PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Capitão Amaro de Mendonça Coelho

(atualizado em 17-novembro-2013)

 

 

Bartyra Sette

 

Amaro de Mendonça Coelho foi um dos mais antigos açorianos a se estabelecer na região de São José, hoje Tiradentes, e aí deixar geração, que se espalhou por todo o sul de Minas Gerais.

 

Capitão Amaro, batizado aos 19-01-1684 na Freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Pedro Miguel Ilha do Fayal bispado Angra, era filho de Ignacio Coelho, oficial de barbeiro e sua segunda mulher Francisca de Mendonça, naturais da mesma freguesia

(indicação de Geraldo Dutra de Andrade Neto.) Região Autónoma Açores, Faial, Horta, Pedro Miguel bat 1657-1701

Aos 19-01-1684 bat. a Amaro, filho de Inacio Coelho e de Francisca de Mendonça sua mulher. Foram padrinhos Francisco da Rosa, morador na vila e Francisca dos Anjos filha  de Antonio Furtado fregueses desta igreja de N Sra da Ajuda.

 

             Ignacio Coelho, víuvo de Barbara Luiz, aos 23-01-1764 casou com Francisca de Mendonça, filha de Francisco Furtado e Maria Rodrigues. Viúvo novamente, faleceu com cerca de 80 anos em 25-03-1729.

(indicação de Geraldo Dutra de Andrade Neto) Região Autónoma Açores, Faial, Horta, Pedro Miguel cas. 1641-1712

Aos 23-01-1674 se receberam Inacio Coelho, viuvo de Barbara Luis = cc Francisca de Mendonça, filha de Francisco Furtado e de Maria Roiz sua mulher.

 

(indicação de Geraldo Dutra de Andrade Neto) Região Autónoma Açores, Faial, Horta, Pedro Miguel obitos 1719-1763

Aos 25-03-1729 faleceu Ignacio Coelho, de idade de 80 anos pouco mais ou menos, fregues desta paroquial de N Sra. da Ajuda Lugar de Pedro Miguel desta ilha do Faial, viuvo de Francisca de Mendonça.

 

Cap. Amaro casou antes de 1717 (estimativa) com Maria da Assunção natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Piedade de Magé Bispado do Rio de Janeiro, filha de Domingos Ramalho de Brito natural e batizado na freguesia de Nossa Senhora da Ajuda de Guapimirim Bispado do Rio de Janeiro e sua mulher Ursula de Góis natural e batizada na freguesia de Nossa Senhora da Candelaria da cidade do Rio de Janeiro, casados na Candelaria-RJ aos 26-10-1697. Maria era neta paterna de Diogo Garcez e de Leonor de Brito, neta materna de Antonio Fernandes e de Maria das Neves.

PFRJ-  vol. 2, 226 e vol. 3, fls. 96: Domingos Ramalho de Brito, n. em Magé, RJ, por volta de 1667, filho de Diogo Garcez e de Leonor de Brito (falecida antes de 1697). Casado no Rio (Candelaria 1º, 43) a 26.10.1697 com Ursula de Góes, n. no Rio (Candelária 2º, 48v) bat. a 6.8.1673, filha de Antonio Fernandes e de Maria das Neves

 

Ascendência de Amaro e Maria  no “de Genere” do filho Bento de Mendonça Coelho”, neste site.

 

Maria da Assunção foi irmã inteira de Micaela de Góes, família “Góes-Avintes”, esta mãe de Josefa Maria de Jesus casada com José Pinto Reymão. Geração de José e ascendencia de Josefa na família “José Pinto Reymão”, neste site.

 

Capitão Amaro e Maria tiveram onze filhos, que documentamos:

 

Cap. 1º - Teodora Maria de Mendonça (ou de Jesus)

Cap. 2º - Ursula da Assunção e Mendonça

Cap. 3º - Francisca Maria de Mendonça

Cap. 4º - Quiteria da Conceição

Cap. 5º - João de Mendonça Coelho

Cap. 6º - Antonio de Mendonça Coelho

Cap. 7º - Bento de Mendonça Coelho padre

Cap. 8º - Ignez de Assunção cc. Miguel Pereira

Cap. 9º - Maria da Conceição

Cap. 10º - Rita da Assunção

Cap. 11º - Escolastica Maria do Espirito Santo

 

 

Cap. 1º - Teodora Maria de Mendonça

(atualizado em 02-agosto-2011)

 

Teodora Maria de Mendonça (ou de Jesus) foi batizada aos 23-05-1718 na Matriz de São José (Tiradentes). Casou com o Guarda Mor Francisco Moreira de Carvalho, viúvo de Maria Caetana (pesquisa de Maria Celina Exner Godoy Isoldi in Revista ABRASP nº 5, fls. 93).

 

Entre seus filhos:

1- Gonçalo, batizado aos 06-07-1744.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 06 julho 1744 Serranos, Gonsallo, f. Francisco Moreira de Carvalho e s/m Theresa Maria, padr.: Antonio Moreira de Carvalho, solteiro, da freguesia de S. Jose do Rio das Mortes.

2- José, aos 24-06-1745

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 24 junho 1745 Serranos, Joze, f. Francisco Moreira de Carvalho  e s/m Theodora Maria, madr.: Rita de Assumpção, mulher de Cypriano da Cruz, todos desta freguesia.

3- Padre Manoel Moreira Prudente, batizado em Serranos aos 19-06-1746.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 19 junho 1746 Serranos, Manoel, f.l. de Francisco Moreyra de Carvalho  e s/m Theresa(sic) de Jesus, padr.: Luis Fernandes e Francisca de Mendonça, mulher de Bernardo Gonçalves Chaves.

          Padre Manoel faleceu com testamento de 08-08-1820 aberto em 16-10-1821. Deixou legados para as sobrinhas “Maria Theodora e Ana Joaquina, filhas do falecido meu irmão Aleixo Moreira” e instituiu por universal herdeiro a Florentino Carlos Prudente, este com cerca de 22 anos em 1822. (inventário neste site).

 

4- José, batizado aos 28-08-1747

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 28 ago 1747 Lagoa, Joze, f.l. de Francisco Moreyra de Carvalho e s/m Theodora Maria de Jesus, padr.: sargento mor Bento Pereyra da Silva digo de Sá e o padre Salvador Fernandes Furtado de Mendonça.

 

5- Luiz Moreira de Mendonça casou aos 12-09-1786, com Quiteria Maria de Mello, filha de Atanasio Pereira de Mello e Maria de Jesus do Prado, neta paterna de Cristovão Pereira de Mello e Tereza de Souza Caldas, neta materna de João do Prado Leme e Ana Rodrigues de Siqueira, família “Souza Caldas”, neste site.

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 12-09-1786 Luiz Moreira de Mendonça, f.l. do Guarda Mor Francisco Moreira de Carvalho e D. Theodora Maria de Jesus, n/b na freguesia da vila de S. João del Rei e morador na das Lavras do Funil = D. Quiteria Maria de Mello, f.l. de Atanazio Pereira de Mello e s/m D. Maria de Jesus do Prado, n/b freguesia Baependi e morandora nesta.

 

6- Aleixo Moreira de Carvalho aos 11-07-1789, casou com Thereza Maria de Jesus, irmã inteira de Quitéria Maria supra, filhas de Atanasio Pereira de Mello e Maria da Conceição(ou de Jesus) do Prado, família “Souza Caldas”, neste site.

 

Prados, Minas Gerais (e capelas filiadas) - casamentos - matriz aos 11-07-1789 Aleixo Moreira de Carvalho, f.l. do Guara Mor Francisco Moreira de Carvalho e Theodora Maria de Jesus, n/b Capela da Sra. de Nazaré freguesia da vila de S. João del Rei = Thereza Maria de Jesus, f.l. de Atanasio Pereira de Mello e Maria da Conceição, n/b Baependi.

 

          Aleixo já era falecido em 1820 (testamento do irmão Padre Manoel), teve pelo menos as filhas, legatárias do tio paterno:

6-1 Maria Teodora

6-2 Ana Joaquina

 

7- Francisca Rosa Moreira. Aos 05-05-1787 casou com Manoel da Silveira Lemos, natural da Vila do Príncipe, filho de Francisco José de Moraes e Joana Barbosa Leite.

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 05-05-1784 Capela N. Sra. Rosario, Manoel da Silveira Lemos, soldado pago, f.l. de Francisco Jose de Moraes e Joana Barbosa Leite, n/b na freg. da vila do Principe e destacado nesta freguesia; = cc. D. Francisca Rosa Moreira, f.l. do Guarda Mor Francisco Moreira de Carvalho e D. Theodora Maria de Jesus, n/b nesta

Pais de, q.d.:

7-1 Ana Esméria da Silveira em Jacui aos 22-04-1800 casou com Antonio Ribeiro Furquim, daí natural, filho de Agostinho Robeiro Furquim e sua primeira mulher Joaquina Maria Buena. Outras informações da família de Antonio na família “Manoel Bicudo Leme” neste site.

Jacui, MG - aos 22-04-1800 Antonio Ribeiro Furquim n. desta freguesia f.l. Agostinho Ribeiro Furquim e Joaquina Maria Buena, falecida= cc Ana Esmeria da Silveira n. a freg. da Sra da Gloria do Caminho Novo do Rio de Janeiro Bispado de Mariana f.l. Manoel da Silveira Lemos e Francisca Rosa Moreira

 

8- Teresa Moreira de Carvalho, natural de S. João del Rei. Em Jacui aos 29-05-1775 casou com Antonio Soares Coelho natural de Pitangui, filho de Cipriano Coelho de Souza, da freg. de S. Tiago de Modelos Bispado do Porto e Maria Josefa da Cunha, da vila de Guaratingueta.

Jacui, MG --. matr - aos 29-05-1775 na Barra do Sapucai desta freguesia de N. Sra da Conceição de Jacui, Antonio Soares Coelho e Teresa Moreira de Jesus, meus fregueses. Foram testemunhas João Coelho e Manoel Batista Ferreira.

Entre seus filhos:

8-1 Ana Moreira de Carvalho aos 29-11-1797 casou com José Joaquim Nogueira de Magalhães natural da freguesia de Santo Andre da vila Boa de Quiris do Bispado do Porto f.l. João Ribeiro e Rosa Maria Luiza da mesma freguesia, neto paterno Manoel Nogueira de Magalhães e Engracia Ribeira da mesma freguesia, neto materno Manoel Ribeiro, da freguesia de Buele e Ana Teixeira da dita freguesia de Santo André de Quiris.

Jacui, MG matr. - aos 29-11-1797 na fazenda de Antonio Soares Coelho distrito desta freguesia, Jose Joaquim Nogueira de Magalhães n. da freg. Santo Andre da vila Boa de Quiris do Bispado do Porto f.l. João Ribeiro e Rosa Maria Luiza da mesma freguesia, np Manoel Nogueira de Magalhães e Engracia Ribeira da mesma freguesia, nmaterno Manoel Ribeiro, da freguesia de Buele e Ana Teixeira da dita freguesia de Santo Andre de Quiris tudo do Bispado do Porto = cc D. Ana Moreira de Carvalho n. desta freguesia f.l. Antonio Soares Coelho n. do Arraial da Onça de Pitangui e D. Teresa Moreira de Carvalho da vila de S. João del Rei, npaterna de Cipriano Coelho de Souza, da freg. de S. Tiago de Modelos Bispado do Porto e Maria Josefa da Cunha, da vila de Guaratingueta deste bispado, e pela materna de Francisco Moreira de Carvalho, do Patriarcado de Lisboa e Teodora Maria de Jesus da vila de S. Jose do Rio das Mortes bispado de Mariana.

8-2 Antonio Soares Coelho, natural de Jacui onde aos 30-11-1797 casou com Luiza Teixeira Neto, filha do Cap. Manoel Francisco Neto e Manoela Teixeira Botelho esta desta freguesia e aquele da freg. S. Maria de Riguanga Bispado do Porto, neta paterna de Manoel Neto Ferreira e Maria Monteira da mesma freg. de Riguanga, e pela materna de João Teixeira Botelho n. da vila Real de Portugal e Maria Paes n. de Mogi Guaçu ou Parnaiba, em Aportes à GP “Tomás José Pinto Adorno França”, neste site.

Jacui, MG matr. - aos 30-11-1797 nesta fazenda do Pinheiro termo desta freguesia Antonio Soares Coelho n/b nesta freguesia f.l. Antonio Soares Coelho n. da Onça de Pitangui e D. Teresa Moreira de Carvalho da vila de S. João del Rei, npaterna de Cipriano Coelho de Souza, da freg. de S. Tiago de Modelos Bispado do Porto e Maria Josefa da Cunha, da vila de Guaratingueta deste bispado, e pela materna do Guarda Mor Francisco Moreira de Carvalho, da cidade de Lisboa e Teodora Maria de Jesus da vila de S. Jose do Rio das Mortes bispado de Mariana = cc D. Luiza Teixeira Neto n. desta freguesia, f.l. Cap. Manoel Francisco Neto e D. Manoela Teixeira Botelho esta desta freguesia e aquele da freg. S. Maria de Riguanga Bispado do Porto, np Manoel Neto Ferreira e Maria Monteira da mesma freg, de Riguanga, e pela materna de João Teixeira Botelho n. da vila Real das Partes de Portugal e Maria Paes n. de Mogi Guaçu ou Parnaiba. Ambos os contraentes meus fregueses.

 

8-3 Teodora Maria de Jesus aos 23-11-1802 casou com José Joaquim Machado, natural de Guaratingueta, filho de Frutuoso Machado Tavares e Custódia de Araújo Paes.

Jacui, MG matr. -. aos 23-11-1802 na fazenda dos Pinheiros distrito desta freguesia Jose Joaquim Machado n. da vila de Guaratingueta deste bispado f.l. de Fortuoso Machado Tavares e Silva e D. Custodia de Araujo Paes= cc Teodora Maria de Jesus n. desta freguesia f.l. Antonio Soares Coelho e D. Teresa Moreira de Carvalho., Moradores no mesmo bairro do Pinheiro

 

 

Cap. 2º - Úrsula da Assunção e Mendonça

 

Úrsula foi a primeira mulher de Lourenço Dias de Tomada, natural de Santa Maria de Bouro, Arc. de Braga, filho de Antonio Dias da Tomada e de Izabel Gonçalves de Barbosa.

 

            Lourenço, segunda vez aos 28-01-1747, casou com Catarina Tavares, natural da Freguesia de S. Sebastião da Ilha do Faial, filha de Felipe de Souza Amaral e Teresa Tavares..

B7: Casamentos - Barbacena - capela do Ribeirão, aos 28-01-1747, Lourenço Dias da Tomada, natural de Santa Maria de Bouro, Arc. de Braga, filho de Antônio Dias da Tomada e de Izabel Gonçalves de Barbosa, viuvo que ficou de sua 1a. mulher Ursula da Assumpção; com Catarina Tavares, n. da freguesia de S. Sebastião da Ilha de S. Miguel, f.l. de Felipe de Souza Amaral e de Tereza Tavares, viuva que ficou de seu 1º marido João de Araujo Santos.

              Catarina Tavares era viúva de João de Araújo Santos, portugues, falecido aos 18-11-1746.

B7: óbitos - Igreja Nossa Senhora da Piedade (Barbacena-MG), aos 18-11-1746 no distrito da freguesia de Prados, faleceu João de Araujo, desta freguesisa da Borda do Campo, cc. Catharina Tavares, e natural da freguesia de Santa Maria de --- Arcebispado de Braga e sepultado na Capela de N. Sra. da Gloria da Ressaca da freguesia dos Prados.

 

            Úrsula e Lourenço tiveram, pelo menos:

1- Maria Dias da Assunção, natural de Barbacena onde, aos 28-09-1753, casou com Jose Pinto Reymão, natural do Bispado do Porto, filho de Pedro Vieira e de Maria Pinto. José era viúvo de Josefa Maria, sobrinha de Maria da Assunção Tronco deste estudo.

Barbacena, MG, - matriz 28-09-1753 Jose Pinto Reymão, natural de Santa Clara (?) do Torrão, bispado do Porto, morador na Vila de São José, desta Comarca do Rio das Mortes, viúvo de sua primeira mulher Josefa Maria de Jesus, filho de Pedro Vieira e de Maria Pinto, com Maria Dias da Assunção, natural e batizada na Borda do Campo, filha de Lourenço Dias da Tomada e de Úrsula da Assunção.E suposto que eram parentes por 3º grau de afinidade se achão dispensados pelo Exmo ----- Bispo.

          Geração de Maria e José na família “José Pinto Reymão”.

 

 

Cap. 4- Quitéria da Conceição

(atualizado em 29-setembro-2012)

 

Filha de Amaro de Mendonça Coelho e Maria da Assunção, segundo pesquisa de Maria Celina Exner Godoy Isoldi in Revista ASBRAP nº 5, fls. 109.

 

Quitéria casou duas vezes. Primeira vez com Manoel de Souza Vieira. Manoel foi inventariado em 1748 deixando três filhos e a viúva gravida. Durante a inventariança Quitéria casou com Antonio Freire.

 

Quitéria e Manoel tiveram, segundo inventário deste (neste site):

1- Ana, de três para quatro anos em 1748. Ana Maria da Conceição casou com Capitão José Alves Lima, tronco da família “Capitão José Alves Lima”.

2- Escolástica, 2 anos.

3- Maria, oito meses.

 

            Quitéria e Antonio Freire tiveram, q.d.:

4- Mariana Freire, natural de Aiuruoca. Aos 29-08-1787, casou com João Gonçalves Correa (ou Pedreira), exposto a Francisco Gonçalves Pedreira.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, fls. 106v. aos 29-08-1787 Ermida N.Sra. do Rosario filial desta paroquial, João Gonçalves Pedreyra, exposto em casa de Francisco Gonçalves Pedreyra, n/b freg. S. João del Rei; = cc. Marianna Freyre, f.l. Antonio Freyre e Quiteria da Conceição, n/b freg. de Aiuruoca e moradora na freg. das Lavras. Testemunhas: Ten. Cel. Joaquim Jose Freyre e João da Costa e Silva. (a margem: João Gls Correa e Marianna Freyre)

 

Pais de, q.d.:

4-1 Maria, batizada em 07-08-1790.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 07-08-1790 nesta matriz bat a Maria, f.l. João Glz Pedreira e Mariana Freire, padr.: Vicente da Costa Ferreira e s/m Maria Joaquina da Conceição.

4-2 Joaquim Gonçalves Pedreira, com 22 anos em 1816.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos aos 31-12-1816 declarantes Jose Alves Ferreira, casado e morador no Rio Verde, e Bento Jose da Silva, solteiro ambos brancos e roceiros (...) que Joaquim Gonçalves Pedreira, f.l. João Gonçalves Pedreira e Mariana Freire fora bat. nesta matriz ha cerca de 22 anos sendo padrinhos Joaquim Jose Freire e D. Silveria Maria de Jesus;

5- Maria Bernarda da Conceição, aos 28-10-1778, casou com Clemente José de Lima, batizado em Carrancas em 21-02-1754, filho de João da Costa Lima e Francisca de Almeida e Silva, família “João Mendes de Leão”.

B7: casamentos (Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-10-1778 Clemente José de Lima, f.l. João da Costa Lima e Francisca de Almeida Silva, n/b na freg. de S. João del Rei; = cc.  Maria Bernarda da Conceição, f.l. Ten. Antonio Freire e Quiteria da Conceição, n/b na freg. de Aiuruoca deste bispado e fregueses desta.

 

Clemente e Maria Bernarda tiveram, pelo menos:

5-1 Quitéria, batizada em 02-09-1785.

Lavras, MG Igreja Santana aos 02-09-1785 na ermida de N Sra do Rosario filial desta paroquial bat a Quiteria, f.l. de Clemente Jose de Lima e Maria Bernarda, padr.: o Padre Joaquim Alves Lima e D. Quiteria Maria da Conceição, viuva

5-2 Francisco em 15-04-1794.

Lavras, MG Igreja Santana bat Lv Suplementos aos 15-04-1794 nesta matriz bat a Francisco, f.l. Clemente Jose de Lima e Maria Bernarda da Conceição, padr.: Ten. Manoel Antonio Teixeira e Maria de Ramos, todos desta freguesia.

6- Maria Joaquina da Conceição, aos 29-10-1778 casou com Vicente Ferreira da Costa, irmão de Clemente José supra citado.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-10-1778 Vicente Ferreira da Costa, f.l. João da Costa Lima e Francisca de Almeida Silva, n/b na freg. de S. João del Rei; = cc.   Maria Joaquina da Conceição, f.l. Ten. Antonio Freire e Quiteria da Conceição, n/b na freg. de Aiuruoca deste bispado e fregueses desta.

 

 

Cap. 6º - Antonio de Mendonça Coelho

 

Batizado em Tiradentes, casou com Anastácia Joana de Jesus. Mais informações no artigo abaixo.

Fonte: ISOLDI, Maria Celina Exner Godoy, “Um Antigo Habitante da Região de Cana Verde (Minas Gerais): Frutuoso Tavares da Silva”, in Revista ASBRAP nº 5, fls. 57.

 

 

Cap. 7º - Bento de Mendonça Coelho, padre

 

Padre Bento requereu habilitação sacerdotal em 1760/1761. Processo “De Genere” neste site, disponibilizado por Paola Dias.

 

Bento de Mendonça Coelho / natural e Baptizado na freguesia de Santo Antonio / da vila de São Joze deste Bispado de morador na / de Nossa Senhora da Conceyção da aIuruoca Filho / Legitimo de Amaro de Mendonça Coelho [rasurado: e] / natural e Baptizado na freguesia de Nossa Senhora d'aJu / da de Pedro Miguel Ilha do Fayal Bis / pado de Angra e de sua Mulher Maria / daSupção natural e Baptizada na freguesia de / Nossa Senhora da Piedade de Magé Bispado do / Rio de Janeiro. Avos Paternos / Ignacio Coelho natural e Ba / ptizado na freguesia de Nossa / Senhora daJuda de Pedro / Miguel Ilha de Fayal / Bispado de Angra / sua mulher Francisca / de Mendonça natural e / Baptizada na mesma freguesia. Avos Maternos / Domingos Ramalho de Bri / to natural e baptizado / na freguesia de Nossa Senhora da / Juda de goapimi / rim Bispado do Rio / de Janeiro e sua Mu / lher ursoLa de Góis / natural e baptizada / na freguesia de Nossa Senhora da / CandeLaria da cydade / do Rio de Janeiro / [corroído uma palavra] passe az requeretros [?] necessarios / feito de pouco [?] Mariana e de outubro / [corroído o dia] de [17]53

 

 

Cap. 8º - Ignez de Assunção

 

Ignez de Assunção casou com Miguel Pereira, filho de Francisco Dias Medelo e Joana  Pereira.

(in Polis 30; Prof. João Paulo Ferreira de Assis, Ressaquinha, MG; transcritos e pesquisa de.) nº 4: batizados da Capela de Santo Antonio de Ibertioga, filial da matriz de N.S. da Piedade da Borda do Campo (177-1748) Livro, D-10, fls. 133: 15-11-746, Anna, filha de Miguel Pereira, do Rio de Janeiro e de Ignez de Assunção, da vila de São Jose. Np. de Francisco Dias Medelo e de Joana Pereira. Nm de Amaro de Mendonça Coelho, da ilha de S. Miguel e de Maria da Assunção.

 

Pais de, q.d.:

1- Ana, batizada aos 15-11-1746 (pesq. Prof. João Paulo Ferreira de Assis).

 

2- Maria, batizada aos 27-10-1748

Barbacena - Ibitipoca aos 27-10-1748 MARIA, f.l. de Miguel Pereira e s/m ------- (manchado) neta materna de Amaro de Mendonça Coelho e Maria da Assumpção. Padr.: Cypriano da Cruz pp de Francisca Moreira.

 

 

Cap. 9º - Maria da Conceição

 

Maria da Conceição apadrinhou batismo juntamente com o irmão João.

Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- 1761 a 1768: fls. ---, aos 22 agosto 1762 cap. Favacho, Maria, f.l. de Manoel Fr.ª da Luz e s/m Florencia Furtado de Morais, padr.: João de Mendonça Coelho solteiro e Maria da Conceição sua irmã.

 

 

Cap. 10º - Rita da Ascenção

(atualizado em 21-setembro-2012)

 

Rita da Ascenção (ou Assunção) casou com Cipriano da Cruz, natural de Tiradentes, filho de José da Cruz e Bárbara Moreira.

Rita faleceu na Paragem chamada Abimbarra Freguesia de Santa Ana das Lavras aos 20-02-1771 e foi inventariada pelo viúvo no mesmo ano. Cipriano faleceu em 10-04-1785.

Lavras, MG aos 10-04-1785 faleceu Cipriano da Cruz, viuvo, sepultado dentro da ermida de N Sra da Ajuda.

Compareceram nove filhos no inventário de Rita (inventário neste site):

10-1 Felícia Joana da Cruz, aos 20-07-1760 casou com Rafael de Araújo Pimenta, natural de S. Martinho de Valença do Minho Arcebispado de Braga, filho de Miguel e Domingas Lourença.

B7: casamentos Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 20-07-1760 Rafael de Araújo Pimenta, n/b na freg. de S. Martinho de ???? comarca de Valença do Minho Arc. Braga, f.l. Miguel ---- e Domingas Lourença; = cc.  Felícia Joana da Cruz, n/b na freg. de Sto Antonio do Rio Verde, f.l. Cipriano da Cruz e Rita da Assunção.

Pais de, q.d.:

10-1-1 Joaquina, batizada em Carrancas em 28-02-1762.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 28-02-1762 Joaquina, [apagado] Araujo Pimenta e Felicia Joana da Cruz, padr.: Alf. [apagado] com pp a Domingos Roiz da Silva e Rita da Assunção mulher de Cipriano da Cruz.

10-1-2 Joana, em 10-07-1763.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-07-1763 Joana n. aos 23-06, f.l. Rafael de Araujo Pimenta n. da freg. ---- termo de Caminha Arc. Braga e Felicia Joana da Cruz n. freg. Campanha do Rio Verde, padr.: Cipriano da Cruz e Luiza da Cunha mulher de Manoel de Afonseca Pinto.

10-1-3 Maria, em 24-02-1765. Maria de Araújo aos 04-07-1785 casou com Francisco Alves Lima, filho de José Alves Lima e sua primeira mulher Gertrudes Maria de Jesus.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 24-02-1765 Maria, f.l. Rafael de Araujo Pimenta e Felicia Joana da Cruz, padr.: João Raposo de Afonseca, solteiro e Maria de Araujo, viuva.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 04-07-1785 matriz S. Ana, Francisco Alves de Lima, f.l. Jose Alves de Lima e Gertrudes Maria de Jesus; = cc. Maria de Araujo, f.l. Rafael de Araujo Pimenta e Da. Felicia Joanna da Cruz. Nts/bts freguesia Lavras do Funil,

Maria e Francisco tiveram os filhos, q.d.:

10-1-3-1 Rafael, batizado cerca de 1791.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos no ano de 1791 com pouca diferença na ermida de S. Bernardo bat a Rafael f.l. Francisco Alves Lima e Maria de Araujo, padr.: Antonio de Araujo.

10-1-3-2 Maria Joana de Araujo, com 24 anos em 1816.

Lavras, MG Igreja Santana Lv suplementos aos 21-06-1816 declarantes Francisco Alves de Lima, branco e morador na Oliveira e roceiro, e Felizardo Antonio Alves morador neste arraila, branco e ambos casados (...) que o primeiro como pai que Maria Joana de Araujo, filha do dito Francisco Alves de Lima e Maria de Araujo fora batizada, com licença desta matriz, na capela de S. Bernardo ha 24 anos com pouca diferença, sendo padrinhos Jose Alves de Lima e Joana Felicia da Cruz.

 

10-1-4 Luiza, em 21-09-1766. Luiza Angélica de Araújo aos 01-05-1785 casou com Custódio Gonçalves de Oliveira, exposto.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 21-09-1766 matriz, Luiza n. aos 06, f.l. Rafael de Araujo Pimenta n. de Lanhedos(?) termo da vila de Caminha Arc. Braga e Felicia Joana da Cruz n. freg. Campanha do Rio Verde e moradores nesta, padr.: Guarda Mor Antonio Jose de Castro e Francisca Maria de Mendonça mulher do Afl. Bernardo Gonçalves Chaves que assistiu por pp de sua mulher, moradores da freg. de S. João del Rei.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 01-05-1785 Ermida de S. Bernardo, filial da matriz de S. João del Rei, Custodio Gonçalves de Oliveira, exposto em casa de Ventura Ferreira, bat. na matriz de Pitangui; = cc. Luiza Angelica de Araujo, f.l. Rafael de Araujo Pimenta e D. Felicia Joanna da Cruz, n/b nesta Freguesia de S. Ana.

 

10-1-5 Rafael, em 19-01-1768.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 19-01-1768 cap. Rosario, Rafael n. aos 09, f.l. Rafael de Araujo Pimenta n. vila de Caminha Arc. Braga e Felicia Joana da Cruz n. freg. Campanha do Rio Verde, padr.: Ten. Diogo Bueno de Afonseca e s/m D. Joana Batista

10-1-6 Tomé, em 23-01-1770.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 23-01-1770, Tome n. aos 03, f.l. Rafael de Araujo Pimenta e Felicia Joana da Cruz, padr.: Miguel da Silva, solteiro da freg. de S. João del Rei e Antonia Maria da Cruz mulher de João Gonçalves Magro.

10-1-8 Antonio, em 22-04-1771. Antonio de Araújo Pimenta aos 09-10-1792 casou com Maria Helena das Neves, filha de Pedro da Silva e Joana Custódia, família “Maria Rodrigues de Oliveira”.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 22-04-1771 matriz, Antonio, f.l. Rafael de Araujo Pimenta e Felicia Joana da Cruz, padr.: Manoel Soares Ferreira, solteiro morador na freg. de S. João del Rei e Escolastica Maria do Bom Sucesso mulher do Alf. Antonio de Moraes Pessoa.

 

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 09-10-1792 nesta matriz, Antonio de Araujo Pimenta, f.l. Rafael de Araujo Pimenta e Felicia Joanna da Cruz; = cc. Maria Helena das Neves, f.l. de Pedro da Silva e Joanna Custodia. Bts. nesta freguesia.

 

10-1-7 Maria Francisca de Araújo em 16-10-1788 casou com Manoel Esteves dos Anjos, filho de Manoel Esteves de S. Francisco e Izabel Gonçalves dos Anjos, familia “Antonio Gonçalves dos Anjos”.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 16-10-1788 nesta paroquial de Santa Ana, Manoel Esteves dos Anjos, f.l. Manoel Esteves de São Francisco e Izabel Gonçalves dos Anjos, n/b na vila de S. Joseph; = cc. Maria Francisca de Araujo, f.l. Rafael de Araujo Pimenta e Felicia Joanna da Cruz, n/b nesta freguesia

10-1-8 Ana Felícia de Araújo aos 19-10-1790 casou com José Alves Lima, viúvo de Gertrudes Maria de Jesus, já citados.

Casamentos - Freguesia de N.S. da Conceição das Carrancas e Sta Ana das Lavras do Funil, aos 19-10-1790 Cap. S. Bernardo do Macaya, Jose Alves de Lima, viúvo de Gertrudes Maria de Jesus sepultada na matriz de S. Ana das Lavras do Funil; = cc. Anna Felicia de Araujo, f.l. Raphael de Araujo Pimenta e Felicia Joanna da Cruz, n/b freguesia S. Ana das Lavras do Funil

 

10-2 Thereza Maria de Jesus, aos 29-08-1759 casou com Miguel de Espínola Gomes, natural de Santa Cruz da Ilha Graciosa, filho de Miguel Gomes da Fonseca e Francisca Sodre.

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 29-08-1759 Miguel de Espindola, n. freg. da vila de Santa Cruz da Ilha Graciosa Bispado de Angra, f.l. Miguel Gomes de Afonseca e Francisca Sudre; = cc Teresa de Assunção, n. da freg. de Aiuruoca, f.l. de Cipriano da Cruz e Rita de Assunção, fregueses desta.

Pais de, q.d., batizados em Carrancas-MG:

10-2-1 Ana, em 02-02-1764.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-02-1764 Ana n. aos 20-02-1763, f.l. Miguel de Espindola Gomes n. das Ilhas e Teresa de Assunção n. da freg. da Borda do Campo, padr.: Rafael de Araujo Pimenta e s/m Felicia Joana da Cruz.

10-2-2 Maria, em 30-12-1765

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 30-12-1765 Maria n. aos 26-11, f.l. Miguel Espindola Gomes n. Ilha Graciosa freg, de Santa [dobra] e Teresa Maria da Assunção n. Aiuruoca, padr.: [dobra]ão Francisco do Valle e Escolastica, filha de Cipriano da Cruz.

10-2-3 Rita, em 11-08-1768.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 11-08-1768 matriz, Rita n. aos 04, f.l. Miguel de Espindola [dobra] n. freg. Santa Cruz da Ilha Graciosa Bispado de Angra e Teresa Maria da Conceição n. da freg. Aiuruoca, padr.: Manoel Jose [dobra]nho, solteiro morador de S. João del Rei, e Rita da Assunção mulher de Cipriano da Cruz.

10-2-4 Antonio, em 02-10-1770

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 02-10-1770 matriz, Antonio, f.l. Miguel de Espindola e Teresa Maria da Assunção, padr.: Manoel Jose Godinho, solteiro e Antonia Maria da Cruz mulher de João Gonçalves Magro.

10-3 Escolástica Maria Joaquina, batizada em 01-05-1746. Casou com Francisco Monteiro Martins. Pais de, q.d.:

Batismos, Barbacena-MG 1737- 1747, fls. 120 aos 01-05-1746 ESCOLLASTICA, nascida aos 20 de abril, f.l. de Cipriano da Cruz, natural desta freguesia e s/m Rita da Assunpção, natural da vila de S. Jozé destas minas; np Joze da Cruz e s/m Barbara Moreira, nm de Amaro de Mendonça e s/m Maria da Assumpção. padr.: Miguel Pereira Lisboa e s/m Ignez da Assumpção.

10-3-1 Rita, batizada em 10-10-1770.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 10-10-1770 matriz, Rita, f.l. Francisco Martins e Escolastica Joaquina Maria da Cruz, padr.: Cipriano da Cruz e s/m Rita de Assunção avos da batizada.

10-4 Josefa Luiza de Assenção, 20 anos pouco mais ou menos em 1771. Josefa Maria da Cruz, solteira, faleceu em 16-08-1787.

Lavras, MG aos 16-08-1787 faleceu Josefa Maria da Cruz, solteira, cunhada de Miguel de Espindola. Sepultada dentro da ermida do Sr. Bom Jesus dos Perdões filial desta matriz.

10-5 Antonia Maria da Cruz, batizada em 18-08-1753. Aos 17-07-1766 casou com João Gonçalves Magro, natural de Santa Marinha do Arcebispado de Braga, filho de Antonio Gonçalves Magro e Ana Domingas Corrrea, ja falecidos.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 18-08-1753 Antonia n. aos 04, f.l. Cipriano da Cruz n. do Rio de Janeiro e Rita da Assunção n. da vila de S. Jose deste bispado, np Jose da Cruz n. do reino e Barbara Pereira(sic) n. e moradora no Rio de Janeiro, nm Amaro de Mendonça n. da Ilha do Faial e Maria da Assunção n. do Rio de Janeiro, padr.: Antonio de Mendonça n. da vila de S. Jose e Ignez de Assunção mulher de Miguel Pereira n. de S. Jose e moradores desta freguesia.

 

B7: casamentos - Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 17-07-1766 João Gonçalves Magro, n. freg. Santa Marinha de __eins termo da vila de [--] Arc. Braga, f.l. Antonio Gonçalves Magro e Ana Domingas Correia, já defuntos; = cc. Antônia Maria, n. desta, f.l. Cirpriano da Cruz e Rita da Assunção.

10-6 Ana da Cruz, 16 anos.

10-7 Francisca, batizada em 09-08-1757. Com 12 anos em 1771.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 09-08-1757 na cap. dos Serranos filial da freg. de Aiuruoca, Francisca, f.l. Cipriano da Cruz n. do Rio de Janeiro e Rita da Assunção n. da vila de S. Jose deste bispado e moradores nesta freguesia das Carrancas, padr.: Bernardo Gonçalves Chaves e s/m Francisca Maria de Mendonça moradores na freg. da Aiuruoca.

10-8 José Joaquim da Cruz, batizado em 14-02-1759. Com 11 anos.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 14-02-1759 cap. Madre de Deus filial de S. João del Rei de licença, Jose, f.l. Cipriano da Cruz n. da freg. da Piedade da Borda do Campo e de Rita da Assunção n. da freg. da vila de S. Jose deste bispado, padr.: Revdo Antonio Gonçalves dos Santos e Mariana Boena de Araujo. Os pais fregueses desta freguesia das Carrancas.

10-9 Gonçalo da Cruz, batizado em 12-10-1763. Com 7 anos.

B7: Igreja Nossa Senhora da Conceição (Carrancas, Minas Gerais) aos 12-10-1763 Gonçalo, f.l. Cipriano da Cruz e Rita da Assunção, padr.: Padre João Gomes Salgado e Maria Nogueira mulher de Manoel do Monte.

 

 

Cap. 11º - Escolástica do Espírito Santo

ou Escolástica Maria de Mendonça

(atualizado em 21-janeiro-2013)

 

Escolástica Maria de Mendonça e Francisca Maria de Mendonça eram legitimas irmãs. De Escolástica nasceu Bernardo Jose Carneiro e de Francisca nasceu Escolástica Maria do Bomsucesso e desta nasceu o Capitão Antonio de Morais Pessoa.

 

Escolástica, natural de Tiradentes, faleceu sem testamento em 19-08-1768 deixando doze filhos de seu matrimônio com Manoel Carneiro Filgueiras. Foi inventariada em 1769 pelo viúvo (inventário neste site)

 

1- Catarina, 26 anos em 1769.

 

2- Ana, 25 anos. Ana Maria dos Santos, madrinha juntamente com o pai:

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - Livro Suplementos, aos 04-12-1779 na capela do Padre Gaspar, Ana, f.l. Antonio de Oliveira Basto e Catarina Maria do Espirito Santo, padr: Manoel Carneiro Filgueiras e Ana Maria dos Santos filha do dito Carneiro, todos desta freguesia.

 

3- Escolastica, 23 anos.

 

4- Gonsalo, 22 anos.

 

5- B[danificado]to, 20 anos. Bento Carneiro de Mendonça, segundo declarou em seu testamento: “Sou natural da Freguesia de Sam Jose do Bispado de Mariana filho legitimo de Manoel Carneiro Figueira e Escolastica Maria do Espirito Santo ja falecidos”.

Casou com Ursula Ferreira da Cunha, filha de Caetano da Cunha Ferreira e Rosa Maria de São José (ou da Conceição), família “Caetano da Cunha Ferreira”.

Bento testou na fazenda Ribeirão de S. Mateus termo de S. Domingos do Araxá em 01-02-1819, faleceu em 11-03-1824 e foi inventariado pela viúva no mesmo ano; inventário neste site, disponibilizado por Priscilla Bueno. Úrsula fez seu testamento em 19-07-1828, aberto em 23 de novembro do mesmo ano, neste site, disponibilizado por Geraldo Dutra de Andrade Neto.

Situação dos sete filhos em 1824.

5-1 Inácio, batizado em 05-04-1781. Inácio Carneiro de Mendonça, casado.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-04-1781 Oliveira, Ignacio, f.l. Bento Carneiro de Mendonça e Ursula da Cunha, padr.: Caetano da Cunha Ferreira e Ana da Cunha.

5-2 Manoel, em 29-09-1782. Manoel Carneiro de Mendonça, 41 anos.

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 29-09-1782 Oliveira, Manoel, f.l. Bento Carneiro de Mendonça e Ursula Ferreira da Cunha, padr.: Boaventura Jose dos Reis e Maria da Cunha Ferreira,

5-3 Ana, em 22-06-1784. Ana Luisa de Jesus casada com o Ajudante Antonio da Costa Pereira

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 22-06-1784 Oliveira, Ana, f.l. Bento Carneiro e Ursula da Cunha, padr.: Luiz da Cunha Ferreira, morador na cidade do Rio de Janeiro por pp que apresentou Caetano da Cunha Ferreira.

5-4 João, em 16-10-1785. João José Carneiro de Mendonça, de idade 38 anos, testamenteiro paterno.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 16-10-1785 Oliveira, João, f.l. Bento Carneiro e Ursula Francisca da Cunha, padr.: Alf. Gonçalo Teixeira e Escolastica Maria, mulher.

5-5 Mariana Teodora da Cunha Carneiro viúva do Alferes Thomas Pinto Ribeiro, de idade de 34 anos pouco mais ou menos. Suas filhas do casal, Ana e Tomasia, foram herdeiras do remanescente da terça do avô materno e legatárias da avó materna:

5-5-1 Ana, tambem citada como Mariana no testamento da avó.

5-5-2 Vitória Tomasia Carneiro. Em 1843 estava casada com Francisco de Paula Barreto.

5-6 Bento Carneiro de Mendonça, de idade de 32 anos, casado

5-7 José Carneiro de Mendonça, de idade de 30 anos, casado.

 

6- Miguel, batizado em 1753. Com16 anos na abertura do inventário de sua mãe.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos ??-01-1753 cap. Pilar, Miguel, f.l. de Manoel Carneiro Fegueira e Escolastica do Espirito Santo, pad.: o Padre Miguel Rebelo Barbosa.

7- José, 14 anos. Fora batizado aos 08-09-1755.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 08-09-1755 cap. Pilar, Joseph, f.l. Manoel Carneiro Figueira e Escolastica de Santo Antonio, padr.: Revdo. Vigario desta freguesia Manoel Pinto Candido e Teresa, filha solteira legitima de Manoel Gonçalves Avintes.

8- Bernardo José Carneiro, batizado aos 14-10-1757. Aos 24-06-1794 casou com Narcisa Antonia Vieira (ou da Fonseca) natural de Santa Luzia do Sabará, filha do Cap. Manoel José Vieira de Viveiros e Vicência Jacinta da Fonseca Bessa (família “Luiz Marques da Fonseca”).

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-10-1757 cap. Pilar, Bernardo, f.l. de Manoel Carneiro Figueira e Escolastica Maria do Espirito Santo, np de Antonio Ventura e Maria Ferreira, naturais da freg. de Figueira do Bispado do Porto, nm de Amaro de Mendonça Coelho, bat. na freg. de N. Sra. da Ajuda da Ilha de S. Miguel do Bispado de Angra e de s/m Maria da Assunção, bat. na freg. de N. Sra da Piedade do Bispado do Rio de Janeiro, padr.: Bento de Mendonça Coelho, clerigo em Minarobay(?) e Michaela de Goes, mulher de Manoel Gonçalves Avintes.

 

Sta Ana das Lavras do Funil, MG aos 24/Jun/1794, Ermida das Três Pontas, Bernardo José Carneiro, f. de Manoel Carneiro e de D. Escolástica Maria do Espírito Santo, nat. e bat. na freg. da Vila de São José; c.c. D. Narciza Antônia, f. do Capitão Manoel José Vieira de Viveiros e de D. Vicência Jacinta da Fonseca Bessa, nat. e bat. na freg. de S. Luzia do Sabará. TT: João Pereira de Carvalho e o Capitão José Alves de Figueiredo (pesq. Silvia Buttros).

 

Capitão Bernardo José faleceu em 1806 na sua Fazenda da Fortaleza Aplicação de Nossa Senhora das Dores do Pântano Freguesia das Lavras do Funil, sem testamento e foi inventariado por sua viúva Narcisa Antonia no ano seguinte. Compareceram quatro filhos (inventário neste site):

8-1 Inácio José Bernardes (ou Inácio Bernardo Carneiro), de idade de 11 anos em 1807. Batizado aos 13-12-1796. Em 1821 requreu dispensa do impedimento de “consangüinidade em quarto grau misto de terceiro em linha transversal,” para se casar, como casou aos 15-01-1822, com Emidgia Maria de Moraes, batizada em 08-12-1804, filha do Capitão Antonio de Moraes Pessoa e de Mariana Teodora de Figueiredo. Cap. 3º nesta. Geração na família “Villela” Cap. 7º.

Boa Esperança, MG Matriz, 15/01/1822, Inácio José Bernardes, filho do Capitão Bernardo José Carneiro, e de D. Narcisa Antônia vieira; e Emídia Maria de Moraes, f.l. do Capitão Antônio de Moraes Pessoa, ambos naturais e batizados nesta freguesia da Senhora das Dores. O Coad.tor Francisco Gonçalves de Aguiar (pesq. Silvia Buttros)

8-2 Ana, de idade de 09 anos. Ana Bernarda aos 07-06-1819 casou com João José Pereira de Ávila, filho de Bento José Rabelo e Rosa Maria do Sacramento.

Boa Esperança, MG - Matriz, 07/06/1819, João José Pereira de Ávila, f.l. de Bento José Rabelo e de Rosa Maria do Sacramento, nat. e bat. na freg. de Prados; e D. Ana Bernarda, f.l. do Capitão Bernardo José Carneiro, e de D.Narcisa Antônia Vieira, nat. e bat. nesta freguesia das Dores. O Coad.tor Francisco Gonçalves de Aguiar (pesq. Silvia Buttros)

8-3 Primo, de idade de sete anos em 1807. Primo José Bernardes, aos 20-10-1824, casou com Francisca Francelina, filha do Capitão Francisco Pinto e Ana Theodora

Inserido no inventário paterno:

Freguesia das Dores - Aos vinte de outubro de mil oitocentos e vinte e quatro nesta Freguesia das Doares da Boa Esperança, na Ermida do Senhor Bom Jesus dos Aflitos, filial da Matriz da mesma, em presença das testemunhas o Capitão José Joaquim Villela e o Capitão José Bernardes Ferr.ª assisti ao Sacramento do Matrimônio que contraíram Primo José Bernardes, filho legítimo do Capitão Bernardo José e D. Narcisa Antonia = e Francisca Francelina, filha legítima do Capitão Francisco Pinto e D. Ana Theodora, ambos os contraentes naturais e batizados nesta mesma Freguesia onde são moradores e lhes conferi as bênçãos nupciais (...).

 

8-4 Vicência, de idade de dois anos. Vicência Ursulina Vieira, aos 29-09-1824, casou com o Licenciado Joaquim Antonio de Santa Ana, natural de Aiuruoca, exposto em casa de Francisco da Cunha, já falecido.

Inserido no inventário paterno:

Freguesia as Dores - Aos vinte e nove dias do mês de Setembro de mil oitocentos e vinte e quatro nesta Matriz de onde o contraente é freguês, feitas as denunciações canônicas, sem impedimento e com provisão do Muito Reverendo Vigário da Vara Manoel Antonio de Moura Ávila, e em presença do Reverendo Vigário José Francisco Moratto de licença e das testemunhas o Reverendo Vigário Manoel Antonio de Moura e Ávila e José Joaquim de Santa Ana, a uma hora da tarde se receberam em matrimônio o Licenciado Joaquim Antonio de Santa Ana, exposto em casa de Francisco da Cunha, já falecido, natural e batizado na Matriz de Aiuruoca; = e D. Vicência Ursulina Vieira, filha legítima do falecido Capitão Bernardo José Carneiro e de Dona Narcisa Antonia Vieira, natural e batizada na Matriz de Nossa Senhora das Dores Bispado de Mariana, e logo receberam as bênçãos nupciais (...).

 

9- Marcos Carneiro Figueira, 7 anos em 1769. Casou aos 25-06-1782 em São Francisco da Onça com Maria Rita do Nascimento, filha de Manoel Nunes Ribeiro e Maria Soares do Nascimento (Família “Maria Inácia de Jesus”)

B7: Matriz de Nossa Senhora do Pilar SJDR e capelas filiadas, aos 25-06-1782 Cap. S. Francisco da Onça, Marcos Carneiro Figueira, f.l. de Manoel Carneiro Figueira e Escolastica do Espirito Santo, n/b na freg. da vila de S. Jose; = cc. Maria Rita do Nascimento, f.l. de Manoel Nunes Ribeiro e Maria Soares do Nascimento, n/b nesta

 

Pais de, q.d.:

9-1 Ana, aos 16-05-1784

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, cap. Sto Antonio da Bertioga da Borda do Campo aos 16-05-1784 Ana, f.l. Marcos Carneiro Figueiras e Maria Gomes do Nascimento, padr.: Manoel Nunes Ribeiro e s/m Maria Gomes do Nascimento.

9-2 Maria, em 05-08-1790.

Matriz de Nossa Senhora do Pilar e Capelas Filiadas, aos 05-08-1790 Maria, f.l. Marcos Carneiro e Maria Rita do Nascimento, padr.: Bento Gomes do Nascimento e D. Antonia Nunes Teixeira.

9-2 Severina Maria do Nascimento aos 10-01-1810 casou com Domingos José da Silva, filho de Ricardo da Silva Borges e Ana Maria de São José - família “Domingos Borges da Silva”.

9-3 Antonia, batizada em 20-09-1795.

B7: Barbacena-MG, batismos - Bertioga aos 20-09-1795 Antonia, f.l. de Marcos Carnr.ª Fig.ª e Maria Ritta do Nascimento, padr.: João Per.ª Valbam e Maria Joaquina, casada. Foto

10- Maria, com 10 anos em 1769. Maria Joaquina, solteira em 1780.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 05-06-1780 Bixinho, Joaquim, f.l. Domingos da Costa Borges e Ana Maria de Jesus, padr.: Manoel Fernandes Camacho e Maria Joaquina filha de Manoel Carneiro Figueiras, todos desta freguesia.

 

11- Manoel, 5 anos. Fora batizado em 14-02-1763.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-02-1763 cap. Pilar, Manoel, f.l. Manoel Carneiro Figueira e Escolastica Maria, padr.: Joseph Franco de Carvalho e Rita de Jesus Xavier, viuva.

 

12- Teresa, batizada em 20-10-1765. Com 3 anos na abertura do inventário de sua mãe.

São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 20-10-1765 Pilar, Teresa, f.l. Manoel Carneiro Figueira e Escolastica Maria, padr.: Antonio Fernandes Barbosa e Maria do Sacramento, mulher de Antonio Veloso Carmo.