PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette (n.14 mai 1944 f.28 jul 2019)

Regina Moraes Junqueira e Sílvia do Prado Buttros

www.projetocompartilhar.org

 

Ascendência de Jerônimo Gonçalves Leite

Ahnentaffel

FONTES

Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (LDS)

Arquivo Distrital de Braga (tombo.pt)

Arquivo Distrital de Bragança (tombo.pt)

Arquivo Distrital de Lisboa (tombo.pt)

Arquivo Distrital do Porto (tombo.pt)

Arquivo Distrital de Vila Real (tombo.pt)

Arquivo Histórico Ultramarino, Biblioteca Nacional, Centro de Memória Digital.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

Banco de Dados da Estrutura Fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu.

Casa Setecentista de Mariana, Lampeh – Laboratório Multimídia de Pesquisa Histórica (Universidade Federal de Viçosa)

Erário Mineral, Luís Gomes Ferreira, Lisboa, 1735.

Genealogia FB – Repositório de Recursos e Documentos com interesse para a Genealogia

Primeiras Famílias do Rio de Janeiro, Carlos G. Rheingantz, Vol.I, fls. 289 e 527; Vol II, fls. 505; Vol III, fls. 158.

 

1 Jerônimo Gonçalves Leite

 

Jerônimo Gonçalves Leite nasceu por volta de 1765 na freguesia de Santa Rita da cidade do Rio de Janeiro, filho de João Gonçalves Leite, professo da Ordem de Cristo e Teodora da Costa de Negreiros.

Jerônimo seguiu com a família para Campanha do Rio Verde-MG, onde se casou três vezes e deixou grande descendência. Família “Jerônimo Gonçalves Leite”, neste site.

 

2 João Gonçalves Leite 3 Teodora da Costa Negreiros

Pais de Jerônimo Gonçalves Leite

 

João Gonçalves Leite nasceu aos 21-04-1725 na freguesia de Cavez, concelho de Cabeceiras de Basto do Distrito de Braga, região norte de Portugal. No dia seguinte, foi batizado na Igreja de São João Batista, matriz da freguesia.

Igreja Matriz de S João Batista de Cavez- Aos vinte e hum dias do mês de Abril do anno de mil setecentos e vinte cinquo nasceo Joam filho de Joam Gonçalves e sua mulher Ignacia Leite do lugar de Reborica....baptizei aos vinte e seis do mesmo mês de abril e nam puz os santos óleos por nam ser em tempo; foram padrinhos Antonio Gonçalves do mesmo lugar de Reborico e Maria Ferreira mulher de Manoel Leite do lugar de Murailos? da freguesia de Vila Nune; testemunhas Antonio Gonçalves Ferreira e Gonçallo Andre do ms lugar de Reborica...

A margem: Já se passeou hua certidão deste assento que foy ap.ta- Aos 08-11-1766 se extrahiu deste livro 2a certidão

 

 

Igreja Matriz de São João Batista de Cavez

Foto All About Portugal

 

Na infância, João frequentou do Colégio da Companhia de Jesus, onde com certeza aprendeu a ler, escrever, aritmética, lógica e outras matérias que costumeiramente os jesuítas ensinavam a seus pupilos.  Ainda menino, com treze anos de idade, foi para Lisboa ao encontro de seu irmão Antônio Leite Pereira, que na ocasião tinha casa de negócio nessa cidade. Lá aprendeu o ofício de caixeiro e se familiarizou com os negócios.

Pouco depois, segundo testemunhos, veio para o Brasil e se estabeleceu no Rio de Janeiro, tornando-se importante negociante, sempre em sociedade com o irmão.

Casou-se no Rio de Janeiro com Teodora da Costa Negreiros, batizada na freguesia da Candelária, na cidade do Rio de Janeiro, aos 23-04-1740, filha do Sargento Mor Manoel da Costa Negreiros, e de D. Joana de Campos.

Rio de Janeiro, Candelária, Batismos 1734-1762, im; 67. Aos 23-04-1740, Theodora, filha legitima do Sargento Mor Manoel da Costa Negreiros, natural da freguesia de São Matheus de Grimancellos, Arcebispado de Braga, e de sua mulher Donna Joanna de Campos, natural da freguesia de Sanctos Velhos, da Cidade de Lisboa, e moradores nesta. Foram padrinhos Antonio da Costa de Almeyda, e Donna Elena de Campos, mulher de Antonio Moró e Silva.

 

Em 1753, requereu licença para retornar à sua pátria.

REQUERIMENTO de Antônio Leite Pereira, João Gonçalves Leite e João Luís dos Santos, casados e moradores no Rio de Janeiro, ao rei [D. José], solicitando licença para regressarem a Lisboa acompanhados de suas famílias. 1753, Abril, 9. AHU, Rio de Janeiro, cx. 54, doc. 14. AHU_ACL_CU_017, CX. 46, D. 4656.

 

Já em Lisboa, com sua casa de negócio estabelecida nessa cidade, fixou moradia defronte à Igreja de São Paulo.

Em fins de 1754, com 29 anos de idade, iniciou processo de habilitação à Ordem de Cristo, declarando ser oficial do Santo Ofício, homem de negócio, descendente de pessoas honradas e limpas de sangue, o que foi comprovado pelas inquirições de praxe. Porém, pesou contra ele o fato de ter exercido o ofício de caixeiro, e a origem de sua avó materna, considerada de “segunda condição

Recorreu da sentença e obteve aprovação aos 07-05-1755.

PT/TT/MCO/A-C/002-009/0004/00004, Mesa da Consciência e Ordens, Habilitações para a Ordem de Cristo, Letra I e J, mç. 4, n.º 4.

19-09-1754- Diz João Gonçalves Leite (que se deve fazer as provanças para merecer o Habito da Ordem de Cristo)Declarou o Sup.e ser familiar do Sto of.o e homem de neg.o na praça desta cid.e nela morador defronte da Igreja de S Paulo, f.o leg de João Gonçalves e s/m Inacia Leite, np de Dom.os Gonçalves e Catherina Andre e nm de Antonio Leyte de Azevedo e s/m Fran.ca TeixeiraSeu pay e avo paterno n.es da freg.a de São João de Caves Cabeceira de Basto, a may avo materno na.es do lugar do Tilhado freg.a de Sto Martinho do Arco. Avó paterna nat da freg.a de Sto Andre do Rio Douro lugar de Vilela todos freguesia mistiças huas das outras. E a avo materna n.al da freg.a de Sta Marinha da Vila de Murça com.ca de Moncorvo.

 

Assento de Batismo: Aos 21-04-1725 nasceo João filho leg de João Gonçalves e s/m Ignacia \leyte do lugar de re( ) desta freg.a de Sam Joam de Calvez....bat aos vinte (dobra)  do ms mês...Padrinhos: Antonio Gonçalves do ms lugar Maria Ferr.a mulher de Manoel Leyte do lugar ( ) frg.a de Villa Nune. Tests: Ant( ) Glz Ferreira  e G.lo Andre do mês lugar...

 

19-02-1755- “Foy V. Mag.de servido fazer m.ce do ha(  ) da Ordem de Christo a Joam Glz Ley( )”  (Constou ser limpo de sangue) Porem que o Justificante foi (----)eiro de hu seu irmão...  na companhia que este tinha de casa de negocio e foi com alguas comissões de fazendas da mesma sociedade de (  ) p.a o Rio de Janeiro adonde hoje tem casa de grande negocio próprio; e o avo materno foi cirurgião tendo fazendas de q’ vivia e a avó materna m.er de segunda condição e por estes impedimentos se julgou não estar capaz de entrar do q se da conta a V Mag.e.....

O suplicante recorreu arguindo que era somente companheiro de seu irmão nos negócios, não se podendo por isso “induzir mecânica”. E que seu avô materno foi “abastado de fazendas E ofereceu o donativo de “dois marinheiros para o Estado da India além dos tantos anos de serviços, porque amiúde foy concedida e o q v. Mag.e sempre costumou atender e principalmente não havendo impedimento nos pais e avós paternos”..

E pede para ser dispensado dos impedimentos até porque na “sua pessoa não pode induzir mecânica por ser homem de negocio na Companhia de seu Irmão”.

 

Im 33- interrogatórios em Cavez (nov de 1754)-

Testemunhas confirmam que João Gonçalves Leite era nat de Frag de São João de Caves, filho de Domingos Golçalves já defunto

Que o justificante com 14 anos mais ou menos foi para o Brasil a chamado de seu irmão Antonio Leite. Que “nesta terra”(Cavez)  não teve oficio mecânico algum porque viveu sempre em companhia de seus pais, que eram dos principais da freguesia. Algumas disseram que o justificante “nesta Terra” viveu na Companhia de Jesus

 

25-11-1754- inquirições em Santo Andre do Rio Douro

Testemunhas disseram que a avó patena do Justificante, Catarina André, era filha de lavradores, com quem viveu até casar e que era limpa de sangue, sem infâmia, etc....

 

26-11-1754- Inquirições em S Martinho do Arco de Baulhe

Que Antonio Leite de Azevedo, avo materno do justificante sempre viveu de seu oficio de cirurgião, que tinha sua herdade em que vivia e tinha um campo. Que também foi sargento de auxiliares. Que foi filho natural de um irmão de Jeronimo Leite do tilhado, segundo uma testemunha. Outras muitas disseram que era filho do próprio Jeronimo Leite.

Que sua mulher Francisca Teixeira vivia do “ajenteio” de sua casa. Que Inácia Leite, filha deles, foi casar na freg de Cavez. Todos cristãos velhos, limpos de sangue etc

 

24-01-1755- Inquirições na Vila de Murça, freg.a de Santa Marinha

Testemunhos sobre Francisca Teixeira, avó materna do justificante, sua família vivia de suas fazendas sem oficio algum e que eram limpos de sangue.

 

Inquirições em Lisboa- 02-12-1754

Guilherme Ferreira Maciel, morador defronte a Igreja de S Paulo. Conheceu bem a João Gonçalves Leite, natural de Cabeceira de Basto, a quem ele testemunha com casa de negocio no Rio de Janeiro, mandou buscar o justificante e o teve em sua companhia muitos anos, aprendendo o negocio como caixeiro mas sem receber salario algum. E ele “hoje vive sobre si com negocio muito largo”.

Pela Inquirição inclusa (de nove testemunhas) tirou o comissário o seguinte sumario:

 

 Que o justificante João Gonçalves Leite he cazado e não tem defeito pessoal e terá de idade trinta e cinco anos

E que de sua pátria Cabeceira de Basto viera para esta corte a assistir em casa de Guilherme Ferreira Maciel..... companheiro e sócio de Antonio Leyte Pr.a cavalr.o professo na ordem de x.to e irmão do justificantea quem mandarão chamar a sua terra e o levarão para o Rio de Janeiro... aonde tinão casa de negocio grosso e assistindo nella por caixeiro (porem sem salários). De presente he homem de negocio com casa estabelecida no Rio de Janeiro sócio do dito seo irmão... Cristão velho, limpo de sangue etc...

07-05-1755- “Visto como se prova o justificante João Gonçalves Leite tem as partes pessoais e limpeza necessária (e dispensado por sua majestade do fato de ter sido caixeiro, da condição de sua avó e do fato de seu avô ter sido cirurgião e por ter pago todas as despesas) ....julgamos o justificante por habilitado para receber o habito da d.ta ordem e mandam se lhe passe certidam 7 de Mayo de 1755”.

 

No primeiro dia de novembro do mesmo ano ocorreu o grande abalo sísmico que arrasou Lisboa, seguido de maremoto e incêndios que completaram o quadro de destruição, incluindo inundação e desabamentos no bairro de São Paulo, onde morava e tinha seu negócio João Gonçalves Leite.

João, Antônio e respectivas famílias voltaram para o Brasil.

 

Igreja de São Paulo e arredores após o Terremoto de 1755

Jacques-Philippe Le Bas, 1757.-

https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_de_S%C3%A3o_Paulo_

 

João Gonçalves Leite e seu irmão Antônio Leite Pereira continuaram sócios, inclusive na herança de sua sogra, situação que ajustam em 1782, ficando Antônio com os bens do Rio de Janeiro, e João com um crédito de mais de 5 contos. A sociedade na Fazenda do Saco e seus escravos foi mantida.

Chácara  1782-07-30  5.567 Réis  AN, 2ON, 111, p. 113v. Escritura de ajuste que faz o Capitão Antônio Leite Pereira e seu irmão Capitão João Gonçalves Pereira - Dizem que eram sócios em várias fazendas, que venderam fiadas para as minas e para outras partes, de cujas vendas se lhes deve avultado cabedal, que se acha espalhado por muitos devedores que faliram de seus bens, sem que nenhum dos sócios tenha tido culpa nisso. Por esta razão estão justos que não pedirão um ao outro o prejuízo de qualquer dívida e ajustam-se que, na partilha de sua sogra Joana de Campos ficou pertencendo a ele Antônio Leite Pereira uma chácara fazenda de Nossa Senhora da Saúde, sita no Valongo. Informam que foi ajustado com João Gonçalves Pereira a parte que lhe tocou, que foram 5:567$782. Informam também que têm uma fazenda que foi arrematada a Tomé de Gouveia e Sá Quiroga, chamada os Louros do Saco, cuja fazenda pertence a ambos outorgantes, e que foi arrematada por eles para conta de uma dívida que devia o Sargento-mor Manoel da Costa Negreiros, sogro deles. (Banco de Dados da Estrutura Fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu).

 

João Gonçalves Leite faleceu viúvo em Campanha, MG, com testamento, aos 10-03-1799. Teodora já era falecida em novembro de 1793.

Testamento de João Gonçalves Leite. Campanha, MG Igreja Santo Antônio, Óbitos aos 10-03-1799 faleceu João Gonçalves Leite, viuvo, cavaleiro professo na Ordem de Cristo. Foi sepultado na Tumba do Rosario. Fez seu testamento.

Em nome de Deos. Amem. Eu João Gonçalves Leite (...) encomenda a alma. Sou natural da freguesia de S. João de Cabez, termo de Cabeceira de Basto Arc. de Braga, f.l. de João Gonçalves e Ignacia Leite já defuntos e sou professo da Ordem de Cristo. Fui casado com D. Theodora da Costa Negreiros, já falecida, e deste consorcio tive doze fihos dos quais somente existem vivos quatro a saber: Antonio Gonçalves Leite, alferes da Infantaria da Armada = D. Theresa Maria de Jesus = Jeronimo Gonçalves Leite = e Manoel Gonçalves Leite os quais são meus universais e forçados herdeiros e por tais os instituo cada um na parte que por direito lhe tocar de meus bens. Sou irmão terceiro professo na Ordem de Nossa Senhora do Monte do Carmo da cidade do Rio de Janeiro.

Testamenteiros em 1º lugar a meu filho Manoel Gonçalves Leite e Verissimo José da Silva os quais, ambos juntos, farão um só corpo. em 2º lugar a m/filha D. Theresa Maria de Jesus, e em 3º lugar a Joaquim Jose.

Encomendações do funeral.

Os bens que ao presente possuo é metade do valor desta fazenda em que moro chamada Saco e metade do valor de nove escravos. Da outra metade desta fazenda e daqueles escravos é senhor meu irmão Antonio Leite Pereira morador na cidade do Rio de Janeiro em poder do qual esta grande parte do que por direito me tocou da legitima da falecida minha mulher que lhe aconteceu por morte de seu pai e meu sogro o Sargento Mor Manoel da Costa Negreiros, alem do que me deve por credito cinco contos e tantos que vence juros a dois mil cruzados, cujo credito se acha ajuizado no dito Rio de Janeiro. Da minha terça disponho na forma seguinte: (manda dizer inumeras missas) = dara 400$000 rs a Theresa Maria de Jesus, mulher cabra, em remuneração de muito que me tem servido no governo e boa economia da minha casa = dara 100$000 rs a uma afilhada da dita Theresa Maria de Jesus, mulatinha por nome Maria, e outros 100$000 rs a outra irmã da mesma mulatinha por nome Rita. 100$000 rs a tres orfãs de pai e mãe, filhos dos falecidos Miguel João de Nazare e de Maria da Conceição, recolhidas e moradores em casa de seu avo Jose da Costa Godinho, que são Theresa, Maria, e Semianna.

Devo a Antonio Ferreira de Almeida, morador na cidade de Lisboa na Rua dos Ourives, 243$400 rs

Se houver remanescente da terça se reparta com igualdade por meus quatro filhos herdeiros. Freguesia da Campanha do Rio Verde aos 14-02-1799 João Gonçalves Leite.

Declarou ele testador que a sua agregada Teresa Maria de Jesus Cabra deixava a ela dita 120$000 rs que saira de sua terça para a dita satisfazer aquilo que ele testador lhe tem recomendado. Declarou mais ele testador deixar uma quantia de oiro a seu afilhado Antonio, filho de Verissimo Jose da Silva, que tambem saira de sua terça. Campanha do Rio Verde aos 14-02-1799 = João Gonçalves Leite = seguia-se a aprovação.

Campanha 11-03-1799 O  Coadj. Marcelino Rois Ferr.ª.

 

João e Teodora tiveram 12 filhos, mas somente 4 eram vivos em 1799:

2-1 Antônio Gonçalves Leite, alferes de Infantaria da Armada.

2-2 Teresa Maria de Jesus.

2-3 Jerônimo Gonçalves Leite, item 1 deste artigo.

2-4 Manoel Gonçalves Leite, natural do Rio de Janeiro, casado em Santana do Sapucaí, aos 27-11-1793, com Teodora Silvéria de Azevedo, natural de Campanha, filha de Manoel José de Azevedo, e de Ana Maria do Rosário, np de Manoel de Azevedo Bagunte, natural de Vila do Conde, e de Rosa Maria Gomes da Silva, natural da vila de São José, Bispado de Mariana; nm de João Pereira Póvoas, natural das Ilhas, e de Maria da Silva Tourinho, natural de Pouso Alto, Bispado de Mariana.

LDS, Silvianópolis, Matriz de Santana, Casamentos 1786-1841, im. 44. Aos 27-11-1793, Manoel Gonsalves Leite, natural do Rio de Janeiro, filho legitimo de João Gonsalves Leite, natural de Portugal, e de Dona Theodora da Costa Negreiros, já defunta, não souberam dizer seus avós; com Theodora Silveria de Azevedo, natural de Campanha, filha legitima de Manoel José de Azevedo, natural de Campanha, Bispado de Mariana, e de Ana Maria do Rosario, natural também da Campanha; neta por parte paterna de Manoel de Azevedo Bagunte, natural da Vila do Conde, e de Rosa Maria Gomes da Silva, natural da vila de São José, Bispado de Mariana; nata por parte materna de João Pereira Povoas, natural das Ilhas, e de sua mulher Maria da Silva Tourinho, da freguesia de Pouso Alto, Bispado de Mariana. Foram testemunhas Francisco Pinto Correa de Mello, e Anacleto Barbosa. O Vigr.o M.el Negram do M.te Carmelo.

 

 

4 João Gonçalves e 5 Inácia Leite

Pais de João Gonçalves Leite

 

João Gonçalves, filho de Domingos Gonçalves e Catarina André, nasceu na freguesia de São João de Cavez aos 07-10-1677, e foi batizado seis dias depois.

São João de Cavez- Batismos 1661 a 1688- João filho de Domingos Gonçalves e sua mulher Catharina Andre do lugar de reborica nasceo aos sete de outubro de seiscentos e setenta e sete anos.. bat aos 13 do dito mês,,, Padrinhos (ilegível) rebello do lugar das – freg de S Miguel de Refojos de Basto e Senhorinha solteira filha de Pedro Andre do lugar de Vilella da freg de S Andre do Rio Douro ...

 

Aos 26-07-1717, casou na freguesia de Arco de Baúlhe com Ignacia Leite de Magalhães, daí natural, filha de Antônio Leite e Francisca Teixeira.

Arco de Baúlhe- casamentos- 1704 a 1718-– Aos vinte e seis de Julho da era de mil setecentos e dezesete anos se receberam..... Joam Gonçalves filho legitimo de Domingos Gonçalves e de sua mulher Catarina Andre já defuntos do lugar de Roboriza da freguesia de Sam Joam de Cavez; Com Ignacia Leite de Magalhães filha legitima de Antonio Leite e sua mulher Francisqua Teixeira do lugar do Telhado freguesia de São Martinho do lugar do Arco foram testemunhas presentes Bento Rabello e Jeronimo de Basto, e Pedro da Silva todos do lugar do cazal  todos desta freguesia...  

 

Igreja de São Martinho de Baulhe

Foto All About Portugal

 

João e Inácia foram moradores no lugar de Reboriça, em São João de Cavez, onde nasceram filhos q.d:

4-1 Antônio Leite Pereira, nascido aos 30-09-1719. Em 1753 habiliou-se à Ordem de Cristo.

Cavez- Batismos 1710 a 1721- Aos 30-09-1719 nasceo Antonio filho legitimo de Joam Gonçalves e s/m Ignacia Leite do lugar de Reboriça desta Freguesia de S Joam de Caves....betizado aos 06-01-1620... Padrinhos: Antonio Leite filho de Manoel Leite já defunto e s/m Maria de Meirelles da granja Da freg de S Tiago de Faia e Tiadora de Meirelles mulher de --- da Guerra do lugar e freg de S Martinho do Arco testemunhas Antonio Gonçalves Manoel Gonçalves do lugar de Reboriço desta freg... ( na ass Antonio Leite Lobo)

A margem: ( ) deste acento --- hua certidão --- Aos 08-11-1765 se extrahio deste 2.a certidão

 

PT/TT/MCO/A-C/002-001/0001/00021, Mesa da Consciência e Ordens, Habilitações para a Ordem de Cristo, letra A, mç. 1, n.º 21. 1753.

António Leite Pereira. Natural da freguesia de São João de Cavez, lugar de Reborica, Cabeceiras de Basto, e morador no Rio de Janeiro, familiar do Santo Ofício, negociante de grosso trato, filho de João Gonçalves, natural da dita freguesia e de sua mulher Inácia Leite, natural da freguesia de São Martinho do Arco, lugar do Telhado; neto paterno de Domingos Gonçalves, natural do lugar de Reborica, e de sua mulher Catarina André, natural da freguesia de Santo André, lugar de Vilela; neto materno de António Leite de Azevedo, natural de São Martinho do Arco, e de sua mulher Francisca Teixeira, natural da freguesia de Santa Marinha, Murça de Panóias, comarca de Moncorvo.

 

Antônio foi para Lisboa onde teve negócios. De lá seguiu para o Rio de Janeiro onde se casou, em primeiras núpcias, aos 05-10-1743, com Rosa Maria da Trindade, filha de Crispiano da Mota Barros e Suzana de Andrade.

1° casamento de Antônio Leite Pereira

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Casamentos 1737-1751, im. 108. Aos 05-10-1743, Antonio Leite Pereyra, natural e baptizado na freguezia de São João de Cabêz, Concelho de Cabeceiras de Basto, Arcebispado de Braga, filho legitimo de João Gonçalves, e de sua molher Ignacia Leite; com Rosa Maria da Trindade, natural e baptizada na freguezia de Santa Maria de (...) eyro, e moradora depois na Villa de Vianna, freguezia de Santa Maria Mayor, filha legitima de Chrispianno da Motta Barros, e de sua mulher Suzana de Andrade. Moradores os contraentes nesta freguezia a Rua do Bom Jezus (...) testemunhas Caetano da Motta Barros, e o Sagento Mor Lucas de Barros Paiva.

 

Antônio Leite Pereira casou-se, em segundas núpcias, com Joana de Campos Sá, filha do Sargento Mor Manoel da Costa Negreiros, e de Joana de Campos.

 

Em 1753, acompanhado do irmão João Gonçalves Leite, e suas famílias, pediu licença para regressar a Lisboa. Concedida em 1754.

REQUERIMENTO de Antônio Leite Pereira, João Gonçalves Leite e João Luís dos Santos, casados e moradores no Rio de Janeiro, ao rei [D. José], solicitando licença para regressarem a Lisboa acompanhados de suas famílias. 1753, Abril, 9. AHU, Rio de Janeiro, cx. 54, doc. 14. AHU_ACL_CU_017, CX. 46, D. 4656.

Inf.r ---, Lisboa, 9 de Abril de 1753.

Dizem Ant.o Leite Pr.a, João Glz. Leite, e João Luiz dos Santos, naturaes des Reyno, cazados na Cidade do Ryo de Jan.ro, donde são moradores, que eles supp.tes querem passar com suas famílias p.a esta Cid.e E porque não o podem fazer sem licença de V. Mag.de.

P.A. V. Mag.e lhe faça m.ce conceder a licença que pedem.

Passou-se Ordem em duas vias em 13 de Abril de 1753.

Dom Jozeph por graça de Deos Rey de Portugal e dos Algarves daq.m e dalem mar em Africa Snr. de Guiné (...) Faço saber a vos Governador e Capitão General do Rio de Jan.ro que por parte de antonio Leite Pereira, João Glz Leite, e João Luiz dos Sanctos, naturaes deste Reyno, e cazados nessa Cid.e onde são moradores, se me reprezentou q. elles supp.es querem passar com suas famílias para esta Corte, e por que não podião fazer sem licença minha me pedião lhes fizesse mercê concederlha, o que visto: Me pareceo ordenarvos informeis com vosso parecer. El Rey Nosso Snr. o mandou pelos Cons.ros do seu Cons.o Ultr.o abaixo assignados se passou por duas vias. Theodoro de Abreu Bernardes a fez em Lisboa a treze de Abril de mil sete centos cincoenta e três. O Secretr.o Joaquim Miguel Lopes de Lavre a fez escrever. Alex.e Metello de Souza e Menezes. Antonio Lopes da Costa.

Haja v.ta aprov.r (...) Lx.a 6 de abril de 1754. Consta a seu favor p.a S.Mag.de p.a lhe conceder licença p.a virem p.a este reino com sua mulher, filhos e escrava. Lx.a 24 de Abril de 1754. Ant.o Leite Pr.a, João Glz Leite, e João Luiz dos Santos. Conc.do

 

Em 1754, comprou de seu sogro, o Sargento Mor Manoel da Costa Negreiros, item 6 desta ascendência, a Chácara da Saúde, no Valongo, caminho da Gamboa. Nesta chácara, seu sogro havia construído a Capela de Nossa Senhora da Saúde, que veio a dar nome ao bairro.

Chãos 1774-03-23  128 Réis  AN, 1ON, 142, p. 218v. Escritura de venda das benfeitorias de uma morada de casas que fazem Diogo Antonio e seu genro Inácio Correia de Faria a Francisco Ribeiro Duarte - térrea, com duas braças e 2,5 palmos de testada, sita no Valongo, no beco do meio da praia, partindo de uma banda com quintais das casas que fazem fronteira para o mar e da outra com casas pertencentes ao senhorio das ditas terras, correndo os fundos de 12 braças para a chácara do Valongo, foreira a Antônio Leite Pereira em 4$500 anuais, comprada ao Sargento-mor Manoel da Costa Negreiros, já falecido, em 14/8/1754. (Banco de dados da estrutura fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu)

 

Em 1773, Antônio Leite Pereira pediu confirmação de sua patente no posto de Capitão da 4ª Companhia do Terço de Auxiliares de Infantaria da freguesia de São José. Que foi confirmada em Lisboa aos 12-04-1774.

http://www.cmd.unb.br/biblioteca.html

AHU, ACL, CU, cx 96, d.8334. Passe confirmação. Lx.a 12 de Abril de 1774.

Diz Ant.o Leite Pr.a q. p.a continuar no exercício do posto de capp.am em que se acha provido pela patente junta pertende q. V. Mag.de me faça m.ce confirmala.

Dom Luiz de Almeida Portugal Soares Alarcão Eça Mello Silva e Mascarenhas, Marquês do Lavradio, do Conselho d’El Rey meo Senhor Fidellissimo. Marechal de Campo dos seos Exercitos, Vice Rey, e Capitão General de Mar e Terra do Estado do Brasil VS.a Faço saber aos que esta minha Carta Patente virem, que atendendo a haver El Rey Meo Senhor ordenado por ordem de vinte e dois de Março de mil sete centos sessenta e seis, se formasse Novos Terços de Auxiliares e Ordenanças, assim de Cavallaria, como de Infantaria, para a defensa de cada hua das Comarcas deste Estado, creando os Officiaes competentes, e a não se acharem ainda nomeados todos os officiaes, que erão precisos, para os três Terços de Auxiliares de Infantaria, que se formarão nesta Praça, para a defensa della; como também a se acharem alguns dos que estavão já providos, em estado de não poderem servir, querendo dar a execução a Real Ordem do mesmo Senhor, nomeando os Officiaes competentes, para os referidos Terços; e tendo consideração a concorrerem as circunstancias necessárias na pessoa de Antonio Leite Pereira, para exercitar o posto de Capitão de hum delles; e esperar do mesmo, que em tudo o de que for encarregado do Real Serviço, se haverá muito conforme a confiança, que faço da sua pessoa: Hey por bem nomear, e prover como por esta o faço ao dito Antonio Leite Pereira, em virtude da sobredita Ordem, no posto de Capitão da Quarta Companhia do Terço de Auxiliares de Infantaria da Freguesia de S. José desta Cidade, de que hé Mestre de Campo Pedro Dias Paes Leme, do qual posto lhe mandará formar assento o Desembargador Provedor da Fazenda Real, e será obrigado a requerer a El Rey Meo Senhor Patente de Confirmação pelo seo Conselho Ultramarino, e não vencerá soldo algum; mas gozará de todas as honras, privilégios, liberdades, isenções, e franquezas, que em razão delle lhe pertencerem. Pelo que ordeno aos Officiaes, e Soldados, seos Subordinados, lhe obedeção, cumprão, e guardem suas ordens por escripto, e de palavra, como devem, e são obrigados no que tocar ao Real Serviço. E por firmesa de tudo lhe mandei passar a presente por mim assignada, e selada com o Sinete de minhas Armas, que se cumprirá, como nella se conthem, e se registará nesta Secretaria do Estado, e mais partes, a que tocar, e se passou por vias. Dada nesta Cidade de S. Sebastião, Rio de Janeiro. José Pereira escrivão a fez aos vinte e hum de Agosto de mil setecentos setenta e três. O Secretario de Estado Francisco de Al.da ...yredo a fez escrever. Marques do Lavradio.

 

Em 1774, Antônio Leite Pereira afora terrenos de sua chácara para a implantação de um cemitério na freguesia de Santa Rita.

Chácara, 1774-04-30, 30 Réis, AN, 1ON, 142, p. 241v. Escritura de aforamento de chãos que faz o Capitão Antônio Leite Pereira ao Reverendo Vigário Domingos Antônio José Correia, vigário colado da Freguesia de Santa Rita, e a seu primo coadjutor reverendo padre Francisco Moreira da Costa - Diz que é senhor e possuidor de todas as terras do bairro do Valongo, onde tem sua chácara e capela de Nossa Senhora da Saúde, cujas terras partem e se dividem de outras dos herdeiros que ficaram de Manoel Pinto da Cunha pelo caminho que vai da praia do mar para o bairro da Gamboa, e por todos os outros lados é cercada pelo mar. Dentro dos limites destas terras se acha um pedaço de terreno quase quadrado, sem se ter feito nele edifício algum, que tem pouco mais ou menos 10 braças de testada, que faz para o mesmo caminho que sai da praia do mar para a Gamboa, fazendo fundos com as mesmas braças para um beco sem saída que tem entrada da mesma praia, e da parte do nascente com testa.... muro que o mesmo ... do terreno fez por trás dos quintais das casas ... fronteiras ao mar, e pela parte do poente com outras casas e quintais ... com o outorgante, que também fazem testada para o dito caminho da Gamboa e fundos para o mesmo beco sem saída. Afora o dito terreno ao reverendo padre Antônio José Correia, para nele estabelecer um cemitério. (Banco de dados da estrutura fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu)

Chácara  1774-05-07  20 Réis AN, 1ON, 143, p. ? Escritura de aforamento de chãos que faz o Capitão Antônio Leite Pereira, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, ao Reverendo Vigário Doutor Antônio José Correia e a seu primeiro coadjutor reverendo padre Francisco Moreira da Costa, como administrador fabriqueiro da fábrica da Freguesia de Santa Rita - Informa que possui terras no bairro do Valongo, onde tem sua chácara e capela de Nossa Senhora da Saúde, cujas terras partem e se dividem com os herdeiros que ficaram de Manoel Pinto da Cunha pelo caminho que vai da praia do mar para o bairro da Gamboa, e por todos os outros lados são cercadas do ..., tendo dentro das terras um cemitério. Diz que nos limites das ditas terras acham-se 15 braças de testada, fazendo frente para o caminho que vai para a Gamboa, dividas por uma vala ou cano por onde saem as águas da chácara para o ..., e da outra banda ... benfeitorias são de Pedro Fernandes (ou Ferreira) Guimarães ... com um muro de tijolo, em cujas terras estava de arrendamento Manoel da Costa, homem pardo, correndo os fundos que se achar da parte do mar. O dito Reverendo já tinha outro aforamento nas mesmas terras em outro lugar, conforme escritura de 30/4/1774. (Banco de dados da estrutura fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu)

 

Filhos de Antônio Leite Pereira e Rosa Maria da Trindade, q.d.:

4-1-1 Ana, batizada em 1745. Provavelmente, falecida pouco tempo depois.

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Batismos 1734-1762. Aos 22-01-1745 nesta Parochia baptizei e puz os Santos óleos a Anna filha legitima de Antonio Leite Pereyra que vive de seo negocio e de sua mulher Roza Maria da Trindade ele da freguesia de São João de Cavez, Cabeceira de Bastos ella da Villa de Viana freguesia de Santa Maria de Carvoeyros e moradores nesta a Rua dos Pescadores; np de João Gonçalves e de sua molher Ignacia Leite da sobredita freguesia; nm de Crispiano da Motta Barros e sua molher Suzana da Trindade ambos da freguesia de S Vitor  da cidade de Braga – forao padrinhos Guilherme Ferreyra Matias e Donna Francisca Xavier de Seixas, Molher de Manoel de Araujo Lima; nasceo aos doze passado– O Vig.ro Ignacio Manoel.

 

4-1-2 Ana Maria Leite Pereira, batizada em 1746. Acreditamos ser a que se casou em 1ªs núpcias com João Luiz dos Santos, e em 2ªs núpcias com José da Silva Braga, conforme escrituras de compra e venda de imóveis.

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Batismos 1734-1762. Ao primeiro de Julho de mil setecentos e quarenta e seis nesta Parochia baptizei e puz os Santos óleos a Anna filha legitima de Antonio Leite Pereyra que vive de seo negocio natural ele da freguesia de São João de Cavez, Arcebispado de Braga e de sua mulher Roza Maria da Trindade natural da Villa de Viana e moradores nesta freguesia a rua nova de S Bento; np de João Gonçalves e de sua molher Ignacia Leite ambos da sobredita freguesia; nm de Crispianno da Motta Barros e sua molher Suzana de Andrade ambos da freguesia de S Vitor  da cidade de Braga- forão padrinhos Agostinho Fereyra Pinto e sua mulher Donna Anna Maria da Fonseca- nasceo aos dezasseis passado.

 

Chãos, 1763-09-14  19000 Cruzados  AN, 4ON, 65, p. 113. Escritura de doação de duas moradas de casas como dote de casamento que fazem Antônio Leite Pereira e Manoel da Silva Braga a seu filho José da Silva Braga e sua filha Ana Maria Leite Pereira - ambas de sobrado, sitas na rua que vai da Candelária para os quartéis, partindo de uma banda com o armazém que foi do defunto João do Couto Pereira e da outra com casas do Alferes Domingos João da Mota, e a outra morada parte de uma banda com casas de vivenda do dito defunto João do Couto Pereira e da outra com quem de direito for, ambas as casas tendo sido propriedade ... Banco de Dados da Estrutura Fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu.

 

Chãos, 1777-02-26  1500 Réis  AN, 1ON, 146, p. 95. Escritura de venda de uma morada de casas que faz o Capitão Antônio Leite Pereira, cavaleiro professo na Ordem de Cristo, capitão de infantaria de um dos terços auxiliares desta praça, ao Capitão José Caetano Álvares, como procurador da Santa Casa da Misericórdia - de dois sobrados, [com 29 palmos de frente e 115 de fundos], sita na rua da travessa da Alfândega, quase em frente à capela de Nossa Senhora Mãe dos Homens, partindo de uma banda com casas encapeladas de Antônio da Cruz Ferreira e da outra com casas de Antônio Pereira, marceneiro, correndo os fundos para os fundos das casas de Manoel Rodrigues, serigueiro, havida do casal de Dona Ana Maria Leite Pereira, depois de viúva de seu primeiro marido João Luiz dos Santos, em razão dele seu pai lhe haver inteirado a sua meação em dinheiro e outros bens. Como garantia, o vendedor hipoteca seus bens, especialmente uma morada de casas de sobrado sita na rua dos Pescadores, que parte por uma banda com casas do Capitão Simão Gomes da Silva e pela outra com casas do Capitão André Álvares Pereira Viana, fazendo os fundos e a outra frontaria para o beco chamado dos Quartéis. Banco de Dados da Estrutura Fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu.

 

Chãos, 1797-12-22  1100 Réis  AN, 4ON, 114, p. 44v. Escritura de venda de chãos e cocheira que faz Dona Ana Maria Leite ao Sargento-mor Tomás Gonçalves, assistente nesta cidade – os quais já foram casas de sobrado, sitos na travessa que vai da Candelária para os Quartéis de Bragança, partindo de uma banda com casas de Marcos Fernandes e da outra com o Armazém que foi de Sal, ou quem de direito for, de cuja parede lhe pertence metade por litígio que correu com Antônio Pinto de Miranda, livres de foro, recebidos por dote de casamento que lhe fez seu pai, Capitão Antônio Leite Pereira, quando casou com José da Silva Braga, já falecido, conforme escritura lavrada em 14/11/1763 [4º Ofício]. Banco de Dados da Estrutura Fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu.

 

4-1-3 Maria, batizada em 1748, filha de Antonio e sua primeira mulher.

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Batismos 1734-1762. Aos 06-07-1748 nesta Parochal baptizei e puz os Santos óleos a Anna filha legitima de Antonio Leite Pereyra homem de  negocio natural de Cabeceira de Basto,  freguesia de São João de Cavez, e de sua mulher Roza Maria da Trindade natural da Villa de Vianae moradores nesta freguesia a rua da Candelaria; np de João Gonçalves e de sua mulher Ignacia Leite ele da dita freguesia e ella de São Martinho do Arco; nm de Crispianno da Motta Barros e Suzana de Andrade sua molher ambos da freguesia de S Vitor  da cidade de Braga- forão padrinhos João Francisco do Couto e Joana Antonia Maria da Fonseca Costa molher de João Rodrigues Silva; nasceo aos 26 passado.

 

4-1-4 João Leite Pereira. Sem certeza se filho do primeiro casamento de seu pai, de quem foi inventariante.

1804-08-02  500 Réis  AN, 1ON, 191, p. 139. Escritura de venda de benfeitorias de uns chãos que faz João Leite Pereira, que vive do rendimento dos seus bens, como inventariante e administrador dos bens de seu pai, Capitão Antônio Leite Pereira, a Joaquim Batista de Assis, que vive do lucro do trapiche que tem arrendado – sitas em duas braças de testada, que constam de uma frontaria de parede de pedra e cal, com uma portada e uma janela de pedra, com um pedaço de telhado que já é resto do mais que tem caído pelo decurso dos anos, sitos no caminho que vai para a Saúde. Preço: 50$000. Obs.: O falecido Capitão havia dado por arrendamento a Inácio Nunes 2 braças de terreno em terras dele, onde se acham fabricadas umas benfeitorias; e porque o arrendatário Nunes havia morrido há bastante tempo sem satisfazer coisa alguma e nem aparecerem, até o presente, herdeiros seus, fizera o outorgante requerimento para serem avaliadas as ditas benfeitorias que com efeito se avaliaram pelos avaliadores do Senado por despacho do Doutor Juiz de Fora (...) Banco de Dados da Estrutura Fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu.

 

4-1-5 Francisco Leite Pereira. Sem certeza se filho do primeiro casamento de seu pai.

Chãos, 1816-11-08  600 Réis   AN, 1ON, 215, p. 71. Escritura de venda de uma morada de casas que faz Francisco Leite Pereira a João Teixeira, que ambos vivem de negócios – térrea, sita em Valongo, indo para a Saúde, partindo de uma banda com casas do outorgante, livre de foro, herdada de seu pai, Capitão Antônio Leite Pereira. Banco de Dados da Estrutura Fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu.

 

Filhos de Antonio Leite Pereira e segunda esposa, Joana de Campos Sá:

4-1-6 José Leite Pereira e Sá, casado com Maria Genoveva da Conceição, conforme escritura de venda de imóvel.

Chãos, 1802-05-21 200 Réis  AN, 4ON, 116, p. 253. Escritura de venda de uma moradinha de casas que fazem José Leite Pereira Sá e sua mulher Maria Genoveva da Conceição a José Gonçalves da Silva – com um sobradinho na frente, erguida em duas braças de largo, com um portal e uma janela de pedra, com seu respectivo terreno e fundos murados que se acham murados, sita no lugar do Valongo, indo para a Saúde, partindo de uma banda com casas de seu pai e sogro, Capitão Antônio Leite Pereira, e da outra com casas dos vendedores, doada por seu pai. Preço: 200$000. Plena e geral quitação; preço em que foi avaliada. Banco de Dados da Estrutura Fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu.

 

4-1-7 Inácia Leite Pereira e Sá, conforme escritura de imóveis.

Chácara, 1804-05-29, 642.4 Réis, AN, 4ON, 121, p. 12. Escritura de venda de três moradas de casas e benfeitorias de uma chácara que fazem Antônio Francisco de Souza, Ana Rosa de Oliveira, Maria da Cruz e Helena Rosa, esta casada com Francisco José, além de Luiz da Meireles, casado com a dita Ana Rosa de Oliveira, a Inácia Leite Pereira e Sá, filha e herdeira do falecido Capitão Antônio Leite Pereira – térreas, místicas uma à outra, cobertas de telha, edificadas em tijolo com portas de pau, sendo uma porta e uma janela em cada morada, bem como algumas benfeitorias de espinhos, sitas no caminho da Gamboa, foreiras ao Capitão Antônio Leite Pereira. Obs.: Plena e geral quitação. O preço total inclui as duas moradas e a chácara; falecendo Antônio Francisco de Souza, ficou devendo ao falecido Capitão Antônio Leite Pereira a quantia de 578$400 de foro das terras, e uma chacrinha em que se acham situadas as duas referidas moradas, com frente para o dito caminho da Gamboa, e a outra ficava para dentro, situada em um pequeno outeiro da dita chacrinha, com um portão pertencente à mesma, e na frente do dito caminho, em que o dito falecido Leite havia feito penhora executiva pelo Juízo das Execuções para seu pagamento, fazendo avaliar tanto uma como outra morada, bem como algumas benfeitorias que existem na dita chacrinha ou sítio; foi avaliada pelo valor da venda. Banco de Dados da Estrutura Fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu.

 

4-1-8 Antonia Leite Pereira e Sá. Conforme seu irmão José, em 1826 era inventariante no espólio dos pais, representada por seu procurador José Rodrigues Ferreira.

O Spectador Brasileiro LXII- RJ- 19  jul 1826- pp4- ANNUNCIO

José Leite Pereira Sá, e mais herdeiros dos falecidos seus pais Antonio Leite Pereira e D. Joanna de Campos Sa faz ciente por este annuncio ao publico para que não haja, de tratar negocio algum com Jose Rodrigues Ferreira respeto a qualquer bem de raiz que o mesmo possua em razão de estarem obrigados a fiança que o dito assignou respeito a rematação que fez João Affonso de Moraes no Trapiche do mesmo cazal dos ditos falecidos nos rendimentos, enquanto o dito Affonso não recolher os rendimentos ao Banco Nacional para quem pertencer como credor do dito cazal, como também pelo que tem recebido o dito Ferreira como procurador da Inventariante D. Antonia Leite Pereira de Sá pertencente ao dito cazal de seus falecidos pais , pelo que protestam os herdeiros a quem com o dito tiver tratos. Rio de Janeiro em 20 d3 Junho de 1826.

 

4-2 Francisco, filho de João Gonçalves e Inacia Leite, nascido aos 04-05-1722.

Cavez- Batismos 1721 a 1743- Aos quatro dias do mes de Mayo de mil setecentos e vinte e dois nasceo Francisco filho de Joam Gonlaves e s/m Ignacia Leite do lugar de Reboriça..... bat aos sete do mesmo mês de Mayo forao padrinhos Francisco Xabier da freg de S Martinho do Arco de Baulhe e Margarida Teixeira do lugar do tilhado da mesma freg... testemunhas João Domingos e Manoel Gonçalves do lugar de Reborica..

A margem: Aos 06-10-1765 se extrahiu deste acento uma certidão e por verdade fica averbada.

 

4-2 Maria, aos 22-12-1723

Cavez- Batismos 1721 a 1743- Aos 22-12-1723 nasceo Maria filha leg de Joam Gonçalves e s/m Ignacia Leite do lugar de Reboriça… bat aos 26 do mesmo mês. Padrinhos: Lourenço Thomas deste lugar e Michaela Leite mulher de Simam de Morera? Do Lugar de Tilhado freg de S Martinho do Arco de Baulhe testemunhas Antonio Gonçalves Joam Domingiues do ms lugar de Reborica...

A margem: Aos 07-11-1765 se extrahiu deste acento ap.ra certidão.

 

4-3 João Gonçalves Leite, nascido em 1725, item 4 acima.,

 

4-4 Teresa Maria Leite , nascida em 1726. Casou aos 13-08-1751 com Bento José Pacheco filho de José Pacheco e Benta Francisca. Foram moradores de São Miguel de Refojos, de onde Bento era natural.

Aos 19-09-1726 nasceo Thereza Maria filha de Joam Gonçalves e s/m Ignacia Leite do lugar de Reboriça....bat aos 23 ms mês foram padrinhos André Bento Pacheco deste lugar e freg de Cavez  e Anna Maria filha de Antonio Leite do lugar do Arco de Baulhe... testemunhas Gergorio (sic) Gonçalves e Joam Domingues do ms lugar de Reborica...

A margem: Aos 08-11-1765 se extrahiu deste acento ap.ra certidão

 

Entre os filhos de Bento e Tereza:

4-4-1- Antonio José Leite, habilitou-se às ordens menores em 1786.

Arquivo Distrital de Braga, Processos de Habilitação Sacerdotal, ano 1786- Inquirição de genere de Antonio José Leite da freg.a de S. Miguel de Refojos

Im 21- Fui as freg.as de S Miguel dos Refojos, S João de Caves eS  Martinho do Arco de Baulhe, tds da primeira parte da Visita de Basto.... achei que o justificante Antonio Jose Leite nat e morador do lugar de Salgados da freg.a de

Refojos e nella batizado filho de Bento Jose Pacheco já falecido do dito lugar e Thereza Maria Leite que veyo do lugar de Reborissa da d.ta freg.a de S João de Cavez...

Np de José Pacheco que teve seu nascimento na caza do Pinheiro e mulher Benta Francisca do Lugar de Salgados e forão morar até falecerão no lugar de Gontinha da freg de Refojos e forão lavradores.

Netto pela parte materna de João Gonçalves nat do lugar de Reborissa da d.ta freg.a de Cavez e m.er Ignacia Leite do lugar de Telhado da freg.a de S Martinho e no lugar de Reborissa firão moradores athe que falecerão e tiveram tratos de Lavradores

São João de Cavez- Casamentos- Aos 13-08-1751.... Bento José Pacheco filho de José Pacheco de s/m Benta Francisca.... e Thereza Maria Leite filha leg de João Gonçalves e s/m Ignacia Leite do lugar de Reboriça desta freg.a de S João de Cavez: forão testemunhas Domingos Antunes de Sobrada e o Capitão Lourenço Thomaz Ferreira de Carvalho ambos desta freg.a, e Manoel da Costa Ribeiro da freg.a de S Miguel de Refojos....  

 

4-5 Domingos filho de João Gonçalves e Inacia Leite, nascido em 1728

Cavez- Batismos 1721 a 1743- Domingos filho leg de Joam Gonçalves e sua mulher Ignacia Leite do lugar de Reboriça....nasceo aos 31-10-1728 .. batizado solenemente na pia batismal desta freguesia e pus os santos óleos aos sete de novembro da mesma era forao padrinhos João Martins da Cruz.. e Francisca Thomasambos dest freguesia. Test: Lourenço Thomas e Antonio Carvalho

A margem: Aos 08-11-1765 se extrahiu deste assento – certidão.

 

4-6 Joana,  em 1731

Cavez- Batismos 1721 a 1743- Aos 07-01-1731 nasceo Joanna filha de Joam Gonçalves e s/m Ignacia Leite do lugar de Reborica....bat aos 10 do ms mês e anno.. padrinhos Joam Leite de S Martinho do Arco e Catrina --- do lugar de Pedra desta Freguesia.. test João Martins da Cruz e Antonio Gonçalves de Reborica..

A margem: Aos 08-11-1765 se extrahiu deste acento apr.a certidão

 

4-7 Manoel Francisco, nascido aos 03-10-1733

Cavez- Batismos 1721 a 1743- M.el Fr.co filho legitimo de Joam Gonçalves e sua mulher Ignacia Leite do lugar de Reboriça....nasceo aos 03-10-1733.. bat aos sete do mesmo mês.. Padrinhos: Domingosde Carvalho e Francisca Carvalha -- desta Igreja e test: Gregorio Gonçalves e Francisco Gonçalves do reborico...

A margem: Aos 08-11-1765 se extrahiu deste acento apr.a certidão

 

4-8 Francisca, nascida aos 07-06-1736

Cavez- Batismos 1721 a 1743- Aos 07-06-1736 nasceo Francisca filha de João Gonçalves e s/m Ignacia Leite do lugar de Reborica....bat aos 11 do dito mês forão padrinhos Francisco Pereira Cerurgião morador neste lugar de Cavez e madrinha Anna solteira filha de Antonio Gonçalves Ferreira forão testemunhas Antonio Gonçalves e João Pereira tds do lugar de Reborico..

 

6 Manoel da Costa Negreiros 7 Joana de Campos e Sá

Pais de Teodora da Costa Negreiros

 

Manoel da Costa Negreiros nasceu em 1683 no lugar de Real, freguesia de Grimancelos, Concelho de Barcelos, Arcebispado de Braga, sendo filho de Domingos Fernandes Tenilha e de sua mulher Maria da Costa de Almeida.

Grimancelos, batismos 1672-1714, im. 15. Aos 15-05-1683, Manoel, filho de Domingos Frz. e de sua mulher M.a de Almeida do lugar do Real. Foram padrinhos Pedro Miz. casado e do mesmo lugar, e M.a Frz. mulher de Pedro Frz. de Mangualde.

 

Casou-se na Igreja de São José, no Rio de Janeiro, aos 20-05-1724, com Joana de Campos e Sá, batizada em 1701 na freguesia de Santos-o-Velho, na cidade de Lisboa, sendo filha de José Luiz de Araújo, e de sua mulher Antônia de Campos Sá.

LDS, Rio de Janeiro, Santíssimo Sacramento, Casamentos 1719-1730, im. 75. Aos 20-05-1724, na Igreja de São José, Manoel da Costa Negreiros, natural e baptizado na freguezia de S. Matheus de Grimancellos, Arcebispado de Braga, termo da villa de Barcellos, filho legitimo de Domingos Fernandes Tenilha, e de Maria da Costa de Almeyda, já defuntos, com Dona Joanna de Campos e Sá, natural e baptizada na freguezia de Sanctos Novos (sic), da Cidade de Lisboa, filha legitima de Joseph Luis de Araujo, e de Dona Antonia de Campos e Sá. Foram testemunhas presentes Hieronimo Fernandes Guimarans, e sua mulher Clara de ??, o Capitão Domingos Francisco de Araujo, e Dona Antonia do Amaral, mulher de Salvador Vianna, e outras muitas pessoas (...) O Padre Hieronimo Barbosa.

 

Lisboa, Santos-o-Velho, Batismos 1688-1705, im. 515. Aos 22-11-1701, Joanna, filha legitima de Jozeph Luis de Araujo e de D. Antonia de Campos Sáa, moradores na Rua do Posso dos Negros, foi padrinho Antonio de Brito de Menezes, m.or na Rua das Gaivotas, da freguesia de Santa Catharina, e declaro q. foi baptizada em cazo de necessidade pelo P.e Fr. Ambrozio do Bonsucesso, religioso da Ordem de S. Francisco da provincia das Ilhas e rezidente nesta Corte na caza da baptizada, de q. fiz este assento. o Par. Manoel Pinto de Faria.

 

Em 1737, o Sargento-Mor Manoel da Costa Negreiros faz sociedade em uma chácara na localidade do Valongo, Rio de Janeiro, e em 1741 compra a totalidade da mesma, com todas as suas benfeitorias. Em 1742, institui patrimônio para a edificação da Capela de N.a S.a da Saúde, que viria a dar nome ao bairro da Saúde, na zona portuária do Rio de Janeiro. O morro onde se situa a chácara foi conhecido por Morro do João de Gatinhas, Morro do Pina, Morro do Valongo, e Morro da Saúde.

Chácara 1737-10-07 1200 Réis AN, 4ON, 25, p. ? Escritura de sociedade que entre si fazem o Sargento-mor Manoel da Costa Negreiros e Inácio Luiz e sua mulher Teresa da Costa de Jesus – Diz o casal que eles eram senhores e possuidores de uma chácara sita no Valongo, que compraram ao Reverendo Cônego Mestre-escola Antonio por escritura lavrada em 6/7/1737 [4º Ofício]. Obs.:Por esta escritura aforam ao dito sargento-mor 2/3 da dita chácara, ficando eles com 1/3 ... (Banco de dados da estrutura fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu)

 

Chácara 1741-09-23  4569.86 Réis AN, 2ON, 53, p. 239v. Escritura de venda de parte de uma chácara que fazem Inácio Luiz e Teresa da Costa de Jesus ao Sargento-mor Manoel da Costa Negreiros, com quem têm sociedade [ao que parece de comércio de escravos] - sita na travessa do Valongo, recôncavo desta cidade, onde se acham vivendo alguns moradores por aluguel. Vendem com todas as benfeitorias de plantas e com 70 moradas de casas, entrando umas grandes do morro ..., além de 13 escravos, chácara comprada ao Reverendo Cônego Antônio de Pina em 7/10/1737 [4° Ofício]. (Banco de dados da estrutura fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu)

 

Chãos 1742-08-17  6 Réis  Pizarro, V, 70; MMoraes, Cr.geral, p. 130. Escritura de doação dos rendimentos e hipoteca de uma morada de casas para instituição de patrimônio que fazem o Sargento-mor Manoel da Costa Negreiros e sua mulher Dona Joana de Campos Sá à igreja que se há de fazer na sua chácara - térrea, sita no bairro do Valongo, com fronteira para o mar, partindo de uma banda com a cisterna que corta a mesma chácara e da outra com casas dos doadores. (Trata-se da ermida de Nossa Senhora da Saúde, construída na chácara onde finda a praia do Valongo (hoje da Saúde) por Manoel da Costa Negreiros por provisão de 8 de outubro de 1742) (Banco de dados da estrutura fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu)

 

Em escritura de 1754, o Sargento-Mor Manoel da Costa Negreiros vende sua chácara para o Capitão Antônio Leite Pereira, seu genro.

Chãos 1774-03-23  128 Réis  AN, 1ON, 142, p. 218v. Escritura de venda das benfeitorias de uma morada de casas que fazem Diogo Antonio e seu genro Inácio Correia de Faria a Francisco Ribeiro Duarte - térrea, com duas braças e 2,5 palmos de testada, sita no Valongo, no beco do meio da praia, partindo de uma banda com quintais das casas que fazem fronteira para o mar e da outra com casas pertencentes ao senhorio das ditas terras, correndo os fundos de 12 braças para a chácara do Valongo, foreira a Antônio Leite Pereira em 4$500 anuais, comprada ao Sargento-mor Manoel da Costa Negreiros, já falecido, em 14/8/1754. (Banco de dados da estrutura fundiária do Recôncavo da Guanabara 1635-1770, Maurício Abreu)

 

Igreja de Nossa Senhora da Saúde

Foto IPHAN

 

Joana de Campos e Sá faleceu no Rio de Janeiro em 1°-05-1757, com testamento, ao qual não tivemos acesso. Ela havia se casado em 2ªs núpcias com João Luiz dos Santos (pesquisa de Gilson Caldwell do Couto Nazareth, que teve acesso ao inventário). Acreditamos ser este João Luiz dos Santos o mesmo que acompanha Antônio Leite Pereira e João Gonçalves Leite em viagem a Lisboa em requerimento de 1753. E, possivelmente, o mesmo 1° marido de Ana Maria item 4-1-2.

 

Filhos de Manoel da Costa Negreiros e Joana de Campos e Sá q.d.

6-1 Joana batizada em 1727.

Candelária, Rio de Janeiro, Batismos 1724-1734, im. 49. Aos 23-07-1727, Joanna, filha legitima do Sargento Mor Manoel da Costa Negreiros, natural da freg.a de S. Matheus de Grimancellos, Termo de Barcellos, Arcebispado de Braga, e de sua mulher D. Joanna de Campos, natural da freg.a de Santos de Lixboa Occidental, e moradores nesta. Foram padrinhos Joseph Lopes de Oliveyra, e D. Antonia de Campos Saá, viúva de Jozeph Luiz de Araújo. O Dr. Ignacio M.el da Costa Mascar.as.

6-2 Manoel, batizado em 1729.

Candelária, Rio de Janeiro, Batismos 1724-1734, im. 74. Aos 15-05-1729, Manoel, filho legitimo do Sargento Mor Manoel da Costa Negreiros, natural da freg.a de S. Matheus de Grimancellos, Termo de Barcellos, Arcebispado de Braga, e de sua mulher D. Joanna de Campos, natural da freg.a de Santos Velhos, Patriarchado de Lixboa, e moradores nesta da Candr.a. Foram padrinhos o Capitão Hyeronimo Fernandes Guimaraens, e sua mulher Clara do Couto. O Vigr.o Ign.o M.el da Costa.

6-3 Francisca, batizada em 1731.

Candelária, Rio de Janeiro, Batismos 1724-1734, im. 115. Aos 15-12-1731, Francisca, filha legitima do Sargento Mor Manoel da Costa Negreiros, natural da freguezia de Sam Matheus de Grimancellos, Termo de Barcellos, Arcebispado de Braga, e de sua mulher Donna Joanna de Campos e Sá, natural da freguezia de Santos de Lisboa, e moradores nesta freguezia. Forão padrinhos o Alferes Gervazio Barboza Soares, e Maria dos Santos, mulher de João Ignacio Alvaro. O Vigr.o Ignacio Manoel.

 

6-4 Joana, batizada em 1737, que acreditamos ser Joana de Campos Sá, que se casou com Antônio Leite Pereira, item 4-1.

Candelária, Rio de Janeiro, Batismos 1734-1762, im. 33. Aos 02-07-1737, Joanna, filha legitima do Sargento Mor Manoel da Costa Negreiros, natural da freguezia de S. Matheus de Grimancellos, Arcebispado de Braga, e de sua mulher Donna Joanna de Campos, natural da freguezia de Sanctos da cidade de Lixboa, e moradores nesta freguezia. Forão padrinhos Antonio da Costa de Almeyda, e Maria dos Sanctos, mulher de João Ignacio. O vigr.o Ignacio Manoel.

 

6-5 Teodora da Costa Negreiros, batizada em 1740, item 3 deste artigo.

 

Observação: Manoel da Costa Negreiros possuía dois homônimos em Minas Gerais, na mesma freguesia: Manoel da Costa Negreiros, casado com Maria Quitéria Rosa da Silva, inventariado em Mariana no ano de 1753, e o filho deste casal, o Padre Manoel da Costa Negreiros, inventariado em 1790. Esta família tem origem diversa do tratado neste artigo, e está descrita sob o título Costa Negreiros na obra Genealogia da Zona do Carmo, do Cônego Raimundo da Trindade.

 

Carta de Sesmaria concedida a Manoel da Costa Negreiros (Provavelmente, o padre).

Arquivo Público Mineiro, Registro de Sesmarias, Códice SC 172, Rolo 37, fls. 60v, imagem 82. Dom José Luiz de Menezes Abranches Castello Branco e Noronha, Conde de Valladares (...) por petição Manoel da Costa Negreiros, m.or na freg.a de S. Caetano, que elle para sustentação sua e da viúva sua May, e mais família, carecia de terras de cultivar mantimentos, e q. q.r no Ribeyrão chamado de S. Antonio do Rio da Prata, da dita freguesia, termo da cidade de Marianna, se achavão mattos devolutos (...)Dada em a Villa de N. Snr.a do Pillar de Ouro Preto a 24 de 8bro do anno de 1770.

 

 

8 Domingos Gonçalves 9 Catarina André

Pais de João Gonçalves

 

Domingos Gonçalves e Catarina André se casaram aos 28 de janeiro de 1674 na Matriz de Santo André do Rio Douro, norte de Portugal.

Rio Douro- Casamentos 1658 a 1686- No mesmo dia (28-01-1674) recebeo o dito padre a D.os Glz da Reboriça com Cna Andre do lugar de vilela...

 

Igreja Matriz de Santo André de Rio Douro

Foto: All about Portugal

 

O resumido assento do casamento de Domingos e Catarina não permite seguir suas ascendências.

Sabe-se apenas que Catarina era moradora, (provavelmente natural) do lugar de Vilela da freguesia de Santo André do Rio Douro, Concelho de Cabeceira de Basto, distrito de Braga, mesmo concelho da Freguesia de São João de Cavez, donde Domingos era natural.

O casal viveu no lugar de Reboriça, freguesia de Cavez, onde Catarina faleceu viúva aos 15 de dezembro de 1714.

Cavez- Obitos- 1710 a 1733- (termo com rasura no canto direito) Aos 15-12-1714 faleceo Catrina de Andre (sic) viúva que ficou de Domingos Gonçalves do lugar de Reborica com todos os sacramentos e foi sepultada nesta Igreja de São João (rasura)...fez seu testamento (rasura) filho Antonio Gonçalves (rasura) nora Catrina Fr.ca que (rasura) por sua alma....

 

Domingos e Catarina tiveram q.d:

8-1 Antônio Gonçalves, batizado aos 28-05-1675, citado no termo de óbito da mãe.

Cavez- Batismos 1661 a 1688-Aos 28-05-1675 ... bat a Ant.o filho de Domingos Gonçalves e s/m Catharina Andre do lugar da reborica forao padrinhos Ant.o solteiro filho de Pedro Gonçalves de (cepadas?) e madrinha Maria Gonçalves Viuva do lugar de moimenta

 

8-2 Maria, batizada

Im 36- Cavez- Batismos 1661 a 1688-  Aos 10-08-1676, Maria filha de Domingos Glz e s/m Senhorinha Andre(sic)  do lugar de Cavez...nascida aos 02-08. Foram padrinhos Ant.o Borges da Guerra, da freg.a de Salvador da Ribeira da Pena, e C.na solt.ra filha de João André o Velho, do dito lugar de Cavez.

 

8-3 João Gonçalves, batizado em 1677, item 8 deste artigo.

 

10 Antônio Leite de Azevedo 11 Francisca Teixeira

Pais de Inácia Leite

 

Antônio Leite de Azevedo, natural e batizado em 1660 na freguesia de Arco do Baúlhe, foi filho do Padre Antônio Leite e de Madalena Pereira, mulher solteira. Casou com Francisca Teixeira, com quem já estava casado em 1689.

Antônio e Francisca moraram primeiramente no lugar de Cima da Vila e mais tarde no lugar do Telhado, da freguesia de Arco de Baúlhe. Antônio vivia de suas fazendas e exercia o oficio de cirurgião, conforme testemunhos no processo de habilitação à Ordem de Cristo de seu neto João Gonçalves Leite, item 2 acima. No mesmo processo, Francisca foi considerada “de segunda condição”.

Baulhe- Batismos-Aos 02-10-1660, Ant.o, f.o de Madalena, mulher solt.ra. Foram padrinhos Fr.co Lobo de Abreu, e C.na de Seixas, solt.ra, todos desta freg.a. Deu lhe por pai a Ant.o Leite, ao P.e Ant.o Leite, morador em Susains, termo de Trás os Montes, e por dizer ser verdade, fiz este assento. Fr.co de affon.ca.

 

Filhos que encontramos, todos batizados na Igreja de São Martinho do Arco de Baúlhe: 

10-1 Inácia Leite, item 5 desta ascendência.

 

10-2 Jerônimo Leite, batizado aos 13-02-1689, Casou em 1707 com Luiza Pereira, filha de Tomas Francisco da Freguesia de Santiago de Faia e de Maria Pereira de Santa Marinha de Pedraça. Moradores do lugar do Telhado da freguesia de Baúlhe, onde Jeronimo era mercador.

Arco de Baúlhe- Batismos- 1680 a 1704- Im 30- Baptizou em caso de necessidade Hieronymo da Costa espingardeiro a Hieronymo f.o de Ant.o Leite e s/m F.ca Teix.ra moradores em Sima da Villa desta freg. de S. Martinho em os treze e feb.ro de seiscentos e oitenta e nove......

 

Baúlhe Casamentos- fls 113v- Aos 09-11-1707... testemunhas Gervasio Peixoto do lugar do Arco e João Pereira e Francisco Pereira da Freguesia de S Marinha de Pedraça se casaram por palavras de presente Hieronimo Leite filho de Antonio Leite e s/m Francisca Teixeira do lugar do Telhado.com Luiza Pereira filha de Tohomas Francisco e sua mulher já defunta Maria Pereira do lugar da Lage desta freguesia..... 

Entre seus filhos:

10-2-1 Manoel Antônio Leite Pereira, nascido aos 27-11-1729, imigrou para o Brasil e se estabeleceu no Rio de Janeiro onde foi proprietário de “hua grande mercearia”. Em 1759, com trinta anos, solteiro e “sem filhos ilegítimos”, habilitou-se ao cargo de Familiar do Santo Ofício.

Informação da limpeza de sangue e geração de Manoel Antonio Leite Pereira, homem de negocio, solteiro filho de Jeronimo Leite nat de Cabeceira de Bastos e morador no Rio de Janeiro.

Lisboa, 14-07-1761- Tomamos informações....da qualidade de sangue mais quesitos de Manoel Antonio Leite Pereira(sic) que pretende ser familiar do Santo Oficio.. (chegou a informação que por si e por seus pais e avós maternos e paternos era limpo de sangue etc...) he que eh de bom procedimento, vida e costumes, encarregado de negócios de importância ...... vive limpamente e com bom trato dos lucros de hua grande mercearia e que terá de seu seis ou sete mil cruzados e de presente ter vinte e quatro anos de idade, sabe ler e escrever, e solteiro sem filhos ilegítimos....

Im 07- 27-07-1759

Diz Manoel Antonio Leite Pereira, solteiro morador na Cid.e do Rio de Janeiro natural de Cabeceira de Basto Comarca de Guimarães bat na freg de S Martinho do Arco de Baulhe morador no lugar de Portella da ms freg.a q ele deseja servir o Tribunal do S.tp Officio no cargo de Familiar....

Filho leg de Jeronimo Leite do ms lugar e freguesia de S Martinho de Baulhe e s/m Luzia Pereira, np de Antonio Leite de Azevedo do lugar do Tilhado da ms freg.a e nella batizado e de s/m Francisca Teixeira da freg de S Marinha da Villa de Murça e nella batizada. Nm de Thomas Francisco do lugar de Covilham freg de Santiago da Faya e nella batizado e s/m Maria Pereira nat do lugar de Bradella freg de Sta Maria de Pedraça e nella batizada.

Im 15- 10-12-1760- Pretende servir o S. Officio Manoel Antonio Leite Pereira....

Im 39- Inquisição em Baulhe

Im 63- Inquirições em Faia, conc de Cabeceira de Basto, comarca de Guimarães, Arc de Braga.

Im 80- 14-08-1761- Inquirições em Sta Marinha de Pedraça

Testemunhas confirmam naturalidade e filiação, pureza de sangue, etc.

Em Baulhe disseram que Jeronimo Leite, já falecido, foi mercador do lugar do Tilhado. Eram lavradores, vivendo de seus bens. O avo paterno Antonio Leite de Azevedo foi cirurgião. Francisco Ferreira, bisavô foi também cirurgião e morou na rua do Arco.

Im 103- Certidão de batismos- S Martinho do Arco de Baulhe, fls 27- Manoel f de Antonio Leite e s/m Luiza Pereira do lugar de Portella , nasceo em 27-11 e foi bat aos 04-12-1729. Padrinhos: Ant.o Gonçalves mercador do lugar do Arco, madrinha Maria S.a filha de Manoel Leite Machado (de Villa Nune)

Im 106- Baulhe Casamentos- fls 113v- Aos 09-11-1707... testemunhas Gervasio Peixoto do lugar do Arco e João Pereira e Francisco Pereira da Freguesia de S Marinha de Pedraça se casaram por palavras de presente Hieronimo Leite filho de Antonio Leite e s/m Francisca Teixeira do lugar do Telhado...... 

 

10-3 Maria, batizada aos 04-12-1690.

Aos 04-12-690 bat M.a f.a de Ant.o Leite e s/m Fr.ca Teixeira moradores em Baulhe lugar desta freg. Padrinho Miguel Alvres da freg de Atey e madrinha Sebastiana de Souza mulher de F.co Leite Subagoa do Lugar de Sima de Villa tb desta freg.

10-4 Sulpício batizado em 1694

Aos 07-02-694 nets Igreja de S Martinho bat. Sulpicio fl de Antonio Leite e s/m Francisca Teixeira moradores em Baulhe desta freg. Padrinhos: Francisco Ferreira do --- da Villa nune e madrinha M.a de Souza  solt. De Sima da Villa. Havia 11 dias que tinha nascido

10-5 Pulciana, batizada em 1695

Aos 05-04-695... bat Pulciana f. de Ant.o Leite e s/m Fr,ca Teix.ra moradores em Baulhe. Padrinhos: João Leite Lobo solteiro f. de M.el Leite Lobo do lugar de s.ta ??? e madrinha Al.a de Souza solteira de Sima de Villa ..

10-6 Micaela, batizada em 1698

 (A Margem- Telhado Michaella) Ao 01-06-698 ... baptizei a Michaela filha de Antonio Leite e s/m ( ) Teixeira.. froao padrinhos Sebastiana de Souza e seu flho Anrique do lugar de Sima da Villa....                    

10-7 Manoel batizado em 1700

Aos 11-07-1700... bat Manoel filho de Antonio Leite e s/m Francisca Teixeira moradores no lugar do Telhado. Padrinhos o Rvdo Glo? João? Teixeira da vila de Murssa e estante nesta freguesia e madrinha Monica Ferr.a molher de Manoel leite do lugar de --- da Villa Nune....

10-8 Ana batizada em 1702

Aos (5?) dias do mês de ?bro de 702.. bat Anna filha de Antonio Leite e s/m Francisca Teixeira do lugar de Telha. Padrinhos: (fulano) da Guerra boticário do lugar do Argo e madrinha Anna Maria solteira filha de Manoel Leite da freg de S Taigo de feira? Trez dias que teria nascido....

10-9 João Leite Pereira batizado aos 19-09-1709. Em 1733 habilitou-se ao sacerdócio.

Arco de Baúlhe- Batismos- 1704- 1725  im 26 Aos 19-09-1709 … bat… João filho de Antonio Leite e s/m do lugar do tilhado criança de 6 dias. Padrinhos: João André do lugar de Cabez e Francisca Antunes do lugar de Cabez filha de Catarina Antunes.... assinou pela madrinha Jironimo Leite do lugar de Portella...

 

LDS- Braga-Processos de Habilitação Sacerdotal-1596 a 1911

Cabeceiras de Basto- Baulhe- 1733-38 imagens

Im 2- Diz João Leite Pr.a f.o legitimo de Ant.o Leite de Azevedo e de Frc.a Teix.ra do lugar de Portella freg de S. Mar.ho do Arco que ele tem grande dez;jo de se ordenar.....(por lhe parecer melhor estado e também “para dar gosto a seus pais velhos..”)

Np de Ant.o Leite do Telhado da freg.a de S Martinho e de Madalena Pr.a da freg. de Reynoso lugar de Ladrigains visita de Barroso. Nm de Fran.co Ferreyra da villa de Murça e de Senhorinha de Magalhães da freg. de S Martinho

Im 4- Aos 19-09-era de 709.... batizei a João f.o de Antonio Leite e s/m do lugar do tilhado he era criança de seis dias foram padrinhos João Andre e madrinha Fran.ca Antunes do lugar de Cavez filha de Catarina Antunes....assinou pela madrinha Jironimo Leite....

28-12-1733- inquirições em São Martinho do Arco de Baulhe

Confirmaram a filiação dos avós paternos, disseram que Antonio Leite do Telhado, nat e morador da freg de S Martinho do Arco de Baulhe, era homem honrado que vivia de suas fazendas, a avó uma mulher solteira (Madalena Pereira) que alguns disseram ser de Barroso, outros de Reygoso. Dos avos maternos, Francisco Ferreira, nat de Murça, era oficial cirurgião e Senhorinha de Magalhães nat desta Freguesia (S Martinho do Arco). Todos cristão velhos “sem raça alguma de judeu, negro, mulato , mouro, mourisco ou de alguma nação infecta”....

21-01-1734 – Inquirição em Murça, Igreja de Santa Maria da Assunção

Conheceram Francisco Ferreira, cirurgião, nat da Freg de Murça e se passou para São Martinho do Arco de Baulhe por hum crime (im 14) e la casou. Que era Cristão Velho, limpo de sangue.

Im- 22 - 26-02-1735-Inquirições na freguesia Freguesia de São Martinho de Reygoso

Testemunhas conheceram Madalena Pereira, nat do lugar de Ladrigais desta Freguesia, foi mocinha para São Martinho do Arco e voltou varias vezes para visitar parentes, inclusuve para vender sua legitima. Era por si e seus parentes cristã velha, limpa de sangue, nunca perseguida ou infamada pela inquisição.

Im 27- Ines Fernandes, mulher de Mathias Gonçalves disse que Madalena era filha de Domingos Gonçalves Soeyro, nat desta freguesia, lavrador.

 

10-10 Francisco, nascido aos 15-05-1707, batizado três dias depois.

Im 13 - Aos 18-05-1707.... bat Francisco filho de Antonio Leite e s/m Francisca Teixeira moradores no lugar do tilhado. Padrinhos: eu o P. Manoel Ribeiro e Sebastiana --- ambos do lugar de sima da Villa e nasceo aos 15 de maio e assinou pela madrinha Manoel Rabelo do lugar de morgade

 

12 Domingos Fernandes Tenilha e 13 Maria da Costa de Almeida

Pais de Manoel da Costa Negreiros

 

Domingos Fernandes era morador no lugar do Real da freguesia de Grimancelos, Concelho de Barcelos, sendo filho de Pedro Fernandes e de Isabel Gonçalves, conforme Habilitação ao Santo Ofício de seu filho homônimo. Foi casado em 1ªs núpcias com Domingas Gonçalves. Casou-se em 2°s núpcias na freguesia de Gondifelos, Concelho de Vila Nova de Famalicão, com Maria da Costa de Almeida, filha de Antônio Jorge, da freguesia de Outiz, e de Ana da Costa.

Gondifelos, Casamentos 1675-1720, im. 9. Aos 04-12-1680, D,os Frz, viúvo que ficou de D.as Gls., da freg.a de S. Matheus de Grimancelos, com M.a da Costa, filha de Ant.o Jorge, da freg.a de S. Thiago de Oitiz, e de Anna da Costa, ia defunta. Foram t.as Ant.o da Silva, Ant.o Gls, e M.el Gomes, todos desta freg.a.

 

Domingos Fernandes Tenilha faleceu em Grimancelos, aos 16-02-1698.

Grimancelos, Óbitos 1672-1743, im. 18. Aos 16-02-1698, Domingos Frz. do Real, com todos os sacramentos, e deixou três officios de sete padres cada hum, teve no dia de seu enterro onze padres, fez oferta (...)

 

Maria da Costa de Almeida, “mulher celebre por fermoza, que houve nesta terra”, segundo testemunha na Habilitação ao Santo Ofício de seu filho Domingos. Neste processo, seu filho alega que sua mãe, antes de se casar com seu pai, teve dois filhos, “que estes padeciam algua murmurasam de christãos novos” e que uma ainda era viva e casada. O pai destes filhos seria Antônio Arrays de Mendonça.

Após ficar viúva, Maria da Costa de Almeida foi morar com sua filha Teresa da Costa em Gondifelos, onde veio a falecer aos 05-07-1707.

Gondifelos, Óbitos 1675-1709, im, 31. Aos 05-07-1707, faleceu Maria da Costa, viúva da Cumieira, com todos os sacramentos, foi amortalhada no habito de S. Francisco, e sepultada no adro da parte esquerda. Deram ofertas. Disse-lhe missa de corpo presente. Fez-se lhe o primeiro officio de oito padres de nove lições. (...)

 

Filhos de Domingos Fernandes Tenilha e sua primeira mulher Domingas Gonçalves, q.d:

12-1 Pedro, batizado em 1651.

12-2 Antônio, gêmeo de Pedro, batizado na mesma data, e provavelmente, falecido na infância.

Grimancelos, batismos 1650-1672, im. 3. Aos 26-11-1651, Pedro e Antonio, filhos de D.os Frz. Do Real. Foram padrinhos de Pedro, Pedro solt.o do Real, e Maria, filha de Simão Miz. Foram padrinhos de Antonio, D.os solt.o filho de Simão Miz. E Isabel solt.a filha de P.o Gls. de Chavão.

12-3 Maria Gonçalves, que se casou com Pedro Martins. Informações contraditórias nos levam a colocar uma ressalva: um deles é filho de Domingos Fernandes Tenilha. Tanto pode ser Maria Gonçalves, quanto Pedro Martins. Filhos q.d:

12-3-1 Pedro Gonçalves, que se casou em Silveiros, Concelho de Barcelos, com Maria de Faria, filha de Domingos de Castro e de Maria de Faria. Pedro Gonçalves e sua mulher Maria de Faria foram testemunhas na Habilitação ao Santo Ofício de seu tio Domingos.

Silveiros, Casamentos 1683-1704, im. 9. Aos 07-12-1698, Pedro Gls., filho de Pedro Miz. e de sua m.er Maria Gls, da aldea do Rial, freg.a de S. Matheus de Grimancelos, com Maria de Faria, filha de Domingos de Castro, e de sua m.er Maria de Faria, da aldea do Testado desta freg.a. Testemunhas Matheus Ferr.a , Ant.o Gls. de São João, Bertolameu Gls., todos desta freg.a.

 

12-3-1-1 Manoel de Faria, habilitado às Ordens Sacras em 1732.

LDS, Braga, Habilitações Sacerdotais, Pasta 16595, Ano de 1732. Manoel de Faria.

Im.2 Diz Manoel de Faria, f° leg.o de Pedro Glz e de sua mulher Maria de Faria, da freg.a de S. Matheus de Grimancellos, que elle supp.te (...) Avós paternos Pedro Martins e Maria Glz da freg.a de S. Matheus de Grimancellos. Avós maternos D.os de Chrasto, e Maria de Faria da freg.a de S. João de Silveiros, visita da pr.a de Vermoin e Faria.

Todas as testemunhas alegam que Pedro Martins era do lugar de Barreiro e que Maria Gonçalves era do lugar de Real, cristãos velhos.

 

Filhos de Domingos Fernandes Tenilha e Maria da Costa de Almeida, q.d.:

12-4 Domingos, batizado em 1681. Capitão Domingos Fernandes Tenilha, solteiro, que foi morador nas Lavras Velhas, Ribeirão Abaixo, na freguesia de São Caetano em Minas Gerais.

Grimancelos, batismos 1672-1714, im. 14. Aos 08-09-1681, Domingos, filho de D.os Frz. E sua m.er Maria de Almeida. Foram padrinhos Gonçalo João, casado do Real, e Maria, solt.a, filha de Angella Gonçalves do lugar de Sinhaens.

 

Em 1716, o Capitão Domingos Fernandes Tenilha levou uma cutilada nos dedos de uma mão, quase os perdendo. Foi salvo pelo cirurgião Luís Gomes Ferreira, que assistia nas Minas do Ouro. Os detalhes do tratamento com aguardente, e cura estão no livro Erário Mineral.

 “Erário Mineral”, de Luís Gomes Ferreira, publicado em Lisboa em 1735. Na página 561, sob o título “Observação de um caso grande com nervos e ossos cortados, curados com aguardente” 1. No ano de 1716, curei ao capitão Domingos Fernandes Tenilha, morador em Ribeirão Abaixo, freguesia de São Caetano, na paragem chamada as Lavras Velhas, a quem deram uma cutilada em os dedos de uma mão tão grande que um lhe ficou pegado por mui pouca carne da parte de dentro, que era não o mínimo, senão o outro; e outros dois vizinhos, um deles foi cortado até o meio do osso, e o outro pouco menos; todos cortados pela parte de fora. (...)

 

O Capitão Domingos Fernandes Tenilha habilitou-se a familiar do Santo Ofício em 1729, processo este que nos forneceu preciosas informações sobre a família.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo, PT/TT/TSO-CG/A/008-001/6376

Tribunal do Santo Ofício, Conselho Geral, Habilitações, Domingos, mç. 27, doc. 507. 1729.

Im. 1. Informações de Limpeza de sangue e geração de Domingos Frz Tenilha, homem de negócio, solteiro, filho de Domingos Fernandes Tenilha, natural da freguezia de S. Matheus de Grimancellos, tr.o da Villa de Barcellos, Arcebispado de Braga, e morador nas Minas do Rio de Janeiro.

Im. 5. Diz Domingos Fernandes Tinilha, homem de neg.co, solteiro, morador nas Minas, na fregz.a de S. Caetano, termo da V.a de Nossa Sr.a do Carmo do Ribeirão, Bispado do Rio de Janeiro, natural e baptizado na freguezia de S. Matheus de Grimancellos, termo da v.a de Barcellos, Arcebispado de Braga, q. ele supp.e dez.a servir ao Sancto officio no cargo de familliar. O supp.e he filho legitimo de Domingos Fernandes Tinilha e de sua molher Maria da Costa de Almeida, já defuntos, e naturais o d.o seu pai da d.a freguezia de S. Matheus de Grimancellos, e a dita sua may natural e baptizada na freguezia de Santiago de Outiz, do mesmo termo de Barcellos. Neto pela parte paterna de Pedro Fernandes e sua mulher Izabel Gonçalves, já defuntos, moradores que forão na freguezia de Grimancellos, termo da V.a de Barcellos, Arcebispado de Braga, e na mesma freg.a forão baptizados; Seus avós maternos, Antonio Jorge e Anna da Costa, natural e baptizado o dito seu avô na freg.a de Santiago de Outiz, e a dita sua avó natural e baptizada na freg.a de Gundifellos, lugar de Reparade, ambos falecidos, todos do termo de Barcellos, Arcebispado de Braga.

Im. 8. Na forma da lista junta fui às freg.as de Sam Matheus de Grimancellos, Sam Felix de Gundifellos, e S. Thiago de Outiz, termo de Barcellos, Arcebispado de Braga, e nelas me informei com as pessoas mais antigas noticiozas, fidedignas, chrystans, (...) informaram que achei: he que o habilitando Domingos Frz. Tinilha he natural da freg.a de S. Matheus de Grimancellos, filho legitimo de Domingos Frz. Tinilha, natural da mesma freg.a e de sua segunda mulher Maria da Costa de Almeida, natural da freg.a de São Felix de Gondifellos; neto por via paterna de Pedro Frz. e sua mulher Izabel Gls. naturais da mesma freg.a de Grimancellos, que de Pedro Frz. entre varias test.as perguntei so quatro achei que tivessem noticia do sobredito, e destas, duas parentas no quarto grao; e neto pela via materna de Anna da Costa, solteira, natural da freg.a de Gondifellos, do lugar de Reparade; e de Antonio Jorge, oficial de alfaiate morador que foi em S. Thiago de Outiz, onde me informaram o sobredito fora natural do lugar de Archa, freguezia de S. Martinho de Cavallons, próxima imediata a S. Thiago de Outiz, onde fiz a mesma diligencia, e me informaram ser o sobredito natural da mesma freg.a, filho de João Jorge e de sua m.er Felipa Correa, suposto desta so um parente por afinidade em terceiro grao, sem noticia. E conforme as informasons que me derão nas sobreditas freg.as he o habilitando por si, seus pais e avós paternos e maternos legitimo e inteiro christão velho, e de limpo sangue e gerasam, sem rassa alguma de judeo, christão novo, negro, mulato, mourisco, herege, nem outra algua infecta nassam, das reprovadas em direito (...) e que quando se abzentou...Im.9 se abzentou de sua pátria era ainda rapaz solteiro, nem deixara filhos alguns, nem correra em infâmia alguma, por si nem por seus ascendentes, e que só sua May Maria da Costa, antes de se cazar tivera dois filhos, cada hum de seu pai, e que estes padeciam algua murmurasam de christãos novos, e que dos filhos era ainda huma viva e cazada, e as pessoas com quem me informei sam as seguintes: (...) Thiago Dantas, 26 de Mayo de 1723.

Im. 39. Testemunha Domingos Jorge, lavrador, morador no lugar de Passos da freguezia de Grimancellos (...) im. 41. (...) Pelo quinto disse que conheceo de vista a  Antonio Jorge alfaiate, e que tinha noticia de Anna da Costa, solteira, já defuntos, avós maternos do habilitando Domingos Fernandes Tenilha o novo, e eram naturais ele do lugar de Arca, freguezia de Sam Martinho de Cavalois, donde foi cazar a Santiago de Outiz, no lugar de Lamela, e ali viveo do officio de alfaiate, e ella era natural do lugar de Reparade, freguezia de Gondifellos, mulher solteira que vivia de suas mãos, a qual ele testemunha logo em mancebo, conheceo pelo ver alguas vezes nesta freguezia aonde vinha ver a filha Maria da Costa, que tinha em Real, e se lembra muito bem que no tempo que o começou a conhecer havia elle de ter oitenta annos, velho, briozo, aciado, e com sua espada à cinta; e della também logo no mesmo tempo ouviu falar que era filha de huns lavradores cujos nomes e origem não sabe do lugar de Reparade, freguezia de Gondifellos.

Im. 60. Testemunha Pedro Gonçalves, lavrador, morador no lugar do Real (...) com idade que disse ser de 50 annos. (...) Im. 61. (...) Pelo segundo disse que conhecia de vista e saudação ao habilitando Domingos Fernandes Tenilha, o qual he natural do lugar de Real desta freguezia, e hoie he morador na freguezia de Sam Caetano de Ribeirão Abaixo, distrito das Minas do Ouro Preto, Bispado do Rio de Janeiro, e vive de negocio de tirar ouro, do qual elle testemunha tem conhecimento desde menino por ser seu tio, e o mais sabe por cartas que delle tem todas as prosas. Pelo Terceiro disse que conhecia de vista a Domingos Fernandes Tenilha e sua segunda mulher Maria da Costa de Almeida (...) que eram seus avós paternos e com eles se creara. Im. 62. (...) Pelo quarto (...) disse serem Pedro Fernandes e Izabel Gonçalves bisavós paternos delle testemunha.Pelo quinto disse que conheceo a Antonio Jorge, e que tinha noticia de Anna da Costa, solteira, já defuntos, pais que erão da dita Maria da Costa, e avós maternos do habilitando Domingos Fernandes Tenilha, e naturais ele da freguezia de Cavallois, e depois foi cazar a freguezia de Outiz, e viveo do officio de alfaiate, e ella do lugar de Reparade, freg.a de Gondifellos, mulher solteira que viveo de suas mãos como cavaneira, dos quais elle testemunha tem a presente noticia desde menino pelo parentesco referido, e de Antonio Jorge se lembra ve-lo alguas vezes sendo já muito velho em o lugar de Real, aonde vinha alguas vezes ver a filha, e mais não disse deste.

Im. 63. Testemunha Maria de Faria, mulher da testemunha acima (...) Im. 64. Pelo terceiro (...) tem o prezente conhecimento por ser nora de Domingos Fernandes Tenilha o velho (...)

Im. 72. Testemunha João da Costa, carpinteiro, morador no lugar de Reparade, freguezia de Gondifellos (...)Im. 73. (...) Pelo segundo disse que conhecera de vista ao habilitando Domingos Fernandes Tenilha, natural que he do lugar de Real, freguezia de Grimancelos, e hoje he morador nas Minas do Rio de Janeiro, do qual tem conhecimento há largos trinta annos, desta parte por alguas vezes p ver neste lugar de Reparade, antes de se auzentar, e também por ser seu parente.Im. 74. (...) Pelo quinto disse que conheceo de vista e saudação a Antonio Jorge e Anna da Costa, já defuntos, os quais eram pais de Maria da Costa de Almeida, e avós maternos do dito habilitando Domingos Fernandes Tenilha, e eram naturais elle do lugar de Archa, freguezia de Cavalois, e dahi foi cazar para o lugar da Lamela, freguezia de Outiz, com uma mulher de que tem pouca noticia, e viveo do officio de alfaiate, e de fazer teares; e a sobredita era natural deste lugar de Reparade, da Casa do Ribeiro, e tecedeira, aos quais elle testemunha logo conheceo em menino por ella ser sua tia, por via da may dele testemunha, e delle quase do mesmo tempo por alguas vezes ouvir se dizer que era o pai de Maria da Costa de Almeida, e logo também em menino ouviu dizer a seus pais, e era certo ser a dita Anna da Costa filha de Belchior da Costa e de sua mulher Catherina Gonsalves, e eram estes bisavós maternos do dito habilitando e foram naturais elle de Vila Nova de Famalicão, deste termo de Barcellos, e ella deste lugar, e aqui foram moradores e (...) Im.75. e elle afaiate, officio de que viveram e também de cultivar por arrendamento alguas terras, o que sabe por os sobreditos serem seus avós maternos.

Im. 96. Testemunha Francisco da Costa, natural da freguezia de Cavalois, vezinha deste lugar de Reparade, aonde he morador (...) Im. 98. Pelo quinto disse (...) depois que veio para este lugar por cuja causa alcaçou ser a sobredita Anna da Costa filha de hum Belchior da Costa e de sua mulher Catherina Gonsalves, já defuntos, avós maternos de Maria da Costa de Almeida, e pela mesma linha bisavós do habilitando, e eram naturais elle, de Villa Nova de Famalicão, deste termo de Barcellos, e ella da Casa do Ribeiro, deste lugar, aonde foram moradores, e elle alfaiate, dosquais tem noticia de o mesmo tempo de mosso por assim ouvir dizer as pessoas antigas, legais e fidedignas. (...)

Im. 105. Testemunha Francisco da Costa, alfaiate, natural e morador no lugar da Archa, desta freguezia de Cavalois (...) Im. 107. Pelo quinto disse que conheceu de vista e saudação a Antonio Jorge, e que tinha noticia de Anna da Costa (...) elle testemunha em mosso conheceo o sobredito por ser seu tio (...)

Im. 108. Testemunha Domingos Alvares, natural e morador no lugar de Pedra Lisa desta freguezia de Cavalois (...) Pelo segundo disse que tinha noticia do habilitando Domingos Fernandes Tenilha (...) principalmente ouvir falar nelle o seu genro delle testemunha, Antonio Gonsalves, que assistio nas Minas muitos annos, e eram amigos muito particulares, e mais não disse deste. Im. 109. Pelo quinto disse que conheceo de vista e saudação a Antonio Jorge, e a Anna da Costa, solteira, já defuntos (...) em mosso conheceo a elle por lhe fazer as suas obras em alguas ocaziois; e a ella por a ver e por tal ser conhecida de todos, dizendo alguns ser amigada do sobredito, por delle ter parido a filha Maria da Costa de Almeida, mulher celebre por fermoza, que houve nesta terra, e mais não disse.

Im. 120. Testemunha Antonio Lopes, lavrador, natural da freguezia de Minhotais, e morador no lugar de Cavalois de Sima desta freguezia (...) Pelo quinto disse que somente tinha noticia e conhecimento de Antonio Jorge (...) e se lembra que nesse tempo era velho venerando, e celebre por andar muito asseado, inculcando respeito, e de todos cortejado, e mais não disse deste nem do sexto.

Im. 149. Testemunha Pedro Alvz Pereira, cazado, e morador nesta freg.a de Sam Caetano haverá catorze annos, que vive de mineirar (...) Im. 150. E perguntado pelo segundo artigo, disse que conhece ao habilitando Domingos Fernandes Tinilha, haverá couza de vinte annos, pouco mais ou menos, a saber elle test.a mo.r nesta freg.a quinze annos, e os demais sendo morador no Ouro Pretto, e o habilitando morador nesta onde de prezente ainda assiste vivendo de mineirar, mas não sabe a terra donde he natural, e mais não disse deste. (...)

 

Capitão Domingos Fernandes Tenilha, o moço, faleceu no Rio de Janeiro, aos 25-03-1735, com testamento redigido no ano anterior na vila de N Sra do Carmo, freguesia de S Caetano-MG.

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Óbitos 1729-1736, im. 217. Aos 25-03-1735, faleceu nesta Freguesia, e recebeo todos os sacramentos, o Cap.am Domingos Fernandes Tenilha, homem solteiro, natural da freguezia de São Matheus de Grimancelos, termo da villa de Barcellos, Arcebispado de Braga, f.o legitimo de D.os Fernandes Tenilha, e de sua m.er M.a da Costa de Alm.da, sendo seu corpo amortalhado no hábito de S. Fran.co, foi depositado nesta Igreja donde se lhe fez hu officio de corpo pres.te com trinta e três sacerdotes, e foi levado na tumba da Mizericordia p.r a Igreja dos Religiozos de S. An.to acompanhado pelos mesmos sacerdotes, e foi sepultado na Capella da Ordem de S. Fran.co, donde hera irmão. E fez seu testam.to que elle dispôs na forma seguinte (...)

 

Casa Setecentista de Mariana- Códice 28, Auto 728, 1° Ofício- Ano de 1736-

Inventário do Capp.m Domingos Frz. Tenilha

Inventariante: Manoel da Costa Negreiros

.

Autuação de uma Carta Precatória vinda do Juízo dos Órfãos do Rio de Janeiro, para efeito de se fazer o inventário acima dito.

(...) Testamento. Em nome da Santíssima Trindade (...) No anno de Nosso Senhor Jezus Christo de mil setecentos e trinta e quatro, aos treze de Abril do dito anno, nesta villa de Nossa Senhora do Carmo, eu, Domingos Fernandes Tenilha, morador nas Lavras Velhas, termo desta villa, freguezia de Sam Caetano (...)

Rogo a meu irmão o Sarg.to Mor Manoel da Costa Negreiros, m.or no Rio de Jan.ro, Ant.o da Costa de Alm.da, m.or em Ribeirão Abaixo, na freguesia de S. Caetano, e a Manoel da Guerra Leal, morador na dita freguesia, e a Ant.o Gonçalves Torres, na Cidade do Porto, a Francisco Martins Braga, em a  freguesia de Gondifellos, termo de Barcellos, a Miguel Ferreira de Macedo, e a meu cunhado Antonio Dias dos Santos, na Cidade de Lisboa , a Manoel da Costa Carnr.o, q. por serviço de Deus Nosso Senhor e por me fazerem mercê queirão ser meos testamenteiros, e a meo sobrinho Manoel Francisco Alz., m.or em S. Caetano, e a João Fran.co Alz., na dita freguesia,  ambos meos sobrinhos nomeyo também meos testamenteiros.

Meo corpo será sepultado, falecendo em esta cidade, onde houver Conv.to de S. Fran.co, na sua Igreja, amortalhado em o hábito do Gloriozo Patriarcha S. Fran.co, acompanhado por seu Reverendo Parocho, e de oito sacerdotes quaisquer sejam a quem se dará a esmola costumada, e sendo em outra qualquer parte, será sepultado na matriz em q. falecer, acompanhado da Irmandade do Santissimo Sacram.to e dos mais sacerdotes asima declarados, e das mais Irmandades de quem for Irmão, e dirão missa de corpo prez.te por minha Alma todos os sacerdotes q. se acharem, e me farão hum officio de corpo prez.te por minha Alma e outro também no dia septimo (...) dará a esmola costumada.

Declaro q. sou n.al da freguezia de S. Matheus de Grimansellos, termo da Villa de Barcellos, Arcebispado de Braga, filho legitimo de Domingos Fernandes Tenilha, e de sua mulher Maria da Costa de Almeida, já defuntos. Declaro que sou solteiro e nunca fui cazado, e tenho dous filhos naturaes hum por nome Ambrozio, f.o de Maria Angola, e Domingas de Jezus, filha de Izabel Mina, os quais instituo por meos herdeiros, depois de pagas as minhas dividas e satisfeitos meos legados.

Declaro que em todo o cabedal e bens que possuo he o seguinte; e sam igualmente com meo Irmão o Sarg.to Mor Manoel da Costa Negreiros, assistente na Cidade do Rio de Janeiro, tudo consta dos assentos, cartas, e livros, q. há da ditta sociedade, dos d.os meos recibos e cartas q. constam dos recibos q. conferem com os meos livros, e com ordem delle e som.te em huma carregação que o d.o mandou para o Cuyabá, o q. consta de seus livros delle, e nella não sou sócio, e também nam entro na sociedade que tenho com elle  sinco escravos que tenho nestas Minas (...) e tudo mais em cazas no Rio de Janr.o, e fazendas nestas Minas, e escravos q. há nas ditas, e em a dita cidade do Rio de Janeiro,  e congreços q. há de negros nestas Minas, e no Cuyabá em tudo somos sócios, o q. tudo consta dos livros delle o q. tudo se dá inteyro cumprimento pelo muyto q. fio delle na fidelidade de Irmam. 

Deixo à Irmandade do Santissimo Sacramento da freguezia donde eu falecer (...) Deixo de esmola da Confraria das Almas da freguezia donde eu falecer (...) Deixo à Santa Caza da Misericordia (...) Deixo aos Religiozos do Convento de São Francisco (...) Deixo aos Religiozos de N. Senhora do Carmo (...) Deixo por esmola por huma vez somente à Capela de São Domingos da cidade do Rio de Janeiro (...) Mando se digam por minha alma as missas de Sam Gregorio (...) Mando se digam no Altar Privilegiado Sam Pedro de Rates da Sé de Braga dez missas (...) Deixo de esmola a S.to Antonio da freguezia de Grimancellos (...) Deixo a Sam Matheus o padroeiro da dita freguezia (...) Deixo a Sam Braz da freguezia de Chaves, termo de Barcellos (...) Deixo à Confraria do Rozario da freguezia de S. Eulalia de Negreyros, termo de Barcellos (...) Deixo à Confraria do Santissimo da freguezia de Grimancellos (...) para no Altar do Senhor se dizer uma missa quotidiana por minha alma, a qual dirá algum sacerdote bem procedido q. houver em minha família e parentesco por parte do defunto meo pay, em primeiro lugar hum filho de Pedro Gls. do Real, em segundo outro qualquer que se ache na dita família os mais bem procedidos (...) Deixo mais à dita Irmandade do Santissimo Sacramento (...) Deixo ao Santissimo Sacramento da freguezia de Gondifellos (...) Deixo a N. Senhora do Livramento, que está no Monte de Seya em huma capella que mandou fazer hum homem de Solveiros (...) Deixo para preparam.to da Capela do Santo do Monte, site na freguezia de Lucrecia de Loure, termo de Barcellos (...) Deixo trezentos mil reis para pedirem missas por minha alma a Santa Caza de Mizericordia de Lisboa (...) Deixo de esmola ao Hospital da Villa (...) Deixo de esmola aos religiosos capuxos do Convento da freguezia junto a villa de Barcellos (...) Deixo a Mizericordia da Cidade do Porto (...) Deixo aos Santos Lugares de Geruzalem que sou indigno Irmão (...)

Deixo de esmola a huma menina q. se criou em caza de meu irmão Manoel da Costa Negreiros, minha afilhada, por nome Anna Maria, cincoenta mil reis por hua vez sm.te. (...) Deixo a Santa Caza do Rio de Janeiro (...) Deixo aos Religiozos Agostinhos da cidade de Lisboa extramuros de N. Senhora da Conceição (...)  Deixo a hua afilhada por nome Roza, filha de José Pacheco Fernandes, morador nos Gualaxos, e de sua m.er cem mil reis. Deixo de esmola a hua filha de meu irmão Ant.o da da Costa de Alm.da, por nome Anna, que se cria em caza de meo irmão M.el da Costa Negreiros, quinhentos mil reis de esmola. A minha irmã Thereza da Costa, trezentos mil reis. Deixo dous mil cruzados para se casarem coatro orfans osmais pobres que houver na freguezia de Guirimancellos. Deixo a duas primas que tenho cazadas na Cid.e do Porto cem mil reis a cada hua, hua por nome Gracia Machada, e a outra Maria Machada, irmãs. Deixo mais duzentos mil reis para se repartirem pelos pobres que se virem mais necessitados na freguesia de Grimancelos, em a freguesia de Gondifelos, termo de Barcellos, Arcebispado de Braga. (...) Deixo para a Irmandade do Bom Jezus de Bouças (...) Deixo para Sam Caetano padroeiro da mesma freguezia (...) Deixo a Irmandade das Almas da dita freguezia (...)Deixo por meu falecimento forra huma escrava por nome Gracia Angola (...)Deixo a hua mulatinha minha afilhada, por nome Jozepha, q. se acha em caza de meo irmão M.el da Costa Negreiros, forra na parte q. me toca (...) Deixo a Confraria de Nossa Senhora do Pilar da cidade do Porto, no Convento de Serra (...)Deixo à Comunidade do dito Convento (...)Deixo de esmola ao Senhor Bom Jezus dos Perdoens da cidade de Lisboa (...) Deixo se me digam logo mil missas na cidade do Rio de Janeiro (...)

(...) assinou o testador e as Testemunhas prezentes Manoel Rodrigues Carneiro=Agostinho da Sylva Medela=o Capp.am  Manoel da Sylva Leytão=o Sarg.to Mor Jozeph Cardozo Homem=Francisco Freire Ribeiro (...) e eu Tabeliam Luis Soares da Costa que o escrevy e o assignei (...)Rio vinte e cinco de Março de mil setecentos e trinta e cinco= Codicilo. Em nome da Santissima Trindade (...) mil setecentos e trinta e cinco annos, aos dezenove dias do mes de Março, nesta cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, eu, Domingos Fernandes Tenilha (...) Declaro q. tenho feito meu testam.to q. nas Minas mandei fazer e o qual quero se de inteiro cumprim.to como nelle se contem, excepto ao q. neste Codicilo declaro (...) Declaro que deixo a Izabel de Jezus Maria, que assiste em caza de D. Antonia de Campos, dez mil reis, (...) E assim mais deixo a minha cunhada D. Joanna de Campos Sá, m.er de meo irmão o Sarg.to Mor M.el da Costa Negreiros, dez mil reis q. se entregarão na mesma forma (...) E por esta forma hei e dou por acabado este meo codicilo e quero q. se de a tudo q. nelle declaro intr..o cumprim.to juntamente ao meu dito testam.to q. tenho q. nas Minas mandei fazer (...)

 

Domingos deixou os filhos:

12-4-1 Ambrósio, filho de Maria Angola.

12-4-2 Domingas de Jesus, filha de Isabel Mina.

 

12-5 Manoel da Costa Negreiros, item 6 desta ascendência.

 

12-6 Antônio, batizado em 1686. Antônio da Costa de Almeida, citado no testamento de seu irmão Domingos Fernandes Tenilha. Residiu, por algum tempo, em Luanda, Angola, onde nasceu sua filha. Em 1735, morava em Ribeirão Abaixo, freguesia de São Caetano, Minas. Foi casado com Maria da Encarnação.

Grimancelos, batismos 1672-1714, im. 19. Aos 27-05-1686, Antonio, filho de Domingos Frz. e de sua mulher Maria da Costa, do lugar do Real. Foram padrinhos Pedro Fernandes, do lugar de Mangualde, casado, e Maria Gls. mulher de Gonçalo João do Real.

Antônio teve, pelo menos, a filha:

12-6-1 Ana da Costa de Almeida, que residia em casa de seu tio o Sargento Mor Manoel da Costa Negreiros, no Rio de Janeiro, e foi legatária de seu outro tio o Capitão Domingos Fernandes Tenilha. Ana casou-se no Rio de Janeiro, em 1°-08-1736, com Inácio Damásio de Aguiar, natural de Lisboa, filho de Caetano de Aguiar e de Mariana Teresa.

Candelária, Casamentos 1725-1737, im. 150. Em 1°-08-1736, Ignacio Damazio de Aguiar, natural e baptizado na freguezia de São Nicolau, da cidade de Lisboa, filho legitimo de Caetano de Aguiar, e de sua mulher Marianna Thereza; com  Anna da Costa de Almeyda, natural da freguezia da Sé da cidade de Loanda, filha de Antonio da Costa de Almeyda, e de Maria da Encarnação, já falecida, ambos os contrahentes moradores nesta freguezia, e fizeram as diligencias (...) testemunhas Manoel da Costa Negreiros e Antonio Moró e Silva (...)

 

Em solteira, Maria da Costa de Almeida teve de seu relacionamento com Antônio Arrays de Mendonça, filho de Francisco Luiz da Fonseca e de Isabel de Mendonça Arrays, pelo menos:

13-1 Teresa, batizada em 1677. Teresa da Costa se casou em Grimancelos, aos 21-09-1696, com Antônio Dias dos Santos, da freguesia de Gondifelos, filho de Manoiel Domingues e Ângela Dias. Em 1735 foi legatária de seu irmão, o capitão Domingos Fernandes Tenilha.

Gondifelos, batismos 1674-1714, im. 9. Aos 08-08-1677, Theresa, filha de Maria da Costa, da aldea de Reparade. Foram padrinhos M.el Gomes, da mesma aldea, e Maria Gls. da Lamela, mulher de João Gls. todos desta freg.a.

 

Grimancelos, Casamentos 1672-1736, im. 9, Aos 21-09-1696, Antonio Dias dos Sanctos, filho de M.el Domingues, e de sua m.er Angela Dias, da freg.a de Gondifelos, com Theresa da Costa, filha de Antonio Arrays Furtado de Mendonsa, já defunto, e de Maria da Costa desta freg.a da aldea do Real. Testemunhas Pedro Miz, e Gonsalo João ambos do Real.

 

Teresa da Costa e Antônio Dias dos Santos tiveram, pelo menos, o filho:

13-1-1 Miguel Dias, habilitado às Ordens Sacras em 1734, processo onde se investiga a fama de cristão-novo que sofrera seu avô materno.

LDS, Arcebispado de Braga, Processo de Habilitação Sacerdotal de Miguel Dias, Pasta 2195, 1734

Diz Miguel Dias, f.o de Antonio Dias e Thereza da Costa, da freg.a de Gondifellos, q. elle supp.e com o favor de Deus, e de V. Ilma. deseja ser sacerdote pelo se acha com todos os requizitos na forma que dispõe o Sagrado Concilio Tridentino. Avós Paternos M.el Domingues da Ponte de Gondifellos, e Angela Dias da mesma freg.a. Avós Maternos Antonio Arrays de Mendonça, natural de Villa Real, e Maria da Costa de Almeyda, da mesma freg.a de Gondifellos.

Im. 3 Diz Manoel Vieira Mendes, Abb.e de S. Felis e S. Marinha de Gondifellos, V. de Barcellos, certifico que revendo o livro dos bautizados desta freguesia, nelle a fls. 122v. achey hum assento do theor seguinte: Miguel, filho legitimo de Antonio Dias dos Santos, e sua mulher Thereza da Costa, do lugar da Comieyra, desta freg.a de Gondifellos, nasceo aos seis dias do mes de Janeyro do anno de setecentos e vinte; e foy bautizado por mim Miguel Alvres Abbade da mesma freguesia aos quatorze dias do mes, e anno acima; e forão seos padrinhos Miguel Ferreyra de Macedo, do lugar da Fiança, e Maria solteyra, filha de Santos Domingues, e sua mulher Anna Fernandes, do lugar de Reparade, todos desta mesma freguesia; a que forão presentes testemunhas Agostinho da Costa da Comieyra, e Santos Domingues de Reparade, todos desta freguesia que comigo assignarão aos quatorze dias do mes e anno acima. O Abb.e Miguel Alvres.

Im. 7 Testemunha Antonio Domingues, viúvo, lavrador, natural e morador no lugar da Deveza da Gra desta freguezia de Gondifellos (...) Im. 8 (...) E ao quinto disse que o dito justificante por via dos ditos seus pais e avós paternos e avó materna he legitimo e inteiro christam velho, sem raça algua de judeu (...) Porem, por via de seu avo materno Antonio Arrays de Mendonsa, padece o justificante fama de ter parte de christam novo, a qual fama sempre foi notória nesta freguezia, mas elle testemunha não sabe se a dita fama he verdadeira ou falsa (...)

Im. 18 Testemunha Manoel Antonio, cazado, lavrador, natural e morador na aldea de Romay desta freguezia (...) E ao quarto disse que o dito justificante he neto pela parte paterna de Manoel Domingues e de sua mulher Angela Dias (...) E pela parte materna he neto de Antonio Arrays de Mendonsa, e de Maria da Costa de Almeida, solteira, aos quais conheceu muito bem, ella natural desta freguesia, e elle, não sabe donde hera natural, so sabe que hindo a dita avó para Villa do Conde ser ama de leite, dela viera prenhe da may do justificante, e logo foi constante que hera do dito Antonio Arrays, avô do justificante, o qual neste tempo assistia na dita Villa do Conde, e mais não disse deste.

Im. 29 Testemunha Bernardo Correa de Mesquita, homem dos principaes desta Villa Real, donde he natural, e morador na freguesia de Sam Dionisio (...) E ao quarto disse que elle testemunha (Im. 30) conhecera o dito Antonio Arrays de Mendonça, avô materno que se diz ser do justificante, e era irmão do Doutor Afonso Teixeira que foi Dezembargador na Rellaçam do Porto, e eram filhos de Francisco Luiz da Foncequa, que ouviu sempre dizer era natural das partes de Lisboa, e o dito Antonio Arrays casou para as partes do Porto, no que não há duvida, e que nascera na freguesia de Sam Pedro desta Villa Real, e mais não disse. E ao quinto disse que o dito Antonio Arrays, avo materno do justificante, padecera sempre fama constante de menosprezo no sangue, por razam de ser filho de Francisco Luiz da Foncequa, que sempre ouviu dizer constantemente as pessoas antiguas e fidedignas desta Villa Real, viera de Lisboa, ou daquelas partes donde o trouxera o Marquez desta Villa Real, e aqui o fizera Juiz Ordinario, e depois de casado nesta mesma villa com Dona Izabel de Mendonça Arrays, pessoa que elle testemunha conheceu ainda, e era legitima e inteira christam velha, sem haver fama em contrario, e depois de casado, o dito Francisco Luiz da Foncequa lhe dera o mesmo Marquez o officio de Juiz dos Orfans, que ainda serviu Joam de Mendonça, seu descendente, actualmente vivo, e morador nesta Villa Real, a quem tirou o dito officio o Senhor infante Dom Francisco por falecer huma filha sua sem sucessam, a quem estava dotado o tal officio, e de tal forma foi sempre constante a fama do dito Francisco Luiz da Foncequa, bisavo materno do justificante, que casando hum seu filho chamado Afonso Teixeira, Dezembargador que foi no Porto, e irmão do dito Antonio Arrays, avo do justificante, com Dona Maria de Tovar,  natural das partes de Mesam Frio, esta fora publico morrer de desgosto por saber a dita fama depois do casamento feito, o qual assustara Martim Teixeira Coelho, a quem os parentes da dita Dona Maria de Tovar tiveram muito a mal o tal casamento pela dita fama que havia e era publico, e notória, e de tudo o referido se lembra (...)

 

14 José Luiz de Araújo 15 Antônia de Campos

Pais de Joana de Campos

 

José Luiz de Araújo foi batizado em Lisboa, na freguesia de Santa Engrácia, em 1°-03-1660, sendo filho de Cristóvão de Paiva Lobo e de Antônia da Cunha.

Lisboa, Santa Engrácia, batismos 1653-1688, im. 506. Em 1º-03-1660, Jozeph, filho de Christovão de Paiva e de Ant.a da Cunha. Forão padrinhos Nuno da Cunha e D. Joanna Thereza, recolhida em S.tos Novo.

 

Casou-se em 1ªs núpcias no Rio de Janeiro, aos 15-07-1679, com Antônia da Costa, dali natural, filha de Manoel dos Reis e de Micaela da Costa.

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Casamentos 1675-1699, im. 10. Aos 15-07-1679, Jozeph Luiz de Arauio, natural da Cidade de Lisboa, freguezia de Santa Engracia, filho de Christovão de Paiva Lobo, e de sua m.er Antonia da Cunha, com Antonia da Costa, natural desta cidade, filha de Manoel dos Reis, e de sua m.er Micaela da Costa.

Casou-se em 2ªs núpcias no Rio de Janeiro, aos 22-02-1695, com Antônia de Campos, dali natural, filha de Gregório Dias Pinheiro e de Joana de Campos.

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Casamentos 1675-1699, fls.34, im. 37. Aos 22-02-1695, Jozeph Luis de Araujo, viúvo q. ficou de Antonia da Costa, com Antonia de Campos, natural desta cidade, filha legitima de Gregorio Dias Pinheiro,  defunto, e de sua mulher Joanna de Campos. Foram dispensados no impedimento do tempo. Assistirão lhes o Capitão João de Araujo e Pedro Gato, Luiza de Mattos e outras pessoas mais. Thome de Freitas.

 

José Luiz de Araújo e Antônia de Campos tiveram, pelos menos, os filhos:

14-1 Helena de Campos de Araújo, que se casou no Rio de janeiro com Antônio Moró e Silva, natural da freguesia de São Julião, Lisboa, filho de Nicolau Moró e de Maria Josefa dos Serafins.

LDS, Rio de Janeiro, Santíssimo Sacramento, Casamentos 1719-1730, im.60. Ao 1°-07-1723, na Igreja da Misericórdia, Antônio Moró e Silva, natural e baptizado na freguezia de São Julião da Cidade de Lisboa, filho de Nicolau Moró e de Maria Josefa dos Serafins; com D. Elena de Campos de Araujo, natural e baptizada na freguezia de N. S. da Candelaria, filha de João Luiz de Araujo e D. Antonia de Campos. Foram testemunhas Salvador Vianna da Rocha, e sua mulher D. Antonia Correa do Amaral, o Capitão Domingos Francisco de Araujo, D. Isabel de Campos, mulher de Miguel de Freitas.

14-2 Joana de Campos, item 7 desta ascendência.

 

 

20 Padre Antônio Leite e 21 Madalena Pereira

Pais de Antônio Leite de Azevedo

 

Antônio Leite, filho de Baltazar Leite e de Ana Alves, foi batizado na freguesia de Arco de Baúlhe aos 02-05-1621,

Im 11- Telhado- Aos 02-05-1621 baptizou Antonio Alves reitor de Rib.os de minha licença hu filho de Balthezar Leite e s/m Anna Alvres por nome Antonio foram padrinhos Antonio Pimenta do Arco e C,na Pinhr.a  (Antonio Alvares era reitor na freguesia de Ribeiros, Concelho de Fafe)

 

Padre Antônio Leite faleceu na freguesia de Suçães, Concelho de Mirandela, Bispado de Bragança, em 1°-09-1678. Foi morador nesta freguesia desde, pelo menos, 1660, quando foi batizado o seu filho Antônio. Anteriormente, havia morado no lugar do Telhado da freguesia de Arco de Baúlhe.

Suçães, Concelho de Mirandela, Bispado de Bragança, Óbitos 1596-1679, im. 195. Ao 1°-09-1678, faleceu o R.do P.e Ant.o Leite de Azevedo, m.or neste lugar e freguezia, co' os sacramentos da confissão e unção, por não se lhe poder dar o do viatico q. teve hum accidente de perplexia q. lhe tomou os sentidos, desfaleceu, e vi hum testamento no qual diz deixava dous off.os de vinte padres cada hum, feito por sua mão e letra, e as confrarias do Sr. hum alq.re de trigo, e a N.S.a do Rosario outro alq.re de trigo, outro alq.re de trigo ao S.to nome de Jezes, e meio a S. Sebastião, S. Bras (...) Seu herd.ro e testament.ro Jeronymo Leite, seu irmão, e a Miguel Rabello, seu irmão, deixando cincoenta mil reis, e outros cincoenta a seu irmão Luis Alvrz. e a sua irmã Camilia Leite sincoenta mil, e sendo morta a seus filhos; e que deixava a Anna, mossa solt.ra q. seu irmão Jeronimo Leite sabia, dez mil reis de esmola pelo amor de Deus, sendo ella mulher honrada; e que determinava fazer outro testamento como tinha feito e que não se lhe duvidasse ambos ou mais aparecesse, sendo conformes na linguagem e nos legados dos bens q. Deus lhe dera, assim q. aparecendo algum se cumprirá q.to aos legados pios de que faço este assento aos ditos primeiro dias do mes de setembro.

 

Madalena Pereira, mulher solteira, era natural do lugar de Ladrugães da freguesia de São Martinho de Reigoso, concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real. Saiu de sua terra muito nova e foi para Arco de Baúlhe. Voltou para Reigoso várias vezes para visitar parentes, e também para vender a herança que recebeu dos pais. Era “por si e seus parentes cristã velha, limpa de sangue, nunca perseguida ou infamada pela inquisição”. Madalena faleceu aos 28 de junho de 1699 no lugar do Telhado, freguesia de Baúlhe.

Im 43- Arco de Baúlhe- Óbitos1680 a 1703- Aos 28-06-1699 no Telhado lugar desta freguesia de S Martinho do Arco faleceu da vida presente Magdalena mulher solt.ra todos os sacramentos recebeu seu corpo sepultado dentro na Igreja. Era muito pobre não tinha nada de seu. Seu filho Antonio Leite a--- de sua indústria a irmandade de N Sra --- e fez hu oficio... (a Margem- filho Antonio Leite mandou fazer oficio de 10 padres)

 

O Padre Antônio Leite teve, pelo menos, os filhos:

20-1 Domingos, batizado em casa por necessidade, “exorcizado” aos 29-10-1649, filho de Maria Gonçalves do Rego.

Baulhe- Batsmos- Aos 29-10-1649 ... fiz os exorcismos a Domingos filho de Mar(  )Glz do Rego deu por pai o Padre Antonio Leite do Telhado desta mesma freguesia foi madrinha Senhorinha filha de maria carval—do Arco v.a a qual lhe lançou a Agoa em casa por necessidade.... era o menino de seis dias...

20-2 Antônio Leite de Azevedo, batizado em 1660, item 10 deste artigo.

 

 

22 Francisco Ferreira e 23 Senhorinha de Magalhães

Pais de Francisca Teixeira

 

Francisco Ferreira nasceu em Murça, filho de Bento Ferreira e de Francisca Teixeira. Segundo testemunhos no processo de habilitação sacerdotal de seu neto João Leite Pereira, item 10-9, era oficial cirurgião e saiu de sua terra por ter dado um tiro em um homem.

LDS- Braga-Processos de Habilitação Sacerdotal-1596 a 1911- Cabeceira de Basto- Baulhe- 1733-38

Inquirições em Murça- im 13

Antonio de Morais, solteiro, Capitam de Ordenanças nat e morador na Freg.a de S Maria da Vila de Murça.....

Ao quarto disse q bem conhecera Fran.co Ferr.a oficial de surgiam natural q foi desta vila e se absentara de la por dar hum tiro em hum homem e fora casar ao Arco de Baulhe.

 

Francisco foi para Arco de Baúlhe onde casou aos 11-06-1668 com Senhorinha de Magalhães, daí natural, filha de João de Magalhães e Isabel Machado.

Arco de Baúlhe- casamentos- 1650 a 1680-  Aos onze dias do mês de Junho de seicentos e secenta e oito ... se receberão Fr.co Ferr.a f.o de Bento Frr.a e s/m Fran.ca Teixeira da freg de Santa Maria da Villa de Murça adonde são moradores. Com Sn.a de Mag.es f.a de João de Mag.es e s/m Izabel Machada (com banhos corridos em Murça aqui houve que em hum assento do livro de baptizados estava outro pay sahio sentença ??) Test: Ant.o de Ara??? e Mel de Queiroz M.el filho de Bento de Magalhães, Fr.co meu criado, todos desta freg.a.

 

24 Pedro Fernandes 25 Isabel Gonçalves

Pais de Domingos Fernandes Tenilha

 

Pedro Fernandes e Isabel Gonçalves moravam no lugar do Real, da freguesia de Grimancelos, Concelho de Barcelos, Arcebispado de Braga.

 

26 Antônio Jorge e 27 Ana da Costa

Pais de Maria da Costa de Almeida

 

Antônio Jorge, alfaiate, natural da freguesia de Cavalões, Concelho de Vila Nova de Famalicão, filho de João Jorge e de Felipa Correia.

Praticava seu ofício na freguesia de Outiz, no lugar de Lamela, onde se casou com uma mulher dali natural.  Segundo testemunhas na habilitação ao Santo Ofício de seu neto, que o conheceram já por volta de seus oitenta anos, era velho venerando, briozo, e com sua espada à cinta, e célebre por andar muito asseado, inculcando respeito, e de todos cortejado.

Im. 39. Testemunha Domingos Jorge, lavrador, morador no lugar de Passos da freguezia de Grimancellos (...) im. 41. (...) Pelo quinto disse que conheceo de vista a  Antonio Jorge alfaiate, e que tinha noticia de Anna da Costa, solteira, já defuntos, avós maternos do habilitando Domingos Fernandes Tenilha o novo, e eram naturais ele do lugar de Arca, freguezia de Sam Martinho de Cavalois, donde foi cazar a Santiago de Outiz, no lugar de Lamela, e ali viveo do officio de alfaiate, e ella era natural do lugar de Reparade, freguezia de Gondifellos, mulher solteira que vivia de suas mãos, a qual ele testemunha logo em mancebo, conheceo pelo ver alguas vezes nesta freguezia aonde vinha ver a filha Maria da Costa, que tinha em Real, e se lembra muito bem que no tempo que o começou a conhecer havia elle de ter oitenta annos, velho, briozo, aciado, e com sua espada à cinta; e della também logo no mesmo tempo ouviu falar que era filha de huns lavradores cujos nomes e origem não sabe do lugar de Reparade, freguezia de Gondifellos.

Im. 72. Testemunha João da Costa, carpinteiro, morador no lugar de Reparade, freguezia de Gondifellos (...)Im. 73. (...) Pelo segundo disse que conhecera de vista ao habilitando Domingos Fernandes Tenilha, natural que he do lugar de Real, freguezia de Grimancelos, e hoje he morador nas Minas do Rio de Janeiro, do qual tem conhecimento há largos trinta annos, desta parte por alguas vezes p ver neste lugar de Reparade, antes de se auzentar, e também por ser seu parente.Im. 74. (...) Pelo quinto disse que conheceo de vista e saudação a Antonio Jorge e Anna da Costa, já defuntos, os quais eram pais de Maria da Costa de Almeida, e avós maternos do dito habilitando Domingos Fernandes Tenilha, e eram naturais elle do lugar de Archa, freguezia de Cavalois, e dahi foi cazar para o lugar da Lamela, freguezia de Outiz, com uma mulher de que tem pouca noticia, e viveo do officio de alfaiate, e de fazer teares; e a sobredita era natural deste lugar de Reparade, da Casa do Ribeiro, e tecedeira, aos quais elle testemunha logo conheceo em menino por ella ser sua tia, por via da may dele testemunha, e delle quase do mesmo tempo por alguas vezes ouvir se dizer que era o pai de Maria da Costa de Almeida, e logo também em menino ouviu dizer a seus pais, e era certo ser a dita Anna da Costa filha de Belchior da Costa e de sua mulher Catherina Gonsalves, e eram estes bisavós maternos do dito habilitando e foram naturais elle de Vila Nova de Famalicão, deste termo de Barcellos, e ella deste lugar, e aqui foram moradores e (...) Im.75. e elle afaiate, officio de que viveram e também de cultivar por arrendamento alguas terras, o que sabe por os sobreditos serem seus avós maternos.

Im. 120. Testemunha Antonio Lopes, lavrador, natural da freguezia de Minhotais, e morador no lugar de Cavalois de Sima desta freguezia (...) Pelo quinto disse que somente tinha noticia e conhecimento de Antonio Jorge (...) e se lembra que nesse tempo era velho venerando, e celebre por andar muito asseado, inculcando respeito, e de todos cortejado, e mais não disse deste nem do sexto.

 

Ana da Costa, mulher solteira, tecedeira, da Casa do Ribeiro, lugar de Reparade da freguesia de Gondifelos. Segundo testemunhas no mesmo processo, era filha de Belchior da Costa e de Catarina Gonçalves, porém, não localizamos este casal na dita freguesia.

Ana da Costa faleceu em Gondifelos, aos 06-10-1669.

Gondifelos, Óbitos 1615-1674, im. 28. Aos 06-10-1669, faleceu Anna da Costa de Reparade, com todos os sacramentos, se lhe fiz um officio de seis padres de presente (...)

Descobrimos dois filhos de Antônio Jorge e sua mulher:

26-1 Marcos, batizado em 1643.

Outiz, Batismos 1629-1692, im. 10. Aos 30-04-1643, Marcos, filho de Antonio Jorge e sua mulher, do lugar da Lamela. Foram padrinhos Antonio Domingues, de Reparade, freg.a de Gundifellos, e Maria da Casa Nova, solteira, da freg.a de S. Martinho de Cavalloens.

26-2 Catarina, batizada em 1647.

Outiz, Batismos 1629-1692, im. 11. Aos 23-08-1647, Catherina, filha de Antonio Jorge da lamela e de sua mulher. Foram padrinhos Gastão Frz. E Maria solteira, filha que ficou de João Jorge da Arqua, freg.a de S. Martinho de Cavallois.

 

Antônio Jorge teve com Ana da Costa:

26-3 Maria da Costa de Almeida, item 13 desta ascendência.

 

28 Cristóvão de Paiva Lobo 29 Antônia da Cunha

Pais de José Luiz de Araújo

 

Cristóvão de Paiva Lobo e Antônia da Cunha se casaram em Lisboa, freguesia de Santa Engrácia, aos 03-02-1658. Ela, por estar recolhida no Convento de Santos-o-Novo, passou procuração a Torquato de Freitas Rebelo.

Lisboa, Santa Engrácia, casamentos 1619-1660, im. 668. Aos 03-02-1658, Christovam de Paiva Lobo, com Ant.a da Cunha, recolhida em S.tos por procuração q. passou a Torquato de Freitas Rebello, tudo com ordem do R.do provedor dos casam.tos (...) foram test.as presentes deste ato e recebimento em q. precederão todas as mais diligencias do estillo, Manoel Mendes ???, Mathias de Carvalho, o R.do P.e Domingos Cabral, q. assinarão comigo este termo. Antonio da Gama.

 

30 Gregório Dias Pinheiro e 31 Joana de Campos

Pais de Antônia de Campos

 

Gregório Dias Pinheiro era natural de Santa Maria de Loures, Concelho de Loures, Distrito de Lisboa, filho de Sebastião Dias Pinheiro e de Domingas Antunes.

Casou-se na freguesia da Candelária, Rio de Janeiro, aos 03-07-1675, com Joana de Campos, ali batizada em 1655, filha de André de Siqueira Lordelo e de Madalena de Campos.

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Casamentos 1675-1699, im. 3. Aos 03-07-1675, Gregorio Dias Pinheiro, filho de Sebastião Dias Pinheiro, e de Domingas Antunes, natural de Loures, freguesia de Santa Maria, (...) de Lisboa, com Joanna de Campos, natural desta cidade, filha de André de Siqueira Nordello e de sua mulher Magdalena de Campos. Assistirão o Capitão Manoel Fernandes Manço, e o Capitão Francisco Maxado (...)

 

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Batismos 1634-1662, im. 209. Aos 12-01-1655, Juana, filha de André de Siqueira Nordello, e de Madagnela de Campos. Foram padrinhos Manoel Lopes e Maria -------.

 

Gregório faleceu em 1693 e Joana em 1724, no Rio de Janeiro.

LDS, Candelária, óbitos 1668-1695, im. 107. Aos 14-03-1693, faleceu Gregorio Dias Pinheiro. Nomeou seu testamenteiro a sua mu (rasgado) Campos e seu compadre Jozeph Antunes (....) cazado com Francisca (sic) de Campos, com quem tinha oito filhos, os quais serão seus herdeiros (...) mandou amortalhar seu corpo no habito de Nossa Senhora do Carmo, e que seus religiozos acompanhassem seu corpo, como tambem o seu vig.ro , como mais os clérigos, e que fosse levado a tumba (...) o restante de sua terça a suas filhas femeas, (...)

 

LDS, Rio de Janeiro, Santíssimo Sacramento, Óbitos 1719-1724, im. 241. Aos 04-02-1724, faleceu Joanna de Campos Sá, recebeo todos os sacramentos, foi (;;;) no Convento de Nossa Senhora do Monte do Carmo, e fez seu testamento na forma seguinte: Rogo a meu filho Pedro de Campos Tourinho em primeiro lugar, em segundo a meu neto Antonio da Sylva, em terceiro a meu filho João Pinheiro por serviço de Deus e por me fazerem m.ce queiram ser meus testamenteiros. (...) Declaro que sou natural [furado] Rio de Janeiro, batizada na freguezia de Nossa Senhora da Cande [furado], filha legitima de Andre de Siqueira Nordelo, e de Magdalena de Campos [furado] funtos. Declaro que fui cazada com Gregorio Dias Pinheiro, já defunto, de cujo matrimonio tive nove filhos, dos quais vivos são sinco: João Pinheiro, cazado com Dona Barbara de Madureira, o Alferes Luiz de Campos, cazado com Dona Marianna, Pedro de Campos Tourinho, cazado com Dona Francisca da Costa, Dona Francisca de Campos, cazada com meo genro Ni [furado]ao Pereira, D. Antonia de Campos, viúva; Gregorio Dias, Luiz de Campos, Felippa de Campos, e Joanna de Campos, estes quatro já defuntos, os quais meus filhos são meus herdeiros na parte que lhes tocar. (...)

 

Gregório Dias Pinheiro e Madalena de Campos tiveram, segundo o testamento de Madalena, nove filhos, dos quais cinco viviam em 1724:

 

30-1 João Pinheiro, casado com Barbara de Madureira.

30-2 Luiz de Campos, casado no Rio de Janeiro, aos 13-07-1722, com Mariana Isidora, batizada na Sé do Rio de Janeiro, filha do Capitão Mor João Pereira do Lago e de D. Teresa do Lago.

Santíssimo Sacramento, Rio de Janeiro, Casamentos 1719-1730, im. 48. Aos 13-07-1722, o Alferes Luis de Campos, natural e baptizado na freguezia de Sam Gonçallo da banda dalem, filho legitimo de Gilgorio Dias, já defunto, e de Joana de Campos; com Dona Marianna Hizidora, natural e bautizada na freguezia da Sée desta dita cidade, filha legitima do Capitão Mor João Pereira do Lago, e Dona Thereza do Lago (...)

 

30-3 Pedro de Campos Tourinho casado com Francisca da Costa

30-4 Francisca de Campos, casada com Fulano Pereira

30-5 Antônia de Campos, item 15 desta ascendência.

 

40 Baltazar Leite e 41 Ana Alves

Pais do Padre Antônio Leite

 

Baltazar Leite e sua mulher Ana Alves foram moradores do lugar do Telhado da freguesia de S Martinho do Arco de Baulhe na primeira metade do século XVII.

Seus filhos, nascidos entre 1621 e 1640 adotaram diferentes apelidos, indicativos de suas origens: Leite, Alves, Rebello, Meirelles, Azevedo.

 

40-1 Antônio Leite, batisado aos 02-05-1621. Padre Antônio Leite, item 20 desta ascendência.

 

40-2 Jerônimo.Leite de Meireles, batizado em 1623. Casou aos 18-10-1649 em Santiago de Faia com Margarida Pereira, daí natural. Foram moradores no lugar do Telhado da freguesia de Baulhe, onde ele faleceu aos 17-02-1696.

Im 17- Telhado- Aos 10-06-1623 bat hu filho de Balthezar Leite e s/m Anna Alves com o nome Hieronimo. Padrinhos: O Padre Domingos Rabello do Arco e sua irmã Margarida Rabella.. criança de cinco dias...

 

S Tiago de Faia- casamentos- Aos 19-10-1649  recebeo de minha licença o padre Bento Pr.a a Margarida Pr.a de Santiago sua irmã e minha freguesa com Hieronimo Leite de Meirelles da freg de S Martinho... testemunha o vig.ro de S Maritinho Bernardo da gram e Morais e Braz velho de Araujo....

 

Im 38- Baulhe óbitos 1680 a 1703- Telhado- Aos 17-02-1696... faleceu da vida presente Hieronimo Leite todos os sacramentos recebeo... sepultado na capela mor pegado a porta da sachristia não fez testamento ficou sua mulher por herdeira dos moveis que do mais ficou sua n(  ) Sebastiana de Souza por uma sentença que lhe tinha feito.....

 

 Entre os filhos de Jerônimo e Margarida. q.d:

 

40-2-1 Francisco Leite de Subagoa. Casou aos 21-11-1689 com Sebastiana de Souza, filha de Francisco Lobo e Senhorinha Leite, moradores no lugar de Cima da Vila, da freguesia de Baúlhe. Francisco faleceu em 01-02-1693, deixando viúva, um filho pequeno e outro por nascer.

Im 12- Aos 21-9bro- 689 nesta Igreja de S Martinho.... se receberão F.co Leite f.o filho de Hieronymo Leite e s/m Margarida Pereira moradores no Telhado; com Sebastiana de Souza filha de Fr.co Lobo e s/m Jm.a Leite já defuntos moradores q foram de Sima de Villa. Test: Miguel Leite, D.os Teixeira, Feliciano de Tabora e Vicente Ferreira tds do mesmo lugar e freg.

 

Im 30- Baulhe óbitos 1680 a 1703- No Primeiro dia de fevereiro de 691 em sima da villa ... faleceo da vida presente Fr.co Leite Sabagoa (com a penitencia mas não a comunhão por vômitos)... sepultado dentro da Igreja junto ao altar de São Sebastião...

 

40-2-1-1 Henrique de Souza Lobo, batizado aos 05-11-1690. Em 1715 habilitou-se ao sacerdócio.

Im 36- Baulhe batismos 1680 a 1704-  Baptizou de minha licença nesta Igreja de S Martinho o Padre Duarte de Souza em 05-11-690 a Henrique filho de Fr.co Leite e s/m Sebastiana de Souza moradores em sima da villa  lugar desta freguesia padrinhos Bento Rabello Lobo ... e madrinha Maria de Souza mossa solteira também de sima da villa...

 

Arquivo Distrital de Braga- Processos de Habilitação Sacerdotal- Ano 1715

Diz Henrique de Souza Lobo f.o legitimo de Francisco Leite Subagoa já defunto e sua mulher Sebastiana de Souza Lobo d. Viuva da freg.a de S. Mar.to do Arco Cn.lo de Cabeceiras de Basto (que quer se ordenar nas ordens menores).

A margem: Netto pela paterna de Hieronimo Leite de Meirelles freg. De S Maritinho e Margarida Pereira da de S Tiago de Faia.

Pella materna  de Fran.co Lobo de Abreu e de Senhorinha Lte ambos da freg. De S. Martinho

(testemunhas ouvidas nas duas freguesias atestam a ascendência, confirmam que sõa cristãos velhos etc).

 

40-2-1-2 Francisco Xavier de Souza Lobo, batizado aos 04-08-1693, sete meses depois do falecimento do pai. Casou com Feliciana Maria de Eça Vasconcelos, moradores no lugar de Cima da Vila da freguesia de Baulhe. Entre seus filhos, Francisco José Leite Lobo que se habilitou ao sacerdócio em 1760.

Arquivo Distrital de Braga- Processos de Habilitação Sacerdotal- Ano 1760

Inquirição de Genere de Francisco José de Leite Lobo filho legitimo de Francisco Xavier de Souza Lobo e de Feliciana Maria de Essa Vasconcelos e Gama da Freguesia de S Martinhodo Arco... np de Francisco Leite de Subagoa e de Sebastiana de Souza Lobo da dita Freguesia de Sam Martinho do Arco, np de Bernardino de Azevedo e Gama e de D. Antonia Maria Brandão de Vasconcellos ambos da Vila de Ponte de Lima....(pede que lhe façam as inquirições de genere) 11-08-1760

Im 46- Batismo S Martinho do Arco- Aos 27-02-1709 bat... Fran,co Joze que nasceo aos 19 do mês f.o de Francisco Xavier Lobo e s/m D. Feliciana Maria Dessa do lugar de Sima da Villa desta freg...

Im 48- Certidão de batismo- S Martinho do Arco de Baulhe- Aos 04-08-693 anos bat nesta Igreja....a Francisco filho de Francisco Leite já defunto e sua mulher Sebastiana de Souza. Padrinhos: Padre Simão Lobo da freg de São Tiago de Faya  e madrinha Maria de Souza mossa solteira do mesmo lugar

 

40-2-2 Teodósia de Meireles Pereira. Casou com Manoel Leite Lobo, natural de Santiago de Faia, filho de Antonio Leite de Magalhães da Freguesia de Santa Senhorinha e de Catarina Lobo de Souza da Freguesia de Baúlhe. Foram os pais de Alexandre Lobo de Souza, habilitado ao sacerdócio em 1713.

Arquivo Distrital de Braga- Processos de Habilitação Sacerdotal- Ano 1713

Diz Alexandre Lobo de Souza filho lwgitimo de Manoel L.te Lobo já defunto e de sua mulher Teodozia de Meirelles Pr.a moradores na freg.a de Santiago de Faya do Con.o. de Basto ....

(a margem) Netto pela paterna de Antonio L.te de Mag.es da freg.a de Sta Senhorinha e de Catherina Loba de Souza da freg.a de Sto Martinho do Arco de Baulhe e pela materna neto de Hieronimo L.te de Meirelles da d.ta freg.a de S Martinho do Arco e de Catharina P.ra da freg.a de Santiago de Faya.

Santiago de Faya- Batismos- Aos14-02-686 baptizou o reverendo Abd.e desta freg. frei Alexandre Lobo a Alexandre f.o de Manoel L.te Lobo e de s/m Theodozia de Meirelles da Granja....

Testemunhas confirmaram a ascendência.

 

40-3  Francisco  batizado aos 02-02-1626.

Aos 02-02-1626 bat... hu filho de Balthezar Leite e s/m Anna Alves do telhado com o nome Francisco faram padrinhos Gaspar Pires do Casal e Senhorinha da Costa filha de Gaspar Francisco do Arco. De cinco dias a criança...

40-4  Miguel Rabello. batizado em 1629. Foi legatário de seu irmão o Padre Antônio Leite.

Aos 05-10-1629 ....hu filho de Balthezar Leite e s/mAnna Alvares com nome Miguel;  forão padrinhos o Padre Antonio Vieira e Anna Leite de Morgade era de seis dias quando foi batizados...

 

40-5  Ascêncio. batizado aos 03-06 1631, falecido três meses depois.

Aos 03-06-1631 bat.... hu filho de B.ar Leite e s/m Anna Alves com nome Ascencio foi padrinho Joam Luiz de Baulhe ... era de cinco dias.. À margem: faleceu de 3 meses

40-6  Luiz Alves. nascido em 1635. Também contemplado no testamento de seu irmão, o Padre Antônio Leite.

Sabado desasseis de junho de 1635 baptizei hu filho de Belt.zar Leite e s/m Anna Alves com nome Luiz foi padrinho Fran.co Rabello medico de vidas... era de cinco dias a criança.

40-7  Camilia Leite. batizada em 1640. Também recebeu uma deixa no testamento de seu irmão o Padre Antônio Leite.

Aos 17 de julho de 1640 bap. Camilia filha de B.ar Leite e s/m Anna Alves digo baptizou o Padre A.o Leite vigário de

Santo André eu fui padrinho e esteve também presente Gaspar Pires do Casal.   Gaspar Rib.ro da Sylva

 

 

42 Domingos Gonçalves Soeiro

Pai de Madalena Pereira

 

Domingos Gonçalves Soeiro era morador no lugar de Ladrugães, freguesia de Reigoso, Concelho de Montalegre, Distrito de Vila Real.

 

44 Bento Ferreira e 45 Francisca Teixeira

Pais de Francisco Ferreira

 

Bento Ferreira e Francisca Teixeira eram moradores na Vila de Murça, Concelho de Murça, Distrito de Vila Real.

 

46 João de Magalhães e 47 Isabel Machado

Pais de Senhorinha de Magalhães

 

João de Magalhães e Isabel Machado eram moradores em Arco de Baúlhe, Concelho de Cabeceiras de Basto, Distrito de Braga.

 

52 João Jorge e 53 Felipa Correia

Pais de Antônio Jorge

 

João Jorge e Felipa Correia viviam na freguesia de Cavalões, Concelho de Vila Nova de Famalicão.

Felipa Correia faleceu em 1644.

Cavalões, Óbitos 1626-1661, im. 6. Aos 15-06-1644, faleceo Philipa Correa. Não fez testamento, disse 5 missas.

 

João Jorge e Felipa tiveram, pelo menos, os filhos:

52-1 Isabel Jorge, que se casou em Cavalões com Francisco Gonçalves, da freguesia de S. Pedro do Monte de Fralães.

Cavalões, Casamentos 1623-1667, im. 4. Aos 22-11-1626, Izabel Jorge, filha de João Jorge, já defunto, e de Felipa Correa, com F.co Gls. da freg.a de S. Pedro do Monte de Fralães.

 

52-2 Pedro da Costa, que se casou em Gondifelos com Francisca Rodrigues, filha de Pedro Rodrigues e Catarina Martins.

Gondifelos, Casamentos 1615-1674, im.12. Aos 10-05-1644,  Pedro da Costa, filho de João Jorge e de sua m.er Felipa Correia, com F.ca Roiz. filha de C.na Miz. e P.o Roiz. desta freg.a. Por testemunhas Thome Glz da Devesa, e Anna, solt.a do Rosario. Ambos desta freg.a.

 

2-3 Antônio Jorge, item 26 desta ascendência.

 

54 Belchior da Costa 55 Catarina Gonçalves

Pais de Ana da Costa

 

Belchior da Costa e Catarina Gonçalves viviam na Casa do Ribeiro, lugar de Reparade, freguesia de Gondifelos, Concelho de Vila Nova de Famalicão.

 

60 Sebastião Dias Pinheiro 61 Domingas Antunes

Pais de Gregório Dias Pinheiro

 

Sebastião Dias Pinheiro e Domingas Antunes viviam na freguesia de Santa Maria de Loures, Concelho de Loures, Distrito de Lisboa.

 

62 André de Siqueira Lordelo 63 Madalena de Campos

Pais de Joana de Campos

 

André de Siqueira Lordelo, provavelmente português, casou-se com Madalena de Campos, batizada na Sé do Rio de Janeiro em 1624, filha de Bento Maciel Tourinho e de Catarina de Aguiar.

LDS, Rio de Janeiro, Santíssimo Sacramento, Batismos 1623-1632, im. 28. Aos 25-08-1624, Magdalena, f.a de Bento Maciel, e de sua mulher Catherina de Aguiar. Foram padrinhos M.el da Silva, e madrinha Isabel Maciel, mulher de Miguel Lopes Falcão.

 

André de Siqueira Lordelo faleceu no Rio de Janeiro aos 09-10-1678, e Madalena de Campos, aos 17-12-1680.

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Óbitos 1668-1695, im. 35. Aos 09-10-1678, faleceu Andre de Siqueira Lordelo, deixou por seus testamenteiros a seu filho o Alferes Salvador de Siqueira, e a sua mulher Magdalena de Campos. Deixou a sua filha Magdalena o remanescente da sua terça para quando tomasse estado. Mandou enterrar se em o Convento de S. Francisco, e o amortalhasse com o habito da mesma Religião, mandou acompanhar se com dez clérigos, e dez cruzes, mandou dizer por sua alma cem missas. Deixou pelo amor de Deus a seu sobrinho Bras? de Siqueira um campo que disse ter na cidade do Porto por nome Cardal.ro??. Deixou por esmola a seu filho Fr. Bento da [buraco] dade, frade de S. Francisco, vinte mil Réis para seos livros. Fez também um codicilo em que declarou era irmão do Santissimo Sacramento, irmão da Confraria das Almas, a quem (...) e asi mais irmão da Confraria de N.S.a (...)

 

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Óbitos 1668-1695, im. 44. Aos 17-12-1680, faleceu Magdalena de Campos. Deixou por seus testamenteiros a seu genro Rodrigo Dias de Figueiredo, e a seu filho André de Siqueira. Mandou sepultar se em a Igreja de são Francisco, e amortalhar se em o hábito da mesma Religião. Mandou acompanhar se pelo seu [...] P.e Vigr.o com os clérigos, e cruzes q. os seus testamenteiros [...]. Mandou dizer por sua alma trinta missas. (...) Ant.o de Abreu Leitão.

 

 André de Siqueira Lordelo e Madalena de Campos tiveram, pelo menos:

62-1 Frei Bento da Piedade, frade franciscano.

 

62-2 Madalena de Campos, casada no Rio de Janeiro, aos 07-08-1683, com José da Costa Barbalho, natural do Rio de Janeiro, filho de Pedro da Costa Ramires, e de Páscoa Barbalho. (Pesquisa de Carlos G. Rheingantz)

 

62-3 Joana de Campos, item 31 deste artigo.

 

126 Bento Maciel Tourinho e 127 Catarina de Aguiar

 

Segundo Rheingantz, Bento Maciel Tourinho e Catarina de Aguiar se casaram na Sé do Rio de Janeiro, aos 25-01-1621 (Livro 1°, 31v), e que seriam filhos, ele, de Pero de Campos Tourinho e Margarida Furtado; e ela, filha de Domingos de Aguiar e Felipa Rodrigues. Não tivemos acesso a este livro.

Catarina de Aguiar faleceu no Rio de Janeiro aos 11-01-1671.

LDS, Rio de Janeiro, Candelária, Óbitos 1668-1695, im. 11. Aos 11-01-1671, faleceu Catharina de Aguiar. Deixou por seus testamenteiros a seu genro Francisco Bernardes Pereira, e a sua filha Angela Tourinha, (...) q. seu corpo fosse sepultado em a (...) de Nossa Senhora do Carmo, amortalhado em o hábito da mesma religião, e acompanhado (...) q. seus testam.ros ordenassem, e que se lhe dissessem sincoenta missas por sua alma. Declarou que (...) são herdeiras forçadas suas duas filhas q. [...] a hua é cas [...] com Andre de Siqueira Lordello, a outra com Fran.co Bernardes Pereira. Deste modo (...) seu testam.to quanto ao pio.

 

252 Pero de Campos Tourinho e 253 Margarida Furtado

Pais de Bento Maciel Tourinho

 

Pedro de Campos Tourinho e Margarida Furtado foram moradores no Rio de Janeiro.

 

254 Domingos de Aguiar e 255 Felipa Rodrigues

Pais de Catarina de Aguiar.

 

Domingos de Aguiar e Felipa Rodrigues foram moradores no Rio de Janeiro. Ambos faleceram antes de 1621, segundo Rheingantz.