PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 9º, 57, Cap. 7º; Salvador de Chaves faleceu em 1599, foi casado com Apolonia Domingues (irmã de Antonio Camacho); deixou uma f.ª: Maria.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Regina Junqueira)

 

Salvador de Chaves, filho de Domingos Dias e Mariana de Chaves, casou com Apolonia Domingues, filha de Clara Fernandes. Como Clara foi primeiro casada com Pedro Domingues, tronco deste apelido na GP, forçoso é adicionar esta filha ao casal.

 

Salvador e Apolonia faleceram ambos em 1599, deixando:

- Maria, com menos de 8 anos, recolhida e criada por seus avós.

 

- Maria foi primeiro tutelada por Garcia Rodrigues (Velho), cunhado de seu pai. Garcia foi casado com Catarina Dias, irmã de Salvador de Chaves (Datas 27º, neste site). Sugerindo que, em 1699, os dois avós da órfã já seriam falecidos.

 

- Em 1602 Garcia Rodrigues foi substituído na curadoria por Antonio Camacho, porque este era tio da menina, e seu parente mais próximo. Garcia Rodrigues, tio a fim da órfã pelo paterno, era mais remoto que Antonio Camacho, o que leva a crer que este seria o parente consagüineo mais próximo. (Pedro Domingues, irmão de Apolonia, filho de Clara Fernandes, ainda não tinha 25 anos por esta época, e não estaria habilitado a ser curador de sua sobrinha).

 

SALVADOR DE CHAVES

e sua mulher

APOLONIA DOMINGUES

Inventário

 

Vol 30, fls 9 a

Data: 4-9-1599

Local: Vila de São Paulo, no termo Jabacoara, nas casas da roça onde pousa Crara Frz, que ficaram do defunto Salvador de Chaves e de sua mulher Polonya Dominges

Declarante: Crara Frz sogra do dito defunto e mãe da defunta.

 

fls. 10.

------ este publico e ------------ inventário e testamento virem que no ano de N.S.J.C de mil e quinhentos e noventa e nove em aos vinte e um dias do mes de junho, nesta vila de São Paulo, nas casas de Salvador de Chaves aonde chamam Jabacoara, estando o dito Salvador de Chaves doente de bexigas, foi dito a mim tabelião queria ele fizesse este testamento.

Encomenda a alma, seu corpo será enterrado no Mosteiro de Jesus e que ao dito mosteiro 2$000 rs., que ---- (varias linhas em branco) -------------------------

---------------- este --------------------- ------------------ a sua filha Marya ------------------ que deixava por seu ---------------- da met.e cunhado Garcia Roiz ------------------------------------------- filha - deixava que ga---------------------------- deve quatro cruzados de pano que ele vendeo e por se ------- cruzados em dinheiro --------------------- ele deve -------------- e se deve tres cruzados em dinheiro ou uma vaqa e dr.º -------------- patacas por o que disse que ------------------------- por acabada e pedia ela cumprissem todos que se acharam presentes João ------ ------ e tres filhos meus Ant.º Pedroso, Estevão Ribr.º e Fr.co dAlvarenga, e p.r não --- eu tabelião assinei por uma ------ faltava e eu Ant.º Roiz tabelião do publico judicial nesta vila e seus termos ----- este inventário de ------------ assinamos ele  co (...) Antonio Roiz.

 

 

Saibam quantos este -- instrumento virem como no ano do nascimento de N.S.J.C de mil e quinhentos e noventa e nove anos aos dez dias do mes de agosto Pelonya Dominges estando no artigo de morte ----------------- esta ------------------- de testamento.

Encomenda a alma, seja enterrada na igreja do bemaventuado S.Paulo.

Legados pios.

Declara ela testadora que deixa uma filha prometida ----- filha de seu marido já defunto a qual deixa para -----------.

Declarou mais que de sua terça se dê a sua mãe que ------ pano de algodão.

(...) declarando que morrendo sua filha se de ---------------.

(várias linhas inutilizadas).

(.......) dito seu testa----------- G.º da Mota, Bastião Miz ---------- Nunes Botelho, José Alvres, João Frz -------- ------------------

Quanto aos nomes assino por mim e por ela Adão Nunes Botelho Gonçalo da Mota.

 

Cousas que se acharam.

 

fls. 14: aos 19 dias do mes de setembro de 1599 nesta vila na casa de ----- aí --------- como juiz ordinário e dos órfãos pela ordenação ------- informado vender as cousas seguintes a requerimento do curador Garcia Roiz por se não perderem porquanto não ----------  e assinou o dito juiz ant.º -- tabelião que o escrevi. Pero Leme

 

Arrematações (....) assinaram eu escrivão Ant.º Roiz tam. escrevi. Jorge + ------, Pero Leme, Garcia Roiz, Jorge -------------

 

fls. 16; aos 20-9-1599 nesta vila nas pousadas de mim tabelião estando aí o juiz ordinário e dos órfãos pela ordenação e o curador Garcia Roiz para fazerem e assinarem a fazenda deste inventário que o assinaram da maneira seguinte. Ant. Roiz tam. que o escrevi.

 

fls. 22: Deram a Crara Dominges - aos dez dias do mes de janeiro de mil e seiscentos anos (...) que deram a Crara Dominges --------- digo Cra---- --------------- uma saia e uma ---------- do que sua filha lhe deixa em testamento por haver pouca ---------- digo que tambem dera a dita Crara Frz o algodão -----------------------. Garcia Roiz.

 

fls. 23 - aos 26-1-1602 nesta vila de São Paulo em pousadas de mim tabelião apareceu ----- Camacho -------------- apresentou uma petição que fizera ao juiz dos órfãos Bernardo de Quadros ----- e um despacho seu posto na ------ petição tudo -------------- se segue Ant.º Roiz tam. q--------------------

Diz Antonio Camacho, morador nesta vila de São Paulo que por morte de Salvador de Paiva digo de Chaves fes um curador de sua filha -------- Roiz a qual curadoria tem servido conforme a lei e o tempo que lhe ----- dado um curador posa servir.

Q.a Vm que como tio da menina e parente mais achegado lhe manda Curadoria no q. R.J.M. V.to Garela ---------    Quadros

Respondendo o despacho de Vossa Merse digo ------- prover Antonio Camacho desta curadoria ------- he parente mais achegado e estar já comprido -------- e dado os curadores servirem hoje 4 de janeiro de 1602. - Garcia Roiz.

 

A resposta do curador Garcia Roiz proveio ao Sop.te Ant.º Camacho de curador dando fiança a ----------------- querendo ao curador e sendo ------ para ------------------. São Paulo 24 de janeiro de 1602. Br.do de Quadros.

 

Termo de como foi feito curador Ant.º Camacho.

aos 26-1-1602 nesta vila de São Paulo nas pousadas de Bernardo de Quadros juiz dos órfãos, apareceu ---- Camacho aqui morador e ---- lhe foi dito ao dito ------ que um despacho seu a petição atras mandava que ser --------- seu curador dos filhos e fazenda que ficou por morte e falecimento de Salvador de Chaves por digo ser -- servise Garsia Roiz curador ------- e o dito juis logo feito curador dos ditos menores ao dito Ant.º  Camacho.

Aos 12-2-1602 Antonio Camacho apresentou como fiador neste inventário a Asenso Ribeiro.

 

Ao 1-6-1605 (...) seja notificado que As.º Ribr.º deu conta em --- do cumprimento dalma do defunto ------------------ sebos ---------------------

 

fls. 26 - provendo o inventário de processo acharam uma menor de idade de oito anos em poder de seus avós que lhe davam muito bom tratamento e a fazenda importa cento e nove mil e tantos réis em mão de seu tio Ant.º Camacho tutor eu Fran.co que --------- e arrecadação não -------------------------ne am---------- ao escrivão.

 

Aos 20-11-1606 pelo juiz ordinário e dos órfãos D.os Roiz por ele foi mandado a mim escrivão fazer este termo de obrigação em como Ant.º Camacho curador neste inventário que presente estava acede de ter dado fiança obrigava toda sua fazenda movel e raiz e não pagar de sua fazenda cousa nhua nem fazer dela nada enquanto não forem os órfãos pagos deste inventário e fazenda e o dito juiz assinou esta obrigação e o assinaram Ant.º Roiz escrivão o escrevi. - Ant.º Camacho - Domingos -------------

 

fls. 27: Aos 19-1-1607 termo de nova fiança que deu Antonio Camacho.

Foi desobrigado Asenso Ribeiro da fiança que tinha dado e foi apresentado novo fiador a Belchior da Veiga.

 

Quitações.