PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

S.L. 1º, 47, 2-4 Izabel Fernandes, falecida em 1607, foi casada com Pedro Nunes, fallecido em 1623 com testamento em S. Paulo, tendo sido casado 2.a vez com Maria Jorge f.a de Gonçalo Madeira e de Clara Parente (Tit. Dias) e 3.a com Catharina de Pontes, viuva de Salvador de Lima, f.a de Bartholomeu Gonçalves e 3.a mulher. Teve (C. O. S. Paulo) a f.a unica:

3-1 Maria Nunes que já era fallecida em 1623 e foi casada com André Fernandes f.o de (André Fernandes e de Maria Paes).

 

SL. 1º, 24, 3-9 Catharina de Pontes, falecida em 1621, casada 2a. vez com Pero Nunes (viuvo 1.o de Izabel Fernandes, falecida em 1607 e 2.a vez de Maria Jorge) o qual falleceu em 1623 com testamento em S. Paulo (C. O. S. Paulo). Esteve Pero Nunes no sertão em companhia de Nicolau Barreto. teve 4-2 a 4-4.

4-2 Pedro Nunes de Pontes (com 8 annos em 1621)

4-3 Maria Nunes de Pontes

4-4 Anna tinha 7 meses de idade, em 1621

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette e Regina Junqueira)

 

Filhos:

Da 1a. esposa Izabel Fernandes, falecida em 1607 (SAESP vol. 5º, neste site).

- Maria Nunes, já casada em 1607 (testamento materno) com André Fernandes. Este André Fernandes não consta do inventário de Maria Paes, nem por si nem pela filha ou neto. O André Fernandes, filho de Maria Paes, já era falecido em 1616. (SAESP vol. 4º, neste site).

Outrossim este André, marido de Maria Nunes, se relaciona com a descendência de João Ramalho como melhor se verá no inventário de seu filho Pedro Fernandes.(SAESP vol 12º, neste site)

 

 

Da 3a. esposa Catarina de Pontes, falecida em 1621 (SAESP vol. 5º, neste site):

 Pero Nunes de Pontes, nascido por 1613;

- Maria Nunes de Pontes, nascida por 1616

- Ana, nascida 1619 e já falecida em 1623.

 

Ilegitimos:

- Lourenço  filho da negra Leonor, ambos alforriados em a sua ametade por Izabel Fernandes. Faleceu no sertão antes de 1610 e deixou um filho, Antonio Nunes, falecido em 1643 (SAESP vol. 38º, neste site) ao qual Pedro Nunes alocou as peças trazidas do sertão por Lourenço, conforme se vê no inventário de Izabel Fernandes.

- Jacome Nunes, nascido por 1574 (SAESP vol. 36º, inventário de Domingos Fernandes Coxo, neste site) casado; ver inventário de Maria Nunes, SAESP vol. 29º, neste site.

- Balthazar Nunes, casado, já falecido em 1623, (SAESP vol 6º, neste site), deixando filhos.

- Inocencia casada com Manoel de Alvarenga falecido em 1639 (SAESP vol. 24º, neste site)

 

Pedro Nunes e todos os seus filhos foram sertanistas ativos.

 

PEDRO NUNES

Inventário e Testamento

 

Ano: 1623

SAESP, Inv e Test , vol 6 fls 49 a 158

Testamento datado de 09 outubro 1623.

 

TESTAMENTO

(feito pelo Padre João Alves)

 

Saibam quantos esta minha célula de testamento virem em como eu Pedro Nunes estando enfermo em minha cana de enfermidade que Deus me deu fiz este testamento como abaixo se verá o qual é o seguinte.

Primeiramente encomendo minha alma a Deus....

Declaro que sou viúvo e que da derradeira mulher tenho dois filhos a saber uma menina e um menino e tenho mais dois bastardos a saber Jacome Nunes e Baltazar Nunes ja defunto que lhe ficam seus filhos os quais são herdeiros na minha fazenda.

Declaro que quando Deus for servido levar-me desta vida presente meu corpo será enterrado na Matriz..

(seguem encomendações e esmolas pias)

Assim mais mando que se de de esmola a minha cunhada mulher que foi de João de Calyx dois mil reis do que houver na casa e as duas filhas que tem a cada uma delas se lhe dará dois mil reis.

Declaro que tenho uma (...) por nome Inocência a qual se darão por (...) encomendo (...) André Fernandes olhem por ela e a casem para o que (...) não herda em minha fazenda.(nota:casou com Manoel de Alvarenga)

Declaro que o remanescente de minha terça dos legados e esmolas deixo fique a minha filha Maria, dar se a mais dez cruzados de esmola a mais pobre órfã que nesta vila houver.

Declaro que tenho uma cadeia de ouro de trinta e quatro mil reis duas cruzes de ouro e um par de pendentes e dois pares de cabacinhas e três pares de arrecadas de três voltas cada uma e uma gargantilha que tem seis folhinhas de ouro a modo de coração e um jarro de prata e sete colheres e um garfo e peço que se não tire de minha filha Maria cousas destas que não tenho outra o que se lhe dará a conta do remanescente da terça, e isto peço a todos os seus irmãos e a meu neto Pedro Fernandes.

Declaro que a minha primeira mulher Isabel Fernandes por sua morte deixou ao seu neto e meu Pero Fernandes o remanescente de minha terça e que me gozasse eu dele em vida e por minha morte deixasse e fazendo se inventario da minha fazenda por morte e falecimento da minha segunda mulher Maria Jorge o juiz de órfãos que naquela época era Pedro Taques tirou a metade desta fazenda não devendo nada a parte da dita Maria Jorge como consta dos papeis que tenho na caixa e encomendo a meu genro André Fernandes veja pela justiça se pode tirar a dita fazenda e quando o dito André Fernandes não se queira por a isso e querer tirar da minha fazenda por em cheio em desconto da que o dito juiz tirou obrigarão ao dito André Fernandes os meus herdeiros a botar no inventario trinta e tantos mil réis de dois cavalos que vendeu meus a Sebastião Lobo estando eu no sertão em companhia de Nicolau Barreto e o obrigarão também a botar um sítio seu que está em Ipiranga onde ele agora está que tenho parte nele porquanto não botou no inventário de sua sogra por esquecimento e isto se entenderá quando ele quiser tirar da minha fazenda o que acima está declarado.

Declaro que a menina que está botada no inventario de minha derradeira mulher por nome (...) e Cecília sua filha de homem branco forra e livre (...) e se entregue a meu neto Pero Fernandes.

...

Declaro mais que tenho em casa uma moça por nome Beatriz filha de branco e forra....

(declara os assinados que tem de alguns devedores)

Deixo por meus testamenteiros a meu sogro Bartolomeu Gonçalves e a meu genro André Fernandes e curador de meus filhos o dito meu sogro.....

..hoje 9 de Outubro de 623 annos – Pedro Nunes – O padre João Alves

 

CUMPRA-SE: São Paulo (...) Agosto (sic) de 1623

CUMPRA-SE: São Paulo, hoje 31 de dezembro de 1624 annos

 

HERDEIROS

1. Jacome Nunes casado

2. Baltazar Nunes casado e já defunto

3. Pero Fernandes seu neto filho de sua filha já defunta Maria Nunes mulher que foi de André Fernandes

4. Pedro de idade de dez anos pouco mais ou menos

5. Maria de idade de sete anos pouco mais ou menos

6. Ana já defunta

 

BENS DE RAIZ

·Um sitio no Ipiranga com tres lanços de casas de taipa de pilão

·Um sitio na roça

·Terras em Jarabatibussu a caminho do mar em sociedade com André Fernandes e Baltazar Nunes

·Uma data de chãos na vila

·Outra data na vila em sociedade com André Fernandes e Manoel Fernandes

·Uma escritura de venda que faz Geraldo Correa a Pedro Nunes de terras que "foram de Ana Rodrigues avó de sua mulher e lhas deu em casamento"

 

NOTAS:

-·Manoel de Alvarenga é casado com uma filha bastarda de Pedro Nunes.

-·Mathias Lopes requer o quinhão de sua nora, mulher de Juzarte Lopes

-·Em 21-9-1633 Pedro Nunes Pontes dá quitação ao defunto André Fernandes do que este devia no inventario do pai.