PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Cap. 5º - João de Mendonça Coelho, capitão

(atualizado em 13 de abril de 2022)

 

 

Bartyra Sette

 

 

João, natural de São João del Rei, aos 19-08-1772 casou com Cecília Maria da Conceição, filha de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus, natural da Freguesia de São Pedro da Ilha Terceira, neta materna de João Garcia e de sua mulher Maria Leal, família “Antonio Vieira e Francisca de Macedo” § 2º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca-MG, cas. - aos 19 agosto 1772 na Ermida Sr. Bom Jesus da Agonia, - alf. João de Mendonça Coelho, n. e b. na freg. de Santo Antonio da vila de S. João del Rei, f.l. do cap. Amaro de Mendonça Coelho e de Maria da Assunçao; com Felicia (sic) Maria da Conceição, n. e b. nesta freguesia, f.l. de Antonio do Valle Ribeiro e Rosa Maria de Jesus.

Cecília em 1816 já estava casada em segundas núpcias com o Capitão Joaquim Pereira de Souza, filho de João Pereira de Souza e Luiza Maria Nogueira, já falecidos em Novembro de 1836.

inventário 26-07-1816 de Francisca de Paula de Jesus: Terras na paragem denominada "Bahia dos Dois Irmãos" na aplicação de Nossa Senhora do Turvo que havia comprado de Dona Cecília Maria da Conceição viúva do falecido Capitão João de Mendonça Coelho e a seu segundo marido o Capitão Joaquim Pereira de Souza , por escritura publica e aos mais herdeiros filhos dela pela quantia constante na mesma ( fl 16); - 542$500.

 

Joaquim fez seu testamento em 25-11-1836 e Cecília em 22-05-1837. Joaquim faleceu em 31-05-1837, e Cecília faleceu em 15-06-1837, e tiveram inventário conjunto aberto em 30-08-1837 na Fazenda da Barra, Freguesia de Nossa Senhora do Monte do Carmo Termo da vila de Santa Maria de Baependi-MG. Não tiveram geração (inventário neste site colaboração de Cristiano Corte Restitutti).

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo aos 01-06-1837 faleceu(sic) Joaquim Pereira de Souza cc D. Sizilia, com solene testamentoque segue copiado. Sepultado dentro desta matriz.

Testamento(cópia): (...) eu Joaquim Pereira de Souza, f.l. de João Pereira de Souza e de Luiza Maria Nogueira, já falecidos, n/b na freguesia de Santa Maria de Gundar do Arc. Braga e de presente morador besta freguesia do Carmo termo de Baependi (...).

Sou cc D. Sezilia Maria da Conceição de cujo matrimonio nãotemos filhos, nem tenho herdeiros legitimos ou forçados.

Testamenteiros em 1º lugar a Antonio Pinto de Castilho, em 2º a meu compadre Francisco Jose Ribeiro, em 3º a meu sobrinho Jose da Silva Gorgulho Junior.

Depois de pagas todas as minhas dividas e cumpridas as minhas determinações, do restante dos meus bens nomeio para minha herdeira Anna Mathildes de Mendonça, que partirá com igualdade com meu sobrinho José da Silva Gorgulho Junior por ser esta a minha ultima vontade e por isso revogo outro qualquer testamento que antes tenha feito (...).

Fazenda da Barra Freguesia de Nossa Senhora do Carmo 25-11-1836 Joaquim Pereira de Souza.

 

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo obitos 6 aos 15-06-1837 faleceu D. Cecilia Maria da Conceição cc Cap. Joaquim Pereira, com seu solene testamento que abaixo vai transcrito. Sepultada dentro deta matriz.

Testamento de D. Cicilia (copia) (...) eu Sezilia Maria da Conceição, n/b no arraial do Turvo da freg. da Aiuruoca e de presente moradora nesta freg. de N. Sra do Monte do Carmo, municipio da vila de Santa Maria de Baependi (...).

Declaro que fui casada em face eclesia primeiramente com o finado Capitão João de Mendonça Coelho, de cujo matrimônio tivemos os seguintes filhos: Antonio Theodoro de Mendonça, já falecido e hoje seus herdeiros = Felis, também já falecido e hoje seus herdeiros; =  Ignacio, também já falecido e hoje seus herdeiros; = Isidoro = Joaquim = Esméria, casada com o Tenente Francisco José Ribeiro = Anna, casada com Vicente Ferreira de Morais = Maria, casada com João Martins Tosta = Ignacia, viúva que ficou por falecimento de José Pinto de Castilho; e passando-me as segundas núpcias por falecimento de meu primeiro marido com o Capitão Joaquim Pereira de Souza de cujo matrimônio não tivemos filhos.

Nomeio para meus testamenteiros em 1º lugar ao dito meu genro o Alferes Vicente Ferreira de Morais, em 2º lugar a meu neto Jose Francisco Ribeiro, em 3º a meu neto Joaquim Jose Ribeiro, e se sucederão um aos outros pela ordem da alternativa (...).

Declaro que o meu funeral há de ser feito em tudo a arbítrio do meu testamenteiro (...).

Deixa missas....

Meu testamenteiro dará no dia do meu enterro ou do meu funeral 50$000 réis aos pobres desta freguesia em lista que o meu reverendo pároco lhe apresentar.

Declaro que ficam instituídos meus universais herdeiros os mencionados meus filhos e em suas faltas meus netos seus filhos, e isto tanto na herança que lhes competir, como mesmo na minha terça.

E declaro que por este meu testamento fica revogado outro qualquer testamento que haja feito ou codicilo, pois é a minha última vontade que se cumpra inteiramente o que neste declaro.

Por esta verba revalido a doação que eu e meu marido fizemos das terras do manjolinho a minha dita filha Dona Esméria casada com o Tenente Francisco José Ribeiro,

E desta forma hei por findo este meu testamento (...)

Declaro me esqueci de mencionar a minha filha Sabina na colasão dos mais herdeiros o que agora o faço, cuja é casada com Bonifacio Antonio de Azevedo e por eu não poder escrever pedi a José Antonio da Silveira Pinto que este por mim escrevesse e ao Reverendo Vigário Pudenciano Antonio Nogueira que por mim assinasse, visto que me acho como disse impossibilitada de poder assinar.

Fazenda da Barra do Ribeirão do Carmo 22-05-1837.

Assino a rogo da testadora Dona Cecília Maria da Conceição - o Padre Pudenciano Antonio Nogueira.

 

João e Cecília tiveram dez filhos, segundo testamento e inventário de Cecília:

 

1- Antonio, batizado aos 26-05-1773. Tenente Antonio Teodoro de Mendonça aos 15-04-1799 casou com Cândida Jesuína Augusta de Santa Catarina, batizada em 14-07-1778, filha do Capitão Domingos Pereira Soares e Ana Teresa de Jesus, família Sargento Mor Alexandre Pereira de Araújo, neste site.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 26 maio 1773 Madre de Deus, ANTONIO, f.l. do cap. João de Mendonça Coelho n. freg. Santo Antonio da vila de S. José e s/m d. Cesilia Maria da Conceipsam n. desta freguesia; npaterno de Amaro de Mendonça Coelho n. da ilha do Fayal, freg. de N. Sra. da Ajuda e s/m Maria da Ascenção n. do Rio de Janeiro freg. de Mangé. Nmaterno de Antonio do Valle Ribeiro n. freg. N. Sra. do Pillar da vila de S. João del Rey e s/m Roza Maria de Jesus n. da freg. S. Pedro da Ilha Terceira, bispado de Angra; padr.: Jose Ribeiro do Valle e Rosa Maria de Jesus, thio e avó do mesmo baptizando.

 

B7: Casamentos - SJDRei, aos 15-04-1799 Capela N. Sra. da Glopria do Distrito de Santa Rita, Tenente Antonio Theodoro de Mendonça, f.l. Cap. João de Mendonça Coelho e D. Cicilia Maria da Conceição, n/b freg. Aiouruoca; = cc. Candida Jesuina Augusta de Santa Catharina, f.l. Cap. Domingos Pereira Soares e D. Anna Thereza de Jesus, n/b freguesia da vila de S. José.

 

B7: São José del Rei, Minas Gerais e capelas filiadas, batismos - aos 14-07-1778 Oliveira, Candida, f.l. Cap. Domingos Pereira Soares e D. Ana Teresa de Jesus, padr.: Manoel Francisco de Andrade e Joana filha do dito Capitão Soares.

 

          Antonio, falecido no termo da Vila de Pitangui antes de 1837, foi casado segunda vez com geração de ambos os matrimônios. Foram nomeados no inventário da avó paterna apenas os filhos (sem mencionar a mãe):

1-1 Antonio, de maior idade

1-2 Pedro, idem

 

2- Felix Ribeiro de Mendonça casou aos 03-06-1793 com Josefa Emerenciana Ribeira, f.l. de Bento Ribeiro Salgado e Ângela Ferreira. Família “Bento Ribeiro Salgado” § 14º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - matriz aos 03 junho 1793, Felix Ribeiro de Mendonça, f.l. do cap. João de Mendonça Coelho e Cecilia Maria da Conceição; c/ Josefa Emerenciana Ribeira, f.l. de Bento Ribeiro Salgado e Angela Ferreira, n. e b. nesta freg. de Aiuruoca.

          Capitão Félix, já falecido em 1837, foi representado no inventário materno por seus filhos legítimos:

2-1 Inácio Ribeiro de Mendonça, casado com Maria Olinda de Jesus, filha de Diogo José Garcia de Carvalho (tambem Diogo Pereira Garcia e Diogo Pereira de Carvalho) e Antonia Maria da Conceição (tambem Antonia Maria Ribeira); família “Antonio Ribeiro de Mattos”.

Tiveram, pelo menos, os filhos:

2-1-1 Manoel, (gêmeo), batizado aos 13-06-1856

Quatis-RJ, Livro de Batizados 1, Folha 60v - 13/06/1856 Manoel e Sebastião, gêmeos, filhos de Ignacio Ribeiro de Mendonça e Maria Olinda de Jesus. NP Feliz Ribeiro de Mendonça e Josefa Emerenciana Ribeiro; NM Diogo Jose Garcia de Carvalho e Antonia Maria da Conceição. Padrinhos: Manoel Joaquim Lopes de Faria e Marianna Francisca do Nascimento. (pesquisa de Terezinha de Jesus Nunes Souza)

2-1-2 Sebastião, gêmeo com o anterior, faleceu aos 06-07-1856.

Quatis-RJ, Livro de Óbitos nº2; Iniciado em 1853 - Terminado em 1864; fls. 28v. aos 06 julho 1856 fal. Sebastião, f.l. de Ignacio Ribeiro de Mendonça e de Maria Olinda de Jesus. (pesq. Plinio Ursolino Marcondes de Carvalho).

2-1-3 Antonio, batizado aos 18-10-1857. Antonio Pereira de Mendonça, em S. Vicente Ferrer (RJ) aos 20-09-1873, casou com Izabel Maria do Rosário, filha de Antonio Correa Lemes e Luiza Maria da Cunha. Com geração.

Quatis-RJ, Lv 1, Fl. 90 - 18.10.1857 - Antonio - n. 8.10.1857 - fl. de Ignácio Ribeiro de Mendonça e Maria Olinda de Jesús - np. de Félix Ribeiro de Mendonça e Josefa Emerencianna Ribeiro - nm. de Diogo Pereira Garcia e Antonio Maria Ribeiro - fp. José Antonio do Nascimento e s/m. Anna Maria da Conceição. (pesq. Plinio Ursolino Marcondes de Carvalho).

 

20-09-1873 na matriz de S:V: Ferrer, Antonio Pereira de Mendonça, f.l. Ignacio Ribeiro de Mendonça e Maria Olinda de Jesus, ambos falecidos; = cc. Izabel Maria do Rosario, f.l. Antonio Correa Lemes e Luiza Maria da Cunha, falecida. Ambos n/b nesta mesma igreja (acervo Itamar Bopp - ficha 3023)

2-1-4 Maria Olinda do Rosario em S. Vicente Ferrer (RJ) aos 19-07-1873 casou com Francisco Fernandes do Nascimento, filho de Fernando Antonio do Nascimento e Ana Esméria de Faria

19-07-1873 na matriz de S.V.Ferrer perante o Padre João Higino de Camargo Lessa, Francisco Fernandes do Nascimento, f.l. Fernando Antonio do Nascimento, falecido e Ana Esmeria de Faria; = cc. Da. Maria Olinda do Rosario, f.l. Ignacio Ribeiro de Mendonça, falecido e Maria Olinda de Jesus. Ambos os contraentes n/b nesta freguesia (acervo Itamar Bopp - ficha 3024)

 

2-2 Domiciano, casado, morador no Piraí-RJ.

2-3 Cornélio, casado, morador para as Bahitha do termo de Pitangui

2-4 Prudenciana casada com Veríssimo José de Paula, moradores em Carmo de Baependi.

          Comparar com:

censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 349

Verissimo Jose da Rocha; branco; 45; casado; lavrador; le e escreve

Prudenciana de Mendonça; branco; 42; casada

Maria; branco; filho; 18; solteira

Miquelina; branco; filho; 16; solteira

Francisca; branco; filho; 10

Honoria; branco; filho; 4

Mariana; branco; filho; 2

Antonio; branco; filho; 1

5 escravos;

2-5 Maria Luciana de Mendonça, casada com Manoel Marques de Faria. Comparecem no censo de 1839 vizinhos do casal abaixo.

censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 118

Manoel Marques de Faria; branco; 42; casado; lavrador; le e escreve

Maria Querubina; branco; 37; casada

Joaquim; branco; filho; 10

Honoria; branco; filho; 8

Jose; branco; filho; 6

João; branco; filho; 2

Maria; branco; filho; 1

4 escravos

Manoel, já falecido em 08-02-1871, e Maria Luciana tiveram, q.d.:

2-5-1 Antonio Carlos de Faria aos 18-11-1871, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau, casou com Umbelina Maria de Jesus, filha de Joaquim Ferreira de Sa e Maria Purcina de Jesus, esta prima irmã do pai do contraente.

Carmo de Minas, MG igreja N. Sra do Carmo aos 18-11-1871 nesta matriz Antonio Carlos de Faria, f.l. de Manoel Marques de Faria e de Maria Luciana de Mendonça, nascido e batizado na freguesia dos Pinheiros do Bispado de S. Paulo e residente na de S. Sebastião da Capituba = cc Umbelina Maria de Jesus, f.l. Joaquim Ferreira de Sa e Maria Purcina de Jesus, nascida, batizada e residente nesta freguesia. Dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau que entre eles existia, por ser o pai do nubente primo irmão da mãe da nubente. Testemunhas Francico de Paula Monteiro de Noronha e Joaquim Feliz de Faria.

2-5-2 Ana Barbara de Faria aos 08-02-1871 casou com Antonio Romão de Faria, 2-6-1 abaixo.

2-6 Mariana Cândida de Mendonça, casada com Antonio José de Faria, em cuja casa vivia a sobrinha Silvéria 2-8-4 abaixo.

censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 116

Antonio Jose de Faria; branco; 34; casado; lavrador; le e escreve

Maria Candida de Mendonça; branco; 34; casada

Silvia; branco; filho; 6;

4 escravos

          Entre os filhos do casal:

2-6-1 Antonio Romão de Faria aos 08-02-1871 casou com Ana Barbara de Faria, filha de Manoel Marques de Faria e Maria Luciana de Mendonça, 2-5-2 supra.

Pedralva, MG Igreja São Sebastião aos 08-02-1871 perante as testemunhas Joaquim Felix de Farias e Jose Rodrigues da Silva, dispensados do impedimento que os liga, se receberam Antonio Romão de Farias, f.l. Antonio Jose de Farias e de Mariana Candida de Mendonça = cc Ana Barbara de Farias, f.l. de Manoel Marques de Farias, ja falecido e de Maria Luciana de Mendonça, esta natural da freguesia dos Pinheiros e aquele desta paroquia onde ambos residem,

2-7 Silveria Cândida de Mendonça casada com Joaquim Francisco de Moraes, já falecido em 1837. Vicente, 2-8-4 abaixo vivia em companhia da tia.

          Silveria comparece no censo de 1839 e falece durante a inventariança materna:

censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 350

Silveria Candida de Mendonça; branco; ; 30; viúva; lavrador;

João; branco; filho; 17; solteiro; ; le e escreve

Vicente; branco; filho; 7

Vicente; branco; filho; 8

9 escravos

2-8 Vicente, já falecido em 1837, deixou filhos naturais habilitados e não habilitados:

Habilitados:

2-8-1 Umbelina, casada com José Pedro

2-8-2 Maria, casada com Joaquim José da Fonseca. Comparecem no censo de 1839, ele com 25 anos delcarados e Maria com 16.

censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 375

Joaquim Jose da Fonseca; branco;25; casado; lavrador

Maria Joaquina; branco;16; casada;

2-8-3 Vicente, de idade de oito anos pouco mais ou menos, em companhia de Dona Silvéria

2-8-4 Silveria, de sete anos pouco mais ou menos, em companhia de Mariana Cândida de Mendonça

2-8-5 Francisca, solteira, de menor idade

 

3- Esméria, batizada aos 20-01-1779, madrinha a avó materna.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 20 janeiro 1779 - Esmeria, f.l. do cap. João de --donsa Coelho e s/m d. Cecilia Maria da Conceição; padr.: Felisberto Ribeiro do Valle solteiro e tio da batizada e Rosa Maria de Jesus, viúva e avó da batizada.

 

          Esméria Floriana de Mendonça casou com Francisco José Ribeiro, natural da freguesia de Santa Maria de Jacente termo de Soledade de Amarante Bispado do Porto, filho de Jerônimo Ribeiro e de Maria Josefa Monteiro.

 

Tenente Francisco José Ribeiro e Esméria Floriana (também Rosa) foram moradores em Carmo de Baependi-MG onde comparecem no censo de 1839:

censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 345

Francisco Jose Ribeiro, branco, 60, casado, lavrador, le e escreve

Esmeria Floriana de Mendonça, branco, 53, casada

Mariana, branco, 15, solteira

80 escravos

 

Francisco José testou em 15-12-1863 com codicilo de 02-12-1864, declarou nove filhos de seu casal, cinco homens e quatro mulheres, e somente quatro estavam vivos na ocasião.

Santana do Capivari-MG, Igreja Santana - Codicilo que estava junto ao Testamento: Francisco Jose Ribeiro abaixo assinado que em Dezembro de 1863 fiz meu testamento porem como foi muito apressado, agora da forma seguinte faço novas clausulas que é minha ultima vontade. As minhas disposições do testamento sejam feitas como nele se contem, com declaração que se fará inventário e sera avaliado todos os bens de raiz e moveis e repartira ao meio; a metade para todos os meus herdeiros, e a outra metade dos campos do garrafão se tirara a minha terça e se dará a minha filha Mariana, e o resto do Campos do Garrão(sic) se juntara ao monte mor e tiradas todas as despesas de minhas disposições o restante que ficar se repartirão por todos os meus herdeiros na forma da Lei. (...) Fazenda do Picu 2 de Dezembro de 1864 Francisco Jose Ribeiro

 

Copia do Testamento do Comendador Francisco Jose Ribeiro:

Em nome de Deus Amem. Eu Francisco Jose Ribeiro abaixo assinado sou filho de Jeronimo Ribeiro e de minha mãe Maria Josefa Monteiro, fui batizado na freguesia de Santa Maria de Jacente do Bispado do Porto do termo de Soledade de Marante. E por me achar com muita idade, mas em meu perfeito Juízo graças a Deus, faço este meu testamento na forma seguinte:

Fui casado com Dona Esmeria Floriana de Mendonça de cujo matrimonio tivemos nove filhos, cinco homens e quatro mulheres e destes só se acham quatro vivos, e eu os não declaro aqui nome por nome por que estão declarados no inventario que se fez por falecimento de minha mulher, como tenho muitos netos, por isso me reporto ao inventario: porque esses mesmo são meus herdeiros por Lei. Declaro que não deixo dinheiro, e os meus bens de raiz são por todos bem conhecidos, e são livres de toda e qualquer dúvida, e os meus bens móveis são bem conhecidos pelos meus herdeiros. Declaro que o que deixo consta de documentos, e o que se me deve também consta de documentos. E da minha terça deixo forros os meus escravos seguintes (...).

Declaro que minha terça nos Campos do Garrafão a deixo a minha filha Mariana. Declaro que o restante de minha terça e depois de tudo cumprido deixo a todos os meus herdeiros na forma da Lei, e deixo  a meu neto e afilhado =- Henrique Jose Bernardes = herdeiro na terça em igualdade com meus filhos. O meu testamenteiro dara a minha comenda e a corrente do meu relogio a meu afilhado Manoel da Rocha Leão.

Declaro que meu corpo será envolto em hábito de São Francisco, e mandarão dizer missas de corpo presente.

Legados = (...) e a minha afilhada é filha de meu neto Manoel Ribeiro, já falecido. Encomendação de missas, entre elas por meus genros Antonio Pereira Leite, Manoel Francisco Bernardes, Manoel Fernandes vinte e cinco.

Testamenteiros: meus filhos Manoel Francisco Ribeiro = Antonio Francisco Ribeiro e a Jose Francisco Ribeiro, e em falta de algum acima a meu neto Francisco Jose Ribeiro Neto, filho de meu filho Jose Ribeiro.

Nesta fazenda do Picu aos 15 de outubro(sic) de 1865(sic) Francisco Jose Ribeiro

Declaro que meu inventário se fara o monte mor e partira ao meio, e a metada é dos herdeiros e a outra metade se tirará a minha terça ficando as duas partes para se ajuntar as quatro para repartir tudo por meus herdeiros todos; isto é o que ja se me informou, esta é a minha ultima vontade. Pico 16 de Dezembro de 1865(sic) Francisco Jose Ribeiro. seguia-se a Aprovação em que o testador se assinou de sua letra e as testemunhas.

De que faço este lançamento para constar  e me assino S. Jose do Picu 22 de Maio de 1865. O Vigr. Custodio Ribeiro de Carvalho

 

3-1 Ana, batizada aos 15-01-1797

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 15 jan 1797  Turvo, Anna, f.l. de Francisco Joseph Ribeiro e Esmeria Laureanna(?); padr.: Joaquim Pereira de Sousa e Anna Claudina de Mendonça. todos desta freguesia.

3-2 Maria Luiza da Assunção, batizada aos 02-09-1798

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 02 set 1798 Turvo, Maria, f.l. Francisco Joseph Ribeiro e Esmeria Roza de Mendonça; padr.: Antonio Theodoro de Mendonça e d. Escolastica Maria de Jesus, mulher do sargento mor Joseph Leite Ribeiro, por pp. que apresentou em seu lugar Joaquina Theodora mulher de Antonio Fernandes; a madrinha da vila de S. João e os demais desta freguesia.

          Maria Luiza casou com Manoel Fernandes Nunes, moradores no Lambari. Redigiu seu testamento na Fazenda do Bom Sucesso aos 25-10-1837 e aberto aos 27 do mês seguinte. Declarou dois filhos de seu casal, sendo um falecido:

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA02, Lv. 15º  de Testamentos - Campanha da Princesa 1837-1838

Registro do testamento com que faleceu D. Maria Luiza da Assumpção mulher de Manoel Frz Nunes, moradores no Lambari de que é testamenteiro Ten. Francisco Jose Ribeiro, morador nas ---- termo de Baependi = 26-11-1837 falecida

Eu, Maria Luiza da Assumpção, n. da Capela de N. Sra. do Porto do Rio Grande freguesia de Carrancas Provincia de Minas, f.l. Francisco Jose Ribeiro e Esmeria Floriana de Mendonça, ambos vivos.

Sou cc. Manoel Fernandes Nunes e deste matrimonio tive dois filhos dos quais morreu hum, existe minha filha Ana Flausina Nunes a qual instituo por herdeira de todos os meus bens.

Legados: a minha prima Jesuina, f. de Isidoro; a meu afilhado Manoel, f. de meu cunhado Lucas;

Testamenteiros: 1º meu pai Francisco Jose Ribeiro; 2º meu irmão Manoel Francisco Ribeiro, 3º meu marido Manoel Fernandes Nunes.

Remanescente da terça para a filha Ana Flausina Nunes.

Fazenda do Bom Sucesso 25-10-1837

Aprovação 25-10-1837

Abertura 26-11-1837 nesta capela do Senhor Bom Jesus de Matozinhos de Lambari freguesia e termo da Campanha.

Aceitação 11-12-1837 Tenente Francisco Jose Ribeiro

 

3-2-1 Ana Flausina Nunes

 

3-3 Capitão Manoel Francisco Ribeiro, natural da freguesia do Carmo do Rio Verde-MG, casou duas vezes. Segunda vez aos 10-02-1866 casou com Ana Umbelina Ribeiro, filha do Ten. José Antonio da Silveira Pinto e Ana Umbelina de Noronha.

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo matr -aos 10-02-1866 nesta matriz Casp. Manoel Francisco Ribeiro, viuvo de D. Rita de Cassia Noronha = cc D. Ana Umbelina da Silveira, f.l. Ten. Jose Antonio da Silveira Pinto e D. Ana Umbelina de Noronha, Test.: Jose da Silva Gorgulho e Henrique Jose Bernardes.

          Capitão Manoel redigiu seu testamento na Freguesia dos Três Corações do Rio Verde em 27-02-1884 aberto aos 13-02-1888.

CAMARA MUNICIPAL DE CAMPANHA - MG

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897

Registro do testamento com que faleceu o Capitão Manoel Francisco Ribeiro, em data de 13-02-1888, testamenteiro Francisco Ribeiro.

Eu, Manoel Francisco Ribeiro, n. da freg. do Carmo do Rio Verde, f.l. do Comendador Francisco Jose Ribeiro e D. Esmeria Floriana de Mendonça.

Casei-me em segundas nupcias com D. Anna Umbelina Ribeiro e deste feliz consorcio tive três filhos.

Declaro que falecendo qualquer dos meus herdeiros instituidos, deixando sucessão descendencia legitima pertencerá a herança que de mim houver, mas sim a seus descendentes legitimos.

Deixo em legado ao meu testamenteiro um conto de réis.

Declaro que todos os legados até aqui especificados são livres da decima do sello da fazenda publica.

Deixo a meus filhos Jose Ribeiro da Silveira Pinto, Maria Amalia Ribeiro, Theophilo Antonio Ribeiro do remanescentes de minha terça, instituo o dono delas.

Testamenteiros: 1º meu filho João Francisco Ribeiro, 2º meu cunhado Francisco Isidoro da Silveira Pinto, 3º João Martiniano de Negreiros.

Freguesia dos Três Corações do Rio Verde, 27-02-1884 Manoel Francisco Ribeiro

Aprovação 27-02-1884

Abertura 13-02-1888

Aceitação 28-02-1888 João Francisco Ribeiro

 

Capitão Manoel foi casado primeira vez com Rita Cândida de Noronha (ou Rita Cândida de Cassia), filha do Capitão Antonio Lopes de Faria Pinto, falecido em 22-07-1825 e Ana Umbelina de Noronha, neta materna de Domiciano José Monteiro de Noronha e Marianna Justina de Meirelles. Família “Meirelles Freire”.

          Rita foi inventariada no distrito do Carmo da vila de Cristina-MG em 1863, deixando 13 filhos de seu casal:

Fórum Fausto Dias Ferraz, Maço 12

processo do ano de 1863

Local: no Distrito do Carmo da Vila Cristina

Pesquisa de Cristiano Corte Restitutti

"Inventário dos bens que ficaram por falecimento de Dona Rita Candida de Noronha, e he seu Viuvo o Capitam Manoel Francisco Ribeiro, Inventariante",

Herdeiros

1 D. Maria Esmeria, casada com Henrique José Bernardes

2 D. Francisca, casada com Francisco José Ribeiro Santiago

3 Francisco Ribeiro de Noronha, solteiro, idade 16 anos

4 Manoel Francisco Ribeiro Junior, solteiro, idade 14 anos

5 João, idade 11 anos

6 José, idade 9 anos

7 Mariana, idade 7 anos

8 Maria, idade 5 anos

9 Emilia, idade 4 anos

10 Ana, idade 3 anos

11 Rita, idade 2 meses [infere-se que gemea de 12]

12 Elisa, idade 2 meses [infere-se que gemea de 11]

13 Antonio Paulino Ribeiro, já falecido, e representado por seu filho menor, José, idade 8 anos mais ou menos"

 

Manoel e Rita tiveram:

3-3-1 Antonio Paulino Ribeiro, aos 26-05-1856 casou com Maria Clara da Silva, filha de José da Silva Gorgulho e Maria Luiza de Noronha, família “João Luís Gonçalves”.

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo matr - aos 26-05-1856 nesta matriz Antonio Paulino Ribeiro, f.l. Cap. Manoel Francisco Ribeiro e D. Rita Candida de Cacia. = cc D. Maria Clara da Silva, f.l. Jose da Silva Gorgulho e D. Maria Luiza de Noronha. Test.: João Batista Pinto e Domiciano Jose Monteiro de Noronha.

Antonio, já falecido em 1863, foi representado por seu filho José de 8 anos mais ou menos.

 

3-3-2 Maria Esméria de Noronha, batizada em 31-12-1843. Aos 27-05-1856 casou com seu primo Henrique José Bernardes 3-7-1 abaixo.

Carmo de Minas, Igreja N Sra do Carmo aos 31-12-1843 nesta matriz de N Sra do Monte do Carmo bat a inocente Maria, f.l. Cap. Manoel Francisco Ribeiro e D. Rita Candida de Noronha, foram padrinhos Jose Francisco Ribeiro e D. Ana Vitoria de Noronha.

 

3-3-3 Francisca Cândida Ribeiro de Noronha, aos 18-08-1860 casou com Francisco José Ribeiro Santiago, filho de Inacio Joaquim Ribeiro e Joaquina Maria da Conceição, 3-4-2 abaixo.

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo aos 18-08-1860 no oratorio do Cap. Manoel Francisco Ribeiro desta freguesia de N. Sra do Monte do Carmo os contraentes Francisco Jose Ribeiro de S. Thiago, f.l. Ignacio Joaquim Ribeiro, já falecido e D. Joaquina Maria da Conceição = cc Francisca Candida de Noronha, f.l. Cap. Manoel Francisco Ribeiro e D. Rita Candida de Noronha, Test.: Antonio Carneiro S. Thiago e Antonio Francisco Ribeiro

3-3-4 Francisco Ribeiro de Noronha, com 16 anos em 1863.

3-3-5 Manoel Francisco Ribeiro Junior, com 14. Segundo a Genealogia Paulistana (SL., 6º, 422, 11-4) Manoel Francisco Ribeiro f.º de outro de igual nome e de Rita de Cassia de Noronha , n. m. de Antonio Lopes de Faria Pinto e de Anna Umbelina de Noronha, esta f.ª do sargento-mor Domiciano José Monteiro de Noronha, de Baependi e de Mariana Justina de Meirelles. Casou com Filomena, filha de Maria do Carmo e José Fernandes de Sousa (SL. 6º, 422, 10-2)

3-3-6 João, com 11 anos em 1863. João Francisco Ribeiro, 1º testamenteiro paterno.

3-3-7 José, com 9 anos.

3-3-8 Mariana, com 7 anos.

3-3-9 Maria, com 5. Maria da Gloria faleceu aos 35 anos e foi sepultada em 13-11-1894. Foi casada com Domingos Gomes Franqueira:

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo. Aos 13-11-1894 tendo falecido com 35 anos foi sepultada Maria da Gloria Franqueira, casada com Domingos Gomes Franqueira, filha leg. do Cap. Manoel Francisco Ribeiro e Rita Cassia de Noronha, ambos falecidos. Era residente nesta freguesia.

3-3-10 Emilia com 4.

3-3-11 Ana, com 3 anos.

3-3-12 Rita, com 2 meses.

3-3-13 Elisa, com 2 meses.

 

Manoel e Ana Umbelina tiveram 3 filhos:

3-3-14 José Ribeiro da Silveira Pinto, herdeiro da terça

3-3-15 Maria Amália Ribeiro, idem

3-3-16 Theophilo Antonio Ribeiro, idem.

3-4 Inácio Joaquim Ribeiro, batizado em 26-09-1802 em Aiuruoca. Casou com Joaquina Maria Carneiro, filha de Manoel Carneiro Santiago e Ana Francisca de Freitas citados em 6-1 abaixo.

Aiuruoca, MG aos 26-09-1802 na capela do Turvo filial da freguesia da Aiuruoca bat a Ignacio, f.l. Francisco Jose Ribeiro e D. Esmeria Floriana de Mendonça; foram padrinhos Joaquim Lucidoro de Mendonça e D. Francisca Luiza, filha de D. Ignacia Maria.

 

Consanguinidade em 3º grau de linha collateral igual, por ser D. Joaquina avó paterna da oradora irmã de pai e mãe, que não erão parentes, de Jose Carneiro S. Thiago, avô paterno do orador

          Joaquina Maria, viúva, teve a segunda partilha de seus bens ocorrida em 1875. Compareceram seis herdeiros:

Forum Fausto Dias Ferraz -  Cristina, MG - Ano 1875

Inventariada: Joaquina Maria Carneiro, viuva de Inacio Joaquim Ribeiro

Inventariante Jose Procopio de Andrade, genro

Pesquisa Cristiano Restitutti

2a. partilha  - Local Pedra Branca, Cristina-MG

Obs. de Inventário: Amigavel e divisão da fazenda da Pedra Branca (1212 alqueires, 42:140$000)

Herdeiros: 6

1- Francisco Jose Ribeiro Santiago, casado com Francisca Candida Ribeiro de Noronha

2- Ana Esmeria Ribeiro, casada com Joaquim Machado de Andrade

3- Antonio Firmino Ribeiro casado com Maria Carolina Ribeiro

4- Joaquim Inacio Ribeiro casado com Joaquina Felicidade de Abreu Ribeiro

5- Maria Candida Ribeiro, casada com Antonio Moreira da Costa

6- Mariana Umbelina Ribeiro, casada com Jose Procopio de Andrade

Testamento: herdeiros resolvem; Dar 500 mil para as obras da Matris da Cristina em beneficio da alma da finada, e bem assim 200 mil para dizer 100 missas para a alma da mesma, ficando a cargo do inventariante o cumprimento destas disposições, a quem se dara em seu pagamento bens mais na quantia de 990 mil (...) concordam abater a favor dos 3 herdeiros maiores no prejuizo que levam na remoção dos 3 herdeiros menores da fazenda do Garrafão para esta da Pedra Branca a saber 330 mil cada F.co J.e Ri.bo S.go, J.m M.do de A.de e Ant.o Firm.o Rib.o

3-4-1 Ana Esméria Ribeiro, batizada em 01-01-1836, casou duas vezes.

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo - Aos 01-01-1836 na capela do Espirito Santo filial desta matriz da Sra do Carmo bat a Ana, f.l. Ignacio Joaquim Ribeiro e D. Joaquina Maria Carneira, foram padrinhos Joze Carneiro S. Thiago e D. Maria Benta Carneira.

         Primeira vez casou com José Pinto Gonçalves, falecido em 05-05-1862 e inventariado em 05-03-1865. Compareceram três filhos, José e Antonio não foram citados:

Jesuania, MG obitos - aos 05-05-1862 sepultou-se no adro desta matriz a Jose Pinto Gonçalves casado com Ana Esmeria Ribeiro. Faleceu de morte subita e sem sacramentos.

 

Centro de Memória Cultural do Sul de Minas, Campanha-MG:

Inventariado: José Pinto Gonçalves

Inventariante: Ana Esmeria Ribeiro de Andrade

Ano: 1865    Caixa:41

Local: Águas Virtuosas da Freguesia de Lambary, termo da cidade de Campanha.

Disponibilizado por Geraldo Dutra de Andrade Neto.

Aos 16-03-1865 autuação de uma petição feita por parte de Joaquim Machado de Andrade na qual requer a fatura do Inventário dos bens dos seus tutelados para lhe serem entregues na forma da Lei

 

Campanha 05-03-1865 Diz Joaquim Machado de Andrade que tendo sido nomeado tutor de seus enteados, filhos que ficaram de José Pinto Gonçalves, e estando já prestadas por sua mulher as contas respectivas, requer seja marcado local, dia e hora para o inventario (...)

 

Certiico que para prestar juramento de inventariante citei a D. Ana Esmeria Ribeiro. Fazenda das Aguas Virtuosas 16-03-1865.

Declarou a inventariante que os bens pertencentes a seus filhos são os seguintes:

- ao orfão Joaquim (...) entre eles duas partes na Fazenda das Aguas Virtuosas.

- ao orfão Saturnimo: (...) entre eles duas partes na Fazenda das Aguas Virtuosas.

- ao orfão Domingos: (...) entre eles duas partes na Fazenda das Aguas Virtuosas.

 

Segunda vez casou com Joaquim Machado de Andrade, viúvo de Claudina Maria de Andrade, com geração na família “Francisco Machado de Azevedo”, neste site.

Ana Esméria e seu primeiro marido José Pinto Gonçalves tiveram três filhos, que existiam em 1865:

- José, batizado em 30-11-1854. Não é citado em 1865.

Jesuania, MG aos 30-11-1854 bat a Jose de idade de dous meses (sobrescrito 21 de setembro), f.l. Jose Pinto Gonçalves e D. Ana Esmeria Ribeiro, foram padrinhos Francisco Jose Ribeiro Neto e D. Maria Mendes.

- Antonio em 01-07-1856. Idem.

Jesuania, MG aos 01-07-1856 bat a Antonio, f.l. Jose Pinto Gonçalves e Ana Esmeria Ribeiro, foram padrinhos Manoel Carneiro Santiago e Joaquim Ribeiro de Jesus.

3-4-1-1 Joaquim batizado em Cristina aos 07-09-1852.

Cristina, MG - batismos livro nº 1 - aos 07-09-1852 bat a Joaquim, f.l. de Jose Pinto Glz e D. Ana Esmeria Ribeiro, sendo padrinhos Ignacio Joaquim Ribeiro e D. Joaquina Maria Carneira.

3-4-1-2 Saturnino, batizado em 03-05-1758.

Jesuania, MG aos 03-05-1858 bat a Saturnino, f.l. Jose Pinto Gonçalves e Ana Esmeria Ribeira, padrinhos João Jose da Cunha Guimarães por pp apresentada por Felicio Avelino Correa e Mariana Justina Alves de Noronha.

3-4-1-3 Domingos em 07-05-1862.

Jesuania, MG aos 07-05-1862 bat a Domingos, f.l. Jose Pinto Gonçalves e Ana Esmeria Ribeira, foram padarinhos Domingos Pinto Gonçalves e Joaquim Ignacio Ribeiro por pp de D. Maria Candida Ribeira.

 

Ana Esméria e Joaquim Machado de Andrade tiveram os filhos, q.d.::

3-4-1-4 Francisco, batizado em 15-10-1866.

Jesuania, MG Igreja Sr. Bom Jesus aos 15-10-1866 bat a Francisco com tres meses de nascido, f.l. Joaquim Machado de Andrade e D. Ana Esmeria Ribeira, Foram padrinhos Francisco Machado de Andrade e D. Maria Umbelina Ribeira (pesq. Geraldo Dutra de Andrade Netto)

3-4-1-5 Inácio, em 08-03-1869

Jesuania, MG Igreja Sr. Bom Jesus aos 08-03-1869 bat a Ignacio, f.l. Joaquim Machado de Andrade e D. Ana Esmeria Ribeira, Foram padrinhos Antonio Firminio Ribeiro e D. Ritta de Cassia de Andrade (pesq. Geraldo Dutra de Andrade Netto)

3-4-1-6 Theóphilo, batizado em 14-06-1872.

Lambari, MG Igreja N Sra da Saude aos 14-06-1872 bat. Theophilo nascido em 22 de fevereiro, f.l. Joaquim Machado de Andrade e Ana Esmeria Ribeiro. P.P. Francisco Machado de Rezende Alvim e Joaquina Maria Carneiro por pp a Joaquim Pinto Glz.

3-4-1-7 Joaquim de Andrade Ribeiro, batizado em 15-09-1877, casou duas vezes.

Lambari, MG Igreja N Sra da Saude aos 15-09-1877 em casa de residencia de Joaquim Machado de Andrade, situada no territorio desta paroquia de N. Sra a Saude das Aguas Virtuosas de lambari Provincia de Minas Gerais e Bispado de Mariana bat. a Joaquim nascido, segundo as informações que me foram dadas, nesta freguesia no dia 18 de agosto do mesmo supracitado ano, f.l. Joaquim Machado de Andrade e D. Ana Esmeria Ribeiro. Foram padrinhos Joaquim Ignacio Ribeiro por pp apresentada por Jose Pinto Gonçalves e D. Anna Rosa de Azevedo.

          Em 25-10-1898 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau igual e em 3º grau da linha colateral, casou com Maria da Gloria Ribeiro filha de Antonio Firmino Ribeiro e Maria Carolina Ribeiro. Geração abaixo em 3-4-6-1.

Cristina-MG, Cristina Lv. Misto - Consanguinidade em 2º grau lateral igual e 3º lateral igual.

Joaquim de Andrade Ribeiro e Maria da Gloria Ribeiro, aquele de 19 anos, f.l. Joaquim Machado de Andrade e Ana Esmeria Ribeiro, n/b na freg. das Aguas do Lambari; e ela de 17 anos, f.l. Antonio Firmino Ribeiro e Maria Carolina Ribeiro, n/b na freg. de S. Sebastião da Pedra Branca, residentes ambos os oradores nesta paroquia do Espirito Santo da Cristina - impedimentos de consanguinidade em 2º grau de linha lateral igual pq a mãe do orador é irmã do pai da oradora; e em 3º grau de linha colateral igual pq o avo materno do orador é irmão do avô materno da oradora.

Cristina 20-09-1898.

 

(pesq. Geraldo Dutra de Andrade Neto) Cristina, MG - Livro de casamentos nº 02 da Matriz do Divino Espírito Santo fls. 110  no dia 25 de outubro de 1898 Joaquim de Andrade Ribeiro, com  Maria da Glória Ribeiro; o contraente f.l. Joaquim Machado de Andrade e de Ana Esmeria Ribeiro, e a contraente f.l. de Antonio Firmino Ribeiro e Maria Carolina Ribeiro. O contraente n/b na freguesia das Aguas de Lanbari e residente nesta; e a contraente n/b na freguesia de S. Sebastião da Pedra Branca e residente nesta. Foram dispensados do impedimento de 2º grau colateral igual e em 3º grau da linha colateral igual. Foram testemunhas Francisco de Andrade Ribeiro e Aureliano Ribeiro.

          Segunda vez em 02-12-1911 casou com Joana de Bulhões Dutra, natural de Niteroi-RJ e filha de Francisco Leopoldo Soares Dutra e Joana Maria de Bulhões Dutra - família “Felipa de Bulhões” § 3º, neste site.

C.R.C. Santa Rita do Sapucai-MG. Certidão de Casamento de Joaquim de Andrade Ribeiro e Joana de Bulhõs Dutra aos 02-12-1911

Ele n. de Lambari, MG com 34 anos, filho de Joaquim Machado de Andrade e Ana Esmeria Ribeiro.

Ela n. em Niteroi-RJ com 26 anos, filha de Francisco Leopoldo Soares Dutra e Joana Maria de Bulhões Dutra. (pesq. Geraldo Dutra de Andrade Neto)

 

Santa Rita do Sapucai-MG Igreja Santa Rita de Cassia. Aos 02-12-1911 nesta matriz e testemunhas Isaltino Ribeiro Cardoso Bastos e Pergentino de Bulhões Dutra receberam-se em matrimonio Joaquim de Andrade Ribeiro e Joana de Bulhões Dutra; ele viúvo por óbito de Maria da Gloria Ribeiro; ela filha legitima de Francisco Leopoldo de Bulhões Dutra e Joana de Bulhões Dutra, natural de Niteroi e ambos residentes nesta paroquia.

          Joaquim de Andrade Ribeiro faleceu em Niteroi-RJ aos 15-07-1954. Deixou geração de oito filhos.

Niteroi, RJ - Icarai obitos 1953-1955 im 502 nº 21892 em 15-07-1954 nesta cidade de Niteroi em meu cartório compareceu Andre Dutra de Andrade e declarou que com assistencia médica, em consequencia de endocardite cronica, insuficiencia cardiaca, no dia de hoje as quinze e vinte hora, na travessa Francisco Dutra 156, faleceu Joaquim de Andrade Ribeiro, natural do estado de Minas Gerais, com 85 anos de idade, comerciante, residente onde se deu o óbito.

Filho de Joaquim Machado de Andrade e de Ana Esmeria Ribeiro. Deixou bens a inventariar e era casado com Joana de Bulhões Dutra Ribeiro em segundas nupcias, deixando oito filhos.

Sepultamento será no Cemitério de Marui desta cidade.

3-4-2 Francisco José Ribeiro Santiago, batizado em Cristina em fevereiro de 1838, casou duas vezes.

Cristina, MG - batismos livro nº 1 fls. 241v - Nos dias do mes de Fevereiro de 1838 no Oratorio privado da Fazenda do finado Ajudante Jose Carneiro Santiago bat a Francisco, f.l. Ignacio Joaquim Ribeiro e D. Joaquina Maria Carneiro, nascido em dias de Janeiro do mesmo ano. Foram padrinhos Antonio Pinto de Castilho e D. Ana Matildes Ribeiro. E pq este assento não foi lançado em tempo competente, agora o faço depois de bem informado por pessoas fidedignas.

         Primeira vez aos 18-08-1860, Francisco casou com Francisca Cândida Ribeiro de Noronha, filha do Cap. Manoel Francisco Ribeiro e Rita Cândida de Noronha 3-3-3 supra. Segunda vez aos 27-05-1884 casou com Maria Vitória Alkmim, viúva de Francisco Mario de Moura Rangel, família “Macedo Alckmim”.

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo aos 27-05-1884 na capela do Rosario Francisco Jose Ribeiro Santhiago, 43 anos, viúvo de Francisca Candida Ribeiro = cc Maria Vitoria Alkmim de Moura Rangel, 47 anos, viuva de Francisco Mario de Moura Rangel sendo testemunhas Dr. Jose Paulino Ribeiro Gorgulho e Dr. Silvestre Dias Ferraz.

Francisco e Francisca tiveram os filhos, q.d.:

3-4-2-1 Rita, batizada em 28-12-1869.

Carmo de Minas, Igreja N Sra do Carmo aos 28-12-1869 na Fazenda da Lagoa bat a Rita nascida a 28-10 do corrente ano, f.l. Francisco Jose Ribeiro Santiago e D. Francisca Candida Ribeiro de Noronha. Foram padr.: Cap. Manoel Francisco Ribeiro e D. Joaquina Maria Carneiro. E por não ter se feito este assento em tempo competente aqui o lancei.

3-4-2-2 Inacio em 1873.

Carmo de Minas, Igreja N Sra do Carmo no ano de 1873(?) nesta matriz bat a Inacio, f.l. Francisco Jose Ribeiro S.Tiago e D. Francisca Candida Ribeiro de Noronha, padr.: Manoel Francisco Ribeiro Junior e D. Maria Esmeria Ribeiro Bernardes. E por não ter se feito este assento em tempo competente aqui o lancei.

3-4-3 Joaquim Inácio Ribeiro nasceu em 25-10-1842 e foi batizado em 18 de dezembro do mesmo ano:

Cristina, MG - batismos livro nº 1 fls. 15 - aos 25-8bro-1842 nasceu e aos 18-12-1842 foi batizado Joaquim, f.l. de Ignacio Joaquim Ribeiro, br., lavrador cc D. Joaquina Maria Carolina(sic), sendo padrinhos o Cap. João Carneiro Santiago e D. Joaquina Ribeira.

         Aos 11-11-1864 casou com Joaquina Felicidade de Abreu, 6-1-2-1 abaixo, “dispensados do impedimento em 3º grao mixto de 2º de linha collateral desigual por ser D. Joaquina mãe de Joaquim Ignacio = irmã de pai e mãe, que não erão parentes, de Jose Carneiro, avô de D. Joaquina esposa de Joaquim Ignacio e mãe da oradora” como consta na habilitação da filha Maria abaixo.

Pedralva, MG. "Aos 11-11-1864 casou Joaquim Ignacio Ribeiro, em casa de Joaquim Machado de Abreu, com D. Joaquina Felicidade de Abreu, forão testemunhas Francisco Carneiro Santiago e Joaquim Delfino da Luz e para constar fiz este. o Vigário Carlos José de Arantes." (pesq. Geraldo Dutra de Andrade Neto)

3-4-3-1 Maria de Abreu Ribeiro habilitou-se em 1888 para se casar com José Carneiro Santiago 6-1-5-1.

3-4-4 Maria Cândida Ribeiro, nasceu em 01-11-1844 e foi batizada em 01-01-1845.

Cristina, MG - batismos livro nº 1 fls. 27 - aos 01-9bro-1844 nasceu e aos 01-01-1845 foi batizada Maria, f.l. de Ignacio Joaquim Ribeiro, br., lavrador e D. Joaquina Maria Carneira, sendo padr.: Alf. Antonio Carneiro e D. Ana Candida Ribeira.

         Casou com Antonio Moreira da Costa e faleceu, viúva, em 16-10-1921.

Santa Rita do Sapucai, MG - Maria Candida Moreira = Aos desessete de outubro de mil novecentos e vinte e um, nesta Matriz de Santa Rita de Sapucahy, fiz a encommendação, solenni de Maria, fallecida honte nesta parochia e confortada com os Sacramentos da Igreja, viuva de Antonio Moreira da Costa. O Vig.a E.º João Calazam Nogueira" (pesq. Geraldo Dutra de Andrade Neto).

         Entre seus filhos:

3-4-4-1 Antonio, nasceu em 01-07-1865 e foi batizado aos 25 de agosto do mesmo ano.

Cristina, MG - batismos livro nº 1 fls. 227- aos 25-08-1865 nesta matriz bat a Antonio nascido no dia 1 de julho do dito ano, f.l. Antonio Moreira da Costa e D. Maria Candida Ribeiro, foram padrinhos Francisco Jose Ribeiro e D. Joaquina Maria Carneiro. Cristina 9 de outubro de 1882.

 

3-4-4-2 Delfim, batizado em Cristina aos 10-03-1867. Delfim Moreira da Costa Ribeiro, 10º Presidente do Brasil, falecido em 1º-07-1920 em Santa Rita do Sapucaí, MG.

 

Cristina, MG, filme nº 104204485, im. 510. Aos 10-03-1867, baptizei solemn.te o inn.e  Delfim, fº legº de Antº Moreira da Costa, e Mª Candida Ribrº; forão padrinhos Joaq.m Ignacio Ribrº, e D. Anna Esmeria Ribrº. N. 60 d. e p.a constar fiz este que assigno. O Vigrº João B. da Cunha. (pes. Geraldo Dutra Andrade Neto).

 

Santa Rita do Sapucaí, Óbitos 1918-1928, fls. 19v e 20. Ao 1º-07-1920, faleceu confortado com os Sacramentos da Igreja, confissão, viático, e extrema unção, Dr.  Delphim Moreira da Costa, com cinquenta e tres annos de idade, casado com D. Francisca de Abreu Moreira. Depois da encomendação solemne na Matriz desta parochia de Santa Rita do Sapucahy, foi sepultado no cemitério municipal. O Vigrº João Calazans Nogueira. (Pesq. Geraldo Dutra Andrade Neto).

 

 

3-4-5 Mariana Umbelina Ribeiro nasceu em 10-12-1848 e foi batizada aos 18 de abril do ano seguinte. Casou com José Procopio de Andrade inventariante da sogra.

Cristina, MG - batismos livro nº 1 fls. 41 - aos 18-04-1849 bat a Mariana nascida a 10-12-1848, f.l. de Ignacio Joaquim Ribeiro e D. Joaquina Maria Carneira. PP Francisco Carneiro Santiago e D. Joaquina Maria de Paiva.

3-4-6 Antonio Firmino Ribeiro, nasceu em 25-09-1849 e foi batizado aos 29 de novembro do mesmo ano. Casou com Maria Carolina Ribeiro.

Cristina, MG - batismos livro nº 1 fls. 5 - Antonio - aos 25-09-1849 nasceu um menino f.l. de Ignacio Ribeiro, br. lavrador, cc D. Joaquina Maria Carneira. Aos 29 de 9bro bat. o inocente Antonio sendo padrinhos o Alf. Manoel Carneiro S. Tiago e D. Ana Maria de Paiva.

         Pais de, q.d.:

3-4-6-1 Maria da Gloria Ribeiro, dispensada do impedimento de consanguinidade em 2º grau igual e em 3º grau da linha colateral “porque a mãe do orador é irmã do pai da oradora; e em 3º grau de linha colateral igual porque o avo materno do orador é irmão do avô materno da oradora”, casou aos 25-10-1898 com Joaquim de Andrade Ribeiro 3-4-1-7 supra de quem foi a primeira mulher. Pais de, pelo menos:

3-4-6-1-1 Maria de Andrade Ribeiro, nascida em Cristina aos 31-12-1899 e batizada em 21-01-1900. Em Santa Rita do Sapucai aos 18-09-1918 casou com Pergentino Bulhões Dutra, nascido em Niteroi-RJ aos 03-06-1882, filho do falecido Francisco Leopoldo Soares Dutra e Joana Maria de Bulhões - família “Felipa de Bulhões” § 3º, neste site.

(pesq. Geraldo Dutra de Andrade Neto) Livro de batismos nº 04 da Igreja Matriz do Espírito Santo de Cristina-MG, 1887-1903, fls.221 verso. No dia 21-01-1900 nesta matriz do Espirito Santo de Cristina bat. Maria, nascida a 31 dez., f.l. de Joaquim de Andrade Ribeiro e Maria da Gloria Ribeiro. Foram padrinhos Antonio Fermino Ribeiro e Ana Esmeria Ribeiro, batizada pelo Pe. Jose Pinto Glz. Para constar mandei fazer este assento q assino.

 

(pesq. Geraldo Dutra de Andrade Neto) C.R.C. Santa Rita do Sapucaí-MG. Certidão de Casamento de Pergentino Bulhões Dutra e Maria de Andrade Ribeiro aos 18-09-1918

Ele n. em Nictheroy aos 3 de junho de 1882, filho de Francisco Leopoldo Soares Dutra, falecido e de Joanna Maria de Bulhões Dutra, falecida.

Ela n. em Christina aos 31 de dezembro de 1899, filha de Joaquim de Andrade Ribeiro, nascido nas Aguas do Lambary e D. Maria da Gloria Ribeiro, falecida.

 

3-5 José Francisco Ribeiro, testamenteiro paterno e 2º testamenteiro da avó materna:“em 2º lugar a meu neto Jose Francisco Ribeiro”

Comparar com:

censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 378

Jose Francisco Ribeiro, branco, 36, casado, lavrador

Maria Lucinda de Mendonça ,branco, 27, casada

Emerenciana, branco, filho, 13, solteira

Francisco, branco, filho, 10

Maria, branco, filho, 9

Ana, branco, filho, 8

Maria, branco, filho, 6

Maria, branco, filho, 1

Manoel, branco, filho, 2

20 escravos

3-6 Possivelmente, Joaquim José Ribeiro, 3º testamenteiro: “em 3º a meu neto Joaquim Jose Ribeiro”.

 

3-7 Francisca Cândida Ribeiro, batizada em 04-09-1808. Casou com Manoel Francisco Bernardes.

Conceição do Rio verde, MG Igreja N Sra da Conceição aos 04-09-1808 bat a Francisca, f.l. Ten. Francisco Jose Ribeiro e D. Esmeria Floriana de Mendonça, padr.: Antonio Pinto de Castilho e Maria Lucinda, filhos do Alf. Jose Pinto de Moraes, todos desta freguesia.

Pais de, q.d.:

3-7-1 Henrique José Bernardes, aos 27-05-1856 dispensados do impedimento de consanguinidade em 2º grau, casou com sua prima Maria Esméria de Noronha 3-3-2 supra.

Carmo de Minas ver lv. misto 1842-1877 trecho:

[continuação] Olyntho de Noronha Pinto, solteiro, natural e residente nesta freguesia, vive de lavoura, 19 anos, tio da oradora. A oradora é f.l. do Cap. Manoel Francisco Ribeiro e D. Rita Candida de Noronha, n/b e residente nesta freguesia e esta justa e contratada para se casar com Henrique Jose Bernardes, n. e residente no Bispado de S. Paulo - impedimento de consanguinidade em 2º grau por ser o pai dela oradora irmão da mãe do orador.(aa) Americo Olyntho de Noronha Pinto

Depoimento da oradora Maria Esmeria de Noronha, f.l. Cap. Manoel Francisco Ribeiro e D. Rita Candida de Noronha, n/residente nesta. Esta contratada para se casar com Henrique Jose Bernardes, necessita da dispensa de consangunidade em 2º grau de linha transversal igual

 

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo aos 27-05-1856 nesta matriz Henrique Jose Bernardes, f.l. Manoel Francisco Bernardes e D. Francisca Candida Ribeira = cc D. Maria Esmeria de Noronha, f.l. Cap. Manoel Francisco Ribeiro e D. Rita Candida de Cacia. Test.: Ten. Cel. Francisco Carneiro S. Tiago e Luiz Jose Monteiro de Noronha.

 

3-8 Mariana, batizada em 12-06-1810.

Conceição do Rio verde, MG Igreja N Sra da Conceição aos 12-06-1810 na capela da Sra da Conceição do Rio Verde filial da matriz de baependi bat a Mariana, f.l. Ten. Francisco Jose Ribeiro e D. Esmeria Floriana de Mendonça, padr.: Vicente Ferreira de Moraes e D. Ignacia Francelina de Mendonça, todos desta freguesia.

 

4- Isidoro, batizado aos 14-01-1781. Isidoro Faustino de Mendonça, em 1837 ausente há anos, sem se saber se existe ou não.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 14 janeiro 1781 cap. Turvo, Isidoro, nascido aos 02 do dito mes, f.l. do cap. João de Mendonça Coelho n. freg. de Santo Antonio da vila de S. Jose e de s/m d. Cecilia Maria da Conceição, n. da freg. de Aiuruoca; np de Amaro de Mendonça Coelho, n. da Ilha do Faial da freg. da Sra da Ajuda, bisp. de Angra e de s/m Maria Assumpção n. dafreg. de Mage, bispado do Rio de Janeiro; nm de Antonio Vale Ribeiro n. da freg. da Sra. do Pilar da vila de S. João del Rei deste bispado e s/m Rosa Maria de Jesus, n. da freg. da Sra. das Angustias, ilha do Faial, bisp. de Angra. Padr.: Aleixo Ribeiro do Vale e Margarida Ferreira, solteira, filha de João Teixeira Marinho.

 

5- Ana Porcina de Mendonça (tambem citada como Ana Lucinda e Ana Matildes) aos 01-08-1800 casou com Vicente Ferreira de Moraes, filho de Domingos Francisco Fradelos e Ana Maria do Rosario (família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 1º).

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG, cas. - aos 01 agosto 1800 Porto do Turvo - Vicente Ferreira de Moraes, f.l. de Domingos Francisco Fradelos e Anna Maria do Rosario; c/ d. Anna Purcina de Mendonça, f.l. do cap. João de Mendonça Coelho e d. Cecilia Maria da Conceição. Ns. e bts. nesta freguesia de Aiuruoca.

          Foram moradores em Baependi:

censo Carmo de Baependi 12-02-1839, fogo 339

Vicente Ferreira de Morais, branco, 60, casado, lavrador, le e escreve

Ana Lucinda de Mendonça, branco, 40, casada

Francisco, branco, filho, 33, solteiro

Gabriel, branco, filho, 14

Jose, branco, filho, 13

43 escravos

Alferes Vicente faleceu em 07-01-1845 e foi inventariado no mesmo ano. Ana Porcina faleceu em 16-01-1858 e no mesmo ano foi inventariada. Tiveram 10 filhos:

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo obitos - aos 07-01-1845 faleceu Vicente Ferreira de Moraes casado que foi com D. Ana Lucinda de Mendonça, sepultada na igreja matriz da Sra. do Monte do Carmo, de idade 80 anos.

Testamento: (...) eu Vicente Ferreira de Moraes natural da capela do Turvo freg. da Aiuruoca e morador nesta freg. de N. Sra do Carmo do termo da vila de Santa Maria de Baependi, f.l. de Domingos Francisco e de D. Ana Maria de Moraes, ja falecidos, e cc Ana Lucinda de Mendonça de cujo matrimônio tivemos os filhos seguintes: Joaquim = Hipolito= Venancio = Francisco = Gabriel = Jose = Maria cc Jose Fran.co Ribeiro = Ignacia cc Manoel Bezerra de Almeida = Ana cc Joaquim Jose Ribeiro = unicos filhos que tenho e herdeiros

Testamenteiros em 1º lugar a m/mulher D. Ana Lucinda de Mendonça, em 2º a meu genro Joaquim Jose Ribeiro, e em 3º a meu filho Gabriel.

Deixo a minha terça a meu filho Gabriel. Escrito a meu rogo por Antonio Pinto da Costa. Barra 3 de junho de 1841 Vicente Ferreira de Moraes. Segue-se a aprovação.

 

Arquivo: Centro de Documentação e Memória Luis Barcellos de Toledo - Cristina, MG

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariado Vicente Ferreira de Morais, Alferes - ano 1845

Inventariante Ana Porcina de Mendonca, viuva

Local Santa Cruz, Carmo - Baependi..

Herdeiros: 10 filhos.

1- Joaquim Francisco, falecido, representado por seu filho João Batista Valadão, casado com Miquelina

2- Hipolito Francisco de Morais, morador na freguesia da Boa Vista de Itajuba, cc Ana Esmeria de Mendonça, filha de Manoel Bezerra de Almeida [Velho] e Maria Joaquina de Mendonça.

3- Francisco Teodoro de Morais, solteiro

4- Maria Lucinda de Mendonca, casada com Jose Francisco Ribeiro

5- Emidio Manoel Ferreira, morador na freguesia da Boa Vista de Itajuba

6- Inacia Emerenciana de Mendonça, casada com Manoel Bezerra de Almeida [Junior]

7- Ana Lucia de Mendonça, casada com Joaquim Francisco(ou Jose) Ribeiro

8- Gabriel Candido de Morais, casado com Mariana.

9- Jose, demente

10- Venancio, falecido, representado por sua filha natural Quiteria, liberta

Não houve subtração das passivas. Houve duas partilhas: na primeira os dotes inclusos no monte e Viuva herdou sua terça, 9 herdeiros; na segunda, normal com 10 herdeiros.

 

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo aos 16-01-1858 faleceu com testamento D. Ana Purcina de Mendonça e no dia seguinte seu cadaver foi sepultado no cemiterio deta freguesia.

Test.: (...) eu Ana Purcina de Mendonça, f.l. de Joãode Mendonça Coelho e de D.Cecilia Maria de Jesus, ambos já falecidos, n/b na freg. do Turvo da vila da Aiuruoca e moradora nesta freguesia de N. Sra do Monte do Carmo termo da vila Cristina do Bispado de Mariana (...) Fui casada como finado Alf. Vicente Ferreira de Moraes de cujo matrimônio tivemos os filhos que vou declarar: Hipolito = Joaquim = Venancio = Francisco = Emidio = Gabriel = Jose parvo = Maria, falecida, cc Jose Francisco Ribeiro, pela qual representam os seus = Ignacia cc Manoel Bezerra de Almeida = Ana cc o falecido Joaquim Jose Ribeiro, unicos filhos que tenho e reconheço por meus herdeiros.

Testamenteiros em 1º Manoel Bezerra de Almeida, em 2º Francisco Jose Ribeiro Neto, em 3º meu filho Francisco Theodoro de Moraes.

Encomenda missas, entre elas para o finado marido, por alma dos filhos falecidos, escravos (...). Legados pios.

É minha vontade que seja tutor de meu filho Jose Maria, parvo, o meu genro Jose Francisco Ribeiro.

Liberta escravos.

Legados: para minha filha Ana Lucia as casas onde resido, com seu patio e fundos. Depois de cumpridos todos os meus legados e disposições, instituo herdeiros do restante de minha terça as minhas filhas Ignacia e Ana Lucia e nesta forma tenho concluido este meu testamento, que vai escrito pelo Padre Ignacio Joaquim Nogueira de Carvalho e por mim som,ente assinado, depois de o ler e em tudo se achar conforme lhe ditei. Freguesia do Carmo 28 de Agosto de 1857 Ana Porcina.

Segue aprovação.

 

Arquivo: Centro de Documentação e Memória Luis Barcellos de Toledo - Cristina, MG

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariada Ana Porcina de Mendonça, viuva de Vicente Ferreira de Morais- ano de 1858

Inventariante Manoel Bezerra de Almeida [Junior], Tenente. Genro

Local Santa Cruz, Carmo - Cristina.

Herdeiros: 10 filhos.

1- Inacia Emerenciana de Jesus, casada com o Tenente Manoel Bezerra de Almeida [Junior]

2- Ana Lucia Maria Ribeiro, viuva de Joaquim Francisco (ou José) Ribeiro, moradora na freguesia do Embau em S. Paulo

3- Gabriel Candido da Luz, casado [não sabe escrever]

4- Francisco Teodoro de Morais, solteiro, 40 anos

5- Jose Maria Ferreira, demente, curatelado pelo irmão Francisco Teodoro de Morais

6- Maria Lucinda de Mendonca, falecida, casada que foi com Jose Francisco Ribeiro, representada por seus filhos - Netos: Francisco Jose Ribeiro Neto, casado; Emerenciana, viuva de Claro Ferraz; Maria Inacia Ribeiro Pinheiro, casada com Luis de Carvalho Pinheiro; Maria Francisca, casada com Jose Joaquim de Oliveira Reis, moradores na freguesia dos Pinheiros em S .Paulo e procurados pelo Capitao Manoel Francisco Ribeiro; Ana Placidina, casada com Domeciano Luis Gonçalves de Noronha; Manoel Jose Ribeiro, solteiro, 22 anos; Maria Lucia, solteira, 18 anos; Mariana, solteira, 15 anos; Jose Antonio, 12 anos

7- Emidio Manoel Ferreira de Morais, falecido, e hoje seus filhos - Joao Bezerra de Mendonca, casado; Maria, casada com Jose Hilario de Morais; ambos moradores na freguesia da Vargem Grande termo de Itajuba. Foi casado com Maria Candida de Noronha, moradora na freguesia da Vargem Grande em Itajuba

8- Hipolito Ferreira de Morais, falecido, e hoje seus filhos - Candida, casada com Domeciano Bravo; Jose Hilario de Morais, casado, morador na freguesia da Vargem Grande termo de Itajuba; Inacia Candida de Mendonça, casada com João Bezerra de Mendonça, moradores na freguesia da Vargem Grande termo de Itajuba; Ana Rufina, casada com Francisco Pinto; Maria Lucinda de Mendonça, casada com Antonio Luis Alves de Noronha, moradores na freguesia da Vargem Grande termo de Itajuba; Mariana, solteira, 10 anos; Joaquim, 9 a 10 anos

9- Joaquim Francisco, falecido, e hoje seu filho João Batista Ferreira, casado

10- Venancio Ferreira de Morais, falecido, e hoje sua filha Quiteria Maria de Jeus, casada com Jose Maria de Melo, prodigo, curatelado por Manoel Bezerra de Almeida.

 

Ordem dos filhos no testamento: Hipolito, Joaquim, Venancio, Francisco, Emidio, Gabriel, Jose parvo, Maria falecida casada com Jose Francisco Ribiero pela qual representarão seus filhos, Inacia casada com Manoel Bezerra de Almeida, e Ana casada com o falecido Joaquim Jose Ribeiro.

5-1 Joaquim Francisco, já falecido em 1845, foi representado no inventário paterno por seu filho:

5-1-1 João Batista Valadão(ou Ferreira) casado com Miquelina.

5-2 Hipolito Francisco (Ferreira) de Moraes, batizado aos 24-08-1802. Em 1823 requereu dispensa do impedimento de consanguinidade em 2º grau para se casar com Ana Esméria de Mendonça 6-2 abaixo, batizada em 25-08-1805, filha de Maria Joaquina de Mendonça e Manoel Bezerra de Almeida.

 (pes. Moacyr Villela) Arquivo da Cúria Diocesana de Campanha - MG

POA -LPM - 05 - 1823 a 1825

3. Dispensa de Impedimentos

1823 - Hipólito Francisco de Moraes  e Ana Esmeria de Mendonça

Consangüinidade em segundo grau transversal

Orador - Livro de batismos de Aiuruoca, 7. fl.154v. - A 24/08/1802, na Capela do Turvo, o reverendo Joaquim Rodrigues de Souza batizou...Hipolito, filho legitimo de Vicente Ferreira de Moraes e Ana Lucinda de Mendonça. Padrinhos Manoel Francisco Moraes e Dona Maria Joaquina de Mendonça.

 Oradora - Livro de batismos de Aiuruoca, folha 225. A 25/08/1805, Na  Capela do Turvo o reverendo Antonio de Abreu e Silva batizou Ana, párvola, filha legitima de Manoel Bezerra e Maria Joaquina. Foram padrinhos Joaquim Pereira de Souza e Esmeria Floriana mulher de Jose Ribeiro.

-Ana Policena(sic) de Mendonça e Maria Joaquina de Mendonça são irmãs legitimas. Desta nasceu a oradora e daquela o orador.

          Já falecido em 1858, Hipolito foi representado no inventário materno pelos filhos:

5-2-1 Candida casada com Domeciano Bravo;

5-2-2 Jose Hilario de Moraes, morador na freguesia da Vargem Grande termo de Itajuba casado com Maria 5-5-2 abaixo.

5-2-3 Inacia Candida de Mendonça, casada com João Bezerra de Mendonca, 5-5-1 abaixo,, moradores na freguesia da Vargem Grande termo de Itajuba.

5-2-4 Ana Rufina de Mendonça em Itajubá aos 25-02-1861, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau de consanguinidade em linha transversal, casou com Francisco Pinto de Mendonça, filho de José Pinto de Castilho e Inacia Francelina de Mendonça; 9-6 abaixo.

5-2-5 Maria Lucinda de Mendonça, casada com Antonio Luis Alves de Noronha, moradores na freguesia da Vargem Grande termo de Itajuba;

5-2-6 Mariana, solteira, 10 anos;

5-2-7 Joaquim, 9 a 10 anos

5-3 Francisco Teodoro de Moraes, solteiro. Em 1858 com 40 anos, ainda solteiro.

5-4 Maria Lucinda de Mendonça, casada com Jose Francisco Ribeiro. Foi inventariada por José Francisco em 1855 e representada no inventário materno pelos filhos:

Arquivo: Forum Fausto Dias Ferraz- Cristina, MG.

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariada Maria Lucinda de Mendonça - ano 1855

Inventariante Jose Francisco Ribeiro, viuvo

Local: Cachoeira- Carmo, Cristina.

Herdeiros 9 filhos:

1- Emerenciana, casada com Claro Ferraz de Oliveira, morador na freguesia do Pinheiro, termo de Areias, SP

2- Maria Inacia, casada com Luis Pinheiro de Carvalho (ou de Carvalho Pinheiro), morador em Mambucaba

3- Maria Francisca, casada com Jose Joaquim de Oliveira [Reis], morador nos Pinheiros [termo de Areias, SP]

4- Ana Placidina, casada com Domeciano Luis Gonçalves de Noronha, morador no Carmo

5- Francisco Jose Ribeiro Neto, casado [28 anos]

6- Manoel, 19

7- Jose Antonio, 9

8- Maria Lucia, 16

9- Mariana, 11

 

Meios dotes inclusos nas duas meações

5-4-1 Emerenciana casada com Claro Ferraz de Oliveira, morador na freguesia do Pinheiro, termo de Areias, SP. Viúva em 1858.

5-4-2 Francisco José Ribeiro Neto, 28 anos em 1855, casado

5-4-3 Maria Inacia Ribeiro casada com Luis Pinheiro de Carvalho (ou de Carvalho Pinheiro), morador em Mambucaba.

5-4-4 Maria Francisca casada com Jose Joaquim de Oliveira Reis, morador nos Pinheiros [termo de Areias, SP].

5-4-5 Ana Placidina Ribeiro, casada com Domeciano Luis Gonçalves de Noronha, morador no Carmo. Ana foi inventariada em 1868. Deixou dois filhos de seu casal:

Arquivo: Forum Fausto Dias Ferraz

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariada Ana Placidina Ribeiro - ano 1868

Inventariante Domeciano Luis Gonçalves de Noronha, viuvo

Local: Cachoeira- Carmo, Cristina.

Herdeiros: 2 filhos.

1- Antonio, 19 anos

2- Jose, 18 anos

5-4-5-1 Antonio, 19 anos em 1868.

5-4-5-2 José, 18 anos.

5-4-6 Manoel José Ribeiro, 19 anos em 1855. Solteiro, 22 anos, em 1858

5-4-7 Maria Lucia, solteira, 16 anos em 1855.

5-4-8 Mariana, 11 anos. Solteira, 15 anos em 1858

5-4-9 José Antonio, 9 anos em 1855 e 12 anos em 1858.

5-5 Emidio Manoel Ferreira de Moraes, morador na freguesia da Boa Vista de Itajuba em 1845, casado com Honoria (ou Maria) Candida de Noronha. Já falecido em 1847, foi representado no inventário materno pelos filhos:

5-5-1 João Bezerra de Mendonça, casado aos 16-05-1847 com Inácia Candida de Mendonca 5-2-3 supra.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 16-05-1847 na Capela de S. Caetano da Vargem Grande filial desta matriz dispensados do  impedimento do 2º grau de consanguinidade lateral, e testemunhas Joaquim Pinto de Noronha e João Martins Tostes se receberam João Bezerra de Mendonça, f.l. Emidio Manoel Ferreira, já falecido, e Honoria Candida de Mendonça = cc Ignacia Candida de Mendonça, f.l. de Hipolito Francisco de Moraes e Ana Esmeria de Mendonça. Ambos os contraentes nts/bts nesta matriz donde ambos são fregueses.

5-5-2 Maria, casada com José Hilario de Moraes supra 5-2-2.

5-6 Inacia Emerenciana de Mendonça, casada com Manoel Bezerra de Almeida [Junior]

5-7 Ana Lucia de Mendonça (tambem Ana Lucia Maria Ribeiro), casada com Joaquim Jose Ribeiro. Em 1858, viúva, Ana era moradora na freguesia do Embau em S. Paulo.

5-8 Gabriel Candido de Moraes (ou da Luz), casado com Mariana.

5-9 José Maria Ferreira, demente

5-10 Venancio, já falecido em 1845, foi representado por sua filha natural:

5-10-1n Quiteria Maria de Jesus, liberta. Casou com José Maria de Melo, pródigo.

6- Maria Joaquina de Mendonça aos 09-02-1801 no Turvo casou com Manoel Bezerra de Almeida, filho de Tomé Bezerra de Sá e sua terceira mulher Maria de Almeida (família “Antonio de Faria Moreira” Cap. 1, § 1º). Maria Joaquina foi também casada com João Martins Tosta, natural de Pouso Alto (Habilitação para o casamento da filha 6-4 Ana).

B7: Cas. - Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG,) aos 09-02-1801 Turvo. Manoel Bizerra de Almeida, f.l. Thomé Bizerra de Sá e Maria de Almeida; = cc. Donna Maria Joaquina de Mendonça, f.l. do Cap. João de Mendonça Coelho e D. Cecilia Maria da Conceição.

          Manoel, testemunha no testamento do Capitão Joaquim Pereira de Souza em 1832, já era falecido em 1837 e Maria Joaquina já estava casada com João Martins Tosta.

 

          Maria e Manoel tiveram os filhos, q.d.:

6-1 Inácia, batizada aos 15-04-1804.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-aos 15 abril 1804, Porto do Turvo, Ignacia, f.l. de Manoel Beserra de Almeida e Maria Joaquina de Mendonça; padr.: Francisco Joseph Ribeiro e D. Maria de Almeida, viuva.

Inácia Joaquina de Mendonça casou com José Carneiro Santiago, filho do Alferes Manoel Carneiro Santiago. José, viúvo, casou segunda vez com a cunhada 6-5 abaixo.

Alferes Manoel Carneiro Santiago foi casado com Ana Francisca de Freitas inventariada em 15-01-1845 (inventário, neste site disponibilizado por Geraldo Dutra de Andrade Neto). Segundo o inventário de Ana tiveram os seguintes filhos, situação em 15-01-1845.

I- José Carneiro Santiago casou duas vezes. Primeira vez com Inácia Joaquina de Mendonça e segunda vez com Ana Vitória de Mendonça, sua cunhada 6-5 deste.

II- João Carneiro Santiago tambem casou duas vezes. Primeira vez com Maria Ribeiro da Luz e segunda vez com Ana Ribeiro da Luz, filhas de Mateus Antonio da Luz e Ana Ribeiro de Carvalho. Geração na família “Antonio Ribeiro de Carvalho” Cap. 7º.

III- Maria Benta Carneiro casada com Joaquim Severino de Paiva e Silva. Geração na família “Paiva” Cap. 2º § 6º.

IV- Manoel Carneiro Santiago casado com Joaquina Ribeiro da Luz, irmã de Maria Ribeiro da Luz e Ana Ribeiro da Luz citadas em II.

V- Francisco Carneiro Santiago casado com Maria Generosa do Carmo.

VI- Joaquina Maria Carneira casada com Inácio Joaquim Ribeiro, filho de Francisco José Ribeiro e Esmeria Floriana de Mendonça. Geração neste capítulo 3-4 supra.

VII- Antonio Carneiro Santiago casado com Ana Izabel de Paiva, filha de III supra

VIII- Joaquim Carneiro Santiago casado com Ana Candida da Ribeira, filha de Manoel José Ribeiro de Carvalho e Mariana Tridentina Junqueira. Geração na família “Antonio Ribeiro de Carvalho” Cap. 1º.

 

Inácia faleceu em 1843 e foi inventariada em 1844. Compareceram cinco filhos.

Centro de Documentação e Memória Luis Barcellos de Toledo - Cristina, MG.

Pesq. Cristiano Corte Restitutti

Inventariada Inacia Joaquina de Mendonça - ano 1844

Inventariante Jose Carneiro Santiago, viúvo.

Local: Barra Grande do Lambari- Cristina, Baependi.

Herdeiros: 5 filhos:

1- Manoel, 18 anos, solteiro

2- Maria Inacia, 16 anos, casada com o Comendador Joaquim Machado de Abreu

3- Antonio, 13 anos

4- Joaquim, 5 anos

5- Candido, 3 anos

- José, batizado em Carmo de Minas aos 24-06-1824. Não é citado, nem representado no inventário materno.

Carmo de Minas, MG aos 24-06-1824 na capela do Espirito Santo, filial desta matriz de N. Sra do Carmo bat a Joze, f.l. de Jose Carneiro S. Thiago e de D. Ignacia Joaquina de Mendonça, foram padrinhos João Martins Toste, e Maria Benta Carneira.

6-1-1 Manoel Carneiro Santiago Neto, com 18 anos em 1844. Casou com sua prima Joaquina Cândida de Paiva, filha de Joaquim Severino de Paiva e Silva e Maria Benta Carneiro, neta paterna do Alferes Manoel Carneiro Santiago, neta materna de José de Paiva e Silva e Isabel Nunes de Siqueira. Família “Paiva” Cap. 2º, § 6º.

6-1-2 Maria Inacia, com 16 anos, casada com o Comendador Joaquim Machado de Abreu. Entre seus filhos:

6-1-2-1 Joaquina Felicidade de Abreu casou com Joaquim Ignacio Ribeiro. Geração em 3-4-3 supra.

6-1-3 Antonio, 13 anos em 1844.

6-1-4 Joaquim, batizado em 02-02-1839. Com 5 anos em 1844.

Carmo de Minas, MG aos 02-02-1839 na capela do Espírito Santo filial desta matriz de N. Sra do Carmo bat a Joaquim que nasceu aos 12 de janeiro, f.l. de Jose Carneiro S. Thiago e de Ignacia Joaquina de Mendonça; foram padrinhos T. Manoel Bezerra d'Almeida, e Ana Izabel de Paiva.

6-1-5 Cândido José Ribeiro, batizado em 27-04-1840. Com 3 anos em 1844.

Cristina, MG - batismos - Candido - aos 27-04-1840 nasceu um menino, f.l. de J.e Carneiro S. Tiago, br, lavrador e cc. D. Ignacia Joaquina de Mendonça, de que faço este termo em q me assino. Aos 10 de maio de 40 bat..o acima Candido, sendo padrinhos Joaquim Carneiro de S. Yago e D. Maria Lodorina de Mendonça. O P.e Caetano Ribeiro.

         Casou com Maria Umbelina Ribeiro, “que não eram parentes”.. Pais de, q.d.:

6-1-5-1 José Carneiro Santiago casou com Maria de Abreu Ribeiro 3-4-3-1 supra, “dispensados dos impedimentos de consanguinidade: em 3º grau misto de 2º da linha collateral desigual; em 3º grau de linha collateral igual; em 4º de linha collateral igual. Os paes da oradora já erão parentes em 3º grao mixto de 2º de linha collateral desigual” (habilitação matrimonial neste site, colaboração de Ana Lucia Dias de Mendonça e Silva).

 

6-2 Ana Esméria de Mendonça, batizada aos 25-08-1805. Em 1823 requereu dispensa do impedimento de “Consangüinidade em segundo grau transversal” para se casar com seu primo Hipólito Francisco de Moraes filho de Vicente Ferreira de Moraes e Ana Porcina (Lucinda) de Mendonça. 5-2 supra, ali a geração.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 25 ago 1805 cap. Turvo, Anna, f.l. de Manoel Beserra e Maria Joaquina; padr.: Joaquim Pereira de Soisa e Esmeria Floriana. mulher de Joseph Ribeiro. Todos desta freguesia.

6-José, batizado aos 01-03-1807.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 01 março 1807 Porto do Turvo, Joseph, f.l. de Manoel Beserra de Almeida e Maria Joaquina de Mendonça, padr.: Joseph Beserra de Almeida e Ignacia de Mendonça, filha do cap. João de Mendonça Coelho.

6-4 Honoria Cândida de Mendonça foi casada com Emidio Manoel Ferreira, já falecido em maio de 1847. Pais de, pelo menos:

6-4-1 João Bezerra de Mendonça, aos 16-05-1847 dispensados do impedimento do 2º grau de consanguinidade, casou com Inácia Cândida de Mendonça 5-1-2 supra, filha de Hipolito Francisco de Moraes e Ana Esméria de Mendonça.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 16-05-1847 na Capela de S. Caetano da Vargem Grande filial desta matriz dispensados do impedimento do 2º grau de consanguinidade lateral, e testemunhas Joaquim Pinto de Noronha e João Martins Tostes se receberam João Bezerra de Mendonça, f.l. Emidio Manoel Ferreira, já falecido, e Honoria Candida de Mendonça = cc Ignacia Candida de Mendonça, f.l. de Hipolito Francisco de Moraes e Ana Esmeria de Mendonça. Ambos os contraentes nts/bts nesta matriz donde ambos são fregueses.

Maria Joaquina e João Martins Tosta tiveram q.d.:

6-5 Ana Vitória de Mendonça foi casada duas vezes. Em Itajuba-MG aos 19-02-1844 dispensados do impedimento “de afinidade licita em 1º grao” casou com seu cunhado José Carneiro Santiago, viúvo de Inácia Joaquina de Mendonça 6-1 supra.

Documentos disponibilizados por Ana Lucia Dias de Mendonça e Silva

Arquidiocese de Pouso Alegre-MG 09-11-1843

Dizem os oradores Jose Carneiro Santi Ago, viuvo por falecimento de D. Ignacia Joaquina de Mendonça, e Dona Anna Victoria de Mendonça, filha legítima de João Martins Tost e de D. Maria Joaquina de Mendonça, natural e moradores da Freguezia Nova de Itajubá, que elles se achão justos para se cazarem mas ligados com impedimento de 1º grao por afinidade licita de que esperão a graça da dispensa pelo que

P= que a finada D. Ignacia de Mendonça com quem o Orador Jose Carneiro Sant Ago foi cazado he irmam da Oradora d. Anna Victoria de Mendonça.

It. Que o Orador durante seu matrimonio não fes tracto algum

It. Que os oradores são tementes a Deos, e a Oradora vive honestamente com boa reputação em caza de seus Pais, e que se pretende cazar com o Orador a gosto delles.

It. Que no lugar onde morão os oradores há falta de homens de bons costumes por isso que a oradora não se cazando com o Orador dificilmente poderá encontrar outro que queira com ella se cazar.

(Pedem a admissão para ouvir as testemunhas e imposição das penitências.)

Et orabunt ad Dominum

 

Arquidiocese de Pouso Alegre-MG

Certidão de Casamento Livro ano 1831 a 1900, pasta nº 19 ano de 1843 pertencente à Paroquia de Itajubá-MG, arquivado nesta Cúria Arquidiocesana de Posuo Alegre.

Aos nove dias do mes de Novembro de mil oito centos e quarenta e três annos, nesta Villa de Pouso Alegre fis estes Autos Concluzos ao Reverendo Juis para nelles dar sua sentença que para constar fis ete Termo de Concluzão. Eu Antonio Silvério Pereira. Escrivão que escrevi. Pereira

 

Vistos estes A. mostra-se que os oradores Jose Carneiro Santiago e D. Anna Victoria de Mendonça se achão ligados com o impedimento de 1º grao por affinidade licita, mostra-se mais ver a oradora filha de Pais muito pobres, em cuja companhia vive honestamente, pelo que e mais que dos Autos consta vi por bem dispensa-los do refferido impedimento e bem assim de outro qualquer impedimento dispensável que por ventura os ligue para que valida e licitamente se possão receber em Matrimonio. Paguem as custas.

Pouso Alegre 9 de novembro de 1843.

Jose Pedro de Barros Mello

 

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 19-02-1844 em casa do Ten. João Martins Tostes, dispensados do impedimento de 1º grau de afinidade licita em presença das testemunhas Francisco Batista Leite e Hipolito Francisco de Moraes. Jose Carneiro Santiago, viuvo de Ignacia Joaquina de Mendonça = cc Ana Vitoria de Mendonça, f.l. do Ten João Miz Tostes e D. Maria Joaquina de Mendonçpa. n/b nesta matriz donde é freguesa e aquele da do Espirito Santo dos Conquibus.

 

Em 1849, sendo José Carneiro já falecido e sepultado na Boa Vista de Santa Rita, Ana Vitória requereu licença para se casar com Francisco da Motta Paes, natural de Pouso Alto-MG, filho de Felix da Motta Paes e Lucinda Maria de Jesus.

Documentos disponibilizados por Ana Lucia Dias de Mendonça e Silva

Arquidiocese de Pouso Alegre-MG

Livro ano de 1849, pasta nº52 pertencente à Paroquia de Itajubá-MG, arquivado nesta Cúria Arquidiocesana de Posuo Alegre.

 

Dizem Francisco da Motta Pas, filho legitimo de Felis da Motta Paes e de D. Lucinda Maria de Jezus, natural he battizado em Pouzo Alto, = e D. Anna Victoria de Mendonça, viúva por falecimento de Joze Carneiro S.Thiago, sepultado na Freguezia de Boa Vista de Sta. Rita, e moradores nesta Freguezia, que elles suplicantes queren perante V. Sª justificar o seguinte:

Provarão = Que os justificantes são os mesmos em suas identidades, filhos dos Pais e Freguezia declarada, e viúva por óbito de J. Carneiro S. Thiago.

Arquidiocese de Pouso Alegre-MG

Certidão de Casamento Livro ano 1849, pasta nº 52 pertencente à Paroquia de Pouso Alegre-MG, arquivado nesta Cúria Arquidiocesana de Pouso Alegre.

Livro de Casamentos ano 1849, pasta nº 52 pertencente à Paroquia de Pouso Alegre-MG, arquivado nesta Cúria Arquidiocesana de Pouso Alegre.

João Dias de Quadros Aranha

Ana Vitoria e Alf. José Carneiro Santiago tiveram, e.o.:

6-5-1 João José Carneiro aos 10-11-1863 casou com Onorinda Carolina de Arantes, filha de Tomás Joaquim de Arantes e Francisca Carolina de Mello.

Carmo de Minas, MG igreja N. Sra do Carmo aos 10-11-1863 nesta matriz se receberam João Jose Carneiro, f.l. do finado Alf. Jose Carneiro S. Tiago e de D. Ana Vitoria de Mendonça = cc D. Onorinda Carolina de Arantes, f.l. do Alf. Tomas Joaquim de Arantes e D. Francisca Carolina de Mello. Testemunhas Jose da Silva Gorgulho, Filadelfo Joaquim Nogueira de Carvalho e D. Ana Engracia de Noronha.

 

Ana Vitoria e Ten. Francisco da Mota Paes tiveram, e.o.:

6-5-2 Felix, batizado aos 08-12-1864 em Conceição dos Ouros-MG.

Conceição dos Ouros, MG aos 08-12-1864 nesta capela da Conceição dos Ouros bat. a Felix de 20 dias, f.l. do Ten. Francisco da Mota Paes e de D. Ana Vitoria de Mendonça, que faleceu logo depois do seu sucesso; foram padrinhos Damazo da Mota Paes e s/m D. Francisca Ribeiro de Oliveira (indicação Ana Lucia Dias de Mendonça).

 

6-6 Maria Ludovina de Mendonça aos 18-11-1839 casou com Joaquim Pinto de Noronha, filho do falecido Antonio Lopes de Faria Pinto e Ana Umbelina de Noronha, família “Meirelles Freire” neste site.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 18-11-1839 nesta matriz sem impedimento algum e testemunhas Jose Carneiro de São Thiago e Francisco Carneiro de São Thiago. Joaquim Pinto de Noronha, f. do falecido Antonio Lopes de Faria Pinto e D. Ana Ubelina de Noronha, natural do Carmo = cc D. Maria Ludovina de Mendonça, f.l. do Ten João Martins Tosta e D. Maria Joaquina de Mendonça, natural do Carmo.

 

7- Joaquim Lucidoro de Mendonça aos 01-03-1810 casou com Inácia Cândida de Jesus, filha de João Manoel de Azevedo e Ana Bernardina de Almeida. Família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 2º.

Pais de, q.d.:

7-1 Joaquim Lucidorio de Mendonça Junior, aos 21-04-1863 em Carmo de Minas, casou com Maria Madalena Ribeira, filha do falecido Joaquim José Ribeiro e Ana Lucia Ribeira de Mendonça

Carmo de Minas, MG igreja N. Sra do Carmo aos 21-04-1863 nesta matriz se receberam Joaquim Lucidorio de Mendonça Junior, f.l. de Joaquim Lucidorio de Mendonça e D. Ignacia Candida de Jesus = cc D. Maria Madalena Ribeira, f.l. do finado Joaquim Jose Ribeiro e D. Ana Lucia Ribeira de Mendonça. Test.: Antonio Alves Pereira, Francisco Jose Ribeiro Neto (indicação Ana Lucia Dias de Mendonça)

7-2 Leonel Leopoldino de Mendonça, aos 15-10-1851 dispensados do impedimento de consanguinidade, casou com Maria Carolina de Jesus Ribeira, filha de Joaquim José Ribeiro e Ana Lucia de Mendonça

Carmo de Minas, MG Igreja N Sra do Carmo matr - aos 15-10-1851 nesta matriz dispensados do impedimento de consanguinidade, Leonel Leopoldino de Mendonça, f.l. Cap. Joaquim Lucidoro de Mendonça e D. Inacia Candida de Jesus = cc D. Maria Carolina de Jesus Ribeira, f.l. Joaquim Jose Ribeiro e D. Ana Lucia de Mendonça. Test.: Ten Joaquim Machado de Abreu, Cap. Manoel Francisco Ribeiro, D. Maria Inacia e D. Ana Purcina de Mendonça.

8- Sabina, batizada aos 03-04-1789. Sabina Emerenciana de Mendonça, aos 18-07-1804, casou com Bonifácio Antonio de Azevedo, filho de Francisco João de Azevedo e Margarida de Jesus. Geração na família “Antonio Vieira de Moraes” Cap. 1º, § 2º.

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos-  aos 03 abril 1789 Porto do Turvo, Sabina, f.l. de João de Mendonça Coelho e Cecilia Maria da Conceição; madrinha Teresa Francisca, viuva. Todos desta fregusia.

 

9- Inácia de Mendonça, madrinha no batismo abaixo:

B7: Igreja N.Sra. da Conceição, Aiuruoca, MG - batismos- aos 01 março 1807 Porto do Turvo, Joseph, f.l. de Manoel Beserra de Almeida e Maria Joaquina de Mendonça, padr.: Joseph Beserra de Almeida e Ignacia de Mendonça, filha do cap. João de Mendonça Coelho.

 

          Inácia Francelina (ou Cândida) de Mendonça casou com José Pinto de Castilho, batizado aos 30-06-1788 na Conceição do Rio Verde, filho do Alf. José Pinto de Moraes e Ana Marcelina de Castilho, neto paterno do Alferes Domingos Pinto da Silva, natural do Bispado do Porto e Francisca Mendes da Silva, natural de Pouso Alto-MG, neto materno de Francisco Tomás Camillo e Rita Maria de Jesus, natuais de Taubaté-SP; familia “Bento da Costa Preto”.

(certidão disponibilizada por Edy Mendonça) – Livro 1 de Conceição do Rio Verde-MG de Batizados – 1786 -1859 – fls. 11

Aos trinta dias do mês de junho de mil settecentos oitenta e oito annos nesta capela de Nossa Senhora da Conceição do Rio Verde filial da Freguesia de Baependi, de licença do Reverendo Domingos Lopes Mattos, vigário da mesma, nella baptisei e pus os Santos Óleos ao innocente José, filho legítimo do Alferes José Pinto de Moraes e de Donna Anna Marcelina de Castilho, nepto pela parte paterna do Alferes Domingos Pinto da Silva n.al de Sima do Douro do Arcebispado do Porto e de Donna Francisca Mendes da Silva, natural da Freguesia de Pouso Alto, deste Bispado, e pela materna de Francisco Tomas Camilo já falecido e de Dona Ritta Maria Jesus naturais da freguesia de Sam Francisco das Chagas, de Villa de Taubaté, do bispado de São Paulo, forão padrinhos o Capitão Domingos Pinto da Silva Guedes, casado, e de Dona Francisca Mendes da Silva, mulher do Alferes Domingos Pinto da Silva, fregueses da Freguesia de Pouso Alto, de que para constar fiz este assento que assignei.

          Em 1837, viúva, Inácia era moradora no termo da Campanha (inventário materno).

José e Inácia tiveram, pelo menos:

9-1 Joaquim Carlos Pinto Guedes, em Itajuba-MG em 16-05-1843, casou com Vitória Maria de Jesus, daí natural, filha de Francisco Ribeiro de Toledo e Floriana Maria de Jesus, família “João Bicudo do Espirito Santo”, neste site.

Paróquia N. Sra da Soledade de Itajubá-MG, Livro nº 1 de casamentos, fls 34 termo 144. Aos 16-05-1843 nesta freguesia em casa de Francisco Ribeiro de Toledo, testemunhas José Rois de Miranda e José Joaquim de Toledo. Joaquim Carlos Pinto Guedes, filho legitimo de José Pinto de Castilho já falecido e D. Ignacia Candida de Mendonça, natural e batizado na capela do Carmo, fregueses ambos em São Sebastião com Victoria Maria de Jesus filha legitima de Francisco Ribeiro de Toledo e Floriana Maria de Jesus já falecida, nascida e batizada nesta matriz donde é freguesa e moradora. Logo receberam as bênçãos nupciais. (certidão disponibilizada por Ana Lucia Dias de Mendonça e Silva).

Pais de, q.d.:

9-1-1 Ana, batizada em 01-09-1844.

Paróquia N. Sra da Soledade de Itajubá-MG, Batismos lv 02 fls. 176 aos 01-09-1844 nesta matriz bat Ana, f.l. Joaqum Carlos Pinto e Vitoria Maria de Jesus. Foram padrinhos Francisco Ribeiro de Toledo e D. Ignacia Francisca de Mendonça. (certidão disponibilizada por Ana Lucia Dias de Mendonça e Silva).

         Ana Inácia de Mendonça casou aos 20-11-1861 com Antonio Candido de Toledo, filho de Custódio José de Toledo e Dionisia Cândida de São Jose.

Pedralva, MG Igreja S. Sebastião - aos 20-11-1861 Antonio Candido de Toledo cc Ana de Mendonça. Testemunhas Carlos Jose de Arantes e Antonio Jose Cardoso.

         Ambos faleceram em Itajuba-MG, Ana em maio de 1883 e Antonio em 13-09-1897

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 13-05-1883 sepultou-se no cemiterio desta cidade Anna Ignacia de Mendonça, com idade de 38 anos, casada com Antonio Candido de Toledo. E para constar mandei fazer este assento que assino. O Vig. Martiniano de Oliveira Pinto Dias.

 

C.R.C. Itajuba Lv. C-4 fls. 122v nº 155 - Antonio Candido de Toledo falecido em 13-09-1897 em domicilio no Bairro dos Toledos na cidade de Itajuba-MG, com 55 anos, viuvo de Ana Inacia de Mendonça, filho de Custódio Jose de Tolledo e Dionizia Candida de S. Jose, falecidos.

Declarante: Frutuoso Ramos de Lima.

Obs. Deixou oito filhos de nomes: Vitoria Candida de Mendonça, 34 anos = João Mendonça de Tolledo, 32 = Floriana Candida de Mendonça, 30 = Custodio de Mendonça Tolledo, 24 = Frutuoso de Mendonça Tolledo, 23 = Francisco de Mendonça Tolledo, 19 = Jose Mendonça de Tolledo, 16 = e Anna Inacia de Mendonça, 13 anos. Não deixou testamento (certidão disponibilizada por Ana Lucia Dias de Mendonça e Silva).

 

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 14-09-1897 sepultou-se no cemiterio desta matriz Antonio Candido de Toledo, com 55 anos de idade.

 

Entre os filhos do casal:

9-1-1-1 Vitória Cândida de Mendonça, com 34 anos em 1897, casada com José Domingues de Moraes, filho de Domingos Antonio de Moraes e Luiza Maria de Jesus. Pais de, e.o.:

9-1-1-1 João Domingues de Moraes nasceu em 02-06-1892.

C.R.C. Itajuba-MG lv. 3-A fls 0004v nº 865 João Domingues de Moraes nascido aos 02-06-1892 no bairro do Sertão, f. de Jose Domingues de Moraes e Vitoria Candida de Mendonça, np Domingos Antonio de Moraes e Luiza Maria de Jesus, nmaterno de Antonio Candido de Toledo e Ana Inacia de Mendonça.

Declarante o pai em 08-06-1892 (certidão disponibilizada por Ana Lucia Dias de Mendonça e Silva).

9-1-1-2 João Mendonça de Toledo, batizado em 03-09-1865. Com 32 anos em 1897.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 03-09-1865 bat a João, f.l. Antonio Candido de Toledo e Ana Inacia de Mendonça, padr.: Francisco de Paula Pinto e Floriana Candida de mendonça.

9-1-1-3 Floriana Cândida de Mendonça com 30 anos em 1897. Aos 02-09-1886 com 19 anos, (mesmo dia que sua irmã Maria Esméria) dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º grau, casou com João Teodoro de Mendonça Pinto, com 24 anos.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 02-09-1886 nesta matriz João Theodoro de Mendonça Pinto, com a idade de 24 anos e a contraente D. Floriana Candida de Mendonça com a idade de 19 anos, testemunhas Marcelino Jose de Toledo e Jose Gaspar Pereira Leite. Foram dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º grau.

9-1-1-4 Maria nasceu em 20-09-1868 e foi batizada aos 02-11 do mesmo ano. Não é citada no termo de óbito paterno.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade bat 1855-1868 imagem 198 fls. 196 - Maria, f.l. Antonio Candido de Toledo e Ana Ignacia de Mendonça do lugar da Serra dos Toledos da freguesia desta cidade de Itajuba, nasceu a 20-09-1868 e a 02-11 do dito ano foi bat. Foram padrinhos Antonio Ribeiro Cardoso e s/m Ana Lina dos Santos tia paterna da batizada, ambos moradores nesta cidade. (certidão disponibilizada por Ana Lucia Dias de Mendonça e Silva).

          Maria Esméria de Mendonça aos 02-09-1886, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º, casou com Francisco Gonçalves de Mendonça, filho do falecido Manoel Gonçalves Mendes e Cândida Porfiria de Mendonça, 9-5-1 deste.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade. Aos 02-09-1886 nesta matriz Francisco Gonçalves de Mendonça, com a idade de 22 anos e D. Maria Esmeria de Mendonça, com a idade de 18 anos, foram testemunhas Manoel Gonçalves de Mendonça, o Vigario Martiniano de Oliveira Pinto Dias, e D. Amelia Candida Viana Braga. Foram dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º da linha transversal.

 

Arquidiocese de Pouso Alegre, MG - quer casar-se Francisco Gonçalves de Mendonça, f.l. Manoel Gonçalves Mendes, já falecido e D. Candida Porfiria de Mendonça = com Maria Esmeria de Mendonça, f.l. Antonio Candido de Toledo e D. Ana Inacia de Mendonça, já falecida. O contraente residente nesta freguesia de S. Sebastião da Pedra Branca e a contraente na de Itajuba. S. Sebatião da Pedra Branca 23 julho 1886 (certidão disponibilizada por Ana Lucia Dias de Mendonça e Silva).

9-1-1-5 Custódio Mendonça de Toledo, com 24 anos em 1897. Aos 23-10-1893 casou com Victória Maria de Jesus, filha de Domingos Antonio de Moraes e Luiza Maria de Jesus já citados.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 26-10-1893 e testemunhas Euzebio Pereira representando Jose Martins Tosta do Amaral, e João Baptista de Mendonça. Custodio Mendonça de Toledo, f. Antonio Candido de Toledo e Ana Inacia de Toledo = cc Vitoria Maria de Jesus, f. Domingos Antonio de Moraes e Luiza Maria de Jesus.

9-1-1-6 Frutuoso de Mendonça Toledo, com 23 anos em 1897. Aos 11-04-1894 casou com Mariana Ribeiro da Silva, filha de João Ribeiro da Silva e Maria Barbara de Jesus.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 11-04-1899 e testemunhas João Baptista de Mendonça e Marcelino Jose de Toledo. Frutuoso de Mendonça Toledo, f. Antonio Candido de Toledo e Ana Inacia de Toledo = cc Mariana Ribeiro da Silva, filha de João Ribeiro da Silva e Maria Barbara de Jesus. Todos naturais e residentes nesta freguesia

 

9-1-2 Preciliana, batizada em 28-10-1847.

Pedralva, MG igreja S. Sebastião aos 28-10-1847 nesta matriz bat a Preciliana, de 2 meses, f.l. de Joaquim Carlos Pinto e Vitoria Maria de Jesus, padrinhos Manoel Gonz Mendes e Candida de Mendonça (indicação Ana Lucia Dias de Mendonça)

9-1-3 Maria em 12-11-1848.

Pedralva, MG igreja S. Sebastião aos 12-11-1848 nesta matriz bat a Maria, de 15 dias, f.l. de Joaquim Carlos Pinto e Vitoria Ribeira, padrinhos Joaquim de Souza Mag.es e Vitoria Alexandrina de Mag.es (indicação Ana Lucia Dias de Mendonça)

9-1-4 Joaquim em 10-04-1850.

Pedralva, MG igreja S. Sebastião aos 10-04-1850 nesta matriz bat a Joaquim, de quinze dias, f.l. de Joaquim Carlos Pinto e Vitoria Maria de Jesus, padrinhos Domingos Gonz. Mendes e Ana Francelina de Mendonça (indicação Ana Lucia Dias de Mendonça)

9-1-5 João em 08-09-1851

Pedralva, MG igreja S. Sebastião aos 08-09-1851 nesta matriz bat a João, de 18 dias, f.l. de Joaquim Carlos Pinto e Vitoria Maria de Jesus, padrinhos Joaquim Pinto e Maria de Mendonça (indicação Ana Lucia Dias de Mendonça)

9-1-6 Vitoria, sepultada com um mês aos 07-05-1852.

Pedralva, MG igreja Pedralva aos 07-05-1852 nesta matriz foi sepultada Vitoria, de 1 mes, f.l. de Joaquim Carlos Pinto e Vitoria, e jaz neste cemiterio; pagou um terreº (indicação Ana Lucia Dias de Mendonça)

 

9-2 Maria Cândida de Mendonça, batizada em 1818 no Carmo.

 (certidão disponibilizada por Edy Mendonça) Livro nº 1, de Carmo de Minas-MG, fls. 64 v, no ano de 1838.

Na era de mil oitocentos e desoito nesta Matriz de Nossa Senhora do Carmo o Padre Gabriel Lopes Guimarães  baptisou solennemente, pus os Santos Óleos a innocente Maria filha legítima de José Pinto de Castilho e de Donna Ignácia Francelina de Mendonça, forão Padrinhos Joaquim Lucidoro de Mendonça e D. Marianna Margelina(sic) de Castilho, e porque não aparecesse o assento deste baptisterio, e sendo eu bem informado por pessoas fidedignas aqui o lancei para em todo o tempo constar. Vigário Prudenciano Antônio Nogr.ª

 

          Maria Cândida faleceu em Brasópolis-MG em 07-12-1893 com 76 anos declarados. Era então viúva do Cap José Martins Tosta.

(certidão disponibilizada por Edy Mendonça) Cartorio de Registro Civil de Brasópolis-MG. Certidão de Óbito Maria Candida de Mendonça, livro C-03 a fls. 68  nº 167 aos 07-12-1893, declarante Cap. Jose Maria Pereira de Carvalho.

Faleceu aos 07-12-1893 às 07:00 horas em domicilio nesta cidade, natural da vila de S. Sebastião da Pedra Branca-MG, de idade 76 anos, viuva, filha de Jose Pinto de Castilho e D. Ignacia Francisca(sic) de Mendonça, ambos já falecidos.

Obs: a falecida era viúva de Cap. Jose Martins Tosta, faleceu sem testamento, deixou os filhos: Joaquim Francisco de Mendonça, já falecido. Mariana Francisca de Mendonça, com 50 anos. Jose Martins tosta Junior; Ana Porfiria de Mendonça Rodrigues; João Martins Tosta de Mendoça; e Maria Cecilia de Mendonça, todos maiores e casados c/exeção dos filhos do falecido Joaquim Francisco de Mendonça que tem alguns casados e outros menores.

 

Foram filhos de Maria Cândida, segundo seu termo de óbito:

9-2-1 Joaquim Francisco de Mendonça, já falecido em 1893, com geração.

9-2-2 Mariana Francisca de Mendonça, com 50 anos, casada

9-2-3 José Martins Tosta Junior casado aos 16-10-1879 com Maria Pereira Dias, filha de Antonio Pereira da Silva Rosa e Maria Dias Monteiro Galvão

Brazopolis, MG Igreja S. Caetano aos 16-10-1879 nesta matriz sem impedimento Jose Martins Tosta Junior, f.l. Jose Martins Tosta e Maria Candida de Mendonça = cc Maria Pereira Dias, f.l. Antonio Pereira da Silva Rosa e Maria Dias Monteiro Galvão. Test.; Francisco Bras Pereira Gomes e João Antonio Dias Pereira

9-2-4 Ana Porfiria de Mendonça casada aos 06-07-1878 com Frutuoso Fortunato Rodrigues Jr., filho de outro e Ana Maria Ayrosa.

Brazopolis,m MG Igreja S. Caetano aos 06-07-1878 nesta matriz sem impedimento Frutuoso Fortunato Rodrigues Junior, f.l. Frutuoso Fortunato Rodrigues e Ana Maria Ayrosa Rodrigues = cc Ana Porfiria de Mendonça, f.l. Jose Martins Tosta e Maria Candida de Mendonça. Test.; Antonio Jose B----- e Francisco Bras Pereira Gomes

 

9-2-5 Maria Cecilia de Mendonça, casada.

9-3 Ana Francelina de Mendonça, batizada em 1824 na Igreja da Boa Vista em Itajuba-MG. Casou com Domingos Gonçalves Mendes, já falecido em 1882 (casamento do filho Antonio), filho de Antonio Gonçalves Mendes e Maria Francisca Guedes.

Natercia, MG Igreja Santa Catarina bat fls. 32v aos 22-02-1824 na Igreja da Boa Vista freguesia de Itajuba bat a Ana, f.l. Jose Pinto de Castilho e Inacia Francelina de Mendonça, padrinhos Manoel Ribeiro Rebordoens e Ana Justina de jesus, todos desta fregusia.

 

Natercia, MG Igreja Santa Catarina bat fls. 110 aos 21-01-1824 de minha licença na Igreja da Boa Vista de Itajuba, bat a Ana, f.l. Jose Pinto de Castilho e Inacia Francelina de Mendonça, padr.: Manoel Ribeiro Rebordoens e s/m Ana Justina de Jesus, todos desta matriz.

 

Domingos e Ana Francelina tiveram os filhos, q.d.:

9-3-1 Domingos Gonçalves Mendes Jr. afilhado e legatário da tia Francisca Carolina abaixo citada. “Legados: a meu sobrinho e afilhado Domingos Gonçalves Mendes 100$000 réis e igual quantia ao meu outro sobrinho e afilhado Manoel Gonçalves Mendes.”

Aos 20-04-1875 casou com Joaquina Cândida Ribeiro, filha de Antonio Ribeiro de Magalhães e Placidina Honoria de Paiva, família “Antonio Rabelo” Cap. 2º.

Lambari, MG Igreja N Sra da Saude matrimonio - aos 20-04-1875 Domingos Gonçalves Mendes Jr. e D. Joaquina Candida Ribeiro. Testemunhas Domingos Gonçalves Mendes e Pedro Glz de Siqueira

Joaquina e Domingos tiveram o filho, q.d.:

9-3-1-1 Alberto, batizado em 12-08-1877.,

Lambari, MG - Igreja N Sra da Saude bat aos 12-08-1877 nesta paroquial igreja  bat a Alberto n. aos 20-07 do corrente ano, f.l. Domingos Gonçalves Mendes Junior e D. Joaquina Candida Ribeiro de Magalhães. Padr.: Domingos Gonçalves Mendes.

9-3-2 Manoel Gonçalves Mendes, tambem afilhado e legatário da tia Francisca Carolina:

9-3-3 Antonio Gonçalves Mendes aos 26-08-1882 casou com Amelia Malvinda Ribeira, irmã inteira de Joaquina Cândida Ribeiro supra citada.

Lambari, MG Igreja N Sra da Saude aos 26-08-1882 na fazenda da Agua Limpa e testemunhas João Ribeiro de Mendonça Pinto e Joaquim Ribeiro de Paiva Magalhães. Antonio Gonçalves Mendes, f.l. Domingos Glz Mendes, já falecido e D. Ana Francelina de Mendonça = cc D. Amelia Malvinda(sic) Ribeira, f.l. Antonio Ribeiro de Magalhães, já falecido e D. Placedina Honoria de Paiva, moradores nesta freguesia.

9-3-4 Francisco Gonçalves Mendes em 18-09-1886, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau atingente ao 2º duplicado, casou com Ana Honoria da Soledade, filha de João Antonio Gomes e Purcina Honoria Constantina, neta paterna de João Antonio Gomes e Ana Gonçalves Mendes, e pela materna de Francisco Gonçalves Mendes e Emerenciana Honoria Constantina.

Lambari, MG Igreja N Sra da Saude aos 18-09-1886 nesta matriz dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau atingente ao 2º duplicado sendo duplicidade no 3º. Francisco Glz Mendes cc Ana Honoria da Solidade. Testemunhas Antonio Glz Mendes e Francisco das Chagas Pinto.

 

Lambari, MG - livro misto 1853-1890 em 03 de Agosto de 1886 Francisco Gonçalves Mendes e Ana Honoria da Solidade

Francisco Gonçalves Mendes e Ana Honoria da Solidade, desta freguesia das Aguas Virtuosas do Lambary. Ele f.l. Domingos Gonçalves Mendes e Ana Francelina de Mendonça, np de Antonio Gonçalves Mendes e Maria Guedes de Jesus, e nmaterno de Jose Pinto de Castilho e Ignacia Francelina de Mendonça.

Ela f.l. João Antonio Gomes e Purcina Honoria Constantina, np de João Antonio Gomes e Ana Gonçalves Mendes, e pela materna de Francisco Gonçalves Mendes e Emerenciana Honoria Constantina - consanguinidade em 3º grau atingente ao 2º duplicado por ser o pai do orador Domingos Gonçalves Mendes irmão de pai e mãe da avó paterna da oradora Ana Gonçalves Mendes, e do avo materno da mesma Francisco Gonçalves Mendes. Havendo por isso entre os pais da oradora o parentesco de consanguinidade em 2º grau visto ser a mãe de um irmã do pai da outra

9-3-5 Inácia, batizada aos 26-08-1845.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 26-08-1845 nesta matriz bat a Ignacia, f.l. Domingos Gonçalves Mendes e Ana Francelina de Mendonça. Padr.: Antonio Gonçalves Mendes e D. Ignacia Francelina de Mendonça.

9-3-6 Maria, batizada em 28-11-1846.

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 28-11-1846 nesta matriz bat a Maria, f.l. Domingos Gonçalves Mendes e Ana Placedina(sic) de Mendonça. Padr.: Joaquim Gonçalves Mendes e Maria Francisca Guedes, todos desta.

9-4 José, batizado em 05-02-1826.

Natercia, MG Igreja Santa Catarina aos 05-02-1826 na capela de S. Sebastião filial desta matriz bat a Jose, f.l. Jose Pinto de Castilho e Francisca Francelina de Mendonça, padrinhos Joaquim Alz e Maria Joaquina de Mendonça por pp q apres. D. Ana Matildes.

9-5 Cândida, batizada em 21-11-1827. Cândida Porfiria de Mendonça em Itajuba-MG aos 05-08-1847 casou com Manoel Gonçalves Mendes, fiho de Antonio Gonçalves Mendes e Maria Francisca Guedes, já citados.

Natercia, MG Igreja Santa Catarina aos 21-11-1827 na capela do Carmo filial de Pouso Alto, bat a Candida, f.l. Jose Pinto de Castilho e Inacia Francelina de Mendonça, estes meus paroquianos, padr.: Ten Francisco Jose Ribeiro e s/m Esmeria Floriana paroquianos de Pouso Alto.

 

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade aos 05-08-1847 nesta matriz e testemunhas o Sarg. Mor Francisco Pereira de Magalhães e Domingos Glz Mendes. Manoel Gonçalves Mendes, f.l. Antonio Glz Mendes e Maria Francisca Guedes, n/b nesta matriz = cc Candida Porfiria de Mendonça, f.l. de José Pinto de Castilho, já falecido e Ignacia Francelina de Mendonça, n/b na capela do Carmo então fiial da matriz de Pouso Alto, freguesa e moiradroa em a freguesia de S. Sebastião e o contraente desta matriz.

 

9-5-1 Francisco Gonçalves de Mendonça, aos 02-09-1886, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau misto de 2º, casou com Maria Esméria de Mendonça 9-1-1-4 supra.

9-6 Francisco, batizado em 29-09-1829 em Natercia-MG. Francisco Pinto de Mendonça em Itajubá aos 25-02-1861, dispensados do impedimento de consanguinidade em 3º grau de consanguinidade em linha transversal, casou com Ana Rufina de Mendonça, filha de Hipolito Francisco de Moraes e Ana Esméria de Mendonça, em 5-2-4. Com geração.

Natercia, MG Igreja Santa Catarina aos 29-09-1829 bat a Francisco, f.l. Jose Pinto de Castilho e Inacia Francelina de Mendonça, padr.: Lucio Pinto de Castilho e Ana Lucinda de Mendonça, todos desta matriz.

 

Itajuba, MG Igreja N Sra da Soledade [Francisco Pinto de Mendonça e Anna Rufina de Mendonça]. Aos 25-02-1851 dispensados do 3º grau de consanguinidade em linha transversal e testemunhas Domingos Gonçalves Mendes e Joaquim Carlos Pinto, moradores desta. Francisco Pinto de Mendonça, f.l. de José Pinto de Castilho, já falecido e D. Ignacia Candida de Mendonça, n/b na capela de S. Sebastião do Capituba então filial da matriz de Santa Catarina = cc Anna Rufina de Mendonça, f.l. de Hipolito Francisco de Moraes e Anna Esmeria de Mendonça, n/b nesta matriz donde são fregueses.

          Segunda vez aos 10-10-1871 em Pedralva-MG, Francisco casou com Ana Silveria de Villas Boas, daí natural, filha de José Francisco de Jesus e Silveria Maria de Villas Boas.

Pedralva, MG Igreja S. Sebastião aos 10-10-1871 e testemunhas Manoel Jose Pereira e Antonio Gonçalves da Rosa. Francisco Pinto de Mendonça, viuvo por obito de Ana Rufina de Mendonça sepultada desta paroquia = cc Ana Silveria de Villas Boas, filha de Jose Francisco de Jesus e de Silveria Maria de Villas Boas, natural desta paroquia

9-7 Francisca Carolina de Mendonça Ribeiro, batizada em 28-08-1831, casou duas vezes. Com Francisco José Ribeiro e segunda vez com Olimpio Ribeiro de Oliveira.

Natercia, MG Igreja Santa Catarina aos 28-08-1831 na Capituba filial desta matriz bat a Francisca, f.l. Jose Pinto de Castilho e Inacia Francelina de Mendonça, padr.: Francisco de Souza [dobra] e Ana Flausina de Jesus.

          Faleceu Francisca com testamento feito na Campanha em 24-06-1884 e aberto em 05 de agosto do mesmo ano. Sem herdeiros necessários, por ter falecido sem descendentes o filho do primeiro consórcio José Francisco Ribeiro, instituiu herdeiro o segundo marido e deixou legados aos sobrinhos e afilhados Domingos Gonçalves Mendes e Manoel Gonçalves Mendes.

Centro de Memoria Cultural do Sul de Minas

CPA 05, Testamentos - Campanha da Princesa 1872-1897;

Registro do testamento com que faleceu D. Francisca Carolina de Mendonça Ribeiro.

Eu, Francisca Carolina de Mendonça Ribeiro, n. da freg. de S. Sebastião da Capituba, f.l. de Jose Pinto de Castilho e Ignacia Francelina de Mendonça.

Fui cc. em primeiras nupcias com Francisco Jose Ribeiro do qual tive um filho, Jose Francisco Ribeiro que faleceu sem deixar descendentes; e que agora sou cc Olympio Ribeiro d’Oliveira e deste consorcio não temos filhos.

Legados: a meu sobrinho e afilhado Domingos Gonçalves Mendes 100$000 réis e igual quantia ao meu outro sobrinho e afilhado Manoel Gonçalves Mendes.

Por não ter herdeiros necessários, instituo por meu universal herdeiro a meu marido Olympio Ribeiro d’Oliveira.

Testamenteiros: 1º ao dito meu marido e herdeiro, 2º Domingos Gomes Franquim, 3º Jose Paulino Ribeiro.

Campanha 24-06-1884 Francisca Carolina de Mendonça Ribeiro

Aprovação 24-07-1884

Abertura 05-08-1884

9-8 João, batizado em 06-01-1834.

Natercia, MG Igreja Santa Catarina aos 06 de janeiro de 1834 no curato da Capituba filial desta matriz, bat a João, .l. Jose Pinto de Castilho e Inacia Francelina de Mendonça, padr.: João Miz [-----] e Maria Vitoria.

 

10- Inácio Teodoro, já falecido em 1837, deixou filhos legítimos e naturais:

Filhos legítimos:

10-1 Felisbina, casada com Manoel Joaquim, moradores no Lambari no termo da Campanha.

 

Filhos naturais:

10-2 filha, habilitada, casada com Patrício de tal, moradores no termo de Pitangui.

10-3 Mariana casada com Joaquim Rodrigues, morador no sertão da Casa Branca do termo da Campanha.

10-4 Cândido José de Mendonça, falecido deixando herdeira natural ainda não habilitada:

10-4-1 Antonia (menor), filha de Mariana Maria casada com Vicente Valério de Oliveira, morador no Lambari do termo da Campanha