PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 8º, 491, 3-5 Florência Nunes de Siqueira, que foi casada  com Pascoal Leite da Cunha.

 

SL. 5º, 63, 3-3 Paschoal Leite da Cunha, falecido em 1683, foi casado com Florencia Nunes de Siqueira, f.ª de Paulo Nunes e de Joanna de Castilho. Teve (C. O. de S. Paulo):

4-1 Maria Nunes de Siqueira, falecida em 1752 em Itu, casada 1.º com Joaquim Moreira Durões e 2.ª vez com Domingos Fernandes Porto, viúvo de Maria Bicudo Tavares.

4-2 Simão Leite da Cunha

4-3 João.

4-4 Izabel.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

 

Pascoal e Florência foram pais de cinco filhos, nascidos por:

1- Simão, 1672

2- Izabel da Cunha, nascida por 1674, em 18-2-1695 já estava casada com Antonio Lopes de Brito.

3- Maria, 1677

4- João, 1681

5- Pascoal, 1682

 

Em dezembro de 1690 Florência estava casada em segundas núpcias com José Cardoso da Cunha.

 

PASCHOAL LEITE DA CUNHA

Inventário e Testamento

 

Vol 21, fls 467 a 478

Data: 26-12-1684

Local: Vila de São Paulo, nas casas de morada de Paulo Nunes

Juiz: Salvador Cardoso de Almeida

Escrivão: Diogo Gonçalves Moreira.

Avaliadores: Domingos de Oliveira Leitão e João Serrano Soares.

Declarante: a viuva do dito defunto Maria (sic) Nunes, assinou por ela a seu rogo seu pai Paulo Nunes.

 

Título dos filhos:

1- Simão, de idade de 11 anos

2- Maria, de 6 anos

3- Izabel, de 9 anos

4- João, de 2 anos

5- Paschoal, de um ano.

Todos pouco mais ou menos.

 

TESTAMENTO

 

Em nome da Santíssima (...).

1-9-1683 estando eu Paschoal Leite da Cunha doente de cama faço a presente cédula.

Encomenda a alma, manda que seu corpo sena enterrado na igreja de Nossa Senhora da Penha de França, pedido de missas.

Declaro que devo 7$000 rs a meu compadre Manuel Dutra Machado; que devo a João Pires 6$000 rs procedidos de mantimentos que lhe vendeu no sertão, de que é obrigado meu armador pagar ametade; devo 3$880 rs ao Capitão Pero da Guerra.

Declaro que minha espingarda se me não tire de meu filho Simão.

Declaro que devo duas patacas a meu compadre Joaquim Pedrozo; devo a meu cunhado Antonio Vieira Tavares 6$000 rs procedidos de uma canoa que me deu para ir rio abaixo a qual levei armação de João de Almeida Naves os quais 6$000 rs fica o dito obrigado a pagar;.

Deixei uma rapariga tapuia em casa de João de Almeida Naves mal vendida que me tinha dado 2$000 rs a conta ficou-me a dever 3$000 rs.

Declaro que me deve Manuel Gomes, filho de Cornélio de Arzão 20 patacas e uma almilha que lhe vendi no sertão.

Declaro que no inventário de Maria Vaz Cardoso ficaram duas peças para se partirem por nós que somos seis herdeiros e umas poucas de terras que a dita senhora declarou no seu testamento nesse Juquiri.

Declaro que tenho duas pelas do gentio da terra e deixei um negro em casa de meu primo João de Almeida Naves quando vim do sertão do rio abaixo tambem gentio da terra malato que não sei se é morto ou vivo.

Declara gado, lanço de casas.

Declaro que sou casado com Florência Nunes de Siqueira, filha de Paulo Nunes de Siqueira e de Joanna de Castilho da qual tenho um filho por nome Simão e outro por nome João e uma filha por nome Izabel, e outro por nome Maria os quais são meus universais herdeiros, e herdaram na fazenda que se achar ser minha.

O remanescente de minha terça ficara a minha mulher para sustentar meus filhos a qual peço seja minha testamenteira e curadora de meus filhos e sendo caso que se case se passará a curadoria e o remanescente da terça a meu cunhado Antonio Vieira Tavares.

(...) roguei a Antonio Rodrigues de Oliveira fizesse por mim e assinou aqui. - Paschoal Leite da Cunha - Antonio Rodrigues de Oliveira - Manuel Nunes - Salvador de Oliveira - Antonio Pimentel - Salvador Nunes - Manuel da Costa- Francisco Nunes de Siqueira - Sebastião Rodrigues - João Serrano Soares.

Cumpra-se 4-10-1683 - Godoy.

Cumpra-se 4-10-683 - Moreira.

 

Avaliações, gente forra, dividas que se deve a esta fazenda, dividas que esta fazenda deve.

 

fls. 475: o juiz não mandou fazer partilhas mais que entregar á viuva como curadora, que desse cumprimento as verbas do testamento, alimentasse seus filhos com essa miséria que lhe ficou, em que pela viuva se assinou seu pai Paulo Nunes. Assino a rogo de minha filha, Paulo Nunes.

 

Aos 10-12-1690 nesta vila de São Paulo perante o juiz dos órfãos apareceu Jose Cardoso da Cunha pelo qual foi dito que ele havia casado com a viúva deste inventario e que se não tinham feito partilhas a limitação que ficou por falecimento de seu antecessor e que por ora estava assistente nesta vila com toda a sua família e que tinha vendido 40 cabeças de gado pertencente a esta fazenda por preço de 40$000 rs dos quais queria exibir em juízo 10$000 rs para se dar a ganhos para os seus enteados e os outros 10$000 rs ficassem em seu poder para com eles vestir aos seus enteados porque não tinha com que os pudesse tratar como brancos, e o dito juiz conhecendo a muita razão lhe largou os dez mil réis para vestuário dos órfãos e os outros dez recebeu para dar a ganhos.

 

10-12-1690 dinheiro dado a ganhos - 10$000 rs - a Francisco Simões de Oliveira, fiador Paulo Blanco.

 

fls. 477 - Diz Izabel da Cunha, órfã que ficou de Paschoal Leite, que Deus haja, que ela esta casada com Antonio Lopes de Brito o qual seu marido está ausente da terra e ela suplicante está impossibilitada de se valer do que lhe coube por falecimento do defunto seu pai o que constara pelo inventário que se fez por morte de seu pai e como o não pode fazer sem folha de partilhas, pede (...) passe dita folha de partilhas para poder cobrar.

O  escrivão informe se a suplicante é casada e se assim for lhe passe a folha como pede. - Bueno.

 

Certifico eu padre João Gonçalves coadjutor da Igreja Matriz da Vila de São Paulo em como recebi em face da igreja Izabel da Cunha com Antonio Lopes e por me ser esta pedida e por ser assim verdade passei esta certidão hoje 18-2-1695 - João Gonçalves da Costa.