PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

Errata vol. 9º: Maria Bicudo leia-se: Mécia Bicudo

S.L. 4º, 383, 1-1 Francisco de Proença segunda vez foi casado com Maria Bicudo, f.ª de Vicente Bicudo e 1.ª mulher Anna Luiz. Tit. Bicudos. Faleceu Francisco de Proença com testamento em 1638 e foi sepultado na igreja do colégio dos jesuítas em S. Paulo. Teve: 2.2

2-2 Anna de Proença, que foi casada em 1638 em S. Paulo com Salvador Pires de Medeiros, f.º do capitão do mesmo nome e de Ignez Monteiro. Sem geração

 

SL 6º, 468, § 5º; Mecia Bicudo foi casada com Francisco de Proença, natural de S. Paulo, cavalheiro fidalgo, viúvo de Izabel Ribeiro, f.º de Antonio de Proença e de Maria Castanho; faleceu com testamento em 1631 em S. Paulo, com geração no V. 5.º pág. 383.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana (Bartyra Sette)

Francisco de Proença, falecido em 1638 (SAESP vol. 11º, neste site), teve da segunda mulher, Messia Bicudo, a filha:

- Anna de Proença, nascida por 1626 e falecida em 1644 (SAESP vol. 26º, neste site), casada antes de 1638 com Salvador Pires de Medeiros, com geração.

 

MESSIA BICUDO

Inventário e Testamento

 

SAESP, vol 8, fls. 287 a 306

Testamento Data:. 8-12-1631

Inventário Data: 31-1-1632

Local:.vila de São Paulo nas casas de Francisco de Proença

Juiz Ordinário e dos Órfãos: Fradique de Mello

Tabelião: Ambrosio Pereira

Declarante: Francisco de Proença, o viúvo

Avaliadores: Manuel da Cunha e Francisco da Gaia

 

fls. 290 - Título dos filhos

-uma filha por nome Anna de idade cinco anos  pouco mais ou menos.

 

TESTAMENTO (resumo)

 

Aos 8-12-1631, estando eu Messia Bicudo doente faço esta cédula de testamento.

(encomendações pias).

Peço a meu marido Francisco de Proença seja meu testamenteiro com o qual declaro ser casado em face da igreja do qual tenho uma filha por nome Anna a qual por direito é minha herdeira.

Declaro e mando que meu corpo seja enterrado e sepultado na igreja matriz desta vila de São Paulo em a sepultura de meu pai Vicente Bicudo.

(pedidos de missas).

(legados pios)

O remanescente de minha terça a minha filha Anna.

Declaro e mando que se dê a minha enteada Anna filha de meu marido uma roupa de perpetuana verde e o meu manto de sarja e as camisas que eu tiver e assim mais lhe darão os meus brincos pequenos os que meu marido sabe.

Deixo a meu afilhado Vicente uma tipoia de cadilhos para o trazerem.

Pedi ao padre Francisco Jorge que este meu testamento fizesse e assinasse como testemunha com as mais abaixo, hoje 8 de dezembro da sobredita era de 631. eu o padre Francisco Jorge religioso de ordens sacras o fiz a rogo da sobredita Messia Bicudo e me assinei em testemunho de verdade - O padre Francisco Jorge.

 

Aprovação: 8-12-1631 nesta vila de São Paulo estando por testemunhas João Raposo Bocarro e Francisco Viegas e Francisco João aqui moradores e Manuel de Faria estante nesta vila e Antonio Bicudo aqui morador e por ela não saber assinar rogou a Antonio da Silva Razão assinasse por ela e eu Simão Borges Cerqueira tabelião do publico judicial e notas nesta vila que este fiz e assinei de meu publico sinal.- Assino por a testadora e por mim Antonio da Silva Razão - João Raposo Bocarro - Manuel de Faria - Francisco Viegas - Antonio Bicudo de Mendonça - Francisco João.

 

Cumpra-se como nele se contem. São Paulo 23-12-631 - Manuel Nunes.

 

Seguem-se avaliações.

(entre elas)

- o sitio do Ipiranga em 8$000 réis com casa de palha velha.

 

parte do viúvo 144$840 réis

- liquido para a menina 96$560 réis

 

Tutor da menina: o pai.

 

Seguem-se recibos, entre eles:

- Digo eu Antonio Bicudo de Mendonça que é verdade que recebi uma tipóia que minha irmã Messia Bicudo deixou em seu testamento a meu filho. 11-10-633 anos - Antonio Bicudo de Mendonça.