PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 1º Antonio José Ribeiro de Carvalho

(atualizado em 23-janeiro-2017)

 

 

Moacyr Villela

 

 

Antonio José Ribeiro de Carvalho, nasceu aos 18-08-1732 em Rossas, Vieira do Minho Arc. de Braga, filho de Antonio Ribeiro (de Carvalho) e Jeronima da Silva. Casou com Maria Gonçalves Torres (ou Ribeira), filha de Vicente Gonçalves Preto e Felipa do Prado (ou Gago), neta paterna de Bento da Costa Preto e Ana Maria Torres. Família “Bento da Costa Preto” Cap 4º.

Braga, Vieira do Minho, Rossas, São Salvador Antonio, filho legítimo de Antonio Ribeiro e de Jeronyma da Silva do lugar de Celeiró desta freguesia de Roças, nasceu aos dezoito dias do mês de Agosto do ano de mil setecentos e trinta e dois: foi batizado por mim o Padre Manoel Duarte Vieira, Curia desta igreja de Roças, aos vinte do dito mês e ano, foram padrinhos Fernando Vieira do Bayrral e madrinha Ana Maria, filha legítima de Francisco Ribeiro de Carvalho e Thereza Vieira, todos do lugar de Celeiró, foram testemunhas Cristovão Rebello e Luiz Ferreira, ambos do lugar de Celeiró e todos desta freguesia de Roças, que todos aqui assinaram de que fiz este termo era ut supra (pesq. de José Anis de Souza Ribeiro)

 

Antonio José já era falecido em 1803 (testamento da filha Maria).

De Antonio e Maria documentamos seis filhos:

1- Antonio Ribeiro da Silva

2- Miguel Ribeiro de Carvalho

3- Maria Ribeira de Carvalho

4- Jerônima Ribeira

5- Francisca Silveria de Oliveira

6- Manoel Ribeiro de Carvalho- Capitão

 

Encontramos em documentação mais dois filhos de Maria Gonçalves, sem identificação do pai:

7- João Gonçalves Simões

8- Jerônimo Simões da Fonseca, irmão inteiro de João supra.

 

 

1- Antonio Ribeiro da Silva em 1790, com 26 anos e oficial de alfaiate, obteve licença para se casar com Francisca Antonia Guedes, filha de Domingos Pinto da Silva Guedes e Maria da Piedade de Jesus (família “Bento da Costa Preto” Cap. 7º.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM - 01 - 1763 a 1799

Dispensa de Impedimento

1790 - Oradores - Antonio Ribeiro da Silva e Francisca Antonia Guedes

Orador - Oficial de alfaiate, 26 anos, filho legitimo de Antonio Jose Ribeiro e sua mulher Maria Gonçalves;

Oradora - 15 anos, filha legitima do Capitão Domingos Pinto da Silva Guedes e Maria da Piedade de Jesus, ambos são naturais de Pouso Alto.

Impedimentos de consangüinidade em terceiro grau misto de quarto

-Bento da Costa Preto foi casado três vezes. Da segunda mulher Ana Maria, procedeu Vicente Gonçalves, deste Maria Gonçalves e desta Antonio Ribeiro, orador;

-Bento da Costa Preto foi casado terceira vez com Isabel Pedrosa e dela procedeu Inacia Pedrosa de Brito e desta Francisca Mendes da Silva e desta o capitão Domingos Pinto da Silva Guedes e deste a oradora, Francisca Antonia Guedes.

Testemunhas arroladas:

-Jose Batista Lamim, branco, casado, natural da Cidade do Porto, Freguesia de Santo Ildefonso, 56 anos;

-Jerônimo Leite Guimarães , branco, casado, natural da freguesia de São Lourenço de Calvos, termo de Guimarães, Arcebipado de Braga, lavrador, 68 anos;

-Alferes Manoel Antonio Rodrigues, branco, casado, natural de Pouso Alto, lavrador, 33 anos;

-Alferes Antonio Jose Fernandes, branco, casado, natural do Porto, freguesia de Lordelo, negociante e lavrador, 39 anos.

 

2- Miguel Ribeiro de Carvalho, natural de Pouso Alto, em 1791 pediu licença para se casar com Inacia (Ribeiro) Maria de Jesus, filha de José da Costa Miranda e Josefa Maria de Jesus (família “Bento da Costa Preto” Cap. 1º). Antes do casamento já tinham um filho.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM - 01 - 1763 a 1799

Dispensa de Impedimento

1791 - Oradores - Miguel Ribeiro de Carvalho e Inácia Maria de Jesus.

Orador - natural de Pouso Alto, filho legitimo de Jose Ribeiro de Carvalho e Maria Gonçalves;

Oradora - natural de ..(?). Paraíba Nova, Bispado do Rio de Janeiro, filha legitima de Jose da Costa de Miranda e de Josefa Maria de Jesus.

-De Bento da Costa Preto e de sua primeira mulher Leonor Rodrigues Cide procedeu Bento da Costa e deste e de sua mulher Ana Barbosa de Brito procedeu Inácia Rodrigues de Albernaz e desta e de seu marido Lazaro da Silva, procede Josefa Maria de Jesus e desta a oradora;

-De Bento da Costa Preto e sua segunda mulher Ana de Torres procedeu Vicente Gonçalves e deste e de sua mulher Felipa Gaga do Prado procedeu Maria Gonçalves e desta e de seu marido Antonio Jose Ribeiro de Carvalho procedeu Miguel Ribeiro de Carvalho orador.

Eles tem um filho juntos.

Testemunha arrolada:

-Manoel  Mendes da Silva, branco, casado, natural de Pouso Alto, 70 anos.

"A oradora é órfã de mãe e posto tenha seu pai, este vive vagabundo e não se sabe que tenha algum bem.Ela se acha em casa de seu cunhado Alferes Antonio Salustiano Rebelo."

-Jerônimo Leite, casado, natural de São Lourenço de Calvos, Vila de Guimarães, 78 anos, lavrador;

-Manoel Nunes de Faria, casado, natural de São Francisco das Chagas-SP, roceiro, 75 anos;

-Padre André Bernardes natural de Guaratinguetá, tem fazenda de criar, 56 anos.

 

          Os filhos de Miguel e Ignacia foram legatários do Guarda Mor Gregório Ribeiro de Carvalho “Deixo a meus sobrinhos, filhos de Miguel Ribeiro, para se repartirem em igual parte por todos um conto e duzentos mil réis”. Segundo declaração na testamentária “Atesto e juro infide sacerdotis que os sobrinhos do falecido Guarda Mor Gregório Ribeiro de Carvalho, filhos do Alferes Miguel Ribeiro de Carvalho são nove, a saber”:

          Seus filhos, exceto Francisca, foram legatários do tio Manoel abaixo:”Dara meu testamenteiro a 8 filhos de meu irmão Miguel Ribeiro, exceto a Francisca - 100.000 a cada um”

2-1 Francisco Ribeiro de Carvalho

Comparar com:

Censo Pouso Alto-MG 1839, 6º quarteirão , fogo 490

Francisco Ribeiro de Carvalho-Alferes, 42, branco, casado, agricola, le e escreve

Maria Ribeira-Dona, 26, branco, ,asado, mulher

Ana, 13, branco, solteira, filhos

Maria, 12, branco, solteira

Joaquina, 10, branco

Teresa, 9, branco

Antonio, 8, branco

Francisco, 3, branco

Francisca, 2, branco

Jose, 1, branco

nº de moradores no fogo: 54

nº de escravos: 44

 

2-2 José Ribeiro de Carvalho

Comparar com José Ribeiro de Carvalho falecido em 1826 de um coice de Besta. Morador no Curralinho. Tinha 25 anos e era casado com Luduvina Maria Luciana que pediu licença para se casar em 1827 com João Gonçalves da Fonseca, batizado em 1802 na matriz de Pouso Alto, exposto na casa de João Gonçalves Pereira, filho de João Lemes Silva e Ana Gonçalves de Jesus.

Moacyr 29jan07) Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - MG

POA -LPM - 06 - 1826 a 1827

11. Dispensa de impedimentos e licença para matrimonio

1827 - Oradores - João Gonçalves Pereira da Fonseca e Luduvina Maria Luciana

Orador - Filho de João Leme da Silva e Ana Gonçalves de Jesus. Batizado na matriz de Pouso Alto em 9 de setembro de 1802. padrinhos, Francisco Silva Tavares e Rita Maria mulher do Capitão Manoel Ribeiro de Carvalho. - (observação - em seu depoimento o orador declara ter sido exposto em casa de João Gonçalves Pereira.)

Oradora - Viúva de Jose Ribeiro de Carvalho, sepultado acima das grades na Capela do Capivari em 28 de agosto de 1826 contava com 25 anos. Morador no Curralinho, faleceu de um coice de Besta.

Consangüinidade em terceiro grau misto de segundo e em quarto grau misto de terceiro. Mais afinidades licita e ilícita.

O orador é sobrinho segundo da oradora e primo terceiro da mesma.

Oradora foi casada com primo co-irmão do orador;

Orador conheceu carnalmente uma prima co-irmã da oradora.

 

2-3 Antonio José Ribeiro, natural de Pouso Alto-MG. Aos 10-02-1822 em Delfim Moreira casou com Ana Francisca, filha do falecido Alf. Mateus José de Carvalho e Rita Maria, família “André Fernandes Chaves”.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) aos 10-02-1822 Antonio Jose Ribeiro, f. Alf. Miguel Ribeiro de Carvalho, falecido e D. Inacia Maria de Jesus, nat de Pouso Alto = cc Ana Francisca, f. Alf. Mateus Jose de Carvalho, falecido e D. Rita Maria, nat da capela do Sr. Bom Jesus do Livramento, filial de Aiuruoca.

2-4 Manoel José Ribeiro, natural de Pouso Alto-MG. Aos 07-01-1824 em Delfim Moreira casou com Francisca de Assis Soledade, natural de Areas-SP, filha do Cap. Custodio Manoel Rodrigues e Olinda Jacinta Teixeira.

Itajuba Velha (Delfim Moreira)-MG (transcritos e resumidos por Monsenhor Lefort) aos 07-01-1824 Manuel Jose Ribeiro, f. Alf. Miguel Ribeiro de Carvalho e D. Inacia Maria de Jesus, nat de Pouso Alto = cc Francisca de Assis Soledade, f. Cap. Custodio Manuel Rodrigues e D. Olinda Jacinta Teixeira, nat da vila de Areas.

2-5 Vito Modesto Ribeiro

censo 24-09-1838 Sta Rita do Sapucai-MG, 2º quarteirão, fogo 11

Tenente Vitor Modesto Ribeiro, branco, 33, viúvo, lavrador

Maria, branca, filho, 8

Ana, branca, filho, 2

Joaquim, branco, filho, 1

Gregorio, pardo, filho, 20, solteiro, agregado

22 escravos

2-6 Mariana Ribeira casada com o Alferes João Antonio Dias. Comparecem no censo de 1838 com vários filhos, ele com 48 anos declarados e ela com 40.

censo 24-09-1838 Sta Rita do Sapucai-MG, 2º quarteirão, fogo 1

Capitão João Antonio Dias, branco, 48, casado, lavrador

Mariana Ribeira de Jesus, branca, , 40, casada

Custodio, branco, filho, 18

Maria, branca, filho, 16

Jose, branco, filho, 14

Francisco, branco, filho, 11

Antonio, branco, filho, 9

Ana, branca, filho, 8

Inácia, branca, filho, 7

Teotonio, branco, filho, 5

17 escravos

 

2-7 Francisca Ribeira casou com o Alferes João Ribeiro Pereira Guimarães 3-6 abaixo.

2-8 Maria Ribeira, menor em1824 tutelada pelo cunhado Alferes João Antonio Dias.

2-9 Cândida Ribeira, idem.

 

3- Maria Ribeira de Carvalho casou com o Capitão Custódio Ribeiro Pereira Guimarães. Morador na Chapada – Pouso Alto “Negociava com fazendas secas e Bestas novas”. Ele passou pelo menos 15 vezes pelo Registro da Mantiqueira entre 1782 e 1788.

          Maria faleceu com testamento aberto em 21-06-1803 e Capitão Custódio já era falecido em 1824 quando se anexou petição de seus herdeiros em inventário de Manoel Leite da Silva.

          Capitão Custódio e Maria tiveram seis filhos segundo o testamento desta (disponibilizado no site de Fernando de Magalhães Coutinho Vieira) e inventário de 1803:

Arquivo: Forum de São Lourenço, MG

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariada Maria Ribeiro (de Carvalho) ano1803.

Inventariante Custodio Ribeiro Pereira Guimarães, viuvo

Local Chapada, Pouso Alto - Campanha

Herdeiros 6 filhos:

1- Custodio Ribeiro de Carvalho, 19 anos

2- Francisco Ribeiro de Carvalho, Capitão, 17 anos

3- Joaquim Ribeiro de Carvalho, Capitão, 13 anos

4- Manoel Jose Ribeiro de Carvalho, Alferes, 12 anos

5- Antonio, 10 anos

6- João, 8 anos

3-1 Custódio Ribeiro de Carvalho, batizado em Pouso Alto-MG aos 09-01-1784. Com 19 anos em 1803. Em 15-03-1806 habilitou-se às ordens sacras:

SP, SP ACMSP Parte A - Aplicação Sacerdotal - De genere et moribus ano 1806

Habilitando Custodio Ribeiro de Carvalho - 15-03-1806

Custodio Ribeiro de Carvalho, n. da freguesia de Pouso Alto bispado de Mariana, f.l. de Custodio Ribeiro Pereira Guimarães e Maria Ribeira, neto paterno de Francisco da Cunha e Mariana Gls, neto materno de Jose de Carvalho e Maria Glz.

 

Freguesia do Pouso Alto - Certidão de batismo de Custodio Ribeiro de Carvalho - aos 09-01-1784 foi bat Custodio, f.l. de Custodio Ribeiro Pereira Guimarães e de Maria Ribeira, foram padrinhos Manoel de Freitas Guimarães, morador no Rio de Janeiro por pp que apresentou Custodio Manoel Fer.., e Escolastica Ribeira, casada.

 

Custodio Ribeiro de Carvalho, n. da freguesia de Pouso Alto, f.l. de Custodio Pereira Guimarães e de Maria Ribeira, npaterno de Francisco da Cunha e Mariana Gonçalves, nmaterno de Antonio Jose de Carvalho e Maria Gonçalves.

 

          Padre Custodio Ribeiro de Carvalho com 58 anos no censo de 1839. Vigário da nova freguesia de Santana do Capivari em 1840, depois transferida para o Picu. Em 1824 assina petição no inventario de Manoel Leite da Silva. Faleceu com mais de 90 anos.

Diz o padre Custodio Ribeiro de Carvalho e outros herdeiros do finado Sargento Mor Custodio Ribeiro Pereira Guimarães que o falecido em sentença dada em 1818 em querela com o falecido Manoel Leite da Silva... O Sargento Mor que vivia de negociar com fazendas secas e bestas novas.....ficou uma divida de Manoel  Leite de 400$000 reis.

 

Censo do Distrito de Capivari – Pouso Alto-1839-PP 1/10 cx 2 doc5

Fogo 44 Quarteirão6

Custodio Ribeiro de Carvalho, 58 anos, sacerdote, natural de Pouso Alto, vive de cultura, criação e ordens- 43 escravos

 

3-2 Capitão Francisco Ribeiro de Carvalho e Cunha com 17 anos em 1803. No mesmo ano pediu dispensa de impedimentos para se casar com Ana Rodrigues, com 20 anos (citada como Ana Ribeira de Jesus no censo), filha de Vicente Rodrigues e Teresa da Silva. (família “Bento da Costa Preto” Cap. 4º).

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM - 02 - 1800 a 1812

Dispensa de Impedimento

1803 - Oradores - Capitão Francisco Ribeiro de Carvalho  e Ana Rodrigues

Orador - filho legitimo do Capitão Custodio Ribeiro e sua mulher Maria Ribeira.

Oradora - Filha legitima de Vicente Rodrigues e Teresa da Silva. 20 anos,

Consangüinidade em terceiro grau

-O pai da oradora tem 6 ou 7 escravos mas tem muitos filhos para cuidar;

Ela já perdeu um matrimonio por não dispor de dote;

-O pai do orador é abastado e tem numerosa família ocupando honroso cargo da Republica.

-Maria Gonçalves e Maria Vitória Ribeira eram legitimas irmãs, que procedem ambas de legitimo matrimonio de Vicente Gonçalves e Felipa do Prado;

- De Maria Gonçalves casada com Antonio Jose Ribeiro nasceu Maria Ribeira e desta o orador;

-de Maria Vitória Ribeira casada com João Roiz do Rego procedeu Vicente Roiz Rego e deste a oradora.

-Ambos descendem das principais famílias do lugar .

 

Censo do Distrito de Capivari – Pouso Alto-1839-PP 1/10 cx 2 doc5, Fogo 1 Quarteirão 4

Capitão Francisco Ribeiro de Carvalho e Cunha, 51 anos, natural de Pouso Alto-culura, tropa, criação. Proprietário. Sabe ler

Ana Ribeira de Jesus, 55 anos,natural de Pouso Alto,

Mariana – filha 10 anos, solteira

115 escravos

 

          Ana Rodrigues Ribeira foi sepultada no cemitério de S. José do Picu aos 19-03-1849:

Santana do Capivari-MG, Igreja Santana aos 19-03-1849 foi sepultada em uma carneiro no cemiterio de S. Jose do Picu desta freguesia D. Ana Rodrigues Ribeira, mulher que foi do Cap. Francisco Ribeiro de Carvalho e Cunha. Faleceu na idade de 67 anos de enfermidade de figado e coração

 

3-2-1 Maria Ribeira, em 1822 pediu dispensa para se casar com seu tio Antonio José Ribeiro de Carvalho 3-5 abaixo.

3-2-2 Tenente Antonio Ribeiro de Carvalho e Cunha, casou com Teresa Ribeira da Luz filha do Capitão Mateus Antonio da Luz e de Ana Ribeira de Carvalho Cap. 3º, 6-7

         Comparecem no censo de 1839, ele com 24 anos e Teresa com 17:

Censo Capivari 1839 PP 1/10 cx 2 doc 5. Quarteirão 4 fogo 2

Tenente Antonio Ribeiro de Carvalho Cunha, 24 anos, natural POA,

Dona Teresa Ribeira da Luz, 17 anos, branca, casada

16 escravos

 

Entre seus filhos:

3-2-2-1 Francisco, batizado em 06-06-1840;

Santana de Capivari, MG Igreja de Santana aos 06-06-1840 bat a Francisco, f.l. Ten. Antonio Ribeiro da Cunha Carvalho e D. Teresa Ribeira da Luz, npaterno do Cap. Francisco Ribeiro de Carvalho e Cunha e D. Ana Ribeira, maternos do Cap. Mateus Antonio da Luz e D. Ana Ribeira, padr.: Cap. Francisco por pp q apres. do Ten. Mateus Antonio a Luz, e D., Ana Ribeira de Jesus.

3-2-2-2 Antonio, batizado em 22-06-1841. Casado, faleceu em 1872.

Livro de registros de batismos de Santana do Capivari - Cúria Diocesana de Campanha- SCP LB-01 1831 a 1848. fl.5 verso - Anotado por Moacyr Villela

A 22 de junho de 1841 na Freguesia do Espírito Santo dos Cunquibus de licença minha o Reverendo Antonio Caetano Ribeiro batizou ao inocente Antonio que nasceu a 2 de maio do mesmo ano, filho legitimo do Tenente Antonio Ribeiro da Cunha Carvalho e de Dona Teresa Ribeira da Luz. Neto paterno do sargento mor Francisco Ribeiro de Carvalho e Cunha e de Dona Ana Ribeira e neto paterno do Capitão Mateus Antonio da Luz e de Dona Ana Ribeira de Carvalho. Foram padrinhos Jose Venceslau de Souza Arantes e Dona Joaquina Ribeira da Luz mulher de Manoel Carneiro Santiago – assina o vigário Custodio Ribeiro de Carvalho

A margem esta escrito: “ Hoje casado – faleceu em 1872”

 

3-2-2-3 João, batizado em 21-06-1843

Livro de registros de batismos de Santana do Capivari - Cúria Diocesana de Campanha- SCP LB-01 1831 a 1848. fl. 5- Anotado por Moacyr Villela

A 21 de junho de 1843 de licença minha o Reverendo Antonio Caetano Ribeiro na Freguesia do Espírito Santo dos Cunquibus batizou ao inocente João de oito dias, filho legitimo do Tenente Antonio Ribeiro da Cunha de Carvalho e de Dona Teresa Ribeira da Luz. Foram padrinhos Jose Ribeiro da Luz e Dona Ana Ribeira da Luz, assina o vigário Custodio Ribeiro de Carvalho.

 

3-2-2-4 Custódio, batizado aos 22-08-1845

Livro de registros de batismos de Santana do Capivari - Cúria Diocesana de Campanha- SCP LB-01 1831 a 1848. fl.5 - Anotado por Moacyr Villela

A 22 de agosto de 1845 de licença minha o Reverendo Antonio Caetano Ribeiro batizou ao inocente Custodio, filho legitimo do Tenente Antonio Ribeiro da Cunha Carvalho e de Dona Teresa Ribeira da Luz. Tendo sido feito na Freguesia do Espírito Santo dos Cunquibus sendo meus paroquianos os pais – assina o vigario Custodio Ribeiro de Carvalho.

 

3-2-3 Mariana Ribeiro Rodrigues, com 10 anos em 1839. Em 1845 pediu licença para se casar com Manoel Francisco da Silva, filho de Antonia Maria, neto materno de Francisca Rosa, bisneto materno de Francisca Rosa, todos naturais do reino. Por Francisca Rosa, Manoel Francisco era trineto de Caetana Rosa irmã inteira de Antonio José Ribeiro de Carvalho, ambos filhos do tronco Antonio Ribeiro de Carvalho e sua primeira mulher Jerônima Vieira da Silva - 2-2-1-1.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha –  Pouso Alto-MG

POA – CPV – 01 – 1842 a 1846

transcrito por Moacyr Villela

Dispensa de Impedimentos

1845 – Oradores – Manoel Francisco da Silva e Mariana Ribeira Rodrigues

Orador – Natural de Portugal veio de sua terra com 14 anos e foi criado pelo pai da oradora. Esta no Brasil há 4 anos.

De Caetana Rosa natural e moradora em Portugal, nasceu Francisca Rosa no reino. Desta nasceu Antonia Maria também no reino e desta o orador Manoel Francisco

Caetana Rosa era irmã de Antonio Jose Ribeiro que vindo para o Brasil aqui se casou. Dele procede Maria Ribeira mãe do Capitão Francisco Ribeiro de Carvalho e Cunha e deste procede Mariana Ribeiro Rodrigues oradora.

 

3-2-4 Teresa de Arantes casada com José Wenceslau Souza Arantes, segundo o processo de dispensa de seu neto Francisco Ribeiro Arantes Junqueira (abaixo).

3-2-4-1 Francisca Ribeiro Junqueira, casada com Antonio Ribeiro Junqueira 3-5-4, teve ao menos o filho:

3-2-4-1-1 Francisco Ribeiro de Arantes Junqueira. Em 1887 pediu licença para se casar com Joana Nicésia de Oliveira 3-5-11-1 abaixo

LIVRO DE PROCESSOS MATRIMONIAIS FREGUESIA DE CARMO DE POUSO ALTO (Silvestre Ferraz)

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha – CMI – LPM – 03

1887 – Oradores – Francisco Ribeiro Arantes Junqueira e Joana Nicesia de Oliveira

Orador, filho legitimo de Antonio Ribeiro Junqueira e Francisca Ribeiro Junqueira morador na Freguesia de Queluz – Sp, neto paterno de Antonio Jose Ribeiro de Carvalho e Helena Nicesia Junqueira e pela parte materna de Jose Wenceslau de Souza Arantes e Teresa Arantes. Bisneto pela parte paterna de Custodio Ribeiro Pereira e Maria Ribeiro e pela materna de Gabriel Francisco Junqueira.

Oradora filha legitima de João Antonio de Oliveira e Gabriela Ribeiro Junqueira neta materna de Antonio Jose Ribeiro de Carvalho e Helena Nicesia Junqueira. Bisneta pela parte materna de Gabriel Francisco Junqueira e Inacia Constança de Andrade e pela parte paterna de Custodio Ribeiro Pereira e Maria Ribeiro

Impedimento complicado: Antonio Jose Ribeiro de Carvalho (avô paterno do orador e materno da oradora) era irmão de Francisco Ribeiro de Carvalho.

Teresa Arantes avó materna do orador era filha de Francisco Ribeiro de Carvalho irmão de Antonio Jose Ribeiro de Carvalho avô materno da oradora e paterno do orador.

O orador poderá dispor de legitima paterna – 2 contos.

 

3-3 Joaquim Ribeiro de Carvalho, capitão, com 13 anos em 1803. Aos 26-10-1807 casou com Maria Isabel Pereira, filha do Sargento Mor Jose Francisco Pereira e Maria Isabel de Magalhães. Maria Izabel já era falecida em 1825 (processo de dispensa matrimonial da filha Joaquina) e foi representada no inventário paterno (1856) por seus filhos. Geração na família ”Antonio Rabelo” Cap. 2º.

B7: Campanha-MG - casamentos - aos 26-10-1807 Capitão Joaquim Ribeiro de Carvalho, f.l. do Cap. Custodio Ribeiro Pereira Guimarães e D. Maria Ribeiro, n/b freguesia de Pouso Alto = D. Maria Isabel Pereira, f.l. do Sargento Mor Jose Francisco Pereira e D. Maria Isabel de Magalhães, n/b na freguesia da Campanha.

 

3-4 Manoel José Ribeiro de Carvalho, alferes cm 12 anos em 1803. Aos 14-10-1818 casou com Mariana Tridentina Junqueira, filha de Joaquim Bernardes da Costa de Ana Francisca do Valle, família “Sargento Mor Manoel Nunes de Gouvea”, neste site.

B7: Diocese de Campanha, paroquia de Baependi-MG- aos 14 outubro 1818 - matriz - cap. Manoel Jose Ribeiro de Carvalho e Marianna ---dentina Junqueira.

Ele f.l. do sarg. Mor Custodio Ribeiro Pereira Guimarães e D. Maria Ribeira.

Ela f.l. do cap. Joaquim Bernardo da Costa e D. Anna Francisca do Valle.

 

          Manoel foi eleitor em Baependi em 1829 e passou duas vezes pelo registro com cargas de sal em 1787. O casal comparece no censo do Carmo de 1832:

Censo Distrito Carmo-Termo de Baependi 1832 MP cx 13 doc 12, Fogo 464

Manoel Jose Ribeiro de Carvalho, 40 anos, tropeiro

Mariana Prudência Junqueira, 28 anos

119 escravos

          Mariana, já viúva, comparece no censo de 1839:

Censo de Carmo do Baependi 1839, Fogo 314

Mariana Tridentina Junqueira, branco, 35 anos,viúva,lavrador, ,lê e escreve

Mariana, branco,filho, 14 anos, solteira

Elena, branco, filho, 10 anos

Joaquim, branco, filho, 8 anos

Genoveva, branco, filho, 7 anos

85 escravos

Jose Maria, branco, 29 anos, casado, agregado

Maria Angélica, branco, 20 anos, casada,agregada

Crescencio (?), branco, filho, 2 anos, agregado

Ana, branco, filha, 1 ano, agregada

João Rodrigues, branco, 13 anos, agregado, le e escreve

Jose Bernabé, branco, 12  anos, agregado. le e escreve

 

        Em 1886, em avançada idade, Marianna residia na Fazenda Pouso Alegre, Distrito do Carmo, Município de Cristina. Nesse ano, alegando não poder bem administrar seus bens, fez partilhas com seus herdeiros, reservando para si apenas a terça. No processo de inventário Inter-Vivas neste site, (pesquisa de Fábio J. Ferraz Pereira) compareceram ou foram representados seis filhos:

3-4-1 Ana Cândida Ribeiro foi casada com Joaquim Carneiro Santiago, filho do Alf. Manoel Carneiro Santiago e Ana Francisca de Freitas. Os irmãos de Joaquim são citados na família “Amaro de Mendonça Coelho” Cap. 5º.

         Em 1839 Joaquim e Ana comparecem no censo de Carmo de Baependi, ele com 21 anos declarados e Ana com 16.

censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 337

Joaquim Carneiro Santiago, branco, 21, casado, lavrador, le e escreve

Ana Candida Ribeiro, branco, 16, casada

17 escravos.

 

Ambos já falecidos em 1866 foram representados na partilha por seus filhos.

3-4-1-1 João Carneiro Santiago Sobrinho, casado, morador no termo de Itajubá. Provavelmente o casado com Maria Joaquina Santiago, filha do Comendador João Carneiro Santiago e sua segunda mulher Ana Ribeira da Luz, nesta família “Antonio Ribeiro de Carvalho” Cap. 7º.

3-4-1-2 Antonio Carneiro Santiago, Tenente-Coronel, casado, morador na Corte

3-4-1-3 Maria Cândida Carneiro de Rezende casada com José dos Reis Rezende Junior, provavelmente o citado na família “Domingos dos Reis e Silva” § 8º.

3-4-1-4 Manoel Carneiro Santiago Sobrinho, falecido, representado por sua filha

3-4-1-4-1 Maria, 12 anos, moradora no Termo de São José do Paraizo

 

3-4-2 Maria Custódia (Carlota) Ribeiro casada com o Coronel Antonio Martins de Andrade, moradores em Campanha. Geração na família “Souza Monteiro” Cap. 1º, § 2º.

3-4-3 Mariana Tridentina Ribeiro casada com o Capitão Custódio Ribeiro de Carvalho Guimarães, em Cristina. Geração neste em 3-6-1

3-4-4 Helena Cândida Ribeiro, com 10 anos em 1839. Casou com o Capitão Manoel José Ribeiro de Carvalho Guimarães, moradores em Cristina.

3-4-5 Joaquim José Ribeiro de Carvalho, com 8 anos em 1839. Em 1848 pediu dispensa para se casar, como casou, com Mariana Ribeiro Pereira (ou de Jesus ou Mariana Tridentina Ribeiro), filha de João Ribeiro Pereira e Francisca Ribeiro 3-6-4 abaixo.

LIVRO DE PROCESSOS MATRIMONIAIS FREGUESIA DE POUSO ALTO

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha -

POA -LPM - 11 - 1848 a 1862

1. Dispensa de Impedimentos

1848 - Oradores - Joaquim Jose Ribeiro de Carvalho e Mariana Ribeira de Jesus

Orador natural da Freguesia do Carmo e a oradora da Freguesia de Pouso Alto

Consangüinidade em segundo grau - Pai do orador é irmão do pai da oradora;

Consangüinidade em terceiro grau - Avó do orador irmã do avô da oradora;

O orador tem 23 anos de idade e 3 a 4 contos em bens;

A oradora é filha família e esta em idade núbil; Tem 16 anos e mora com os pais.

O Capitão João Ribeiro Pereira Guimarães era irmão do Capitão Manoel Jose Ribeiro de Carvalho. Deste proveio o orador e daquele a oradora.

Orador - Filho do capitão Manoel Jose Ribeiro de Carvalho e Mariana Tridentina Junqueira;

Oradora - Filha do capitão João Ribeiro Pereira Guimarães e de Dona Francisca Ribeira de Jesus.

 

Mariana foi inventariada em Cristina-MG em 1907 pelo viúvo. Compareceram, ou foram representados, nove filhos do casal:

Arquivo: Centro de Documentação e Memória de Cristina -  Luis Barcellos de Toledo

Inventariada: Marianna Tridentina Ribeiro

Inventariante: Cel. Joaquim José Ribeiro de Carvalho

Data: 1907

Transcrição: Fábio J. Ferraz Pereira

Termo de declaração de falecimento e títulos herdeiros

1ª. Marianna Carmelina Ribeiro, já falecida, que foi casada com João Ribeiro representada pelos seguintes filhos

         Nettos

         1ª. D. Marianna Ribeiro Pereira 33 annos solteira

         2ª. D.Maria Ribeiro Pereira, casada com João Teixeira de Carvalho

         3º. João Ribeiro Pereira Jr. 31 annos casado

         4º. Antonio Ribeiro Pereira 20 annos solteiro

         Todos residentes em Santa Rita

2º. João Tito Ribeiro de Carvalho 52 annos casado

3º. Manoel Joaquim Ribeiro de Carvalho 51 annos casado

4º. Joaquim Tito Ribeiro de Carvalho 48 annos solteiro

5º. Custódio Theodoro Ribeiro de Carvalho 47 annos casado

6º. Francisco de Assis Ribeiro de Carvalho 45 annos casado

7ª. D. Joaquina Ribeiro de Carvalho 41 annos casada com Manuel José dos Santos Pereira

8º Antonio Joaquim Ribeiro de Carvalho 34 annos casado

9º José Joaquim Ribeiro de Carvalho 31 annos casado,

Todos residentes neste termo

 

3-4-5-1 Mariana Carmelina Ribeiro, já falecida, foi casada com João Ribeiro representada pelos seguintes filhos, todos residentes em Santa Rita:

3-4-5-1-1 Mariana Ribeiro Pereira, 33 anos solteira

3-4-5-1-2 Maria Ribeiro Pereira, casada com João Teixeira de Carvalho

3-4-5-1-3 João Ribeiro Pereira Jr., 31 anos casado

3-4-5-1-4 Antonio Ribeiro Pereira, 20 anos solteiro

 

3-4-5-2 João Tito Ribeiro de Carvalho, 52 anos. casado

3-4-5-3 Manoel Joaquim Ribeiro de Carvalho 51 anos, casado. Comparar com o casado com Maria Tridentina Ribeiro, filha do Coronel Gabriel Ribeiro Junqueira e Genoveva Clara Ribeiro. Geração em 3-5-2-5 neste capitulo

3-4-5-4 Joaquim Tito Ribeiro de Carvalho 48 anos, solteiro

3-4-5-5 Custódio Teodoro Ribeiro de Carvalho, com 47 anos em 1907. Pediu licença em 1888 para se casar com Mariana Gabriela Ribeiro, filha de Custódio Ribeiro de Carvalho Junior e de Mariana Ribeiro Junqueira 3-6-1-1-1.

Arquivo da Cúria da Diocese de Campanha - MG livro CMI-LPM 03

Processos de Dispensa de Impedimentos Matrimoniais

Silvestre Ferraz-MG (Carmo de Baependi)

Oradores: Custodio Teodoro Ribeiro de Carvalho e Mariana Gabriela Ribeiro

Ano: 05-04-1888

Transcrito e disponibilizado por: Moacyr Villela

Data da Transcrição:2006

Ambos da Freguesia de Carmo do Pouso Alto.

Ele, filho legitimo de, Joaquim Jose Ribeiro de Carvalho e de Mariana Ribeiro de Jesus, que são parentes em segundo grau. Neto paterno de Manoel Ribeiro de Carvalho e Mariana Tridentina Junqueira que não eram parentes. Pela parte materna, neto de João Ribeiro Pereira e Francisca Ribeiro que eram primos em segundo grau.. Bisneto pela parte paterna de Custodio Ribeiro Pereira e Maria Ribeiro que não eram parentes. E pela parte materna  de Miguel Ribeiro e Inacia Ribeiro, também não parentes.

Ela, filha legitima de Custodio Ribeiro de Carvalho Junior e de Mariana Ribeiro Junqueira que eram primos por pais em segundo grau. Neta pela parte paterna de Custodio Ribeiro de Carvalho e Mariana Tridentina Ribeiro, primos em segundo grau. Pela parte materna, neta de Gabriel Ribeiro Junqueira e Genoveva Clara Ribeiro, primos em segundo grau. Bisneta pela parte materna  de Antonio Jose Ribeiro e Helena Nicésia Junqueira que não eram parentes. E pela parte paterna de João Ribeiro Pereira e Francisca Ribeiro primos em segundo grau..

Impedimentos - João Ribeiro avô materno do orador era irmão de Antonio Jose Ribeiro, bisavô paterno da oradora.

Manoel Ribeiro, avô paterno do orador era irmão do mesmo Antonio Jose Ribeiro, bisavô da oradora.

Genoveva Clara, avó materna da oradora é irmã de Joaquim Jose Ribeiro, pai do orador.

Miguel Ribeiro, bisavô do orador era irmão de Maria Ribeiro, terceira avó da oradora.

Custodio Ribeiro, terceiro avô materno e paterno da oradora era bisavô também materno e paterno do orador.

 

3-4-5-6 Francisco de Assis Ribeiro de Carvalho 45 anos, casado

3-4-5-7 Joaquina Ribeiro de Carvalho, 41 anos, casada com Manuel José dos Santos Pereira

3-4-5-8 Antonio Joaquim Ribeiro de Carvalho 34 anos, casado

3-4-5-9 José Joaquim Ribeiro de Carvalho 31 anos, casado.

 

3-4-6 Genoveva Clara Ribeiro, com 7 anos em 1839. Casou com Gabriel Ribeiro Junqueira 3-5-2 lá a descendência.

 

3-5 Antonio José Ribeiro de Carvalho, com 10 anos em 1803. Em 1822 pediu dispensa de impedimento para se casar com sua sobrinha Maria Ribeira 3-2-1 acima.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha – POA –LPM –04 – 1822 a 1823

Dispensa de Impedimento

1822 – Oradores – Antonio Jose Ribeiro de Carvalho e Maria Ribeira

-Francisco Ribeiro de Carvalho é irmão do orador e pai da oradora

-Por linha materna os oradores são consangüíneos em terceiro grau como dirão as testemunhas.

-O orador possui mais de 40.000 cruzados e a oradora é menos habilitada mas tem recursos.

-Ambos são naturais e batizados na freguesia de Pouso Alto

Estão ligados com impedimento de consangüinidade em segundo grau misto de primeiro por ser o orador irmão do pai da oradora , mais em quarto grau misto de terceiro

Obs- Nada mais consta no documento disponivel

 

          Antonio casou com Helena Nicesia Junqueira filha de Gabriel Francisco Junqueira e Inacia Constancia de Andrade, Família “João Gonçalves de Mello”. Em 1829 Antonio José era eleitor em Baependi e em 1839 morava no fogo 316 em Carmo de Minas com vários filhos e 95 escravos. Helena faleceu provavelmente de parto e teve seu inventário aberto em Cristina-MG aos 06-04-1852 pelo viúvo (inventário neste site, pesquisa de Fábio J. Ferraz Pereira). Deixou 16 filhos, a caçula recém-nascida faleceu logo após a mãe:

Censo Distrito Carmo-Termo de Baependi 1832 MP cx 13 doc 12, Fogo 463

Antonio Jose Ribeiro de Carvalho, 38 anos, branco, casado, tropeiro;

Elena Nicesia Junqueira, 20 anos casada;

93 escravos

 

Censo de Carmo do Baependi 1839, Fogo 316

Antonio Jose Ribeiro de Carvalho,branco,45 anos,casado, lavrador, le e escreve

Elena Narciza Junqueira,branco,27 anos, casada

Maria, branco, filha, 11 anos

Gabriel,branco,filho,9 anos

Inacia, branco, filho,8 anos

Antonio, branco, filho, 6 anos

Elena, branco, filho, 5 anos

Custodio, branco, filho, 3 anos

Jose, branco, filho, 1 ano

95 escravos

 

3-5-1 Maria Ribeiro de Andrade Junqueira, com 11 anos no censo de 1839. Casou com Francisco de Andrade Junqueira

3-5-2 Gabriel Ribeiro Junqueira , com 9 anos no censo de 1839. Casou com Genoveva Clara Ribeiro 3-4-6 supra. Coronel Gabriel teve inventário de seus bens aberto em Cristina-MG aos 08-04-1904. Genoveva faleceu aos 14-12-1920 na Fazenda das Três Barras, Distrito da Vila de Silvestre Ferraz.

       Compareceram nos inventários, neste site, pesquisa de Fábio J. Ferraz Pereira, filhos, netos e bisnetos do casal:

3-5-2-1 Marianna Nicésia Ribeiro (ou Ribeiro Junqueira) já falecida em 1904, casada que foi com Custódio Ribeiro de Carvalho Junior 3-6-1-1, representada no inventário do pai pela filha:

3-5-2-1-1 Marianna Gabriela Ribeiro casada com Custódio Theodoro Ribeiro de Carvalho 3-4-5-1. Não compareceu nem foi representada no inventário da avó (1921)

3-5-2-2 Gabriel Ribeiro Junqueira Junior, inventariante do pai.

3-5-2-3 João Ribeiro Junqueira  solteiro, 48 anos, interdito. Não comparece nem é representado em 1921.

3-5-2-4 Helena Gabriela Ribeiro já falecida em 1904, casada que foi com seu cunhado Custódio Ribeiro de Carvalho Júnior acima, representada no inventário do pai por duas filhas:

3-5-2-4-1 Helena Gabriela Ribeiro, 25 anos em 1904, casada com Augusto Ribeiro da Luz. Helena, já falecida em 1921, foi representada no inventário da avó pelo filho único Gabriel.

3-5-2-4-2 Maria Helena Ribeiro, 23 anos em 1904, casada com José Ribeiro Sobrinho. Maria Helena já era falecida em 1921 e foi representada no inventário da avó materna pelos filhos (situação em 18-02-1921):

3-5-2-4-2-1 Maria Aracy Ribeiro, 14 anos

3-5-2-4-2-1 Custódio Ribeiro Neto, 13 anos

3-5-2-5 Maria Tridentina Ribeiro já falecida em 1904, casada com Manoel Joaquim Ribeiro de Carvalho 3-4-5-3 supra. Maria foi representada no inventário do pai pelos filhos:

3-5-2-5-1 Etelvina Ribeiro de Carvalho, 26 anos em 1904, casada com Edmundo Teixeira de Carvalho. Etelvina, já era falecida em 1921, foi representada pelos filhos no inventário da avó:

3-5-2-5-2 Aristides Ribeiro Junqueira 25 anos casado, em 1904.

3-5-2-5-3 Joaquim Ribeiro de Carvalho 22 anos solteiro, no mesmo ano.

3-5-2-5-4 Maria Ribeiro de Carvalho 19 anos em 1904, casada com José Carneiro Ribeiro. Em 1921 estava casada com Artur Ribeiro Carneiro.

3-5-2-5-5 Alzira Ribeiro de Carvalho 17 anos solteira, em 1904. Em 1921 estava casada com José Ribeiro Gorgulho

 

3-5-2-6 José Junqueira com 41 anos viúvo, em 1904.

3-5-2-7 Gabriela Clara Ribeiro aos 13-05-1882 em Cristina casou com Albertino Dias Ferraz, filho de Silvestre Dias Ferraz e Ana Leonizia de Castro (Certidão de casamento na família “Meirelles Freire”). Já falecida, foi representada por seis filhos, todos solteiros em 1904:

3-5-2-7-1 Silvestre Junqueira Ferraz, 21 anos. Estava casado em 1921.

3-5-2-7-2 Ana Albertina Junqueira Ferraz, 19 anos. Casou com Joaquim Ribeiro Junqueira.

3-5-2-7-3 Almira Junqueira Ferraz, 17 anos. Casou com José Manoel Rodrigues.

3-5-2-7-4 Helena Junqueira Ferraz, 15 anos. Caso com Samuel Junqueira.

3-5-2-7-5 Gabriel Ribeiro Ferraz, 8 anos. Dr. Gabriel Ribeiro Ferraz em 1921.

3-5-2-7-6 Genoveva Junqueira Ferraz, 6 anos. Casou cim Dr. José Junqueira Ferraz.

 

3-5-2-8 Antonio Gabriel Ribeiro Junqueira, 36 anos, casado. Inventariante ma3erno.

3-5-2-9 Maria do Carmo Ribeiro 32 anos, solteira, interdita. Não comparece nem é representada em 1921.

3-5-2-10 Custódio Ribeiro Junqueira, 29 anos, casado.

 

3-5-3 Ignacia Constancia Ribeiro, com 8 anos em 1839. Casou com Joaquim José de Faria e Souza

3-5-4 Antonio Ribeiro Junqueira, com 6 anos em 1839. Solteiro com 20 anos em 1852. Casou com Francisca Ribeiro Junqueira, filha de José Wenceslau de Souza Arantes e Teresa Arantes. Geração em 3-2-4-1 acima.

3-5-5 Helena Ribeiro, com 5 anos em 1839. Casou com Antonio Gabriel Junqueira. Família “João Gonçalves de Mello”.

3-5-6 Custódio Ribeiro, com 3 anos em 1839. Solteiro com 17 anos em 1852.

3-5-7 Marianna Ribeiro de Andrade Junqueira, 14 anos, solteira em 1852. Em 1854 requereu dispensa para se casar com Francisco Teófilo dos Reis:

LIVRO DE PROCESSOS MATRIMONIAIS FREGUESIA DE POUSO ALTO

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha -

POA -LPM - 11 - 1848 a 1862

17. Dispensa de Impedimentos

1854 - Oradores - Francisco Teófilo dos Reis  e Dona Mariana Ribeiro de Andrade Junqueira

Consangüinidade em terceiro grau igual. As mães dos oradores são primas em segundo grau.

Oradora natural da Freguesia do Carmo é órfã de mãe e seu pai tem 17 filhos, quase todos menores de idade. Seu pai tem sido benfeitor ( Proctor) desta igreja e contribuiu com 3 contos de reis. Ela tem de legitima materna 8 contos, sendo 3,5 em bens de raiz

O Orador é natural e morador na Freguesia do Turvo (São Vicente) e seus pais são abastados.

 

3-5-8 Ana Ribeiro, 12 anos

3-5-9 Francisco Ribeiro, 11 anos

3-5-10 Francisca,10 anos

3-5-11 Gabriella Ribeiro Junqueira, 8 anos. Casou com João Antonio de Oliveira. Tiveram ao menos:

3-5-11-1 Joana Nicesia de Oliveira. Em 1887 pediu dispensa para se casar com Francisco Ribeiro de Arantes Junqueira 3-2-4-1-1 supra.

3-5-11-2 Helena Carmelina de Oliveira casou com Manoel Dias Ferraz, filho de Silvestre Dias Ferraz e Ana Leonizia de Castro (família “Meirelles Freire”).

3-5-12 Maria do Carmo, 6 anos

3-5-13 Joam, 4 anos

3-5-14 José  3 anos

3-5-15 Joaquim 1 ano

3-5-16 Helena, 1 mês, falecida

 

3-6 João Ribeiro Pereira Guimarães, com 8 anos em 1803. Capitão João casou com Francisca Ribeiro, filha de Miguel Ribeiro e Inácia Ribeiro 2-7 supra

Censo 1839 Pouso Alto-MG, 7º quarteirão fogo 594

João Ribeiro Pereira Guimarães, 40, branco, casado

Francisca Ribeira, 35, branco, casado, mulher

Mariano(?), 15, branco, casado(?), filhos

Manoel, 16, branco, solteiro

Antonio, 11, branco

Custodio, 21, branco, casado(?)

Francisco, 9, branco

Francisca, 15, branco, solteira

Ana, 10, branco

Mariana, 7, branco

Rita, 5, branco

 

3-6-1 Custódio Ribeiro de Carvalho, com 21 anos no censo de 1839 casado com Mariana Tridentina Ribeiro 3-4-3.

3-6-1-1 Custódio Ribeiro de Carvalho junior casou com Mariana Ribeiro Junqueira, filha de Gabriel Ribeiro Junqueira e Genoveva Clara Ribeiro 3-5-2-1. Casou segunda vez com sua cunhada Helena Gabriela Ribeiro com geração de duas filhas em 3-5-2-4 supra.

Custódio e Mariana tiveram a filha única:

3-6-1-1-1 Mariana Gabriela Ribeiro que em 1888 pediu dispensa para se casar com Custódio Teodoro Ribeiro de Carvalho 3-4-5-5 supra.

3-6-2 Maria Umbelina Ribeiro, em 1836 pediu licença para se casar com Custódio Ribeiro Pereira, filho de Joaquim Ribeiro de Carvalho e Maria Isabel Pereira, 3-3 deste.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - Pouso Alto-MG

POA -LPM - 09 - 1835 a 1839 - 7. Dispensa de Impedimentos

1836 - Oradores - Custodio Ribeiro Pereira e Maria Umbelina Ribeiro

O Capitão Joaquim Ribeiro de Carvalho, pai do orador é irmão inteiro do Capitão João Ribeiro Pereira pai da oradora.

Os pais de ambos são ricos o orador é órfão de mãe e tem de legitima 7 escravos e 300.000 reis. A oradora vai dotada com 4 escravos e dinheiro ( 500 ou 600 mil reis)

Ambos são naturais de Pouso Alto mas o orador mora atualmente na Freguesia de São Sebastião.

 

Maria faleceu no parto e foi sepultada em 17-06-1837, com 18 anos.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha Livro de óbitos de Pouso Alto POA LO-01

A 17 de junho de 1837 foi sepultada na matriz Maria Ribeira mulher que foi de Custodio Ribeiro Pereira, faleceu de parto aos 18 anos

 

3-6-3 Francisca Cândida Ribeira, com 15 anos em 1839. Casou em 1840 dispensados de impedimentos de consangüinidade com José Ribeiro Pereira de Carvalho. Família ”Antonio Rabelo” Cap. 2º.

3-6-4 Mariana Ribeiro Pereira (ou de Jesus ou Mariana Tridentina Ribeiro), com 7 anos no censo de 1839. Casou com Joaquim José Ribeiro de Carvalho 3-4-5 acima.

3-6-5 João Ribeiro, falecido solteiro com 16 anos e sepultado em 01-08-1838.

Cúria Diocesana de Campanha – Livro de Óbitos de Pouso Alto POA-LO01 1822-1883

A primeiro de agosto de 1838 foi sepultado João Ribeiro filho do Capitão João Ribeiro Pereira Guimarães e de Dona Francisca Ribeiro. Tinha 16 anos.

 

4 Jerônima Ribeira casou com o Alferes Antonio José Fernandes natural de São Martinho de Lordelo do Douro, bispado do Porto, filho de Manoel Gonçalves da Silva e de Catarina Maria do Rosário. Passou três vezes pelo Registro em 1787 com cargas de sal e 40 bestas.

          Antonio faleceu com 60 e tantos anos e foi sepultado na Capela do Capivari em 13 de Agosto de 1828.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha – Livro de óbitos de Pouso Alto – POA LO-01 1822-1883

Antonio Jose Fernandes sepultado no dia 13 de agosto de 1828 dentro da Capela do Capivari, Freguesia de Pouso Alto com 60 e tantos anos de idade, foi casado com Dona Jerônima Ribeira, envolto em habito de São Francisco

 

Censo Capivari 1839 PP 1/10 cx 2 doc 5, Quarteirão 6, fogo 27

Dona Jerônima Ribeira, 64 anos, viúva, branca, cultura, proprietária;

13 escravos

 

Jerônima faleceu com 74 anos e foi sepultada aos 19-06-1841.

Santana do Capivari-MG, Igreja Santana aos 19-06-1841 foi sep. dentro desta matriz D. Jeronima Ribeiro, viuva que ficou de Antonio Jose Fernandes, de idade de 74 anos, sem testamento.

4-1 José Ribeiro da Silva, batizado no Capivari aos 13-06-1787. Em 1813 com 25 anos, pediu licença para se casar com Rosa Maria, filha natural de José Vieira Mendes e Ana Maria Francisca, mulher solteira. Família “Bento da Costa Preto” Cap. 7º)

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM -03 - 1813 a 1821

Licença para Casamento e Dispensa de Impedimentos

1813 - Oradores - Jose Ribeiro da Silva  e Rosa Maria

Orador - Filho legitimo do Alferes Antonio Jose Fernandes, natural de San Martinho de Lordelo do Douro, Bispado do Porto  e de Jerônima Ribeira, natural de Pouso Alto, neto pela parte paterna de Manoel Gonçalves da Silva natural de (Sobeja), Bispado do Porto e de Catarina Maria do Rosario, natural de São Cosme, Bispado do Porto. E pela parte materna de Antonio Jose Ribeiro, natural de São Salvador de Bosas, Bispado de Braga e de Maria Gonçalves Ribeira natural de Pouso Alto, batizado na Capela do Capivari a 13 de junho de 1787, sendo padrinhos Custodio Ribeiro Pereira Guimarães e Escolástica Ribeira,  solteiro. , 25 anos.

Oradora - Filha natural de Ana Maria Francisca , solteira, natural de Capivari, batizada em 1798 mais ou menos  sendo padrinho Manoel Antonio da Silva e cujo registro não se fez oportunamente e foi lançado em livro de suplementos conforme testemunho do Alferes Antonio Jose Fernandes. Que declarou ser ela filha natural de Jose Vieira.

-De Vicente Gonçalves irmão de Inacia Pedrosa procedeu Maria Gonçalves e desta procedeu Jerônima Ribeira e desta o orador.

-De Inácia Pedrosa procede Manoel Mendes e deste procedeu Jose Vieira e deste procede sua filha natural Rosa Maria.

 

          Comparecem no censo de 1839 com vários filhos:

Censo Capivari 1839, quarteirão 6, fogo 36

Jose Ribeiro da Silva, 50, Pouso Alto, Mariana, casado, branca

Rosa Maria, 40, Pouso Alto, Mariana, casado, branca

Antonio, 18, Pouso Alto, Mariana, solteiro, branca

Bernardo, 13, Pouso Alto, Mariana, branca

Jose, 11, Pouso Alto, Mariana, branca

Joaquim, 10, Pouso Alto, Mariana, branca

Manoel, 9, Pouso Alto, Mariana, branca

Francisca, 7,Pouso Alto, Mariana, branca

Ana, 6, Pouso Alto, Mariana, branca

Francisco, 5, Pouso Alto Mariana, branca

Maria, 4, Pouso Alto, Mariana, branca

Teodoro, 1, Pouso Alto, Mariana, branca

Antonio - exposto, 2, Pouso Alto, Mariana, branca

nº de escravos 12

nº de moradores no fogo 25

 

José foi legatário da irmã Maria Salomé, assim como vários de seus filhos e mais duas netas: “A Maria e Francelina netas de meu irmão Jose- 400.000 a cada uma”.

 

Entre os filhos do casal:

4-1-1 Bernardo, com 13 anos em 1839. Legatário da tia Maria Salomé.

4-1-2 José Antonio Ribeiro, com 11 anos em 1839. Em 1846 pediu dispensa de impedimentos para se casar com Ana Antonia Ribeira 5-1-1 abaixo

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha -  Pouso Alto-MG

POA - CPV - 01 - 1842 a 1846

transcrito por Moacyr Villela

15. Dispensa de Impedimentos

1846 - Oradores - Jose Antonio Ribeiro e Ana Antonia Ribeira

Jerônima Ribeira e Francisca Ribeira são irmãs.

De Jeronima nasceu Jose Ribeiro da Silva e dele procede o orador.

De Francisca Ribeira nasceu Inácio de Loiola Bustamente casado com Ana Flora de São Jose e deles a oradora.

O pai do orador é irmão da mãe da oradora

 

4-1-3 Manoel, com 9 anos em 1839. Legatário da tia Maria Salomé.

4-1-4 Francisca, com 7 anos em 1839. Legatária da tia Maria Salomé.

4-1-5 Ana, com 6 anos em 1839. Legatária da tia Maria Salomé.

 

4-2 Ana Flora de São José, pediu duas vezes dispensa de impedimentos para se casar. Em 1815 para se casar com o Alferes José Pinto de Souza, filho de Teresa Cap. 5º, 3.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM -03 - 1813 a 1821

Dispensa de Impedimento

1815 - Oradores - Alferes Jose Pinto de Souza e Ana Flora de São Jose

Orador - Filho de Teresa de Tal, natural de Pouso Alto;

Oradora - Filha de Jerônima de Tal e do Alferes Antonio Jose Fernandes.

Consangüinidade de terceiro grau misto de segundo

-Antonio  e Teresa são irmãos  por serem ambos filhos legítimos de Antonio Ribeiro de Carvalho;

-De Antonio procedeu Jerônima e desta a oradora Ana Flora de São Jose;

-De Teresa, nasceu o orador Jose Pinto de Souza.

O orador possui 3.000 cruzados e tem negocio de Fazenda Seca em Pouso Alto;

Os pais da oradora tem bens. Possuem A Fazenda do Curral e escravos.

 

          Em 1820 Ana Flora voltou a pedir licença de impedimentos para se casar com Inácio de Loiola de Bustamante Fortes, filho de Inacio de Loiola e Silva e Francisca Silvéria de Oliveira, 5-1 abaixo alí a geração. Faleceu aos 82 anos e foi sepultada no cemitério de Santana do Capivari aos 19-05-1888.

Santana do Capivari-MG, Igreja Santana aos 19-05-1888 foi sepultada neste cemiterio de S. Ana do Capivari, Ana Flora de S. Jose, idade de 82 ano

4-3 Joaquim Ribeiro dos Anjos , casou com Ana Cândida, filha de João Gonçalves Simões e Maria Rodrigues de Mira 7-2 abaixo.

          O casal comparece no censo de 1839 com vários filhos, Joaquim com 38 anos declarados e Ana com 34:

Censo Capivari 1839, quarteirão 6, fogo 66

Joaquim Ribeiro dos Anjos, 38, Pouso Alto, Mariana, casado

Ana Gonçalves Ribeira, 34, Pouso Alto, Mariana, casado

Maria, 17, Pouso Alto, Mariana, solteiro

Joaquina, 12, Pouso Alto, Mariana, solteiro

Antonio, 11, Pouso Alto, Mariana

Pedro, 9, Pouso Alto, Mariana

Emerenciana, 4, Pouso Alto, Mariana

Jose, 3, Pouso Alto, Mariana

João, 1, Pouso Alto, Mariana

nº de escravos 5

nº de moradores no fogo 14

 

          Entre os filhos do casal:

4-3-1 Maria Ribeira dos Anjos, com 17 anos em 1839. Em 1840 pediu licença para se casar com Luiz José Ribeiro Tavares, viúvo de Mariana Ribeira e filho de Luiz José Tavares e Joaquina Ribeiro. Geração no Cap. 7º, 3-1

4-3-2 Antonio, com 11 anos em 1839. Recebeu legado da tia Maria Salomé.

 

4-4 Antonio José Fernandes da Silva, alferes, batizado no Capivari em 24-06-1804. Em 1824 pediu licença para se casar com Francisca Ribeira, filha de Manoel Leite da Silva e Francisca Ribeiro Lemes, família “Bento da Costa Preto” Cap. 4º.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - MG, POA -LPM - 05 - 1823 a 1825

10. Dispensa de Impedimentos e Licença para matrimonio

1824 - Oradores - Alferes Antonio Jose Fernandes da Silva e Francisca Ribeira

Consangüinidade em terceiro grau igual. Ambos são naturais da Freguesia de Pouso Alto

Orador - batizado no dia 24/06/1804 na Capela do Capivari, filho legitimo do Alferes Antonio Jose Fernandes e de Dona Jerônima Ribeira. Padrinhos Antonio Francisco Silva como procurador do Capitão Mateus Antonio da Luz e Inácia, mulher de Manoel dos Santos Cabral.

Oradora - Em 1803, registrado no livro suplementar, foi batizada na Capela do Capivari. Filha legitima de Manoel Leite da Silva e Francisca Ribeira Lemes. Padrinhos o Capitão Francisco Ribeiro de Carvalho e Maria Alves do Espírito Santo casada com Jose Floriano de Castilho.

-Maria Gonçalves era irmã de Luiza Rodrigues do Prado.

-De Maria Gonçalves proveio Jerônima Ribeira e desta o orador;

-De Luiza, proveio Manoel Leite e deste a oradora.

Oradora tem legitima paterna de 500.000 mas vive com um irmão e cunhado indolentes.

Testemunhas -

- Reverendo Custodio Ribeiro de Carvalho, presbítero secular, natural e sempre morador em Pouso Alto, 39 anos, vive de suas ordens e de lavoura; primo irmão do orador e da oradora primo em terceiro grau.

-Felipe Pereira Ribeiro, branco, casado, natural de Pouso Alto, 36 anos, diz ser primo terceiro dos oradores.

 

         Comparecem no censo de 1839 com vários filhos:

Censo Capivari 1839, quarteirão 6, fogo 28

Antonio Jose Fernandes, 35, Pouso Alto, Mariana, casado

Francisca Ribeira, 30, Pouso Alto, Mariana, casado

Francisca, 9, Pouso Alto, Mariana

Maria, 8, Pouso Alto, Mariana

Antonio, 5, Pouso Alto, Mariana

Jose, 6, Pouso Alto, Mariana

nº de escravos 8

nº de moradores no fogo 14

 

          Antonio José foi testamenteiro da irmã Maria Salomé:”A meu irmão Antonio – 2 contos e a chácara da Formiga em Capivari; E aos seus 5 filhos 400.000 a cada um.”

          Entre os filhos do casal:

4-4-1 Maria Ribeira faleceu aos 16 anos e foi sepultada na matriz aos 05-01-1846.

Santana do Capivari-MG, Igreja Santana aos 05-01-1846 foi sepultada dentro da matriz Maria Ribeira, f. Antonio Jose Fernandes e Francisca Ribeira, brancos. Faleceu na idade de 16 anos de enfermidade cronica

4-4-2 Mariana, batizada em 13-02-1841.

Santana de Capivari, MG Igreja de Santana aos 13-02-1841 bat a Mariana de idade de vinte dias, do bairro do Corral, f.l. Antonio Jose Fernandes e D. Francisca Ribeira, servio de padrinho Antonio Joaquim dos Passos q apres. pp do Revdo Domiciano Pereira Leite da Prov. de S. Paulo, e D. Francisca Ribeira da Conceição foi a madrinha

 

4-5 Maria Salomé Ribeira, casou duas vezes. Primeiro com o Capitão Bernardo José Fernandes Guimarães falecido com testamento aberto em 05-11-1840 onde declara ser natural de São Salvador de Rossas filho natural de Custodia Barroso. Morava na Fazenda do Córrego Fundo em Capivari (testamento neste site).

Censo do Distrito de Capivari – Pouso Alto-1839-PP 1/10 cx 2 doc 5, Quarteirão 6, Fogo71..

Capitão Bernardo Jose Fernandes Gui.., natural de Rossas, Bispado de Braga.,casado, 58 anos, cultura, negócios e tropa.

Dona Maria Salomé Ribeira, 46 anos;

Jose Leite da Cunha Peres,natural das Ilhas, 29 anos, Feitor;

Francisco Cunha, natural de Pouso Alto, solteiro, 40 anos, Feitor.

54 escravos

 

          Com 53 anos, Maria Salomé casou segunda vez com o Capitão Damaso Pereira de Melo. Capitão Damaso Pereira de Mello era filho de Genoveva Ribeiro da Silva, moradora em Pouso Alto, com inventário aberto em 1832 (família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 4º e inventário neste site)

          Maria faleceu em 17-08-1851 em Pouso Alto. Sem filhos, deixou legados aos irmãos e sobrinhos e libertou 30 escravos.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha . Livro de óbitos de Pouso Alto POA LO-01

Faleceu a 17 de agosto de 1851 e foi sepultada na matriz Maria Salomé Ribeira com 70 anos

Testamento registrado no livro – Sou filha legitima de Antonio Jose Fernandes e Jerônima Ribeira já falecidos, batizada na Freguesia de Pouso Alto.

Primeiro testamenteiro meu irmão Antonio Jose Fernandes. Segundo, Antonio Joaquim dos Passos, terceiro meu marido Capitão Damásio Pereira de Melo.

Fui casada com o Capitão Bernardo Jose Fernandes Guimarães e não tivemos filhos. Segunda vez casei com 53 anos com Damásio Pereira de Melo .

Liberta 30 escravos nomeados ;

A cada irmão Antonio, Jose e Joaquim 2 contos a cada um;

A sobrinha Carolina e a cada uma de suas 4 filhas 700.000 reis;

A irmã Ana, um conto e a sua filha Ana Antonia 500.000, aos outros 6 filhos da irmã 400.000 a cada um;

A Maria e Francelina netas de meu irmão Jose- 400.000 a cada uma;

A Antonio, filho de meu irmão Joaquim – 400.000 aos outros 4 filhos dele 400.000;

A Francisca e Ana filhas de meu irmão Jose – 400.000 a cada uma;

A Manoel, filho de meu irmão Jose – 200.000;

A Bernardo, filho de meu irmão Jose – 400.000;

A meu irmão Antonio – 2 contos e a chácara da Formiga em Capivari;

E aos seus 5 filhos 400.000 a cada um;

A sobrinha Raquel 400.000 e a sua filha Maria – 500.000 aos demais filhos dela 400.000;

No caso “como suponho” que meus bens não se misturem com os de meu marido deixo a ele os remanescentes de meu espolio;

Escrito a rogo pelo vigário Jose de Abreu e Silva de Aiuruoca a 05 de outubro de 1848.

 

5- Francisca Silvéria de Oliveira (ou Ribeira), casou com o Alferes Inácio de Loiola e Silva.

Comparar com:

Censo de Pouso Alto 1839 PP 1/10 cx 2 doc 6

Quarteirão 4 Fogo 333

Alferes Inácio de Loiola e Silva, 59 anos, casado, agricultor sabe ler

Dona Genoveva Cândida, 40 anos, casada,

Filhos, Bibiano Pereira, 20 anos, solteiro Tropeiro;

Francisco Pereira, 19 anos, solteiro, morfético;

Domingos Pereira, 17 anos, solteiro, Roça;

Jose, 5 anos;

Vicente, 4 anos;

Rita, 7 anos;

Ana Flora, 14 anos;

Iria, 3 anos;

Silveria, 1 ano

18 escravos

 

5-1 Inácio de Loiola de Bustamante Fortes, pediu licença para se casar em 1820 com Ana Flora de São José, filha de Antonio José Fernandes e Jerônima Ribeira, 4-2 supra.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - POA -LPM -03 - 1813 a 1821

Dispensa de Impedimentos

1820- Oradores - Inácio de Loiola de Bustamante Fortes e Ana Flora de São José

Ambos são moradores na Capela do Capivari

-De Maria Gonçalves Torres procedeu Jerônima Ribeira mulher do Alferes Antonio Jose Fernandes, pais da oradora;

-Da mesma Maria Gonçalves Torres procedeu Francisca Silvéria de Oliveira casada com o Alferes Inácio de Loiola e Silva, pais do orador.

 

          Ana Flora, viúva, comparece no censo de 1839 com vários filhos:

Censo Capivari 1839, quarteirão 6, fogo 26

Ana Flora de São Jose, 36, n. Pouso Alto, Mariana, viúva, cultura, proprietária

Francisco, 16, n. Pouso Alto, Mariana, solteiro

Antonio, 11, n. Pouso Alto, Mariana

Manoel, 9, n. Pouso Alto, Mariana

Ana, 6, n. Pouso Alto, Mariana

Maria, 5, n. Pouso Alto, Mariana

Jose, 4, n. Pouso Alto, Mariana

Francisca, 3, n. Pouso Alto, Mariana

Inacio, 2, n. Pouso Alto, Mariana

nº de escravos 8

nº de moradores no fogo 17

 

Entre os filhos do casal:

5-1-1 Ana Antonia Ribeira, com 6 anos em 1839. Em 1846 pediu dispensa de impedimentos para se casar com José Antonio Ribeiro, filho de José Ribeiro da Silva e Rosa Maria 4-1-2 supra

 

6- Manoel Ribeiro de Carvalho- Capitão, fez seu testamento em 1824, aberto em 20-04-1829 (testamento neste site). Nele declarou ser natural de Pouso Alto, sua ascendência e que era casado com Dona Rita do Espírito Santo. Sem ascendentes ou descendentes. Deixou legados aos 8 filhos de seu irmão Miguel Ribeiro exceto a Francisca.  E institui como seu herdeiro a seu irmão João Gonçalves Simões, em sua falta a seus filhos.

          Manoel tem registradas 5 passagens pelo registro da Mantiqueira entre 1784 e 1788.

 

7- João Gonçalves Simões, herdeiro do irmão Manoel supra. Casou com Maria (Gonçalves) Rodrigues de Mira, filha de Domingos Gonçalves e Joana Rodrigues de Mira, neta paterna de Ana Maria, esta era irmã de Inácia Lemes.

Censo Pouso Alto-MG 1839, 7º quarteirão , fogo 540

João Gonçalves Simões, 62, branco, casado, agricola, lê e escreve

Maria Gonçalves, 50, branco, casado, mulher

João, 18, branco, solteiro, filhos

Teresa, 25, branco, solteira

Emerenciana, 23, branco, solteira

Delfina, 21, branco, solteira

nº de moradores no fogo: 22

nº de escravos: 16

 

7-1 Maria Felisbina de Jesus, batizada em Pouso Alto aos 24-04-1803. Em 1824 pediu dispensa para se casar com seu tio Jerônimo Simões da Fonseca, viúvo de Ana Silvéria de Jesus, 8 abaixo.

 

7-2 Ana Cândida (Gonçalves Ribeira), casou com Joaquim Ribeiro dos Anjos, filho de Antonio José Fernandes e Jerônima Ribeira 4-3 supra.

 

7-3 Emerenciana Angélica de São Jose, em 1832 pediu dispensa de impedimentos para se casar com José Alves Simões, filho de Jerônimo Simões da Fonseca e Ana Silvéria de Jesus 8-1 abaixo.

Comparar com:

Censo Capivari cx 2 doc 5 1839, Quarteirão 1 fogo 29

Manoel Gonçalves Simões. 54 anos, casado, branco natural de Pouso Alto,roça, agregado, sabe ler;

Purcina Maria dos Anjos, 28 anos, casada, costura, natural de Pouso Alto;

Filhos: Ana, 10 anos, Adriano, 7 anos, Francisca, 6 anos, Maria, 3 anos, Jose, 2 anos.

3 escravos

 

8- Jerônimo Simões da Fonseca, casou duas vezes. Primeira vez com Ana Silvéria de Jesus, filha de Josefa Maria de Jesus, neta materna de Inácia Lemes que era irmã de Ana Maria citada em 7.

Ana Silvéria faleceu em 09-05-1824 com a idade de 30 anos em um parto.

          Segunda vez em 1824, Jerônimo pediu licença para se casar com a sobrinha Maria Felisbinda de Jesus, batizada a 24-05-1803, filha de João Gonçalves Simões e Maria Rodrigues de Mira 7-1 acima

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - MG

POA -LPM - 05 - 1823 a 1825

12. Dispensa de Impedimentos e Licença para matrimonio

1824- Oradores - Jerônimo Simões da Fonseca e Maria Felisbinda de Jesus

Orador - Viúvo de Ana Silveria de Jesus, que faleceu a 09/05/1824 com a idade de 30 anos em um parto.

Oradora - Batizada a 24 de abril de 1803 na matriz, filha de João Gonçalves Simões de Maria Rodrigues de Mira, Padrinhos o Capitão Manoel Ribeiro e sua mãe Maria Gonçalves.

-O orador é legitimo e inteiro irmão do pai da oradora.

-Ana Maria era irmã de Inácia Lemes. Desta nasceu Josefa Maria de Jesus e desta Ana Silveria de Jesus, falecida mulher do orador;

-De Ana Maria nasceu Domingos Gonçalves, deste casado com Joana Rodrigues de Mira nasceu Maria Rodrigues de Mira e desta a oradora.

- O Orador conheceu carnalmente a avó da oradora Joana Rodrigues de Mira

 

          Jerônimo passou uma vez pelo registro da Mantiqueira em 1887.

          Jerônimo e Ana Silvéria tiveram o filho:

8-1 José Alves Simões, em 1832 pediu licença para se casar com Emerenciana Angélica de São José, filha de João Gonçalves Simões e Maria Rodrigues de Mira, 7-3 supra.

Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha – Pouso Alto-MG

POA –LPM – 08 – 1832 a 1834

14. Dispensa de impedimento

1832 – Oradores – Jose Alves Simões e Emerenciana Angélica de São Jose

Jerônimo Simões pai do orador é irmão de João Gonçalves pai da oradora;

De Inacia Maria nasceu Josefa e desta nasceu Ana Silveria e desta o orador;

Aquela Inacia era irmã de Ana Rodrigues da qual nasceu Joana e desta Maria Gonçalves e desta a oradora.