PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 3º, 511, título; Teve princípio esta família em Simão Borges de Cerqueira, natural de Mezanfrio, Portugal, moço da câmara do rei dom Henrique, f.º de Belchior Borges de Sousa do Louzada, fidalgo da casa real e cavaleiro de S. Thiago, e de Feliceta de Cerqueira, o qual em S. Paulo casou-se com Leonor Leme, f.ª de Fernão Dias Paes e de Lucrecia Leme, V. 2.º pág. 443.

Ocupou em S. Paulo o cargo de tabelião e de escrivão de órfãos desde os últimos anos do século 16.º até 1632. Faleceu em 1623 em S. Paulo e teve 8 f.ºs: (C. O. de S. Paulo):  Teve C.O. SP. 8 filhos - Capítulos 1 a 8.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Faleceu Simão em 1632 e teve, além dos filhos legítimos, o filho bastardo:

- Domingos

e, na dúvida:

-Antonio

 

Simão Borges de Cerqueira

Inventário e Testamento

 

Vol 9, fls 35

Data: 7-2-1633

Avaliadores: Manoel da Cunha e Francisco Ogaia

Local: Vila de São Paulo

Declarante: Leonor Leme, mulher do falecido

 

TITULO dos FILHOS

1. Fernão Dias

2. Simão Borges

3. Frei Antonio (do Carmo)

4. Francisco Dias

5. Lucrecia Leme viúva mulher que foi de Gaspar Barreto

6. Brigida Paes mulher de João Martins de Eredia

7. Izabel Paes mulher de Francisco de Miranda

8. Maria Borges, mulher de Francisco Barreto

 

TESTAMENTO

9-8-1633 (com nota de que deve haver engano porque o cumpra-se é de 1632 e o inventário foi aberto em fevereiro de 1633.)

Encomenda a alma e faz disposições pias, pedidos de missas etc.

Declaro que sou casado com Leonor Leme e que ( falas) quatro machos e quatro fêmeas (faltam linhas) herdeiros de minha pobreza.

Declaro que tenho um filho por nome Domingos como é notório e por tal (..) o qual encomendo a minha mulher e a seus irmãos e a ele encomendo e lhe mando se não saia da sua obediência com isso fará (...) filho de benção que nessa conta o tenho e tenho nele confiança que o fará melhor do que eu digo e a seus irmãos encomendo o não deixem fazer cousa mal feita.Deixa por testamenteiros o filho Fernão Dias e o genro Gaspar Barreto.

Deixa as peças que possui e a terça à mulher para ajudar a sustentar seus filhos.

Declarou haver suspeita de que em casa de (...) Ribeiro há um menino chamado Antonio que “o vulgo diz ser meu filho (aparentemente entre falhas de palavras e linhas pediu ao compadre e comadre que olhasse por ele)

Simão Borges Cerqueira – Lucas Fernandes Pinto – João (...) – Domingos Cordeiro – Jerônimo Leite – João da Costa Carvalho – Diego Rodrigues de Salamanca – João Ferreira Domingues

 

Rol:

Tinha casadas três filhas a saber Lucrecia Leme com Gaspar Barreto que Deus tenha, Brigida Paes com João Martins de Eredia aos quais interou de seus dotes sem escritura. Assim mais Izabel Pais com Francisco de Miranda a quem deve o dote.

Ao filho Frei Antonio do Espírito Santo socorreu quando ele passou para Angola e o que constar deverá ser descontado de sua legítima.

Aprovação: 21-10-1632

 

CUMPRA-SE: 21-11-1632 – Fradique de Mello Coutinho

CUMPRA-SE: 21-11-1632 – Manoel Nunes

 

Seguem as avaliações no sitio de Pinheiros e na vila

 

Monte Mor: 62$920

Monte Mor liquido: 20$972

 

Citados às partilhas: Fernão Dias, João Martins de Eredia (não quis herdar), Francisco Barreto, Frei Antonio, Inácia Alves mulher de Simão Borges (que estava ausente), Izabel Paes mulher de Francisco de Miranda, Francisco Dias Borges (a quem o juiz houve por maior que passa de 25 anos), Lucrecia Leme mulher do defunto Gaspar Barreto.

 

9-8-1633: Fernão Dias Borges presta contas do testamento e recebe a quitação.