PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette (n 14-05-1944 f.28-07-2019)

Regina Moraes Junqueira e Silvia do Prado Buttros

www.projetocompartilhar.org

 

Ascendência de

MANOEL MARINHO DE MOURA

 

Silvia do Prado Buttros

 

Fontes:

Arquivo Distrital do Porto

Concelho de Amarante: Freguesias de Amarante, Cepelos, Fregim, Santa Cristina de Figueiró, e São Veríssimo.

Concelho de Baião: Freguesias de Gove e Ovil.

Concelho de Lousada: Freguesia de Caíde de Rei.

Concelho de Marco de Canaveses: Freguesia de Tuias.

Concelho de Penafiel: Freguesias de Abragão, e Penafiel.

 

Arquivo Distrital de Vila Real

Concelho de Vila Real: Freguesia de Campeã.

 

Arquivo Distrital de Viana do Castelo

Concelho de Viana do Castelo: Freguesia de N.S. de Monserrate da Vila de Viana do Castelo.

 

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais. familysearch.org

Genealogia FB, Inquirições De Genere.

 

 

1 MANOEL MARINHO DE MOURA

 

Manoel Marinho de Moura nasceu na freguesia de Santa Maria de Fregim, Concelho de Amarante, Distrito do Porto, filho de Antônio Álvares da Costa, natural da freguesia de Santo André de Campeã, Concelho e Distrito de Vila Real, e de Isabel de Moura Marinho, natural da freguesia de Santa Maria de Fregim, Concelho de Amarante, Distrito do Porto.

Veio para o Brasil onde já estava em 1745 quando foi padrinho de Escolástica, filha de Lourenço Correa Sardinha, natural da Ilha da Madeira, e de Maria da Assunção Moraes, natural de São João del Rei, família Antônio Vieira de Moraes, neste site.

Lourenço faleceu em 1747, e dois ou três anos depois, Manoel se casou com a viúva, Maria da Assunção. Maria faleceu em 1763 e, cerca de um ano depois, Manoel casou-se, em segundas núpcias, com Margarida Clara de Azevedo, natural de Congonhas do Campo, filha do Capitão Mor Nicolau Carvalho de Azevedo, natural da Vila Guimarães, e de Antônia Maria de Jesus, do Rio de Janeiro.

Deixou grande descendência no sul de Minas Gerais.

 

Pais

2 ANTÔNIO ÁLVARES DA COSTA e 3 ISABEL DE MOURA MARINHO

 

Antônio Álvares da Costa, pai do nosso Manoel, foi batizado aos 08-01-1675 na freguesia de Santo André de Campeã, Concelho e Distrito de Vila Real, filho de Domingos Álvares e de Maria Gonçalves.

Freguesia de Campeã, Concelho de Vila Real, Batismos 1672-1685, im. 16. Aos 08-01-1675, Ant°, f° de D.os Alvres e de sua mulher M.a Gls. de Aveçam do Cabo. Foram padrinhos Ant.o solteiro de G.lo Gls. escarramão e madrinha M.a f.a de Fr.co Dias das Vendas. Era mês ut supra.

 

Antônio casou-se em novembro de 1702, na freguesia de Santa Maria de Fregim, Concelho de Amarante, Distrito do Porto, aos 22-11-1702, com Isabel de Moura Marinho, daí natural, batizada aos 02-01-1679, filha do Padre Domingos de Moura, e de Maria Ferraz, mulher solteira. Isabel faleceu aos 14-06-1756, e Antônio, aos 04-10-1759.

Freguesia de Fregim, batismos 1572-1707, im.571 . Aos 02-01-1679, Izabel, f.a de Maria Ferraz, solteira. Foram Padrinhos M.el solteiro, f.o de Miguel  Montr.o  e Izabel Cerq.ra solteira. Todos desta freg.a, e se lhe deu o pai o P.e D.os de Moura.

 

Fregim, Casamentos 1572-1707, imagem 630. Aos 22-11-1702, Ant.o Alz. da Costa, f.o legitimo de D.os Alverez e sua mulher, com  Izabel de Moura Marinha, f.a do P.e D.os de Moura, e de M.a Ferraz, mulher solteira. Declaro que este Ant.o Alvz. da Costa e seu pai e mãe são naturais e moradores da freg.a de S. André de Campeã, termo de Vila Real, e a dita esposada e seus pais são naturais desta freg.a de S. Maria de Fregim. Foram testemunhas presentes Manoel Marinho, João Pinto, João Rib.ro e outras muitas pessoas que os acompanharam. Era ut supra.

 

Fregim Óbitos 1706-1779, im. 762. Aos 14-06-1756 faleceu Isabel de Moura, mulher de Antonio Alvres da Costa, do lugar da Boa Vista. Não fez testamento.

 

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 765. Aos 04-10-1759 faleceu Antonio Alvres da Costa, do lugar da Boa Vista (...) Foi seu testamenteiro seu filho Alvaro Luiz de Moura (...) Seu filho Antonio José de Moura, assistente nas partes da Mérica (...)

 

Outros filhos de Antônio Álvares da Costa e Isabel de Moura Marinho q.d:

 

2-1 João, batizado aos 06-04-1706. João Alves de Moura, habilitou-se ao sacerdócio em 1728. Faleceu com testamento aos 13-10-1748.

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 20107, Ano 1728. João Alves Moura.

im. 1 Diz João Alves Moura, filho de Ant.o Alz. e de sua mulher Isabel de Moura (...) np de Domingos Alvares e Maria Gonçalves, da freguesia de Santo André de Campeã, comarca de Vila Real; nm de Domingos de Moura e Maria Ferraz, da freguesia de Santa Maria de Fregim.

Im. 2 Certidão de seu batismo: Aos 28-03-1706, nasceu João, filho de An.to Alvres, e de sua mulher Izabel de Moura, moradores no lugar das Lages desta freg.a, e foi batizado por mim aos 06-04 do dito ano. Foram padrinhos João Pinto de Moura e Maria Pinta do mesmo lugar. Todos desta freg.a. Era ut supra. Souza.

Im. 8 Testemunha: Padre Domingos Mendes Maia, clérigo de missa, natural e morador no lugar da Pedra desta freguesia (...) Ao quarto disse que sabe que o justificante João Alves de Moura é neto pela parte materna do Padre Domingos de Moura, morador e natural que foi do lugar da Pouzada, e de Maria Ferraz, solteira, natural e moradora desta mesma freguesia no lugar da Pouzada no Eido de Cima (...) e inda ele testemunha conheceu os pais de Maria Ferraz, que chamavam Antonio Ferraz, e se não lembra do nome da mãe (...) e que a dita Maria Ferraz chamavam “a Martuxa”, e entende ele testemunha por chamarem a sua mãe Marta.

Im. 10 Testemunha: Antonio Cerqueira, lavrador, natural e morador do lugar de Souto desta freguesia (...) Ao quarto disse que sabe que o justificante João Alves de Moura é neto pela parte materna do Padre Domingos de Moura, morador e natural que foi do lugar da Pouzada, e de Maria Ferraz, solteira, a Martuxa, por alcunha (...) a quem ele de vista e trato conheceu que eram avós do justificante, e inda aos bisavós Antonio Marinho, pai do Padre Domingos de Moura, e Antonio Ferraz, pai da dita Maria Ferraz, que morreu cego, e a mãe Maria Gomes, solteira, todos naturais e moradores nesta freguesia (...)

 

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 752. Aos 13-10-1748 faleceu o Padre João de Moura (...) Ficou seu pai An.to Alvz. obrigado aos bens da alma.

 

2-2 Antônio, batizado aos 08-09-1708. Antônio José de Moura, também, habilitou-se ao sacerdócio. Assistente “nas partes da América”.

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 06250, Ano 1730. Antônio José de Moura.

im. 2 Justificação de Fraternidade. Diz Antonio José de Moura, filho de Ant.o Alz. da Costa, e de sua m.er Izabel de Moura Marinho da freg.a de N.a Senhora de Fregim, vez.a de Souza e Ferreira, deste Arcp.do Primaz que Vs.a Ilm.a Senhoria foi servido admiti-lo a ele sup.te a ordens fazendo-se-lhe as diligencias necessárias pelo que (...) foi admitido a ordens um  irmão inteiro do suplicante, filho dos mesmos pais, chamado João Alvares de Moura, a quem se fizeram inquirições de genere que foram sentenciadas (...)

im. 4 Certidão de batismo de Antônio. Aos 03-09-1708 nasceu Ant.o, filho de Ant.o Alz. da Costa e de sua m.er Izabel de Moura do lugar da Boa Vista desta freg.a de Fregim, e foi batizado solenemente por mim o P.e D.os Mendes Maya, Cura desta freg.a aos oito dias do mesmo mês e ano. Foram padrinhos Manoel Marinho de Moura e sua mulher Maria Mag.da Machada, moradores em sua Quinta de Pouzada, estando por testemunhas Ant.o Moreira de Carv.o, e Ant.o Marinho, todos desta freg.a de Fregim. Era ut supra. O P.e D.os Mendes Maya.

 

2-3 Álvaro Luiz de Moura, testamenteiro de seu pai. Casou-se por procuração aos 26-09-1743, na freguesia de São Salvador de Tuias, Concelho de Marco de Canaveses, com Bernarda Maria Vieira de Magalhães, filha do Capitão Manoel Pereira de Magalhães, e de Maria Vieira da Silva.

Tuias, Casamentos 1743-1778, im. 571. Aos 26-09-1743, (...) com certidões de banhos de suas naturalidades e das partes do Brasil (...) por procuração que o contraente fez a seu irmão Padre João Alves de Moura, para que em seu nome recebesse a contraente (...) Bernarda Maria Vieira de Magalhães, f.l. do Capitão Manoel Pereira de Magalhães, e de Maria Vieira da Silva, desta freguesia, com Alvaro Luis de Moura, f.l. de Antonio Alves da Costa, e de Isabel de Moura Marinho, do lugar da Boa Vista da freguesia de Santa Maria de Fregim, Arcebispado de Braga. Testemunhas José Luiz de Moura, José criado, ambos solteiros da freguesia de Santa Maria de Fregim. O Reitor Bernardo Ribeiro de Aguiar.

 

Álvaro e Bernarda tiveram q.d:

2-3-1 João de Magalhães de Moura, da freguesia de Salvador de Tuias, casou-se aos 08-11-1764, na freguesia da Madalena, com Maria Josefa, filha de Luiz da Costa e Isabel Maria, natural da freguesia de Salvador do Monte, Bispado do Porto, e moradora do bairro do Queimado, freguesia de Santa Maria Madalena de Amarante, conforme certidão anexada no processo de habilitação sacerdotal do filho José abaixo.

2-3-1-1 José de Magalhães Costa, nascido em 1765, habilitou-se ao sacerdócio em 1781.

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 23301, Ano 1781.

im. 30v Certidão de batismo. Freguesia de Santa Maria Madalena de Amarante, livro de batismos, fls. 6v. Joze, filho legitimo de João de Magalhães de Moura, e sua mulher Maria Josefa do Bairro do Queimado desta freguesia de Santa Maria Madalena de Amarante, np de Alvaro Luiz de Moura, e de sua mulher Bernarda Maria de Magalhães, da freguesia de Salvador de Tuias, Bispado do Porto; nm de Luiz da Costa e de sua mulher Izabel Maria, do dito bairro do Queimado. Nasceu aos 20-08-1765. Foi padrinho o Reverendo José Alves da Costa, da freguesia da Campeã, e madrinha Thereza d’Ascenção, irmã do pai do batizado, em nome da qual assistiu por procuração João Thomaz da Costa, irmão da mãe do batizado. Testemunhas: José Carlos Pinto Soares, e José da Silva, ambos de Pocinho, freguesia de Santa Maria de Cepelos. O P.e Joam Mendes de Queiros.

im. 31 Certidão de casamento de seus pais. Freguesia de Santa Maria Madalena de Amarante, livro de casados fls. 180v. João de Magalhães de Moura, f.l. de Alvaro Luiz de Moura, e de Bernarda Maria de Magalhães, da freguesia do Salvador de Tuias, Comarca de Sobre Tâmega, Bispado do Porto, e Maria Josefa, f.l. de Luiz da Costa e de sua mulher Izabel Maria, natural da freguesia do Salvador do Monte, Bispado do Porto, e moradora nesta freguesia de Santa Maria Madalena de Amarante, comarca de Vila Real, Arcebispado Primaz (...) feitas as denunciações nesta freguesia, na do Salvador do Monte, Santa Maria de Cepelos, Santa Maria de Fregim de Malta (...) em os 08-11-1764. Testemunhas: o Reverendo João Mendes de Queirós, Frei José de Santo Antonio, religioso de São Bento, José Carlos Pinto Soares, meu sobrinho. O Vigário João Pinto Soares.

 

2-3-2 Teresa da Ascenção. Madrinha de batismo de seu sobrinho José de Magalhães Costa, item 2-3-1-1 acima.

2-3-3 José Pereira de Magalhães, que se casou em Fregim, aos 07-05-1775, com Maria Gertrudes Ribeiro, filha de Manoel Luiz da Silva e Rosália Ribeiro.

Fregim, Casamentos 1737-1795, im. 53. Aos 07-05-1775, José Pereira de Magalhães, filho de Alvaro Luis de Moura, e de Bernarda Maria de Magalhães, neto paterno de Antonio Alvares da Costa e sua mulher Izabel de Moura Marinho, desta freguesia de Fregim, e materno do Capitão Manoel Pereira de Magalhães, e sua mulher Maria Vieira da Sylva, da freguesia de Tuias; com Maria Gertrudes Ribeyra, filha de Manoel Luis da Sylva, e Rosalia Ribeiro, do lugar de São Miguel, neta paterna de Manoel Luis e Maria Mendes, do lugar de São Miguel, e materna de Manoel Pereira e Izabel Ribeyra, do lugar da Carreira desta dita freguesia. Foram testemunhas João Ribeiro Pereira e o Padre José Luiz da Sylva.

 

Avós Paternos

4- DOMINGOS ÁLVARES e 5- MARIA GONÇALVES

 

Domingos Álvares nasceu aos 08-08-1652 no lugar de Aveção do Cabo, freguesia de Santo André de Campeã, Concelho de Vila Real, filho de Domingos Alves, e de sua mulher Isabel Gonçalves. Casou-se nesta mesma freguesia, aos 21-01-1674, com Maria Gonçalves, filha de Gonçalo Gonçalves, e de sua mulher Isabel Dias, do lugar das Vendas.

Freguesia de Campeã, batismos 1649-1653, im. 23. Aos 08-08-1652 nasceu Domingos, f° de D.os Alves e de sua mulher Izabel Gls. moradores no lugar de Veçam do Cabo. Batizado aos 15 dias do dito mês e ano. Foram padrinhos Pedro Luiz e Maria, f.a de Fr.co Piz  todos de Veçam do Cabo. Era ut supra. Antonio Andre.

 

Freguesia de Campeã, Casamentos 1670-1685, im. 7. Aos 21-01-1674, Domingos Alvres, f° de Domingos Alves da Vesã do Cabo e de sua mulher Izabel Gls., com Maria Gls. f.a de G.lo Gls. e de sua mulher Izabel Dias das Vendas. Foram testemunhas Lazaro meu sobrinho e João Gls novo, e Gaspar Gls todos de Vila Nova, e a maior parte da freg.a que estava presente. Era ut supra. Baltazar Miz.

 

Além de Antônio, item 2 acima, Domingos e Maria tiveram q.d.:

4-1 Francisco, batizado aos 09-10-1678.

Campeã, batismos 1672-1685, im. 34. Aos 09-10-1678, batizou Francisco, filho de D.os Alvres da Vesam do Cabo, e de sua mulher Maria Gls. Foram padrinhos Manoel, filho de G.lo João das Vendas, e Maria f.a de Marcos Gls. da Vesam do Cabo. O P.e Baltazar Miz.

 

4-2 Manoel, batizado aos 19-07-1682.

Campeã, batismos 1672-1685, im. 52. Aos 19-07-1682, batizou Manoel, filho de D.os Alves da Vesão do Cabo, e de sua m.er maria Gls. Foram padrinhos B.ar Gls. de Avesãozinho, e madrinha f.a de M.el Gls. escarramão.

 

 

Avós Maternos

6- PADRE DOMINGOS DE MOURA e 7- MARIA FERRAZ

 

O Padre Domingos de Moura, ou Padre Domingos de Moura Marinho, natural da freguesia de Fregim, Concelho de Amarante, onde morava no Lugar de Pouzada. Era filho de Antônio Marinho Ramires, e de Brázia Camelo de Moura.

Padre Domingos faleceu aos 02-07-1694, no mesmo lugar em que nasceu e viveu.

Maria Ferraz, solteira, do lugar de Boa Vista da mesma freguesia de Fregim, filha de Antônio Ferraz, e de Maria Gomes, também solteira, Faleceu nesta mesma freguesia, aos 26-12-1715.

Fregim, Óbitos 1572-1707, Im. 679. Aos 02-07-1694 faleceu o P.e Domingos de Moura Marinho. Ficou (...) sua mãe, e na forma de seu testamento tem satisfeito com os seus ofícios. Era ut supra. Souza.

 

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 704. Aos 26-12-1715, faleceu com todos os sacramentos, Maria Ferraz, solteira, do lugar da Boa Vista desta freguesia. Não fez testamento por ser pobre. Somente sua filha Izabel de Moura, e seu marido Antonio Alvares do dito lugar da Boa Vista disseram lhe fariam por sua alma o que pudessem e foi sepultada dentro desta igreja (...)

 

Além do relacionamento que teve com Maria Ferraz, Padre Domingos teve, também, tratos com outras parceiras:

 - Maria Pinto de Magalhães, do lugar das Lajes, freguesia de Fregim,

 - Domingas Francisca, solteira, filha de Francisco Dias, e Luísa Francisca

 - Isabel Martins, da freguesia de (S. Estêvão de Barrosas?)

 

Destes relacionamentos teve o Padre Domingos de Moura, q.d:

6-1 João Pinto de Moura, filho de Maria Pinto de Magalhães. Casou-se na freguesia de Abragão, Concelho de Penafiel, aos 24-04-1730, com Mariana Angélica Pinto, f.l do Capitão Carlos Afonso Pinto, e de Maria da Fonseca de Souza. João Pinto de Moura faleceu em Abragão, no lugar de Quintam, aos 05-09-1745.

Abragão, Casamentos 1727-1743, im. 99. Aos 24-04-1730, João Pinto de Moura, do lugar de Arrifana de Sousa, filho de Domingos de Moura Camello (sic), e de Maria de Magalhães Pinto, naturais da freguesia de Fregim, Comenda de Malta; com Dona Mariana Angelica Pinto, f.l do Capitão Carlos Afonso Pinto, e de sua mulher Maria de Afonseca de Souza, do lugar de Samil desta freguesia de Abragão. Foram testemunhas Caetano, filho do Capitão João da Rocha de Magalhães, do lugar de Ingea, e o Reverendo Antonio Ribeiro Nunes, Abade Encomendado.

 

Abragão, Óbitos 1743-1763, im. 335. João Pinto de Moura, casado com Dona Mariana Pinto, do lugar de Quintam, faleceu aos 05-09-1745, e aos 6 do dito mês foi sepultado dentro nesta Igreja. Recebeu todos os sacramentos. Fez testamento.

 

Deste casamento, com Mariana Angélica Pinto, João teve, pelo menos:

6-1-1 Clara Rosa Pinto de Magalhães e Moura, casada na freguesia de Abragão, aos 02-12-1747, com João Monteiro de Vasconcelos Mourão, f.l. de Jerônimo Monteiro de Vasconcelos, e de sua mulher Ana Mourão, já defunta, moradores na Quinta do Vimieiro.

Abragão, Casamentos 1743-1762, im. 295. Aos 02-12-1747, João Monteiro de Vasconcelos Mourão, filho de Jerônimo Monteiro de Vasconcelos, e de sua mulher Dona Ana, já defunta, moradores na Quinta do Vimieiro, com Dona Clara Rosa Pinto de Magalhães e Moura, filha legítima de João Pinto de Moura, já defunto, e de sua mulher Dona Mariana Angélica Pinto, moradores na Quinta de Quintam, todos desta freguesia de Abragão. Foram testemunhas Jerônimo Ferraz, Domingos Ferreira, Rev.do Pedro Gaspar de Leão. O Padre Manoel de Aguiar Vieira.

 

No estado de solteiro, João Pinto de Moura teve tratos com Maria da Fonseca, solteira, da freguesia de Mancelos, e falecida em Penafiel em 1754:

Penafiel, Óbitos 1749-1755, im. 451. Aos 16-04-1754, faleceu Maria da Fonseca, mãe de João Pinto de Moura da Rua Nova desta vila de São Martinho de Arrifana de Sousa (...) Teria de idade entre 70 e 80 anos pouco mais ou menos (...)

Deste relacionamento, João teve o filho:

6-1-2 João Pinto de Moura, o novo, que se casou na freguesia de Penafiel, aos 27-06-1736, com Maria Josefa Angélica de Meireles, f.l. de Francisco de Meireles Rebelo, e de Josefa Cristina da Costa, moradores na Rua Nova da freguesia de Penafiel. João faleceu aos 22-06-1757.

Penafiel, casamentos 1709-1743, im. 943. João Pinto, filho natural de João Pinto de Moura, assistente neste lugar, e de Maria da Fonseca, da freguesia de Mancelos, e natural o dito contraente da freguesia de Santa Maria de Fregim, e assistente agora em este lugar a Senhora da Ajuda, desta freguesia, em casa do dito seu pai (...) com Maria Jozepha Angelica de Meirelles, filha legítima de Francisco de Meirelles Rebello, e sua mulher Jozepha Christina da Costa, moradores na Rua Nova deste lugar e freguesia, aos 27-06-1736. Foram testemunhas Manoel Pacheco M---- Rev.do Roque Teixeira Ferreira.

 

Penafiel, Óbitos 1755-1762, im. 732. Aos 22-06-1757, faleceu sem sacramentos, por ser de repente, João Pinto de Moura, da Rua Nova desta Vila de São Martinho de Arrifana de Souza, com seu testamento aprovado que já havia feito há anos em que deixa sua mulher por sua testamenteira, com a condição de esta lhe mandar fazer na Capela de Nossa Senhora da Ajuda, no seu altar privilegiado, uma semana de Missas gerais por sua alma (...) terá de idade pouco mais ou menos 55 anos (...)

Teve q.d.:

6-1-2-1 Roque, nascido aos 16-08-1738.

Penafiel, batismos 1737-1743, im. 761. Roque, nascido aos 16-08-1738, filho de João Pinto de Moura, e de Maria Jozefa Angélica de Meirelles, moradores na Rua Nova deste lugar. Padrinhos Gonçalo Pinto de Magalhães, morador na Quinta da Capela da freguesia de Fregim, e Inocência, solteira, tia do batizado.

6-1-2-2 Maria Josefa dos Prazeres, casada em Penafiel, aos 28-09-1760, com Caetano José Pereira Ferraz, f.l. de José Pereira Ferraz, e de Mariana Liberata Pereira.

Penafiel, casamentos 1755-1763, im. 684. Aos 28-09-1760, Caetano José Pereira Ferraz, natural desta vila, filho de José Pereira Ferraz, natural do lugar da Fonte, freguesia de São Tiago de Valpedre, e de Mariana Liberata Pereira, natural desta vila, np de Antônio Ferraz e Isabel Luiza; nm de Domingos Pereira Monteiro, e de Luiza da Mota; com Maria Jozefa dos Prazeres, natural desta, filha de João Pinto de Moura, natural da freguesia de Mancelos, e de sua mulher Maria Josefa de Meireles, da mesma vila; np de João Pinto de Moura, natural da freguesia de Fregim, e de Maria da Fonseca, solteira, natural da freguesia de Mancelos, Comarca de Riba Tâmega, Arcebispado de Braga. Testemunhas: P.e Caetano Luiz Pereira Monteiro, e o Reverendo José Guedes Manoel. O coadjutor José Carneiro Soares.

6-1-2-3 Josefa Bernarda Angélica Pinto e Moura, casada em Penafiel, aos 25-03-1764, com o médico Bento Brochado Ribeiro, f.l. de Luiz Brochado Ribeiro e de Antônia Brochado Teixeira.

Penafiel, casamentos 1763-1796, im. 860. Aos 25-03-1764, Bento Brochado Ribeiro, médico nesta vila de São Martinho de Arrifana de Sousa, filho de Luiz Brochado Ribeiro, natural da freguesia de São Jorge da Várzea, e de sua mulher Antônia Brochada Teixeira, natural da freguesia doSalvador de Moure, np de Manoel Brochado Ribeiro, natural de Salvador de Moure, e de Catarina da Fonseca, de São Jorge de Várzea; nm de Antônio Brochado Ribeiro, natural de Salvador de Moure, e de Francisca Teixeira, também de Moure; com Jozefa Bernarda Angélica Pinto e Moura, natural da Rua Nova desta vila de São Martinho de Arrifana de Sousa, filha legítima de João Pinto de Moura, natural do lugar da Costa da freguesia de São Martinho de Mancelos, e de Maria Angélica de Meireles, natural da Rua Nova desta vila, np de João Pinto de Moura, natural do lugar e freguesia de São João (sic) de Fregim, e de Maria da Fonseca, solteira, do lugar e freguesia de São Martinho de Mancelos, nm de Francisco de Meireles e de sua mulher Jozefa Christina, ambos naturais e moradores nesta Vila. Testemunhas: o Reitor Antônio Mendes Xavier, Agostinho José Leal, Francisco José Garcez. José Carneiro Soares.

 

João Pinto de Moura, o velho, ainda no estado de solteiro, também teve a filha:

6-1-3 Maria, batizada em Fregim, aos 26-04-1693, filha de Ana, solteira, filha de Domingos Martins. Acreditamos que possa ser a Maria Pinta, que se casou aos 29-08-1717 com Antônio Ribeiro, filho de Gonçalo Ribeiro e de Olaya de Matos.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 598, 26-04-1693, Maria, filha de João solteiro, filho de Maria Pinta, e de Ana solteira, filha de Domingos Martins. Foram padrinhos Domingos e Teodora, filhos de Francisco Borges.

 

Fregim, Casamentos 1706-1737, im. 816. Aos 29-08-1717, Antonio Ribeiro, f.l. de Gonçalo Ribeiro e sua mulher Olaya de Matos, já defunta, com Maria Pinta, filha de João Pinto de Moura, e de Maria Martins, solteira, do lugar das Lages desta freguesia de Santa Maria de Fregim da Sagrada Religião de Malta. Testemunhas: Manoel Cerqueira de Sidreira, o P;e Arcanjo Ferraz, o P.e Luiz Teixeira Marinho, e outros.

 

6-2 Gonçalo de Moura Marinho, filho do Padre Domingos de Moura Marinho e de Domingas Francisca, moça solteira. Casou-se aos 22-07-1714, na freguesia de N.S. de Monserrate, da Vila de Viana do Castelo, com Maria da Fonseca, filha de Domingos Gonçalves Dantas, e de Domingas da Fonseca. Certidão no Processo de Genere de seu neto homônimo. Pais de:

6-2-1 Manoel de Moura Marinho, que se casou em 1°-10-1744, na freguesia de Monserrate da vila de Viana, com Josefa Maria Teresa Porto, filha de Domingos Gonçalves do Rego, e de Rosa Maria do Porto. Certidão no Processo de Genere de seu filho Gonçalo de Moura Marinho.

6-2-1-1 Gonçalo de Moura Marinho, habilitado de Genere em 1777.

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 27744, Ano de 1777.

im. 2. Diz Gonçalo de Moura Marinho, f.l. de Manoel de Moura Marinho, e de D. Josefa Maria Thereza do Porto, natural da vila de Viana (...) é sobrinho do Reverendo Cônego João de Moura Marinho, pela parte de seu pai (...)

im. 38 Certidão de casamento dos pais. Freguesia de Monserrate, vila de Viana do Castelo, em 1°-10-1744, Manoel de Moura Marinho, f.l. de Gonçalo de Moura Marinho, e de Maria da Fonseca e Prado, com Josepha Maria Thereza, f.l. de Domingos Gonçalves do Rego, e Rosa Maria do Porto, fregueses desta Paróquia. Testemunhas: o Reverendo Silvestre Brandão Marinho, o Dr. Manoel Alvares Leitão, e o Reverendo Dr. João Francisco de Carvalho.

 

Certidão de casamento dos avós paternos. Freguesia de Monserrate, vila de Viana do Castelo. Aos 26-07-1714, Gonçalo de Moura Marinho, filho do Padre Domingos de Moura Marinho, e de Domingas Francisca, moradores na freg.a de Nossa Senhora de Fregim, Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega; com Maria de Affonseca, filha de Domingos Gonçalves de Antas, e de Domingas de Afonseca, já defuntos. Testemunhas: Diogo da Silva Barbosa, Juiz de Alfândega desta vila, João Peixoto Francisco Rodrigues, Francisco Fernandes Cardal, Gabriel Ferreira de Matos.

 

                     6-2-2 Gonçalo de Moura Marinho, habilitado de Genere em 1720.

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 27534, Ano 1720.

Im. 2 . Gonçalo de Moura Marinho, filho legítimo de Gonçalo de Moura Marinho e de sua mulher Maria da Fonseca. Neto paterno de Domingos de Moura Marinho, e de Domingas Francisca, naturais e moradores na freguesia de Santa Maria de Fregim, do Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega; neto materno de Domingos Gonçalves Dantas, e Domingas da Fonseca, naturais e moradores na freguesia de Monserrate, da Vila de Viana, todos deste Arcebispado.

im. 61. Os avós paternos do justificante Gonçalo de Moura Marinho, natural da vila de Viana, e filho legítimo de Gonçalo de Moura Marinho, e sua mulher Maria da Fonseca, moradores na vila de Viana, são os seguintes, a saber: o avô paterno do justificante se chamava Domingos de Moura Marinho, que foi clérigo, e era natural e morador no lugar da Pouzada, da freguesia de Nossa Senhora de Fregim, do Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega; a avó paterna se chamava Domingas Francisca, e era natural e moradora na dita freguesia e concelho; o pai do avô paterno, o P.e Domingos de Moura Marinho, se chamava Antônio Marinho, e a mulher deste, que era a visavó do justificante, se chamava Brazia Camelo de Moura, os quais foram moradores no sobredito lugar da Pouzada, e dita freguesia e concelho; o pai da avó paterna, Domingas Francisca, acima dita, se chamava Francisco Dias, e a mulher deste, Luísa Francisca, os quais também foram moradores na dita freguesia de Fregim, próxima à vila de Amarante.

 

                    6-2-3 João de Moura Marinho, clérigo citado na habilitação de seu sobrinho Gonçalo de Moura Marinho, item 6-2-1-1 acima.

 

6-3 Antônio de Moura, filho do Padre Domingos e Isabel Martins. Casou-se em Fregim, aos 03-11-1718, com Rosária da Silva, filha de João de Magalhães e de Maria da Silva.

Fregim, Casamentos 1706-1737, im. 817. Aos 03-11-1718, Antônio de Moura, filho do P.e Domingos de Moura, e a mãe Izabel Miz. da freg.a de S. Estêvão de Barrosas?. com Rozaria da Silva, filha de João de Magalhães e de Maria da Silva. Testemunhas: Gonçalo Pinto de Magalhães, Miguel Antonio de Magalhães, o P.e Domingos Mendes, e outros.

 

Maria Ferraz, mãe de Isabel de Moura Marinho, teve, também, o filho:

7-1 Duarte Ferraz, que é citado como irmão de Isabel de Moura em alguns assentos, e é testemunha ou padrinho em vários eventos. Sem menção ao pai, que pode ou não ser o Padre Domingos.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 609. Aos 09-02-1702, Mariana, filha de João Ribeiro e Maria Mendes, do lugar da Lage. Padrinhos: Duarte Ferraz e sua irmã Isabel de Moura, ambos solteiros, filhos de Maria Ferraz.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 596. Aos 28-0-1692, Manoel, filho de Antonio Moreira e Luiza Ferraz. Padrinhos: Duarte, moço solteiro, filho de Maria Ferraz.

 

+++++++++++++++++++

 

8-DOMINGOS ALVES e 9- ISABEL GONÇALVES

Pais de 4-Domingos Alvares

 

Domingos Alves nasceu no lugar de Aveçã do Cabo, da freguesia de Santo André de Campeã, Concelho de Vila Real, filho de Sebastião Alves e de Domingas Gonçalves. Casou-se nesta mesma freguesia aos 09-10-1639 com Isabel Gonçalves, filha de Antônio da Costa, e de Domingas Gonçalves, também de Aveçã do Cabo.

Freguesia de Campeã, Concelho de Vila Real, Casamentos 1620-1648, im. 21. Aos 09-10-1639, Domingos Alvres, filho de Sebastião Alvres, e de sua mulher Domingas Gls. do lugar de Aveção do Cabo, com Isabel Gls., filha de Antonio da Costa, e de sua m.er Domingas Gls. do dito lugar, estando por testemunhas Thome Dias, e G.lo Gls. escarramão. Fiz e assinei Antonio Roiz.

 

Outros filhos de Domingos e Isabel:

8-1 Maria, nascida aos 04-02-1641.

Campeã, Batismos 1620-1648, im. 59. Aos 04-02-1641 nasceu Maria, filha de D.os Alz. e sua m.er Isabel Gls., do lugar da Vesão do Cabo, que foi batizada em casa por vir fraca. Foram padrinhos Gonçalo, filho de Gonçalo Gls. e M.a, filha de Ant.o da Costa. Todos do lugar da Vesão do Cabo.

 

8-2 Isabel, nascida aos 29-12-1644.

Campeã, Batismos 1620-1648, im. 73. Aos 29-12-1644 nasceu Isabel, filha de Domingos Alvres, e de sua mulher Isabel Gonçalves, moradores na Veção do Cabo. Foi batizada aos 6 de janeiro. Foram padrinhos Jorge, filho de Gonçalo Jorge das Vendas, e Anna, filha de An.to da Costa.

 

8-3 Maria, nascida aos 04-11-1646. Maria Alves se casou aos 21-01-1674 com Gonçalo Gonçalves, filho de Gonçalo Gonçalves das Vendas, e de Isabel Dias.

Campeã, Casamentos 1670-1685, im. 7. Aos 21-01-1674, G.lo Gls., f.o de G.lo Gls. das Vendas, e de Izabel Dias, com Maria Alz., f.a de D.os Alvres, e de sua mulher Gls. (sic) da Veçãm do Cabo. Em presença das testemunhas Lazaro, meu sobrinho, e Joam Gls. novo, e Gaspar Gls. todos de Vila Nova, e a maior parte da freg.a (...) o P.e Baltazar Martins.

 

Campeã, Batismos 1620-1648, im. 85. Aos04-11-1646, nasceu Maria, filha de Domingos Alves, e sua mulher Isabel Gls., moradores no lugar da Veção do Cabo, batizada aos 12 dias do dito mês. Foram padrinhos: D.os Miz. e Maria Gls. mulher de P.o Alves do mesmo lugar, todos desta freg.a. Antonio Andre.

 

8-4 Pedro, batizado aos 12-08-1655

Campeã, Batismos 1654-1672, im.9. Aos 12-08-1655 batizou Pedro, filho de D.os Alvres, da Vesão do Cabo, e de Isabel Gls. Foram padrinhos Gonçalo, filho de P.o Simão de Viariz daquém, e Pelonia, solteira, filha que ficou de D.os Luiz da Vesão do Cabo.

 

8-5 Simão, batizado em 1°-11-1660.

Campeã, Batismos 1654-1672, im. 37. Em o 1°-11-1660 batizou Simão, filho de D.os Alvres, de Aveção do Cabo, e de sua m.er Isabel Gls. Foram padrinhos D.os Jorge, de Pepe, e madrinha M.a solteira, filha de Gaspar Gls. de Aveçãozinho. O P.e M.el Rib.ro

 

 

10- GONÇALO GONÇALVES e 11- ISABEL DIAS

Pais de Maria Gonçalves

 

Gonçalo Gonçalves, filho de Pedro Gonçalves, e de Marta Gonçalves, do lugar de Aveçã do Cabo, da freguesia de Santo André de Campeã, casou-se nesta freguesia, aos 16-06-1641, com Isabel Dias, filha de Gonçalo Dias, e de Cecília Gonçalves, moradores que foram em Viariz d’Além.

Campeã, Casamentos 1620-1648, im. 23.  im. Aos 16-06-1641, Gonçalo Gls., f.o de P.o Gls., e de Martha Gls., já defunta, moradores em Avesão do Cabo, com Isabel Dias, filha de G.lo Dias, e de sua m.er Cesilia Gls., já defuntos, moradores em Viariz Dalem; estando por tes.tas P.o Alz., e An.to Dias, ambos procuradores da igreja, e muitos outros. Manoel Miz.

 

Outros filhos, além de Maria Gonçalves, item 5 deste artigo::

10-1 Maria, nascida aos 10-05-1641

Campeã, Batismos 1620-1648, im. 61. Aos 10-05-1641 nasceu Maria, filha de G.lo Gls. e de Isabel Dias, do lugar de Viariz dalem. Foi batizada em casa por vir fraca. Foram padrinhos Gonçalo, solteiro, filho de G.lo Gls. da Vesam do Cabo, e Catarina, filha de Catarina Gls. viúva de Viariz dalem. Manoel Miz. Ribeiro.

 

10-2 Gonçalo Gonçalves, que se casou aos 21-01-1674 com Maria Alves, item 8-3 acima.

 

 

12- ANTÔNIO MARINHO RAMIRES e 13- BRÁSIA CAMELO DE MOURA

Pais do Padre Domingos de Moura Marinho

 

Antônio Marinho Ramires se casou na freguesia de Cepelos, Concelho de Amarante, em 1°-01-1641, com Brásia Camelo de Moura, batizada aos 04-01-1619, filha de Domingos de Moura, e de Brásia Dias, do lugar da Covelo.

Antônio Marinho faleceu em Fregim, aos 09-06-1668, e Brásia Camelo de Moura, aos 26-11-1701, na mesma freguesia.

Cepelos, Batismos 1560-1690, im. 668. Aos 04-01-1619, Brazia, filha de Domingos de Moura, e de sua m.er Brazia Diz. Foram padrinhos Thome Diz. e Maria Diz. desta freg.a.

 

Freguesia de Cepelos, Concelho de Amarante, Livro 1568-1686, im. 841. Recebi a Antonio Marinho com  Brazia Camela, filha de D.os de Moura da Covelo desta freg.a ao 1°-01-1641. Foram testemunhas P.o Cerq.ra , João Marinho, Thomé Dias mor.es no Covelo desta freg.a de S. M.a de Cepelos. Era ut supra. João de Prado Teix.ra.

 

Fregim, Óbitos 1572-1707, im.660. Aos 09-06-1668, faleceu Antonio Marinho. Fez se um oficio de dez padres. Tem satisfeito com tudo.

 

Freguesia de Fregim, Óbitos 1572-1707, im. 633. Aos 26-11-1701, faleceu Brazia Camela, viúva do lugar da P [apagado] um oficio de 20 clerigos est [apagado] seus filhos obrigados aos bens de sua alma. Era ut supra. Fez Testamento.

 

Além do Padre Domingos, Antônio e Brásia tiveram mais q.d:

 

12-1 Manoel Marinho de Moura, casado em Caíde de Rei, Concelho de Lousada, aos 31-01-1703, com Maria Magdalena Machado de Souza, filha de Manoel Machado de Carvalho e de Maria Pinta da Costa, moradores na Seara, da freguesia de São Pedro de Caíde de Rei. Faleceu Manoel Marinho em Fregim, aos 17-10-1721, com testamento.

Certidão de casamento de Manoel Marinho de Moura e Maria Madalena Machado de Souza, constante da habilitação de genere de seu neto Vicente Teixeira de Moraes Sarmento.

Freguesia de São Pedro de Caíde de Rei, fls. 24v. Em os 31-01-1703, Manoel Marinho de Moura, f.l. de Antonio Marinho Ramires, e de sua mulher Brazia Camela de Moura, já defuntos, moradores que foram em Pouzada, freguesia de Fregim, com Maria Magdalena Machado de Souza, f.l. de Manoel Machado de Carvalho, e de sua mulher Maria Pinta da Costa, moradores na Seara desta freguesia de São Pedro de Caíde de Rei, todos deste Arcebispado de Braga. Foram testemunhas o Padre Manoel Pinto de Babo, Lourenço da Cunha de Abreu, e Antônio Pinto de Mesquita, todos desta freguesia.

 

12-1-1 Clara Angélica de Moura, casada aos 16-10-1748, com Antônio Teixeira de Moraes, filho de Caetano Guedes de Moraes, e de Dionísia Lopes.

12-1-1-1 Vicente Teixeira de Moraes Sarmento. Habilitado de Genere.

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 9383, Ano 1778.

Im. 3 Vicente Teixeira de Moraes, f.l. de Antonio Teixeira de Moraes, e de Clara angélica de Moura, da freguesia de Santa Maria de Fregim ; Neto paterno de Caetano Guedes de Moraes, e de Dionizia Lopes; Neto materno de M.el Mar.o de Moura, da freg.a de Fregim, e de Maria Magdalena de S. Pedro de Cahide de Rey (...)

Im. 28 Certidão de casamento dos pais Antônio Teixeira de Moraes e Clara Angélica de Moura.

Freguesia de Santa Maria de Fregim, fls. 11v. Aos 16-10-1748, Antonio Teixeira de Moraes, f.l. de Caetano Guedes de Moraes, da freguesia de São Pedro de Celeirós, e da senhora Dionízia Lopes, com Clara Angelica, f.l. de Manoel Marinho, já defunto, e de sua mulher Maria Magdalena do lugar da Pouzada desta freguesia de Santa Maria de Fregim. Foram Testemunhas Vicente Teixeira de Moraes, da freguesia de São Mamede de Canelas, e Luiz Manoel Coelho, de Calvos, da freguesia de Caíde, e Manoel Pinto Brandão, da mesma freguesia, e Manoel Teixeira de Moraes.

im. 30 Certidão de casamento dos avós maternos Manoel Marinho de Moura e Maria Madalena Machado de Souza.

Freguesia de São Pedro de Caíde de Rei, fls. 24v. Em os 31-01-1703, Manoel Marinho de Moura, f.l. de Antonio Marinho Ramires, e de sua mulher Brazia Camela de Moura, já defuntos, moradores que foram em Pouzada, freguesia de Fregim, com Maria Magdalena Machado de Souza, f.l. de Manoel Machado de Carvalho, e de sua mulher Maria Pinta da Costa, moradores na Seara desta freguesia de São Pedro de Caíde de Rei, todos deste Arcebispado de Braga. Foram testemunhas o Padre Manoel Pinto de Babo, Lourenço da Cunha de Abreu, e Antônio Pinto de Mesquita, todos desta freguesia.

 

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 714. Aos 17-10-1721 faleceu Manoel Marinho, casado com Maria Magdalena, do lugar de Pouzada (...) Deixou por herdeira sua mulher. Foi seu testamenteiro João Pinto de Moura (...)

 

12-1-2 João, batizado em Fregim, aos 24-09-1704, tendo por padrinhos o Reverendo João de Sampaio Lobo, e Maria da Encarnação, religiosa em Santa Clara, que deu procuração a Dorothea Jacinta.

Fregim, Batismos 1572-1707, im.611. Aos 24-09-1704, João, filho de Manoel Marinho e de sua m.er Maria Madalena, do lugar da Pouzada. Foram padrinhos João de S. Paio Lobo e madrinha M.a da Encarnação, religiosa em S. Clara, e em seu nome com procuração Dorothea Hiacinta. Era ut supra. Souza.

 

12-1-3 Maria, batizada em Fregim aos 19-08-1706, tendo por padrinhos o P.e Jerônimo Ribeiro, e Joana Maria, filha de Manoel Machado.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 613. Aos 19-08-1706, foi batizada por Theodozio de Souza, meu sobrinho, Maria, filha de Manoel Marinho e de sua m.er Maria Magdalena, meus fregueses. Forão padrinhos o P.e J.mo Ribeiro e Joanna Maria, filha de Manoel Machado. Era ut supra. Souza.

 

 

12-2 Ângela Camelo, casada em Fregim, aos 02-12-1685, com Francisco Pinto de Seixas, da freguesia de Telões, filho de Marçal Vieira e sua mulher.

Freguesia de Santa Maria de Fregim, Concelho de Amarante, Distrito do Porto, livro 1572-1707, imagem 626. Aos 02-12-1685, Francisco Pinto de Seixas com Angela Camela, ele filho de Marçal Vieira e sua mulher, da freguesia de Telões, e ela filha de Antonio Marinho, já defunto, e de sua mulher Brazia Camela desta freg.a. Foram testemunhas Tomás Moreira, o P.e  Ant.o Marinho, o P.e D.os de Moura, e Manoel Marinho, todos desta freg.a. Era ut supra.

 

12-3 Grácia, solteira, falecida aos 14-10-1690.

Freguesia de Fregim, Óbitos 1572-1707, im. 676. Aos 14-10-1690, faleceu Gracia, moça donzela, filha de Brazia Camela, viúva que ficou de An.to Marinho do lugar de Pouzada. Fez um oficio no dia de seu enterro. Está sua mãe obrigada aos bens de sua alma. Era ut supra. Souza.

 

12-4 P.e Antônio Marinho, dado por falecido aos 16-10-1694.

Fregim, Óbitos 1572-1707, Im. 679. Aos 16-10-1694 se deu por falecido o P.e An.to Marinho. Faleceu em a Portela, e se lhe fizeram três ofícios que começará em 10 de novembro. Estes mandou fazer sua mãe Brazia Camela como herdeira. Era ut supra. Souza.

Padre Antônio teve, aos menos, dois filhos com Helena Mendes::

12-4-1 Carlos, bat. aos 15-01-1674, filho de Helena Mendes, solteira, que deu por pai ao P.e Antônio Marinho. Carlos Marinho ficou obrigado aos bens da alma de sua mãe, falecida aos 02-04-1708. Carlos casou com Damiana Coelha do lugar de Cazal do Sino.

Fregim, batismos 1572-1707, im. 538. Aos 15-01-1674, Carlos, filho de Ilena Mendes, solteira, deu lhe por pai o P.e Ant.o Marinho. Foram padrinhos eu, P.e Jacinto de Souza, e madrinha M.a (...) também solteira. Era ut supra.

 

Fregim, Óbitos, im. 693. Aos 02-04-1708 faleceu Illena Mendes. Está seu filho Carlos Marinho obrigado aos bens.

Carlos e Damiana tiveram, ao menos, q.d:

12-4-1-1 João Marinho de Moura, que se casou em 1ªs núpcias, aos 14-06-1734, com Ângela Mendes, falecida aos 27-10-1734, filha de Manoel Mendes e Ana Cerqueira, e em 2ªs núpcias, aos 23-05-1736, com Luísa Ribeiro, filha de Gonçalo Ribeiro e Perpétua Gonçalves.

Fregim, Casamentos 1706-1737, im. 830. Aos 14-06-1734, João Marinho, filho de Carlos Marinho, viúvo do Casal de Sino, com Angela Mendes, filha de Manoel Mendes, e de sua mulher Ana Cerqueira, do lugar da Mouta. Testemunhas: Domingos Mendes, do lugar de Guimarei, Francisco Pereira, de Vila Verde, João de Souza, de Figos, Antonio Ferraz da Mouta, Carlos Marinho, João Mendes do Cazal, e muitos outros.

 

Fregim, Casamentos 1706-1737, im. 834. Aos 23-05-1736, João Marinho de Moura, filho de Carlos Marinho, e de sua mulher Damiana Coelha, já defunta, do lugar de Cazal do Sino, com Luísa Ribeira, filha de Gonçalo Ribeiro, e de Perpétua Gonçalves, do lugar da Cidreira. Testemunhas: Gonçalo Ribeiro, da Quintam, João Mendes do Cazal, Francisco Pereira de Vila Verde, Carlos Marinho, de Cazal do Sino, e outros muitos.

 

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 734. Aos 27-10-1734, faleceu sem sacramentos Angela Mendes, casada com João Marinho, do lugar da Mouta. Faleceu de morte apressada, não fez testamento, e foi por mim sepultada aos vinte e outo do mesmo mês e ano. 

12-4-2 David, bat. 03-02-1676, filho de Helena Mendes, solteira, que deu por pai ao P.e Antônio Marinho.

Fregim, batismos 1572-1707, im. 561. Aos 03-02-1676, David, f.o de Ilena Mendes, solteira, deu-lhe por pai o P.e Ant.o Marinho. Foram padrinhos o P.e Ant.o Esteves, e M.a (...).

 

          12-5 José Marinho, bat. aos 19-03-1659, e falecido aos 10-06-1699.                                 

Fregim, batismos 1572-1707, im. 553. Aos 19-03-1659 Jozeph, f.o de Ant.o Marinho e de sua mulher Brazia Camella. Foram padrinhos Diogo Pinto, e sua irmã Luiza Veloza.

Fregim, Óbitos, Im. 686. Aos 10-06-1699 faleceu Jozeph Marinho, órfão, filho de Brazia Camela. Fizeram 2 ofícios. Souza.

 

12-6 Brásia, bat. 11-02-1647. Aparece, também, como Brázida, falecida aos 14-01-1718. Brásia Camelo Marinho foi madrinha de sua irmã Maria.

Fregim, batismos 1572-1707, im. 542. Aos 11-02-1647, Brazia, f.a de Ant.o Marinho e de sua mulher Brazia Camello. Foram padrinhos Fr.co Cardoso e Guiomar de Abreu.

 

12-7 Maria, bat. 26-07-1662. Maria de Moura, falecida aos 13-01-1718.

Fregim, batismos 1572-1707, im. 563. Aos 26-07-1662, Maria, filha de Ant.o Marinho do lugar de Pouzada, e de sua mulher. Foram padrinhos Ant.o Marinho, filho do mesmo Ant.o Marinho e de Brazia Camella, e Brazia Camella Marinha, filha também do mesmo Ant.o Marinho.

 

Fregim, Óbitos 1706-1779, Im. 709. Aos 13-01-1718, faleceu Maria de Moura, solteira, do lugar da Fonte Nova, e aos 14-01-1718, faleceu sua irmã Brazida, solteira, com todos os sacramentos. Foram sepultadas dentro desta igreja, e deixaram que no dia de seu enterro dessem de esmola aos pobres dois mil reis (...) deixavam as suas casas da Laranjeira com seus pertences (...... de Magens  ??) com outros, a seu irmão Manoel Marinho com obrigação de (...) quem possuir os ditos bens lhe mandasse dizer pelas almas delas: doadoras e de sua irmã Izabel Marinha, dentro de quinze anos, em cada um dos ditos quinze anos, nove missas de natal de cada ano pelas almas delas doadoras e de sua irmã, e que o herdeiro mostraria certidão (...)

 

12-8 Isabel Marinho, citada no testamento das irmãs Maria e Brásia. Faleceu uma Isabel Marinho aos 04-01-1710.

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 689. Aos 04-01-1710 faleceu Izabel Marinha. Fizeram seus irmãos três ofícios de vinte clérigos. Era ut supra. O Reitor Jacinto de Sousa Coelho.

 

12-9 Rosária Maria, madrinha de batismo, com seu irmão o P.e Domingos de Moura.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 589, 18-03-1690, Rozaria, filha de Miguel Ribeiro e Angela Marinha. Foram padrinhos o P.e Domingos de Moura e Rozaria Maria sua irmã.

 

 

14- ANTÔNIO FERRAZ e 15- MARIA GOMES

Pais de Maria Ferraz

 

Antônio Ferraz e Maria Gomes, solteira, eram moradores na freguesia de Santa Maria de Fregim. Uma certa Maria Gomes faleceu aos 21-12-1691. Antônio estava cego quando morreu, segundo uma testemunha no processo de habilitação sacerdotal de seu bisneto João Alves de Moura, item 2-1 deste artigo.

Fregim, óbitos, Im. 677. Aos 21-12-1691 faleceu Maria Gomes. Não fez nada. Era pobre. Era ut supra. Sousa.

 

Além de Maria Ferraz, tiveram, ao menos, mais um filho q.d:

14-1 Antônio Ferraz, que se casou na freguesia de Louredo, aos 27-02-1661, com Maria Francisca, filha de Domingos Francisco e Catarina Gonçalves.

Freguesia de Louredo, Concelho de Amarante, Casamentos 1632-1672, im. 0006. Aos 27-02-1661, Antonio Ferraz, filho natural de Antonio Ferraz e Maria Gomes, solteira, da freguesia de Santa Maria de Fregim; com Maria Francisca, f.l. de Domingos Francisco e Catarina Gonçalves, desta freg.a de Louredo.

 

16- SEBASTIÃO ALVES e 17- DOMINGAS GONÇALVES

Pais de Domingos Alves

s.m.n.

 

18-ANTÔNIO DA COSTA e 19-DOMINGAS GONÇALVES

Pais de Isabel Gonçalves

 

Antônio da Costa e Domingas Gonçalves foram moradores no lugar de Aveçã do Cabo, da freguesia de Santo André de Campeã, Concelho de Vila Real.  Antônio da Costa já era falecido em 1655.

Além de Isabel, Antônio e Domingas foram, também, pais de:

 

18-1 Ana da Costa, que se casou em 1655 com Antônio Rodrigues, viúvo do lugar de Parada.

Campeã, Casamentos 1648-1668, im. 12. Aos 11-?-1655, Antonio Roiz, viúvo do lugar de Parada, com Anna da Costa, solteira, f.a que ficou de Ant.o da Costa, do lugar de Veça do Cabo, e de D.as Gls. Testemunhas: Manoel Roiz. Picão, D.os Miz. da Veça do Cabo, e P.o Dias do mesmo lugar. Era ut supra. Antonio Andre.

 

 

20-PEDRO GONÇALVES e 21-MARTA GONÇALVES

Pais de Gonçalo Gonçalves

 

Pedro Gonçalves e Marta Gonçalves eram moradores no lugar de Aveção do Cabo, da freguesia de Santo André de Campeã, Concelho de Vila Real.

Marta Gonçalves já era defunta em 1641.

 

22-GONÇALO DIAS e 23-CECÍLIA GONÇALVES

Pais de Isabel Dias

 

Gonçalo Dias e Cecília Gonçalves foram moradores no lugar de Viariz d’Além, da freguesia de Santo André de Campeã, Concelho de Vila Real. Gonçalo Dias já era falecido em 1631. Cecília Gonçalves faleceu aos 11-12-1632.

Campeã, Óbitos 1620-1633, im. 23. Aos 11-12-1632, faleceu Cecila Gls., v.a do lugar de Veariz Dalem. Foi sepultada no adro defronte da porta travessa da Igr.a. Tinha feito testamento em hua escritura de dote que fez Antonio Tavr.a escrivão de Vila Real, em seu filho Gonsalo Dias, com obrigação de lhe mandar dizer por sua alma seis missas das offertas do ano (...)

 

Encontramos outros filhos de Gonçalo e Cecília, além de Isabel Dias, item 11 deste artigo.:

22-1 Gonçalo Dias, que se casou aos 07-09-1631, com Catarina Alves, filha de Pedro Alves já defunto, e de sua mulher Maria Gonçalves, do lugar de Aveção do Cabo.

Campeã, Casamentos 1620-1648, im. 10. Aos 07-09-1631, Gonçalo Dias, f.o que ficou de G.lo Dias, ia defuncto, e de Cecilia Gls, de Veariz Dalem, com C.na Alvres, filha que ficou de P.o Alvrs, ia defuncto, e de sua molher Maria Gls., do lugar da Veção do Cabo. Foram testemunhas P.o A.o, e Mathias Frz., procuradores da igr.a e outras. Manoel da Fontoura.

 

22-2 Maria Gonçalves, que se casou aos 07-09-1631 com Pedro Alves, filho de Pedro Alves já defunto e de sua mulher Maria Gonçalves de Aveção do Cabo.

Campeã, Casamentos 1620-1648, im. 10. Aos 07-09-1631, P.o Alvrz, filho que ficou de P.o Alvrz, ia defuncto, e de e de sua molher Maria Gls., do lugar da Veção do Cabo, com Maria Gls., f.a que ficou de G.lo Dias, ia defuncto, e de Cecilia Gls, de Veariz Dalem. Foram testemunhas P.o A.o de Aveçanzinho, e Mathias Frz., de Vilanova, procuradores da Igr.a.

 

 

24 e 25

Pais de ANTÔNIO MARINHO RAMIRES

 

Não conseguimos identificar, sem que houvesse sombra de dúvida, quem seriam os pais de Antônio Marinho. Segue, ao final deste artigo, um estudo sobre os Marinhos de Fregim.

 

Irmãos de Antônio Marinho q.d:

 

24-1 Inês Marinho, madrinha com seu irmão Antônio Marinho. Faleceu aos 16-12-1676.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 569. Aos 30-04-1645, Francisco, f. de Antonio Ferraz, e Catarina Frz. Padrinhos: Antonio Marinho e Ines Marinha. Mais abaixo a observação: Ines Marinha da Fonte Nova, irmã de Antoninho.

 

Fregim, Óbitos 1572-1707, im. 664. Aos 16-12-1676, faleceu Ignez Marinha. Fez testamento. Foi seu herdeiro o P.e Domingos de Moura. Fez se lhe no dia de seu enterro um ofício de dez padres.

 

24-2 Francisco Marinho, padrinho com sua irmã Inês Marinho. Faleceu aos 29-03-1646.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 512. Aos 19-05-1641, Francisco, filho de Antonio Gonçalves o novo, e de sua segunda mulher F.ca Piz? das Lajes. Foram padrinhos Francisco Marinho e sua irmã Ignez Marinha de Pousada.

 

Fregim, Óbitos 1572-1707, im. 649. Aos 29-03-1646 faleceu Francisco Marinho, da Pouzada.

 

 

 

26- DOMINGOS DE MOURA e 27- BRÁSIA DIAS

Pais de Brasia Camelo de Souza

 

Domingos de Moura, filho de Gonçalo Dias, e de Isabel Gonçalves, da freguesia de Gove, Concelho de Baião, se casou aos 11-02-1607 em Cepelos, Concelho de Amarante, com Brásia Dias, batizada aos 08-04-1590 na mesma freguesia, filha de Belchior Rodrigues, e de sua mulher Brásia Dias. Domingos de Moura faleceu aos 20-03-1656, e Brásia Dias, aos 13-06-1627, ambos em Cepelos.

Cepelos, Batismos 1560-1690, im. 642. Aos 08-04-1590, Brazia, filha de Belchior Rodrigues, e de sua mulher Brazia Diz. Foram padrinhos Antonio Figueira, e Anna Gls. mulher de Balthazar Francisco.

 

Freguesia de Cepelos, Livro 1568-1686, im. 848. Aos 11-02-1607, recebi a D.os de Moura, f° de G.lo Dias, e de sua mulher Isabel Gls., da freg.a de Santa M.a do Gove, com Brazia Dias, f.a de Belchior Rodrigues, e de sua mulher Brazia Dias, desta freg.a. Foram testemunhas M.el de Gouvea, P.o Cerq.ra, Sebastião Soares, Estevao Frz. e todos desta freg.a. G.par Esteves Rebello.

 

Freguesia de Cepelos, Livro de Óbitos 1553-1690, Im. 805. D.os de Moura, v°, m.or em o Covelo desta freg.a de S. Maria de Cepelos, faleceu aos 20-03-1656.

 

Freguesia de Cepelos, Livro de Óbitos 1553-1690, im.790. Brazia Dias, mulher de D.os de Moura m.or em o Covelo desta freg.a de S. M.a de Cepelos, em 13-06-1627. Fez manda verbalmente, seu marido testamenteiro.

 

Além de Brásia, item 13 deste artigo, encontramos outros filhos do casal:

26-1 André, bat. 05-12-1607 e falecido aos 27-05-1633.

Cepelos, Batismos 1560-1690, im. 657. Aos 05-12-1607, André, filho de D.os de Moura, e de sua m.er Brazia Diz. Padrinhos: Francisco de Castro e Esperança Esteves, m.er de J.mo Gls. da Fonseca, ambos da freg.a de S. Gonçalo de Amarante.

 

Cepelos, Óbitos 1553-1690, Im. 793. Aos 27-05-1633, André, filho de D.os de Moura, viúvo, morador em o Covelo.

 

26-2 Maria, bat. aos 30-01-1611. Maria de Moura, c. 25-03-1636 c. Jorge Fernandes Cerqueira, filho de Jorge Fernandes e de Maria Gonçalves.

Cepelos, Batismos 1560-1690, im. 661. Aos 30-01-1611, Maria, filha de D.os de Moura, e de sua mulher Brazia Diz. Foram padrinhos P.o Cerq.ra e M.a Diz. mulher de M.el Diz. Todos desta freg.a. G.par Esteves Rebello.

 

Freguesia de Cepelos, Casamentos 1568-1686, im. 843. Aos 25-03-1636, Jorge Fernandes, de Selas, da freguesia de São Veríssimo, com Maria de Moura, desta freguesia de Santa Maria de Cepelos. Foram testemunhas João Ribeiro, P.o Cerq.ra, e Feliciano Ferr.a, todos desta freg.a. Era ut supra. João de prado Teix.ra

Encontramos filhos de Jorge e Maria:

26-2-1 Domingos, bat. 1°-11-1640. Domingos Cerqueira de Moura. Habilitado de Genere.

São Veríssimo, Batismos 1624-1679, im. 593. Em 1°-11-1640, Domingos, filho de Jorge Frz. e de Maria de Moura, nascido aos 28-10. Foram padrinhos M.el Cerq.ra sobrinho do dito Jorge Frz. e Martha Teix.ra, mulher de Fr.co de Moura, de Amarante.

 

Arcebispado de Braga, Habilitações de Genere, Pasta 4375, Ano 1682.

Im. 4. (...) O Padre Domingos Cerqueira de Moura, da freguesia de São Veríssimo, do Concelho de Santa Cruz de Riba Tâmega, deste Arcebispado, me foi feito uma petição por escrito, dizendo nela que ele era filho legítimo de Jorge Fernandes Cerqueira, já defunto, e de sua mãe Maria de Moura, neto por parte paterna de Jorge Fernandes e de Maria Gonçalves, da mesma freguesia e concelho, já defuntos, e neto por parte materna de Domingos de Moura, e de sua mulher Brazia Dias, já defuntos, naturais e moradores que foram na freguesia de Santa Maria de Cepelos, Concelho de Gouvea, deste Bispado do Porto (...)

 

26-2-2 Manoel, bat. 25-12-1637. Licenciado Manoel Cerqueira de Moura, que se casou em São Gonçalo do Amarante, aos 04-07-1666, com Maria Camelo, filha de Francisco de Moura e Marta Teixeira. Foi procurador da noiva o Reverendo Batista Teixeira, Abade de São Pedro de Vila Real.

São Veríssimo, Batismos 1624-1679, im. 589. Aos 25-12-1637, Manoel, filho de Jorge Frz. e de sua mulher Maria de Moura, o qual nasceu aos 20 dias do dito mês. Foram padrinhos M.el Gls da vila de Amarante, e Brazia, solteira, irmã da dita Maria de Moura, do C.o de Gouvea.

 

Amarante, Casamentos 1612-1691, im. 792. Aos 04-04-1666, o L.do M.el Cerq.ra de Moura, f.o de George Frz. Cerq.ra e de sua m.er M.a de Moura, e M.a Camella, f.a de Fr.co de Moura, e Marta Teix.ra, em nome da qual Maria Camella e com sua procuração assistiu o Rev.do Bap.ta Teix.ra Abb.e de S. P.o de Villa Real. Foram t.as João Cerq,ra de Oliv.ra, e M.el Frz. da Gouvea, e João de Sampaio Lobo. O P.e João Rebello.

 

26-2-3 Maria, bat. 15-04-1639.

São Veríssimo, Batismos 1624-1679, im. 592. Aos 15-04-1639, batizou o Reverendo Abade Manoel Cerqueira a Maria, filha de Jorge Frz. e de sua mulher M.a de Moura, irmão e cunhada do dito Reverendo Abade. Foram padrinhos Antonio Coelho de Babo, e Ana Gomes, mulher de M.el Gls. de Amarante. Nasceu aos nove dias do dito mês.

 

26-2-4 Jorge, bat. 17-12-1642.

São Veríssimo, Batismos 1624-1679, im. 597. Aos 17-12-1642, Jorge, filho de Jorge frz e de Maria de Moura. Padrinhos: Francisco Pinheiro, da freguesia de são João de Louredo, e Isabel de Vasconcelos, mulher de Paulo Pinheiro Brandão, de Amarante.

 

26-2-5 Maria, bat. 04-04-1644.

São Veríssimo, Batismos 1624-1679, im. 598. Aos 04-04-1644, Maria, filha de Maria de Moura, viúva, e de seu marido Jorge Frz. já defunto. Foram padrinhos Francisco Pereira da Fonseca, de Amarante, e Grácia de Moura, solteira, filha de Domingos de Moura, de Covelo, da freg.a de Cepelos.

 

26-3 Bernardo, bat. 25-05-1614.

Cepelos, Batismos 1560-1690, im. 664. Aos 25-05-1614, Bernardo, filho de D.os de Moura, e de sua m.er Brazia Diz. Foram padrinhos M.el Moreira, e Ilena Diz. m.er de Frutuozo Diz. Todos desta freg.a.

 

          26-4 Antônio, bat. 27-10-1615.

Cepelos, Batismos 1560-1690, im. 666. Aos 27-10-1615, An.to, filho de D.os de Moura, e de sua m.er Brazia Diz. Foram padrinhos G.lo Fr.co desta freg.a e Joana Correa, m.er de Fr.co de Moura, de Amarante.

 

26-5 Domingos, bat. 08-12-1621.

Cepelos, Batismos 1560-1690, im. 671. Aos 08-12-1621, Domingos, filho de Domingos de Moura e de sua m.er Brasia Dias. Foram padrinhos Feliciano Fr.a e Maria Mendes, m.er de Manoel Mr.a todos desta freg.a.

 

26-6 Grácia, bat. 04-12-1624. Grácia de Moura, madrinha da sobrinha Maria.

Cepelos, Batismos 1560-1690, im. 673. Aos 04-12-1624, Gracia, filha de Domingos de Moura e de sua mulher Brasia Dias. Foram padrinhos João de Andrade, m.or no Queimado, e Anna Dias, do Arquinho.

 

 

52- GONÇALO DIAS e 53- ISABEL GONÇALVES

Pais de Domingos de Moura

 

Gonçalo Dias, filho de Diogo Alves e de Isabel Pires, moradores no Castanhal da freguesia de São João de Ovil, Concelho de Baião, casou-se na freguesia de Gove, aos 24-02-1586, com Isabel Gonçalves, daí natural, filha de Francisco Gonçalves e de Maria Gonçalves, moradores no lugar de Pousada da freguesia de Gove, do mesmo Concelho de Baião. Gonçalo Dias faleceu em Gove aos 02-12-1591.

Freguesia de Gove, Concelho de Baião, Livro 1585-1640, im. 395. Em 24-02-1586, recebi a Gonçalo Dias, filho de Diogo Alvres, defunto, e de sua mulher Isabel Pires, moradores no Castanhal da freguesia de São João do Ovil, com Isabel Gls. f.a de Fr.co Gls. e Maria Gls., moradores no lugar de Pousada desta freg.a. Foram testemunhas os mais povos, e para lembrança fiz este assento.

 

Freguesia de Gove, Concelho de Baião. Óbitos 1586-1639, im. 435. Aos 02-12-1591 faleceu G.lo Dias, do lugar de Gosende, e fez manda. Sua mulher Isabel Gls. por testamenteira.

 

Outros filhos de Gonçalo e Isabel, além de Domingos de Moura, item 26 deste artigo:

52-1 Francisco de Moura, casado em 1ªs núpcias na freguesia de São Gonçalo do Amarante, aos 16-01-1611, com  Joana Campelo, filha de Francisco Campelo e de Maria Correia. Casou-se em 2ªs núpcias, no Mosteiro de São Gonçalo do Amarante, aos 26-07-1628, com Marta Teixeira, filha de Antônio Moreira e Maria Teixeira.

São Gonçalo do Amarante, im. 410. Aos 16-01-1611, no Mosteiro de São Gonçalo, Fr.co de Moura, filho de G.o Dias, defunto e de Izabel Gls., da freguesia de Santa Maria de Gove, Bispado do Porto, com Joanna Campela, filha de Fr.co Campelo, defunto, e sua mulher Maria Correa, desta vila. Foram testemunhas L.do G.ar da Cunha, e P.o Pinto Machado.

 

Freguesia de Amarante, Casamentos 1612-1691, im. 728. Aos 26-07-1628, no Mosteiro de São Gonçalo, Francisco de Moura, filho de Gonçalo Dias da Lagea, e de sua mulher Izabel Gls. já defuntos, moradores que foram na freguesia de S.ta Maria de [ ¿¿¿] Bispado do Porto, e ele morador nesta vila; com Marta Teixeira, filha legitima de An.to Moreira, e de Maria Teix.ra todos moradores nesta vila de S. G.o de Amarante do Arcebispado de Braga. Foram tt.as Fr.co Cerqueira Bigodes, Baltazar Coelho e outros muitos. E assina Baltazar Fr.a

 

Francisco teve com  Joana Campelo q.d:

52-1-1 João de Moura Camelo, licenciado. Casou com Maria da Fonseca de Vasconcelos, conforme habilitação de seu filho.

52-1-1-1 José de Moura Camelo. Habilitado de Genere.

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 1971, Ano 1683.

Im. 2. Diz Jozeph de Moura Camelo, filho leg. Do L.do João de Moura Camelo, e de sua m.er M.a de Affon.ca Vas.los, da v.a de Amarante (...) Neto paterno de Fran.co de Moura, e de sua m.er Joana Campela, já defuntos; neto materno de Simão de Affon.ca já defunto, e m.or que foi na freg.a de São João de Gatão, e de sua m.er Maria Mendes, já defunta, moradora que foi na v. de Amarante.

 

O Licenciado João de Moura Camelo teve com Ângela de Basto, moça solteira, natural de São Gonçalo do Amarante, o filho natural:

52-1-1-2 Manoel de Moura Camelo, c.c Maria Machado, da freguesia de São Veríssimo, conforme habilitação de seu neto João de Moura Camelo.

52-1-1-2-1 João de Moura Camelo, habilitado de genere.

Im. 2. Diz João de Moura Camelo, filho legítimo de Manoel de Moura Camelo, e de sua mulher Maria Machado, naturais e moradores em a Vila de São Veríssimo de Amarante (...) np de João de Moura Camelo, e Ângela de Basto, da Vila de Amarante; nm de Domingos Francisco, do lugar de Paredes da freguesia de Fregim, e de Maria Machado, do lugar da Torre, freguesia de São Veríssimo de Amarante (...)

im. 37. Testemunha o P.e Manoel Ribeiro da Fonseca, sacerdote de missa (...) Ao quarto artigo disse sabe que o justificante é neto por parte materna de Domingos Francisco, o Guerrelho de alcunha, natural da freg.a de Fregim do lugar de Paredes, homem lavrador, donde veio para esta freg.a casar com Maria Machada, avós maternos do justificante; e também conheceu os avós paternos o L.do João de Moura Camelo, natural da vila de Amarante, e Angela de Basto, solteira, a Angelinha, a qual era também natural da freguesia de São Gonçalo de Amarante, a qual quando se sentiu prenhe foi lançar-se da ponte de São Gonçalo abaixo, e ficou em um pilar donde a foram tirar sem ela pregar, e que por neto dos sobreditos é o justificante sido havido por tal (...)

 

Com Marta Teixeira, sua segunda mulher, Francisco teve mais q.d:

52-1-2 João Camelo Teixeira, padre vigário de Vila Real. Teve com Ana Martins, solteira, da mesma Vila Real:

52-1-2-1 Manoel de Moura. Habilitado de Genere.

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 14981, Ano 1692.

Im. 3. Manoel de Moura, filho natural do P.e João Camelo Teixeira, Vigário de São Pedro de Vila Real, e de Ana Martins, solteira, da mesma vila; neto pela parte paterna de Fran.co de Moura e Marta Teixeira, da vila de Amarante, e pela materna de Ant.o Gls. e Ana Martins.

 

52-1-3 Maria Camelo, casada em São Gonçalo do Amarante, aos 04-07-1666, com o Licenciado Manoel Cerqueira de Moura, filho de Jorge Fernandes Cerqueira, e de sua mulher Maria de Moura, item 26-2-2 acima.

 

52-2 Gonçalo, bat. aos 12-08-1601.

Gove, Batismos 1586-1637, im. 320. Aos 12-08-1601, Gonçalo, filho de Gonçalo Dias, e de Isabel Gonçalves.

 

 

54- BELCHIOR RODRIGUES e 55- BRÁSIA DIAS

Pais de Brasia Dias

 

Belchior Rodrigues e Brásia Dias moradores na freguesia de Cepelos, Concelho de Amarante, onde ambos faleceram. Ela, aos 17-09-1600, e ele, aos 26-04-1604.

Freguesia de Cepelos, Livro de Óbitos 1553-1690, im.784

17-09-1600, faleceu Brazia Dias, não fez manda, testamenteiro seu marido Belchior Rodrigues.

 

Freguesia de Cepelos, Livro de Óbitos 1553-1690, im.785

26-04-1604, faleceu Belchior Rodrigues, viúvo, fez manda, testamenteiro seu genro Simão Ramalho.

 

Além de Brásia, item 27 deste artigo, tiveram mais q.d:

54-1 Madalena Dias, que se casou em Cepelos, aos 10-02-1591, com Simão Ramalho, filho de Pedro Anes e sua mulher Guiomar Dias. Simão Ramalho foi testamenteiro do sogro.

Cepelos, Casamentos 1568-1686, im. 851. Aos 10-02-1591, recebeo o Abbade Theotonio Carvalho a Simão Ramalho, filho de P.o Enes e sua molher Guiomar Dias, com Magdalena Dias, filha de Belchior Rodrigues e sua molher Brazia Dias. Todos desta freguesia. Testemunhas todos fregueses. Joannes de Figueiredo.

 

54-2 Helena, bat. 25-02-1582. Helena Dias, que se casou em Cepelos, aos 07-08-1605, com Frutuoso Dias, filho de Jerônimo Dias e sua mulher Catarina Gonçalves, de São Mamede de Bustelo.

Cepelos, Batismos 1560-1690, im. 635. Aos 25-02-1582, Ilena, filha de Belchior Ruiz. e de sua mulher Brazia Diz. Foram padrinhos Balthazar P.a, e Anna Diz.

 

Cepelos, Casamentos 1568-1686, im. 849. Aos 07-08-1605, recebi a Frutuozo Diz, f.o de Jeronimo Diz e sua mulher C.a Glz. da freg.a de Sam Mamede de Bostello, Comarqua de Villa Real, com Ilena Diz, f.a de Belchior Rodrigues, e de sua mulher Brazia Diz, desta freg.a. T.as Mathias de Souza, Ant.o de Queiros, Thome de Basto, e P.o Cerq.ra. G.par Esteves Rebello.

 

54-3 Ana, bat. 27-01-1584.

Cepelos, Batismos 1560-1690, im. 636. Aos 27-01-1584, Anna, filha de Belchior Ruiz e de sua mulher Brasia Diz. Foram padrinhos Joam D.os e Anna Diz.

 

54-4 Maria, bat. 02-02-1586. Maria Dias, que se casou em Cepelos, aos 04-11-1607, com Manoel Dias, filho de Jerônimo Dias e de sua mulher Catarina Dias, da freguesia de São Vicente.

Cepelos, Batismos 1560-1690, im. 637. Aos 02-02-1586, Maria, filha de Belchior Ruiz, e de sua mulher Brazia Diz. Foram padrinhos An.to Peixoto e Anna Diz.

 

Cepelos, Casamentos 1568-1686, im. 848. Aos 04-11-1607, recebi a M.el Diz, f.o de J.mo Diz, e de sua mulher C.a Diz, da freg.a de Sam Vicente, Comarqua de Villa Real, com M.a Diz, f.a de Belchior Rodrigues, e de sua mulher Brazia Diz, desta freg.a. T.as P.o Cerq.ra, Sebastiam Soares, Thome de Basto, e outras mais da freg.a. Gp.ar Esteves Rebello.

 

 

 

104- DIOGO ÁLVARES  e 105- ISABEL PIRES

Pais de Gonçalo Dias

 

Diogo Álvares e sua mulher Isabel Pires foram moradores no Castanhal da freguesia de São João de Ovil, Concelho de Baião, onde Isabel faleceu, aos 27-06-1588.

Freguesia de Ovil, Concelho de Baião. Óbitos 1588-1660, im. 1055. Aos 27-06-1588, faleceu Isabel Piz. do Castanhal. Fez manda. Está sepultada no adro desta igreja. Ficou seu testamenteiro G.lo seu filho.

 

 

106- FRANCISCO GONÇALVES e 107- MARIA GONÇALVES

Pais de Isabel Gonçalves

s.m.n

 

 

 

OS MARINHOS DE FREGIM

 

Esta família parece ter tido início com PEDRO FRANCISCO, natural de Fregim e morador no lugar da Pousada. Era filho de Francisco Jorge, e Maria Gonçalves.

 Pedro se casou na vila de Amarante, aos 07-01-1585, com MARIA GOMES, daquela vila, filha de Manoel Gomes e Maria Marinha. Pedro Francisco faleceu em Fregim, aos 20-04-1648.

Freguesia de Amarante, Casamentos 1565-1588, im. 157. Aos 07-01-1585, Pedro Francisco, filho de Francisco Jorge, e de Maria Gonçalves, da freguesia de Santa Maria de Fregim; com Maria Gomes, filha de Manoel Gomes e de Maria Marinha desta vila. Testemunhas: Antonio Velozo, o L.do Antonio Ribeiro, e Sebastião Navarro. E por verdade assinei aqui. Thomé da Silva.

 

im. 650. Aos 20-04-1648, faleceu Pedro Francisco da Pouzada.

 

Dentre os filhos do casal, descobrimos:

1- Catarina Marinho, que se casou em Fregim, em 1°-01-1616, com Estêvão Fernandes, filho de Estêvão Gonçalves, do lugar das Lajes. Estêvão Fernandes faleceu em Fregim aos 03-02-1643.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 518. Em 1°-01-1616, Estêvão Fernandes, filho de Estevão Gonçalves e de sua mulher já defunta, do lugar das Lages, com Catarina Marinha, filha de Pedro Francisco, e de sua mulher Maria Gomes, de Pouzada. Testemunhas Diego Branco, Gastão Pinheiro de Louredo, e Diego Jorge das Lages.

 

Fregim, Óbitos 1572-1707, im. 647. Óbito de Estevão Fernandes das Lajes, em 03-02-1643.

 

Filhos de Estêvão e Catarina q.d.:

1-1 Miguel Marinho, viúvo de Francisca da Mota, e que se casou na freguesia de Santa Cristina de Figueiró, aos 07-02-1661, com Catarina Mendes, viúva de Francisco de Oliveira, filha de João Mendes da Cancela, e de Catarina João. Miguel Marinho faleceu em Fregim aos 07-12-1698.

Santa Cristina de Figueiró, Casamentos 1653-1675, im.6. Aos 07-02-1661, Miguel Marinho, viúvo de Francisca da Mota, filho de Estevão Fernandes, e de Catarina Marinha, já defuntos, naturais da freg.a de S. Maria de Fregim, com Catarina Mendes, viúva de Francisco de Oliveira, f. de João Mendes da Cancela, já defunto, e de sua mulher Catarina João. Testemunhas: Amador de Souza, Gonçalo (?) e Antônio Francisco da Granja, desta freguesia.

 

Fregim, Óbitos 1572-1707, im. 684. Aos 7-12-1698, Miguel Marinho da Laje. Ficou sua mulher Catarina Mendes obrigada aos bens de sua alma.

 

Filhos com Catarina Mendes:

1-1-1 Maria Mendes, que se casou em Fregim, aos 19-09-1692, com João Ribeiro, filho de Antônio Ribeiro e Maria Machado.

Fregim, Casamentos 1572-1707, im. 628. Aos 19-09-1692, João Ribeiro, filho de Antônio Ribeiro e Maria Machada, com Maria Mendes, filha de Miguel Marinho, e de sua mulher Catarina Mendes. Testemunhas: o P.e Antônio Marinho, o P.e Domingos de Moura, Manoel de Macedo, e João Nogueira, da freg.a de São Veríssimo.

 

1-1-2 Antônio Marinho, que se casou com Maria Teixeira, conforme habilitação de Genere de seu filho. Antônio faleceu em Fregim aos 03-10-1749.

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 754, aos 03-10-1749, faleceu Antônio Marinho casado com Maria Teixeira.

Foram pais de , q.d:

1-1-2-1 Luiz, batizado aos 02-04-1692. Luiz Teixeira, habilitado de Genere.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 595. Aos 02-04-1692, Luiz,  filho de Antonio Marinho e Maria Teixeira. Padrinhos: Felipe da Silva e D. Serafina da vila de Amarante.

 

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 05929, Ano 1714.

 Im. 2. Luiz Teixeira, f.l de Antônio Marinho e de Maria Teixeira, do lugar de Passos, da freguesia de Santa Maria de Fregim (...) Neto paterno de Miguel Marinho e sua mulher Catarina Mendes, já defuntos, ele, natural do lugar das Lajes, da freguesia de Santa Maria de Fregim, e ela, natural do lugar da Cancela, da freguesia de Santa Cristina de Figueiró.

 

1-1-2-2 Luísa, batizada aos 10-03-1696.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 602. Aos 10-03-1696, Luiza, filha de Antonio Marinho e Maria Teixeira. Padrinhos João Pinto e sua mãe Maria Pinta do lugar das Lages. Falecida aos 23-04-1724,

 

1-1-2-3, Rosária, batizada aos 04-03-1698.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 605. Aos 04-03-1698, Rozária, filha de Antonio Marinho e Maria Teixeira. Padrinhos: Manoel filho de Miguel Marinho, e Maria Mendes mulher de João Ribeiro.

 

1-1-2-4 Manoel, batizado aos 14-07-1700. Manoel Teixeira, que se casou aos 22-01-1731 com Maria Teixeira de Alvelos, filha de Luiz Teixeira e de Maria de Alvelos.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 607. Aos 14-07-1700, Manoel filho de Antonio Marinho e Maria Teixeira, do lugar de Passos. Padrinhos: L.do M.el Moreira de Carvalho, e Joana Pinta.

 

Fregim, Casamentos 1706-1737, im. 828. Aos 22-01-1731,  Manoel Teixeira, filho de Antonio Marinho e Maria Teixeira, do lugar de Passos, com Maria Teixeira de Alvelos, filha de Luis Teixeira e de sua mulher Maria de Alvellos. Foram testemunhas o P.e Alvaro Ferraz da Mota, o P.e Luiz Teixeira Marinho, e outras.

1-1-2-5 Catarina, batizada aos 05-04-1704. Catarina Teixeira Marinho, que se casou, aos 28-09-1730, com Gonçalo Ribeiro, do lugar de Quintam.

Fregim, Batismos 1572-1707, im.611. Aos 05-04-1704, Catarina, filha de Antonio Marinho e Maria Teixeira. Padrinhos: João Mendes e Catarina Francisca.

 

Fregim, Casamentos 1706-1737, im. 827. Aos 28-09-1730, Gonçalo Ribeiro, do lugar de Quintam, com Catarina Teixeira Marinha, filha de Antonio Marinho e de Catarina (sic) Teixeira. Testemunhas: o P.e Luiz Teixeira, o P.e Arcanjo da Mota e outros.

1-1-2-6 Rosa Maria Teixeira, que se casou aos 23-06-1743 com Manoel Carvalho, filho de Manoel Carvalho e de Ana Ribeiro.

Fregim, Casamentos 1737-1795, im. 009. Aos 23-06-1743, Manoel Carvalho, filho de Manoel Carvalho e Ana Ribeira, já defunta, moradores no lugar de Fregim, com Rosa Maria Teixeira, filha de Antônio Marinho e Maria Teixeira, moradores no lugar de Passos. Testemunhas: Manoel Teixeira Marinho, do lugar de Serrãos, Manoel Ribeiro, do lugar de Fregim, Antônio Ribeiro, do mesmo lugar de Fregim. O. P.e Luis Teixeira Marinho.

 

Miguel Marinho teve um filho natural com Domingas Pereira, mulher solteira da freguesia de Vila Marim, serviçal da casa de Miguel, conforme depoimento de um seu vizinho:

1-1-3 Antônio Marinho, que, segundo testemunhos, por algum tempo morou em casa de seu pai, tido por serviçal pelos vizinhos. Antônio se casou na freguesia de Santo Isidoro de Sanche, com Ana Dias, filha de Domingos Álvares, e de Ana Dias. Pais de:

1-1-3-1 João Marinho, habilitado de Genere em 1710.

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 19450, Ano 1710.

 Im. 2. João Marinho, f.l. de Antônio Marinho, e de sua mulher Ana Dias, do lugar do Acento, da freguesia de Santo Isidoro de Sanche (...) Neto paterno de Miguel Marinho, já defunto, do lugar de Vila Nova, freguesia de Fregim, e de Domingas Pereira, solteira, já defunta, do lugar de Ventozelas, freguesia de Vila Marim. Neto materno de Domingos Álvares, e de sua mulher Ana Dias, já defuntos, do lugar do Acento, da freguesia de Santo Isidoro de Sanche.

Im. 3 Certidão de Batismo de João Marinho. Batismos de Sanche, às fls.63. Aos 26-02-1685, João, filho de Ant.o Marinho e de sua mulher Ana Dias. Padrinhos: João Nunes da freg.a de Santa Maria de Gondar, e Maria Alvares, de Sanche.

Im. 15. Testemunha: João Ribeiro, lavrador, natural e morador no Outeiro de Celas, desta freguesia (...) Ao quarto disse que se recorda do tempo que morreu Miguel Marinho, avô paterno que se diz ser do justificante, que haverá quinze ou vinte anos pouco mais ou menos, sempre dele teve inteiro conhecimento de vista, trato, e comunicação, como seu natural vizinho, e por ele ser natural e morador no lugar de Vila Nova desta freguesia, o qual depois de viuvar casou segunda vez, e trazia em sua casa um rapaz por nome Antônio, de quem se servia e geralmente se dizia que era seu filho natural, que o houvera de uma mulher solteira que ele testemunha não conheceu, porém por filho do dito Miguel Marinho era tido o dito Antônio (...)

Im. 16. Testemunha: Gonçalo Ribeiro, lavrador, natural e morador no lugar de Outeiro de Celas desta freguesia (...) Ao quarto disse que se recorda do tempo que morreu Miguel Marinho, avô paterno que se diz ser do justificante, que haverá quinze ou vinte anos pouco mais ou menos, sempre dele teve inteiro conhecimento de vista, trato, e comunicação, o teve de muitos frades e clérigos, e muitos mais parentes que teve e tem no lugar de Pouzada desta freguesia, donde ele era natural, porém que não conheceu e nem se lembra ver o pai do justificante (...)

Im. 16. Testemunha: Antônio Francisco, lavrador, natural e morador no lugar de Pouzada desta freguesia (...) Ao quarto disse que se recorda do tempo que morreu Miguel Marinho, avô paterno que se diz ser do justificante, que haverá quinze ou vinte anos pouco mais ou menos, sempre dele teve inteiro conhecimento de vista, trato, e comunicação, como naturais vizinhos que eram desta freguesia, e foi o dito Miguel Marinho casado duas vezes, porém não conheceu a Antônio Marinho, nem à mãe do dito Antônio Marinho, somente ter notícias que ele o houvera de uma mulher solteira, e que estava hoje casado na freguesia de Sanche (...)

Im. 19. Testemunha: Domingos Mendes, lavrador, natural e morador no lugar da Cidreira desta freguesia (...) Ao quarto disse que se recorda do tempo que morreu Miguel Marinho, avô paterno que se diz ser do justificante, que haverá quinze ou vinte anos pouco mais ou menos, sempre dele teve inteiro conhecimento de vista, trato, e comunicação, como seu natural vizinho, e também conhece a Antônio Marinho, pai que se diz ser do justificante, que casou na freguesia de Sanche, e sabe que era filho de Miguel Marinho aonde também o conheceu em casa de seu pai e nela se criou, e era filho de uma mulher solteira que o dito Miguel Marinho trazia no seu serviço, porém ele testemunha não sabe donde ela era natural (...)

 

1-1-3-2 Luísa Marinho, que se casou com João Ribeiro, da freguesia de São João de Várzea, filho de Matias Ribeiro e Luísa Veloso. Pais ao menos de:

1-1-3-2-1 Manoel Ribeiro da Fonseca, habilitado

Arcebispado de Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 2340, Ano 1733.

im. 2 Manoel Ribeiro da Fonseca, filho de João Ribeiro e Luísa Marinha, moradores no lugar de S. Vicenso , freguesia de S. João da Várzea, comarca de Vila Real (...) np de Mattias Ribeiro e Luiza Veloza, moradores no lugar de Paredes freguesia de S. João da Várzea; nm de Antônio Marinho e Ana Dias, naturais e moradores na freguesia de S. Isidoro de Sanche.

Na dúvida se o mesmo Miguel Marinho, um desse nome teve filhos com Ana Martins, (alguns apadrinhados por parentes próximos de Antônio Marinho):

1-1-4 Ângela Marinho, que se casou em Fregim, aos 30-07-1679, com Miguel Ribeiro, filho de Antônio Gonçalves e de Ana Ribeiro. Ângela faleceu em Fregim aos 18-12-1729 e Miguel, aos 08-05-1736.

Fregim, Casamentos, 1572-1707, im. 624. Aos 30-07-1679. Miguel Ribeiro, f. Ant.o Gls. e Ana Ribeira, com Angela Marinha, f. de Miguel Marinho e sua mulher Ana Miz. todos do lugar das Lagens desta freg.a. Testemunhas (? ) Teixeira de Covelas, e o P.e Antonio Esteves.

 

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 726, aos 18-12-1729 faleceu Angela Marinha, casada com Miguel Ribeiro.

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 737. Aos 08-05-1736 faleceu Miguel Ribeiro, viúvo da Laje.

Filhos q.d.:

1-1-4-1 Grácia, batizada aos 25-02-1685.

Fregim, bat. 1572-1707, im. 581. Aos 25-02-1685, Gracia, filha de Miguel Ribeiro e Angela Marinha. Foram padrinhos Manoel e Gracia, filhos de Brazia Camela, viúva.

1-1-4-2 Maria, batizada aos 09-10-1686.

Fregim, Batismos,1572-1707, im. 583. Aos 09-10-1686, Maria, filha de Miguel Ribeiro e Angela Marinha. Padrinhos Ant.o e Maria, filhos de Miguel Marinho.

1-1-4-3 Rosária, batizada aos 18-03-1690.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 589. Aos 18-03-1690, Rozaria, filha de Miguel Ribeiro e Angela Marinha. Foram padrinhos o P.e Domingos de Moura e Rozaria Maria sua irmã.

1-1-4-4 Luísa, batizada aos 16-09-1694.

Fregim, Batismos 1572-1707, im.600. Aos 16-09-1694, Luiza, filha de Miguel Ribeiro e Angela Marinha. Padrinhos Maria Pinta e seu filho João Pinto.

1-1-4-5 Ana Ribeiro, que se casou aos 03-02-1734 com Antônio Pereira, da freguesia de Campeã, filho de Silvestre Pereira e de Maria Esteves.

Fregim, Casamentos 1706-1737, im. 829. Aos 03-02-1734, Antonio Pereira, filho de Silvestre Pereira e de Maria Esteves, já defuntos, do lugar de Aveçam do Cabo, freguesia de Santo André de Campeã, com Ana Ribeira, filha de Miguel Ribeiro, viúvo das Lages desta freguesia. Testemunhas: Reverendo P.e Manoel Pereira, irmão do mesmo esposado, P.e Manoel Martins seu tio, e Manoel Machado de Paredes, e outros muitos. O Reitor Francisco Barbosa Machado.

 

1-1-5 Manoel, padrinho de Rosária, filha de Antônio Marinho, em 1698. Item 1-1-2-3 acima.

 

1-2 Maria, que foi madrinha em 30-11-1645.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 570. Aos 30-11-1645, Jacinto, filho de Jeronimo Frz. e de sua mulher Isabel Gls. moradores em ????. Foram padrinhos Miguel e Maria, filhos de Catarina Marinha.

 

2- Isabel Marinho, filha de Pedro Francisco e s/m Maria Gomes, que se casou em Fregim, aos 08-06-1634, com Gaspar de Queirós, natural da freguesia de Vila Garcia, Concelho de Amarante, filho de Pedro Martins, e de sua mulher Maria de Queirós. Já eram falecidos em 08-09-1661.

Fregim, Batismos (Misto) 1572-1707, im. 518. Aos 08-06-1634, Gaspar de Queiros, filho de Pedro Miz ? e de sua mulher Maria de Queiros, da freguesia de Vila Garcia; com Izabel Marinha, filha de Pedro Francisco, já defunto, e de Maria Gomes, da Pouzada. Testemunhas P.o Fr.co, Estevão Frz. das Lajes.

2-1 Antônio de Queirós, falecido em Vila Garcia, aos 08-09-1661.

Vila Garcia, Óbitos 1657-1751, im. 408. Aos 08-09-1661, faleceu Antonio de Queirós, filho que ficou de Gaspar de Queirós e de Izabel Marinha.

 

 

OUTROS MARINHOS

 

Isabel Marinho e seu marido Antônio Fernandes moravam no lugar do Souto, da freguesia de Fregim. Antônio faleceu sem testamento aos 10-04-1722, e Isabel, também sem testamento, aos 17-08-1724.

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 715. Aos 10-04-1722 faleceu Antônio Fernandes, casado com Isabel Marinha, do lugar do Souto desta freguezia; e não me consta fizesse testamento, e foi por mim enterrado dentro desta Igr.a.

 

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 719. Aos 17-08-1724 faleceu Isabel Marinha do lugar do Souto desta freg.a. Não me consta que fizesse testamento, e foi por mim sepultada dentro desta Igr.a.

Filhos q.d:

Encontramos quatro filhos deste casal:

1- Domingos, batizado aos 26-04-1692.

Fregim, im;595. Aos 26-04-1692,  Domingos, filho de Ant.o Fernandes e Isabel Marinha. Padrinhos: Domingos Mendes, filho de Ant.o Francisco, e Maria, filha de M.a Ribeiro, solteira.

 

2- João Marinho, que se casou, aos 09-11-1710, com Maria de Magalhães, filha de João Ferreira e de Jerônima de Magalhães, da freguesia de São Cristóvão de Lordelo.

Fregim, Casamentos 1706-1737, im. 808. Aos 09-11-1710, João Marinho, filho de Ant.o Frz. e Izabel Marinha, com M.a de Magalhães, filha de João Fr.a e de Hieronima de Magalhães, da freg.a de São Cristovão de Lordelo, e o dito João Marinho desta freg.a e seus pais. Ao que foram testemunhas M.el Marinho Ramires, o Capitão João Ribeiro Machado, e João solteiro, filho de Manoel Mendes, e João sobrinho do dito Manoel Marinho Ramires. Era ut supra. O P.e D.os Mendes Maia. Assinaturas de João Mendes, Manoel Marinho de Moura e João Ribeiro Machado.

Filha q.d.:

2-1 Mariana de Magalhães, que se casou, aos 29-12-1746, com Manoel Ribeiro, viúvo de Luísa Pereira, do lugar de Lamas do Couto da freguesia de Fregim.

Fregim, Casamentos 1737-1795, im. 14. Aos 29-12-1746, Manoel Ribeiro, viuvo que ficou de Luisa Pereira, do lugar de Lamas do Couto desta freguesia, se recebeu com Marianna de Magalhães, filha legitima de Joam Marinho, e de Maria de Magalhães, já defunta, da freguesia de Sam Verissimo, estando por testemunhas presentes Manoel Ribeiro da Guimarei, Manoel solteiro, filho de Silvestre Novaes, Manoel Ribeiro de Carcavelos, Antonio Pereira das Lajes, Antonio Marinhos de Passos, e outros mais que estavam presentes. Fran.co Barbosa Machado.

 

3- Maria Marinho, que se casou, aos 12-04-1711, com Luiz Ribeiro, filho natural de Pantaleão Ribeiro.

Fregim, Casamentos 1706-1737, Im. 809, Aos 12-04-1711, Luiz Ribeiro, filho natural de Pantaleão Ribeiro, com Maria Marinha, filha de Antônio Fernandes. Testemunhas: João Ribeiro, Capitão, Veríssimo Ribeiro, e Miguel Ribeiro.

 

4- Joana, batizada aos 06-11-1695. Joana Marinho, que se casou, aos 29-09-1729, com João Mendes, filho de Joana Mendes, viúva do lugar da Cidreira, da freguesia de Fregim. Joana Marinho faleceu aos 31-10-1733.

Fregim, Batismos 1572-1707, im. 602. Aos 06-11-1695, Joana. filha de Ant.o Frz. e Isabel Marinha. Padrinhos: Manoel, filho de Manoel Clemente, e Joana, filha de Manoel Carvalho.

 

Fregim, Casamentos 1706-1737, im. 827. Aos 29-09-1729, João Mendes, filho de Joana Mendes, viúva do lugar da Cidreira, com Joana Marinha, filha de Antonio Fernandes, já defunto, do lugar do Souto. Testemunhas: Gonçalo de Magalhães, e João Mendes.

 

Fregim, Óbitos 1706-1779, im. 732. Aos 31-10-1733 faleceu Joana Marinha, mulher de João Mendes do lugar do Souto.

 

 

Desentroncado

d-1. João Marinho, casado com Maria Ribeiro. Pais ao menos de:

d-1-1 Manoel Marinho. Casou-se em Fregim aos 15-04-1671 com Francisca Ribeiro, filha de Gonçalo Borges e Ana Mendes.

Fregim, Casamentos 1572-1707, im.621. Aos 15-04-1671, Manoel Marinho, filho legítimo de João Marinho e de sua mulher Maria Ribeira, com Francisca Pinheiro, filha de Gonçalo Borges e Ana Mendes. Testemunhas: a maior parte da freguesia.