PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

OS MARTINS COVAS

 

A partir de esboço de autoria do Dr. .José Guimarães, pesquisas de Paola Dias e Bartyra Sette, nos livros paroquiais, inventários e “de genere”.

 

Teve inicio esta família com Manoel Martins Covas, natural da Vila de Mondim de Basto, filho de João Martins e Domingas Gonçalves. Casou com Maria da Silva Luz, batizada em Baependi aos 06-12-1723, filha de Tomé de Souza e Margarida Bicuda, esta natural de Guaratinguetá e falecida em Baependi em 06-01-1750 com 50 anos (pesquisa Dr. José Guimarães) (citados no de genere do bisneto o padre Antonio Joaquim Nogueira da Luz como Tomé de Souza do Prado e Margarida Bicuda Lemes - pesquisa de Paola Dias), neta materna de Francisco Martins de Araújo e sua segunda esposa Margarida Bicuda, família “Francisco Martins de Araújo”..

Termo inserido no “de genere” do neto Antonio:

Batismo de sua avó paterna Maria filha de Thomé de Souza do Prado e de sua mulher Margarida Bicuda Lemes.

Igreja de Nossa Senhora de Monserrate de Baependi 6-12-1723 batismo de Maria, filha de Thome de Souza e de sua mulher Margarina Bicuda.

 

O casal se estabeleceu em Baependi onde Manoel faleceu no estado de viúvo aos 11-11-1787, com testamento redigido no Sitio da Encruzilhada aos 08-07-1779:

B7: Baependi-MG - Óbitos - aos 11-11-1787 faleceu com seu solene testamento Manoel Martins Covas, viuvo de Maria da Silva da Luz, n. da villa de Mondim de Basto, f.l. João Martins e Domingas Gonçalves.

Testamento:

Eu Manoel Martins Covas, f.l. de João Martins e Domingas Gonçalves, n. de Mondim de Basto.

Testamenteiros: 1º minha mulher Maria da Silva da Luz, 2º meu filho Francisco Martins da Luz, 3º Mathias Vieira.

Sou cc. Maria da Silva Luz de cujo matrimônio tivemos os filhos seguintes a saber: = Francisco = Úrsula = Senhorinha = Jose = Clara = Rita = Maria = Manoel = Anna = João.

Casei minha filha Ursula com Lourenço Jose de Andrade.

Meu casamento foi por carta de metade.

(...) herdeira do remanescente da terla a mulher.

Torno a pedir a meu filho Francisco Martins da Luz e a dita minha mulher Maria da Luz e a Mathias da Silveira, como no principio deste testamento, queiram ser meus testamenteiros e no terceirolugar o dito Mathias Vieira.

Citio da Encruzilhada da Freguesia de Baependi, 08-07-1779

Manoel Martins Covas.

 

Manoel e Maria tiveram:

 

1- Francisco Martins da Luz - Cap. 1º

 

2- Ursula Maria de Jesus - Cap. 2º

 

3- Senhorinha Antonia do Nascimento - Cap 3º

 

4- José. Não descobri seu casamento, mas creio tratar-se do Tenente José Martins Covas, casou com Josefa Maria de Oliveira. Descobrimos (pesquisa José Guimarães):

4-1- Ana Isabel da Luz, natural de Baependi, onde em 21-2-1803, casou com José Joaquim Teixeira, natual de Barbacena, filho de Antonio Teixeira Coelho e de Maria de Mendonça de Jesus.

4-2- Maria Custódia de Jesus, nat. Baependi, onde em 16-02-1806, casou com Manoel Teixeira Coelho, filho de Antonio Teixeira Coelho e de Maria de Mendonça de Jesus.

 

5- Clara Francisca do Nascimento habilitou-se para casar com Francisco José de Mello, filho de Francisco Xavier de Souza e Helena Pedrosa, família “Francisco Martins de Araújo”.

Processo de Dispensa Matrimonial de Baependi - Curia de Campanha

Francisco José de Mello e Clara Francisca do Nascimento

Que Thomé de Souza do Prado foi casado com Margarida Bicuda e destes nasceram Francisco Xavier de Souza e Maria da Silva da Luz.

Que Francisco Xavier de Souza foi casado com Elena Pedroza destes nasceu Francisco José de Mello.

Que de Maria da Silva Luz c.c. Mel Martins Covas nasceu a oradora Clara Francisca do Nascimento (Pesquisa de Paola Dias).

 

6- Rita Custódia de Cassia, natural de Baependi, onde em 13-08-178-(?) casou com Antônio da Costa Oliveira, natural da Borda do Campo (hoje Barbacena), filho de João da Costa e de Isabel de Oliveira Gil. (pesquisa José Guimarães):

 

7- Maria Leme da Silva - Cap 7º

 

8- Manoel Joaquim da Luz, natural de Baependi, em Lavras aos 21-11-1790 casou com Francisca Teresa de Faria, natural de São João del Rei, filha de Ignácio Faria Moniz e Maria Joaquina. (pesquisa de Paola Dias)

Aos 21-11-1790 na Ermida de São Bento, filial de Lavras, casaram-se: MANOEL JOAQUIM DA LUZ, natural de Baependi, filho de Manoel Martins ------ (borrão) e Maria da Silva da Luz, com FRANCISCA THEREZA DE FARIA, natural de São João del Rei, filha de Ignácio Faria Moniz e Maria Joaquina. Testemunhas: Alferes Francisco Martins da Luz e Capitão José Joaquim Gomes Branquinho. (pesquisa de Paola Dias)

 

Pais de, pelo menos:

8-1 Thomé, batizado em Lavras aos 09-11-1794.

Aos 09-11-1794 foi batisado THOMÉ - f.o de Manoel Joaquim da Luz e Francisca Thereza de Faria. pad: Ignacio de Faria e Ursula Maria de Jesus, todos desta freguesia (pesquisa de Thiago Morales Martins a pedido de Paola Dias).

 

9- Ana

 

10- João