PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 2º

ÚRSULA MARIA DE JESUS

(atualizado em 09-maio-2019)

 

Bartyra Sette

 

Úrsula Maria de Jesus, batizada em de Baependi aos 05-05-1742, onde aos 17-08-1763 casou com Lourenço José de Andrade e Silva, natural de Carrancas, filho de Mateus Leme Barbosa e Rosária Maria de Jesus, família “Mateus Leme Barbosa”.

Baependi, MG aos 17-08-1763 nesta matriz se receberam Lourenço Jose de Andrade S.ª, n/b na freg. de N. Sra da Conceição das Carrancas desta comarca, f.l. de Mateus Leme Barbosa e de s/m Rosalia Maria de Jesus = com Ursula Maria de Jesus, n/b nesta freguesia, f.l. de Manoel Martins Covas e de s/m Maria da Luz.

 

Lourenço José faleceu em 15-01-1799 e teve seu inventário (neste site) aberto pela viúva aos oito de Julho do mesmo ano. Compareceram oito filhos e um neto rerpresentando seu falecido pai:

Maria Antonia do Sacramento

Bento José de Andrade

Ana Senhorinha de Andrade

Bárbara Francisca

Lourenço José de Andrade

Madalena Rosa

Theresa Vitória

Luzia Vitória do Paraíso

Silvéria Maria

 

1- Maria Antonia do Sacramento, natural da Freguesia de Baependi, casou em primeiras núpcias aos 07-06-1790 em Baependi com o Alferes José Joaquim do Rego Barros, natural de Aiuruoca, filho do Capitão Cosme do Rego Barros natural de Pitangui-MG e Maria Barbosa de Lima, natural de Lorena - SP, neto paterno do Sargento mor Francisco do Rego Barros e Archangela Furquim da Luz, neto materno do Sargento mor Francisco Barbosa Lima natural da cidade de S. Paulo e sua primeira mulher Maria de Andrade natural da vila de Jacarey, bispado de S. Paulo e falecida após 23-01-1742 quando o casal é padrinho em batismo em Aiuruoca. (naturalidades encontradas em batismo de netos, pesquisa de Bartyra Sette - ver SL. 6º, 229, 5-10)

Baependi, lv. 5, Fls. 42 - aos 07 junho 1790 - Alferes JOSÉ JOAQUIM DO REGO Barros e D. MARIA ANTONIA DO SACRAMENTO.

Ele f.l. do Capitão Cosme do Rego Barros e de D. Maria Barbosa de Lima; n. e b. na freg. De Aiuruoca.

Ela f.l. de Lourenço José de Andrade e Silva e de Ursula Maria de Jesus; n. e b. nesta mesma freguesia.

 

          Maria Antonia casou em segundas núpcias, em Aiuruoca aos 15-04-1800, com Manoel Correa Rangel, natural de Aiuruoca, viúvo de Maria Francisca de Alvarenga (casados em Baependi, na capela N. Sra da Conceição do Rio Verde, aos 28-11-1792, ela natural de Parati - RJ, filha legitima de Francisco Coelho de Oliveira e Anna Maria de Alvarenga) filho legitimo de Domingos Lemes de Brito e Maria da Conceição Silva, neto materno de Antonio da Silva e Ignes Pedrosa de Moraes, por Ignes b isneto do Guarda mor Narciso de Faria e Silva e Maria Pedrosa de Moraes casal tronco da família “Narciso de Faria e Silva” neste site.

lv. 5, aos 28 novembro 1792 na capela N. Sra da Conceição do Rio Verde, desta freguesia. MANOEL CORREA RANGEL e MARIA FRANCISCA DE ALVARENGA.

Ele f.l. de Domingos Leme de Brito e Maria da Conceição Silva, n. e b. na freguesia de N. Sra. Da Conceição de Aiuruoca.

Ela f.l. de Francisco Coelho de Oliveira e Anna Maria de Alvarenga; n. e b. na freg. De N. Sra, dos Remédios, vila de Parati, bispado do RJ.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas., Aos 15 abril 1800 - matriz - Alferes MANOEL CORREA RANGEL, f.l. de Domingos Lemes de Brito e Maria da Conceição Silva, n. e b. freg,. Aiuruoca, viuvo de Maria Francisca de Alvarenga;

c/ D. MARIA ANTONIA DO SACRAMENTO, viuva do Alferes Joseph Joaquim de Barros.

 

Maria teve, das primeiras núpcias com José Joaquim, pelo menos, os filhos:

1-1 Francisco de Paula Barros, falecido em Aiuruoca, com testamento, aos 10-06-1849, com 58 anos, viúvo de Maria Joaquina de Siqueira, casados em Aiuruoca aos 16-02-1813, ela filha do Alferes Romão Gonçalves Gil, falecido em Aiuruoca, com testamento, aos 31-01-1822 e Gervasia Nunes de Siqueira. (pesquisa Bartyra Sette). (SL. 7º, 534, 6-5)

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - Aos 16 fev 1813 matriz - FRANCISCO DE PAULA BARROS, f.l. de José Joaquim de Barros e D. Maria Antonia do Sacramento; c/ D. MARIA JOAQUINA DE SIQUEIRA, f.l. do Alf. Romão Gonçalves Gil e D. Gervasia Nunes de Siqueira. Ns. bts. e moradores nesta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG s/n; (queimado); aos 10 junho 1849, Alferes FRANCISCO DE PAULA BARROS viuvo de D. Maria Joaquina de Siqueira, 58 anos, c/test.

a m/filho Valério; a m/filha Anna, a m/filho Aureliano que nomeio zelador dos meus filhos de menor idades, os dois herdeiros instituidos (Valério e Anna).

04 junho 1849 registrado aos 14 junho 1849.

 

Pais de, batizados em Aiuruoca: (pesquisa Bartyra Sette).

1-1-1 Aureliano, 20-11-1814, tutor de seus irmãos menores, Valério e Ana.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batizado aos 20 nov 1814 matriz, AURELIANO, f.l. de Francisco de Barros e Maria Joaquina de Siqueira, padr.: Capitão Manoel Correa Rangel e D. Gervasia --- --eira.

1-1-2 Domiciano de Paula Barros, com 25 anos em 1846, requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com Maria Carolina de Siqueira, filha de Joaquim Gonçalves de Siqueira e Luiza Constança Villela. Geração na família “Villela” Cap. 3º.

Aiuruoca, MG Livro Misto 1845 e 1845_1846 Domiciano de Paula Barros e Mariana Carolina de Siqueira Naturais e moradores da freguesia da vila de Aiuruoca Bispado de Mariana - consanguinidade em 2º grau 29-04-1846.

Q Joaquim Glz de Siqueira, pai da oradora, era irmão de Maria Joaquina, mãe do orador - consanguineos em 2º grau.

A oradora é orfã de pai, e sua mãe tem dez filhos

 

Juramento dos oradores: Domiciano de Paula Barros, branco, solteiro, natural e morador na freguesia desta vila de Aiuruoca onde tem negocio de tropa, de idade 25 anos (...) (aa) Domicianno de Paula Barros

Juramento da oradora Mariana Carolina de Siqueira, mulher branca, solteira, natural e moradora na freguesia desta vila onde vive em companhia de sua mãe, de idade de 17 anos.

1-1-3 Theodosia, 23-01-1825

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 23 jan 1825 matriz, THEODOSIA, f.l. de Francisco de Paula Barros e Maria Joaquina de Siqueira, padr.: Alf. Tristão Antonio da Silveira e s/m Mariana Umbelina de Jesus

1-1-4 Ana, 26-12-1832

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 26 dezembro 1832, ANNA, f.l. do Alferes Francisco de Paula Barros e Maria Joaquina de Siqueira, padr.: Manoel Bernardo da ---- e D. Mariana Guilhermina de Jesus.

1-1-5 Valério, citado no óbito paterno.

 

1-2 Escolástica Joaquina do Nascimento, natural de Aiuruoca onde aos 01-12-1810 casou com Veríssimo Plácido da Cunha de Carvalho, nascido na mesma freguesia aos 01-10-1790, filho do Capitão Antonio d'Arantes Marques, natural da freguesia de S. Salvador do Souto, Comarca de Vianna, Arc. Braga e D. Anna da Cunha, natural da freguesia de Aiuruoca onde faleceu com testamento, viúva, aos 05-05-1824; neto paterno de Domingos de Arantes, natural da dita freguesia de S. Salvador do Souto e Josefa Francisca Marques, natural da freguesia de S. Matheos da mesma Com. e Arc. Braga; neto materno do Coronel Antonio da Cunha de Carvalho, natural da freguesia de  Sto. Andre de Mulares, Com. Guimarães, Arc. Braga e D. Bernarda Dutra, n. e b. freg. Borda do Campo deste Bispado de Mariana. (família “Bernarda Dutra da Silveira” Cap. 2º, § 12º).

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 08 nov 1790 capela S. José do Favacho, filial da matriz de Baependi, VERISSIMO, nascido aos 01 de outubro, f.l. do Capitão Antonio de Arantes Marques, n. e b. na freg. de S. Salvador do Souto, comarca de Vianna, arc. Braga e D. Anna da Cunha, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca; np de Domingos de Arantes, n. e b. na dita freguesia de S. Salvador do Souto e Josefa Francisca Marques, n. e b. freg. de S. Matheos da mesma com. e arc. Braga; neto materno do Cel. Antonio da Cunha de Carvalho, n. freg. Sto. Andre de Mulares, com. Guimarães, arc. Braga e D. Bernarda Dutra, n. e b. freg. Borda do Campo deste bispado de Mariana. Padr.: Capitão Joseph Garcia Duarte e s/m D. Anna Maria Duarte estes da freg. de Baependi e aqueles da de Aiuruoca.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas., aos 01 dezembro 1810 matriz - VERÍSSIMO PLÁCIDO DA CUNHA DE CARVALHO, f.l. do Capitão Antonio d'Arantes Marques e D. Anna da Cunha de Carvalho; c/ D. ESCHOLASTICA JOAQUINA DO NASCIMENTO, f.l. do Alf. Joseph Joaquim de Barros e Maria Antonia do Sacramento. Ns. e bts. nesta freguesia.

 

Pais de, q.d., batizados em Aiuruoca: (pesquisa de Bartyra Sette)

1-2-1 Maximo, aos 26-12-1811.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 26 dezembro 1811 matriz, MAXIMO, f.l. de Veríssimo Plácido de Arantes e de Escholastica Joaquina, padr.: Tenente Jerônimo de Arantes Marques e D. Anna da Cunha de Carvalho, todos desta freguesia.

1-2-2 Cândida, 18-3-1813

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 18 março 1813 matriz, CÂNDIDA, f.l. do Alf. Veríssimo Plácido de Arantes e D. Escholastica Joaquina do Nascimento, padr.: Alf. João de Arantes Marques casado, morador no bispado de S. Paulo e, D. Theresa Maria Duarte, casada com o Capitão Thomas Joaquim de Arantes.

1-2-3 Aureliano, julho de 1823

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG -  aos --- julho 1823, matriz, AURELIANO, fo. l. do Alf. Ver----- Plácido de Arantes e D. Escholastica; padr.: Capitão Manoel Correa Rangel e D. Maria Antonia.

 

1-3 Hipolita Joaquina do Sacramento, aos 25-04-1811, em Aiuruoca, casou com Joaquim José Ferreira, natural da freguesia de Santa Eulalia, Bispado do Porto, filho de José Ferreira de Andrade e Teresa Maria Coelho.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. matriz - JOAQUIM JOSEPH FERREIRA, f.l. de Joseph Ferreira d'Andrade e Theresa Maria Coelho, n. e b. freg. Sta. Eulalia, Bisp. do Porto; c/ D. HIPPOLITA JOAQUINA DO SACRAMENTO, f.l. do Alf. Joseph Joaquim de Barros e D. Maria Antonia do Sacramento, n. e b. nesta freg

 

Pais de, entre outros, batizado em Aiuruoca (pesquisa de Bartyra Sette)

1-3-1 Bernardina, aos 2-10-1814.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 02 outubro 1814 matriz, BERNARDINA, f.l. de Joaquim José Ferreira e Hipolita Joaquina do Sacramento; padr.: Capitão Manoel Correa Rangel e D. Maria Antonia do Sacramento.

 

1-4 Silvéria Maria do Sacramento, em Aiuruoca aos 26-11-1812 casou com o Tenente Antonio Mendes de Carvalho, f.l. do Capitão Joaquim Mendes de Carvalho (bat. em Aiuruoca aos 10-03-1748, filho de Manoel Mendes de Carvalho e de Antonia Maria) e Maria Josepha de Carvalho (casados em 08-07-1777 na duvida o ano), neto paterno de Manoel Mendes de Carvalho e Antonia Maria de Souza, neto materno de Luiz Pinto de Carvalho e Maria Barbara Leite. Faleceu Silveria, de parto, com testamento, aos 25-11-1829. (pesquisa de Bartyra Sette).

          Tenente Antonio casou em segundas núpcias com Leonissa Pulqueria Villela geração na família “Os Mendes de Carvalho” Cap. 3º.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 14 julho 1779 Rosário da Lagoa, ANTONIO, f.l. de Joaquim Mendes de Carvalho e Maria Josefa de Carvalho; padr.: José Mendes de Carvalho e Maria Antonia, solteiros e tios do batizado. Todos desta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 26 nov 1812 matriz - Tenente ANTONIO MENDES DE CARVALHO, f.l. do Capitão Joaquim Mendes de Carvalho e Maria Josepha de Carvalho; c/ D. SILVERIA MARIA DO SACRAMENTO, f.l. do Alf. José Joaquim de Barros e D. Maria Antonia do Sacramento. Ns. bts e moradores nesta freguesia.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - matriz aos 25 novembro 1829, c/test. 32 anos, de parto, D. SILVERIA JOAQUINA DO SACRAMENTO, cc. o Tenente Antonio Mendes de Carvalho.

F. l. de José Joaquim do Rego Barros, já falecido, e Dona Maria Antonia do Sacramento, n. e b. nesta freguesia.

Testamenteiros: 1- meu marido; 2- m/irmão Francisco de Paula Barros; 3- m/irmão Gabriel do Rego Barros.

legados:

-a Zeferina mulher de Manoel de Soisa;

- a Escolástica mulher de Domingos Alves;

Sou cc. Antonio Mendes de Carvalho.

texto:

a criança que concebi;

-meus irmãos inteiros: Francisco de Paula Barros, Gabriel do Rego Barros, Hipolita cc. Joaquim José Ferreira, e Escolástica cc. o Guarda mor Viricimo Plácido de A----

Fazenda do Frances 13 novembro 1829. Registrado aos 13 novembro 1829.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 10 março 1748 matriz, JOAQUIM, f.l. de Manoel Mendes de Carvalho e s/m Antonia Maria, padr.: Pedro Vas e Luiza de Sousa Cordeyra.

 

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. aos 08 julho 1777 (?) JOAQUIM MENDES DE CARVALHO e MARIA JOSEFA DE CARVALHO.

Ele f.l. de Manoel Mendes de Carvalho e D. Antonia Maria de Soiza, n. desta freguesia.

Ela f.l. de Luiz Pinto de Carvalho e Maria Barbara Leite, n. desta freguesia.

 

1-5 Gabriel do Rego Barros (citado no testamento da irmã Silveria Maria do Sacramento como seu irmão inteiro) casou em primeiras núpcias com Candida Arnaut (ou Candida Ignacia de Toledo como é citada no batismo dos filhos Silvério e José) batizada em Aiuruoca aos 17-10-1802, filha do Capitão Joseph Correa Arnaut de Toledo e Anna Mendes de Carvalho.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 17 out 1802 Lagoa, CANDIDA, f.l. do Capitão Joseph Correa Arnaut de Toledo e D. Anna Mendes de Carvalho; padr.: Dr. Joseph Joaquim Carneiro de Miranda e Costa por pp. que dele apresentou o padre Francisco Monteiro da Fonseca Borges.

 

Teve das primeiras núpcias, batizados em Aiuruoca, q.d.: (pesquisa Bartyra Sette)

1-5-1 Maria, aos 06-10-1822. Maria Joaquina, viúva em 1869.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 06 out 1822 Alagoa, MARIA, f.l. de Gabriel do Rego Barros e Candida Arnaut, padr.: Francisco de Paula Barros e Anna Mendes de Carvalho. Todos desta freguesia.

1-5-2 Silvério, aos 31-07-1825, na capela de Serranos. Silvério Arnaut, casado

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 31 julho 1825 Serranos, SILVERIO, f.l. de Gabriel do Rego Barros e Candida Ignacia de Toledo, padr.: Capitão Manoel Correa Rangel e s/m D. Maria Antonia do Sacramento.

1-5-3 Ana, 02-03-1828. Não é citada no inventário paterno.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 02 março 1828 matriz, ANNA, f.l. de Gabriel do Rego Barros e Candida Maria, padr.: Antonio Mendes de Carvalho e s/m D. Silveria.

1-5-4 José, 24-10-1830. Não é citado no inventário paterno.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG --  batismos, aos 24 out 1830 matriz, JOSÉ, f.l. de Gabriel do Rego Barros e Candida Innocencia digo Ignacia de Toledo, padr.: Manoel Arantes de Toledo e D. Leonissa Pulcheria Villela.

1-5-5 Mariana, cerca de 1831 na capela da Bocaina. Casada com Francisco de Carvalho.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - na era de 1831 pouco mais ou menos Capela Bocaina, MARIANNA, f.l. de Gabriel do Rego Barros e Candida Ignacia de Toledo, padr.: Antonio da Costa e Anna Mendes de Tolledo.

 

1-5 (Segundo pesquisa de José Guimarães - ASBBRAP 7) Gabriel do Rego Barros, em 1835 habilitado para casar com sua prima (3º grau) Maria Rosa de São José, ou de Jesus, filha de Francisco do Rego, neta paterna do Alferes José do Rego Barros.

Encontramos o filho (pesquisa Bartyra Sette):

1-5-6 Gabriel, batizado aos 30-07-1836 na Guapiara.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos aos 30-7-1836 Guapiara, GABRIEL, f.l. de Gabriel do Rego Barros e Maria Rosa, padr.: Manoel Bernardes Correa que o batizou em necessidade e D. Leonissa Pulclairia Villela mulher do Tenente Antonio Mendes de Carvalho, por pp que apresentou D. Custodia Maria do Sacramento mulher de Antonio do Rego Barros.

Gabriel faleceu em Batatais em 10-05-1869. Foi inventariado no mesmo ano pór sua viúva Maria Rosa de Jesus, ou de São José, compareceram 7 filhos de ambos os matrimonios. Três abaixo sem identificação da mãe:

1-5-7 Antonio Tolentino de Barros, casado.

1-5-8 Teodora casada com Antonio Joaquim.

1-5-9 Gabriela Maria, viúva.

1-5-10 Rita com 12 anos em 1869. Rita Vitoria do Paraiso, filha de Maria Rosa de São José, aos 05-06-1870 dispensados do impedimento de consanguinidade de 3º grau atingente ao 2º, casou com Antonio Basilio de Arantes, filho de Francisco de Paula Arantes e de Candida Felisbina.

Batatais, SP matr 05-junho-1870, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau atingente ao 2º na linha lateral se receberam Antonio Basilio de Arantes e Rita Vitoria do Paraiso. Ele f.l. de Francisco de Paula Arantes e de Candida Felisbina e ela f.l. do finado Gabriel do Rego Barros e de Maria Rosa de São Jose. Naturais e batizados nesta freguesia

 

 

Batatais, SP óbitos aos 10-maio-1869 faleceu Gabriel do Rego Barros de idade 74 anos, casado com Maria Rosa de São Jose. Jaz no adro desta matriz.

 

Arquivo do Forum de Batatais-SP

Juizo de Orfãos de Batatais-SP

Ano 1869

Inventário de Gabriel do Rego Barros

Inventariante Maria Rosa de Jesus

Imagens Disponibilizadas por Sergio Corrêa Amaro

Transcrição e Resumo: Projeto Compartilhar

 

Faleceu Gabriel do Rego Barros, casado que foi com Maria Rosa de Jesus, deixando filhos orfãos e bens (...). Batatais 23 de julho de 1869

Declarou a inventariante Dona Maria Rosa de Jesus que seu marido faleceu em dias do mes passado, que não fizera Testamento e nem Codecilio (...). Assina a rogo de Maria Rosa de S. José.  José Severino de Almeida.

 

Titulo de Herdeiros:

D. Maria Rosa de Jesus - viúva.

 

Filhos:

1- Silverio Arnau, casado.

2- Maria Joaquina, viúva.

3- Francisco de Carvalho por sua mulher Mariana.

4- Antonio Tolentino de Barros, casado

5- Antonio Joaquim por sua mulher Theodora

6- Gabriela Maria, viuva.

7- Rita de idade 12 anos.

 

Lançamento dos Bens.

Dividas Ativas e Passivas.

Monte Mor Partivel   398$160

Meação                   199$080

a cada herdeiro          28$440

 

Encerramento Geral aos 26-agosto-1869 nesta Vila de Batatais

 

Teve Maria Antonia, das segundas núpcias com Manoel Correa Rangel, os filhos, q.d. (pesquisa de Bartyra Sette):

1-6 Manoel Bernardes Correa, casado com Maria Vitória, pais de, pelo menos, batizados em Aiuruoca:

1-6-1 José, batizado aos 17-07-1824, padrinhos os avós paternos.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - aos 17 julho 1824 matriz, JOSÉ, f.l. de Manoel Bernardes Correa e Maria Victoria do --- (Paraíso?) padr.: Capitão Manoel Correa Rangel e s/m Maria Antonia do Sacramento, avós -aternos, todos desta freguesia.

 

1-7 Antonio, batizado aos 02-06-1806.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 02 fev 1806 matriz, ANTONIO, f.l. do Alf. Manoel Correa Rangel e D. Maria Antonia do Sacramento; neto paterno de Domingos Leme de Brito, n. de Guaratinguetá e Maria da Conceição desta freguesia; neto materno de Lourenço Joseph d'Andrade e Ursula Maria de Jesus n. de Baependi. Padr.: revdo Francisco de Abreu e Silva e D. Luciana de Soisa Soares.

1-8 Aureliano, 13-03-1808.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 13 de março 1808,  matriz, AURELIANO, f.l. do Alf. Manoel Correa Rangel e D. Maria Antonia do Sacramento, padr.: Tenente Manoel Thomas Villela e D. Severina Jacintha dos Reis.

          Aureliano Correa Rangel em 1823 requereu dispensa de consanguiniade para se car com Rita Vitórioa do Paraiso, filha de José Joaquim dos Santos e Luzia Vitoria do Paraiso.

Aiuruoca, MG livro misto 1823: Aureliano Correa Rangel e Rita Vitoria do Paraiso

D. Maria Antonia é irmã de Luiza Vitoria, desta nasceu a oradora e daquela o orador. Cap. Manoel Correa Rangel, pai do orador, é primo em 3º grau de Maria Antonia do Sacramento digo de Luiza Vitoria mãe da oradora, e que esta é filha de Lourenço Jose de Andrade que é primo irmão de Domingos Lemes pai do Cap. Manoel Correa Rangel. A oradora é órfã de pai (aa) Francisco de Paula Barros.

Gabriel do Rego Barros, homem branco, casado, natural desta freguesia, de 29 anos q viver de sua lavoura

 

Depoimento da oradora: Rita Vitoria do Paraiso,f.l. de Jose Joaquim dos Santos e Luiza Vitoria, batizada na freg. das Lavras e nesta moradora e de livre vontade quer se casar com Aureliano Correa Rangel

 

1-9 Silvério, batizado em 10-06-1810. Silvério Correa Rangel, dispensados do impedimento de consanguinidade duplicado em 2º grau e em 4º grau em linha transversal igual sendo pela parte paterna e pela materna, casou com Maria Clementina de Castilho, filha de Domingos Lemes Bernardes e Úrsula Francelina de Castilho. Dispensa e geração na família “Antonio da Silva”.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 10 jun 1810 matriz, SILVERIO, f.l. do Alf. Manoel Correa Rangel e D. Maria Antonia do Sacramento, padr.: Tenente Jeronimo d'Arantes Marques e D. Mariana Antonia de Jesus mulher do Capitão João de Soisa Meireles.

1-10 José, 18-05-1812

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 18 maio 1812 matriz, JOZE, f.l. do Capitão Manoel Correa Rangel e D. Maria Antonia do Sacramento, padr.: Ajudante Bernardo Joze Pimenta morador na vila da ----- e D. Maria Claudina Villela cc. Capitão Joze Esau dos Sanctos.

 

2- Bento José de Andrade foi casado com Vitória Maria de Jesus (ou da Conceição). Já falecido em 1799, foi representado no inventário paterno pelo filho único:

2-1 Manoel, de idade de um ano pouco mais ou menos em 15-01-1799. Faleceu em 24-09-1799 e foi sepultado dentro da Capela da Senhora da Ajuda, filial da Matriz da Freguesia das Lavras

 

3- Ana Senhorinha de Andrade, solteira, com vinte e seis anos pouco mais ou menos. Tutelada de Firmiano José Mendes que contratou seu casamento com Peregrino Marques Viana, filho de João Marques Vianna e Izabel Francisca de Jesus. Ana Senhorinha já era falecida em 1810 quando Peregrino contraiu novas núpcias (família “João Pereira Themudo” Cap. 2º).

 

4- Bárbara Francisca do Sacramento, em Resende-RJ aos 07-02-1796, casou com seu primo Francisco Xavier de Souza (ou de Souza Xavier), filho de Antonio Martins da Silva e Ana Pedrosa de Jesus, família “Francisco Martins de Araújo”.

 

5- Lourenço José de Andrade, solteiro, com vinte e três anos pouco mais ou menos em 1799. Teve seu casamento contratado com Ignácia de Faria. Foi proprietário e morador na Fazenda Bocaina da Freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil.

          Lourenço faleceu aos 04-02-1812 e foi inventariado por Ignácia Joaquina de Faria, sua víuva, no mesmo ano. Compareceram no inventário (neste site) quatro filhos (idades em 27-07-1812):

5-1 Manoel, com 10 anos.

5-2 José, batizado em 03-06-1806.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 03-06-1806 nesta matriz bat a Jose, f.l. Lourenço Jose de Andrade e Inacia Joaquina de [dobra] padr.: Fermiano Jose Mendes e Teresa ma[dobra] de Andrade;

5-3 Maria, com 5.

5-4 Ana, com 3.

 

6- Madalena Rosa (ou Maria de Jesus), solteira, com dezenove anos pouco mais ou menos. Tutelada de Firmiano José Mendes que contratou seu casamento com Manoel José da Costa.

 

7- Theresa Vitória de Jesus, aos 12-07-1797, casou com Fermiano José Mendes, filho do Tenente José Maria de Moura e Genoveva Maria de Oliveira.

(B7) Casamentos - Sta Ana das Lavras do Funil, 12-07-1797 na Ermida de S. Bento do Campo Belo, Fermiano Joze Mendes, f.l. do Ten. Jose Maria de Moira e Genoveva Maria de Oliveira; = cc. Tereza Victoria de Jesus, f.l. de Lourenço Jose de Andrade e Ursula Maria de Jesus.

 

8- Luzia Vitória do Paraíso, solteira com dezoito anos em 1799. Casou com José Joaquim dos Santos. Pa\is de, q.d.:

8-1 Rita Vitoria do Paraiso em 1823 requereu dispensa de consanguiniade para se car com Aureliano Correa Rangel, filho do Cap. Manoel Correa Rangel e Maria Antonia do Sacramento, 1-8 supra.

 

9- Silvéria Maria (ou Rosa de Jesus), solteira com dezessete anos pouco mais ou menos. Também tutelada de Firmiano que contratou casamento com Joaquim Rodrigues Nogueira.