PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

PINTO GUEDES

os irmãos João, Francisco e Manoel

 

 

Fabricio Gerin

 

 

Em meados do séc. XVII vieram para o Brasil, para a vila de São Paulo, os irmãos João Pinto Guedes, Francisco Pinto Guedes Alcoforado e Manoel Pinto Guedes.

Eram naturais do lugar de Sermanha, freguesia de Santa Maria de Sedielos, concelho de Penaguião (hoje concelho de Peso da Régua) Distrito de Vila Real- PT, e filhos de João Pereira (da Fonseca Osório) e Catarina Guedes (Alcoforado).

João Pereira (da Fonseca Osório) foi batizado em 12-03-1604 em Santo André de Medim (hoje Sanhoane), filho de Manoel Pereira, natural do lugar de São Miguel, freguesia de São Miguel de Lobrigos, e Leonor de Osório, natural do lugar dos Encambalados, da mesma freguesia, casados em 04-04-1601 em São Miguel de Lobrigos, Leonor faleceu prematuramente em 27-09-1607 na mesma freguesia),

(Santo André de Medim – Livro , fls. ) Aos doze dias do mês de março da era de seiscentos et quatro annos baptizei eu M.el Ant.o cura desta igr.a ha Joam f.o de M.el P.ra et de sua m.er Lianor Dosoiro et foram padrinhos M.el Dosouro et Denisia P.ra todos desta freig.a et por verdade fis et assinei era ut sup. Manoel Antonio. 1604.

 

“Manoel P.ra foi recebido com Lianor Dozouro dos Cambellados em quatro dias de abril de seiscentos e hu forão test.as Diogo P.to e Bastião Roiz desta freig.a. Melchior Glz”

 

lianor osorio dos emcabellados se faleceo aos vinte e sete dias do mês de setembro de seiscentos e sete anos he seu erdeiro seu marido manoel p.ra fez manda iaz dentro nesta igr.a. Melchior Gl.z. Ao intero 4 miss. mais ao mês 3 ao anno sinquo mais quatro miss”.

 

Em 06-02-1626 em Santa Maria de Sedielos, João casou com Catarina Guedes

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 172v) Recebi eu o P.e cura desta igreja de Sancta M.a de Sedielos a João Pereira filho de Manoel Pereira he de sua pr.a mulher com Cn.a Guedes filha de Fr.co Pinto he de sua mulher Andreza Nunes moradores em Seremenha testemunhas Dioguo de Morais Cogominho he Jorge Pinto oje 6 dias do mês de fevreiro era 1626 annos. O P.e João Roiz da Costa.

 

Ascendência de Catarina Guedes

 

          João Pereira faleceu em 14-07-1659 em Santa Maria de Sedielos e Catarina Guedes faleceu em 30-08-1662 na mesma freguesia.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2, fls. 93) Faleceo João Pereira do luguar de Cermenha aos catorze dias catorze dias do mês de julho de mil et seiscentos sincoenta et nove fez mãda não avi sua mulher o bradou no enterro hu alqueire de vinho outro de trigo hu carn.ro, dia mês era ut supra deixou três ofícios de cinco padres e mais hua misa no altar perviligiado. Sebastião de Mag.es. Fes hu of.o de sinco padres dous  e o mês e anno.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2, fls. 102v) Aos trinta dias do mês de agosto de 662 annos falleseo Caterina Gedes vev.a m.or em Sermenha suas filhas erdeiras . Pasa na verdade = dia era ut supra. O Cura Ant.o Nunes de Aguiar. Tem satisfeito com todos os bens dalma. Aguiar.

 

Entre os filhos de João e Catarina:

- João Pinto Guedes, que veio para o Brasil (segue no Cap. 1º).

- Francisco Pinto Guedes Alcoforado, capitão ,que também veio para o Brasil (segue no Cap. 2º).

- Manoel Pinto Guedes, que também veio para o Brasil (segue no Cap. 3º).

- Maria, batizada em 11-01-1638 em Santa Maria de Sedielos.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 31v) Maria f.a de João Pereira e de sua molher do lugar de Sermenha naceo nos 6 dias de janeiro de 638 e foi baptisada nos 11 do ditto mês forão padrinhos M.a e Ant.o ambos f.os de Domingos Jorge do lugar de Saa desta frg.a e por verdade fis este termo. Manoel Tavares.

- Domingos, batizado em 21-12-1644 em Santa Maria de Sedielos.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 58) D.os filho de João P.ra e de sua m.er m.res no lugar de Sermenha bautisei eu João da Fons.a Pinh.ro aos vinte e hu de dez.bro de seiscentos e quarenta e quoatro forão padrinhos Luis Grases e C.na Guedes f.os de Luis Grases de Aldarete todos desta frg.a puslhe os santos óleos e por verdade fis este q. asinei, dia, mês, e era ut supra. João da Fons.a Pinh.ro.

 

Cap. 1º

JOÃO PINTO GUEDES

 

 

Fabricio Gerin

 

 

João Pinto Guedes batizado aos 06/04/1626 em Santa Maria de Sedielos.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 98) João, filho legitimo de João P.ra e de sua mulher C.na Guedes baptizei eu o p.e cura João Roi.z da Costa cura que sou desta igreja de Sancta M.a de Sediellos aos 6 dias do mês de abril era 1626 annos recebeo os sanctos óleos. João Roi.z da Costa.

Casou com Eugênia Rodrigues de Escudeiros, batizada em janeiro de 1647 na Sé de São Paulo, filha de Domingos Afonso de Escudeiros, inventariado em 17-07-1685 e Maria Rodrigues, inventariada em 04-12-1668, neta materna de Antonio Rodrigues Baião e Isabel Ribeiro - família “Antonio Rodrigues Baião”.

(Sé de São Paulo, livro 0, fls. 39: janeiro de 1647 bat  Eugênia, f. de Domingos Afonso e Maria Rodrigues – padrinhos: Jerônimo de ... e Isabel ...)

João faleceu com testamento de 22-03-1661, e inventário aberto em 12-05-1661 na vila de São Paulo, em casa de Domingos Afonso de Escudeiros.

Aos 12/05/1661, nesta vila de São Paulo, em pousadas da morada de Domingos Afonso Escudeiro, achei a Eugênia Rodrigues de Escudeiro, dona viúva que ficou de João Pinto Guedes – assina por ela e a seu rogo seu pai Domingos Afonso.

– título dos filhos: Catarina de 1 ano

– diz o Alferes Diogo Álvares Pestana como procurador de sua mulher Eugênia Rodrigues de Escudeiro, que a dita sua mulher foi primeira vez casada com João Pinto Guedes, do qual matrimônio lhe ficou uma única filha por nome Catarina, a qual Catarina é morta, e fica em tal caso sua mãe dita Eugênia Rodrigues sendo legítima herdeira da dita sua filha (1678).

 – não ponho dúvida ao que o suplicante pede, porque não houve outro herdeiro mais que a dita defunta, de quem sua mãe é sua legítima herdeira, São Paulo, 03/07/1678, Manuel Pinto Guedes.

testamento (22/03/1661): rogo e peço a meu irmão Francisco Pinto e ... Domingos Afonso queiram ser meus testamenteiros – declaro que sou natural de Penaguião, filho de João Pereira da Fonseca e Catarina Guedes – declaro que sou casado com Eugênia Rodrigues Escudeiro, filha de Domingos Afonso e Maria Rodrigues ... ...nho da dita minha mulher Eugênia ...lha legítimo matrimônio a qual não ... seu nome porquanto a minha vinda para este sertão ... ainda recém-nascida e por se batizar – declaro que deve meu irmão Manuel Pinto ... – cumpra-se: 11/05/1661).

 

Durante a inventariança, Eugênia casou segunda vez com o Alferes Diogo Álvares Pestana com geração na família “Antônio Rodrigues Baião”.

 

 

1- Catarina, filha única de João Pinto Guedes e Eugênia Rodrigues, nascida antes de 11-05-1661. Já era falecida em 03-07-1678, quando o procurador de sua mãe, Alferes Diogo Álvares Pestana, peticiona no inventário de João Pinto Guedes, requerendo a legítima da defunta órfã Catarina

(“dis o Alferes Diogo Alv.res Pestana como procurador bastante da sua mulher Eugenia Roi.z de Escudero, que a dita sua mulher foi primera ves casada com João Pinto Guedes, do qual matrimonio lhe ficou hua única filha por nome Catherina, a qual dita Catherina he morta e fica em tal cazo sua may dita Eugenia Roi.z sendo legitima erdera por direito da dita sua filha.”).

 

========================================================================

 

Ascendência de Catarina Guedes

Catarina Guedes, homônima da avó paterna, filha de Francisco Pinto e Andresa Nunes, neta paterna de outro Francisco Pinto e de Catarina Guedes.

 

Os PINTO GUEDES de Sedielos

(atualizado em 16-fevereiro-2015)

 

Fabricio Gerin

 

Francisco Pinto e sua mulher Catarina Guedes foram moradores no lugar de Sermanha, em Santa Maria de Sedielos, Distrito de Vila Real- PT, em meados do século XVI, onde Francisco faleceu aos 01-08-1598 com testamento.

Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 203v) Fr.co Pinto de Sermenha faleceo o pr.o de agosto de 98. Fes mãda. Mostrou-me o f.o Amaro P.to certidão em como M.el Dazevedo cura q. foi nesta Igr.a lhe dicera sinquo missas. Eu lhe dice mais sinquo hua dellas cantada co seu off.o oie 26 de mayo seiscentos e v.te e sinquo annos. Gaspar Rodrigues.

 

De acordo com o que nos informa Frei Teodoro de Melo, no “Nobiliário Particular dos Morgados de Veludo e Colégio da Baeta”, e no “Textual Genealogico de cujos titulos se provam a Arvore dos Morgados de Velludo, e Collegio da Baeta” – tendo como base documentos hoje desaparecidos do tabelião do concelho de Aregos – este Francisco Pinto era filho de Gonçalo Cochofel e Briolanja Pinto.

 

Nobiliário Particular dos Morgados de Veludo e Colégio da Baeta, de Frei Teodoro de Melo (in Casas e Brasões de Resende, de Joaquim Correia Duarte): Árvore dos Pintos de Ribadouro, por Frei Teodoro de Melo – 1738, fls. 346: D. BRIOLANJA PINTO – casou com Gonçalo Cochifer, senhor da Casa da Lagariça e capitão-mor do concelho de Aregos, filho de Martin Gonçalves Cochifer, senhor que foi da dita Casa e Capitão-mor do mesmo concelho, fidalgo muito honrado, poderoso e rico em Ribadouro, e tiveram filhos João Pinto que segue, D. Isabel Pinto que casou no subramo 3, Álvaro Pinto, sem geração, Gonçalo Vaz Cochifer, vedor do Infante D. Luís, morreu em Ceuta, Capitão de Galés, Francisco Pinto que casou em Penaguião com D. Catarina Guedes, de quem teve filhos D. Leoniza Pinto que casou com Antonio de Medeiros, e outros que se ignoram os seus nomes.

Textual Genealogico de cujos titulos se provam a Arvore dos Morgados de Velludo, e Collegio da Baeta, de Frei Teodoro de Melo, fls. 126: 487 Huã escriptura de compra nas notas do Tabeliam em Aregos Ayres Teyxeyra em 12 de Junho de 1587. a folhas 12 da qual consta que Francisco Pinto filho de Gonçalo Cuchifer, e de sua mulher Briolanja Pinto cazou em Penaguião com Catharina Guedes, e teve huã filha Leoniza Pinto, a qual cazou em Villa Nova termo de Mesão Frio com Antonio de Medeiros.

Textual Genealogico de cujos titulos se provam a Arvore dos Morgados de Velludo, e Collegio da Baeta, de Frei Teodoro de Melo, fls. 114: 444. O inventario por falescimento do dito Gonçalo Cucifer que se acha no cartorio dos orphãos do concelho de Aregos feito em 20 de Dezembro de 1516, e o que se fez por falescimento da dita sua mulher Briolanja Pinto que anda apenso ao do dito seu marido e feito em 11 de Mayo de 1528. dos quaes consta haverem os filhos seguintes = João Pinto = Izabel Pinto = Beatriz Pinto estes já cazados no tempo do 1º inventario = Maria Pinto de idade de 26 anos = Gonçalo Vaz de 21 anos = Francisco Pinto de 20 anos, e Marcos Pinto se não faz menção no 2º inventario donde se colhe que morreu moio, e dele consta mais que a dita Briolanja Pinto requereu ao juiz que lhe entregasse as pessoas, e bens dos ditos seus filhos orphãos sem lhe dar outro tutor ao que se deferiu por ser mulher fidalga, e de gerações de fidalgos honrada, e de bom viver so com a condição de dar fiança aos bens, e logo deu por fiadores Diogo Dias, e João Dias com as suas mulheres Izabel Pinto, e Beatriz Pinto, e a João Pinto, e sua mulher Beatriz Machado, e Afonso Dias, e Catharina Pires sua mulher os quaes por todos se acharem prezentes assinarão o termo de fiança aos 15 de Dezembro de 1516.

Textual Genealogico de cujos titulos se provam a Arvore dos Morgados de Velludo, e Collegio da Baeta, de Frei Teodoro de Melo, fls. 115: 448. Huã sentença de partilhas que anda no fim do inventario da dita Briolanja Pinto entre os herdeiros contheudos nelle = João Pinto = Francisco Pinto = e Gonçalo Vaz Irmãos = e João Dias marido de Beatriz Pinto, e Tutor dos filhos que ficarão de Diogo Dias marido que foi de Izabel Pinto, e se deu a dita sentença em 28 de Julho de 1528.

 

Entre os filhos de Francisco Pinto e Catarina Guedes:

 

1- Leonisa Pinto casada Antonio de Medeiros Pinto. Foram moradores no lugar de Mouchinhos, em São Mamede de Vila Marim, onde ambos faleceram. Leonisa em 26-02-1605 e Antonio em 13-05-1605.

São Mamede de Vila Marim, concelho de Mesão Frio, distrito de Vila Real - óbitos

Aos 26-02-1605 lioniza pinta molher de Anto de Medeiros ... não fez manda” – mais adiante consta o mesmo termo duplicado e riscado: “Lionisa pinta molher de Anto de Medros pinto não fez testamto ... risquei poq ja o tinha assentado.

 

Aos 13-05-1605 Antonio de Medros pinto não fez testamto”.

 

2- Beatriz Machado casou com Francisco Cardoso. Foram moradores no lugar de Sermanha, em Santa Maria de Sedielos onde Beatriz faleceu aos 05/07/1632 e Francisco em 16/07/1634.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 102) Morreo Breatriz Machada molher de Fran.co Cardoso de Cermenha aos cinco dias de julho de seyscentos e trinta e dous annos fez testam.to cerrado e seu marido q. verey disserão se no dia, e mês vinte missas duas dellas cantadas co seus off.os de nove lições devesse o anno, e por verdade fiz este q. assigney eu cura. G.par Correa de Barros.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 108) Em desaseis de julho era ut supra [634] faleceo Fr.co Cardoso v.o fiquarão seus f.os por erd.ros e que lhe disesem trinta missas com duas offertas em tres estados com sua missa cantada e off.o de nove liçois e per verdade fis este que asinei eu cura. G.co de Figr.do. Tem satisfeito com o entero e mês e anno. Figr.do.

Entre os vários filhos de Beatriz e Francisco:

2-1 Catarina Guedes casou com Luís Garces e foram moradores no lugar de Aldarete, em Santa Maria de Sedielos onde Luís faleceu aos 15/06/1668 e Catarina aos 03/10/1676.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2 – 2º caderno, fls. 61v) faleceo Luis Graces do lugar de Aldarete aos quinse de junho de 668 @ fes manda sua mulher C.na Guedes he sua herdeira e testamenteira de que fis este asento era ut supra. Domingos Pinto de Araujo. Fes emterro e mês e ano de des padres.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2 – 2º caderno, fls. 73) faleceo Caterina Guedes veuva do lugar de Aldarete em tres de 8bro de mil e seis sentos e setenta e seis annos a qual tinha feito manda no dote de seu filho Pero Guedes que he seu herdeiro e deixou trinta missas em tres estados e os mais direitos parochiais, de que fis este asento era ut supra. O P.e Cura Pantaleão Roi.z Marques. Fizerãlhe tres officios de vinte p.es.

Entre os filhos do casal:

2-1-1 Catarina Guedes batizada aos 28/07/1625 em Santa Maria de Sedielos, onde aos 31/03/1659, dispensados no 3º grau de consanguinidade, casou com Antonio Pinto, filho de Manoel Guedes e Inácia Pinto 2-1-1 abaixo (termo único de casamento para as duas irmãs casadas com os dois irmãos).

Em Santa Maria de Sedielos aos 28/07/1625 bat. “Catherina filha de luis Garces & de sua molher mors em aldarete” – “forão padrinhos Balthesar pto de ...vesende & cna guez fa de gco pra alcoforado”.

2-1-2 Maria de Araújo batizada aos 01/03/1631 em Santa Maria de Sedielos.

Em Santa Maria de Sedielos aos 01/03/1631 bat. a “Maria filha de Luis garces Et de sua molher Cna guez do luguar de Aldarete” – “forão padrinhos Alvaro pinto mor em S. joam de medim Et fellipa de Carvalho molher de Anto Coelho Correa”.

         No mesmo dia (31/03/1659) que sua irmã supra, tambem dispensados no 3º grau de consanguinidade, casou com Jerônimo Guedes, filho de Manoel Guedes e Inácia Pinto, 2-1-2

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2, fls. 59) Recebi em face de igreia na forma do sagrado cõssilio trid. e constituiçõis deste bispado neta igreja de S. Maria de Cediellos aonde são freiguezes a Ant.o P.to f.o de Manoel Guedes e de sua mulher Inacia P.ta do lugar de Cermenha cõ Catarina Guedes f.a de Luis Graces e de sua mulher Catarina Guedes do lugar de Aldarete e a Jheronimo Guedes f.o do dito M.el Guedes e de sua m.er Inacia P.ta com M.a de Araujo f.a do dito Luis Graces e de sua m.er Catarina Guedes, sendo parentes em terceiro grao e julgado por sentença asinada pello R.do Sn.or Vigairo Geral poderem cazar cõforme a hu breve que mostrarão de sua sanctidade dispensados e por verdade fis isto oie trinta e hu de março de mil e seiscentos e sincoenta e nove de que forão testemunhas Ant.o Coelho, Balthezar de Sequeira, G.co Monteiro, dia, mês e era ut supra. Sebastião de Magalhães.

3- Antonio Pinto casou aos 08/02/1593 em Santo André de Medim com Maria Guedes, filha de Gonçalo Guedes, da Portela.

(Santo André de Medim – Livro 1, fls. ) Testyfyco eu allv.o royz abbade de Samto Amdre de Medym q eu casey e receby amtonyo pymto f.o de fr.co pymto de sermenha frg.a de s.a de sydyelos com m.a guedez f.a de g.o guedez da portella frg.a de samto amdre de midym ... a sollenidade que mãda ha samta madre ygreya ... sam recebydos ... a oyto dyas ... do mes de fevereyro da era de 1593 annos e por verdade asyney aqui. allv.o royz.

          Foram moradores no lugar de Sermanha, em Santa Maria de Sedielos onde Antonio Pinto faleceu aos 16/05/1632 e Maria Guedes faleceu aos 6/11/1637.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 102) Morreo Antonio Pinto de Cermenha aos desaseis dias de mayo de seiscentos e trinta e dous annos fez testamento q. verey vy o testamento deixa nove missas sc. tres ao dia, e tres ao mês, e tres ao anno co seu off.o e q. o bradassem conforme os uzos, e costumes, e por verdade fiz este e assigney declaro q. deixou mays q. cada hua de suas f.as lhe mandem dizer tres missas. G.par Correa de Barros. ... esta satisf.to e tem quitaçam. Figr.do.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 127v) Faleceo M.a Gedes v.a do lugar de Sermenha nos 16 de novembro de 637 annos fiquarão suas f.as por suas erd.ras e testamenteiras e por verdade fis este termo. Manoel Tavares. ... tem satisfeito co os bens dalma. P.ra.

 

Entre os filhos de Antonio e Maria Guedes:

3-1 Inácia Pinto batizada aos 11/03/1594 em Santa Maria de Sedielos onde aos 10/12/1625 casou com Manoel Guedes.

 (Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 27) Inasia f.a de Ant.o Pinto e de sua molher M.a gedes mor.s em sermenha desta freig.a naseo o pr.o dia de março de noventa e quoatro e foi bautizado nesta igreia forão padrinhos Antonia Teixeira e D.os Pinto de S. Joane, e eu cura q. a bautizei, em 11 do dito mês era ut s.a. Melchior Gedes.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 172v) Recebeo de licenssa minha em esta igreja de Sancta Maria de Sediellos o p.e Guonçalo Gracia a Manoel Guedes com C.na Pinta (sic) filha de Antonio Pinto e de sua molher moradores em Seremenha oie des de dezembro [de 1625] testemunhas q prezente estavão Guaspar de Freitas ho novo e o velho o p.e João Roiz da Costa.

          Ambos faleceram em Santa Maria de Sedielos onde foram moradores, Manoel aos 15/05/1641 e Inácia aos 30/10/1663.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 132v) Faleceo Manoel Guedes m.or no lugar de Sermenha aos quinze de maio de mil e seiscentos e quarenta e hu, fes manda em q. deixou sua molher por erdeira e testamt.ra não fasendo menção do terço dalma, deixou lhe disessem sinquo missas ao dia, e sinquo ao mês, sinquo ao ano e o bradase conforme pudese, e fis este q. asinei dia, mês, era ut supra. João da F.ca Pinh.ro. Tem feito o dia, e mês ... ano. Fons.a. Tem tirado quitação.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2 – 2º caderno, fls. 49v) faleceo Inacia Pinta v.a do lugar de Sermenha aos trinta de otubro de 663 fes m.da seus filhos herdeiros de que fis este asento dia mês era ut supra. Araujo. Fes emterro e mês.

3-1-1 Antonio Pinto batizado aos 21/08/1626 em Santa Maria de Sedielos.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 98) Ant.o filho de M.el Guedes de Sermenha e de sua molher Ignacia P.ta foi baptisado a vinte e hu dias do mês de agosto da era de 626 foi baptizado pelo p.e João Rodrigues da Costa. Costa.

         Dispensados no 3º grau de consangüinidade casou, aos 31/03/1659 em Santa Maria de Sedielos, com Catarina Guedes, filha de Luís Garces e Catarina Guedes, 1-1-1 supra.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2, fls. 59) Recebi em face de igreia na forma do sagrado cõssilio trid. e constituiçõis deste bispado neta igreja de S. Maria de Cediellos aonde são freiguezes a Ant.o P.to f.o de Manoel Guedes e de sua mulher Inacia P.ta do lugar de Cermenha cõ Catarina Guedes f.a de Luis Graces e de sua mulher Catarina Guedes do lugar de Aldarete e a Jheronimo Guedes f.o do dito M.el Guedes e de sua m.er Inacia P.ta com M.a de Araujo f.a do dito Luis Graces e de sua m.er Catarina Guedes, sendo parentes em terceiro grao e julgado por sentença asinada pello R.do Sn.or Vigairo Geral poderem cazar cõforme a hu breve que mostrarão de sua sanctidade dispensados e por verdade fis isto oie trinta e hu de março de mil e seiscentos e sincoenta e nove de que forão testemunhas Ant.o Coelho, Balthezar de Sequeira, G.co Monteiro, dia, mês e era ut supra. Sebastião de Magalhães.

 

         Catarina faleceu aos 05/02/1664 no lugar de Sermanha, em Santa Maria de Sedielos.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2 – 2º caderno, fls. 50v) faleceo C.na Guedes de Sermenha mulher de Ant.o P.to aos sinquo de fevereiro abintestada seu marido e seus filhos herdeiros de que fis este asento dia mês era ut supra de 664. Araujo. Fes emterro mês tem satisfeito. Araujo.

         Antonio faleceu aos 27/12/1709 casado em segundas núpcias com Clara Guedes, falecida em 05/03/1711.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 4, fls. 266v) Ant.o P.to. Antonio Pinto marido de Clara Guedes do lugar de Sarmenha desta frg.a faleceo aos vinte e sete dias do mês de desembro de mil e setecentos e nove, foi enterrado nesta igreja adeministreilhe so o sacram.to da penitencia, e não ouve lugar p.a se adeministrarem os mais: fes testam.to: seu filho João herd.ro, deixou tres officios de sinco padres, era de idade de cem annos pouco mais ou menos, de que fis este assento que assinei, dia e era ut supra. O P.e Hieronimo Guedes de Miranda. Fes dia. Fes mês. Fes anno.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 4, fls. 272) Clara Guedes. Aos sinquo dias do mês de março do anno de mil sete sentos e onze faleceo Clara Guedes v.a q. ficou de Ant.o P.to do luguar da Soromenha desta frg.a de S.ta M.a de Sediellos com todos os sacram.tos não fes test.o foi emterrada dentro nesta ig.a seo f.o erdeiro teria oitenta annos de hid.e pouco mais ou menso de q. fis este asento dia mês era ut supra. O P.e Cura G.co de Macedo Tx.a. Tem feito os tres ofícios.

3-1-2 Jerônimo Guedes batizado aos 10/07/1631 em Santa Maria de Sedielos.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 9v) Hieronymo filho de Manoel Guedez do lugar de Cermenha e de sua molher Ignacia Pinta, baptizey eu Gaspar Correa nesta igreja hoje dez d‘julho de seiscentos e trinta e hu annos forão padrinhos Antonio Coelho e Guiomar Cardosa f.a de Fran.co Cardoso de Cermenha todos desta freguezia e admenistreilhe os sanctos óleos, fiz este q. assignei era ut supra. G.par Correa de Barros.

         No mesmo dia (31/03/1659) que seu irmão supra, tambem dispensados no 3º grau de consanguinidade, casou com Maria de Araújo, filha de Luís Garces e Catarina Guedes, 1-1-2 supra (termo único de casamento para os dois irmãos casados com as duas irmãs).

         Jerônimo faleceu aos 23/09/1685 e Maria de Araújo em 19/02/1711 no mesmo lugar de Sermanha.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2 – 2º caderno, fls. 87) falleceo Hieronimo Guedes do lugar de Sarmenha em os v.te e tres de 7bro de seis sentos e oitenta e sinco annos, fes manda verbal sua m.er herdeira de que fis este, que asignei era ut supra. Manoel Correa Coelho. Fes enterro de 8 pp.tes mês, fes anno.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 4, fls. 269) Maria de Araujo. Aos dezanove dias do mês de f.ro do anno de mil e sete sentos e onze faleceo Maria de Araujo v.a com todos os sacram.tos do luguar da Soromenha desta frg.a de S.ta Maria de Sediellos m.er q. ficou de Jeronimo Guedes teria de hid.e noventa annos fes testam.to deixou por sua alma tres ofícios esta emterrada dentro nesta ig.a de q. fis este asento dia mês hera ut supra. O P.e Cura G.co de Macedo Tx.a. Tem feito os tres ofícios.

 

4- Amaro Pinto casou aos 31/03/1596 em Santo Adrião de Sever com Isabel de Mesquita, filha de Fernão Pinto, morador em Mafômedes, Santo Adrião de Sever.

(Santo Adrião de Sever – Livro 1, fls. 155v) Amaro. Aos trinta e hu dias do mês de março de mil e quinhentos e noventa e seis annos recebi eu g.co fr.z abb.e de Sever a Amaro pinto f.o de fr.co pinto de cermenha co isabel da mesquita f.a de fernão pinto m.or em mafomedes desta freig.a de Santo Adrião de Sever sendo test.as fr.co guedes de Sediellos e matheus daguiar cidadão do porto e p.o gl.z de paços desta freig.a e por verdade asiney aqui. g.o fr.z abb.e de Sever.

5- Isabel Guedes casada aos 08/01/1596 em Santa Maria de Sedielos, com Gaspar Antunes, filho de Gaspar Luís e sua mulher, do lugar das Asoreiras. Este Gaspar Antunes é irmão de Andresa Nunes que casou no mesmo dia com Francisco Pinto, irmão desta Isabel Guedes. Moradores no lugar das Asoreiras, em Santa Maria de Sedielos.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 148v) Fr.co Pinto f.o de Fr.co Pinto de Sermenha e de sua molher C.a Gedes serecebeo nesta igreia c Andreza Nunes f.a de Gaspar Luis e de sua molher das Asoreiras desta freig.a. E outrosi no mesmo dia e hora serecebeo Isabel Gedes f.a dos sobreditos Fr.co Pinto e sua molher co Gaspar Antunes f.o do sobredito Gaspar Luis e eu Vigr.o q. os recebi ... e 8 de janeiro de 96. Melchior Gedes.

          Gaspar Antunes faleceu aos 04/08/1618 e Isabel Guedes faleceu aos 09/04/1640 em Santa Maria de Sedielos (não fez testamento por ser mentecapta – ficaram por herdeiros seu genro e sua filha).

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 227v) Aos quatro dias do mês de aguosto do anno de seiscentos e dezouto annos se falleceo G.par Antunes das Asoreiras fes testamento sua molher obriguada aos bens de sua alma. Gaspar Cerq.ra. Não fes nada.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 131) Faleceo Isabel Guedes aos nove de abril de 640 e não fes testam.to por ser mente caupta e fiquarão por erd.ros seu genro e sua filha q. lhe farão bens dalma conforme sua posse e na verdade fis este. Manoel P.ra. Fes enterro de ... tem satisfeito co tudo. P.ra.

6- Francisco Pinto Guedes, filho de Francisco Pinto e Catarina Guedes do lugar de Sermanha. Casou em 08-01-1596 em Santa Maria de Sedielos com Andresa Nunes, filha de Gaspar Luís e de sua mulher (não nomeada no termo), do lugar das Asoreiras.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 148v) Fr.co Pinto f.o de Fr.co Pinto de Sermenha e de sua molher C.a Gedes serecebeo nesta igreia c Andreza Nunes f.a de Gaspar Luis e de sua molher das Asoreiras desta freig.a. E outrosi no mesmo dia e hora serecebeo Isabel Gedes f.a dos sobreditos Fr.co Pinto e sua molher co Gaspar Antunes f.o do sobredito Gaspar Luis e eu Vigr.o q. os recebi ... em 8 de janeiro de 96. Melchior Gedes.

Andresa Nunes faleceu em 13-08-1634 em Santa Maria de Sedielos, e Francisco Pinto Guedes faleceu em 25-03-1644, na mesma freguesia.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 108) Em treze de agosto era ut supra [de 634] faleceo Andreza Nunes molher de Fr.co Pinto de Sermenha, fes manda deixou seis misas resadas e q. as bradasem seus erd.ros conforme pudesem e por verdade fis este que asinei era ut supra. G.co de Figr.do. Estam ditas duas missas. Estam ditas mais coatro missas come satisfes seu marido Fr.co P.to e por verdade asinei eu Cura G.co de Figeiredo.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 140) Faleceo Fr.co Pinto m.or q. foi no lugar de Sermenha aos vinte e sinquo de março de 1644 fes hua manda em hu dote q. fes a Fr.co de Moura ao quoal deixou inquareguados os bens dalma os quoais são os seguintes: se mandaria fazer três officios quada hu de sinquo missas, e missa cantada, e daria ao interro dous alq.res de triguo, dous tostois hu alq.re de v.o, e por verdade fis este q. asinei oie 26 de março de 1644. Esta feito interro e mês e ano. Ten quitação. Fons.a.

 

Tiveram os filhos, nascidos e batizados em Santa Maria de Sedielos, q.d.:

 

6-1 Catarina Guedes em 20-05-1619, solteira, foi madrinha de batismo em Santa Maria de Sedielos.

(“Marcos de moura do pedregual e Catherina guedez de Sermenha mosa Solteira”).

          Crismada em 28-10-1620 em Santa Maria de Sedielos, juntamente com os irmãos Jorge, Domingos e Domingas

(“Admenistrou O mui S.to Sacram.to da Confirmação nesta igr.a de S.ta M.a de Cediellos as p.as desta fr.a O illustrissimo S.or B.po Dom Rodrigo da Cunha aos vinte e outo dias de outubro de seiscentos e vinte sendo eu G.ar Rodrigues cura – Sermenha – Jorge f.o de fr.co p.to / D.os irmão / D.as irmãa / C.na irmãa”).

          Catarina casou com João Pereira (da Fonseca Osório) e são o tronco dos “PINTO GUEDES” no Brasil, para onde emigraram três de seus filhos.

 

6-2 Domingos batizado em 15-03-1604 e crismado em 28-10-1620.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 39v) Domingos f.o de Fr.co Pinto de Sermenha e de sua molher Andresa Nunes naceo aos quinze dias do mês de março de seiscentos e coatro e foi bautizado aos dezanove do dito mês forão padrinhos Fr.co dalm.da m.or na Varsia e madrinha M.a Vaz molher de G.par de Freitas de Sermenha eu G.co Gracia cura q. o bautizei dia mês era sobredita. Gracia.

6-3 Francisco batizado em 10-12-1606. Faleceu em 10-12-1634 em Sedielos.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 115v) Fr.co f.o de Fr.co P.to de Sermenha e de sua molher foi bautizado aos dez dias do mês de dezembro de seiscentos e seis annos forão padrinhos Luis Garces e Ant.a P.ta todos desta frg.a e o p.e Luis Coelho que o bautizou de minha licença e posto que oitros vão adiante que ... bautizados prim.ro não façao duvida que ... e tudo mais na verdade e eu M.el dazevedo que este fis. Manoel dazevedo.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 110) Em des de dezembro de 634 faleceo Fr.co f.o de Fr.co P.to de Sermenha feslhe seu pay os bens dalma conforme sua posibilidade e per verdade fis este que asinei eu cura. G.co de Figr.do.

6-4 Jorge Pinto Guedes batizado em 02-05-1610 e crismado em 28-10-1620. Em 15-09-1650 recebeu alvará dos foros de escudeiro-fidalgo e cavaleiro-fidalgo.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 119v) Jorge f.o de Fr.co P.to e de sua molher mor.s em Sermenha foi bautizado aos dous dias do mês de maio de seiscentos e dez forão padrinhos G.co Guedes das Asoreiras e Britis Machada molher de Fr.co Cardoso de Sermenha e eu M.el dazevedo que o bautizei dia mês era ut supra. Manoel dazevedo.

 

(Matrículas de Moradores da Casa Real, Livro 5, fólio 404v (15/09/1650) – Alvará a Jorge Pinto Guedes, natural de Seromenha, concelho de Penaguião, filho de Francisco Pinto Guedes, dos foros de escudeiro-fidalgo e cavaleiro-fidalgo com 750 réis de moradia por mês e 1 alqueire de cevada por dia, pelos serviços prestados em Ceuta).

6-5 Domingas Pinto batizada aos 29/09/1613 e crismada em 28-10-1620.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1, fls. 54) Dominguas f.a de Francisquo P.to de sermenha foi bautizada nesta Igr.a por mim Belchior Gl.z cura nella em vinte e nove dias de setembro de seiscentos e treze forão padrinhos Gaspar Antunes das Açoreiras e madrinha C.na de Moura molher de Lionel Gl.z tem os s.tos olleos dia mês asima. Belchior Gl.z.

          Casou em 31-05-1643 em Sedielos com Diogo Pereira.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 93) Recebeo o r.do p.e Manoel P.ra de minha l.ça na forma do sagrado concilio e constetuisois deste bispado a D.o P.ra com D.as P.ta moradores no lugar de Sermenha desta frg.a forão t.as D.os de Freitas e Fr.co de Moura, do mesmo lugar e D.os Jorge de Sá, e por verdade fis este q. asinei o deradeiro de maio de 1643. João da Fons.a Pinh.ro.

          Domingas faleceu em 27-04-1669 em Santa Maria de Sedielos, e Diogo Pereira faleceu em 10-12-1678 na mesma freguesia. Com geração.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2 – 2º caderno, fls. 63) faleceo D.as Pinta de Sermenha mulher de Diogo P.ra aos v.te e sete de abril de 669 @ fes manda seu marido herdeiro de que fis este asento era ut supra. Araujo. Fes emterro e mês.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2 – 2º caderno, fls. 77) faleceo Diogo Pereira veuvo do lugar de Sermenha o quoal fes mamda e deixou a seu genro M.el Alves por herdeiro e a seu filho Diogo e deixou dose missas em tres estados, e os mais direitos parochiais e faleceo em os des de desembro de mil e seis sentos e setenta e oito de que fis este asento era ut supra. O P.e Cura Marques. Satisfes as missas.

 

6-6 Maria Pinto (ou Guedes) casada em 03-05-1640 em Santa Maria de Sedielos com Francisco de Moura.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 1 – 2º caderno, fls. 90v) Recebi em face de igr.a conforme ao sagrado conc. trd. E constetuissões deste bp.do a Fr.co de Moura com Maria Pinta ambos desta frg.a e lhe dei as benssões e forão testemunhas Luis Grases e Marcos de Moura e Fr.co Roi.z todos deste frg.a e por verdade fis este oie 3 de maio de 640. Manoel P.ra.

          Maria faleceu em 02-07-1685 em Santa Maria de Sedielos, e Francisco em 01-12-1690 na mesma freguesia. Com geração.

(Santa Maria de Sedielos – Livro 2 – 2º caderno, fls. 87) falleceo Maria Guedes m.er de Fran.co de Moura do lugar de Sarmenha em os dois de julho de seis sentos e oitenta e sinco fes manda verbal, seo marido he herdeiro, e por verdade fis este dia e era ut supra. Manoel Correa Coelho. Fes enterro de 5 pp.tes mês e anno.

 

(Santa Maria de Sedielos – Livro 3, fls. 178) falleceu Frn.co de Moura v.o do lugar de Sarmenha em o pr.o dez.bro de seis sentos e noventa fes m.da seus f.os são herdeiros de que fis este era ut supra. Manoel Correa Coelho. Fes enterro de 5 pp.tes mês e anno.