PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

ANTONIO RIBEIRO DE CARVALHO

(atualizado em 06-maio-2015)

 

 

Moacyr U. Villela

Pesquisas em Braga, Vieira do Minho: Rossas e Mosteiro por:

José Anis de Souza Ribeiro

 

Antonio Ribeiro de Carvalho nasceu aos 17-05-1708 na freguesia de Mosteiro, Vieira do Minho Arc. Braga, filho de João Ribeiro e Merencia da Costa.

 

Ascendência de Antonio Ribeiro de Carvalho

 

Casou primeira vez com Jeronima da Silva e foram moradores na Freguesia de São Salvador de Rossas, tambem em Vieira do Minho

 

Jeronima da Silva (ou Jeronima de Araújo ou Jeronima Vieira da Silva), da freguesia de Gondar da vila de Guimarães, faleceu aos 01-11-1738 em Rossas.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador obitos. Ao primeiro dia do mês de Novembro do ano de mil setecentos e trinta e oito anos faleceu com os sacramentos da confissão somente pela morte não dar lugar Jeronyma da Silva mulher de Antonio Ribeiro do Santo(sic) do lugar de Celeiro desta freguesia de Roças, não fez testamento algum, foi sepultada na oitava campa do primeiro lanço dentro da igreja e para constar fiz este termo ora et supra (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro)

Antonio casou segunda vez aos 27-05-1741 com Teresa Mendes, filha de Rodrigo Mendes e Domingas Gomes.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador aos 27-05-1741 se receberam Antonio Ribeiro, viuvo que ficou de Hironima de Araujo, do lugar de Celleyro e filho leg. de Joam Ribeiro e de Merencia da Costa do mesmo lugar de Celleyro desta freguesia de Rossas = Com Theresa Mendes, f.l. de Rodrigo Mendes e de Domingas Gomes, do lugar de Celleyro todos desta freguesia de Roças. Testemunhas presentes o Padre Manoel Antonio Machado, do lugar dos Paços desta freguesia, e Antonio Rebello e Luiz de Mello, famolos do Reverendo Abb.e desta freguesia de Rosas. (aa) Antonio Ribeiro de Carvalho = Luiz de Mello = Antonio Rebelo (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro)

Faleceu Antonio aos 12-05-1766, mesmo dia do nascimento de seu filho caçula.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador Antonio Ribeiro do lugar de Celeiro, desta freguesia de Salvador de Rossas, faleceu com todos os sacramentos da vida presente aos doze dias do mês de maio de mil setecentos e sessenta e seis anos e foi sepultado dentro da igreja nova e não fez testamento em óbito e costume desta freguesia a que obrigada sua mulher e filhos, e para constar fiz este termo era et supra (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro).

 

Vários de seus filhos e outros parentes vieram para o Brasil e moraram na Freguesia de Pouso Alto-MG, onde deixaram geração mesclada com a descendência de outros povoadores, como a de Bento da Costa Preto.

 

 

Antonio Ribeiro e Jerônima Vieira da Silva tiveram, pelo menos, quatro filhos que documentamos.

1- Antonio José Ribeiro de Carvalho - Cap. 1º

2- Caetana Rosa Ribeira

3- Gregorio Ribeiro de Carvalho, guarda mor.

4- Maria

 

Filhos com Teresa Mendes:

5- Teresa Ribeira

6- Maria Josefa

7- Antonio Ribeiro de Carvalho - Cap. 7º

8- Josefa Maria

9- Maria Joana

10- José

11- Luiza Ribeira de Carvalho

12 Manoel Joaquim

13- Francisca

14 Francisco

 

 

 

1- Antonio José Ribeiro de Carvalho que segue no Cap. 1º.

 

2- Caetana Rosa Ribeira nasceu em Rossas em 05-09-1734.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador - Caetana Rosa filha legítima de Antonio Ribeiro e de Hieronyma da Silva do lugar de Celeiró freguesia de Salvador de Roças, nasceu aos cinco dias do mês de setembro do ano de mil setecentos e trinta e quatro foi batizada pelo Reverendo Bernardo Pinheiro da Costa Reitor de Guilhofrei com minha licença foram padrinhos Cristovam Rebello Vieira e Izabel Caetana sua mulher do lugar de Celeiró, foram testemunhas Domingos Mendes, João Ribeiro, todos do lugar de Celeiró e todos desta freguesia de Roças e todos aqui assinaram de que fiz este termo era ut supra.aa: João Ribeiro de Carvalho = Christovam Rebello = Domingos Mendes (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro)

          Casou com José Pereira, filho de Gervasio Pereira e Andreza Francisca, do lugar do Politeiro. Pais de, pelo menos:

2-1 Teresa Pereira aos 09-05-1789 casou com Manoel Gomes Carneiro, filho de Frutuoso Gomes Carneiro e Maria Francisca, do lugar de Sam Pedro, neto paterno de José Carneiro e Ana Gomes, do lugar de São Pedro, materno de José Francisco e Maria Fernandes, do lugar de Fan de vila de Celeiro.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, S. Salvador aos 09-05-1789 sem impedimentos se receberam Manoel Gomes Carneiro, f.l. de Fructuoso Gomes Carneiro e Maria Francisca, do lugar de Sam Pedro, neto paterno de Jose Carneiro e Ana Gomes, do lugar de Sam Pedro, materno de Jose Francisco e Maria Fernandes, do lugar de Fan de vila de Celeiro = com Thereza Pereira, f.l. de Jose Pereira e Caetana Rosa Ribeira do lugar do Politeiro, neta paterna de Jervasio Pereira e Andreza Francisca do lugar do Politeiro, materna de Antonio Ribeiro e Jeronima da Silva do lugar de Celeiro, todos desta freguesia do Salvador de Rossas. Testemunhas presentes Luardo Antonio de Magalhães, Dom Antonio Luiz Pereira Abreu de Lima, e João Antonio Domingues, todos assistentes nesta residencia (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro)

2-2 Francisca Rosa, casada no reino, teve:

2-2-1 Antonia Maria, nascida no reino. Mãe de:

2-2-1-1 Manoel Francisco da Silva, natural de Portugal, emigrou para o Brasil com 14 anos e foi criado em casa do Capitão Francisco Ribeiro de Carvalho e Cunha.

          Em 1845 requereu dispensa para se casar com Mariana Ribeira Rodrigues, filha do citado Cap. Francisco Ribeiro de Carvalho e Cunha, nesta família Cap. 1º.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha –  Pouso Alto-MG

POA – CPV – 01 – 1842 a 1846

transcrito por Moacyr Villela

Dispensa de Impedimentos

1845 – Oradores – Manoel Francisco da Silva e Mariana Ribeira Rodrigues

Orador – Natural de Portugal veio de sua terra com 14 anos e foi criado pelo pai da oradora. Esta no Brasil há 4 anos.

De Caetana Rosa natural e moradora em Portugal, nasceu Francisca Rosa no reino. Desta nasceu Antonia Maria também no reino e desta o orador Manoel Francisco

Caetana Rosa era irmã de Antonio Jose Ribeiro que vindo para o Brasil aqui se casou. Dele procede Maria Ribeira mãe do Capitão Francisco Ribeiro de Carvalho e Cunha e deste procede Mariana Ribeiro Rodrigues oradora.

2-3 Maria José nasceu aos 04-11-1766 e foi batizada aos 8 do mesmo mês e ano:

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador Maria Jose, f.l. de Jose Pereira e Caetana Ribeira do lugar de Politeiro desta freguesia do Salvador de Rossas, nasceu aos quatro dias do mes de novembro do ano de 1766 e foi batizada aos 8 dias do dito mes e ano, foi padrinho Manoel Carvalho de Moura; avos pela parte paterna de Jervas Pereira e Andreza Francisca ambos do lugar de Politeiro desta freguesia; avos maternos Antonio Ribeiro do lugar de Seleiró desta freguesia do Salvador de Roças e Jeronima da Silva da freguesia de Gondar da vila de Guimarães; foram testemunhas Jervas Pereira e seu filho Leonel, ambos do lugar do Politeiro e desta freguesia (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro).

 

3- Guarda mor Gregorio Ribeiro de Carvalho nascido aos 06-10-1736 e batizado aos 11 do mesmo mês e ano na Freguesia de São Salvador de Rossas, Vieira do Minho.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador Gregório filho legítimo de Antonio Ribeiro e de Hieronyma da Silva do lugar de Celeiró freguesia de Salvador de Roças, nasceu aos seis dias do mês de outubro do ano de mil setecentos e trinta e seis, foi batizado pelo Pe. Manoel Antunes cura desta igreja de Rossas aos onze dias do dito mês e ano, foram padrinhos Thomé Fernandes sua mulher Mariana Vieira do lugar de Celeiró, foram testemunhas o padre Leonardo Barroso e Domingos Ribeiro, todos do lugar de Celeiró, que todos aqui assinaram de que fiz este termo era ut supra (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro).

 

          Foi morador na Bocaina do Capivari, Pouso Alto-MG. Casou com Escolástica Ribeira, sem geração.

          Gregório foi um dos principais tropeiros atuantes no Registro da Mantiqueira. Estão registradas mais de 30 passagens de suas tropas por aquele registro entre 1776 e 1788. Nesse período Gregório pagou a quantia de 3.206.906 reis de “Direitos de Entrada. o que corresponde a mais de 4.200 cargas de “molhados”.

          Ditou seu testamento na Fazenda da Bocaina, Freguesia de Pouso Alto em 14 de Outubro de 1817. Declarou “Meus bens foram adquiridos por minha agência nesta Brasil”, deixou legados a vários sobrinhos e sem herdeiros forçados instituiu “por meu único e universal herdeiro do remanescente da minha meação a meu irmão primeiro testamenteiro o Guarda Mor Antonio Ribeiro de Carvalho (...) e se falecido, a seus filhos (...).” (inventário neste site).

 

          Faleceu na fazenda “Bocaina do Capivari”, Freguesia de Pouso Alto no dia vinte e cinco de Julho de mil oitocentos e vinte e três, pelas dez horas da noite

Deixou legados a seus expostos:

 “A meu exposto José quatrocentos mil réis”.

“A meu exposto Francisco trezentos mil réis”.

“A meu exposto Capitão Gregório José Ribeiro oitocentos mil réis”. Este Capitão Gregório José Ribeiro era casado com D. Vitória Ribeira de Carvalho, filha do Guarda Mor Antonio Ribeiro de Carvalho, Cap. 7º.

 

4- Maria nasceu aos 14-10-1738 e foi batizada em casa, em necessidade, no dia seguinte. Última filha de Antonio e sua primeira mulher Jeronima Vieira da Silva.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador - Maria, filha legítima de Antonio Ribeiro e de Jeronyma da Sylva, do lugar de Celeiró, desta freguesia de Roças, nasceu aos 24 dias de Outubro do ano de mil setecentos e trinta e oito, foi batizada em casa por necessidades por Pedro de Araújo, do mesmo lugar aos vinte e cinco dias do mesmo dito mês e ano, veio a Igreja para as mais solenidades e por não ser de todo certo é essa batizada, o foi de baixo de condição por mim o padre Manoel Duarte Vieira, cura desta Igreja de Roças, foram padrinhos o mesmo Pedro de Araújo, madrinha sua mulher Catarina Francisca, foram testemunhas Cristovam Rebello, Tomé Fernandes todos do lugar de Celeiró, e desta freguesia de Roças, que todos aqui assinaram e fiz este termo (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro).

 

5- Teresa Ribeira de Carvalho nasceu em 02-03-1742 e foi batizada aos sete dias do mesmo mês e ano. Foi a primogenita do casal Antonio Ribeiro de Carvalho e Teresa Mendes.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador Thereza, f.l. de Antonio Ribeiro e Thereza Mendes, do lugar de Celleyro desta freguesia, nasceu aos 02-03-1742 e foi batizada aos sete dias do mesmo mes e ano. Foram padrinhos Rodrigo Mendes e Thereza Mendes, do lugar de Celleyro; foram testemunhas Joam Ribeiro e Thome Fernandes todos de Celleyro (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro).

 

          Aos 16-04-1766 Teresa casou com José Pinto de Souza, filho de Manoel Pinto e Josefa Maria.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador aos 16-04-1766 nesta igreja do Salvador, sem impedimento, se receberam Joseph Pinto de Souza, f. de Manoel Pinto e Josepha Maria = Com Theresa Ribeira, f.l. de Antonio Ribeiro e Theresa Mendes da freguesia do Salvador de Roças e o contraente nascido na freguesia de Anrriade Bispado de Lamego e assistente na dita de Roças. Testemunhas Antonio da Silva e seu filho Manoel da Silva, e Agostinho Gomes, todos do lugar do outeiro(?) do bairro que todos são desta freguesia

          Tiveram os filhos, q.d.:

5-1 Francisco Pinto de Souza, natural de S. Salvador das Rossas, legatário do tio Gregório:” Ao sobrinho Francisco Pinto de Souza - 800.000”.

          Em Cunha-SP aos 21-07-1780 casou com Ana Eufrosina de Oliveira, filha de João Rodrigues do Rego e Joaquina Maria Oliveira, família “Bento da Costa Preto” Cap. 4º.

ASBRAP 10: por Joaquim Roberto Fagundes. Casamentos da Matriz de Cunha (1778-1803).

Francisco José Pinto de Sousa, n. e bat. na freguesia de S. Salvador das Roças, arcebispado de Braga, fº de José Pinto de Sousa e de Teresa Ribeiro de Carvalho, com Ana Eufrosina de Oliveira, n. e bat. em Cunha, fª do cap. João Rodrigues Rego e de Joaquina Maria de Oliveira. Tt.: Francisco José Gonçalves e Manuel Lopes Monteiro Silva. Vigário Antônio Galvão Freire. Fls. 78v. - 21-JUL-1800.

5-2 Capitão Bernardo José Pinto de Souza casou com Ana Ribeira de Jesus. Capitão Bernardo faleceu em 18-12-1823 em Pouso Alto-MG e foi inventariado no ano seguinte pela viúva. Compareceram onze filhos do casal (situação em 13-02-1824):

Fórum de São Lourenço, Arquivo da Comarca de Pouso Alto, Gaveta-01-B.

Ano 1824

Disponibilizado por Cristiano Corte Restitutti

Inventariado Bernardo José Pinto de Souza

Inventariante D. Ana Ribeira de Jesus

Autos: 13-02-1824

Freguesia de Pouso Alto, termo da vila de Santa Maria de Baependi, Minas e Comarca do Rio das Mortes

Declarante a viúva inventariante D. Ana Ribeira de Jesus, assina a seu rogo seu filho Bernardo José Pinto.

Faleceu seu marido aos 18-12-1823, sem testamento.

Titulo dos Filhos:

1- Teresa Ribeira de Jesus casada com Manoel Joaquim Soares

2- José Bernardo Pinto, casado

3- Bernardo José Pinto, casado

4- Ana Ribeira de Jesus casada com Francisco José Ferreira

5- Antonio José Pinto, solteiro, 21 anos.

6- Francisca Ribeira de Jesus, solteira, 19 anos.

7- Francisco José Pinto, solteiro, 18 anos.

8- Mariana Ribeira de Jesus, solteira, 15 anos

9- Maria Ribeira de Jesus, 14 anos

10- Bernardino José Pinto, 12 anos

11- Joaquina Ribeira de Jesus, 10 anos.

 

5-2-1 Teresa Ribeira de Jesus casada com Manoel Joaquim Soares.

5-2-2 José Bernardo Pinto, casado.

5-2-3 Bernardo José Pinto, casado.

5-2-4 Ana Ribeira de Jesus casada com Francisco José Ferreira.

5-2-5 Antonio José Pinto, com 21 anos em 1824. Em 1827 pediu licença para se casar com Vitória Ribeira, com quem tinha consangüinidade em terceiro grau igual, seus pais eram primos irmãos.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM -04 - 1822 a 1823

1827 - Antonio Pinto e Vitória Ribeira

Consangüinidade em terceiro grau transversal igual - os pais são primos co-irmãos

Orador - Filho legitimo do Capitão Bernardo Jose Pinto e de Dona Ana Ribeira;

Oradora - sem informações de paternidade.

 

Censo Capivari 1839 PP 1/10 cx 2 doc 5, Quarteirão 3 fogo 3

Antonio Jose Pinto, 35 anos, POA,casado, branco, cultura, proprietário

Vitória Ribeira, 23 anos, POA, casada, branca

Antonio 8 anos, Francisco 2 anos, Maria 3 anos, Teresa 1 ano

6 escravos

2 camaradas

5-2-6 Francisca Ribeira de Jesus, solteira com 19 anos.

5-2-7 Francisco José Pinto, solteiro com 18 anos.

5-2-8 Mariana Ribeira de Jesus, batizada em Pouso Alto em 16-01-1809. Em 1824 pediu licença para se casar com Antonio José Ribeiro, filho do Capitão Gregório José Ribeiro e Teresa Ribeira Cap. 7º.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - MG

POA -LPM - 05 - 1823 a 1825

14. Dispensa de Impedimento e Licença de Matrimonio

1824 - Oradores - Antonio Jose Ribeiro e Dona Mariana Ribeira de Jesus

Ambos naturais de Capivari

Orador - Filho legitimo do capitão Gregório Jose Ribeiro e Dona Teresa Ribeira, ambos já falecidos. Batizado a 02/08/1807. Padrinhos Guarda Mor Antonio Ribeiro de Carvalho e Escolástica Ribeira.

Oradora - Filha legitima do finado Capitão Bernardo Jose Pinto e de Dona Ana Ribeira de Jesus, Batizada em 16/01/1809. Padrinhos Alferes Antonio Jose Fernandes e sua mulher Jerônima Ribeira.

Consangüinidade em Terceiro grau transversal igual

-Antonio Ribeiro e Teresa eram irmãos

-De Antonio proveio outra Teresa e desta o orador;

-Daquela Teresa proveio Bernardo e deste a oradora

 

5-2-9 Maria Ribeira de Jesus batizada no Capivari em 25-11-1810. Em 1826 pediu licença para se casar com Francisco das Chagas Monteiro, filho de Jose João Monteiro e de Francisca Ribeira de Jesus. Geração na família “Bento da Costa Preto” Cap. 4º.

          Em 1839, viúvo, morava em Capivari com 43 anos e três filhos:

Censo Capivari 1839, quarteirão 1, fogo 96

Francisco das Chagas Monteiro, 43, Pouso Alto, Mariana, viúvo

Francisca, 8, Pouso Alto, Mariana

Bernardo, 6, Pouso Alto, Mariana

Jose, 4, Pouso Alto, Mariana

nº de escravos 15

nº de moradores no fogo 19

5-2-10 Bernardino José Pinto, com 12 anos em 1824. Casou com Umbelina Maria e comparecem no censo de 1839 com vários filhos:

Censo Capivari 1839, quarteirão 3, fogo 2

Bernardino Jose Pinto, 24, Pouso Alto, Mariana, casado

Umbelina Maria, 24, Pouso Alto, Mariana, casado

Francisco, 4, Pouso Alto, Mariana

Antonio, 2, Pouso Alto, Mariana

Jose, 1, Pouso Alto, Mariana

nº de moradores no fogo 5

Entre os filhos do casal:

5-2-10-1 Ana, batizada em 15-12-1839;

Santana de Capivari, MG Igreja de Santana aos 15-12-1839 nesta matriz do Capivari bat a Ana, f.l. Bernardino Jose Pinto e Umbelina Maria, padr.: Manoel Jose Pinto e Jose Antonio da Costa, de idade de onze dias.

5-2-11 Joaquina Ribeira de Jesus, com 10 anos.

 

5-3 José Pinto de Souza, legatário do tio Gregório. Em 1815 pediu licença para se casar com Ana Flora de São José, filha de Antonio José Fernandes e Jerônima Ribeira Cap. 1º nesta família.

 

6- Maria Josefa nasceu aos 18-01-1744.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador Maria Josepha, f.l. de Antonio Ribeiro e Thereza Mendes, do lugar de Celleyro desta freguesia de Roças, nasceu aos 18-01-1744, foram padrinhos o Padre Manoel de Araujo e Andrade cura desta igreja, e Catharina Francisca, mulher de Pedro de Araujo do mesmo lugar de Celleyro. Foram testemunhas Pedro de Araujo e Joam Ribeyro do mesmo lugar de Celleyro, todos desta freguesia. (aa) João Ribeiro de Carvalho e Pedro de Araujo (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro)

 

7- Antonio Ribeiro de Carvalho que segue no Cap. 7º.

 

8- Josefa Maria nasceu aos 11-08-1747 e foi batizada aos 16 do mesmo mês e ano.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador Josefa Maria, f.l. de Antonio Ribeiro e de Thereza Mendes, do lugar de Seleiro desta freguesia de Roças, nasceu aos 11-08-1747 e foi batizada aos 16 dias do dito mes e ano; foram padrinhos Rodrigo Machado Coelho do Lama e Catarina Pachequa mulher de Domingos Luiz de Ramil, desta freguesia. Testemunhas o Padre Leonardo Barroso e Cosme Vieira de Andrade, de Sam Pedro, todos desta freguesia (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro)

9- Maria Joana nasceu aos 26-10-1749 e foi batizada aos 2 de novembro seguinte.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador bat 1734-1768 im 188 Maria Joanna, f.l. de Antonio Ribeiro e de Thereza Mendes, do lugar de Seleiro desta freguesia de Roças, nasceu aos 26-10-1749; foi batizada aos dois dias de novembro do dito ano nesta igreja; foram padrinhos Domingos Vieira Valle e s/m Anna Maria Joanna, do lugar de Sam Pedro desta freguesia. Avos paternos Joam Ribeiro de Carvalho e Merencia da Costa e pela materna Rodrigo Mendes e s/m Domingas Gomes, todos do dito lugar de Celleyro e desta freguesia. Foram testemunhas Joam Ribeiro dos Curros e Bento Ferreira, ambos de Celleyro (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro)

10- José, batizado em 27-04-1755.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador aos 27-04-1755 bat a Joseph, f. de Antonio Ribeiro, Ferradoo do lugar de Seleiro e s/m Thereza Mendes; nasceu aos treze(?) do corrente mes e qano; foram padrinhos Joseph Pereira do lugar do Politeiro. Avos paternos Joam Ribeiro e Merencia da Costa da freguesia de Mosteiro de Vieira, e maternos Rodrigo Mendes e s/m Domingas Gomes, de Seleiro (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro)

11- Luiza Ribeira de Carvalho, batizada em 24-05-1759.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador Aos 24-05-1759 bat a Luiza, f. de Antonio Ribeiro de Carvalho e de s/m Thereza Mendes, de Seleiro; nasceu aos 19 do corrente, foram padrinhos Bento Ferreira, do mesmo lugar. Avos paternos Joam Ribeiro e s/m Merencia da Costa e maternos Rodrigo Mendes e s/m Domingas Gomes, de Seleiro todos desta freguesia (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro)

          Casou com Antonio Guedes e tiveram, pelo menos:

11-1 Manoel José Ribeiro de Carvalho, natural de S. Salvador de Rossas. Em Pouso Alto em 1821 requereu dispensa para se casar com Vitoria Ribeira, viúva do Cap. Gregório José Ribeiro e filha do Guarda Mor Antonio Ribeiro de Carvalho. Geração nesta família Cap. 7º.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM -04 - 1822 a 1823

Dispensa de Impedimento e Licença de matrimonio

1821 - Oradores - Manoel Jose Ribeiro de Carvalho  e Dona Vitória Ribeira

Orador- Filho legitimo de Antonio Guedes e Luzia Ribeira de Carvalho

Oradora- Viúva que ficou por falecimento do Capitão Gregório Jose Ribeiro seu parente em segundo grau de consangüinidade. Oradora filha legitima do Guarda Mor Antonio Ribeiro de Carvalho,

Acento de óbito - a 2 de fevereiro de 1818 sepultou-se na Capela do Capivari a Gregório Jose Ribeiro com a idade  de 32 anos.

Testemunha -

-Bernardo Jose Dias, branco, viúvo, natural de São Salvador de Rossas , Arcebispado de Braga, vive de negocio, 41 anos, primo segundo do justificante. Declarou que o orador é natural de São Salvador de (Rossas) onde foi batizado no ano de 1796, Foram seus padrinhos Manoel Jose Francisco Dias e Luiza Maria. de Souza, pais dele testemunha. Veio para Pouso Alto de menor idade e é livre e desimpedido e entregue a seu tio o Guarda Mor Gregório Ribeiro de Carvalho.

-Antonio da Costa Pereira, branco, solteiro, natural de São Salvador de (Rossas), negociante, 21 anos, patrício do justificante e disse ter vindo com ele da sua terra.

 

12 Manoel Joaquim nasceu em 23-05-1761 e foi batizado aos 27 do mesmo mês e ano:

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador aos 27-05-1761 nesta igreja eu Padre Manoel Ferreira de Almeida bat a Manoel Joachim, f. de Antonio Ribeiro e de s/m Thereza Mendes, de Seleiro e fui padrinho do mesmo; nasceu aos 23 do corrente. Avos paternos Antonio Ribeiro e s/m Merenciana da Costa, maternos Rodrigo Mendes e Domingas Gomes, todos de Seleiro.

13- Francisca batizada em 14-11-1762.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador bat 1734-1768 im 317 fls. 318v e 319 aos 14-11-1762 nesta igreja bat a Francisca, f. de Antonio Ribeiro de Carvalho e de s/m Thereza Mendes, de Seleiro; nasceu aos 7 do corrente, foram padrinhos Joam Gonçalves da Possa do mesmo lugar. Avos paternos Joam Ribeiro de Carvalho e Merencia da Costa, e maternos Rodrigo Mendes e Domingas Gomes, todos de Seleiro.

14- Francisco nasceu em 12-05-1766 e foi batizado dois dias depois.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador bat 1734-1768 im 356 Francisco, f.l. de Antonio Ribeiro e s/m Thereza Mendes, do lugar de Seleiro desta freguesia de Salvador de Rossas; nasceu aos 12-05-1766; foram padrinhos Cristovam Ribeiro de Carvalho e Luiza Vieira, mulher do sobredito Cristovão Ribeiro. Avos paternos Joam Ribeiro de Carvalho e Merenciana e maternos Rodrigo Mendes e Domingas Rodrigues. Foram testemunhas Jose Pinto de Souza. Foi batizado aos catorze dias do dito mes e ano.

 

___________________________________________________________________________

 

Ascendência de

ANTONIO RIBEIRO DE CARVALHO

 

 

José Anis de Souza Ribeiro

 

Antonio Ribeiro de Carvalho nasceu aos 17-05-1708 em Mosteiro, Vieira do Minho, Braga e foi batizado na paroquia de S. João Batista em 27 do mesmo mês e ano.

Braga, Vieira do Minho, Mosteiro, paroquia S. João Batista. Aos vinte e sete dias do mês de maio de mil setecentos e oito anos, batizei a Antônio filho de João Ribeiro do Valle e de sua mulher Merencia da Costa do lugar de Salgueiros o qual nasceu a dezessete do mesmo mês, foram padrinhos Antônio Souza do mesmo lugar e Úrsula da Cruz ambos do mesmo lugar, e lhe pus os santos óleos, foram testemunhas Francisco Rebello e Gregório Coucto(?) (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro)

 

PAIS

 

2 e 3 João Ribeiro de Carvalho casou primeira vez, aos 08-06-1692, com a viúva Merencia da Costa, filha do falecido Manoel Fernandes e Domingas da Costa, do lugar de Salgueiros.

Braga, Vieira do Minho, Mosteiro, S. João Batista. Aos oito dias do mês de junho de mil seiscentos e noventa e dois anos se receberam em minha presença em face da igreja e na forma do sagrado concilio tridentino, João Ribeiro filho de Agostinho Ribeiro e de sua mulher Domingas Frz. com Merenciana da Costa filha de Manuel Frz, já defunto e de sua mulher Domingas da Costa, todos do lugar de Salgueiros, foram testemunhas Constantino Vieira, Domingos Francisco, João Fr.co todos do dito lugar era ut supra.

          Segunda vez aos 23-12-1715, João casou com Maria João, filha de Manoel João e Domingas Gonçalves, de Celeiro

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador aos 23-12-1715 se receberam João Ribeiro, f.l. de Agostinho Ribeiro e Domingas Fernandes, do Valle freguesia de São João de Nogueira =  com Maria João, f.l. de Manoel João e Domingas Gonçalves, de Celeiro desta freguesia, sendo testemunhas Bento e Christovão criados do Rdo. Abb. desta freguesia.

 

          Merencia (Merenciana ou Emerenciana) da Costa viúva de José Pereira, com que se casou primeira vez aos 20-03-1689, filho dos falecidos Pedro Alvares Monteiro e Jeronima Pereira, solteira, da freguesia de São Vitor da cidade de Braga.

Braga, Vieira do Minho, Mosteiro, S. João Batista. "Aos vinte dias do mês de março de mil seiscentos e oitenta e nove anos, se receberam em minha presença na forma do sagrado concilio tridentino José Prª filho de Pedro Alz Monteiro e de Jeronima Prª solteira, já defuntos da freguesia de Sam Vitorino(sic) da cidade de Braga com Merencia da Costa filha de Manuel Frz. e de sua mulher Domingas da Costa do lugar de Salgueiros, foram testemunhas Constantino V.ra, Phelipe João, Agostinho Ribeiro, todos do dito lugar de Salgueiros desta freguesia era ut supra ..."

          José faleceu, logo após o casamento, em 08-04-1689. Deixou Merenciana como herdeira.

Braga, Vieira do Minho, Mosteiro, S. João Batista. Aos 08-04-1689 faleceu com todos os sacramentos Joseph Pr.ª do lugar de Salgueiros. Deixou sua mulher Merencia da Costa por sua herdeira e testamenteira, Esta sepultado dentro da igreja.

 

Alem de Antonio Ribeiro de Carvalho, tronco desta familia, João e Merencia tiveram, pelo menos, mais 11 filhos que foram batizados no Mosteiro de São João Batista, conf. segue::

2-1 José em 19-04-1693.

Braga, Vieira do Minho, Mosteiro, S. João Batista, aos 19-04-1693 bat Jusep, f. de João Ribeiro e de s/m Merencia da Costa, foram padrinhos Jusep, solteiro e sua mãe Maria Pr.a, viúva, moradores do Salvado, todos do lugar do Mosteiro, era ut supra.

2-2 Francisco em 09-03-1695, padrinhos o Lic. Fco. Soares Bahia do lugar da Cuqueira e Maria, solteira, filha de Pedro Glz do Valle do lugar de Celeiros da freguesia do Salvador de Rossas.

2-3 Malachias em 30-12-1698.

Braga, Vieira do Minho, Mosteiro, S. João Batista, aos 30-12-1698 bat Malachias, filho de João Ribeiro de Salgueiros e de s/m Emerenciana da Costa, foram padrinhos: Francisco Cardoso, estudante, filho de João Francisco do bairro do Riolongo, e Jacinta, solteira,. filha de D.as da Costa de Salgueiros.

2-4 Theodosio, batizado em 24-11-1697, foram padrinhos o Rdo G.lo Abbde de Sta Maria de Pinheiro, e madrinha M.ª Ribr.ª, solteira, do mesmo Abbde de Pinheiro.

2-5 Jacinto batizado em 14-03-1699; padrinhos: Andre, solteiro, filho de Domingos Carneiro, de Branselhe, e Jasinta, filha de Domingas da Costa do mesmo lugar.

2-6 Ines batizada em 07-03-1701; padrinhos Antonio Machado Coelho, filho de Antonio Machado Coelho, de Roças, e madrinha Cn.ª, solteira, filha de Glo José de sima de villa desta freguesia.

2-7 Bento batizado em 14-03-1704; padrinhos Bento, solteiro, filho de Francisco Iorge de sima de V.a e Maria Machada, natural da freguesia de Sendim Conc. de Felgueiras.

2-8 João batizado em 13-02-1706; padrinhos João Soares de sima de V.a e madrinha Teresa de Araujo, m.er de Antonio Vr.ª de Requeixo.

2-9 Leonardo, nascido em 31-01-1710 e batizado em dois do mês seguinte.

Braga, Vieira do Minho, Mosteiro, S. João Batista aos 02-02-1710 bat a Leonardo, f. de Joam Ribeiro e s/m Merencia da Costa, de Salgueiros desta freguesia, que nasceu aos 31 de janeiro do mesmo ano. Foi padrinho Jose Pereira de Carvalho e madrinha Antonio Luiz, de vila Seca e testemunhas o Revdo. Reitor Francisco de Araujo, e Verissimo Antunes, de Sangunhedo, todos desta freguesia.

2-10 Domingos Ribeiro de Carvalho nasceu aos 02-10-1711 e foi batizado aos quatro do mesmo mês e ano.

Braga, Vieira do Minho, Mosteiro, S. João Batista Domingos, f. de João Ribeiro e de s/m Merencia da Costa, do lugar de Salgueiros desta freguesia, nasceu aos 02-10-1711 e foi batizado aos quatro dias do dito mes e ano. Foram padrinhos Domingos Vieira da Baralha e Senhorinha Ribeira, de Salgueiros; foram testemunhas Antonio de Azevedo e Bautista Vieira de Carvalho, todos desta freguesia

         Aos 30-05-1735 casou com Teresa Mendes, filha de Andre Mendes e Catarina Bras, do lugar de Celeiro

Braga, Vieira do Minho, Rossas, S. Salvador im 74 aos 30-05-1735 se receberam Domingos Ribeiro de Carvalho, f.l. de João Ribeiro de Carvalho e de Merencia da Costa, do lugar de Celeiro desta freguesia de Roças e moradores que foram no lugar de Salgueiros freguesia de S. João Batista de Vieira = com Thereza Mendes, f.l. de Andre Mendes e Catarina Bras, do lugar de Celeiro. Testemunhas Antonio Rebello, do lugar da Lama, e Domingos Pereira, do lugar do Pinheiro, e Francisco familiar do Reverendo Lionel de Abreu Lima Abbade desta igreja, todos desta freguesia de Roças.

Domingos e Teresa tiveram os filhos, q.d.:

2-10-1 Teresa batizada em 03-09-1736.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, S. Salvador Thereza, f.l. de Domingos Ribeiro e de s/m Thereza Mendes, do lugar de Celeiro desta freguesia, nasceu aos 30-08-1736 e aos 3 do mes de setembro do dito ano foi batizada; foram padrinhos Rodrigo Mendes e Domingas Gomes mulher do dito. Foram testemunhas o Padre João da Costa, e Ignacio Mendes desta mesma freguesia.

2-10-2 Antonio nasceu em 30-05-1752.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, S. Salvador Antonio, f.l. de Antonio Ribeiro e de Thereza Mendes, do lugar de Celeiro desta fregues8ia do Salvador de Rossas, nasceu aos 30-05-1752 e foi batizado em caso de necessidade por Rodrigo Mendes, e lhe puz os santos oleos e as mais cerimonias em os nove dias do mes de junho do mesmo ano. São avos paternos Joam Ribeiro de Carvalho e Merencia da Costa, da freguesia de S. Joam do Mosteiro de Vieira e maternos Rodrigo Mendes e Domingas Gomes, natural de Villarinho seco freguesia de Santa Maria das Alturas.

2-11 Luiza Ribeira batizada aos 14-02-1714.

Braga, Vieira do Minho, Mosteiro Luiza, f. de João Ribeiro e de s/m Merencia da Costa, do lugar de Salgueiros, nasceu aos 31-01-1714 e foi batizada aos 14 do mes de fevereiro do dito ano; foram padrinhos Francisco da Costa Sargião do lugar de Guilhofrei e madrinha Maria Pereira mulher de Antonio João, do toucedo de Magos. Foram testemunhas Domingos Leitam, de Rio Longo e Antonio Vieira, de Testorio.

         Aos 29-10-1735 Luiza casou com Leandro Gomes, filho de Valentim Gomes e Benta Domingues.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, S. Salvador aos 29-10-1735 se receberam Leandro Gomes, f.l. de Domin- digo de Valentim Gomes e de Benta Domingues, do lugar de Celeiro = com Luiza Ribeira, f.l. de João Ribeiro de Carvalho e de Merencia da Costa, do lugar de Celeiro, todos desta freguesia. Testemunhas presentes o mesmo João Ribeiro de Carvalho e mais o Padre Joseph Martins tambem cura desta igreja, e Luiz Machado familiar do Reverendo Lionel de Abreu, abbade desta igreja.

 

 

Avós Paternos

 

4 e 5 Agostinho Ribeiro e sua mulher Domingas (Francisca) Fernandes moradores no Valle. Alem do filho João Ribeiro de Carvalho, tiveram q.d.:

4-1 Francisco Ribeiro casou primeira vez, na freguesia de Mosteiro aos 25-01-1688, com Catarina Barreira, filha do Padre Antonio Barreiro, abade que foi de Sampaio de Vilar Chão, e de Ana Vieira, solteira.

Braga, Vieira do Minho, Mosteiro, S. João Batista. “Aos vinte e cinco dias do mês de Janeiro de mil seiscentos e oitenta e oito anos, se receberam em presença de mim Pe. Martim Teixeira de Azevedo reitor desta Igreja, Francisco Ribeiro filho Agostinho Ribeiro e de sua mulher Domingas Frz., moradores no Valle com Catharina Barreira filha do Pe. Antonio Barreiro Abb. que foi de Sãopaio de Vilar Chão e de Anna Vieira solteira moradora em Salgueiros, foram testemunhas Philip João, João Francisco e Joseph Vieira todos do lugar do Mosteiro.”

          Segunda vez aos 22-09-1698 casou com Ana Vieira, do lugar de Requeixo.

Braga, Vieira do Minho, Mosteiro, S. João Batista. “Aos vinte e dois dias do mês de setembro de mil seiscentos e noventa e oito se receberam em presença do Pe. Antº Teixeira Coelho com licença do Rdo. Reitor, Francisco Ribeiro do lugar do Valle, filho de Agostinho Ribeiro e Domingas Fca. com Anna Vieira do lugar de Requeixo todos desta freguesia, foram testemunhas João Rabello, do talho e seu sobrinho João Rabello do mesmo lugar, todos desta freguesia era ut supra”