PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette (n 14-05-1944 f.28-07-2019)

Regina Moraes Junqueira e Silvia do Prado Buttros

www.projetocompartilhar.org

 

1 - Joaquim Francisco Coelho

Silvia do Prado Buttros

 

 

Joaquim Francisco Coelho, filho de Francisco Raposo Lopes e Ignez dos Reis, nasceu na freguesia de Nossa Senhora da Assunção da Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, Açores, onde foi batizado aos 28-12-1745.

Veio para o Brasil, tendo se casado na Matriz de São João del Rei, Minas Gerais, aos 14-05-1785, com Ana Francisca, natural de Lavras, Minas Gerais, filha de Domingos Pacheco, e Bárbara Francisca (família Vieira da Maia, 3-10, neste site).

O Alferes Joaquim Francisco Coelho faleceu em Varginha, Minas Gerais, aos 09-04-1801. Sua viúva casou-se em segundas núpcias, aos 24-11-1802, em Campanha, Minas Gerais, com Manoel Pinto Ribeiro.

Nota-se que Joaquim Francisco adotou o sobrenome da madrasta de seu pai, Catarina Coelho.

 

Livro de Batismos N.S. Assunção de Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, 1743-1751, imagem 59.

Joachim Fra.co, filho de Francisco Rapozo Lopes e sua mulher Ignez dos Reis. Nasceu aos 22 de dezembro do ano de 1745. Foi batizado nesta Matriz Parochial donde são fregueses e naturais aos 28 dias do dito ano. Foi padrinho o P.e Joseph de Ramos, e mais testemunhas os padres (...) Joseph de Bulhões, (...)

 

Livro de Matrimônios Lavras 1780/1793 fls. 70

Aos 14-05-1785 matriz S. João del Rei, (...) Joaquim Francisco Coelho, filho legítimo de Francisco Raposo Lopes e Ignez dos Reis, natural e batizado na  freguesia de  Santa Maria da Vila do Porto, Bispado de Angra, com  Ana Francisca, filha legítima de Domingos Pacheco e Bárbara Francisca, natural e batizada na  freguesia de Santa Ana das Lavras do Funil (...) Foram testemunhas João da Silva Braga, e Izidoro Rodrigues de Araújo. (...) O Coadjutor Joseph Alz. Pretto.

 

Óbito aos 09/04/1801, em Varginha, conforme inventário arquivado em Campanha, MG.

 

Livro de Matrimônios de Campanha 1794/1809 fls. 129

Aos vinte e quatro de novembro de mil oitocentos e dois nesta Matriz da vila da Campanha, pelas sete horas da tarde, (...) administrei o sacramento do matrimônio a Manoel Pinto Ribeiro, filho legítimo de Simão Antônio Dias, e Maria dos Reis, natural e batizado na freguesia de São João Batista de Parada de Ester, Bispado de Lamego, e Dona Ana Francisca de Jesus, viúva do falecido Alferes Joaquim Francisco Coelho, sendo a tudo testemunhas os que comigo assinaram. O Coadjutor Francisco Moreira Vasconcelos. Domingos Antônio Soares. Vicente Francisco.

 

 

2 – Francisco Raposo Lopes e 3 – Ignez dos Reis

Pais de Joaquim Francisco Coelho

 

Francisco Raposo Lopes foi batizado aos 09-10-1714 na Matriz de Nossa Senhora da Assunção da Vila do Porto, filho de outro e de Luzia Ferreira de Andrade, ou Luzia da Conceição, como aparece em alguns assentos.

Casou-se na freguesia de São Pedro da Vila do Porto, aos 28-08-1737, com Ignez dos Reis, ou Ignez de Moura, batizada em São Pedro aos 21-12-1714, filha de João de Moura Velho e de Maria Velho, ou Maria de Jesus, como aparece em alguns assentos.

Francisco faleceu aos 16-11-1793, e Ignez aos 25-09-1789, ambos na freguesia de N.S. Assunção da Vila do Porto, onde moravam no termo de Flor da Rosa Baixa.

 

Batismos Assunção, Vila do Porto, 1713/1720 imagem 25

Francisco, filho de Francisco Rapozo e de sua mulher Luzia de Andrade, moradores em Flor da Rosa Baixa, termo desta vila (...) nasceu em os três dias do mês de outubro do ano de mil setecentos e quatorze anos. Foi batizado por mim o Cura desta matriz  Balthazar Ferr.a Soares em os nove dias do dito mês e ano. Foi padrinho João Soares, filho família de Manoel Cabral de Mello, e de Maria de Andrade (...) Foram testemunhas os Reverendos Padres Antônio de Mello, Tesoureiro desta Matriz, e o P.e Manoel de Pimentel. (...) O Cura Balthazar Ferr.a Soares.

 

Batismos São Pedro, Vila do Porto, 1717/1723 imagem 43

Ignez, filha de João de Moura Velho, e de sua mulher Maria Velha, naturais desta freguesia do Apóstolo São Pedro, onde são fregueses e moradores. Nasceu aos quinze dias do mês de dezembro deste presente ano de mil setecentos e quatorze. Foi batizada em os vinte um dias do dito mês e ano. Foi padrinho [rasgado] filho do Capitão Ant.o Frz. de Andrade. (...) Foram testemunhas o Capitão Ant.o [rasgado] Menezes, homem casado freguês da freg.a de N. S. Assunção, e Manoel de Moura, também homem casado, freguês desta freguesia (...) O Cura Pedro de Freitas.

 

 Freguesia de São Pedro, Vila do Porto, Casamentos 1730/1758 imagem 19

Em os vinte e oito dias do mês de agosto de mil setecentos e trinta e sete anos, sendo de tarde, nesta Paroquial Igreja do Apóstolo São Pedro do lugar de Flor da Rosa Alta, desta Ilha de Santa Maria, feito nela e nas demais paroquiais desta dita Ilha as denunciações na forma do Sag. Conc. Trid. sem se descobrir impedimento algum, com licença de mim Joachim de Souza Cabral, vigário desta dita Paroquial, em presença do Reverendo Padre Beneficiado da Matriz de Nossa Senhora da Assunção Matheus da Cunha e das testemunhas o Capitão Luiz de Figueiredo de Souza, e o Alferes Manoel de Andrade, fregueses todos da dita Matriz, por mandado do Rev.do Ouvidor o L.cdo Manoel Delgado Fragoso, que fica no arquivo desta Igreja, se casaram com palavras de presente in facie eclesiae Francisco Rapozo Lopes, filho Francisco Rapozo Lopes e de sua mulher Luzia da Conceição, freguês da dita Matriz de N. Sr.a da Assunção onde o dito contraente foi batizado e desobrigado esta quaresma passada de mil setecentos e trinta e sete, com Ignez de Moura, filha de João de Moura Velho, e de sua mulher Maria de Jesus, freguês desta paroquial onde foi batizada e desobrigada esta quaresma passada de mil setecentos e trinta e sete. Receberam as bênçãos na forma do Ritual Romano. E para constar fiz este termo que assinei com as ditas testemunhas, hoje, dia, mês e era ut supra. O Vig.ro Joachim de Souza Cabral.

 

Freguesia de N.S. Assunção, Óbitos 1774/1793 imagem 114

Em os vinte e cinco dias do mês de setembro de mil setecentos e oitenta e nove anos faleceu da presente vida, somente com o sacramento da penitência rigorosa, e extrema unção, por não dar a enfermidade lugar para mais, Ignez dos Reis, mulher de Francisco Rapozo Lopes, morador em Flor da Rosa Baixa, termo desta freguesia Matriz de Nossa Senhora da Assunção desta Vila do Porto, Ilha de Santa Maria. Teria de idade setenta e seis anos, pouco mais ou menos; não tinha feito testamento, nem tinha de que pudesse testar. Seu dito marido lhe mandou envolver seu corpo em uma mortalha do Seráfico Patriarca São Francisco, e na mesma sua igreja foi sepultada, e se obrigou mandar celebrar por sua alma dez missas comuns e duas privilegiadas, e para que conste lavrei este termo que assinei, dia, mês e ano supra. O Cura João Pedro Coelho.

 

 Freguesia de N.S. Assunção, Óbitos 1793/1810 imagem 6

Em os dezesseis dias do mês de novembro de mil setecentos e noventa e três anos faleceu da vida presente, sem sacramentos pela enfermidade não dar lugar, e com idade de oitenta anos, pouco mais ou menos, Francisco Rapozo Lopes, lavrador, casado que foi com Ignez dos Reis, morador em Flor da Rosa Baixa, termo desta freguesia Matriz de Nossa Senhora da Assunção desta Vila do Porto, Ilha de Santa Maria. Fez testamento pelo tabelião Francisco Bernardino de Souza que também o aprovou, e aberto pelo tabelião Manoel José de Quental, em presença do Doutor Juiz de Fora Lucas Antônio Monteiro de Barros, em que elegeu por testamenteiro o seu filho Francisco Rapozo; e deixou se lhe celebrassem por sua alma vinte missas comuns e cinco de privilégio, e o mais que nele se contém. O dito seu filho lhe mandou fazer acompanhamento do Reverendo Colégio e Religiosos de São Francisco nesta dita Matriz aonde foi sepultado em cova da fábrica de que ficou responsável de duzentos reis, envolto em hábito de saial de que para constar fiz este termo que assinei dia, mês e ano supra. O Cura José Bernardino de Resende.

 

Filhos de Francisco Raposo Lopes e Ignez dos Reis, q.d:

2-1 Antônio Joseph, batizado em 1738.

Freguesia de N.S. Assunção, Batismos 1733-1743, imagem 114.

Antônio José, filho de Francisco Rapozo, natural desta Matriz, e de sua mulher Ignez dos Reis, natural da freguesia do Apóstolo São Pedro desta Ilha. Nasceu aos vinte e três dias do mês de setembro de mil setecentos e trinta e oito, e foi batizado aos vinte e nove do dito mês e ano. Foi padrinho Manoel de Moura Souza, homem casado da freguesia de São Pedro, e madrinha Ana Maria da Conceição, mulher de Manoel do Lado, moradora em Flor da Rosa Baixa. Foram testemunhas João de Moura Velho e Manoel de Resendes, homens casados (...)

 

2-2 Antônio, batizado em 1742.

Freguesia de N.S. Assunção, Batismos 1733-1743, imagem 193.

Antônio, filho de Francisco Rapozo mancebo, e de sua mulher Ignez dos Reis, moradores em Flor da Rosa Baixa, termo desta vila. Nasceu aos dezessete dias do mês de novembro do ano de mil setecentos e quarenta e dois. Foi batizado (...) aos vinte e cinco dias do dito mês e ano. Foi padrinho o Padre Antônio José, morador no dito termo, e testemunhas os padres Beneficiados José de Bulhões, e Matheus da Cunha. O Vigário Manoel Delgado Fragozo.

 

2-3 Joaquim, batizado em 1745, item 1 deste artigo.

 

2-4 José, batizado em 1749.

Freguesia de N.S. Assunção, Batismos 1743-1751, imagem 124.

José, filho de Francisco Rapozo, natural desta Matriz, e de sua legítima mulher Ignez dos Reis, natural da freguesia do Apóstolo São Pedro, moradores em Flor da Rosa Baixa. Nasceu aos vinte e oito dias do mês de abril de mil setecentos e quarenta e nove, e foi batizado aos quatro de maio do dito ano. Foi padrinho o Padre José de Barros, morador em Santa Ana desta mesma freguesia. Testemunhas os padres José de Bulhões e Matheus da Cunha.

 

2-5 Lourenço, batizado em 1751.

Freguesia de N.S. Assunção, Batismos 1751-1758, imagem 15.

Lourenço, filho de Francisco Rapozo e de sua mulher Ignez dos Reis, moradores em Flor da Rosa Baixa. Nasceu aos treze de novembro de mil setecentos e cinquenta e um, e foi batizado aos dezenove do dito mês e ano. Foi padrinho Francisco Coelho, morador em Flor da Rosa Baixa, casado e freguês desta matriz. Foram testemunhas o tesoureiro João Ignacio e o Padre Antônio de Miranda.

 

2-6 Francisco José, batizado em 1753.

Freguesia de N.S. Assunção, Batismos 1751-1758, imagem 31.

Francisco José, filho de Francisco Rapozo e de sua mulher Ignez dos Reis. Nasceu aos três de janeiro de mil setecentos e cinquenta e três, e foi batizado aos oito dias do mesmo mês e ano. Foi padrinho Antônio Francisco Braga, homem casado, morador em Flor da Rosa Baixa. Testemunhas Agostinho José tesoureiro, e o sineiro Vicente Fernandes.

 

2-7 Ana Margarida, batizada em 1755.

Freguesia de N.S. Assunção, Batismos 1751-1758, imagem 84.

Ana Margarida, filha de Francisco Rapozo e de sua mulher Ignez dos Reis. Nasceu aos vinte e quatro de outubro de mil setecentos e cinquenta e cinco, e foi batizada em primeiro de novembro do mesmo ano. Foi padrinho o Padre Antônio Carvalho, e madrinha Ana Margarida do Céu, filha do Capitão Francisco Coelho de Rezendes, e de Bárbara da Conceição, também moradores em Rosa Baixa. Testemunhas os Reverendos José de Andrade, e Joaquim Francisco de Resendes.

 

2-8 Ana, batizada em 1757.

Freguesia de N.S. Assunção, Batismos 1751-1758, imagem 119.

Ana, filha de Francisco Raposo Lopes e de sua mulher Ignez dos Reis. Nasceu aos vinte e seis de setembro de mil setecentos e cinquenta e sete, e foi batizada aos dois de outubro do mesmo ano. Foi padrinho o Reverendo Vice Vigário desta Matriz Antônio José. Testemunhas os Padres Joachim Francisco de Rezendes, e Tesoureiro João Ignácio.

 

4 – Francisco Raposo Lopes e 5 – Luzia Ferreira de Andrade

Pais de 2 Francisco Raposo Lopes

 

Francisco Raposo Lopes, morador na Flor da Rosa Baixa, freguesia de Nossa Senhora da Assunção da Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, filho de outro e de Isabel Nunes de Melo, foi batizado aos 21-09-1677.  Francisco casou quatro vezes.

Em 1ªs núpcias, aos 28-04-1710, com Ana Pereira de Bairos, filha de Manoel Curvelo Pereira, e de Margarida de Souza. Ana faleceu aos 17-08-1711, com vinte e seis anos de idade, segundo seu termo de óbito. Foi sepultada na Igreja de São Francisco da Ilha de Santa Maria.

Freguesia de N.S. Assunção, Batismos 1667-1697 imagem 56

Em vinte e um de setembro de 1677, batizou o Re.do P.e Ouvidor Francisco da Cunha Prestes a Francisco, filho de Francisco Rapozo, e de sua mulher Izabel Nunes. Foram padrinhos Manoel Fragozo Delgado, e Maria de Andrade. E me assinei era ut supra. O Cura Thomé Alvres da Costa.

 

Freguesia de N.S. Assunção, Casamentos 1699-1717 imagem 63

Em os vinte e oito dias do mês de abril de mil setecentos e dez anos (...) nesta Matriz de N.S.ra da Assunção desta Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, aonde os contraentes foram batizados (...) em presença de Manoel de Andrade Coutinho, e de Manoel Gonçalves Figreiro, fregueses desta Matriz, e das mais pessoas (...) se receberam (...) Francisco Rapozo de Mello (sic), filho de Francisco Rapozo Lopes e de sua mulher Isabel Nunes de Melo, já defuntos, fregueses da dita Matriz, com Anna Pereira de Bairos, filha do Capitão Manoel Curvelo Pereira, já defunto, e de sua mulher Margarida de Souza, ambos naturais e moradores desta freguesia (...) O Cura Manoel de Macedo.

 

Óbitos Assunção, Vila do Porto, 1701-1753, imagem 36

Em os dezessete dias do mês de agosto do ano de mil setecentos e onze anos faleceu da vida presente, com os sacramentos da penitência, comunhão e extrema unção, Anna Pereira, mulher de Francisco Rapozo, moradora em Flor da Rosa Baixa, termo desta Vila, freguesa que foi desta Matriz de Nossa Senhora da Assunção, tendo de idade vinte e seis anos pouco mais ou menos. Fez testamento, e deixou por sua alma um ofício de três lições, e quinze missas (...) Está sepultada na igreja do Seráfico São Francisco em cova sua desta Ilha (...) Deixou por testamenteiro seu marido Francisco Rapozo. (...)

 

Francisco casou-se em 2ªs núpcias, aos 20-01-1712, com Luzia Ferreira de Andrade, ou Luzia da Conceição, como aparece em alguns assentos, batizada na freguesia do Santo Espírito, filha de Manoel Soares, e Mariana de Sá. Luzia morreu afogada com aproximadamente 40 anos de idade aos 07-05-1729.

 

Casamentos Assunção, Vila do Porto 1699-1717 imagem 68

Em os vinte dias do mês de janeiro do ano de mil setecentos e doze, sendo de tarde, nesta paroquial igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção desta Ilha de Santa Maria, onde os contraentes (...) em presença do Reverendo Padre Antônio Ferreira Soares, com licença do Vigário Francisco de Almada Ferreira, estando eu presente o Cura Balthazar Ferreira Soares, o Alferes Manoel Coelho, casado, morador em Flora da Rosa Baixa, e o Capitão Antônio Velho Cabral, e demais pessoas (...) Francisco Rapozo Lopes, viúvo de Ana Pereira de Bairos, freguês da dita freguesia onde foi batizado e desobrigado da quaresma passada, e ela foi sepultada na Igreja de São Francisco desta dita freguesia, com Luzia Ferreira de Andrade, filha de Manoel Soares, e de sua mulher Marianna de Sáa, desobrigada da quaresma passada nesta dita Matriz, e batizada na paroquial de Nossa Senhora da Purificação do lugar de Santo Espírito, e levaram as bênçãos na forma do Ritual Romano (...). O Cura Balthazar Fer.ra Soares.

 

Freguesia de N.S. Assunção, Óbitos 1701-1753, imagem 101.

Em os sete dias do mês de maio de mil setecentos e vinte e nove, faleceu da vida presente Luzia da Conceição, mulher casada que era com Francisco Rapozo Lopes, morador em Rosa Baixa, e freguês desta Matriz, onde seu corpo foi sepultado, e se lhe fez um ofício de nove lições, e se lhe disseram cento e dez missas. Não recebeu os sacramentos por morrer de repente afogada em uma (cova ???), e teria de idade quarenta anos pouco mais ou menos, de que fiz este termo para constar era ut supra. O Cura Matheus da Cunha.

 

Francisco casou-se pela terceira vez, aos 10-12-1729, com Catarina Coelho de Andrade, filha de Manoel de Andrade Melo e Catarina Coelho, falecida aos 21-12-1742.

Casamentos freguesia da Assunção da Vila do Porto 1717-1735, Imagem 105

Em os dez dias do mês de dezembro de mil setecentos e vinte e nove, nesta Matriz de Nossa Senhora da Assunção, sendo na presença do Reverendo Vigário dela, o Licenciado Ignacio Coelho de Menezes, e na de duas testemunhas, o Capitão Maior desta Ilha Ignacio de Souza Coutinho, e o Capitão Manoel Coelho de Melo, moradores nesta vila, feitas as denunciações (...) se casaram solenemente com palavras de presente Francisco Rapozo Lopes, viúvo de Luzia da Conceição, sepultada nesta dita Matriz, com Catharina Coelha de Andrade, filha de Manoel de Andrade de Melo, e de sua mulher Catarina Coelha, ambos fregueses desta dita Matriz e nela batizados (...)

 

Óbitos freguesia da Assunção, Vila do Porto, Ilha de Santa Maria 1701-1753 imagem 164. Catharina Coelha casada com Francisco Rapozo Lopes, morador em Flor da Rosa Baixa, de idade de trinta e seis anos. Faleceu da vida presente com os sacramentos necessários aos vinte e um de dezembro de mil setecentos e quarenta e dois, foi sepultada nesta Matriz em cova sua. Fez testamento aprovado e aceito pelo Tabelião o Alferes Baltazar Velho Cabral. Foi testamenteiro o dito seu marido. Fez-se lhe um ofício de nove Lições, deixou duas capelas de missas por sua alma, além de outras. De que fiz este termo que assinei dia, mês e ano supra. O Cura Francisco de Miranda.

 

Francisco casou-se em 4ªs núpcias, aos 24-04-1743, com Ignez da Glória, filha do Capitão Heitor da Câmara de Menezes, e de sua mulher Dona Bárbara.

Francisco faleceu com testamento aos 30-11-1752, deixando viúva Dona Ignez da Glória, sua quarta mulher.

Freguesia de N.S. Assunção, Casamentos 1735-1755 Imagem 50

Em os vinte e quatro dias do mes de abril de mil setecentos e quarenta e tres sendo de manhã nesta Matriz de Nossa Senhora da Assunção nesta vila do Porto, na presença do Reverendo Pároco da dita Matriz o Licenciado Manoel Delgado fragoso, e duas testemunhas Domingos de Chaves viúvo e manoel Rapozo Pays homem casado ambos moradores no lugar dos Canaviais da freguesia do Apostolo são pedro desta Ilha feitas as denunciações na forma do sagrado concilio tridentino sem se descobrir impedimento algum por mandado do Reverendo (...) Manoel Delgado Fragozo dito acima (...) se casaram (...) Francisco Rapozo Lopes viúvo de Catherina Coelha sepultada nesta dita Matriz, com Dona Ignez da Glória, filha do Capitão Heitor da Câmara de Menezes, e de sua mulher Dona Bárbara, já defuntos, ambos os contraentes foram batizados nesta dita Matriz (...)

 

Freguesia de N.S. Assunção, Óbitos 1701-1753, imagem 225

Francisco Rapozo Lopes, casado com Dona Ignez da Glória, morador em Rosa Baixa, de idade setenta e oito anos pouco mais ou menos. Faleceu da vida presente, com os sacramentos necessários, em os trinta dias do mês de novembro de mil setecentos e cinquenta e dois anos. Foi sepultado nesta Matriz em cova da fábrica, pela qual pediu de esmola duzentos reis. Fez testamento aprovado, e aberto pelo tabelião José de Macedo Alves. Deixou um ofício de nove lições e cinco capelas de missas a bem de sua alma; foi testamenteira a sobredita sua mulher, de que fiz este termo que assinei dia, mês e ano supra. O Cura Francisco de Miranda.

 

6 – João de Moura Velho e 7 – Maria de Jesus

Pais de 3 Ignez dos Reis

 

João de Moura Velho e sua mulher Maria de Jesus foram moradores da freguesia de São Pedro da Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, onde ambos faleceram e foram sepultados. Ela aos 19-11-1742, com sessenta anos de idade, segundo seu termo de óbito.

João sobreviveu mais treze anos no estado de viúvo e faleceu aos 20-12-1755 com oitenta anos de idade, pouco mais ou menos. Não fez testamento “por não ter de que”.

 

Freguesia de São Pedro, Óbitos 1707-1753, imagem 93.

Em os dezenove dias do mês de novembro de mil setecentos e quarenta e dois levou Deus N.Sr. da vida presente a Maria de Jesus, mulher de João de Moura Velho, de idade de sessenta anos, pouco mais ou menos, com os sacramentos que pedia a necessidade. Fez testamento em que dispõe se lhe dissessem duas Capelas, um ofício de nove lições. Sepultada em uma cova da fábrica nesta Paroquial Igreja do Apóstolo São Pedro donde era freguesa, e envolta em um hábito de Saial, e por verdade fiz este termo que assinei. Hoje, dia, mês, e era ut supra. O Vigário Joachim de Souza Cabral.

 

Freguesia de São Pedro, Óbitos 1753-1804, imagem 9.

Em os vinte dias do mês de dezembro do ano de mil setecentos e cinquenta e cinco faleceu da vida presente João de Moura Velho, viúvo de Maria de Jesus, de idade de oitenta anos, pouco mais ou menos, com os sacramentos da penitência, santíssimo viático, e extrema-unção; foi envolto em hábito do Seráfico São Francisco, acompanhado de casa até a sepultura com o Colégio desta Paroquial do Apóstolo São Pedro sua freguesia. Seu filho o Alferes Manoel de Moura Souza mandou fazer um ofício de três lições por sua alma, e foi sepultado na dita sua Paroquial em sepultura da fábrica, de que se pagou duzentos réis. Teve por sua alma trinta missas. Não fez testamento por não ter de quê. E para constar logo fiz este termo, dia, mês e ano supra. O Cura Francisco José Dias.

 

8 – Francisco Raposo Lopes e 9 – Isabel Nunes de Melo

Pais de 4 Francisco Raposo Lopes

 

Francisco Raposo Lopes, filho de Pedro Gonçalves e de Isabel Raposo, casou-se aos 20-10-1658, na freguesia de N.S. Assunção da Vila do Porto, Ilha de Santa Maria, com Isabel Nunes de Melo, filha de João da Fonte e de Bárbara Velha.

Francisco faleceu na freguesia de N.S. da Assunção aos 26-10-1701, com testamento, e foi sepultado na Igreja Matriz.

Isabel faleceu, aos 06-12-1705 com sessenta e sete anos de idade, sepultada na Igreja de São Francisco. Fez testamento e deixou por testamenteiro seu filho João de Mello.

 

Freguesia de N.S. Assunção, casamentos 1649-1681, imagem 12.

Aos vinte dias do mês de outubro de mil seiscentos e cinquenta e oito (...) Francisco Rapozo, filho de Pedro Gonçalves e de sua [rasgado] com Izabel Nunes, filha de João da Fonte [rasgado] e de sua mulher Barbara Velha. Foram padrinhos o Capitão [rasgado] Falcão e Manoel Curvelo mercador, e madrinhas [rasgado] Velha, mulher de Sebastião Correia, e Maria Jacome, mulher [rasgado] lho da Costa. Testemunhas presentes João da Costa Barbosa, [rasgado] de Figueiredo de Lemos, o Capitão Antonio de Magalhães, Manoel [rasgado].

 

Freguesia de N.S. Assunção, óbitos 1701-1753, imagem 4.

Em os vinte e seis dias do mês de outubro de mil setecentos e um, faleceu da vida presente Fran.co Rapozo, morador em Flor da Rosa Baixa, casado com Izabel Nunes, freguês desta Matriz, com todos os sacram.tos da penitencia, eucaristia, extrema-unção. Fez testam.to. Deixou que o Colégio o acompanhasse à sepultura, e que lhe fizessem um ofício de nove lições, e vinte missas a arbítrio de sua m.er sua testamenteira. Enterrou-se nesta Matriz, e para constar lancei este termo que assino era ut supra. O Cura Manoel Delgado Rapozo.

 

Freguesia de N.S. Assunção, Óbitos 1701-1753, imagem 17.

Em os seis dias do mês de dezembro de mil setecentos e cinco faleceu da vida presente Izabel Nunes, viúva de Francisco Rapozo, morador que foi em Flor da Rosa Baixa, freguês desta Matriz, com os sacramentos da penitência, comunhão, e extrema-unção, fez testamento, não deixou perpétuo. Seu testamenteiro e filho João de Mello lhe mandou fazer um ofício de nove lições, e dizer vinte missas por sua alma. Foi sepultada na Igreja de São Francisco. Era de idade, pouco mais ou menos, de sessenta e sete anos, de que para constar fiz este termo que assino era ut supra. O Cura Fran.co de Almada.

 

Encontramos alguns filhos de Francisco Raposo Lopes:

4-1 Francisco Raposo Lopes, item 2 deste artigo, filho da segunda mulher, Luzia (da Conceição) Ferreira de Andrade.

 

4-2 Teresa, batizada em 1741. Com menos de dois anos de idade quando morreu sua mãe Catarina Coelho, terceira mulher de Francisco Raposo.

Freguesia de N.S. Assunção, Batismos1733-1743, imagem 159

Tereza filha de Fran.co Raposo Lopes e sua m.er Catharina Coelha... nasc aos 14-02-1741.. bat aos 19 msm mês e anno....

 

4-3 Simeana Francisca, batizada em 1744, filha de  Ignes da Glória, quarta e última esposa de Francisco Raposo Lopes.

 Simeana Fran.ca filha de Francisco Raposo Lopes e sua mulher D Ignes da Gloria moradores em Flor da Rosa Baicha desta villa...nasceo aos coatro dias do mês de Novembro do anno de mil seiscentos e quarenta e quatro dias....bat aos doze dias do ms mês e anno.....

 

 

10 – Manoel Soares Ferreira e 11- Mariana de Sá

Pais de 5 Luzia Ferreira de Andrade, ou Luzia da Conceição

 

Manoel Soares Ferreira e sua Mariana de Sá moravam na freguesia do Santo Espírito da Vila do Porto, Ilha de Santa Maria.

Filhos q.d.:

 

10-1 Manoel, batizado aos 21-06-1685.

Freguesia do Santo Espírito, batismos 1671-1699, imagem 33.

Em vinte e um do mês de junho da era de mil seiscentos e oitenta e cinco batizei a Manoel, filho de Manoel Soares Fer.ra, e de sua mulher Marianna de Sáa. Foi padrinho An.to Moreno, filho de Jorge Moreno Velho. E por verdade me assinei dia era ut supra. O Cura Joam Lopes Correa.

 

10-2 Antônio, batizado aos 13-02-1689.

Freguesia do Espírito Santo, batismos 1671-1699, imagem 41

Em os treze dias do mês de fevereiro de mil seiscentos e oitenta e nove batizei a An.to, filho de M.el Soares e de Mariana de Sá. Foram padrinhos o Cap.am M.el de Rezende de Bayros, e Margarida de Rezende, filha de Felix de Rezende. E por verdade me assinei era ut supra. O Vig.ro An.to Fer.ra Soares.

 

10-3 Francisco, batizado aos 03-02-1693.

Freguesia do Santo Espírito, batismos 1671-1699, imagem 53

Em os três dias do mês de fevereiro de mil seiscentos e noventa e três batizei a Francisco, filho de M.el Soares, e de sua m.er Marianna de Sáa. Foram padrinhos Fran.co de [rasgado]da, estudante, filho de Fran.co Frz d’Almada, da freguesia de N.S. Assunção, e Anna de Paiva, filha de Estevao Glz já defunto. E por verdade me assinei dia, mês, era ut supra. O Cura M.el Fer.ra Soares.

 

12 e 13 pais de João de Moura Velho

s.m.n

 

14 e 15 pais de Maria de Jesus

s.m.n

 

16 – Pedro Gonçalves e 17 – Isabel Raposo

Pais de 8 Francisco Raposo Lopes

 

 

 

 

Pedro Gonçalves, filho de Sebastião Gonçalves e Joana Lopes, casou na Matriz de Nossa Senhora da Assunção da Ilha de Santa Maria aos 22-09-1623 com Isabel Raposo, filha de Amador Vaz e Mecia Manoel. Isabel era então viúva de João Gonçalves, com quem se casara em 02-01-1612.

 N Sra da Conceição do Porto-Casamentos 1599/1628 imagem 63

Hoje vinte e dois do mês de setembro de seiscentos e vinte e três anos, recebi em face da Santa Madre Igreja, conforme o Concílio Tridentino, a Pero Gls. Filho de Sebastião Gls e de sua mulher Joanna Lopes, com Isabel Raposa, viúva de João Gls. Foram testemunhas Antônio Curvello de Resende e Manoel de Andrade Velho, Manoel Frz alheiro, Antônio Moreno, Domingos Rois, João Delgado, Antônio Rois pescador, Antônio Rois, Antônio Gls, todos fregueses desta freguesia, e assinei mês e era ut supra. O P.e Fr.co Curvello de Resende.

 

 N Sra da Conceição do Porto Casamentos 1599/1628, imagem 37

Hoje 2 deste presente janeiro de 1612, recebi em face da Santa Madre Igreja pela ordem do Sagrado Concílio a Joam Gls. Filho de Bertholomeu Gls Caeiro, e de Violante Dias, moradores em Vila Franca da Ilha de São Miguel, com Isabel Raposa, filha de Amador Vaz já defunto, e de Mecia Manoel, fregueses desta freguesia. Foram testemunhas Antonio Curbello, Balthazar Velho, Vicente Piz, o P.e Fr.co Nunes Velho, o P.e Manoel Frias Barreto, Cristóvão Frz (...) e outros muitos, todos fregueses desta freguesia.

 

18 - João da Fonte e 19 – Bárbara Velho

Pais de Isabel Nunes de Melo- s.m.n

 

32 – Sebastião Gonçalves e 33 – Joana Lopes

Pais de 16 Pedro Gonçalves

 

Sebastião Gonçalves e sua mulher Joana Lopes foram moradores na freguesia de N. Sra da Assunção da Vila do Porto, Ilha de Santa Maria.

Além de Pedro Gonçalves, encontramos mais o filho:

 

32-1 Antônio Gonçalves, que se casou aos 23-01-1601 com Isabel de Souza, filha de Duarte Gonçalves e Guiomar de Souza, todos da citada freguesia de N. S.ra da Assunção.

 

 N Sra da Conceição do Porto Casamentos 1599/1628,

Aos 23 deste Janrº de 601 annos recebi eu Manoel Curvello em face da Santa Madre igreja conforme o sagrado concilio tridentino a Antonio Glz de Sebastião Glz’ e Joanna Lopes com Izabel de (rasura)uza f de Duarte Glz’ e Guiomar de Souza sua –ulher forão testemunhas o capitão Braz gomes da (rasura) e thome de Magalhães o padre ???? (rasura)nio frz’ mercador o padre vigário fr.co alvres (rasura) dias mathias da motta todos fregueses....

 

34 – Amador Vaz e 35 Mecia Manoel

Pais de Isabel Raposo- s.m.n