PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Paschoal Monteiro foi o segundo marido de Ana Farel, com quem já estava casado em 1610, pouco tempo depois da morte de seu antecessor Pedro Álvares, S.L. 1º, fls. 6, 2-2  (SAESP vol. 2º, neste site).

Paschoal faleceu em Angra dos Reis, na Ilha Grande, deixando a viúva e os filhos:

1. Antonio, nascido por 1616

2. João, filho natural, que dizem era do defunto, legatário no testamento de Paschoal Monteiro, não herda na fazenda.

Não constam da GP

 

Complementação deste inventário no vol. 13º, neste site.

 

PASCHOAL MONTEIRO

Inventário

 

SAESP, vol 7, fls 136 a .164

Inventário Data: 22-4-1626.

Local: Vila de São Paulo, no sitio e fazenda de Diogo Coutinho.

Juiz de Órfãos: João de Brito Cassão

Escrivão dos Órfãos: Pero Leme.

Avaliadores: Gonçalo Madeira e Álvaro Neto, o velho.

Declarante: João Farel, enteado do dito defunto falecido na Ilha Grande

 

fls. 140:

E não foi posto ----- testamento porque na Ilha Grande onde faleceu está o testamento onde farão inventário, (...).

 

Título dos filhos:

- João, filho natural que dizem era do defunto.

- Antonio, de idade de sete anos pouco mais ou menos legitimo.

 

fls. 140 a  144 - avaliações, dividas que devem ao defunto, dividas que o defunto deve.

 

fls. 144: termo de curador dos órfãos a Sebastião Fernandes Camacho como parente mais chegado.

 

fls. 147 - aos 2-9-1626 nesta vila de São Paulo (...) apareceu João Farel filho e procurador de sua mãe Anna Farel e por ele foi dito ao dito juiz dizendo que ele estava de caminho para a Ilha Grande onde estava sua mãe que requeria a sua mercê lhe mandasse entregar as peças que estão lançadas neste inventário e assim mais o trigo para levar a dita sua mãe (...).

 

fls. 150: Despesas que deu o curador.

-Logo apresentou um mandado do juiz dos órfãos João de Brito Cassão em que lhe mandou pagasse da fazenda lançada neste inventário a Izabel Pedroso viúva mulher que foi de Francisco Rodrigues Sarzedas  (...)

- apresentou outro mandado (...) que se deviam a Gaspar Barreto com quitação de seu genro Lourenço -----.

- idem, que deviam a Lourenço  Nunes com quitação do dito Lourenço Nunes.

 

fls. 152 E para constar de uma --- (...) que o dito João Alvres Farel como procurador bastante da dita sua mãe tinha recebido doze cruzados de Simeão Alvres devedor neste inventário (...).

 

Saibam quantos este publico instrumento de procuração e bastante poder virem que no ano de Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de mil seiscentos e vinte e seis anos aos seis dias do mes de julho da dita era nesta vila de Angra dos Reis na capitania de São Vicente no tocante a condessa do Vimieiro dona Marianna de Souza Guerra (...) nesta dita vila nas pousadas de Francisco Farel (...) e as testemunhas adiante nomeadas apareceu Anna Farel dona viúva e por ela foi dito  (...) elegia e constituía por seus certos e em tudo bastante procuradores a saber Alonso Peres, o licenciado Medina e Paulo do Amaral e João Alvres Farel e Sebastião Fernandes Camacho todos moradores na vila de São Paulo aos quais disse que dava e outorgava todo o seu livre e comprido poder  para que por ela constituinte possam procurar e alegar todo seu direito e justiça (...) (..)  que com ela assinaram --- Diogo de Belmudes e João de Sousa e Antonio Saavedra e Francisco Ferreira e Simão Ferreira todos aqui moradores  (...).

 

- Digo eu João Alveres Farel como procurador bastante que sou de minha mãe Anna Farel (...).

 

- Digo eu Izabel Pedroso dona viúva mulher que fiquei de Francisco Rodrigues Sarzedas que é verdade que recebi de Sebastião Fernandes Camacho curador no inventário de Paschoal Monteiro (...) o qual pagamento se fez a meu genro Francisco Dias Rocha (...).

 

fls. 155: Bartholomeu Antunes Lobo juiz ordinário desta vila de Angra dos Reis e seus termos e dos Órfãos  pela Ordenação capitão desta dita vila etc, faço saber ao senhor João de Brito Cassão juiz dos órfãos da vila de São Paulo do Campo (...) por Anna Farel dona viúva moradora nesta dita vila mulher que foi do defunto Paschoal Monteiro me fez petição  dizendo em ela que era tutora e curadora de seu filho que ficara por morte e falecimento do dito seu marido Paschoal Monteiro (....)  (...) (...) 9-7-1626.

Cumpra-se São Paulo 7 de agosto de 1626. Brito.

 

fls. 160

-Estes 1$200 réis  que meu irmão Gaspar Barreto tem recebido (...). Francisco Barreto.

- Recebi 2$000 réis a conta desta divida como procurador de minha cunhada Lucrecia Leme (...). Francisco Barreto.

- Digo eu Francisco Dias de Rochas procurador de minha sogra Izabel Pedroso que recebi (...) 8-10-1627. Francisco Dias de Rochas.

- Digo eu Francisco Dias de Rochas procurador de minha sogra Izabel Pedroso que estou pago e satisfeito (...) 24-1-1628 Francisco Dias de Rochas.