PROJETO COMPARTILHAR

Coordenação: Bartyra Sette e Regina Moraes Junqueira

www.projetocompartilhar.org

 

 

SL. 5º , 285, Cap. 4º, Luís Monteiro foi nobre cidadão de S. Paulo e casou com Merencia Vaz, f.a de Antônio Vaz Guedes, natural de Mezanfrio, e de Margarida Corrêa. Tit. Vaz Guedes. Faleceu Merencia Vaz na vila de Santos em 1666 e seu marido em S. Paulo no ano de 1609.

 

Subsídios à Genealogia Paulistana: (Bartyra Sette)

Melchior Martins de Mello deixou familiares e bens na Ilha de Santa Maria.

Merência Vaz, mulher do inventariado, pode ser a mesma que primeiro foi casada com Luiz Monteiro, falecido em 1609, filha de Antonio Vaz Guedes e Margarida Correa.

 

MELCHIOR MARTINS DE MELLO

Inventário e Testamento

 

SAESP, vol 7, fls 79 a .90

Inventário Data: 28-1-1631

Local: Vila de São Paulo

Juiz: Paulo da Silva

Declarante: Merencia Vaz, dona viúva mulher do dito defunto Belchior Martins de Mello

Avaliadores: Pero Leme, o moço, e Domingos Cordeiro.

 

fls. 82 a 84

TESTAMENTO (resumo)

 

Saibam quantos esta cédula de testamento virem em como eu Belchior Martins estando enfermo de uma mordedura de uma cobra e posto nas mãos do Senhor como sempre e para desencargo de minha consciencia fiz este testamento (...).

(encomendações pias).

 

(legados e dívidas)

Umas meias que tenho de algodão finas deixo que se dem a meu sobrinho Manuel da Costa Cabral e deixo por minha herdeira e testamenteira a minha mulher Merencia Vaz.

Declaro que o que tenho em minha terra deixo a minha prima dona Maria e a dona Fausta que é o que tenho na ilha de Santa Maria.

(....)

E com isto houve este testamento por acabado rogando ás justiças de Sua Magestade lhe dem cumprimento por ser minha ultima vontade e vae na verdade testemunhas que se acharam presentes são os abaixo assinados e roguei a Custodio de Aguiar Lobo este fizesse e assinasse como testemunha com as mais em vinte e nove de abril de 1626 anos. - Custodio de Aguiar Lobo - Melchior Martins de Mello - Paulo da Silva - Nicolau Lourenço - Manuel da Costa Cabral - João Alvres.

 

Cumpra-se como nele se contem. São Paulo outubro ...

 

Seguem-se avaliações e recibos.

 

fls. 86:

.... Ribeiro de Moraes que é verdade que recebi .... defunto Belchior Martins era a dever a minha mãe Maria de Moraes (...) vai por mim assinada hoje 26 de agosto de 1633 anos - Antonio Ribeiro de Moraes.

 

fls. 87 - conta que dá Antonio Pedroso do testamento do defunto Belchior Martins por Merencia Vaz testamenteira do dito, aos 26-8-1633 nesta vila de São Paulo (...).

 

fls. 89 aos 15-9-1633 Antonio Pedroso com as quitações.