PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 7º, Cap. 5, 287. Maria Gonçalves Martins foi casada com Sebastião Preto f.º de Antonio Preto, natural de Portugal.

 

S.L. 8º, 278, Cap. 3º Sebastião Preto foi casado com Maria Gonçalves Martins f.ª de Francisco Martins Bonilha e de Antonia Gonçalves. Faleceu em 1623 e teve(1):

1-1 Antonio Preto, casou em S. Paulo com Maria de Saavedra

1-1 Angelo Preto.

1-3 Maria Gonçalves Preto, já estava casada em 1647 com o capitão Pedro Leme do Prado

1-4 Capitão Paulo Preto, foi casado com Izabel Bicudo e faleceu em 1695 em Jundiaí. Sem geração

(1) A habilitação de genere do padre Pedro Leme do Prado em 1657 diz que este teve dois tios maternos (irmãos de Maria Gonçalves Preto) clérigos, sendo um carmelita e outro da companhia de Jesus

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

1-1 Antonio Preto, nascido antes de 1609.

 

Maria Gonçalves Martins, em 23-5-1626, já estava casada em segundas núpcias com Paulo da Fonseca.

 

Nota: SAESP, neste site:

Testamento de Sebastião Preto, vol. 11º

e inventários de:

- Antonia Gonçalves, vol. 3º

- Diogo Bueno, vol. 24º

SEBASTIÃO PRETO

Inventário

 

SAESP - vol. 31, fls. 63 a 99

Autos do Inventário: 1623,

Inventariada:

Local: vila de São Paulo,

Juiz dos Órfãos: João de Brito Cassão.

Escrivão dos Órfãos: P.º Leme

Avaliadores: Manuel da Cunha e Gonçalo Madeira.

 

Inventário de Sebastião Preto

 

Diogo Morera, juiz ordinário nesta vila de São Paulo, mando a quem este for apresentado por virtude dele requeiram a Sebastião Preto aqui morador que logo com efeito dê e pague ao tabelião de sua dita vila Calixto da Mota a quantia de 1$280rs que coube a parte do dito Sebastião Preto do salário do dito tabelião das partilhas das terras que se fizeram entre os herdeiros de Antonio Preto (...) ------ dias do mês de março de 1623.

Deve-se ao juiz dos órfãos Baltezar Delgado do seu salário 1$240 rs (...) hoje 4-11-1623.

 

fls. 65: aos 2-12-1623, Gaspar de Brito procurador da viúva Maria Glz. mulher que ficou de Sebastião Preto e por ele foi dito e referido ao dito juiz que sua ----- a casa da dita viúva e não ter aceito a o dito juiz não haver por boa a fiança que a dita viuva lhe tinha dado requeria a sua parte e que esta desistia da dita fiança e protestava (...) que tudo aquilo que se perder da fazenda que ela tinha em fiança não ser obrigada a pagar coisa alguma visto o dito (...).

 

fls. 66: 1623 citei a Ma. Glz dona viuva para as partilhas e de seus filhos como administradora deles.

Inosensio Preto curador dos órfãos seus sobrinhos, filhos que ficaram de seu irmão Sebastião Preto, para as partilhas.

No mesmo dia citei a Ant.º Preto para as partilhas que passa de catorze anos.

 

fls. 66 - Termo dos repartidores

E logo no mesmo dia mês e ano atrás declarado o juiz dos órfãos deu juramento dos Santos Evangelhos a Manuel da Cunha que avaliasse e repartisse esta fazenda dos órfãos e viuva com Gonçalo Madr.ª.

 

- quinhão da viúva, entregue ao procurador da viuva Gaspar de Brito estando presente o curador dos órfãos Inosensio Preto.

 

Aos 4-11-1623 os avaliadores Gonçalo Madr.ª e Mel. da Cunha, indo ao curral a partir os quais acharam mais dez vacas afora as que avaliaram (...).

 

fls. 70 : 4-11-1623 liquidação das partilhas, o juiz deixou de fora o trigo que ficou por morte do tio do defunto, colhido e por colher (...) entregar os bens dos órfãos a Antonio Preto para que o venda para repartir e pagarem as dividas (...). Soma a fazenda 202$000 rs.

 

Aos 5-12-1623 tornou o juiz dos órfãos a fazer contas deste inventário com os repartidores e acabaram de encher a viúva.

Se deu outra vez o quinhão a viúva dos 108$980 rs, a qual se obriga a cumprir os legados

- quinhão da órfã Maria: primeiramente as casas que foram de Gaspar Gomes que estão avaliadas em 70$000 rs as quais estão na rua Direita de Santo Antonio, e mais (...) perfazendo 99$617 rs ---- sua legitima e don. -------- o que o defunto seu ---------- (...) entregue ao curador Inosensio Preto.

- quinhão do órfão Antonio, entregue a seu curador.

- quinhão do órfão Angelo, entregue a seu curador

- quinhão de Paulo, entregue a seu curador

 

Quitações.

 

10-3-1624: Dividas que se botaram neste inventário que vieram do sertão, que se deviam ao defunto Sebastião Preto.

 

10-3-1624 fiança que deu Inosensio Preto curador deste inventário: apresentou por fiador a Paulo do Amaral e a Gaspar Gomes, ambos aqui moradores. O juiz aceito ao dito Paulo do Amaral somente por fiador por ele somente ser pessoa abonada.

 

fls. 87: aos 16-5-1626 Manoel Preto, aqui morador e por ele -------- e requerido a --- fora curador dos filhos de Sebastião preto ----- ------- (várias linhas em branco) ------- fora feito curador dos filhos do seu irmão mais moço mais que lhe cabia a dita curadoria por direito for ---- declaração de Sua Magestade que o que era curador presente mais velho o que visto pelo dito juiz dos órfãos e o requerimento de Manoel Preto e lhe caber a curadoria por direito por ser seu irmão mais velho que lhe deu logo juramento que fosse curador de seus sobrinhos filhos que ficaram de seu irmão Bastião Preto (...)

Apresentou como fiador a Ang.lo Madr.ª

 

fls. 89: aos 23-5-1626, nesta vila de São Paulo, o Capitão Manoel Preto pelo curador bastante de Inocencio Preto por ----- e por ele foi requerido se mandasse entregar os bens dos órfãos filhos que ficaram de Sebastião Preto de quem Inosensio Preto era curador na forma do inventário e juntamente os ditos órfãos e com tudo o que constasse por estar ausente o seu constituinte - (várias linhas em branco) --------------- (...) e porque no tempo que o juiz fez curador Inosensio Preto era Maria Glz viúva e agora novamente casou com Paulo da Fonsequa que nunca foi morador nesta vila e nem possuir bens de raiz pelo que corre risco a fazenda dos ditos órfãos perderem-se e as peças fugirem e o dito curador sendo ausente não poder (...).

 

(...) haja vista deste requerimento Manoel Preto seu irmão Inosensio Preto curador de seus sobrinhos visto estar na terra e será notificado para dizer se temos que dizer ter entregue esta curadoria ao requerente e para dar contas a inventário. S. Paulo 6-6-1626 - Joam de Brito Cação.

 

Acostado quitações.

 

fls. 96: Inosensio Preto ---- o dito tutor pelas pessoas dos quatro órfãos, filhos de Sebastião Preto, Maria, Antonio, Angelo e Paulo --------- --------- ---------------- (várias linhas em branco) ---------.

 

------------- Antonio Preto e os quatros filhos que ficaram do defunto Sebastião Preto que é verdade que estamos pagos e satisfeitos de nossas legitimas que nos coube por morte e falecimento do dito defunto Sebastião Preto de nossas legitimas de Inosensio Preto nosso curador (...). hoje 4-9-1633.

 

fls 99: N. da R. O presente inventário pertence aos maços “inutilizados” e está incompleto.