Joaquina Candida de São José e do segundo o Revdo. Vigário Manoel Antonio de Moura e D. Theodora Carolina de Jesus. Vig. Mel. An. de Moura.

 

LV de Óbitos - Obito de Felícia Maria de Jesus casada de idade de 50 anos, aos 09-07-1884

 

Óbito de Feliciano Antonio Leite filho de Domingos Leite , viúvo de Felicia Maria de Jesus aos 09-12-1895  aos setenta e três anos, no lugar denominado Estreito em Carmo do Rio Claro deixando destes consórcio três filhos sobreviventes Rita casada com Prudenciano Martins do Azevedo, Mariana casada com Benjamim Faustino Lopes e Matildes Maria dos Reis casada com Pedro Lino Lopes. Cartório do CRClaro n.109- inteiro teor. Relato similar abreviado no livro da Igreja. 

 

Batismo de Rita aos 03 de junho de 1847 cf. livro 03 fls 98), filha de Feliciano Antonio Leite e Felícia Maria da Conceição, Padrinhos Antonio Joachim da Silva e Rita Paulina de Jesus. P. João Roiz Martins.

 

Batismo - Lv VI fls 28v - Aos 06.01.1866 de João, filho de Feliciano Antonio Leite e Felícia Maria de Jesus. Foram padrinhos Brás Valentin de Carvalho e Feliciana Rodrigues Correia. Na Igreja Matriz de Carmo do Rio Claro - MG pelo P. Thomas de Affonseca.

 

Casamento - Mariana Candida do Amor Divino com Benjamim Rodrigues Lopes, aos 03 de junho de 1878, pelas duas da tarde, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo de Carmo do Rio Claro-MG. Ela filha de Feliciano Antonio Leite e Felícia Maria de Jesus e ele filho de Lino Antonio Lopes e Leopoldina Candida de Nazareth.Ambos nascidos e batizados na Paróquia de Carmo do Rio Claro-MG. As testemunhas foram Valério Gomes do Nascimento e Prudenciano Martins do Azevedo. P. Jones Nery de Toledo Lion.

 

Casamento -  de Matilde Maria dos Reis com Pedro Lino Lopes, aos 05 de junho de 1882, pelas três da tarde, na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Carmo em Carmo do Rio Claro-MG. Ela foi nascida e batizada na Paróqia de Carmo do Rio Claro, filha de Feliciano Antonio Leite e de de Felícia Maria de Jesus. Ele foi nascido e batizado na Paróquia de Ventania (Alpinopolis) filho de Lino Antonio Lopes e Leopoldina Candida do Nascimento. As testemunhas foram Benjamim Faustino Lopes e Joaquim Feliciano Leite.P. Jones Nery de Toledo Lion.

 

Casamento -  José Feliciano Leite e Maria Claodina de Jesus, aquele filho de Feliciano Antonio Leite e de Felícia Maria de Jesus e aquela filha legitima de Valério Gomes do Nascimento e de Miquelina Rodrigues Paulina.Foram dispensados no impedimento de segundo grau de consanguinidade lateral nupcial. Aos dizicete dias do mês de outubro de 1878 na Igreja da Freguesia de Carmo do Rio Claro - Bispado de São Paulo. Foram testemunhas Doutor Christiano Stochler Monteiro de Lima e Antonio Gomes do Nascimento.Pe. Jones Nery de Toledo Lion.

 

Óbito Lv 6 N 102 Joaquim filho de Feliciano Antonio Leite - "Aos vinte e dois dias do mês de fevereiro de mil oitocentos e oitenta e sete  foi sepultado Joaquim Feliciano Leite  e idade de 30 anos , morreo picado de Cascavel di damnado,  não recebeu sacramentos e teve missa de 3o. e incomendação e jaz no cemitério desta matriz". Vigário Terras.

 

Óbitos -  Lv 01 10v Francisca filha de Feliciano Antonio Leite; Lv 06 N1 João filho de Feliciano Antonio Leite; Lv. 06 98v Osória filha de Feliciano Antonio Leite.

 

Zeferino e Fortunata faleceram em Carmo do Rio Claro, ele aos 10-08-1893 e ela aos 06-09-1900, conforme as certidões de óbito inteiro teor enviadas pelo Padre Marcos Leite Azevedo, descendente do casal:

Resumos:

C.R.C. Carmo do Rio Claro - MG - Certidão de Óbito, Lv. 2-C, fls. 180, nº 90; aos 10-08-1893 declarante: Jonas Campos Leite, neto do falecido. Faleceu hoje em casa de João Leite do Nascimento, Zeferino Antonio Leite, de 85 anos, natural desta freguesia, lavrador, filho legitimo dos falecidos Domingos Antonio Leite e de Esméria, casado com Fortunata Claudina de Jesus deixando desse consórcio onze filhos sobreviventes que são: José = Joaquim = João = Antonio = José do Carmo = Francisco = Zeferina = Manoel = Anna = Vicente e Maria,  todos casados.

 

C.R.C. Carmo do Rio Claro - MG - Certidão de Óbito, Lv. 4-C, fls. 032, nº 79: declarante: João Leite do Nascimento, filho da falecida e Joaquim Antonio Marinho, aos 06-09-1900 nesta cidade. Faleceu hoje na fazenda da Cachoeirinha Fortunata Claudina de Jesus, idade de 81 anos, natural de Ibertioga e residente nesta freguesia, filha legitima de Alexandre Gomes do Nascimento e de Anna Claudina de Jesus, falecidos, viúva de Zeferino Antonio Leite deixando desse consórcio 11 filhos: José = Joaquim = João = Antonio = José do Carmo = Francisco = Zeferina = Manoel = Anna = Vicente e Maria, todos casados.

Deixaram onze filhos sobreviventes, todos casados em 1893.

5-2-1 José Balbino Leite, nascido por 1837, casou aos 14-04-1858 com sua prima Ana Rita, filha de Manoel Vieira Diniz e Venancia Cândida de Jesus, por esta neta de Domingos Leite e Esméria da Costa, acima citados. José Balbino faleceu, em 17-07-1901, deixando viúva sua segunda esposa Matilde Cândida de Jesus.

Pesq Pe Marcos Leite de Azevedo nos livros da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo- MG.

Casamento de José Balbino Leite, 21 anos, e Anna Rita, 18 anos, aos 14.04.1858. Ele filho de Zeferino Antonio Leite e Furtunata Claudina de Jesus e ela filha de Manoel Vieira Diniz e da falecida Venância Candida de Jesus (irmã de Zeferino- dispensados por consaguinidade em segundo grau da linha transversal).

 

Óbito: Aos disesete de julho de mil novecentos e hum foi sepultado José Balbino Leite casado em segundas núpcias com Matilde Cândida de Jesus; foi ouvido de confissão teve incomendação e seu cadáver involto em pano preto jaz no Cemitério desta Matriz. Vigário Hippolyto Cassiano Terras

 

5-2-2 Joaquim Pedro Leite, casou aos 14-04-1858 com sua prima Ana Cândida de Jesus.

Pesq Pe. Marcos Leite de Azevedo- Paróquia de Nossa Senhora do Carmo-MG- Casamentos

Joaquim Pedro Leite, 19 anos, e Ana Candidida de Jesus, 22 anos, aos 14-04-185?. Ele filho de Zeferino Antonio Leite e Furtunata Claudina de  e ela  filha  natural de Rita Candida de Jesus( irmã de Zeferino - dispensados por menoridade e consanguinidade...)

5-2-3 João Leite do Nascimento, batizado aos 08-05-1844 em Carmo do Rio Claro. Casou com Francisca Fausta de Paiva, natural de Madre de Deus, filha de João Alves Campos e Mariana Fausta de Paiva. Ambos faleceram em 1903.

Pesq Pe Marcos Leite de Azevedo, Cartório de Carmo do Rio Claro-MG.

Obt. 102 fl 107 livro 4C – Francisca Fausta de Paiva -  aos 09 de setembro de 1903 com 63 anos de idade era natural da Freguesia Madre de Deus residente em Carmo do Rio Claro, filha de João Alves Campos e Marianna Fausta de Paiva...(cf . C.Obt. 102 fl 107 livro 4C).

 

obt. no.133 fls 187 livro 4C - João Leite do Nascimento - aos 04 de dezembro de 1903, 62 anos de idade, nascido e residente em Carmo do Rio Claro filho de Zeferino Antonio Leite e Fortunata Claudina de Jesus.

 

5-2-3-1 João Bonifácio Leite. Casou aos 25-05-1889 na Igreja de Nossa Senhora do Carmo com sua prima Ines Maria da Conceição, filha de Prudenciano Martins de Azevedo e Rita Lina do Espírito Santo, neta paterna de José Martins de Azevedo e Jesuína Francisca de Jesus (família “Souza Monteiro-Monteiro Lopes, Cap 1, § 6º, neste site). Rita Lina era filha de Feliciano Antonio Leite e Felicia Maria de Jesus supra citados. Obtiveram dispensa de consaguinidade em terceiro grau igual da linha transversal: “Feliciano” avô materno de Ignês era irmão de”Zeferino” avô paterno de João Bonifácio, neta materna de Zeferino Antonio Leite e Fortunata Claudina de Jesus. Inês Maria faleceu aos 21-04-1913 aos 42 anos de idade, deixando cinco filhos:

5-2-3-1-1 a 5-2-3-1-1-5 João, José, Antonio, Maria Rita e Ana Inês, todos residentes em Carmo do Rio Claro.

Pesquisas de P. Marcos Leite de Azevedo

 

Paróquia de Nossa Senhora do Carmo-MG- Batismos

Batismo de João aos 08 de maio de 1844 filho de Zeferino Antonio Leite e Furtunata Candida de Jesus. Padrinhos Luciano Antonio Leite e Maria Francisca, todos desta paróquia. P. Manuel Antonio de Moura.

 

Livro de Batizados n.VI, fls 67v, n.637, Paróquia de Nossa Senhora do Carmo-MG

Vigário: Cassiano Ferreira de Meneses – Inês- filha de Prudenciano Martins de Azevedo e Rita Lina do Espírito Santo, aos 08 de setembro de 1868 aos dezesseis dias. Padrinhos: José Martins de Azevedo, avô paterno, e Felicia Maria de Jesus, avó materna

 

Paróquia Nossa Sra do Carmo, Carmo do Rio Claro-MG, Livro de Casamentos n.III suplementar, fls 170v e 171- aos 25 de Maio de 1889 – João Bonifácio Leite, filho de João Leite do Nascimento e Francisca Fausta de Paiva com Ignes Maria da Conceição, filha de Prudenciano Martins de Azevedo e Rita Lina do Espírito Santo.. Celebrante: Padre Hipólito Cassiano Terras

Nota: O casamento civil realizou-se aos 26-05-1889 (Cartório de Carmo do Rio Claro, LV 1B, nº26, fls 13)

 

Cartório de Carmo do Rio Claro, Lv 7C, fls 47v, nº 36

Óbito de Inês Maria da Conceição aos 21-04-1913 com 42 anos de idade, deixando João Bonifácio Leite viúvo. Teve cinco filhos João, José, Antonio, Maria Rita, Ana Ignes, todos residentes em Carmo do Rio Claro-MG

 

5-2-3-2 Jonas Campos Leite, batizado em Carmo do Rio Claro aos 11-03-1877. Foi o declarante no atestado de óbito do avô Zeferino.

Paróquia de Nossa Senhora do Carmo-MG – Batismos

Jones – Aos 11 de Março de 1877, filho de João Leite do Nascimento e Francisca Fausta de Paiva. Padrinhos: José Carlos de Campos e N.Sra.Carmo (Pesquisa de P. Marcos Leite de Azevedo)

 

5-2-3-3 Marianna Fausta de Paiva. Casou em Carmo do Rio Claro aos 12-05-1888, “dispensados dos impedimentos de consaguinidade em 2o. e 3o. graus iguais da linha lateral,” com seu primo Zeferino Leite de Paiva 5-1-6-2 abaixo.

 

5-2-3-4 Maria Rita Fausta de Paiva, aos 21-01-1899 em Carmo do Rio Clara, casou com Manoel Alexandre de Oliveira Junior, filho de Manoel Alexandre de Oliveira e Francisca Ricardina do Espirito Santo.

Aos 21 de janeiro de 1899 em Carmo do Rio Claro - Manoel Alexandre de Oliveira Junior, 23 a., filho de Manoel Alexandre de Oliveira e Francisca Ricardina do Espirito Santo e Maria Rita Fausta de Paiva, 19 a., filha de João Leite do Nascimento e Donna Francisca Fausta de Paiva (cf Registro Civil de Carmo do Rio Claro -pesq. Pe. Marcos Leite Azevedo)

 

5-2-3-5 Francisca falecida em 1887.

3- Francisca (óbito) Aos 24 de dezembro de 1887 foi sepultada Francisca, solteira de idade de 17 anos, filha de João Leite do Nascimento e Francisca Fausta de Paiva. Ouvida em confissão e teve missa de corpo presente e seu cadaver foi envolto em pano branco e jaz no cemitério desta Matriz (pesq. Pe. Marcos Leite Azevedo)

 

5-2-3-6 Tibúrcio, falecido aos 3 anos de idade.

Paróquia de Nossa Senhora do Carmo-MG – Óbitos

4- Tibúrcio: No primeiro dia do mes de dezembro de 1885 foi sepultado Tiburdio de idade de três  anos  filho de João Leite do Nascimento e de Francisca Fausta de Paiva ...

 

5-2-4 Antonio Joaquim Leite, nascido por 1845/6. Foi casado duas vezes. Em primeiras núpcias com Ana Rita Fausta de Paiva, falecida aos 19-11-1894 com 40 anos de idade. Antonio Joaquim casou em segundas aos 26-04-1895 com sua sobrinha Maria do Carmo de Jesus de 18 anos de idade, filha de Francisco Gomes do Nascimento e Ana Claudina de Jesus, residentes na Freguesia de Conceição da Aparecida. Entre seus filhos:

5-2-4-1 Maria José Fausta de Paiva, das primeiras núpcias. Maria José casou na Matriz de Carmo do Rio Claro aos 04-10-1890 com Antonio Ferreira de Barros.

5-2-4-2 Joaquim Antonio Leite, filho de Antonio Joaquim com Maria do Carmo, casou na mesma Matriz aos 20-04-1921 com outra Maria do Carmo de Jesus, filha de José Alves de Lima e Gabriella Claudina de Jesus.

Livro 1B fls 65 S/Nº do Cartório Civil de Carmo do Rio Claro – Pesq. P. Marcos Leite de Azevedo

"Aos 26 do mês de abril de mil oitocentos e noventa e cinco nesta cidade de Carmo do Rio Claro, comarca do mesmo nome, Estado de Minas Gerais em meu cartório a uma hora da tarde, presente o cidadadão Ponciano José de freitas sobrinho, Juiz de Paz em exercício, commigo, Escrivão de seu cargo, as testemunhas Antonio Rodrigues da costa, lavrador de idade de 47 anos e João Brunno, negociante, de 36 anos aquelle residente em coqnceição Aparecida e este de São Joaquim da Serra Negra presente os nubentes Antonio Joaquim Leite, de idade de 49 annos, viúvo por falecimento de Ana Rita Fausta de Paiva, nascido e baptizado nesta freguesia, filho legitimo de Zeferino Antonio Leite, já falecido, e de Furtunata Claudina de Jesus e de Maria do Carmo de Jesus, de idade de 18 annos solteira, nascida e baptizada nesta freguesia, filha de Francisco Gomes do Nascimento e Ana Claudina de Jesus, residente na Freguesia de Conceição da Apparecida, apresentaram documentos nos quais provam o que acima ficou declarado e provam mais que são livres e desimpedidos para casarem-se ligando apenas o parentesco de tio com sobrinha...assinam a rogo da nubente José Risolia Filho e outros  mencionados..."

 

Livros de Assentos  Paroquiais da Matriz de Carmo do Rio Claro - Pesq. P. Marcos Leite de Azevedo

Óbito: Anna Rita Fausta de Paiva, aos 19 de novembro de 1894, deixando viúvo o Sr. Antonio Joaquim Leite. De idade de 40 anos, foi ouvida em confissão, envolta em pannos preto e sepultada no cemitério da Matriz. Livro de óbito da Igreja Matriz de Carmo do Rio Claro.

 

Casamento: Maria José Fausta de Paiva com Antonio Ferreira de Barros aos 04 de outubro de 1890. Foram testemunhas Lindolpho Augusto de Mesquita e João Batista Introcaso. Maria José Fausta de Paiva era Filha de Antonio Joaquim Leite e de Anna Rita Fausta de Paiva. Casamento Carmo do Rio Claro- Matriz- P. Hipollyto Cassiano Terras. 

 

Casamento: Aos 02 de abril de 1921 Casamento de Joaquim Antonio Leite com Maria do Carmo de Jesus: elle, com 22 anos de idade fl de Antonio Joaquim Leite e Maria do carmo de Jesus e ella com 20 annos de idade fl de José Alves de Lima e Gabriella Claudina de Jesus. Ambos solteiros, nascidos batptizados e moradores nesta parochia. José Alves Lima e Annanias Alves de Lima Filho. P. João Cunha.

 

5-2-5 José do Carmo. Provavelmente José do Carmo Leite, casado com Maria Fausta de Paiva. Este casal batizou em Carmo do Rio Claro o filho José aos 13-01-1872, cujos padrinhos foram Jonas Pinto Villela e Nossa Senhora do Carmo (pesq. P. Marcos Leite de Azevedo)

5-2-6 Francisco Antonio Leite, casado com Prudenciana Cândida de Paiva. Este casal teve (pesq. Padre Marcos Leite de Azevedo):

5-2-6-1 Francisco, batizado em Carmo do Rio Claro aos 19-10-1873.

Paróquia de Nossa Senhora do Carmo-MG – Batismos

Aos dezenove de outubro de miloitocentos e setenta e tres baptizei ei solenemente nesta Matriz de Nossa Senhora do Carmo do Rio Claro e puz os Sanctos öleos a Francisco, branco de idade de nove dias, filho legitimo de Francisco Antonio Leite e de Prudenciana Candida de Paiva, moradores no Castelhano, foram padrinhos Antonio Joaquim Leite e Ana Rita Fausta de Paiva. P. Jones Nery de Toledo Lyon

 

5-2-6-2 Zeferino Leite de Paiva, casou com sua prima Marianna Fausta de Paiva, 5-1-3-3 supra.

Paróquia de Nossa Senhora do Carmo-MG – Casamentos (pesq. P. Marcos Leite Azevedo)

"Aos doze dias do mes de maio de mil oitocentos e oitenta e oito, feitas as denunciações canônicas na forma do Sagrado Concílio Tridentino depois de legalmente dispensados dos impedimentos de consaguinidade em 2o. e 3o. graus iguais da linha lateral na Igreja da Matriz desta cidade de Carmo do Rio Claro, pelas quatro horas da tarde em presença de mim Vigário Terras e das testemunhas Joaquim Ignácio Belforte e Antonio Roiz da Costa receberam-se em matrimônio Zeferino Leite de Paiva e Dona Marianna Fausta de Paiva filhos legitimos, elle de Francisco Antonio Leite e Prudencianna Candida de Paiva, nascido e batizado na Parochia de Passos e morador na Paroquia do  Preto, e ella de João Leite do Nascimento e Francisca Fausta de Paiva nascida baptizada e residente nesta parochia de Carmo do Rio Claro. Logo conferi-lhes as bençãos nupciaes. Vig. Hippolyto Cassiano Terras."

 

5-2-7 Zeferina

5-2-8 Manoel

5-2-9 Ana Claudina de Jesus, casou com Francisco Gomes do Nascimento. Pais de ao menos:

5-1-9-1 Maria do Carmo de Jesus que casou com seu tio Antonio Joaquim, 5-1-4 supra.

5-2-10 Vicente

Pesq.  P. Marcos Leite de Azevedo- Paróquia de Nossa Senhora do Carmo-MG.

Batismo de Vicente aos 15 de janeiro de 1859, filho de Zeferino... e Furtunata...Padrinhos Capitão Fidélis Rodrigues de Faria e e Benvinda Teresa de Jesus. P. Domingos José de Almeida

 

5-2-11 Maria, batizada aos 31-07-1865

Pesq P.. Marcos Leite de Azevedo- Paróquia de Nossa Senhora do Carmo-MG - Batizados

Aos 31 de Julho de 1865 P. Tomás de Alfonseca e Silva batizou Maria filha de Zeferino Antonio Leite e Fortunata Claudina de Jesus tendo por padrinhos Ten. Luiz Antonio Marinho e Rosalina Maria da Conceição

 

6- Joaquina Maria de Jesus, nascida por 1799, casada primeira vez com Custódio Fagundes do Nascimento de quem foi a segunda mulher.

SJDRei, matrimônios Capela S. Francisco da Onça, - Aos 23-01-1815 Custódio Fagundes do Nascimento e Joaquina Maria de Jesus, dispensados do impedimento de afinidade

 

Custódio havia sido casado com Madalena Maria de Jesus, irmã inteira de Joaquina, e por isso tiveram que pedir dispensa de afinidade licita (processo matrimonial de 1814 neste site)

 

O inventário de Custódio foi aberto em São João del Rei aos 22-10-1861. Tinha dívidas ativas com outro Custódio Fagundes do Nascimento e com um Alexandre Fagundes do Nascimento, além de com Maria Batista Teixeira (sua nora?). Em 1864, já com mais de 50 anos, Joaquina Maria casou em segundas com Manoel Dias Virote, de quem não teve filhos. Joaquina faleceu aos 16-08-1870 com testamento redigido na Fazenda do Tejuco em Piedade do Rio Grande aos 31-01-1870.

Segundo seus inventários (neste site) Custódio e Joaquina tiveram o filho único:

6-1 Justino Fagundes do Nascimento, batizado aos 24-09-1815, foram seus padrinhos Custódio da Cruz Fagundes e Leonor Maria da Assunção. Casou com Maria Batista Teixeira, batizada em Aiuruoca aos 01-07-1821, filha de Jerônimo Ribeiro do Valle e sua segunda mulher Francisca Bernardina Teixeira, neta paterna de Antonia Maria da Conceição e Joaquim José Ribeiro, este falecido com 60 anos aos 06-03-1814 e sepultado na Capela do Turvo em Aiuruoca, com testamento transcrito no livro de óbitos da Matriz, deixando 12 filhos. Em seu testamento, Joaquim José se declarou filho de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus. Antonio por sua vez era filho de André do Valle Ribeiro e Tereza de Moraes, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

   Jerônimo Ribeiro do Valle, fora primeiro casado com Mariana Garcia de Souza, de quem foi o segundo marido e com quem teve dois filhos descritos na família “Antonio Gracia”, Cap 1º, neste site.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 01 julho 1821 Cap. Madre de Deos filial da freg. da vila de São João, MARIA, f.l. do Cap. Jeronimo Ribeiro do Valle e D. Francisca Bernardina Teixeira, padr.: Cap. Antonio Cardoso Brochado e Dona Margarida Teixeira, todos desta freguesia.

 

   Justino faleceu aos 25-01-1862, com inventário aberto aos 21-10-1862 por sua mulher. Maria Batista faleceu aos 30-06-1871, tendo seu inventário aberto em Agosto do mesmo ano por seu filho Martiniano (inventários do casal neste site).

 

6-1-1 Ana Bernardina Teixeira, 26 anos, casada com Venâncio Teodoro de Andrade

6-1-2 Custódio Batista do Nascimento (ou Nunes), 25 anos, casado, tutor dos irmãos menores. Casou com sua prima Francisca Cassiana Monteiro, filha de Antonio José Monteiro e Inácia Bernardina Teixeira, esta irmã de Maria Batista Teixeira, mãe de Custódio Batista.

Antonio José Monteiro e Inácia Bernardina foram proprietários de terras e benfeitorias na fazenda Ribeirão dos Cavalos, além de benfeitorias no “sitio do Rabelo”, moinho na “tapera de José Alves”, e casas no Arraial da Piedade. Tiveram, segundo os inventários de Inácia Bernardina, falecida aos 16-12-1864 e de Antonio José falecido aos 02-08-1871 (neste site):

I- Theodora Monteira, casada com Joaquim de Paula Alves.

II- Ivo José Monteiro, 18 anos, foi o que casou com Delfina Teixeira Monteiro, 6-1-7 abaixo.

III- Francisca Cassiana Monteira, 15 anos em 1864 e já casada com Custódio Batista do Nascimento.

IV- Iria Augusta Monteira, 13 anos e casada com José Ribeiro Salgado

V- Mariana Theobaldina Monteira, nascida por 1854, provavelmente a que sob o nome de Mariana Teixeira Monteiro, casou com Teófilo Batista do Nascimento 6-1-4 abaixo.

VI- Ana Batista Monteira, 5 anos em 1864. Casou com seu primo Camilo Teixeira do Nascimento 6-1-9.

VII- Américo Teixeira Monteiro, com dois anos em 1864, nascido aos 18-01-1862.

Certidão inserida no inventário paterno:

Certifico que revendo o Livro que serve para o lançamento de Batizados feitos nesta Freguesia, nele a folha 100 verso consta o seguinte:

Américo, filho legítimo de Antonio José Monteiro e Dona Inácia Bernardina Teixeira, nascido a dezoito de Janeiro de mil oitocentos e sessenta e dois, foi batizado no Oratório da Fazenda do Ribeirão dos Cavalos pelo Reverendo Francisco Ribeiro Teixeira. Foram padrinhos o mesmo batizante referido Reverendíssimo Francisco Ribeiro Teixeira e Dona Francisca Cassiana Monteiro, todos desta freguesia.

 

6-1-3 Estevão Teixeira (ou Batista) do Nascimento, batizado aos 04-02-1844 na Capela da Piedade do Rio Grande; foram Padrinhos o Tenente Francisco Theodoro Teixeira e Dona Ignacia Bernardina Teixeira. Casou com Dona Constança e foram moradores em Barbacena.

6-1-4 Teófilo Batista do Nascimento, batizado aos 26-07-1846, tendo por padrinhos Miguel Teixeira Guimarães e Silvéria Cândida de Jesus. Casou com Mariana Teixeira Monteiro, provável irmã de Ivo José, Monteiro, Francisca Cassiana e Ana Batista supra citados.

6-1-5 Martiniano Teixeira do Nascimento, batizado aos 16-10-1848 na Ermida de Porto Real, segundo depoimento de testemunhas, sendo seus padrinhos Francisco Ribeiro Teixeira, hoje Reverendo, e Dona Maria Elidia. Em 1867 estudava no Seminário de Mariana a fim de receber as ordens sacerdotais.

6-1-6 Francisco Batista do Nascimento, batizado aos 31-03-1850 na Capela da Piedade. Foram padrinhos Antonio Duarte Carvalho e Dona Ana Teixeira

6-1-7 Delfina Teixeira Monteiro, (ou Delfina Vitalina Teixeira no inventário paterno). Casou com seu primo irmão Ivo José Monteiro, falecido aos 11-10-1882. Foram moradores em São Francisco da Onça. Segundo o inventário de Ivo José (neste site) tiveram:

6-1-7-1 Maria José Monteiro, casou com Alfredo Teixeira de Andrade, seu primo irmão.

6-1-7-2 Ivo José Monteiro, nascido por 1871. Depois de empregar-se no comércio em Barbacena, em 1888 estava trabalhando na lavoura da família em Ponte Nova “visto que há falta de braços e o isolamento em que ficaram os Fazendeiros com a estirada dos escravos”.

6-1-7-3 Inacia, nascida por 1873, em 1888 vivia em companhia de sua mãe, depois de freqüentar colégio em São João del Rei, onde aprendeu as primeiras letras e a cozer e bordar.

6-1-7-4 Julio, nascido por 1874, em 1888 dedicava-se igualmente à lavoura por não ter “vocação alguma para Letras”.

6-1-8 Jerônimo Batista do Nascimento, nascido em primeiro de Janeiro e batizado aos 14-01-1854, teve por padrinhos Venâncio Teodoro de Carvalho e Francisca Bernardina Teixeira.

6-1-9 Camillo Teixeira do Nascimento, 6 anos. Em 1876 pediu dispensa de impedimento de consangüinidade em 2º grau para casar com Ana Batista Monteiro (VI no 6-1-2 supra) (processo neste site) e em 1876 eram moradores no Distrito da Piedade.

Os oradores Camillo Teixeira do Nascimento e Dona Anna Baptista Monteiro, / desta freguesia, consangüíneos em se / gundo grão de linha colateral igual / por serem irmans suas mays

 

6-1-10 Maria Batista do Nascimento, com 2 anos. Casou com Antonio Carlos Moreira, moradores em Barbacena.

 

7- Francisco Alves Pedrosa, nascido por 1801, solteiro no inventário paterno.

 

8- Bento Alves Pedrosa, nascido por 1802, casado com Silvéria Cândida de Jesus.

 

9- Justino Alves Pedrosa, nascido por 1808, casado com Rita Maria de Jesus, nesta família cap. 6º, 9-1.

 

10- Vicente Alves Pedrosa, nascido por 1810, casado com Inácia Maria de Jesus, filha de Luiz Manoel da Silva e Ignacia Fernandes dos Reis. Geração na família “Vicente Ferreira da Silva”.

 

11- Madalena Maria de Jesus casou na Capela de Santo Antonio da Bertioga aos 07-01-1811 com Custódio Fagundes do Nascimento de quem foi a primeira mulher.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 07-01-1811 Capela Sto. Antonio da Bertioga filial matriz Barbacena, Custodio Fagundes do Nascimento, f.l. de Custodio da Cruz Fagundes e Francisca Maria da Conceição; = cc. Magdalena Maria de Jesus, f.l. Jose Alves Pedrosa e Leonor da Assumpção. Ambis nts/bts nesta freguesia.

 

No processo matrimonial do segundo casamento de Custódio com sua cunhada Joaquina Maria, 6 supra, alegou-se “que ao orador ficaram várias filhas para cuja educação precisa muito do auxilio da oradora”. Porem as testemunhas foram unânimes em afirmar que Custódio e Madalena não tiveram filhos alguns. De fato, Madalena não comparece nem é representada nos inventários de seus pais

 

 

Cap 6º João Alves Pedrosa

(atualizado em 17-dezembro-2014)

 

Nascido por 1757, casou com Maria Fernandes de São José, natural de Santo Antonio da Ibertioga, filha de Antonio Fernandes Lima e de Rita Maria de São José, família “Antonio Fernandes Lima”.

Livro de Casamentos da Matriz do Pilar e Capelas Filiadas: Aos 8-6-1779 - João Alves Pedrosa, filho de Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca com Maria Fernandes de São José, filha de Antonio Fernandes Lima e Rita Maria de São José

João faleceu aos 27-07-1805 e teve seu inventário aberto em dezesseis de setembro do mesmo ano na Fazenda do Morro do Chapéu Pequeno, Aplicação de Nossa Senhora da Piedade do Rio Grande. Maria faleceu aos 26-06-1830 deixando um sítio chamado Água Limpa em Santana do Sapucaí, Termo da Vila de Campanha da Princesa.

Tiveram, segundo seus inventários (neste site).:

1- João Luis França, batizado em 11-09-1780. Solteiro quando morreu seu pai,

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 11-09-1780, João, f.l. João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de São Jose, padr.: Antonio Fernandes Lima.

          Casou por 1806 (auto de contas no inventário paterno) com Ana Moreira de Carvalho, filha de João Moreira da Costa e Maria Tereza de Jesus. Foram proprietários de parte da Fazenda Samambaia na Freguesia de São Miguel do Cajuru, onde foi aberto seus inventário aos 13-07-1836, tendo falecido aos 29-04-1835 (neste site). Ana faleceu antes de 1877, ano em que seus filhos e herdeiros fizeram partilhas amigáveis de seus bens (neste site)

            João Moreira da Costa e sua mulher Maria Tereza de Jesus foram proprietários da citada Fazenda Samambaia e da Fazenda da Onça, onde moravam e onde ambos foram inventariados,Tereza em 1819, tendo falecido aos 19-08-1828 e João, falecido aos 02-07-1832 com inventario aberto no mesmo ano (família “João Moreira da Costa” neste site).

 

Filhos de João Luiz e Ana:

1-1 Francisco Alves Pedrosa (ou França), nascido por 1811. Casou aos 20-11-1839 com Maria Umbelina de Andrade, filha do Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Nogueira (ou Villela) e de Ana Silvéria de Andrade (família “Antonio Gonçalves Villela”, neste site).

RMJ - Paróquias de São João Del Rei – Matrimônios, Francisco Alves Pedrosa, f de José Luiz França e Ana Moreira de Carvalho = Maria Umbelina de Andrade, f do Guarda Mor Joaquim Antonio dos Passos Viilela e Ana Silveria de Andrade. Test José Justino da Silva e Antonio Gonçalves Villela, todos desta. 20-11-1839 – Capela de Santo Antonio


Segundo depoimento de sua sogra no inventário do marido desta (neste site), Francisco viveu apenas dois anos com a mulher, dilapidou os bens do casal para “gastar ilicitamente em jogos, pucias e outros vícios com mulheres”. Em 1870 Francisco Alves França morava no Termo de Lavras. Foi inventariado em 1883 por Maria Umbelina, deixando dois filhos (inventário neste site):

2-7-1 João Luís Nogueira, a princípio morador no Rio das Mortes Pequeno, em 1883 havia se mudado para mar de Espanha.

2-7-2 Ana Silvéria Nogueira

 

1-2 Maria Germana de Jesus, como está no inventário paterno (então com 13 anos) ou Maria Luiza de Jesus no materno, onde aparece casada com Maximiano Moreira da Rocha.

 

2- Maria Luiza de São José, nascida por 1785, casou duas vezes. Antes de 1805 com Albano Pereira da Silva, filho Thomas Pereira da Silva e Antonia Martins Bahia, já citados no Cap 1º. No inventario materno (1830) estava casada com Antonio Fernandes de Medeiros.

Teve das primeiras núpcias q.d.:

 

2-1 Justina, afilhada e legatária da avó paterna

 

2-2 Joaquina Luiza da Silva, foi a segunda mulher do Alferes Manoel de Carvalho Duarte filho de Antonio de Carvalho Duarte e Mariana Luiza de Jesus, viúvo de Esméria Maria da Conceição (família “os Carvalho Duarte” Cap. 1º § 2º). Tiveram:

2-2-1 Tereza Maria Duarte, segundo o testamento paterno, em 1847 estava casada com Joaquim José Teixeira Rios, filho de Antonio José Teixeira Rios e primeira esposa Maria Francelina de Andrade.

2-2-2 José Pereira de Carvalho, inventariante de seu pai

2-2-3 Maria Teodora Duarte, em 1847 estava casada com Francisco Cipriano de Araújo. (família “Os Carvalho Duarte” Cap. 8º § 3º)

2-2-4 Maria Caetana Duarte, casada com Francisco Teixeira de Andrade (também Francisco Teixeira Rios) irmão germano de Joaquim José supra. Geração em “Os Teixeira de Souzaneste site.

2-2-5 Ananias Carvalho Duarte, em 1859 estava casado.

2-2-6 Ana Maria Duarte casou com Antonio Carlos Xavier de Andrade, viúvo de Ana Cândida de Jesus, falecida aos 28-03-1844, filho de Manoel Inácio Xavier de Andrade e Maria Pocidônia Duarte. Ana Maria faleceu aos 12-08-1865 e Antonio Carlos foi inventariado em 1877 (inventários neste site). Geração em “Os Carvalho Duarte” Cap. 3º § 4º

2-2-7 Mariana Carolina de Carvalho, casada com José Teixeira Rios, batizado aos 22-1-1836, irmão germano de Joaquim José supra. Com geração em “Os Teixeira de Souza, neste site.

2-2-8 Prudente de Carvalho Duarte, nascido por 1839.

2-2-9 Rita Carvalho Duarte, nascida por 1849

2-2-10 Maria Teresa Duarte, tutelada do cunhado Joaquim José Teixeira Rios, falecida aos 17-04-1853, herdou sua avó materna a qual abriu mão da herança em favor de seus netos, irmãos germanos da falecida, com a anuência de seu segundo marido, Antonio Fernandes de Medeiros.

2-3 Francisca Maria de São José, casou aos 15-8-1825 com Domingos Fernandes Lima, filho de Joaquina Antonia e Francisco Fernandes Lima, conforme certidão no inventário de Francisco, disponibilizado por Luís Antonio Villas Boas em seu site (família “Manoel Martins Bahia”).

Aos 15/AGO/1825, nesta Matriz pelas 2 horas da tarde, depois de feitas as deligencias de costume e obtida a dispensa do 2.o grau de consanguinidade e com Provisão necessária, em presença das testemunhas abaixo assinadas, e do coadjutor o Padre Bonifácio de Almeida e Silva se receberam por marido e mulher com palavras de presente Domingos Fernandes Lima, filho legitimo de Francisco Fernandes Lima e de Joaquina Antonia, natural e batizado na Capela da Piedade, filial de São João del Rei, com Francisca Maria de São José, filha legítima de Albano Pereira da Silva e de Maria Luiza de São José, natural da mesma capella e hora residentes nesta Freguesia. E logo no mesmo dia lhes dei as bençãos nupciais na forma costumada da Igreja. O vigário Manoel da Costa e Almeida = testemunhas=  Albano Pereira da Silva e Manoel Joaquim do Nascimento.

 

             Foram moradores em São João Nepomuceno, onde moravam em 1831 com dois filhos pequenos e quatro escravos:

Censo 1831 São João Nepomuceno de Lavras, fogo 165

DOMINGOS FERNANDES LIMA, chefe do fogo, branco, 28, casado

FRANCISCA ESMERIA, cônjuge, branco, 19, casado

JOAQUIM, dependente, branco, 3,

JOSE, dependente, branco, 1,

 

          Francisco Fernandes Lima foi também pai de Maria Rita Pereira, que segundo o mesmo inventário casou aos 18-09-1819 com Manoel de Jesus Pereira, filho de outro e de Luciana Maria de Jesus (família “Manoel de Jesus Pereira”, neste site)

2-4 Maria Pereira de São José aos 26-09-1825 casou com José Joaquim Ribeiro do Valle, viuvo de Antonia Maria das Neves sepultada em Pouso Alegre, filho de Joaquim José Ribeiro e Antonia Maria da Conceição, família “Antonio Vieira e Francisa de Macedo” Cap. 6º.

Silvianopolis-MG. Aos 26-09-1825 nesta matriz Jose Joaquim Ribeiro, viuvo de Antonia Maria das Neves sepultada em Pouso Alegre, e ele fregues de Santa Catarina = cc Maria Pereira de São Jose, f.l. Albano Pereira da Silva e Maria Luiza de São Jose, natural da capela de São Jose e ha anos moradora nesta freguesia.

 

3- Antonio Luiz Gonzaga, nascido por 1786. Como Antonio Luiz França, aos 05-09-1807 na Capela da Piedade casou com Mariana de Oliveira ou de Jesus, filha de Francisco Lourenço de Oliveira e Maria das Neves, os contraentes naturais e batizados na Freguesia da Piedade. Já era falecido em 1830 e foi representado no inventário de sua mãe pelos filhos: (situação em 22-07-1830, todos solteiros e idades “pouco mais ou menos”)

3-1 Antonio Alves Pedrosa, batizado em 12-04-1812.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 12-04-1812 Antonio, f.l. Antonio Luiz Gonzaga, branco e Mariana Celestina, branca, padr.: Firmino Jose da Silva e D. Maria Fernandes.

3-2 Francisco Alves Pedrosa, solteiro, 16 anos.

3-3 José Alves Pedrosa, 14 anos.

3-4 Maria, batizada em 22-01-1817.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 22-01-1817 Maria, f.l. Antonio Luiz Gonzaga e Mariana Celestina, padr.: Antonio Luiz Souza e Vi---cia Antonia cc Geronimo Teixeira de Carvalho.

3-5 João, batizado em 22-01-1817.

Matriz N. Sra do Pilar de S. João del Rei e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 11-10-1818 João, f.l. Antonio Luiz Gonzaga, branco e Mariana Celestina, branca, padr.: Albano Pereira e s/m Maria Luiza.

3-6 Venâncio, 10 anos

 

4- Floriana Antonia de São José, batizada em 08-05-1784. Aos 23-09-1799, casou com Ignacio Alves Lima, filho do Capitão José Alves Lima e Ana Maria da Conceição. Geração na família “Capitão José Alves Lima”.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 08-05-1784 Floriana, f.l. João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de São Jose, padr.: Jose Leite Ribeiro.

 

Casamentos - SJDRei, Matriz - Aos 23-09-1799 Ignacio Alvares Lima, f.l. Cap. Joze Alvares Lima e D. Anna Maria da Conceição, n/b freg. S. Jose; = cc. Floriana Antonia de S. Jose, f.l. João Alvares Pedroza e Maria Fernandes de S. Jose, n/b nesta freguesia.

 

5- Bernardino Alves Pedrosa, nascido por 1788, casou aos 30-04-1808 na Matriz de N Sra do Pilar com Narcisa Maria do Nascimento, filha do Alferes José Gomes do Nascimento e Narcisa Maria de Nazaré. Este casamento foi registrado duas vezes no livro da Matriz de S João Del Rei.

SJDRei, matrimônios – Matriz - Aos 30-04-1808, Bernardino Alz Pedrosa, f.l. João Alves Pedrosa, n/b Capela da Piedade; = cc. Narcisa Maria do Nascimento, n/b Capela de Nazare, ambas filiais desta matriz e os contraentes moradores na Aplicação da Piedade. neto paterno de Manoel Alves Pedroza e Maria, cujo sobrenome não sabia e neto materno de Antonio Fernandes Lima e Rita, cujo sobrenome não sabia. A contraente np de João Gomes do Nascimento e Rita Maria da Conceição e materna de Antonio Ferreira Martins e Maria Gertrudes. os contraentes naturais e fregueses desta freguesia.

 

Mesmo livro- Matriz - Aos 30-04-1808, Bernardino Alvares Pedrosa, f.l. João Alvares e D. Maria Fernandes, n/b na Capela da Piedade desta freguesia; = cc. Narcisa Maria do Nascimento, f.l. do Alferes Jose Gomes do Nascimento e Narcisa Maria de Nazaré, n/b na Capela de Nazaré desta freguesia

 

          José Gomes do Nascimento, falecido antes de 1815, foi primeiro casado com Narcisa Maria de Nazaré e em segundas com Ana Dias (inventário de José Gomes no site de Luís Antonio Villas Boas e família “Maria Inácia de Jesus” neste site).

Bernardino não é mencionado nem representado por herdeiros no inventário materno.

 

6- Vicência Antonia de São José (ou Vicência Maria de Jesus) batizada em 14-08-1791. Casou aos 05-09-1807 na Capela da Piedade com Jerônimo Teixeira de Carvalho, filho de Felipe Teixeira de Carvalho e Feliciana Maria do Sacramento. Geração na familia “Lemos - Oliveira - Godoy” Cap. 2º.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 14-08-1791 Vicencia, f.l. João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de São Jose, padr.: Manoel Gonçalves da Silva e Mariana de Jesus.

7- Constança Antonia de São José (ou Constança Mathildes de Jesus) nascida por 1795. Casou antes de 1810 com Manoel Joaquim do Nascimento, filho de José Gomes do Nascimento no nº 5 supra. Antonio da Silveira Pinto declarou em depoimento ser primo de Joaquim

8- Domingos Fernandes Pedrosa, batizado em 09-11-1795. Em 1830 estava casado.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 09-11-1795 Domingos, f.l. João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de São Jose, padr.: Antonio Rodrigues da Fonseca e Maria Teresa, solteira.

 

9- Celiria Rosa de Jesus, batizada em 05-04-1798. Casou aos 30-07-1814 com Antonio Marques de Moraes (ou Monteiro), filho de Antonio Marques de Moraes e Tereza Maria, neto paterno de Antonio Marques Monteiro e Catarina Alvares de Moraes, neto materno de José Alves Lima e Ana Maria da Conceição (família Capitão José Alves Lima, neste site).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 05-04-1798 Celiria, f.l. João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de São Jose, padr.: Revdo João Rodrigues Mello da freg. de Barbacena por pp a Antonio Rodrigues de Mello, e D. Maria Jacinta de Macedo, desta.

 

B7: SJDRei, aos 30-07-1814 matriz, Antonio Marques de Moraes, f.l. Alf. Antonio Marques de Moraes e Thereza Maria da Conceição, n/b na freg. da vila de S. Jose; = cc. Celiria Roza, f.l. João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de S. Jose, n/b nesta freguesia.

Em 1815 Antonio e Celiria moravam com Maria Fernandes de São José em sua fazenda. Cerilia faleceu aos 07-07-1834, deixando entre seus bens partes da Fazenda Beriboca compradas de várias pessoas e parte da fazenda Água Limpa, herança de sua mãe. Segundo seu inventário, neste site, Celiria e Antonio tiveram (situação em 1835):

9-1- Rita Maria de Jesus, casada com Justino Alves Pedrosa, cap. 5º, 9 supra.

9-2- Antonio Marques de Moraes, solteiro, 16 anos mais ou menos, depois falecido.

9-3- José, solteiro, 10 anos pouco mais ou menos.

9-4- Maria Marques de Jesus, 5 anos pouco mais ou menos. Casou depois com Antonio Xavier Soares, filho de Rosa de Tal e enteado de Luiz Torquato da Silva, estes moradores em Valença-RJ (em 1835). Antonio Xavier faleceu aos 17-06-1851 e Maria casou em segundas com Joaquim Inácio da Silva.

          Maria e Antonio tiveram três filhos, segundo o inventário deste, neste site:

9-4-1-Cristiano Antonio Xavier, 12 anos em 1851;

9-4-2- José Xavier Soares, 10 anos;

9-4-3- Generosa, com 8 anos em 1851. Generosa Rosa de Jesus aos 24-01-1862 casou com José Luiz da Silva, filho de Antonio Luiz da Silva e Maria Felizarda de Barros; famílias “Isabel Nunes de Siqueira” e “Araújo Martins – Araújo Sampaio” Cap. 2º

S. Vicente de Minas, MG - Igreja S. Vicente Ferrer - aos 24-01-1862 Jose Luiz da Silva, f. l. Antonio Luiz da Silva e Maria Felizarda de Barros = cc Generosa Rosa de Jesus, f.l. Antonio Xavier Soares e Maria Marques de Jesus. Test.: Zeferino Jose dos Santos e Severino Candido da Silva

 

         Generosa foi sepultada aos 26-12-1879, “morreu de morfeia”.

S. Vicente de Minas - Igreja S. Vicente Ferrer aos 26-12-1879 sep. D. Generosa, cc Jose Luiz da Silva, morreu de morfeia com idade de 30 anos, aplicada do Turvo.

 

10- Francisco Alves Pedrosa, batizaedo em 23-01-1800. Casou com Florisbela Antonia de Jesus, filha de José Gomes Sandim e Teresa Antonia de Souza. Família “Gomes Sandim’ Cap. 2.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Madre de Deus aos 23-01-1800 Francisco, f.l. João Alves Pedrosa e Maria Fernandes de São Jose, padr.: Joaquim Alves Lima e Ana Maria da Conceição.

Florisbela faleceu aos 17-04-1835 com inventário aberto no mesmo ano na Fazenda Samambaia, em São Miguel do Cajuru, onde estão arrolados seis filhos, todos com idade pouco mais ou menos (neste site):

10-1 Maria Fernandes, solteira de idade de treze anos.

10-2 Felisbina, de dez anos.

10-3 Pedro, de oito anos.

10-4 Prudenciano, de quatro.

10-5 João, de três anos.

10-6 Theresa, de quatro meses (depois falecida).

 

 

Cap 7º Mariana Alves Pedrosa

 

Nascida por 1759 em S. João del Rei. Na Capela da Piedade, aos 20-05-1776, casou-se com José João Dias, natural da freguesia de Santa Cruz da Vila da Batalha Bispado de Leiria, filho de Manoel Dias e Josefa Maria.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 20-05-1776 - Capela da Piedade, José João Dias, nat da freg de Santa Cruz da Vila da Batalha, Bispado de Leiria, f de Manoel Dias e Josepha Maria; c.c. Mariana Alves da Assunção, desta, f de Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca

 

Mariana já era falecida no inventário paterno, onde foi representada por seus filhos:

 

1- Maria Alves Pedrosa, casada com Manoel da Costa Gouvêa, que em 1814 passaram uma procuração na Fazenda de São Domingos, Termo da Vila da Campanha.

2- Francisca, casada com José Custódio. Francisca Alves Pedrosa e José Custódio Rodrigues da Veiga tiveram os filhos, q.d.:

2-1 Mariana, batizada em 31-07-1797.

Santana do Sapucai, MG bat, aos 31/Jul/1797, Matriz, Mariana, f. de José Custódio Rodrigues da Veiga e de Francisca Alves Pedrosa. Padrinhos:  ...(?) Carvalho ...(?) e Caetana Maria da Conceição, solteira (pesq. Silvia Buttros)

2-2 Helena, em 15-07-1799.

Santana do Sapucai, MG bat aos 15/Jul/1799, Matriz, Helena, f. de José Custódio Rodrigues e de Francisca Alves Pedrosa, brancos. Padrinhos: João Custódio Rodrigues, solteiro, e sua mãe Helena Maria de Jesus, viúva (pesq. Silvia Buttros)

3- Alexandre José, com 26 anos em 1809.

4- Francisco José, 24 anos em 1809

5- João José, batizado em Lavras, com 22 anos em 1809.

Lavras, MG Igreja Santana bat aos 23-03-1785 nesta matriz bat a João, f.l. Jose João Dias e Mariana Alves, padr.: João Francisco de Carvalho.

 

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 14-06-1784 nesta matriz bat a João, f.l. Jose João Dias e Mariana Alz Pedrosa, padr.: João Francisco de Carvalho e s/m Ter.ª [dobra] de Assunção.

6- José João, 20 anos

7- Luis Antonio,

8- Luiza Roza, casada com Jerônimo da Costa

9- Maria Cândida.

 

 

Cap 8º Luzia Maria Alves

 

Com 11 anos no inventário materno. Aos 27-07-1774 casou com  José Soares da Costa, natural da freguesia de S. Martinho Arcebispado de Braga, filho de Domingos da Costa e Mariana Soares.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR, 27-07-1774 - Capela da Piedade, José Soares da Costa, nat da Freguesia de São Martinho, Arc de Braga, f. de Domingos da Costa e Mariana Soares; c.c. Luzia Maria Alves, f. de Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca

 

Em 1809 eram moradores em Lavras do Funil. Em 1831, com 78 anos e viúva, Luzia comparece no censo de São João Nepomuceno:

Censo 1831 São João Nepomuceno de Lavras, fogo 168

LUZIA MARIA ALVARES, chefe do fogo, branco, 74, viuvo

FRANCISCO SOARES, dependente, branco, 49, solteiro

MANOEL SOARES, dependente, branco, 44, solteiro

ANTONIO FRANCISCO, dependente, branco, 32, casado

FRANCISCA MARIA ALVARES, dependente, branco, 34, casado

JOSE, dependente, branco, 7,

MARIA, dependente, branco, 1,

12 escravos

 

Pais de, q.d.:

1- Teresa Soares de Araújo, aos 16-08-1813, casou com João da Costa Martins, filho de Francisco de Borja da Costa Liborio e Ana Maria Martins (pesq. Luís Antonio Villas Boas - família “Francisco de Borja”).

 

2- Bonifácio Soares da Costa, casou aos 25-06-1806 com Margarida Esméria (ou Maria) de Lima (ou Fernandes), filha de Francisco Fernandes Lima e Joaquina Antonia Pereira da Silva, segundo pesquisa de Luís Antonio Villas Boas (família “Manoel Martins Bahia”).

Pesquisa por LAVB em 19/JAN/2003 no microfilme 12585469 do livro No. 2 de casamentos de Lavras onde à folha 39V e 40 consta datado em 25/JUN/1806 casamento na Capela do Rozario, filial de Lavras, BONIFÁCIO SOARES DA COSTA, filho de JOSÉ SOARES DA COSTA e LUIZA MARIA ALVES, nascido e batizado (ilegível pois está cortado o topo da folha 40) .... DE LIMA, filha leg. do Alferes FRANCISCO FERNANDES LIMA e JOAQUINA ANTONIA PEREIRA DA SILVA, natural e batizada em São João de El Rei.

 

Em 1831 morava em São João Nepomuceno com sua mulher Margarida Esméria e sete dependentes, provavelmente seus filhos.

Censo 1831 São João Nepomuceno de Lavras, fogo 164

BONIFACIO SOARES DA COSTA, chefe do fogo, branco, 55, casado

MARGARIDA ESMERIA, cônjuge, branco, 36, casado

VENANCIO SOARES, dependente, branco, 16, solteiro

ALBANO SOARES, dependente, branco, 14, solteiro

MARIA CANDIDA, dependente, branco, 15, solteiro

FRANCISCA CANDIDA, dependente, branco, 13, solteiro

FLAUZINA, dependente, branco, 10,

SILVERIA, dependente, branco, 6,

MARIA, dependente, branco, 3,

 

 

 

Cap 9º Helena Alves Pedrosa

ou Helena Maria Alves

 

Helena Alves Pedrosa ou Helena Maria Alves, batizada em 18-09-1763. Aos 10-04-1780 casou com Antonio José do Couto, natural do termo de Guimarães-PT, filho de Antonio Francisco e Adriana da Silva.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, Cap. N. Sra da Piedade aos 18-09-1763 Helena, f.l. Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca, padr.: Antonio Ferreira da Rocha e s/m Maria Lourença.

 

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 10-04-1780 Capela da Piedade, Antonio Jose do Coutto, f.l. Antonio Francisco e Adriana da Silva, n/b na freg. S. Claudio do Barco termo da vila de Guimarães Arc. Braga; = cc. Elena Maria Alves, f.l. Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assumpção França, n/b nesta fregusia. Test.: Domingos Fagundes e Domingos Francisco do Couto

 

Helena já era falecida em 1809 e foi representada no inventário paterno por seus filhos:

 

1- José Antonio do Couto, solteiro

2- Severina Alves Pedrosa, batizada em 14-06-1784. Em 1809 estava casada com Antonio José Muniz.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 14-06-1784 Severina, f.l. Antonio Jose do Couto e Helena Maria Alves, padr.: Cap. Jose Alves Lemos.

Pais de, q.d.:

2-1 Helena Alves Pedrosa em 04-09-1830 casou com Manoel Pires de Godoy, filho de João Fernandes de Godoy e Gertrudes Maria da Silveira.

B7: Paróquia de Douradinho-MG, casamentos, aos 04-09-1830 Manoel Pires de Godoy, f.l. João Fernandes de Godoy e Gertrudes Maria da Silveira, n. desta freguesia = cc Helena Alves Pedrosa, f.l. Antonio Jose Muniz e Severina Alves Pedrosa, n. da freg. do Cabo Verde,

3- Francisco, batizado em 12-10-1785. Casado

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 12-10-1785 Francisco, f.l. Antonio Jose do Couto e Helena Maria Alves, padr.: João Alves Pedroso.

4- Antonio, batizado em 03-03-1787. Casado

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 03-03-1787 Antonio, f.l. Antonio Jose do Couto e Helena Maria Alves, padr.: Manoel Reis Silva e Joaquina Antonia da Silva.

5- Venâncio, batizado em 23-12-1788.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 23-12-1788 Venancio, f.l. Antonio Jose do Couto e Helena Maria Alves, padr.: Manoel Carvalho Duarte e Maria Fernandes de São Jose.

6- Margarida, batizada em 19-10-1790. Não comparece no inventário do avô materno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 19-10-1790 Margarida, f.l. Antonio Jose do Couto e Helena Maria Alves, padr.: Francisco Carvalho Duarte.

 

 

 

Cap10º Isabel Maria de Jesus

(atualizado em 02-outubro-2011)

 

Nascida por 1764, com sete anos pouco mais ou menos em 1772. Aos 06-07-1783 casou Miguel José da Costa, filho de João da Costa Lima e Francisca  de Almeida e Silva, familia ”João Mendes de Leão”, neste site

Lavras, MG Igreja Santa Ana aos 06/Jul/1783, Ermida de N.S. do Rosário, Miguel José da Costa, f. de João da Costa Lima e de Francisca de Almeida; c.c. Isabel Maria de Jesus, f. de Manoel Alves Pedrosa e de Maria da Assunção Franca, ambos, nat. e bat. na freg. de São João Del Rei. TT: Luís de Carvalho e José da Silveira (pesq. Silvia Buttros).

 

Miguel faleceu aos 25-08-1824 e teve seu inventário aberto aos 18-5-1825 na Fazenda Fundagem de Traz da Serra, Aplicação de São Gonçalo de Ibituruna. Deixou 10 filhos arrolados em seu inventário (neste site):

1- João da Costa Lima, batizado em 15-05-1786. Viúvo, foi o tutor de seus irmãos menores

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra de Nazare aos 15-05-1786 João, f.l. Miguel Jose da Costa Lima e Izabel Maria de Jesus, padr.: Francisco de Sales Ferreira e s/m Jacinta Maria.

2- Manoel José da Costa, casado aos 29-11-1811 casou com Mariana Joaquina (ou Maria) de Jesus, filha de Felisberto Ferreira da Rocha e Ana Inácia de Jesus. Geração na família “Os Ribeiro da Silva” de São Gonçalo do Brumado I.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. da Ibituruna aos 29-11-1811 Manoel Jose da Costa, da freg. das Lavras, f.l. Miguel Jose da Costa e Izabel Maria = cc Mariana Maria de Jesus, da cap. da Ibituruna, f.l. Felisberto Ferreira Rocha e Ana Inácia de Jesus. Test.: Domiciano Jose de Souza e Vigilato Jose de Souza.

Pais de, q.d.:

2-1 Miguel, batizado em 14-10-1823

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 14-10-1823 Miguel, f.l. Manoel Jose da Costa e Mariana Joaquina, padr.: Domingos Alves da Cunha e Mariana Almeida Silva.

2-2 Custódia, em 30-10-1825.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 30-10-1825 Custodia, f.l. Manoel Jose da Costa e Mariana Joaquina, padr.: Antonio Gonçalves Martins e s/m Barbara.

3- Francisca de Almeida Silva (ou Francisca José da Costa ou Francisca Maria de Jesus), natural das Lavras. Aos 25-11-1810 casou com Domingos Alves da Cunha, filho de Manoel Alves da Cunha e Joana Rodrigues Branca, familia “Antonio Borges”.

          Domingos em 30-08-1825 passou uma procuração na freguesia de Pouso Alegre onde provavelmente era morador.

          No livro de batismos da Matriz de Nossa Senhora do Pilar de SJDR encontramos alguns filhos do casal, batizados na Capela de São Gonçalo de Ibituruna:

3-1 Albina, batizada em 13-07-1817

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 13-07-1817 Albina, f.l. Domingos Alves da Cunha e Francisca Jose da Costa, padr.: Custodio Jose da Costa e Mariana Izabel.

3-2 José, em 14-10-1823.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 14-10-1823 Jose, f.l. Domingos Alves da Cunha e Francisca de Almeida Silva, padr.: Jose Maria de Oliveira e Maria do Carmo.

3-3 Domingos, em 16-04-1825.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 16-04-1825 Domingos, f.l. Domingos Alves da Cunha e Francisca Maria de Jesus, padr.: Manoel Joaquim da Cunha Bastos e Ana Inacia cc Felisberto da Rocha.

4- Ana Josefa de Jesus, batizada em 24-09-1792. Casou com José Maria de Oliveira

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 24-09-1792 Ana, f.l. Miguel Jose da Costa Lima e Izabel Maria de Jesus, padr.: Domingos Antonio Pereira e s/m Ana Josefa do Sacramento.

Pais de, pelo menos:

4-1 José, batizado em 09-05-1826.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 09-05-1826 Jose, f.l. Jose Maria de Oliveira e Ana Josefa, padr.: Jose da Costa Lima e Maria do Carmo.

5- Silvéria Maria de Jesus, batizada em 07-11-1795. Aos 03-08-1811 casou com Manoel Joaquim da Cunha Bastos.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 07-11-1795 Silveria, f.l. Miguel Jose da Costa Lima e Izabel Maria de Jesus, padr.: Vicente Coelho da Costa, casado e Francisca do Sacramento, viuva.

 

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 03-08-1811 Manoel Joaquim da Cunha = cc Silveria Maria de Jesus. Test.: Tome Francisco de Jesus e Joaquim Jose da Cunha Bastos.

Pais de, q.d.:

5-1 Joaquim, batizado em 26-06-1812.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 26-06-1812 Joaquim, f.l. Manoel Joaquim da Cunha Bastos e Silveria Maria de Jesus, padr.: Miguel Joaquim da Cunha Bastos e s/m Izabel Maria.

5-2 Miguel, em 11-09-1813

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 11-09-1813 Miguel, f.l. Manoel Joaquim da Cunha Bastos e Silveria Maria de Jesus, padr.: Domiciano Jose de Souza e Helena Joaquina.

5-3 Antonio, em 14-06-1815

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 14-06-1815 Antonio, f.l. Manoel Joaquim da Cunha Bastos e Silveria Maria de Jesus, padr.: Miguel Jose da Costa e Ana Josefa de Jesus.

5-4 Mariana em 31-12-1817

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 31-12-1817 Mariana, f.l. Manoel Joaquim da Cunha Bastos e Silveria Maria de Jesus, padr.: Joaquim Jose da Cunha Bastos e Mariana de Almeida.

5-5 Ananias, em 03-05-1825.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 03-05-1825 Ananias, f.l. Manoel Joaquim da Cunha Bastos e Silveria Maria de Jesus, padr.: Joaquim Jose Bernardes e D. Lina Bernardes de Souza.

6- Custódio José da Costa, batizado em 23-03-1798. Casado

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 23-03-1798 Custodio, f.l. Miguel Jose da Costa Lima e Izabel Maria de Jesus, padr.: Domingos Gonçalves da Veiga e s/filha Ana Leonor.

7- Mariana de Almeida Silva, casada com João Pereira da Silva

8- Iria Maria de Jesus, solteira com 16 anos

9- Maria do Carmo, solteira com 14 anos mais ou menos

10- José da Costa, batizado em 14-11-1808.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. S. Gonçalo do Ibituruna aos 14-11-1808 Jose, f.l. Miguel Jose da Costa Lima e Izabel Maria de Jesus, padr.: Cap. Custodio Joe Dias e Maria Ignez da Silva, solteiros

 

 

Cap 11º Gonçalo Alves Pedrosa

(atualizado em 12-fevereiro-2013)

 

Nasceu por 1766, foi morador no Ribeirão dos Cavalos junto ao Morro do Chapéu Pequeno onde possuía terras vizinhas às dos herdeiros de Caetano de Carvalho Duarte e Tomas Pereira da Silva. Casou primeira vez, aos 03-07-1785, com Luiza Antonia da Silva, filha de Sebastião Luiz da Silva e Ana Felizarda da Anunciação, neta materna de Salvador Lourenço e Ignacia Lemos de Godoy (família “Lemos - Oliveira - Godoy” Cap. 2º).

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, 03-07-1785 - Capela da Piedade, Gonçalo Alves Pedrosa, filho de Manoel Alves Pedrosa e Maria da Assunção Franca; c.c. Luiza Antonia da Silva, f. de Sebastião Luiz da Silva e Anna F----. Ambos desta.

 

Luiza faleceu aos 14-08-1817 com inventário aberto aos 11-06-1818 na Fazenda Ribeirão dos Cavalos (neste site).

 

Gonçalo casou em segundas com Francisca Felisbina da Silva, filha de Domingos José de Araújo e Silva e Ana Domingas dos Reis, família “Vicente Ferreira da Silva”. Francisca Felisbina casou em segundas com Joaquim Antonio da Silva.

 

Gonçalo faleceu em abril de 1824 (inventário neste site), e deixou:

 

De Luiza Antonia:

1- Manoel Alves Pedrosa, batizado em 19-08-1787. Ainda solteiro no inventário materno.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade aos 19-08-1787 Manoel, f.l. Gonçalo Alves Pedrosa e Luiza Maria da Silva, padr.: João Antonio da Silva e Ana Felisarda.

          Casou por 1818 com Carlota Romana de Souza, falecida aos 12-06-1826 (inventário neste site) filha de Felipe Rodrigues de Souza e Theodora Romana Alexandrina (família “Francisco Ferreira da Costa”, neste site). Casou em segundas aos 25-05-1827, com Ana Cândida de Jesus, filha de Domingos Marques Pereira e Rosa Maria de São José (Os Carvalho Duarte, Cap 6º, § 7º, neste site).

Inventário de Domingos Marques Pereira (neste site) - Certidão

Aos vinte e cinco de Maio de mil oitocentos e vinte e sete, na Capela da Piedade, filial desta Matriz, de licença em presença do Reverendo Capelão Manoel Coelho de Souza se (fls. 38v) receberam em matrimônio por palavras de presente Manoel Alves Pedrosa, viúvo que ficou de Carlota Romana, e Ana Cândida, filha legítima de Domingos Marques Pereira, e de Rosa Maria de São José, os quais foram dispensados do impedimento de consanguinidade, que entre eles havia. E logo receberam as bênçãos nupciais na forma do Ritual Romano, sendo testemunhas presentes além de muitas pessoas José Alves Pedrosa e Antonio Marques Monteiro, todos desta Freguesia.

 

Como eram parentes em 4º grau de consaguinidade, pediram e obtiveram dispensa em processo já mencionado, através do qual estabelecemos a ligação de Maria da Assunção com a ilhoa Antonia da Graça, conforme explicamos em “Ascendência de Maria da Assunção” neste Estudo.

 

Manoel e Carlota Romana tiveram:

1-1 José Marcelino Alves Pedrosa, nascido por 1819, casou com Maria Emerenciana de Jesus

1-2 Luiza Carlota (ou Carolina) do Carmo, nascida por  1821. Casou, aos 21-08-1841, com Manoel Lopes Ribeiro, filho de Francisco Lopes Ribeiro e Teresa Maria de Jesus. Geração na família “Domigos Lopes Ribeiro”.

RMJ, - Paróquias de São João Del Rei - Matrimônios, Manoel Lopes Ribeiro, f de Francisco Lopes Ribeiro e Thereza Maria de Jesus = Luiza Carolina do Carmo, natural de Piedade do Rio Grande, f de Manoel Alves Pedrosa e Carlota Romana de Souza. Test: Francisco Martins de Araújo e José Maximiano de Souza. Matriz - 21-08-1841

1-3 Ana Leopoldina de Jesus, nascida por 1822 faleceu em Março de 1839, morava com sua tia Ana Dorothea da Soledade

1-4 Felipe Rodrigues Alves (ou Souza), nascido por 1823, sepultado aos 18-09-1845, sendo herdeira sua avó Dona Theodora Romana Alexandrina

1-5 Antonio José Alves Pedrosa, 1826.

 

Manoel teve de Ana Cândida:

1-6 Maria das Dores, nascida por 1829

1-7 Ana Esméria, por 1830

1-8 Mariana Jacinta de Jesus, por 1832

1-9 Manoel Alves, por 1833

1-10 Silvestre Alves, por 1834

1-11 Joaquina Cândida, por 1837

1-12 Theresa Maria, por 1838

1-13 Illos (?), por 1840

1-14 Domitila, nascida por 1841 e já falecida em 1846.

1-15 Gabriel, póstumo, nascido em 1845

 

2- Antonio Alves Pedrosa, já falecido, casado que foi com Ana Francisca de Assis, filha de Manuel Francisco Pires falecido aos 18-10-1817 e Maria Pereira de Jesus.  No inventário do pai (neste site) Ana Francisca já estava casada em segundas com Luiz Antonio Afonso.

Antonio foi representado no inventário paterno por sua filha:

2-1 Luiza Antonia de Assis, de 8 anos, casou depois com Bento José Coelho

 

3- Francisca Rosa de Jesus, 27 anos em 1824. Aos 29-11-1806 casou com Francisco Antonio Pereira (ou de Souza), filho de Domingos Antonio Pereira e Ana Josefa do Sacramento (família “Domingos Antonio Pereira”). Francisca desistiu da herança paterna.

 

4- José Alves Pedrosa, com 25 e solteiro em 1817, em Abril de 1819 obteve dispensa de consaguinidade para casar com sua parenta em 4º grau Mariana Jacinta, irmã inteira de Ana Cândida de Jesus, 1 supra. Pelas declarações das testemunhas neste processo pudemos documentar a ascendência de Maria da Assunção Franca, avó de José, conforme explicamos neste estudo.

 

5- Emerenciana Alves, batizada em 14-10-1798. Casada com José Marques da Paixão.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 14-10-1798 Emerenciana, f.l. Gonçalo Alves Pedrosa e Luiza Maria da Silva, padr.: Antonio Ferreira da Rocha, solteiro e Rosa Rabelo, casada.

 

6- João Alves Pedrosa, batizado em 03-11-1805. Já casado em 1824. Provavelmente o casado com Francisca de Paula Umbelina, filha de Felipe Rodrigues de Souza e Teodora Romana de Alexandria, na família “Francisco Ferreira da Costa”, neste site

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 03-11-1805 João, f.l. Gonçalo Alves Pedrosa e Luiza Maria da Silva, padr.: Cap. Antonio Rodrigues da Fonseca e D. Mariana Garcia de Souza, casada.

 

7- Maria Clara da Anunciação, batizada em 24-08-1810. Com 6 anos em 1817, depois casada com José Thomas da Silva.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, cap. N. Sra da Piedade do Rio Grande aos 24-08-1810 Maria, f.l. Gonçalo Alves Pedrosa e Luiza Maria da Silva, padr.: Manoel de Carvalho Duarte e s/m Esmeria Maria da Conceição.

 

8- Ana, com 10 meses no inventário materno, casou depois com Manoel José

 

Com Francisca Felisbina da Silva, tutelados do avô materno, Gonçalo Alves Pedrosa teve:

 

9- Domingos, nascido por 1819. Domingos Alves Pedrosa, aos 12-06-1844 dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau igual, casou com Luiza Rita (ou Cândida) de Jesus, filha de Manoel Gonçalves Pereira e Rita Cândida. Viúvo de Luiza e dispensados de vários impedimentos, inclusive de cunhadio, casou com Angela Cândida de Jesus, irmã de Luiza e viúva de Antonio Jacinto Nogueira; família “Bento Ribeiro Salgado” § 8.

Andrelandia, MG aos 12-06-1844 em casa de Manoel Gonçalves Pereira, Domingos Alves Pedrosa, branco de 23 anos, f.l. Gonçalo Alves Pedrosa, já falecido e Francisca Felisbina = cc Luiza Rita, branca 17 anos, f.l. Manoel Gonçalves Pereira e Rita Candida. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau igual.

 

Andrelandia, MG aos 16-04-1861 em casa de D. Rita Candida de Jesus e test.: Antonio Luiz dos Reis e Jose de Souza(?). Domingos Alves Pedrosa e Angela Candida de Jesus. Ele viuvo de Luiza Candida e ela viuva de Antonio Jacinto Nogueira; os quais foram dispensados dos impedimentos de cunhadio, parentesco espiritual em segunda especie e tambem de 4º grau de consanguinidade.

 

10- Floriano com 8 meses em 1818. Floriano Alves Pedrosa aos 03-02-1845 casou com Maria das Dores, viúva de Manoel Inácio da Silva e filha de Manoel Gonçalves Pereira e Rita Cândida, família “Bento Ribeiro Salgado” § 8º.

Andrelandia, MG aos 03-02-1845 nesta matriz Floriano Alves Pedrosa, branco de 23 anos, f.l. Gonçalo Antonio(sic), já falecido e Francisca Felisbina da Silva, ambos desta freguesia = cc Maria das Dores, branca de 17 anos, f.l. Manoel Gonçalves Pereira e Rita Candida e viuva de Manoel Ignacio da Silva. Test.: Manoel Gonçalves Pereira e Domingos Alves Pedrosa.

 

Cap. 12º Inácia Alves da Assunção

(atualizado em 21-janeiro-2013)

 

Nascida por 1768. Aos 06-06-1783 casou com José da Fonseca Bueno (ou Leme), batizado em Carrancas aos 24-02-1750, filho do Capitão Diogo Bueno da Fonseca e Joana Batista Bueno de Macedo (SL 1º, 434, 3-3). Família “Os Bueno da Fonseca em Lavras do Funil”.

Lavras, MG Igreja Santa Ana aos 06/Jun/1783, Ermida de N.S. do Rosário, José da Fonseca Leme, f. do Capitão Diogo Bueno da Fonseca e de D. Joana Batista Bueno de Macedo, nat. e bat. na freg. de Lavras; c.c. Inácia Alves da Assunção, f. de Manoel Alves Pedrosa e de Maria da Assunção Franca, nat. e bat. na freg. de S. João Del Rei. TT: Manoel do Monte Gato e Domingos Alves de Barros (pesq. Silvia Buttros)

 

Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-02-1750 Jose, f.l. Diogo Boeno e Joana Batista, padr.: o Vigario Rodrigo Lopes por pp de Bartolomeu Rodrigues da Silva e s/m Maria Jorge.

 

José faleceu em 03-02-1795. Em 1809 Inácia estava casada com João Alves (ou Gonçalves) Rodrigues.

Lavras, MG obitos aos 03-02-1795 faleceu Jose da Fonseca Bueno casado com Inacia Alz da Assunção, foi sepultado dentro da ermida do Rosario, filial desta matriz

Inácia faleceu aos 11-05-1826, na fazenda Coruja do Capivari, Freguesia de Santana das Lavras, com inventario aberto no ano seguinte na mesma fazenda por seu filho Joaquim da Fonseca Bueno.

Segundo seu inventário (neste site, pesquisa de Alda Câmara Bueno de Moraes) teve:

 

Com José da Fonseca:

1- Esméria Angélica da Fonseca casada com Bernardo de Jesus Pereira, que cremos ser o filho de Manoel de Jesus Pereira e Emerenciana Helena de Santana (família “Manoel de Jesus Pereira”). Já eram falecidos em 1827, deixando os seguintes filhos:

1-1 José Joaquim da Fonseca, casado

1-2 Bernardo de Jesus Pereira, casado

1-3 Emerenciana, casada com Manoel Joaquim dos Santos Nogueira

1-4 Manoel de Jesus Pereira, solteiro. Aos 15-04-1828 casou com Mara da Conceição, filha do Cap. José Antonio de Oliveira e Ana Maria do Espírito Santo.

Lavras, MG Igreja Santana aos 15-04-1828 e test.: Jose Joaquim da Fonseca e Bernardo de Jesus Pereira. Manoel de Jesus Pereira, f.l. Bernardo de Jesus Pereira e Esmeria Angelica da Fonseca = cc Maria da Conceição, f.l. Cap. Jose Antonio de Oliveira e Ana Maria do Espirito Santo. Naturais e moradores nesta freguesia.

 

2- Joaquim da Fonseca Bueno aos 30-04-1805 casou com Ângela Maria de Jesus (ou da Conceição) filha do Alferes Francisco Fernandes Lima e Joaquina Maria Pereira. Geração na família “Manoel Martins Bahia”.

B7: Casamentos - SJDRei, aos 30-04-1805 Cap. Sra.da Piedade, Joaquim da Fonceca Bueno, f.l. Jose da Fonceca Lemes e Ignacia Alves da Assumpção, n. da freg. das Lavras; = cc. Angela Maria de Jesus, f.l. Alf. Francisco Fernandes Lima e Joaquina Maria Pereira, n/b nesta freguesia.

 

3- Silvéria Angélica da Fonseca casada com Joaquim de Almeida Sales

 

4- Manoel Alves da Fonseca casou, na Ermida de S. Bernardo do Macaia aos 05-03-1809 (ou 20-03-1810 como termo no inventário de João Pedroso), com Maria Luiza Pedrosa, filha de João Pedroso Ferreira e Antonia Medina de Oliveira (família “Frutuoso Dias de Oliveira”).

Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, aos 05-03-1809 na Ermida de S.. Bernardo do Macaia, filial da matriz de S. João del Rei, Manoel Alves da Fonseca Bueno, f.l. de José da Fonseca Bueno e D. Ignacia da Assunção; = cc. Maria Luisa Pedrosa, f.l. de Jose Pedroso Ferreira e Antonia Nedina (sic). Nts/bts nesta.

 

5- Francisco José da Fonseca, batizado em 10-02-1793. Casado em 1827.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 10-02-1793 na capela do Rosario filial desta matriz bat a Francisco f.l. Jose da Fonseca Leme e Inacia Alves da Assunção, padr.: Antonio Jose (sobrescrito Ferr.ª) Neto e D. Ana Bueno, todos desta freguesia.

 

Com João Rodrigues:

6- Maria Inácia, casada com Luiz Antônio de Azevedo. Pais de, q.d.:

6-1 Inácia, batizada em  abril de 1817.

LDS Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplemento no mes de abril do ano de 1817 bat a Inacia, f.l. [dobra] Antonio de Azevedo e Maria Inacia Ro[dobra], foram padrinhos Francisco Antonio de Azevedo e Inacia Alves da Assunção.

6-2 Mariana, provavelmente em 1819.

Lavras, MG Igreja Santana Lv Suplemento em mes incerto de mil oitocentos e desa[nove?] bat a Mariana, f.l. Luiz Antonio de Azevedo e Maria Inacia Rodrigues, foram padrinhos Joaquim Antonio de Azevedo e Mariana Gonçalves do Nascimento.

 

7- Rita Rodrigues (ou Rita Maria da Conceição) casada aos 02-09-1821 com Prudêncio Rodrigues Penna

Lavras, MG Igreja Santana matr aos 02-09-1821 nesta matriz Prudencio Rodrigues Penna cc Rita Maria da Conceição, test.: Bonifacio Soares da Costa e Joaquim Jose Pedroso, todos desta freguesia.

Pais de, q.d. (acervo Itamar Boop):

7-1 Maria Rita da Conceição, em Resende-RJ aos 27-04-1844, casou com Francisco Rodrigues Casrneiro, filho de José Ribeiro de Carvalho e Maria Emerenciana de Santa Ana. Com geração.

27-04-1844 em Santa Ana, Francisco Rodrigues Carneiro, f.l. Jose Ribeiro de Carvalho e Maria Emerenciana de Santa Ana; = cc. Maria Rita da Conceição, f.l. Prudencio Rodrigues Penna, já fal. e Rita Maria da Conceição (ficha 2245)

7-2 Francisca Maria da Conceição em 22-01-1853 casou com Domingos Rodrigues Ramos, filho do falecido Felisberto José Ribeiro e Isabel Rosa de Jesus. Com geração.

22-01-1853 em Santa Ana, Domingos Rodrigues Ramos, n. Santa Ana, f.l. Felisberto Jose Ribeiro, falecido e Isabel Rosa de Jesus; = cc. Francisca Maria da Conceição, n. S. Ana, f.l. Prudencio Rodrigues Pena e Rita Maria da Conceição, falecidos. Test.: Tenente Jose de Alvarenga Freire e Francisco Felisberto Ribeiro (ficha 2786)

 

8- Ana Rosa casada com Manoel Ferreira de Jesus

 

9- José Gonçalves Rodrigues, solteiro